5.10.07

Questionamentos

Um fato acontecido com alunos de uma escola estadual faz circular email com questionamentos sobre o papel do Conselho Tutelar, que reteve o cartão do passe escolar de alguns deles. Confira a história aqui.
O assunto é polêmico. Coincidetemente, nesta semana recebi reclamações sobre o comportamento de estudantes da escola citada na história.

24 pitacos:

Anônimo,  09:48  

Nao li a matéria e mesmo assim vou dar minha opinião. Penso que o passe da metade ou mais deveriam e ser cortado definitivamente e por dois motivos muito simples: Para que o contribuinte tem que pagar o passe sendo que em muitos caso o aluno deixa a escola do seu bairro para ir nos colégios centrais. Embora o motivo principal não é esse e é a total falta de educação dos "futuros trabalhadores, políticos etc" - nada disso esse povo não terão competncia nem para mão de obra pesada. (falta de educação não é oferecer o lugar aos mais velho, a falta de educação são os palavrões que falam sem o menor pudor e se um dia um idoso cair no corredor do ônibus vai ser pisotiado. Comportamento exemplar deveria ser de berço, aprendido e cobrado em casa. Depois que as escolas se transformaram em centro de assistencialismos, os professores perderam toda a autoridade.
Muitos trabalhadores não deixam de usas o transporte coletivo por falta de opção. Se duvidar faça um teste e tome as 17,45h o ônibus que faz o trecho Industrial / Alvorada e depois conversamos.

Anônimo,  09:52  

Esse negócio de passe para estudante é uma safadeza, tem estudante rico andando de buzão, nos bairros crianças de todas as idad pegam onibus para estudar no centro, sendo que ha vagas na rede municipal do bairro.
Isso que fizeram, do passe sem verificar se há necessidade de sair do bairro é uma puta duma sacanagem

Unknown 09:59  

QUANTO AS PERGUNTAS NÃO SEI A RESPOSTA DENTRO DA LEI. MAS FICA CLARO QUE O CONSELHO TUTELAR NÃO ESTA REALIZANDO O SEU SERVIÇO CORRETAMENTE, POIS ESTA AÇÃO AUTORITÁRIA É UM DESRESPEITO A TODOS QUE ESTAVAM NO ÔNIBUS, SE EU ESTIVESSE NESTE ÔNIBUS EU ABRIRIA UM PROCESSO CRIMINAL CONTRA ESSE CONSELHEIRO. FICA AQUI UMA SUGESTÃO.

Diloko 10:01  

POSSO ESTAR SENDO IGINORANTE MAS ISSO CARACTERIZA-SE ABUSO DE ALTORIDADE EM MOMENTO ALGUM ELES PODERIAM RECOLHER O CARTÃOS DOS ALUNOS,ISSO TAMBEM SERIA INPEDIR O DIREITO DE IR E VIR.!!! AGORA QUEM SERA QUE VAI FISCALIZAR O CONSELHO E ESSA ATITUDE DOS CONSELHEIROS....

Anônimo,  10:42  

Está absolutamente certa a providência do Conselho Tutelar. Jovens e adolescente de hoje precisam de um tratamento de choque para aprenderem a respeitar. Os pais não conseguem dominar. Muitos não sabem o que fazer. Certo Vandré. Assim vamos evitar os futuros marginais.

Anônimo,  10:45  

realmente a bagunça nos onibus existe, e sao feitas por alunos, principalmente os do passe do estudante., rigon, entre num onibus na hora da saida dos estudantes, voce vai sentir.

Anônimo,  11:05  

quanto ao que foi colocado no texto referido,

Primeiro: É permitido ao conselheiro tutelar retirar o cartão de transporte do estudante?

se não o for ao representante do conselho tutelar, a quem será? não será possível nenhuma ação contra o infrator das regras de uso do cartão do estudante?

Segundo: O conselheiro pode ter ações nesse nível sem que o menor esteja acompanhado de seu representante legal?

não pode ser tomado nenhuma atitude contra os menores? a eles é garantido a intocabilidade? desta forma, não se pode chamar a atenção deles nem mesmo em salas de aula, pois não estão acompanhados de seus pais, a proteção conferida pelo ECA está sendo confundida com intocabilidade sob qualquer circunstância.

Terceiro: No caso nã seria indicada primeiramente uma advertência?
a advertência cabe aos pais e não ao menor, o papel do conselho é atuar a favor ou contra o menor, dependendo da situação de fato, e tomar a atitude que achar mais pertinente.

Quarto: Um trabalho educativo junto aos pais, escola e estudantes não traria maiores benefícios aos estudantes e à população?
sim, o trabalho será feito agora com a presença dos pais no conselho tutelar.

e quanto ao abuso de autoridade que estão ventilando por aí, sugiro que deêm uma olhadela no código penal antes de falarem asneiras.

Anônimo,  11:46  

Eu não gosto do sr. Vandré, mas neste caso ele teve uma atitude muito correta , pois essa mulecada barbariza dentro do ônibus. Ele está muito certo.

Anônimo,  11:52  

Alguém tem que fazer alguma coisa. Já assisti a diversas situações no onibus 335, que circula próximo ao Cesumar. Por diversas vezes o motorista parou o onibus e se negou a continuar o seu trajeto, em virtude da baderna dentro do onibus. Não é só bagunça, eles quebram as coisas, ofendem as pessoas, falam palavrões, brigam, etc. E esse comportamento é entre meninos e também meninas. A faixa etária é de 8 à 11 anos. Já vi os motoristas quase chorando, por causa do estado nervoso. Isso tudo, nós que utilizamos o onibus, também temos que agüentar. E não se pode fazer nada, pois são de menores. É por isso que a situação está como está dentro e fora das escolas. Só o conselho pode fazer alguma coisa, eu acho que gritar - não estava lá para ver - não adianta, mas, apreender os cartões está mais do que certo. Muitos pais não sabem o que seus filhos estão fazendo fora de casa, e alguns estão bem pouco interessados.

Anônimo,  12:10  

A corda sempre quebra na ponta mais fraca.

A TCCC sempre ganha. Quando a excessão vira regra é isso que se vê,

Blog fora do ar 12:11  

É uma pena que certos indivíduos tenham atitudes igais a essa demonstrando o pouco caráter e o desrespeito para como o próximo, principalmente num ato covarde e cruel como esse descrito, quando se fala em Conselho Tutelar, em primeiro lugar se pensa em "PROTEGER O MENOR" e não coagir com atitudes repriminatórias e ditatoriais levando-nos a relembrar os tempos da "Ditadura Militar" que tanto marcou e tão mal fez ao povo brasileiro.
Esse é o exemplo clássico da pessoa que com um "carguinho" espezinha e oprime os menores, no literal da palavra.
Imaginem como será esse indivíduo se ele conseguir se eleger vereador como é sua intenção?
Imaginem então quais serão so projetos que esse cidadão irá defender em nome da comunidade!
http://abiosemaringaense.blogspot.com/

Anônimo,  12:18  

O Sr. Vandré Fernando deve se achar o "Cara" mesmo...
Sempre defendendo o prefeito em todos os lugares da cidade, agora dá uma de Robin Hood às avessas, defendendo os interesses da TCCC - afinal não foram os usuários que reclamaram dos alunos, mas a empresa que vê os alunos como vândalos que podem danificar os ônibus.

Anônimo,  12:19  

Acredito que o conselho pode e deve tomar uma atitude, mas esta não deve ser arbitrária como ocorreu.

Os alunos, através das escolas, devem ser informados dos novos procedimentos adotados.

O caminho do diálogo sempre foi e será o mais viável. O da repressão sabemos muito bem onde vai dar!!!

Anônimo,  12:20  

Neste mesma linha e horário outro dia o motorista fez uma menina de cerca de 11 anos descer do ônibus e ir embora a pé...

Onde vamos chegar???

Anônimo,  12:44  

O CTM esta recebendo da TCCC. Junto com uma pessoa que faz bagunça eles tiram o cartão de mais 10 que não fazem bagunça.

Será que eles não tem capacidade para tomar medidas educativas?

Anônimo,  13:07  

Vocês não conhecem as crianças de hoje. Se os pais e a escola não conseguiu educa-los vcs querem que os fiscais façam isto. Educação se aprende em casa e na escola, se não aprenderam lá paciência. Não é função dos fiscais nem dos passageiros nem do conselho tutelar educar. Fiscal serve pra fiscalizar, se tem que tomar o passe que tomem. Parabéns Vandré.

Anônimo,  13:29  

Já usei muitas vezes o onibus da tccc, principalmente as linhas 466 e 459(sendo esta ultima, onde aconteceu o fato).
Caro que a maioria das crianças, vem nos onibus fazendo bagunça, porém nao são todas, acho o que seria melhor neste caso era o Conselho Tutelar em primeiro lugar ir até as escolas e oriendar as criancas(juntamente com seus pais) para pararem com as bagunças, depois sim levantar os bagunceiros e tirar o direito da gratuidade do passe.
Mas serem tão autoritario ao ponto de recolher o cartão de todos os estudante isso é errado...uma vez que o Conselho Tutelar nao tem poder para esse feito.
Caro que os bagunceiros devem ver punidos.
e nao fazer como o anomimo 10:42 disse, pois será que desses banguceiros irá surgir algum futuro politico?????

Anônimo,  19:43  

Também não sou fâ do Vandré, mas desta vez ele acertou.Pelo menos tomou uma atitude que chamou a atenção para o problema.As crianças andam mesmo barbarizando. Pegar a 427 ou a 415 após as 17:10 e ter que agüentar algumas crianças do Instituto e do Itiberê é pedir para sofrer. E pelo que se lê nos demais posts, a coisa é igual em quase todas as linhas. Certo, as crianças têm seus direitos. Mas nós que pagamos ( a nossa passagem e a deles)TAMBÉM TEMOS!
E criança tem que aprender que se não sabe se comportar adequadamente NÃO MERECE O PASSE LIVRE.Quando isto for colocado em prática pra valer, vamos ver como os pais nervosinhos vão dar um jeito de educar ou controlar seus pimpolhos.

Anônimo,  20:16  

Concordo que a bagunça e grande e a meninada, vamos convir, não são santos mesmo.
Agora, recolher os cartões sem uma campanha de conscientização, sem a parceria com as escolas, sem a devida comunicação, me parece uma atitude um tanto autoritária.
Trabalho no colégio que estudam os alunos foram abordados... Dos 10 que o cartão foi recolhido, 9 não foram à escola hoje, porque os pais não tinham dinheiro pra pagar a passagem (2,20 cada). Isso sim é desrespeito e falta de compromisso para com as crianças e adolescentes, que o Conselho Tutelar deveria proteger.
Como disse não sou contra a ação, mas a maneira como foi feita, arbitrariamente.

Anônimo,  00:25  

É algo espantoso, nunca visto por mim e penso que nem por outras pessoas. Isso lembrou o período dos militares...

Resta saber como responderão as autoridades da cidade, frente esse vísivel abuso de poder.

E acrescento mais uma pergunta: Se O conselho tutelar tem esse tipo de postura em público e com crianças estudantes que tem pai e mãe, como agem com "longe de olhares públicos com adolescentes infratores, meninos e meninas de rua des-assitidos de seus familiares?

O Assunto é muito sério; especialmente lembrando que os conselheiros são pagos com o dinheiro público.

São situações que exigem a reaçãos dos movimentos organizados na cidade. Vamos ver se isso ocorerrá...

Maria Newnum - Conselheira do Conselho da Mulher e integrante do MECUM

Anônimo,  12:57  

Alguma atitude tem que ser tomada. Conselho Tutelar não pode agir assim de maneira arbitrária...Será que outros conselhos podem fazer alguma coisa?

Anônimo,  14:10  

Parece que estamos nos tempos da DITADURA?

Ora, o prefeitim não só pensa que estamos, como age como tal. eLLe põe exatamente (pois os seus "súditos" fizeram DE TUDO pra colocar esse tal vandré lá) pessoas que agem como eLLe, SÓ DITADURA, exemplo disto a greve do funcionalismo que eLLe tratou com tanto desprezo e o tal ESPACIM DA TIRANIA, com "bilhetins" filtrados pelos seus "súditos" competentes (na visão deLLe, é lógico, pois fazem exatamente o que o reizim pede).

Mas falta pouco pro CONSELHO TUTELAR VERDADEIRO assumir, pois esse que aí está é uma "extensão" do que o prefeitim "fala e faz", PURA DITADURA.

Rigon, só uma pergunta: o que o CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE está fazendo a esse respeito? Gostaria que alguém que o representa nos colocasse a par disso.

Anônimo,  20:45  

Se os motoristas não aguentam mais os alunos fazendo bagunça denro dos ônibus, o que dirão os professores do que eles fazem dentro das salas de aula? Os pais perderam completamente o rumo da educação de muitos filhos e quem sofre são as pessoas fora de casa. Usuários de ônibus, professores nas escolas..... e muitos mais.

Anônimo,  08:36  

sou um motorista de transporte escolar, o conselho agiu certo sim, só assim os pais vão se dar conta doque os filhos estão aprontando dentro dos onibus, sempre lembrando que os alunos tem o direito sim do transporte escolar, mas sempre lembrado também que esses mesmos alunos tem o DEVER de se comportarem , afinal o nome já diz tudo transporte, é locomoção de um lugar para o outro , e os onibus são isso, e não um parque de diverssões, ou ainda um campo de futebol

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima