Princípios de Goebels
Os 11 princípios de Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Partido Nazista alemão (a mais conhecida é "Uma mentira repetida mil vezes se converte em uma verdade"):
Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. Individualizar o adversário em um único inimigo.
Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários hão de constituir-se em suma individualização.
Princípio da transposição. Carregar sobre o adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque. Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam.
Principio do exagero e da desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.
Principio da vulgarização. Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos inteligente dos individuos aos quais é dirigida. Quanto maior seja a massa a convencer, menor há de ser o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.
Princípio de orquestração. A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de idéias e repetí-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem fissuras nem dúvidas. É daqui que vem a famosa frase: "Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade"
Princípio de renovação. Há que emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responder, o público esteja já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca poderão contrariar o nível crescente de acusações.
Princípio da verosimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados globos, sondas ou de informações fragmentárias.
Princípio do silenciamento. Calar as questões sobre quais não se tem argumentos e dissimular as notícias que favorecem o adversário, também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.
Principio da transfusão. Por regra geral, a propaganda opera sempre a partir de um substrato pre-existente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que podem se transformar em atitudes primitivas.
Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.
Via Blagdaros
11 pitacos:
Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.
NUNCA ANTES NA HISSHITÓRIA DESTE PAIS....
TODO MUNDO QUE CONHECE VAVÁ SABE QUE ELE SERIA INCAPAZZ..wawawawaw
Os princípios estão atualíssimos.
Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. VAMOS ACABAR COM A FOME NESTE PAISHH
Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários hão de constituir-se em suma individualização.
ESTE PAISH VAE CRESCER CONTRA TUDO E CONTRA TODOS QUE NÃO DESEJAM O SUCESSO DESTE GOVERNO
Pois é. Os nazistas foram muito eficientes com objetivos absolutamente absurdos.
Parece que o princípio da mentira dita muitas vezes passa a ser verdade contagiou a turminha daí de cima heim? ... Mas, daí entra outro princípio basico da burrice humana que é: A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.
E assim como papagaios, que também fala mas não pensa, vão repetindo besteiras...
Vaticano cria os 10 mandamentos para o trânsito
Confira os 10 mandamentos
1) Não matarás
2) A estrada seja para ti um instrumento de ligação entre as pessoas, não de morte
3) Cortesia, correção e prudência para te ajudar a superar os imprevistos
4) Ajudar o próximo, principalmente se for vítima de um acidente
5) Que o automóvel não seja um lugar de dominação e nem lugar de pecado
6) Convencer os jovens sem licença a não dirigir
7) Dar apoio às famílias que tenham parentes vítimas em acidentes
8) Reúna-se com a vítima com o motorista agressor em um momento oportuno para que possa viver a experiência libertadora do perdão
9) Proteger o mais vulnerável
10) Você é o responsável pelos outros
tenho visto um anônimo colocando os princípios nazista de propaganda como ferramenta do governo Lula. Ele está certo. Mas porquê não os coloca como princípios dos outros governo, inclusive e principalmente o de Maringá????
Eita, isso parece a defesa do Renan Calhorda, ou do Lulla...
O toscofa tem razao. A tese da Ester Sanchez Garcia mostra muito bem como funcionou o city marketing do Jaime Lerner para atrair os empresarios de Sao Paulo à Curitiba e vender a imagem de uma "cidade de primeiro mundo".
E o cara nem é alemao.
Mas, os princípios estão certos. Burro é quem acredita neles e vai no embalo... passa a ser parte do princípio. O da burrice e esquecimento...
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Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.