1.9.07

Passamento

Felipo Maschio, 19 anos, filho dos jornalistas Vivian e José Maschio, o Ganchão, da Folha de S. Paulo, faleceu na madrugada de hoje, na BR-369, entre Cambé e Rolândia. Ele dirigia um Fiat Elba, que chocou-se com um caminhão Ford. O sepultamento foi hoje à tarde.

Continue lendo

Um Kruschev para o PT

De Rudá Ricci, sobre o 3º Congresso do PT:

Ora, o momento atual é uma negação de todo este ideário original. A evidente burocratização partidária, a inexistência de peso da militância em todo processo decisório do partido, a prevalência da organização para a disputa eleitoral, a correia de transmissão entre Governo-Direção Partidária-Organizações Sociais, o caminho determinado para a elaboração de programas de centro, a defesa da Razão de Estado sobre mecanismos de gestão participativa e controle social sobre políticas públicas, são algumas das mudanças radicais por que passa o PT e que parecem se transformar em pauta acessória e marginal no seu 3º Congresso Nacional.
Como ocorreu no mundo soviético, cada vez mais próximo do ideário do PT Governista (porque o partido ainda apresenta uma gama imensa de militantes, parlamentares e dirigentes com baixa governabilidade interna que ainda são fiéis a vários dos seus princípios originais), este partido parece necessitar de um Kruschev.
Na íntegra.

Continue lendo

O prefeito na moda

Da coluna Francês Press:

As calças do prefeito
Esta é para aquelas muitas mulheres que comentam a altura “exagerada” em que o prefeito Silvio Barros usa a calças: vocês podem guardar suas calças de modelos abaixo do umbigo. O prefeito está em dia com a nova moda e vocês é que passarão a usar cintura alta.
Coluna completa.

Continue lendo

Notícias do Oriente

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Notícias do Oriente
é o blog de João Takeo Itakura, inaugurado oficialmente hoje. Ali, ele fala inclusive de sua carreira como profissional da imprensa no Paraná. Aqui.

Continue lendo

Confraria

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ontem teve rabada na Confraria do Antero (na foto, ao lado de Elton e Kaltoé). Confira outras fotos aqui.

Continue lendo

Ético

Lula diz no congresso do partido que PT é o mais ético. Aqui.

Continue lendo

Bolsa Família

Atualizado - A mãe de Graziela Massafera, conhecida por ter participado do Big Brother Brasil, ter recebido R$ 700 mil para posar para a Playboy e ter contrato de atriz com a Globo, recebe Bolsa Família, em Jacarezinho, onde mora. Aqui.

Continue lendo

Mentido no poder

De Millôr Fernandes:

- Não, senhores da zelite, nada de impiximenti. Haja o que houver Lula será mentido no poder.

Continue lendo

Turbilhão

Na manhã de 28 de junho último, durante uma audiência em seu gabinete, o prefeito Silvio Barros II passou por momentos que não esquecerá tão cedo. A audiência foi marcada por um servidor público municipal, mas quem acabou roubando a cena foi a mulher deste: ela simplesmente não deixou o prefeito falar nada, e ele permaneceu estático, ouvindo uma série de críticas.
A mulher bateu pesado sobre a gestão municipal, em especial da área da saúde, segundo ela precária e mal administrada. Depois de falar e falar, deixou a sala com uma frase ecoando no gabinete: disse ao prefeito que ele nasceu politicamente em 2004 e que morrerá politicamente em 2008. "Estes quatro anos foram o começo, meio e fim de tua carreira como político", teria dito, ao se retirar da sala.

Continue lendo

Ônus da prova

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A CartaCapital desta semana também aborda o Mensalão - destacando: "Ao contrário do que apregoam alguns, a parte mais dura da ação da Procuradoria começa agora: demonstrar o mensalão".
Leia aqui.

[Não sou ninguém, mas depois que li Mino Carta julgar a moral de uma pessoa apenas pela aparência do rosto, o que me pareceu extremamente preconceituoso, minha admiração por ele deixou de ser a mesma. Por conta, já olho a revista de forma diferente.]

Continue lendo

Mídia golpista

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está no blog de Josias de Souza.

Continue lendo

Meio bilhão de reais

De Diogo Mainardi:

O primeiro receptador do dinheiro sujo do valerioduto foi Duda Mendonça. Assim que assumiu o poder, Lula pagou-lhe com contas publicitárias do governo. Escandalosamente, continua a pagar-lhe até hoje, no segundo mandato, mesmo depois do julgamento no STF, em que ele foi denunciado por evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Apesar de tudo o que aconteceu, Duda Mendonça ainda tem as contas de publicidade da Petrobras e do Ministério da Saúde, cujos contratos foram renovados repetidamente nestes quatro anos, sem licitação. Lula já repassou a Duda Mendonça cerca de 500 milhões de reais. Isso sem contar os 10,5 milhões de reais do valerioduto.

Continue lendo

A lógica do deboche

De André Petry, na Veja, ao comentar o caso do promotor que matou e permanece impune e em cargo vitalício:
Ninguém desconhece que um réu, mesmo confesso, não pode ser punido enquanto não for julgado culpado. Portanto, Thales Schoedl tem direito ao trabalho, ao salário, a morar em qualquer cidade brasileira, como qualquer inocente. Mas a ninguém escapa igualmente que se trata de uma decisão cega e burra, cruel e estúpida, ainda que tecnicamente perfeita. É esse formalismo estúpido, esse pombalismo podre que nos conduz a injustiças inomináveis.
Na íntegra.

Continue lendo

Herói

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Capa da revista Veja desta semana.

Continue lendo

Coisa do Brasil, coisa de Maringá

De leitor, vendo a revista Veja dessa semana, que destaca: "enado: O velho Renan Calheiros de sempre - Advogado diz que presidente do Senado é sócio de lobista que armou golpe contra fundo de pensão e distribuiu dinheiro para deputado":

- Qualquer semelhança com o recente ocorrência em Maringá pode não ser mera coincidência; é o padrão da falta de vergonha que paira na terra brasilis. A cara risonha de Renan deveria aparecer ao lado do John. Os dois desdenham nosso senso de inteligência. A certeza da impunidade faz o rosto de ambos sorrirem para nós e de nós.

Continue lendo

Rei do nepotismo

De Cláudio Humberto:

Tetas fartas
Governador do Amapá, um dos estados mais pobres do País, Waldez de Góes (PDT) é o campeão de nepotismo: emprega 69 parentes, da mulher à sogra, passando por primos, sobrinhos etc. Sua renda familiar supera os R$ 2 milhões anuais, segundo revelou Ronaldo Brasiliense, do jornal O Liberal.

Continue lendo

Discussão liberal

Do blog de Alexandre Gaioto:

Despertando ódio e paixão entre os acadêmicos do curso de história, Itamar Flávio da Silveira, considerado uma das figuras mais polêmicas da UEM, coordena desde o início do ano um pequeno grupo de pesquisa em especialização em história econômica.
Conhecido por suas críticas e declarações provocantes, Itamar Flávio caracteriza a figura do presidente venezuelano Hugo Chávez como “uma mistura de malandragem com fanatismo político” e pensa o governo de Luís Inácio Lula da Silva como “culto da ignorância e apologia da malandragem. Um governo da esquerda sindicalista, autoritária, corrupta, grossa, preguiçosa, inoperante e incompetente”.
Leia mais.

Continue lendo

SBMG cancela concurso

Em junho, este blog registrou que havia muitas queixas contra a realização de um teste seletivo na SBMG, que administra o Aeroporto Regional Silvio Name, de Maringá.
Pois nesta sexta-feira o teste foi cancelado, com a publicação de documento da superintendência, frisando que houve recomendação do Ministério Público. O concurso era para provimento de cargos efetivos, de acordocom o edital 001/2007.

Continue lendo

31.8.07

Verdelírio Barbosa

Clique aqui para ler a coluna do Verdelírio Barbosa deste sábado.

Continue lendo

Calendário eleitoral

Da coluna Francês Press:

Eleições
O Superior Eleitoral (TSE) definiu o calendário para as eleições municipais de 2008. O primeiro turno da votação será realizado no dia 5 de outubro do ano que vem. Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, caso a diferença entre os candidatos a prefeitos exija um segundo turno, será realizado dia 26 de outubro.
Coluna completa.

Continue lendo

Blogosfera

A blogosfera maringaense ganha um site de humor político: Os Federais.

Continue lendo

Blogosfera

Surge o Blog do Machado, mais um maringaense na blogosfera.

Continue lendo

Vai acabar na delegacia

O Conselho Tutelar está se dirigindo à esquina das avenidas Colombo com Morangueira, junto com a polícia, para abordar e encaminhar à delegacia duas mulheres que estão apresentando um papel às pessoas que passam por ali e pedindo dinheiro para o tratamento de uma criança. É o "SOS Ana", que o blog havia citado.
Neste caso, a idéia é zelar pela dignidade da criança, que, apresentando problemas e necessitando de tratamnento, será encaminhada pelo CT.

Continue lendo

Metamorfose ambulante

Leitor lembra que houve uma grande mudança na equipe de secretários do prefeito Silvio Barros II desde que assumiu, em 2005. E fez uma relação, incompleta, que tentarei atualizar:

Chefia de Gabinete - Valdir Pignata, Benivaldo Ramos Ferreira, Ulisses Maia
Procuradoria Geral - Paulo Lemos, Laércio Fondazzi
Secretaria de Governo - José Buzato
Imprensa - Henri Jean Viana, Diniz Neto
Administração - Ademar Schiavone, Benivaldo Ramos Ferreira, Gilton Bonneau
Fazenda - Paulo Trisóglio, José Luiz Bovo
Saúde - Marco Antonio Rocha Loures, Heine Macieira, Antonio Carlos Nardi
Educação - Norma Deffune, Neumar Adélio Godoy, Manoel Gomes
Esportes e Lazer - Roberto Nagahama, Edith Dias de Carvalho
Transportes - Guatassara Boeira, Valdir Pignata, Walter Guerlles
Serviços Públicos - Walter Guerlles, Diniz Afonso, Sidnei Telles, Diniz Afonso
Agricultura e Meio Ambiente - José Croce, Diniz Afonso
Indústria & Comércio - Flávio Vicente, Ercílio Santinoni
Planejamento - Guatassara Boeira, Walter Progiante
SBMG - Sergio Neme, Marcos Valêncio
Procon - Ulisses Maia, Laércio Nora Ribeiro, Valdir Pignata

(Devo ter esquecido alguma coisa, colaborem)

Continue lendo

Licitação do transporte coletivo

Está em andamento a licitação do transporte coletivo urbano em São José dos Campos (SP). Dezoito empresas compraram o edital e cinco estão na disputa. Uma delas é a Expresso Maringá.
Aqui.

Continue lendo

Correr, correr

Dia 7 de setembro acontece a 18ª Corrida Pedestre da Independência, em Marialva. Haverá premiação em dinheiro para diversas categorias. O percurso varia de 500 a cinco mil metros. O trajeto do percurso, a saída e a chegada serão informados no ato da inscrição, que pode ser feita pelo telefone 3232-2507.
Agora, o detalhe que achei muito interessante: só podem se inscrever atletas de Marialva.

Continue lendo

Akemi deixa o PSDB

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A mulher do deputado Luiz Nishimori, Elizabeth Akemi Ueta Nishimori, está deixando o partido do marido - o PSDB. Ela já foi filiada ao PFL, onde, em 1996, foi candidata a vice de Silvio Barros II; a chapa foi a segunda mais votada, e na época não existia segundo turno em Maringá. Akemi deverá se filiar ao PMDB, para ser candidata a vice - desta vez do ex-petista João Ivo Caleffi.
Duas conclusões - a eleição fica cada dia mais clara para uma terceira (ou quarta) via, não comprometida com os bambambãs da política local; e no PMDB, agora, só falta a filiação de Silvio II para ficar todo mundo junto, como sempre estiveram na política, os Barros e os Nishimori.

Continue lendo

Prefeitura licita nova passarela

Será licitada, no próximo dia 17, a construção de uma nova passarela para pedestre em Maringá, desta vez no km 179 mais 834m da BR-376 (proximidades do BIG). A ordem de serviço para a obra foi anunciada há mais de um ano (aqui), mas somente agora tem início a licitação, no valor de foi 417.798,74. A maior parte dos recursos é do Detran.
Serão construídos 471,62 metros quadrados e a empresa vencedora terá 150 dias para concluir a obra.

Continue lendo

Ronda da Caridade faz 45 anos

A Ronda da Caridade, programa sócio-educacional da Legião da Boa Vontade, completa amanhã 45 anos. Na década de 1940, o fundador da entidade, Alziro Zarur (1914-1979), dentro da Campanha Permanente contra a Fome, iniciou a entrega da “Sopa dos Pobres” para oferecer a milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social o socorro imediato.

Continue lendo

Cursos na FCV

A Faculdade Cidade Verde informa que oferece vários cursos de pós-graduação, entre eles o de em Engenharia de Vendas e o de Gestão Pública, Controle Interno e Controladoria, ambos com início previsto para o dia 6 de outubro. Estes são os cursos da FCV:

Área de administração de empresas
· MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Inscrições abertas)
· Gestão Pública, Controle Interno e Controladoria (Inscrições abertas)
· MBA em Engenharia de Vendas (Inscrições abertas)
· Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional - turma 2 (em andamento)
· Marketing e Gestão Secretarial –turma 1 (em andamento)
· MBA – Gestão de Varejo (Convênio - Unicorpore) –(Inscrições abertas)
· MBA - Consultoria de Gestão (Convênio - Unicorpore) – (Inscrições abertas)
· MBA – Gestão da Empresa Familiar (Convênio - Unicorpore) – (Inscrições abertas)
· Gestão de Seguros (Inscrições abertas)
Área contábil
· Auditoria e Perícia Contábil – turma 1 (em andamento)
· Controladoria e Gerência Financeira – turma 3 (em andamento)
· Contabilidade e Planejamento Tributário-turma 1 (em andamento)
Área de educação
· Comunicação e Educação (Inscrições abertas) – Inicio dia 25 de agosto

Informações: (44) 3028-4416 ou no site www.fcv.edu.br

Continue lendo

Para a Setran

A prefeitura de Maringá vai gastar até R$ 91 mil para adquirir uma nova camionete para a Setran. Trata-se de picape cabine dupla com equipamento de sinalização e comunicação. O pregão eletrônico está marcado para 19 de setembro.

Continue lendo

Sabe que é verdade?

De leitor, no post "A garota do apito":

- As vezes, nesse mundo cão, dá vontade de pegar um apito e se juntar a ela... talvez seja essa a felicidade tão almejada...

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Primavera chegando

Sem sair do lugar contei três grandes escândalos que devem acontecer em Maringá, antes da chegada da Primavera.

Continue lendo

4 Non Blondes

What´s up é a música do dia, com o 4 Non Blondes. Aqui, o vídeo.

Continue lendo

Pedágio: desconto para taxistas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Começou a tramitar na Assembléia Legislativa do Paraná, na última quarta-feira, projeto de lei apresentado pelo deputado estadual dr. Batista (PMN), que concede desconto para os taxistas nas praças de pedágio do Estado. Dr. Batista já é co-autor de projeto que isenta os motociclistas do pagamento do pedágio, junto com o deputado Mauro Moraes.
De acordo com a proposta, os taxistas pagariam 50% do valor cobrado nas praças das pedagiadoras.

Continue lendo

A queda do cartel



Reportagem da RPC/Globo sobre o cartel de postos revendedores de combustíveis em Londrina e Arapongas. Os cinco postos de Arapongas pertencem a empresários de Maringá, que possuem outros na região.

Continue lendo

Se a moda pega...

Prefeitura de São Paulo, Ministério Público e polícia fecharam uma boate (Café Millenium) por favorecer a prostituição. Aqui.
Já imaginaram se as autoridades de Maringá resolvem imitar as autoridades paulistas?

Continue lendo

Pra última hora

O prefeito Silvio Barros II ainda não definiu em qual partido político se filiará. Deixará isso pra última hora. Silvio II já foi filiado ao PFL e ao PP.
O certo é que será num partido da base de apoio de Lula, o que aumenta as chances de estar todo mundo na mesma coligação nas eleições de 2008, como quer o presidente da República.

Continue lendo

Na segunda

Pensei que a Classic Pan já estivesse no ar, mas só vai entrar na próxima segunda-feira. Detalhes.

Continue lendo

Boquinha

O Blog da Oposição relacionou os altos salários do governo do Estado. É claro, tem gente de Maringá. Aqui.

Continue lendo

Boa notícia

A Expoflor deste ano já se configura um sucesso.
No primeiro dia da exposição as vendas foram três vezes maiores do que as registradas no primeiro dia do ano passado. O evento tem parte da renda destinada a instituição beneficente.

Continue lendo

No aguardo

Leitor pergunta sobre a explanação da SER ontem no Legislativo de Maringá. Estou aguardando confirmar algumas informações.

Continue lendo

Diferença

De um leitor:

Um soldado que ganha R$ 1,2 mil, aproximadamente, paga pela sua água, luz, telefone (quando tem) e aluguel - neste caso, andando de circular o tempo todo. Em contrapartida alguns oficiais, que ganham aproximadamente quatro vezes mais que o soldado, moram ao lado do quartel, em casas que pertencem à Polícia Militar - destinadas aos policiais, mas onde só os oficiais podem morar lá. Observem os carros que estão estacionados nas garagens: tem dia que chegam a 3 veículos na garagem. As casas ficam na esquina das avenidas Mitsuzo Taguchi e Tuiuti, ao lado de uma revendedora de carros.

Continue lendo

PMN em Paranavaí

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ex-prefeito José Augusto Felippe assumiu o comando do PMN de Paranavaí, em solenidade realizada ontem à noite. Estiveram presentes, entre outros, o presidente estadual do partido, Willy Taguchi, o deputado estadual dr. Batista, o ex-prefeito Deusdete Ferreira de Cerqueira, o engenheiro Amauri Meneguetti (PTB) e o deputado Luiz Accorsi (PSDB). A chapa do PMN será pura de ex-prefeito: Felippe disputará a prefeitura, tendo Deusdete na vice.

Continue lendo

Pauta

Pauta diferente da sessão da Câmara Municipal de Maringá: aqui.

Continue lendo

A garota do apito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um vídeo no YouTube mostra a garota apelidada "Doidinha do apito", que costuma cruzar a avenida Brasil (do Fim da Picada ao Aeroporto), geralmente com um apito na boca e andando de forma apressada. Uma vez, contou o repórter Marrom, ela quebrou um televisor para "pegar" a Xuxa. O vídeo está aqui.

Continue lendo

Plebiscito

De amanhã até o próximo dia 7, entidades de todo o país realizarão um plebiscito popular com o objetivo de discutir a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce (privatizada no governo FHC), o pagamento da dívida externa, a apropriação dos recursos energéticos naturais pela iniciativa privada e a reforma da previdência que retirará direitos dos trabalhadores. Haverá urnas na UEM, Paço Municipal, Saop, Biblioteca Municipal (centro) e Hospital Municipal.
Confira as perguntas aqui, aqui ou aqui.

Continue lendo

Doação de sangue

Um paciente do Hospital do Câncer (Ancelmo Perdomo) está precisando de doação de sangue. Quem quiser colaborar deve se dirigir ao Banco de Sangue Maringá, ao lado do HC (avenida Luiz Teixeira Mendes, 1.763).

Continue lendo

Marido de aluguel era daqui

De Verdelírio Barbosa:

O maridão
Djair Trindade, que foi matéria na revista Veja e ontem no jornal Hoje, da TV Globo, como o “marido de aluguel”, que faz serviço de pintor, encanador, eletricista e outras coisas que o marido deve fazer, passou boa temporada em Maringá. Aqui, ele foi gerente do Bristol Metrópole Hotel, do Divanir Braz Palma.
Coluna completa.

Continue lendo

30.8.07

Prefeito pepista é condenado a 3 anos

Está em O Diário de hoje, matéria de Eduardo Xavier: o prefeito de Uniflor, Miguel Angelo Pettenazzi (PP), foi condenado a três anos de reclusão pela Justiça Federal por crime contra a ordem tributária. A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região substitui a pena por prestação de serviços comunitários e multa de dois salários mínimos mensais pelo período de três anos. Em 99 ele mentiu ao Fisco sobre o que havia ganhado no ano anterior, e aí foi pego pela Receita Federal.
Esta foi uma das coisas aproveitáveis das gestões de FHC, na área da Receita. Hoje, até dono de offshore faz palestra para dirigentes da instituição. Mas, voltando à vaca fria: na Uniflor do prefeito condenado, Ricardo Barros (PP) foi o mais votado em 2006, com 529 votos; Hermes Parcianello (PMDB), do Sudoeste, foi o segundo, com 423. Dá pra se ver como é a política na cidade das flores, que é próxima a Maringá. O deputado estadual mais votado foi Luiz Nishimori (PSDB), com 250 votos, seguido de Luiz Accorsi, com 191.

Continue lendo

Escolheram o silêncio reverencial

Trecho de artigo de Cristovam Buarque publicado no Jornal do Commercio:

Independente da avaliação que um dia será feita do governo Lula, uma coisa já se pode afirmar: foi um tempo de retrocesso na mobilização popular. Os sindicatos, a UNE, o MST, os empresários, todo o movimento social se acomodou. A população pobre aceitou a Bolsa Família como uma grande dádiva, sem necessidade de qualquer reivindicação. Os intelectuais escolheram o “silêncio reverencial”.
Na íntegra.

Continue lendo

Vereadores não querem WCs nas ATIs

Enquanto aumenta o saco de mediocridades, por obra e graça de vereadores maringaenses, na outra ponta soluções simples e que poderiam beneficiar diretamente a população são descartadas.
Na sessão de hoje, com sete votos, foi rejeitado projeto de lei apresentado em regime de urgência pela vereadora Marly Martin Silva (Democratas) autorizando a implantação de sanitários públicos ao lado das Academias da Terceira Idade.
Tem vereador que acha que quem vai às ATIs não fa xixi nem cocô.

Continue lendo

Projeto beneficia multinacional

A mesma Câmara Municipal de Maringá que impediu que um requerimento questionando a poluição provocada pela Solabiá no distrito de Floriano fosse aprovado, na sessão de hoje, em segunda votação, autorizou, por 11 votos, que a mesma empresa fique isenta do pagamento de IPTU por 15 longos anos.
Além disso, por iniciativa do Executivo, a Solabiá não pagará ISS sobre a construção civil e execução de obras de infra-estrutura no imóvel onde funciona, por conta do Prodem. Numa construção de 4,5 mil metros quadrados a empresa terá uma nova indústria de extração, onde seriam investidos mais de R$ 9 milhões.
A Solabia contribuiu com declarados R$ 6 mil à campanha do prefeito Silvio Barros II, em 2004.

Continue lendo

Verba liberada para Farmácia Popular completa 1 ano

O vereador Humberto Henrique (PT) divulgou release hoje informando que o recurso repassado pelo governo federal para implantação da Farmácia Popular do Brasil em Maringá completa um ano amanhã, e ainda não foi utilizado. Desde o dia 31 de agosto do ano passado, os R$ 50 mil encaminhados para a instalação, reforma e adequação do espaço escolhido pela prefeitura para implantação da Farmácia, permanecem depositados e aplicados em conta corrente do município.
A iniciativa de trazer o projeto para a cidade foi do vereador do PT. Em Sarandi, a Farmácia Popular existe desde fevereiro de 2006, e são atendidas em média 80 pessoas por dia. Os medicamentos mais procurados são para o controle de hipertensão, diabetes, colesterol e micose obtidos com valor de 50% a 90% mais barato que nas farmácias comuns.
A prefeitura de Maringá informou que a farmácia será instalada no antigo posto de saúde da Vila Operária e que os procedimentos estão em andamento.

Continue lendo

Verri participa de congresso do PT

O secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri, participará neste fim de semana, em São Paulo, do Terceiro Congresso Nacional do PT, que vai discutir três grandes temas: “o Brasil que queremos, o socialismo do PT e a concepção de partido e seu funcionamento”. Segundo ele, em nota, “o terceiro congresso tem um papel fundamental na história do Partido dos Trabalhadores. O partido vai completar 28 anos. É um partido que cresceu de maneira sólida, rápida, elegeu vários governadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e elegeu o presidente da República. Portanto, o partido hoje tem um peso determinante na vida brasileira. Na vida política e por conseqüente, na vida econômica e social do Brasil”.

Continue lendo

Sociedade continua

O presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), que está em Curitiba, entra em contato com o blog e desmente que tenha comprado a parte do advogado Miguel Grillo, diretor do Detran, no porto de areia que possuem (nota aqui). Garantiu que quem me passou a informação é mentiroso, e que o negócio, se realizo, não chegaria a tal valor e que ele, muito menos, não teria como fazer o negócio.
A informação me chegou há três dias, e partiu de um vereador que faz parte da mesa executiva. Ela foi confirmada pela manhã, por um dos diretores da casa.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Barros será candidato em 2008

Atualizado De Novo - Vi aqui, mas saiu no Estadão: o deputado federal Ricardo Barros (PP) está na relação dos parlamentares que pretendem disputar as eleições do ano que vem.
A reportagem fala em candidatos a prefeito, coisa que dificilmente Barros faria. Como o pleito de 2008 será apenas para prefeito e vereador, resta saber qual cargo ele disputará.

Continue lendo

Data simbólica

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto de Joka Madruga mostra professores e funcionários de escolas hoje defronte o Palácio Iguaçu, em paralisação estadual. "A data é símbolo da ousadia, coragem e disposição de luta dos educadores paranaenses. Há 19 anos, durante greve da categoria, educadores foram recepcionados no Palácio Iguaçu, pelo então governador Álvaro Dias, com bombas, cavalos e cassetetes. De lá para cá, a data tem sido lembrada, a fim de que aquela tragédia não se repita", diz o texto.

Continue lendo

Rabada

Amanhã tem rabada na Confraria do Antero, que acontece no Restaurante Yaksoba, na rua Néo Martins. O prato será preparado pelo professor Gilberto Pavanelli e os convites são limitados (R$ 10,00 por cabeça, bebidas à parte).

Continue lendo

Cadastro on-line

A Câmara Municipal de Maringá está preparando o lançamento de uma novidade em sua página na internet: o cadastro on-line. Interessados em participar das licitações do Legislativo poderão fazer o cadastro diretamente no site da casa. Os detalhes estão sendo ultimados pelo diretor administrativo, Dagoberto Faustino da Silva. Os atuais fornecedores também estarão com seus cadastrados on-line.

Continue lendo

Expoflor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito Silvio Barros II estará hoje às 19h30 na abertura oficial da 10ª Expoflor, realizda no Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio. A Expoflor é promovida pelo Lions Clube de Maringá – Cidade Canção em parceria com a prefeitura e está aberta ao público desde a manhã de hoje, e funcionará até o dia 9, sempre das 9 às 21h. É um evento que se tornou tradicional na cidade, oferecendo mais de 220 variedades de flores ornamentais de Holambra (SP).

(Foto Kiko Vieira/PMM)

Continue lendo

Fim da sociedade

Surgiu uma dúvida no caso dos R$ 40 mil roubados na semana passada, nas proximidades da Câmara Municipal de Maringá. Na queixa policial, a vítima disse que estava levando R$ 40 mil para o advogado Miguel Grillo (PMDB), diretor do Detran do Paraná, por ter feito compra antecipada de areia.
Nos corredores do Legislativo a notícia é de que Grillo já havia vendido sua parte na sociedade que tinha com o presidente João Alves Correa (PMDB). Teriam sido R$ 300 mil à vista.

Continue lendo

Espírita ganha mais que evangélico

As famílias chefiadas por uma pessoa que segue religião espírita têm maior rendimento médio mensal (R$ 3.796) do que as mantidas por um evangélico pentecostal (R$ 1.271), segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003, divulgada ontem, pelo IBGE.
Leia mais.

Continue lendo

Microfone

Há algum tempo fui entrevistado por Gilson Aguiar na Cesumar FM (94.3), no programa Ponto de Vista. Na verdade, faz um bom tempo. A entrevista foi ao ar sábado passado, ontem e será mostrada pela última vez no próximo sábado, às 10h. Já recebi emails comentando algumas declarações. Falei, por exemplo, do Morcego Negro, o avião de PC Farias, que já desceu em Maringá. Foi um bom bate-papo.

Continue lendo

Frustração

O prefeito Silvio Barros II teve ontem à noite encontro com integrantes do Conselho Municipal de Agricultura, formado por representantes de produtores e de cooperativas de Maringá. O pessoal apresentou uma série de reivindicações - mas não encontrou a receptividade esperada. Ao final, muitos não gostaram do resultado da reunião, pois defendem que a agricultura tem sua importância na economia local.
Entre as reclamações estava o estado de algumas estradas rurais. Agricultores chegaram a apontar uma grande diferença na manutençãodas estradas vicinais de Marialva e as de Maringá. O prefeito falou que há dificuldades e das prioridades da administração.

Continue lendo

Ponto de vista particular

Gerson Martins, de Curitiba, a respeito do post "Discriminação religiosa?", comenta:

Sou espírita e não vejo mal algum em apreciar opiniões contrárias ou críticas à doutrina que sigo.
Não só os metodistas, mas também todas as linhas do protestantismo (neopentecostais, pentecostais, tradicionais) têm uma base de sustentação evangélica oposta, não em sua totalidade, aos preceitos de religiões espiritualistas (a Igreja Católica Romana também é uma religião espiritualista). Isto ocorre devido às interpretações diferentes da leitura da Bíblia em seus pormenores.
Não vejo o fato dissertado no texto, o qual li integralmente, como fato gerador de discriminação religiosa contra nós espíritas, mas sim como defesa veemente de um ponto de vista particular dos dirigentes ou da filosofia seguida por aquela igreja, nada mais que isso.
No mais este tipo de pregação, muito usada nos templos evangélicos, sempre tem viés de “verdade absoluta”, pois procuram sempre manter inflamada a audiência de seus fiéis.
Essa pregação não deve ser considerada por nós como afronta, apenas é uma opinião professada por cristãos com linha de raciocínio diferente e que não necessariamente é verdadeira.
Apenas isso.

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa,de hoje é do tempo em que existia o Cowboy Universitário: em primeiro plano está Eduardo Araújo, que era o comandante, ao lado de seus companheiros Cezar, Reinaldo, André e Marcelo.

Continue lendo

Bizarrice eleitoral

Não é só em Maringá que se vê parcerias políticas que parecem completamente malucas.
Em Sarandi vai ter uma já é considerada prenúncio de fim do mundo: em 2008, o ex-prefeito Milton Martini (PP) terá o apoio do seu maior rival, o também ex-prefeito Julio Bifon (PMDB).

Continue lendo

Jornalismo participativo

De Dan Gillmor, considerado o guru mundial do jornalismo cidadão, ao jornal El Tiempo, da Colômbia:

Uma imprensa forte e confiável, que inclua as organizações com um papel nos grandes meios tradicionais de comunicação, é necessária para qualquer democracia prosperar. Não vejo como o jornalismo cidadão pode funcionar bem num vazio, sem um sentido de liberdade de imprensa em geral.
Leia mais.

Continue lendo

Teatro em Sarandi

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Será encenado hoje às 20h na Casa da Cultura de Sarandi o espetáculo “Quando as mulheres vão ao banheiro”, da companhia de atores do Teatro Cultura, de Londrina, que tem no elenco Viviane Dumont, Alex Donaire e Tatyane Vieira (que passaram por Malhação, da Globo) e ainda Andressa Hoelcher, Talita Ventura, Maiara Brejon, Rogério Monteiro e Daniela Jocoski. Informações: (44) 3905-1853.

Continue lendo

Cena de sinaleiro

Os semáforos de Maringá há muito se tornaram ponto de concentração de vendedores, esmoleiros e aquela turma especializada em pedir dinheiro para instituições ditas beneficentes. O Conselho Tutelar de Maringá alerta que as pessoas, mesmo com boas intenções, podem estar ajudando golpistas e outros que agem de má fé.
Agora um pessoal entrega um papel com a inscrição "SOS Ana", visando arrecadar dinheiro para o tratamento de uma garota. A turma não é de Maringá e poderia obter encaminhamento público para o tratamento da garota, inclusive pelo Conselho Tutelar. Então, faça como as placas recomendam: não dê esmolas.

Continue lendo

Glauco

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Fogueteiro livra prefeito de culpa

Em entrevista a Geraldo Irineu, o vereador Odair Fogueiteiro (PTB) disse que a culpa pelo não abertura do NIS 3 Alvorada 24 horas não é do prefeito Silvio Barros II. A abertura foi prometida para janeiro de 2005. Fogueteiro, que já teve comércio no bairro, disse que os médicos é que não se inscreveram no concurso público aberto pela prefeitura.
Fogueteiro preside reunião do PTB hoje à noite e busca candidatos a vereador para 2008. Ele informou que convidou Silvio II para ingressar no partido.

Continue lendo

No Legislativo

Quase quatro meses depois de aprovado requerimento do vereador Humberto Henrique (PT), o Observatório Social vai ao Legislativo de Maringá, hoje à noite, para protocolizar os documentos das licitações da prefeitura que acompanhou e constatou irregularidades. Antes, porém, vai apresentar os dados no plenário. Aqui.
Prevaleceram as regras que a ONG estabeleceu. Mas dizem que não é de bom tom citar a palavra avorry durante a passagem da entidade pela casa.

Continue lendo

No ano que vem

Da coluna Súmula, em O Estado do Paraná:

Rumo a Brasília
O empresário Aurélio Almeida deve viajar a Brasília para ver de perto a real situação do Grêmio Esportivo Maringá, que lhe pertence, para empreender o parcelamento de suas dívidas e colocá-lo na cena da bola, no próximo ano, no campeonato do Acesso. No futuro será um rival do Adap Galo na “Cidade Canção”. Quem viver, verá!

Continue lendo

À côtè

Um político paranaense circulou recentemente por Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. Compareceu até a uma instituição, onde participou de homenagem e encontrou-se por acaso com outros paranaenses. Chamou a atenção do grupo a graciosa jovem que lhe acompanhava.

Continue lendo

Gostei!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Acabei de assistir "Simplesmente Amor", na Record, o que fiz por acaso. Não consegui sair da frente do vídeo. É daquelas bobagens inglesas que são divertidíssimas, bem-humoradas, humanas, emocionantes. Inevitável vê-lo e não lembrar do mesmo humor de "Um lugar chamado Notting Hill" e "Quatro Casamentos e um Funeral" - e vim descobrir agora que a produção, de 2003 (que tem Rodrigo Santoro numa das curtas histórias mostradas), é de Richard Curtis, o mesmo roteirista desses dois filmes, que gostei e, de certa forma, marcaram parte de minha vida. O filme também me lembrou "O Casamento de Muriel", outra bobagem que adoro. Fora as lágrimas (não tem jeito, choro até com a Xuxa), "Simplesmente Amor" serviu para me alegrar o coração ao ver Gregor Fischer (acima), ator que durante algum tempo acompanhei no seriado "The baldy man". Sei que vou dormir melhor esta noite, pois as bobagens divertidas servem também para acalmar nossa alma.

Continue lendo

Comendador

De Verdelírio Barbosa:

Comendador
Numa grande festa realizada ontem à noite, no Hotel Transamérica, em São Paulo, o empresário Pedro Constantino tornou-se comendador, ao receber a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2007, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos- NTU -. Pedro Constantino morou durante muitos anos em Maringá, onde foi diretor geral da TCCC – Transportes Coletivos Cidade Canção. O deputado federal Gustavo Fruet, do PSDB paranaense, também foi homenageado.
Coluna completa.

Continue lendo

29.8.07

Edmar Arruda desmente boatos

Da coluna Francês Press:

Firme
Pré-candidato a prefeito recém-filiado ao PMDB, Edmar Arruda desmentiu ontem que devido a entrada de João Ivo Caleffi no partido, amanhã, pretenda voltar para o PPS: “Desconheço que eu tenha tido essa intenção. O pessoal fala o que quer”.
Coluna completa.

Continue lendo

Lembrança

Como será lembrada a administração Silvio Barros II? Paulo Vidigal comenta sobre isso em seu blog.

Continue lendo

Tripulação de avião seqüestrado será indenizada

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou hoje a Infraero a pagar indenização por danos morais à tripulação de um avião da Vasp que, em agosto de 2000, foi seqüestrado em pleno vôo, no Paraná. Os cinco integrantes da tripulação - piloto, co-piloto e três comissários de bordo - deverão receber, cada um, R$ 20 mil, valor da época dos fatos que deverá ser corrigido. O Vôo 280 da Vasp partiu de Foz do Iguaçu com destino a Curitiba e durante a viagem os passageiros e tripulantes foram rendidos por cinco homens fortemente armados, que invadiram a cabine de comando e obrigaram o piloto a alterar a rota, pousando o avião no aeroporto de Porecatu .Após roubar R$ 5 milhões que estavam sendo transportados no vôo (com destino ao Banco do Brasil), o bando, liderado por Marcelo Borelli, fugiu. A tripulação ingressou com a ação de indenização, alegando que o fato causou abalo psíquico intenso em todos e poderia ter sido evitado se a vistoria dos passageiros e da bagagem fosse efetivada adequadamente pela Infraero.

Continue lendo

Patropi

No Brasil, quem pode mata, fere - e ganha cargo vitalício. Aqui.

Continue lendo

Vereadores visitarão Parque do Ingá

Na primeira reunião da Comissão Especial da Câmara Municipal de Maringá que analisa os problemas de um dos principais pontos turísticos de Maringá, vereadores marcaram data para conhecer de perto as dificuldades do Parque do Ingá. Será na próxima terça-feira, às 15h.
Detalhes.

Continue lendo

Discriminação religiosa?

O site da Igreja Metodista do Brasil traz uma "Carta Pastoral" intilulada "A Igreja e a questão dos demônios". Um leitor acredita que a carta tem todos os indícios de discriminação religiosa e racial. Um trecho:

Cresce em nosso meio o número de pessoas convertidas vindas de cultos dedicados ao diabo, de centros de umbanda, macumba e outras instituições religiosas denominadas de “espíritas”. Cresce também o número de pessoas oprimidas e dominadas por espíritos malignos, à semelhança do homem que se encontrou com Jesus na sinagoga de Cafarnaum (cf. Mc. 1.21-26). Tem crescido também a identificação por alguns grupos de que comportamentos como agressividade, erro doutrinário, vícios, linguagem obscena, oposição ao Espírito Santo, nervosismo exagerado, vozes roucas, etc, tratam-se de opressão e possessão demoníacas.
Leia mais.

Continue lendo

Passamento

O diretório do PSB de Maringá divulgou nota por ocasião da morte do pastor Quisleu Panuci, em acidente automobilístico, com seu filho Caio. leia aqui.

Continue lendo

Mais Maringá foi formalizado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
O movimento Sou Mais Maringá foi formalizado ontem à noite, em assembléia de um grupo de jovens empresários, presidido por Eduardo Watfe, conhecido por Abud, que é da executiva do Democratas.
O movimento oficialmente tem caráter suprapartidário Um dos objetivos é mobilizar partidos e entidades representativas da sociedade civil para "aumentar a representatividade política regional nas esferas federal e estadual como alternativa para viabilizar conquistas sociais e econômicas".

Continue lendo

Integral

Hoje os condôminos da estação rodoviária velha têm reunião. É provável que alguém vá levantar uma questão, a partir de uma notícia dada dias atrás no blog, sobre a contratação de uma avaliação no imóvel.
A questão é: a prefeitura pode pagar com dinheiro público uma avaliação de um imóvel do qual não é dona sozinha? O certo não seria cotizar o valor, na proporção de cada condômino?

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Nova Esperança discute retirada de cerca viva

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Esperança discutirá segunda-feira, às 20h, na câmara municipal, com a presença de agricultores, a retirada da cerca viva existente em canteiros de praças, escolas e locais públicos e privados da cidade.
As plantas da cerca viva são murtas, hospedeiras do inseto psilídeo que transmite o greening, considerada a pior doença da citricultura. O problema tem sido levantado por técnicos, que estarão presentes ao encontro. A doença já foi detectada em plantações de cidades como Altônia e Cruzeiro do Sul. As informaç~eos são da prefeitura de Nova Esperança.

Continue lendo

Maringaense?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Carlos Alberto da Silva (ou Carlos Alberto Silva), que faz o Mendigo e o Merchan Neves no Pânico, seria maringaense. Quem tiver detalhes, dê um toque, porque não achei biografia completa dele.

Continue lendo

Lambe-lambe digital

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A velha profissão adaptada aos novos tempos da fotografia digital: a impressora, ligada a uma bateria, e um carrinho pra carregar o equipamento.

Via Comentando.

Continue lendo

Novo diário mourãoense

O Sid Sauer noticia que Campo Mourão ganhou esta semana seu segundo jornal diário. Trata-se da Gazeta do Centro-Oeste, que tem 25 anos de existência e era semanal. O outro jornal é a Tribuna do Interior, diário desde 1991. A cidade já teve a Folha do Campo, nos a nos 70, que durou pouco.

Continue lendo

Futuro cidadão paranaense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ex-vice-reitor da UEM, o professor Jacó Gimenes será cidadão honorário do Paraná. A proposta, ainda em análsie na Comissão de Constituição e Justiça, partiu de um mourãoense, o deputado Douglas Fabrício (PPS). Jacó, a exemplo do jornalista Antonio Carlos Moretti, foi secretário na gestão Rubens Bueno e é referência no turismo rural.
Ah, a foto é meio antigona.

Continue lendo

Frases

Algumas frases sobre Deus recebidas hoje de manhã, que achei legal. Duas delas:

  • Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.
  • Um com Deus é maioria.
Leia mais.

Continue lendo

Maringá

Ouvindo o Pânico na Jovem Pan, agora há pouco, o Mendigo (Carlos Alberto da Silva, o Carlinhos), ao ouvir a palavra Maringá:

- (Suspiro) Terra boa...

Continue lendo

Recadinho

Uma mensagem do blog para o leitor Tonico Goes, de Curitiba: deixa a molecada usar o computador...

Continue lendo

Vereadores protegem empresa poluidora

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A população do distrito de Floriano convive há algum tempo com a poluição provocada pela Solabia, multinacional francesa de química fina e que está na cidade desde 1999. A poluição é tanta que o Molivi, que fica defronte a empresa (que ocupa as antigas instalações de um frigorífico), até já botou faixa protestando, além de um abaixo-assinado e constantes reclamações levadas à imprensa, mas que nem sempre ganham repercussão.
Floriano tem o vereador mais votado de Maringá - Belino Bravin, do PP de Severino Cavalcanti -, mas não pode contar com ele para reclamar da Solabia poluidora. Ontem, na câmara, a vereadora Marly Martin Silva (Democratas) teve rejeitado por 7 votos a 3 um requerimento pedindo informações da prefeitura sobre o cheiro ruim na região, que, identificado, deveria ter seu responsável devidamente autuado. Como observou Andye Iore, Bravin pediu aos vereadores que votassem contra - e, automaticamente, protegessem a poluidora - dizendo que a empresa gera mais de 200 empregos e paga mais de R$ 5 “milhão” em impostos.
Enquanto o saco de mediocridades aumenta, a saúde dos moradores do distrito paga o pato.

Continue lendo

Doze presos

Fala-se tanto de máfia dos combustíveis em Maringá, mas as prisões são acontecem em Londrina. Está aqui.

Continue lendo

Vídeo sobre a Umes

É pouco, mais muito louvável este vídeo com fotos que marcaram parte da história da Umes.

Continue lendo

Divulgando

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Amanhã tem PSTU na televisão. O partido faz sua parte para divulgar os minutinhos, a partir das 20h30. O programa estará centrado n o plebiscito popular e na marcha à Brasília.

Continue lendo

Fica no Democratas

Tiago Valenciano permanece no Democratas e deve assumir em breve a ala jovem do partido. Ex-assessor da vereadora Marly Martin, ele chegou a namorar o PMN. Aqui.

Continue lendo

Lókis agrícolas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A matéria está na edição de hoje de O Diário, sem maior destaque, mas é importante visto que estamos numa região agrícola: a polícia prendeu um cortador de cana que foi contratado para ensacar caulim, uma argila branca, que era vendida como se fosse defensivo contrabandeado do Paraguai. Ele confirmou ter embalado cerca de duas toneladas do produto, vendido para agricultores da região ao preço médio de R$ 150,00 cada saco de meio quilo. O autor do golpe foi identificado, mas ainda não está preso.

Continue lendo

Mordendo a língua

OS 40 beneficiados pelo esquema do mensalão serão processados. Três deles são do Paraná. Pra quem conhece o Brasil, se trata de um avanço.
E tinha gente que fala que isso não ia dar em nada.

Continue lendo

Controle remoto

O acesso à sala da presidência da Câmara Municipal de Maringá, já há algum tempo, ficou mais burocratizado. Não é tão simples como antes, quando a porta ficava aberta. Agora, para se chegar à ante-sala do presidente, a porta fica trancada e só é aberta mediante concordância de funcionário (é o que não falta por lá, por sinal), que aciona o controle remoto para destravá-la. Sem contrar as câmeras de vídeo, espalhadas também nas imediações.
Por conta do sistema há quem diz que o local lembra fortaleza do jogo do bicho.

Continue lendo

Quadro eleitoral

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Leio no blog do professor Josenilton que ontem houve reunião do PSB maringaense e que o pré-candidato a prefeito Wilson Quinteiro e os pré-candidatos a vereador fizeram nova análise do quadro eleitoral, mexido com a saída de João Ivo do PT. Aqui.

Continue lendo

Concurso de fotos

Leitora sugere:

Para que a população e governantes tenham uma visão ampla da situação do Parque do Ingá, conclamo um concurso com fotos que retratem “as piores visões de nosso parque no momento. O troféu: Um abacaxi murcho, poderá ser entregue pelo próprio prefeito. Se ele estiver muito ocupado com o Parque do Japão, poderá indicar um vereador ou vereadora ou ainda um de seus secretários para a solenidade. As “piores fotos” ganharão destaque nos principais jornais e blogues da cidade. Mandem já suas fotos.

Continue lendo

É...

Constatação de um leitor:

- Se nem cozinhando pro governador Requião o deputado Nishimori consegue nomear companheiros, imagine se não cozinhasse...

Continue lendo

Sem responsabilidade

São cada vez mais fortes os indícios de que a morte de Tiago Franchini, filho da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, não teve a participação do menor de 16 anos de idade. Ele chegou a dizer que disparou o primeiro tiro.
Tudo indica que ele foi mesmo forçado a assumir a culpa.

Continue lendo

Neme convidado

Sergio Neme, ex-PP que agora integra a executiva municipal do PSDB, deve ser candidato a vereador nas eleições de 2008. Mas, antes de optar pelo PSDB, partido com o qual tem laços fortes, ele recebeu convite de Alberto Abrão Vagner da Rocha para ingressar no Partido Verde - e , eventualmente, ser candidato a prefeito pela sigla.

Continue lendo

Boa notícia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

"Cultura militar e de violência no mundo antigo" é o terceiro livro do maringaense Luiz Alexandre Solano Rossi a entrar no prelo para publicação nos próximos meses. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), talvez a principal agência de fomento do país, aprovou a edição.

Continue lendo

Sintomático

O secretário de Estado do Planejamento, Enio verri (PT), dá entrevista a Geraldo Irineu, na Cultura AM, há cerca de 20 minutos.
Sozinho na raia aprtidária, acho que ele será mesmo candidato a prefeito de Maringá.

Continue lendo

PT faz pizza em desagravo

Está em O Globo:

Um rodízio de pizzas foi o cardápio escolhido pelo PT de Osasco para um jantar em desagravo ao deputado João Paulo Cunha (PT-SP), réu em ações por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato no Supremo Tribunal Federal. Outros réus do mensalão, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, foram convidados para o evento marcado para amanhã à noite, no restaurante Parrilla Brasileña, às vésperas da abertura do 3 Congresso Nacional do PT, que vai de sexta a domingo em São Paulo.

Continue lendo

Tais Brincando?!

Diz o mecânico ao cliente:
- O seu problema é pior do que eu pensava. A sua bateria está precisando de um carro novo...
Coluna completa.

Continue lendo

Frases (evangélicas?) que não agüento mais

Muito bom este artigo do pastor Ricardo Gondim relacionando frases muito comuns em cultos evangélicos e que não agüentamos mais ouvir.
Entre elas:

  • Quem quer receber uma bênção de Deus hoje, levante a mão.
  • Existe a lei da semeadura, e o número da conta é...
  • Estou vendo uma obra de bruxaria em sua vida.
  • Nós somos um povo que não conhece derrota.
  • O Reino de Deus precisa de um candidato na Câmara; vamos eleger nosso irmão que vai fazer a diferença.
  • Deus abrirá uma porta de emprego para você, meu irmão.
  • Quando você não entrega o dízimo na casa de Deus, Ele não tem compromisso financeiro com você.
  • Quero que vocês dêem uma oferta especial para manutenção do nosso programa de rádio e TV, pois foi Deus quem mandou pregar na mídia.
E a melhor de todas:
  • Amém? Está fraco: AMÉM?
Na íntegra.

Continue lendo

Coisa difícil

Um pedido de vistas do ministro José Delgado fez com que o STF adiasse a votação os embargos de declaração que, segundo a prefeitura de Maringá, beneficiaria o município com a redução da dívida contraída junto à União. Apesar da demonstração de alegria do procurador-geral Laércio Fondazzi, hoje numa emissora de rádio, me contaram que a coisa é realmente complicada para Maringá.
Todas as ações realizadas até agora visam apenas o protelamento da cobrança. A dívida existe e sua redução é praticamente impossível. Acontece que a União ganhou o recurso, em novembro passado (aqui), e a se constatar que a instância local era incompetente, todos os seus atos passam a ser nulos.

Continue lendo

Este banco cresce!

De Cláudio Humberto:

Superávit Supremo
Em agosto, o banco que mais cresceu no País não foi Itaú, nem Bradesco, Unibanco, tampouco o Banco do Brasil: foi o banco dos réus.

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

PAulo Roberto de Souza, o Lampião, servidor público municipal de Maringá, está na foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa. Tudo indica, aliás, que ele não disputará as eleições de 2008.

Continue lendo

Literatura

De Verdelírio Barbosa:

Mais um
O escritor maringaense Marcílio Panágio está com mais lançamento da praça. Trata-se da publicação Sem Fé não há Vida – Deus e Nossa Luz. Mais uma vez ele tem Jesus Cristo como seu tema.
Coluna completa.

Continue lendo

Chove, chuva!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Câmara Municipal de Maringá gasta R$ 11 mil num só laptop, mas não consegue conter as goteiras onde deveria se sentar o povo, razão de ser da casa. A foto, que está no Toscorama, foi tirada nesta terça-feira.

Continue lendo

28.8.07

Aborto

Da coluna Francês Press:

Partido contra o aborto
Segundo o PSTU que prepara manifestações para 28 de setembro, no Brasil, a cada ano cerca de um milhão de mulheres, ricas e pobres, fazem aborto. Mas dessas, apenas as ricas, que usam clínicas caras, estão livres de perigo para a saúde.
Já as pobres expõem-se a perigos em clínicas clandestinas que matam ou deixam seqüelas em 150 mil mulheres.
Coluna completa.

Continue lendo

Uma proposta

Um político maringaense, com mandato, a respeito do papel do Observatório Social (ONG que tem auxiliado a prefeitura a descobrir erros em licitações) só lamenta o personalismo que estaria tomando conta da entidade. "Acho fácil ficar em cima cobrando do governo. Quero ver o pessoal da Acim fazer igual ao poder público: colocar suas contas na internet e vigiar de perto os empresários que fazem coisas erradas, ou pelo menos que posam de éticos e não são", escreveu.
A proposta de um Observatório Social para empresários não pega, acredito, e nenhuma entidade de classe aceitaria. Mas que seria interessante, seria. Principalmente para demolir a aparente ética de uns e outros, que querem construir uma imagem em cima do trabalho de gente que botou a cara na tapa em pleitos eleitorais.

Continue lendo

Antropofagia macabra

De Finito carneiro no Pepino Circense:

Por corromper a juventude
Jesus bebeu cicuta.
De um fã alucinado
Sócrates levou um tiro.
Por ideais libertários
John Lennon foi enforcado.
Por estúpidos imbecis
Tiradentes foi crucificado.

Continue lendo

Só na internet

Vi no Vacavoando a performance ao vivo de Ednaldo Pereira. Confira aqui a apresentação ao vivo e o vídeo que lhe consagrou, com a música Chance.

Continue lendo

Deputado quer retratação de atriz

O deputado Ney Leprevost (PP) oficiou o governo do Paraná para que responda onde trabalha, quanto ganha e quais os resultados produzidos pela atriz Ítala Nandi. A atriz estaria recebendo mais do que um professor de nível universitário para dirigir a escola de cinema do governo do Estado. Segundo o jornal que fez a denúncia, Ítala passa a maior parte do seu tempo no Rio de Janeiro, onde inclusive está gravando uma novela. Os próprios alunos garantem que já ficaram mais de duas semanas sem ter aulas.
O parlamentar também está exigindo que a atriz se retrate das declarações feitas por ela à Gazeta do Povo. “Eu jamais vi um estado coberto de maior terror do que o Paraná. Os meus alunos, a maioria deles, têm depressão. E depressão é fascismo”, afirmou a atriz. Ítala ainda declarou que “o Paraná é colonizado pelos segmentos sociais mais repressores do mundo, que são os poloneses, alemães, italianos e cracovianos”.
As informações são da assessoria do deputado.

Continue lendo

Sem crise

Agora, graças ao trabalho do André, este blog pode ser acessado através de mais dois endereços: www.angelorigon.com.br e www.blogdorigon.com.br

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Marialva também quer isenção do pedágio

A prefeitura de Marialva vai lutar pela isenção dos veículos emplacados no município. O chefe de gabinete da Prefeitura de Marialva, Evandir Martins Zucoli, o Mussulini, encaminhou ofício à Viapar solicitando o benefício. Para tomar a medida, Mussulini baseia-se no mapa do IBGE, que mostra a praça de pedágio nos limites de Marialva.
A área onde a praça está instalada, cerca de 600 hectares, é alvo de antigo litígio judicial com Mandaguari. Até hoje, no entanto, prefeitos de Marialva e do município vizinho não levaram a questão adiante. Para Mussulini, o bom senso deve prevalecer. “Não queremos brigar com Mandaguari”, afirmou. “Mas não é justo que fiquemos de fora desse benefício”. Dos 12.265 veículos emplacados em Marialva (dados do Detran-PR), poucos se utilizam da praça de pedágio.
As informações da prefeitura de Marialva.

Continue lendo

PSDB tem nova executiva

Agora é oficial. O PSDB de Maringá tem nova executiva municipal. O presidente é o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva; o vereador Dorival Dias é tesoureiro, a vereadora Márcia Socreppa é a secretária; e os membros são Sergio Neme, Georges Khouri, Valdemar Alegretti e Joel Coimbra.
A novidade é a presença de Sergio Neme e a ausência de indicação do deputado Luiz Nishimori.

Continue lendo

Pelo PPS, não!

A direção do PPS de Maringá esclarece, para espantar quaisquer dúvidas: Umberto Becker não foi convidado a retornar ao partido que, pelo contrário, tenta retomar sua vaga na Justiça Eleitoral. Ele simplesmente não está nos planos do partido para 2008.
A filosofia do PPS é não permitir que vereador eleito pelo partido e tenha deixado a legenda seja candidato novamente por sua sigla. E ponto final.

Continue lendo

Quase voltando

Sidnei Teles está propenso a aceitar o convite que recebeu do prefeito Silvio II para reassumir a Secretaria de Serviços Públicos.
Ele deixou a pasta no início do ano, a sindicância sobre o carreador inocentou-o, embora ele responda ação civil pública proposta pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

Continue lendo

Os velhos tempos

Do professor Reginaldo Dias:

Ler notícias do meu velho amigo João Takeo, hoje residente no Japão, deixou-me nostálgico. Lá pelos idos de 1973 e 1974, estudamos juntos no Colégio João XXIII. Tenho recordações muito boas desses tempos de escola. Tivemos o privilégio de conviver, por exemplo, com o maestro e professor Otani, que tornava, com seu acordeom, mais interessante a atividade cívica de cantar o Hino Nacional. Quando comecei a estudar lá, a quadra de esportes estava em reforma. Nas aulas de educação física, fazíamos corridas que iam até as imediações do antigo lixão, onde hoje se localiza o Cesumar.
Leia o texto.

Continue lendo

A hora da oração

Desde ontem o prefeito Silvio Barros II tem ido a veículos de comunicação pedir uma corrente de oração da população para que o STJ não prejudique Maringá na questão do julgamento das dívidas com a Caixa e com a União.
Não está na Bíblia dai a César o que é de César?

Continue lendo

Leitor pergunta

Por que, na hora de comprar medicamentos com preço alto, laptops superfaturados, contratar empresa sem licitação, pegar diárias para viagens inexistentes, receber dinheiro do mensalão e fingir que não há corrupção ao seu lado, o político brasileiro não se lembra de Deus?

Continue lendo

Por que ele morreu?

Um interessante texto do pastor Silas Daniel sobre a morte de Elvis Presley - aqui.

Continue lendo

Churrascada beneficente

O leitor pediu e o Lar Escola da Criança atendeu. A churrascada beneficente do próximo dia 2 terá este cardápio:
Cardápio para almoço no local - Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; arroz a grega; farofa; pão; Salada de tomate; salada de cebola; maionese; repolho com shoyo e gengibre; mandioca; molhos e vinagretes.
Cardápio para marmitex - Carne bovina; carne suina; linguiça; arroz branco; farofa; pão; Salada de tomate; maionese; repolho com shoyo e gengibre.
Sobremesas e bebidas à parte.
Convites a R$ 12,00. Informações: Informações: (44) 3227-3030.

Continue lendo

Tolerância

No blog Jano, O Lanterneiro (link ao lado) leio um texto sobre tolerância:

Quem não se lembra da campanha do Zé Cláudio, das injúrias feitas aos sem-terra e camelôs de Londrina no programa político, principalmente no segundo turno, quando os adversários tentavam amedrontar a população dizendo (e mostrando imagens) que Maringá seria invadida por esses “vagabundos”?
Leia mais.

Continue lendo

O futebol que mata

Um jogador espanhol morreu hoje, depois de ter desmaiado num jogo sábado passado. Este blog relacionou algumas mortes em campo, incluindo a de Valtencir, ocorrida no Estádio Willie Davids. Confira.

Continue lendo

コック Cook-sam

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O deputado estadual Luiz Nishimori deu uma de cozinheiro, ontem à noite na Granja Canguiri, onde o governador Requião recebeu o cônsul-geral do Japão no Paraná, Soichi Sato. Hoje Requião assinou o decreto tornando 2008 o ano da imigração japonesa. Aqui.

(Foto Roberto Corradini/Secs)

Continue lendo

Direto da Sbornia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No próximo dia 31, às 21h, no Teatro Marista, a Caixa Econômica Federal (aquela...) traz a Maringá a dupla Hique Gomez (violinista Kraunus Sang) e Nico Nicolaievsky (maestro e acordeonista Pletskaya), naturais da Sbornia, onde a dança típica é o Copérnico e o sistema político vigente é o anarquismo hiperbólico. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 20,00.

PS - Ao contrário do que o release da CEF informa, esta não é a primeira vez que eles vêm a Maringá.

PS 2 - O comercial da televisão também informa que esta é a primeira vez deles em Maringá, o que é irrelevante. Cabe Código do Consumidor?

PS 3 - Agora sim. O comercial do Tangos & Tragédias agora informa que é "apenas uma apresentação".

Continue lendo

Setor em expansão

O Vandré Fernando havia noticiado em seu blog: Maringá deve ganhar mais uma boate GLS nas próximas semanas.

Continue lendo

Requião x MP

Hoje, na sua escolinha, o governador Requião continuou batendo no Ministério Público. Agora, mandou invesigar tempo de contagem para aposentadoria. Aqui. Dá pra acompanhar pela tevê.

Continue lendo

Mercado

Agência de propaganda de Maringá está procurando redator ou diretor de Criação.

Continue lendo

Romântico

Na página de João Takeo no Orkut ele coloca Self Pity, interpretada por Lucifer, como uma de suas músicas preferidas. Achei a tradução. Assista ao vídeo aqui.

Continue lendo

Apoiando até aniversário

O radialista e apresentador de televisão João Tosete (que chegou a ter um fã-clube, encabeçado por Andye Iore) vai festejar idade nova no próximo dia 2, em sua residência no Conjunto Record. Ele tem convidado algumas pessoas para a comemoração, entregando um convite que chama a atenção pois, além do endereço, traz a inscrição "Apoio: Vereador Odair Fogueteiro".

Continue lendo

Pelo Parque do Ingá

Deu na Gazeta do Povo de hoje - Uma comissão formada por quatro vereadores vai cobrar melhorias no Parque do Ingá. Aqui.

Continue lendo

Pára-quedista deixa UTI às 10h

O pára-quedista Marcelo Puppi da Silva deixará a UTI do Hospital Santa Rita às 10h de hoje e irá para o apartamento 51. Ele encontra-se em estado de total e franca recuperação, diz boletim distribuído agora pela manhã.
O informe, assinadopor Jonas Lourenço e Celso Maroni, faz referência a "informações errôneas veiculadas por alguns órgãos de imprensa" e que consideram "cumprido o nosso dever leal de estar informando com verdade, transparência e lisura a comunidade pára-quedista, organizadores e público em geral. Ainda assim, nos colocamos ao inteiro dispor para quaisquer outro esclarecimentos que se fizerem necessários. Agradecemos ao comandante e diretor do Hospital Santa Rita Hiran Castilho, médicos, enfermeiros e toda a equipe que nos atendeu".

Continue lendo

Está valendo

Entrou em vigor hoje a isenção de pedágio para motoristas de 27 cidades do Paraná. Aqui.

Continue lendo

Justiça proíbe ex-prefeito de visitar prostíbulos

Deu no Diário da Franca:

O ex-prefeito de Patrocínio Paulista (SP) Henrique Lopes está proibido pela Justiça de freqüentar bares, boates e casas de prostituição. Em decisão tomada no dia 13 de agosto, o juiz Fernando da Fonseca Gajardoni sentenciou: Lopes deve ficar longe de qualquer boteco pelos próximos dois anos. A inesperada sentença é como se fosse uma troca.
Leia mais.

Continue lendo

Do ex-blog do Cesar Maia

Mensalão
1. Num regime parlamentar com toda a múltipla base do governo atingida pelas decisões do STF, o governo teria caído e seriam chamadas novas eleições.
2. E as acusações do advogado do Duda Mendonça dizendo que quem mandou abrir conta no exterior foi o PT. Portanto o PT tem uma conta abastecedora no exterior. Sendo assim, é grave crime eleitoral. O TSE vai deixar pra lá?

Pensamentos do Brizola
1. Numa eleição é melhor perder rijo que ganhar frouxo!
2. Numa eleição a primeira prioridade é que seu antagônico não vença. A segunda é você vencer!
3. A política adora a traição e odeia o traidor!

Continue lendo

É preciso explicar

Uma análise que me foi enviada por email:

Os cientistas polí­ticos estão discutindo um fenômeno novo no Brasil, motivado pelo acesso instantâneo e universal à informação e, no caso do Brasil, ao Bolsa Famí­lia: os chamados formadores de opinião não formam mais opinião de massa, ao menos como antes. Nas eleições presidenciais passadas, por várias vezes ocorreu o inverso: os segmentos menos abastados e com baixa instrução fizeram um “arrastão” nas intenções de voto que acabaram influenciando muitos segmentos de classe média e com alta instrução formal.
A imprensa nacional parece não ter percebido este fenômeno ou não consegue vincular com sua profissão e função. Não basta televisionar o julgamento do mensalão pelo STF para que a população compreenda e acompanhe o que está ocorrendo. A questão é: qual opinião pública? Aquela formada pelos antigos formadores de opinião (jornalistas, técnicos especializados, advogados, professores universitários)? Mas qual o impacto deste segmento sobre a opinião pública de massas? A imprensa deveria ser mais didática e ir além da simples socialização de informações. Não basta, no caso, captar o sinal do julgamento do STF. É preciso explicar, traduzir os termos técnicos, como já se faz na transmissão das Olimpí­adas ou Jogos Panamericanos.
Há um ví­cio do século XX que impede o jornalista do século XXI emergir.

Continue lendo

Trovia

Adoro trova, e há tempos não publicava por aqui. Segue uma seleção humorística da Trovia - UBT/Maringá:

Minha sogra é mesmo o fim...
– Eu falo e sinto vergonha...
Duvida tanto de mim,
que acredita na cegonha...
Antônio C. T. Pinto – Brasília

Ouço à noite, e quase morro,
um fantasma assobiar,
mas a vizinha Socorro,
ao contrário, manda entrar!...
Clenir Ribeiro – N. Friburgo

Faminta e, pelo seu porte,
mal cabendo no maiô,pediu:
– “Me indique um esporte...”
E o terapeuta: – “Sumô!”
Edmar Japiassú Maia – Rio
Vendo a perua chegar,
pergunta logo a vizinha:
– Querida, que vai tomar?
– Seu marido, queridinha...
Istela Marina – Bandeirantes

Quando a pimenta “apertou”,
parei o carro na estrada.
E o meu azar piorou:
– a moita estava roçada!...
Neide R. Portugal – Bandeirantes

Não agüentou... fez no mato;
estava cheia a bexiga...
Quanta má sorte! Que chato!
Era uma moita de urtiga...
Olga Agulhon – Maringá

Continue lendo

No Japão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A internet é mesmo um grande país sem limites. Olha quem me achou: João Takeo Itakura (na foto com a mulher Neide), que foi fotógrafo em Maringá. Ele está vivendo em Minowa Machi, província de Nagano-ken, Japão. Ele já foi tema de reportagem na Folha de Londrina e andou namorando Umuarama, quando fui pra lá, sem contar os ensaios fotográficos que fazia no extinto O Jornal.

PS - Takeo foi amigo de infância do ex-secretário Reginaldo Dias. Foram coroinhas juntos na Igreja São José.

Continue lendo

Executivas

O presidente do PMDB maringaense, Umberto Crispim, informa que está ultimando os detalhes para a nomeação das executivas do PMDB Feminino e do PMDB Jovem.

Continue lendo

A carta na manga

Atualizando - O STJ julga hoje uma dívida superior a R$ 150 milhões que Maringá teria com organismos estatais de financiamento. Na verdade, discute-se a correção dos empréstimos Cura e Produrb que deram a cara que Maringá tem hoje - da época de João Paulino pra cá - asfalto, esgoto e habitação, principalmente. O município teme, mas há um componente secreto na história.
Maringá está usando, na tentativa de considerar que a dívida é menor (e, assim, evitar o bloqueio do FPM), os trabalhos de um personagem que já conseguiu milagres antes. Em 1997, por exemplo, este personagem conseguiu que a sisuda Caixa Econômica Federal pagasse R$ 135.840,40 por um terreno de 300 metros quadrados, que valia R$ 3,5 mil. Em seguida, a Caixa vendeu o imóvel por R$ 5,1 mil - tendo um prejuízo de R$ 132.340,40. O cara faz tudo, até banco ter prejuízo em transação comercial...

Continue lendo

Discriminação

Do jornalista Carlos Nascimento, agora há pouco, no Jornal do SBT, ao comentar a prisão de um traficante disfarçado de padre, em comentário que seria discriminatório:

- Cara de padre ele não tem, mas cara de pai de santo ele tem.

Em sua opinião, pai de santo tem cara de bandido?

Continue lendo

Tais Brincando?!

Entre amigos:
- Por que é que os homens gostam mais de cerveja gelada que de mulher?
- A cerveja não fica chateada se a gente olha para outra cerveja...
Coluna completa.

Continue lendo

Entrevista

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Donizete Oliveira entrevistando dom Pedro Casaldáliga, em São Félix do Araguaia (MT).

Continue lendo

27.8.07

Blogosfera

Eduardo Ferreira comanda um blog voltado para política local e está nos links ao ladol. Aqui.

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ex-vereador Antonio Santos Soares em foto antiga, de bigodão e penteado chamativo. é a foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa nesta terça-feira.

Continue lendo

Que negócio é esse?

De Verdelírio Barbosa:

Caso complicado (I )
Na última sexta-feira, ocorreu um fato muito estranho, em frente à Câmara Municipal de Maringá, quando um cidadão foi assaltado por dois indivíduos que faziam uso de uma motocicleta. Alguns falam que os ladrões teriam levado a importância de R$ 40 mil e outros afirmam que o total seria de R$ 50 mil. Uma versão diz que o dinheiro seria de um funcionário da Câmara que iria pagar uma compra de cimento; mas o funcionário disse desconhecer o fato. Uma outra versão é de que a pessoa se dirigiu até à Câmara de Maringá para efetuar um pagamento ao advogado Miguel Grillo, diretor do Detran, e que é sócio com John Alves Correa em um porto de areia.

Caso complicado ( II )
O caso é realmente complicado. Como é que uma empresa manda fazer um pagamento no valor de R$ 40 ou R$ 50 mil em dinheiro, quando o normal seria um depósito em conta ou no mínimo pagar em cheque. Que negócio é esse de mandar pagar Miguel Grillo na Câmara Municipal de Maringá quando existem tantos lugares, como por exemplo a residência ou o escritório de Miguel Grillo? Como é que alguém sabia que a vítima estava conduzindo referida importância? E onde estavam os guardas que normalmente ficam em frente à Câmara? E como é que os assaltantes tiveram tempo de esperar o semáforo abrir? E, a grande pergunta: o dinheiro estava saindo ou estava chegando?
Coluna completa.

Continue lendo

Jorge Pedro é destaque na Bienal de Sorocaba

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O maringaense Jorge Pedro recebeu a grande medalha de ouro na categoria escultura da I Bienal Internacional de Artes de Sorocaba (SP), aberta ontem e que prossegue até o próximo dia 9. Seu trabalho recebeu o maior prêmio do evento, que agora deve lhe abrir as portas de galerias nacionais e do exterior. Ana Edmons e Francis Dosne (na foto acima, à dir., com o artista plástico) fizeram parte do júri internacional. Dosne é diretor da Pleiades Gallery e ex-curador do museu Guggenheim de Nova Iorque.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Quem te viu...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Paulo Vidigal postou algumas fotos do Parque do Ingá em seu blog.

Continue lendo

Mensalão: Borba vira réu

O ex-deputado federal José Borba (PMDB), acusado de embolsar R$ 2,1 milhões do mensalão, virou réu. A decisão é do STF, agora há pouco. Clique aqui.
Borba vota em Jandaia do Sul mas reside em Maringá, e renunciou ao mandato por causa do escândalo. O PMDB não deu-lhe vaga para disputar a reeleição.

Continue lendo

Exceções

O caso do assalto defronte a Câmara Municipal de Maringá é o assunto do momento.
Só sei de duas pessoas que não sabiam do roubo dos R$ 40 mil: um vereador e o parente de um ex-vereador.

Continue lendo

Voltou mesmo

A jornalista Cecília Fraga que estará em programa na RIC TV de Londrina é a mesma que militou em Maringá. O Toscorama trará detalhes mais à noite.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

PS - Acima, as fotos de divulgação do programa.

Continue lendo

Pessoal exigente

Acho engraçado quando alguns comentam sobre a mudança partidária do ex-prefeito João Ivo Caleffi.
Em 23 anos ele mudou apenas uma vez, agora, deixando o PT pelo PMDB.

Continue lendo

Pára-quedista permanece na UTI

O estado do pára-quedista Marcelo Puppi da Silva, que foi vítima de acidente ao se apresentar domingo em Maringá, é estável; ele continua com respiração espontânea e consciente. De acordo com decisão dos médicos, ele permanece na UTI, por precaução, diante das fraturas expostas que teve. Amanhã ele deve ser transferido para um apartamento.
Todo o procedimento, que era acompanhado pela equipe responsável pelo evento de pára-quedismo junto à Brazil Air Fair, passa agora a ser dividido com os familiares que já se encontram em Maringá desde o final da manhã de hoje, informaram os coordenadores da área do evento.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Beneficente

No próximo dia 2 o Lar Escola da Criança de Maringá estará realizando mais uma churrascada beneficente. Será das 11h30 às 13h30, com convite a R$ 12,00. Menores de 8 anos, acompanhado dos pais, são isentos de convite. Informações: (44) 3227-3030.

Continue lendo

Prefeitura manda avaliar prédio da rodoviária

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Prefeitura Municipal de Maringá contratou a Imobiliária Silvio Iwata (por R$ 24.430,00), no último dia 24, para proceder a avaliação de sete imóveis na região central da cidade. Um dos imóveis é a Estação Rodoviária Municipal Amércio Dias Ferraz, que a administração quer ver demolida. O laudo de avaliação é o primeiro passo para a despropriação de imóveis por parte do município. Entre os outros imóveis a serem avaliados está a antiga Cerealista Tamandaré, na avenida Prudente de Morais.
Além da pressa costumeira da prefeitura em coisas que envolvem imóveis, chama a atenção que cinco empresas foram convidadas a participar da licitação que acabou contratando a empresa para realizar a avaliação. Das cinco, três desistiram de participar do processo, que acabou tendo a participação apenas da Imobiliária Silvio Iwata e da MJA Tecnologia e Consultoria.
A maioria abriu mão por motivos praticamente idênticos: o prazo de 15 dias estipulado pela administração é considerado exígüo para uma correta aferição dos bens, além de o edital não trazer detalhes considerados fundamentais para a realização do trabalho de tal complexidade (previstos inclusive por norma da ABNT), como medidas e confrontações e a necessidade de avaliação dos terrenos que possuem construção. Enfim, resumindo: eles continuam com pressa.

Continue lendo

Filiação confirmada

Está marcada para o próximo dia 6, uma quinta-feira, a festa de filiação do ex-prefeito João Ivo Caleffi no PMDB.
Três locais estão sendo estudados para sediar a cerimônia, que terá a presença de lideranças do partido.

Continue lendo

Uma vez PPS...

A aparição de Edmar Arruda no encontro do PPS, no final de semana, não teria sido só gentileza de ex-filiado e ex-candidato a prefeito.
Sua presença soa estranha a partir do momento em que se sabe que boa parte dos convites para o encontro do partido foi feita pelo ex-secretário municipal Jaime Dallagnol - que é do PPS e trabalha com Edmar, que oficialmente está no PMDB.

Continue lendo

Areia

Cálculo feito por leitor: R$ 40 mil representam pelo menos 110 cargas de caminhão de areia (10 metros cúbicos cada um) . Sem considerar eventual desconto pelo valor.
A areia de rio chega ao consumidor custando entre R$ 36,00 e R$ 38,00. Quando a necessidade é inferior a 8 metros, a areia sobe de preço: R$ 45,00 o metro cúbico.

Continue lendo

Fenômeno é de Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este garoto maringaense é um dos nomes mais comentados do futebol de Ibiza, onde é considerado um verdadeiro fenômeno. A matéria é de Lucas Duarte e foi publicada na Tribuna do Paraná.
Aqui (para cadastrados).

Continue lendo

Ver Mais

A não ser que existam duas jornalistas chamadas Cecília Fraga, o programa Ver Mais, que estréia em setembro na RIC TV de Londrina, terá a participação da ex-assessora do prefeito Silvio Barros II e que integrou o projeto Vila de Rei, em Portugal.
Aqui e aqui.

Continue lendo

Conversa

O deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) recebeu na semana passada alguns integrantes do PMDB maringaense. Conversaram sobre filiações e cargos no governo do Estado.
Nishimori, a exemplo de Odílio Balbinotti (PMDB), não anda tão forte para nomear a turma. Recentemente ele indicou uma pessoa para assumir a Ciretran de Sarandi, mas o nomeado foi outro.

Continue lendo

Rádio

A Classic Pan (104.3) entrou no ar oficialmente nesta segunda-feira, em Maringá. É a primeira experiência da Jovem Pan com programação adulta. Mas não achei link pra ouví-la na internet. Pertence ao grupo RIC, de Curitiba.

Continue lendo

A hora da toga

De Rubem Azevedo Lima, hoje no Correio Braziliense:

Surpreende, no processo dos mensalões ora no STF, a presença de tanta gente de nossas elites, os burgueses, que, segundo Lula, o vaiam nas ruas desde o Pan-Americano. O presidente deve, pois, escusas aos mensaleiros, a nata da burguesia dos partidos que o apóiam e só aplaudem, não vaiam.
Motivo para vaiá-lo tem o trabalhador Francenildo, testemunha noutro escândalo, cuja honestidade foi punida, ao revelar que Palocci, ministro de Lula, comparecia às festas bordelengas dos mensaleiros, em Brasília. Esse homem, caseiro da casa freqüentada pelo ministro, respondeu, na CPI, às negativas de Palocci: “Eu não sou ninguém, mas ele mente”.
Leia mais.

Continue lendo

Assalto - para ler

Alguns internautas não conseguiram ouvir o arquivo sonoro sobre o assalto nas proximidades da Câmara Municipal de Maringá. Resumindo, é o seguinte:

O proprietário da Luma Ladrilhos foi ao Bradesco (agência Getúlio Vargas) e sacou R$ 40 mil, para pagamento antecipado de areia. Quem tem a empresa de areia é o presidente da câmara, João Alves Correia (PMDB), em sociedade com o ex-vereador e atual diretor do Detran, José Miguel Grillo (PMDB).
O dinheiro foi colocado na bolsa de sua secretária, que o acompanhava. O dinheiro foi repassado por funcionário do banco, numa sala do Bradesco, e seria levado, de acordo com a queixa, a um assessor da câmara. O nome que consta da queixa é o de Miguel Grillo, que não é assessor do Legislativo e em tese deveria estar em Curitiba naquela hora. Ao estacionar o carro perto da câmara ele foi abordado por um rapaz moreno e forte que estava na garupa de uma moto, que o fez ajoelhar e entregar a pasta com dinheiro. Quem estava na moto usava capacete. Após o assalto, o empresário foi levado para a ante-sala do presidente da câmara, pelo diretor-geral Nereu Vidal Cézar (PMDB). Policiais estiveram no local. Na delegacia de polícia, na hora da queixa, a mulher do empresário teria se mostrado nervosa.
Há, portanto, vários pontos intrigantes sobre o episódio, entre eles: por que pagar uma compra antecipada em dinheiro vivo? a câmara virou sede de empresa de areia? por que a secretária foi com o proprietário ao banco? por que ele se dirigiu à ante-sala do presidente da câmara antes do registro da queixa?

Continue lendo

Bienal

A Bienal de Sorocaba (SP) começou ontem. Não há nada no site oficial da mostra, mas a informação extra-oficial é de que o maringaense Jorge Pedro teria conquistado o primeiro lugar.

Continue lendo

Assalto - para ouvir



Reportagem levada ao ar agora há pouco pelo repórter Marrom e por Geraldo Irineu, na Cultura AM, com detalhes sobre o assalto defronte a câmara de Maringá.

Continue lendo

Terra Seca vence no Ney Braga

O radialista Nivaldo Àgda da Silva, o Terra seca, venceu as eleições para a associação de moradores do Conjunto Ney Braga, realizadas ontem. Ele teve o apoio do vereador Altamir dos Santos (PR). Votaram 588 pessoas. Sua chapa recebeu 430 votos, contra 153 dados à chapa de oposição, que teve o apoio do vereador Belino Bravin (PP) e do atual presidente, Victor Colli.

Continue lendo

De Ivatuba?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está circulando notícia de que Ana Cláudia Caron (foto), vítima de latrocínio e que teve o corpo queimado, depois de ter ser seviciada e levar um tiro na boca, seria de Ivatuba. Uma emissora de rádio divulgou que seu pai seria um médico, de nome Marco, daquela cidade. Não consegui, porém, confirmar a notícia.
No portal Terra achei uma entrevista com foto do pai, mas o nome que aparece é Paulo Roberto. Aqui. A mesma informação está num jornal de Curitiba e no site G1.

PS - O médico de Ivatuba é tio e não pai da vítima.

Continue lendo

Pára-quedista: quadro estável

Atualizado - Nota divulgada há pouco por Jonas Lourenço e Celso Maroni, coordenadores da área de pára-quedismo da Brazil Air Fair (Jonas também é servidor municipal), informa que Marcelo Puppi Silva, que se acidentou ontem, tem quadro estável de acordo com o último boletim do Hospital Santa Rita. Ele respira espontaneamente e está totalmente consciente.

Continue lendo

Acidente no evento áereo

O pára-quedista Marcelo Puppi Silva, 29 anos, teve ferimentos graves ao se apresnetar na Brazil Air Fair em Maringá. Detalhes.

Continue lendo

Ele tem coração

José Augustro Zaniratti, ex-secretário municipal e chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Planejamento, voltou a escrever, desta vez no Factorama. Conta que fez exames médicos e acrescenta: "Para a decepção de alguns, talvez moradores de Maringá, o médico localizou meu coração, é grande e forte, capaz de agüentar desprazeres que o egoísmo alheio pode proporcionar".
Leia mais.

Continue lendo

Quando a imprensa vai fazer sua parte?

O que são R$ 50 mil? Parece que, para boa aprte da imprensa maringanese, não são nada. O assunto ainda não foi devidamente abordado pelos órgãos de comunicação, inclusive os que vivem de notícias policiais. E olha que um soldado da PM declarou ao telejornal da TV Cultura (RPC/Globo), que infelizmente não está na internet, que o casal havia ido à câmara para saldar uma dívida.
Um leitor comenta: "Procure um nota nos principais jornais da cidade [não há]. Se tiver um pouco de tempo, e a dica serve aos jornais, procure os registros do BO na delegacia de furtos e roubos.
Ficou evidente que o casal tinha encontro com algum “poderoso” da Câmara. Talvez isso explique a descontinuidade da exploração dos fatos. Mas fica a pergunta: Que tipo de pagamento se faz na cmara municipal? O povo quer saber. O povo continua esperando o resultado do jornalismo da cidade".

PS - Ao contrário do divulgado aqui, O Diário publicou nota, no sábado, sobre o roubo. E, pensando bem, aho que quem que dar satisfação é mesmo a polícia, a quem cabe investigar e elucidar a coisa.

Continue lendo

Questão de 18 dias

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No site de Charges da UOL leio que um maringaense "tirou do nada" uma comparação entre o tubarão-martelo e o macaco-prego. Foi no dia 27. No dia 9 deste mês (aqui), o cartunista Lukas já havia feito uma boa piada a respeito, aproveitando a retirada dos macacos-prego do Horto Florestal.

Continue lendo

Reféns dos maus serviços

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Trecho de ensaio de Maria Newnum:

Somos especialistas do “fazer nas coxas”. Por favor, não se prenda a essa frase chula. Há coisas mais chulas nos Brasil. Há também os que ficam na espreita, para criticar a indignação dos que já não agüentam o descaso, a inação e a ingerência antiga e nova do Brasil. Mesmo que não perdeu um ente querido no acidente vôo JJ 3054 da TAM ficou, no íntimo, com uma palavra chula na ponta da língua. É o mínimo que nos resta.
Leia na íntegra.

Continue lendo

Futebol em baixa

A Adap Galo Maringá empatou ontem com o Iraty, no Willie Davids, e ocupa o sétimo lugar da Copa Paraná, com 13 pontos. Não tenho mais acompanhado o futebol local, mas ontem me chamou a atenção o comentário que Ananias Rodrigues fez, na RTV Canal 10, sobre a equipe. Ele estava muito brabo com o desempenho do time e falou do desinteresse do maringaense por futebol.
Parece inclusive que o clube funciona parecido como o sistema monárquico. As críticas poupam Marcos Falleiro, presidente do Conselho Administrativo, e vão para Adilson Batista Prado, presidente executivo.

Continue lendo

26.8.07

Votos garantidos

Um integrante da administração garantiu: a metade do diretório municipal que elegeu-se pela chapa Manda Brasa (também conhecida como Manda Barros) vai votar em João Ivo Caleffi, na convenção que vai escolher o candidato a prefeito do partido, em 2008.
João Ivo seria o candidato predileto de Silvio II, especialmente na eventualidade de segundo turno.

Continue lendo

Em Astorga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O deputado estadual dr. Batista, Osvaldo Machado e Willy Taguchi, presidente estadual do PMN , ontem em Astorga, quando o partido oficializou comissões provisórias em 10 municípios daquela região.

Continue lendo

Diário Notícias

Diário Notícias é um novo site de notícias de Maringá. Tem inclusive umas notícias por lá iguais a algumas que saíram aqui, assinadas com um singelo "AR".
O site não tem nada a ver com a reformulação que o site de O Diário pretende promover.

Continue lendo

Monge no Café Teológico

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Animador do café de setembro, O monge Eduardo Sasaki, um dos líderes religiosos preocupados com o tema da paz frente a sociedade local e mundial, será o animador do Café Teológico de setembroi. Ele faz parte do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Maringá. Será dia 3 de setembro, às 20h, no Empório Pizza Bar (avenida Cerro Azul, 1.047), com participação de Fábio Rosa (violão e voz) , cantor e compositor de Arapongas.
Para confirmar presença envie email confirmar no Fale conosco do Blog http://cafeteologico.blogspot.com/

Continue lendo

Herrar é umano

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Erro no menu do DVD, enviado por leitor.

Continue lendo

O fim do Parque do Ingá

Maringá estará livre em breve de uma cena que tem sido comum desde minha infância: carros e ônibus de outras cidades e até de outros estados estacionados nas proximidades do Parque do Ingá, durante a semana e especialmente nos finais de semana. Quantos ônibus de prefeituras de outros municípios vieram a Maringá nesses anos - de 70 para cá - para ver o Parque do Ingá, e em especial o zôo? Pois é, vão acabar com um fator de atração turística. Apostam que, com a terceirização do local, o arborismo será suficiente para continuar atraindo gente de outras cidades, e até de outros estados. Duvido.
A saída dos animais virou notícia no G1.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima