Nunca conversei pessoalmente com Silvio Iwata (pai), de quem ouço falar desde que me conheço por gente. Já conversei por telefone e uma vez ele disse uma coisa que me marcou: falou que, só por ler minha coluna no jornal, sabia como eu era, do que e de quem eu gostava e não gostava, enfim, que eu era transparente na hora de escrever e emitir opinião. Por isso, acho importante ressaltar que ontem, quando fiquei sabendo com detalhes do que falava o finado blog Os Federais, tirei o link que mantinha em minha página (sempre coloco o link em retribuição). Quando eu vi na primeira vez, achei que era um blog de humor, que misturava realidade com ficção com tempero humorado. Mas me contaram que não era bem assim, que havia fortes ataques pessoais. É uma pena, pois a forma como o autor criou o blog abreviou sua existência. Ele poderia ter feito diferente.
Agora, pelo que soube, o blog vai justificar o nome, pois houve muita gente que sentiu-se ofendida com os ataques e estão tomando as devidas providências. Este blog não apóia iniciativas que pura e simplesmente atacam a honra das pessoas. Não só por uma questão de respeito à diversidade de opiniões, mas por já ter sido vítima desse tipo de coisa. Recordo de um jornalista que, irritado com uma observação pertinente feita aqui, abriu seu blog para que um desafeto destilasse sua raiva contra mim e minha família. Não fiz nada contra, mas sei como se sentem pessoas injuriadas.
Levo muito em conta a opinião de outras pessoas. Pessoalmente, não faço nenhuma restrição a qualquer tipo de post ou comentário, liberaria tudo, sem problema, mas tenho que pensar nos outros. Recentemente recebi um honroso convite para voltar a trabalhar num órgão de comunicação de onde eu saí 20 anos atrás; pessoalmente, gostaria de ter aceitado o convite, mas eu tenho essa mania de ouvir os outros, e a maioria venceu. Creio que, com o blog, eu tenho que ter a mesma postura, tenho que respeitar a opinião de quem o visita e de quem lê.
PS - Deixa aproveitar para recomendar a leitura de um comentário de outro blog que tem incomodado alguns, o Notícias da Província.
Continue lendo