9.8.08

Cachorrada


Parte da matilha que vive no Centro, em Maringá, vista esta semana pelo Marrom, fotografada por Julio Cesar Tocacelli Colella.

Continue lendo

Medicina


Dr. Batista (PMN) em foto do começo dos anos 80, quando começou a clinicar em Maringá e em Jandaia do Sul. Ainda tinha cabelo. Depois ganhou o que costuma chamar de testosterona.

Continue lendo

Ouvindo os candidatos

De Verdelírio Barbosa:

Encontro na Acim
A diretoria da Acim – Associação Comercial e Empresarial de Maringá-, a exemplo do que ocorreu em outras eleições, também neste ano vai ouvir todos os candidatos a prefeito. O primeiro a se reunir com os diretores da entidade é o prefeito Silvio Magalhães Barros II, e o encontro acontecerá amanhã.
Coluna completa.

Continue lendo

Em quatro tempos


Teodoro, 65 anos, fazia dupla com Zé Tapera e nos anos 80 montou a dupla com Sampaio. O atual Sampaio é Adilson Rossi, excelente compositor, autor por exemplo da música-tema do Pé Vermelho, da campanha de Balbinotti.

Continue lendo

Cabo eleitoral

O ex-vereador Euclides Zago da Silva, aos 78 anos, continua "politicando".
Tem se dedicado a maior parte de seu tempo para fazer campanha para Brizola, candidato a vereador na coligação PT-PV.

Continue lendo

Homônimo


Lembrei de um ex-vereador e radialista que não gostava do apelido...

Continue lendo

A gaga de Ilhéus

Tinha ouvido Solange, a gaga de Ilhéus (BA), mas ainda não conhecia os vídeos. Aqui e aqui.

Continue lendo

Brega forever


E Antonio Henrique, o gatão das gatinhas, agora em versão YouTube? Detalhes (e músicas) do cantor que, diz a biografia, morava em algum lugar entre Maringá e Sarandi - ou seja, em Sarandi.

PS - O disco era do selo Itaipu, de Marcílio Castioni.

Continue lendo

Dormindo com o inimigo

É proibida propaganda eleitoral em repartições públicas, mas chegou ao conhecimento do prefeito Silvio II ontem que da sede da Guarda Municipal estão sendo distribuídos santinhos do vereador João Alves correa (PMDB), presidente do Legislativo.
Mas não é esse o problema, claro, já que são todos aliados. O problema é que os santinhois trazem no verso a propaganda de um adversário: João Ivo Caleffi, candidato a prefeito do PMDB.

Continue lendo

Administração-condomínio

De Valcir Martins, em artigo publicado ontem em O Diário:

Lendo os artigos dos candidatos, publicados da edição de 3/8 de O Diário, ficamos com a sensação que as propostas para a transparência na gestão dos recursos públicos, em Maringá, ainda são vagas, e permito-nos sugerir que a administração de município seja, guardadas as devidas proporções, como num condomínio residencial.
Leia mais.

Continue lendo

Perderam o respeito

Denúncia que chega ao blog: um candidato a vereador que tem nome de explosivo está promovendo neste momento um grande churrasco no Clube do Vovô, na Vila Operária. Pelo jeito, o pessoal não tem medo de nada, ainda mais agora que liberaram os fichas-sujas na campanha.

Continue lendo

Memória sertaneja


A foto é do primeiro disco de Milionário e José Rico (embora esteja num LP de "grandes sucessos", era uma jogada da gravadora). Zé Rico sempre usou óculos escuros e percebe-se o motivo: ele tem ptose palpebral, já abordada aqui em outra postagem, que mereceu comentários interessantes.

Continue lendo

Distância

É, parece mesmo que Silvio II não participará mais de debates nesta eleição, depois da performance do programa da TV Maringá (Band). Alguns assessores acham que ele não deveria nem ter ido ao primeiro.
Em 2004, só para lembrar, João Ivo Caleffi (então no PT) e dr. Batista (então no PTB) não compareceram ao primeiro debate da Band.

Continue lendo

Aproveitando a deixa

Ontem à noite, no Teatro Calil Haddad, aconteceu cerimônia relacionada aos cursos de odontologia e medicina da UEM. Um dos presentes foi o ex-prefeito Said Ferreira, talvez o maior responsável pela implantação dos dois cursos.
Seu discurso, porém, deixou parte da audiência meio assim. É que ele disse que está aposentado da política (desfiliou-se do PV há algum tempo) mas que tem candidato a prefeito - e citou o nome de Wilson Quinteiro, do PSB.

Continue lendo

Os ateus são mais inteligentes?

Cientista diz que quem questiona a existência de Deus tende a ser mais inteligente que a maioria. Aqui.

Continue lendo

Admirador

O imortal Reginaldo Dias, da executiva municipal do PT, arranjou um admirador esta semana. Ninguém menos que Rogério Mello, candidato a prefeito pelo PT do B. Dias foi chefe de Gabinete de José Cláudio.

Continue lendo

Memória sertaneja


Pinheirinho e Paraná formaram dujpla sertaneja genuinamente maringaense. Pinheirinho era fiscal da prefeitura (quando criança, sempre via ele com a pastinha, quando o Ceasa era onde é hoje a Vila Olímpica). Paraná é falecido e Pinheirinho está com problemas de saúde.

Continue lendo

A indignação de dom Jaime

Atualizado - Ontem à noite,na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dom Jaime Luiz Coelho celebrou a posse do padre Jair Favaretto (dom Anuar está viajando e ele foi representá-lo). Do alto dos seus 92 anos e de toda uma história de construção de Maringá, nosso primeiro arcebispo deu a maior bronca no poder público municipal - leia-se, Silvio II.
Sem citar nome, ele disse: “Enquanto o prefeito fica fazendo Vila Olímpica, muitas instituições que ajudam os mais necessitados, como o Lar Escola, têm que ficar fazendo almoços e jantares para arrecadar fundos. Inclusive esta semana as Iimãs me pediram para ajudá-las financeiramente nas obras de caridade do Albergue [Casa de Ajuda Papa João XXII]. Cadê estes politicos que não fazem nada pela população necessitada? Cadê estes politicos que só sabem fazer obras para se aparecerem?”.
Na missa estavam presentes o dr. Batista (médico de dom Jaime e do padre) e João Ivo Caleffi (que foi da mesma turma de seminário do padre Jair).

Continue lendo

Velório

Muita gente foi ao velório de Antonio Fermenton; a galeria da câmara municipal ficou lotada de gente, e o plenário, de flores. Antes da saída do corpo, houve uma cerimônia emocionante, com a participação de sua ex-mulher, a advogada Cleide Fermenton, e os filhos.

Continue lendo

Maringá


"Maringá" é criação de Maurício Orasmo na voz de Vidal Balielo. Peguei a música e fiz um vídeo quase tosco com fotos da cidade.

Continue lendo

Livro

De acordo com o ranking divulgado na revista Veja desta semana, 1808, o livro do maringaense Laurentino Gomes, está há 45 semanas entre os mais vendidos. Ele já liderou o ranking, e hoje ocupa a terceira posição entre os livros de não-ficção mais vendidos nas livrarias do país.
Uma professora maringaense que esteve em Lisboa, em junho último, testemunhou que 1808 é uma das obras mais comentadas de Portugal, com lugar de destaque nas livrarias.

Continue lendo

Trio de dois


Essa capa de disco sertanejo é engraçada. É do Trio Record, mas é apenas uma dupla que aparece. O terceiro está na contracapa, e ainda em foto menor e em preto e branco.

Continue lendo

8.8.08

Vinheta de 75


Atualizado - Uma preciosidade da radiofonia maringaense. Trata-se da vinheta de encerramento da rádio Jornal (hoje Nova Ingá), na qual tive programa político, em 96. A vinheta é de 75, foi gravada no estúdio de Maurício Cadamuro e a música de fundo é cantada por Hebe Camargo. As vozes são de Vidal Balielo e Nilton Lima. O texto, de Gabriela Mistral.
Download aqui.

[Obrigado ao Vidalzinho]

Continue lendo

Memória sertaneja


Barnabé é outro que acompanhou minha infância, nos alto-falantes de Paranacity, Rondon e Cruzeiro do Oeste. Este disco era obrigatório ter em casa.

Continue lendo

O tempo passa


Quem se lembra de Geraldo Meirelles, que apresentava aos domingo o programa Canta Viola na televisão? O Marechal da Música Sertaneja foi o pioneiro em programa sertanejo na TV Cultura de São Paulo. Ele, que vive em Casa Branca (SP), fez 82 anos em março último.

Continue lendo

Quase não indo

O prefeito de Maringá, Silvio II (PP), dificilmente participará do segundo debate da TV Maringá (Band), marcado para o próximo dia 28. Sua coligação foi a única a não enviar representante à reunião que aconteceu agora à noite na emissora para discutir detalhes do debate. Uma nova reunião foi marcada para segunda-feira, desta vez oficiando-se à coligação de Silvio II.
Já publiquei aqui: se depender da maioria dos assessores de campanha, ele fica de fora de todos os debates da campanha deste ano. Pelo jeito, a catracada de Quinteiro no primeiro debate doeu.

Continue lendo

Memória sertaneja


Zé Fortuna e Pitangueira fazem parte de minha infância. Levado pelo meu pai, assisti a um drama deles (seria "Selo de sangue"?, não me lembro) no Circo Universal, em Rondon (ou seria Paranacity?); me lembro do pessoal vendendo uma espécie de revistinha deles no intervalo, onde Pitangueira respondia à pergunta "Prato favorito" com um "Cheio". Zé Fortuna era compositor de primeira, um dos principais do país. Eles são de Itápolis (SP), terra de seu Júlio, que era dono do Hotel Paulistano e pai do advogado Osmar Margarido, ex-procurador jurídico do município.

Continue lendo

Esse tem história


Lenço Verde, fotografado por Fábio Dias. Lenço Verde era gerente do Hotel Paulistano, onde se hospedavam os grandes nomes da música sertaneja que vinham fazer shows em circos da região.

Continue lendo

Sepultamento será às 11h

O corpo do empresário Antonio Fermenton acabou de chegar a Maringá. O velório terá início por volta das 21h, na câmara municipal.
A família marcou o sepultamento para amanhã, sábado, às 11h, no cemitério municipal.

Continue lendo

TCE diz que lixo tem que ser licitado

O Tribunal de Contas do Paraná, respondendo a consulta feita pelo prefeito Silvio II (PP), que questionou sobre a hipótese de contratação, sem licitação, de empresa para realizar o tratamento de resíduos sólidos urbanos, por ser detentor de tecnologia patenteada, informou que deve sim existir licitação mediante a modalidade de concorrência pública. No entanto,"outras formas de contratações, previstas na legislação que rege a matéria, poderão, conforme o caso concreto se apresentar, serem adotadas, dentre elas a contratação por emergência e a inexigibilidade de licitação, desde que objetivamente satisfeitos os princípios norteadores da atividade ambiental sob comento e os requisitos legais", ressalvou o acórdão do plenário pleno, no dia 10 de julho. Ou seja, uma típica resposta-sabonete.
A legislação federal não permite termos precários na questão do lixo - ou seja, parcerias e convênios temporários -, o que motivou o ajuizamento de uma ação civil pública contra a administração, em junho último. A prefeitura privilegiou o Biopuster e já admitiu que, como a tecnologia é inédita, não tem como licitar. A tecnologia, apresentada pela prefeitura como sendo da Alemanha, é da Áustria e tem representação em Maringá, cidade que está sendo utilizada como vitrina para a venda para municípios brasileiros. O Biopuster ocupa a área pública do lixão, condenado ao fechamento, segundo decisão irrecorrível.

Continue lendo

Memória sertaneja



Tirei umas fotos para uma matéria que o Donizete Oliveira publica domingo no Jornal do Povo e aproveitei para fotografar umas capas de discos do entrevistado, o cantor sertanejo Lenço Verde (que, pra meu orgulho, tinha um exemplar da Página 9 com Tião Carreiro). Aqui dá pra ver que o Trio Parada Dura começou como Parada Dupla.

Continue lendo

Telma Maranho contesta

Inconformada com a inclusão de seu nome na lista dos que tiveram as contas rejeitadas, a ex-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social e Cidadania de Maringá, Telma Maranho Gomes, ingressou com pedido de rescisão no final de julho junto ao Tribunal de Contas do Estado. Ela apresentou documentos que contestam a informação de que, em 2003, teria aberto créditos adicionais acima do autorizado pela Lei Orçamentária Anual e o encerramento do exercício com déficit orçamentário não justificado. A Diretoria de Contas Municipais e o Ministério Público de Contas vão se manifestar quando ao mérito do pedido, aceito pelo conselheiro substituto Jaime Tadeu Lechinski.

PS - Também ingressaram com pedido semelhante a presidente da Capsema, Jacira Martins, E Cláudio Ferdinandi, do Cesumar.

Continue lendo

Sites dos candidatos

Navegando pelo site de 4 candidatos a prefeito - Enio Verri, Quinteiro, Silvio II e dr. Batista -, cheguei a conclusão que o melhor é o dr. Batista. Simples, mas com informações sobre os candidatos a vereador que permitem acesso à ficha completa dos candidatos com link para os dados no TSE, de declaração de bens e prestação de contas.
Fica a sugestão para os demais. Pelo menos na internet, Batista sai na frente. Os outros 4 candidatos ainda não disponibilizaram os seus sites, inclusive João Ivo.

Akino Maringa, tecnólogo

Continue lendo

Servidores em fuga

Três servidores públicos municipais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania foram colocados pra correr na última quarta-feira quando estavam realizando atividades junto a famílias que serão removidas para pontos da periferia da cidade, no Conjunto Santa Felicidade. O clima ainda anda muito ruim desde que a administração tornou obsessiva a retirada das famílias para poder aproveitar os milhões do Ministério das Cidades, que está nas mãos do PP, cujo presidente aqui no Paraná é de Maringá.
Apesar do "carreirão", ninguém prestou queixa à polícia, temendo repercussão negativa por causa do período de campanha eleitoral.

Continue lendo

Caminhões fantasmas: deputado não aparece

O deputado federal Ricardo Barros, presidente do PP no Paraná, não compareceu à audiência ocorrida hoje na 2ª Vara Cível de Maringá que investiga o desaparecimento de dois cam inhões coletores de lixo que pertenciam à prefeitura municipal e teriam sido vendidos à prefeitura de Luiziana na gestão do ex-prefeito; Luiziana nega ter feito qualquer negócio com o município. Os advogados de Barros, José Buzato e Fares Jamil Feres, participaram da audiência. O ex-ouvidor Euclides Zago Alexandre da Silva confirmou a denúncia e a autenticidade de documento, assinado pelo pex-procurador jurídico e pelo chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Luiziana, informando que não houve a declarada compra.

Continue lendo

Confira a relação de "fichas sujas" no Paraná

Como forma de serviço à população, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais, do Ministério Público do Paraná, comunica que disponibiliza em sua página na internet, a relação de todas as ações de impugnação propostas pelos pomotores eleitorais do Estado para as eleições deste ano - os chamados "fichas-sujas". O levantamento é apresentado com informações sobre o município, o número de ações propostas, os nomes dos candidatos e cargos que pleiteiam e um resumo sintético dos motivos que levaram à propositura das ações pelos agentes do MP-PR. No total, o relatório do Caop aponta para 333 pedidos de impugnação, em 85 cidades. Em Maringá, são 17, incluindo dois candidatos a prefeito.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Candidatos no Rotary

O Rotary Clube de Maringá vai ouvir todos os candidatos a prefeito de Maringá, na próxima terça-feira, às 20h, na Casa da Amizade. Cada um terá 10 minutos para expor seu plano de ação, sem interrupção.

Continue lendo

Roberta Close e Tereza


Conforme prometido, a foto de Roberta Close com a advogada maringaense Tereza Rodrigues Vieira.

Continue lendo

Hoje tem Zombilly


As atrações são As Diabatz (psychobilly, Curitiba, banda formada só por mulheres), Billys Bastardos (psychobilly, Londrina) e And The Dirty Cats (rockabilly, Maringá)

Continue lendo

Prefeitura abre licitações vapt-vupt

Os editais ainda não estão no site específico da prefeitura (o que impede de se saber os valores a serem gastos e até a participação de empresários locais), mas Silvio II abriu várias licitacões ontem, com prazo cada vez mais curto de realização - tem licitação que tem apenas 10 dias até a abertura dos envelopes. Parece existir um desespero, por causa das eleições. A oposição verifica se há verba específica para as compras, conforme exige a lei eleitoral.
Foram abertas licitações para a implantação de uma Academia da Terceira Idade e de uma Academia da Primeira Idade no Jardim Novo Oásis (abertura dos envelopes dia 20); para
contratação de licenciamento de uso e prestação de serviços correlatos de sistema de interfaceamento laboratorial, destinado à gestão técnica operacional de laboratório clínico da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal, incluíndo instalação, treinamento
e despesas de viagens e estadia, pelo período de 12 meses (dia 21); para projetos complementares para a construção de um Centro de Atenção Psicosocial da Infância (dia 18!);
para a implantação de uma ATI no Jardim Universo (dia 20 de agosto); para contratação de empresa para elaborar projetos complemantares para a construção de uma cooperativa de reciclagem de lixo, Cooperativa de Geração de Emprego e Renda e um Centro de Convivência Comunitária (dia 18!); e para implantação de uma ATI e de uma API no Jardim Brasil (dia 21).

Continue lendo

Edital "esquece" nome de logradouro


A coisa na área de licitações da administração parece estar sem controle, talvez por falta de fiscalização da Controladoria Interna. Foi publicado hoje um edital (acima) para a contratacão de projetos complementares para "a urbanização da praça, a construção de uma concha acústica e a execução da cobertura da quadra poliesportiva já existente no local", mas a administração cidadã não informa o local nem o nome da praça. Esqueceram! E a abertura dos envelopes acontece daqui a 10 dias!
Há ainda pregão, marcado para o próximo dia 22, para a contratação de empresa especializada para fornecimento de profissionais prestadores de serviços na área de Assistência Social,
para atendimento da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Santa Felicidade, aquele mesmo do Lula e do Ricardo). Todas as licitações sáo no âmbito da Seduh.

Continue lendo

Tramitando

O julgamento da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público em 2003 contra ex-assessores da administração do PT de Maringá ainda não aconteceu. Há foro privilegiado e idas e vindas tornam a coisa mais lenta. Recentemente, por exemplo, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, não encaminhou ao Tribunal de Justiça os pareceres jurídicos relativos aos codenunciados Zenilda Soares Beltrami, José Luiz de Araújo e Hermes de Souza Barbosa.
A ação é por causa do acúmulo de cargos de ex-secretários e ex-assessores, que davam aulas na UEM e exerciam função na prefeitura.

Continue lendo

Fotos do acidente


O Salsicha colocou em seu blog as imagens do acidente que vitimou Toninho Fermenton. O programa Pinga Fogo na TV foi o único da cidade a mostrar imagens do fato. Em Londrina, a Coroados também fez reportagem.

Continue lendo

Cidadania mandaguariense

O médico cardiologista Geraldo Angelo Nogueira receberá hoje, às 20h30, o título de cidadania mandaguariense, durante sessão solene na Câmara Municipal de Mandaguari (avenida Amazonas, 501, primeiro andar).

Continue lendo

Mudança no marketing do PT

O produtor Ézio Ribeirete não está mais na campanha de Enio Verri (PT). Em seu lugar assumirá uma equipe de marqueteiros de Brasília. Entre eles, provavelmente, Oliveiros Marques.
Ribeirete, no entanto, fará as campanhas do PT em Paranavaí e Sarandi.

Continue lendo

Rapidinhas do Migalhas

  • A partir de 1º de outubro, o IPI cobrado dos produtores e importadores de bebidas alcoólicas será 30% maior.
  • O Google anunciou que vai transferir o controle do Orkut de sua equipe na Califórnia para o Brasil.
  • O lucro líquido do Unibanco cresceu 22,8% no primeiro semestre deste ano e alcançou R$ 1,497 bilhão.

Continue lendo

Migalhas

A vida é uma ópera bufa com intervalos de música séria - Machado de Assis

Continue lendo

Velório será no Legislativo

Atualizado - O corpo do empresário Antonio Donizete Fermenton será velado no plenário da Câmara Municipal de Maringá, a partir das 21h de hoje. Houve mudança no horário, anteriormente previsto para as 18h.
O horário do sepultamento, que ocorrerá amanhã, ainda não foi confirmado.

PS - Retirei uma postagem de um site de notícias de Apucarana que trazia uma foto que não era do acidente. Falei com o rapaz do site e ele ficou de retirar na postagem original.

Continue lendo

Desobediência e desacato

Está no boletim da PM: duas pessoas foram presas por não atenderem a solicitação de policiais militares durante abordagem num bar da avenida Laguna, ontem por volta das 20h50. Os soldados mandaram que os freqüentadores tomassem posição de revista (mãos na parede e pernas abertas), mas um homem de 40 anos e uma mulher de iniciais EMAA se negaram; a mulher teria xingado os policiais e atirado cigarro no rosto de um deles. Foram encaminhados à delegacia por desobediência e desacato.

Continue lendo

Corredores de luto


Toninho Fermenton estava engajado na luta contra o tabagismo, ele um ex-fumante. A foto acima (aqui, em melhor resolução) foi tirada em Paranavaí, em 24 de abril, no circuito Sesc de corridas. "Nós corredores, estamos de luto", diz Maurício Azanha.

Continue lendo

Foto predileta


Toninho Fermenton era vaidoso e tinha predileção por esta fotografia, tirada por Heitor Marcon. Aqui, em melhor resolução.

Continue lendo

Como dói!

LUIZ CARLOS RIZZO

Ainda estou chocado e trêmulo com a morte do Toninho Fermenton. Caramba, como a vida nos reserva terríveis surpresas!
Como nossa vida é tão frágil! Vale a pena levar a vida tão a sério se, numa fração de segundos, décadas de dedicação, trabalho e perseverança terminam em nada? Absolutamente nada!
Tenho orgulho de dizer que convivi com o Toninho Fermenton por muitos anos. Além de facilidade em fazer amizades, Toninho, que não gostava de lembrar que em seu nome também havia Donizete, tinha muitas qualidades. Amigos não conseguem enxergar eventuais defeitos. É assim mesmo.
Nos anos 70, Toninho era nosso motorista do carro de reportagem da sucursal maringaense da Folha de Londrina, onde eu era repórter.
Eu sempre achava que era pouco, mas muito pouco mesmo, ele continuar na função de motorista, embora fosse um trabalho digno e respeitado.
Acontece que a inteligência do Toninho era para ser melhor aproveitada. Desperdício era continuar usando apenas membros superiores e inferiores para ganhar a vida.
Ensinei-o a produzir textos jornalísticos, o suficiente para ele se transformar em colunista social da sucursal maringaense da Folha de Londrina.
A partir daí, grandes saltos fez o Toninho em sua vida: apresentador de tv na Tibagi, em Apucarana, representante comercial até se tornar empresário.
O Toninho era um empreendedor guerreiro. Desses que acreditava no que fazia e fazia você acreditar com argumentos fortes e forte presença pessoal.
Dos anos de convivência com o Fermenton, guardo o sorriso largo, o forte timbre de voz, a segurança do que transmitia e o lado feliz de criança que ria com as pequenas coisas da vida que, na verdade, são grandes gotas de felicidade.
A morte de pessoa tão querida, que muito queria viver e muito cuidava de sua saúde e de seu bem estar físico e mental, nos leva a uma refelexão:
Pois é, pra que levar a vida tão a sério?
Não é uma convocação para o desleixo e para fugirmos de nossas responsabilidades, mas para melhor aproveitarmos a vida que é um dom de Deus e que, portanto, não nos pertence.
Ser feliz agora, já e não deixar para o incerto amanhã é o que nos resta a fazer. Desde que não seja uma felicidade egoísta. Que tal começarmos a fazer felizes aqueles que nos rodeiam? Aí, sim, alcançaremos a verdadeira felicidade.

Luiz Carlos Rizzo, jornalista e cronista

Continue lendo

Vida de corredor


No site da Acorremar, informações sobre a performance de Fermenton como corredor ("gente fina", comentam). A Acim também noticiou a morte de seu dirigente.

Continue lendo

Operação

Leio que uma operação policial hoje pela manhã em Maringá resultou na apreensão de 70 gramas de maconha, quatro papelotes de cocaína e três prisões. A operação mobilizou 20 viaturas e 82 policiais.

Continue lendo

Desapoiando

De um camarada ao ouvir que um amigo seu, candidato a vereador, recebeu o apoio de uma pessoa que só tira votos:
- Trata-se de um desapoio.

Continue lendo

Inusitado

O repórter Marrom Maravilha, da Cultura AM, ficou estupefato há pouco ao ver um grupo de 11 cachorros circulando pela avenida Brasil, centro da cidade.

Continue lendo

Busca e apreensão

A Polícia Civil deu cobertura ontem no cumprimento de mandado de busca e apreensão de computadores no mercado Avenida Center. O oficial de justiça, acompanhado dos policiais, estava atrás de Eduardo Gonçalves da Silva, empresário e diretor do mercado. Também foram apreendidos computadores que estavam em sua residência. A polícia teria chegado na hora em que ele estava retirando os PCs de casa.
O mandado faz parte da discussão judicial entre ele e a ex-namorada, a colunista e apresentadora de televisão Rose Leonel. Há uma ação cível em andamento; na criminal, houve acordo no Jecrim.

Continue lendo

Dose dupla

Caberá a Vidal Balielo (ex-TV Cultura) apresentar o programa de televisão do Partido dos Trabalhadores, em Maringá e em Sarandi.

Continue lendo

Meu diário

Toninho Fermenton é tio de Flavinho Garcia, meu colega de Paranacity e com quem trabalhei em O Diário. Sua irmã é comadre de minha mãe. Ano passado ele me chamou para fazer o ContraEdição, junto com o Ravagnani e o Schiavone. Nunca vi o Toninho triste. Ano passado ele ficou indignado com umas fofocas de jornal, parecia irredutível mas depois fazia prevalecer a paz.
Entre as corridas que fez este ano está a 28 de Janeiro, em Apucarana, ao lado de Antonio Amaral Carolino, seu companheiro de Acorremar. Hoje pela manhã fui informado de sua morte. Ligue para o José Carlos Balan, da Tribuna do Norte, que havia colocado a notícia do acidente mas ainda não sabia o nome da vítima. Quando lhe informei que era o Fermenton ele completou: "O Antonio Donizete Fermenton? Meu amigo de jogar bola". Os muitos telefonemas que recebi depois da divulgação da notícia dá a importância do Toninho na comunidade maringaense. Que Deus o tenha e conforte a família.

Continue lendo

Vereança

Willy Taguchi escreve sobre as chances dos candidatos a vereador e me faz lembrar: ouvi muita gente falando da rejeição a quem ocupa cargo eletivo, hoje. Os que ao são vereadores estão sendo inclusive melhor recebidos pelos eleitores.

Continue lendo

Em memória


Antonio Fermenton, em maio do ano passado, com uma turminha maneira, num churrasquinho em casa.

Continue lendo

Morre Toninho Fermentão


Atualizado - O empresário Antonio Donizete Fermentão, 51 anos, faleceu na manhã de hoje, na rodovia PR-445, no distrito de Warta. Ele foi dirigentes de entidades como Acim e Codem e era proprietário da Outbraz. Toninho Fermentão também trabalhou na TV Tibagi. O carro que ele dirigia, um Ômega, partiu ao meio ao se chocar contra um caminhão. Detalhes.
Com a violência da pancada, seu corpo foi jogado para fora. O motorista e um passageiro do caminhão ficaram feridos. Fermentão também participava de provas pedestres.

Continue lendo

Morte

Um empresário maringaense teria falecido há pouco perto de Londrina, num acidente automobilístico. Busco a confirmação.

Continue lendo

Site de candidato

Nei Sordi (PT) é o primeiro candidato a vereador de Sarandi que coloca site na internet.

Continue lendo

Giro pelos blogs

Um - Messias pergunta que escala de valores é esta que coloca as eleicões na Sociedade Rural de Maringá como mais importante que a de prefeito?
Dois - Dalton Paranaguá e a Construção do Futuro será lançado pelo jornalista José Antonio Pedriali no próxiomo dia 15 em Londrina.
Três - Um salmo para começar o dia.
Quatro - Lauro Barbosa e uma sugestão para melhorar o trânsito maringaense.
Cinco - Amanhã tem vacinação contra a rubéola.

Continue lendo

O jovem Hauly


Esta foto pode mudar os rumos das eleições em Londrina. O rapaz, em 76, era líder da bancada do MDB na Câmara Municipal de Cambé: Luiz Carlos Jorge Hauly, hoje um tucano que disputa a prefeitura da Capital do Café.
Hoje ele está assim.

Continue lendo

7.8.08

O mundo é redondo

Encontro no Diário da Justiça uma sentença sobre uma ação popular proposta em 2002 pelo maringaense Edvaldo José Trindade contra a Sanepar, que correu na 2ª Vara Cível. O nome me chamou a atenção; verifiquei que o autor é mesmo que em 2006, ano de eleição para a Câmara Federal, pediu a cassação do deputado Odílio Balbinotti apresentando quatro "denúncias", uma casa de caboclo que gorou. O rapaz, que seria ligado ao deputado Ricardo Barros, chegou a apresentar queixa contra o promotor José Aparecido da Cruz, em 2002, acusando-o falsamente de prevaricação por não ter denunciado Balbinotti no caso Paolicchi; 2002 era coincidentemente outro ano de eleição para deputado federal.

Continue lendo

Lançamento de livro

Acontece no próximo sábado, às 10h, o lançamento da primeira edição do livro de contos e poesias Águas da Saudade, de Clóvis da Rocha. Será na avenida Herval 474, ao lado da Panificadora Açukapê.

Continue lendo

O jovem Álvaro


No livro Posição do PMDB no Paraná, de 76, na parte dedicada aos filiados de posição nacional, Álvaro Dias era o terceiro, atrás apenas de Leite Chaves (senador) e Alencar Furtado. Ele foi eleito deputado federal com 175.434 votos, o segundo mais votado do país naquela eleição. Eu me lembro desta foto no arquivo de aço em O Diário. O hoje senador tinha então 32 anos.

PS - A votação de Álvaro ajudou a eleger Pedro Lauro Domaradzki, que fez naquele pleito 6.119 votos (menos do que Bravin fez para vereador em 2004). Até o primeiro suplente Samuel de Souza Rodrigues, que fez 1.881 votos, acabou assumindo cadeira.

Continue lendo

Restrição

O STJ restringe o uso de algemas (leia mais), embora todos digam que a regra permanecerá a mesma: algemas, só para pobres.

Continue lendo

Agenda do PSol

Nesta sexta-feira o candidato a prefeito pelo PSol, Claudemir Romancini (Vanderlei Amboni é o vice), estará gravando para o horário eleitoral gratuito, pela manhã, e à tarde vai a reunião no Rotary Clube (14h) e grava programa na CBN (17h). À noite, participa de reunião na TV Maringá.

Continue lendo

Humor

O mineirinho comprou um sítio no interior, com aquele matagal, uma sujeira enorme. Em pouco tempo limpou tudo, fez um chiqueirinho, um galinheiro, pintou os caules das arvores de branco, enfim deixou aquele brinco, tudo bem ajeitadinho. O padre da cidade, passando pelo local, viu aquilo e crescendo o olho, parou pro cafezinho.
- Uai, mais que belo trabalho oceis fizeram aqui, sô.
- Oceis, oceis quem? exclamou o mineirinho.
- O senhor e Deus, respondeu o padre.
- Ah, falou o mineirinho. Mas o senhor precisava ver, quando Ele cuidava daqui sozinho.

Continue lendo

Joel Cardoso é candidato


(Clique para ampliar)

Joel Cardoso é candidato a vereador pelo PRP em Lunardelli, com o singelo apelido de Café no Bule. Amanhã entregarei um adesivo do candidato, que é servidor público, ao colunista do Hoje Notícias e xará Joel Cardoso, aqui de Maringá. O adesivo me foi trazido pelo ex-vereador Chico Coutinho.

Continue lendo

Caminhões fantasmas juntam Ricardo e Zago

Amanhã existe um risco muito grande de o deputado federal e lulista desde a Operação Campo Fértil Ricardo Barros (PP) trombar com seu figadal adversário, o ex-vereador Euclides Zago Alexandre da Silva. Está marcada para as 15h30, na 2ª Vara Cível, uma audiência da ação civil pública movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público contra o ex-prefeito, Antonio Amaral Carolino, José Andrade Duenha e o espólio de Luiz Carlos Toledo Soares. A ação é de 2001, e foi proposta porque Zago, quando ouvidor de Maringá na sgeunda gestão Said Ferreira, levantou que dois caminhões coletores de lixo, com compactadores, modelo Cita 6000, um azul e outro vermelho, foram vendidos pela administração Ricardo Barros, sem licitação, à Prefeitura Municipal de Luiziana - na época, seu prefeito era Nelson Tureck, que depois tornou-se deputado e hoje é prefeito de Campo Mourão. A questão é que Zago descobriu que os caminhões, supostamente vendidos por Maringá, nunca foram comprados pela prefeitura de Luiziana.
Em primeira instância, o juiz Sá Ravagnani absolveu os acusados; o MP recorreu, a sentença foi anulada e agora retoma-se o caso. Amaral Carolino, hoje chefe da Junta Militar, era então chefe da Divisão de Patrimônio. Não se sabe se o oficial de justiça conseguiu intimar Ricardo Barros, que vendeu os caminhões que nunca chegaram e hoje é o presidente regional do PP.

Continue lendo

Aniversariante


Leio na coluna do Verde que Vidal Balielo é um dos aniversariantes desta sexta-feira. Quero ser o primeiro: parabéns e obrigado pela alegria que sempre nos deu!

Continue lendo

STF absolve Taniguchi

O deputado federal Cássio Taniguchi (DEM-PR) foi inocentado por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 430, na qual ele era acusado pelo Ministério Público de frustrar um processo de licitação de merenda escolar – num contrato de R$ 13,7 milhões celebrado quando ele era prefeito de Curitiba.
A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, se disse convencida da improcedência da acusação. “Conforme reconheceu a própria Procuradoria-Geral da República em suas alegações finais, o caso é de absolvição por improcedência da denúncia e falta de provas suficientes para condenação”, disse em seu voto. Leia mais.

Continue lendo

Beneficente

De Verdelírio Barbosa:

Bazar beneficente
A Associação Maringaense dos Autistas – AMA –entidade beneficente que tem prestado relevantes serviços a Maringá e toda região, estará realizando bazar beneficente com mercadorias importadas doadas pela Receita Federal. O bazar beneficente da AMA estará funcionando na avenida Mandacaru, 877.
Coluna completa.

Continue lendo

TJ julga ação da publicidade dia 12

Está marcado para o próximo dia 12, às 13h30, na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, o julgamento da apelação cível de uma sentença da 4ª Vara Cível de Maringá em ação civil pública movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e que condenou em primeira instância o ex-prefeito Jairo Gianoto, ex-secretários e dois jornais da cidade. A denúncia levantou que à época cerca de R$ 2,1 milhões foram gastos irregularmente para a promoção pessoal do prefeito, através de pagamentos mensais a veículos de comunicação, utilizando-se de licitações igualmente irregulares para a contratação de agências de propaganda.
O processo tem cerca de 90 volumes e tem como réus Jairo Gianoto, Henri Jean Viana, Arnaldo Romualdo Martins, Advanir Alves Ferreira, Ézio Coelho Ribeirete, Franklin Vieira da Silva, Tao Assessoria em Comunicações, Editora Central, Verdelírio Barbosa, Editora Setentrião, Paulo Sergio Quirino, Querino e Querino e o município de Maringá.

PS - A ação foi proposta em dezembro de 2000, recebeu sentença em 2004 e agora julga-se o recurso.

Continue lendo

Álvaro homenageia Paulo Pimentel

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) homenageou hoje, em plenário, o empresário e ex-governador do Paraná Paulo Pimentel. Anunciando o lançamento do livro Paulo Pimentel, Momentos decisivos, do jornalista Hugo Sant’ana, Alvaro Dias reconheceu contribuição importante dos veículos de comunicação dirigidos pelo político paranaense na luta pela redemocratização do país durante o regime militar. Leia mais.

[Graças ao Jurandir de Oliveira, de Curitiba, a quem sou muito grato, receberei um exemplar autografado]

Continue lendo

Só na segunda

Oficialmente, Augusto Canário, que apresenta o programa Tribuna da Massa (7h30 e 12h25) na TV Tibagi (Massa/SBT), está doente e só retorna ao comando das duas edições na próxima segunda-feira. Na real, porém, ele levou uma suspensão de três dias da direção da rede, que fica em Curitiba.
Adepto do estilo-Alborghetti-de-apresentar-programa-de-tevê-, recentemente ele chegou a quebrar um cabo de vassoura no ar, sugerindo que os pedaços fossem enfiados no fiofó de um marginal. Canário, por sinal, é um dos maiores salários da televisão paranaense.

Continue lendo

Busca e apreensão

Houve busca e apreensão contra o presidente da associação de lojistas de um grande mercado de Maringá. Dois policiais civis acompanharam um oficial de justiça para cumprir o mandado, que teria a ver com fotografias.

Continue lendo

Concorrente

Os dois vereadores candidatos à reeleição no PSDB enfrentam, a cada dia, o peso do novato Evandro Junior, o neto de Hermas Brandão. Levando a proposta de renovação, ele tem agregado um considerável rol de apoios, entre eles os do presidente do Conselho Tutelar, Vandré Fernando,d o promoter Luigi Silvestrelli e do lutador Flávio Menega.
Márcia Socreppa e Dorival Dias certamente devem estar preocupados.

Continue lendo

Cobrança

O Juízo da 6ª Vara Cível julgou parcialmente procedente ação de cobrança movida pela empreiteira Engedelp contra a Prefeitura Municipal de Maringá; houve embargos, mas negados. A Engedelp fez algumas obras para a administração, entre elas a ciclovia da Mandacaru.

Continue lendo

Futebol

Paulo Comelli, ex-Grêmio Maringá, foi apresentado hoje à tarde como novo técnico do Paraná Clube.

Continue lendo

Barro no asfalto


Leitor enviou a foto agora à tarde, assim que passou um caminhão na avenida Paissandu e deixou muita sujeira de terra. Ele pergunta se isso pode e se o motorista é passível de multa. "Dá pra ver que claramente atrapalha o trânsito, visto que tem um motoqueiro desviando do barreiro", comenta.

Continue lendo

Um grande equívoco

O apresentador do Band Cidade, Léo Junior, cometeu um grande equívoco ao comentar a decisão do STF que liberou as candidaturas dos ‘fichas sujas’. Disse que a AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros -, foi ao Supremo pedir a liberação dos registros dos candidatos com problemas. Na verdade foi o contrário, a AMB pediu justamente que a Corte Suprema julgasse a constitucionalidade do indeferimento do registro de candidaturas cuja ‘vida pregressa’, fosse maculada por condenações de primeira e segunda instância. Sou fã do Léo, mas nessa ele pisou na bola e demonstrou desinformação.
Quem defendeu, inclusive com sustentação oral a liberação dos ‘candidatos problemáticos’, além do procurador-geral da República e o advogado geral da União, foi o Partido Progressista, o PP, que tem em seus quadros Paulo Maluf, um dos políticos de ficha reconhecidamente maculada, além de outros, dos quais não vamos comentar as fichas, como José Janene, Pedro Henri, Severino Cavalcante, José Borba, Ricardo Barros e diversos candidatos a prefeito e vereador em Maringá e região.

Rábula do Ivaí, analista polítco

Continue lendo

Agenda do PSTU


Ana Pagamunici e Laércio Nacar, candidatos a prefeita e vice do PSTU, visitarão bairros amanhã à tarde. À noite, Ana participa de reunião na TV Maringá.

Continue lendo

Seara evangélica

O Luau Gospel programado para o próximo dia 10 enfrenta fortes resistências. Entenda.

Continue lendo

Comentário

Leitor pede e o blog atende: aqui, link para o comentário de Lucia Hippolito na CBN a respeito da decisão do STF. Ela comenta que,mesmo barrando veto dos ‘ficha-suja’, ministros do STF chamaram a atenção para o papel dos partidos políticos e do Congresso na regulamentação do tema.

Continue lendo

O PP e o abuso de poder

Em Maringá, a Justiça Eleitoral analisa uma ação contra Silvio II por abuso do poder econômico, solicitada pela coligação de João Ivo (PMDB). Em Paranavaí, a juíza Rosângela Faoro aceitou pedido semelhante, contra o prefeito Yamakawa, do mesmo PP velho de guerra, informa Carlos KK Scarabelli.

Continue lendo

Juiz sentencia favoravelmente a Bega

Apesar do parecer do Ministério Público Eleitoral ser pelo indeferimento do registro da candidatura e até pelo cancelamento de sua inscrição eleitoral em Astorga, o juiz Gilberto Romero Perioto deu sentença favorável ao ex-prefeito de Pitangueiras, Arquimedes Ziroldo (PTB), o Bega, para disputar a prefeitura de Astorga. A coligação PMN-PRB vai recorrer da decisão.

Continue lendo

Urubulinos


Foto tirada agora à tarde, num prédio da avenida Humaitá, Zona 4, em Maringá. Dois urubus urubservam a paisagem.
Estou caçando uma foto do Jorge Villalobos, muito boa, também com urubus. Assim que achar, publico aqui. Maringá tem muito urubu, como se sabe.

Continue lendo

Mais punição

A rádio Nova Ingá e a TV Maringá (Band), multadas em R$ 100 mil cada uma esta semana por tratamento privilegiado a dois candidatos a prefeito, podem ser novamente punidas - desta vez, pela Justiça Eleitoral de Sarandi. O ex-deputado federal Pinga Fogo de Oliveira tem feito propaganda em sua emissora do Depósito Volpato, que pertence ao candidato a prefeito pelo PSDB Walter Volpato, e estaria fazendo propaganda subliminar ao elogiar a família proprietária do estabelecimento.
Volpato, além de patrocinar o programa de rádio e ser citado no programa de televisão, costuma dizer em Sarandi que sua candidatura tem o apoio do ex-deputado.

Continue lendo

Debate da Globo terá 7 candidatos

Terminou há pouco a reunião da TV Cultura (RPC/Globo) que discute detalhes do debate que a emissora vai realizar no dia 2 de outubro com os candidatos a prefeito de Maringá. A idéia inicial era fazer apenas com cinco candidatos (Jao Ivo, Enio, Silvio II, Quinteiro e dr. Batista), mas Claudemir Romancini (PSol), Ana Pagamunici (PSTU e Rogério Mello (PT do B) não concordaram.
Resultado: a emissora decidiu usar o que a lei lhe faculta e o debate será com sete candidatos a prefeito. Apenas Ana Pagamunici, cujo partido não tem representação no Congresso Nacional, ficará de fora.

Continue lendo

Decisão reforça projeto de iniciativa popular

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou hoje à tarde nota em que comenta a decisão do STF tomada na noite de ontem acerca da candidatura de pessoas com pendência na justiça. Segundo o Movimento, ao decidir pela liberação das candidaturas, o STF reforça a campanha de coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa tomou por base os marcos legais eleitorais vigentes.
“Por isso mesmo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral considera que sua decisão de apresentar à sociedade brasileira nova iniciativa popular de projeto de lei se mostrou oportuna e pertinente”, afirma a nota. “A decisão do STF apenas demonstra a correção da via constitucional adotada pelo MCCE para a dignificação da atividade política no país”. Leia a nota.

PS - Ex-ministro do TSE diz que ficha-suja deve ser barrado no voto.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Moradores de rua instalam-se na Setran




Esta semana Maringá foi brindada com a informação de que é a primeira cidade paranaense em desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Mas, da mesma forma como se fala em segurança, a qualidade de vida pode ser para poucos. As fotos acima mostram sem-teto - duas famílias - alojados no prédio onde funciona a Secretaria de Transportes, no Aeroporto. Os primeiros se instalaram numa espécie de tenda, junto à cerca; depois, chegou mais uma família, que usa a porta de saída do antigo Aeroporto Gastão Vidigal.
Quando pessoas em situação de risco passam a residir em prédios públicos é sinal de que alguma coisa está errada na política de assistência social - e que, infelizmente, não estamos no paraíso que apregoam.

Continue lendo

Fichas sujas

No julgamento de ontem, no STF, que liberou os ‘fichas sujas’ para continuarem deitando e rolando como candidatos, há dois fatos a se destacar: o brilhante voto do eminente ministro Carlos Ayres de Brito, uma verdadeira aula de cidadania e interpretação do que é a atividade de ser candidato e representar as pessoas no Estado, no que foi acompanhado pelo também brilhante ministro Joaquim Barbosa.
A participação do Partido Progressista, o PP, através do advogado Marcos Viniciu Furtado Coelho. O PP foi o único partido a intervir no processo e defender que os ‘fichas sujas’ possam continuar sendo candidatos. Isso é o que se pode dizer: advogar em causa própria.

Rábula do Ivaí - Analista Político

Continue lendo

Geral

É dar uma saidinha pelas ruas de Maringá para ver que: há muito carro, estão pintando os meios-fios mas não se consegue esconder a sujeira das ruas e dos canteiros centrais e que o número de pardais cresce de forma extraordinária (e olha que na eleição passada prometeram acabar com a indústria das multas).

Continue lendo

Site de candidato

Ednelson Cardoso, candidato a vereador pelo DEM, tem página na internet. Ele é blogueiro.

Continue lendo

Análise carioca

Em seu ex-blog, Cesar Maia comenta que o bispo Crivella, que lidera com folga todas as pesquisas para a prefeitura do Rio de Janeiro, não irá para o segundo turno. Sua análise é interessante e me lembra 2000, cujo cheiro por sua vez invade a campanha de 2008 em Maringá.
Estabeleceu-se um consenso no eleitorado de que o líder das pesquisas perde, num segundo turno, para qualquer um dos principais adversários. Isso leva o eleitor a não votar nele no primeiro turno. "O tempo de TV com que conta é suficiente para comunicar sua candidatura, mas é insuficiente para reverter esse voto útil contra ele, pois se tratar desse tema, deixa de comunicar para seu próprio eleitor-piso. Não há tempo. Não tem tempo".

Continue lendo

A voz do consumidor

Leitor reclama que ontem foi com a esposa ao Supermercado São Francisco, na avenida Cerro Azul, aproveitar as promoções anunciadas na televisão. "Chegando la, cadê os moranguinhos? Cadê as laranjas? Acabaram. Várias pessoas estavam procurando, inclusive tinha pessoas bravas lá", conta.

Continue lendo

Fest Alvorada

O Santa Rita Saúde está patrocinando a 17ª edição da Fest Alvorada, que começa hoje no Centro Comunitário no Jardim Alvorada. Além da tradicional ponta de estoque com 50 lojas participantes (dizem que é melhor que a oficial, da Acim), parque de diversões, sorteio de prêmios, praça de alimentação, o evento conta ainda com uma programação de shows. Hoje tem banda Estância, amanhã Fábio Melo e Fabiano, sábado a banda Poerão e domingo Rober e Robson.

Continue lendo

O jovem Horácio


Estou com um livro do MDB no Paraná, de 1976, e nele encontro a foto de Horácio Raccanello Filho bem jovem. Ele foi secretário-geral do partido, 2o. vice-presidente estadual e, eu não sabia, disputou a eleição de 1970, ficando como suplente.

Continue lendo

Colméia entrevista candidatos

A Colméia 1170 AM, emissora da Fundação Cultural Nossa Senhora da Gloria, de Maringá, promove nos próximos sábados, 9 e 16, das 8h30 às 9h, entrevista com os candidatos a prefeito de Mandaguaçu. Dá pra acompanhar também pela internet.

Continue lendo

Do lodo aos diamantes

Do Migalhas:

Nem foi preciso garimpar. O veio era tão rico que ao passar as peneiras, lavando o cascalho, estava lá, ele, sobranceiro. Foi assim, ontem, o julgamento no STF sobre o que impropriamente se qualifica de candidatos com “ficha suja”. A cada lance de peneira, uma nova pedra. De fato, a AMB, pretendendo sei lá o que, entrou no STF pleiteando o não registro dos candidatos que estivessem sendo processados. Querendo emparedar a Corte (como se não fossem magistrados), a Associação ainda promoveu uma pesquisa de opinião pública, mostrando que a grande maioria da população era a favor do pedido. Ah! Mas se dão ao Supremo o lodo, ele devolve brilhantes. Se dão mancha, ele vê manchão. Com efeito, a diamantífera Corte produziu ontem preciosa decisão. O aquilatado ministro Celso de Mello, relator, deu o tom que pautaria o entendimento final, afirmando que não se pode negar a presunção de inocência. Mas não foi solitário. Oito ministros o acompanharam no brilho. O ministro Peluso, magistrado de carreira, não deixou de notar as estranhas motivações da Associação, a qual deveria se pautar pela sobriedade; ao que faríamos acrescentar, para também não decair da temática, a polidez. Depois de lavrado o solo, lavra-se agora a lapidar sentença. E ao presidente da AMB (que - se é bem intencionado - deve ter aprendido a lição), não sobrou um xibiu que fosse.
Leia mais.

Continue lendo

Migalhas

Dá-se-lhe um punhado de lodo, ele o restitui em diamantes - Machado de Assis

Continue lendo

Top Five curitibano


O vídeo com os "melhores" momentos do debate da Band em Curitiba faz sucesso na internet. O candidato aí é do PT do B e teve uma pane nervosa.

Continue lendo

Nome

O presidente em exercício José Alencar oficializou a mudança: o aeroporto de Londrina agora chama-se Governador José Richa.

Continue lendo

Ô pessoal trabalhador...

Por causa da campanha eleitoral, a Assembléia Legislativa deve adotar a semana de dois dias e meio. Detalhes.

Continue lendo

Recursos para a saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou ontem portaria estabelecendo recursos de R$ 720 mil, a serem incorporados ao limite financeiro anual da Assistência Ambulatorial e Hospitalar (média e alta complexidade), do Paraná e de Maringá.O município receberá parcela mensal correspondente a 1/12 dos R$ 720 mil, que irão direto para o Fundo Municipal de Saúde.

Continue lendo

Prevendo o caos

Trecho da ata da reunião de 3 de julho do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente:

O conselheiro representante do Codem (...) manifesta também sua preocupação quanto ao elevado crescimento que está sendo planejado para o centro da cidade, com pequenos apartamentos de 50m², que poderá, futuramente, trazer grandes problemas ambientais. O conselheiro representante das cooperativas enfatiza a preocupação exemplificando que um condomínio está sendo construído entre duas grandes empresas, e que causará danos a saúde dos futuros moradores, tendo que essas empresas, já instaladas, produzem certa poluição. O conselheiro representante do Ministério Público comunica que já tem conhecimento da situação e que já está se manifestando quanto ao prejuízo que acarretará.

PS - A próxima reuniáo do Comdema acontece hoje às 17h no paço municipal.

Continue lendo

Sujeira


De JC Cecílio:

Amanhecemos na sujeira, agora mais imunda ainda, pois o Supremo garantiu o “mangueiro”!!!
A sujeira é total e precisa ser limpa... mar de lama é apelido, agora é fazer a faxina com as próprias mãos, votando bem. A arma é o voto certo, serão mais 4 anos, que sejam mais limpos, ou menos sujos!

Continue lendo

Parabéns!

Julio Cesar Tocacelli Colella encaminhou à UEm mensagem parabenizando o corpo docente, funcionários e discentes, pela nota que foi tirada no Enade, mostrando que a Agronomia UEM (e agora Umuarama também) e uma das melhores faculdades do Brasil (no Parana só Ponta Grossa na frente). ""Me orgulho muito de ter feito minha graduação e iniciado a minha pós com esta equipe formidavel de professores que temos a nossa disposição", escreveu.

Continue lendo

Arma com adolescente

A PM de Maringá apreendeu ontem à tarde, no Jardim Guaporé, um adolescente de 16 anos que tinha uma arma, calibre 38, guarda na mochila. Ele disse que pagou R$ 100,00 pelo revólver, comprado no Jardim Universo.

Continue lendo

Giro pelos blogs

Um - Uma geral no noticiário de capa dos três jornais diários de Maringá.
Dois - Os melhores blogs investigativos de Maringá, segundo Danilo.
Três - Andye Iore divulgando As Diabatz, que fazem show amanhã em Maringá.
Quatro - Mais uma enquete pros CCs infernizarem: qual o melhor nome de motel?
Cinco - Uma análise da estréia brasileira nas Olimpíadas.

Continue lendo

Imagem


De Talita Oliveira.

(Via Altino Machado)

Continue lendo

STF libera ficha-suja

De Josias de Souza:

Políticos com “ficha suja” estão inteiramente livres para concorrer a mandatos eletivos.
Só uma condenação judicial definitiva, sem possibilidade de recurso, a impugnação de candidaturas.
É esse o entendimento do STF. Foi consagrado em julgamento realizado na sessão desta quarta (6). (...)
Assim, ou o eleitor cumpre o seu dever cívico ou as prefeituras e as câmaras de vereadores continuarão apinhadas de malfeitores. Leia mais.

Continue lendo

Extorsão

De Lauro Barbosa:

Nem a ação da Polícia Civil está sendo capaz de intimidar os flanelinhas. Ontem à tarde dois deles trajando shorts e boné, chantageavam e intimidavam qualquer motorista que estacionasse o seu veículo em alguma rua próxima da Câmara. Uma das vítimas, uma mulher de 50 anos, ficou em pânico ao ouvir a seguinte ameaça: “Ô tia, vê se tem grana aí prá gente, senão óh… o seu carrinho vai ficar todo riscado. Falô tia…”
Ainda tem gente nessa cidade que tem coragem de defender esses bandidos!

Continue lendo

Injustiça e incoerência

Acabei de ver na TV que o Supremo liberou a candidatura de candidatos com a ficha suja “desde que não tenham sido condenados definitivamente”, ou seja, enquanto estiverem recorrendo podem ser candidatos.
Isso é um absurdo! Quando um juiz decide algo, a sentença foi dada. Cabe ao condenado recorrer para tentar mudar a situação. A situação não deve mudar apenas porque ele está recorrendo.
Leia mais.

Continue lendo

6.8.08

Acompanhando a maioria

De Verdelírio Barbosa:

Sem licença
O deputado estadual Ênio Verri, que é candidato a prefeito de Maringá pelo PT, pensou em solicitar licença na Assembléia Legislativa durante a campanha, tendo sugerido que o procedimento fosse tomado pelos 11 deputados que são candidatos. Como a maioria preferiu continuar no exercício do cargo, Ênio Verri deverá acompanhar a decisão da maioria.
Coluna completa.

Continue lendo

Enquete encerrada

Se burlam enquete, podem manipular pesquisas:

Sim - 19%
Claro que sim - 6%
Tá na cara que sim - 20%
Óbvio que sim -55%

Continue lendo

Sobre a multa

A Observadora Maringá colocou uma espécie de melhores momentos do programa apresentado por Pinga Fogo, sócio do irmão e da cunhada do prefeito Silvio II, hoje, quando ele deu a notícia de que foi multado pela Justiça Eleitoral e vai recorrer. Aqui.

Continue lendo

HA vence em ação contra Mainardi e Abril

Em decisão julgada hoje pela 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Diogo Mainardi e a Editora Abril terão que pagar R$ 207.500,00 ao jornalista Paulo Henrique Amorim. Para o desembargador e relator do processo Oldemar Azevedo e outros dois juízes, o colunista da revista Veja se excedeu no texto publicado na edição da revista do dia 6/9/06.
Segundo Mainardi, Amorim está na fase descendente de sua carreira, e o iG o contratou por R$ 80 mil oriundos de fundos de pensão de empresas públicas. Leia mais.

Continue lendo

Coligação representa contra placas de propaganda


Uma nova representação contra o prefeito de Maringá, prefeitura municipal e a coligação que apóia Silvio II foi protocolizada hoje na Justiça Eleitoral, em virtude das placas que propagandeiam a administração. A petição, assinada pelos advogados Rogério Calazans da Silva e Walter A. C. de Toledo Valle, em nome da coligação Governo Para Todos (PMDB-PTN), aponta para o detalhe de que as placas e o material de campanha do candidato do PP têm exatamente o mesmo formato: fundo em azul, escritas brancas e detalhe em verde. Junto com as fotografias das placas, foi anexao exemplar de jornal com propaganda impressa do candidato, onde fica evidente que o material institucinal do município é da mesma forma que o de campanha, ou seja, o material oficial induz a lembrar da campanha e vice-versa. No popular, o prefeito consegue bancar a campanha dele com dinheiro público.
Outro detalhe é a distância das placas das obras que propagandeia. Uma delas, do Parque do Japão, inclusive, está a 1.200 metros do local da obra (foto). Esse tipo de publicidade institucional irregular, além de ser propaganda eleitoral irregular, passível de multa de até R$ 100 mil, também caracteriza abuso de poder, passível de cassação de registro, cassação de diploma ou de mandato eletivo (conforme o caso). Na ação, pede-se multa e liminar para a retirada imediata das placas. Na ação - que foi proposta perante a 66ª pelo fato de poder gerar também a cassação do registro - pede-se multa e liminar para a retirada imediata das placas.

Continue lendo

Verri, o Divisionista ?

O presidente do PMDB de Maringá não gostou de saber que Enio Verri (PT) tem usado o governador Requião para favorecer sua campanha - caso de ontem, na Escolinha de Governo. Crispim considera a atitude divisionista e incoerente - afinal, Requião é do PMDB. Deselegante e antiética foram outras palavras que ele usou.
E avisou: vai fazer cumprir a legislação eleitoral.

Continue lendo

Buracos de rua


Rua Luiz Correa


Rua Rio Paranaíba


Rua Rio Taperoá

Continue lendo

Que merda...

Atualizado e corrigido - Este blog está sendo denunciado à Justiça Eleitoral de Maringá, acredite caro leitor, por fazer campanha subliminar ao candidato Wilson Quinteiro, do PSB. Tudo por causa da Guerra dos Quês.

Continue lendo

Partido defende ficha-suja

O surpreendente no julgamento que está sendo realizado pelo Supremo Tribunal Federal, em que se discute a constitucionalidade ou não da impugnação dos ‘fichas sujas’, é a participação do Partido Progressista, o PP, com uma das partes. Por que esse partido entrou no processo? Para defender o eleitor? Coincidência? Ou defesa de interesses próprios? Quem são alguns famosos integrantes dos PP? Paulo Maluf, José Janene, Ricardo Barros, José Borba. Por que outros tantos partidos não entraram no processo? Qual o principal partido, em Maringá, que está com as candidaturas impugnadas?

Rábula do Ivai - analista

Continue lendo

Tenso

O prefeito Silvio II (PP) embarcou para Curitiba visivelmente preocupado.

Continue lendo

Notícias antigas são retiradas de site

Acabaram de tirar a lista de notícias do site da Prefeitura Municipal de Maringá. As notícias anteriores a 5 de agosto foram retiradas.
Até onde sei, a Justiça Eleitoral acaba de atender a reclamação da coligação encabeçada pelo PMDB. Algumas notícias traziam comparações com o governo anterior.

Continue lendo

Em Paranavaí

Em Paranavaí, apenas dois (1 e 2) candidatos colocaram sites na internet. Está no Noroestão.

Continue lendo

Para dezembro


Do leitor:

A falácia do administrador público ¨garantindo¨ que o sistema de saúde do servidor público iria melhorar com o Sama não é verdade: o novo sistema está muito pior. Um servidor marcou esta semana consulta com especialista, o atendimento médico precisa ser a cada 90 dias e no entanto a consulta foi agendada para 8 de dezembro. Houve um erro na anotação do convênio: não é SAS e sim Sama conforme na imagem.

Continue lendo

Parecer do MP é pela impugnação de Bega


O ex-prefeito de Pitangueiras Arquimedes Ziroldo, o Bega (PTB), poderá ter seu registro de candidatura a prefeito de Astorga indeferido pela Justiça Eleitoral. Já foram realizadas duas audiências e coletadas provas sobre a denúncia de irregularidades em seu domicílio eleitoral. Na segunda-feira, o promotor Edmárcio Real encaminhou ao juiz eleitoral Gilberto Romero Perioto seu parecer pela impugnação do registro de sua candidatura e ainda recomendando que proceda-se o cancelamento de sua inscrição eleitoral naquele município.
Bega foi prefeito por três mandados em Pitangueiras, que fica próximo a Astorga, e como não poderia concorrer a nova reeleição deixou o cargo e foi tentar a sorte na cidade vizinha. Segundo o parecer, Bega utilizou meios espúrios para demonstrar um domicílio eleitoral que nunca teve. "Embora não conste dos autos, é sabido que o impugnado ainda exerce forte ingerência decisória junto à Prefeitura Municipal de Pitangueiras, embora estivesse renunciado ao cargo de prefeito. Assim podemos chegar às seguintes conclusões: 1) que, quando da arregimentação de sua transferência eleitoral para Astorga, o impugnado Arquimedes Ziroldo, vulgo Bega, ainda residia na cidade de Pitangueiras, e lá exercia sua cidadania. 20 que o impugnado utilizou-se de meios atípicos e simulados para demonstrar sua residência e/ou domicílio nesta cidade. 3) que o impugnado não possui qualquer atividade neste município de Astorga que se identifique com o exercício da cidadania", diz o parecer, que o leitor pode conferir aqui.

PS - Cortei alguns comentários desta postagem porque trouxeram informações inverídicas.

Continue lendo

Trecho de rodovia em Mandaguari: MP no caso

A Promotoria de Justiça de Mandaguari instaurou procedimento investigatório nesta semana para apurar eventuais responsabilidades pela construção de um contorno para evitar que a BR-376, que faz a ligação entre o Noroeste do Estado e Curitiba, passe pela cidade. Segundo o promotor de Justiça Rodney André Cessel, a passagem da rodovia pelo perímetro urbano – e conseqüente grande circulação de veículos, sobretudo caminhões – tem colocado em risco a segurança da população. É freqüente a ocorrência de acidentes de trânsito e atropelamentos (seguidos de morte e lesões) nas imediações da estrada.

[Lá existe um movimento pelo contorno]

(Da Assessoria)

Continue lendo

Internet

A página do candidato Enio Verri já está fora do ar.

Continue lendo

Menos dois Carlton por dia

Ex-secretário municipal de Planejamento, o ex-petista Ronaldo Ramos parou de fumar há quatro meses. Os pulmões agradecem, depois de 26 anos de castigo.
O pessoal torce para que ele mantenha a palavra de não fumar, e que não faça como seu ex-colega de governo, Renato Bariani, que mesmo tendo baixado ao hospital há alguns anos até recentemente ainda fumava.

Continue lendo

Busca e apreensão

O Ministério Público divulgou a seguinte nota, há pouco:

A Promotoria de Justiça de Mandaguari esclarece que, diferente do que foi publicado em alguns veículos de comunicação, a medida de busca e apreensão de documentos e computadores efetivada ontem (5) na Câmara de Vereadores da cidade se originou de um inquérito policial instaurado no ano de 2007, ainda em trâmite na Delegacia de Polícia local. Esta investigação tem como objetivo apurar a veracidade de notícias que fazem menção a diversas irregularidades supostamente perpetradas no âmbito da Casa Legislativa. A autoridade policial, há mais de um ano, tentava obter junto à presidência da Câmara cópias de documentos necessários para a elucidação dos fatos. Como não foi atendida, a Polícia Civil solicitou a intervenção judicial para a solução do impasse. Diante deste contexto, o Ministério Público, ao analisar os autos, manifestou-se pela expedição do mandado de busca e apreensão, no que foi atendido pelo juízo criminal da comarca. Todo material recolhido está sob os cuidados da Polícia Civil, para a conclusão das investigações.

Continue lendo

Criminalidade

No dia em que entidades lançam uma campanha contra a violência em Maringá, o boletim de ocorrências da PM registrou nas últimas horas cinco furtos a residências, um furto a apartamento, um furto de automóvel, quatro assaltos, um roubo a estabelecimento comercial e quatro prisões por posse de drogas.

Continue lendo

Pela internet

Quem quiser acompanhar o julgamento no STF do processo da Lei de Inelegibilidades (AMB), sobre os fichas-suja, pode acessar a Rádio Justiça.

Continue lendo

Bazar beneficente

A partir de amanhã tem bazar beneficente na avenida Mandacaru 877, defronte o Tiro de Guerra. A Associação Maringaense dos Autistas venderá mercadorias doadas pela Receita Federal, como players de mp3, 4 e 5, toca-CDs, playstation, material de pesca, maquiagem, roupas, brinquedos e outros produtos. A promoção termina no sábado.

Continue lendo

Umes

A União Maringaense dos Estudantes Secundaristas tem blog.

Continue lendo

Quá! Quá! Quá!

A propósito da Guerra dos Quês, leitor envia o seguinte texto:

Qualé!
Quantos quadrúpedes quadrados queixadando-se, querendo queimar Quinteiro! Quebra-galhos quizumbando quirelas. Quietem-se.
Quem queima-rosca, quer quiprocó, quer quinhão (quilate qualquer). Querem quengas.
Quem quer qualidade, quitar quebradeira, queimar quadrilha, quer Quinteiro - Quarenta.
Quixotismo querer qualificação quando, quotidianamente, quilham quantos quintais quiserem, quietam questionamentos.
Quilparil! Quiz quilômetros, quilohertz, quilowatts. Quesitos quicados... quiçaça quatro-cantos.

Continue lendo

Crime ou não?

Posse de arma de fogo é ou não é crime? O desembargador Noeval de Quadros, do Tribunal de Justiça do Paraná, escreve a respeito.

Continue lendo

Migalhas

Mas que é a vida senão uma combinação de astros e poços, enlevos e precipícios? O melhor meio de escapar aos precipícios é fugir aos enlevos - Machado de Assis

Continue lendo

Música


O maringaense Natan Soares apresenta-se no próximo dia 10 às 20h30 no Teatro Calil Haddad com o espetáculo Alienígena Soul.

Continue lendo

Murchou

O site da Prefeitura Municipal de Maringá, que ficou fora do ar de ontem pra hoje, retornou sem alguns itens. Não há mais aquela frase de campanha que o prefeito Silvio II (PP) usava inclusive nos cartazes espalhados com sua foto nos postos de saúde. Sumiu também uma página que continha a foto do prefeito e seu perfil.
A retirada, segundo me consta, foi dada em obediência a uma liminar da Justiça Eleitoral numa reclamação feita pela coligação do PT (Enio Verri), que alegava propaganda subliminar. Mas há uma outra reclamação sendo apreciada, esta tendo a coligação do PMDB (João Ivo Caleffi), como autor, alegando promoção pessoal e propaganda subliminar de Silvio II.

Continue lendo

Recursos federais

O Ministério da Educação liberou no último dia 30 R$ 369.204,00 para a Universidade Estadual de Maringá, para assegurar a continuidade e manutenção do Programa de Educação Tutorial.

Continue lendo

Placas propagandeiam administração


As placas espalhadas pela administração cidadã em canteiros centrais e bairros da cidade continuam intocadas, embora não tragam informações sobre as obras que divulga. São placas com visível interesse eleitoral, já que são diferentes das placas utilizadas na maioria das obras no país - tornam-se, portanto, verdadeiros outdoors (veja o caso de Garulhos, SP, onde especialista diz que propaganda institucional em época eleitoral não pooooode). Trazem desenho feito em computação gráfica, já que a maioria delas existe apenas no papel e uma frase pró-administração ("Obras que melhoram a vida das pessoas"), mas, em compensação, não trazem o nome do órgão ou entidade financiadora; nome do órgão ou entidade responsável pela obra ou serviço; identificação completa da obra ou serviço, com extensão, área, tipo, finalidade, valor e origem dos recursos; prazo de execução; e nomes dos autores do projetos e dos responsáveis técnicos.
Essa omissão de dados é que faz toda a diferença entre placa de propaganda, que atende interesses de um prefeito que busca a reeleição, e placa informativa de obras.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima