23.6.07

Pupin é pré-candidato a prefeito

De Verdelírio Barbosa:

Pré candidato
O senador Osmar Dias, do PDT de Maringá, anunciou na sexta-feira à noite, durante encontro do partido realizado na Câmara Municipal, que o vice-prefeito do município, Carlos Roberto Pupin, é pré candidato a prefeito. Mas adiantou, que haverá uma conversa com o prefeito Silvio Barros, para discutir o assunto.
Coluna completa.

Continue lendo

Congresso municipal

Aconteceu hoje a primeira parte do congresso municipal do PT, na câmara municipal. Antes que alguém pergunte: não, o deputado Ricardo Barros não participou.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Deputado federal André Vargas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Mesa principal do evento

Continue lendo

Deixando o hospital

Da coluna Francês Press:

Saindo
Quem deverá deixar o Hospital Metropolitano de Sarandi, hoje, é o comunicador Airton Costa (RIC). Ficou 25 dias na horizontal, só no come-e-dorme, por conta de uma pneumonia dupla.
Coluna completa.

Continue lendo

Saltei de banda



Elza Soares está completando 70 anos hoje.

Continue lendo

Reintegração será às 9h

A reintegração de 22 dos 28 servidores demitidos pelo prefeito Silvio Barros II em decorrência da greve do funcionalismo, no ano passado, está marcada para as 9h da próxima segunda-feira, no DRH da Prefeitura Municipal de Maringá.
O Sismmar ingressou com o pedido de antecipação de tutela no dia 13; o benefício foi concedido no dia 18.

Continue lendo

Só pensa naquilo

Do Contraponto, da Folha de S. Paulo:

Roberto Requião desembarcou quarta-feira em Brasília para reunião com as bancadas paranaenses da Câmara e do Senado. O governador queria ajuda para tentar sustar as multas recebidas desde que parou de cumprir um dos itens da dívida do Estado repactuada com a União.
-É uma questão política que precisa ser resolvida para o bem das contas do Paraná-, apelou o peemedebista.
Após breve discussão, o senador pedetista Osmar Dias, contra quem Requião disputou uma acirrada eleição pelo comando do Estado no ano passado, pediu a palavra:
-Vamos apoiá-lo, governador. Afinal, não queremos receber um Estado quebrado depois da eleição de 2010!

Continue lendo

Uma cidade à venda

Luiz trabalha de sol a sol para manter toda a sua família. Em determinada época do ano, separa o equivalente a um dia de trabalho para doar ao proprietário supremo da terra, o Divino Espírito Santo, pela graça de deixá-lo utilizar o solo para tirar dele seu sustento e seu descanso.
Não, não estamos em um feudo da Idade Média, mas sim na cidade de Claraval (MG), em pleno século 21. Por mais estranho que pareça, a grande maioria das terras da cidade pertence, de fato ao Divino Espírito Santo, por meio de uma doação feita em 1867.
Isso porque os imóveis de Claraval foram ocupados pelo sistema de enfiteuse, como se fosse uma espécie de arrendamento, criado ainda na Roma Antiga. Com isso, os moradores têm direito ao uso do solo, mas a propriedade é da igreja.
Agora, a Diocese de Guaxupé quer acabar com isso e passar a propriedade dos terrenos da cidade para as pessoas que moram no local. E o assunto está gerando polêmica.
Leia mais.

Continue lendo

Hora de partir

Da Veja:

De acordo com o administrador de empresas Mauro Garcia, professor da Escola de Empreendedores da Universidade de Brasília, não há fórmula mágica para enriquecer em tempo recorde. Ainda assim, o professor destaca três características comuns em trajetórias meteóricas. A primeira é a dedicação extrema e exclusiva ao negócio. "É preciso muito suor, principalmente no início", diz. A segunda é atuar em um mercado inovador, como tecnologia da informação e telecomunicações. "Foi nessas áreas que se construíram as grandes fortunas nos últimos anos", afirma. O terceiro fator é uma postura revolucionária e inovadora numa área tradicional. "Um exemplo são essas empresas de lava-jato que operam sem usar água. É um negócio tradicional, mas que foi reinventado", diz o professor Garcia. Nada disso, como se sabe, aparece na empreitada bovina de Renan.
Em sua declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral em 2002, Renan não diz possuir fazendas nem gado. Em 2003, porém, ele declara ter começado o ano com um estoque de 1.278 bois. De onde saíram esses bois? Com que dinheiro foram comprados? Veja enviou esses questionamentos ao senador, por escrito, mas ele não respondeu.

Continue lendo

Falando em dinheiro

Joaquim Roriz (PMDB), ex-governador do Distrito Federal, foi flagrado em conversa com o empresário Nenê Constantino, da Gol. Falava em dinheiro. Está na revista Época.

Continue lendo

Deu na Globo

Do Tudo Paraná:

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná vai pedir explicações ao juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira, da 3ª Vara do Trabalho de Cascavel, no Oeste, que suspendeu a audiência de um trabalhador rural porque ele usava chinelos. O juiz já havia cancelado outras quatro audiências em que julgou inadequadas as roupas dos trabalhadores.
Ontem, o trabalhador rural Joanir Pereira mostrou ao ParanáTV o único sapato que tem e que usa para trabalhar. Ele disse que achou o calçado muito velho para ir ao Fórum. A mulher do trabalhador, Nadir do Sacramento, contou que o marido chegou em casa triste por não ter sido atendido pelo juiz. Ela conta que naquele dia a família nem tinha o que comer.
Leia mais.

Continue lendo

As 10 mentiras de um prefeito

1 - Não preciso do apoio da câmara;
2 - Sou contrário ao nepotismo;
3 - Não emprego amigos na administração pública;
4 - Cuido do dinheiro público como se fosse o meu particular;
5 - Não uso o automóvel da prefeitura particularmente;
6 - Quando vou a um restaurante com o dinheiro público, procuro sempre o mais em conta;
7 - Quando me hospedo em nome da prefeitura procuro um hotel de baixo custo;
8 - Não esbanjo dinheiro público;
9 - Nunca pressionei vereadores;
10 - Estou cansado, não quero mais saber de política, pra mim chega!

(Sergio Ronco)

Continue lendo

O fim do OP

De Cláudio Humberto:

Sem participação
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, vai acabar com o "orçamento participativo" inventado pelo PT. Alega que sem recursos para investimentos, não tem como debater obras a realizar.

Continue lendo

22.6.07

Encontro do PT

Da coluna Francês Press:

Reunião do PT
Eleitos, quase eleitos e filiados do Partido dos Trabalhadores reúnem hoje a partir das 14 horas na Câmara Municipal de Maringá. O encontro que terá seqüência durante todo o domingo é a fase municipal do terceiro encontro nacional do PT, marcado para o mês de agosto, em Brasília.
Coluna completa.

Continue lendo

O moribundo

De Ricardo Callado, no Correio Braziliense:

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), tornou-se um moribundo insepulcro em decomposição política, permanente e definitiva. O senador perdeu o quando e o por quê, a percepção do tempo e de qualquer causa.
Leia mais.

Continue lendo

Vereadores afastam prefeito de Fênix

Do Jornal do Interior:

A Câmara de Vereadores de Fênix aprovou nesta sexta-feira, em reunião extraordinária, o afastamento do prefeito Aristóteles Dias dos Santos Filho, o Totinha, por 90 dias. O prefeito está preso em Campo Mourão acusado de ser o mandante do crime contra o seu antecessor, Manoel Custódio Ramos.
Leia mais.

Continue lendo

Será que dura?

Esse caso, enviado por um leitor, é tragicômico.

Meu sócio foi pesquisar o preço de pisos e azulejos a pedido de um cliente, ontem, 21. Visitou várias lojas.
Na recém inaugurada loja Bordignon, enquanto pesquisava, passou pelo quiosque instalado no centro da loja onde serviam café. Tomou um, pensando ser cortesia da casa. A surpresa ocorreu na saída, quando foi informado por um funcionária que o café era pago. Valor: R$ 1,50.

Continue lendo

Nasceu Lenin

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Lenin nasceu hoje pela manhã na Santa Casa de Maringá. É filho do Biancho e da Patrícia, que fazem parte dos 28 servidores municipais demitidos e que serão reintegrados por decisão judicial. A nota está no blog de Paulo Vidigal.

Continue lendo

CPI em Paiçandu

A CPI que os vereadores de Paiçandu montaram para investigar gastos com sinalização de trânsito chegou hoje à documentação na prefeitura daquela cidade.
Durante boa parte da tarde os membros da CPI ficaram na sede da prefeitura. Assessores do prefeito Moacyr José de Oliveira não escondiam o nervosismo.

PS - Paiçandu toda comenta, baixinho que é pra ninguém ouvir, que boa parte dos vereadores não tem lá muita condição digamos moral para investigar o prefeito.

Continue lendo

Não se iludam - 2

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A propósito do post "Não se iludam", em que Roberto Jefferson diz que o PT não tem coração, eis uma montagem de charge de Caruso com desenho de Villalobos: lula com o coração.

Continue lendo

Reunião com exonerados não saiu

A reunião entre o prefeito Silvio Barros II e os 28 servidores demitidos acabou não acontecendo. "Lamentamos que eles não tenham vindo", disse agora há pouco o chefe de Gabinete, Ulisses Maia. Compareceu apenas a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, o advogado Avanilson Alves e mais dois servidores. Como os 28 convidados não compareceram, não houve reunião. O encontro foi acertado entre o secretário de Administração, Gilton Boneau, e a presidente do sindicato; a reunião foi marcada através de ofício assinado pelo chefe de Gabinete.

PS - O Sismmar lamentou e convidou a turma para a reintegração, na segunda-feira.

Continue lendo

Quilometragem

De Pedro Vier, presidente do PPS maringaense:

A duplicação de Maringá a Paiçandu tem somente 4 quilômetros e já demora mais de um ano. Se o Requião resolvesse duplicar Maringá até Floresta (feita pela Viapar) levaria 20 anos, já que tem 20 quilômetros.

Continue lendo

Restaurante Popular tem que ser central

A bancada de vereadores do PT está preocupada com o local do Restaurante Popular (e olha que o projeto nem foi votado). Não acreditam que o piso superior da rodoviária seja o local ideal. Em resumo: se o restaurante é para favorecer trabalhador, deveria fricar necessariamente na região central de Maringá.
Leia mais.

Continue lendo

Mundo animal

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O veículo do município foi adquirido para transporte de quadrúpedes que ocupam livremente os espaços urbanos, já que esses grandes animais soltos poderiam causar graves acidentes. O que chama a atenção é que a carroceria estava vazia e o animal (o eqüino) foi rebocado pelas ruas dos bairros da zona norte nesta tarde de sexta-feira.
Apesar de o veículo estar desenvolvendo velocidade média de 10km/h o jovem animal estava ofegante sob este sol de inverno de mais de 30 graus e quando o caminhão tinha que parar para atravessar uma via preferencial o animal (ainda o quadrúpede) relaxava achando que podia descansar, porém o veículo após a parada saía em arrancada de 10km/h com um puxão natural da corda e o bicho de assustava empinando as patas dianteiras e como a velocidade era contínua, neste momento ele arrastou as patas traseiras, o que poderia ter resultado em fraturas. Outra situação grave: apesar de o pisca-alerta estar ligado, é fácil verificar que pelo retrovisor o motorista não poderia ver o animal.

(Texto e fotos: Mosca Branca)

Continue lendo

Silvio II convida servidores para uma conversa

O prefeito Silvio Barros II enviou ofício ao Sismmar manifestando interesse em conversar com os 28 servidores públicos municipais demitidos por ele e que serão reintegrados, por decisão judicial, na próxima segunda-feira.
Os servidores aceitaram o convite e estão se dirigindo ao paço municipal. Ninguém sabe o que ele deseja. Especula-se que ele, antevendo a disputa que se prolongará, se antecipará e reintegrará os funcionários, de forma definitiva.

Continue lendo

Palestra motivacional

Da PMM:

A prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Administração e em parceria com a Faculdade Alvorada-Uniandrade, realizam, na próxima terça-feira, uma palestra motivacional com o tema "Transforme suas idéias em ações e suas ações em resultados", ministrada pelo professor e consultor motivacional João Carlos de Oliveira. A palestra será direcionada aos servidores municipais e terá como local o Cine Teatro Plaza, a partir das 20h, com entrada gratuita.
De acordo com a gerente de projetos da Coordenadoria de Cursos e Treinamento, Maria Madalena Martins Alves, o prefeito Silvio Barros se preocupa com os servidores municipais e, por isso, tem investido nesta área. “Essas palestras são muito importantes, pois através delas os servidores se sentem mais motivados, fazendo com que a progressão funcional do funcionário seja maior”.

Continue lendo

O perigo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

É preciso mesmo uma campanha permanente sobre trânsito. Vejam a jovem motociclista, que resolveu falar ao celular e estacionou no canteiro central da avenida Colombo, durante a movimentada tarde. É dar muita sopa pro azar.

(Foto Jorge Villalobos)

Continue lendo

Sem os nomes

A prefeitura de Sarandi ganhou até agora 9 dos 17 processos que moveu contra 12 loteadoras, desde 2002, porque elas não reservaram espaço para equipamentos urbanos - um crime social, por sinal. Mas a diligente administração não divulgou os nomes das loteadoras, de modos que não resolve lá muita coisa.

Continue lendo

Acreditando

Estou acreditando no Instituo da Árvore, apesar das previsíveis dificuldades. Muita gente torce para que haja o replantio de árvores defronte estabelecimentos comerciais, é uma espécie de vingançazinha contra o voraz capitalista.
Vejam por exemplo defronte a Honda Free Way, cuja calçada é deserta desde que ampliaram o prédio. Da mesma forma, não há árvores defronte o Avenida Center do lado da avenida Mauá. Dos shoppings, aliás, o Cidade e o Aspen são os que mais respeitam o verde que tornou Maringá conhecida mundialmente.

Continue lendo

Poder e sexo

Está correndo sem alarde a investigação sobre sexo numa câmara municipal da região.
O vereador que aparece na história foi o mais votado em sua cidade. Se a história se confirmar, cai o mundo.

Continue lendo

Aeroportos podem parar

A direção da Força Sindical acabou de divulgar a seguinte nota:

A prisão das lideranças dos controladores de vôo é uma afronta a democracia e a liberdade de expressão. É importante neste momento o bom senso do governo e a abertura de um amplo dialogo que resulte em soluções imediatas.
O agravamento da crise é resultado da incompetência governamental que se recusa negociar com os controladores de vôo, que estão trabalhando em situação extremamente precária. A falta de investimentos em infra-estrutura, especialmente na modernização do controle aéreo, está levando a uma situação insuportável para todos.
A Força Sindical se solidariza com a luta dos controladores de vôo e se coloca à disposição para, a continuar as arbitrariedades do governo, estender as mobilizações às demais categorias do setor aéreo, paralisando as atividades de todos os aeroportos do país.

Continue lendo

Humor boiadeiro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do Kibe Loco.

Continue lendo

"Não se iludam"

Do blog de Roberto Jefferson:

Sem coração
"Os petistas não têm coração, não sabem o que é uma amizade". Vou cobrar direitos autorais dessa frase, dita por um interlocutor de Renan Calheiros ao "O Globo". Digo isso desde 2003, quando comecei a me relacionar com o PT, e foi reproduzida por mim em "Nervos de Aço". Que ela sirva de exemplo aos meus companheiros do PTB que apóiam o governo Lula: não se iludam, vocês correm o risco sozinhos. A instituição PTB não estará envolvida em crises futuras com esse governo. Não será por falta de aviso. Cuidado, Múcio, cuidado Jovair.

Continue lendo

Isso, isso, isso...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Um teste com gif animado.

Continue lendo

G-10 incrementa indústria gaúcha

O grupo G 10 Logística e Serviços de Transporte, de Maringá, adquiriu 400 produtos da Randon, incluindo 169 bitrens e 62 semi-reboques para o transporte de álcool e de açúcar. A Randon é de Caxias do Sul (RS) e este foi um de seus maiores negócios envolvendo um único cliente. Detalhes.

Continue lendo

Data definida

"É um salto de desenvolvimento para a região, que contempla dezenas de municípios, valorizando o comércio e o setor imobiliário. Sem contar que, neste momento, temos 15 indústrias com propostas de instalação em Paiçandu, devido ao bom andamento da obra”, resumiu o prefeito Moacyr José de Oliveira, de Paiçandu, sobre a duplicação de 4 quilômetros entre aquela cidade e Maringá. A obra será entregue no mês que vem. Aqui.

Continue lendo

Dica de leitura

De Bernardo Kucinski em "Chávez e a mídia oligárquica":

Ao não renovar a concessão da RCTV, Chávez ganhou tempo. Mas o problema maior continua, permanente, que é a vocação golpista da mídia latino-americana e o grande risco que isso representa para a democracia. Essa é nossa agenda.
Aqui.

Continue lendo

A cidade dos cassinos

O jogo de azar cresce em Maringá. Além do cassino que funciona a quatro quadras do Fórum, em plena avenida Brasil, no bairro Aeroporto, funciona outro cassino clandestino que, durante todo o dia, gira muito dinheiro.
Todo mundo sabe onde funcionam esses nobres empreendimentos, que ajudam muito as famílias maringaenses. Menos, é claro, a polícia.

Continue lendo

Passeio de sexta

Na passada pelo Centro, hoje, vi que o Sal & Limão acabou (isso aconteceu há tempos, mas eu ainda não havia percebido). Otávio Salvadori tomou algumas, ali.
Vi ainda a sala que Antero Rocha vai usar para sua Loteria Sorte Sua, na rua Néo Martins, que deve estar funcionando em 10 dias. Vai ser um espaço que o pessoal poderá freqüentar também aos domingos pela manhã.

Continue lendo

Movimento pela casa própria

A União por Moradia Popular promove reunião neste sábado às 10h na praça Raposo Tavares. Estão convidados todos aqueles que fizeram inscrição para casa própria na prefeitura e na Cohapar e que continuam esperando, esperando... A entidade quer discutir como cobrar dos governos municipal, estadual e federal a construção de casas populares. O convite observa que plíticos e deputados têm até R$ 36 mil anuais como auxílio moradoria, apesar de possuirem casas.
A UMP lamenta que não exista subsídio público para um programa de moradia popular. O movimento tem apoio do Conlutas.

Continue lendo

Noite de dança

Hoje tem baile no CTG para comemorar o terceiro ano do programa Jota Show, levado ao ar pela RTV. O baile começa às 23h e terá animação do Raça Gaúcha, Ney e Anderson, banda Pétalas e Arlindo Gaúcho.
Os convites podem ser adquiridos em alguns locais, como o Marcus Cabeleireiro e Lojas Alvorada. Informações pelo fone 3262-5921.

Continue lendo

Árvores

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

De Erich Kästner, num PPT que recebi:

Andar no asfalto deforma a alma.
Com árvores pode-se conversar como com irmãos e ocorre uma troca de energia.

Continue lendo

Paralisação no calendário

De Gilson Aguiar, em seu blog:

Os professores da Universidade Estadual de Maringá têm um indicativo de greve para 1o de agosto. Os professores pedem 44% de reposição de perdas. E consideram que, se não for atendidos em sua reivindicação, devem paralisar suas atividades no início do segundo semestre deste ano.
Considero que a UEM deveria fazer um calendário à parte e colocar nele, além das férias e dos dias letivos, um mês de paralisação permanente. Afinal, quantas vezes já tivemos um calendário acadêmico remontado para poder regularizar os dias letivos. Calendário que foi fruto de uma greve de longa duração.
Texto completo.

Continue lendo

Diretor do Sismmar recebe ameaça

Atualizado
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, Ana Pagamunici, registrou queixa na delegacia de polícia, ontem, por ameaça de morte a um diretor do sindicato, Rael. O flanelinha Cezar Augusto Pinto Rabello, conhecido pelo apelido de "Estranho", procurou o diretor do Sismmar, em seu local de trabalho, e teria feito a ameaça. Cezar, que tem um irmão desembargador do Tribunal de Justiça, foi nomeado assessor do prefeito Silvio Barros II em março último e foi exonerado no último dia 18.
Ele é um dos três ocupantes de cargos de confiança denunciados pelo Sismmar por ocuparem funções incompatíveis e fora do órgão de origem, ou seja, o Gabinete do Prefeito. "Estranho" tem fama de violento no Conjunto Borba Gato, onde reside.

Continue lendo

Campanha de trânsito

A prefeitura vai lançar uma nova campanha, visando reduzir o número de vítimas do trânsito maringaense. Ontem a Setran reuniu presidentes de associações de bairro e lideranças para pedir a colaboração da tutrma, informa A Caixa de Pandora. Na reunião ficou-se sabendo que a prefeitura está lavando placas de sinalização, o que tem gerado economia.

Continue lendo

Morre Michel Felippe

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Faleceu por volta das 5 horas da madrugada de hoje o pioneiro maringaense, médico e empresário Michel Felippe. Ele era também diretor-proprietário da Somaco, revendedora Volkswagen, e presidia a gestão 2005/2007 do Núcleo dos Criadores de Nelore da região.
Michel estava com mais de 80 anos e vinha enfrentando problemas de saúde.

Continue lendo

TC diz que Said desviou mais de R$ 15 milhões

O Tribunal de Contas do Paraná decidiu sobre auditoria realizada há seis anos nas contas públicas de Maringá - e confirmou que o ex-prefeito Said Ferreira e ex-servidores municipais desviaram mais de R$ 15 milhões entre 1993 e 1996, através de pagamento de despesas fictícias. Ele é acusado de comandar o esquema, que envolvia ainda os ex-secretários Osmar Bento Zaninelo (falecido) e Luiz Antonio Paolicchi.
Detalhes aqui.

Continue lendo

Paraíso do furto

Das 17 ocorrências policiais do boletim da PM em Maringá nas últimas 24 horas, 16 são ligadas a furtos e roubos.
A ocorrência "ovelha negra" refere-se a um motorista embriagado detido numa blitz.

Continue lendo

Repercussão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Matéria de O Estado do Paraná desta sexta-feira (para cadastrados).

Continue lendo

21.6.07

We are the world



O clipe é clássico. Dica do Diógenes. Pra ver como está a memória, dá pra tentar recordar o nome de todos os intérpretes.

Continue lendo

Dinheiro não falta

De Verdelírio Barbosa:

Tá podendo
Embora o salário de deputado não seja tanto, como eles afirmam, tem deputado maringaense que está podendo. Um acaba de comprar uma bonita residência em Maringá. Será um presente para sua filha, já que ele vai continuar morando em apartamento.
Coluna completa.

Continue lendo

Tema da hora

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores estará realizando nos próximos sábado e domingo, na Câmara Municipal de Maringá, o Congresso Municipal do partido. O debate local é uma prévia do Congresso Estadual,, que acontecerá no final de julho, em Curitiba, antecedendo o Congresso Nacional do PT, que ocorrerá em São Paulo, em setembro.
Um dos temas que devem agitar o congresso local é a cada vez maior proximidade dos interesses (políticos) dos Barros e dos Verri, que podem acabar numa dobradinha para 2008.

Continue lendo

Do contra

Da coluna Francês Press:

Contra
Em Sarandi o presidente da associação comercial, Valter Volpato, disse ontem na Rádio CBN que é contra a abertura dos grandes supermercados nos domingos.
Assinalou que eles comprometerão a sobrevivência dos pequenos mercados familiares que abrem nesses finais de semana.
Coluna completa.

Continue lendo

Sem dados

O projeto de decreto legislativo 05/2007, que autoriza licença ao prefeito de Maringá, para afastamento do exercício do cargo de 9 a 16 de julho, ainda não foi disponibilizado pela assessoria da câmara municipal.
Ainda não se sabe o teor do documento, aprovado em discussão única no dia 19 passado. A prefeitura também não disponibilizou dados sobre a próxima viagem do prefeito Silvio Barros II.

Outro lado - A mensagem enviada à câmara diz que se trata de uma semana de férias regulamentares a que tem direito de acordo com a Lei Orgânica do Município. O prefeito tem direito a 30 dias de férias por ano - ele tirou uma parte no início do ano. O prefeito vai aproveitar as férias escolares de julho para ficar uma semana com os seus filhos e a família.

Continue lendo

Prefeito pede mais R$ 325 mil para o Legislativo

Os vereadores da Câmara Municipal de Maringá aprovaram hoje em segunda discussão projeto enviado pelo prefeito Silvio Barros II que abre um crédito adicional suplementar de R$ 325 mil para cobrir despesas da... Câmara Municipal de Maringá. O dinheiro sairá da reserva de contingência da Secretaria Municipal de Fazenda.
O Legislativo está indo no mesmo caminho do ano passado, quando seu orçamento foi suplementado - que, segundo o Aurélio, significa "adicionar". O orçamento do Legislativo para 2007, aprovado em 2006, era de R$ 10 milhões 438 mil 556,00. Com a suplementação, vai para R$ 10 milhões 763 mil 556,00 - ou seja, cada vereador custará este ano pelo menos R$ 717 mil 570,04 aos cofres públicos.

Continue lendo

Passamento

Faleceu agora à noite, aos 68 anos de idade, Geraldo Veroneze. Ele foi gerente do Cine Maringá (hoje, Igreja Universal do Reino de Deus) durante muitos anos. O sepultamento acontecerá nesta sexta-feira.

Continue lendo

Agenda da sexta-feira

  • O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário do Planejamento, Enio Verri, inauguram amanhã às 10h30 em Santo Inácio a nova unidade da Usina Alto Alegre. Às 15h, acompanhados do secretário do Trabalho e Promoção Social, Nelson Garcia, eles estarão na reunião da Amuvi, em São João do Ivaí. À noite, a dupla vai à 4a Festa do Milho, em Ourizona - e é bem capaz de cantem.
  • Ainda nesta sexta, às 19h30, o senador Osmar Dias participa de encontro regional do PDT. Ele vai defender a fidelidade partidária como forma de fortalecer a legenda pedetista, já com vistas às eleições municipais de 2008. “Para as eleições do próximo ano queremos apresentar chapa completa de vereadores em todos os municípios e estamos abertos a novas filiações. Não podemos mais admitir pessoas que usam a legenda para se eleger e depois nos viram as costas. Lealdade é fundamental na política e nosso projeto de transformação da política e da sociedade para melhor exige compromisso e engajamento”, disse ele.

Continue lendo

Parque do Japão e o Expresso da Meia-Noite

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
(Foto PMM)

Engenheiros da prefeitura e da oscip que constrói o Parque do Japão estiveram hoje no local acompanhando autoridades de Kakogawa, que estão na cidade. Ontem, por sinal, eles conheceram pontos turísticos da cidade naquele ônibus verde que faz o roteiro - que trabalhou em hora extra, à noite.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
(Foto Jorge Villalobos)

Continue lendo

Jairo e Neusa Gianoto estão hospitalizados

Um novo acidente automobilístico envolveu o ex-prefeito de Maringá Jairo Gianoto, sua mulher Neusa e seu filho Rodrigo, na noite de ontem, nas proximidades de Nova Mutum (MT). Jairo e Neusa estão internados num hospital de Cuiabá, mas fora de perigo. Ele sofreu fratura na clavícula e ela, na coluna; o filho sofreu ferimentos leves.
Eles estavam no carro que seguia em direção à fazenda da família, quando uma anta cruzou a rodovia. O carro capotou. O acidente ocorreu por volta das 19h de ontem.
Este foi o segundo acidente envolvendo Gianoto num período pouco superior a um ano. Em janeiro do ano passado, pouco antes de ser temporariamente preso sob a acusação de desvio de dinheiro público, ele acidentou-se nas proximidades de Embaú. Gianoto vinha sentindo até recentemente as conseqüências do acidente do ano passado, tendo se submetido a cirurgia.

Continue lendo

Sem noção

Do Toscorama:

Coisas que só acontecem em Maringá...
A prefeitura alega que um dos motivos para demolir a Antiga Rodoviária é resolver o problema da freqüência no local. É visível a circulação de desocupados e ocorrências criminais.
Mas, então não entendo o motivo dos boatos de se instalar o Restaurante Popular na Rodoviária Nova. O empreendimento só vai atrair o povão e, consequentemente, grandes possibilidades dos desocupados, mendigos, usuários de drogas, entre outros que mal tem dinheiro para sobreviver. A prefeitura estaria bancando o início do novo ciclo de uma rodoviária para outra?

Continue lendo

Cena maringaense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Hoje à tarde, na esquina da avenida Herval com rua Santos Dumont. O rapaz, um pouco alterado, atuava como guarda voluntário do caótico trânsito maringaense. Até que um motorista mais afoito quase o atropelou. Aí, ele caiu fora.

(Foto Jorge Villalobos)

Continue lendo

Vereador aguarda iniciativa de Silvio II

O vereador Humberto Henrique (PT) quer alterar a lei municipal nº 3041/91, que libera o horário de funcionamento do comércio em geral, na gestão do ex-prefeito Ricardo Barros. Mas o vereador disse que também espera que o prefeito Silvio Barros II possa tomar a iniciativa de cumprir o compromisso de campanha (“O comércio não abrirá aos domingos”), protocolizado e registrado sob o nº. 301.617 no Registro de Títulos e Documentos de Maringá, e envie à câmara municipal um projeto de lei que regulamente esta questão.
Aqui.

Continue lendo

Não vai fazer falta

O deputado estadual Antonio Belinati (PP) ocupará a tribuna da Assembléia Legislativa na próxima segunda-feira para defender que a reforma política em tramitação no Congresso Nacional seja aproveitada, também, para reduzir o número de deputados federais e estaduais. Ele sugere ainda a redução de 45 para 30 dias a campanha eleitoral no rádio e na televisão. Belinati considera que o Brasil tem exagerado número de deputados, em Brasília e nos Estados - e que se reduzir a o número de parlamentares em pelo menos 30% não vai fazer falta nenhuma para os brasileiros.

Continue lendo

Mais uma operação

A Operação Chá Verde cumpriu 15 mandados de prisão em sete cidades do Paraná - entre elas, Maringá. Aqui.

Continue lendo

Profundo

Passei batido na frase do maringaense Emerson Nerone, ex-diretor-geral da Secretaria do Trabalho, exonerado no último dia 15:

- Ninguém é bandido sozinho.

Continue lendo

Ele sabe perdoar

Comentário de um leitor do blog de Zé Beto, que também reproduziu a nota de Cláudio Humberto sobre a retirada do projeto que considerava crime o dízimo:

- O Lula Legal está dando cargos para todos aqueles que eram inimigos. Isso demonstra o bom coração de nosso presidente. Ele sabe perdoar (às nossas custas) aqueles que o denunciam.

Continue lendo

Blogosfera

Além do desaparecimento prematuro do InFocca, outro blog que está fora do ar é o Ontem e Agora, que era comandado pela economista, socióloga, professora e jornalista Lu Piovezan.

Continue lendo

Maringá adiantará parte do 13º salário

O prefeito Silvio Barros II anunciou hoje, no site da prefeitura, o adiantamento de 40% do valor referente ao 13º salário deste ano - perto de R$ 4 milhões -, que será depositado no dia 10 de julho na conta de todos os servidores municipais - cerca de 7.300.

Continue lendo

Os chutes na santa



Um amigo de rádio me perguntou hoje se aquele pastor da Igreja Universal havia chutado o traseiro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O fato aconteceu na TV Record em 12 de outubro de 1995. Como se vê nas imagens, o chute foi na parte dianteira da imagem.

Continue lendo

Ligações farmacêuticas

Maringá tem tudo a ver com farmácias, que se multiplicam biblicamente pela cidade.
O dono da rede Nissei (que por sinal precisaria ter uma assessoria de marketing ou de imprensa), que é de Curitiba, foi balconista da Morifarma, que pertencia a uma família maringaense.
Já a Drogamed, que ano passado foi vendida a um grupo chileno, era de Aparecido Camargo, um paulista que foi balconista de farmácia - em Maringá.

Continue lendo

PM apreende maconha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Policiais militares de Florida apreenderam 398 quilos de maconha nesta madrugada. A droga estava em três barris de óleo diesel na carroceira de um Fiat Strada de Nova Odessa (SP), e foi abandoada pelo condutor após perseguição.

Continue lendo

Why?

Ouço com freqüência na Jovem Pan FM, antes do Pânico, a frase: "Jesus is the King!".
E sempre que ouço fica imaginando: Jesus não entenderia se a frase fosse em Português?

Continue lendo

O que os estudantes reivindicaram

A abertura do Restaurante Universitário nos finais de semana e o acréscimo de café da manhã e a feijoada aos sábados ao cardápio e a construção do RU nas extensões da UEM são duas das reivindicações feitas ontem pelos estudantes que realizaram mobilização em Maringá. Depois de fazer passeata pela avenida Colombo eles foram recebidos pelo reitor da UEM.
Detalhes.

Continue lendo

Caçador de nomeações

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Vice-líder de Lula na Câmara dos Deputados, o maringaense Ricardo Barros (PP) preparou uma lista para ver se emplaca algumas nomeações no governo federal.

Continue lendo

Deve ter sido coincidência

Outra da coluna de Cláudio Humberto, que tem média de 3 milhões de visitas/mês:

Recordar é de amargar
O "dízimo" do PT não existiria se tivesse sido aprovado, há dois anos, o projeto do deputado Ricardo Barros (PP-PR): seria crime contra a administração pública a exigência do repasse, sob pena de três a cinco anos. Barros, que pediu a retirada do projeto, arquivado em janeiro depois de aprovado em todas as instâncias, foi então indicado por Lula como um dos cinco vice-líderes na Câmara.

Continue lendo

Incongruente

A propósito do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que defende, como eu, o descanso aos domingos: o discurso, ou melhor, o artigo, não combina com a prática, pois na campanha para governador ele defendeu o candidato apoiado pelos autores da lei que permitiu o trabalho aos domingos, em Maringá.

Continue lendo

Justiça de salto alto no Paraná

Do Cláudio Humberto:

Justiça de salto alto no Paraná
Um juiz do Trabalho de Cascavel, no Paraná, adiou de junho para agosto uma audiência porque o reclamante compareceu de chinelos de dedo, tipo Havaianas. O juiz considerou o "calçado incompatível com a dignidade do poder judiciário", informa http://angelorigon.blogspot.com.

Continue lendo

Tudo em casa

A possível dobradinha Barros-Verri não está tão difícil assim. Além de empresários-amigos-colaboradores, há mais em comum entre os dois grupos político-familiares.
Silvio Barros II disse ontem que a ministra do Turismo, Marta Suplicy, convidou-o para viajar ao Japão, em setembro, e que ela também teria manifestado desejo de ajudar na construção do Parque do Japão. Daí para uma união nas urnas de 2008 é um pulo.

Continue lendo

Vão?

Esta é inevitável.
Resta saber se, na viagem ao Japão, Silvio II e Marta Suplicy vão relaxar...

Continue lendo

A natureza é bela

Pequenos pássaros azuis tomaram conta de uma das árvores de casa, agora há pouco.

Continue lendo

Manifestação

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Cenas da manifestação de estudantes, ontem à tarde, em Maringá.

Continue lendo

Prefeito será transferido

O prefeito de Fênix, Aristóteles Dias dos Santos, preso em Engenheiro Beltrão, deve ser transferido hoje para a cadeia de Campo Mourão. Ele nega envolvimento na morte do ex-prefeito Manoel Custódio Ramos. Aqui.

Continue lendo

Definição

De Leonel Brizola, cujo aniversário de morte é por esses dias:

- A política adora a traição, mas... odeia os traidores!

Continue lendo

Aeroporto

Achei um blog do aeroporto de Maringá, criado este mês.

PS - A administração do aeroporto informa que a página não tem nenhuma participação oficial e que não se responsabiliza pelo seu conteúdo.

Continue lendo

Formando quadros

Dirigentes e militantes do PCdoB de algumas cidades do interior - como Maringá - estarão reunidos no próximo sábado em Londrina para um curso intensivo de formação de quadros. Aqui.

Continue lendo

Malhando em ferro frio

A Globo, diz a Folha de S. Paulo (para assinantes), vai intervir no seriado Malhação, que, com um elenco fraco, só faz cair na audiência.
Coincidentemente, ouvi numa emissora de rádio sobre uma oficina para futuros atores em Maringá, que terá a presença de dois atores de Malhação.

Continue lendo

Está faltando

A polícia de Maringá fechou uma casa de bingo clandestina que funcionava no Jardim Alvorada, onde foram apreendidos quase duas dezenas de computadores.
Falta agora fechar outras duas, uma delas a quatro quadras do Fórum da cidade e à qual só têm acesso as pessoas que passam por câmeras de vídeo.

Continue lendo

Renan ameaça

De Josias de Souza:

As pessoas que privam da intimidade de Renan acham que ele começou a exibir sinais de desespero. Oscila momentos de excitação a instantes de ira. Não raro, investe contra Lula. Renan considera-se credor do Planalto. Diz ter agido no Legislativo para preservar Lula na crise que se seguiu ao escândalo do mensalão, em 2005. E acha que, no momento em que mais precisa, o governo lava as mãos.
Leia mais.

Continue lendo

Momento musical



Ex-líder dos Commodores (Still e Three times a lady) , Lionel Richie fez 58 anos nesta quarta-feira. Esta música e aquela da ceguinha (Hello) são as que mais gosto dele e mais me lembram os anos 70/80.

Continue lendo

Tais brincando?!

O sujeito vai andando pela rua quando, de repente, um assaltante aponta uma arma e diz:
- Passa o relógio!
O coitado lhe dá seu Rolex falso e o ladrão reclama:
- Que é isso? Esta merda qualquer camelô vende por vinte reais! Passa a carteira!
O homem lhe entrega sua carteira de plástico, imitação de Hugo Boss, e o assaltante encontra nela três passes de ônibus, dois vales-refeição e cinco reais. Irritado, o ladrão diz:
- Paletó gasto, sapatos velhos e a única coisa que parecia prestar aqui não passa de uma reles imitação barata! Afinal, que bosta você faz na vida?
O cara responde nervoso:
- Sou engenheiro!
E o ladrão pergunta, com um sorriso:
- Sério? Qual turma?...
Coluna completa.

Continue lendo

Político munheca

Lembrei agora e tenho que anotar para não esquecer, mas conheço a história de um político que antes de assumir o cargo, apesar do bom salário que recebia mensalmente (dizem que beira os R$ 50 mil), mas com plano de saúde que não cobriria oprocedimento médico, internou-se num hospital da rede pública de saúde para fazer uma cirurgia.
O hospital fica em Arapongas.

Continue lendo

Duas do Francês

Da coluna Francês Press:

Confusão na Igreja
Ontem no horário de almoço a imprensa de Maringá foi mobilizada por uma mulher que gritava na frente da sede da igreja evangélica localizada na avenida Getúlio Vargas, antigo Cine Maringá. Segundo ela, pastores estão “levando tudo do marido, até o carro da família”.

Carro
A mulher, que é aposentada, disse inclusive que estava ali para resgatar o veículo Gol que o marido teria doado a um pastor. E tentou tomar Gol de outra mulher que ali estava e que seria igual ao dela.
Coluna completa.

Continue lendo

20.6.07

Seis sócios e um hangar

De Verdelírio Barbosa:

Briguinha
Vai acontecer um briguinha em Maringá reunindo nomes de importância na mundo econômico e social da cidade. É que existe um hangar anexo ao antigo Aeroporto Gastão Vidigal, propriedade de seis sócios. Como o hangar perdeu a finalidade tem sócios querendo vender o imóvel e tem sócio contrário à venda. Tudo indica que o caso será solucionado na justiça.
Coluna completa.

Continue lendo

Chanchadas literárias

Chanchadas literárias - transfer Drummond:

"Mônica que amava Renan que amava Gontijo que amava Mendes Junior que amava Erário"

Via Sopa de Tamanco.

Continue lendo

Foragidos recapturados

Entre os seis foragidos capturados pela Polícia Civil de Guaratuba está Abel Elias, 46 anos, que tinha mandado de prisão por roubo em Maringá e é suspeito de homicídio. Aqui.

Continue lendo

Uma pipocada sem preço

Clodovil Hernandez (PTC-SP) foi um dos deputados que retiraram a assinatura e fizeram naufragar a CPI que investigaria as maracutais descobertas pela Operação Navalha (aqui).
Aí não tem jeito: lembrei-me de que, pouco antes de assumir, ele admitiu que poderia fazer malandragem na Câmara dos Deputados, mas que seu preço seria bem caro.

PS - Ao retirar a assinatura para a CPI, Clodovil me lembrou também um vereador de uma cidade do interior do Paraná.

Continue lendo

Aumenta espaço em torno das árvores

O Instituto da Árvore de Maringá começou hoje - pela calçada na avenida Tiradentes - o trabalho de readequação dos espaços em torno das árvores. A partir de agora, são 1m20 por 2m40, o dobro do que vinha sendo feito. Com isso, há maior espaço permeável, maior proteção e, claro, maior absorção da água. Ao redor da árvore passa a ser planada grama esmeralda.
Várias empresas estão acreditando no trabalho de replantio de árvores, jardinagem e manutenção via Instituto da Árvore, e entram no projeto como associados-patrocinadores: Mc Donalds, G-10, Cocamar, Acim, Cesumar, Viapar, São Francisco e Alisul.

Continue lendo

Bem a propósito de calçados

Do leitor Roque, a propósito do post "Chinelo é incompatível com o Judiciário":

Rigon, gostaria de lembrar alguns personagens históricos e trabalhadores que também não teriam sido dignos de pisar na 3ª Vara do Trabalho de Cascavel:
1) Jesus Cristo, que usava sandálias, segundo o relato bíblico (Lucas, 3, 16 e Marcos, 1, 7). João Batista teria dito que não era digno o suficiente para desatar as sandálias de Jesus. Este cidadão, a despeito de usar sandálias, contribuiu muito no sentido da evolução do conteúdo do vocábulo dignidade;
2) Francisco de Assis, que consagrou as sandálias franciscanas, símbolo de pobreza, de humildade, mas jamais de indignidade;
3)Simão, um pescador a quem Jesus Cristo, o número 1 anterior, nomeou “Pedro” e edificou uma “pequenina” instituição, chamada Igreja Católica;
4) Mohandas K. Gandhi, ou Mahatma (Grande Alma) Gandhi, que também usava sandálias. Em certa ocasião, enquanto Gandhi estava subindo em um trem, uma de suas sandálias caiu na vala dos trilhos. Gandhi e sues acompanhantes tentaram recuperá-la, sem êxito, uma vez que o trem já se havia posto em marcha. Ante a surpresa de todos, Gandhi com total calma descalçou sua outra sandália e a atirou igualmente aos trilhos. Perguntaram-lhe porque havia feito aquilo. Disse: “Uma sandália sozinha não serve para nada. Nem para mim, nem para quem achar a que caiu do trem. Agora, pelo menos a pessoa pode ficar com o par completo”.
5) Agnes Gonxha Bojaxhiu, ou Madre Teresa de Calcutá, que fundou a ordem das Missionárias da Caridade, a quem se permitia apenas ter dois sáris (roupões), branco e azul, um par de sandálias, um prato de esmalte, um jogo de roupa interior, uma almofada e um colchão, um balde de metal e um par de lençóis.
A Associação Brasileira da Indústria de Calçados informa que em abril de 2007, foram exportados do Brasil para o Mundo 14,4 milhões de pares de calçados e que boa parte disso deve-se às sandálias que abastecerão o verão europeu (www.brazilianfootwear.com.br)
Houve uma falta, sem dúvida, à um princípio fundante da República que é o da dignidade da pessoa humana, que não se cinde em dignidade dos calçados dignamente e dignidade dos descalços ou calçados com sandálias de dedo.

Continue lendo

Ato em Londrina

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto é de um post de Paulo Vidigal e mostra um ato ocorrido hoje em Londrina, contra a criminalização dos movimentos sociais (um pessoal reivindicada o passe livre dos estudantes). "Durante o ato foi homenageado Anderson Amaurilio da Silvia. Ele morreu há 4 anos durante uma manifestação que reivindicava o passe livre do estudante. Policiais teriam dado dado a ordem para o ônibus avançar. Anderson foi atropelado pelo ônibus e morreu poucos dias depois. Durante o ato, os manifestantes homenagearam simbolicamente Anderson colocando uma placa com seu nome numa rua do centro", conta.

Continue lendo

Condicionante

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Osmar Dias e Requião, hoje, em Brasília. O senador disse que está empenhado na busca de uma solução para as dívidas do Paraná junto a União, mas cobra do governo paranaense a liberação de R$ 45 milhões para a prefeitura de Curitiba. "Defendo os interesses do Paraná acima de tudo, mas quero que haja boa vontade do governo para com os municípios, independentemente de questões políticas. O repasse desses recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, hoje bloqueados pelo governo, são fundamentais para obras importantes na capital", afirmou.

Continue lendo

STF proíbe mototáxi

O vereador Odair Fogueteiro (PTB) pode sossegar o facho e arquivar o projeto que regulamenta o mototáxi em Maringá.
A lei existia no Distrito Federal, a Justiça foi acionada e o STF considerou o serviço inconstitucional. Não cabe mais recurso da decisão. Agora, só se os deputados e senadores regulamentarem a exploração do serviço de táxi por motoqueiros.
Leia mais.

Continue lendo

Humor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do Cartunista Braga.

Continue lendo

Vão interditar a praça?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Mosca Branca, autor das fotos, faz a observação: já que pelo jeito os problemas das desigualdades sociais encontrados na praça Raposo Tavares não desapareceram com a desativação da velha rodoviária e a verba para revitalização das praças (¨remanejado¨ da saúde pública) parece não chegar, por que então não interditam também a praça?

Continue lendo

Na praia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O mexerico da semana em sites adultos são as fotos de Nana Gouvêa (ex-Casa dos Artistas e, dizem, teria um flerte rápido com o dono de uma emissora de televisão) flagrada de topless na praia da Reserva, domingo à tarde, ao lado de seu amigo Amin Khader.

Continue lendo

É moral?

De David Redmerski Júnior, sobre o caso do senador Renan Calheiros:

Sou meio devagar com as coisas, até agora vem me fazendo falta um elo de toda essa corrente. Todos até agora discutem somente a questão ética do senador, no mínimo é muito esquisita, extremamente suspeita para falar pouco. Mas mudando o foco, por que não discutem a relação entre membros da imprensa e membros do poder (e membros aqui não está no duplo sentido). Até que ponto um "quase poder" (a imprensa) é uma vestal? É imaculada? Por que a imprensa se cala quando um dos seus é envolvido? É moral que um participante da imprensa se envolva de maneira velada a um membro político? Me parece que não é o primeiro político que produz filhos fora do casamento com membros da imprensa... Quando iremos escutar questionamentos a esse respeito??? Quantas Mônicas há? E não cabe aqui somente o relacionamento carnal de homem x mulher!!! Até quanto a imprensa é isenta em suas notícias? Nessa podridão há que se penalizar somente pelas crianças geradas, geradas por interesse e sem o mínimo amor e respeito!

Continue lendo

Passeata

Um grupo de estudantes da UEM saiu em passeata há cerca de uma hora, pela avenida Colombo.

Continue lendo

Recorte mal feito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Não sei muita coisa de arte gráfica, mas o que pouco que sei é suficiente para perguntar: onde o cara da arte colocou as pernas do rapaz que aparece no outdoor?

Continue lendo

Marialva libera parcela do 13º salário

A prefeitura de Marialva liberou a primeira parcela do 13º salário para os funcionários públicos. O dinheiro - cerca de R$ 400 mil - foi depositado hoje nas contas dos servidores municipais.

Continue lendo

Marly anuncia ações contra a prefeitura

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A vereadora Marly Martin Silva (DEM) está preparando duas ações judiciais contra a Prefeitura Municipal de Maringá. A primeira será por conta dos gastos não declarados pela mesma com publicidade e propaganda; a segunda ação trata do transporte público da cidade.
Mais notícias.

Continue lendo

Uma bronca

Foi realizado recentemente um teste seletivo na SBMG, que administra o aeroporto de Maringá. Há muitas, muitas reclamações - antes e depois dele, desde as exigências para o preenchimento das vagas até a divulgação dos resultados em edital dentro do prédio.
Sei que houve queixa inclusive ao Ministério Público, mas é bom salientar: não foi concurso, foi teste seletivo, que tem prazo de validade.

Continue lendo

De 4

Lula acha que o Grêmio vai ganhar de 4 a 0 do Boca Juniors, hoje à noite.

Continue lendo

Convite 1

Sergio Neme desfiliou-se há poucos dias do PP. Ex-superintendente do Aeroporto Regional Silvio Name, ele tem estudado os convites de alguns partidos políticos, inclusive com a possibilidade de disputar a vereança.
Uma coisa ele e seu grupo de amigos sabem: não estarão com o prefeito Silvio Barros II em 2008. Muito pelo contrário.

Continue lendo

Convite 2

Paulo Mantovani (sem partido) recebeu mais de um convite para se filiar e disputar as eleições do ano que vem.
Ainda não se decidiu.

Continue lendo

Local definido

O Restaurante Popular, se depender do prefeito Silvio Barros II, ficará no pavimento superior da estação rodoviária (a nova). O gerente do local, José Maria Bernardelli, por sinal, foi visto conversando ontem com Manoel Firmino, da Taberna Portuguesa.
Antes que alguém especule que poderemos ter bacalhau a R$ 1,50 no Restaurante Popular, é bom saber que eles estavam tratando de outros assuntos.

Continue lendo

Nomeações

O governador Roberto Requião autorizou a nomeação de oito professores para a Universidade do Oeste do Paraná, em Cascavel, e dois médicos para o Hospital da Universidade Estadual de Maringá. Os novos servidores irão substituir trabalhadores contratados de forma temporária. Aqui.

Continue lendo

Opinião

Dois leitores me perguntaram hoje se eu sabia a posição do professor Wilson de Matos Silva (PSDB), que ocupa cadeira no Senado em lugar de Álvaro Dias, sobre o rumoroso caso do presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB).
Realmente não sabia, mas pelo menos quanto ao aspecto pessoal ele, como presbítero da Igreja Presbieriana Independente do Brasil, deve condenar a atitude do presidente do Senado.

Continue lendo

Cardápio

Agora que a cidade está discutindo a implantação de um Restaurante Popular - que Silvio II quer terceirizar, de modos que acredito que não acontece tão cedo - pode-se até discutir a contribuição dos poderes constituídos à idéia.
Enquanto alguns vereadores poderiam contribuir com o cardápio a R$ 1,50 fornecendo gratuitamente abobrinhas, certos secretários ofereceriam belos abacaxis, nabos e pepinos.

Continue lendo

Marcha ré é proibido - mesmo!

Existe uma lei municipal da vereadora licenciada Edith Dias (PP) determinando até multa para placas confeccionadas com erros de ortografia. Acho que será preciso punir a própria prefeitura, que hoje pela manhã estava instalando placas no canteiro central da avenida Brasil - as famosas espinhas-de-peixe - avisando aos motoristas que é proibido sair dali usando "marcha ré". O correto na língua portuguesa é marcha à ré, já que não existe marcha frente e sim marcha à frente.
De qualquer forma, a colocação das placas dá a entender que a proposta de retirar as espinhas-de-peixe ainda vai demorar para sair do papel.

Continue lendo

Hospital cobra estacionamento

É, o mundo gira e a Lusitana roda.
O Hospital Paraná também mudou o sistema de estacionamento em sua área. Agora, o estacionamento é gratuito até 20 minutos; passou disso, cobra-se.

Continue lendo

Chinelo é incompatível com o Judiciário

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é o termo de audiência realizada dia 13 último, na 3a Vara do Trabalho de Cascavel, que por sinal não foi realizada. Motivo, conforme consta do fac-simile: o reclamante compareceu em Juízo trajando chinelo de dedos, o que foi considerado um "calçado incompatível com a dignidade do poder Judiciário". O documento registra que o reclamante protestou, mas não houve reconsideração. Por causa das Havaianas - aquelas que não deformam, não têm cheiro e nem soltam as tiras -, a audiência foi adiada por dois meses e agendada para 14 de agosto.

Continue lendo

Câmbio ameaça falir o agronegócio

Da Faep:

Os produtores rurais estão falidos ou terrivelmente endividados como conseqüência da atual política cambial, segundo avaliação do presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette, em reunião na sede da CNA, hoje em Brasília, com os parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional e com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.
Segundo ele, a solução para o empobrecimento da agropecuária é mudar a política cambial. “A crise reside justamente na conversão dos valores da cotações em dólar para real”, afirmou.

Continue lendo

Justiça Trabalhista

Morte do empregado suspende prazo prescricional, decide o TST, mantendo uma decisão inicial tomada pela Justiça Trabalhista de Maringá. Aqui.

Continue lendo

Prato especial

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No novo bar do Guará, na esquina das avenida Humaitá e Euclides da Cunha, como soi de acontecer todas as quartas-feiras, hoje tem galinha de cabidela.

Continue lendo

Renan para ministro

Email que recebi de um camarada:

Meus amigos
Considerando os últimos fatos apresentados pela imprensa que todos nós temos acompanhado, concluí que não podemos ficar parados. Vamos fazer alguma coisa para este país. Lutar para que Renan Calheiros deixe a Presidência do Senado e passe a ser o ministro da Agricultura e Pecuária. Um homem como ele que na pecuária, em Alagoas, consegue obter um lucro de 60%, enquanto as melhores fazendas do Brasil, que investiram e investem fortunas conseguem no máximo 15%. Vamos transformá-lo Ministro da Agricultura e quem sabe ele nos passa a receita. Se com o gado que está em baixa consegue isso, imaginem com soja em Pernambuco, trigo no sertão nordestino, cultivo de ostras e lagostas no Tocantins, plantio de maçãs no Rio Grande do Norte, terminal marítimo no Mato Grosso do Sul somente para exportar a erva-mate lá produzida (árabes adoram tomar chimarrão andando sobre elefante em meio a selva do Saara) e assim vai com os produtos da agropecuária brasileira.
Espero que alguns que se dizem amigos dele, consigam provar que a Mônica Veloso utilizou-se do semem dele, armazenados em diversos tonéis de 200 litros cada, reservados para a melhoria genética na política brasileira. Não desanimem.

Continue lendo

Quem vê cara...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Obra que custou R$ 1,2 milhão e foi entregue no final de maio, no km 104 da BR-317, a badalada Passarela da Moda está sendo chamada de Passarela da Sujeira. O local, que leva o nome de um empresário morto por atropelamento nas proximidades, um ano atrás, foi tomado pela poeira desde que foi aberto ao público - funcionários e consumidores dos shoppings de confecções são a maioria dele. As instalações estão sujas, mas poderiam estar pior não fossem elas vigiadas 24 horas por dia por guardas municipais, para evitar que desocupados assumam as torres e os 40 metros de passarela.

Continue lendo

A pandemia oculta

O mundo está sofrendo uma severa epidemia de criminalidade urbana. Os índices de criminalidade vêm aumentando quase em todas as partes. Os dados disponíveis informam acerca de um enorme e crescente número de civis que são atacados, seqüestrados ou assassinados por outros habitantes de sua mesma cidade, muitas vezes de seu mesmo bairro. Com freqüência, as vítimas são tão pobres quanto os delinqüentes.
Leia mais.

Continue lendo

CMS questiona posto de saúde no Cesumar

O Conselho Municipal de Saúde de Maringá solicitou esclarecimentos à Secretaria de Saúde em relação à abertura do posto de saúde que funciona dentro do Cesumar, inaugurado dias atrás. Um ano atrás a prefeitura comprometeu-se a abrir o posto somente o posto só seria aberto se não houvesse remanejamento de profissionais de outras unidades e que estas estariam com seus quadros completos. O PS, pPorém, está funcionando parcialmente com um ginecologista que foi transferido do Posto de Saúde Maringá Velho (este atendendo meio período) e um clínico geral sendo mantido com horas extras, além de alguns agentes de saúde que estão fazendo cadastramento dos usuários, ou seja, o compromisso que a Secretaria de Saúde assumiu não foi cumprido.
Leia mais.

Continue lendo

Sanepar: greve suspensa

Foi suspensa a greve de funcionários da Sanepar.
Amanhã o pessoal retorna ao trabalho.

Continue lendo

Explicando

A respeito da cautelar que beneficiou 22 dos 28 servidores públicos municipais demitidos por Silvio Barros II por causa da greve ano passado: um grupo de 6 funcionários preferiu contratar outro advogado. Também devem ser beneficiados, é só questão de dias.

Continue lendo

Boletim policial

Entre as ocorrências policiais de ontem para hoje, em Maringá, se destacam o furto de chaves comerciais, residenciais e de carros que estavam num chaveiro da Vila Esperança e furto de retrovisores de uma motocicleta, na rua Silva Jardim, centro da cidade.
Das 26 ocorrências, 18 são furtos e roubos.

Continue lendo

Esse compadre...

No fim de semana parte do PMDB reuniu-se com o vice-governador Orlando Pessuti, em Maringá. O partido, dirigido até a convenção por uma comissão provisória, vive momentos delicados, pois uma parte quer consenso e união e outra quer divisão de acordo com o potencial de cada grupo.
Quem se destacou na reunião foi o ex-vereador José Miguel Grillo. Um dia antes ele havia defendido que a maioria do próximo diretório fosse do chamado grupo de Crispim. Na frente de Pessuti, porém, mudou o discurso e ressaltou a necessidade de um grande acordo que colocasse paz no partido. Resultado: a ex-dirigente Adelaide Colombari, ligada ao ex-presidente Gilberto Pavanelli, levantou-se e pediu uma salva de palmas para Grilo...

Continue lendo

Comida oriental

O Rotary Club Maringá-Parque do Ingá promove, no próximo domingo, almoço com comida oriental. No cardápio, yakissoba, yakimeshi e frango regado à moda. O horário para retirar será das 10h30 às 13h. O convite custa R$ 15,00 e pode ser solicitado antecipadamente a Paulo Badan (fone 3025-7031), que fará a entrega.

Continue lendo

Aumento despreocupado

Lula vai conceder um reajuste de até 140% nos cargos comissionados, a maioria dos quais ele criou - sem conmtar que esta semana criou mais 626 cargos de confiança.
Agora, reforçará os cofres do partido sem a preocupação de que o deputado maringaense Ricardo Barros (PP) encha o saco, já que ele reetirou, em janeiro, projeto de sua autoria, apresentado há 1,5 ano e já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, que tornava crime a contribuição partidária a partir de cargos no governo.
Barros foi cooptado para não atrapalhar os planos petistas. E, claro, aceitou de bom grado.

Continue lendo

Tais brincando?!

Marido e mulher estão deitados na cama. Então, ela sente a mão dele acariciando o ombro dela:
- Ah, que sensação gostosa.
A mão vai descendo e passa pelos seios dela:
- Nossa, querido, isso é maravilhoso!
A mão dele então vai descendo pelo corpo dela...
- Oh, amor, não pára.
De repente, ele pára:
- Amor, por que você parou?
- Ah, já achei o controle remoto...
Coluna completa.

Continue lendo

O Catuaí quer tudo

Os investidores do Shopping Catuaí, que em março definiram a compra de 81,7 mil metros pertencentes ao Club e Hípico, querem mais. Eles estimam investir cerca de R$ 50 milhões num novo shopping em Maringá.
Agora, fizeram uma oferta para adquirir o restante do terreno onde se situa o Hípico, um dos primeiros clubes da cidade.

Continue lendo

19.6.07

Marta Shuplicy



Sou fã do Pânico e só assisto pela internet, porque não tenho tevê a cabo. Esta é uma sátira à ministra Marta Suplicy depois do já famoso relaxa e goza.

Continue lendo

Duas do Verde

De Verdelírio Barbosa:

Nova bandeira
O Golden Ingá, que está atualmente com a bandeira Mabu Golden, poderá adotar muito em breve uma nova bandeira, ou voltar a utilizar apenas o Golden Ingá Hotel. É que a parceria está chegando ao seu final, com a rede Mabu se afastando.

Segurança
Maringá que já vive sérios motivos de segurança vai ficar ainda mais desfalcada no próximo sábado, dia 23, com a realização no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, da Nitromorfose, que é a chamada Festa da Fantasia. Segundo informações 45 policiais serão destinados para proceder a cobertura do evento.
Coluna completa.

Continue lendo

Guerra de preços

Da coluna Francês Press:

Combustíveis
Donos de postos de combustíveis estão brigando, de novo, e quem ganha é o cliente. Temos aí gasolina de R$ 2,40 a R$ 2,09. E álcool por até R$ 0,96. E alguns postos que só queriam dinheiro vivo - faziam a gente ir até lá e voltar - agora estão liquidando e aceitando “todos os cartões de crédito”.
Coluna completa.

Continue lendo

A lógica é só aparente

Considerando que Luis Miura sabe bem mais que eu, principalmente sobre trânsito, reavalio aqui o que comentei no post Trânsito: números praticamente inalterados. Passa a valer o que ele escreveu, e eu assino embaixo:

A “ lógica” de que os números de óbitos aumentam na proporção do aumento da frota é inconseqüente embora revestida de uma aparente lógica. Aumenta a quantidade de veículos, e em função disso aumenta o numero de mortes! Infeliz também é a declaração do comandante da fiscalização militar, quando relata que 1000 multas são aplicadas por mês. Infelizmente, se o
efetivo fosse adequado, 1000 infrações seria uma quantidade justa de autuações aplicadas por dia!

Continue lendo

Palestrante

O presidente do PDT do paraná, senador Osmar Dias, estará na próxima sexta-feira em Maringá. Ele participa como palestrante de encontro regional da Amusep, às 19h30, no plenário da câmara.

Continue lendo

Restaurante e nova viagem

O projeto do vereador Chico Caiana que autoriza a prefeitura a criar e manter o Restaurante Popular, que iria à primeira votação hoje, acabou retirando de pauta por duas sessões.
Os vereadores de Maringá também aprovaram novo afastamento do prefeito Silvio Barros II do cargo (realmente, o turismo ganhou um impulso nesta gestão) de 9 a 16 de julho.

Continue lendo

Prefeito de Fênix está preso

A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público e decretou a prisão do prefeito de Fênix, Aristóteles Dias dos Santos Filho. Ele, que era vice-prefeito, é acusado de ter mandado matar o prefeito eleito, Manoel Custódio Ramos. Ele está preso em Engenheiro Beltrão. Mais detalhes.

Continue lendo

Assim caminha a humanidade

Sabe aquele projetom de Mário Verri (PT) que alterava o Plano Diretor (liquidava uma rua) para beneficiar um loteamento, nas proximidades do Lar Betânia? Aprovado pelos vereadores maringaenses, foi vetado pelo prefeito; aí os nobres vereadores derrubaram o veto.
A campanha municipal do ano que vem vai mesmo ser fela...

Continue lendo

Novidade

Uma novidade deve agitar o mercado publicitário maringaense nos próximos dias.

Continue lendo

Trânsito: números praticamente inalterados

Que o trânsito de Maringá é terrível, ninguém duvida, mas os números deste ano praticamente não mudaram se comparados aos do ano passado.
Em 2006, até 18 de junho, o trânsito havia registrado 33 mortes. Este ano, foram 35 mortes - 40% delas envolvendo motociclistas. Se levarmos em conta que a população e a frota de veículos cresceram, o número está dentro da "normalidade". Sem contar que a cidade possui um controle efetivo das mortes, o que não ocorre em todas as cidades brasileiras. Da mesma forma os números de acidentes continuam proporcionais: de janeiro a maio de 2006 foram 2.000; no mesmo período, este ano, foram 2.290.
Para encerrar, números frescos: Maringá tem hoje 176.300 veículos - sendo 38.300 motocicletas, o que ainda coloca a cidade com um veículo motorizado de duas rodas para cada grupo de 8 habitantes (em Curitiba, capital, a proporção é de uma moto para cada grupo de 18,5 habitantes).

Continue lendo

Prefeitura consegue liminar contra União

Está no site da prefeitura:

A administração municipal conquistou, nesta terça-feira, liminar favorável à Medida Cautelar Incidental protocolada pelo município contra a União Federal, determinando que se exclua do cálculo de endividamento do município a pendência existente com a Caixa Econômica Federal e União, que se arrasta desde 1994 e, segundo cálculos da Secretaria de Tesouro Nacional, ultrapassa R$ 150 milhões. A decisão da desembargadora do Tribunal Regional Federal, Silvia Maria Gonçalves Goraieb, determina que a dívida seja extraída do cálculo da capacidade de endividamento do município e possibilita, assim, que o município volte a contrair empréstimos necessários para fazer frente às necessidades da cidade, até que a ação seja totalmente julgada.

Continue lendo

Saiu

Cezar Augusto Pinto Rabello, o "Estranho", conhecido guardador de carros, deixou de ser assistente II do Gabinete do Prefeito. Ele, que foi nomeado em março e prestava serviços na Secretaria de Esportes e Lazer, foi exonerado ontem do cargo.

Continue lendo

Sob investigação

O processo de tombamento do prédio da velha estação rodoviária de Maringá seguiu o rito da publicidade, legalidade e regularidade? Esta é a dúvida que assombra os que defendem o Estado de Direito e a discussão pluralista e democrática sobre temas importantes da cidade.
Tudo isso pra dizer que o Ministério Público começou a ouvir ontem pessoas ligadas ao Conselho Municipal do Patrimônio Público, que decidiu recentemente pela demolição do prédio. Tudo indica que toda a legislação a respeito foi simplesmente atropelada.

Continue lendo

Incrível!



Faith, a cadela de duas patas. Estou de cara...

Continue lendo

Permutóvisqui

O governador Requião assinou convênio com a Aerp que permitirá que 243 emissoras de rádio tenham até 100% de desconto nas contas de energia elétrica. A luz será permutada por comerciais do governo do Estado. Aqui.

Continue lendo

Disputa

O comando regional da Copel foi um dos assuntos de uma reunião ocorrida com a passagem do vice-governador Orlando Pessuti por Maringá, no final de semana.
Há uma acirrada queda-de-braço no escritório regional da companhia.

Continue lendo

Leitura de blog

O Osmar Murassaki postou comentário de um leitor de seu blog e fez algumas considerações elogiosas (exageradas, diria) a meu respeito. O leitor, de seu lado, creitica meu blog e diz que estou caindo em descrédito. Faz parte dos que querem que eu mate um tigre e um leão, por dia, e exponha as vísceras na ponta da lança.
O fato me fez lembrar de um rapaz que tem telefonado para algumas pessoas e afirmando que eu mesmo estou fazendo comentários no meu blog, e cobrando delas ação judicial contra mim - ora, não tenho tempo de postar, que dirá de comentar.

Continue lendo

Nutiça sem data de validade

Dos três servidores públicos municipais que estão no topo da folha de pagamento da prefeitura, um é vereador e os outros dois são irmãos.

Continue lendo

Os novos alvos

Ontem à noite, em Maringá, os ladrões atacaram dois carrinhos que vendem cachorro-quente - aquilo que dizem ser o verdadeiro prato típico da cidade.
No Jardim Tabaetê, dois rapazes, armados, levaram R$ 35,00 do dono do carrinho de lanches. Na avenida Colombo, de madrugada, danificaram a porta do carrinho que vende lanches e levaram... três cadeados.

Continue lendo

Humor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do Kibe Loco.

Continue lendo

De volta

Espero que se confirme: me disseram que o jornalista Domingos Trevizan estaria retornando a Maringá, depois de anos no Rio de Janeiro.
Trevizan já foi secretário de Comunicação (gestão Said Ferreira) e militou em O Diário e na TV Maringá.

Continue lendo

Cadafalso

O senador Renan Calheiros começou a caminhar em direção à guilhotina. Entenda.

Continue lendo

A coisa tá feia...

A última vítima dos ladrões em Maringá: uma viatura da Polícia Civil, de Marialva, foi furtada ontem à noite. Aqui.

Continue lendo

Mudança de endereço

O Provopar, comandado por Luíza Pupin, vai deixar de funcionar no paço municipal. Desde o início da administração o Programa do Voluntariado Paranaense funciona no mesmo espaço do gabinete do vice-prefeito, Carlos Roberto Pupin.
Já começaram os preparativos para transferir a sede do Provopar para uma sala do mesmo prédio onde funciona a Secretaria de Esportes e Lazer, na avenida Lauro Eduardo Werneck.

Continue lendo

Na pauta de votação

A sessão de hoje da Câmara Municipal de Maringá terá na pauta o projeto que implanta o Restaurante Popular, como os que existem em várias cidades do país.
O autor é Chico Caiana (sem partido mas a um passo de retornar ao PTB), que chjegou a ir a Toledo com o prefeito Silvio II para conhecer o funcionamento do restaurante.

Continue lendo

Cidadão catarinense

De Cláudio Humberto, agora pela manhã:

'Mamonas assassinas'
O governador Roberto Requião (PMDB-PR) recebe, dia 25, o título de cidadão honorário catarinense, proposto pelo deputado César Souza Jr. (DEM-SC), ligado ao ex-cacique Jorge Bornhausen. Ignora-se se distribuirão sementes de mamona na cerimônia.

Continue lendo

Momento musical



Quatro alunos do Hillsborough High School's (na Carolina do Norte) numa apresentação, em 2006. A música é boa. Não sei porquê, mas o grupo tinha o nome de Maringá.

Continue lendo

Era daqui

O promotor Bruno Galatti, que se destacou nas denúncias contra o ex-prefeito de Londrina, Antonio Belinati,, é o mesmo que por muitos anos atuou como repórter na Rádio Cultura de Maringá. Na mesma época, o promotor Cruz se destaca em Maringá apurando o esquema de desvio de dinheiro público na gestão Gianoto.
Galatti é formado em Direito pela UEM e genro de um advogado criminalista de Maringá, já falecido.

Continue lendo

Operado

Líder do prefeito Silvio Barros II, o vereador Mário Hossowaka (PMDB) foi operado na última sexta-feira, em Curitiba, por causa de problema na coluna (hérnia de disco).
A recuperação vai demorar cerca de 15 dias, período que deve ficar na capital. Assim, Silvio II pode nomear um líder ad hoc para a sessão de hoje.

Continue lendo

Parceria incentiva produção de frangos

A notícia está hoje na Gazeta Mercantil:

Terra do frágil arenito Caiuá e com muita área disponível formada por pastos degradados, a produção aviária do noroeste do Paraná vai ganhar um novo impulso nos próximos meses com a alternativa de produtores locais ingressarem no sistema integrado de produção de frangos. Uma linha de crédito de R$ 16 milhões está disponível aos interessados na construção de aviários nos municípios da região por intermédio do Convir (Convênio de Integração), resultado de uma parceria entre o Banco do Brasil e a Frangos Canção. Com esses recursos, a empresa espera a construção de 80 novos aviários, com capacidade entre 33 e 35 mil aves cada, o que deve gerar cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos. A empresa começou suas atividades em 1992 na região de Maringá como indústria avícola que funciona no sistema de produção integrado. Atualmente, processa cerca de 85 mil aves/dia. Com a implantação do Convir, a estimativa é ampliar a produção para 110 mil aves/dia até setembro, atingindo no fim deste ano, 150 mil aves/dia. Para colocar o projeto em prática, a Frangos Canção investiu em todas as etapas da indústria, alcançando a capacidade de produção de 210 mil aves /dia.Os recursos oferecidos pelo Banco do Brasil seguem as regras do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio, com recursos do BNDES e Pronaf, com limite de crédito de R$ 200 mil por pessoa (CPF).

Continue lendo

Monarquistas repudiam programa do PR

Nota enviada pelo movimento Brasil Imperial:

Seis entidades formadas por monarquistas brasileiros distribuiram hoje nota à imprensa na qual declaram que é lastimável que o Partido da República, “ao invés de expor sua linha de idéias, tenha empregado boa parte de seu tempo pela televisão para caluniar o Segundo Império do Brasil”, numa alusão ao programa levado ao ar em rede nacional no dia 14 passado. No documento, após lançar desmentidos sobre afirmações dos apresentadores republicanos, os monarquistas declaram, entre outras considerações, que a propaganda republicana só fez ataques a um período histórico que forjou a unidade do Brasil e o encaminhava para um desenvolvimento natural, “até essa evolução ser cortada pelo golpe de 15 de novembro de 1889”.

Continue lendo

Letreiro

Foi colocada a identificação do prédio ao lado dos Correios, no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, alvo de uma ação civil pública por contrariar a legislação do solo. O letreiro, grande, traz o nome do edifício de escritórios: "Joanna De Ângelis".
Joana era esposa de Cusa, procurador de Herodes Ântipas, o Tetrarca, governador da Galiléia nos tempos de Jesus, e que foi imolada em Roma, no Coliseu, a 27 de agosto do ano de 68, por não renunciar à sua fé em Jesus, sendo então sacrificada numa fogueira junto a seu filho. É um dos principais nomes do espiritismo.

Continue lendo

Saúde

Dois ex-deputados estaduais por Maringá deram mais atenção ao coração nos últimos dias: Divanir Braz Palma (sem partido), que cuidou de uma calcificação aórtica, e Joel Coimbra (PSDB), este submetendo-se a um cateterismo.

Continue lendo

Outdoors geram nova ação do MP

O promotor Cruz entrou com ação civil pública contra a prefeitura de Maringá por causa dos gastos com 70 outdoors que elogiavam a segurança da cidade, espalhados por algumas capitais brasileiras, informa O Diário.
À época, me recordo, tentei saber da agência de propaganda que atendia a prefeitura (porque lá a assessoria de então não me passava os dados) se o dinheiro dos outdoors havia saído da verba da publicidade como um todo. O contato da agência negou-se a me dar a informação, apesar de o dinheiro ser público. Tempos depois, já sem a conta da prefeitura, a mesma agência me enviou correspondência querendo saber o nome da rede de farmácias que ia se instalar em Maringá, conforme nota que havia publicado na coluna. Fiz igual a eles: não respondi.

Continue lendo

Alô alô

Ao leitor que diz ter uma novidade: você não assinou a mensagem. Meus telefones estão no cabeçalho desta página. Agora de manhã irei para a televisão. É só ligar no celular.

Continue lendo

Exposição na tevê

O maringaense Enio Verri é a estrela da vez nos comerciais de televisão exibidos pelo PT. Elogiando o governo federal, ele aproveita para marcar a imagem visando as eleições do ano que vem.
Há quem diga que, daqui até a campanha, Verri vai ficar parecido com Reynaldo Gianechini.

Continue lendo

Princípios de Goebels

Os 11 princípios de Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Partido Nazista alemão (a mais conhecida é "Uma mentira repetida mil vezes se converte em uma verdade"):

Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. Individualizar o adversário em um único inimigo.
Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários hão de constituir-se em suma individualização.
Princípio da transposição. Carregar sobre o adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque. Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam.
Principio do exagero e da desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.
Principio da vulgarização. Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos inteligente dos individuos aos quais é dirigida. Quanto maior seja a massa a convencer, menor há de ser o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.
Princípio de orquestração. A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de idéias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem fissuras nem dúvidas. É daqui que vem a famosa frase: "Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade"
Princípio de renovação. Há que emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responder, o público esteja já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca poderão contrariar o nível crescente de acusações.
Princípio da verosimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados globos, sondas ou de informações fragmentárias.
Princípio do silenciamento. Calar as questões sobre quais não se tem argumentos e dissimular as notícias que favorecem o adversário, também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.
Principio da transfusão. Por regra geral, a propaganda opera sempre a partir de um substrato pre-existente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que podem se transformar em atitudes primitivas.
Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.

Via Blagdaros

Continue lendo

Próxima atração

De Cláudio Humberto:

O elo entre Lula e Servo
Um empresário do Paraná, Valter Sâmara, apresentou em abril de 2002 o presidente Lula a Nilton Cezar Servo, apontado pela Polícia Federal como chefe da máfia dos caça-níqueis. Notário em Ponta Grossa (PR), Sâmara disse que hospedou Lula várias vezes em sua casa. Segundo Silvia Pfeiffer, fornecedora de serviços, ele sugeriu a ela procurar Mônica, secretária de Lula, para tratar de qualquer coisa na Infraero, em troca de 10% para o PT.

Continue lendo

Fizeram um leilão

O deputado estadual Antonio Belinati teve uma casa leiloada para que fosse paga a indenização resultado de ação movida pelo promotor Bruno Galatti. A indenização é de pouco mais de R$ 83 mil.

Continue lendo

18.6.07

Gosto especial

De Verdelírio Barbosa:

Gostinho
A prisão de Nilton Servo pela Polícia Federal teve um gostinho especial para um dos policiais envolvidos na operação. Referido policial é de família maringaense, que anos atrás teve prejuízo em uma negociação feita com Nilton Servo.
Coluna completa.

Continue lendo

Criminalidade em alta

Sarandi registrou a 12a morte violenta do ano. Moacir de Barbosa Paula, 26 anos, foi executado com dois tiros, em plena tarde de domingo, na rua Curitiba. Os tiros foram disparados por dois rapazes que passavam pelo local de bicicleta. Moacir havia sido vítima de furto, há poucos dias, e havia prometido descobrir os autores do crime.
"Na corrida dos homicí­dios, Maringá está quatro corpos à frente", comentou profissional do setor policial.

Continue lendo

Posando pra foto

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Maurício Rodrigues , do Vaca Voando, achou no Terra (aqui e aqui) a foto onde apareceu Nilton Servo, seu filho, Morelli e Lula. Dos quatro, três tiveram problemas com a Operação Xeque-Mate.

Continue lendo

A caminho

As possibilidades de PSB e Democratas caminharem juntos nas eleições do ano que vem, em Maringá, são grandes - mas ainda não há nada definido. O Democratas, eventualmente, pode até aparecer com candidatura própria a prefeitura.

Continue lendo

Nubya Lafayette

Morreu hoje à tarde,em Niterói, a cantora Núbia Lafayette. Gostava de sua voz, em especial no bolero "Quem eu quero não me quer", lançado pela CBS no início dos anos 80.

Continue lendo

Na Agência Brasil

A dica é do Elias Brandão: o exc-secretário Zumbi é tema de matéria da Agência Brasil. "Militante que virou mestre credita ao MST oportunidade de cursar faculdade", diz o título. Aqui.

Continue lendo

Raridade



Eu adorava esta música, a primeira que passei do vinil para mp3. Melô da Criança é de 1975, gravada por Mi (Maria Cecília Franco), filha de Moacyr Franco, então com 6 anos, e lançada em compacto simples pela Som Livre. Trata-se de versão de música francesa (acho que de Jacques Brel). Hoje a menina tem 37 anos e é produtora de televisão.

Continue lendo

Preferência nacional



Este comercial de Continental (meu pai fumava e faleceu de câncer por causa do cigarro) foi filmado em 1976 em Porto Ferreira (terra de Marta Bellini) e o casal principal é Herson Capri (que teve câncer de pulmão, descoberto em 99) e Nádia Lippi.

Continue lendo

Propaganda

  • A Jump Comunicação procura diretor de arte e webdesigner com experiência para trabalhar em Maringá. Interessados devem enviar currículo e portfólio com até 10 peças para jump@jump.com.br.
  • A Anima Comunicação é a responsável pelo material de lançamento do Mandacaru Boulevard, novo shopping center que será inaugurado no segundo semestre em Maringá. Além da logomarca, identidade visual e a papelaria, a agência desenvolveu peças, voltadas a lojistas de todo o Brasil. Com dois pisos e 8.200 metros quadrados, o shopping contará com um centro gastronômico, academia, spa, entre outras novidades, dentro do conceito "lifestyle center". A Anima está desenvolvendo também o website do Mandacaru Boulevard, em parceria com a OnTop Webmarketing.

Continue lendo

Parecer técnico

Na próxima sexta-feira estará em Maringá o cônsul do Japão, Soichi Sato, e japoneses de Kakokawa, que irão dar parecer técnico sobre o projeto Parque do Japão.

Continue lendo

Photoshop

Dois funcionários da Secretaria dos Transportes, na elaboração de placas de sinalização viária, irão participar de curso de Adobe Photoshop CS2, o melhor editor de imagem do mercado. Serão 20 horas de aula.

Continue lendo

No Orkut

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Elisângela Lima, maringaense que morreu ontem num acidente de moto, tinha paixão por música, dança e cavalos. Está em sua página no Orkut, onde há 297 recados. Aqui.

Continue lendo

Pregação

Pregador da Renovação Carismática, Ironi Spuldaro estará na próxima sexta-feira no escritório da RCC, em cima do Condor, em Maringá. Ele integra o Conselho Nacional da RCC. Leia mais sobre ele.

Continue lendo

A parcela de Maringá

O Paraná ficou em quinto lugar nas Olimpíadas Universitárias (aqui), com 18 medalhas no total.
Das quatro medalhas de ouro conquistadas, duas vieram de atletas maringaenses: no xadrez com Jomar Egoroff (Cesumar) e no handebol (UEM).

Continue lendo

Lista fechada

O voto proporcional em lista fechada, que me parece será rejeitado na reforma política com a rebelião do PMDB, é defendido por alguns políticos - principalmente os que já têm mandato e voto.
Dos deputados maringaenses, até agora só vi a manifestação de Ricardo Barros (PP), que é defensor da lista fechada.

Continue lendo

Nova data

A participação da cantora Márcia Mara no programa Terra Nativa, na Band, teve grande repercussão.
A produção do programa já entrou em contato com a cantora e brevemente uma nova data será agendada para a segunda participação.

Continue lendo

O sucesso do Guará

Em 1996 conheci o Bar do Guará, perto da UEM, bem freqüentado. O Guará é uma figura, bem conhecido e camarada. Tempos depois a gente se cruzou numa pescaria e no Lá no Chico.
Agora fico sabendo que é dele o bar aberto recentemente na esquina das avenidas Humaitá e Euclides da Cunha. O local "virou", é um sucesso.

Continue lendo

Expectativa no Democratas

O Democratas (ex-PFL) possui dois grupos, em Maringá: um, liderado pela vereadora Marly Martin Silva; e outro, encabeçado por Miro Falkemback. É possível que ainda hoje saibamos qual dos dois grupos irá comandar o partido a partir de agora e até o período das eleições do ano que vem.
Um enviado da executiva regional ficou alguns dias na cidade, manteve contatos e agora passará ao comando regional a situação que viu. A reação da turma preterida é a grande expectativa.
Mas o certo é que o Democratas está fechado, ou praticamente fechado, no apoio ao advogado Wilson Quinteiro (PSB) para as eleições municipais. Os dois partidos deverão caminhar juntos. Quinteiro é bem relacionado com a executiva regional do ex-PFL.

Continue lendo

Cinco dias para reintegração dos 28

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A juíza Carmen Lúcia Ramajo da 3ª Vara Cívil determinou a reintegração dos 28 servidores que foram demitidos pelo prefeito Silvio Barros II por causa da greve do ano passado. Detalhes no site do Sismmar. A decisão abre uma luz de que as demissões sejam revistas.
Posso estar enganado, mas a juíza é a mesma que determinou, durante a greve, o distanciamento mínimo dos grevistas dos prédios públicos (50 metros) e multa se houvesse impedimento a quem não entrou em greve.
A prefeitura tem cinco dias para reintegrar os funcionários.

Continue lendo

Números da dengue

De Ronaldo Nezo:

Dengue
Como a gente não tem ouvido ninguém reclamar que está com dengue, poucas pessoas têm solicitado estatísticas da doença. Um levantamento feito no final dessa semana revelou que Maringá tem 3.074 casos confirmados; há outras 7.859 ocorrências suspeitas.
Coluna completa.

Continue lendo

Mudou

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A partir de uma idéia do Lukas.

Continue lendo

O vídeo de Onaireves

Presidente licenciado da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Rolim de Moura gravou um vídeo contando detalhes de sua conturbada relação com Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Gestor do Atlético, falando inclusive de ameaça de morte e sonegação. Ele diz que procurou a imprensa para fazer as denúncias, mas ninguém topou a parada.
Veja aqui.

Continue lendo

Pelas ondas do rádio

Diálogo ente Dirceu Oscar de Mattos e Milton Ravagnani, ontem, pela Cultura AM, durante a transmissão de Juventude x Santos (Marrom entrevistou o goleiro Fábio Costa e todos enfatizaram o frio em Caxias do Sul):

- Hoje o bicho vai pegar...
- Que bicho, o pingüim?
- Ô Ravagnani, pingüim não é bicho...
- Ah, é o quê, então? Árvore?...

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima