Ai, ai, ai, ai, aiiiii
Postei Miguel Aceves Mejia cantando Cucurrucucu Paloma. Assista.
PS - Também achei Alain Barriere e Noelle Cordier: Tu t´en vas.
Postei Miguel Aceves Mejia cantando Cucurrucucu Paloma. Assista.
PS - Também achei Alain Barriere e Noelle Cordier: Tu t´en vas.
Conhece aquele texto que ensina como capturar porcos selvagens? É muito interessante.
Leia aqui.
Na avenida Brasil, Aeroporto, um exemplo de como estão alguns telefones públicos da cidade: tomados por propaganda de mototáxi, um serviço irregular perante a legislação. O maior deles expande-se: há agora pelo menos quatro empresas de um mesmo grupo, que pertence a um homem que se fazia passar por jornalista e cujos extensos antecedentes foram mostrados pela vereadora Edith Dias de Carvalho (PP) durante uma sessão da câmara.
Trecho de artigo de Valcir José Martins:
A morte é o retorno à casa paterna, o mundo de origem. Morrer, no sentido que entendemos, não é o ponto final. Nosso maior problema continua sendo viver. A morte de quem vive na matéria, com utilidade, é simples libertação ao final de importante compromisso, mas não pode ser, de forma alguma, antecipada por suicídio direto ou indireto (vícios, descuido com o corpo, imprudência, etc), eutanásia.
Na íntegra.
Os manacás da serra plantados na avenida Horácio Raccanello, no Novo Centro, estão crescendo. Por serem da serra, e com o calor intenso dos últimos dias, até que correram risco de não se desenvolver; mas a chuvarada dos últimos dias está ajudando.
Não precisa nem lembrar, mas o autor da foto, Mosca Branca, lembra: alguém lembra do dia em que o prefeito foi ao programa de televisão de seu guru e ambos deram risada, dizendo que não dava pra arborizar a avenida porque debaixo dela há um túnel? E os coleguinhas de imprensa que foram atrás da conversa? Jorge Villalobos riu por último.
De leitor, já sugerindo pra que Ademar Schiavone aborde o assunto num próximo livro:
No início de Maringá veio pra cá todo tipo de pessoas com suas religiões e até ateus, que eram raros na época, vieram. Mas só veio um judeu, dr. Aaron Galperin, otorrinolaringologista, se estabeleceu e formou clientela (nos idos de 60, mais ou menos). Porém, não tinha outro judeu na cidade, só ele, e suas filhas estavam crescendo e ele queria casá-las dentro da sua religião, então resolveu voltar pra Curitiba onde tinha comunidade judaica. Vendeu tudo, fechou o consultório e foi embora. Assim terminou a história do primeiro e último judeu de Maringá.
Leitor diz que parece que tiraram a idéia daqui. É, vasos ornamentais já temos...
Notas de Cláudio Humberto neste sábado:
Tucano acusado de calote
Dono de uma empresa que fatura R$ 1 bilhão por ano (sua Diplomata S/A é a 99ª maior do País), o deputado tucano Alfredo Kaefer (PR) é acusado por um empresário de Cascavel (PR), José Carlos da Silva Jr, de não concluir o pagamento de equipamentos que transformam leite em mussarela. E faz a cobrança de forma inusitada, exibindo uma faixa em seu prédio chamando Kaefer de "caloteiro". Na tevê, ele afirmou que a dívida é de R$ 3,8 milhões.
Gato por lebre
José Carlos garantiu que suas tinas poderiam fermentar 300 mil litros de leite, mas a capacidade era só de 50 mil, diz o advogado de Alfredo Kaefer.
O Toscorama colocou fotos do túmulo de Márcia Constantino, um dos mais visitados neste Dia de Finados, e deste enorme outdoor duplo (a administração do PP colocou três). Concordo com Andye Iore, ficou com cara de propaganda eleitoral - e em 2 de novembro, aprendi quando criança, deve-se respeitar os mortos.
Um amigo pediu que procurasse no You Tube um vídeo sobre UFO em Los Roques, uma ilha da Venezuela. A filmagem teria ocorrido em agosto último. Realmente impressiona, mas foi mais um fake - nunca aconteceu, é tudo fruto de um especialista em computador.
Aqui, cenas do disco voador e do making off.
Do blog de Rubem Mariano:
Silvio Barros durante a campanha eleitoral de 2004 subiu numa patrola e prometeu asfaltar todos os bairros de Maringá. Foi uma jogada de marketing. O que o candidato de então não sabia era que o bairro onde estava sendo feita a gravação (Jardim Rebouças), já consta como asfaltado nos arquivos dos governos estadual e federal. Na época o asfaltamento teria sido executado na gestão do ex-prefeito Jairo Gianoto. Agora, como Silvio Barros vai fazer para conseguir financiamento para uma obra dessa invergadura (sic)? Em toda a porta que ele bate, o bairro consta como asfaltado. E agora, ainda dá pra falar no mote da campanha: "é possível e nós vamos fazer"? Aguarde as próximas promessas não cumpridas.
Encontrei vários filmes sobre a vermelhidão de poeira que tomou conta do céu de Maringá, na sexta-feira, no YouTube. Neles, percebe-se o espanto, a preocupação com o vento, gente aproveitando para narrar como se fosse programa policial e até sem som.
Continue lendoRoberto Pompeu de Toledo, que escreve sempre à última página da revista Veja, no início do mês, em artigo sobre a feiúra e a beleza dos nomes de cidades, considerou feio o nome de Sinop, no Mato Grosso, criada pelo maringaense Enio Pipino. Leia aqui.
Descubro agora que em fevereiro de 1999 ele já falava de Sinop - que nasceu inspírada em Maringá -, colonizada por empresa que tinha sede aqui. Confira o artigo.
No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco
Mário Quintana
Ao contrário de ontem, quando o tempo estava doido e passou de calorento e límpido para vermelho e tempestuoso, o Dia de Finados em Maringá está 10: chuva, uma estiada, chuva, uma estiada...
Continue lendoHistória contada no blog de uma mulher de Sarandi:
Dois mototaxistas conversavam com um terceiro sobre um casal gay que eles levaram a uma determinada avenida de Maringá: "Eram dois caras de presença, até bonitões! Eu escolhi levar aquele que, na minha opinião parecia ser o homem, mais fortão e parecia ser mais sério. O cara sentou na garupa e dei a partida na moto, não tinha andado nem 300 metros e o cara grudou na minha cintura e se achegou mais ao meu corpo num abraço que quase perdi o fôlego! Parei a moto, desci louco da vida e disse pra ele, se você me agarrar de novo, vou dar um pinote nessa moto que você vai ficar esticado no asfalto! Pensando bem, não vou levar você a lugar algum, desce!!" Os outros riam a beça e eu idem!
O moço (o passageiro) , "quanto você quer pra me levar onde eu preciso ir?" o cara da moto "cinqüenta reais!" O passageiro topou!
No fim da conversa, o motoqueiro sorrindo dizia pros amigos "ganhei cinqüenta reais na boa!".
De Valter Dubiela, direto do Canadá:
Você viu só aquela arvore em frente da loja que perdeu o telhado? Se não fosse aquela única arvorezinha que sobrou, segurando as folhas de zinco, o telhado sairia rolando e estaria lá no terminal urbano, ou sei la onde nem sobre quantos carros e possoas. Ainda bem que a árvore estava lá pra segurar a barra.
Só nos resta agradecer a esta heroína que além de limpar o ar, oferecer sombra, frutos, frescor, e madeira gratuitamente, suporta todos os pregos, serras, arames, blasfemos, ignorantes e ingratos sem dizer nada.
Em Isaías 5 tem uma passagem que se refere ao Messias, que será tratado "como um cordeiro levado ao matadouro". Assim são estas benfazejas árvores urbanas, que sangram até a morte, sem lançar um grito.
Do blog A Pombinha:
No Fórum Futuro 10 Paraná, Ricardo Barros falava em seu discurso, que para matar um sapo bastava colocá-lo dentro de uma panela com água fria, e com fogo brando, logo sem notar o sapo morreria fervido.
Esta referência era para o presidente Lula, na época do mensaláo. Agora Ricardo está no maior Love com o PT e o presidente Lula.
Infelizmente na política tem que se engolir sapo a todo momento, e, desta vez, Ricardo teve que engolir um grandáo.
Se Lula estava num mar de Lamas, Ricardo está num mar de Barros.
De Millôr Fernandes, na Veja:
Companheiro Lula. Se me permite. Acho que ainda é tempo. Deixa pra lá essa tal de CPMF. Ou combine com seus companhos, afetos, apaniguados, todos os seus goodfellas, e também todos os seus adversários de boa-fé: a CPMF fica. Mas todo o dinheiro vai, como era idéia do Jatene, pra saúde. Não, corrige aí: pra doença.
Mas tu me perguntarás, na tua eterna dúvida filosófica: "E como é que vou governar, Millôr? O Manteiga disse que sem essa gaita não é possível tocar o país, quero dizer, o Bolsa Família".
Honesto Lula (Otelo, do Shakespeare, pro Iago, do mesmo), a coisa é tão simples que salta aos olhos de um cego (deficiente visual): Libera as drogas!
Na íntegra.
A revista Veja desta semana publica esta foto de Andre Penner mostrando um jequitibá-rosa, que é considerado a árvore mais antiga do Brasil. Sua idade é estimada em 3.030 anos.
Eu acrescentaria: Deus é pai, colocou o jequitibá no Parque Estadual de Vassununga, que fica em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo. Se fosse por aqui...
Um leitor comenta que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que Ricardo Barros virar vice de Lula, e aí lembrei de um desenho do finado Henfil, aproveitando que João Paulo II veio ao Brasil em 1980.
O papa aparece no meio do Maracanã lotado, ergue uma argulha acima da cabeça e diz que será mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que os ricos entrarem no reino dos céus. Nem bem acaba de dizer isso e - zupt! - um camelo surge do nada e passa pelo buraco da agulha.
Atualizado - Os criadores do Factorama não estão mais trabalhando juntos, mas a vida lhes deu rodas: Fábio Linjardi agora é o feliz proprietário de um Gol 2002, enquanto Andye Iore adquiriu recentemente seu segundo TL (com os detalhes de que ele ainda não aprendeu a dirigir e de que o primeiro TL ainda está na oficina).
Daqui a uns anos os dois perigam aparecer na Forbes.
De artigo de Paiva Netto:
A morte é um boato, conseqüentemente os mortos não morrem, incluídos os irmãos ateus materialistas. Diminuir a relevância desse fato, que atinge de forma inexorável os Seres Humanos, seria negar a realidade. Você não é obrigado a acreditar na existência dos Espíritos, nem que possam dirigir-se às criaturas terrestres, quando por permissão divina. Contudo, sua descrença não significa que eles não existam ou estejam condenados à mudez.
Na íntegra.
Depois do caso da Juventus x Adap e do Laboratório São Camilo x Laboratório Fleury, leitor aponta esta grande semelhança entre as logos do Cinesystem, de Maringá, e da Corbis, um dos maiors bancos de imagem do planeta. Não tem como não dizer que não houve plágio: apenas viraram o desenho horizontalmente.
Do VacaVoando:
- Se Washington não vem a Silvio... Silvio vai a Washington!
Se o PT conseguir viabilizar um terceiro mandato para Lula, com seu currículo Ricardo Barros (PP) tem tudo para tornar-se vice-presidente.
Continue lendo
O novo desembargador do Acre, Adair Longuini, nasceu em Atalaia- microrregião de Maringá - e é formado pela Universidade Estadual de Maringá.
(Foto Página 20)
O prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), irá a Washington (EUA) de 12 a 17 próximos, para participar de evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esta será sua sétima viagem ao exterior desde que assumiu a prefeitura. Ele também encaminhará ao BID um projeto da Amusep.
O vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (PDT) assumirá a titularidade. O projeto de decreto legislativo autorizando a viagem foi aprovado hoje à tarde pelos vereadores.
O professor Edson Scabora também aderiu ao mundo dos blogs, onde destaca "família, educação, liderança, motivação".
Continue lendoDe Verdelírio Barbosa:
Mundo ótico
Segundo a última informação da Prefeitura Municipal de Maringá, a cidade conta atualmente com 121 óticas. Em matéria publicada pelo Informativo Sivamar, são citadas como as mais antigas da cidade: Ótica Nagao, do Aduza Nagao; Ótica Santa Luzia, do Kaoru Sakessegawa; Ótica Maringá, Ótica Diamante e a Gouveia, do Dayton Gouveia, rede que conta hoje com 20 lojas no Paraná, das quais oito estão situadas em Maringá.
Coluna completa.
Reportagem do Maringá Urgente sobre o temporal de hoje em Maringá. Há cenas da queda da cobertura defronte o terminal e mais céu poeirento. Assista.
Marcelo Bulgarelli também fez seu vídeo: aqui.
Marcus Vinícius, jornalista de Curitiba, escreve que "depois de muita relutância, começou a ser preparado o obituário de um poderoso empresário da imprensa do Paraná".
O dono de jornal a que se refere está muito doente.
O superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, José Carlos Amador, programou reunião para o próximo dia 7, no Hemocentro, para discutir a sistemática de cobertura da imprensa no HUM. Convites estão sendo entregues aos órgãos de comunicação, assinados por ele e pelo assessor de imprensa do hospital, Paulo César Pupim.
Segundo o ofício, a superintendência do Hospital Universitário gostaria de ouvir sugestões que possam facilitar o trabalho da mídia no HUM. As propostas debatidas também servirão como base para a definição dos critérios para o trabalho da assessoria no HUM, como parte integrante da estrutura administrativa do hospital.
É Vandré Fernando quem avisa:
- Tem político treinando para ficar simpático.
[Aí eu me lembro daquela, sobre o candidato a prefeito nas eleições de 2004, antipático. Um assessor chegou no comitê de campanha e informou a equipe que o candidato estava mudando: "Ontem ele chegou em casa e cumprimentou a esposa!"]
Atualizado - Uma grande parte de cobertura de metalão de um estabelecimento comercial voou sobre o conhecido Bar do Gaúcho, nas imediações da antiga estação rodoviária (por sinal, continua lá firme e forte, ao contrário do que propagandeavam os arautos do apocalipse).
(Fotos Márcio Garcia)
Os prefeitos de Maringá, Silvio Barros II (PP), e de Sarandi, Cido Spada (PT), foram os dois únicos das regiões metropolitanas do Norte/Noroeste do Paraná que se recusaram a assinar o termo de anuência que viabilizará a integração do transporte coletivo metropolitano - que, em última análise, vai beneficiar os chamados municípios conurbados, vizinhos.
É que na Região Metropolitana de Londrina, coordenada pela ex-deputada estadual Elza Correa (PMDB), quatro municípios assinaram documento idêntico, que beneficia usuários do sistema coletivo. Assinaram os prefeitos de Londrina,Cambé, Rolândia e Ibiporã. Dos três de Maringá, apenas Paiçandu assinou.
Depois não gostam quando eu escrevo que PT e PP andam afinadíssimos por aqui...
Aos camaradas que repostaram a foto, bonita e expressiva, da vermelhidão em que aparece a catedral (dois jornais já requisitaram): o crédito é para Márcio Garcia - e não Márcia Garcia, embora ele tivesse passado o dia dando uma de telefonista hoje.
Continue lendoJorge Villalobos também fez sua foto deste dia diferente - o Dia da Terra Roxa.
Andye Iore comparou com filme de ficção científica.
A chuva veio, o caos se instalou em alguns pontos da cidade. Árvores caídas, semáforos deixando de funcionar, aquela coisa doida de sempre. Esta árvore acima caiu defronte o distrito policial da Vila Operária, derrubando o posto e as luminárias rebaixadas.
PS - Ah, é claro, fiquei sem internet, por causa da queda na energia elétrica, até agora há pouco.
Veja o vídeo do prenúncio de temporal agora à tarde em Maringá. O céu ficou vermelho. Aqui.
Continue lendo
Nas proximidades do Bosque Dois, uma árvore caiu sobre uma camionete que estava estacionada.
Outro ângulo da coisa, a partir de prédio da avenida Brasil.
(Fotos Rosângela Rocha)
O céu, que estava limpo, tornou-se vermelho, mas até agora aparentemente a chuva não caiu.
(Foto Letícia Brito)
A rede que protege a recolocação de pastilhas no prédio do Aspen Park desprendeu-se. Por sorte, não soltou-se completamente e caiu na rua. Teria sido o caos.
(Foto Mosca Branca)
Uma enorme nuvem de poeira tomou conta de Maringá agora há pouco. Árvores caíram com os ventos fortes. Daqui a pouco tem fotos e vídeo.
Continue lendoHoje alguém publicou que o leite fraudado não está em Maringá e região. Quer dizer, deveria ser explicado que o leite fraudado com água oxigenada e soda cáustica não está por aqui na região - mas tem leite misturado com substância estranha, sim.
Muitas crianças de Maringá e da microrregião (são 30 municípios, onde há inclusive indústria do setor), garante uma pessoa que sabe muito a respeito, estão bebendo leite com cloro. Isso, cloro.
Se a fiscalização quiser, é só levantar a quantidade de cloro adquirida por indústrias de leite do Paraná e verificar se ela é normal. Minha fonte garante que é tudo anormal e que em alguns locais da região o pessoal lidera a compra de cloro.
Quem fez show ontem em Maringá foi o cantor Oswaldo Montenegro. Ele esteve no Teatro Marista, em show fechado, dirigido para a classe médica, oferecido por uma rede de farmácias que veio de Curitiba e tem um péssimo relacionamento com a mídia. Uma tiete, filha de conhecido pediatra, chamava a atenção pela forma barulhenta com que se comportava. Até que em dado momento até o cantor teve que chamar sua atenção, parou o show e lhe pediu que parasse de falar ao celular durante a apresentação. A moça terminou a noite cercada por dois seguranças, que impediram novas demonstrações de mau comportamento.
Natanael Bufalo está na Penitenciária Estadual de Maringá e divide a cela com o uruguaio Cirilo Jose Escobar, que cumpre pena por estupro. Escobar, que era massagista, estuprou as duas filhas, uma das quais engravidou; o filho nasceu especial.
Tempos atrás, quando ainda estava preso no cadeião da 9ª SDP, ele era o terror dos companheiros de cela. Um deles, quando foi depor no Forum, fez um pedido ao juiz criminal: "Ô doutor, tira o uruguaio da cela". O juiz quis saber o motivo: "É que ele não me dá sossego, quer me pegar a toda hora!...".
Do Consultor Jurídico:
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça irá analisar se o curso de Medicina da Uningá, em Maringá (PR), pode funcionar até que o Ministério da Educação analise se a instituição atende aos requisitos necessários.
O Agravo Regimental no qual a União insiste com a suspensão do funcionamento do curso já está nas mãos do presidente, ministro Barros Monteiro, que irá relatar o caso e levar a julgamento na Corte Especial.
Leia mais.
Confirmando que este é o setor que mais cresce em Maringá, o mercado flanerífico chegou ao Fim da Picada.
Agora, na avenida Brasil, proximidades da agência do Banco do Brasil, já existem pelo menos dois flanelinhas que abordam motoristas oferecendo seus "serviços".
As fotos mostrando o corpo da garota Márcia Constantino em meio a um milharal foram tiradas de uma máquina fotográfica digital como esta - uma Sony DSC-W70. As fotos estão sendo enviadas por email e, se a polícia quiser, basta rastrear e punir quem, às vésperas do Dia de Finados, teve a infeliz idéia de cometer este desrespeito.
O delegado-chefe da 9ª SDP, Antonio Brandão Neto, tomou as devidas providências em relação ao caso dos policiais que quase foram às vias de fato, na última sexta-feira à noite, numa pizzaria de Maringá.
"Providências enérgicas", frisou um policial.
O radialista aposentado Orlando Manin, que fez muito sucesso no rádio maringaense principalmente entre os anos 50 aos 70, será o entrevistado de Eliel Diniz, hoje em seu programa da RTV Canal 10, a partir das 21h.
Continue lendoA respeito do convênio de adesão à integração do transporte coletivo metropolitano, Jair Carneiro lembra que, em 2005, as associações comerciais e empresariais de Maringá, Sarandi e Paiçandu assinaram com os respectivos prefeitos (Silvio Barros II, Cido Spada e Moacyr José de Oliveira) um termo conjunto. A assinatura aconteceu no paço municipal de Maringá. O documento - pelo qual há concordância dos três municípios em relação ao assunto - foi entregue a Roberto Jacomelli.
O interessante nessas novas negociações, que envolvem a Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá (que não existia à época), é que ninguém se lembrou de convidar as associações comerciais e empresarias - sequer para tomar um cafezinho.
PS 1 - Reforçando o texto: prefeitos e entidades é que deveriam se entender; a RMM, que não existia à época, fez sua parte nos últimos meses, ouvindo setores da sociedade.
PS2 - Era aguardado que o prefeito de Maringá não assinasse o termo. O que se estranha é o prefeito Cido Spada, de Sarandi, que também não assinou. Os sarandienses - principalmente os que trabalham em Maringá - deveriam cobrá-lo. Não sei se ele continua no Partido dos Trabalhadores ou já se filiou ao PP.
Tenho duas informações conflitantes sobre a negativa do prefeito Silvio II em assinar o termo de adesão ao acordo para integração do transporte coletivo metropolitano.
Da prefeitura vem a informação de que o prefeito de Sarandi, presente na reunião, também não concordou em assinar sem um estudo detalhado e especificado sobre o impacto nas tarifas. Do lado da Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá a notícia é de que Cido Spada se dispôs a assinar o documento.
Se algum dos muitos assessores de Spada (que no momento está gastando uma nota respeitável com propaganda) estiver lendo o blog, favor entrar em contato para dizer qual das duas notícias é verdadeira.
A lembrança de Andye leva realmente à indagação: por que o empresariado, especialmente o financiador de campanha, tem preferência para ter atendidas suas reivindicações (e não importa se elas ferem as leis, o político dá um jeito), e quando é o povo pobre, que seria beneficiado no caso da integração do transporte coletivo metropolitano, o político faz doce para dar uma simples assinatura?
Continue lendoBotto Lacerda deixa o governo estadual (de novo) e chama Requião de omisso, mancheteia o Jornal do Estado.
O Tigrão prepara-se para voltar à vitrine do futebol paranaense. O time, que revelou o goleiro Leonel que chegou a jogar em Maringá, está sendo rearticulado, informa o Umuarama Ilustrado.
O bispo de Campo Mourão, dom Mauro Aparecido dos Santos, vai para Cascavel. Foi nomeado ontem pelo papa Bento XVI, comenta Sid Sauer.
Dois carros caíram no lago Igapó, em Londrina (foto Londrix), no final da tarde de ontem.
Entre as ocorrências policiais registradas pela PM maringaense de ontem pra hoje estão:
O vídeo gravado em Maringá com maior número de acessos no You Tube é o que mostra o transformista Léo Áquila num show (mais de 91 mil views). Dos vídeos que eu já postei aqui no blog, o campeão é o que mostra Elza Soares cantando na abertura de um filme do Mazzaropi (mais de 3 mil acessos), seguido daquele em que o governador Requião dá um esporro em agentes penitenciários, em Floresta.
Agora, caminha para o pódio a entrevista com Natanael Bufalo, chegando aos 1000 views em dois dias.
A foto é dos anos 80. Aparecem, da esq. p/ a dir.: João Takeo, Odair de Marques, eu, Zitão, Luiz Carlos Rizzo, Ramires Pozza, Edilson Pereira (o misterioso Farenheit), Ferrari Junior, Renato Bernardi e, sentado, Antonio Godinho Machado.
A partir de hoje o programa de Geraldo Irineu na Cultura AM passa a ter uma hora a mais. O peemedebista Anthony Garotinho deixa de apresentar, aqui, seu programa Palavra de Paz, que ia ao ar das 7h às 8h. Assim, o Realidade dos Fatos vai das 7h às 10h.
Continue lendoNa média, o maringaense é:
Um bom motorista - 14%
Um mau motorista - 85%
Ademar Schiavone, membro da Academia de Letras de Maringá, lança no próximo dia 8, às 20h, na Câmara Municipal de Maringá, o seu Memórias de um bom moço III.
O livro traz histórias - a maioria, políticas - que vivenciou ao longo dos 60 anos da cidade.
O mistério aumenta na Unopar, em Londrina, depois da morte de uma estudante de Educação Física: agora é um estudante do mesmo curso que está desaparecido desde 27 de setembro.
No mesmo Londrix, leio a notícia da morte de João Sartori Neto, 61, o Mexicano da dupla Mensageiro e Mexicano.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), não assinou o acordo para a integração do transporte coletivo com Sarandi e Paiçandu, marcado para a tarde de hoje. O coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Caleffi, foi questionado sobre a manutenção do preço das tarifas depois de assinado o acordo, segundo matéria que O Diário publica amanhã.
“Na condição de gestor do município, não posso aceitar um acordo que resulte em ônus para a população”, justificou. “Não sei se vai subir ou cair o valor das passagens”, respondeu Caleffi. “Maringá, Sarandi e Paiçandu são irmãs, não há mais divisão entre essas cidades. Às vezes, pode ser preciso o sacrifício de uma ou outra”, acrescentou.
Com o acordo, os passageiros de Paiçandu e Sarandi teriam reduzido pela metade o custo de seu deslocamento para Maringá.
PS - Paiçandu e Sarandi, claro, concordam em assinar. Silvio II prefere esperar um estudo que solicitou ao governo do Estado. João Ivo diz que o aumento não é cogitado. A adesão seria para a criação de um Conselho Metropolitano de Transporte, que gerenciaria o sistema; a integração viria depois.
De Verdelírio Barbosa:
Sertanejo
Hélio Baiardi de Oliveira, um cara gente fina que é titular do Cartório de Registro de Títulos e Documentos, em razão de sua origem simples, é gamado em música sertaneja. Na terça-feira, ele foi assistir no Teatro Luzamor a apresentação da excelente Orquestra Paranaense de Viola Caipira, que é regida pelo maringaense de nascimento, Ricardo Denchuski. Todas as 16 músicas dos espetáculo foram cantadas também pelo Helinho.
Coluna completa.
Da coluna Francês Press:
Válido
Segundo o repórter Marrom (Rádio Cultura), a família da menina Márcia Constantino deveria acionar o Estado pelo sofrimento e assassinato da filha.
Afinal, com caso anterior de atentado, o assassino não deveria ter sido libertado da cadeia.
Coluna completa.
Na edição de amanhã, O Diário informa que os flanelinhas elaboraram uma tabela de preços para o Dia de Finados ao redor do Cemitério Municipal de Maringá. Hoje eles estavam cobrando R$ 5,00 (automóveis) e R$ 1,00 (motocicletas).
Aproveitando o dia dos mortos, eles esfolam os vivos.
Aqui, mais trechos do musical Aos 50, realizado no Teatro Marista no final de semana. Imperdível.
Continue lendoO delegado Rogério Antonio Lopes, que já chefiou a subdivisão de Maringá, está deixando a SDP de Apucarana e indo para Jacarezinho. A Polícia Federal, através de monitoramento, teria descoberto que um grupo de marginais pretendia promover um atentado contra ele.
Continue lendoFicou no 0 a 0 o encontro entre o Real Brasil (time do ex-presidente do Grêmio, Aurélio Almeida) e a Adap Galo Maringá. Foi hoje à tarde, no Estádio Pinhão, em São José dos Pinhais, pela Copa Paraná.
Continue lendo
Na mesa principal do debate sobre agroenergia, hoje à tarde em Curitiba: Roberto Baggio (coordenador estadual do MST), João Pedro Stédile (MST/Brasil) e Roberto Requião. O governador recebeu um documento com 15 propostas em torno de políticas para a agroenergia, que beneficie a agricultura camponesa e familiar, preserve o meio ambiente e a terra.
(Foto Joka Madruga)
Ainda do espetáculo musical Anos 50, realizado por médicos no final de semana, em Maringá, a música "A noite do meu bem" cantada pela médica Adriana Albuquerque. Confira o vídeo.
Continue lendo
Não resisti. Chegou à tarde 1808, de Laurentino Gomes, e me vejo como criança, todo contente com a gentileza do autor, que grava o "maringaense" na dedicatória. O livro, o mais vendido do Brasil na atualidade, vai pro acervo do Instituto Cultural Memória Paraná, que vai se dedicar a preservar a memória de Maringá. O ICMP será lançado oficialmente em novembro.
Estava marcada para as 16h30, no paço municipal de Maringá, a assinatura do termo de anuência ao convênio que o governo do Estado firmará com Maringá, Sarandi e Paiçandu, visando a integração do transporte coletivo entre as três cidades conurbadas da Região Metropolitana de Maringá. O coordenador da RMM, João Ivo Caleffi, estaria acompanhado de Cido Spada e Moacyr José de Oliveira para pegar a assinatura de Silvio II.
Não sei o que aconteceu. Só sei que não há nada no site da prefeitura de Maringá.
Os médicos Adriana Albuquerque e Sidney Senhorini Jr interpretam "Alguém como tu", de José Maria de Abreu e Jair Amorim, no espetáculo musical Anos 50, acontecido no final de semana. Confira o vídeo.
Continue lendoA Igreja Assembléia de Deus de Maringá divulgou uma nota de agradecimento pelo esclarecimento da morte da menina Márcia Constantino. "O nosso Muito Obrigado a todos e a todas que ajudaram direta ou indiretamente na solução deste crime e no amparo à família neste momento. Continuamos confiando e esperando em Deus, assim como, continuamos contando com a solidariedade e as orações de toda a comunidade da Região Metropolitana de Maringá a família e a nossa Comunidade de Fé".
Na íntegra.
Fiz o que pude para aliviar o blog: joguei todos os vídeos para o blog de vídeos. Se agora não funcionar, o problema é aí.
Continue lendoSinceramente não sei o motivo que fez alguém da polícia vazar para a internet as fotos do corpo da garota Márcia Constantino. Qualquer que seja, reprovável.
Continue lendoHabemus internet, finalmente. Vou liberar os comentários agora e colocar a casa em ordem.
Continue lendoA direção da Igreja Provisão e Vida, de Curitiba, entra em contato para esclarecer: Natanael Bufalo não foi pastor daquele ministério, conforme ele declarou em entrevista e o blog publicou.
Segundo a igreja - que estuda emitir uma nota oficial a respeito - ele era fiel, há cerca de 10 anos.
A internet da GVT está com problemas. Aí, o blog vai junto.
Prometeram arrumar até as 16h30. Tem muita coisa pra contar.
PS - Não dá pra liberar os comentários até lá.
Começaram as reclamações quanto ao "peso" da página. Resolvo dentro de mais algumas horas.
PS - Sugiro um Ctrl F5 pra ver se melhora, pois testei em outros computadores e abre normalmente.
Vejam o que é a vida. A mãe de Márcia Constantino, 10 anos, dona Nelir, foi babá de Tiago Franchini, 21 - ambos morreram este ano, e de forma brutal. A descoberta (e o susto, a surpresa) deu-se na segunda-feira, quando a mãe de Tiago, a secretária de Assistência Social de Maringá, Sandra Franchini, viu a entrevista de Nelir. Ontem elas se falaram por celular.
Se estivesse vivo, Tiago completaria 22 anos no último dia 19; no dia 20, Márcia foi assassinada por Natanael. Nelir trabalhou com a família Franchini por cerca de dois anos, e ensinou a Tiago principalmente sobre cores e formas. À época, Nelir namorava Marcos, ao lado de quem deu entrevista sobre a morte da filha. Quando Tiago morreu, em junho, Nelir não ficou sabendo que era o mesmo garoto que havia cuidado quando este tinha entre 1 ano e meio e 2 anos de idade.
As duas mortes que mais chocaram a população de Maringá estavam, de uma certa forma, ligadas entre si.
O desentendimento entre os dois policiais civis de Maringá, numa pizzaria, na noite da última sexta-feira, quando se encerrou o caso da garota Márcia Constantino, tem desdobramentos sérios.
O agente agredido com um soco registrou queixa. O suposto agressor, escrivão, como o blog noticiou ontem, já foi transferido da 9ª SDP. Na confraternização em que houve o desentendimento - que por pouco não vira tragédia, já que tentaram sacar revólver - estavam presentes pelo menos três delegados da Polícia Civil.
O prefeito de Jussara, Ailton Vieira de Mattos, o Buguê, foi visitar recentemente seu amigo de infância, deputado federal Clodovil Hernandes.
(Foto Mosca Vermelha)
A apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira reuniu muita gente, ontem à noite, no Teatro Luzamor. A base do espetáculo foi Tião Carreiro.
Num determinado momento o apresentador perguntou se alguém sabia que o pagode havia sido criado em Maringá, por Tião Carreiro. Duas ou três pessoas responderam afirmativamente. Esta é uma das pautas que trabalho para a revista Página 9: o pagode foi criado aqui, em 1958, e no entanto é Paranavaí que faz homenagem anual ao cantor e compositor.
Achei na internet. O clube estaria pretendendo colocar o quê nesta caixa?
PS - Parece que é baralho.
Um menor, brincando com fósforo, iniciou o incêndio que arrasou 15 mil hectares na Califórnia, destruindo 21 residências. Um simples fósforo.
Continue lendoO diálogo é lembrado por Paulo Vidigal e aconteceu recentemente. Um membro da administração é entrevistado num programa de televisão:
- O rebaixamento da via férrea é a maior obra do mundo em extensão.
- O prefeito Silvio Barros é o melhor prefeito que Maringá já teve. E não estou puxando saco não.
Matéria de O Estado do Paraná (para cadastrados) sobre a programação do Imin informa que os principais eventos acontecerá em Curitiba, Maringá, Londrina e Rolândia.
Em Maringá, não há referência ao Parque do Japão; cita apenas a realização do tradicional nipo-brasileiro.
Acabei de ver um comercial de um poderoso canal de televisão, que fala de Paranaguá e aparece a frase "há alguns dias atrás". Exigem tanto das agências e deixam escapar uma dessas...
Continue lendoDa coluna Francês Press:
Comenda
O advogado Adriano José Valente receberá - dia 22 - a Comenda Américo Marques Dias. Pelos relevantes serviços prestados como prefeito e político à cidade.
Coluna completa.
O blog A Terceira Margem do Rio, feito pelo Valenciano, defendia, em maio passado, o Willie Davids na Copa do Mundo. Confira.
Continue lendoEm novembro, Maringá ganha o Solar das Águas Quentes.
Aliás, a coisa pode ficar mais quente do que se imagina.
Adivinhe de qual estado é o deputado federal que mais viajou este ano? Está no G1.
Continue lendo
Com a confirmação de que o Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014, entra em campo uma idéia que já vinha sendo trabalhada nos bastidores pelo vereador e ex-secretário municipal de Esportes, Mário Verri (PT). A idéia? Fazer de Maringá sede de uma das etapas da competição.
O projeto vai andar mais rápido do que se imagina: haveria uma ignição já no Ministério do Planejamento, com recursos programados e tudo o mais para deixar o Estádio Willie Davids nos trinques, combinando, inclusive, com a nova Vila Olímpica.
Valdir Rossi marcou na agenda e agora lembra: o maringaense Jucelino da Luz havia anunciado que no dia 29 de outubro deste ano, ontem, iria acontecer um acidente aéreo com 40 vítimas fatais. Depois da reportagem desmascarando-o no Fantástico...
Graças à lembrança do Rossi, Cláudio Humberto também abordou o assunto agora à noite:
Jucelino da Luz, o evidente farsante
Há quatro meses, o "vidente" Jucelino da Luz previu, "registrado em cartório", um acidente em Guarulhos (SP) com o vôo 3300 da TAM, dia 29, às 8h30, procedente de Fortaleza (CE). Mais uma para o recorde de fajutices, depois de prever a vitória de Geraldo Alckmin na eleição presidencial e outras patacoadas.
A foto é de outubro do ano passado, na avenida Euclides da Cunha, um pouco acima da praça dos Sertões. Sua autora, a jornalista Teresa Meneghel, que conta: "Eu passava a pé pelo local quando dei de cara com uma Tipuana recém-abatida por uma motoserra, ainda “sangrando”. Para mim, essa cena dispensa qualquer comentário sobre o que é um ser vivo, mesmo que seu sangue seja vegetal...".
Além dos automóveis, estão sumindo cachorros do campus da Universidade Estadual de Maringá.
De forma lenta e estranha, os animais que costumavam circular por ali estão desaparecendo. Já tem gente investigando.
O site/blog de Lauro Barbosa agora está sendo atualizado com mais freqüência, e os assuntos têm sido interessantes. Está na relação de links ao lado.
Continue lendo
A foto está no blog de Messias Mendes e sintetiza a Maringá de hoje: a árvore, quando não está com mangueirinha enrolada, está sendo cortada. O que me intriga é aquele B e aquele V lá atrás...
Este é o vídeo é a apresentação de Natanael Bufalo à imprensa, ontem pela manhã, na delegacia de polícia de Maringá. A reportagem é do Maringá Urgente (esqueçam o "questionou todas as perguntas" do Faísca, porque herrar é umano), por sinal o programa policial mais antenado da cidade, sempre disponibilizando matérias na internet. O assassino da garota Márcia conta detalhes do crime.
Clique aqui.
Quem aguardava pneus do Paraguai vai ter que esperar mais. Um Santana com placas de Maringá e dirigido por um homem de 27 anos foi apreendido agora à tarde em Guaíra transportando 21 pneus, de várias marcas e tamanhos, contrabandeados do Paraguai. Detalhes.
Continue lendoUm vereador maringaense detonou ontem na Secretaria Municipal de Saúde. Queria furar a fila para que uma eleitora fosse atendida. Apelou até ao secretário Nardi. No caminho, sobrou xingamento.
É, pelo jeito a eleição do ano que vem vai exigir paciência dos servidores e dos secretários. Tem vereador que é difícil de agüentar. Principalmente os que começam com a última letra do alfabeto.
O presidente do Conselho de Segurança de Maringá, Everaldo Belo Moreno, entregou na última segunda-feira placas homenageando a subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Audilene Dias Rocha, e o delegado chefe da 9ª SDP, Antônio Brandão Neto, pelo desempenho profissional na solução do caso da garota Márcia.
[Eu havia comentado com Everaldo, quando ele contratou a empresa que faz sua assessoria de imprensa - e que faz quase tudo relacionado à Acim -, que eles jamais iriam enviar notícias pra mim. Ele duvidou, onde já se viu assessoria não fazer assessoria? Pois é, não enviaram. Peguei na página da entidade]
O item sexto da pauta da ordem do dia da sessão de hoje da Assembléia Legislativa do Paraná é de autoria da deputada estadual Cida Barros (PP) e declara de utilidade pública o Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva, com sede em Maringá.
O IBSP pertence à sogra da parlamentar, dona Bárbara Barros, e era presidido até final de 2004 pelo seu cunhado, Silvio II, hoje prefeito de Maringá. O instituto recebeu a utilidade pública municipal no final do ano passado (projeto de autoria de Márcia Socreppa, PSDB, que quer ser a vice de Silvio II nas eleições de 2008), e no início do ano já realizava bazares beneficentes com mercadorias doadas pela Receita Federal.
A estudante Amanda Rossi, 22 anos, encontrada morta no campus da Unopar, em Londrina, foi sepultada na manhã de hoje. A polícia acredita que ela foi morta por uma pessoa conhecida. Aqui.
(Foto Londrix)
De julho a setembro últimos, seis automóveis Gol prata foram furtados no campus da Universidade Estadual de Maringá. O chefe da Divisão de Segurança Patrimonial, Estevan Cenerini, divulgou hoje um comunicado com dicas aos funcionários, informa Elias Brandão.
Continue lendoA deputada estadual Cida Barros (PP) usou a tribuna da Assembléia Legislativa do Paraná, ontem, para lamentar a morte violenta de Márcia Constantino, em Maringá. “A consternação nesse momento nos faz cobrar a reflexão das autoridades da saúde. Esse homem já foi condenado por crime e após cinco anos conseguiu liberdade. É preciso avaliar melhor a saúde mental dos criminosos. Os responsáveis pela saúde pública devem criar mecanismos para avaliar a saúde mental dos reclusos, antes de serem soltos”, alertou ela.
No release distribuído pelo seu gabinete, ela repetiu as palavras do delegado Brandão publicadas neste blog: “bandido não se cria em Maringá”.
Superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Marcos Valêncio esteve ontem no Cindacta II, em Curitiba. Teria ido pedir a instalação da torre de controle de vôos para o aeroporto.
Continue lendoA Secretaria dos Serviços Públicos de Maringá iniciou um programa que visa a elevação e fortalecimento do nível de escolaridade de seus funcionários, com o aprimoramento em disciplinas fundamentais de 1º e 2º graus. Em princípio estão sendo oferecidos um módulo completo de matemática e outro de inglês – gramática e conversação – com previsão de início do módulo de português para os próximos dias.
As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira na antiga sala de reuniões da secretaria, das 11h30 às 12h30. Em seguida é oferecido almoço a todos os funcionários. A iniciativa não representa custo adicional para a Prefeitura de Maringá, já que as aulas são ministradas por servidores voluntários e o material escolar necessário é providenciado pelos alunos.
Leia mais.
Dizem que na apresentação de Natanael Bufalo à imprensa, ontem pela manhã na delegacia, o que menos tinha era repórter policial.
Continue lendo
Confirmando nota do blog, eis a nomeação de Pedro França Grillo como assistente parlamentar 3 do gabinete do presidente da câmara, João Alves Correa (PMDB). Ele é filho de Miguel, diretor do Detran, e de Mônica Grillo, chefe da Sert.
E o Crispim ainda acredita...
Neste final de ano, a Prefeitura Municipal de Maringá (tradução: todos nós) vai pagar a energia elétrica que for gasta nas ruas, por causa das mangueirinhas luminosas enroladas nas árvores, como parte decoração da Natal.
A estimativa é que custará R$ 80 mil aos cofres públicos.
Chama-se Bobby Farrel o rapaz da foto que coloquei aqui no sábado. Ele era o vocalista do Boney M.
Do Giba Um:
Riscando
Na semana passada, num bar do Rio, o veterano comediante Agildo Ribeiro, 75 anos, tomava seu drinque sozinho. Até que chegou uma amiga, sentou-se e perguntou se tudo estava bem. E Agildo: “Com 75 anos, quando abro meu caderninho de telefones, vejo que não tenho mais amigos para sair, para conversar. Só vou riscando: morto, morto, morto. Minha geração toda já se foi. Mais velho do que eu, só o Paulo Autran, que se foi há alguns dias”.
A Prefeitura Municipal de Maringá realiza amanhã cedo pregão presencial para contratar empresa para locação de dois caminhões com coletores e compactadores de lixo urbano, para a Secretaria de Serviços Públicos. O valor da locação deve incluir as despesas com motoristas, alimentação, deslocamento com veículo e pessoal, lubrificantes e manutenção dos veículos; o óleo diesel será fornecido pelo município. A prefeitura pretende pagar no máximo R$ 37.042,20 mensais, o que totalizaria R$ 222.253,20.
Segundo o edital, os caminhões deverão ter, no máximo, um ano de uso, dotados de dois eixos, com dispositivo para basculamento de container, potência mínima do motor com 180 HP, apresentar as cores do padrão do município, sendo cabine branca, pára-lamas e pára-choque e quebra-sol na cor verde patropy e os coletores na cor verde patropy, além de estar em boas condições, bem como os coletores compactadores deverão apresentar boas condições para executar os serviços.
Os sagüis e a área de jogging do Parque do Ingá são destacados no blog Bondie in Brazil, feito por uma mulher de 29 anos, que morou quatro anos em Lexington, Kentucky, EUA, e está no Brasil, com o marido, para ficar dois anos. Ela até destaca o zôo, que infelizmente está acabando.
Continue lendoVista-se é um blog na área de moda, iniciativa de Thais Arrias Weiller, aluna dos cursos de jornalismo e moda no Cesumar, e de Mayah Gasparoto.
Continue lendoNovamente, a chuva chega na hora certa. Ainda bem. O calor ontem estava insuportável. Às 22h30 era de 32 graus Celsius.
E pensar que ainda tem gente que desacredita do aquecimento global e acredita nas mangueirinhas luminosas...
Sabe aquele pega entre dois policiais civis na sexta-feira, na pizzaria, depois de encerrado o caso da morte da menina Márcia? A coisa foi mesmo feia.
O escrivão que deu o soco há dois dias não aparece para trabalhar. Dizem que será transferido para a Delegacia de Estelionato.
Maringá é citada duas vezes na edição de hoje do Valor Econômico: na questão das reservas legais da área rural (o caso lembrado é o de Antonio Borghi) e no investimento do ShoppingCatuí. Nos dois casos, para ler as notícias é preciso ser assinante.
Continue lendoO Cláudio Humberto publicou hoje:
Nas mãos de Deus
A paranaense Shirley Ramos, evangélica, criou sites de orações, como os americanos fazem pelo presidente George W. Bush: Orando por Lula e Orando por Requião. Diz que a Bíblia recomenda rezar pelos governantes - “os homens que estão no poder travam batalhas diárias com os demônios”. Oremos.
Acho que agora o Brasil vai!
Neste momento o país está sem Lula e sem 12 governadores, informa o G1.
Do blog de Vandré Fernando:
B.O
Um baixo assinado (sic) foi parar no ministério público e na delegacia.
A postagem recebeu um comentário, assinado pelo Inconformado (Notícias da Província), que pergunta:
- Com quem devemos falar para poder assinar?
Em Iretama, um dentista entrou na justiça para mudar de nome: passou de Darci para Rodrigo. “É um nome usado tanto para mulher quanto para homem e isso me constrangia desde que quando ainda era estudante, pois havia muita brincadeira”, diz. Leia mais.
(Foto Tribuna do Interior)
© Blogger templates 2008
Para cima