16.4.08

Biopuster, a nova caixa preta


O sistema biopuster, adotado sem licitação pela administração maringaense, é austríaco e não alemão como vem sendo divulgado pela prefeitura municipal. Não me perguntem por que a administração fez isso. O site oficial da empresa, baseado em Viena, traz detalhes.
O site brasileiro não cita a origem da tecnologia, mas dá umas dicas até então não divulgadas. Aqui se vê que a SP4 Participações Ltda. é parceira da Biopuster América Latina no consórcio Lixo Zero. A SP4 pertence a José Previdelli, que também é da Unicorpore, que iria relançar o livro Terra Crua, com prefácio de dona Bárbara Barros. Em 2005, Previdelli acompanhou por municípios da região o italiano Luigi Annovazzi, tratando da implantação de usina de reciclagem de embalagens de agrotóxicos.
No início desta administração, sem licitação, Silvio II gastou US$ 1 milhão com a Transresíduos. Agora, investiu mais de R$ 400 mil para que a Biopuster possa explorar o lixão, por 20 anos, também sem licitação - prometida para depois da fase de testes. Acontece que a prefeitura pediu prorrogação do convênio (aprovado por unanimidade dos vereadores) e solicitou ao IAP nova licença ambiental, ou seja, os dois meses de testes parecem que são, na verdade, só pra inglês ver. A licitação já teria dono.

[Acho que a Funverde tem toda a razão. Umberto Crispim, que era da Sema, também manifesta preocupação e acha tudo muito suspeito. O certo é que, implantado, o biopuster vai deseducar ambientalmente as próximas gerações]

16 pitacos:

Anônimo,  12:05  

Coisa boa nao tem se o honesto Previ esta no meio, cuidado!!!!!!

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo,  14:11  

cruz? Cruz? Cruz?

Anônimo,  14:17  

Olha Rigon a maneira como foi feito eu nao sei, mas que o sistema é muito bom é, vc. precisa ir la ver., nem parece lixao, é como dissse o secretario de estado Rasca na inauguração, da até pra fazer churrasco lá. e vai servir de modelo para muitas cidades.

Anônimo,  15:11  

Ow..pára com isso Rigon.

Eu não vou suportar se vc continuar colocando as falcatruas dessa adm.

Tô ficando mal.

Num aguento mais tantas armações.

Nosso dinheiro tá indo pro LIXO mesmo viu, literalmente.

SAI FORA SILVIO...

Anônimo,  15:16  

E a UNITRABALHO- UEM está fazendo seu protesto na Rádio Universitária, pois essa "empresa" aí está tirando o ganha-pão de centenas de catadores, a maioria organizada em COOPERATIVAS, algumas delas assessoradas pela Unitrabalho-UEM.

Anônimo,  17:58  

PREVIDELI, FUNVERDE, SILVIO BARROS, UNITRABALHO, HUMMMMMMMMMMMMMMMM, SEI NÃO...

Anônimo,  18:43  

A unitrabalho e perita em desviar dinheiro que vem em projetos para as cooperativas. A maracutaia lá dentro é grande. Utilizam dos catadores de recicláveis para fazer politicagem e encher seus bolsos. Tem é muita sujeira que precisa vir a tona nesta UNITRANQUEIRA.

Anônimo,  08:49  

sera que a Unitrabalho nao sabe que la tem esteira e mais ou menos 50 catadores todos uniformizados, registrados e com restaurante no local trabalhando lá.

Anônimo,  10:35  

Pega mal dizer que a empresa é de uma paraiso fiscal que protege contas de governantes corruptos e ditadores do terceiro mundo, né. A Alemanha tem uma imagem melhor, mais ecologista. Dizer que o troço vem da Suiça, dá muito na cara ou levanta suspeitas infundadas na lisura ética dos banqueiros sobre a honestidade do imbuster.

Anônimo,  14:58  

nao tem nda de falcatrua ai nesse projeto, eh um absurdo o q vcs estao dizendo, esse projeto tem a intençao de reciclar o lixo q vai para o aterro, e em relacao das pessoas q catavam lixo, creio q foi a melhor coisa que aconteceu, pelo menos elas nao fikram sem serviço, pois tem as cooperativas de reciclagem, e se estas pessoas estao sem serviço eh pq nao qrem trabalhar, pq serviço tem.
com o esse projeto maringa vai ganhar mto, alem de virar modelo para as outras cidades, ele vai ajudar a acabar com a grande poluicao q havia no lixao, antigamente ninguem suportava o mal cheiro, pergunta pra qm mora la perto como q esta agora....
entao para pra pensar se nao eh a melhor coisa q esta acontecendo na cidade de maringa...Maringa eh um exemplo de cidade para todas as outras...se nao esta contente com esse projeto faz um melhor intaum qm sabe vcs nao dao um jeito d fazer o lixo se decompor em 1 dia...

Anônimo,  11:45  

meus caros,
q tal vcs envuarem uns fatos pra gente saber o q ha de fato nessa historia?
abraço.

Anônimo,  13:54  

amigo, escritor, nem te conheço, mas conheço o projeto de ponta à ponta, vou lhe esclarecer algumas detalhes de sua reportagem. A Biopuster é uma empresa alemã que tem seu projeto, desenvolvimento e patente na Alemanha, inclusive o lixão que está sendo desativo de início foi o de Berlim (AL). Vc está confundindo o fato de ser austríaca a Biopuster devido seu diretor e representrante no Brasil ser um Austríaco o sr. wilfried Buss.
Quanto ao projeto, a Pref. de Maringá apenas colaborou com o concreto da usina e o Trafo de entrada, no demais é todo um projeto piloto montado com todos os recursos da Biopuster somente com a intenção de ter uma amostra funcionando no país sendo a primeira em Maringá, a partir daí nop Brasil todo, além de eliminar todo o lixo, funcionando perfeitamente bem.
Sem Mais

Taney

Anônimo,  17:06  

Apenas complementando:
O BIOPUSTER é um processo dessenvolvido para remediação de áreas CONTAMINADAS POR HIDROCARBONETOS.

Isso mesmo, como se o lixão de Maringá fosse um grande campo de derramamento de Petróleo!!

Anônimo,  11:32  

E a Maringá Lixo Zero Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos Ltda, pertence a quem???? Pois é, como dizia o Cazuza "Brasil, qual é o seu negócio, o nome do teu sócio ..." Será que os Barros tem uma participaçãozinha básica !!!

Anônimo,  14:12  

Eu gostaria que vc se arrancasse dai!Qual e o teu negocio??????!Ameacass,meu filho se te faltas educacao, va procurar tua turma e nao demonstrar falta de cidadania!!!!!!!!!!

Anônimo,  14:36  

urrulll

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima