7.7.07

Femucic

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto antiga da coluna do Verdelírio deste domingo, Marialva Taques e Vidal Balielo, na apresentação de um dos primeiros Femucic. Marialva e Vidal fizeram muito sucesso como apresentadores do jornal da TV Cultura de Maringá.

Continue lendo

Mais uma condenação

De Verdelírio Barbosa:

Nova condenação
O ex-prefeito Jairo Gianoto, o ex-secretário de Fazenda Luiz Antonio Paulichi e o ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Maringá, Wilson Afonso Enes, foram condenados pelo juiz da 5ª Vara Cível, por improbidade administrativa. Eles foram denunciados pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Aparecido da Cruz, pela utilização irregular do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), entre 1988 e 2000. Os advogados dos condenados afirmaram que irão recorrer.
Coluna completa.

Continue lendo

O bicho está pegando

Da coluna Francês Press, sobre o embate no PMDB:

Exemplo real
Segundo Mário [Hossokawa], o adversário [Crispim] baseia toda a sua campanha em uma suposição agravada com maldade: “Eu sou diferente. Mostro o que define bem o que é o senhor Crispim que sempre usou o partido para garantir seus empregos: enquanto ele diz que eu estaria querendo passar o PMDB para o prefeito, ele já tem o candidato a prefeito escolhido, que é o Edmar Arruda. Ele já decidiu, sem consultar os peemedebistas. Esse é o homem que quer continuar mandando no partido, esse é o tipo de atitude que está acabando com o PMDB em Maringá”.
Coluna completa.

Continue lendo

A calhar

Estou praticamente convencido de que as eleições de 2008 podem encerrar um ciclo político, como Maringá já viu outras vezes. Talvez isso explique essa voracidade que alguns grupos têm de dominar todos os núcleos partidários possíveis.
Coincidentemente, reforçando a tese, ontem fiquei sabendo de um grupo de cerca de 50 pessoas, imbuídas de bons propósitos, que está fazendo articulações interessantes.

Continue lendo

Condomínio partidário

Um ex-laranja de Ricardo Barros comentava hoje pela manhã que agora não tem pra ninguém.
Além de investir para a vitória de Mário Hossokawa no PMDB, os Barros se movimentam para dar a Belino Bravin (PP) o comando do Democratas. Com o PT amarrado por causa da vice-liderança de Lula, ficaria faltando apenas neutralizar os "W" - Wilson Quinteiro (PSB) e Willy Taguchi (PMN).

Continue lendo

Casamento caipira

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Pelo que entendi lendo o blog do Vandré Fernando, que é da Setran, houve uma festa junina dos funcionários daquela secretaria, com a presença do prefeito municipal. O casamento caipira foi entre ele, Vandré, um dos maiores puxa-sacos de Silvio II, e uma senhora chamada Marta, que, informa o blog, é petista.
Pronto, está aí, observou um leitor do blog! É o ensaio para 2008: a chapa Barros-Verri, a cada dia, é menos sonho e mais realidade.

Continue lendo

Sábado de blitz e irritação

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Setran esteve hoje pela manhã fazendo uma blitz educativa na avenida Dezenove de Dezembro, nas proximidades da linha férrea. Quem descia a via no sentido centro-bairros acreditava que havia lá um acidente, o trânsito engarrafou muito chegando à praça 7 de Setembro e nas vias de cruzamento, como por exemplo na avenida Carneiro Leão, os cones liberavam apenas uma das duas pistas e eram parados por vez três carros onde recebiam panfletos e informações.

Continue lendo

PT inicia conversações para 2008

A executiva municipal do PT, reunida hoje, oficializou o início das conversas para as eleições 2008 para vereador e prefeito. A executiva autotizou ainda seu presidente, Rubem Mariano, a proceder as devidas conversar com os mais diversos partidos da cidade para a construção de uma frente de oposição para concorrer à eleição para prefeito. Está no site do partido, aqui.
É para se pensar a expressão "com os mais diversos partidos da cidade".

Continue lendo

Homem do jiu-jitsu

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Clóvis Ortunho Rosa (Nacional Outdoors/Baratek), o Bigu, venceu no último domingo a Copa Singratur de Jiu-Jitsu, ategoria senior pesado.

Continue lendo

Para que serve a Ordem dos Músicos do Brasil?

Além da questão do couvert, os músicos de Maringá têm outros problema, como o desamparo da Ordem dos Músicos do Brasil. Quem levanta o caso é Fábio Galiotti, que reclama: "Vocês acreditam que, por exemplo, o Nando Reis, teria na equipe dele algum músico ruim ou incapaz de executar bem o seu instrumento? Então para que ir fiscalizar os músicos dele? Na verdade quando se realiza um show grande como o dele, é feita uma arrecadação para a OMB, baseado no valor de cachê de cada músico, sendo assim é interessante fiscalizar algo assim, mas fiscalizar se um bar contratou um músico que não tem carteira de músico por não ser capaz de tela, isto não acontece; afinal nada ali será arrecadado e a anuidade já está garantida mesmo".
Aqui.

Continue lendo

Ele fica

Depois de receber pelo menos quatro convites para mudar de partido, Wilson Quinteiro confirmou que fica no PSB. Aqui.

Continue lendo

Uma pergunta

De Luciana Pombo:

- Os deputados do Paraná conseguem dormir bem após aprovar fundo de previdência às custas do imposto pago pelo povo?

(Só para lembrar: dos três deputados estaduais por Maringá, Cida Barros e Luiz Nishimori votaram a favor da aposentaria)

Continue lendo

Indas e vindas

O engenheiro Wanderlei de Oliveira Enami é uma das figuras emblemáticas da disputa pelo poder no PMDB. Em 2002 ele foi candidato a deputado estadual, contra a vontade da direção do partido em Maringá (que apoiava João Alves Correia), e fez 698 votos. Em 2005 foi indicado para compor a provisória, liderada por Gilberto Pavanelli, que tomou o partido de Umberto Crispim por pouco mais de um ano.
Algum tempo depois, por não ter assumido o escritório do Decom como haviam lhe prometido, Enami foi a primeira defecção da provisória: aliou-se a Crispim (dizem que por causa da mesma promessa). Estava com Crispim até a semana passada. Agora, voltou a se aliar com Pavanelli e está na chapa abençoada pela família Barros.

Continue lendo

Prévia

Assessores do prefeito Silvio Barros II - nenhum deles filiado ao PMDB - acham que a convenção do dia 15 será uma prévia das eleições municipais de 2008. Acreditam inclusive que o PT de Enio Verri vai ajudar a chapa Governador Roberto Requião, pois tem interesse na união dos partidos no ano que vem, numa possível dobradinha.
Agora pela manhã a executiva municipal do PMDB reúne-se para homologar as duas chapas inscritas.

Continue lendo

Do jeito que está indo...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A Caixa de Pandora revela o projeto que preparam para revitalizar a praça da Catedral.

Continue lendo

FPF escolha presidente segunda

Na próxima segunda-feira às 15h, em Curitiba, será escolhido o novo presidente da Federação Paranaense de Futebol.
O ex-vereador maringaense Aristides Mossambani é um dos que têm chances. Aqui.

Continue lendo

Racha anunciado

A chapa Manda Brasa - também conhecida como chapa Manda Barros - terá um pequeno problema a resolver, se vencer a convenção: a presidência.
Oficialmente, o nome anunciado é o de Mário Hossokawa, líder de Silvio II no Legislativo e enfrentando recuperação de problemas de saúde. Mas Antonio Carlos Pupulin, ex-vereador e chefe da 15a Regional de Saúde, e que foi condenado recentemente por causa do 13o salário pago irregularmente a vereadores quando presidiu a câmara municipal, não esconde o desejo de presidir o partido.

Continue lendo

Senador por Maringá responde ação em Jandaia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quando deixou de trabalhar na Fafijan, em Jandaia do Sul, onde foi diretor entre 1984 e 1987, o hoje senador da República Wilson de Matos Silva passou a responder uma ação popular onde é acusado de desvio de recursos; em 2003, o valor corrigido chegava a R$ 122,4 mil. Até agora o caso não chegou ao fim.
Wilson, reitor do Cesumar, a maior faculdade privada da cidade, ligada ao grupo Objetivo, é suplente do senador Álvaro Dias e deve permanecer no cargo até o dia 23 de agosto. Como Álvaro licenciou-se por motivos de doença, o erário paga o salário integral dos dois. O período de licença deus-e no dia 3 de abril, mas Álvaro só oficializou sua saída no dia 23.
Essa matéria o leitor não encontrará em jornais locais. Ela está no caderno Brasil do jornal Gazeta do Povo deste sábado, assinada por Andye Iore, que irá acrescentar detalhes em seu blog. Leia mais.

Continue lendo

Mudança

Funcionários da Setran retiraram na manhã de hoje o retorno que existia defronte o Parque do Ingá, no cruzamento das avenidas São Paulo e Tiradentes. A árvore que existe ali foi mantida. O fim do canteiro central dará mais agilidade ao trânsito.

Continue lendo

Os filiados

Que a situação no PMDB maringaense está complicada e é responsabilidade praticamente total de Umberto Crispim, não se pode duvidar. Não oxigenou o partido nem abriu processo de expulsão contra quem merecia e agora corre o risco de ser engolido por ex-amigos e hoje desafetos.
Por exemplo, resultado daquele vício de quando o PMDB estava no poder (filiaram um monte e gabam-se de ter milhares de filiados) continuam hoje no PMDB, com direito a voto na convenção, gente que nada tem a ver com o partido, como o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Agricultura, Diniz Afonso. Um doce pra quem adivinhar em quem ele votará no dia 15...
Ah: há outro peemedebista conhecido, um dos alvos prediletos das críticas do governador Requião: o ex-secretário de Fazenda de Ricardo Barros, Said Ferreira e Jairo Gianoto, Luiz Antonio Paolicchi. É, ele é filiado e tem direito a voto dia 15.

Continue lendo

Balbinotti assina na chapa de Silvio II

O presidente municipal do PMDB, deputado federal Odílio Balbinotti, integra a chapa de Umberto Crispim (que, por sinal, apoiou um candidato de fora, Takayama, a deputado federal; Takayma elegeu-se e deixou o PMDB, aliás), mas nesta sexta-feira andou fazendo uma besteira.
O que ele fez? Assinou autorização para entrar na chapa de Silvio Barros II. Ou seja, está em duas chapa ao mesmo tempo. Sua sorte é que a chapa de Silvio II preferiu não registrá-lo. Se quisesse, poderia haver impugnação de seu nome - embora, por ser deputado, nem precisasse figurar como membro de chapa, pois ele é nato.
De qualquer forma, ao assinar na chapa de Crispim e na do prefeito ele personalizou o PMDB atual: perdidinho, perdidinho.

Continue lendo

Última forma

Houve um erro na hora de inscrever a chapa de oposição no PMDB.
Não era para ser Manda Brasa. O certo é: Manda Barros.

Continue lendo

Na mira

Deve ganhar o noticiário nacional neste final de semana a notícia de que o senador WIlson de Matos Silvas (PSDB), que fica no cargo até o dia 23, responde a uma ação popular na comarca de Jandaia do Sul.
A ação corre ( corre?) há 20 anos. Perde para Rubinho Barrichelo.

Continue lendo

Casados

Roeling e Rene Pereira da Costa casaram-se na noite desta sexta-feira, em cerimônia que foi muito prestigiada. Entre os padrinhos estavam Leo de Almeida Neves e Oto Sponholz, ex-presidente do Tribunal de Justiça.
A cerimônia religiosa foi comandada pelo pastor Nilton Tuller (que é ótimo!) e tudo saiu nos conformes. A lua-de-mel será na Bahia.

Continue lendo

Prefeitura cobra ISSQN de empresas

De Verdelírio Barbosa:

Execuções
A Procuradoria Jurídica do Município de Maringá enviou para o Fórum centenas de Ações de Cobranças sobre o ISSQN contra empresas locais. São débitos antigos que podem ser discutidos judicialmente. Quem informa é o advogado Walter Poppi, que foi assessor do Município nos anos 90 e tem conhecimento das origens dos débitos.
Coluna completa.

Continue lendo

Coluna do Francês (sábado)

Da coluna Francês Press:

Chapa Requião
Se Crispim vencer a eleição do próximo dia 15, a previsão é de que o PMDB local poderá ter candidato a prefeito, no caso Edmar Arruda, ou apresentar um vice para o PT local, sem previsão de aumento de políticos com mandatos, militantes ou secretários estaduais e municipais.

Chapa Mandabrasa
Se o vencedor for Mário Hossokawa há grande possibilidade de que o partido filie o prefeito Silvio Barros, sem partido; alguns vereadores, entre eles Belino Bravin; o deputado estadual Luiz Nishimori além de nomes conhecidos, locais, para oxigenar e expandir a sigla.
Coluna completa.

Continue lendo

Coluna do Francês (sábado)

Bate-chapa no PMDB
Duas chapas foram registradas, ontem à tarde, para disputar o Diretório
Municipal do PMDB: Mandabrasa e Governador Roberto Requião. A primeira
presidida pelo vereador Mário Hossokawa, a segunda por Umberto Crispim.

História
Os dois candidatos à presidência são históricos dentro da sigla. Crispim tenta
retomar o cargo que foi tirado dele pelo diretório regional porque estava
devagar, quase parando; já Mário quer a presidência para que retornem antigos e
conhecidos militantes, pretendendo agregar mais lideranças para expandir o
partido em Maringá.

Chapa Requião
Se Crispim vencer a eleição do próximo dia 15, a previsão é de que o PMDB local
poderá ter candidato a prefeito, no caso Edmar Arruda, ou apresentar um vice
para o PT local, sem previsão de aumento de políticos com mandatos, militantes
ou secretários estaduais e municipais.

Chapa Mandabrasa
Se o vencedor for Mário Hossokawa há grande possibilidade de que o partido
filie o prefeito Silvio Barros, sem partido; alguns vereadores, entre eles Belino
Bravin; o deputado estadual Luiz Nishimori além de nomes conhecidos, locais,
para oxigenar e expandir a sigla.

Queixa
Aliás, o principal motivo pelo qual Hossokawa sai candidato é pela mão de ferro
com a qual Crispim domina o PMDB, não dando espaço a outras lideranças. Um
exemplo: ao formar chapa para disputar o diretório sequer convidou os
vereadores Mário e John Alves Correa, companheiros peemedebistas de longa data.
Outra reclamação: na campanha política usou o PMDB local para apoiar candidatos
a deputado estadual e federal que nem de Maringá são.

Ausente
E Mário está candidato mesmo não tendo condições físicas para tanto.
Recém-operado, médico proibiu que ele se movimente muito e que se mantenha em
descanso. Por esse motivo ele não compareceu, ontem à tarde, para registra a
chapa no escritório do deputado federal Odílio Balbinotti.

Representatividade
Mesmo assim a chapa Mandabrasa foi registrada por peemedebistas de primeira
linha: presidente da Câmara John Alves Corrêa, ex-reitor da UEM Gilberto
Pavanelli, ex-presidente da Câmara Antonio Carlos Pupulin, advogado Alaor
Gregório, além de Vanderlei Enami, José Vieira Prado e outros.

Endinheirado
E a chapa do Umberto Crispim está com dinheiro. Já tem outdoor na cidade,
pedindo votos dos convencionais para sua chapa.

Validade
A propósito, considero válida a iniciativa de plantar outdoors contra o crack
em Maringá. O único problema é que a agência responsável pela arte não foi feliz.
Os anunciantes aparecem muito mais que a mensagem. O interesse era mensagem
contra o crack ou mostrar as empresas?

Reuniões
O vereador Odair Fogueteiro deverá apresentar na próxima semana, projeto de lei
propondo que as reuniões da Câmara Municipal voltem a ser realizadas no horário
de até pouco tempo atrás, a partir das 16 horas.

Resultado
Segundo ele, a mudança para 18 horas não resultou na presença de público para
assistir às sessões. E acabou diminuindo a participação da imprensa que normalmente cobria as reuniões legislativas.

Opinião formada
Durante reunião da semana passada, o próprio presidente da Câmara, John Alves
Corrêa, declarou que sabia de antemão que a mudança de horário não traria
público à Casa: “As pessoas só comparecem quando existe algum projeto de
interesse específico”.

Eleição de belezas
As sete “novas” maravilhas do mundo, posto ao qual o Cristo Redentor concorre com outras 20 localidades, serão anunciadas hoje em Lisboa. O processo de escolha mobilizou pela internet e por telefone 70 milhões de pessoas.

Polêmica
Na parcial divulgada em maio, dez localidades lideravam a disputa entre as 21
pré-selecionados: a Acrópole de Atenas, a antiga cidade maia de Chichen Itzá no
México, o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel em Paris, a Grande Muralha da China,
as ruínas incas de Machu Pichu no Peru, a cidade de Petra na Jordânia, as
estátuas da Ilha de Páscoa, as pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha, e o
mausoléu de Taj Mahal na Índia.

Outros
Os demais concorrentes são os templos de Angkor Vat (Camboja), o castelo
Alhambra de Granada (Espanha), Santa Sofia em Istambul (Turquia), o templo
Koyomizu (Japão), a Praça Vermelha e o Kremlin em Moscou, o castelo de
Neuschwanstein (Alemanha), a Estátua da Liberdade em Nova York, o Cristo
Redentor no Rio de Janeiro, a Opera House de Sydney e a antiga cidade de
Timbuktu (Mali).

Couvert artístico
Músicos reclamaram com o jornalista Ângelo Rigon que o couvert artístico pago por maringaenses em muitos ambientes noturnos de Maringá não vai para os artistas que estão se apresentando. É embolsado pelos proprietários de bares, restaurantes, etc.

Idem
Pior que isso: os 10% que muitos estabelecimentos cobram como se fosse destinado aos garçons e demais serviçais. Também é embolsado pela maioria dos donos de bares e restaurantes. Essas duas categorias, músicos e garçons, não têm seus sindicatos?

Pela aposentadoria
O deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) votou favoravelmente à intenção dos
deputados estaduais do Paraná em terem seu plano de aposentadoria, parcialmente
pago com verba pública. A Ordem dos Advogados está contestando a iniciativa.

Tempo seco
Além dos males respiratórios o tempo seco começa a refletir nas lavourasregião.
Se não chover vai começar outra temporada de queimadas. As vacas já estão produzindo menos carne e leite.

Tempo
O Instituto de Metereologia no Paraná não dá esperança quando a “tempo bom”
(chuva) para este final de semana, depois de mais de um mês sem precipitações.
Há possibilidade de alguma chuvinha na região
fraca, mas esparsa. E se chove vem nova frente fria.

Continue lendo

6.7.07

Duas chapas disputarão PMDB de Maringá

Duas chapas foram registradas para a disputa da convenção do PMDB de Maringá, dia 15 próximo. O prazo para inscrição encerrou-se hoje.
Da atual executiva municipal, seis estão na chapa de Umberto Crispim (Governador Roberto Requião), incluindo o atual presidente, deputado Odílio Balbinotti. As demais são Cláudio Ferdinandi, Edmar Arruda, Satico, José Carlos Amador e o próprio Crispim. Um, o ex-presidente Gilberto Pavanelli, está na chapa liderada por Mário Hossokawa (Manda Brasa). O ex-vereador Antonio Carlos Pupulin está na chapa de oposição, que defende a família Barros.
Há indícios de que não haverá impugnações e a homologação acontece amanhã pela manhã.

Continue lendo

Acusações

No Ultima Hora News, de Campo Grande, um leitor faz comentários pouco airosos sobre o comandante da PM do Mato Grosso do Sul. Em certo trecho diz: "Há envolvimento dele em crimes desde há muito tempo, contrabando de armas ilegais que caiu em São Paulo e foi inexplicavelmente abafado, o envolvimento com um militar do Exército, um sargento, aliás ex-militar que vive hoje em Maringá/PR, e que com Orti tivera bons momentos com o tráfico de entorpecentes e veículos passados ilegalmente para além da fronteira".
Aqui.

Continue lendo

Símbolo de respeito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este pau-ferro, defronte ao Parque do Ingá, é muito bonito - além de ser mais uma evidência do respeito pelo homem com a natureza. Foi na gestão Said Ferreira que a ilha foi colocada ali, com semáforo, avançando um pouco para a direita, para preservar a árvore.

Continue lendo

Tempo de jogo

Já circulam as fotos de Ana Paula Oliveira, fotografada para a revista Playboy. Na terça-feira ela começa a divulgar a edição.
Acabei de ver. Nunca imaginei que iria gostar de bandeirinha.

Continue lendo

Desfiliação

O deputado estadual Luiz Nishimori teria entregue a carta de desfiliação do PSDB, confidenciou hoje um parlamentar que passou por Maringá.
Surpreende se for verdade, pois Nishimori garantia até dias atrás que iria lutar pela sua permanência no partido.

Continue lendo

Canaleta descartada

Nada como uma boa conversa. O projeto de revitalização da avenida Brasil envolvendo a Logitrans foi descartado.
Os projetos colocados para apreciação dos comerciantes têm algo em comum: nenhum tem canaleta para o transporte coletivo urbano naquela via.

