4.8.07

Tais Brincando?!

A professora pergunta:
- Quem é capaz de me explicar o que é uma coincidência?
Diz o Joãozinho:
- Eu sei! Os meus pais casaram-se no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo minuto...]
Coluna completa.

Continue lendo

Chuvas e trovoadas

A artilharia oficial estará voltada, a partir dos próximos dias, no que ela considera o provável principal adversário do prefeito Silvio Barros II.
Vem chumbo para o lado do secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri.

Continue lendo

Zanoni demissionário?

Circularam esta semana boatos de que Zanoni Luiz Favero, secretário da Controladoria Interna da Prefeitura Municipal de Maringá, teria apresentado carta de demissão. Ele foi indicado para o cargo pela Sociedade Eticamente Responsável, ONG que na campanha eleitoral teve o nome e a logomarca usados por Silvio II.
Favero é avesso a falar com a imprensa. Por enquanto, segundo terceiros, tudo não passa de boato e a carta não chegou à assessoria do prefeito.

Continue lendo

Visita

A presença do delegado-chefe da 9a. SDP, Antonio Brandão Neto, no escritório político dos deputados Ricardo e Cida Barros (ambos do PP) na manhã deste sábado deu o que pensar. É que, apesar da intimidade com o presidente Lula, o deputado ainda é oposição ao governador Roberto Requião (PMDB). O escritório fica na avenida Prudente de Morais.
A última vez que deu polícia no escritório do parlamentar foi com o prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz, que apareceu por lá dirigindo uma viatura da Polícia Civil, inclusiver estacionando-a sobre a calçada. Acabou no Ministério Público.

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa deste domingo aparecem Paulo Peixoto, hoje integrando a administração municipal, Miguel Grillo, que é diretor do Detran do Paraná, e Umberto Crispim de Araujo, que voltou a presidir o PMDB de Maringá.

Continue lendo

Ex-vereador mudou de cidade

De Verdelírio Barbosa:

Prefeitura
O advogado Hiran Negrão, que inclusive exerceu o cargo de vereador em Maringá, agora reside na cidade de Alto Taquarí, no Mato Grosso. Tudo indica que ele será candidato a prefeito daquela cidade.
Coluna completa.

Continue lendo

Quando o calor chegar

Da coluna Francês Press:

Olha a dengue aí!
Se a Prefeitura não jogar muito duro, teremos nova epidemia de dengue - e mortes - tão logo o calor volte a Maringá. O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, ficou irritado e preocupado quando recebeu os resultados do levantamento de mandou fazer na cidade e ele mostra que os focos do mosquito Aedes que foram atacados e eliminados, voltaram a existir.
Coluna completa.

Continue lendo

STF dá liminar afastando secretário

O STF determinou o afastamento do secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. Aqui.

Continue lendo

Os negócios secretos de Renan Calheiros

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Trecho de reportagem de Alexandre Oltramari na Veja desta semana:

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, é um homem milionário. Dono de fazendas, casa na praia, apartamento, carros de luxo e os valorizados bois de Murici, seu patrimônio oficial é estimado em cerca de 10 milhões de reais. Descobriu-se agora que a fortuna do senador é ainda maior. Além de pecuarista, Renan é um empresário emergente do ramo das comunicações. Ele é dono de duas emissoras de rádio em Alagoas que valem cerca de 2,5 milhões de reais e, até dois anos atrás, foi sócio de um jornal diário cujo valor é de 3 milhões. Pouca gente em Alagoas conhece essas atividades do senador. E por uma razão elementar: os negócios de Renan são clandestinos, irregulares, forjados de modo a manter o anonimato dos envolvidos. Para que isso fosse possível, a compra das emissoras de rádio e do jornal foi colocada em nome de laranjas, formalizada por meio de contratos de gaveta e paga com dinheiro vivo – às vezes em dólares, às vezes em reais. Tudo feito à margem da lei, com recursos de origem desconhecida, a participação de funcionários do Senado e, principalmente, visando a garantir que a identidade do verdadeiro dono, o senador Renan Calheiros, ficasse encoberta.
Veja teve acesso a documentos que mostram como o senador criou uma empresa de comunicação, incorporou emissoras de rádio e escondeu tudo isso da Receita Federal, da Justiça Eleitoral e do Congresso Nacional. No fim de 1998, Renan Calheiros planejava se candidatar ao governo de Alagoas nas próximas eleições, mas encontrava resistências, principalmente de um ex-aliado, o ex-presidente Fernando Collor, que lhe fazia uma oposição implacável em suas emissoras de rádio, TV e por meio do maior jornal do estado, a Gazeta de Alagoas. Renan Calheiros soube que outro empresário do ramo, Nazário Pimentel, estava querendo se desfazer de um jornal e de uma rádio e vislumbrou a possibilidade de montar seu próprio império de comunicação, comprando o grupo O Jornal, que detinha a concessão de uma rádio, a atual Rádio Correio, e o segundo jornal mais lido do estado, O Jornal. O grupo estava avaliado em 2,6 milhões de reais. Como o valor era alto demais, Renan Calheiros decidiu procurar um sócio para a empreitada. O escolhido foi o usineiro João Lyra, sogro de Pedro Collor, cujas denúncias acabaram resultando no impeachment do irmão Fernando Collor. Lyra gostou da idéia. Calheiros e Lyra fizeram um acordo pelo qual cada um entraria com a metade. Renan, portanto, ficou de pagar 1,3 milhão de reais – mais do que o patrimônio total que ele declarava possuir à época. Como Calheiros não tinha todo o dinheiro disponível no momento, ficou combinado que o usineiro lhe emprestaria 700.000 reais, quantia que o senador, depois, saldaria em parcelas mensais.
Leia mais (para assinantes).

Continue lendo

Acidente

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atropelamento agora à tarde, no cruzamento das avenidas São Paulo e Colombo, envolveu um carro-forte.

(Foto Mosca Branca)

Continue lendo

Humor político



Boa montagem, tirando um barato no presidente Bush.

Continue lendo

Edição especial

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O jornal Maringá Espírita deste mês, órgão informativo da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá (Adema), circula com edição especial neste final de semana. Nele, há várias matérias e fotografias de Cleuzanir Ivantes, o Zaíca, falecido há poucos dias.

Continue lendo

Futuro

De um oposicionista, repetindo o que um leitor escreveu por aqui ontem:

- Do jeito que a coisa está indo, ano que vem as reuniões de secretariado terão que ser feitas dentro do camburão...

Continue lendo

A vaca tossindo



A propósito de 2008.

Continue lendo

A Universal avança

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Da coluna Radar da Veja:

De relance, é difícil reconhecê-lo. Mas o sujeito da foto, de poncho e chapéu, é Edir Macedo, abrindo mais uma de suas franquias – desta vez em Guaiaquil, no Equador, ao preço de 10 milhões de dólares. O chefe da Universal celebrou um culto para 6 000 fiéis no dia 29. Foi a última etapa das viagens que Macedo realizou para preparar sua biografia, a ser lançada em outubro. Antes, esteve na Argentina, onde as TVs locais já transmitem, em horários comprados, 66 horas semanais de programação da Universal.

(Foto Lumi Zunica)

Continue lendo

O que está acontecendo

Tem blog novo em Maringá, o Notícias da Província., feito por um blogueiro que se identifica como "O Inconformado". O segundo post leva como título: "Rigon - O que está acontecendo":

O Rigon está passando por algum problema. Ele tem uma relação de amor e ódio com os Barros. Agora já está sendo elogiado por nosso alcaide e colocando muitos posts do primeiro-irmão. Como será resolvida essa relação. Já está sendo até colaborador da administração, dando sugestões para os processos de licitação. E pior, sendo aceitas. E muito pior, sendo elogiado pelo nobre ocupante da cadeira, ou melhor, trono municipal. Daqui, para ser convidado para assumir um cargo de confiança, é um pulo. Afinal, já foi convidado para retornar ao O Diário. Nada acontece nesta cidade sem passar pelo Rupert Murdoch da província.
[Hoje ou amanhã comentarei a respeito, mas adianto que me supervalorizam em relação a certas coisas na cidade]

Continue lendo

Kakau no mundo da moda

Ruy Barrozo informa que o ex-jogador de futebol Kakau Beraldo, que reside em Maringá, acaba de lançar uma grife de moda masculina e feminina – a Farpaddus, que tem a coleção primavera/verão 2007/2008 na internet – www.farpaddus.com.br
Kakau, ou Cacau, que até tempos atrás jogou no Galo Maringá, é filho do ex-vereador João Beraldo, de Paiçandu, e irmão de Anderson, ex-Corinthians e atualmente em Portugal.

Continue lendo

3.8.07

Classificados

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Via Jacaré Banguela.

Continue lendo

Leilão de lenha mista

De Verdelírio Barbosa:

Leilão
A empresa Leilões Judiciais Serrano, do Fernando Serrano, realizará leilão de lenha mista, resultante da poda ou retirada de árvores da arborização pública de Maringá. Será hoje, a partir de 9 horas, na sede da Leilões Judiciais Serrano, na avenida Colombo, 11.101 no Parque Bandeirantes, em Maringá. Informações pelo fone (44) 2101-9272.
Coluna completa.

Continue lendo

Falta o cronograma

Da coluna Francês Press:

Avançamos
Segundo o vereador Humberto Henrique (PT), ainda não está decidido que o Partido dos Trabalhadores escolherá seus candidatos a prefeito até o final deste ano: "Falta a decisão final, em Brasília, que deverá manter esse cronograma".
Coluna completa.

Continue lendo

Condenação da verba de gabinete é mantida

O Tribunal de Justiça do Paraná julgou no último dia 31 apelação de 21 vereadores maringaenses da legislatura passada contra decisão em primeira instância da 5ª Vara Cível, de 2002, por causa da chamada verba de gabinete. A ação inicial foi movida pela Associação de Estudos e de Defesa do Contribuinte (Aedec). O relator foi o desembargador Luiz Mateus de Lima e o revisor, o desembargador José Marcos de Moura. O recurso foi parcialmente aceito, mas a condenação foi mantida. Ainda não tenho maiores detalhes.
Respondem a ação, e foram condenados em 2002 (aqui), os vereadores e ex-vereadores João Alves Correa, Walter Luiz Guerlles, Antônio Carlos Marcolino, Dorival Ferreira Dias, Paulo Mantovani, Divanir Moreno Tozati, Aparecido Domingos Regini, Altamir Antônio dos Santos, Belino Bravin Filho, Edith Dias de Carvalho, Edmar de Souza Arruda, Edson Roberto Brescansin, Geremias Vicente da Silva, João Batista Beltrame, José Maria dos Santos, Marly Martin Silva, Manoel Alvares Sobrinho, Márcia do Rocio Bittencourt Socreppa, Mário Massao Hossokawa, Silvana Maria Ribeiro Borges e Valter Viana. Nem todos os condenados gastaram a verba.
Em fevereiro de 2006 o Tribunal de Contas aprovou relatório de auditoria na chamada verba de gabinete e determinou a devolução de quase R$ 400 mil recebidos indevidamente (aqui).

Continue lendo

Site agora traz resultado das licitações

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A partir de hoje o site da prefeitura de Maringá traz a ata das licitações, com o resultado das aquisições feitas pelo município. O site da câmara já adota este sistema, que sugeri ao secretário de Administração, Gilton Bonneau, semana passada, no programa Contraedição. Bonneau passou ao prefeito Silvio Barros II, que considerou-a importante no processo de transparência das licitações e hoje à tarde o novo sistema foi disponibilizado. “Após o processo licitatório, lavra-se a ata e antes de passar pela homologação do prefeito vamos publicar a ata no site, para que a população acompanhe os processos e caso tenha alguma consideração a fazer, que seja procedente, vamos reconsiderar e não homologar o processo. Todos podem enviar as considerações no endereço licitamga@maringa.pr.gov.br e nos auxiliar”.
O prefeito citou o nome deste blogueiro na solenidade e, depois, reafirmou por telefone sua idéia de transparência, além de agradecer a colaboração deste que ele considera seu crítico mais ácido. Fui convidado mas não pude estar presente à cerimônia. A receptividade do prefeito é elogiável e creio que no final a sociedade sai ganhando.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Passamento

Faleceu na tarde de hoje em Maringá o sr. Antonio Balestra, aos 91 anos de idade. Ele é pai dos advogados Roberto e Ricardo Balestra.
O velório acontece na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na rua Procópio Ferreira 580, próximo à caixa d´água do Jardim América.

Continue lendo

Começa a escolha da CountryStar

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Márcia Mara está na capa no site da Band. Ela foi uma das 300 selecionadas do CountryStar, concurso que vai eleger a melhor cantora country do país. O reality acontece dentro do Terra Nativa, programa apresentado por Guilherme Santiago.
No programa de estréia, o CountryStar mostra a "peneira" realizada com as cerca de 300 candidatas pré-selecionadas entre as mais de 4 mil inscritas. As moças que vieram de todo o Brasil encaram pela primeira vez os jurados.

Continue lendo

Governo federal aprova Restaurante Popular

Os vereadores Norma Deffune (PP) e Chico Caiana (PTB) anunciaram hoje que o governo federal aprovou a implantação do Restaurante Popular em Maringá, que se torna a única cidade do Paraná a ter este convênio. De acordo com a vereadora Norma Deffune, o projeto foi aprovado em tempo recorde pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Ela espera a implantação até dezembro. As refeições custarão entre R$ 1,00 e R$ 1,50 e serão servidos no almoço, de segunda a sábado.
É óbvio que tem dedo grosso na autorização em tempo recorde, mas a conquista parece não ter a ver com o trabalho dos vereadores. O projeto elaborado por eles fazia o município assumir os custos. Alguém, muito provavelmente do PP, mexeu os pauzinhos para que o governo federal assumisse o RP.

Continue lendo

Escola da Cidadania

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A segunda turma do Curso de Formação para Monitores da Escola da Cidadania, se reuniu, nesta sexta-feira, para participar da última aula do treinamento. De acordo com o doutor em Ciências Sociais e diretor do Instituto Cultiva, Rudá Ricci, o objetivo da Escola é “criar cursos permanentes para lideranças sociais, aumentando a capacidade para a elaboração e acompanhamento de políticas públicas”, afirma o sociólogo. Amanhã, o treinamento terá continuidade durante todo o dia na Secretaria da Assistência Social e Cidadania.

(Via PMM)

Continue lendo

Realizar, o modismo da hora

Da Agência Amazônia:

Temos que reconhecer os esforços em se promover a assepsia do texto no melhor estilo de enxugamento recomendado por Carlos Maranhão ao conceber o pioneiro manual da Editora Abril. O editor-chefe Wilson Marini comprou dois exemplares do Manual de Redação e o Manual de Hífens do mato-grossense Eduardo Martins e colocou-os para usufruto geral na redação de O Diário do Norte do Paraná, em Maringá. Quantos não fizeram o mesmo?
Aqui.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Educandário na zona de ruído

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Recentemente, no programa Contraedição, disse ao prefeito Silvio II que deveria puxar a orelha de alguns assessores, pois a prefeitura teria aprovado a construção do educandário para menores infratores (obra do governo do Estado) na chamada zona de ruído, nas proximidades do aeroporto. Como haverá adolescentes residindo no local, expostos ao barulho dos aviões, a obra não poderia ter sido liberada naquela área. Ele disse que não, que certamente isso não teria acontecido e que minha fonte era "furada".
O blog publica o mapa do local e a foto do Google mostrando que a área do lote 203 fica na zona de ruído. Só não dá pra conferir detalhes porque o projeto ainda não se encontra cadastrado na prefeitura. As informações verbais, porém, são de que a obra está na parte central do lote, o que seria irregular.

Continue lendo

Edith diz que vai recorrer

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Edith Dias (PP), disse agora há pouco que está tranqüila apesar de o Tribunal de Justiça ter confirmado a sentença condenatória de primeira instância, no caso de sua ex-assessor Rosimeri.
Ela afirmou que vai recorrer da decisão e que espera revertê-la.

Continue lendo

Nem que a vaca tussa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Coordenador da Região Metropolitana de Maringá, o ex-prefeito João Ivo leu a nota sobre a reportagem da Folha de S. Paulo revelando que Lula recomendou que os partidos da base aliada estejam juntos na eleições municipal de 2008, o que permite realmente especulações sobre uma dobradinha dos Barros com o PT em Mgá.
Ele disse: "De minha parte, uma dobradinha dessa não se viabilizaria nunca, nem nessa e nem em outra encarnação. A especulação é livre, e eu também sou livre, para dizer em alto e bom som: nem que a vaca tussa!".

Continue lendo

Fora da colônia penal agrícola

A ex-servidora pública municipal Rosimeire Castelhano Barbosa, condenada a 9 anos de prisão por envolvimento no esquema que desviou R$ 2,6 milhões da prefeitura de Maringá entre dezembro de 1998 e março de 1999, está livre e em Maringá.
Em março último, junto com Jorge Sossai, condenado a 6 anos e 9 meses, ela começou a cumprir pena na colônia penal agrícola, depois de terem sido presos e liberados no início do ano por falta de vagas para cumprimento de regime semi-aberto.

PS - A colônia libera o apenado para visitar a família a cada 40 dias, através de portaria.

Continue lendo

Defesa

Os dois rapazes presos acusados do latrocínio que vitimou Tiago Franchini da Costa contrataram como advogado José Carlos Ragiotto, de Marialva.

Continue lendo

Sob investigação

A prisão do ex-presidente do PMDB de Sarandi, ex-vereador Paulo Caetano, dono de auto-escolas na região, fez com que fiscais do Detran do Paraná baixassem por aqui.
Estão acompanhando a denúncia de venda de carteiras de habilitação e, também, tentando confirmar o boato de que ele teria sociedade de gaveta com nomes conhecidos da política maringaense.

Continue lendo

Lula quer PT e PP juntos na eleição municipal

Está na Folha de S. Paulo de hoje, matéria de Fábio Zanini, Pedro Dias Leite e Letícia Sander sob o título "Lula recomenda à base união na eleição municipal de 2008". O presidente pediu que todos da base aliada estejam juntos em em 2008 por considerar que isto é um estágio para as eleições de 2010. "A eleição está chegando e eu peço que vocês tentem estar juntos. Eu sei dos projetos individuais de cada um. O PT fez isso a vida inteira. Mas vamos nos esforçar para candidaturas únicas, pelo menos nas capitais", disse ele. Leia a reportagem aqui.
Lula falou isso para, entre outros, o deputado federal Ricardo Barros (PP), que integra seu Conselho Político e é um de seus cinco vice-líderes. Traduzindo em miúdos: são cada vez maiores as chances de Silvio Barros II ter como vice um petista, seja ele Enio Verri ou João Ivo Caleffi. A cada dia as evidências são maiores de que todos estarão no mesmo e imenso barco nas eleições do ano que vem.
Se a base aliada atender ao desejo de Lula, em Maringá teremos de um lado PMN, PSB, PSC, PPS, Democratas, PSTU, PSDB e Psol e, de outro, PP, PMDB, PDT, PT, PR, PTB, PTC e mais uma ou outra sigla que não me lembro.

Continue lendo

Meu garoto!

Romão Capellazzi, 18 anos, é o orgulho dos pais, Marcos e Rose.
Passou no vestibular para Odontologia, na UEM, cujo resultado foi divulgado hoje.

Continue lendo

Mudança

A jornalista Edna Aparecida Mendes, que ficou com o segundo lugar de recente prêmio de jornalismo local com a reportagem “Quando o Estado falha, voluntários entram em cena” , deixou o jornal O Diário do Norte do Paraná.
Profissionalmente, ela trocou Maringá por Guarapuava.

Continue lendo

Desembargador alega suspeição

O desembargador Miguel Kfouri Neto alegou suspeição e deixou de ser o revisor na apelação criminal que está para ser julgada pela 2a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça desde outubro do ano passado e que envolve o presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), e o ex-vereador Divanir Moreno (PMDB). Eles foram acusados de receber R$ 150 mil da Loteadora Santa Alice para destombar o prédio do antigo escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Em primeira instância foram absolvidos, junto com os diretores da empresa (Aquedemir Pastrelo e José Luiz Jardim) e com o assessor de John (Josemar Aparecido de Lima), mas o Ministério Público recorreu.
Em 24 de julho ele alegou suspeição e foi substitutído pelo desembargador José Laurindo de Souza Netto. Este desembargador foi o relator do recurso da vereadora Edith Dias, no caso da assessora, que acabou negado. O relator do processo do caso da Companhia Melhoramentos/Santa Alice é o desembargador João Kopytowski. Kfouri é cidadão benemérito de Maringá, homenagem feita pela câmara municipal, condição lembrada neste blog no último dia 17. O novo revisor pediu a marcação do julgamento, o que está prestes a acontecer.

Continue lendo

Atrasadão

Manchete do Jornal do Brasil, de hoje, mas que pode ser usada ocasionalmente:

- Lula jura que só soube agora.

Continue lendo

Site terá dados sobre vencedores das licitações

A prefeitura de Maringá vai facilitar a fiscalização da sociedade sobre as licitações realizadas no município. O prefeito Silvio Barros II e o secretário de Administração, Gilton Bonneau, determinaram que o site da prefeitura a partir de agora dê dados mais completos sobre os processos licitatórios, com a publicação da ata e dos contratos com as empresas vencedoras.
A administração atende um pedido feito por este jornalista na semana passada ao secretário Bonneau. Hoje à tarde serão conhecidos detalhes das mudanças, que permitirão maior transparência aos processos de compras de produtos e serviços por parte da prefeitura.

Continue lendo

Entidade não atendeu pedido de vereador

Apesar de ter informado que respondeu ao ofício de Humberto Henrique (PT), a ONG Sociedade Eticamente Responsável não atendeu ao requerimento do vereador. Ele solicitou os documentos, e a entidade não os enviou; informou apenas que quer fazer uma explanação aos vereadores. O protocolo do legislativo de Maringá registra, ao contrário do que informou a SER, que a correspondência chegou à casa no primeiro dia de agosto - e foi lida na sessão de ontem.
De qualquer forma a SER não encaminhou os documentos solicitados referentes às licitações.

Continue lendo

SER diz que respondeu a ofício há 19 dias

Em nota oficial assinada por sua assessoria de imprensa, a ONG Sociedade Eticamente Responsável, criadora do projeto Observatório Social de Maringá, esclareceu que o ofício n° 510/2007 enviado pela Câmara Municipal de Maringá no dia 9/5/2007, solicitando cópia do relatório das licitações da Prefeitura Municipal de Maringá comprovando a economia de R$ 4 milhões, foi respondido por meio do ofício n° 030/2007 e protocolizado na câmara no último dia 17, ou seja, há mais de 15 dias.
"O oficio encaminhado pela SER solicita o agendamento de uma sessão aberta ao público no mês de agosto, para que a equipe do Observatório Social de Maringá possa apresentar tais resultados. Até agora não houve resposta oficial por parte da Câmara, mas por telefone foi liberado à SER que marcasse uma data a nossa escolha. A apresentação da cópia dos relatórios ainda não está oficialmente marcada, mas deve acontecer na última semana do mês de agosto", diz o texto.
Supõe-se, pela explicação, que a direção do Legislativo ainda não encaminhou a resposta ao vereador-autor, Humberto Henrique (PT). E olha que o gabinete do vereador fica no mesmo prédio do da direção.

Continue lendo

Nem aí

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Enquanto o pessoal fazia a reconstituição do crime na avenida Cerro Azul, ali pertinho, na esquina com a Perimetral, este carro estava estacionado sobre a faixa de pedestres. E olha que estava cheio de viaturas da Setran...

Continue lendo

"São pessoas importantes que comandam isso"

Ontem à noite a assessoria do vereador Humberto Henrique (PT) distribuiu release sob o título "Fiscalização é rejeitada por 8 vereadores". Como o blog havia dado a notícia em primeira mão, não tive o trabalho de ler o texto, o que fiz agora há pouco. Leia um trecho - e se arrepie:

Nas duas votações, votaram favoráveis ao recebimento da documentação apenas Humberto Henrique, Mario Verri, Marly e Norma Deffune. Humberto Henrique lembrou que guardar provas de irregularidades é crime de prevaricação e afirmou que a declaração do prefeito foi infeliz, além de tratar-se de chantagem. A vereadora Norma Deffune, ex-secretária de Educação da atual administração, afirmou que chegou até a pedir o cancelamento de licitações, porém nunca conseguiu ter acesso aos relatórios da secretária do Controle Interno. “Arrumei inimigos na prefeitura, pois são pessoas importantes que comandam isso”, explicou fazendo referência às conseqüências que sofreu por cancelar processos licitatórios de sua pasta.
Alguns vereadores da situação até se inscreveram para falar, mas declinaram. Humberto Henrique lembrou que outro requerimento aprovado pela Câmara solicitando cópia dos relatórios das investigações da ONG Observatório Social, a qual afirma ter proporcionado uma economia de mais de R$ 4 milhões à prefeitura com a identificação de fraudes em licitações, já tem quase 90 dias e ainda não foi entregue pela entidade.

Continue lendo

Reconstituição na Cerro Azul

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Aconteceu pela manhã a reconstituição do crime que vitimou Tiago Franchini da Costa. Uma quadra da avenida Cerro Azul - defronte a boate Aquaticu´s - foi interrompida. Um grande aparato de policiais e agentes de trânsito foi utilizado e o tráfego ficou lento por algum tempo. A reconstituição aconteceu também na PR-317, onde ele foi executado.

Continue lendo

TJ mantém condenação de Edith Dias

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A 4a Vara Criminal do Tribunal de Justiça, em julgamento realizado no final da tarde de ontem, negou, por unanimidade, provimento ao recurso impetrado pela vereadora licenciada Edith Dias de Carvalho (PP) e manteve a sentença de primeira instância da 4ª Vara Criminal de Maringá, que condenou a atual secretária municipal de Esportes e Lazer a quatro anos de prisão (pena transformada em prestação de serviços comunitários) e à perda do mandato no Legislativo. Prevaleceu o parecer do relator, desembargador José Laurindo de Souza Netto. Ainda cabe recurso da decisão.
Além da perda do mandato e da prestação de serviços comunitários, a secretária de Esportes foi condenado pelo juiz Givanildo Nogueira Constantinov (o mesmo que condenou à perda do mandato o presidente da câmara, João Alves Correa, por causa da compra de laptops) a pagar R$ 3,5 mil, valor que será doado a entidades assistenciais, além de 24 dias-multa. Edith, vereadora pela quarta vez consecutiva, foi acusada de apropriar-se de parte do salário da ex-assessora Rosimeri Aparecida Jovedi. A denúncia foi feita em fevereiro do ano passado e a condenação saiu em setembro.
Leia mais sobre a condenação.

Continue lendo

Fichinha

Um observador do panorama político-administrativo de Maringá vê com preocupação a disputa em torno das denúncias de licitações fraudulentas.
É que com o cheiro de que há mais coisas a se tornarem públicas, neste ritmo de superfaturamento (estima-se que uma média de 10 a 15% do orçamento anual estariam comprometidos com os chunchos), o que foi feito na administração Jairo Gianoto parecerá fichinha.

Continue lendo

Líderes

O líder do prefeito, Mário Hossokawa (PMDB), não compareceu à sessão de ontem da Câmara Municipal de Maringá.
Em seu lugar atuou Valter Viana (PHS), chamado pelos colegas de "suplente de líder".

Continue lendo

O fim

Mais um blog sobre futebol feminino em Maringá chega ao fim; desta vez, no entanto, permanecem no ar as muitas fotos e as notícias. Aqui.

Continue lendo

High-tech

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Poltronas dos novos aviões da Korean Air. Aqui.

Continue lendo

Vandalismo

O painel mantido na frente do escritório político dos deputados Ricardo e Cida Barros (PP), ele vice-líder do presidente Lula, na avenida Prudente de Morais, foi pichado, provavelmente esta madrugada. Quatro fiéis funcionários estavam retirando-o hoje, por volta das 7h da manhã, e procuravam tentar esconder a pichação.
Era uma palavra nada elogiosa, tendo como alvo a integridade moral da parlamentar.

Continue lendo

Temendo novos casos de dengue

Reportagem da Folha de Londrina não deixa esquecer que a cidade ainda teme novos casos de dengue. São mais de 4,2 mil confirmados e pelo menos 4 mil esperando confirmação. Aqui.

Continue lendo

Resultado da enquete

A enquete encerrada hoje foi esta:
Ao denunciar irregularidades em licitações, o prefeito Silvio Barros II: Deu bom exemplo 24%; Deu um tiro no pé 14%; Arranjou pra cabeça dos assessores 2%; Só quis mídia 24%; Antecipou-se a uma ação judicial 34%.

Continue lendo

Sem protesto nem passeata

O movimento de protesto contra o governo federal, com passeatas programas para amanhã em várias cidades brasileiras, não chegará a Maringá. Aqui a oposição a Lula acabou com a conversão do deputado Ricardo Barros (PP), um dos vice-líderes do petista na Câmara dos Deputados, e até o final do ano passado a principal voz contra o PT na região.
O protesto, no entanto, está confirmado em Curitiba e deve acontecer também em Cascavel e Londrina. Os promotores programam o protesto (contra a "inércia, corrupção e omissão" e em defesa de um país ético, moral e civilizado) para as 14h, de preferência com o pessoal levando nariz de palhaço e roupas pretas.
No mesmo horário Barros estará participando de confraternização com ex-secretários municipais, os mesmos que, em seu governo, enfrentaram uma passeata parecida - com pessoas usando roupas pretas e caras-pintadas, pedindoo impeachment um presidente do qual também era aliado - Fernando Collor de Mello.

Continue lendo

Do que ele vai cuidar?

De leitor antilulista, ex-eleitor do PP:

- Gostaria de saber qual será a especialidade de Ricardo Barros no Conselho Político do presidente Lula. Ele vai cuidar dos interesses do governo em relação ao próximo apagão, à próxima tragédia aeronáutica, aos novos ataques do PCC, à nova onda de febre aftosa ou à próxima tentativa de nacionalização da Petrobras por Evo Morales?

[Eu arriscaria Previdência Social, mas isso é o próximo capítulo da história]

Continue lendo

Ninguém se entende!

Do presidente municipal do PT, Rubem Mariano:

Agora, ninguém da prefeitura aparece para falar e nem deixa ter investigação. Os vereadores da base do prefeito votaram contra requerimentos que objetivavam a apuração de tudo que tem sido afirmado por ele. Contudo, o que mandaram de papel até agora foi apenas uma carta. O prefeito Silvio Barros sequer levou ainda os ditos documentos à Promotoria que ele denunciou das licitações fraudulentas em seu próprio governo.
Leia na íntegra.

Continue lendo

Faça seu dia valer a pena

Trecho de artigo do delegado Cláudio Marques da Silva:

Muitas pessoas em cartas e e-mails manifestam o pensamento de que sou um revoltado com a vida e um infeliz. Puro engano. Em meus artigos manifesto minha indignação e revolta com a corrupção e falta de ética no trato com a coisa pública. Sou um apaixonado pela vida..
Leia o artigo.

Continue lendo

2.8.07

Erro na divulgação do resultado da sessão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A divulgação dos resultados da sessão de hoje da Câmara Municipal de Maringá foi feita com erro no último item. A assessoria do Legislativo divulgou que o requerimento apresentado em regime de urgência solicitando cópia dos processos licitatórios, de gestões anteriores, com irregularidades comprovadas, foi aprovado com 8 votos. Na verdade, ele foi rejeitado por 8 votos - a base de apoio do prefeito, incluído o voto do ex-oposicionista Valter Viana (PHS).

Continue lendo

No Planalto, com Lula

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O deputado Ricardo Barros (PP) hoje na reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto. Ele é o terceiro da esquerda para a direita.

Continue lendo

Praticamente íntimos

De Verdelírio Barbosa:

Com Lula
O deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá, passou quase toda a manhã de ontem em companhia do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. É que Ricardo Barros integra o Conselho Político da Presidência da República, que se reuniu ontem sob o comando de Lula.
Coluna completa.

Continue lendo

Desligamento

O jornalista Cleber França não está mais em O Diário do Norte do Paraná. Seu desligamento aconteceu hoje à tarde.
França, que começou como repórter fotográfico, estava no jornal havia dois anos.

Continue lendo

Briga antecipada

Da coluna Francês Press:

Briga braba
No Partido dos Trabalhadores que já está dividido entre duas lideranças em Maringá - Ênio Verri e João Ivo Calleffi, dos quais apenas um poderá candidatar-se a prefeito em 2008, uma aceleração brusca vai causar frenesi partidário.

Antecipação
A escolha, como dos demais partidos, deveria ser feita em março de 2008. Mas no PT, foi antecipada para o final deste ano, para dar aos candidatos nas cidades do Paraná, mais tempo para organização e campanha.
Coluna completa.

Continue lendo

Destituída gestão do DCE

Está no blog Luta Estudantil:

No dia 31 de julho, a insatisfação dos estudantes com a situação da direção do DCE da UEM teve um fim. A entidade estava sendo dirigida pela Gestão Expressão (ligada à corrente Democracia Socialista, do PT). Os governistas, além de não organizarem as lutas dos estudantes, não prestaram conta de cerca de R$ 40 mil e havia suspeita de desvio de dinheiro. Eles estavam com o mandato vencido desde maio de 2007. Leia mais.
Há detalhes no blog do DCE.

Continue lendo

Reconstituição

A sexta-feira começará movimentada: a polícia vai realizar a reconstituição da morte de Tiago Franchini da Costa, 21, a partir das 9h, na avenida Cerro Azul.
A polícia já sabe que o autor dos disparos, ao contrário do que vinha alegando, usou sim o telefone celular da vítima após ter cometido o crime.

Continue lendo

Base do prefeito impede acesso a documentos

A Câmara Municipal de Maringá rejeitou, em sessão que está sendo realizada, dois requerimentos pedindo cópias de documentos com as licitações possivelmente fraudadas. Os dois requerimentos foram feitos pelos vereadores Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT) e Marly Martin Silva (Democratas). Um, que pedia dados de enetuais fraudes em administrações passadas, foi rejeitado por 4 votos a 8. O outro, que pedia informações de irregularidades cometidas na atual gestão, foi rejeitado por 5 a 7.
A vereadora Norma Deffune (PP) votou com os três vereadores nas duas ocasiões. O vereador Odair Fogueteiro (PTB) votou a favor mas depois justificou que havia votado "errado".

Continue lendo

Family Guy

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um leitor disse que João Ivo parece o cara da Family Guy (Uma família da pesada), desenho animado. É...

Continue lendo

Cansei e cansamos de Jesus

De Amin Stepple:

Como se não bastasse a insuportável Ivete Sangalo, o país é obrigado a conviver com o axé-bíblico Jesus Sangalo, empresário e irmão da insuportável Ivete Sangalo. O tal Jesus é um dos articuladores do movimento cívico-milionário paulista Cansei. O Jesus não-axé prometeu levar Dimas, o bom ladrão, para o paraíso, e o Jesus axé-bíblico pretende levar quem para o paraíso? Todos os integrantes do movimento Cansei já estão no paraíso há muito tempo, como se sabe. Paraíso financeiro e fiscal.
Na íntegra.

Continue lendo

Pedido do PT: Prefeitura divulga nota

O prefeito Silvio Barros II divulgou nota no início da noite de hoje a respeito de nota à imprensa assinada pelo diretório municipal do PT, hoje à tarde. A íntegra:

A Prioridade do Controle das Contas e Política
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, lamenta a orientação política que o Partido dos Trabalhadores deu ao trabalho que vem sendo realizado na Prefeitura do Município para controlar os atos administrativos e o uso do dinheiro público.
Foi exatamente para evitar essa politização e para não comprometer a credibilidade do trabalho, que o anúncio sobre as investigações não se referiu a contas das administrações anteriores.
O prefeito também reafirma que o compromisso de administrar Maringá está muito acima da preocupação com imagem. O que é legal e precisa ser feito, será feito, alias parafraseando o Presidente Lula: “ainda que tenha que cortar na própria carne”.
Quanto ao trabalho de controle, o prefeito informa que foi iniciado em 2005, com a criação da Secretaria de Controle Interno, e a parceria com o Observatório Social foi iniciada em 2006, com um trabalho preventivo importante que resultou em economia do dinheiro público.
Ressalte-se que a legislação já determinava a criação da Secretaria de Controle Interno, o que não foi cumprido pela administração passada.
Sobre investigações é importante obedecer o princípio da confidencialidade. Revelação de detalhes, antes do seu final, podem prejudicar ou até inviabilizar uma investigação.
O prefeito reafirma que administrar Maringá tem como objetivo a realização de obras e a prestação de serviços à população, buscando a eficiência e a legalidade. Ao mesmo tempo, cabe ao gestor público investigar e apurar responsabilidades por quaisquer atos irregulares porventura detectados.
O prefeito Silvio Barros também reafirma a confiança de que o Ministério Público cumprirá a sua missão de preservar o interesse público, acima de contendas partidárias ou quaisquer outros interesses.
Maringá, 2 de agosto de 2007
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Continue lendo

Papel moeda

Houve mobilização de viaturas policiais agora à tarde em Maringá. Policiais da PF e da PM estiveram na operação, que começou no aeroporto e terminou na agência central do Banco do Brasil.
Era a chegada de dinheiro em espécie para o BB.

Continue lendo

Visitas de Umuarama

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quem esteve hoje em visita ao prefeito Silvio Barros II foi o prefeito de Umuarama, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, acompanhado do presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, Roberto Bonadio; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Irene Dias Cardoso; e do presidente da Associação Comercial e Industrial daquela cidade, Celso Azolin.
Ao final do encontro todos foram visitar uma ATI.

Continue lendo

Barros reúne ex-secretários

O deputado federal Ricardo Barros (PP) vai reunir em seu escritório-restaurante, no próximo sábado, seus ex-secretários da gestão em que foi prefeito da cidade (Compromisso com o Futuro), de 1989 a 1992. Desde 92, por sinal, o pessoal não se reunia. Há ausências antecipadamente certas, como a de Milton Xavier (Indústria e Comércio), hoje nos Estados Unidos; dois secretários faleceram: Airton Furlaneto (Saúde) e Tânia (Saúde). A dúvida é Luiz Antonio Paulicchi (que sucedeu Furlaneto na Fazenda). Boa parte de sua equipe também atuou no secretariado de SIlvio Barros II.
Para o encontro a assessoria de Barros convidou inclusive o ex-vice-prefeito Willy Taguchi, hoje presidente regional do PMN e crítico conhecido do ex-prefeito. "É uma boa oportunidade, pois há muito tempo a gente não se vê", comentou Taguchi - que muito provavelmente não comparecerá.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Pan-Americanos

O Lar Escola da Criança de Maringá realizará os 1º Jogos Pan-Americanos realizados na entidade de 6 a 9 próximos e, a exemplo do Pan do Rio de Janeiro, informa que terá cerimônia de abertura e diversas modalidades de esportes. A entidade fez parceria com sete empresas e com os professores Menega Fyght, Anselmo Mendes e Humberto Amorim.

Continue lendo

Uma boa notícia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Santa Casa de Misericórdia de Maringá vai ganhar uma máquina de hemodiálise, que será doada pela Fundação Itaú Social. O pedido havia sido formalizado pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Maringá, que soube da carência junto ao hospital.
A superintendência regional do Banco Itaú auxiliou no encaminhamento da solicitação, que foi atendida formalmente hoje.

Continue lendo

Assessoria de imprensa

A Associação dos Funcionários Municipais de Maringá agora tem assessora de imprensa, a jornalista Kelly Moraes. A entidade é presidida pelo vereador Dorival Dias (PSDB).
Agora vai dar para tentar confirmar algumas denúncias que recebemos por aqui contra a entidade, como a questão da venda de medicamentos - coincidentemente daquela mesma rede (São Paulo) envolvida na denúncia de superfaturamento na prefeitura.

Continue lendo

Salfer promete, não cumpre e é multada

O Procon de Maringá expediu auto de infração contra a Salfer (Comercial Salfer Ltda), localizada na avenida Brasil 3.326, por descumprir o que prometeu ao consumidor. A multa aplicada foi de R$ 500,00, e tudo porque um consumidor - Eliseu Amâncio, que reside no Jardim Alvorada - entrou na loja em novembro do ano passado, atraído pela oferta de venda de um computador em até 24 pagamentos. Após preencher o cadastro, ele foi informado de que somente poderia efetuar a compra em 12 vezes.
Ele registrou a queixa no Procon, que no entanto somente em 23 de maio deste ano, por insistência dele, foi até a loja que vende eletrodomésticos, constatou a veracidade da reclamação e multou a empresa. Recentemente, para obter uma cópia do auto de infração, o consumidor teve que apelar para o Ministério Público, visto que o Procon não queria lhe dar o documento.

Continue lendo

PT pede que Promotoria investigue possível prevaricação

O diretório do PT de Maringá divulgou há pouco ofício encaminhado ao Ministério Público solicitando investigando quanto ao cometimento de suposto crime de prevaricação por parte do prefeito Silvio Barros II, por causa de declarações à imprensa. Ele disse que "a oposição tem que ser muito cautelosa quando fizer esse comentário (críticas sobre as licitações), porque tem muita coisa deles guardada, investigada, identificada e comprovada. É bom eles tomarem cuidado com o que vão falar a respeito do que estou fazendo".
O PT divulgou ainda nota sobre o fato de o prefeito admitir a existência de licitações fraudulentas em sua administração, em 2005 e 2006. Segundo o PT, ele quis passar uma imagem de gestor preocupado com a moralidade administrativa, mas, na prática, omitiu da população que o vereador Humberto Henrique aguarda desde maio último informações justamente sobre os relatórios das auditorias realizadas nas licitações da prefeitura. Lembra que ele é o ordenador de despesas e nomeou a equipe de licitação.
O ofício ao promotor Cruz está aqui e a nota, aqui.

Continue lendo

Hipóteses

Leitor do blog conta que ao sair de casa hoje pela manhã deparou-se com um Golf preto enfiado numa árvore, bem no meio da praça Rocha Pombo. Imediatamente, levantou duas hipóteses para o caso:
a) o motorista estava bêbado e em alta velocidade, e provavelmente dormiu no volante;
b) o “reverso” do Golf não funcionou.

Continue lendo

Porta-voz

O ex-ministro da Fazenda e deputado Antonio Palocci (PT) pode assumir a relatoria da Proposta de Emenda Constitucional que alonga o prazo da CPMF. A informação, veja só, é do neolulista Ricardo Barros (PP). Aqui.

Continue lendo

No Maranhão

O maringaense Jucelino da Luz deu entrevista à rádio Mirante, de São Luiz (MA), sobre seus sonhos premonitórios, destacando o do avião da TAM. Leia aqui.

Continue lendo

Musas do cinema


Dica do Guilherme Venturini.

Continue lendo

Sortudo

Um jornalista de Rondônia ganhou R$ 19 milhões na Mega-Sena. Somente de juros, receberá R$ 170 mil por mês. Interessante a forma como ele escolheu os números e pagou a aposta. Aqui e aqui.

Continue lendo

Demitido da RPC, Pacheco fala

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atualizando - Conheço o Edmundo Pacheco da época em que ele assinava suas poesias como Di Pacheco, no extinto O Jornal. Ele foi demitido da TV Guairacá/RPC, de Guarapuava, onde era editor-chefe. Pacheco, que já trabalhou como pauteiro na TV Cultura, não poupou a rede. “O jornalismo da RPC vem tomando um rumo perigoso, se misturando ao comercial e essa é uma mistura explosiva”, declarou o jornalista. Pacheco recebeu um comunicado verbal, lacônico, do diretor de Jornalismo da rede, Wilson Serra [também de Maringá], dizendo que ele havia “contrariado interesses da casa” e que, por este motivo estava sendo desligado da empresa.
“Cheguei a ir, com o estômago revoltado, a duas reuniões do Serra e outros diretores da RPC com prefeitos do interior, onde eles mostram um vídeo com o trabalho do jornalismo, vendem a imagem da Globo e pedem que o prefeito colabore, e no final da reunião, ‘lembram’ que ano que vem tem eleições e o município só poderá gastar com mídia, valores equivalentes aos investidos este ano. Pra mim isso é picaretagem da grossa”. “Formei a melhor equipe da rede. Produzimos, na média, 64% a mais que a capital. (...) Me recolho à minha insignificância de cabeça erguida”, encerrou o jornalista.
Leia mais.

Continue lendo

Assaltante é assaltado e reclama da criminalidade

A do dia foi a entrevista que José Luiz M.J., 19 anos, deu a Roberto Silva, no programa A Realidade dos Fatos, na Cultura AM. José Luiz morava em São Paulo até quatro meses atrás, e por lá teve passagem pela Febem. A família mudou-se pra cá pra fugir da violência da capital paulista e afastá-lo das más companhias.
Ontem à noite ele furtou duas residências e assaltou um transeunte, até ser preso. A polícia não encontrou o celular e carteira que ele havia levado da vítima. Ele informou que havia sido assaltado e que o ladrão levou-lhe o produto do assalto que havia acabado de praticar.
Na entrevista, hoje pela manhã, José Luiz reclamou da criminalidade em Maringá e agora faz coro ao restante da comunidade: Maringá precisa de mais segurança.

Continue lendo

Ex-vereador foi preso em Maringá

Leio aqui (para cadastrados) sobre a ocorrência policial envolvendo o ex-vereador de Sarandi Paulo Caetano, que já presidiu o PMDB daquela cidade. Diz o texto que ele é suspeito de vender carteiras nacionais de habilitação e que teve todos os documentos das empresas, localizadas em Sarandi e Paiçandu, apreendidos na manhã de ontem pela Polícia Civil de Maringá. Em sua casa foram apreendidos dois revólveres calibres .38 e .22, o que lhe deu flagrante por posse ilegal de armas.
A gente costuma ouvir que nesta área de trânsito há muito sócio oculto.

Continue lendo

O escolhido

O PMDB de Mandaguari já escolheu o ex-prefeito Ari Stroher como pré-candidato à prefeitura, em 2008. Aqui.

Continue lendo

O Peladão

O Diário de hoje traz uma matéria sobre o Monumento ao Desbravador, a famosa estátua do Peladão da praça 7 de Setembro, feita por Henrique Aragão. A nudez da estátua já ocasionou muita piada, principalmente por causa do vizinho Colégio Santa Cruz, das Irmãs Carmelitas da Caridade. Esta semana fiquei sabendo que o apelido Peladão foi dado pelo ex-deputado federal Walber Guimarães (PMDB), numa das campanhas políticas da cidade. Oposição ao prefeito, ele reclamava nos comícios da pouca vergonha da estátua, que mostra a bunda pra Igreja e os órgãos genitais para a cidade".
Walber é um capítulo à parte. São deles alguns dos apelidos que mais pegaram na política local. Foi ele, por exemplo, quem alcunhou o hoje senador Álvaro Dias de Zé Bonitinho.

Continue lendo

Seis anos

Ouvindo o Geraldo Irineu falar, fui conferir: no próximo dia 20 faz 6 anos da morte de Líbano Nunes Duarte, radialista carioca que fixou-se por aqui e teve a vida ceifada pelo câncer, aos 51 anos. Recordo ainda que, depois da morte, sua mulher teve problemas com a rádio onde ele trabalhou e ela própria foi vítima de um conhecido lobo em pele de cordeiro da cidade.
Na minha adolescência dormia literalmente agarrado a um rádio. Não ia dormir sem ouvir "O Seu redator-Chefe", levado ao ar exatamente à meia-noite na Globo do Rio. O noticioso era apresentado por Líbano e Cesar Domerri. No final dos anos 80 vim conhecer Líbano na rádio Jornal (ele foi trazido pelo dono da emissora, Ricardo Barros, então louquinho pra entrar na política). Ele apresentou comícios, teve um pequeno restaurante na rua Santos Dumont, programas de rádio polêmicos (um, de utilidade pública, e outro musical) e estava superando seus problemas. Era muito boa gente.

Continue lendo

Cobrando a mea culpa

Trecho de comentário do jornalista Luiz Carlos Rizzo:

Desde o começo, a oposição politizou o acidente com o avião da TAM ao, de forma irresponsável e insensível, tentar atribuir ao governo federal a culpa.
Agora, com a divulgação dos diálogos da caixa-preta, a oposição não tem a grandeza de se retratar e desfoca o eixo inicial, argumentando que não se pode perder de vista a “questão central”: a crise aérea. Ora, ora.
Leia mais.

Continue lendo

Grisalhos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um deles apresenta o Jornal Nacional.

Continue lendo

Distantes das urnas

Quando se começa a falar em eleições de 2008, já dá para saber pelo menos quem não será candidato a prefeito em Maringá.
Ou alguém acha que depois de votar a favor da aposentadoria de deputado com dinheiro público os deputados estaduais Luiz Nishimori (PSDB) e Cida Barros (PP) terão coragem de encarar os eleitores nas urnas?

Continue lendo

Trânsito violento

Com a morte de mais dois motociclistas esta noite, o trânsito de Maringá começa agosto com 41 mortes nas vias públicas.
Dos mortos, 24 são motociclistas.

Continue lendo

Becker pode mesmo perder a vaga

A situação do vereador Umberto Becker (sem partido) se complica. O TSE decidiu ontem que deputados federais, estaduais e vereadores que mudaram de partido após as eleições de 2006 estão sujeitos à perda de mandato mesmo que a troca tenha sido feita por uma legenda da mesma coligação. Leia mais.
Becker era primeiro suplente do PPS e deixou o partido, que agora quer a vaga para si. O caso está na Justiça Eleitoral. Se ele perder a vaga, em seu lugar entra o ex-secretário Flávio Vicente.

Continue lendo

Resultado da enquete

A enquete encerrada hoje foi: Você acha que o ladrão do laptop deve: Ser preso aos costumes
9%; Se filiar a algum partido e ser candidato em 2008, 26%; Ser homenageado com o Mérito Comunitário 12%; Ser preso em regime de urgência, 4%; irar líder de bancada, 40%; Nada, 6%.

Continue lendo

Vapt-vupt

O jogador Igor, ex-Corinthians, anunciado no final de julho como novo reforço da Adap Galo Maringá (aqui), foi contratado pelo Sevilha da Espanha. Aqui.

Continue lendo

Tais Brincando?!

P: Qual a diferença entre namorado e marido?
R: 45 minutos
Coluna completa.

Continue lendo

1.8.07

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa desta quinta-feira mostra três ex-vereadores, que eram magros e hoje estão com algumas arrobas. Eles são, pela ordem: Ari Bueno de Godoy, Paulo Mantovani e Nereu Vidal Cezar.

Continue lendo

O estatuto impede

De Verdelírio Barbosa:

Não permite
Ao que se informa Estatuto do Galo Maringá não permite que seus dirigentes tenham militância político, impedindo inclusive filiação a qualquer partido. Assim, Marcos Falleiro não será mesmo candidato a prefeito de Maringá.
Coluna completa.

Continue lendo

Armação ilimitada

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Flagrante do Fotosalada mostra a produção de uma foto que deveria ser jornalística. Já briguei com muito fotógrafo por causa disso. Sou radicalmente contra esse tipo de coisa. E conheço a história de um Prêmio Esso que fez isso, aqui na região. As fotos acima são de Robson Ventura.

Continue lendo

Sob segredo

Não sei o motivo, e é até inédito, mas o juiz eleitoral decreto segredo de justiça no processo que o PPS de maringá move contra o vereador Umberto Becker, onde solicita sua vaga na câmara municipal, baseado em recente decisão do TSE.

Continue lendo

Nada de greve

Reunidos hoje à tarde no Restaurante Universitário, professores da UEM decidiram não entrar em greve - por enquanto. Aqui.

Continue lendo

De volta

Os deputados paranaenses retomaram os trabalhos do segundo semestre hoje. Um dos projetos aprovados é da deputada Cida Barros (PP) que disciplina a utilização de Eletrotermofototerapia (procedimento estético que utiliza aparelhos que emitem correntes elétricas) em clínicas, consultórios e estabelecimentos de estética. Se sancionada a lei, esses estabelecimentos ficam obrigados a manter um profissional fisioterapeuta, médico, técnico ou tecnólogo em estética, em suas dependências;

Continue lendo

O comercial

v

Este é o polêmico comercial do movimento Cansei, alcunhado de movimento das elites.

Continue lendo

Sacos OBPs

A prefeitura de Maringá vai adquirir amanhã, através de pregão eletrônico, 20 mil sacos plásticos oxiobiodegradáveis para lixo, na cor preta. Pretende-se gastar no máximo R$ 13.600,00.

Continue lendo

Autor identificado

A polícia já teria identificado o autor do furto do laptop superfaturado do gabinete do vereador Umberto Becker (sem partido), na Câmara Municipal de Maringá. O rapaz se chamaria Fabinho, possivelmente drogadicto e seria conhecido de assessores do vereador Zebrão (PP). Ele teria passado por todos os gabinetes de vereador, na tarde de ontem.
Eu sempre falei que esse negócio de laptop superfaturado ainda ia acabar dando cadeia pra alguém...

Continue lendo

Homenagem na sexta

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O presidente da Unimed Maringá, Durval Francisco dos Santos Filho, será homenageado como Empresário do Ano, na próxima sexta-feira,durante jantar. A escolha teve como principal motivação o crescimento da Unimed Maringá durante a gestão 2003/2006, um dos motivos da sua reeleição como presidente para a gestão 2007/2011, à frente de uma chapa única.
O faturamento da cooperativa, durante a sua gestão como presidente, cresceu 117%; o número de clientes apresentou um aumento de 49%, ultrapassando a marca de 115 mil usuários, e o ganho para o cooperado cresceu 60%, sendo 23% no ano passado (2006).

Continue lendo

Comprando algemas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Amanhã às 10h30 a prefeitura de Maringá realiza pregão presencial para aquisição de algemas de pulso, que serão usadas nos serviços de ronda ostensiva por servidores da Gerência de Defesa Social. Serão compradas 30 algemas em aço carbono, cor preta, pagando-se no máximo R$ 70,00 em cada par, totalizando R$ 2,1 mil.

Continue lendo

Cadê o gerente?

Dei uma passada pelo Centro agora à tarde e constatei que agora a calçada em trono da agência do Banco do Brasil, na esquina da rua Santos Dumont com avenida duque de Caxias, está inteiramente interditada nas duas vias (antes era apenas na Santos Dumont). O povo é obrigado a passar no asfalto. O qeu fizeram? Botaram uma fita amarela no asfalto para dar o mínimo de garantia. Ali continua faltando fiscalização da prefeitura, pois não se pode interditar toda a calçada e obrigar o transeunte a passar pela rua, é lei. Desta vez, poupa-se um banco, que, tadinhos, não lucram como os pobres contribuintes maringaenses.
Vi também que continua a poluição de som com carro anunciado um show com a dupla Guilherme e Santiago, em plena Brasil com Duque de Caxias. Aliás, além do barulho o carro virou ponto de venda de ingressos. É o lado província de Maringá.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Foco de indícios

Algumas das licitações que teriam sido fraudadas na atual administração, segundo levantamento da Controladoria Interna, aconteceram na gestão anterior da Secretaria Municipal de Educação.
A gestão de Norma Deffune como secretária passou a ser foco de fiscalização da Controladoria. Já encontraram novos indícios de problemas com preços praticados em licitações. Os indícios apontam para o envolvimento também de um ex-assessor, profissional liberal que não é da área da educação.

Continue lendo

Atraso

O Sesc recebeu uma ajuda de R$ 65 mil da prefeitura de Maringá para realizar o tradicional Femucic este ano. O festival foi realizado de 23 a 26 de maio, a lei que autoriza o auxílio foi confeccionada dia 29 de maio e sua publicação, após aprovação, aconteceu no último dia 23. Considerando que toda lei só entra em vigor a partir da data da publicação, há que se con siderar que houve um bom atraso.

Continue lendo

Manchetes que gostaríamos de ver

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Via Jacaré Banguela.

Continue lendo

Malhação cerebral

O professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, da UEM, ministrará palestra sobre malhação cerebral e formação do profissional cidadão, em Pitanga, Guarapuava e Chopinzinho, de 7 a 9 próximos. Serão trabalhadas as repercussões da aprendizagem sobre a plasticidade neural, questões relacionadas à malhação cerebral, proporcionada pelo binômio ensino–aprendizagem aos professores e alunos. O enfoque será sobre estudos recentes da neurociência que demonstram que, quando esse processo é feito num clima de companheirismo e felicidade, são mobilizados processos afetivos positivos que acionam as estruturas neurais vinculadas à vontade e ao processo de atenção. “O cérebro, por sua vez, produz neurotransmissores envolvidos nos circuitos da aprendizagem, como dopamina e serotonina, que curiosamente estão envolvidos no circuito do prazer, por isso aprendemos mais aquilo que gostamos ou julgamos importantes para nossa vida”.

Via ASC/UEM

Continue lendo

Curto e grosso

O prefeito Silvio Barros II surpreendeu dias atrás.
Deu um esporro, em alto estilo, num empresário bacana da cidade, muito vaidoso, que gosta de posar do que não é. O prefeito mandou que ele, literalmente, calasse a boca.

Continue lendo

Preparando nota

O diretório municipal do PT prepara uma nota sobre as afirmações do prefeito Silvio Barros II a respeito de irregularidades descobertas nas licitações realizadas na prefeitura de Maringá.
Aliás, numa entrevista, me contaram, Silvio II disse que apesar da denúncia ele acredita não ter existido dolo dos funcionários.

Continue lendo

Contratando pesquisa

Amanhã à tarde a Prefeitura Municipal de Maringá realiza pregão presencial para contratação de empresa para a realização de pesquisa de avaliação dos serviços prestados pelos setores da administração. Pretende-se gastar até R$ 78 mil. Serão entrevistadas 480 pessoas.
Detalhes do edital.

Continue lendo

No Bosque das Grevíleas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atualizado - A prefeitura de Maringá realiza obras no Bosque das Grevíleas, que terá melhor estrutura para a prática esportiva. Há muitos operários no local, preparando mais uma Academia da terceira Idade, que será inaugurada domingo, quando a Unimed completa 25 anos. O prefeito Silvio Barros II conferiu pessoalmente os trabalhos.

Continue lendo

Dezessete vereadores na folha

A Câmara Municipal de Maringá tem 15 vereadores, mas a população paga 17.
Walter Guerlles, secretário dos Transportes, e Edith Dias de Carvalho, dos Esportes e Lazer, vereadores eleitos em 2004 e licenciados para assumir os cargos, optaram pelos vencimentos como legisladores.
Se optassem por receber da prefeitura, o salário de cada um seria de R$ 4.750,00; como vereador, recebem R$ 5.724,00.

Continue lendo

Transcrição

A transcrição do diálogo entre os tripulantes do Airbus da TAM comove o país. Aqui.

Continue lendo

Dublador



O rapaz, que dubla a Cher neste vídeo, é de Maringá e tem um site do denominado Grupo Marco Aurélio. Você já fez isso defronte o espelho?

Continue lendo

Falso seqüestro

Está no boletim da PM de ontem pra hoje: Às 9h, a Polícia Militar compareceu à av. São Paulo, Centro, onde o solicitante relatou que seu primo Diego H.S. e Alfredo D.G., teriam efetuado ligações telefônicas informando que haviam efetuado dívidas em uma boate e como não tinham dinheiro para saldar a dívida estavam sendo mantidos neste local até que o dinheiro fosse depositado na conta corrente de Alfredo. O local do depósito foi monitorado, e no momento em que tentava sacar o dinheiro foi abordado Alfredo D.G., de 20 anos, bem como Diego H.S., 22, que estava no interior do veículo Corsa, placas AFI 6841, que acabaram confessando que fizeram acerto na firma onde trabalhavam e haviam gasto todo o dinheiro e acabaram inventando a história do falso seqüestro para tentar extorquir dinheiro de seus familiares.

Continue lendo

Prazo

Faltam 17 meses para acabar o mandato dos atuais prefeitos.

Continue lendo

Sobre cães e gatos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é o lugar onde até ontem ficava uma cadelinha e seus filhotes: debaixo do obelisco do Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, defronte o paço municipal. Ela deu à luz oito filhotes há 45 dias; dois foram adotados anteriormente e ontem uma boa alma levou todos os animais, que eram bem tratados pelos servidores municipais e freqüentadores da praça.
A cadela foi levada justamente quando a prefeitura se prepara para iniciar o processo de castração de animais domésticos da cidade. A prefeitura cadastrará clínicas veterinárias até 20 de agosto para autorizá-las a fazer a castração, pagando R$ 50,00 (cães) e R$ 40,00 (gatos).

Continue lendo

Visita

Luis Miura visitou ontem seus ex-companheiros da Setran.
Chegou acompanhado pelo prefeito Silvio Barros II.

Continue lendo

Vítima

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A vereadora licenciada Edith Dias (PP) está dodói. Ontem à noite ela foi vítima de um buraco na pista de caminhada do Bosque das Grevíleas, altos da Zona 5. A secretária de Esportes e Lazer está com o braço imobilizado.

Continue lendo

Laptop tinha identificação

O roubo do laptop na Câmara Municipal de Maringá, ontem à tarde, teria sido filmado pelas câmeras de vigilância da casa. O ladrão estava vestindo uma jaqueta; botou o notebook por dentro dela e saiu, numa boa, sem ser incomodado.
O laptop traz um nome gravado: Walter Guerlles. O equipamento pertencia ao gabinete do vereador licenciado e foi repassado a Umberto Becker. Aliás, dois dos assessores de Becker (sem partido) eram assessores de Guerlles.

Continue lendo

O primeiro

Acontece hoje às 14h a posse de Vandré Fernando como integrante do Conselho Tutelar de Maringá.
Com uma observação importante: este é o primeiro cargo eletivo de Vandré.

Continue lendo

Indústria de biodiesel era para ser em Maringá

Marialva comemora a instalação de uma empresa holandesa parceira da Agrenco e que, a partir de março de 2008, vai gerar 60 empregos diretos e produzir biodiesel de soja e gordura animal. Os investimentos iniciais são de R$ 40 milhões - e de R$ 400 milhões nos próximos anos.
A empresa não confirma oficialmente (prefere não se pronunciar), mas corre que antes de optar por Marialva eles tentaram Maringá, por causa da malha férrea, tendo mantido contato inclusive com a prefeitura municipal. Não deu certo porque não conseguiram falar com quem queriam falar.

PS - A prefeitura diz que os investidores foram bem recebidos, mas a conversa não evoluiu porque o poder público não poderia garantir as necessidades iniciais da empreitada.

Continue lendo

O nome

Em Sarandi, tudo indica que o secretário de Saúde, Nei Sordi, será o candidato do PT e do prefeito Cido Spada, em 2008.

Continue lendo

Acusações à mídia

Em uma resolução de quase duas páginas, o PT fez diversas acusações à mídia, citada diversas vezes no texto. Em uma delas, diz o texto: “A oposição, articulada com setores da mídia, está ‘subindo o tom’ nos ataques ao governo e ao PT, tendo em vista tanto as eleições de 2008 quanto as eleições de 2010”. “A grande mídia é instrumento e Estado maior dessa campanha”.
Para o ex-blog de Cesar Maia, isto é chavismo puro.

Continue lendo

CMS denunciará a prefeitura ao MP

O Conselho Municipal de Saúde vai encaminhar nos próximos dias denúncia ao Ministério Público contra a prefeitura de Maringá, por causa da abertura de uma unidade de saúde dentro do Cesumar.
O motivo:o posto foi aberto com médicos transferidos de outras unidades e/ou com horas extras e sem equipe do Programa Saúde da Família, contrariando decisão anterior do CMS, de abrir somente com equipe estruturada.

Continue lendo

Microfone

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quem ouve Geraldo Irineu na Cultura AM se diverte com a personagem Sirlei. Na foto, Geraldo e Cristiano Silva - na minha modesta opinião, a maior revelação do rádio maringaense nos últimos anos. Pela internet, dá para acompanhar as imagens do estúdio.

Continue lendo

Culpado pelo próprio atropelamento

O empresário José Carlos dos Santos, diretor da Acim e conhecido como fã da cantora Wanderléa, virou notícia nacional. Foi citado no site Consultor Jurídico na reportagem " Vitima culpada - Pedestre negligente é culpado pelo próprio atropelamento", de Fernando Porfírio. É que o Tribunal de Justiça do Paraná reformou sentença de primeira instância e afastou o dever de indenizar do espólio de Ariovaldo Pereira de Lima e Osvaldo Palma, num processo de indenização movido pelo dono da Metal Santos, atropelado em agosto de 200 ao sair de sua empresa, na avenida Mauá.
Em primeira instância, a Justiça condenou os acusados a pagar, solidariamente, R$ 7,5 mil como indenização por danos morais e R$ 1,5 mil por danos materiais, já descontado o DPVAT. O magistrado entendeu pela culpa concorrente das partes. Já o TJ, por votação unânime, aceitou o recurso dos acusados para reconhecer a culpa exclusiva da vítima e julgou improcedente a ação de indenização por danos morais e materiais. A turma julgadora ainda condenou a vítima ao pagamento das custas processuais e honorários, da ação primária, arbitrados em R$ 1 mil e os acusados a arcar com as custas e os honorários, da ação secundária, estabelecidas em R$ 700,00.
Leia mais.

Continue lendo

Rudá Ricci em Maringá

O sociólogo Rudá Ricci - que foi entrevistado hoje pela manhã por Heródoto Barbeiro e afirmou que nossos governantes não estão acostumados com a democracia - chega hoje à noite a Maringá, permanecendo até domingo. Ele chega um dia antes da consultoria (ele cuida da Escola da Cidadania) por causa do caos aéreo.
Ontem Rudá teve reunião com Luiz Dulci, que o convocou para discutir alguns encakinhamentos na área das políticas para a juventude. Em seu blog, ele conta um pouco dos problemas enfrentados nos aeroportos do país.

Continue lendo

Resultado da enquete

Decidi fazer enquete diária no blog. A pergunta desta terça-feira foi: "Como você avalia o governo Requião?" E o resultado: Fraco 38%; Regular 16%; Bom 23%; Ótimo 20%.
(Só não sei quando colocarei a outra, porque o Blogger nem sempre libera a pergunta).

Continue lendo

Rapidinha

Um ex-prefeito ouvia queixas de seu assessor:
- Tive problemas no coração, vou ter que fazer exames.
- Eu nunca tive isso.
- O quê, problema cardíacos?
- Não: coração.

Continue lendo

Túnel do tempo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O compositor Joubert de Carvalho em 21 de abril de 1959, defronte ao antigo prédio da Companhia de Terras do Norte do Paraná, no dia em que a rua Bandeirantes mudou em sua homenagem. A seu lado, duas irmãs - Verônica e Marta Taborianski. Atrás dele, de óculos escuros, o jornalista Ivens Lagoano Pacheco, fundador de O Jornal de Maringá.

Continue lendo

Tais Brincando?!

O sujeito ao ver uma mulher grávida na caixa do supermercado, comenta:
- Nossa, como a senhora está gorda!
E ela:
- Quer a receita?...
Coluna completa.

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na coluna desta quarta-feira, Verdelírio Barbosa publica a foto ds pernambucanos Edmundo de Queiroz Albuquerque e Marco Antonio de Oliveira Maciel. Na epóca, Edmundo era o secretário de Comunicação da Prefeitura de Maringá, na gestão Ricardo Barros; e Marco Maciel, hoje senador, era o vice-presidente da República.

Continue lendo

31.7.07

Quem dá as cartas

De Verdelírio Barbosa:

Rainha do Galo
Assim como a rainha da Inglaterra, o empresário Marcos Falleiro é uma espécie de rainha do Galo Adap. Ele pensa que manda, os torcedores do Adap Galo pensam que ele manda, mas o todo poderoso, o homem que dá as cartas do clube (ou time?) é Adilson Batista Prado.
Coluna completa.

Continue lendo

Só no ano que tem eleição...

Da coluna Francês Press:

Inaugurações postergadas
Apesar das inaugurações previstas e até anunciadas para o próximo mês de setembro, o NIS III - 24 Horas e o Pronto Atendimento à Criança - prédios anexos no Jardim Alvorada - só deverão funcionar mesmo a partir do Natal, ou somente a partir do próximo ano.
Coluna completa.

Continue lendo

Reação

Sabem o que Umberto Becker disse logo depois de ficar sabendo que roubaram seu laptop?

- Socorro! Socorro!

(Inspirado por um leitor)

Continue lendo

Poluição sonora

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Uma bagunça hoje à tarde, na avenida Brasil, defronte as Lojas Americanas. Um carro com a porta traseira aberta a todo o volume tocava a música de uma dupla sertaneja que vai se apresentar na cidade nos próximos dias. A "promoção" da festa incluía, portant6o, poluição sonora. INuma cidade normal isso teria resultado em prisão.

Continue lendo

Sem estofo

Uma câmara municipal que se permite ser furtada apesar de um aparato de segurança que inclui câmeras de vigilância além de funcionários específicos para tal, não pode jamais investigar denúncias de superfaturamento em mamadeiras e pentes da prefeitura.

Continue lendo

Cena maringaense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Esquina da rua Joubert de Carvalho com a travessa Júlio de Mesquita, hoje à tarde: local em obras, venda de espetinho e a vida corrida.

Continue lendo

Humor legal


Muito engraçado este texto sobre o frio.

Continue lendo

Dores de cabeça

Ter o laptop furtado de dentro de seu gabinete foi a segunda dor de cabeça recente do vereador Umberto Becker.
Dias atrás a direção municipal do PPS ingressou com pedido na Justiça Eleitoral querendo sua vaga, já que ele se elegeu na coligação PPS-PL-PMDB e depois solicitou desfiliação, não retornando à sigla. O processo anda na Justiça Eleitoral de Maringá e o juiz está ouvindo as partes.

Continue lendo

Cena maringaense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na esquina das avenidas Brasil e Herval esses dois ambulantes vendiam sapatos, cintos e carteiras de couro defronte uma loja que vende... sapatos, cintos e carteiras de couro. É a tal disputa de mercado.

Continue lendo

Alegria, alegria

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Spencer Tunick é o fotógrafo conhecido pelas fotos de multidões nuas. Esta foi feita no intervalo de uma sessão de fotos. Está reproduzida num post de Valter Duebiela, no Factorama.
Aqui.

Continue lendo

Análise sobre a imprensa maringaense

Trecho de um (longo) artigo de Antonio Roberto de Paula, ex-assessor de imprensa da câmara de Maringá e ex-sócio:

O que se percebe nestes cerca de 50 anos de imprensa maringaense é que há grupos antigos, não tão antigos, recentes (anos 80 e 90), os graduados das primeiras turmas do Cesumar e Faculdade Maringá e o grupo formado pelos novatos. Todos interligados, mas sem união, sem organização, de encontros esporádicos, apenas se conhecem e às vezes nem isso.
O personalismo latente e os melindres exagerados cortam os canais de entendimento. A notícia ainda perde espaço para quem a noticia. É a vaidade sobrepondo-se a um trabalho que é como um outro qualquer, talvez mais exposto, mas apenas um trabalho.
Leia na íntegra.

Continue lendo

Futebol

Está num blog cearense: Marcelo Vilar não é mais técnico da Adap Galo Maringá. Aqui.

Continue lendo

Blogosfera

Tiago Valenciano, acadêmico de Ciências Sociais da UEM, lança o blog-site Pauta Política e diz que se trata de um espaço aberto para notícias e notas da política de Maringá, do Paraná e do Brasil, sendo destinado portanto a quem gosta e acompanha a área.

Continue lendo

Município obtém mais R$ 1,3 milhão

A prefeitura de Maringá anunciou hoje que obteve da Secretaria de Tesouro Nacional autorização para investir R$ 1,380 milhão no Programa Nacional de Mobilidade Urbana (Promobi). Desse montante, R$ 1,225 milhão serão financiados pelo BNDES – via Banco do Brasil – e a diferença de R$ 155 mil representarão a contrapartida do município.
Com os recursos captados estão previstas melhorias nas condições de estrutura para o tráfego de pedestres e ciclistas, com a construção de uma ciclovia na avenida Mandacaru e implantação de rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência na área central da cidade.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Laptop de Becker foi furtado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O laptop que pertencia ao gabinete do vereador Umberto Becker (sem partido) foi furtado agora à tarde, na Câmara Municipal de Maringá. O equipamento era um dos 20 adquiridos pela presidência da casa em fevereiro de 2005, mas que foram entregues somente em outubro daquele ano após denúncia deste blogueiro. Cada notebook, que custava à época cerca de R$ 4,6 mil com três anos de garantia, em 10 vezes sem juros, saiu por R$ 10 mil 980, com dois anos de garantia, e com pagamento total antes de a mercadoria ser entregue. À época da entrega os laptops já estavam fora de linha da Itautec. A compra dos laptops superfaturados rendeu condenações cível e criminal em primeira instância, além de perda de mandato e suspensão dos direitos políticos do presidente João Alves Correa (PMDB). Ele recorre das sentenças.
O ladrão não foi identificado, embora o Legislativo maringaense tenha gastado cerca de R$ 500 mil com a implantação de câmeras de segurança. Não havia ninguém no gabinete do vereador, onde costumam ficar três assessores. O ladrão entrou no gabinete vazio, que fica no pavimento superior do prédio, e teria colocado o notebook embaixo da roupa.

Continue lendo

Seduh nega habite-se a prédio defronte a prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação deve formalizar a negativa do habite-se ao Edifício Joanna De Angelis, construído no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, defronte o paço municipal. A construção é objeto de denúncia do Ministério Público de Maringá, sob suspeita de irregularidades antes da conclusão. A prefeitura chegou a alterar a lei de uso e ocupação do solo para acertar irregularidades na obra, de propriedade do filho de um promotor de justiça.
A negativa do habite-se seria embasada pelo relatório fiscal 11/2007, do último dia 27. O relatório dos fiscais constata, por exemplo, que a área construída é mais de 300 metros quadrados maior do que a que a prevista no projeto.

Continue lendo

As irregularidades

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O relatório da Seduh a respeito do edifício de lojas comerciais, construído ao lado do Fórum, na chamada área do Centro Cívico, de propriedade de Fernando Pereira Lima de Souza, observou três irregularidades:
1) Entre o térreo e o segundo pavimento, local onde no projeto consta como “espaço vazio sem uso”, há indícios de que o mesmo será utilizado, uma vez que existe porta de acesso e estrutura metálica sobre o forro de gesso para possível execução de um novo piso, com área aproximada de 190 m2.
2) Na cobertura do prédio, embaixo da caixa d´água, onde no projeto consta o barrilhete com pé direito de 1m50, foram executados 2m70 de algura, criando um novo pavimento com área aproximada de 222m2.
3) O baldrame do prédio, no acesso de veículos, foi executado acima do nível recomendado, proporcionando desnível acentuado em relação à calçada e, por conta disso, foi construída rampa em desacordo com a

Continue lendo

Bastidores

Duas licitações foram realizadas hoje pela manhã numa prefeitura da região, para roçadas em terreno baldio e poda e remoção de árvores. O valor total passa de R$ 1 milhão.
Os editais pediam quatro caminhões, 20 roçadeiras costais, um caminhão-guincho, entre outras exigências. Fiquei sabendo que duas empresas fizeram um acordo: uma emprestaria maquinário da outra. O maquinário teve que ser apresentado formalmente aos licitantes, e isso em dias diferentes: num dia, uma empresa apresentaria os equipamentos como se todos eles pertencessem a ela; em outro dia, os mesmos equipamentos seriam apresentados como sendo da outra empresa concorrente.

Continue lendo

Rosebud

Na próxima sexta-feira o Cinuem exibe Cidadão Kane, clássico do cinema, dirigido por Orson Welles que também atua no filme. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, o filme, inspirado na vida do milionário Willian Randolph Hearst, retrata a ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre a magnata de um império dos meios de comunicação.
O debate, após a exibição do filme, que começa às 18h, no Anfiteatro Ney Marques, no campus da UEM, fica por conta do coordenador do Projeto um Outro Olhar, Paulo Campagnolo.
O Cinuem prevê exibições de filmes, todas às sextas-feiras, e é coordenado pela professora Fátima Maria Neves. A participação é aberta a todos e a entrada é franca. As informações são da ASC/UEM.

Continue lendo

Morre Alberto Contar

Será cremado hoje, em Curitiba, o corpo do fundador da Associação de Defesa e Educação Ambiental de Maringá (hoje, Associação Brasileira de Defesa Ambiental), Alberto Contar. Advogado, ele foi pioneiro na defesa das causas ambientais na região e faleceu ontem.
Seu passamento foi comunicado agora há pouco pela Adeam.
"Com o falecimento deste grande ambientalista, perdemos nós da diretoria da Adeam, perde o judiciário voltado às causas ambientais e perde o meio ambiente", diz a nota. Contar também escreveu sobre legislação ambiental.

Continue lendo

Movimentação de terra

A prefeitura de Maringá realizou hoje pela manhã licitação para contratação de serviços de quatro caminhões, pá carregadeira e rolo compactador para movimentação de terra no Parque do Japão.
No total, tem R$ 179.170,00 para custear os serviços.

Continue lendo

Dinheiro na mão

A prefeitura de Maringá efetua hoje à noite o pagamento referente ao salário de julho para 7.189 servidores municipais. De acordo com a Secretaria da Administração, a folha de pagamento este mês atinge R$ 6.731.305,43 milhões (líquidos). De acordo com lei municipal, o pagamento deve ser feito até o último dia útil do mês e a prefeitura informa que o banco deve liberar o dinheiro para saque a partir das 21h.

Continue lendo

Cultura Inútil

Lendo sobre a Grande Guerra, leitor descobriu seis pessoas da família Vagina. Aqui.

Continue lendo

Boa notícia

O psicólogo Luis Miura, ex-diretor de Trânsito de Maringá, está na cidade. Parece um meninão, tão jovial.
Em meio ao café contou que será homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com título de cidadão brasiliense.

Continue lendo

Eu amo Maringá

Eu tinha visto algo sobre o blog pela manha, mas não deu tempo de conferir (já coloquei-o na Comunidade ao lado). Chama-se Eu amo Maringá - do servidor público estadual Ademilson Prado.
Pra quem gosta de enquete, ele pergunta qual a maior vergonha de Maringá.

Continue lendo

Vem mais coisa por aí

As investigações da Controladoria Interna da Prefeitura Municipal de Maringá passaram esses dias por duas mulheres - uma que integrou a administração e outra que continua por lá. A desconfiança sobre uma delas foi arquivada, pois não procediam as denúncias. Já a outra...
Por isso, podem esperar: foram descobertos fortes indícios de desvio de dinheiro numa importante secretaria da administração municipal. Os indícios envolvem a ex-secretária e um ex-diretor, que milita também em outras bocas.

Continue lendo

Pergunta

Leitor pergunta se o levantador Ricardinho vai convidar o técnico Bernardinho para o lançamento de seu livro.

Continue lendo

Foto exclusiva!

Post somente para homens - Confira clicando aqui a foto da bandeirinha que não foi publicada pela revista Playboy.

(Via Jurandir Oliveira)

Continue lendo

Ato reprovável

Atualizado - O fato, grave, aconteceu no último dia 18. Um auxiliar de carceragem da delegacia de Sarandi passou na casa da ex-namorada, algemou-a, colocou-a na viatura policial descaracterizada (Kadett vermelho) e levou-a até a casa de sua atual namorada. Na frente da atual, ele agrediu a ex-namorada, ainda algemada.
A vítima fez queixa na delegacia de Sarandi, na SDP de Maringá e no Ministério Público.

Continue lendo

Sem data

Anunciado há semanas, o retorno de Paulo Mantovani ao microfone - pela rádio Atalaia - ainda não tem data apra estrear.

Continue lendo

O peixe e o molho

Hoje pela manhã alguém comentou sobre o fato de, às vezes, o molho sair mais caro que o peixe na administração pública. Citou o caso da rua Paranaguá, que recebeu nova sinalização horizontal e onde a partir de agora não se pode estacionar de um lado da pista. A divulgação da mudança, em horário nobre da televisão (Fantástico e Jornal Nacional), custa certamente mais caro que a própria obra em si.
Ainda referente a esta mudança, é bom que se saiba que este projeto não é novo: estava na mesa do ex-secretário Valdir Pignata, mas não decolou.

Continue lendo

Microfone

Sumido da televisão, o ex-vereador paiçanduense Eduardo Pioneiro estreou no rádio há menos de um mês. Ele está no Programa Eduardo Alicate Pioneiro, das 15h às 16h dos sábados, na Atalaia. Alicate faz os comentários. Ambos são pré-candidatos a vereador em Paiçandu.

Continue lendo

Bruna



A atriz Bruna Lombardi, que chegou a ter um bom programa de entrevistas na televisão, completa 55 anos amanhã.

Continue lendo

José Serra veta sacola ecológica

A adoção obrigatória de sacolas plásticas ecológicas em São Paulo foi vetada pelo governador José Serra (PSDB). O projeto de lei 534/07, que determinava que os estabelecimentos comerciais utilizassem plástico oxibiodegradável, foi descartado. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira. A idéia da sacola ecológica nasceu na Funverde, em Maringá. Aqui.
Só para lembrar: em 2002 José Serra teve 52% dos votos para presidente da República, no segundo turno, em Maringá.

Continue lendo

Atropelamento e fuga

Um Vectra com placas de Maringá atropelou e matou um motociclista de 20 anos, perto de Cornélio Procópio. O motorista, Paulo Donizete Cardoso, fugiu mas foi detido no posto da Polícia Rodoviária. Aqui.

Continue lendo

Sem investigação

A Câmara Municipal de Maringá acordou e, se depender dos aliados do prefeito, não investigarão as recentes denúncias de fraude em licitações na administração. Segundo um dos mais próximos de Silvio II, o Minsitério Público e a prefeitura já estão investigando.

Continue lendo

Ingestão de drogas

Uma mulher de 29 anos morreu ao tentar escapar de um mandado de busca e apreensão, em Iporã. Na tentativa de se livrar da prisão em flagrante ela engoliu 50 pedras de crack. Aqui.
Casal encaminhado por tráfico de entorpecente
Em Maringá, ontem à tarde, a PM abrodou um casal suspeito na avenida Tamandaré. Ao ver a polícia a mulher colocou nove pedras de crack na boca e fugiu, sendo contida posteriormente.

Continue lendo

Atrás do entendimento

André Vargas, presidente do PT, voltou atrás no que disse no final de semana. Ele havia ungido Enio Verri, secretário de Planejamento, como o candidato do partido à prefeitura de Maringá, "esquecendo-se" de João Ivo Caleffi.
Em matéria de Elizabeth Castro em O Estado do Paraná (para assinantes), ele diz que busca um entendimento. "Em Maringá, a preferência da direção estadual é pela candidatura do atual secretário do Planejamento, Enio Verri, que terá de vencer antes o grupo que defende a pré-candidatura do ex-prefeito e atual coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Caleffi", diz o texto.

Continue lendo

Argumentum ad misericordiam

De Antonio Sepulveda, no JB:

Mas o governo tem culpa, sim. Como em qualquer administração centralizada e estatizante, o governo é culpado de quase tudo. O raciocínio é de uma simplicidade franciscana. Quem programa, administra, regulamenta e fiscaliza a infra-estrutura dos aeroportos e as companhias de aviação é o governo; quem controla a segurança da navegação aérea é o governo; e é também o governo quem concede e distribui as linhas às empresas. O governo é o faz-tudo. Por conseguinte, se houve falha, se o sistema não funciona, se não existe garantia de salvaguarda da vida humana, se a aviação brasileira é um caso de calamidade pública, a culpa é, sim, necessariamente, do governo; do mesmo governo que nos cobra uma fortuna em taxas e impostos extorsivos pela prestação desses serviços.
Já andam dizendo por aí que a causa do acidente em Congonhas foi explicada: falha humana ao digitar o voto.
Texto integral.

Continue lendo

Assassinato planejado

A Secretaria de Estado da Segurança Pública investiga denúncia de que haveria um plano para matar o governador Roberto Requião.É manchete da Folha de Londrina, aqui.

Continue lendo

Vai virar blogagem coletiva

Relacionar três coisas que as constantes e custosas viagens de vereadores a Curitiba proporcionaram de bom à comunidade maringaense. Essa simples idéia, colocada num post de Ronaldo Nezo e repercutida aqui, está ganhando dimensão. Estão sugerindo uma blobagem coletiva, onde cada blog colocaria algum comentário ou notícia a respeito.
Li de Dorisvaldo Reis um comentário sobre o assunto, no blog de Ronaldo, que aqui reproduzo: "
Acho que única coisa que os vereadores têm conseguido em Curitiba é adiar o julgamento do recurso do processo que envolve o presidente John. Mas também pode ser que os vereadores sejam tão ‘despojados’ que preferem não divulgar o que de bom conseguem, seguindo aquela máxima do Evangelho, "Não saiba a mão esquerda o que a direita faz”.

Continue lendo

Dica do leitor

Está no Jacaré Banguela:

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Pinga Sangue
Que atire a primeira pedra quem nunca assistiu um programa "pinga sangue", por volta do meio dia, na afiliada Band, Record ou SBT da sua cidade. Normalmente apresentado por futuros vereadores e presentes aproveitadores, esses programas fazem sucesso entre as comunidades mais pobres.
Para os produtores, a audiência é importante. A qualidade das matérias e o caráter institucional do programa... Bom, isso não vende.

Continue lendo

Sperandio no Contraedição

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, estará ao vivo no programa Contraedição desta terça-feira, a partir das 21h30, na RTV Canal 10. O programa tem apresentação de Gilson Aguiar e comentários deste blogueiro.

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Verdelírio Barbosa publica em sua coluna de amanhã uma foto de Marcos Bergamasco mostrando Ricardo Barros, então prefeito; Amauri Meneguetti, seu secretário com superpoderes; e o ministro da Agricultura da época, Antonio Cabrera.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima