O Peladão
O Diário de hoje traz uma matéria sobre o Monumento ao Desbravador, a famosa estátua do Peladão da praça 7 de Setembro, feita por Henrique Aragão. A nudez da estátua já ocasionou muita piada, principalmente por causa do vizinho Colégio Santa Cruz, das Irmãs Carmelitas da Caridade. Esta semana fiquei sabendo que o apelido Peladão foi dado pelo ex-deputado federal Walber Guimarães (PMDB), numa das campanhas políticas da cidade. Oposição ao prefeito, ele reclamava nos comícios da pouca vergonha da estátua, que mostra a bunda pra Igreja e os órgãos genitais para a cidade".
Walber é um capítulo à parte. São deles alguns dos apelidos que mais pegaram na política local. Foi ele, por exemplo, quem alcunhou o hoje senador Álvaro Dias de Zé Bonitinho.
3 pitacos:
Com todo o respeito pelo meu querido amigo Walber, mas vc se esqueceu o dele " RAIMUNDINHO'
Esta enquete do Diário, que hoje traz uma matéria sobre o Peladão, é uma idéia muito boa. Ponto positivo nesta enquete é a votação que a rodoviária está recebendo, boa parte da população compreende a significância deste prédio na nossa história. Aliás hoje passei pela rodoviária e vi um monte carros estacionados, mas este prédio não estava para cair? Que coisa, heim?
O Peladão é um símbolo da história da cidade, aliás, não deveria estar pintado de vermelho-amarelo e branco (cores da bandeira da cidade), o artista projetou as liras (machados) em concreto. Pinta-lo, ainda, que seja com as cores da bandeira local, é um desrespeito a originalidade e também uma interferência na simbologia do monumento feito especialmente para materializar as atividades dos pioneiros, em especial o abrir das matas com seus instrumentos.
Gostaria de ver o retorno ao original. Aqui em Maringá acontece cada coisa nesta área.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.