8.8.08

Como dói!

LUIZ CARLOS RIZZO

Ainda estou chocado e trêmulo com a morte do Toninho Fermenton. Caramba, como a vida nos reserva terríveis surpresas!
Como nossa vida é tão frágil! Vale a pena levar a vida tão a sério se, numa fração de segundos, décadas de dedicação, trabalho e perseverança terminam em nada? Absolutamente nada!
Tenho orgulho de dizer que convivi com o Toninho Fermenton por muitos anos. Além de facilidade em fazer amizades, Toninho, que não gostava de lembrar que em seu nome também havia Donizete, tinha muitas qualidades. Amigos não conseguem enxergar eventuais defeitos. É assim mesmo.
Nos anos 70, Toninho era nosso motorista do carro de reportagem da sucursal maringaense da Folha de Londrina, onde eu era repórter.
Eu sempre achava que era pouco, mas muito pouco mesmo, ele continuar na função de motorista, embora fosse um trabalho digno e respeitado.
Acontece que a inteligência do Toninho era para ser melhor aproveitada. Desperdício era continuar usando apenas membros superiores e inferiores para ganhar a vida.
Ensinei-o a produzir textos jornalísticos, o suficiente para ele se transformar em colunista social da sucursal maringaense da Folha de Londrina.
A partir daí, grandes saltos fez o Toninho em sua vida: apresentador de tv na Tibagi, em Apucarana, representante comercial até se tornar empresário.
O Toninho era um empreendedor guerreiro. Desses que acreditava no que fazia e fazia você acreditar com argumentos fortes e forte presença pessoal.
Dos anos de convivência com o Fermenton, guardo o sorriso largo, o forte timbre de voz, a segurança do que transmitia e o lado feliz de criança que ria com as pequenas coisas da vida que, na verdade, são grandes gotas de felicidade.
A morte de pessoa tão querida, que muito queria viver e muito cuidava de sua saúde e de seu bem estar físico e mental, nos leva a uma refelexão:
Pois é, pra que levar a vida tão a sério?
Não é uma convocação para o desleixo e para fugirmos de nossas responsabilidades, mas para melhor aproveitarmos a vida que é um dom de Deus e que, portanto, não nos pertence.
Ser feliz agora, já e não deixar para o incerto amanhã é o que nos resta a fazer. Desde que não seja uma felicidade egoísta. Que tal começarmos a fazer felizes aqueles que nos rodeiam? Aí, sim, alcançaremos a verdadeira felicidade.

Luiz Carlos Rizzo, jornalista e cronista

7 pitacos:

Anônimo,  12:50  

muito linda a mensagem, emocionante, com certeza o Toninho deixará saudades, ele era uma pessoa maravilhosa.
Nós maringaenses estamos muito tristes....
leitora assídua

Anônimo,  13:28  

Lindo seu pensamento...ficamos analisando a vida dessa forma mesmo diante dessa tragedia.
Toninho transmitia alegria, dinamismo e paz!!! Mas os bons sempre se vão primeiro isso é uma verdade. Estamos todos enlutados.

Anônimo,  14:00  

Parabéns, Rizzo. Bonita e pertinente reflexão.

Anônimo,  14:45  

Rigon, boa tarde !!!
Parabéns ao nosso amigo Rizzo, pelo
texto simples, mas de uma beleza, imensurável.
Claudio A. Volpe - Mandaguari

Anônimo,  15:35  

Lindas palavras..

Existe uma frase que guardo comigo, que pode resumir trecho do texto acima descrito:

" A felicidade se encontra nas coisas mais simples da terra ". (Armandinho)



Arthur de Almeida Boer e Melo

Anônimo,  16:48  

Como filhos de Deus, temos de tirar reflexões urgentíssimas dessa bonita mensagem a Fermenton. Que Nosso Senhor o receba de braços abertos, no lugar que Ele preparou para todos nós, seus filhos!

Claudecir - Sindicato dos Bancários

Blog do Pastor Robson Brito 22:02  

É verdade Rizzo!

Na última conversa que tive com Fermenton vi nele uma pessoa cheia de sonhos... com vontade de avançar em seus projetos... mas, tudo se foi naquela fatídica manhã.

“Nossa vida é como vapor..., como um conto ligeiro...” como diz a Bíblia Sagrada.

Às vezes, peguntamos como o profeta bíblico Jeremias: “Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” – Jr 20.18 (NVI). Mas a Palavra de Deus responde: “O Senhor faz tudo com um propósito” – Provérbios 16.4a; “Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor”. (Efésios 1.4).

Deus nos diz: “Eu sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu”- Isaías 44.2 (NTLH). E “todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. – Salmo 139.16 (NVI); “pois todas as coisas, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo começou com ele e encontra nele seu propósito”. – Colossenses 1.16

Quando o cristão genuíno pára para pensar nestas grandezas, acaba concordando com o apóstolo Paulo, quando inspirado escreveu: “É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças....ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos”. – Efésios 1.11.

Que Deus console a família e os amigos do Toninho Fermenton e nos abençoe!

Pr. Robson Brito - prrobsonbrito@uol.com.br

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima