"Lula gosta dos palácios"
Trechos da entrevista do ex-presidente Itamar Franco, 76, à revista IstoÉ:
Isto É – E essa forma de fazer política sempre foi muito criticada pelo presidente Lula.
Itamar – Ele era um homem simples, mas hoje atingiu um estágio social e perdeu a humanidade. Ele ainda consegue convencer boa parte da população de que ele é ainda aquele homem simples. Mas não é isso, hoje o presidente Lula gosta dos palácios, gosta de ser um bon vivant, mas consegue enganar. O governo dele está indo numa descida rápida, abandonando todo sentido ético e de dignidade. Um presidente da República, quando barganha, emite um mau sinal para a nação. Ele não precisava fazer isso. Isso traz o descaso.
Isto É – O presidente Lula se beneficia da estabilidade conquistada com o Real?
Itamar – O Lula acha que inventou o Brasil. Quero que ele me responda uma coisa: se a economia está tão bem, por que o País cresce tão pouco? No meu governo, crescemos 5,6%. O que eu sei é que "nunca na história deste País" um presidente fez os ricos ficarem muito mais ricos. O Lula se beneficia da estabilidade criada por nosso governo, embora ele tenha combatido o Plano Real...
Isto É – Não é deselegante um expresidente criticar tanto seus sucessores?
Itamar – Como cidadão, tenho o direito de falar. O Lula se tornou elitista. Ele gostou de viver nos palácios. Na época em que eu era presidente, eu mesmo pagava minha comida. Vai ver quanto ele gasta lá hoje. Ele nunca vê, só escuta de um ouvido, acho que tem hora que ele não escuta dos dois. Ele não sabe nada... Pobre de mim ou do Fernando Henrique se disséssemos que não sabíamos de nada. Nós iríamos ser pendurados no primeiro poste. Digo com pesar: o Lula gostou do poder. Acho que no dia em que deixar o Palácio ele vai sofrer.
Íntegra.