2.9.07

Medidas para o Parque do Ingá

De Leutério Langowski, de Cianorte, da respeitada Apromac:

O Parque do Ingá sofre de um mal: seu uso é maior do que a sua capacidade de suporte. Algumas medidas urgentes deveriam ser tomadas, antes de qualquer concessão:
1. Eliminação completa do zoológico e demais instalações do seu interior;
2. Esvaziamento do lago para estabilização;
3. Impedir o acesso às pessoas no seu interior, permitindo-se apenas no seu entorno;
Isto feito, por um período de 4 anos, seria entregue para uma equipe de pesquisadores para elaboração de diagnóstico e plano de manejo, após isto, as medidas adequadas poderiam ser tomadas.

9 pitacos:

Anônimo,  23:00  

Impedir acesso de pessoas ao interior... não entendi... por 4 anos?
Essa proposta é fora de questão...
Ridícula...

Anônimo,  23:01  

Rigon, não está sendo possível acessar a página da APROMAC. O que houve?

Anônimo,  09:04  

Tá ai boas propostas, mas não vai de encontro com o que o prefeito pensa pois ele começou com a maldita passarela de ferro lá da operária só pra comprir uma promessa de campanha, também ele que implantar arvorismo, e entregar para iniciativa privada, mas pago pra ver.

Anônimo,  09:08  

Essa atitude fere o direito constitucional ao meio ambiente.

Anônimo,  09:22  

enquanto isso, lá em cianorte eles vão providenciar um "parque" para atrair os turistas que deixarão de vir para Maringá.
Poderia sugerir tambem ao SBII que terceirizasse o fechamento do portão, passando à iniciativa privada, como eles gostam, a cobrança de taxa pela não visitação do parque......

Anônimo,  09:53  

Pergunta q não quer se calar na minha cabeça:

Não haverá visita da familia real Japonesa na comemoração dos 100 anos da imigração?

Não foi criado no Parque do Inga um espaço japones inalgurado em homenagem a visita do principe (q hj é Imperador)?

E se a familia real quiser visitar esse novo espaço q era muito bonito por sinal?

Anônimo,  09:57  

Leutério. Não o conheço e ....
O Parque do Ingá não fica em Cianorte. Quer conhecer venha, mas não de palpites onde não deve. Seu silêncio será ótima solução, em Maringá tem pessoas para opinar.

Anônimo,  14:48  

Esse tal de del nero é um boçal, até parece ser o dono da cidade, eu como legítimo maringaense aceito opinião de cianortense sim, quem é esse cara prá dizer quem pode ou não pode.

Anônimo,  07:21  

Olá, caros maringaenses.
Lendo os comentários à minha opinião publicada neste blog ...
Bem, não é porque sou cianortense (de coração) pois de nascimento sou maringaense (de paissandu) que não seja permitido gostar e pensar as coisas de Maringá. Não tenho feito muito isso ultimamente, mesmo porque em Maringá já existe muita gente fazendo isso com a maior competência. Aliás, até chamamos gente de Maringá para pensar alguma coisa aqui em Cianorte, a exemplo da equipe do Professor Nanni da UEM que estão desenvolvendo os estudos para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Cinturão Verde de Cianorte.
Quando idealizamos o Parque Cinturão Verde, aqui, tínhamos enormes dificuldades e sempre nossa referência era Maringá, onde tudo acontecia com maiores facilidades. Parece que a situação se inverteu. Hoje, em Cianorte, há mais de 7 anos, temos um Conselho Municipal do Meio Ambiente, que se reúne mensalmente para tomar decisões. Tem orçamento próprio e cuida com o maior carinho das coisas do meio ambiente. O prefeito de Cianorte respeita as decisões. As vezes ele quer gastar o dinheiro do Fundo Municipal do Meio Ambiente, mas o Conselho não aprova e ele aceita numa boa. Temos um exemplo no Parque, aliás, dois exemplos, onde abrimos duas trilhas para visitação pública, e dado o excessivo público, estamos fechando as mesmas por um período não determinado, talvez mais que 4 anos, para que a floresta se recupere. O Parque do Ingá está cansado. ele foi muito agredido. Ele precisa de uma recuperação. Precisa que tudo estranho que nele há, seja retirado. Quantas obras de concreto desnecessárias. Quanto assoreamento no lago. Quanta vegetação pisoteada. Enfim, além de um trabalho dirigido de recuperação, há que se dar um descanso para a natureza. É a minha opinião. Os maringaenses tem todo o direito de discordar. Eu, como ambientalista, posso opinar sobre qualquer lugar do planeta, e muito mais, em coisas de Maringá, onde nasci.
Abraços a todos.

Aproveitem e visitem nossa página de serviços.

Eleutério Langowski
www.apromac.org.br

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima