6.10.07

Música brega

Dois vídeos de música brega, um forçado e outro natural: Kakinho Big Dog e Ednaldo Pereira. Aqui.

Continue lendo

No PSB

Cíntia Russi, que em 2004 foi candidata a vereadora pelo PTC, filiou-se ao PSB.
Ela, que antes havia chegado a sondar o PPS, ainda não decidiu se será candidata a vereadora em 2008.

Continue lendo

Sem cervejinha

Da coluna Francês Press:

Amofinado
Segundo amigos do fotógrafo Burzega, se os aviões da Trip têm dificuldades para pousar do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, poderiam facilmente pousar no “bico” de insatisfação exibido pelo profissional nos últimos dias. É que o médico cortou as (10 pelo menos) cervejinhas que ele diariamente consumia.
Bebida alcoólica, só depois do dia 15 de novembro.
Coluna completa.

Continue lendo

Atriz em noite de autógrafos

Uma assessoria de comunicação, em release enviado ontem para alguns veículos, informa que a atriz Fernanda Machado estará na próxima quinta-feira num shopping de Maringá para a pré-estréia do filme "Tropa de Elite", com direito a noite de autógrafos. Acrescenta que Fernanda Machado viveu em Maringá até os 17 anos, quando decidiu prestar vestibular para Artes Cênicas em Curitiba. Maquiadora, aderecista, produtora e figurinista, a atriz fez diversas peças de teatro antes de estrear na Globo, como a russa Sonya, na novela “Começar de Novo”. Interpretou também a vilã Dalila, em “Alma Gêmea” e por último participou da novela “Paraíso Tropical”.
Só deu uma forçadinha no título do release: "Fernanda Machado vem a Maringá divuylgar Tropa de Elite". Ela vem, na verdade, para passar uma temporada com os familiares, como informou assim que terminou seu último trabalho, e aí casou com o filme, que por sinal foi lançado nacionalmente ontem.

Continue lendo

Tudo Verde

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O artigo "Mangueirinhas de Natal e o aquecimento global", de Jorge Villalobos, saiu no Factorama e foi publicado também no site da ONG Tudo Verde, especializada na árvore urbana e seus benefícios. "A arborização urbana representa não só o conforto ambiental, a percepção da natureza, e a estética cidadã que se está perdendo nas cidades, mas também a infra-estrutura viva que permite combater as causas e as consequências do aquecimento global", defende a entidade.
Leia mais.

Continue lendo

Barros na saúde

Trecho de artigo de Anderson Cava no IngáNews:

A prepotência é algo marcante no caráter de algumas pessoas que ocupam cargos públicos. Alguns representantes do poder público conseguem, sem fazer muito esforço, superar esse adjetivo. E conseguem ser, além de prepotentes, arrogantes, desonestos e porque não dizer criminosos. Pois quando se age de acordo com princípios próprios, não colocando como prioridade o bem comum e a melhoria de serviços públicos, para mim isso caracteriza um ato criminoso. Um crime contra o patrimônio público e contra a confiança depositada nas urnas pelos eleitores. E isso se agrava mais quando esse mesmo representante tira do povo um serviço essencial como o da saúde.
Na íntegra.

Continue lendo

À mesa

Recebi a informação de que, na última segunda-feira, o virtual candidato a prefeito pelo PT, Enio Verri, e o deputado federal Ricardo Barros (PP) participaram de almoço no Palácio Iguaçu. Outros dois deputados do PMDB também estariam juntos.
A assessoria de Verri não conseguiu confirmar a informação, mas um petista comentou que atualmente é um privilégio almoçar com o deputado Barros, que é vice-líder do presidente Lula.
Num país onde a justiça não é para todos e o governo preocupa-se em dar esmolas, como diria o prefeito Silvio Barros II, até que esta é uma frase compreensível.

Continue lendo

Venceu a civilização

Na revista Veja desta semana, Roberto Pompeu de Toledo compara o aniversário de um ano da Lei Cidade Limpa, em São Paulo, a um feito que teve a mão de um amigo, Luis Miura: o respeito à faixa de pedestres em Brasília. "Tanto no caso de São Paulo como no de Brasília, operou-se uma mudança na mente das pessoas. Em Brasília, depois da estranheza inicial, e das reclamações contra as multas, as pessoas começaram a sentir que, pelo menos nesse aspecto, viviam num lugar tão civilizado quanto Genebra, e gostaram disso. A obediência à faixa virou motivo de orgulho".
Na íntegra.

Continue lendo

"Isso é apenas um agrado"

Do apresentador de televisão Luciano Huck, entrevista das páginas amarelas da Veja, a respeito do assalto que sofreu dias atrás e do artigo, polêmico, que escreveu a respeito da experiência:

Veja – Em seu artigo, você se referiu ao presidente ao dizer que gostaria de saber no que ele está pensando. O que quis dizer exatamente?
Huck – Eu não estava falando do Lula em si, nem de qualquer governante. Acho muito bonito o programa Bolsa Família, acho legal distribuir leite, mas não é o que vai resolver. Isso é apenas um agrado. Não é assim que se distribui renda. Como disse, o Brasil estará melhor no dia em que o filho daquele sujeito que me assaltou estiver na faculdade, preparando-se para ajudar a fazer do Brasil um lugar melhor para ele e para os outros.

Continue lendo

Filiada

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ticiana Milanese Franco foi Miss Paraná em 2001 e semifinalista do Miss Brasil. Filiou-se esta semana ao PMN de Willy Taguchi. Ela ainda não admite a pré-candidatura a vereadora.

Continue lendo

Os adversários espionados

De Policarpo Junior e Otávio Cabral, na Veja (para assinantes) desta semana:

Para salvar seu mandato, o senador Renan Calheiros já usou a tática de constranger e ameaçar colegas do Parlamento com a divulgação de informações supostamente comprometedoras. Fez isso com dois respeitáveis senadores, Pedro Simon e Jefferson Peres, transformando-os em alvos de boatos sórdidos. Repetiu a fórmula com os petistas Tião Viana e Ideli Salvatti, aliados fiéis que pensaram em se rebelar contra a permanência dele no cargo e acabaram acuados por denúncias de irregularidades. Às vésperas de enfrentar três outros processos no Conselho de Ética, Renan Calheiros é flagrado em outro movimento clandestino e espúrio: a espionagem de senadores. Veja apurou que Calheiros montou um grupo de arapongas e advogados para bisbilhotar a vida de seus adversários. Na mira estão dois dos principais oponentes do presidente do Congresso: o tucano Marconi Perillo e o democrata Demostenes Torres. Ambos tiveram a vida privada devassada nos últimos três meses. A ousadia chegou ao ponto de, há duas semanas, os arapongas planejarem instalar câmeras de vídeo em um hangar de táxi aéreo no Aeroporto de Goiânia para filmar os embarques e os desembarques dos parlamentares. O objetivo era tentar flagrar os senadores em alguma atividade ilegal para depois chantageá-los em troca de apoio. O plano só não foi em frente porque o dono do hangar não concordou em participar da operação.

Continue lendo

Perigo

Tem vereador maringaense preocupado.
É que uma colega sua foi vaiada duas vezes no espaço de cinco dias, num evento público e outro privado. Teme que a moda pegue.

Continue lendo

Pesadelo

Sonhei esta noite que haviam derrubada o prédio da antiga estação rodoviária de Maringá. Já amanheci brabo.

Continue lendo

Hora extra

Levaram ao pé da letra a audiência pública sobre as mudanças na avenida Brasil, ontem à noite na Câmara Municipal de Maringá.
A maior parte dos presentes era composta de funcionários públicos.

[Não sei quantos pré-candidatos a prefeito compareceram, já que, afinal, o asunto é palpitante e importante para toda a cidade]

Continue lendo

Satico ingressa no PCdoB

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Depois do médico Manoel Álvares Sobrinho (que era do PV), o PCdoB de Maringá filiou a imobiliarista Satico Noma Ikeda Rigon, que integrava a executiva municipal do PMDB. A formalização do ingresso de Satico ao partido - que faz parte de uma nova etapa política da legenda - aconteceu na presença do presidente local, Humberto Boaventura, e de integrantes da direção municipal, como Paulo Rosa Junior, Fábio Alexandre, Luiz Donadon Leal e de Manoel Sobrinho. Satico, formada em Comércio Exterior e Gestão de Negócios Imobiliários, atuou no Secovi, Sindimóveis e Creci.
O PCdoB, em 2008, abrirá considerável espaço político para as mulheres: a deputada federal Manoela D´Ávila deverá disputar a prefeitura de Porto Alegre (RS) e a médica Jandira Feghali, a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ).

Continue lendo

Desafogando a cadeia

Atualizado - A juíza Elaine Sirotti, de Sarandi, determinou que 22 detentos da cadeia pública daquela cidade passem a cumprir suas penas em casa, em regime semi-aberto. A cadeia de Sarandi está quase 400% acima de sua capacidade e não há na região local para abrigá-los com o mínimo de dignidade. Recentemente dois casos de tortura entre os próprios presos foram registrados, além de uma morte de um detento com aids.
Entre os 22 estão assaltantes e arrombadores, que, para não voltar ao inferno, deverão obedecer regras, como não sair de casa à noite. "Será que agüentarão?", pergunta um repórter da área.

Continue lendo

Mau exemplo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Leitor fotografou o que classifica de mau exemplo dos agentes de trânsito de Maringá. No caso, a agente estacionou sua motocicleta em cima da faixa de contenção e fora da área específica e exclusiva para motocicletas, na esquina da rua Joubert de Carvalho com a avenida Duque de Caxias. Tipo assim: eles não respeitam as regras e querem que você respeite.

PS 1 - Outro leitor lembra que o artigo 29 do Código de Trânsito permite livre estacionamento aos veículos de fiscalização.

PS 2 - Há contestação, utilizando-se do mesmo artigo.

Continue lendo

A primeira vez que vi os DNSA

Lendo o que Andye Iore escreveu sobre a presença da banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida, vejo que o tempo passa. Eu me lembro da primeira vez que vi a banda, num programa que passava sábado à noitona na Band - cujo nome, e o do apresentador, esqueci. Fausto Silva, que comandava o Perdidos na Noite, havia acabado de sair da emissora e eles testavam formatos parecidos de programas.
Na primeira ou segunda vez que o programa foi ao ar apareceu um rapaz chamado Luiz Thunderbird, alto e desengonçado, que liderava essa banda. O grupo não fez o sucesso nacional que outros fizeram, mas Thunderbird virou VJ da MTV, tempos depois foi contratado para apresentar um quadro no Fantástico, da Globo, não deu certo e voltou pra MTV. Não o vejo na televisão há tempos. Hoje, canta em Maringá.

Continue lendo

Hoje tem Terça Insana

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O sábado é de Terça Insana, em Maringá. O espetáculo de humor começa às 21h, no Teatro Marista, e repete-se amanhã no mesmo local e horário. A turnê "Ventilador da alegria" tem levado o talento da turma a todo o país: o elenco é composto por Grace Gianoukas, Roberto Camargo, Agnes Zuliani, Guilherme Uzeda e Marco Luque (que faz o personagem taxista).
Os ingressos são para cadeiras numeradas e estão à venda no Espaço Leila Lopes (rua Silva Jardim, próximo à avenida Tiradentes), no Maringá FM (Edifício Três Marias) e na Genko Mix (no Aspen Park).

Continue lendo

A serpente e o vaga-lume

Maria Newnum escreve sobre a lenda do vagalume perseguido pela serpente por causa de sua luz. Constatra:

Essa lenda serve de parâmetro para muitas análises. Uma delas é sobre a morte. A vida é luz, é o vaga-lume que foge da morte; “a serpente” invejosa. Somos todos “viventes vaga-lumes”. Levantamos as mesmas perguntas feitas pelo protagonista da lenda.
Na íntegra.

Continue lendo

5.10.07

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Alberto Abrão Vagner da Rocha está na foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa deste sábado. Ex-assessor jurídico do município, ele preside o Partido Verde.

Continue lendo

De volta a Nova Esperança

De Verdelírio Barbosa:

Regularização
O ex-deputado estadual Nilton Servo, que já disputou a Prefeitura de Maringá, estava envolvido ontem em regularizar sua situação eleitoral. Ele estava tentando transferir seu domicílio eleitoral para a cidade de Nova Esperança, mas antes tinha que resolver uma pendência eleitoral na cidade de Bonito.
Coluna completa.

Continue lendo

Agenda beneficente

Da coluna Francês Press:

Beneficente
Tem Feira dos Estados e das Nações, com 21 entidades de assistência social esperando a sua presença. E tem também, até amanhã no Asilo São Vicente de Paulo, entre o Mandacaru e o Ney Braga, bazar de mercadorias doadas pela Receita Federal.
Coluna completa.

Continue lendo

PMDB quer vaga dos infiéis

O secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda, determinou aos diretórios municipais nesta sexta-feira que convoquem imediatamente os suplentes dos vereadores que deixaram o partido para se filiarem a outras legendas. Ele também deverá requerer na semana que vem o mandato do deputado federal Hidekazu Takayama (PSC), que saiu da sigla depois do dia 27 de março, data que o TSE consagrou como válida a fidelidade partidária. Leia mais.
Em Maringá, a medida atingirá o vereador Chico Caiana, que, eleito pelo PTB, estava filiado ao PMDB em 27 de março.

Continue lendo

Breve

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Vem aí a Maia FM - 99,3.

Continue lendo

Livre perguntar

Agora que já existe a fidelidade partidária no Brasil, podemos imaginar Cláudio Ferdinandi secretário de Educação e Antonio Carlos Pupulin secretário de Saúde em caso de vitória de João Ivo Caleffi em 2008?

Continue lendo

Sexta de deputados

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os deputados Luiz Nishimori (PSDB), Marcelo Rangel (PPS), dr. Batista (PMN) e Cida Barros (PP), hoje no aeroporto, em foto de Andye Iore, avaliando a questão dos vôos da Trip. O rapaz lá atrás não é deputado, é o cinegrafista Valdir Carniel.

Continue lendo

Jacovós filia-se ao PMDB

O delegado José Aparecido Jacovós filiou-se hoje ao PMDB de Sarandi. A entrada será comemorada à noite, em encontro da executivva.
Jacovós, que foi presidente municipal do PPS, entra para ser candidato a prefeito em 2008.

Continue lendo

Timbó filiado

O advogado e cronista político Francisco Timbó de Souza acaba de se filiar ao Democratas, em Maringá. Ele foi vereador pelo MDB e ajudou a fundar outros partidos, como o PDT e o PT.
Timbó me disse na semana passada que estava perto do Democratas, mas que tinha grandes chances de se filiar ao Psol.

Continue lendo

O que vai mudar em 2008

Leitor bem humorado adianta as mudanças que o presidente da Câmara Municipal de Maringá pretende fazer no ano que vem na casa, em comentário no post "Acostumei". Algumas das medidas:

1-Redução do quadro de assessores. O quadro será reduzindo em 90%, com o fim dos cargos de livre nomeação.
2- Os restantes 10% serão contratados por concurso, dentre os candidatos que revelarem conhecimentos capaz de serem verdadeiros assessores;
3- Fim do pagamento das diárias. Vereador que viajar terá que fazê-lo por sua conta. Assuntos em Curitiba será resolvidos pelos nossos deputados, ou por email.
4- As licitações serão totalmente públicas, e somente para casos de absoluta necessidade;
5- Os vereadores não aceitarão pressões do Executivo e atuarão de forma livre e fiscalizarão todas as contas da Prefeitura.
6. Mesmo que houver autorização para aumento de vagas de vereadores, o presidente proporá a manutenção dos atuais 15.
7. Convocará a população para comparecimento nas votações polêmicas;
8. Haverá completa isenção para a formação de CPIs, se for o caso. Se as denúncias forem contra o presidente ele se afastará do cargo e promete não recorrer ao judiciário.
9. Fará um pronunciamento, em cadeia de rádio, televisão e publicação nos jornais, pedindo desculpas e até perdão por tudo que a nossa câmara e e seus vereadores fizeram nos último sanos.
10. Apresentará um projeto, propondo que todos os vereadores que estiverem respondendo a processo, não possam ser candidatos à reeleição;
11. Proporá a devolução de todo o dinheiro, que eventualmente, se for caso, se ficar provado, tiver sido desviado das verdadeiras finalidades.
12. O orçamento da câmara será reduzindo em 50% para 2008, e se procurará gastar o mínimo.
13. Nepotismo, nem pensar. Parentes de vereadores serão impedidos até de participar de concurso público.
As medidas serão divulgados pelos principais veículos de comuninação e será imitada por muitas câmaras. Será inicio de uma nova era na política brasileira.

Continue lendo

Atestado de óbito para animais?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
(Clique para ampliar)

O documento foi enviado pelos vereadores Marly Martin Silva (DEM) e Humberto Henrique (PT) ao prefeito Silvio Barros II (PP) no último dia 2, por conta da comissão que investiga o Parque do Ingá. Chama a atenção o pedido de existência de atestado de óbito para animais - nunca tinha ouvido falar. Já os laudos são feitos quando acontece alguma doença que envolva risco ao grupo.
Foram 72 animais (entre eles, aves) mortos no local, no ano passado. À comissão chegaram informações de que, no meio do desmantelamento do minizôo, animais teria sido oferecidos a particulares.

Continue lendo

Confirmação

O PMDB maringaense confirmou para amanhã, às 9h30, no escritório do deputado estadual Luiz Nishimnori (PSDB), a solenidade de ingresso de Elizabeth Akemi Ueta Nishimori ao partido.
O vice-governador Orlando Pessuti deverá estar presente.

Continue lendo

Ciclovia no viaduto da Tuiuti

Proposta feita pelo vereador Humberto Henrique (PT) atende reivindicação de moradores e trabalhadores que passam freqüentemente pelo local. Detalhes.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Aconteceu em Maringá

Há 10 anos Maringá viu o que foi provavelmente a primeira tentativa de um partido político de resgatar um mandato. Aconteceu em 1997, tendo como pivô o vereador José Maria dos Santos, que se elegeu pelo PT e depois saiu, ingressando no PSN (hoje, PHS).
Indignado com a mudança, o diretório municipal do PT entrou na justiça comum para reaver a vaga. Como não havia a decisão do STF, e o caso ficou restrito, o processo demorou e acabou extinto. Fosse hoje a coisa seria diferente...

Continue lendo

Maringá não homenageia seu criador

Ouvindo hoje o programete Ruas da História, de Marcelo Bulgarelli, o ex-secretário de Cultura e responsável pelo acervo do Patrimônio Histórico de Maringá, João Laércio Lopes, comentava que não há nenhuma iniciativa do Executivo ou do Legislativo para se homenagear o arquiteto Jorge Macedo, o homem que, apesar de não ter conhecido esta terra pessoalmente, traçou em sua prancheta esta coisa linda que é Maringá. Uma pena que os políticos tratem desta forma a memória da cidade.
Ele também citou o russo Vladimir Babikov, que foi quem deu os nomes às principais ruas e avenidas de Maringá, a partir da História do Brasil. Babikov pelo menos recebeu nome de rua: é aquela que passa defronte o aeroporto regional e que recentemente estava se transformando num grande estacionamento.

Continue lendo

Mascote

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é o novo mascote do Click do Gato, que encontrei no blog pessoal de Adriano Gatto, no ar desde ontem.

Continue lendo

Correndo atrás do prejuízo

Dizem que o deputado federal Ricardo Barros (PP), vitaminado depois do jantar com o presidente Lula, está tentando cooptar pessoas e partidos neste último dia para mudança partidária. Talvez tenha sucesso, talvez não.
Agora, que ele realmente precisa aumentar seu condomínio partidário, isso ele precisa. Ainda mais depois que andou jogando errado e colocando em risco o mandato de alguns de seus aliados. Aliás, tem gente braba com ele por causa das previsões que não se concretizaram - a de que aumentaria o número de cadeiras na Câmara Municipal de Maringá de 15 para 23 e a de que o STF não puniria ninguém por infidelidade partidária.

PS - Essa é ótima e os petistas vão gostar muito: Barros tem procurado os partidos da chamada base aliada de Lula e usando o nome do presidente para que fechem com ele, apoiando o irmão Silvio II. "Nosso presidente Lula quer que todos estejamos unidos", tem dito ele aos interlocutores.

Continue lendo

Jump! ganha GP do Colunistas 2007

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Prêmio Colunistas Paraná 2007 premiou pela primeira vez a “Agência do Ano do Interior”, um
dos 11 Grandes Prênios do evento, que este ano distribuiu 80 medalhas produzidos por 19 agências de propaganda de Curitiba e do interior.
A vencedora foi a maringaense Jump! Comunicação. Detalhes.

Continue lendo

PTB pode pedir vaga de Fogueteiro

O vereador Odair Fogueteiro havia formalizado sua saída do PTB, dias atrás, reportando-se diretamente ao novo presidente, Lindório Zandonai. Agora, com a decisão do STF, ele estaria voltando. Nesse meio tempo ele esteve no PDT.
Mas tem gente que defende a requisição da vaga, já que Odair deixou o partido depois de 27 de março. Se o PTB tomar a vaga de volta, ela irá para o ex-vereador Antonio Carlos Marcolin, terceiro mais votado, que fez 1.885 votos em 2004.

Continue lendo

Cartões foram recolhidos pela Setran

Conselheiros tutelares participaram de abordagem a estudantes que usam o passe do transporte coletivo, mas foram funcionários da Secretaria dos Transportes que recolheram os cartões, alguns devolvidos posteriormente. Havia muitas reclamações e, vamos convir, a questão de bagunça dentro de ônibus é meramente de educação. Os pais serão chamados e, se alguém tiver problema nessa área, o Conselho Tutelar fará o devido encaminhamento.
Ronaldo Nezo comentou a respeito.

Continue lendo

Fim do fisiologismo

Se tem alguém contente com a decisão do STF ele se chama Umberto Crispim, presidente do PMDB de Maringá. Hoje ele vive um cabo-de-guerra com alguns filiados que defendiam abertamente a entrega da sigla à família Barros e acabou de sair vitorioso de uma convenção apertada. Pois agora ele tem em mãos instrumentos para fazer prevalecer a vontade do partido, que terá candidatura própria a prefeito em 2008.
"A decisão do STF acabou com o fisiologismo", resumiu ele sobre o novo quadro político-partidário no país.

Continue lendo

Blog de pescador

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Pesca Maringá é um blog, claro, voltado à pescaria. Começou agora em outubro e seu autor, Marcelo Franzoi, promete postar causos e fotos e falar das pescarias que realiza, normalmente no Ivaí, Pirapó, Paranapanema e Paranazão.

Continue lendo

O que virá?

Uma expectativa cerca o futuro político da vereadora Marly Martin Silva no Democratas. A nova direção do partido planejava tê-la longe nestas eleições. Com a decisão de ontem do STF, ela permanece na sigla. Não haveria motivos nem provas para expulsá-la, como defendem os novos dirigentes. Cogitou-se, antes da decisão, isolá-la dentro do partido; os demais pré-candidatos se filiariam a outras siglas, e ela teria a difícil missão de conseguir todos os votos para a legenda. Talvez esta seja a opção a ser colocada em prática: Marly sairia sozinha a vereadora.
Mas há um lado a se considerar: se ela ficar sozinha, o horário eleitoral de vereador será todo dela. E o que Marly faria com um horário só seu, numa situação complicada como esta?

Continue lendo

Situações

Se o vereador Chico Caiana trocou o PMDB pelo PTB depois de março - o que tudo indica ter ocorrido -, ele pode se preparar: o partido vai pedir sua vaga, baseado na decisão do STF.
O PTC ainda não sabe se fará o mesmo com Walter Guerlles.

Continue lendo

Um final feliz

Polícia bem treinada aliada à tecnologia deram solução a um assalto ocorrido em Curitiba, no último final de semana.
O médico maringaense Luiz Alberto Mello e Costa teve sua camionete roubada no bairro do Tarumã, na capital e, graças ao auxílio do rastreador e a rapidez da Polícia Rodoviária, comandada pelo tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o veículo foi encontrado apenas duas horas e meia depois de levado pelos assaltantes.

Continue lendo

Sismmar denuncia: falta até agulha no HM

O Sismmar está denunciando que faltam até agulhas no Hospital Municipal e que auxiliares de enfermagem trabalham até 30 horas no local. O material está sendo enviado para a Promotoria de Defesa da Saúde Pública,Procuradoria do Trabalho,Conselho Municipal de Saúde , Conselho Local do Hospital Municipal, vereadores, imprensa e a população maringaense.
Confira aqui.

Continue lendo

Virou um fuzuê

Ficou muito engraçado o quadro político de Maringá e região com a decisão do STF.
Em Sarandi, dois vereadores recentemente deixaram o PMDB, inclusive o mais votado da câmara, Carlos Alberto de Paula. Agora, claro, eles querem voltar.
Mas o partido está disposto a pedir a vaga para os suplentes, entre eles o ex-vereador Paulo Caetano, que já teria contratado advogado para a tarefa.

Continue lendo

Passamento

Será cremado hoje à tarde, em Curitiba, o corpo do advogado Delivar Tadeu de Mattos, que foi promotor em Maringá e foi vítima de câncer linfático. O velório acontece em Curitiba. Delivar advogava para o presidente da câmara de Maringá, João Alves Correa, e para o ex-vereador Divanir Moreno (ambos do PMDB ).

Continue lendo

Questionamentos

Um fato acontecido com alunos de uma escola estadual faz circular email com questionamentos sobre o papel do Conselho Tutelar, que reteve o cartão do passe escolar de alguns deles. Confira a história aqui.
O assunto é polêmico. Coincidetemente, nesta semana recebi reclamações sobre o comportamento de estudantes da escola citada na história.

Continue lendo

Esmiuçando

Cesar Maia comenta a decisão do STF e prevê suas consdeqüências. Para ele, é algo pareecido com a cláusula de barreira. Leia.

Continue lendo

Emancipação

O distrito de Iguatemi está "no ponto" para ser insuflado por mais uma campanha de emancipação. Há um descontentamento geral com o atendimento dado pelo poder público, em especial na área da segurança. O distrito tem 12 mil habitantes - mais que muitos municípios da região - e gera uma receita considerável por causa da Usina Santa Terezinha.
Além da precariedade com a segurança pública - há cinco soldados PMs apenas -, moradores do lado direito da BR-376 (Maringá-Paranavaí) reclamam até da Viapar, por causa da falta de passarelas.
Os ingredientes para se deflagrar uma campanha pelo plebiscito para transformar Iguatemi de distrito para município estão todos aí. Falta alguém que os misture.

Continue lendo

Troca-troca dos partidos

Para Alexandre Garcia, a decisão do STF ainda tem pontos obscuros. Para ele, o mandato do parlamentar deve ser do povo. Foi hoje, no Bom Dia Brasil. Confira.

Continue lendo

De volta?

A aventura da saída do vereador Odair Fogueteiro para o PDT pode ter acabado.
Basta o PTB querer.

Continue lendo

Brasil em discussão

Hoje a partir das 19h, na Câmara Municipal de Maringá, acontece audiência pública para discutir a revitalização da avenida Brasil. Ela acontece um dia depois de associados da Acim terem se reunido para debater o tema. O que se sabe é que descartou-se o projeto inicialmente apresentado, feito pela Logitrans, de Curitiba, e agora fala-se na transformação da avenida em mão única.

Continue lendo

Ocorrências policiais

Do boletim de ocorrências da PM:

  • Na alameda Guilherme de Almeida, danificaram a lateral de um carrinho de lanches e furtaram dois saquinhos de batata.
  • No Conjunto Residencial Cidade Alta II, furtaram aproximadamente 250 metros da fiação elétrica do campo de futebol.
  • Na avenida Petrônio Portela, Jardim Aclimação, e furtaram cerca de 100 metros da fiação elétrica do pátio de uma igreja.

Continue lendo

Efeito STF

Os vereadores do PMDB de Maringá, a partir de agora, vão ter que rezar por outra cartilha.
A não ser, claro, que não queiram disputar a reeleição. Neste caso, poderão solicitar desfiliação nesta sexta-feira.

Continue lendo

Vistoria por aeroporto de cargas

O deputado Marcelo Rangel Cruz de Oliveira (PPS), presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembléia Legislativa do Paraná, participa hoje de uma vistoria no Aeroporto Sílvio Name Júnior, em Maringá. Ele estará acompanhado dos três deputados estaduais por Maringá. Vão tratar da questão envolvendo a Trip, a Nordeste e a SBMG.
Marcelo Rangel é radialista da região dos Campos Gerais e, numa espécie de troca de gentilezas, quer que depois os deputados por Maringá e autoridades regionais apóiem uma luta sua, a de buscar em Brasília a construção do Aeroporto de Cargas para Ponta Grossa.

Continue lendo

Quem sou eu?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Alguém faz idéia de quem seja?

Continue lendo

Mentira, mentira

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que "nunca interferiu" para que a Procuradoria Geral da República arquivasse processos contra membros de seu governo e que - durante seu período na Presidência - o procurador era "totalmente independente" do poder Executivo.
A afirmação foi feita durante entrevista ao programa de TV Hard Talk, que vai ao ar no canal de notícias internacional BBC World nesta quinta-feira. Aqui.
FHC merece um troféu Lustra Móveis duplo. Ele chegou a ter o engavetador oficial da República. Pior é que seus governos deram-lhe o título de desculpador oficial: tudo o que acontece de errado no governo Lula, e não é pouco, tem como desculpa um precedente criado por FHC. Além do que os dois têm várias coisas em comum, a começar pela qualidade do vice-líder.

Continue lendo

Mandato é do partido

A decisão do STF, depois de mais de nove horas de julgamento, foi de que quem deixou seus partidos antes do entendimento do TSE - 27 de março último - fica sem problemas, mas os mandatos pertencem aos partidos.
Com isso, salvo entendimento diferente, a vereadora Marly Martin Silva deve permanecer no Democratas e Umberto Becker fica livre de perder a vaga para o PPS. A volta de Chico Caiana para o PTB e a de Walter Guerlles para o PR não precisava necessariamente ter acontecido.
E, daqui pra frente, político deve obedecer o partido que o elegeu e evitar sair da linha.

Continue lendo

Acostumei

Tinha ido deitar, aí lembrei que não havia lido o Notícias da Província. O autor posta apenas à noite. Voltei, liguei o computador e li as notinhas.

Continue lendo

Três

  • Estudantes de jornalismo de Maringá estariam engajados num movimento em defesa da mídia plural, informa o 1001 Teorias da Conspiração.
  • O Fundo de Saúde da Caixa de Assistência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores Municipais de Maringá (Capsema) possui uma dívida de R$ 2,5 milhões com prestadores de serviços de saúde e hospitais de Maringá. Na tentativa de solucionar o problema, o município estuda a proposta de contratar uma consultoria para a análise de viabilidade econômica de um plano de saúde dos servidores. Aqui.
  • Está em fase de instalação o projeto piloto que será testado por seis meses para tornar Maringá a primeira cidade do Brasil a utilizar uma tecnologia que promete eliminar os resíduos sólidos urbanos. Com a proposta de “lixo zero”, o Consórcio Biopuster utiliza um processo biológico que trata os dejetos por meio da injeção de ar comprimido rico em de oxigênio nos depósitos de resíduos, estimulando a ação das bactérias responsáveis pela decomposição. Leia mais.

Continue lendo

O essencial de Santo Agostinho

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O livro "Reflexões sobre o essencial de Santo Agostinho", do professor José Beluci Caporalini, será lançado na próxima terça-feira no Aquaticu´s Bar (avenida Cerro Azul, 998), em Maringá, às 20h. A Noite de Autógrafos, informa, é uma boa desculpa para oferecer uma taça de vinho aos amigos.
Lá pelas 21h os amigos que desejarem se unirão à mesa como o autor para saborear as especiarias da Casa ( +_ 10,90 por pessoa). A conversa se estenderá noite adentro. Os organizadores pedem “confirmação” ou “confimação e jantar” pelo e-mail: cafeteologico@pop.com.br

Continue lendo

Plágio desperta curiosidade do internauta











A assessoria da Adap Galo Maringfá divulgou que mais de 130 mil internautas visitam site do clube em três dias e meio. Foram 135.861 visitas, de 1º de outubro até ontem à tarde. "Em números detalhados, isso significa 1.617 acessos por hora ou 26,97 acessos por minuto. O site recebeu 110.508 visitas do Brasil. Do exterior foram 25. 353 internautas, de países como Itália, Japão, Portugal, França, Israel, Espanha, Romênia, Argentina, Polônia, Alemanha, China, Rússia, Uruguai, Canadá, Áustria, Bélgica e Luxemburgo".
Ou seja, quem é alheio ao futebol pode até acreditar que o time está nas paradas gratuitamente ou ganhou, de uma hora pra outra, milhares de simpatizantes. O aumento na quantidade de acessos se dá por causa da polêmica envolvendo o plágio do escudo da Adap Galo, copiado do Juventus, que contratou um escritório português para processar o clube maringaense. Além do interesse da mídia mundial, significa que o Juventus tem torcida pra caramba...

Continue lendo

4.10.07

Prazo

De Verdelírio Barbosa:

Último dia
Nesta sexta-feira, é o último dia para que aqueles que desejam disputar cargos nas eleições do ano que vem, e que estejam filiados, possam mudar de partido. São muitas as mudanças, também indecisão sobre qual partido deve ingressar com maiores possibilidades de eleição.
Coluna completa.

Continue lendo

Pouco interesse

Da coluna Francês Press:

Desinteresse médico
Enquanto a Prefeitura de Maringá precisa contratar 30 médicos, editais e divulgações inclusive fora da região conseguiram arrebanhar apenas 53 interessados. Apenas, já que continua grave a falta de pediatras e de psiquiatras no quadro da Secretaria de Saúde do Município.
Coluna completa.

Continue lendo

O campeão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

É do Paraná - e foi apoiado por ilustres peemedebistas maringaenses - o deputado federal campeão do troca-troca - de partidos.
Hidekazu Takayama foi eleito pelo PMDB em 2006. Antes de assumir, filiou-se ao PAN. Tempos depois, ingressou no PTB. Agora, integra o PSC.

Continue lendo

Sorry, periferia!

No programa Pânico do último domingo, um dos entrevistados no quadro Meda foi um rapaz de Astorga. O cara estava na balada em Ibiza.

Continue lendo

Município notifica 30 mil contribuintes

A Prefeitura Municipal de Maringá começou a emitir essa semana cartas de notificação para contribuintes com parcelas pendentes referentes ao pagamento do IPTU deste ano. As cartas começaram ser entregues via Correios nesta quarta-feira.
Cerca de 30 mil contribuintes estavam em situação de inadimplência até agosto último.

Continue lendo

Música

Lukas foi fundo: 21 anos de Sigue Sigue Sputnik. Separei dois vídeos.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Mito urbano

Começou a implantação da arborização na avenida Horácio Raccanello, no Novo Centro. Jorge Villalobos - que foi o primeiro a protestar, de forma humorada, contra a falta de vegetação na avenida, recebendo inclusive críticas do próprio prefeito, que ignorava que o trabalho pudesse ser feito - comenta no Factorama sobre a baixa cobertura florestal de Maringá e cita uma passagem de O Pequeno Príncipe. Interessante. Aqui.

Continue lendo

Verri no QI na TV

O secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri (PT), é um dos convidados do programa QI na TV, da RIC, neste sábado, a partir das 19h30. O tema desta semana, é “Fidelidade Partidária”. O outro convidado do programa é o deputado estadual do PP, Ney Leprevost. O programa é apresentado pelo jornalista Fábio Campana.

Continue lendo

Julgamento

Para acompanhar o julgamento da fidelidade no STF, clique aqui.

Continue lendo

Sobrou metade

De Cláudio Humberto:

Uma para o santo
Aperto na inauguração da Record News: Lula queria "uma bebidinha" antes da cerimônia. Como Edir Macedo não previa tal exigência, um assessor do Planalto trouxe de um supermercado próximo uma garrafa de "51". Restou metade dela ao final da festa, constatou um convidado, que só bebeu água.

Continue lendo

Jabá na moranga

Nesta sexta-feira, no Restaurante Yaksoba, Antero Rocha anuncia jabá na moranga ao molho de requeijão, arroz e salada.
Será a partir das 20h, na rua Néo Martins, quase esquina com Getúlio Vargas, defronte o Bradesco. Só que não há mais reservas. Os 34 pratos já foram antecipadamente vendidos.

Continue lendo

Fisolofando

Há que se separar popularidade de credibilidade, respeito de temor e preço de qualidade.

Continue lendo

Queda-de-braço

Dois partidos políticos vêm sendo disputados por dois condomínios partidários de Maringá. O PRB e o PHS vêm conversando com o PP e o PT, ou seja, vão de um extremo ao outro.
Até agora, nada decidiram.

Continue lendo

Amizade partidária

O Psol e o PMDB têm conversado em Maringá.
Claudemir Romancini, que comanda a sigla de Heloísa Helena, foi quem, ainda presidente do PT, garantiu a candidatura a João Ivo Caleffi a prefeito, em 2004, na disputaem convenção com Enio Verri.

Continue lendo

Picotou

Lauro Barbosa contas que a entrevista de Eliel Diniz com este blogueiro, ontem na RTV Canal 10, foi prejudicada. O áudio picotou na hora de responder sobre a possível candidatura de Márcia Mara. Aqui.

Continue lendo

Ricardinho não se sente convocado

A sogra do jogador Ricardinho, Carmem Panza, que mora em Maringa, disse que o jogador não se sente convocado pelo técnico Bernardinho. “Ele ficou sabendo da convocação, fui eu quem o avisou. Mas, agora está focado apenas no Modena.” Dona Carmem disse que a divulgação da lista voltou a desestabilizar a família. “Está pior que na época do Pan”. Segundo ela, a filha Fabiane e as netas Júlia e Bianca estão sofrendo com a nova exposição do caso na mídia. Leia mais.

PS - A respeito do assunto, Ronaldo Nezo está chegando à conclusão que Ricardinho é mimado e chato.

Continue lendo

Reformada e ampliada

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As obras de reforma e ampliação da Escola Fernão Dias, na Vila São Domingos serão entregues no próximo domingo.Com a reforma, o local que atendia cerca de 150 alunos, passará a atender alunos de mais quatro turmas. Além da reforma nos 982,89 m² originais, a escola foi ampliada em 191,94 m². As obras, no valor de R$ 690.610,78, foram realizadas com recursos do município e do Salário Educação.

(Foto Kiko Vieira/PMM)

Continue lendo

Propaganda

O comercial da Unimed em que o Peladão sai andando, é óbvio, não é o primeiro que utiliza computação gráfica por aqui, mas pelos elementos usados já marcou época na propaganda local. Mas esta postagem é para lembrar de um outro comercial marcante, de um dos primeiros Femucic da cidade, e feito pela produe produzido pelo próprio pessoal da TV Cultura (Globo).
Era um comercial em que partes de um violão iam se juntando, aos poucos, até formar o instrumento, símbolo do festival. Não tinha computação à época e a coisa foi feita na mão: finos fios de nylon puxavam as partes até o corpo do violão, num trabalho artesanal.

Continue lendo

Envolvimento

Rudá Ricci comenta em seu blog a respeito do envolvimento de um procurador-geral, desembargadora, juízes federais, jornalistas e ministro do TST num caso de proteção ao senador e ex-governador Eduardo Azeredo, do PSDB. Eles são acusados por formação de quadrilha em Minas Gerais. Leia mais.

Continue lendo

Descoberto

A polícia maringaense já sabe quem matou um rapaz de 26 anos, funcionário da Coca-Cola, assassinado esta semana. A vítima é Júlio César de Oliveira Marcante, encontrado morto com dois tiros na cabeça num milharal. O rapaz teria falado que iria se matar e comprou a arma; quem lhe vendeu a arma é que tramou seu assassinato.

PS - O suspeito foi preso e se chamaria Valério Rigon. Apesar do sobrenome, não é parente.

PS 2 - Em Maringá há pelo menos três famílias com o mesmo sobrenome, mas sem ligações entre si.

Continue lendo

Exposição de Londrina será lançada hoje

Quer conhecer um motivo para o fato de a exposição agropecuária e industrial de Londrina estar anos-luz à frente de Maringá? Hoje, quinta-feira, eles lançam a 48ª edição, que acontecerá de 3 e 13 de abril de 2008, com o tema "Terra. Em busca da produção sustentável". O governador Requião participa, inclusive. Este ano, a feira comercializou R$ 166.143.254,00, 19,93% a mais que na edição de 2006, e o total de visitantes foi de 408.096 pessoas.
Em Maringá, a Expoingá costuma ser lançada em fevereiro, dois meses e meio antes do evento. Sem contar que em Londrina há anos é a mesma turma que comanda o espetáculo; aqui, muda todos os anos.

Continue lendo

Meta fará a Expoingá 2008

A Sociedade Rural de Maringa já escolheu a agência que vai realizar a Expoingá 2008, depois de uma consulta a empresas do setor. Será a Meta Propaganda.
A Meta cuidava da Expoingá junto com a Módulo, de Elói Michels, por sete anos seguidos, até 2004. Em 2005 a escolhida foi a RBM, em 2006 a QG da Propaganda e, este ano, a Criação.

PS - Contando com o trabalho conjunto com a LPR, de Londrina, a Meta tem experiência com a Expoingá de 11 anos seguidos.

Continue lendo

Sobre a Capsema



Claudemir Romancini fala na reunião de ontem do Sismmar que discutiu a Capsema. Durante sua fala um vereador deixa o recinto.

Continue lendo

Conselho do HM divulga nota de repúdio

O Conselho Local de Saúde do Hospital Municipal divulgou nota de repúdio à administração municipal e ao secretário municipal de Saúde e parte de sua equipe. "Este Conselho vem sendo desrespeitado quando não é consultado nem se quer informado sobre as mudanças e ações em saúde referentes ao Hospital Municipal. Os conselheiros manifestam-se no sentido de questionar o porquê de não serem ouvidos e requerem apenas o direito, constituído em lei, de contribuir participando nas discussões e deliberações em defesa dos interesses da população nas questões da saúde pública e das políticas de saúde que regem este município". Na íntegra.

PS - O secretário Antonio Carlos Nardi comenta que tratou-se de transferência de rubrica e não de dinheiro e que se trata de assunto em instância superior, tendo sido devidamente analisado e compreendido pelo Conselho Municipal de Saúde. Ou seja, a nota é inócua.

Continue lendo

Passarela

A nova passarela a ser construída em Maringá (na avenida Colombo) será feita pela Metro Engenharia e Empreendimentos, que venceu licitação com proposta de R$ 416.067,08.

Continue lendo

Tamanho

A respeito da existência de condomínios partidários - um, maior, pertencente ao deputado federal Ricardo Barros (PP) e outro em vias de montagem pelo PT - o presidente estadual de um partido disse que o dele é "um cortiço".

Continue lendo

Entroncamento

Em maio anunciou-se a habilitação do aeroporto regional para o tráfego internacional e até a linha Miami-Maringá, até agora não implantada. No meio do caminho, problemas com os vôos estaduais da Trip.
"Ao invés de ficarem querendo dar uma passo muito maior que a perna, por que não lutaram para Maringá ser uns dos aeroportos usados como entroncamento para o Sul do Brasil. Isso sim faria uma grandiosa diferencça", comenta leitor.

Continue lendo

Mais esclarecimentos sobre pregão das roçadas

Diretora de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de Maringá, Lídia Bettinardi Zechetto, rebate a postagem "Licitação", que chegou a ser reeditada. Ela anexou cópias provando que, ao contrário do que garantia fonte do blog, o edital de licitação das roçadas ficou na internet desde o dia 20 último. Lembrou que de acordo com a legislação a divulgação por meio eletrônico é facultativa, mas foi adotada como padrão pela prefeitura.
A respeito da exigência de um engenheiro agrônomo na empresa vencedora, ela explica que o edital estabeleceu, no item "f", "Registro no Crea e comprovação que o responsável técnico da empresa pela atividade de roçada, na área urbana, pertence ao quadro efetivo da empresa ou é profissional autônomo regularmente contratado pela empresa. O responsável técnico deverá ser engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, técnico agrícola ou técnico florestal", exigência que ela não considera restritiva por ser "necessária para a qualidade de execução dos serviços a serem contratados, eis que, dentre as áreas a serem roçada, muitas são lindeiras a áreas de preservação ambiental (tais como fundos de vale, reservas verdes, nascentes etc), sendo importante o acompanhamento dos serviços por um profissional/técnico que tenha conhecimento da legislação e ténicas apropriadas para o manejo destas áreas".

Continue lendo

Duas empresas venceram licitação

A licitação para roçadas, realizada na última terça-feira, foi dividida em quatro lotes. Dois deles foram vencidos pela Líder Administração e Recursos Humanos, totalizando R$ 275.000,00. Os outros dois foram vencidos pela A.C. Freitas & Freitas, no total de R$ 270.000,00. A licitação total previa gastar até R$ 600 mil e fechou em R$ 545.000,00.
A empresa H.C.M. Borghi Roçadas, que apresentou proposta de valor menos para um dos lotes (R$ 0,076 contra R$ 0,11 da Líder e R$ 0,12 da A.C. Freitas & Freitas) foi desclassificada por não apresentar alguns documentos, entre eles os relacionados à capacidade técnica e registro no Crea.
O pessoal da área pede pra registrar cumprimentos ao Negri, que não perde uma e efetivamente cumpre o que promete: não deixou lhe suspenderem por causa da última licitação anulada. Sem contar que firmará brevemente boas parcerias para o corte de árvores.

Continue lendo

154 anos

Daqui a pouco, no auditório da Sociedade Rural de Maringá, acontece solenidade que marcará os 154 anos da Polícia Civil do Paraná. Estarão presentes o diretor-geral da PC e o diretor da Divisão Policial do Interior.

Continue lendo

3.10.07

Doendo no bolso

Tinha recebido a reclamação mas não deu tempo de ir atrás e amanhã estará nos jornais: a prefeitura está cobrando o asfalto da avenida Horácio Raccanello dos condôminos do Vila Suíça, residencial que fica entre a avenida e a Mauá. Os moradores reclamam que não são beneficiados diretamente pela via asfaltada. A prefeitura cobra em torno de R$ 1,3 mil de cada condômino, valor que cai para R$ 900,00 se for pago à vista.

Continue lendo

Debate sobre a Capsema

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A situação da Capsema foi discutida agora à noite na Câmara Municipal de Maringá. O clima esteva quente. Participaram os vereadores Humberto Henrique (PT) e Dorival Dias (PSDB), que ficou pouco tempo, a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, e o ex-presidente Claudemir Romancini, entre outros.
O vereador Belino Bravin (PP) também apareceu e a coisa ficou um pouco tensa quando foi desafiado por um servidor, criando certo constrangimento. O vereador fez sua defesa no microfone.

Continue lendo

Na disputa em 2008

De Vertdelírio Barbosa:

Candidata
Marlei Cardoso, que durante muito tempo integrou a equipe da Santa Casa de Maringá, passando depois para o jornal Hoje, e que agora integra a equipe da Santa Rita Decorações, recebeu convite para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Coluna completa.

Continue lendo

Deixando o PP

Da coluna Francês Press:

Caldo de galinha...
Embora tenha anunciado durante sessão legislativa que estava deixando o Partido Progressista, a verdade é que o vereador Belino Bravin Filho ainda não se desligou da sigla. Nesta fase de dúvida em que quem mudar de partido pode perder o mandato, Bravin está em posição confortável. Saiu, mas não saiu; e se precisar, continua no PP.
Coluna completa.

Continue lendo

Processo anunciado

A Nordeste Linhas Aéreas anunciou que vai processar o superintendente do aeroporto regional de Maringá, Marcos Valêncio, porque ele disse que a empresa desligou o balizamento, impedindo pousos da Trip. Vai sair amanhã na Gazeta do Povo, informa o Toscorama.

Continue lendo

Ação improcedente

O juiz Givanildo Constantinov, da 4ª Vara Criminal, julgou improcedente ação do Ministério Público contra a administração municipal anterior, por causa de obras realizadas no Aeroporto Regional Silvio Name. Segundo Messias Mendes, fez-se justiça..

Continue lendo

Maringá na Fiep

Complementando uma nota dada por Verdelírio Barbosa hoje: são qseis os maringaenses na chapa da Fiep e que tomam posse na próxima segunda-feira.
São eles: Sidney Meneguetti, Carlos Walter Martins Pedro, Ricardo Barros, Amorim Pedrosa Moleirinho ,Luiz Fernando Wunderlich Ferraz e o empresário Urbano Rampazzo, representante da indústria gráfica.

Continue lendo

PTB de Sarandi

Saiu a nova provisória do PTB em Sarandi. O presidente é Jair Carneiro, gerente da Acis, associação comercial e empresarial daquela cidade.
Os demais integrantes são: Nivaldo Campanholi (vice-presidente), Flávio Aparecido da Silva (secretário), José Aparecido Luiz (tesoureiro), Antonio Vito Pereira, Carlos Akio Suzuki, Luiz Carlos Manzato, Osvaldo de Oliveira Teixeira, Maurílio Barbosa, Mauro César Santos e Gisele Dayane Lima.

Continue lendo

Placa protegida

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este o pardal não pega. Fotos Mosca Branca.

Continue lendo

Comerciais que nos fazem rir

Observações sobre comerciais de televisão, produzidos em Maringá, feitas por leitor-consultor do blog:

  • A Heimar Modas colocou no ar propaganda que avisa seu novo endereço: "na avenida São Paulo, ao lado da Genko" - loja que, como ela, vende moda masculina. Isso me lembra a piadinha do anúncio da TAP em São Paulo: "Viaje para Portugal pela TAP. Fica ali no Largo do Arouche, bem ao lado da (cantando) Varig, Varig, Varig".
  • Uma fábrica de cofres anuncia o produto para que o espectador possa "guardar suas contas que estão pra vencer".
  • E um programa de televisão, que tem propaganda da Vivo, não conseguiu colocar um repórter no ar porque houve falha no celular. "Se estivesse usando Vivo, isso não aconteceria", disse o apresentador, assumindo que ele não usa o que vende.

Continue lendo

Em discussão, mudanças na avenida Brasil

Amanhã às 17h tem reunião na Acim para debater o projeto de revitalização da avenida Brasil. Devem participar comerciantes e interessados no projeto, que por sinal vai mexer com a cidade.
Há que se lamentar que a administração tenha marcado para a sexta-feira, dia 5, a audiência pública para decidir a respeito do que fazer com a avenida Brasil. Será a partir das 19h. É que o assunto é muito importante e não mereceu divulgação, não há nem houve publicidade a respeito. Da audiência pode participar toda a comunidade.
Infelizmente, planejamento não é o forte da turma.

PS - A audiência pública será na câmara municipal.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Tirando o cavalo da tormenta

Quem acreditou em Edmar Arruda, que discursou durante churrascada promovida pelo PMDB do B esta semana, pode se dar mal. Ele disse que, como presidente da Comissão de Ética do diretório, não pretende expulsar ninguém em caso de abertura de processo de expulsão.
A questão é: a Comissão de Ética e Disciplina do PMDB é formada por 10 pessoas; há, portanto, outros 9 peemedebistas além de Arruda. Há que se considerar que eles têm obrigatoriamente que analisar todos os pedidos de expulsão baseados em fatos. A alegação para os processos que cnmeçarão a pipocar a partir da próxima semana é de que alguns peemedebistas ocupam cargos comissionados e funções gratificadas no governo do PP, que terá candidato próprio em 2008. Sem contar que serão anexadas provas de que muitos deles trabalharam para o senador Osmar Dias e para deputados estaduais e federais de outras siglas.

Continue lendo

Mais um pra coleção

Durante a palestra de Caco Barcellos em Maringá alguém furtou o notebook de um empresário do ramo de eventos, que registrou queixa na polícia, informa Salsicha.
Quando não roubam, furtam.

PS - A coordenação do evento diz que a informação publicada no blog do Salsicha não está correta. O notebook deve ter sido furtado no teatro onde foi realizado o evento no período da noite ou na manhã de terça-feira, e não durante a palestra do Caco Barcellos. Após a palestra os técnicos da empresa contratada pela faculdade deixaram os equipamentos no teatro, inclusive o notebook, para serem retirados apenas no dia seguinte, quando notaram a falta do notebook e de alguns cabos de som.

Continue lendo

Quadra bem cuidada

Na rua Jorge Ferreira Duque Estrada, na Vila Progresso, em Maringá, mora um conhecido cabo eleitoral do vereador Belino Bravin (PP), nome sempre lembrado para vice-prefeito. O rapaz, em ano de eleição, pinta muro, distribui santinhos, enfim, empenha-se na campanha de Bravin, nosso Urtigão que não fuma mais.
Pois bem, recentemente a Secretaria de Serviços Públicos reperfilou aquela rua. Quer dizer, não é bem aquela rua. Mais precisamente, foi recapeada apenas a quadra em que mora o cabo eleitoral do vereador Bravin. As outras quatro quadras continuam baleadas, para surpresa e lamento dos moradores.

Continue lendo

No Eliel Diniz

Hoje, no Programa Eliel Diniz (21h, RTV Canal 10), o entrevistado será um cara legal, que engasga muito, tem problemas de dicção e repete razoavelmente a palavra "!eu acho".
Vou falar sobre as eleições do ano que vem.

Continue lendo

Inquieto

Osmar Murassaki, pré-candidato a vereador, tem conversas agendadas nesta tarde.
Ele está filiado ao PSB, mas conversa com PMN, PTB e PV.

Continue lendo

Reprovação

O PMDB de Maringá já está há algum tempo discutindo plano de governo para 2008.
Todos os oito técnicos ouvidos até agora trraçaram um quadro preocupante: reprovaram a atual administração em todos os aspectos analisados até agora, da área habitacional ao meio ambiente.

Continue lendo

Tratamentos diferentes

Aconteceu numa cidade da microrregião. A Polícia Civil realizou um trabalho de investigação que apontou o envolvimento de um presidente da câmara no tráfico de drogas. Como é praxe, solicitou à justiça a prisão dos envolvidos.
A justiça - e isso é que dói e que baqueia o serviço policial e a própria comunidade autorizou a prisão de todos as pessoas envolvidas, mas somente aquelas que residem na periferia, aqueles a quem vulgarmente chamamos pés-de-chinelo. Por pertencer a tradicional família da cidade e ocupar cargo público de expressão, a prisão do vereador não foi autorizada.

[Isso acontece aqui embaixo. Imagina o que acontece lá em cima, tipo Operação Campo Limpo?]

Continue lendo

Corpo de colunistas

O blog de Rubem Mariano tem nada menos que nove colunistas: Alexandre Baroni, Antonio França, Marino Gonçalves, Marcelo Marchini, Reginaldo Benedito Dias, Telma Maranho, Tikinho Rodrigues, Valter Baptistoni e Zaniratti. É mais que muita redação por aí.

Continue lendo

O estupro do carcereiro – conclusão

Confira a conclusão do artigo O estupro do carcereiro, de Edmundo Pacheco, disponível no Comunique-se. Um trecho:

Aprendi, ao longo destes vinte e tantos anos de profissão, não apenas a desconfiar de tudo e de todos, mas principalmente de jornalista que acredita. Jornalista que é jornalista não pode acreditar em ninguém, nem em nada. Se acreditar em alguém, está assumindo um lado. Se assumir um lado, perde a imparcialidade, que é a base da profissão.
Na íntegra.

(A primeira parte está aqui)

Continue lendo

Se o capitão Nascimento fosse político...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Aproveitando a idéia do blog Resistindo:

  • O capitão ia ter que ir a Brasília toda a semana, mas ele ia "armado cumpádi, e de roupa preta".
  • Se algum parlamentar achasse o discurso sobre "estratégia" chato e começasse a dormir, ele daria uma granada sem pino pro parlamentar segurar.
  • Quando os deputados pedissem a palavra "pela ordem" por 10 minutos, ele responderia: "Vossa Excelência é um fanfarrão, Sr. 06. O sr. tem 10 segundos com a palavra".
  • Ele acabaria com a dívida externa brasileira botando tudo "na conta do papa".
  • Ele viraria pro Renan e falaria: "Tira esse terno preto porque você não é senador, você é moleque!".
  • O Zé Dirceu não seria cassado, mas caçado.
  • O Ricardo Barros estava f...
  • Não existiria mais votação no Conselho de Ética. Ele simplesmente bateria na cara do deputado e gritaria: "Pede pra sair!".
  • Seum deputado fosse renunciar pra escapar da cassação ele teria antes que subir na tribuna e dizer alto "Eu desisto!" pra todo mundo saber que ele é um fraco. E todos os colegas gritariam pra ele: "Seu meeerda...".
  • E, pra finalizar, ele esfregaria a cara desses políticos safados no corpo de todos os que morrem por causa das verbas desviadas da saúde, da segurança, da educação, daria uns tapas na cara deles e diria a verdade: "Quem matou esse garoto aqui foi você, seu viado!".

Continue lendo

Playboy

Capa da revista Playboy com Mônica Veloso, aquela do Renan. Vi algumas fotos. Agora compreendo porque em 2000, quando ela trabalhou na campanha eleitoral maringaenses, alguns marmanjões babavam.

(Era pra ser a capa, mas o servidor não permite)

Continue lendo

Asilo faz bazar beneficente

O Asilo São Vicente de Paulo, que atende 72 internos, realizará bazar beneficente de 5 a 7 próximos, das 13h30 às 20h30. Serão comercializados cerca de R$ 160 mil em mercadorias doadas pela Receita Federal. O bazar acontecerá no salão do asilo, que fica na avenida Alzirio Zarur 976 – fone 3025- 3443.

Continue lendo

Mudou de lado

O condomínio partidário dos Barros sofreu uma baixa.
O Partido Social Democrata Cristão agora integra o condomínio partidário do PT. Um dos ilustres filiados do PSDC é Paulo Mantovani.

Continue lendo

No PHS

O PHS de Maringá, presidido por Osvaldo Reginato, tem reunião hoje para discutir algumas questões - como novas filiações.
Fala-se muito que o vereador Umberto Becker (sem partido) está com um pé no PHS.

PS - Alguém comentou que, se realmente o Becker entrar no PHS, desta vez será o Viana que pedirá socorro...

Continue lendo

Contrabando

Policiais rodoviários estaduais prenderam na região de Iporã, na madrugada de hoje, Alcides Junior Figueiredo, 25 anos, Kleber Airon Soares, 32, ambos residentes em Maringá. Eles foram levados à Polícia Federal. Um Omega, com placas de Sarandi, e um Alfa Romeo, placas de São Paulo, carregavam mercadorias contrabandeadas, que foram encaminhadas à Receita Federal de Guaíra.

Continue lendo

Akemi filia-se ao PMDB

A filiação da ex-tucana Elizabeth Akemi Ueta Nishimori ao PMDB já está marcada.
Será no próximo sábado, às 9h30, no escritório do marido, o deputado estadual Luiz Nishimori - que, por enquanto, permanecerá no PSDB. Akemi será candidata a vice do ex-prefieto João Ivo Caleffi, na chapa pura que o PMDB pretende lançar em 2008.

Continue lendo

Cuidado com a boataria

O PT maringaense vai insistir muito, daqui até a convenção que decidirá os candidatos às eleições de 2008, que não vai fazer aliança nem acordo com o PP do vice-líder de Lula, Ricardo Barros, do PP. Para o PP, politicamente é proveitoso que a confusão se estenda o mais possível. Faz bem à estratégia da situação.
Por isso, a partir de agoram a boataria vai ser diversificada e intensa. Começaram a espalhar - e a origem é a mesma - que o PSB de Wilson Quinteiro faria parte do condomínio partidário dos Barros. A idéia é miná-lo, já que é hoje uma das poucas candidaturas realmente independentes. A notícia, é claro, não é verdadeira e o pessoal trata de explicar que quer dar um novo sentido à política maringaense e, assim, não teria sewntido um atrelamento como este.

Continue lendo

Alta

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ex-governador acreano Jorge Viana deve ter alta amanhã do Hospital São Luiz, em São Paulo, onde se submeteu à retirada de um tumor benigno. Ele diz que os médicos abriram um buraco do tamanho de uma orelha no seu crânio. Li no blog de Altino Machado.

Continue lendo

Graduação mentirosa

Do Correio Braziliense:

A menos de um mês da eleição presidencial na Argentina, a senadora Cristina Fernández de Kirchner corre o risco de ser indiciada por falsidade ideológica e adulteração de documento. Tudo dependerá de a Justiça argentina aceitar denúncia apresentada pelo presidente da Associação de Defesa do Cidadão. Ele exige que a primeira-dama e candidata favorita à Casa Rosada prove que se graduou como advogada pela Universidade de La Plata. Apesar de ela ostentar o título e de ter aberto um escritório de advocacia com o marido, Néstor Kirchner, no início da década de 1980, jornalistas e historiadores não encontraram qualquer registro de que Cristina tenha terminado o curso.
O caso me faz lembrar uma política de Maringá, a quem peguei no pé por informar nos santinhos e em sua biografia que possuía um curso superior que nunca existiu. Orgulho-me de ter colaborado, com minha denúncia, para que ela voltasse a estudar e fosse além do 1º Grau. E nada contra, taí o Lula; a questão é não mentir.

Continue lendo

Passamento

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ator Castro Gonzaga será sepultado agora de manhã, no Rio de Janeiro, onde morreu ontem aos 89 anos, vítima de problemas renais. Lembro do coronel Ziro Rosado, de Saramandaia, que soltava formigas pelas narinas. O texto era de Dias Gomes e, como o usineiro manda-chuvas da região, encarnava o capitalismo que era roído por dentro.

(Foto Divulgação/Folha)

Continue lendo

Blogosfera

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No final de agosto reproduzi esta foto de um lambe-lambe digital, retirado deste blog. E vejam como o mundo é pequeno: o dono daquele blog procura o homem da foto. Motivo? Um leitor deste modesto blog (e eu informei a origem da foto) e entrou em contato com a HP, que não sabia da idéia, e se mostrou interessada em produzir material de divulgação sobre o assunto.

Continue lendo

Vôlei

O levantador Ricardinho está na lista dos convocados para a Copa do Mundo do Japão. Mas o técnico quer que ele manifeste interesse em retrornar ao grupo. Aqui.

Continue lendo

Atrás de médicos

A prefeitura de Maringá encerrou esta semana as inscrições para contratação de médicos, oferecendo salário de R$ 1.642,33 , que pode chegar a R$ 2.122.91 com adicional e abono. Também a prefeitura de Londrina está contratando médicos, até o próximo dia 10, oferecendo salário de R$ 2.591,22, incluindo vantagens. Nos dois casos, a carga é de 20 horas semanais.

Continue lendo

Um dado

São Paulo possui cerca de 40 mil salões de beleza. Apenas 123 têm licença da Vigilância Sanitária.

Continue lendo

Londrina perde vôos

A TAM suspendeu esta semana seus vôos diários de Londrina para Cuiabá e de Londrina para Campo Grande. Os cinco vôos diários para São Paulo estão mantidos.

Continue lendo

Imperdível

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Agnes Zuliani interpreta Dulce Iolanda, a ex-senadora biônica da época da ditadura no Terça Insana, show que será mostrado nos próximos sábado e domingo no Teatro Marista, em Maringá. É imperdível, o texto é de primeira, a interpretação espetacular. Confira aqui.
Os ingressos para o Terça Insana estão à venda no Espaço Leila Lopes (rua Silva Jardim, próximo à avenida Tiradentes), no Maringá FM (Edifício Três Marias) e na Genko Mix (no Aspen Park).

Continue lendo

Empenho total

Se tem um candidato que o condomínio de partidos pertencente aos Barros quer eleger vereador, em 2008, ele se chama Tom Schiavone, fiscal do Procon agora filiado ao PRP. Todos os esforços serão para elegê-lo.

Continue lendo

Homenagem dupla

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebe hoje à noite, nop Credicard Hall, em São Paulo, os troféus "Líder Empresarial do Paraná" e "Líder Empresarial Setor Cooperativas". O evento é promovido pelo Fórum de Líderes.

Continue lendo

Quem me ensinou a nadar?

A mortandade de peixes no rio Pirapó, verificada no último dia 23, ainda não foi esclarecida.
Para quem conhece um pouco do funcionamento de alguns órgãos, não é nenhuma novidade. É capaz de a culpa recaír sobre os peixinhos.

Continue lendo

Reação

O convite feito pelo PP ao ex-deputado federal José Borba, se traz vantagens em Jandaia do Sul, traz desconforto em outras cidades paranaenses.
Em Umuarama por exemplo, muitos pepistas reclamaram, como constata Aragão Filho. Não se pode esquecer que o PP é o partido de José Janene, considerado o principal mentor do chamado mensalão.
O convite feito por Ricardo Barros tem justificativa. Foi Borba, no segundo semestre de 2004 (época em que foi acusado de receber os R$ 2,1 milhões do esquema) quem convenceu o deputado maringaense a votar a favor de dois projetos do governo Lula. Foi o início de uma bela amizade entre Lula e Ricardo, que culminou com a vice-liderança do governo na Câmara Federal.

Continue lendo

Prefeitura gasta bem com a DataVox

Dinheiro não deve ser problema lá pelos lados do paço municipal. Pelas minhas contas (aqui e aqui), uma boa parte do dinheiro do imposto arrecadado do contribuinte maringaense foi para pesquisas diversas contratadas pela administração junto à DataVox - empresa que nas eleições de 2004 ficou conhecida como DataBarros, pois era presidida pelo jovem filho de um assessor do deputado federal Ricardo Barros (que hoje também recebe salário mensal como CC3).
Com o último contrato, assinado no final de agosto, a DataVox está levando, de setembro de 2005 até agora - menos de dois anos - a estripitosa quantia de R$ 281.780,00. Dava pra montar muita Academia da Terceira Idade e pagar muita consulta especializada.
Não é à toa que agora a prefeitura está notificando os contribuintes que prestaram serviços e não declararam: não é fácil manter tal ânsia...

Continue lendo

Fazendo fusquinha

Não me lembro se já escrevi isto, mas hoje recomendo a leitura do Notícias da Província.

Continue lendo

Maringá é a campeã em execuções judiciais

Matéria em O Estado do Paraná desta quarta-feira informa que Maringá é a campeã em execuções judiciais no Paraná, segundo relatório elaborado pelo Tribunal de Contas. O tribunal apurou que desde a entrada em vigor da nova Lei Orgânica, em 1.º de janeiro de 2006, até 30 de junho foram emitidas 1.897 certidões de débito, que totalizam R$ 180.983.223,85. Desses recursos, 81% (pouco mais de R$ 146,9 milhões) se referem aos municípios paranaenses e 19% (mais de R$ 34 milhões) ao governo do Estado.
A maior soma de dinheiro em processo de execução judicial no período coube à Prefeitura de Maringá, com três execuções administrativas e judiciais, no valor total de R$ 113,6 milhões. O segundo município em volume de recursos foi Rio Branco do Sul, com R$ 12,3 milhões.
Leia mais.

Continue lendo

Base de troca

Josias de Souza informa que o presidente Lula disse aos líderes partidários que somente distribuirá cargos depois da aprovação da prorrogação da CPMF.
O ex-metalúrgico nunca esteve tão parecido como os que ele adorava criticar.

Continue lendo

Enquete

Enquete encerrada:

Qual dessas duplas pode voltar à ativa?
Sandy & Junior - 13%
Silvio II & Pupin - 13%
Ricardo & Alckmin - 12%
Enio & João Ivo - 17%
John & Crispim - 11%
Mário & Noboru - 2%
Todas - 16%
Nenhuma - 14%

Continue lendo

2.10.07

Curso preparatório

De Verdelírio Barbosa:

Exame da Ordem
O advogado criminalista José Cícero de Oliveira, que é professor na Universidade Estadual de Maringá, vai ministrar a partir do próximo sábado, dia 6, curso preparatório para a segunda fase do exame da OAB em Direito Penal. O curso será ministrado todos os sábados no horário das 14h às 18h na sala 104 do Edifício Atalaia. Informações pelos fones: 3223-5685 e 9973-7301.
Coluna completa.

Continue lendo

O que o maioral do PT fez?

De Aparecido Baptista num comentário na postagem "Estatística":

(...) O crescente sucesso do deputado federal Ricardo Barros na polí­tica não é por acaso e sim em virtude de sua clarividência, discernimento e elevado tino polí­tico! Prova inconteste desta realidade é que até o presidente Lula, o maioral do PT, sem medo de ser feliz, ricardou!

Continue lendo

Terça de tela quente

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O superintendente da SBMG, Marcos Valêncio, esquentou o clima na câmara de Maringá, hoje à noite, conta Andye Iore, autor da foto. Não poderia ser diferente, como não foi diferente que apenas três vereadores questionaram-no: Mário Verri, Humberto Henrique e Marly Martin Silva. Valter Viana também falou, mas para elogiar a administração.
Leia aqui.

Continue lendo

Ação policial

Da coluna Francês Press:

Blitz no centro
A Polícia Militar do 4º Batalhão promoveu no final da tarde de ontem, uma blitz na área da Praça Raposo Tavares e antiga Estação Rodoviária. O cerco pegou traficantes e usuários de crack em flagrante, sem tempo para dispensar as drogas.

Agradecimentos
Tão logo a PM começou a blitz, comerciantes ligaram para a imprensa, agradecendo. O tráfico e o uso de drogas, feito abertamente na praça, atrai viciados e bandidos de toda a espécie, afastando a população daquela área.
Coluna completa.

Continue lendo

Cerca arruinada

A cerca metálica que protege os pedestres ao redor da rotatória do cruzamento das avenidas Perimetral e Cerro Azul está cada vez mais baleada.
Agora à noite vi que um carro destruiu parte dela, levando junto uma placa de preferencial.

Continue lendo

E lá se vão 30 anos...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Hoje faz 30 anos que o Grêmio Maringá tornou-se campeão paranaense pela última vez. Tenho recordações gostosas daquela época, nos meus 14 anos. Lembro dos ensaios da TOG (Torcida Organizada do Grêmio), das bandeiras, das brigas nos estádios paranaenses e de cada jogo daquele campeonato, pois foi em fevereiro de 77 que comecei a trabalhar na Cultura AM, ao lado de Ferrari Junior, Waldir Pinheiro, Ary Bueno de Godoy e aquela equipe esportiva muito boa - esqueci o nome do irmão do Ferrari, que era quem me pagava um salário que sequer restituía o que gastava em circular.
Daquela conquista não compartilhei mais porque me tiraram de dentro do ônibus da TOG, que saiu defronte o Edifício Três Marias, na Getúlio Vargas, porque eu era menor, estava sozinho e temiam que eu não passasse da Polícia Rodoviária, na divisa com Sarandi. Resultado: vi o empate de 1 a 1, aquele gol de falta do Itamar, pela televisão.
De lá pra cá o futebol deu pouco gosto ao maringaense, o que torna especialmente doce recordar aquele título.

Continue lendo

Catapora

Surgem notícias a respeito de casos de catapora em Maringá, informa o Mura.

Continue lendo

Abraçando a lata

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Jones Dark, o Negrão Sorriso, vai mudar o cenário de seu programa na Record/RIC TV (aos domingos, a partir das 11h) e lançar um quadro novo. Nele, estarão seis latas - o convidado escolhe qual lata ele abraça. É o "tira o chapéu" em forma de lata.

Continue lendo

Joost liberado

Eu vinha testando há alguns meses e agora liberou geral, todos podem baixar. E o Joost, a televisão da internet. Muito bom.

Continue lendo

Atriz retorna a Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quem vem a Maringá na semana que vem é a atriz Fernanda Machado, que trabalhou na novela Paraíso Tropical e participou da coletiva do filme Tropa de Elite, hoje no Rio de Janeiro. No dia 10 ela comemora aniversário ao lado da família, que reside aqui. Há 9 meses ela não vem a Maringá. Fernanda chega à cidade solteira, já que confirmou o fim do relacionamento de dois anos com o ator Jorge Pontual.

(Foto EGO)

Continue lendo

Cidade violenta

O número de homicídios em Maringá, faltando três meses para acabar o ano, preocupa.
Em todo o ano passado foram 30 assassinatos. Este ano, até a tarde hoje, foram registradas 28 mortes violentas.

Continue lendo

Menor pode permanecer detido

O juiz Rene Pereira da Costa, da Vara da Infaâcia e da Juventude, está ouvindo na tarde de hoje integrantes da imprensa, policiais e advogados sobre o caso do menor acusado de matar o estudante Tiago Franchini. O rapaz iria ganhar a liberdade no último sábado, mas há uma pressão em sentido contrário. Ele deverá permanecer detido na 9ª SDP.

Continue lendo

Licitação

Reeditado - Este edital de licitação para contratação de empresa para fazer roçadas em Maringá teria sido disponibilizado na internet na última sexta-feira, último dia útil da semana passada. O pregão presencial aconteceu hoje à tarde, na prefeitura. O valor é de R$ 600 mil. O edital, portanto, ficou pouco mais de 24 horas úteis no ar.
Dizem que a empresa vencedora tem o mesmo nome de um laticínio de Lobato.

PS - A prefeitura informa que o edital foi publicado dia 20 último no Diário Oficial do Estado, em O Diário do Norte do Paraná e no dia 17 no Órgão Oficial do Município. Estaria na internet desde o dia 20, mas minha fonte, que é da área, diz que não, que na internet estaria há cinco dias. Minha fonte também estranha que o edital de roçadas exija que a empresa tenha um engenheiro agrônomo, e garante que em mais de 10 anos de ramo nunca tenha visto uma exigência parecida.

Continue lendo

Polícia Civil comemora 154 anos

Nesta quinta-feira, às 8h30, no auditório da Sociedade Rural de Maringá, acontece a solenidade de comemoração aos 154 anos da Polícia Civil. Na oportunidade serão entregues medalhas a policiais da região.
O delegado-chefe da 9ª SDP, Antonio Brandão Neto, recepcionará o delegado-geral da PC, Jorge Azor Pinto, e o delegado da Divisão Policial do Interior, Luiz Alberto Cartaxo Moura.

Continue lendo

Retrato

Um despachante que recentemente teve problemas com a justiça ganhou mais quatro concessões, fechando o cerco na região. É conhecido por resolver problemas considerados insolúveis.
Todo o esquema, que é grande, envolve ex-vereadores com boa ligação com o governo do Estado. Aliás, ô governinho bom - pra eles.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Torcida

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento voltaram a Maringá e estariam estudando a questão do empréstimo (mais de R$ 20 milhões) para o sistema viário da cidade.
O município torce para que o empréstimo seja aprovado rapidinho, de preferência antes do julgamento do mérito da ação contra a União, por causa da dívida de R$ 160 mihões.

Continue lendo

Pé de borracha

A prefeitura de Maringá vai comprar nos próximos dias dois veículos. Um, 4 portas, 2007/2008, 1.0, para a Procuradoria Geral do município, no dia 18. No dia 22 será a vez de adquirir uma minivan 2.0, 2007/2008, para sete passageiros, para a Casa Abrigo Edna Rodrigues de Sousa, vinculada à Secretaria da Mulher.

Continue lendo

Arruda discursa em reunião de opositores de Crispim

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O PMDB do B - aquele ligado ao deputado federal Ricardo Barros - esteve reunido ontem, em
churrasco realizado numa chácara. Entre os presentes estava o empresário Edmar Arruda, que até agora era considerado do grupo de Umberto Crispim, presidente do partido.
Arruda até discursou. Ele disse que, na condição de presidente da Comissão de Ética do diretório municipal, não pretende encaminhar nenhum pedido de expulsão de filiado e que defende sua unidade. Referia-se aos que integraram a chapa Manda Brasa, como o vereador Mário Hossokawa, a secretária municipal Terezinha Pereira e William Gentil, que foram notificados no final de semana.
Arruda, por sinal, não votou em nenhuma das chapas, pois no dia da convenção estava nos Estados Unidos, mas manifestou apoio à chapa de Crispim e rejeição à manipulação feita pelo deputado na outra chapa, conhecida como Manda Barros. Arruda também foi importante para a filiação do ex-petista João Ivo no PMDB. Sua presença numa reunião dos opositores suscita as mais diferentes interpretações.

Continue lendo

Censo de moradores de rua inclui Maringá

Maringá está entre as 37 cidades brasileiras que passarão por um censo diferente: vai se saber quantos moradores de rua o município tem. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que colocará 2,5 mil pesquisadores para levantar todos os dados possíveis. Além de Maringá, no Paraná Curitiba também terá o censo, além de outras 22 capitais. Detalhes.
Para estarmos no roteiro é porque a cidade já tem uma considerável população de moradores de rua.

Continue lendo

Dono do microfone

O advogado e comentarista esportivo Nelso Rodrigues é agora feliz proprietário da rádio Sorriso AM, em Sorriso (MT). Adquiriu a emissora em sociedade com mais duas pessoas, uma delas seu irmão Elso.
Nelso trabalhou na TV Cultura (Globo/RPC), na Tropical/CNT e em emissoras de rádio de Maringá e Curitiba.

Continue lendo

Duas boas iniciativas

  1. A 1ª Festa da Leitura de Marialva, de 3 a 5 próximos, com o tema "Leitura: Uma Janela que se Abre no Tempo e no Espaço". O evento será aberto neste dia 3 com uma palestra do professor Nailor Marques Júnior, no salão paroquial da cidade. Haverá "contação" de história, gibiteca, leitura de imagem, árvore de livros, feira de livros e teatro.
  2. A campanha do Shopping Cidade e da Aires Comunicação para estimular as crianças a doarem livros e responder a pergunta "Por que você merece ir ao Parque da Mônica?", concorrendo a 35 viagens ao parque temático. Há de se lamentar, porém, o nome escolhido para a campanha - “Me leva pro Parque da Mônica” -, que não se casa com leitura. Como se sabe, é errado começar frases com pronomes.

Continue lendo

O que pesou

Antes de filiar-se ao PCdoB o médico Manoel Sobrinho freqüentou algumas reuniões do PDT.
Pesou, na hora de optar, sua militância estudantil no Rio Grande do Norte. Ele dificilmente aceitaria ficar num partido em que as cartas são dadas por pepistas.

Continue lendo

"Foi um escárnio"

Do ex-blog de Cesar Maia sobre a aparição de Marta Botox ontem em cadeia nacional:

1. Ontem à noite a presença da ministra Marta R&G em rede nacional de TV foi um escárnio. Gastou milhões de reais de dinheiro público para falar de programas de lazer e viagem - internos. E no final - saiu do tema - e fez deslavados elogios ao governo Lula em outras matérias como melhorias sociais, etc... que nada tem a ver com a pasta dela. Uma vergonha publicitária. Uma ilegalidade em rede!
2. Tão grave quanto, é que usou rede nacional para falar de turismo, no dia em que o dólar a 1,81 impulsionava o turismo externo, o aumento ainda maior do recorde de viagens de brasileiros ao exterior e o verdadeiro recorde que é o déficit volumoso na conta de Turismo no Balanço de Pagamentos.
3. Um dólar como esse mostra apenas que o Brasil é objeto de ataque especulativo a favor da moeda, aquele que dá um enorme conforto no presente e um desconforto terminal no futuro. Uma espécie de dólar-cocaína.

Continue lendo

Morre Samuel Tolardo

Faleceu o empresário Samuel Tolardo, 68 anos, que sofreu um acidente no último domingo. Foi às 19h50 de ontem e o corpo está sendo velado no Prever.
Ele sofreu infarto quando dirigia sua Pajero. Ontem sofreu duas paradas cardíacas.

Continue lendo

Bárbara pode ser candidato a prefeito

Queriam um nome novo na disputa municipal em Maringá?
Pois o pequeno PRTB, presidido por Aníbal Vitorino da Silva, ex-presidente da Bolsa de Cereais e Mercadorias, tem como filiado ilustre o ex-deputado federal Antonio Bárbara. Em conversas reservadas, admite-se que ele venha a disputar a prefeitura.

Continue lendo

Novo acordo

O PHS estaria a um passo de acertar aliança com o PDT. Os dois partidos fariam parte do condomínio partidário dos Barros e a união faz parte do acordo.
Neste caso, o vice de Silvio II (PP) permaneceria o mesmo, Carlos Roberto Pupin.

Continue lendo

Repercussão

Revista Carta Capital desta semana, página 50.:

No Paraná, de forma pioneira, começaram os testes com sacolas biodegradáveis. Segundo os fabricantes, o tempo de decomposição cairá de cem anos para cem dias.
Com dez filiais, a rede Cidade Canção, sediada em Maringá, adota as sacolas desde maio de 2006. O produto tem feito tanto sucesso que até uma funerária aderiu ao uso.

Continue lendo

Disk Ingressos expande

O Disk Ingressos, que comercializa ingressos em Curitiba para shows, eventos, simpósios, teatros e dos times de futebol (Atlético e Coritiba), abre filial em Cascavel; depois, será a vez de Londrina. Lá o público já pode comprar os ingressos para o Cascavel Country Festival, que acontece no dia 19 com a participação das duplas sertanejas Bruno & Marrone, Luiz Claudio & Giulianoe os maringaenses Hugo Pena & Gabriel e Léo & Giba. Em Curitiba eles são responsáveis pela venda de até 60% da carga de ingressos dos eventos.

Continue lendo

Substituto

O promotor José Aparecido da Cruz entrou de férias e, por isso, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Maringá vem sendo comandada pelo promotor Ilecyr Heckert, do Meio Ambiente.

Continue lendo

Comunicação e brindes

Ontem, depois da palestra de Caco Barcellos na X Siecom, os organizadores fizeram o sorteio de vários prêmios. Milton Ravagnani, por exemplo, ganhou um conjunto de áudio para computador.

Continue lendo

Lançamento

Começou agora há pouco o café da manhã que marca o laçamento da 24ª Festa dos Estados e das Nações de Maringá e Feira do Artesanato. Este ano ela será realizada de 5 a 14 dpróximos, no Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio, com a participação de 21 entidades assistenciais e artesãos.

Continue lendo

Novo secretário

Maringá terá novo secretário de Saúde a partir do próximo dia 8.
Antonio Carlos Nardi sai de férias e Antonio Paschoal Ghizoni assume em seu lugar. Ele é diretor administrativo e financeiro da secretaria.

Continue lendo

O comercial



Atualizado - Colocaram no YouTube o comercial do Peladão. O VT foi todo desenvolvido pela equipe de Marketing da Unimed Regional Maringá. A criação é do publicitário Doda Mandu e do designer Anderson Mazei Reis. A computação gráfica é da Incite FX, com direção de Anderson M. Reis.

Continue lendo

Política e família

Cada vez mais o poder público é administrado como coisa privada e vira coisa familiar. Um dos mais novos funcionários da Câmara Municipal de Maringá, que cuida dos computadores que ficam à disposição na entrada do Legislativo (a chamada lan house), é filho do sócio - ou ex-sócio - do presidente João Alves Corrêa (PMDB) num porto de areia.
O sobrenome do novo funcionário é Grillo, cujos pais ocupam cargos no Detran e na Secretaria do Trabalho.
A nomeação acontece em temporada de suposta briga entre o presidente do PMDB maringaense, Umberto Crispim, e o sócio - ou ex-sócio - de Miguel Grillo.

Continue lendo

O ofício do promotor

Lembram que na escolinha da semana passada o governador Requião (PMDB), dando uma de Ricardo Barros (PP), disse que iria processar o promotor Fuad Chafic Faraj por supostas ofensas feitas num ofício? Confira o ofício, revelado por um blog de Curitiba, e veja se tem cabimento um processo.

Continue lendo

Ministra no Paraná

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva chegou ontem à noite a Curitiba para uma agenda conjunta de lançamento das políticas públicas implementadas pelo governo paranaense. Na agenda consta a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico, o lançamento da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, do Encontro Nacional dos Comitês de Bacia e do Atlas da Água. As atividades começam a partir das 8h30 no auditório do Museu Oscar Niemeyer.
A filha da ministra estuda no Instituto Adventista, em Ivatuba, e não me esqueço seu espanto com a falta de cobertura florestal depois de sobrevoar a região pela primeira vez.

(Foto Joka Madruga)

Continue lendo

Escolinha

Terça-feira é dia de escolinha do governador Roberto Requião. Para acompanhar, clique aqui.

Continue lendo

Estatística

Doze em cada 15 vereadores maringaenses foram pedir bênção e orientação ao ex-prefeito e deputado federal Ricardo Barros (PP) na hora de mudar de partido.

Continue lendo

1.10.07

Hossokawa admite voltar a ser oposição

Trecho de reportagem de Murilo Gatti a ser publicada amanhã em O Diário, informando que sete vereadores pensam em mudar de partido:

Dos quinze vereadores, a reportagem só não conseguiu falar com o presidente da Câmara, John Alves Correa (PMDB), que até então tem afirmado que não vai disputar a reeleição e que não sairia do PMDB. O outro vereador do partido, Mário Hossokawa, afirmou que não há chances de sair do partido e que, por enquanto, também não deixa a liderança do prefeito Silvio Barros na Câmara. "No momento em que houver uma definição de que o PMDB terá candidatura própria e vai para oposição, vou seguir a orientação do partido", afirmou.

Continue lendo

Lembram?

De Verdelírio Barbosa:

Faz tudo
Quem esteve em Maringá na semana passada foi Berlim Júnior, que atuou em veículos de comunicação de Maringá e depois foi ser assessor de imprensa na Prefeitura de Sarandi. Já faz alguns anos que Berlim Júnior está morando em Curitiba, onde é uma espécie de faz tudo. Ele atua como palestrante motivacional, como ator performático, faz animação de casamento, 15 anos, formatura, chá de panela e eventos empresariais.
Coluna completa.

Continue lendo

O dono do mandato

Da coluna Francês Press:

Mandatos
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá amanhã a questão dos mandatos: pertencem aos partidos ou aos vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores, presidente e respectivos vices? A tendência, clara, e de que despachar em favor dos partidos.
Coluna completa.

Continue lendo

Lá e cá

Mais um sinal de que os tucanos também devem se abraçar com os carismáticos, em Maringá: em Sarandi, o novo PSDB, encabeçado por Walter Volpato, já tem desenhada e certa uma aliança com o PHS.

Continue lendo

Ajudando a aquecer o planeta

Hoje, qualquer pessoa sabe o que é aquecimento global. Em Maringá, o establishment insiste em navegar contra a maré mundial e envolver árvores com mangueirinhas luminosas. E agora, mais cedo que nos outros anos de governo do PP. O que eles acham que estão ensinando?
Leia "Mangueirinhas de Natal e aquecimento global", de Jorge Villalobos, no Factorama.

Continue lendo

Prefeito inspeciona ponte

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito Silvio Barros II inspecionou hoje a obra da nova ponte para pedestres construída recentemente pela Secretaria dos Serviços Públicos sobre o córrego Mandacaru, que liga o Conjunto Ney Braga ao Recanto Gralha Azul e Jardim São Jorge. Acompanhado de moradores e do vereador Altamir dos Santos (PR), autor da solicitação, ele verificou a qualidade do material utilizado na construção da ponte de 17 metros, informou a prefeitura.

(Foto Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Boca no trombone

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Outdoor colocado na avenida Beira-Rio, em Joinville (SC).

Continue lendo

Preso ex-campeão de motovelocidade

Com mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal de Maringá, o ex-campeão paranaense de motovelocidade Sando Souza da Silva foi preso em Campo Grande (MS) no último dia 17, acusado de integrar uma quadrilha que roubava malotes.
Leia mais.

Continue lendo

Esqueceram de mim

Não é fácil ser oposição. Release distribuído agora à tarde pela Câmara Municipal de Maringá - "Vereadores sabatinam superintendente do aeroporto de Maringá nesta terça-feira" - informa sobre o convite feito ao superintendente do aeroporto mas não cita em nenhum momento que o requerimento partiu da vereadora Marly Martin Silva (Democratas), notória opositora do presidente da casa.

Continue lendo

Superpromoção

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Você economiza no combustível e pode cortar o cabelo a R$ 4,99 (é o Posto do V. Rossi). Foto Mosca Branca.

Continue lendo

Siecom

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O jornalista Caco Barcellos está em Maringá, onde abre às 19h no Teatro Luzamor a X Semana Integrada de Estudos da Comunicação da Faculdade Maringá. A Siecom vai até o próximo dia 5 debatendo a profissionalização do setor. Detalhes.

PS - A “coletiva” com o global, hokje à tarde, foi feita com estudantes de jornalismo no meio da imprensa e teve gente de jornal e rádio que não conseguiu fazer as perguntas para a reportagem porque os alunos fizeram perguntas para fazer trabalho de faculdade.

(Foto Andye Iore)

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima