5.9.07

Sobre o comentário racista

Quem ouviu a entrevista do promotor Kalache na CBN acredita que ele quer minha pele. Mas não é bem assim. Articula-se até eventualmente uma reunião com todos os blogueiros da cidade para discutir a questão da responsabilidade cível dos comentários anônimos, embora ainda não haja legislação específica a respeito. Há, sim, muita discussão sobre tentativas de censuras a blog, como ocorre de vez em quando por aí (veja o caso recente do Altino no Acre e o que fez o senador Sarney no Maranhão).
Recebi nesses dias muitas sugestões e comentários sobre o fato, e, confesso, balancei. Não tenho ainda opinião formada sobre o que está acontecendo. Claro, estou gostando do aumento da média de visitas ao blog - que ontem bateu nos 5 mil acessos. O promotor considerou o comentário perverso e pode torná-lo emblemático na blogosfera.
Antes do forféu causado pelo comentário contra o ministro do STF, na semana passada este blog divulgou pelo menos duas atitudes que podem ser consideradas discriminatórias, ou injuriosas por preconceito, de intolerância religiosa, com nome e sobrenome (aqui e aqui) e nenhuma autoridade se interessou em investigar.

27 pitacos:

Marta Bellini 10:38  

Rigon:

Alguma coisa tem que dar ibope na mídia local. A blogoesfera é a bola da vez. Enquanto isso, outras coisas como o dinheiro roubado perto da Cãmara de Vereadores ficou para trás....

Anônimo,  10:51  

Rigon, são essas situações que deixam a gente motivado, dando nova nuance em nossa vidas. Sem problemas a vida seria um marasmo insuportável. Problemas existem agora e existirão sempre. Força aí. Conte com este blogueiro que vos fala. Mas, ó: VIVER É MUITO PERIGOSO!

Anônimo,  10:59  

Sobre a assunto penso que não é simplesmente identificando pelo nome que vai se resolver: Quem vai garantir que alguém não vai fazer comentários usando outros nomes. O Provedor pode identificar os computadores. E os comentários feitos em empresas especialistas em alugar acessos?
Mas e quando os políticos agem no anonimato, recebendo propinas em dinheiro vivo? ´
Bem lembrado. Será que todos os Promotores acessam os blogs? E sobre o caso do roubo perto da Câmara, com bem lembrou a Marta Bellini? Quais providências foram tomadas? Foram identicados os autores? Por que não se fala mais nada?
Agora, que poderíamso manter um nível melhor, isso poderíamos, evitando ofensas pessoais, linguagem chula e outras coisas. Não podemos perder um espaço tão importante para manifestação, pelo despreparo de alguns. Mesmo os que se dizem defensores do Prefeito Silvio Barros e que se identificam com Aparecido .. e Negri, ofendem as pessoas, usam expressões de baixo calão, enfim demonstram má educação.
Rigon:
O jeito é tomar mais cuidado na liberação.
No meu caso, qualquer dúvida, pode entrar em contado. Não precisa nem ter o trabalho de investigador o IP de origem. Só falar que me apresento.

Prof. Ronaldo Nezo 10:59  

Penso que a discussão sobre o que acontece nos blogs é importante - até para a valorização desse veículo de informação.

No que diz respeito ao seu caso, caro amigo, sugiro que passe - além de moderar os comentários - a exigir a identificação (nome e email).

Quanto à entrevista do Kalache, penso que ele foi formal demais. Entretanto, já no início da entrevista, o promotor isenta você de qualquer responsabilidade pelo crime de racismo cometido pelo anônimo.

Anônimo,  11:03  

Caro Rigon,
Atitudes de discriminação são inaceitáveis, independente a quem seja dirigida. Sempre que ocorrer é função e responsabilidade do Ministério Público se auto-acionar.
Havia lido as duas notícias em seu blog sobre possíveis discriminações - seja do caso SBT ou igreja Metodista do Brasil e do comentário do jornalista Carlos Nascimento, SBT.
Em ambos os casos o Ministério Público deveria ter atuado e não contra o blogueiro e sim contra os protagonistas da discriminação.
Não divulgaste o comentário contra o Ministro do Supremo e fizeste bem e, assim como nos casos anteriores, realizaste questionamentos. Está correto.
Seria interessante levantar se o MP abriu investigação sobre os casos anteriores. Penso que não se pode abrir investigação apenas sobre um único caso quando foram três que vieram à tona.
Pessoalmente sou a favor de que os anônimos continuem existindo desde que não extrapolem os limites éticos e morais do pensar, responsabilizando-se por aquilo que dizem. Informações anônimas tem sido o método utilizado pelo Estado atual para combater o tráfico, descobrir ameaças e assassinatos e um dos métodos têm sido as escutas telefônicas anônimas autorizadas pela Justiça.
Por outro lado, nós blogueiros, podemos não divulgar comentários anônimos, o que não me parece em discussão e não vejo porque negá-los, a não ser quando extrapolados.

Anônimo,  11:10  

Era só o que faltava, o Rigon, o único jornalista isento em Maringá, ser processado...

Força Rigon, e não esquenta...

Anônimo,  11:24  

Hoje confio mais em blogs do que na mídia formal, penso que existe outras coisas importantes a serem discutidas. Em vez de abrir uma ação civil, o MP deveria mergulhar na discussão sobre racismo, discriminação, preconceito, pois o fato em si é coisa menor diante da realidade social, onde encontramos ainda resquícios da velha cultura discriminatória. Como bem disse na semana passada houve uma matéria sobre a intolerância religiosa, demonstrando fortes traços de discriminação nos limites religiosos, e não foi aberta ação civil, sendo os fatos similares, com cometimento do mesmo crime...então o problema é ainda a cultura discriminatória, preconceituosa de nossa sociedade e todos devem ser tratados de forma igualitária.

leonardo serra de almeida pacheco 11:41  

O tempora! O mores!

Taí uma coisa que não consigo entender: "A patrulha politicamente correta"


Evidentemente que o comentário proferido pelo anônimo trata-se de um crime. Mas não é só: Além disto, é um comentário estúpido, boçal, pequeno e idiota.

E justamente por ser estúpido, por ser proferido por uma pessoa que certamente é tão pequena quanto a sua infeliz frase, eu defendo que a sociedade não precisa buscar meios para punir este criminoso.
A sua pequenez intelectual ja é uma punição em si.

"O rosto desconhecido é a marca da brutalidade", disse o cineasta Sam Peckinpach.

Para desconstruir o raciocínio (sic) do anônimo:

A escravidão já acabou há mais de um século. Para esta pessoa sentir saudades dela, ele deveria ser centenário, por óbvio que não o é.

É somente um tolo, que buscou ser engraçadinho, reacionário ou diferente e foi infeliz com o seu tento.

Se ele falasse que sentia saudades da época de Hitler, (embora cronologicamente possível) continuaria sendo crime, continuaria sendo estúpido e continuaria sendo infeliz em seu comentário.

Agora, pergunto a vocês:
Se ele falasse que sentia saudades da época da ditadura militar? Seria crime?

Ou se ele falasse que sentia saudades do Sarney?

Talvez não fosse crime... mas provavelmente continuaria não sendo inteligente.

Abracos
leonardo

Anônimo,  11:46  

Na verdade, o racismo é uma praga, um caldo de cultura que permanece incrustrado no inconsciente coletivo da nação brasilis. Neste caso específico, meu caro Rigon, você foi vítima de um desses idiotas, que certamente adora Hitler e se julga ter sangue ariano nas veias. Imagino que o Dr. Kalache tenha essa concepção também. Mas que é preciso apurar, isto é. Não podemos conviver passivamente com o preconceito, nenhum tipo de preconceito.
Messias Mendes

Anônimo,  11:49  

Pouca coisa tem sobrado para o brasileiro desopilar o fígado nesse lodaçal de corrupção e roubalheiras só agora percebido. Inclusive da falta de punição. Quem popularizou essa divulgação? Quem é que está forçando esses meios a se adequarem à realidade? Quais interesses estão sendo feridos? Qualquer tipo de censura deve ser rechaçada. Há bobagens, mas são poucas. Há assassinato do vernáculo, mas muitas revelações são feitas. Muitas trapaças são abortadas, muitas desculpas não podem mais ser utilizadas. O rei está ficando nú.
Sou contra o anonimato mas considero que muitos procuram notoriedade ou destruiur potencialidades, e, nesses casos que se aplique o princípio da impessoalidade já que é o público que está em primeiro plano.
O monopólio da informação fugiu do controle da grande mídia e das escolas míopes. Fazer graça é um dos recursos disponíveis para suportar essa impotência coletiva.

Anônimo,  11:55  

Constato algo importante: - dos seis comentário feitos até aqui, apenas 1 foi anônimo.
O ideal seria que todos os postantes tivesse coragem de não se esconder no anonimato.
Quanto ao assunto, conhecendo doutor Kalache, como conheço, sei que ele não tem nada contra o Rigon, mas sim, quer descobrir o autor do "anônimo" sobre o comentário racista e este só não será descoberto se tiver feito o comentário de uma "Lan House", onde dificilmente há registro de freqeuntadores.

Anônimo,  12:11  

ISTO EH MUITO PERIGOSO

Porque se nao vejamos o meu caso e dos outros "pseudo-intelectuais" arrivistas que compramos. Defendemos aqui uma organizacao crimin.. digo quadri.. digo coligacao de governo. Que tem cometido inumeros crimes. Quando demunciados pela imprensa, nos dizemos que eh mentira da imprensa.
E aqui quando defendemos nao estamos cometendo outro crime? Por exemplo quem elogia o OME e diz que
ele ta certo nao estaria, no minimo, se proximo sendo conivente, e se distante nao estaria fazendo apologia ao crime?
E se o cara tiver mais de dois neuronios eh falr o que todo mundo sabe que a nossa organiz.. crimin..digo quadr.. digo coligacao eh repleta de criminosos, deveria ser cerceado porque como diz um dos nossos lideres, Ze Dirceu, voces nao tem prova. Ora provas quem tem que ter sao as autoridades pagas para isto e nao o cidadao comum com mais de dois neuronios, as evidencias falma por si, ou nao?

Servo™ $ Cervo™

Narrador das Teorias 12:37  

Maringá seria a "gota d'água" para criação de Lei.

Anônimo,  12:55  

De: APARECIDO BAPTISTA
Para: CESAR MARTINELI

Prezado Cesar Martineli, li o seu comentário de 10:59 e corroboro em parte com a sua opinião. Em parte, porque tenho ressalvas a fazer, quais sejam:

1) O meu nome correto é "APARECIDO BAPTISTA".

2) Com certeza, você está sendo "parcial" para com os desonestos anônimos, ou se esqueceu de citar as baixarias feitas pelos "salafrários", usando e abusando da impunidade que lhes faculta o seu covarde anonimato.

3) Já que o dono do blog tornou do conhecimento público, "ipsis litteris", os comentários eivados de termos chulos e graves desacatos contra a minha honra pessoal e profissional, nada mais justo que também publicar qual é a minha opinião quanto a esses "malfeitores".

Para finalizar, em face de você se identificar com nome de gente e demonstrar-se uma pessoa clarividente e de bom-senso, gostaria de responder-lhe com os termos devidos, que costumo expender a cada cidadão de acordo com a sua postura e dignidade:

"DE GUSTUBIS ET COLLORIBUS NON EST DISPUTANDUM!"

Anônimo,  13:14  

Sempre quando questionado sobre a importancia dos blogs, respondi que o maior perigo são os anônimos. Proibir os anônimos gera menos comentários, com certeza. Mas de qualquer maneira, eleva o nível do blog.
Ouvi a entrevista na CBN e realmente o promotor isentou o dono do blog.

Bulgarelli

Anônimo,  13:35  

ta bom... Rigon, confessa.. vc ta com o tobinha na mao...

Editor 13:42  

Ao anônimo das 13h35: por quê?

Anônimo,  14:09  

esse nosso país,
e essas nossas leis,
me parecem uma grande piada...

..."E por que reparas TU no argueiro( =CISCO ) que está no olho do teu irmão
e
não VÊS a trave (=grande tronco ou madeiro grosso)
que está no TEU olho" .....

Mateus-7:3
Lucas-6:41

Anônimo,  14:38  

ao "anônimo das 14:09" - se arrependimento mata-se já tinha ida pra escantei-o.

faço minhas as palavras dele - que pela maneira de escrever,todos sabem quem é.

Ele não se emenda,agride pessoas, amigos de longa data,gente de nossa família e as vezés pensa que é Deus e gosta de referir-se ao demo.

De minha parte, cansei e como dizem: "tirei o time de campo"

Espero que ele volte a ser mortal, pois afinal é um bom sujeito

Anônimo,  19:02  

a xenofobia também esta na lista dos crimes, uma vez que a Constituição do nosso Pais, BRASIL, diz que discriminação é crime. Por favor modere os comentários nesse campo, também...

Anônimo,  20:46  

Rigon,
Você tem meu apoio (se é que ele serve para algo). Venho aprendendo a respeitar seu trabalho, que alia seriedade jornalística, pluralidade e humor. Mas nem de longe dá asas para discriminação. Aliás, você publicou um comentário de algum internauta dizendo que esta história é patrulhamento de politicamente corretos. É verdadeira que ser politicamente correto é de uma chatice pouco tupiniquim. Mas este não é o caso. Racismo é atacar alguém não pelo que ele fez, mas pela sua existência. É selvagem e desumano. É uma agressão à própria noção de humanidade. Então, não se trata de excessos, mas de defesa do direito de existir como humano. Como dizia São Paulo (copiado por Marx): temos que aprender construir a unidade na diversidade.
Rudá Ricci

Anônimo,  21:37  

ERRATA: Em meu comentário (12:55) endereçado ao Sr. Cesar Martinelli, cometi erros de concordância verbal e de digitação, quais sejam, onde se lê: "Corroboro em parte 'com' a sua opinião", leia-se: "Corroboro em parte a sua opinião"; assim como, grafei invertidas duas vogais: onde se lê: "Gustubis", leia-se: "Gustibus".

"Data venia", permito-me traduzir a frase "DE GUSTIBUS E COLLORIBUS NON EST DISPUTANDUM" para a língua pátria: "ACERCA DE CORES E GOSTOS NÃO SE DISCUTE!"

Aproveitando o ensejo, sem o fito de polemizar acerca da opinião do Sr. Cesar Martinelli quanto às providências envidadas pelo Ministério Público no caso em epígrafe, quero aqui deixar patente que no meu entendimento a atuação do Ministério Público é meritória de encômios, aplausos e efusivos cumprimentos, com votos de pleno êxito. "DURA LEX SED LEX"

assinado: APARECIDO BAPTISTA

Anônimo,  13:46  

Xenofobia,
e por falar nela

como está o seu visto de permanência aqui no Brasil,
sr. Jorge Villalobos ???

está tudo certo, dentro da lei ??

ou és naturalizado ???

Editor 15:03  

Essa eu respondo: o Jorge é brasileiro já há algum tempo, publiquei a foto inclusive dele mostrando a identidade.

Anônimo,  09:52  

Rigon.
A um fato preocupante na legislação, pois o ANÔNIMO, é sempre aquele que quer se esconder, e se furtar a responder por fazer excessos, é obvio que muitos usam deste expediênte par fazer alguma denuncia, mas sempre com a intenção de se furtar a algum tipo de responsabilidade, creio que vc somente postou aquilo que recebeu, e mostrou ao Pais que ainda hoje existem pessoas com a mentalidade retrograda e mesquinha a ponto de achar que a censura e o racismo são coisas bonitas, o promotor esta fazendo o papel dele e tenta punir aqueles que muitas vezes exageram e tentam transformar as vezes boas atitudes em algo ruim.
Mas creio que no mundo cibernético, deva haver uma maneira, de vc receber e postar comentários ANÔNIMOS, mas que armazenem pelo menos a identificação da maquina usada para tal.
Assim quando vc interpelado judicialmente pelas autoridades. pode se defender sem que sua imagem jornalistica seja abalada.
Afinal não podemos neste mundo de liberdade de expressão retroagir uma sensura ditatorial, mas não devemos nunca aceitar que a critica passe dos limiteis aceitávei para a sociedade em que vivemos.
Obrigado
Rogério Mello

Bertin 10:39  

Não sei o que aconteceu no comentário que enviei ontem. Deve ser por inabilidade minha. Por isso reenvio-o:
"Caro Rigon, vou lamentar muito se você censurar muito profundamente os anônimos, pois costumo me comunicar também dessa forma. A veiculação sobre o honrado Ministro negro foi muito importante, pois mostrou que no Brasil o racismo persiste, apesar do rigor das nossas Leis e da repulsa da maioria do povo brasileiro. A imprensa não pode perder a oportunidade de denunciar ou de expor esses criminosos que proliferam principalmente nas camadas mais “?????...” do nosso povo. Essas manifestações "anônimas" (entre aspas mesmo) sabemos nós que são facilmente identificadas através dos IPs dos micros dos seus donos. Assim como todos os crimes, o preconceito e o racismo podem ser debitados facilmente a quem os praticou, bastando que a Promotoria Pública continue atenta para o problema. Observo que, nesse tipo de crime, não é só o Promotor que pode denunciar, mas também qualquer cidadão".

Anônimo,  11:57  

De: APARECIDO BAPTISTA
Para: ROGÉRIO MELLO

Parabéns pelo seu comentário de 09:52, que revela a sua clarividência e bom senso quanto à realidade, mormente acerca do anonimato.

Aproveitando a deixa, quero aqui deixar patente que não tenho nada contra o anonimato, ou seja, com o fato de a pessoa não querer se aparecer ou identificar-se quando emite alguma opinião, desde que aja com decência! A minha indignação é contra aqueles pusilânimes que se aproveitam da impunidade que lhes faculta a condição de anônimo para tentar manchar o nome de outrem, sem ter de provar cabalmente e responder, legalmente, por suas dolosas afirmações, e isso é covardia pura!

Por conseguinte, em virtude de não ter como responder aos comentários difamatórios, pessoalmente, ao vivo e a cores, eis que, conforme escrevi em outro comentário, os salafrários se encontram em LINS (Lugar Incerto e Não Sabido) como é do seu feitio, e como os comentários dos safados foram tornados do conhecimento público nesse blog, "ipsis litteris", nada mais justo que as minhas respostas também sejam publicadas.

Ocorre que alguns canalhas, da mesma estirpe que os covardes comentaristas, vêm, também se aproveitando do seu covarde anonimato, querendo polemizar quanto aos meus escritos, dizendo-se envergonhados com as minhas respostas, mas não têm o mínimo de dignidade para, assim que lêem os comentários dos pilantras, também manifestarem o seu repúdio e essa sua "vergonha", na verdade não passa de "sem-vergonhice"!

Boa sorte para você, Rogério Mello!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima