5.5.07

Aos navegantes

Estou terminando um trabalho e só devo retomar as postagens no domingo pela manhã. De qualquer forma, meu computador faleceu neste sábado pela manhã. Troquei o modem de novo, parece que está tudo bem mas a internet não funciona, e eu não tenho como postar ne liberar os comentários. Como não posso me estressar para terminar o trabalho, devemos voltar à programação normal neste domingo.

Continue lendo

4.5.07

O motivo

Entreouvido numa das mesas do Varanda Mineira:
- Sabem por que é que o galo se levanta e canta muito cedo?
- Porque se as galinhas acordam primeiro, ele nunca mais tem oportunidade de falar...
Mais piadas.

Continue lendo

Empresário compra Clube da Justiça

De Verdelírio Barbosa:

Concretizado
O empresário Marcos Falleiros concretizou a compra do imóvel onde está instalado o Clube da Justiça de Maringá, nas proximidades do Cesumar. A venda já havia sido aprovada em Assembléia, e nesta semana foi adquirida a última cota. Naquele local ao que se informa será construído um condomínio residencial.
Colauna completa.

Continue lendo

Falecimento

Faleceu hoje à tarde em Maringá Iokie Shinnai, aos 78 anos de idade. Seu corpo está sendo velado na capela do Prever e o sepultamento será amanhã à tarde, no Cemitério Municipal de Maringá. A falecida era da tradicional família Shinnai, que possui comércio na avenida Prudente de Morais.

Continue lendo

Jornalismo de oportunidade

Eliakim Araújo e o jornalismo de oportunidade.
Leia aqui.

Continue lendo

Carta marcada

Do Francês Press:

Previsão
Um grupo de jornalistas dizia, anteontem, que por conta de ligações familiares já saberiam o nome da empresa que deverá ganhar a assessoria de imprensa do Conselho de Desenvolvimento - Codem. Só esperando o resultado para conferir.
Coluna completa.

(É batata, mesmo. As assessorias de organismos ligados, direta ou indiretamente, à Acim caem normalmente nos mesmos colos. É um verdadeiro cartel, um monopólio)

Continue lendo

Oração é tudo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, afirmou ontem que quem não tem tempo para orar não pode seguir Jesus Cristo. Foi durante entrevista em Itaici, onde acontece a assembléia geral da CNBB.
Leia mais.

Continue lendo

O abaixo-assinado dos vereadores

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Acima, o abaixo-assinado em que vereadores pedem o reestudo das demissões dos 28 servidores públicos municipais que participaram da greve, ano passado. Cinco assinaram durante a sessão de quinta-feira e outros deverão assinar na próxima semana. Assinaram os vereadores Humberto Henrique (PT), Marly Martin (DEM), Bravin (PP), Altamir (PR) e Márcia Socreppa (PSDB).
Esta semana, mais entidades e personalidades enviaram ofícios ao prefeito Silvio Barros II solicitando o reestudo das possíveis demissões. Entre eles estão: o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, o deputado estadual professor Luizão (PT), a bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembléia Legislativa do Paraná, o Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá, Aduem (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá) e da vereadora Marly Martins., que inclusive solicitou ao prefeito, através de ofício, que os processos administrativos referentes as possíveis demissões dos 28 servidores, possam ser avaliados pela Câmara Municipal de Maringá.

Continue lendo

Casa Civil também tenta sensibilizar prefeito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Rafael Iatauro, encaminhou correspondência ao prefeito Silvio Barros II no último dia 25, reforçando o pedido de reexame das demissões de 28 servidores que participaram da greve ano passado.
Pelo texto, percebe-se que o pedido foi feito também por telefone.

Continue lendo

Agora, a reação

Comerciários de Maringá vão baixar à câmara municipal na sessão da próxima terça-feira, para convencer os vereadsores a não aprovarem novamente o projeto do meio feriado inventado pelo patronado e pela administração. O vereador Humberto Henrique (PT), lúcido, fala do assunto em seu site.
Quando José Cláudio permitiu que uma lei mudasse o feriado do aniversário da cidade, numa administração que tinha vice-prefeito e secretários professores de História, eu achei que tinha visto de tudo. Ledo engano. A atual conseguiu tornar piada um dia que deveria ser reverenciado por todos nós.

Continue lendo

Uma boa notícia

Baseado num estudo do Ministério da Saúde, pode-se dizer que Luis Miura merece um troféu pelo trabalho que realizou durante 2005 em Maringá. A cidade, quando ele chegou, registrava uma taxa de mortalidade em acidentes de trânsito 35% maior que a média nacional. Enquanto a média nacional foi de 19,3 pessoas falecidas em acidentes para cada grupo de 100 mil, Maringá tinha uma média absurda de 26%.
Em 2004 foram 85 mortes no trânsito, contra 63 em 2005. As ações desenvolvidas por Miura - num espaço de tempo curto - fizeram Maringá reduzir o número de mortes e entrar na média nacional.
Não tenho os dados de 2006, ainda.

Continue lendo

A logo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Pronto, a gente não reclama mais.

(Foto: Kiko Vieira)

Continue lendo

Pra quê, né?

Falando do Carlão, reproduzimos a frase que ele criou a respeito dos que correm no trânsito de Maringá (aliás, o Elias também fala a respeito do tema):

- Pra quê que eu vou correr tanto, se o carrinho do Prever vai tão devagar?

Continue lendo

Não é feitiçaria, é tecnologia



Vi no blog do Carlão e coloquei aqui: Celine Dion cantando com Elvis Presley. Os produtores foram muito felizes na idéia.

Continue lendo

Mulher dirige veículo pesado na prefeitura

Rita de Cácia da Cruz Maria Souza começou a trabalhar esta semana como motorista de veículos pesados, na Secretaria de Serviços Públicos de Maringá. É a primeira mulher a fazer isso na prefeitura.
Ela, que pilota um ônibus que carrega equipes de limpeza pela cidade, é uma servidora globalizada: é natural de São Jorge do Ivaí e mora em Marialva, foi professora em Barbosa Ferraz, auxiliar de tapeçaria em Mandaguari e completou o ensino médio em Sarandi.
A notícia me faz lembrar que em 1974 uma mulher dirigiu por um bom tempo um ônibus (acho que era número 103) da linha 104 da TCCC.

Continue lendo

Loira especial

A prefeitura informa que a Brahma lançará uma edição especial da cerveja em lata com a logomarca dos 60 anos da cidade - aliás, a logomarca ainda não foi disponibilizada no site do município, embora apareça em comerciais de televisão. O lançamento será segunda-feira, às 8h30 - horário impróprio para experimentar o brinde -, e não na zeca-feira. Serão distribuídas 660 mil latinhas da cerveja na região.
Não é a primeira vez que uma cervejaria faz isso. A Schincariol foi a primeira a lançar uma latinha especial, com a logomarca da gestão Jairo Gianoto.

Continue lendo

Agora ele decide

Por 10 votos a 3, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná cassou agora à tarde a liminar da desembargadora Regina Portes, em favor do secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Agora, ele tem obrigatoriamente que decidir se sai do Ministério Público ou se deixa a secretaria. Como o blog já antecipou, ele deixará o MP.

Continue lendo

Maringaense em O Aprendiz 4 - O Sócio

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um maringaense pode se tornar sócio do publicitário Roberto Justus. Antonio Carlos Braga Junior, 27 anos, é um dos 16 selecionados para O Aprendiz 4 - O Sócio, que estreou ontem à noite na Rede Record. Ele tem 27 anos, pós-graduação incompleta em engenharia de produção na UEM e foi diretor da BS2 Sistemas para Internet Ltda durante 6 anos. Na página do programa, ele diz que persistência, criatividade, comprometimento e equilíbrio são seus pontos fortes. O projeto que ele apresentou é o CRMall. É uma metodologia para CRM e Sistemas de Informação de Marketing. "Meu projeto só tem a complementar as necessidades das empresas do grupo Newcomm, trazendo novas oportunidades de negócios e lucro para Roberto Justus e para mim", afirma.
Ele é filho de Antonio Carlos Braga, diretor da Empreendimentos Imobiliários Ingá e do Avenida Center.

Continue lendo

Microfone

A Master FM será inaugurada no próximo dia 6, às 18h, em Engenheiro Beltrão. É mais uma emissora do grupo do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB).
O coquetel de inauguração deverá ser coisa fina, pois os convites são para poucos.

Continue lendo

Transporte metropolitano

O preço da tarifa das linhas metropolitanas sobe amanhã.
Fica mais caro andar de circular entre Maringá, Paiçandu e Sarandi: de R$ 1,90 para R$ 1,95.

Continue lendo

Cai a máfia do combustível

Polícia Federal prende 15 empresários, suspeitos de formar cartel na venda de combustíveis.
Adivinhe onde aconteceu? Aqui.

Continue lendo

Aqui nasce o Pirapó



Esta é a nascente do rio Pirapó, em Apucarana, onde a prefeitura quer construir um prédio. O rio abastece Maringá. O vídeo é de Jorge Villalobos (Factorama).

Continue lendo

Regime de urgência

Entre os vários projetos que entraram em regime de urgência na sessão de ontem da Câmara Municipal de Maringá (eu me lembro que tinha gente que era contra essa prática) está o que autoriza desafetação de duas datas (uma de 2.806,53 m2 no Jardim Itália II e outro de 983,38 m2 do Jardim Botânico, da prefeitura) e permuta com uma faixa de terras de 1.863,92 m2 no Recanto dos Magnatas, e com um lote de 662,69 m2, no mesmo bairro.
Esses lotes permutados pertencem a uma tia do prefeito Silvio Barros II.

Continue lendo

Túnel do tempo radiofônico

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto é da primeira Convenção de Emissoras de Rádio do Paraná (Cerp), realizada de 8 a 10 de 1973, em Curitiba. Maringá foi representada por Ademar Schiavone (1), Carlos Piovezan (2), José Sanches Filho (3) e Joaquim Dutra (4).

Continue lendo

Tem maringaense no Terra Nativa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O programa Terra Nativa, apresentado por Guilherme e Santiago na Band, levado ao ar todas as sextas-feiras às 22h, será especial no dia 1o de junho. Terá a participação da maringaense Márcia Mara. O programa será gravado na próxima semana e a cantora deverá cantar três músicas.
Enquanto a gente espera, os velhos podem matar as audades de Léo Canhoto e Robertinho (a dupla que introduziu a guitarra na música sertaneja, na foto acima, com Daniel), que aparecem no programa de hoje.

Continue lendo

Adriano emprestado para o Internacional

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O atacante Adriano, da Adap Galo Maringá, foi emprestado para o Internacional de Porto Alegre, onde deverá disputar o Campeonato Brasileiro até 31 de dezembro deste ano. O Inter poderá fazer opção para adquirir 50% dos direitos federativos do atleta junto à Adap Galo, até 30 de outubro. Adriano fez 14 gols nesta temporada. O valor do empréstimo não foi divulgado.

Continue lendo

Túnel do tempo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Estes são os membros do comando geral de mobilização dos estudantes que, em 1984, ocuparam a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, que rendeu o livro "Uma universidade de ponta-cabeça", de Reginaldo Dias. Os estudantes lutavam pela gratuidade do ensino e pela democratização da universidade.
A foto, de qualidade ruim, mostra, entre outros, Ronaldo Ramos, Jairo de Carvalho, Carlos Rocha, Adir Campos e Jorge Ceranto (da diretoria do DCE, o sexto da esquerda para a direita). Coloquei uma foto atual de Ceranto, que aniversaria hoje. É mais uma prova de que o tempo é mesmo implacável.

Continue lendo

Entrevistado

O chefe regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Umberto Crispim, será o entrevistado de hoje do programa Contraedição, a partir das 12h30, na RTV Canal 10.

Continue lendo

Protesto contra rodeio na Expoingá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Maringá - a terra que viu nascer o Cowboy Universitário - está virando cidade grande.
Não tenho a data do evento, ainda, mas certamente acontecerá este mês, por ocasião da Expoingá: um grupo de maringaenses, ligados a entidades que defendem os animais, vai promover uma passeata - provavelmente no Centro da cidade - contra a realização de rodeios na feira-exposição deste ano. Acho que é a primeira vez que isso acontece em Maringá.
Fãs da cantora Rita Lee certamente engrossarão a passeata.
Para ver fotos do estrago que o sedém faz ao animal, num rodeio, clique aqui.

Continue lendo

Rumor das ruas

Parece que vão rediscutir a questão do meio feriado do dia 10. Se eu fosse o prefeito, no entanto, botava já o ouvido na janela para escutar o som que vem das ruas.
Os comerciários estão revoltados.

Continue lendo

Destruição requiânica

Trecho de artigo do secretário regional da SBPC, Marcos Danhoni Neves:

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Paraná vem denunciando, há mais de dois anos, a política sistemática de destruição das Universidades Públicas Estaduais levada adiante pelo governador Roberto Requião de Mello e Silva. Essa política é unificada, pois recapitula o governo anterior, de Jaime Lerner, o qual, por sua vez, recapitulava o primeiro governo Requião no início da década de 90 do século passado. Esse também recapitulou a política agressiva de seu antecessor (e aliado de ocasião) imediato: o então governador Álvaro Dias.
Leia o artigo.

Continue lendo

Próxima parada

Tudo caminha para que o prefeito Silvio II, sem partido desde que saiu do PP no final do ano passado, filie-se brevemente num partido da base aliada do governo Lula. A demora em escolher a nova legenda deve-se justamente ao convite feito pelo grande presidente ao seu irmão, deputado federal Ricardo Barros (PP), já aceito, para que seja um dos cinco vice-líderes do governo no Congresso Nacional.
Silvio II deverá filiar-se ao PR - que substituiu o PL -, mais conhecido como o partido do bispo Edir Macedo. O Partido da República, número 22, inclusive, tem vereador no Legislativo (Altamir dos Santos). Para filiar-se ao PR não é necessário ser fiel da Igreja Universal do Reino de Deus. Será o terceiro partido do prefeito, que já foi do PLF.

Continue lendo

O requerimento da Assembléia Legislativa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é requerimento do deputado estadual Luizão (PT), aprovado ontem pela Assembléia Legislativa do Paraná, para que seja enviada correspondência ao prefeito Silvio II pedindo a reconsideração sobre a demissão de 28 servidores públicos municipais que participaram de greve ano passado.

Continue lendo

Maringá, 60 anos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Vendo o site da Igreja Santa Maria Goretti encontrei esta foto onde aparece o padre Raimundo Le Goff (ao centro). Francês, ele foi expulso do Haiti pelo ditador François Duvalier (Papa Doc) e pediu pra ser enviado ao Brasil. Foi ao padre Raimundo que fiz minha primeira confissão, por ocasião da primeira comunhão.

Continue lendo

A ficha

Dias desses Verdelírio Barbosa escreveu em sua coluna que assessores de Silvio II estavam achando os vereadores Márcia Socreppa e Dorival Dias (ambos do PSDB) "exageradamente independentes" na câmara de Maringá.
Na sessão de ontem, a vereadora Marly Martin Silva (DEM) usou a tribuna para elogiar a postura de Socreppa e Dias, alegando que a Constituição brasileira prega a independência e a harmonia dos poderes e que realmente é salutar saber que legisladores agem de forma independente.
Pois, acredite, a vereadora Márcia Socreppa pediu à mesa executiva que lhe desse a palavra, pois havia sido citada por Marly. O presidente João Alves Correa (PMDB) tentou explicar à Socreppa que a palavra só poderia lhe ser dada se ela tivesse sido criticada, o que não era o caso; ela havia sido elogiada. Mesmo assim, demorou para cair a ficha da vereadora tucana.

Continue lendo

1965/1966 - Pai no espelho

O blog Maringá Maringá é de um jornalista baiano. Em seu primeiro post, em março, ele conta o motivo que o levou a escolher o nome:

Maringá, Maringá
Depois que tu partiste
Tudo aqui ficou tão triste,
Que eu garrei a maginá
Maringá, Maringá
Para havê felicidade.
É preciso que a saudade
Vá batê noutro lugá

Maringá, Maringá
Volta aqui pro meu sertão
Pra de novo o coração
De um cabloco assosegá.

Minha memória mais antiga é de uns quatro ou cinco anos. E vem do hotel Maringá, na quase esquina da travessa santa Rita, esquina com a Praça da Bandeira, prosseguimento da Rua Laudicéia Gusmão, em Vitória da Conquista.
Meu pai no espelho, com mais ou menos a idade que eu tenho hoje, faz a barba. E canta... Maringá, Maringá... E eu com a idade de meu André hoje, subo numa mesa ao lado, me coloco entre ele e o espelho e mostro as marcas de cinto nas costas. Havia apanhado da minha mãe, içado pelas pernas no banheiro e apanhado muito. Conto a surra e os motivos adiante.
Nasci em 9 de março de 1961, no hospital São Vicente.

Continue lendo

Segundo turno

O segundo turno nas eleições do Sinteemar reunirá, novamente, três chapas. Nenhuma das três chapas conseguiu 50% mais 1. A apuração terminou no início da madrugada. A chapa 3, encabeçada por Enéas, recebeu 521 votos; a 1 (Eder), 507; e a 2, encabeçada por Laércio Nacar, teve cerca de 300 votos.
Todas vão para o segundo turno, dia 5 de junho. Mas já se fala que a 2 e a 1 entrarão em acordo.

Continue lendo

Dicas para candidatos

O ex-blog de Cesar Maia destacou pontos de uma entrevista do Le Monde que ele considera verdadeiras dicas para quem quer ser candidato a prefeito em 2007.
Confira.

Continue lendo

Meio feriado

Na campanha eleitoral de 2004, o então candidato Silvio Barros II gostava de citar o governador Requião para cutucar seu adversário, João Ivo. Lembrava que Requião repetia: cidade que tem prefeitura com meio-expediente tem meio-prefeito. Isso porque, à época, a prefeitura de Maringá tinha 6 horas seguidas - que as pessoas insistem em chamar de meio expediente.
Pois agora é hora de perguntar: e cidade que tem meio-feriado?

Continue lendo

É só aqui...

A administração municipal inventou o "meio feriado" - algo inédito, que não consta dos alfarrábios mais antigos, inclusive a Bíblia. Para agradar os patrões, e tendo perdido prazo para alterar a data de comemoração, o prefeito Silvio Barros II encontrou uma saída que ele considera salomônica - até as 12 horas será feriado; depois, para alegria do patronato, será ponto facultativo.
Alguns vereadores ainda se prestaram a aprovar a idéia, certamente surgida num momento de bobeira do prefeito. É, cá entre nós, motivo de gozação.

Continue lendo

Maringá, 60 anos

Recomendo a todos o livro A Igreja que Brotou da Mata, do padre Orivaldo Robles, que retrata também a história da cidade. Cada família deveria ter um exemplar em casa (o livro foi editado por Carlos Alexandre Venâncio). Além dos textos históricos sobre a formação da Igreja na cidade, há as histórias descontraídas ao final de cada capítulo.
Como esta, intitulada "Aroma":
Reunião do clero, início de 1966. Sentados num canto durante intervalo, conversam padres Jospe Jézu-Flor e Pedro Plonka. O incorrigível gozador, padre Francisco Peregrina López, de Nova Esperança, passa furtivamente e, como quem não quer nada, deixa cair aquele barbante químico que, aceso, exala um odor insuportável. Ninguém por perto, além dos dois. O constrangimento é grande. Até que, não mais se contendo, Plonka desabafa: "O senhor, hem, de flor só tem o nome!".

Continue lendo

Futebol ecumênico

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Em 1967, padres, pastores e seminaristas participaram de um torneio de futebol no Estádio Regional Willie Davids (quer dizer, começou lá mas a final foi no Country Club, pois ninguém agüentava as dimensões do campo oficial). O time venceu o quadrangular, derrotando os médicos na final. Na foto aparecem: Bortcolocci, Geraldo Schneider (então seminarista), João (pastor), padre Almeidade, Valdir (LBV), e Paulo. Agachados: Orivaldo Robles, Isaac (LBV), Zezinho (seminarista, o destaque da equipe), Bernardo Cnudde e Martinelli.

Continue lendo

21 anos atrás

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

1986, Cidade do México, dois padres conversam durante um curso de formadores: João Braz de AViz e Anuar Battisti.
Os dois viriam a ser arcebispos de Maringá. A foto está no livro do padre Orivaldo.

Continue lendo

Juventude Socialista

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto, alguns membros da Juventude Socialista Brasileira de Maringá, que está sendo reorganizada pelo PSB. Aparecem ainda, embaixo, Vitor Colli e o Mura, durante reunião realizada na lanchonete da Cleuza. O pessoal promete barulho.

Continue lendo

Ah ah ah ah ah ah ah...

Recentemente a maioria dos vereadores de Maringá rejeitou projeto de Marly Martin Silva implantando a Lei Seca e chegaram a tirar barato de um item, que determinava distância mínima para a venda de bebida alcoólica de escolas.
Pois agora é o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que quer proibir em todo o país a venda de bebida em postos de gasolina, à beira das estradas - e perto das escolas (aqui, para cadastrados).

Continue lendo

3.5.07

Justiça mais ágil

De Cláudio Humberto:

CNJ firma convênios para agilizar a Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou hoje a assinatura de convênios com a Receita Federal, os Detrans estaduais e os bancos. Agora, o Judiciário poderá determinar eletronicamente o bloqueio de bens em instituições bancárias, como também a busca e apreensão de carros. Com a medida, o CNJ pretende dar mais agilidade às decisões da Justiça, tornando-a mais célere e eficiente.

[Tomara que funcione. Ganhei uma ação de um ex-deputado e ele está enrolando, apesar de dizer publicamente que é o bicho. Seu advogado será candidato a prefeito, inclusive]

Continue lendo

Tais brincando?!

Um filho vira-se para a mãe e diz:
- Mamãe, na escola me chamam de paranóico.
- Por quê, filho? - pergunta a mãe.
- Como por quê?! Que queres dizer com essa pergunta? Tá surtando?! Me explica, vai! Vai, diz lááááááá!...
Mais piadas.

Continue lendo

Posse na Acis

De Verdelírio Barbosa:

Posse
Em solenidade festiva marcada para hoje, às 20 horas no Salão Paroquial da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na Avenida Duque de Caxias, 389 no Jardim Panorama, em Sarandi, acontece a posse da Diretoria e respectivos Conselhos da Acis – Associação Comercial e Empresarial de Sarandi-, para o Biênio 2007/2009. O empresário Valter Volpato, continuará presidindo a entidade.
Coluna completa.

Continue lendo

No papel

A votação no Sinteemar foi feita com cédula de papel.
A contagem está sendo feita no Restaurante Universitário.

Continue lendo

Cinco assinam documento do Sismmar

Cinco vereadores assinaram um documento do Sismmar a ser encaminhado ao prefeito Silvio II, em que se pede que a reconsideração do processo de demissão de 28 servidores públicos municipais que participaram da greve ano passado. Outros vereadores, que estão viajando, também devem assinar.
Os que apoiaram o abaixo-assinado hoje foram Márcia Socreppa, Marly Martin, Belino Bravin, Humberto Henrique e Altamir dos Santos.

Continue lendo

Socos bem colocados

Vi o programa político do PSTU na televisão, agora há pouco, e cheguei à conclusão de que nada melhor que um governo dito de esquerda para ser bombardeado pela esquerda - com socos bem colocados, diga-se de passagem.
A direita não seria tão incompetente para permitir tal bombardeio.

Continue lendo

Meia bomba

Entre empresários e trabalhadores, prefeito e a maioria dos vereadores de Maringá ficaram com... os patrões, é claro! Foi agora à noite, na sessão da câmara municipal. A presença de representantes do Sindicato dos Comerciários não sensibilizou a turma e um projeto enviado pelo Executivo em regime de urgência determinou ponto facultativo para indústria, comércio e prestação de serviços, no dia 10 de maio, aniversário da cidade, após as 12 horas - seria um feriado meia bomba. Não tenho detalhes porque o material votado ainda não foi disponibilizado. Mas, de qualquer forma, o plenário estava incompleta: foi aprovado com apenas 5 votos.
Messias Mendes havia comentado sobre a questão do feriado.

Continue lendo

Moeda Verde

Vi agora há pouco no Jornal Nacional a reportagem sobre a Operação Moeda Verde, em Florianópolis e Porto Alegre. Todo homem público deveria ter visto, especialmente vereadores de Maringá - que acham que qualquer crítica é insurreição e ataque pessoal.
A reportagem apresentou como fato grave e indício de corrupção o fato de vereadores terem aprovado, na capital de Santa Catarina, mudanças de pontos do Plano Diretor para beneficiar alguns empresários - felizmente, alguns deles presos hoje.
Acho em Maringá, especialmente nesta gestão, mexem no Plano Diretor passando como um trator por cima da lei. Mas não querem que pensemos como a polícia catarinense - ou seja, aqui mexem, beneficiam alguns poucos empresários (normalmente, os que abastecem as campanhas eleitorais) mas é tudo desinteressadamente, não é nada de formação de quadrilha...

Continue lendo

Servindo à comunidade

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A prefeitura entendeu o risco e atendeu ao alerta feito pelo blog, exatamente um mês atrás (aqui). Ou, como diz o Mosca Branca, autor das fotos, o blog até que é bem lido.

Continue lendo

Policial preso em Maringá

Um investigador da Polícia Civil foi preso em Maringá, acusado de roubar 16 quilos de crack que estava apreendido na delegacia de Laranjeiras do Sul.
Detalhes.

Continue lendo

Correndo

A Reuters produziu material hoje sobre o maratonista maringaense Vanderlei Cordeiro de Lima e sua preparação para os Jogos Pan-Americanos. Aqui.

Continue lendo

Saem os finalistas da logomarca da Expoingá

Estes são os finalistas do concurso que escolherá a logomarca definitiva da Expoingá: Ariela Parrilha Barbosa, Claudia Regina Romanzini, Cleverson Marques Caldeira, Fernando Fabrício do Santos e Rogério Pinheiro Soares, Glédson Borges Damacena, Nilton Shindi Noda, Renann Efrain Alves Valenzuela, Roberto Baumann, Thiago Botion Néri e Valney Trindade de Sousa.
No próximo dia 9 os três melhores serão conhecidos e receberão seus prêmios (um computador, uma máquina digital e um palm top).

Continue lendo

Só gente boa

Os nomes dos presos na Operação Moeda Verde, em Porto Alegre e Florianópolis:

Juarez Silveira (vereador)
André Luiz Dadam (servidor da Fatma)
Hélio Scheffel Chevarria (grupo Habitasul)
Fernando Tadeu Soledade Habckost (grupo Habitasul)
Renato Juceli de Souza (Susp)
Marcelo Vieira Nascimento (Floram)
Rubens Bazzo (Susp)
Francisco Rzatki (Floram)
Péricles de Freitas Druk (grupo Habitasul)
Fernando Marcondes de Mattos (Costão do Santinho)
Amílcar Lebarbechon da Silveira (restaurante do Amílcar)
Paulo Cezar Maciel da Silva (shopping Iguatemi)
Gilson Junckes (hospital Vita)
Rodrigo Bleyer Bazzo (filho de Rubens Bazzo)
Marcílio Guilherme Ávila (vereador eleito e atualmente presidente da Santur)
Percy Haensch (Colégio Energia)
Margarida Emília Milani de Quadros
Aurélio de Castro Remor (secretário de Obras de Florianópolis)
Paulo Toniolo Júnior
Itanoir Cláudio (chefe de gabinete de Juarez Silveira)
Sérgio Lima de Almeida
Aurélio Paladini

Continue lendo

Amador no Legislativo

Na sessão de hoje da Câmara Municipal de Maringá o superintendente do Hospital Universitário, José Carlos Amador, vai falar aos vereadores.
Da tribuna, ele fará um perfil do que vem acontecendo com o HU.

Continue lendo

Peraí...

Funcionários Públicos (entre eles, um secretário de Planejamento), vereadores e empresários catarinenses e gaúchos foram presos hoje na Operação Moeda Verde, pela Polícia Federal, e responderão pelos crimes contra o meio ambiente, formação de quadrilha e contra a administração pública – tráfico de influência, corrupção ativa e corrupção passiva. Eles praticavam crimes contra o meio ambiente, favorecendo empreendimento imobiliário em Florianópolis, chegando a mudar a lei para beneficiar o empreendedor. Leia mais.
Se a moda pega...

Continue lendo

Sobre pintura de prédio

Alguns estabelecimentos de ensino da rede municipal receberam correspondência assinada pelo promotor de Defesa do patrimônio Público, José Aparecido da Cruz, por causa de procedimento investigatório sobre a pintura nos prédios públicos em desacordo com a lei em vigor.
A ex-secretária municipal de Educação, Norma Deffune, e o atual, Manoel Gomes, já foram ouvidos.

Continue lendo

Deputados tentam sensibilizar prefeito

A bancada do PT na Assembléia Legislativa apresentou requerimento hoje ao prefeito Silvio Barros II pedindo que ele retome as negociações com os servidores públicos municipais. As reivindicações dos servidores se arrastam desde dezembro de 2005, e a paralisação ocorrida em 2006 terminou sem nenhuma reclamação atendida. O vice-líder da bancada, deputado professor Luizão (que ocupa a cadeira do maringaense Enio Verri) destaca ainda que os servidores que participaram da greve tiveram os salários descontados no 13º salário e no 1/3 das férias; redução do número dos dias de férias; perda de licença prêmio, além da abertura de processo contra 32 servidores, que resultou em 28 demissões.

Continue lendo

Histórias da Sanepar

Rogério Distefano é ex-diretor da Sanepar e agora tem um blog, onde começa a contar as coisas. Como o investimento em publicidade da estatal.
Confira - clicando aqui - a história de uma empresa, o Correio Paranaense, que o próprio pessoal da área desocnhece.

Continue lendo

Anos 90

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O então prefeito Ricardo Barros recebe em seu gabinete (da esq. p/ a dir.) Ary Jacomossi, Eliel Diniz (magrinho), Verdelírio Barbosa e Paulo Mantovani.

Continue lendo

O advogado

O advogado Moisés Zanardi foi designado pela OAB local para acompanhar as investigações sobre o atentado contra o ex-vereador e advogado Eli Pereira Diniz.

Continue lendo

Sinteemar

Três chapas disputam a presidência do Sinteemar, hoje. Se uma delas não tiver mais de 50% dos votos, todas voltam para a disputa do segundo turno.
O resultado deve ser conhecido hoje à noite. Estaremos de plantão.

Continue lendo

Passamento

Atualizado - Faleceu por volta das 2h30 da madrugada de hoje João Otávio Nunes Viegas Camarão, conhecido como "Português". Ele estava internado havia uma semana e chegou a ser submetido a uma cirurgia. O corpo será levado às 16h para o Cemitério Parque, onde será sepultado no final da tarde.
"Português" freqüentava a Zona 2 (especialmente a avenida Cerro Azul) e o Centro da cidade e era muito conhecido. Ele tinha problemas de fala.

Continue lendo

Maringá, 60 anos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

1962, dom Jaime Luiz Coelho conversa com trabalhadores da Folha do Norte. A seta aponta para o único que conheço da turma: Juracy de Oliveira.

Continue lendo

Marcha da maconha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Domingo tem passeata pela liberação da maconha. Só que é no Rio de Janeiro. Aqui.

Continue lendo

Humor religioso

Conhece a piada das irmãzinhas e a casa de prostituição? Arrisque.

Continue lendo

Os carros mais vendidos

O Gol foi o carro mais vendido no Brasil no mês passado, seguido pelo Palio, mas com uma diferença maior do que nos últimos meses - mais de 3.600 unidades. Na briga acirrada entre os sedãs médios, o Civic conseguiu se desgarrar do Corolla e do Vectra, vendendo mais de 1.000 unidades a mais do que os concorrentes. O EcoSport se recuperou depois de dois meses fracos de negócios.
Confira o ranking completo, com as unidades vendidas, aqui.

Continue lendo

OAB acompanha apuração de atentado

A OAB Maringá vai nomear um criminalista para acompanhar o caso do atentado contra o advogado Eli Pereira Diniz, ocorrido terça-feira. Já a OAB Paraná enviou um requerimento à Secretaria de Estado da Segurança Pública solicitando atenção ao caso. A entidade quer agilidade nas investigações e segurança para a vítima. Segundo Diniz relatou à Polícia, ele já havia sido ameaçado de morte.
A Polícia Civil trabalha com várias hipóteses. Numa delas, há pelo menos quatro nomes de serem mandantes. Entre eles, um político.

Continue lendo

André Vargas em Maringá

O deputado federal André Vargas (PT) chega hoje às 19h em Maringá, onde fica até amanhã às 11h. Presidente do PT paranaense, ele foi confirmado pela manhã como titular da CPI do Apagão, que investigará a crise no tráfego aéreo - mas, sabe como é, sem pegar no pé da Infraero.

Continue lendo

Morreu durante o furto

Um rapaz de 23 anos morreu ontem em Sarandi ao tentar furtar fiação elétrica. Ele subiu num poste e estava desmontando o transformador (para levar o cobre) quando levou um choque, caiu e bateu com a cabeça. Ele morreu eletrocutado e com traumatismo craniano. O choque foi tão forte que arrancou a sola de seu tênis.
A polícia, de forma geral, está dando mole com as empresas que compram esse tipo de material. As empresas furtadas, por sua vez, costumam repor o prejuízo lançando-o na planilha de custos da tarifa - portanto, quem paga no final das contas é você, leitor.

Continue lendo

Mulheres

O PMDB estadual notificou aos diretórios e executivas municipais do partido que montem o setor feminino. A idéia é ter grande participação de mulheres nas eleições do ano que vem.
Em Maringá o PMDB feminino foi (re) montado na penúltima provisória, e está extinto desde o final do ano passado.

Continue lendo

Bem sacado

Tio Lukas encontra uma definição para qualidade de vida. Aqui.

Continue lendo

Dízimo

Embora representem 73,79% da população brasileira, os católicos respondem apenas com 30,9% do total de dízimos pagos no país. Os evangélicos, e outro lado, recolhem 66,7% das contribuições espontâneas. Os pentecostais, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, contribuem com 2,26% da renda familiar - contra média de 0,54% dos católicos.

Continue lendo

Correndo risco

Nos meios policiais corre uma preocupação quanto ao futuro do pistoleiro que atentou contra a vida do advogado Eli Diniz. É que no meio da pistolagem quando uma pessoa, como neste caso, supostamente contratada para uma execução, quando ela erra o objetivo, passa a correr risco de vida - ou de morte, como queiram.
O mandante do crime teria, no caso, interesse em dar fim ao contratado.

Continue lendo

Policial

Afastado das manchetes policiais durante vários meses, O Diário deu recentemente à segurança o assunto principal de domingo e, hoje, dedicou destacou o título "Pistoleiro tenta matar ex-vereador de Maringá". O advogado Eli Diniz, que é a foto principal da edição, diz saber quem é o mandante.

Continue lendo

2.5.07

STJ afasta desembargador no Paraná

Deu no Cláudio Humberto:

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou denúncia do Ministério Público Federal para processar o desembargador Dirceu de Almeida Soares, que foi afastado do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região. A denúncia é de formação de quadrilha, estelionato qualificado e advocacia administrativa, por constranger e pressionar integrantes do TRF a favorecer decisões de advogados amigos, como Roberto Bertholdo, que vai ser processado pelos mesmos crimes, segundo o STJ. Três outros advogados foram denunciados por formação de quadrilha e estelionato qualificado. A Corte Especial acompanhou o voto do relator, ministro Cesar Asfor Rocha. A investigação corria em segredo de justiça, após denúncia de sete juízes federais do Paraná. Um deles acusou o desembargador de entregar sentença já redigida à juíza Ana Beatriz Palumbo, do Porto de Paranaguá (PR), determinando isenção de ISS de escritórios de advocacia de Curitiba. Roberto Bertholdo é ex-conselheiro de Itaipu Binacional e advogava para os deputados José Janene, ex- líder do PP na Câmara, absolvido de envolvimento no "mensalão", e do ex-líder do PMDB-PR José Borba, que renunciou ao cargo.

(Cláudio Humberto é maneiro: Bertholdo, que está montando jornal no Paraná, também advogou para Ricardo Barros e Paolicchi)

Continue lendo

Maringá se prepara para vôos internacionais

Matéria de Giancarlo Franquini na Folha de Londrina:

Um vôo de cargas entre Maringá e Miami deverá operar ainda esse ano. O aeroporto da cidade recebeu a habilitação da Anac para operar com rotas internacionais. As obras para construção de um armazém alfandegário já tiveram início e outras exigências estão sendo cumpridas. A superintendência do aeroporto informou que as negociações para abertura da nova rota estão adiantadas e vários empresários da região se mostraram interessados.
Matéria completa.

Continue lendo

Tucanos sem comandante

Da coluna de Verdelírio Barbosa:

Sem comando
O PSDB de Maringá está sem comando. É que o período administrativo da Comissão Provisória venceu faz muito tempo, e não foi designada uma nova Comissão.
Coluna completa.

Continue lendo

Miura e a fiscalização eletrônica de Maringá

De Luis Miura, ex-diretor de Trânsito de Maringá:

Sem entrar nos detalhamentos mais técnicos, eu gostaria de manifestar sobre a fiscalização eletrônica utilizada aí em Maringá. Porém, antes disso, preciso deixar muito claro que não tenho nenhum interesse financeiro, comercial, ou político, com qualquer dos envolvidos no sistema. Se isso ocorresse certamente teria continuado à frente do órgão de trânsito daí, com todas as possibilidades a meu favor. Acompanho pelo Brasil toda a evolução tecnológica com o interesse voltado nos resultados. Uma área cheia de corrupções, interesses escusos, tem comprometido os excelentes instrumentos auxiliares da fiscalização de trânsito. Conheço performances excelentes que se devidamente aproveitados poderiam reduzir significativamente a violência absurda do trânsito. É incompreensível que o brasileiro não esteja enxergando isso. Mortes, aleijamentos, gastos gigantescos exaustivamente demonstrados pelas pesquisas, não chegam a sensibilizar os administradores públicos e os políticos. Uma das gratas satisfações experimentadas por mim na curta passagem por Maringá foi conhecer o sistema eletrônico utilizado (na época, desativado). Algumas inconveniências que não comprometem pude verificar. Normalmente a incapacidade técnica dos órgãos públicos inviabilizariam o sistema utilizado. Entretanto, em função do tamanho da cidade, ficou justa a condição de operacionalização. Já na administração anterior (petista) assim funcionou e pelo que vi de forma eficiente. Com resultados tecnicamente bons. O aperfeiçoamento sempre é requerido. Por isso era necessário aí, intervir algum especialista em comportamento. Mas, a tecnologia eficiente com a forma de administrar singular, causou-me uma agradável surpresa. Um sistema com custos reduzido (o mais barato que conheci) e condições contratuais que estabelecia independência em relação à empresa prestadora de serviços, poderia apresentar uma excelente performance. Enfim, o que quero registrar é que a tecnologia a ser utilizada, aliado à forma de operacionalização, garante para Maringá um dos melhores sistemas com uma operacionalização de custo menor que conheço. Comparado com os que estão espalhados por esse Brasilsão, certamente resultará em maiores valores para empregar na sinalização, educação e fiscalização. Como assim estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Sinto não estar em Maringá para poder “in loco”, observar os resultados. Que tenho certeza serão bons para a cidade.

Continue lendo

Som que incomoda

Do Francês Press:

Poluição
Não sei se é responsabilidade da Prefeitura ou da Polícia Militar: o volume de som em veículos incomoda em toda a cidade. Durante a noite, madrugada, sempre passa um "espírito de porco" mostrando a potência do som veicular.
Coluna completa.

Continue lendo

Maringá, 60 anos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atualizado - Este é Gerardo Braga, na Maringá de 1947. Ele foi dono do primeiro hospital de Maringá. Não tem nada a ver com a Sônia Braga. O pai da atriz mexia com terras, morreu de malária em 1958 e tinha sete filhos. José Gerardo Braga faleceu em 1976, aos 65 anos.

Continue lendo

Novo endereço

E o PT de Maringá muda de sede novamente.
Agora, na rua Caramuru, defronte ao portão lateral do Colégio Gerardo Braga, perto do Colégio Santa Cruz.

Continue lendo

Demora na substituição

Nomeado para a superintendência regional da Secretaria de Estado de Obras há quase um ano, o engenheiro civil Roberto Petrucci Junior não deve passar de junho no cargo. No Decom, ele substituiu a José Joaquim Rodrigues Junior, do PPS, quando o partido desligou-se do governo Requião para ter candidatura própria. Ligado aos Barros, que apoiaram Osmar Dias (PDT), deve ser substituído por um indicado do deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB). Há reclamações quanto à demora na mudança.

Continue lendo

Conversa

O ex-deputado estadual Ricardo Maia (PP) andou conversando com a direção estadual do PPS.

Continue lendo

Inaugurações

Dia 15 de novembro de 2006 publiquei a nota informando que uma grande rede de farmácias estudava se instalar em Maringá (aqui). Dia 28 de dezembro a notícia de confirmou (aqui).
Hoje o grupo Nissei, de Curitiba, inaugura quatro lojas na cidade, a partir das 17h30. Haverá foguetório em cada uma delas.
A quantidade de farmácias em Maringá merece um estudo mais profundo.

Continue lendo

Aniversariantes

Hoje, Fausto Silva está completando 57 anos, Bianca Jagger faz 62, David Beckham chega aos 32 e - para a Casa do Noca - 488 anos da morte de Leonardo Da Vinci, que morreu com 67 anos.

Continue lendo

Momento musical



Banda da Ilusão, de Ronnie Von, meu segundo ídolo - o primeiro foi Sergio Murilo. Lembram da blusa Ronnie Von? A letra, muito bonita, está aqui.

Continue lendo

Friboi compra o Garantia

Boa notícia para Paiçandu e Maringá.
A JBS, que controla o grupo Friboi, adquiriu esta semana o Frigorífico Garantia, de Maringá, que recentemente havia dispensado cerca de 800 funcionários. A empresa, que já tem outras 19 plantas de abate espalhadas pelo país, prevê para os próximos 90 dias aumentar em 50% o abate na unidade maringaense, passando de 1.000 para 1.500 cabeças/dia.
Aqui.

Continue lendo

Lula ignorou Requião

De Cláudio Humberto:

Lula ignora Requião e nomeia Forte na Funasa
O presidente Lula ignorou as pressões do governador do Paraná, Roberto Requião, e nomeou Danilo Forte para a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O ato de nomeação, aguardado há semanas, saiu hoje. Ele foi indicado pelo deputado e ex-ministro Eunício Oliveira (CE) e referendado pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). Requião tentou vetar Forte porque descobriu suas ligações familiares com dois inimigos no Paraná: Valéria, mulher do novo presidente da Funasa, é sobrinha dos senadores Álvaro e Osmar Dias (PDT-PR). A confirmação de Forte representa também uma derrota para os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarmey (AP), que apoiavam a indicação do deputado Jader Barbalho (PA): seu sobrinho, o ex-deputado José Priante.

Continue lendo

Na rodoviária velha

O secretário municipal de Planejamento, Walter Progiante, encontra-se neste momento no prédio da antiga estação rodoviária de Maringá. Ele está andando sobre o telhado.
Populares se questionam: se o prédio está interditado, não é um risco para o secretário subir lá?

Continue lendo

Ossada

Uma ossada humana foi encontrada no container de um colégio da cidade, informa um dos novos blogs da cidade.
Aqui.

Continue lendo

De volta à casa

O escritor Osvaldo Reis, ex-chefe de Gabinete do deputado Renato Bernardi e do prefeito Said Ferreira, deixou o hospital, onde baixou dias atrás.
Ele pegou dengue.

Continue lendo

Nepotismo

O Repiquete comenta que, enquanto a Câmara Municipal de Curitiba seguiu sugestão do Ministério Público e demitiu 18 parentes de vereadores, a de Maringá preferiu não atender e discutir judicialmente.

Continue lendo

Relatório

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Em abril o blog recebeu 79.783 visitas, segundo o Google Analytics. Nos dois últimos meses foram 152.142 visitas, com mais de 42 mil visitantes únicos.

Continue lendo

Luiz Américo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Luiz Américo tem grandes sucesso, como "O gás acabou", "Fio da véia" e "Camisa 10". A carreira começou depois de vencer um show de calouros de Silvio Santos. Dois de seus filhos estão no grupo Feitiço, de pagode (taí uma boa dica para show em casa noturna de Maringá).
Lembrei dele ontem, quando o Programa da Tarde da Record, querendo prestar-lhe uma homenagem, errou feio e colocou no ar as fotos de um homônimo.

Continue lendo

Concurso para escolha de logotipo

Da UEM:

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá lançou um concurso para escolha do logotipo que o identifique. O prêmio para o vencedor é de R$ 300,00. As inscrições podem ser feitas até 25 deste mês na secretaria do PGA, bloco 32, pelo correio ou pelo e-mail sec-pga@uem.br.
O PGA, em nível de mestrado e doutorado, já formou mais de 300 mestres e doutores. É o mais bem avaliado no Paraná na área de Ciências Agrárias I e um dos três mais bem avaliados pela Capes no Sul do Brasil. Outras informações pelo fone (44) 3261-4407, site www.pga.uem.br ou com o coordenador do PGA, Rubem Silvério de Oliveira Junior (rsojunior@uem.br).

Continue lendo

Humor

Veja como advogado termina o namoro clicando aqui.

Continue lendo

Sentimental

Meu computador deu um trabalho danado nesses últimos dias. Desligava sozinho, travava do nada. Hoje está ligado desde manhã e não travou ainda.
Um post dedicado a ele, pra ver se continua sem encrencar.

Continue lendo

O tempo passa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A primeira vez que vi Ron Jeremy "atuando" num filme foi num cinema de Curitiba. Impressionou, claro, o homem fazia acrobacia. Usou essa facilidade da coluna vertebral para tornar-se o rei do cinema pornô. Descubro agora uma foto dele ainda novo, no ginásio (dir.). Deve ter entrado três vezes na fila que distribuiu feiúra - daí porque, com razão, sempre que vejo uma foto dele lembro da piada do corcunda.

Continue lendo

Fiscalização eletrônica

O secretário dos Transportes, Walter Guerlles, confirma informação do blog e diz que na confluência da Teixeira Mendes com Carlos Borges haverá fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho.
E explica a um anônimo no mesmo post: "A empresa contratada venceu a licitação somente para operar o sistema avanço de sinal vermelho, porém, todo o equipamento (hardware) pertence à Setran, que também é responsável por instalar toda a infra-estrutura (postes, câmeras, cabos etc.) necessária ao funcionamento do sistema, tanto é que esta secretaria já implantou por conta própria os dez locais que receberão a fiscalização eletrônica (amplamente divulgado na imprensa). A empresa contratada somente instala seu software nos nossos equipamentos e mantém o sistema em funcionamento, contratualmente não cabe a ela executar os serviços de implantação. Esta modalidade de contratação é a que traz os menores custos para o município e garante total independência frente às empresas que operam neste setor. Ao anônimo que parece ser funcionário da Setran, se tem dúvidas quanto ao contrato e a quem cabe executar as obras, pode nos procurar (até anonimamente) que teremos o maior prazer lhe mostrar o contrato, e demonstrar que esta modalidade de contratação é a que traz os menores custos ao município".

Continue lendo

União

A melhor definição dada por um leitor, até agora, sobre o fato de ser do PP maringaense um dos cinco vice-líderes de Lula (PT) no Congresso:

- Unindo o inútil ao desagradável...

Continue lendo

PM prende assaltantes

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ontem, feriado, às 13h10 (olha o horário), ao parar com seu Celta no semáforo do trecho Maringa-Sarandi, o motorista e três ffamiliares, foram renddidos por dois homens armados. Eles fugiram levando o carro e pertencentes, a PM foi acionada em seguida e encontrou os marginais. Houve troca de tiros e eles se entregaram: Juliano Ariel Quizo, 22 anos, e Oberdam Willian de Morais, 23, contra o qual existe mandado de prisão por roubo. Na foto, as armas utilizadas pelos dois.

Continue lendo

Seqüestro

Cheguei agora e fiquei sabendo que o presidente da Câmara Municipal de Mandaguari, Romualdo Pereira Velasques, foi vítima de seqüestro, pela manhã.

Continue lendo

Que será?

Vai fazer um mês que o Cascudo 2007 não escreve mais.

Continue lendo

Classificados

A leitura de A Igreja que Brotou da Mata, mais algumas experiências recentes, está me levando a tomar decisões que certamente mudarão minha vida. Sempre amei escrever sobre a história da minha cidade, queria fazer isso sempre na revista, mas o livro do padre Orivaldo Robles (que todos devem ler!) potencializou essa paixão. Minha cabeça está fervilhando, quero fazer um monte de coisas relacionadas a Maringá.
Preciso logo vender meu carro [um Corsa 96/97, 1.6, vermelho breton] para investir na minha paixão pela cidade.

Continue lendo

Sem expressão

Estou aguardando, há quase uma semana, documentos que comprovariam que o Conselho Tutelar de Maringá é contra a liberdade de informação.
O órgão quer controlar as notícias sobre ele em todos os veículos de comunicação da cidade. É coisa para o Sindicato dos Jornalistas se manifestar, inclusive.

Continue lendo

Rosa dos Ventos no Café Teológico

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As letras da banda maringaense Rosa dos Ventos embalam com excelente qualidade do pop-rock brasileiro reflexões críticas do codidiano, inclusive religioso. Sem limites ou rótulos restritivos do formato comercial esses artistas despertam o interesse dos que acham que a música é para curtir e para pensar. Eles estarão animando o próximo Café Teológico.
Inscrições para o Café Teológico de maio aqui.

Continue lendo

É com você, Lombardi!



Já tinha visto o Lombardi em fotos e vídeo, mas não deste jeito, olhando para a câmera e dando depoimento.

Continue lendo

Duas

  • Marcelo Almeida, ex-diretor-geral do Detran, assume hoje a Câmara Federal, na condição de suplente de Reinhold Stephanes.
  • O portal G1 publicou, e depois retirou do ar, uma notícia dando conta de que a Globo está comprando a RPC.

Continue lendo

Ranking do IPTU

Levantamento feito pela prefeitura de Foz do Iguaçu mostra que Maringá é a terceira cidade em valor de IPTU. A relação, no entanto, não inclui Ponta Grossa.
Maringá tem imposto mais barato que Curitiba e Londrina e empata com Cascavel. Aqui.

Continue lendo

Jornalismo acadêmico

O post "Autoridade-estrela", colocado dia 30, continua rendendo.
Agora, a própria estudante de Jornalismo explica o que aconteceu com seu texto. Vale a pena ler os comentários.

Continue lendo

Gafanhotos

Não encontrei nada próximo da atual epidemia de dengue na história de Maringá.
Mas, em A Igreja que Brotou da Mata do padre Orivaldo (o livro é apaixonante), achei que no dia 23 de outubro de 1946, quando Maringá era patrimônio de Apucarana (e não distrito de Mandaguari), a cidade sofreu um ataque de gafanhotos - que voltou-se a repetir em 12 de novembro do mesmo ano.
Lembrei-me do que me disse Moisés Camargo. A se considerarmos as sete pragas do Egito, faltam cinco.

Continue lendo

1.5.07

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Nada a comemorar

Trecho do manifesto do Sismmar por ocasião do Primeiro de Maio:

Hoje, no dia internacional de luta dos trabalhadores, os servidores públicos não têm nada a comemorar. Estão com seus empregos ameaçados por terem lutado por seus direitos. Cidadãos maringaenses que contribuem para o crescimento de nossa cidade estão sendo vítimas das perseguições políticas e das retaliações por lutarem por seus direitos.
Manifesto na íntegra.

Continue lendo

Vrruuuuummm

A matéria informando que a Câmara Municipal de Maringá comprou carro de luxo por R$ 71 mil (a licitação foi antecipada aqui) repercutiu no feriado do trabalhador.
Saiu no Vote Brasil e na Gazeta do Povo.

Continue lendo

Imagens da Romaria do Trabalhador - 4

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Uma das faixas colocadas durante a Romaria do Trabalhador e o protesto de um participante.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Imagens da Romaria do Trabalhador - 3

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O professor Luiz Alexandre Solano Rossi estava lá, assim como o secretário de Estado Enio Verri e os vereadores Mário Verri e Humberto Henrique, todos do PT, partido que esteve presente carregando bandeiras e faixas de apoio aos servidores. como Reinaldo Carrara.
Na avenida Duque de Caxias com Santos Dumont houve uma parada, onde a Rádio Pastoral fez uma apresentação e também se manifestou contra as demissões de servidores. O garoto fantasiado de mosquito da dengue ensaiava voar enquanto nos microfones denunciava-se que mais de R$ 1 milhão da saúde pública local foi desviado pela atual administração nos últimos meses.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Imagens da Romaria do Trabalhador - 2

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Algumas faixas levadas pelos presentes à Romaria do Trabalhador, em Maringá.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Imagens da Romaria do Trabalhador - 1

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na praça Raposo Tavares, de onde a Romaria do Trabalhador saiu, houve manifestação sobre o tema do ato e sobre a demissão dos servidores municipais.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto acima vê-se a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, tendo à frente um Aedes aegypti, na verdade um garoto vestido a caráter (abaixo).

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Romaria do Trabalhador

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Alguns dos servidores públicos municipais demitidos pelo prefeito Silvio Barros II participaram da Romaria do Trabalhador, hoje em Maringá, carregando a cruz da madeira. Defronte o paço municipal houve uma parada, fizeram orações e manifesto de protesto contra as demissões.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Está explicado!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Leitor, em comentário em post abaixo, diz ter descoberto porque não há muitos casos de dengue em Sarandi e em Maringá as autoridades não conseguem acabar com o mosquito:

- Ocorre que Sarandi é uma "cidade dormitório", inclusive para o mosquito. Ele dorme lá e trabalha aqui.

Continue lendo

Sindicato critica falta de ética de programa policial da Band

O Sindicato dos Jornalistas de Londrina e Região divulgou nota hoje condenando a prática do programa Pinga Fogo na TV, exibido pela TV Maringá (Band), que mostrou o rosto da criança que ficou com a língua de fora, hipnotizada por um mágico que participou do programa de Gugu. As imagens da criança foram feitas do lado de fora do Hospital Municipal.
Além de dizer que o programa do ex-deputado federal errou, a nota diz que a crítica tem por objetivo alertar "todos os veículos de comunicação social "sobre a necessidade de rigorosa observância dos princípios éticos que norteiam nossa profissão".
Leia a nota na íntegra.

Continue lendo

Prefeito na Romaria do Trabalhador

Vestindo uma camisa pólo verde e amarela, listrada, o prefeito Silvio Barros II está participando da Romaria do Trabalhador, promovida pela arquidiocese de Maringá. A romaria começou às 14h, saindo da praça Raposo Tavares. Nem todos perceberam o prefeito no meio da turma.
Na romaria deste ano prega-se a reflexão sobre as injustiças contra os trabalhadores - inclusive as demissões de 28 servidores públicos municipais decididas por Silvio II.

Durante a caminhada estão sendo trabalhados os seguintes temas: a travessia do deserto neoliberal, a solidariedade em tempos difíceis e "Garantir direitos é defender a vida!".

Continue lendo

Mortes

Os policiais civis Rubens Ferreira Lima e Edmilson Kocholopek foram mortos na madrugada de hoje, em Curitiba. Eles estavam num carro descaracterizado e levaram um tiro na nuca e no pescoço.
Rubens é filho do também policial Divonsir Lima, conhecido como Nego Divonsir, que foi chefe da Furtos e Roubos em Maringá, na gestão de Eiji Yassaka.

Continue lendo

Louco pelo Pan está vindo para Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O jornalista esportivo Rodrigo Ferreira, que saiu de Brasília no último dia 4 a pé, conhecido como o "Louco pelo Pan", passou ontem por Bauru (SP) e de lá foi para Ourinhos (SP), de onde sairá para Maringá.
Patrocinado pela Caixa Econômica Federal, ele possui um site onde conta sua aventura.

Continue lendo

Só sobraram restos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na madrugada de hoje um acidente incrível: este Peugeot praticamente se desfez ao bater contra duas árvores, na avenida Guaiapó, e o motorista nada sofreu. Outras fotos impressionantes estão no blog do Elias Brandão.

Continue lendo

Em Paiçandu

Servidores municipais de Paiçandu, com familiares, participaram de uma festa de confraternização neste Dia do Trabalho. O prefeito Moacyr José de Oliveira (PMDB) recebeu como convidados o deputado estadual dr. Batista(PMN) e o secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri (PT).
Tudo indica que o candidato à sucessão do atual prefeito será petista.

Continue lendo

Devoção

Contado por padre Orivaldo Robles no livro A Igreja que Brotou da Mata:

Sem papas na língual, padre Alfredo da Fonseca Rodrigues, vigário ecônomo (assim se chamava na época) de Alto Paraná, vez por outra, provocava reações ferozes. Pelas ruas, um cidadão magoado andou falando cobras e lagartos a seu respeito. A notícia chegou à capela do bairro Mandassaia, distante uns 15 quilômetros. Numa tarde de domingo, entra na casa paroquial o velho Ataliba, congregado mariado da capela, nordestino rude, cuja valentia só não era maior que o seu amor à Igreja. Trazia nas mãos, enrolado na fita azul, o manuel dos congregados e um revólver calibre 32 no meio do livrinho. Com olhar transtornado pediu: "Eu quero que o senhor me abençoe e me dê licença para eu dar cabo desse cabra safrado". Apavorado e trêmulo, o padre gastou boas duas horas para demovê-lo do "santo" propósito.

Continue lendo

Parabenizando

Do Notícias e Afins (que tem link aqui do lado):

Quero parabenizar a prefeitura de Maringá por punir os envolvidos na “greve” dos servidores públicos no ano de 2006. O resultado foi 32 servidores punidos, sendo que 28 destes, foram exonerados de seus cargos e os outros 4 foram processados.
Leia mais.

Continue lendo

Não é mais o mesmo

O PSTU não é mais o mesmo. Este é o tema do blog Direito Revolucionário, um dos mais novos da cidade.
"O PSTU não pode ser meio revolucionário, tem que ser por inteiro", diz o texto.

Continue lendo

Ex-vereador é baleado

O advogado maringaense Eli Pereira Diniz foi vítima de atentado, hoje por volta das 9 horas. Ele estava em sua casa, no Jardim Aclimação, quando atendeu a um motoqueiro, no portão. O rapaz disparou um tiro, que acertou na altura do tórax, de raspão. Eli refugiou-se na guarita da casa, para onde foi disparado outro tiro. O motoqueiro fugiu. Eli está internado na Santa Casa de Maringá, e passa bem.
Elfoi o vereador proporcionalmente mais votado da história de Maringá, na sexta legislatura, pelo MDB, fazendo 3.995 votos, e preside uma associação de defesa do contribuinte.

Continue lendo

Ontem e hoje

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Encontrei uma foto em meus arquivos para reforçar uma nota que fiz recentemente do ex-ministro Alceni Guerra. Ele, em 90, no gabinete do então prefeito Ricardo Barros, e hoje, aos 61 anos, como deputado federal pelo DEM.

Continue lendo

Corrente

Os blogs criam laços entre si que são muito interessantes.
Leia aqui o apoio de Messias Mendes a um post de Marta Bellini sobre as mudanças na avenida Brasil.

Continue lendo

Romaria do Trabalhador

Elias Canuto Brandão resgatou a história da Romaria do Trabalhador, em seu blog. Trabalho muito bem feito - aqui.
A de hoje começa às 14h.

Continue lendo

Tais brincando?!

Um casal está deitado na cama:
Ele: - Hoje vou fazer de ti a mulher mais feliz do mundo!...
Ela: - Vou sentir a tua falta...
Coluna completa.

Continue lendo

Bandeirada - a nova versão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Não entendeu? Clique aqui e aqui.

Continue lendo

1° de maio e Enio Verri

Do blog do Carlão:

Não sou muito de falar em pessoas em particular, mas existem algumas pessoas que não tem como não comentar. Conheço o secretário e deputado licenciado Enio Verri há muitos anos, desde a época da Pastoral da Juventude, do início dos anos 80, onde o país ansiava por ter um presidente eleito pelo voto popular, e lá estava o Enio, nos feriados do dia 1° de maio, empunhando uma bandeira, bradando palavras de ordem, só que eu buscava uma religiosidade dentro da RCC e eu sempre fui de direita, por isso nossas ideologias eram diferentes. Mas o que mais me impressionava no Enio, era o respeito que tinha, e tem, para com as pessoas, por isso, ele chegou onde está hoje. Para terminar, eu encontrei o Enio domingo, sabem onde? Coquetel? Jantar político? Barzinho badalado? Restaurante no centro? Não, encontrei o Enio em um local que ele sempre foi, e continua indo com sua família, no lanche do Banzé, na Vila Operária. Não precisa falar mais nada né gente?

Continue lendo

Caprichos e relaxo

Do Francês Press, sobre a dengue:

Culpados
Se o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, admitiu certa culpa pelas nuvens de mosquitos, a verdade é que os caprichos climáticos e o relaxo popular foram decisivos para agravar o problema.
Coluna completa.

Continue lendo

Ricardo aceita ser vice-líder de Lula

De Verdelírio Barbosa:

Comunicado
O deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá, já comunicou a direção do seu partido, que aceita assumir o cargo de Vice-Líder do Governo Lula, na Câmara Federal. Falta agora a confirmação de Lula.
Coluna completa.

Continue lendo

30.4.07

Cesta básica não é dignidade

Presidente do Provopar, Luíza Pupin responde a comentário de um post abaixo:

O Provopar atende com dignidade e sem a pratica de assistencialismo e sem interesses. Defende sim a pratica de geracao de renda e novas oportunidades, para o combate à desigualdade social! O Provopar acredita no resgate da cidadania, e como cidadania e estômago faminto não têm partido político é assim que continuaremos a agir, sem uso político! O ingresso ao parque no dia 10 de maio é realmente livre de qualquer ônus, o que se pede, se a pessoa puder e quiser ser solidária, é a doação de 1 kg de alimento para que 96 entidades possam dar de comer a pessoas que precisam. Nossa filosofia é de que cesta báica não é dignidade, geração de oportunidades sim, isto é dignidade e nossa missão.

Continue lendo

Mais baú

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Dona Bárbara, Silvio Barros e, ao fundo, o vereador Paulo Vieira de Camargo Junior e, de óculos, o radialista Nelson Tenório. Foi em 1974.

Continue lendo

Baú radiofônico

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Funcionários da Cultura AM, no início dos anos 60. O segundo, da esquerda para a direita, parece ser Leonardo Silva (que trabalhou na mesma Catarinense onde metade da minha família trabalhou); João Pereira, o terceiro, é inconfundível. O último homem da ponta me parece ser o Nhosque.
Atualizado: estão na foto Anésio Tristão e José Sanches Filho. A foto é de 1961. O último homem é realmente um apresentador de programa sertanejo, mas não é Nhosque - é o Cafezinho.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima