19.6.07

Princípios de Goebels

Os 11 princípios de Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Partido Nazista alemão (a mais conhecida é "Uma mentira repetida mil vezes se converte em uma verdade"):

Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. Individualizar o adversário em um único inimigo.
Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários hão de constituir-se em suma individualização.
Princípio da transposição. Carregar sobre o adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque. Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam.
Principio do exagero e da desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.
Principio da vulgarização. Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos inteligente dos individuos aos quais é dirigida. Quanto maior seja a massa a convencer, menor há de ser o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.
Princípio de orquestração. A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de idéias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem fissuras nem dúvidas. É daqui que vem a famosa frase: "Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade"
Princípio de renovação. Há que emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responder, o público esteja já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca poderão contrariar o nível crescente de acusações.
Princípio da verosimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados globos, sondas ou de informações fragmentárias.
Princípio do silenciamento. Calar as questões sobre quais não se tem argumentos e dissimular as notícias que favorecem o adversário, também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.
Principio da transfusão. Por regra geral, a propaganda opera sempre a partir de um substrato pre-existente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que podem se transformar em atitudes primitivas.
Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.

Via Blagdaros

11 pitacos:

Anônimo,  08:54  

Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.
NUNCA ANTES NA HISSHITÓRIA DESTE PAIS....
TODO MUNDO QUE CONHECE VAVÁ SABE QUE ELE SERIA INCAPAZZ..wawawawaw

Anônimo,  09:02  

Os princípios estão atualíssimos.

Anônimo,  09:04  

Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. VAMOS ACABAR COM A FOME NESTE PAISHH

Anônimo,  09:05  

Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários hão de constituir-se em suma individualização.
ESTE PAISH VAE CRESCER CONTRA TUDO E CONTRA TODOS QUE NÃO DESEJAM O SUCESSO DESTE GOVERNO

Anônimo,  10:47  

Pois é. Os nazistas foram muito eficientes com objetivos absolutamente absurdos.

Anônimo,  11:55  

Parece que o princípio da mentira dita muitas vezes passa a ser verdade contagiou a turminha daí de cima heim? ... Mas, daí entra outro princípio basico da burrice humana que é: A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.

E assim como papagaios, que também fala mas não pensa, vão repetindo besteiras...

Anônimo,  12:10  

Vaticano cria os 10 mandamentos para o trânsito
Confira os 10 mandamentos
1) Não matarás
2) A estrada seja para ti um instrumento de ligação entre as pessoas, não de morte
3) Cortesia, correção e prudência para te ajudar a superar os imprevistos
4) Ajudar o próximo, principalmente se for vítima de um acidente
5) Que o automóvel não seja um lugar de dominação e nem lugar de pecado
6) Convencer os jovens sem licença a não dirigir
7) Dar apoio às famílias que tenham parentes vítimas em acidentes
8) Reúna-se com a vítima com o motorista agressor em um momento oportuno para que possa viver a experiência libertadora do perdão
9) Proteger o mais vulnerável
10) Você é o responsável pelos outros

Anônimo,  12:31  

tenho visto um anônimo colocando os princípios nazista de propaganda como ferramenta do governo Lula. Ele está certo. Mas porquê não os coloca como princípios dos outros governo, inclusive e principalmente o de Maringá????

Anônimo,  12:44  

Eita, isso parece a defesa do Renan Calhorda, ou do Lulla...

Anônimo,  14:45  

O toscofa tem razao. A tese da Ester Sanchez Garcia mostra muito bem como funcionou o city marketing do Jaime Lerner para atrair os empresarios de Sao Paulo à Curitiba e vender a imagem de uma "cidade de primeiro mundo".
E o cara nem é alemao.

Anônimo,  15:12  

Mas, os princípios estão certos. Burro é quem acredita neles e vai no embalo... passa a ser parte do princípio. O da burrice e esquecimento...

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