Continue lendo

O fim se aproxima

Embora a principal preocupação na prefeitura de Maringá até o próximo dia 15 seja a convenção municipal do PMDB, a cidade anda.
E se aproxima, numa rapidez chocante, o fim do minizôo do Parque do Ingá. O destino dos animais está sendo discutido. Há denúncias de que eles já não estavam recebendo o tratamento adequado antes da decisão de fechamento.
Na outra ponta, a população de Maringá pagará o pato, pois será um atrativo a menos para levá-lo ao Parque do Ingá, um dos maiores pontos turísticos da cidade.

Continue lendo

Reclamações contra o Big

Um casal reclamou ao Big e ao Procon do que considera um desrespeito ao consumidor, no último dia 6, por volta das 13h. "O supermercado diz que cumpre a legislação colocando, por exemplo, caixas exclusivas para idosos e gestantes. No entanto, idosos estavam no final das filas aguardando, e o caixa preferencial fechado. Pedi para um caixa atender os idosos, este respondeu "já vou ver" e não tomou qualquer atitude. Ainda por cima queriam nos cobrar estacionamento ao sairmos, mesmo tendo feito compras. Ao insistirmos, voltaram atrás", conta a consumidora, uma advogada. "Um mercado desse tamanho e dois caixas abertos no almoço? Então eu devo pedir licença do trabalho e ir fazer compras no horário que o supermercado especificar? Desculpem-me, mas isso está completamente errado. Horário de almoço é horário de compras sim (...) Não tenho mais direito como consumidor então? Devo fazer o que o mercado quer? Sinceramente, eu e todos da minha família estamos cancelando nossos cartões de compra do Big", reclamou o consumidor.

Continue lendo

Inventividade

Assessor de político nem sempre é criativo para fazer títulos. Veja alguns títulos de releases feitos no Senado:

02/07/2007 - Wilson Matos apresenta projetos para melhorar a educação no País
12/06/2007 - Wilson Matos aponta papel social de universidades privadas
23/05/2007 - Wilson Matos defende mudanças no projeto sobre homossexuais
15/05/2007 - Wilson Matos discute melhorias no ensino com ministro da Educação
12/06/2007 - Wilson Matos destaca a importância das instituições privadas de ensino superior
02/05/2007 - Wilson Matos defende mudanças na Educação
13/04/2007 - Wilson Matos critica veto à Emenda 3
03/04/2007 - Wilson Matos toma posse como Senador

Continue lendo

Pérolas falsas da sabedoria popular

Do Sopa de Tamanco:

"Travesti de amigo meu pra mim é homem" - Rômulo e Remo Arantes Neto

Continue lendo

Precaução

É bom a gente ficar de olho no embate da convenção do PMDB maringaense. Ouve-se muita conversa de compra de votos e gastos milionários.
Mesmo que você não seja filiado ao PMDB, portanto, fique de olho: seu bolso pode estar custeando a encrenca.

Continue lendo

Gossips

  • Há duas semanas um rapaz tentou o suicídio pulando do viaduto da avenida Pedro Taques (onde passa a linha férrea). Não conseguiu. Quebrou as duas pernas e demorou para ser resgatado, porque as pessoas achavam que se tratava de um bebum.
  • Nos bastidores jurídicos corre a notícia de um casal de advogados que foi para as vias de fato. A mulher flagrou o marido com outra e deu o devido corretivo.

Continue lendo

Homem sabe tudo

Recebido por email - Quem disse que os homens não sabem usar a máquina de lavar roupas?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Ajuda maringaense

Uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), de Maringá, vai dar uma mão na segurança da Festa Nacional do Carneiro no Buraco, neste final de semana em Campo Mourão. Aqui.

Continue lendo

Outdoors da convenção

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A convenção do PMDB chegou às ruas. Outdoors já convocam os filiados a votar na chapa governador Requião.

Continue lendo

Telefonemas e apoio do Noboru

Em política a gente de tudo, até boi do Renan voar.
A disputa no PMDB faz o ex-pepista Silvio Barros II, por exemplo, demorar em média 20 minutos ao telefone conversando com convencionais para falar da necessidade de ter o partido nas mãos e, de outro lado, a união de gente que até há pouco estava se estranhando.
O mais novo apoio recebido por Umberto Crispim é o ex-vice-prefeito e ex-vereador Noboru Yamamoto. Ele anunciou seu apoio, e de seu grupo, hoje pela manhã. Noboru estava atritado com Mário Hossokawa e Crispim (que hoje se encontram em pólos distintos) por ter ficado de fora das eleições municipais.

Continue lendo

Vale tudo pelo PMDB

A convenção do PMDB parece eleição geral. Pelo menos do lado da oposição, liderada por enquanto pelo trio Ricardo Barros, Silvio II e Mário Hossokawa.
Pense em tudo o que uma eleição tem, de dentadura a oferta de emprego. Pronto: este é o quadro. A máquina pública - e há que se considerar que o comando dos poderes Legislativo e Executivo estão fechados com MH - está à toda. O que mais tem, pelos lados da chapa Manda Brasa, é gente de outros partidos - principalmente do PP - fazendo campanha e pedindo votos para os peemedebistas.

Continue lendo

Fugitivos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os dois acima são os chefes do grupo Sundown, que fugiram de um hospital em Curitiba. O Ministério Público pede ajuda da população: quem tiver informações pode repassar a este site e fazer a denúncia.

Continue lendo

Questão de horas. Milhares delas

Li que o NIS 24 Horas do Jardim Alvorada vai entrar em funcionamento em setembro próximo. É complicado o tal processo político-administrativo. O benefício foi prometido para janeiro de 2005. No ano passado, ano eleitoral, a própria prefeitura anunciava através de releases nas seguintes datas e com os seguintes títulos:
16/06/2006 - NIS 24 horas: obras em ritmo acelerado
13/10/2006 - NIS 24 horas funcionará ainda este ano
27/12/2006 - NIS 24 horas será inaugurado no início do próximo ano

Continue lendo

Espaço

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Capa do jornal Hoje Maringá com o comunicado da Uningá sobre a volta das aulas do curso de Medicina.

Continue lendo

Momento musical



Entrevistei Toquinho em 1981, em Curitiba, comendo amendoim. Ele havia acabado de estrear na Ariola, multinacional que mudou a história do disco no país. Hoje ele faz 61 anos. Outro aniversariante do dia é George W. Bush.

Continue lendo

Câmeras: balanço é parcial

Segundo a prefeitura de Maringá, mais dez câmeras batizadas de “avanços de sinais” e mais 20 “salva-vidas” estarão em funcionamento na cidade até o fim do ano. Ao todo, serão 46 equipamentos, contando os seis “salva-vidas” que já existem, funcionando em rodízio. Foram registradas entre as avenidas Itororó e Juscelino Kubitscek, durante três horas (das 17h às 20h), 232 infrações de avanço de sinal vermelho, na quarta-feira. A partir do dia 10, o sistema será convertido em multas.
A Setran ainda não tem um balanço de outros semáforos, onde as câmeras foram instaladas. O Código Brasileiro de Trânsito determina que o avanço do sinal vermelho equivale a infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Cocaína

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu esta semana 30 quilos de cocaína num Vectra com placas de Maringá, durante a Operação Podium, no Rio de Janeiro. O condutor do veículo, Ronaldo Jordão Jacomasso, de 24 anos, e sua namorada, Beatriz Silveiro, 21, foram presos.

Continue lendo

Etanol sujo

O jornal espanhol El Mundo informa em sua edição de hoje que a Europa não quer o "etanol sujo" do Brasil. Aqui.

Continue lendo

Legal - e supimpa!

"O plano de aposentadoria da Assembléia Legislativa é um plano legal", disse o deputado estadual Luiz Nishimori à CBN. Ele votou favoravelmente, claro, e a idéia está sendo contestada pela OAB.

Continue lendo

Faíscas

As relações entre o ex-vereador e ex-deputado estadual Divanir Braz Palma (PPS) e o presidente regional do PMN, Willy Taguchi, não vai lá essas coisas. Divanir tem ligado para políticos do grupo de Taguchi, em princípio para convidá-los a trocar de sigla.
"Ele deveria dar prosseguimento à caminhada política dos líderes que ele prestigiou no PFL, em detrimento à minha candidatura na eleicôes passadas", comentou Taguchi.

Continue lendo

Legislar que é bom...

A deputada estadual Cida Barros (PP) - que votou pela aposentadoria dos deputados - apresentou requerimento com votos de congratulações ao empresário Pedro Constantino, do setor de transporte. É uma das coisas que ela mais faz na Assembléia Legislativa: distribuir congratulações e homenagens. Ela vai entregar um diploma ao empresário daqui a duas semanas.

Continue lendo

Símbolos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Imponente e majestosa a árvore símbolo de Maringá chama a atenção de quem passa pela cidade. O dia vai indo com o sol no poente restando uma pergunta: será que todos os ipês estarão florindo no próximo inverno?

(Texto e foto Mosca Branca)

Continue lendo

Excesso e falta

Título do artigo de Clóvis Rossi na Folha de S. Paulo (para assinantes): "Excesso de falta de decoro".

Continue lendo

Repolho roxo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Charge de Lukas, hoje, em O Diário.

Continue lendo

Comitê antiamianto

Circula correspondência na internet informando o lançamento de um comitê pela retirada do amianto da ETA de Maringá "Maringaense, entre nesta luta e exija a retirada imediata das placas de amianto que causam câncer de pulmão, que salvaria vidas, pois o amianto mata. O maringaense está bebendo água contaminada com amiante, pois a Sanepar de Maringá utiliza na estação de tratamento da avenida Pedro Taques", diz o e-mail.

Continue lendo

Em Maringá, couvert não vai para o artista

Fábio Galiotti, que já tocou com Nando Cordel e Gian e Giovani, entre outros, é músico em Maringá e atua no trio Kaza. Leio em seu blog que o couvert artístico (e não cover como está escrito) cobrado por casas noturnas locais não vai apenas para o artista: serve para pagar seguranças e garçons. Arrecadando daqui e dali de seus clientes com a desculpa que é para pagar artistas e garçons, a casa "vai deixando os donos de bares mais ricos e os artistas de Maringá mais pobres!", reclama Galiotti, que recomenda: "Quando a casa lhe cobrar o couvert alegando que vai para o músico questione e exija que o músico fique com o que você está pagando já que ele lhe proporcionou alguns momentos de prazer musical. Mas, quando os músicos forem ruins não pague e exija músicos melhores!".

Continue lendo

5.7.07

Tais brincando?!

As piadas do Tais Brincando?I, de Tatta Cabral, estão aqui.

Continue lendo

Ociosidade?

Está sem o que fazer? Quer ver o resultado de uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de Maringá no Jornal dos Municípios, do Elnio Silveira Pohlman, o Apucarana?
Clique aqui.

Continue lendo

Cala-te boca!



A fábrica de cerveja Colônia, de Toledo, está sob suspeita de falsificação. De acordo com reportagem da RPC/Globo, o rótulo diz uma coisa mas o conteúdo é outro. Leitor do blog, ao assistir a reportagem, passou a entender porque um programa policial da TV Maringá/Band, nesta quinta-feira, fez um carnaval elogiando a cerveja Colônia.

Continue lendo

Entrega de recursos

De Verdelírio Barbosa:

Pé vermelho
O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá, que é conhecido no Paraná e em Brasília como pé vermelho, entrega hoje, ao prefeito de Colorado, Marcos Mello, ordem de pagamento no valor de R$ 498 mil, para construção da Escola Municipal Antonio Bertoni. Na terça-feira, Odílio e sua esposa Ivaíne estiveram na cidade de Campo Mourão, e a recepção recebida foi uma verdadeira festa.
Coluna completa.

Continue lendo

Protesto em Londrina

Da coluna Francês Press:

Manifestação
Em Londrina, onde a marginalidade está no estágio que Maringá alcançará dentro dos próximos anos, comerciantes e lojistas do centro da cidade fecharam as portas durante uma hora na manhã de ontem em protesto contra a falta de segurança pública.
Coluna completa.

Continue lendo

Adin contra aposentadoria

A OAB vai entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o projeto dos deputados estaduais reinstituindo a aposentadoria parlamentar. Nishimori e Cida Barros votaram a favor. Aqui.

Continue lendo

Deu no portal da RPC

Simulação de explosão de gás assusta funcionários de shopping em Maringá. Aqui.
O Toscorama trouxe fotos da simulação. Dizem que a direção do shopping avisou parte da imprensa mas pediu que não se divulgasse nada, para não perder a espontaneidade dos funcionários. Ninguém do shopping deve ter parente nem conhecido com coração fraco. Ou, com,o diz o Jorge, "ainda bem que o Bravin não passou por perto".

Continue lendo

Marquetingue

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Mosca Branca pergunta: com tantos patrocinadores (quase 70% do painel) a mensagem principal não ficou meio imperceptível?

Continue lendo

Maconha será incinerada

As mais de cinco toneladas de maconha apreendidas pela Polícia Federal em Maringá, na última segunda-feira, vão virar cinzas amanhã à tarde. Com autorização e acompanhamento do Judiciário e da Vigilância Sanitária, a incineração acontecerá a partir das 14h no forno da Cocamar.
Como esta é a maior apreensão de droga dos últimos tempos, autoridades diversas estarão presentes à cerimônia.

Continue lendo

O alimento do crime

De Sergio Luparelli, em artigo sobre violência e impunidade:

A mídia deve fazer autocrítica e avaliar seus programas. A sociedade deve reclamar e exigir a alteração no Código Penal, a fim de que as penas sejam mais rigorosas.
O Congresso Nacional deve ser pressionado a criar leis compatíveis com a realidade atual da criminalidade.
Mas, principalmente, ex-ministro José Dirceu e sua imensa gangue de ministros e deputados do “Mensalão”, deputados “Ssnguessugas”, senador Renam Calheiros, senador Joaquim Roriz, ... dentre inúmeros outros que não lembramos mais, como juiz “Lallau”, Sérgio Naia, ex-senador Luiz Estevão... têm que ser punidos! Punidos de verdade!
Artigo na íntegra.

Continue lendo

Uningá retoma aulas de Medicina

A Uningá vai voltar a ministrar o curso de Medicina. Amanhã os jornais da cidade trazem um comunicado da instituição informando que a presidente do Tribunal Regional Federal da 1a Região despachou pelo reinício das aulas.
Não achei maiores informações a respeito, mas a decisão teria sido proferida hoje. O TRF1 tem jurisdição sobre 14 estados, incluindo o Distrito Federal. Conheça parte da história do vai-não-vai do curso aqui.

Continue lendo

Delegado promete ajudar o HU

Da ASC/UEM:

O delegado-chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Antonio Brandão Neto, prometeu ajudar o Hospital Universitário de Maringá a viabilizar recursos para construir, o mais breve possível, seis leitos de enfermarias específicos para abrigar presidiários.
Ele assumiu o compromisso depois de visitar o HU, ontem (4), e conhecer as instalações do hospital. Brandão Neto foi recebido pelo superintendente do HU, José Carlos Amador, que mostrou ao delegado o Plano Diretor do hospital.
De acordo com o Plano, o HU terá cerca de 27 mil metros quadrados e em torno de 300 leitos regulares instalados. Atualmente, o hospital possui aproximadamente 9 mil metros quadrados e conta com 89 leitos regulares.

Continue lendo

Walber diz estar firme com Crispim

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ex-deputado federal Walber Guimarães confirmou agora à tarde que permanece na chapa Governador Roberto Requião, que disputará a convenção do PMDB no próximo dia 15. Ele desmentiu informações de que estaria integrando a chapa de oposição. Walber, que foi vice-prefeito de Silvio Barros (pai), garantiu que permanece apoiando Umberto Crispim.
O grupo ligado a Crispim, por sinal, cresce em cima da rejeição à interferência do PP no processo eleitoral. "Está havendo muito blefe do outro lado", disse um peemedebista que defende candidatura própria e que a sigla não esteja sob controle dos Barros.

Continue lendo

Churrascada beneficente

O Lar Escola da Criança de Maringá realiza no próximo domingo, das 11h30 às 13h30, churrascada beneficente. O convite custa R$ 12,00. A entidade fica à rua Martin Afonso, 1.441, Jardim Novo Horizonte. Informações: (44) 3227-3030. Estarão isentos de convite, menores de 8 anos, acompanhado dos pais.

Continue lendo

TJ nega recurso da prefeitura de Maringá

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Vidal Coelho, indeferiu o pedido do município de Maringá, que queria impedir o retorno ao trabalho de 22 servidores que participaram da greve ano passado, conforme decisão da 3ª Vara Cível de Maringá. No despacho ele considera que o
recurso interposto (suspensão de liminar) não era a medida cabível de acordo com a decisão acatada e que o ato atacado (a reintegração dos trabalhadores) não representa grave lesão administrativa, à ordem pública e nem à economia."Mais uma vitória dos trabalhadores", comentou o advogado do Sismmar, Avanilson Araújo.
Confira a decisão do TJ.

Continue lendo

Requião e Guaipó recebem Rua do Lazer

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Da assessoria do vereador:

O Mandato Participativo do vereador Humberto Henrique promove no próximo domingo mais uma Rua do Lazer. O evento promove brincadeiras, atividades físicas e culturais para crianças e será realizado na região dos conjuntos Requião e Guaiapó. Nesta edição ainda haverá um apresentação especial do grupo de teatro "Circo Teatro Sem Lona". Na edição anterior, realizada no conjunto Liberdade, mais de 300 crianças se divertiram nas brincadeiras. Todas as atividades são gratuitas e para toda a comunidade. A Rua do Lazer no Requião/Guaiapó será na praça Miguel de Oliveira, em frente a Capela Nossa Senhora do Rosário. A programação terá inicio às 9h e encerramento às 11h30.

Continue lendo

O primeiro balanço

O novo sistema de câmeras que filmam quem passa o sinal vermelho em dez semáforos da cidade já tem um balanço, que será apresentado hoje pela Setran. O equipamento ainda detecta excesso de velocidade e desrespeito à faixa de pedestre. Informa a Setran que além de câmera filmadora, os kits contêm computadores, poste para a instalação do maquinário, detectores e outros equipamentos.

Continue lendo

Perfil partidário

Uma declaração do vereador Mário Hossokawa, que defende a renovação no PMDB, nos remete a colocar na balança os dois virtuais candidatos a presidente do partido em Maringá.
Umberto Crispim sempre foi filiado ao PMDB. Não se tem conhecimento de que tenha recebido convite para deixar o partido; em 2000 recusou ser vice de Cida Barros (PP). Hossokawa passou pelo PMDB (duas vezes), PSDB, PDT e PL. Sua passagem pelo PL foi marcada por uma briga política com o empresário Ary Jacomossi, que acabou ganhando dentro do partido o direito de ser candidato a prefeito, em 1996. O advogado de Jacomossi, que acabou com o sonho de Hossokawa ser o candidato, foi Eli Diniz - hoje os dois estão juntos na chapa "Manda Brasa", que disputará a convenção no próximo dia 15.
Além dos partidos aos quais foi filiado, Hossokawa foi líder de três prefeitos na câmara municipal: Said Ferreira (PMDB), José Cláudio (PT) e Silvio Barros II (ex-PP).

Continue lendo

Isto é política

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O documento acima foi colocado num post neste blog em novembro do ano passado (aqui). Ele foi assinado pelo então presidente da executiva municipal do PMDB, Gilberto Pavanelli, e "entregava" ao então presidente do PMDB regional, Dobrandino da Silva, os nomes de peemedebistas que trabalharam contra a reeleição do governador Requião; são citados como tendo trabalhado para Osmar Dias a secretária municipal Terezinha Pereira, o servidor público municipal William Gentil e os vereadores Chico Caiana, João Alves Correa e Mário Hossokawa. Hoje, vejam só, o signatário apóia os que, segundo ele mesmo escreveu no documento, trabalharam contra Requião.
Do outro lado também há algo semelhante: Umberto Crispim tem o apoio de Miguel Grillo, que é sócio de João Alves num porto de areia (João é coordenador da campanha de Hossokawa). Por isso muitos têm a impressão de que a briga pode ser de araque.

Continue lendo

Panorama do PMDB

Um panorama da disputa que se avizinha no PMDB maringaense: os vereadores João Alves Correa e Mário Hossokawa e o ex-vereador José Maria dos Santos solicitaram retirada da assinatura da chapa que vinha sendo trabalhada e encabeçada por Umberto Crispim.
A chapa de Mário Hossokawa tem o apoio de Gilberto Pavanelli e Oscar Conchon, que eram da executiva anterior. Diz-se que Antonio Carlos Pupulin, chefe da Regional de Saúde, também apóia a oposição.
O grupo de Crispim tem hoje a maioria dos convencionais, e o prefeito Silvio II (sem partido) tem trabalhado ostensivamente pedindo votos para Hossokawa. Estima-se que o prefeito esteja dedicando a maior parte de seu tempo à convenção do PMDB. O empenho é total.

Continue lendo

Era só treinamento

Hoje pela manhã carros do Corpo de Bombeiros e ambulâncias tomaram conta de trecho da avenida São Paulo, na frente do Aspen Park, que ficou interditado. Quem viu até ficou preocupado, mas era apenas um treinamento dos bombeiros.
Seria bom, inclusive para o coração das pessoas, que voltasse a se avisar quando é apenas treinamento. Muitos ficaram apreensivos - de graça.

Continue lendo

Passamento

Atualizado - A vereadora de Marialva, Sônia Maria Silvestre Lopes, 54 anos completados no último dia 24, morreu hoje pela manhã de câncer, doença que enfrentava havia vários meses. Conhecida como Soninha Silvestre, foi professora, secretária municipal de Educação e Cultura e vereadora (PSDB) por quatro mandatos.
O prefeito Humberto Feltrin decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo no segundo expediente da prefeitura no dia 6 de julho. O velório será na câmara e o sepultamento será realizado amanhã às 16h

Continue lendo

Crime zero, solidariedade 1000

O delegado Cláudio Marques da Silva, de Paranacity, está aproveitando que foi suspenso por 30 dias (por causa dos artigos que escreve, inclusive neste blog) e está concluindo o projeto "Crime zero, solidariedade 1000". Basicamente, o projeto visa a envolver toda a sociedade na busca de soluções para os problemas locais, sem onerar o contribuinte.
Paranacity foi a única comarca do Estado onde nunca houve caça-níqueis, onde não há denúncia de corrupção policial e se realiza trabalho de resgate voluntário, com mais de 400 atendimentos.

Continue lendo

Criança é salva de carro em chamas

Populares salvaram a vida de uma criança de 6 anos, em Altônia (perto de Umuarama), que estava trancada dentro de um carro que começou a pegar fogo. A mãe havia saído para sacar dinheiro de um caixa eletrônico. Aqui.

Continue lendo

Curta feito em Maringá



Escrito e dirigido por Eliton Oliveira, o curta A garota da loja de livros foi produzido em Maringá no início do ano, com a participação de Daísa Poltronieri, Joaquim dos Santos, Bruno Belini e Priscila Buiar. O projeto recebeu os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura e já está disponível no YouTube, dividido em três partes. Informações sobre o curta estão neste site.
Parte 2 aqui e a 3, aqui.

Continue lendo

Empresários fogem de hospital

Na Folha de S. Paulo (para assinantes):

Os empresários Isidoro Rozenblum e Rolando Rozenblum - criadores do grupo Sundown do Brasil, que fabrica bicicletas e motos - fugiram na madrugada de segunda-feira de um hospital em Curitiba. Eles foram condenados por fraudar importações.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a responsabilidade dos policiais militares responsáveis pela escolta. Isidoro teria fugido por uma porta lateral do hospital e seu filho Rolando escapou por uma janela, segundo o procurador Deltan Dallagnol.
Isidoro cumpria pena de 19 anos de prisão; Rolando, de 14 anos. Presos em junho do ano passado, eles foram condenados por formação de quadrilha, descaminho (contrabando), corrupção ativa e crimes contra a ordem tributária e o sistema financeiro. Dezenas de outros crimes ainda não foram julgados, de acordo com a procuradoria em Curitiba.

Continue lendo

Jogo dos 7 erros

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto do vereador Bravin (PP) está no blog do Vandré. Aproveitem para descobrir sete erros.

Continue lendo

Adeus ipê

Outra bem bolada de Lukas:

- A continuar o corte indiscriminado de árvores em Maringá, a partir de 2015 teremos o "Concurso de Fotografias de Repolho Roxo".

Continue lendo

Os barulhentos

Lista daEsta é a lista dos discos mais barulhentos lançados até hoje, de acordo com a revista inglesa Q. Não tem nenhum do Kiss, que sempre foi aprsentado como a banda mais "alta" do planeta:

1. The Stooges - "Funhouse" (1970)
2. Slayer - "Reign in blood" (1986)
3. Public Enemy - "It takes a nation of millions to hold us back" (1988)
4. The Jesus And Mary Chain - "Psychocandy" (1986)
5. Big Black - "Songs about fucking" (1987)
6. The Who - "Live At Leeds" (1970)
7. Napalm Death - "Scum" (1987)
8. My Bloody Valentine - "Isn't anything (1988)
9. Atari Teenage Riot - "The future of war" (1997)
10. Sex Pistols - "Never mind the bollocks" (1977)
11. Neil Young - "Arc weld" (1991)
12. Led Zeppelin - "Led Zeppelin I" (1969)
13. Motorhead - "No sleep til hammersmith" (1981)
14. The Birthday Party - "Prayers on fire" (1981)
15. Black Flag - "Damaged" (1981)
16. Aphex Twin - "I care because you do" (1995)
17. Jimi Hendrix - "Are you experienced?" (1967)
18. Sunn0))) - "White" (2006)
19. AC/DC - "Back in black" (1980)
20. Velvet Underground - "White light/White heat (1967)

Continue lendo

Não tinha um outro anão melhorzinho?

De Nonato Albuquerque, no Antena Parabólica:

- A seleção brasileira dá pena!... E quem disse que Dunga é técnico? Será que não tinha um outro anão melhorzinho?

Continue lendo

Arrombamento

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um pet-shop da avenida Pedro Taques, Jardim Alvorada, foi arrombado nesta madrugada. O proprietário da loja deve estar chegando agora e conferindo o estrago. A porta, pelo jeito, foi arrebentada no pé-de-cabra. Outras lojas daquela quadra também foram arrombadas. No boleim da PM há dez registros de ocorrências ligadas a furto e roubo.

Continue lendo

Tais brincando?!

O Babulina entra num bar com uma mala volumosa e pergunta:
- Bom dia, senhores! Alguém quer um par de chifres?
Ninguém lhe respondeu.
- Bom, pelo que vejo todos estão bem servidos. Passem um bom resto de fim de dia...
Coluna completa.

Continue lendo

4.7.07

Se quiser pagar, paga

De Verdelírio Barbosa:

Trimestralidade
O processo da trimestralidade da Prefeitura está indo para o Tribunal Superior do Trabalho, para discutir os valores atrasados. O que os funcionários municipais querem é os seus 36,2% que já estão autorizados e cuja sentença transitou em julgado no ano de 2004. Desde aquela época este índice já poderia ter sido pago. Aquele montante de 130 milhões é outra história. Dizem que o prefeito atual recentemente teve vontade de começar a pagar, mas o sindicato não quis conversa, o que os funcionários não acreditam. Se a Prefeitura quiser pagar, paga e não pede para ninguém. Falta, de um lado, boa vontade e de outro que seriam os funcionários, um pouco mais de interesse.
Coluna completa.

Continue lendo

Bross faz palestra

Da coluna Francês Press:

Especialista hospitalar
O professor João Carlos Bross, especialista em arquitetura hospitalar, responsável inclusive pelos projetos dos hospitais Beneficência Portuguesa e das Clínicas de São Paulo, convidado pelo Santa Rita Saúde faz importante palestra hoje em Maringá.
Coluna completa.

Continue lendo

Divisão fortalece Crispim

Ex-presidente do PMDB de Maringá, Gilberto Pavanelli fechou com a chapa de Silvio II, que no próximo dia 15 disputa a convenção municipal. Hoje ele participou de reunião com o prefeito e com Mário Hossokawa, que durante o tempo em que presidiu o partido foi seu adversário.
Do chamado grupo de Pavanelli, que faz parte da executiva do partido, apenas ele fechou com Silvio II; os demais estão com Umberto Crispim, inclusive o outrora adversário João Machado (Mercapeças). Da mesma forma, dos sete integrantes da executiva, apenas um (Pavanelli) está com Silvio II-Hossokawa.
Como havia previsto no blog, semana passada, o racha no partido está fortalecendo Crispim.

Continue lendo

Caindo fora

O senador Joaquim Roriz vai renunciar hoje, anunciam os sites de notícias.
Não sei se a gente deve comemorar, já que a estratégia evitaria uma possível cassação.

Continue lendo

Maringaense em ensaio sensual

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Sete atletas da seleção brasileira de softbol fizeram um ensaio fotográfico para promover a modalidade. Um kit está sendo lançado hoje, incluindo um DVD com ‘making off’ da sessão de fotos. Uma das sete é a maringaense Vivian Morimoto, que fez ressalvas à repercussão na imprensa."Não foi um ensaio sexy", reclamou.
Leia mais.

Continue lendo

Feijoada dos escoteiros

O Grupo Escoteiro Verde Canção de Maringá promoverá, no próximo domingo, a partir das 12h, mais uma tradicional feijoada. A terceira edição será realizada na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, na rua Tiradentes, 348, Vila Nova. Os convites custam R$ 15,00. A renda servirá para reforma da sede.

Continue lendo

Do Psol

Amanhã, o programa em rede nacional do Partido Socialismo e Liberdade, às 20h, estará no rádio e às 20h30 na televisão. Com duração de 10 minutos e participação de Heloísa Helena, deputados federais Chico Alencar, Ivan Valente e Luciana Genro, senador José Nery e intelectuais do partido, o programa denunciará a corrupção, analisará a crise política e apresentará propostas para o Brasil.

Continue lendo

De volta

Um dia corrido. Mas que pode ser lembrado, lá na frente.

Continue lendo

Nem vem que não tem

A informação é fresquinha - e, claro, quente.
A Rádio Corredor, que funciona no Palácio Iguaçu, em Curitiba, informa que o governador Roberto Requião não tem nenhum interesse na filiação do prefeito Silvio Barros II no PMDB. E ponto final.

Continue lendo

Salão comunitário - parte dois

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Lembram do post do salão comunitário do Conjunto Herman Morais de Barros, publicado pelo blog em maio, com fotos do Mosca Branca mostrando o abandono do local?
O Mosca Branca voltou ao local e agora você confere as providências que estão sendo tomadas. O pessoal está trabalhando para recuperar o prédio.

Continue lendo

Na coordenação

Na entrevista à Cultura AM, hoje, o vereador Mário Hossokawa confirmou: o coordenador de sua campanha à presidência do PMDB é o presidente do Legislativo, João Alves Correa.

Continue lendo

O especialista

O prefeito Silvio II teria dito a um peemedebista, ontem, que é especialista em ganhar eleições na última hora e que, por isso, já teria uma estratégia para que Mário Hossokawa, seu líder no Legislativo, vença a convenção do PMDB no próximo dia 15.
Outro que está colaborando com Hossokawa é o deputado federal Ricardo Barros (PP), que sábado reuniu-se para tratar do assunto. Na última convenção do diretório Barros cedeu até as instalações de seu escritório, na avenida Prudente de Morais, para a chapa de oposição - à época encabeçada por Walber Guimarães e Eli Diniz. A oposição fez 23% dos votos.
Só para não esquecer: 17 anos atrás Hossokawa presidiu uma Comissão Processante para cassar o então prefeito Ricardo Barros.

Continue lendo

A vida do policial

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O capitão Christian Goldoni, da PM de Toledo, fez um arquivo Power Point sobre a vida do policial desde a criação. O arquivo foi enviado a vários integrantes da Polícia Militar do Paraná. Ficou interessante. O quadro acima faz parte do material - "Dormir será considerado período de folga; logo, não dormirás" - e traz a foto do PM maringaense Da Silva, deitado, numa operação policial.
O arquivo completo pode ser baixado aqui.

Continue lendo

Equipe na campanha

Não é apenas o prefeito Silvio Barros II (sem partido) que está empenhado em eleger Mário Hossokawa presidente do PMDB maringaense. Secretários municipais estão telefonando para convencionais - e até membros da executiva municipal - pedindo voto para MH.
O próprio Silvio II tem ligado para vários peemedebistas. Ligou inclusive para Edmar Arruda, que foi seu tesoureiro na campanha de 1996 e de quem recebeu apoio no segundo turno em 2004. Silvio II disse ao seu ex-parceiro que não tem certeza se pretende ingressar no PMDB. Deseja apenas "ter o controle" do PMDB, a exemplo do que acontece com outros partidos sob a tutela da família Barros.

Continue lendo

Nomes das chapas

A chapa encabeçada por Umberto Crispim, e que vai concorrer ao diretório municipal do PMDB, levará o nome do governador Roberto Requião.
Não se sabe o nome da chapa de oposição, mas não se espantem se se chamar "Senador Osmar Dias". Percebe-se facilmente que a maioria de seus integrantes trabalhou para a eleição de Osmar Dias, na última eleição, e que alguns inclusive constam da relação entregue ao diretório estadual, após o pleito, como merecedores de expulsão.
"Não expulsaram, deu no que deu", comentou um ex-vereador.

Continue lendo

Belas fachadas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na cidade verde do Paraná, Mosca Branca levantou algo comum a todas as fachadas acima: não há árvores atrapalhando-as.

Continue lendo

Grupo de ex-presidente já decidiu

O grupo liderado pelo ex-presidente da executiva municipal do PMDB de Maringá, Gilberto Pavanelli, bateu o martelo hoje pela manhã.
Vão de Crispim na convenção do próximo dia 15.
Pavanelli, é bom que se esclareça, não participou da reunião.

Continue lendo

Prazo

A inscrição de chapas para a disputa do diretório municipal do PMDB será aceita até as 17h da próxima sexta-feira.

Continue lendo

Lavoura

Do vereador Mário Hossokawa, líder do prefeito na câmara municipal e virtual candidato a presidente do diretório do PMDB, em entrevista à Cultura AM hoje pela manhã:

- Eu não sou laranja do prefeito Silvio Barros II.

Continue lendo

Rifa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Via Jacaré Banguela.

Continue lendo

"Me engana que eu gosto"

Do jornalista Luiz Carlos Rizzo, sobre o post abaixo:

Me engana que eu gosto, Edmar Arruda.
Caso os Barros não consigam o comando do PMDB maringaense, teriam em Edmar, dentro do PMDB, o instrumento de controle do partido nas próximas eleições.
Esses Barros são uns atores com vários coadjuvantes em todas as áreas de Maringá.
Até quando vai esse jogo de cena? Quando termina esse insulto à inteligência do maringaense?

Continue lendo

Sistema binário em 2008

Ouço o diretor de Trânsito, Gilberto Purpur, dizer que o sistema binário deve ser implantado em Maringá em 2008, no sentido norte-sul. Coragem política fazer isso em ano de eleição.
E lembrei de uma coisa: a Secretaria dos Transportes, que não foi ouvida pela Logitrans para fazer o projeto que alterava a avenida Brasil, agora está sendo consultada. Parece, inclusive, que é a Setran que está comandando todo o processo de mudança. Muito bom.

Continue lendo

Edmar repudia interferência dos Barros no PMDB

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O empresário Edmar Arruda segue hoje para os Estados Unidos e, por isso, não participará da convenção para a eleição do novo diretório municipal, no próximo dia 15. A viagem já estava agendada.
Antes de embarcar Arruda reafirmou que pretende disputar a convenção que indicará, ano que vem, o candidato a prefeito pelo PMDB. Além disso, manifestou seu apoio à comissão executiva municipal, em especial ao deputado Odílio Balbinotti e ao tesoureiro Umberto Crispim, que deverá disputar a presidência do diretório. "Repudio a interferência do prefeito Silvio Barros II e do deputado federal Ricardo Barros no PMDB, pois ele não são do partido", comentou, a propósito de que os Barros patrocinarão pelo menos uma candidatura na convenção do diretório.

Continue lendo

Rádio no parque

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na 17ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que acontece em Campo Mourão, o deputado Balbinotti (PMDB) levou sua rádio (a FM de Barbosa Ferraz) para dentro do parque de exposições, como tem feito na Expoingá. Na foto, do Boca Santa, ele entrevista o prefeito de Cianorte, Edno Guimarães.

Continue lendo

Paixão recente

De Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo:

Nome aos bois
A paixão do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) pelo gado é recente. Ao se candidatar ao governo do DF, em 1998, ele não tinha cabeças de gado e se definia como "empresário e produtor de espetáculos públicos". Em 2002, Roriz informou à Justiça ter tratores e colheitadeiras que valiam menos de 1% de seu patrimônio, de R$ 5,5 milhões. Em 2006, aparecem os bois: Roriz declarou ao TSE ser dono de 6.227 "bovinos", que valeriam R$ 2,8 milhões -ou 63% de um patrimônio de R$ 4,4 milhões.

Continue lendo

Cida e Nishimori votam aposentadoria de deputados

De O Estado do Paraná:

A Assembléia Legislativa derrubou ontem o veto do governador do Estado e criou o fundo de previdência dos deputados estaduais, aprovado no final do ano passado. Foram 38 votos a favor da rejeição ao veto, nove pela manutenção e seis ausências em plenário.
O próximo passo agora é a promulgação da lei e a edição de uma resolução da mesa executiva estabelecendo as regras para o funcionamento do fundo e o pagamento das aposentadorias aos deputados e pensões aos seus dependentes, que poderão receber até 85% do salário (o valor atual é de R$ 12,2 mil). Texto completo.

O veto e sua derrubada estavam combinados. Cida Barros (PP) e Luiz Nishimori (PSDB) votaram pelo fundo com dinheiro público. Dr. Batista (PMN) não estava presente, pois participa de curso internacional de gastroenterologia em São Paulo. Ressalte-se o voto de Douglas Fabrício (PPS), de Campo Mourão, e de Luizão do PT (que substitui Enio Verri), que apesar do primeiro mandato votaram contra.

Continue lendo

Tais brincando?!

Tirada de Helder, jogador da seleção lusitana:
- Este jogo foi muito importante, em geral para mim e em particular para toda a seleção...
Coluna completa.

Continue lendo

Juiz oferece sapatos em audiência

Nota curta, publicada no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo:

O juiz de Cascavel (PR) que cancelou uma audiência em junho porque o trabalhador rural que move a ação usava chinelos ofereceu ontem a ele, em nova audiência, sapatos usados. Ele não aceitou.

Continue lendo

Reajuste no Bolsa Família

Ao anunciar ontem o reajuste de 18,25% para o Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que o maior problema na implantação do programa foi a inexistência de um cadastro sério. "E nós sabemos que no meio de tanta gente honesta neste país sempre tem um picareta que quer cadastrar uma pessoa que não tem direito", afirmou.
Leia texto completo na Folha de S. Paulo (para assinantes).

Continue lendo

Cinema



Gina Lollobrigida, que completa 80 anos hoje, era uma das atrizes favoritas do meu pai; por tabela, acompanhava cada aparição sua, da mesma forma que minha irmã colava suas fotos num caderno. Os dois filmes com ela que me marcaram foram Trapézio, com Burt Lancaster e Tony Curtis, e O Corcunda de Notre Dame, com Anthono Quinn (ambos são de 1956) e ela com aquele vestido vermelho.

Continue lendo

Zoomp

De Giba Um:

Recuperação à vista
Ameaçada (de novo) de despejo do Shopping Iguatemi, a grife Zoomp que, durante décadas, foi uma das bem-amadas do país, não está pagando fornecedores de tecido, de aviamentos, costureiras e mesmo prestadores de serviços, pode entrar com pedido de recuperação judicial a qualquer momento. Desde que foi comprada pelos investidores Conrado Will e Enzo Monzani, no ano passado, deixou de pagar todos seus débitos em dia até alcançar um estágio de não pagar praticamente ninguém.

Continue lendo

Três com ficha limpa

De Cláudio Humberto:

Rotos contra esfarrapados
Os senadores dos partidos que pedem o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado estão enrolados em processos no Supremo Tribunal Federal. Dos treze do PSDB, só três têm ficha limpa: João Tenório (AL), Papaléo Paes (AP) e Wilson de Mattos (PR). Dos 17 do Democratas, onze têm ou tiveram pendências na Justiça. No PDT, dos quatro senadores dois respondem a processos: Osmar Dias (PR) e Cristovam Buarque (DF).

Continue lendo

Preparativos

Vanderlei Cordeiro de Lima termina as preparações para a terceira medalha de ouro em Jogos Pan Americanos. O maringaense está na Colômbia treinando e na semana que vem retorna ao Brasil para carregar a bandeira na abertura do evento. Leia mais.
Ouvi que ele está com problema no pé.

Continue lendo

Próximas atrações

Rudá Ricci, em correspondência aos mais próximos, anunciando o que virá em seu blog:

"Nos próximos dias, aos poucos, vou comentar um pouco mais as relações perigosas envolvendo Zé Dirceu, seus seguidores, CUT e a mudança radical de posicionamento do PT. Também vou acompanhar os acordos de bastidor envolvendo o governo Lula; a sucessão via Aécio Neves, o futuro governador de MG, Fernando Pimentel; e o futuro prefeito de BH, Walfrido Mares Guia. Trata-se de uma articulação que vem sendo produzida aos poucos.
Também vou comentar algumas políticas de Aécio Neves, considerado um bom técnica, mas que não apresenta tal performance em Minas Gerais. Como a imprensa encontra-se silenciada pelas montanhas, não há jornalismo investigativo. Vou começar analisando a política educacional de Aécio, que é uma lástima".

Continue lendo

Sem sapato

De Verdelírio Barbosa:

Falência
Quem gosta de calçados Samello tem que procurar outra opção. É que a fabrica, situada na cidade de Franca, no interior paulista, parou de produzir em outubro do ano passado, tendo pedido falência, estando aguardando a aprovação de seu plano de reestruturação judicial. A dívida é de aproximadamente R$ 90 milhões.
Coluna completa.

Continue lendo

Três candidatos

Da coluna Francês Press, sobre a convenção do PMDB:

Cabeças
A eleição do novo diretório acontecerá no próximo dia 15, e até agora três seriam os candidatos à presidência: vereador Mário Hossokawa; chefe da Secretaria da Agricultura Renato Cardoso Machado, e Umberto Crispim de Araújo, chefe da Secretaria do Meio Ambiente.
Coluna completa.

Continue lendo

3.7.07

Campanha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está no ar - claro, em alguns veículos - a nova campanha institucional da Viapar, a primeira feita pela Jump.

Continue lendo

Tirando racha em Maringá



O vídeo é inacreditável.

Continue lendo

Dicionário

Recebido por email:

Nova palavra foi acrescentada aos dicionários de português, não chega a ser sinônimo de malufar, é um conceito mais abrangente:

Lular. [Do analfabeto Lula]: Verbo totalmente irregular de estranha conjugação. 1. Ocultar ou encobrir com astúcia e safadeza; disfarçar com a maior cara de pau e cinismo. 2. Não dar a perceber, apesar de ululantes e genuínas evidências; calar. 3. Fingir, simular inocência angelical. 4. Usar de dissimulação; proceder com fingimento, hipocrisia. 5. Ocultar-se, esconder-se, fugir da responsa. 6. Tirar o xx da reta, atingindo sempre o amigo mais próximo, sem dó nem piedade (antes ele do que eu). 7. Encobrir, disfarçar, negar sem olhar para as câmeras e nos olhos das pessoas. 8. Fraudar, iludir 9. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, acreditar que os fins justificam os meios. 10. Voar com dinheiro alheio.

Continue lendo

TJ confirma condenação proposta pelo promotor Cruz

Uma ação proposta em 15 de outubro de 1996 - e lá se vão 11 anos! - contra o hoje deputado estadual Dobrandino Gustavo da Silva, pelo promotor José Aparecido da Cruz, então em Foz do Iguaçu, continua a dar dor de cabeça ao ex-presidente do PMDB do Paraná. A ação fez com que ele, em 1998, fosse condenado a mais de R$ 500 mil (hoje, cerca de R$ 5 milhões) por ter firmado contratos irregulares com uma cooperativa, que lesaram aquele município em mais de R$ 460 mil. Dobrandino recorreu, tornou-se deputado, um dos mais bajulados pela imprensa curitibana, mas a ação continuou. Hoje a 5a Câmara Cível do Tribunal de Justiça confirmou a condenação. A vitória de Cruz nos propõe um momento para análise: o político deve pensr muito antes de cometer uma improbidade administrativa.
Leia mais.

Continue lendo

Não tem cabimento

Um contâiner, destes utilizados em construção civil, com a logomarca do Saop, passou o dia fumegando na porta do Fórum. Alguém tocou fogo no que estava dentro dele.
Tinha recebido a denúncia de que, não bastasse ter alterado a lei de ocupação do solo para beneficiar uma construção irregular naquele local, a prefeitura ainda tinha disponibilizado uma caçamba para que os donos colocassem ali os entulhos. Não acreditava que era verdade - e era.

Continue lendo

Foi-se!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Vista aérea do antigo prédio que abrigou os cinemas Ouro Preto, Paraná e Peduti. Leitor lembra que este foi o primeiro cinema a fechar em Maringá, dando lugar ao Balaroti, loja de materiais de construção. Depois virou Cinema Café, casa noturna, e mais recentemente era um estacionamento. Foi ali que assisti Vivendo Na Corda Bamba, com Richard Pryor, e The Wall, de Alan Parker, entre outros.

Continue lendo

Confirmado

Realmente a Prefeitura Municipal de Maringá reverteu a decisão que beneficiava a Capsema, na questão do repasse dos 8% do Fundo de Saúde do Trabalhador. Foi no Tribunal de Justiça e não há maiores dados a respeito, a não ser que a liminar concedida em maio pelo mesmo TJ no final de maio foi cassada - e, parece, pelo mesmo juiz.

Continue lendo

Abertas inscrições para fotos de ipês floridos

Estão abertas as inscrições para o concurso de fotografias Ipês Floridos de Maringá, na categoria artística (beleza cênica, paisagem, árvores, flores e floração). O prazo de inscrição termina em 21 de setembro.
A ficha pode ser obtida no Observatório Ambiental, Bloco J-12, campus da UEM, ou no site www.uem.br. Podem participar do concurso todas as pessoas interessadas, tanto fotógrafos principiantes como profissionais. Cada autor poderá inscrever, gratuitamente, no máximo duas fotos, que devem ser no tamanho 20 x 25 centímetros, em papel fosco e em cores.
Promovido pelo Observatório Ambiental, da UEM, em parceria com o Instituto da Árvore de Maringá, o concurso prevê a entrega de certificado aos quatro primeiros colocados, além de garantir a publicação das fotos na revista Página 9. Além disso, todos os concorrentes receberão um diploma de participação.
O resultado será divulgado no dia 16 de outubro e a entrega da premiação ocorrerá no dia 22 de outubro. O julgamento das fotografias, a ser feito por uma comissão nomeada pelos organizadores do evento, levará em conta os quesitos composição, técnica e qualidade florística. As fotos selecionadas e as premiadas serão expostas, em outubro, no Museu da Bacia do Paraná. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4290, site www.uem.br ou e-mail sec-dge.uem.br.

Continue lendo

Tratamento desigual

Trecho de post de Paulo Vidigal:

Mas quem realmente são os verdadeiros criminosos? Trabalhadores que participam de uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho? O grevista que morreu atropelado por não estar usando material de segurança porque o chefe não entregou? Ou seriam criminosos os políticos profissionais que desviam verbas através de obras faraônicas? Ou aqueles que se envolvem na compra de laptops superfaturados?
Hoje, só pobre fica preso? Espero o dia em que os criminosos que são portadores de mandatos possam ser tratados pela justiça da mesma forma que é tratado o infeliz que rouba algo para comer em um supermercado. Em Maringá acho que vai faltar cadeia...

Continue lendo

Muda PMN de Londrina

Na próxima sexta-feira, às 19h, no Hotel Bourbon, em Londrina, acontece a mudança da executiva do PMN daquela cidade. O presidente estadual, Willy Taguchi, está presente ao ato, quando o empresário Alberto Pansolin transferirá a presidência para o engenheiro e professor José Roberto Hoffmann.

Continue lendo

Atacando a banana

Mais uma manchete sensacionalista do blog Diarim:
- Macacos atacam banana de Milgares

Continue lendo

Acabou o que era doce

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está indo abaixo o prédio que sediou o Cine Ouro Preto, Peduti e Paraná, na avenida Brasil, próximo à praça Rocha Pombo. No início de Maringá o local pertenceu à família Bueno Netto. Ali também funcionaram casas noturnas. Vai dar lugar a um supermercado.

Continue lendo

Prefeitura teria revertido questão da Capsema

Não consegui confirmar a informação, mas a adminsitração de Maringá teria revertido no Tribunal de Justiça a sentença de primeira instância que mandava a prefeitura continuar contribuindo com o Fundo de Saúde do Servidor. Estamos atrás.

Continue lendo

A volta das margaridas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Treze das 15 novas "margaridas" aprovadas em concurso ano passado começaram a trabalhar hoje como varredeiras na Secretaria de Serviços Públicos de Maringá. Elas começaram limpando os canteiros centrais da avenida Cerro Azul.

Continue lendo

Quase parando

A coisa aqui anda devagar...

Continue lendo

Beth vai perder a outra perna

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A auxiliar de enfermagem Elizabeth Tinello, 52, recebeu ontem a notícia de que terá que amputar a perna direita; há cinco anos ela perdeu a perna esquerda, comprometida pela falta de circulação, resultado de Arteriosclerose Múltipla Degenerativa. Emocionada e ao mesmo tempo revoltada, ela credita o fato à demora para a realização de uma cirurgia. Há pouco mais de um mês ela perdeu dois dedos do pé (há dois anos havia retirado um) e foi submetida a uma revascularização. No ano passado, um programa de televisão da RedeTV! conseguiu-lhe uma prótese, mas a perna acabou ficando comprometida.Beth reclama muito das dores e do atendimento dado pelo sistema público de saúde, e por algumas vezes fez protestos solitários em sua cadeira de rodas.

(Foto Diário de Cuiabá)

Continue lendo

Assédio moral

Um jornalista que já militou em Maringá volta à cidade este mês para responder uma acusação de assédio moral. É a segunda vez que responde pela mesma acusação. Sua passagem pelo veículo de comunicação local, conta-se, foi marcada pelo péssimo relacionamento com os companheiros de redação.
Agora, outra: o Ministério Público da Justiça do Trabalho em Maringá está abrindo investigação, também por assédio moral, contra um auxiliar do prefeito Silvio Barros II, que inclusive costuma representar o chefe do Executivo em solenidades.

Continue lendo

Chegando lá

Uma cantora paulistana faz sucesso nos Estados Unidos. Seu nome é Ceu. Aqui.

Continue lendo

No blog de Favre

O franco-argentino Luiz Favre, marido da ministra do Turismo, Marta Suplicy, tem um blog e reproduziu nele a notícia de que Maringá e Rolândia receberão investimentos de R$ 30 milhões por conta da imigração japonesa, em 2008. Aqui.

Continue lendo

Maringá florida

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ipê na avenida Brasil. Foto de Cezar Lima.

Continue lendo

Sobre reforma política

Trecho de nota divulgada e assinada por uma série de entidades sobre uma reforma política ampla:

É mais do que urgente que o Congresso Nacional responda aos clamores da sociedade, pois corremos o risco de um descrédito total da democracia representativa a medida que parlamentares votam de acordo com os seus interesses eleitoreiros e não de acordo com o que é melhor para o Brasil.
Nota na íntegra.

Continue lendo

Quem nos atenderá?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Por volta das 15h desta segunda-feira, no Recanto Kakogawa, loteamento que fica ao lado do Jardim Copacabana, alguém colocou fogo em um lote vazio com o objetivo de controlar o mato, o que é uma prática é ilegal. Uma moradora que tem problemas respiratórios não sabendo a quem recorrer telefonou para o 190 e recebeu a informação de que deveria telefonar para a Polícia Ambiental; lá disseram que não havia viatura nem efetivo para atender ao chamado e que a mulher deveria ligar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para as devidas providências. Já irritada a chamada telefônica foi feita e a pessoa que atendeu disse que o responsável nao estava no setor e que o máximo que poderia fazer era incluir a reclamação junto com outras tantas dezenas que já estavam acumuladas para ver o que é que poderia ser feito. Restou à reclamante, que ficou indignada com o descaso, fazer sua inalação com medicamentos próprios para tentar aliviar os sintomas da intoxicação. A cena tem se tornado comum em Maringá.

Continue lendo

Abastecendo o crime carioca

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O segundo maior armeiro do país chama-se Jorge Ribeiro de Assunção, o Foguinho, tem 27 anos, e é um dos maiores fornecedores de armas e munições para as facções criminosas que fazem o inferno no Rio de Janeiro. Há dois meses ele vendeu uma bazuca ao traficante Saulo de Sá Silva, da Rocinha.
Foguinho foi preso sábado passado, pela Polícia Federal, aqui em Maringá. Detalhes.

Continue lendo

PF apreende mais de 5 toneladas de maconha

A Polícia Federal de Maringá apreendeu no início da noite desta segunda-feira, perto do posto da Polícia Rodoviária de Marialva, 5.129,50 kg de maconha, acondicionada em 106 fardos. O entorpecente estava em um caminhão Mercedes Benz, vermelha, placas MAV 0888, de Sombrio (SC), sob uma carga de banquetas de madeira. Foi preso o motorista, José A. Pereira, 39 anos, residente em Amambai (MS). A droga vinha de Coronel Sapucaia (MS) e seguia para São Paulo (SP).

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Tais brincando?!

Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:
- Respirem fundo: vou mudar o fusível...
Coluna completa.

Continue lendo

Neusa recebe alta

De Verdelírio Barbosa:

Alta hospitalar
Neusa Gianoto, esposa do ex-prefeito de Maringá, Jairo Gianoto, e que se encontrava internada em um hospital de Cuiabá, onde submeteu-se a cirurgia da coluna em razão do acidente rodoviário envolvendo Jairo, Neusa e o filho Rodrigo, recebeu alta hospitalar ontem à tarde, mas continua sob cuidados médicos. Neusa deverá passar por nova cirurgia dentro de 15 dias.
Coluna completa.

Continue lendo

Macacos na zona urbana

Da coluna Francês Press:

Macacos
Maringá é uma das poucas cidades que pode gabar-se de ter excesso de macacos em plena zona urbana. Se ecologicamente pode soar bem, o problema é que há muitos anos esses macacos atacam plantações, hortas, residências e até pessoas.
Coluna completa.

Continue lendo

2.7.07

Momento discothèque



Dos meus tempos de Wings, Help, Hippos - a casa do som (isso dá muita, muita história): fazia a iluminação acompanhar as batidas no refrão (letra). Pqp, o tempo passa... Laura Branigan estaria fazendo 50 anos amanhã.

Continue lendo

Promotoria ajuíza ação contra ex-secretário

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Maringá propôs ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-secretário de Esportes e Lazer do município, Roberto Nagahama, e outros dois funcionários da mesma pasta. A ação foi protocolizada na tarde de hoje. O ex-secretário, atualmente encarregado de apresentar a Academia da Terceira Idade a outros municípios brasileiros, é acusado de exigir 40% do dinheiro arrecadado por flanelinhas em dias de eventos no Estádio Regional Willie Davids, a partir de 2005. Pelo menos nove flanelinhas fizeram a acusação contra Nagahama, seu ex-diretor Celso Duarte e Sinval Barbosa, gerente operacional de Recreação e Lazer. Há poucas semanas houve acareação entre eles.
Esta é a segunda ação contra Nagahama, que deixou a secretaria no início do ano. Ele responde outra por ter liberado um ônibus utilizado para o transporte de atletas para levar filiados do PSDB a uma convenção partidária em Curitiba.

Continue lendo

Bate-chapa lá e cá

Não é apenas em Maringá que haverá bate-chapa na convenção do PMDB, marcada para 15 de julho. Em Sarandi, Jair Carneiro vai encabeçar uma chapa que disputará contra a atual executiva provisória, que é ligada ao PT.
Em Maringá, depois de acertar o consenso, o grupo ligado ao ex-reitor Gilberto Pavanelli estaria fechando com os vereadores João Alves e Mário Hossokawa para viabilizar, depois da convenção, a entrada de Silvio II no partido.

Continue lendo

Madeira da máquina de café está bem abrigada

A propósito de post anterior, a Prefeitura Municipal de Maringá explica:

A Secretaria da Cultura tem dado a adequada atenção à madeira retirada das paredes da tulha da antiga Máquina de Café Santo Antonio. Armazenada em local protegido, longe da umidade e outros fatores que possam comprometer sua durabilidade a partir do desmonte, hoje a madeira que compôs a tulha está guardada em local cedido por uma cooperativa. Recentemente, passou por processo de descupinização, uma garantia a mais para conservar a madeira.
Na época do processo que avaliava a possibilidade de tombamento histórico, foram emitidos laudos que comprovaram que o estado de deterioração do prédio inviabilizava a restauração. Apenas a tulha poderia ser preservada e transportada para outro local. Embora a instalação estivesse em melhor estado de conservação que a máquina, a madeira também já apresentava comprometimento. O laudo, inclusive, detectou que para fazer o tombamento histórico seria necessário que o processo tivesse se iniciado alguns anos antes, quando a deterioração
teria sido menor.
A Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico de Maringá, formada por três secretários municipais, dois professores da Universidade Estadual de Maringá, dois professores do Cesumar e um representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, definiu a desmontagem por pessoal técnico que pudesse remontar a tulha posteriormente.
Durante o processo foi realizada documentação fotográfica e a desmontagem, transporte e armazenamento foram feitos por uma empresa especializada, contratada pelo proprietário da máquina de café, com acompanhamento de profissionais da Prefeitura.
Embora não tenha sido tombada pelo patrimônio histórico, o município tem interesse em montar a tulha novamente, para que a população possa apreciá-la. Estão em andamento negociações para buscar um local onde a tulha possa ser reconstruída, conforme foi recomendado no termo de compromisso assinado quando a tulha foi desmontada.

Continue lendo

De volta ao primeiro escalão

Com a publicação do decreto 773/07, no último dia 12, o ex-vereador Valdir Pignata, atual coordenador do Procon, voltará a ser CC-1 a partir do pagamento deste mês de julho. A nomeação na nova nomenclatura deu-se dia 11, com publicação no Órgão Oficial do Município no dia 15.
Desde que assumiu o Procon, no final de janeiro, Pignata era CC-2. O cargo, até a mudança ocorrida recentemente através de projeto aprovado pela câmara, era considerado de segundo escalão.

Continue lendo

Acho que vou voltar

Havia planejado não freqüentar o Clube do Jacaré este ano, mas acho que encurtarei a promessa. Aliás, o clube mudou de nome após uma dissensão: agora é Clube da Sardinha. O prato da semana será língua.

Continue lendo

Por minuto

Começa na próxima sexta-feira em Maringá a cobrança das ligações locais entre telefones fixos por minuto, em vez de pulso. Aqui.

Continue lendo

Reforço policial

Houve grande manifestação ontem, no aeroporto de Maringá. Policiais federais estiveram lá, embarcando para o Rio de Janeiro para auxiliar na segurança dos Jogos Pan-Americanos.

Continue lendo

Boa grana

O Ministério do Turismo deve liberar R$ 30 milhões para que Maringá possa utilizar nas festividades dos 100 anos da imigração japonesa, em 2008. É o que estaria combinado com a ministra Marta Suplicy, a do relaxa e goza.
Trata-se de muito dinheiro - e para algo que nem todos acreditavam. Para se ter uma idéia, o valor corresponde a quase todo o orçamento da Secretaria de Serviços Públicos e é mais que o dobro do orçamento da Secretaria dos Transportes.

Continue lendo

Teve sorte

Uma pena que não havia câmera no semáforo da esquina das avenidas Bento Munhoz da Rocha Netto com São Paulo, hoje por volta das 11h40. Se houvesse, flagraria o Gol branco MMR-5635, que levava duas escadas, e que cruzou o sinal vermelho sem a menor cerimônia.

Continue lendo

Casas fechadas

Casas noturnas de Londrina foram fechadas no final de semana, no meio de um arrastão policial. Aqui.

Continue lendo

Valêncio nega retirada de PC

O superintendente da SBMG, Marcos Valêncio, negou peremptoriamente a este blog que algum computador tenha sido levado do Aeroporto Regional de Maringá.
"Trata-se de um factóide", afirmou, referindo-se a um funcionário que disse ter visto um oficial de justiça deixar o prédio levando o equipamento.

Continue lendo

Gilete press

A Tribuna do Norte reproduziu uma matéria de Andye Iore, publicada na Gazeta do Povo, sobre os macacos do Horto Florestal. Só que não deu o crédito: a matéria foi assinada como Tribuna News. Está no Toscorama.

Continue lendo

"Iti" deve ser candidato a vereador

A eleição para vereador em 2008 deverá ser uma das mais disputadas dos últimos tempos. Há muitos candidatos novos e outros que se anunciam com potencial para chegar lá - ou até atrapalhar quem pode.
Entre os que aparecem com potencial está um rapaz chamado Adeilton Matias, mas conhecido na região norte da cidade simplesmente como "Iti". Ele tem experiência de várias campanhas, mas esta é a primeira vez que resolve ser candidato.
"Iti" está filiado ao Partido Verde, que promete estrear bancada no Legislativo ano que vem.

Continue lendo

Uso regulamentado

A administração editou o decreto 355/2007, com data de 28 de março mas publicada no Órgão Oficial de 29 de maio, disciplinando o uso de carros oficiais da Prefeitura Municipal de Maringá. Há regras simples, como vasculhar o veículo à procura de algum documento ou objeto eventualmente esquecido, até a proibição de se fumar dentro de carro oficial, até como se deve proceder com o superior hierárquico quando o assunto for uso do carro.
O básico está mantido no início do decreto: todos os veículos oficiais só podem ser usados somente o funcionário estiver a serviço da administração - direta ou indireta.

Continue lendo

Não é feitiçaria, é tecnologia

Entre os assuntos que devem domianr a segunda-feira estão a apreensão de computadores na SBMG, que administra o Aeroporto Regional de Maringá, ocorrida na última sexta-feira, e a entrada em funcionamento das câmeras que filmarão os motoristas que passarem o sinal vermelho. Nos dois casos, um balanço somente deverá estar disponível no decorrer da semana.
No caso dos semáforos, as câmeras foram instaladas em 10 deles; outras câmeras estão vindo para mais 10 semáforos. Os equipamentos são digitais e filmam 24 horas por dia; quando um motorista passa o sinal fechado, automaticamente o sistema "corta" o trecho da filmagem e separa para que a multa seja aplicada.

Continue lendo

Mússio secretário?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Três ocupantes de cargos de confiança da prefeitura de Maringá circularam pela região, na semana passada, para conhecer projetos na área do meio ambiente, informa o Edição de Notícias, de Arapongas. Naquela cidade eles conversaram com o vice-prefeito, que também é secretário de Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente, Jair Milani.
O texto é meio confuso, mas dá pra entender que Vagner Mússio (citado erroneamente como Brassio) está bem na foto: foi apresentado em Arapongas como sendo secretário de Serviços Públicos de Maringá. Ele almeja o cargo, mas por enquanto, ao que se saiba, ele é diretor de Serviços Públicos, o titular da pasta ainda é Diniz Afonso, que também aparece na foto e fez parte da equipe ao lado de outro CC, Rogel Martins Barbosa, presidente do Condema e integrante da Procuradoria Geral do município. Detalhe: Mússio segura uma câmera fotográfica digita, certamente a mesma da época em que ele fazia parte do SNI particular do prefeito.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima