31.3.07

Mosaico (domingo)

Nova meta
Do discurso de Edmar Arruda, sexta-feira, na filiação ao PMDB, com pleonasmo e tudo, dirigindo-se aos novos companheiros:
- Temos objetivos comuns: acabar com este clã familiar.

Coluna completa aqui.

Continue lendo

Biblioteca

Fotografias da Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, divulgadas ontem pelo Sismmar:

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Fiação exposta no banheiro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Rachaduras na parede

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Teto do banheiro

Continue lendo

Investigador demitido

O governador Requião demitiu o investigador da Polícia Civil, filho de promotor, acusado de extorsão. Está na Gazeta do Povo.

Continue lendo

Record compra o Inferno

Do Outro Canal, da Folha de S. Paulo:

A Record acaba de receber um equipamento cujo nome, em outros tempos, causaria calafrios nos bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, que controla a emissora: Inferno.
O Inferno é uma tecnologia de ponta para a produção de efeitos especiais. A emissora gastou US$ 1 milhão apenas com o hardware. Com o equipamento, é possível modelar pessoas em três dimensões e criar grandes números de figurantes virtuais. No cinema, o Inferno já foi usado na animação "As Crônicas de Narnia".

Continue lendo

30.3.07

Coluna do Ronaldo Nezo (sábado)

Coluna de Ronaldo Nezo, publicada no Hoje Maringá. Aqui.

Continue lendo

Coluna do Francês (sábado)

Coluna Francês Press, de Henri Jean Viana. Aqui.

Continue lendo

Bicho

Juízes e promotores do Fórum de Maringá receberam hoje exemplares do "Jornal Metropolitano", que traz algumas páginas sobre o jogo do bicho na cidade.
Aliás, o título da reportagem, com várias fotos e endereços de lotéricas que fazem jogo do bicho, é: "Igual a Lula, polícia de Maringá nada vê ou finge que nada vê".

Continue lendo

Iniciativa de quem?

Continua a briga pela paternidade da ida do secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, à câmara de Maringá para falar sobre a dengue.
O Legislativo informa que o ofício convidando o secretário é datado do último dia 28 e assinado por três vereadores - Márcia Socreppa (PSDB), Mário Verri (PT) e Humberto Henrique (PT). Portanto, garante-se, a iniciativa é dos vereadores.
Daqui a pouco poderemos decidir a questão no par ou ímpar.

Continue lendo

Garantia

Edmar Arruda confidenciou a um membro do PPS - que por sinal está no primeiro escalão da administração municipal - que ele ingressa no PMDB com a garantia de que será candidato a prefeito em 2008.
Em 2004, o PMDB apoiou a candidatura de Edmar debaixo de uma boataria que deixou muita gente prejudicada até hoje.

Continue lendo

Outros problemas

Além da redução do horário de funcionamento, a principal biblioteca de Maringá enfrenta os problemas estruturais do prédio. O Sismmar já levantou que a iluminação é insuficiente, há fiações velhas e o concreto está rachando. O teto de um dos banheiros está com infiltrações, com ameaças de despencar.
Desde 1995, há um laudo enviado à Secretaria da Cultura que aponta as irregularidades e os riscos para a população e os funcionários que ali estão. Por se tratar de um ambiente fechado, muitos servidores adquirem problemas respiratórios. Em 2005, o sindicato denunciou as condições do prédio ao Ministério Público e aguarda providências.
Há mais motivo para choradeira: a falta de materiais de pesquisa. Em 2003, a biblioteca assinava 28 revistas diferentes. Hoje, apenas 1 revista está á disposição dos usuários. Há também somente 1 jornal assinado pelo município à disposição da população.
Ainda segundo a nota, houve tentativa de se conversar com a secretária de Cultura, Flor Duarte, mas a informação é de que ela estaria viajando e que não poderia atender o sindicato. Teria tempo, talvez, daqui a uma semana.

Continue lendo

Biblioteca fecha por falta de funcionários

Desde a última segunda-feira o setor de periódicos e a sala infantil da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha, que funcionavam das 8h às 18h, estão fechados no período da tarde. Segundo nota distribuída pelo Sismmar, o motivo é a falta de funcionários para desenvolver os trabalhos.
O sindicato lembra que, entre 1987 e 1991, o funcionamento da biblioteca era de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8 às 16h. Entre 1992 a 2003, era das 8h às 19h, e aos sábados das 8 às 13h. A partir de 2004 o horário da biblioteca reduziu ainda mais, segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8 às 12h. Agora, caso não sejam contratados novos funcionários, o horário poderá ser reduzido ainda mais.
Atualmente, há somente sete bibliotecárias para atender a todas as bibliotecas do município. O atendimento ao público, somente na biblioteca central, era feito no início de 2005, por 21 estagiários e 5 funcionários. Hoje, são apenas 9 estagiários e 5 funcionários. Há cerca de 10 anos não se contrata mais funcionários para atender a população na biblioteca. Caso novos funcionários não sejam contratados, outros setores poderão fechar.

Continue lendo

Rumo a 2008

Depois do sucesso nas últimas eleições - elegendo, pela primeira vez na história política do Paraná, um deputado estadual, o dr. Batista - o presidente do PMN, Willy Taguchi, convoca filiados e simpatizantes para uma reunião hoje, a partir das 20 horas, na avenida Paraná 718 (Cetemar).
O PMN vai dar a largada às articulações para 2008.

Continue lendo

A bronca

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Esta é uma foto histórica. Foi tirada no dia 7 de maio de 2005, às 12h46. Mostra o presidente da Sociedade Rural de Maringá, Joaquim Romero Fontes, levando um esp*rro do deputado federal Ricardo Barros (PP).
Barros reclamava do espaço que a SRM havia cedido, inclusive com agradecimentos públicos, para seu arquiadversário Odílio Balbinotti (PMDB), que tinha conseguido verbas federais para a realização da Expoingá. O pepista não gostou e censurou o presidente da SRM.

Continue lendo

Política

Messias Mendes tem contado umas histórias da política maringaense muito interessantes, em seu blog.
Pra quem gosta, prato cheio.

Continue lendo

Visita

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, visitou hoje pela manhã o prefeito Silvio Barros II. Estava acompanhado do presidente estadual, Rubens Bueno, e de lideranças locais do partido. Freire é suplente do senador Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco.

(Foto: Thaís Pismel)

Continue lendo

Empresários conhecem Sistema Prever

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Reginaldo Czezacki, diretor do Sistema Prever, recebeu ontem à noite, na Cliniprev, a visita de diretores da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, interessados em conhecer os projetos na área de cemitérios e crematórios. Foi mostrada a atual situação de alguns cemitérios no Brasil, com túmulos abertos ou abandonados, falta de estrutura e problemas de impacto ambiental, corroborando que os projetos de cemitério parque ou vertical, bem como o crematório, são soluções modernas, viáveis e ecologicamente corretas.
Um audiovisual mostrou o crescimento da empresa nos últimos anos, suas principais áreas de atuação, investimentos e projetos.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Suspeita

Um promotor de Justiça está com os sintomas da dengue.

Continue lendo

Protesto na sessão

O empresário João Noma recebeu ontem à noite, na câmara de Maringá, título de cidadania benemérita. Durante a sessão solene alguns jovens fizeram um protesto contra o nepotismo.
O diretor-geral e futuro candidato a vereador Nereu Vidal Cézar e mais um cabeludo que usa crucifixo no peito tomaram e rasgaram as cartolinas que os jovens seguravam. O presidente da casa, no microfone, disse que eles poderiam fazer o protesto em qualquer outro dia, menos naquele momento.

Continue lendo

Iniciativa de Nardi

A ida do secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, à sessão da Câmara Municipal de Maringá na próxima terça-feira, para falar sobre a questão da dengue, é uma iniciativa do próprio secretário, explica a prefeitura.
O pedido para falar aos vereadores foi feito através de ofício encaminhado por Nardi ao Legislativo.

Continue lendo

Efeméride

Neste sábado o Jornal do Povo, completa 16 anos de fundação.
Dirigido por Verdelírio Barbosa, tem sua parte na história da imprensa maringaenses - e na minha também, pois trabalhei ali 8 anos.

Continue lendo

Socorro!

Um vereador maringaense foi preso hoje por infração à Lei Maria da Penha, acusado de agredir a própria irmã.
Ele ficou em cela especial, por causa da profissão. Pagou a fiança de R$ 300,00 e foi solto. A família pediu que a imprensa não divulgasse o fato.

Continue lendo

Cena maringaense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um agente de trânsito ajudou na prisão de um assaltante, na manhã de hoje, na avenida XV de Novembro, em Maringá. O rapaz, que tentou assaltar uma joalheria, é menor de idade e disse, na delegacia, que vai "pegar" o agente quando sair de lá. Clécio Silva fez as fotos antes mesmo da chegada da polícia.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Um pepista na reunião do PSB

O médico Heine Macieira, ex-secretário municipal de Saúde e primeiro suplente de vereador pelo PP, participou da última reunião do PSB, realizada na noite da última terça-feira, com a presença do presidente do partido e virtual candidato a prefeito em 2008, Wilson Quinteiro.
Mais não me perguntem porque mais não sei.

Continue lendo

Nada decidido

O vereador Mário Hossokawa (PMDB) confirma que recebeu convite do DEM (Democratas, ex-PFL), mas nega que tenha conversado sobre o PTB. Diz que não foi procurado por ninguém do partido, mas que seria uma honra se isso acontecesse. Hossokawa tem até setembro para decidir sobre mudança de partido.
O PTB, só pra lembrar, vive em estado vegetativo desde a saída do dr. Batista da presidência.

Continue lendo

Novos filiados

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto, o presidente estadual do PMDB, Renato Adur, e o neopeemedebista Edmar Arruda, hoje após a reunião do partido.
Além de Arruda (ex-PPS), assinaram ficha no PMDB o ex-vereador Chico Coutinho (ex-PSB) e Irma Santos d´Oliveira (ex-PDT). Em tempo: não apareceu nenhum dos três vereadores maringaenses do PMDB.

Continue lendo

Barca do Fisco no Calil Haddad

“O Auto da Barca do Fisco” está chegando perto das 100 apresentações. Nos próximos dias 3 e 4, a partir das 20h30, no Teatro Calil Haddad, serão realizadas as 96ª e 97ª apresentações do trabalho, inspirado nas peças “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente; e “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. O texto faz uma crítica à corrupção de alguns líderes na sociedade contemporânea, em especial no que se refere ao desvio ou à má utilização do dinheiro público. Há citação inclusive de uns laptops aí.
A peça foi estruturada para gerar parâmetro de comparação entre os personagens que exercem seu papel social e profissional com responsabilidade e ética e aqueles que buscam apenas vantagens pessoais e agem de forma desonesta. Os personagens foram inspirados em exemplos
do cotidiano noticiados com freqüência na mídia. O grupo que interpreta “O Auto da Barca do Fisco” é formado por funcionários das receitas Federal e Estadual e da UEM. A atividade é uma parceria entre a UEM, a Secretaria de Cultura de Maringá, SER (entidade que processa este jornalista), Receita Estadual e Receita Federal. A entrada é franca.

Continue lendo

Aguiar: PPS, DEM e PMDB

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O rapaz de costas é o vereador Luiz Aguiar (PPS), de Sarandi. Ele conversa com João Arruda, secretário estadual do PMDB. Aguiar quer o comando do PMDB de Sarandi, mas o grupo do ex-prefeito Milton Martini (PP) também está na disputa. Acredito que o PMDB, no entanto, deva acabar nas mãos de José Aparecido Jacovós.
O mais interessante é que Aguiar havia acabado de sair de um hotel que pertence a um membro da direção do PLF (agora, Democratas), que tinha lhe entregue o comando do partido por lá. Sem considerar, ainda, que o presidente nacional do partido de Aguiar, Roberto Freire (PE), estava no mesmo horário (e ainda está) visitando Maringá.

Continue lendo

Resolvido

Num comentário ao post "Cadê a fiscalização?", Gilberto Purpur, da Setran, informa que foi pessoalmente ao local e desobstruiu a calçada para a travessia dos pedestres.
Além do exemplo, ainda avisa: quando fatos como este ocorrerem, podem comunicar a secretaria que ela tomará providências. Aplausos para o Giba.

Continue lendo

A nova executiva municipal do PMDB

Foi montada hoje pela manhã a nova comissão executiva provisória municipal do PMDB, com a presença do presidente estadual, Renato Adur, e de membros do diretório paranaense. Caberá à executiva - com sete integrantes - a coordenação da convenção que elegerá o próximo diretório municipal, o que deve acontecer num prazo de 60 dias.
O deputado federal Odílio Balbinotti é o presidente; Umberto Crispim, o vice-presidente; Satico Noma Ikeda Rigon, a secretária; e os membros José Carlos Amador, Edmar Arruda, Gilberto Pavanelli e Cláudio Ferdinandi.

Continue lendo

Nis Zona Sul ampliado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Serão entregues hoje às 10h30 as obras de ampliação do Nis Zona Sul, para o serviço de DST/Aids. Segundo a prefeitura, a nova ala tem 349,80 metros quadrados de construção e investimento de R$ 182.005,90. A ampliação da estrutura teve início no ano passado. Os serviços de DST/Aids já funcionavam na Policlínica, onde havia seis salas disponíveis para o trabalho. Com a ampliação serão 13: três consultórios médicos, duas para odontologia, uma sala de coleta de exames, um consultório para o CTA, duas para farmácia, um consultório de enfermagem e administração de enfermagem, uma para assistência social e psicologia, uma sala de reuniões para atividades em grupos e capacitações e uma sala de recepção com entrada independente.

Continue lendo

PMDB

Do Documento Reservado:

Missão do Balbinotti
O PMDB de Maringá confirma hoje, 30, a escolha do deputado federal Odílio Balbinotti como presidente da comissão provisória municipal. Balbinotti terá a missão de reorganizar o partido em Maringá e Sarandi e preparar o PMDB dos municípios para as eleições de 2008.

Continue lendo

Luva fina

Da coluna de Cláudio Humberto:

O ex-advogado Roberto Bertholdo, ex-chefe de gabinete da liderança do PMDB na época de José Borba (PR), passeava pelo Congresso, após resolver uma desavença com o ex-sócio Sérgio Costa, e não cansava de explicar a amigos e deputados a mão machucada:
- Eu estava de luva para não machucar a mão, mas como ele resistiu e a coisa demorou muito, acho que escolhi uma luva muito fina...

Continue lendo

Família

De O Estado do Paraná:

Esportes é petisco
Tem muita gente de olho na cadeira de Raul Plassmann na Secretaria de Esportes de Curitiba. Se o PDT tinha pouco, é bom abrir os olhos. Capaz de ficar com nada.

Os pretendentes
Ricardo Barros pleiteia o cargo para Juliano Borghetti (cunhado). E Fábio Camargo quer emplacar Mateus Maranhão (ex-chefe de gabinete).

Continue lendo

Carteira devolvida

O ex-secretário municipal Ronaldo Ramos é testemunha de que existe gente honesta nesta cidade. Dias atrás ele foi participar, como testemunha, de uma audiência no Juizado Especial e acabou esquecendo a carteira em algum lugar. Deu-se conta quando tinha chegadao em casa.
Felizmente, telefonaram para avisar que a carteira havia sido achada. Dentro dela, um dinheiro razoável, mais de R$ 600,00, devolvidos integralmente.

Continue lendo

Golfista

Antônio Carlos Pupulin com 68 net foi o campeão da categoria index até 14 masculino no 69º Torneio Interno Maringá Golf Club. Vem a ser o chefe da 15a Regional de Saúde.

Continue lendo

Sexta com Adur

Nesta sexta-feira, às 10h30, num hotel em Maringá, o presidente estadual do PMDB, Renato Adur, comanda reunião regional.
Deve resolver questões peemedebistas, incluindo Maringá.

Continue lendo

Da câmara de Maringá

  • A câmara de Maringá convoca secretário municipal da Saúde para falar sobre ações realizadas no combate a dengue.
  • Servidores que atuam nos setores de copa e limpeza, portaria e vigilância e segurança da Câmara Municipal de Maringá poderão receber cesta básica ou abono de R$ 70. Matéria completa.

Continue lendo

Tais brincando?! (sexta)

Coluna de humor de Tatta Cabral, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo.
Aqui.

Continue lendo

Coluna do Verde (sexta)

Coluna de Verdelírio Barbosa, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo.
Aqui.

Continue lendo

Coluna do Francês (sexta)

Coluna Francês Press, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo. Aqui.

Continue lendo

29.3.07

Lágrimas no paraíso

Eric Clapton faz 62 anos amanhã. Uma de suas canções mais conhecidas é Tears in heaven, que ele compôs em 1993 depois que seu filho de 4 anos e meio caiu da janela do 53o andar do prédio em que moravam, em Nova Iorque. Emocionante.
A letra está aqui, e o vídeo, aqui.

Continue lendo

Vangelis

O grego Vangelis está comemorando 64 anos hoje. Os mais novos devem conhecê-lo por causa deste tema (1492), mas os mais velhos, como eu, não tiram da cabeça este filme e esta música: Chariots of fire.

Continue lendo

Assessor

Dormi no ponto, mas vale a pena informar: Marcelo Bulgarelli é o assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Esperança.
Em seu blog, por sinal, ele está reproduzindo textos de reportagens feitas em O Diário.

Continue lendo

Entrevista

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, será o entrevistado de amanhã do programa Contraedição, na RTV Canal 10, a partir das 12h30.
Na próxima terça-feira ele assume como suplente de Álvaro Dias, no Senado.

Continue lendo

MP aciona ex-prefeito e ex-vice-prefeito

Do MP/Paraná:

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campo Mourão ingressou nesta quinta-feira com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Tauillo Tezelli, o ex-vice-prefeito Getulio Ferrari Júnior e a empresa Bokada Alimentos Ltda. De acordo com o Ministério Público, durante sua gestão, entre 2000 e 2001, Tezelli teria doado irregularmente dois terrenos do município à empresa.
Na ação, o MP-PR destaca que a esposa do ex-vice-prefeito era sócia da empresa na época das duas doações e que atualmente os proprietários da Bokada estariam inclusive tentando vender um dos terrenos recebidos. Outro ponto que chamou a atenção da Promotoria foi o fato de que o próprio ex-prefeito, bem como o ex-vice, haviam sido sócios da empresa que, atualmente, tem o irmão de Tezelli como sócio majoritário.
“As condutas dos requeridos afrontaram diametralmente os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa, além de acarretar um grandioso dano ao patrimônio público”, afirma o promotor de Justiça Marcos José Porto Soares, responsável pela ação. Ele também pediu, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens dos envolvidos.
Caso a ação seja julgada procedente, o ex-prefeito e o ex-vice-prefeito ficam sujeitos a condenação por ato de improbidade administrativa, o que pode implicar em sanções como suspensão dos direitos políticos, perda das funções públicas e ressarcimento dos danos causados ao erário.

Continue lendo

Cadê a fiscalização?

Uma farmácia reforma a calçada bem na esquina da Brasil com Herval - e toma todo o espaço do pedestre, obrigando-o a passar na pista de rolamento.
Essa Maringá do desrespeito às normas da ocupação do solo é cada vez mais comum.

Continue lendo

Flagra no rabino

Essa do rabino Henry Sobel ser detido nos Estados Unidos por roubar gravatas me pegou.
Estou ainda incrédulo. Aqui.

Continue lendo

Queixa contra empresa que recebe conta de luz

A Copel registrou queixa na Polícia Civil de Maringpa, hoje à tarde, contra a Central de Arrecadação e Cobrança, que tem loja na rua Neo Martins, ao lado do Bradesco, com filial na travessa Julio de Mesquita, defronte a praça Raposo Tavares. A CAC teria se apropriado de cerca de R$ 203 mil em faturas de energia elétrica recebidas de consumidores da companhia. A Copel cancelou o convênio que mantinha com a empresa, mas esta ainda pode receber graças a convênios mantidos com instituições bancárias.

Continue lendo

O que mudou

O casal Ricardo-Cida Barros entrega ovos de chocolate há vários anos. Um dos 500 felizardos que receberam o mimo este ano constatou uma diferença em relação ao ano passado:

- O ovo diminuiu, mas o carro que trouxe o ovo de Páscoa melhorou. Em 2006 era um Uninhop. Este ano foi uma camionete vermelha, cabine dupla.

Continue lendo

Arruda diz que Frangobras assinou contrato com BNDES

Esta matéria, segundo a CRN, foi uma das mais acessadas do mês:

O diretor presidente da Frangobras, Edmar Arruda, disse nesta quarta-feira (28) que as obras da Frangobras prosseguem normalmente no chamado Núcleo 23 em Campo Mourão e que serão concluídas em dezembro de 2007. O funcionamento está programado para fevereiro de 2008.
Edmar Arruda anunciou que foi assinado o contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico) que é o agente financiador do empreendimento. Segundo ele essa assinatura aconteceu ainda na primeira quinzena de janeiro.
"Vamos colocar na obra a placa do BNDES que é uma obrigação e com esse financiamento acaba toda a especulação sobre a empresa na cidade de Campo Mourão. Com esse contrato temos a obrigação de iniciar as atividades em 12 meses", explicou Arruda.

Continue lendo

Posts

Do Repiquete, de Ronaldo Nezo:

  • Prefeitura tira dinheiro da saúde para investir em parque.
  • Clodovil foi picado.

Continue lendo

Duas

Duas de Cláudio Humberto:

O Requião é um transgênico: mistura de Pinochet com Hugo Chávez
Frase genial de Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, durante entrevista à rádio CBN

BC autônomo
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) quer propor autonomia do Banco Central e mandato fixo do seu presidente, concluído um ano após a posse de um novo presidente da República. Mas Osmar Dias (PR), seu parceiro no PDT, fez cara de paisagem quando Buarque pediu aval para a proposta.

Continue lendo

Shows da Expoingá

A Sociedade Rural de Maringá já fechou a programação de shows para a Expoingá 2007. O "já" aí é força de expressão, porque a exposição acontece em maio.
Oficialmente a agenda de espetáculos musicais ainda não foi divulgada, mas Bruno e Marrone e Edson e Hudson são duas das atrações.

Continue lendo

Assessoria confirma posse dia 3

O leitor do blog sabe desde a noite de ontem, mas este é o release da assessoria de Álvaro Dias, distribuído agora há pouco:

O vice-presidente do Senado, senador Álvaro Dias (PSDB) vai se afastar dos trabalhos do Senado e, assim como determina o Regimento Interno, ele será substituído pelo suplente Wilson de Matos, educador e reitor do Centro Universitário de Maringá - Cesumar. Wilson de Matos toma posse na próxima terça-feira (3).
O afastamento de Alvaro Dias foi recomendado pelo ortopedista René Jorge Abdalla para que o senador possa fazer o tratamento fisioterápico e se recuperar da cirurgia realizada na última sexta-feira no Hospital do Coração, em São Paulo. Alvaro Dias foi operado para reconstituição de ligamentos do joelho esquerdo. As lesões são consequência da época em que ele jogava futebol.
Devido à necessidade de tratamento pós-cirúrgico, o senador achou melhor se afastar e convocar o suplente para não desfalcar a representação do Paraná no Congresso e também a bancada do PSDB no Senado, principalmente em relação à votação de determinados projetos polêmicos. Em alguns casos, a diferença de um único voto pode garantir a vitória dos governistas.
Como Wilson de Matos também é do PSDB, ele substituirá Alvaro Dias nas discussões em comissão e nas votações em plenário.

Continue lendo

Lista de Furnas é autêntica, diz jornal

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A famosa lista de Furnas é autêntica, noticia com exclusividade o Novo Jornal. "Desde junho de 2006, PF e MPF têm conhecimento de que a lista de Furnas não é falsa; porém, nada aconteceu", conta a reportagem - aqui.
Diz um trecho:
- No mais profundo silêncio, a PF passou a agir, pois, coincidentemente, era início do período eleitoral - maio de 2006 - e qualquer movimentação poderia ganhar caráter político-partidário. A perícia foi feita com profundidade técnica e científica, conforme demonstra o laudo. O resultado foi contundente e preciso: “a assinatura do documento realmente era de Dimas Fabiano Toledo e o documento não tinha sido montado”.
Na lista, como se recorda, estão alguns paranaenses que teriam recebido propina de um caixa dois de Furnas. José Borba (PMDB), que teria recebido R$ 150 mil, e Ricardo Barros (PP), R$ 75 mil, fazem parte da lista.

Continue lendo

APL de software será lançado amanhã

O secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri, lança oficialmente amanhã o Arranjo Produtivo Local de Software, em Maringá. “A idéia é descobrirmos como angariar recursos, tanto dos governos estadual e federal como dos outros parceiros envolvidos, para consolidar esse APL, que está em sua fase inicial. Assim, qualquer recurso que possa ser agregado, promove um salto de qualidade muito grande”, disse, segundo nota da assessoria.
O lançamento será realizado durante o encontro que deve reunir as 20 empresas que integram o APL, além de lideranças empresariais e políticas da região. Participam representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Associação Comercial e Industrial de Maringá, da UEM, prefeitura, Sebrae, o Conselho de Desenvolvimento de Maringá e do Centro Universitário de Maringá.

Continue lendo

Desabafo

Alguns leitores perceberam que tinha post antes das 6 horas, hoje. É que não consegui dormir. Havia alguém rondando minha casa desde as 4 horas da manhã. Agora pela manhã o inferno continuou, mas num programa de rádio. Sem contar que nos dois últimos dias apaguei cerca de 50 mensagens com agressões gratuitas a mim e à minha família.
Não sei como será o desenrolar do dia, mas certamente vou tomar as providências legais. Desculpem o desabafo, mas assumi há algum tempo um compromisso familiar de não detalhar o assunto.

Continue lendo

Hossokawa quer o PTB

O vereador Mário Hossokawa, líder do prefeito Silvio Barros II, não planeja ir para o PFL.
Ele, que deve deixar o PMDB até setembro, quer o comando do PTB.

Continue lendo

Polícia prende apontadores do bicho

A Polícia Militar de Maringá está enfrentando o jogo do bicho. Quer dizer, os velhinhos aposentados, apontadores do jogo do bicho. Os banqueiros do jogo, ah... esses estão intocados.
Está no boletim da PM: prenderam na avenida Pedro Taques os senhores de iniciais NB, de 80 anos, e PAG, de 69 anos, com blocos e resultados do jogo do bicho.

Continue lendo

Trio

Na última terça-feira quem acompanhou a Escolinha do Requião, em Curitiba, foi um trio daqui: Umberto Crispim, Miguel Grillo e o médico dr. Vieira.

Continue lendo

A dengue de Clodovil

O deputado federal Clodovil estaria internado com dengue, em São Paulo. Internado numa clínica de cirurgia plástica! Só parte da imprensa acredita.
Já o que corre por aqui é que Clodovil contraiu dengue depois de receber, em seu gabinete, a visita do prefeito de Mandaguari, Cileninho.

Continue lendo

Devassa no Trabalho

Do blog do Zé Beto:

No início da noite de hoje o zum-zum-zum que circulou no Centro Cívico era sobre o afastamento de Emerson Nerone do cargo de diretor da Secretaria do Trabalho. Uma tropa de técnicos do Tribunal de Contas e da Corregedoria do Governo do Estado está dando uma geral na administração de Nerone, que foi secretário, e do Padre Roque, seu antecessor. Também há a informação, ainda não confirmada, de que há uma lista de 16 funcionários que serão degolados na esteira das denúncias deflagradas por Nelson Garcia, o atual titular da pasta.

Continue lendo

Apropriação indébita

O STF recebeu denúncia contra o deputado federal paranaense Dilceu Sperafico, por apropriação indébita. Leia aqui.
Sperafico é o presidente estadual do PP, cargo que será ocupado pelo maringaense Ricardo Barros.

Continue lendo

Rompimento

Trecho final de reportagem da Gazeta do Povo sobre o distanciamento entre Requião e Rodrigo Rocha Loures, presidente da Fiep:

Esse desgaste entre Requião e o atual presidente da Fiep está sendo tratado com cuidado pela família Rocha Loures. Rodrigo, que é filho do presidente da entidade, foi chefe de gabinete do governador em 2003 e 2004 e elegeu-se deputado federal pelo PMDB com o apoio requianista. Além disso, Maurício, filho de Requião, é funcionário nomeado no gabinete de Rocha Loures na Câmara Federal. “Ninguém me procurou da parte do governo. Sei é que o jogo de influências serve mais para aquecer do que para resolver. Mas o importante é atrair investimentos para o Paraná”, disse o deputado.

Continue lendo

Sobre Nerone

Da Gazeta do Povo:

Sai – O diretor-geral da Secretaria do Trabalho, Emerson Nerone, teria sido demitido ontem pelo governador Roberto Requião e pelo atual chefe da pasta, Nélson Garcia. A comunicação do Palácio Iguaçu nega a demissão, mas deputados garantem a saída do ex-assessor de Padre Roque Zimermann.

(Além dele devem sair mais pessoas ligadas a Nerone)

Continue lendo

Pedido presidencial

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Constantino Junior, presidente da Gol, sai de audiência com o presidente Lula, acompanhado de Nenê Constantino de Oliveira. Segundo a Folha de S. Paulo, Lula pediu aos dois que salvassem a Varig, adquirida por US$ 320 milhões.

Continue lendo

28.3.07

Tais brincando?! (quinta)

Coluna de humor do Tatta Cabral, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo.
Aqui.

Continue lendo

CMEI - A explicação

Nota recebida da administração por causa do post CMEI:

No final do segundo semestre do ano de 2006, a entidade da Igreja Adventista da Promessa, localizada na avenida Kakogawa, comunicou a equipe da Secretaria Municipal da Educação que 2006 seria o último ano do convênio, portanto, no ano de 2007 não atenderia mais as crianças matriculadas no referido Centro de Educação Infantil.
Diante do exposto, a equipe da Secretaria da Educação, pensando no atendimento daquelas crianças, começou a procurar um imóvel adequado que atendesse as necessidades em relação a espaço de lazer, salas amplas, número de banheiros suficientes, entre outros e, o mais importante, que fosse localizado próximo ao antigo Centro, atendendo assim o pedido da
comunidade escolar.
Foi realizado uma pesquisa de campo, na qual foi encontrada uma casa térrea que atendia as exigências para a instalação do CMEI, mas devido a demora dos trâmites jurídicos, perdemos a locação. O único local que poderia atender as necessidades que possuíamos era o imóvel localizado na avenida Américo Bellay, 1511, sabendo da necessidade de adequação do imóvel para tal atendimento no início do ano letivo, e com o passar dos dias ir adequando para dar atendimento de qualidade às crianças.
Essas reformas ainda não estão concluídas, mas as crianças estão sendo atendidas com qualidade, ao mesmo tempo em que tem sido realizados ajustes necessários, sem prejudicar as famílias.

Prefeitura do Município de Maringá
Secretaria da Educação

Continue lendo

Coluna do Verde (quinta)

Coluna de Verdelírio Barbosa, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo.
Aqui.

Continue lendo

Coluna do Francês (quarta)

Coluna FrancePress, de Henri Jean Viana, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo.
Aqui.

Continue lendo

Wilson de Matos assume Senado dia 3

Lu Piovezan confirma a posse de Wilson de Matos Silva (PSDB) como senador para o próximo dia 3. Ele repete Silvio Name e assume na condição de suplente.
O acordo entre Matos e Álvaro Dias estava feito desde o dia 16 de fevereiro e a notícia foi dada neste blog no dia 18.

Continue lendo

Nerone fora do governo

O maringaense Emerson Nerone (PHS) está praticamente fora da Secretaria de Estado do Trabalho. O envolvimento em denúncias na época do ex-secretário Roque Zimermann levou o governador Requião a pedir sua cabeça ao secretário Nelson Garcia.
Aqui.

Continue lendo

Esporte

Não ando lendo muita coisa de esporte, ultimamente, mas seguem duas informações que até de repente foram publicadas:
1) Adriano, da Adap Galo, está sendo negociado por US$ 500 mil com o Japão.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

2) Salvador Mercado (foto), o novo técnico do El Paso Patriots, do Texas (EUA), jogou no Grêmio Maringá em 2002/2003. Aqui.

Continue lendo

Em Colorado

Para marcar na agenda: nesta quinta-feira, 29, tem show com a cantora Márcia Mara na Festa do Peão de Colorado, a quarta maior do país. Será a partir das 23 horas, após o rodeio. No sábado ela estará na exposição agropecuária de Santo Antonio da Platina.
Aproveitando a nota: que outdoors horrorosos da festa de Colorado, com uma crase errada deste tamanho. O outdoor tem essa capacidade: amplia mil vezes também os erros.

Continue lendo

Expediente

O flanelinha nomeado CC6 do Gabinete do Prefeito, segundo o blog apurou, está trabalhando na Secretaria de Esportes e Lazer, pasta comandada pela vereadora licenciada Edith Dias.

Continue lendo

Onde está Wally?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Hoje pela manhã a Legião da Boa Vontade entregou kits escolares para cerca de 100 crianças atendidas no Centro Comunitário e Educacional da instituição, encerrando a edição 2007 da Campanha Criança Nota 10 - Sem Educação não há Futuro!, que distribuirá material escolar a oito mil crianças provenientes de famílias em situação de pobreza em todo o Brasil.
Agora olhe a foto (pode clicar que ela amplia) e vê se acha um ex-prefeito que esteve presente à cerimônia.

Continue lendo

Calçada e bueiro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Nota recebida da SSP, a propósito a nota "Mãozinha municipal":

Com relação às obras de infra-estrutura que foram executadas no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Maringá, cabe salientar que aquele local proporciona acúmulo de grande quantidade de água, especialmente quando da ocorrência de chuvas muito intensas, fato comum nessa época do ano. Por ser uma área em que o solo é bastante impermeável, em decorrência do calçamento da praça, existia há muito tempo a necessidade da construção de mais uma boca-de-lobo naquele local, que coincidentemente localiza-se em frente o referido prédio. O serviço só foi feito agora pelo fato de que existia uma obra particular sendo executada e que o freqüente acesso de veículo transportando materiais para a referida obra, certamente causaria danos ao meio fio e a calçada. A obra executada pelos servidores municipais foi somente com referência ao escoamento de águas pluviais, ou seja, boca-de-lobo e parte de meio fio, que se completam quando se trata de obra dessa natureza. A reconstrução da calçada danificada em decorrência da obra particular é de inteira responsabilidade do proprietário e os serviços não foram nem serão realizados pelo município.
As determinações da diretoria e da gerência da área foram as descritas acima. Qualquer fato que porventura tenha ocorrido que tenha fugido às determinações será devidamente apurado e responsabilizado.

Sidnei de Oliveira Telles Filho
Secretário Municipal de Serviços Públicos
José Joaquim Rodrigues Junior
Diretor Técnico (em exercício)

Continue lendo

Nota de repúdio

Recebido agora há pouco:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e Região repudia a atitude da direção da Faculdade Maringá, mantenedora da TV Comunitária de Maringá, que demitiu a jornalista Ana Lígia Nunes Leal. A jornalista é diretora desta entidade e foi reeleita para o mandato 2007-2010, na eleição realizada nos dias 21 e 22 deste mês.
A Faculdade Maringá dispensou a jornalista, apesar de ter sido comunicada da inscrição dela à eleição do Sindicato, num flagrante ataque à legislação e ao direito de organização dos trabalhadores. Ao tomar tal atitude, a empresa desrespeitou não somente a profissional mas a entidade que a representa.
O Sindicato dos Jornalistas de Londrina e Região condena atitudes desta natureza e tomará as medidas cabíveis para a defesa dos direitos da jornalista.

Continue lendo

Confirmado caso de dengue hemorrágica

Confirmado o primeiro caso de dengue hemorrágica em Maringá. É uma mulher de 28 anos que mora no bairro Aeroporto, e que está internada na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Maringá. Segundo a Secretaria de Saúde, o quadro de saúde da paciente é estável.
Via Tudo Paraná.

Continue lendo

Barros líder de Lula? PT local reage

A nota abaixo também está no site do PT de Maringá. Trata-se de uma posição do diretório local sobre a possibilidade de o ex-adversário Ricardo Barros (PP) se tornar líder ou vice-líder de Lula:

O Partido dos Trabalhadores de Maringá, em razão das notícias de que o deputado federal Ricardo Barros (PP) pode se tornar vice-líder do governo Lula na Câmara Federal, divulga o seguinte posicionamento:
Apoiamos irrestritamente o governo Lula, responsável por transformações sociais e estruturais há muito sonhadas pelo povo brasileiro. Em outubro último, o presidente Lula, mais do que confirmar a ampla aprovação popular a seu primeiro mandato, recebeu o aval para aprofundar, nos próximos anos, seu programa de reformas e mudanças estruturais. Por coerência com os compromissos renovados, o Presidente da República, tão logo iniciou o segundo mandato, apresentou à nação o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, o mais importante programa econômico das últimas décadas. Em face da responsabilidade de que seu governo está revestido, não desconhecemos a necessidade de o Presidente da República reunir as condições de ampla governabilidade, estendendo sua rede de apoios sociais e institucionais para além de sua base de origem. Essas condições são importantes para o governo e necessárias para o país, que está pleno de esperança.
Se estamos de acordo com as questões principais, não podemos deixar de externar nosso desconforto e nossa divergência com o caso específico do deputado Ricardo Barros (PP), pois consideramos sua trajetória e seu perfil incompatíveis com a responsabilidade que pode lhe ser atribuída. O deputado nunca poupou esforços e energia para defender seus projetos. O problema é que sua prática e os projetos que sempre defendeu são contrários a tudo o que o governo Lula representa ao povo. Essa afirmação está sustentada em nossa avaliação de sua conduta como Prefeito de Maringá e como membro do Congresso Nacional.
Prefeito de Maringá entre 1989 e 1992, Ricardo Barros, na época filiado ao PFL, foi um gestor público que se caracterizou pela adoção, precoce e agressiva, da política de privatização dos serviços públicos. Maringá, antes mesmo das políticas de privatização tomarem conta da pauta nacional, era um laboratório para experiências do chamado neoliberalismo. Contra a vontade da população e sob intenso protesto social, as privatizações atingiram até os serviços essenciais. O principal emblema da administração foi o processo de privatização das escolas, realizado por intermédio da terceirização da gestão, cujo resultado foi um desastre para a Rede Municipal de Ensino.
Em sua trajetória no Congresso Nacional, o Deputado Federal, por coerência com suas convicções ideológicas, sempre se colocou na bancada dos privatistas e daqueles que combatiam o projeto do Partido dos Trabalhadores. Com essas credenciais, foi vice-líder do presidente FHC na Câmara Federal. Ao longo do primeiro mandato do Presidente Lula, foi um tenaz opositor. A análise do mapa das votações da Câmara de deputados revela que seu nome sempre se destacou entre aqueles que trabalharam contra o sucesso do presidente Lula. Por tudo isso, como se costuma dizer em linguagem popular, a relação do deputado federal com o projeto do PT é a mesma da água com o azeite, que não se misturam.
Nesse início de segundo mandato do presidente Lula, cogita-se, porém, que ele pode vir a ser vice-líder do governo na Câmara Federal. A sua aproximação com o governo não mais é do que um gesto de sobrevivência política diante da legitimidade popular de que está investido o Presidente da República. Não recusamos que possa se somar à base de apoio do governo, mas entendemos que ele não apresenta credenciais para representar o governo em tão elevada tarefa.
Sabemos que muitas variáveis são analisadas para a definição política da esfera nacional, mas apelamos para que considere a avaliação e a sensibilidade da base partidária petista em Maringá, que conhece como ninguém a trajetória e o perfil do deputado federal Ricardo Barros.

Partido dos Trabalhadores de Maringá
Diretório Municipal

Esta nota foi enviada para: Senador da República, Deputados Estaduais e Federais do PT do Paraná, Presidentes do PT Estadual e Nacional, Liderança da Bancada do PT Federal e Ministra da Casa Civil

Continue lendo

Mais dois na mira

A respeito da propriedade do mandato, decidida pelo TSE: na Câmara Municipal de Maringá dois vereadores elegeram-se por um partido e depois trocaram de sigla e, por isso, no novo entendimento do TSE, correm o risco de perder o mandato.
São eles Chico Caiana (que elegeu-se pelo PTB e depois mudou para o PMDB) e Walter Guerlles (eleito pelo PL e atualmente no PTC).

Continue lendo

Ensino superior público

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Nas proximidades do portão da UEM existe um outdoor prontinho para estrear com os nomes dos deputados que votarão contra as universidades públicas do Paraná. Os que votarem contra terão um "xis" colocado à frente do nome.

Continue lendo

Lígia Leal deixa a TV Comunitária

A jornalista Lígia Leal, produtora e vice-presidente da seccional do Sindicato dos Jornalistas de Londrina e diretora adjunta do sindicato, foi demitida no último dia 16 pela Associação dos Produtores de Vídeos Populares e Comunitários, presidida pelo diretor da Faculdade Maringá, Amaury Meller. Ela foi contratada pela associação - que dirige a TV Comunitária, emissora de tevê a cabo - em 3 de maio de 2006, como coordenadora de produção. Neste período, realizou um trabalho muito elogiado e que reformulou a emissora, que passou a ter um grade de programas locais dirigidos aos mais diferentes setores.
Entre os que passaram a ter espaço na TV Comunitária estão: Antenor Sanches (Maringá outrora e agora), Alberto Abraão (Direito de Ser Humano), Kojji Narimatsu (Saúde Natural), palhaço Lero-Lero (Casa do palhaço), Jairo Pennachi (Saúde e Bem Estar), pastor Jean Carlo, Daniel de Freitas (Psicologia e você), professor Bacellar (Linguagem Viva), socióloga Maria do Carmo (Lente Viva), prof. Pedro Jorge (Crise e Rebelião), prof. Jordão (Cidadania), Silvana Borges (Vídeo Debate), entre outros. Lígia, que já atuou na TV Cidade (SMTV), além de desenvolver projetos na emissora conseguiu doações que giram em torno de R$ 60 mil, em equipamentos, pagamentos de salários de funcionários e reformas da estrutura física.
Só não sei o que tem a ver a Faculdade Maringá com uma associação de produtores de vídeos populares e comunitários. Do lado profissional, o certo é que a associação pisou no tomate com Lígia Leal.

Continue lendo

Aniversariante

A Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) completa 35 anos de existência amanhã, dia 29. A entidade realiza reunião geral em Colorado.

Continue lendo

Personagens para 2010

De Hélio Fernandes:

Quem está mais ligado em 2010, não há dúvida nenhuma, dois personagens, além dos habituais: Roberto Requião e Ciro Gomes.
O governador do Paraná ganhou no último "galão", Ciro teve mais de 700 mil votos. Não olham para o retrovisor, ligados no futuro.

Continue lendo

Corda bamba

Três deputados federais pelo Paraná correm o risco de perder o mandato com a nova decisão do TSE, de que o mandato pertence ao partido e não ao candidato.
São eles: Airton Roveda (que trocou o PPS pelo PR), Ratinho Junior (que elegeu-se mpelo PPS e foi para o PSC) e Hidekazu Takayama (que elegeu-se pelo PMDB e foi para o PAN).

Continue lendo

PMDB terá candidato próprio

O PMDB de Maringá terá candidato a prefeito em 2008, por exigência do governador Roberto Requião. A informação foi dada pelo deputado federal Odílio Balbinotti ao radialisa Geraldo Irineu. "Está na hora de termos candidato a prefeito ligado ao governo do Estado e ao governo federal para que as coisas aconteçam em Maringá. O próximo prefeito tem que estar em sintonia com os governos estadual e federal", afirmou. Ele confirmou que o ex-vereador Edmar Arruda filiou-se ao PMDB.
Na próxima sexta-feira, às 10h30, o presidente estadual do PMDB se reunirá com peemedebistas de Maringá e região para tratar da reorganização do partido.

Continue lendo

Barros vai presidir o PP

Outra nota da Gazeta do Povo:

Troca
– O PP do Paraná terá novo presidente a partir de abril. Sai o deputado federal Dilceu Sperafico e entra o colega de bancada, Ricardo Barros, que deve dar novo ritmo ao partido. Barros estava votando com a oposição na Câmara até o fim do ano passado e agora aderiu a bancada do presidente Lula (PT).

Continue lendo

Doença e proibição

Da coluna política da Gazeta do Povo:

Descontração – Roberto Requião está adoentado desde o fim da semana passada, quando retornou de uma viagem a Foz do Iguaçu. Na segunda-feira e ontem, o governador despachou da Granja Cangüiri, residência oficial. Lá, ele recebeu secretários de estado, parlamentares e amigos, tanto para trabalhar quanto para se descontrair.

Barrados – Deputados estaduais que ontem especulavam sobre a saúde de Roberto Requião afirmaram que, nesse período de recuperação, o governador fez uma lista de pessoas que estariam proibidas de entrar na Granja Cangüiri. Ele estaria tentando evitar especulações e desgastes desnecessários.

Continue lendo

Perto da renúncia

Acredito que o presidente do Instituto da Árvore, Basílio Bacarin, irá renunciar ao cargo.
Vêm do paço municipal as críticas que devem pesar na sua decisão.

Continue lendo

Ocorrência no paço

Na entrevista ao Contraedição, Paulo Mantovani disse que as câmeras do paço municipal flagraram mais um furto. Não deu detalhes, e citou que as gravações são da área de Mário Alexandre e Vagner Mússio, que, pelo jeito, está acumulando a função com diretoria da Secretaria de Serviços Públicos.

Continue lendo

De olho

Os associados do Clube Hípico de Maringá decidem hoje a venda de parte da área do clube para o Carrefour, que pretende ali instalar um hipermercado.
Uma questão que deve ser vista na história toda é a mata do local. Há toda uma biodiversidade por ali. Antes da motossera é preciso uma avaliação ambiental, que deve ser feita pelos órgãos do setor.
A coisa merece ser melhor analisada e todos devem ficar de olho.

Continue lendo

Boa notícia

Em apenas 60 dias, segundo o gerente de Defesa Social da prefeitura de Maringá, o número de ocorrências de vandalismo caiu 85%.
A queda estaria relacionada às placas alertando para o número de telefone que a prefeitura abriu para receber denúncias contra atos de vandalismo.

Continue lendo

Vai melhorar

Prometo aos leitores que o blog muda em relação às colunas. Estou tentando há tempos colocar todas as colunas como links, mas o Firefox tem problemas com o Geocities. Mas vou dar um jeito hoje, sem falta. Acho que vai ficar mais fácil pra ler.

Continue lendo

Tais brincando?! (quarta)

Coluna de humor do Tatta Cabral. Clique aqui.

Continue lendo

Maringá , Maringá

O blog Maringá, Maringá existe. É de Marcus Gusmão, de Salvador, Bahia.

Continue lendo

CMEI

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é o Centro Municipal de Educação Infantil Adventista da Promessa, instalado na avenida Américo Belay. Trata-se de um prédio comercial/residencial locado pela Secretaria Municipal de Educação para atender as crianças do antigo CEI - Centro de Educação Infantil (sem o M de Municipal) - que ficava anexo à igreja do mesmo nome na avenida Kakogawa. A entidade decidiu não mais prestar esse serviço à sociedade.
O que chama a atenção é que trata-se de um prédio construído para outros fins, está em uma avenida movimentada, possui lances de escada imprópria para crianças de até 6 anos, está totalmente fora dos padrões exigidos para o atendimento à criança, não possui elevador, nem rampas de acesso com a inclinação adequada, não possui identificação da atividade exercida (nem as cores verde da bandeira) , não possui espaço coberto e coletivo para atividades pedagógicas.
As crianças ficam retidas em um ambiente fechado e não indicado para tal atividade. Não existem saídas de emergência e muitas grades nas sacadas.
E os professores e crianças que não podem subir escadas? E os portadores de necessidades especiais, ficam excluídos? Se a saída para abrigar as crianças foi a locação, por que não o fizeram num imóvel mais adequado? E a Promotoria da Infância irá apurar esta denúncia?

(Texto e foto: Mosca Branca)

Continue lendo

Coluna do Ronaldo Nezo (quarta)

Coluna de Ronaldo Nezo publicada simultaneamente no jornal Hoje Maringá. Leia aqui.

Continue lendo

Passou mal

Apresentador de programa na TV Maringá, o ex-deputado federal Pinga Fogo de Oliveira deixou o estúdio, ontem, 20 minutos antes do horário normal. Desta vez não foi para ir atrás de jornalista, como fez há alguns anos. Segundo ele informou na rádio Nova Ingá, agora há pouco, ele sentiu-se mal. Garantiu, porém, que agora está bem de saúde.

Continue lendo

"Não estou nem aí"

Da coluna de Elienl Diniz:

Maringá deflagrou uma campanha de combate à dengue, que está com muitos casos confirmados em nossa cidade. A coisa está pior do que se possa imaginar. Essa doença não é apenas um estado febril. Ela pode matar por hemorragia. Enquanto a prefeitura e a comunidade se mobilizam, muitas pessoas ajudam como podem.
Uma moradora da cidade ligou para a secretaria da Catedral, para que eles fizessem parte da campanha cuidando da água que está no chafariz e a resposta é "não estou nem aí. Da porta pra fora quem cuida é a prefeitura".

Continue lendo

27.3.07

Pagamunici em São Paulo



Boa parte da esquerda brasileira esteve reunida no Encontro Nacional Contra as Reformas, realizado no final de semana em São Paulo. No fundo, acho que todos estão decepcionados com o neoliberalismo do governo petista. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, Ana Pagamunici, fez uso da palavra e aproveitou para registrar o que o Sismmar vem enfrentando por aqui.

Continue lendo

O que faz "Estranho" como CC?

Pelo que pude perceber desde que postei a notícia da nomeação de Cezar Augusto Pinto Rabello como cargo de confiança do prefeito Silvio Barros II (assistente II no Gabinete do Prefeito), este vai ser um dos assuntos desta quarta-feira.
Cezar tem o apelido de "Estranho", mora na rua dos Alecrins no Conjunto Borba Gato e é conhecido por lavar e polir automóveis e atuar como flanelinha nas imediações da própria prefeitura, além de freqüentar as proximidades da câmara municipal. Não se sabe se a administração pretende nomear outros flanelinhas em cargos comissionados, o que não deixaria de ser uma solução para o velho problema dos guardadores de carro.
"Estranho", que tem fama de violento, já trabalhou em campanhas eleitorais para o ex-vereador Antonio Preto Orelhinha Leal da Silva, para a atual secretária de Esportes Edith Dias de Carvalho (PP) e para o atual gerente de Vigilância Social, Paulo Mantovani. Intriga não a nomeação, afinal o prefeito pode escolher quem ele quiser, mas quem conhece o rapaz duvida que ele vá trocar a irregular profissão de flanelinha nas ruas em volta do Fórum, onde chega a tirar R$ 150,00 por dia, pelo cargo CC-6 que ele ocupa desde o último dia 12, que lhe dará cerca de R$ 600,00 mensais.
E ainda a questão: o que ele fará para Silvio II para merecer o emprego público temporário que ganhou?

Continue lendo

Mudança no cemitério

A partir desta quarta-feira a administração do Cemitério Municipal de Maringá muda de lugar. Passa a funcionar numa sala da rua Primo Monteschio, defronte o cemitério, onde pelo menos as condições de trabalho são melhores.
O antigo local, naquele prédio cheio de rachaduras, vivia com problemas de infiltração. Foi uma ação do Ministério Público - a promotora da Saúde, Elza Sangale - que fez a administração providenciar a mudança, que demorou pouco mais de um mês.

Continue lendo

Humor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do blog dos Cassetas.

Continue lendo

Coluna do Verde (quarta)

Coluna do Verdelírio Barbosa, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo. Clique aqui.

Continue lendo

Coluna do Francês (quarta)

Coluna Francespress, publicada simultaneamente com o Jornal do Povo. Clique aqui.

Continue lendo

A história do Valdir

O empresário Valdir Rossi conta, com seu jeito que boa parte dos visitantes do blog conhece, o que tem lhe acontecido ultimamente, na vida comercial.
O que o blog pode fazer é permitir que os leitores conheçam um pouco de seu sofrimento. O texto é forte.
Leia aqui.
Quem não conseguir (não é sempre que o Geocities libera a página em PDF) pode baixar o arquivo aqui.
O próprio Valdir esclarece, a propósito, que seus atuais advogados são: dr. Moisés Zanardi - criminalista; dr. Eduardo Henrique Tomaz - civilista; dr. Cassio Beverari - tributarista.
"Então que fique bem esclarecido, o advogado citado no texto anexo não tem nada a ver com os dignos, éticos, leais e competentes advogados acima. inclusive, quero de público agradecer o dr. Moisés Zanardi, que mesmo na penúria que estou passando nos últimos tempos tem me atendido bondosamente, pois jamais teria condições financeiras de pagar seus honorários reais, que um profissional da categoria e competência dele normalmente cobra de seus clientes", explica.

Continue lendo

Do Jornal do Interior

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os usineiros, que são chamados de heróis pelo presidente Lula, tercerizam o transporte dos cortadores de cana na região. Ônibus, como este da foto, que no meu ponto de vista deveria ir para o ferro-velho são reformados para transportar o pessoal.
Na região de Engenheiro Beltrão a gente vê cada coisa na estrada que até assusta.
O comentário - e a foto - são de Paulo Araújo. Aqui.

Continue lendo

Humor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Via Vacavoando

Continue lendo

"Não precisa fazer nada mesmo"

Diarim - Então tu mamava sem dó?
Bezerrim - Dinheiro público, né? Tá fácil de ganhar, o povo paga imposto mesmo. É só chegar lá e falar: "ô vereador, tô na pindaíba. Descola uma boca aí pra mim". Pronto. Ninguém pergunta o que você sabe fazer: não precisa fazer nada mesmo.

É trecho de "entrevista exclusiva" do Diarim com "parente-bezerro de vereador que cansou de mamar na teta do povo". Leia a entrevista completa.

Continue lendo

Data

Hoje faz três meses do último post do Toscorama.

Continue lendo

Eles fazem Direito

Li no Repiquete que os vereadores Valter Viana (PHS) e Chico Caiana (PMDB) estão cursando Direito, cada um numa faculdade privada.
Será que é a maldade lembrar que Caiana foi o inventor das palavras "tiptop" e "notebu" por ocasião do descobrimento do escândalos dos laptops?
Num tribunal de júri, por exemplo, seria difícil argumentar usando essas palavras...

Continue lendo

Jornalismo na internet

Além do Inconstrução, achei mais alguns blogs feitos por alunos de Jornalismo do Cesumar, como o Jornal da Ruc e o Innfoca. Todos são estimulados e provavelmente orientados por professores. Isso mostra que a internet é mesmo um espaço consolidado para notícias, é um novo campo a ser trabalhado pela escola que forma profissionais.
Fiquei sabendo também de um prêmio jornalístico lançado em Maringá, mas com tema restrito (ação social). O regulamento está aqui e um texto avisando da prorrogação do prazo de inscrição, aqui. Ainda bem que prorrogaram o prazo, pois a divulgação do concurso foi fraquinha. O interessante é que, segundo informações dos promotores dadas por telefone a um jornalista, a escolha das modalidades a serem premiadas foi feita com a participação de professores de Jornalismo do Cesumar - e, infelizmente, não incluíram a modalidade internet.
"Acho que falta de sensatez das duas partes, pois não tem como deixar internet em segundo plano hoje, já qiue é o principal instrumento jornalístico. E um professor colaborar com isso é pior ainda, pois mostra a distância que está do mercado de trabalho", comentou o jornalista.

Continue lendo

Para constar

A última viagem internacional do prefeito Silvio Barros II, à Colômbia, foi custeada pela prefeitura. Também a viagem dos secretários Walter Guerlles e Guatassara Boeira foi oficial e, portanto, custeada pelos cofres públicos.

Continue lendo

Nomeações

Novas nomeações na Secretaria de Controle Interno da prefeitura de Maringá: Rafael Salgueiro Floresta, assistente II (CC5); Sabrina Cassimiro da Silva, assistente III (CC6); e Ivo Gomes de Melo, assistente III (CC5).

Continue lendo

Cargo de confiança

A professora Tania Perez da Silva foi candidata a vereadora umas duas vezes e na última eleição acabou desistindo da candidatura do PP. À época, me recordo, foi entrevistada pela CBN e meteu a boca na política de uma forma geral.
Tania agora acaba de ser exonerada da função de assessora de Região do Espaço da Cidadania, cargo de confiança (CC3). Foi promovida. Virou assessora II (CC2) do Gabinete do Prefeito.

Continue lendo

Assistente do Gabinete

O prefeito Silvio Barros II nomeou no último dia 12, como assistente III (CC6) de seu gabinete, Cezar Augusto Pinto Rabello.
Cezar costumava ser visto defronte a Câmara Municipal de Maringá, lavando automóveis, e recentemente fazia bico de flanelinha nas proximidades do Fórum. Um de seus irmãos é desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Continue lendo

Abrigos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Setran instalou abrigos nos pontos de parada dos ônibus metropolitanos que usavam a antiga rodoviária para embarque e desembarque. Estão previstos 20 abrigos; seis deles foram instalados hoje.
Os abrigos foram adquiridos, sem licitação, junto à Terrabras por R$ 51 mil.

Continue lendo

Amazônia

Há uma denúncia, neste site, que todo o brasileiro deveria tomar conhecimento.
Um dos colunistas é daqui.

Continue lendo

Médicos e pacientes serão ouvidos pela polícia

A Polícia Civil de Maringá vai chamar médicos que receitam a seus pacientes uma associação de medicamentos que inclui anfetaminas para ajudar no processo de emagrecimento. Recentemente, como se recorda, uma mulher morreu na cidade por causa de medicação para emagrecer.
O delegado-chefe Antonio Brandão Neto, que preside o inquérito, no entanto, vai chamar primeiramente para depor os pacientes que realizam tratamento tendo como base essas composições medicamentosas. A relação de pacientes será entregue pelo Conselho Federal de Farmácia.

Continue lendo

Cheque voador

Do Relatório Reservado:

O presidente Lula autorizou a ministra Marina Silva a trocar a diretoria do Ibama e ampliar o efetivo de fiscalização. Após a carta branca, falta só o cheque. Não há sinal de onde sairão os recursos para a expansão do número de fiscais.

Continue lendo

Maternidade

O ex-prefeito Said Ferreira vai construir uma nova maternidade em Maringá. Será na rua Néo Alves Martins, onde adquiriu terreno de 570 metros quadrados.
O projeto será feito pelo engenheiro especialista em hospitais, José Carlos Valêncio.

Continue lendo

Mudança no PV

O ex-vereador Euclides Zago Alexandre da Silva renunciou à presidência do Partido Verde em Maringá. Mas permanece filiado.
O advogado Alberto Abrão Vagner da Rocha deverá assumir a vaga.

Continue lendo

Adur em Maringá

O presidente estadual do PMDB, Renato Adur, estará em Maringá na próxima sexta-feira.
Vai discutir a questão da futura executiva municipal do partido.

Continue lendo

Mãozinha municipal

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prédio com salas comerciais, que está sendo finalizado no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, conhecido como "o prédio do promotor" (na verdade, é um empreendimento do filho de um promotor), recebeu toda a ajuda possível da administração municipal. Silvio II chegou a mudar a legislação, para permitir que uma irregularidade no projeto fosse "legalizada". Agora, na fase final, a calçada da praça, parcialmente destruída pela obra, começou a ser refeita nesta tarde - por funcionários do extinto Saop. Um contribuinte normal teria dificuldades de conseguir que a prefeitura fizesse isso sem cobrar do responsável pela obra. Bem, a não ser que seja uma parceria público-privada...

Continue lendo

Pela duplicação Mandaguari-Apucarana

A Câmara Municipal de Mandaguari e a Agência Regional de Desenvolvimento estão iniciando um movimento para reivindicar a duplicação da rodovia BR-376, no trecho entre Mandaguari e Apucarana.
De acordo com o presidente do Legislativo mandaguariense, Romoaldo Pereira Velasco (PFL), a intenção é mobilizar vereadores de Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Apucarana para reivindicar a obra junto ao Governo do Estado à Concessionária Viapar, responsável por esse trecho da rodovia. Velasco argumenta que o trecho em questão é extremamente perigoso e vem registrando um grande número de acidentes com vítimas fatais. A Câmara de Mandaguari está fazendo um levantamento sobre o número de acidentes ocorridos nos últimos meses na rodovia e a quantidade de vítimas.
(Enviado por André De Canini)

Continue lendo

Só um voto em branco

Do sindicato:

A chapa Jornalismo e Cidadania foi eleita para dirigir o Sindicato dos Jornalistas de Londrina e Região de 2007 a 2010. Dos 207 eleitores, 206 votaram na chapa, encabeçada por Ayoub Hanna Ayoub. Houve um voto em branco. Em Maringá, todos os 60 votantes optaram pela chapa. A eleição foi realizada nos dias 21 e 22 deste mês. A diretoria do sindicato está organizando uma festa de posse, que será realizada em Londrina e Maringá.
A nova diretoria é formada por jornalistas de redação, professores, assessores de imprensa e aposentados de Londrina, Maringá e Apucarana, alguns deles fundadores do sindicato em Londrina.

Continue lendo

Caneteando

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Funciona assim: um ¨amarelinho¨do Setran fica amoitado atrás da árvore e de posse de um radar portátil; o veículo que exceder a velocidade permitida é abordado uns 200 metros depois por uma blitz. Seria parte das ações do município para reduzir o número de acidentes de trânsito? Quanto será que é a receita mensal das multas feitas pelo município?

(Texto e fotos: Mosca Branca)

Continue lendo

Guarda "onde se lê" Municipal

Paulo Mantovani, gerente de Defesa Social do município, deverá ir amanhã ao Contraedição. Hoje ele deu uma entrevista e informou, a respeito da Guarda Municipal, que: ela não será mais armada; que não haverá contratação de pessoas; que ela será patrimonial.
A minuta do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal de Maringá na verdade apenas altera a denominação da Gerência de Defesa Social que está no organograma da prefeitura. Mais ou menos assim: "... onde se lê Gerência de Defesa Social, leia-se Guarda Municipal". Para completar, o uniforme será trocado e algumas motocicletas, compradas.
Vereadores e áulicos que defendiam uma Guarda Municipal diferente, atuante, como se fosse polícia, deverão ficar muito chateados. Em tempo: eu sou contra a implantação de uma Guarda Municipal armada, nos tipos que foi prometida na campanha eleitoral pelo prefeito Silvio II.

Continue lendo

Cadeia!



Quando Luiz Carlos Alborghetti começou a se destacar na TV Tropical, de Londrina, fiz quase uma página sobre sua vida em O Diário. Na entrevista ele disse, por exemplo, que tinha muito respeito por Frank Silva porque matou sua fome por diversas vezes na casa da família do Frank, se não me engano, em Mandaguari. Alborghetti criou um estilo que influenciou muita gente (veja Geraldo Irineu, por aqui, é um dos resistentes), e criou gente que se destacou, como Ratinho. Aliás, ele fala sobre o assunto em entrevista ao programa Pânico, mostrado no final de semana. Se você estava com saudades de ver o Cadeia (cuja melhor imitação, engraçadíssima, era feita por Diógenes Gomes - putz, qual era o nome do personagem?), assista ao vídeo.

Continue lendo

Inconstrução

Estudantes de jornalismo do Cesumar montaram um blog laboratório, que tem postagens desde o último dia 18.
Aqui.

Continue lendo

Zaniratti nomeado

O governador Requião nomeou no último dia 21, através do decreto 7434, o novo diretor-geral (DAS-1) da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, José Augusto Zaniratti, ex-secretário de Planejamento de Maringá e blogueiro.
O mesmo decreto nomeia Heitor Angelo Scremin França como assessor técnico (DAS-2).

Continue lendo

Tais brincando?! (terça)

Por TATTA CABRAL

- Mãe, amanhã é a festa de aniversário do meu noivo. A senhora aconselha-me uma surpresa?
- Experimenta dizer-lhe a tua verdadeira idade....
...
- Então onde está o menino para eu batizar?
- Vês, mulher, eu bem te dizia que faltava alguma coisa!
...
Acabado o banquete, a noiva Maria segreda ao noivo Manoel:
- Vem comigo ao quarto. Já não posso mais.
Chegados lá, ele abraça-a e diz:
- Há tanto tempo que esperava por este momento!
- Também compraste sapatos novos e estás doido por tirá-los?
...
Professor: - Pode dizer-me o nome de cinco coisas que contenham leite?
Aluno: - Sim, senhor professor: um queijo e quatro vacas...
...
Em pleno vôo da Air Portugal, o comandante diz aos seus passageiros:
- Senhores passageiros, é meu dever informar que o avião está com peso a mais e os passageiros têm que começar a saltar. E para não sermos injustos vai ser por ordem alfabética. Angolanos; Black; Crioulos...
Entretanto um rapazinho diz ao pai:
- Pai, nós não devíamos ter saído já?
- Cala-te filho, nós neste momento somos Zulus..
...
Um homem tinha o cabelo tão oleoso, mas tão oleoso que quando ia ao cabeleireiro ele perguntava-lhe sempre:
- É para cortar ou para trocar o óleo?
...
Filosofia Popular:
- O mundo é redondo e chamam-lhe planeta. Se fosse plano, o que lhe chamavam? Redondeta?!
...
- É verdade que ele nunca me bateu - admitia a mulher no processo de divórcio contra o marido - Mas batia os punhos na porta e dizia: “Quem me dera que fosse você!”
...
Um turista perguntou ao guia do safari como é que podia evitar ser atacado por animais selvagens à noite:
- Basta o senhor levar uma lanterna acesa na mão - sugeriu o guia.
- Mas isto dá resultado? - quis saber o turista.
- Olha - respondeu o guia -, vai depender da velocidade com que você a levar...
...
Numa loja a vendedora argumentava:
- Esse chapéu lhe fica muito bem. Faz a senhora parecer 10 anos mais nova.
- Então não quero! - respondeu a cliente - Não posso me dar ao luxo de envelhecer 10 nos cada vez que o tirar...
...
Um tremendo puxa-saco diz ao patrão:
- O senhor sabia que admiro só duas pessoas no mundo?
- Claro, com certeza sua mulher e seu filho...
- Errou! A primeira é o senhor!
- Obrigado! E quem é a segunda?
- Quem o senhor indicar...
...
O dono de um famoso jornal mandou uma carta a um dos redatores despedindo-o por grave negligência no cumprimento das suas obrigações. Alguns anos mais tarde, o jornalista encontrou o antigo patrão. Este o reconheceu e perguntou?
- Deixe-me ver, não me zanguei com você certa vez e não o despedi?
- É verdade, me escreveu uma carta e me despediu. Eu a guardei. Ninguém conseguia entender a sua letra e eu disse a todo mundo que era uma carta de recomendação. Obtive assim ótimos empregos e hoje estou como quero...
...
O marido chega à conclusão que já é hora mudar seu comportamento no casamento. Decide ser mais durão. À tarde, ao chegar em casa, mete bronca de macho e vai dando as ordens para a mulher:
- Faça para mim uma refeição digna dos deuses para o jantar, agora! Não esqueça da sobremesa, tem que ser sublime! Depois de meu jantar, você vai me fazer uma massagem e preparar a banheira para que eu consiga relaxar. Sabe de mais uma coisa? Adivinhe quem vai me vestir e me pentear, depois do banho?
Sem se alterar e nem tirar os olhos da novela, a esposa responde:
- O homem da funerária...
...
Um adolescente tira carteira de motorista e vai acertar com o pai, um rabino, como poderia usar o carro da família. O pai estipula as condições:
- Antes de qualquer trato, você tem que trazer boas notas, estudar o Antigo Testamento e cortar o cabelo.
Um mês depois, o jovem volta a conversar com o pai, que lhe diz:
- Estou orgulhoso de suas notas e de seus novos conhecimentos da Bíblia, mas falta cortar o cabelo...
O rapaz argumentou:
- Pai, Sansão tinha cabelos compridos. Abraão tinha cabelos compridos. Até Moisés tinha cabelos compridos!
E o rabino:
- Certíssimo! E todos eles andavam a pé...
...
O farmacêutico entra na sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, encostado em uma das paredes. Ele pergunta para o auxiliar:
- Que significa isto? Quem é esse cara encostado naquela parede?
- Ah! É um cliente que queria comprar medicamento para tosse. Ele achou caro, então eu vendi um laxante.
- Você ficou maluco? Desde quando laxante é bom para tosse?
- É excelente. Olha só o medo que ele tem de tossir...

Continue lendo

Comitiva incompleta

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ao falar sobre a viagem do prefeito Silvio Barros II à Colômbia, na semana passada, a Prefeitura Municipal de Maringá divulgou uma fotografia na qual aparecem 11 pessoas. O release sobre a viagem, no entanto, cita apenas seis integrantes da comitiva.
Um dos nomes omitidos é o de Paulo Bongiovani, que aparece, de óculos escuros, ao lado de Roberto Jacomelli, da TCCC. Ele é um dos maiorais da Áurea, holding de várias empresas do setor de transporte, e representante de Paulo Constantino. Na internet, ele é citado também como genro de Nenê Constantino, da Gol, como diretor-geral da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e presidente do Metrolon.

Continue lendo

Doce

Sei que o líder do prefeito, Mário Hossokawa (PMDB), sempre teve suas restrições ao chamado projeto que tramita em regime especial. Fui ver no site da câmara e descobri que numa só sessão, do dia 15 último, foram votados 10 proejtos em regime de urgência especial.
Assim como ele era contra o vereador ser líder do prefeito e ao mesmo tempo ser presidente da CCJ e hoje ele próprio é líder do prefeito da Comissão de Constituição e Justiça, passo a acreditar que o poder é realmente doce e modifica até os conceitos do político.

Continue lendo

Separados na maternidade

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Outra sugestão de leitor: o maringaense Gilcler Regina, do Ceag, e o gaúcho Tarso Genro.

Continue lendo

Rambo 4

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Sylvester Stallone ao lado do dublê nas filmagens de Rambo 4, na Tailândia. O velhinho tá que tá.

Continue lendo

Debandada

O PMDB tinha cinco vereadores na Câmara Municipal de Curitiba nesta legislatura quatro eleitos e um que veio do PTB. Tinha. Saíram todos. Motivo: a briga entre Beto Richa e Requião. Aqui (para assinantes).

Continue lendo

Até certo ponto

De Josias de Souza sobre o novo ministro dos Transportes:

(Alfredo) Nascimento é um ministro confiável. Mas só até certo ponto. O ponto de interrogação. Pairam sobre a biografia do senador uma penca de dúvidas. Lula misturou-as no mingau de votos que o PR tem no Congresso – algo como 35 — e engoliu as suspeitas.

Continue lendo

26.3.07

Coluna do Verde (terça)

“Cristo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça,; pelas suas feridas fostes sarados” (1 Pd 2-24)

Sessão
A Câmara Municipal de Maringá, realiza Sessão Ordinária, hoje, às 16 horas, sob a presidência de John Alves Correa, do PMDB, quando diversas matérias de interesse do município e dos munícipes, estarão sendo apreciadas pelos edís.

Outra guerra
Com o ministério do presidente Lula já definido, agora PMDB e PT partirão para uma outra guerra, na tentativa de garantir o maior números e os melhores cargos no chamado segundo escalão. Eles estão de olho nos cargos existentes no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Casa da Moeda.

Exportação
Nos dias 2, 3 e 4 de abril no horário das 19 às 23 horas, na Acim – Associação Comercial e Empresarial de Maringá-, a instrutora Ligia Pereira estará ministrando o Curso Preparando a Empresa para Exportar. Informações pelo fone: 3025-9616. As vagas são limitadas.

Sem ética
A ética no trabalho entre os jovens profissionais piorou nos dias atuais. Pelo menos é essa a opinião de grande parte dos executivos de 71 países, incluindo o Brasil, consultados por uma pesquisa realizada pela Korn/Ferry International’s

Bingo da Páscoa
O Lar dos Velhinhos realiza amanhã, com o Bingo da Páscoa, a partir de 14 horas em seu Salão Social, a primeira promoção do ano. Será servido delicioso lanche e as prendas são excelentes.

Segunda edição
A Editora Saraiva já prepara a segunda edição do livro “Gestão sem Medo”, lançado há dois meses por Alfredo Assumpção, que é sócio-fundador da Fesa Global Recruiters. O autor vai iniciar um ciclo de palestras sobre a obra em instituições e empresas em todo o Brasil.

Reunião
A Câmara Municipal de Sarandi realizou Reunião Ordinária, ontem, a partir de 17h30, oportunidade em que os vereadores daquela cidade discutiram diversos assuntos que interessam à comunidade, abordando os mais diferentes assuntos.

Calote
Uma pesquisa realizada em São Paulo, pela Telecheque, mostrou que 52% das pessoas inadimplentes no comércio paulista são do sexo feminino. A pesquisa mostrou também, que elas estão na faixa entre 21 a 30 anos de idade.

Adoentado
Muito conhecido em Maringá, já que é um dos pioneiros da cidade, Aldo Porcu, de tradicional família maringaense, não anda muito bem de saúde. Mas, ainda assim e teimoso como é, sempre que apresenta melhora, faz questão de dar uma passada pelo Boca Maldita.

Escolinha
Como acontece todas as terças-feiras, hoje, a partir de 8h30, o governador do Paraná, Roberto Requião, do PMDB, estará reunindo o secretariado estadual, na tradicional Escolinha do Governador, quando diversos assuntos serão discutidos.

Roceiro
Como está difícil contratar bons administradores rurais, e quando acha um bom o vizinho toma, Jorge Tranjan, resolveu ir morar em sua fazenda na região de Paranavaí, e ele mesmo assumir a condição de administrador. Jorge Tranjan, que foi diretor do Country Club, foi secretário municipal, presidente do Saop e Urbanar e assessor do prefeito Silvio Magalhães Barros II. Ele foi também diretor da Codapar.

Reurbanização
Depois de capitar R$ 522 milhões com a abertura de capital, no mês de janeiro, a construtora Camargo Corrêa, pretende lançar 15 empreendimentos, ainda neste ano, em São Paulo e Rio de Janeiro. Na mira, está o bairro paulistano Jardim Sul, onde a construtora já investiu R$ 3 milhões em sua reurbanização.

Curitiba
José Adriano da Silva Dias, secretário executivo da Alcopar, não para. Na semana passada ele esteve em Brasília, e ontem estava em Curitiba, sempre tratando de assuntos da importante entidade que é presidida por Anísio Tormena.

Transmissão
Hoje, em Brasília, acontece às 15 horas, a solenidade de transmissão do cargo de Ministro da Agricultura. Luiz Carlos Guedes Pinto, que vinha respondendo interinamente pelo cargo, fará a transmissão ao deputado federal Reinhold Stephanes, do PMDB.

Gente nossa
O maringaense Laurentino Gomes, que é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, hoje é um nome que se destaca ocupando um dos dois principais cargos editoriais do Grupo Editora Abril, ao lado do diretor Rubens Civita. Laurentino está à frente de 10 revistas, comandando as redações e orientando os resultados financeiros das publicações.

Publicidade
O mercado publicitário movimentou R$ 23.974 milhões em 2006, aplicados principalmente, em TV com 59,4%; jornais com 14,7% e revistas com 10,5%. Os três segmentos ficaram com 84,6% da verba investida pelos anunciantes, segundo estudo anual de Projeto Inter-Meios, indicando aumento de 9.3% na comparação com o ano anterior.

ntegração
José Carlos Fratti, que é o presidente da Inoreg, informa que desde ontem, até o dia 5 de abril, todos os 21 mil cartórios brasileiros são pontes de arrecadação de latas de leite em pós que serão doados a instituições de apoio aos portadores de câncer de todos os estados brasileiros.

Bumbum
A Bumbum Ipanema, varejista de biquinis, vai inaugurar neste semestre uma filial em Salvador. A marca, que já tem oito lojas no Rio de Janeiro, abriu sua primeira filial em São Paulo, e já estuda propostas para outras capitais.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Edith Dias de Carvalho, Alécio Pagliotto, Luiza Maria de Campos Sona, Neide Castanho Teruel, Paulo Cezar Cardoso, Camila Pavan, Eduardo Araujo Claudino, Enio José Verri, Luciana Moraes, Maria Virginia Silvestrelli, Nelza Shizuko Toyofuku, Rodrigo Carvalho.

Continue lendo

Enquanto isso...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Irônico e trágico: agora estão veiculando propaganda na TV instruindo o maringaense a beber agua, comer frutas, praticar esportes etc, enquanto tem cidadão morrendo de dengue!!

(Texto e captura: Mosca Branca)

Continue lendo

Cena de creche

Num Centro Municipal de Educação Infantil de Maringá uma criança feriu-se quando coleguinhas errubaram um pneu sobre ela. A pancada do pneu (parece que de caminhão) fez com que ela quebrasse a perna.
A diretora do CMEI, no entanto, ao invés de providenciar socorro pegou a garota e foi levá-la ao pai. Que, por sinal, tem ouvido sugestões para responsabilizar o município.

Continue lendo

Separados na maternidade




Por causa do comentário de um leitor resolvi fazer a brincadeira: nas fotos acima, um dos dois é o secretário Guatassara Boeira; o outro, é o cantor Falcão. Difícil é saber quem é quem.
Buscando uma imagem do cantor acabei descobrindo no site oficial que ele terá a oportunidade de tirar uma foto ao vivo, ao lado de seu sósia maringaense (tão alto como ele), no dia 28 de abril próximo, quando Falcão vem a Maringá fazer um show.

Continue lendo

Lavou, tá novo?

Na semana passada o Brasil acompanhou a subida e queda de um pretenso ministro. Esse fato reabriu duas antigas dúvidas: sobre a origem das fortunas brasileiras e sobre a possibilidade de impedir que envolvidos em denúncias ou investigados sejam candidatos a cargos eletivos, mesmo antes que suas ações tenham transitado em julgado.
Artigo da economista Adriana Vandoni.

Continue lendo

Ex-servidores já cumprem pena

Os ex-servidores públicos municipais de Maringá Jorge Aparecido Sossai e Rosimeri Castelhano Barbosa foram presos e já estão cumprindo a condenaçao da Justiça Federal na colônia penal agrícola. As prisões aconteceram quinta e sexta-feira, mas só se tornaram públicas nesta segunda-feira. No início do ano eles chegaram a ser presos, mas foram soltos em seguida porque não havia vaga para cumprimento das penas em regime semi-aberto.
Jorge Sossai, que foi preso na quinta-feira em Mandaguari numa empresa de revenda de gás, foi condenado a 6 anos, 9 meses e 15 dias de prisão e uma multa de R$ 9.883,27, por peculato e formação de quadrilha. Rosimeri foi presa na sexta-feira em Maringá e, levada à delegacia, chorou muito. Ela recebeu a mesma condenação e ao recolhimento de R$ 4.941,64. Junto com o ex-secretário de Fazenda, Luiz Antonio Paolicchi, e o advogado Waldemir Ronaldo Corrêa, os dois foram responsáveis pelo desvio de R$ 2,6 milhões da prefeitura de Maringá entre dezembro de 1998 e março de 1999.

Continue lendo

O número de partidos

Existem 28 partidos políticos registrados no país, segundo o site do TSE.
O mais novo é o Partido da República (PR), resultado da fusão entre PL e Prona.

Continue lendo

Sindhotel discute Lei Seca

Será na próxima quarta-feira às 15h30, no salão do Príncipe Hotel (rua Piratininga 610), que o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maringá vai discutir extraordinariamente o projeto da Lei Seca, de autoria da vereadora Marly Martin Silva (PFL). O sindicato, presidido por Mário Roberto Andregueti, é tido como o principal entrave para a aprovação da lei.
Estão convocados todos os proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, buffets, boates, danceterias e similares.

Continue lendo

Ofício respondido

O requerimento do vereador Mário Verri (PT) sobre a cor da pintura dos prédios públicos foi respondido pelo prefeito Silvio II, que alega que não descumpriu a lei porque a bandeira traz verde e a lei fala em simultaneamente. A resposta está protocolizada na câmara. Como um vereador da Turma do Amém já tratou de fazer o acréscimo do verde, legalmente, acredita-se, a situação está resolvida. A prefeitura diz que não procede a acusação de que silencia-se diante de requerimentos e indicações, e que tem respondido a todos eles.
Segundo levantamento, há apenas 6 requerimentos a serem respondidos e nenhum com prazo vencido (15 dias estabelecidos em lei).
Só falta agora Executivo e Legislativo avisarem todas as escolas do mundo que por causa do ramo do brasão (brasão, não bandeira!!!) o verde foi incorporado às cores do pavilhão, contrariando todo o ensinamento que os maringaenses receberam na escola.

Continue lendo

Jornalismo

A repórter Paula Raccanello (ex-TV Maringá) e o cinegrafista Valdir Carniel (ex-TV Cultura) voltam à ativa em Maringá. Com a participação de uma jornalista vinda de Curitiba, eles farão a cobertura jornalística regional para a divulgação nos noticiosos nacionais do SBT.

Continue lendo

Lembrança



A foto mostra os maringaenses que foram à Colômbia.

Continue lendo

Logos

Termina no primeiro dia de maio o prazo para inscrição de trabalhos para a nova logomarca da Expoingá. Detalhes aqui.
Lembrei que Maringá vai fazer 60 anos e a logomarca - que poderia também ser escolhida num concurso que mobilizasse a cidade - está prestes a ser conhecida.

Continue lendo

Dissidência

Depois do Grupo dos 13, agora é o Grupo dos 12 fazer furor.
É o que corre na Sauna Samuara, onde o presidente pediu para deixar o cargo. O vice não quis assumir. A culpa seria de um tal Grupo dos 12.
A sauna, fundada por Antonio Messias Pimenta, nunca passou momentos de dissensão como agora.

Continue lendo

O deputado e o prefeito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Tinha ouvido falar da visita do prefeito Cileninho, de Mandaguari, ao deputado federal Clodovil, que já morou na cidade, mas só agora vi a foto, no Repiquete.

Continue lendo

Uma pessoa quis "inquinar" o processo

Do Diário de Notícias, de Portugal:

Vila de Rei ainda lambe a ferida do repovoamento com brasileiros, mas Irene Barata, a primeira autarca a concretizar medidas de incentivo, crê que o caminho é esse. "Houve uma pessoa que quis inquinar o processo", diz, "mas o balanço é positivo": dos sete brasileiros que vieram "legais, como deve ser", ficaram quatro e um dos casais já teve um bebé".
(A pessoa que quis "inquinar" o processo seria a jornalista Cecília Fraga).
Texto integral.

Continue lendo

Bazar beneficente

O Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva, presidido pelo prefeito Silvio II até o final de 2004 (deixou o cargo para assumir a prefeitura de Maringá), está realizando bazar beneficente para venda de produtos apreendidos pela Receita Federal, há uma semana, em sua sede na praça Todos os Santos, onde funciona também a empresa da família, que comercializa dolomita.
O IBSP, apesar de não prestar assistência social como outras entidades beneficiadas pela Receita Federal com mercadorias apreeendidas, preenche os requisitos determinados pelo órgão por ser uma Oscip que faz promoção da saúde. A entidade tem título de utilidade pública municipal, concedido pela câmara no final do ano passado, em regime de urgência, por solicitação da vereadora Márcia Socreppa (PSDB).

Continue lendo

Ministro na mira

Há denúncias contra o provável novo ministro dos Transportes, divulgados pela revista IstoÉ, mas parece não existir intenção do presidente Lula de mudar a indicação.

Continue lendo

Avenida Central

O trecho da rodovia BR-376 que passa no perímetro urbano de Maringá chama-se avenida Colombo.
Em Sarandi, leio agora, chama-se avenida Central, de acordo com lei assinada este mês pelo prefeito Aparecido Spada.

Continue lendo

Números da dengue

Mais de 140 caminhões de lixo foram retirados de seis bairros visitados - este foi o resultado do arrastão contra a dengue, sábado passado, em Maringá.
Os últimos números, segundo o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, apontam 398 casos positivos e 1.818 notificações. Hoje à tarde haverá uma nova parcial dos diagnósticos.

Continue lendo

Lá e cá

No mesmo domingo em que O Diário publicava como manchete "Obras colocam aeroporto no rumo de vôos internacionais" - e só, pra lembrar, até hoje a imprensa local não noticiou a substituição de toda a diretoria da SBGM -, destacando a futura internacionalização do local e o custo de R$ 40 mil para a compra de um aparelho de raios-x, a Folha de Londrina publicava: "Terminal de Cargas terá R$ 1 mi da Infraero".
Trechos: "A Infraero vai investir este ano cerca de R$ 1 milhão no Aeroporto de Londrina, para possibilitar a entrada em operação do Terminal de Cargas Alfandegárias (Teca), também conhecido como Porto Seco. O terminal entra em funcionamento ainda neste primeiro semestre (...) Somente na reforma do prédio e no mobiliário, onde funcionava a Vaspex, estão sendo investidos R$ 330 mil, sendo 10% de contrapartida da prefeitura, para uma área de armazenagem superior a 2 mil metros quadrados, inclusive com câmara frigorífica. Outros R$ 657 mil serão investidos pela Infraero em adequações aéreas para operação de cargas; em equipamentos de balanças e empilhadeiras; no aumento da área pavimentada do aeroporto e na ampliação do sistema monitorado de vigilância. O Teca é resultante de uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo federal, por meio da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e deve funcionar como um terminal aduaneiro de estocagem e liberação de cargas de todos os tipos, inclusive mercadorias vivas, produtos químicos e congelados. O serviço pode ser utilizado tanto para cargas provenientes tanto de transporte aéreo quanto rodoviário. (...) ‘’O terminal vai tornar toda a região de Londrina mais atraente, permitindo uma maior facilidade e agilidade na importação e exportação de mercadorias’’, avaliou.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima