3.11.07

O judeu

De leitor, já sugerindo pra que Ademar Schiavone aborde o assunto num próximo livro:

No início de Maringá veio pra cá todo tipo de pessoas com suas religiões e até ateus, que eram raros na época, vieram. Mas só veio um judeu, dr. Aaron Galperin, otorrinolaringologista, se estabeleceu e formou clientela (nos idos de 60, mais ou menos). Porém, não tinha outro judeu na cidade, só ele, e suas filhas estavam crescendo e ele queria casá-las dentro da sua religião, então resolveu voltar pra Curitiba onde tinha comunidade judaica. Vendeu tudo, fechou o consultório e foi embora. Assim terminou a história do primeiro e último judeu de Maringá.

46 pitacos:

Anônimo,  10:43  

eu era apaixonado em uma das filhas dele...

ele morava na rua basílio sautchuk quase esquina com a av. XV....

ela era lindinha, naquele tempo, hoje não sei, se virou um dragão....deve estar Cinquentona.

Anônimo,  11:52  

Acho que nao, teve o Leonardo Grabois, foi vereador no tempo do Adriano

Anônimo,  12:32  

para de encher de linguica......ta enchendo o saco ja.

Anônimo,  13:25  

maringé_gue é uma cidade tão moderna que nem comunidade judia tem. êta povinho...

Anônimo,  16:24  

Um seu leitor, quer que modernizemos Maringa, com uma sinagoga. Como se isso fosse modernidade.

Anônimo,  18:29  

Doutor Galperin, não era judeu.

Era um cidadão do mundo, pois no mundo para nós não há divisões,nem acepção de pessoas.

Seria o mesmo que falar que Georges Koury, era israelense.

Não era. Era cidadão brasileiro,iguais aos Salin, Fuad, Kassen,etc,etc

Imigrantes do mundo inteiro,vivendo numa pátria de irmãos.

Anônimo,  09:53  

Fuck Cezar Lima e Ademar!!! Fuck!

Anônimo,  00:26  

eu conheço vários judeus em Maringá...

Anônimo,  18:54  

Existe comunidade judaíca em Maringá sim. Ela é até de um tamanho considerável, mas os judeus não fazem propaganda de sua religião. O que Maringá precisa mesmo é de uma sinagoga e de um rabino. Shabbat shalom...

Anônimo,  08:35  

Maringá tem uma sinagoga na casa de um judeu que mora na zona 5. É na casa dele, mas acho que segue todas as regras religiosas para ser considerada sinagoga (Beit Sefer). O que falta mesmo é um rabino. Os judeus de Maringá não são nada unidos.

Anônimo,  08:25  

Acho que a comunidade de judeus deve ser expressiva em Maringá, embora pouco apareçam e seja muito fechados. Tem até um hotel no centro com o site traduzido para hebraico. Não sei se é de judeus, mas devem ter contato com Israel. Acho que isso nem Curitiba tem. Maringá está ficando mesmo internacional. Os judeus geralmente estão em lugares de muito progresso e dinheiro e trazem com eles muita prosperidade para a região. Bom, agora com a liberação do aeroporto para cargas internacionais (Maringá-Miami), acho que Maringá vai ficar ainda mais "international" e "jewish". Quem sabe daqui uns dias não vamos ter um vôo da El Al de Maringá-Tel Aviv. Como os Yedudi falam MAZAL TOV!

Jeisson M. Pinho 22:02  

APESAR DE FAZER TEMPO DESTES COMENTÁRIOS, VOU DEIXAR O MEU.
CONHEÇO SÓ UM DESCEDENTE DE JUDEU EM MARINGÁ, MAS NÃO SEGUE A RELIGIÃO JUDAICA (QUE PARA MIM NÃO É RELIGIÃO E SIM A VIDA DE UM POVO...ETC), MARINGÁ DEVIA TER UM SINAGOGA JUDAICA TANTO TRADICIONAL E TAMBÉM MESSIANICA, POIS PARA QUE LÊ UM POUCO A BÍBLIA SABE MUITO BÉM O QUE REPRESENTA ESTE POVO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, PARA COMEÇAR A UMA PROFECIA NA BÍBLIA DE QUE A SALVAÇÃO VIRIA DE UM JUDEU (YESHUA HAMASHIACH-JESUS O UNGIDO). E ISSO ACONTECEU.
O POVO JUDEU TEM MUITO RECEIO DA DISCRIMINAÇÃO E PRINCIPALMENTE DO ANTI-SEMITISMO.
TORCE E ORAREI PARA QUE EXISTA ESSAS SINAGOGAS EM MARINGÁ, POIS ELES FICARÃO POR POUCO TEMPO, ELES ESTÃO VOLTANDO PARA A TERRA QUE YAVÉH OS PROMETEU, E QUE IRIA CHAMÁ-LOS DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, ISSO JÁ ESTÁ ACONTECENDO E É HOJE.

OBRIGADO: JEISSON M. PINHO
(jeissonpinho@yahoo.com.br)

Anônimo,  10:12  

Do tempo que cheguei do Exterior para Maringa, sempre vi muitos judeus por aqui, muitos deles de Passagem por aqui, alguns ficam um temporada para especionar a carne Kosher que é exportada para Israel,etc..., tem um Sr. que chegou aqui 5 anos atrás, tem o descendentes de judeus aqui Ashkenazitas(alemaes e tb russos), tem aqui os judeus sefarditas, tem os descendentes dos Kriptos judeus massacrado pela Inquisiçao e os judeus orindos da perseguiçao de Hitler.
Que tenha na zona 5 reuniao de cabalat shabat, nao sei, sei de muitos rabinos que me perguntam qual tamanho da comunidade judia de maringa, se tivesemos um grupo pequeno unido de judeus em maringa teria um rabino aqui a muito tempo, quem conhece o judaismo sabe como é importante para um judeu viver em comunidade judia e tem alguns rabinos que visitam judeus aqui em maringa.

Shabat Shalom!!!

Anônimo,  17:08  

Ola, gostaria de conhocer si e verdade que hay comunidade o pessoas judeas em Maringa.
Yo soy Judeo y gostaria de conhocer gente Judea aqui.
Shabat Shalom !!!!!!

Ellen,  18:53  

eu queria um dia achar um judeu ou judia em Maringá! existem muitas coisas na Bíblia que as vezes com um judeu seria de mais fácil compreensão por causa de muitos costumes.

Anônimo,  17:13  

moro a trabalho aqui em maringa gostaria de ter contato com judeus que morem aqui, e falem hebraico eu sei um pouco e gostaria de me aperfeiçoar, ate hoje so encontrei uma vez uma pessoa aqui que fala o hebraico

Anônimo,  22:11  

Recebi de meu pai alguns pertences, Talit, Memorah, Kipá, Mezuza, uma foto antiga de Yerushalay e algumas histórias que ele contava. Meu sobrenome foi traduzido para fugir da inquizição, tornou Canônico, embora não sejamos catolicos. Moro em uma cidade proxima a Maringá.

Anônimo,  17:27  

Shalom..
Sou judeu e atualmente estou em maringá...
realmente tem alguns judeus aqui, porem muitos estão separados até esmo por falta de contato...
estou em contato com alguns e procurando nos unir mais...
se alguem tiver conhecimento pode entrar em contato: ever-designer@hotmail.com

Anônimo,  00:08  

É verdade que judeu são todos ricos? Queria achar um para casar...

Anônimo,  21:01  

A comunidade está crescendo muito em Maringá.. Impressionante...

Anônimo,  00:11  

sou uma judia, me sinto muito sozinha ,bem que o meu rabino falou que o judeu nao vive sem uma comunidade ,mas todo shabat faco minhas comidas especiais para receber esse dia separado e ensinar aos meus 4 filhos o valor da Tora e ensinar .....pena que nao tenha um professor de hebraico para nos ensinar mais....Contato:avelar@neiahotmail.com

Anônimo,  21:57  

Uma amiga me disse que é bom namorar com judeu. Eles não são frustrados sexualmente e sexo é dever sagrado na sexta à noite. Além disse judeus tem grana e não são como esses brazucas que não têm onde cair morto...

Anônimo,  11:23  

Oi Pessoal...Sou universitaria e necessito fazer um trabalho de nivel antropologico com alguem ou porque não, uma comunidade judia ainda que pequena. Por favor ME INDIQUEM ALGUEM. EM MARINGA

Anônimo,  13:02  

Shalom, estou françes judeo com raiz do Maroco (sefarade). Moro em Sao Paulo na semana por negocio e vem por Paranavai no final da semana encontrar minha namorada que e gravida. Estou a procurar uma synagoga . Se tem um pessoal que pode me adjudar, obrigado.
laurent joseph G.

Anônimo,  19:54  

Sou judeu e estive visitando Maringá. Algumas curiosidades. O antigo Grande Hotel de Maringá (Hotel Bandeirantes) tem um estrela de David enorme em sua porta. Me falaram que o dono não era judeu, mas ele tinha nome judeu (Jacob). Família muito rica e tradicional que não reside em Maringá. Aquele estrela não é a estrela cruzeiro do sul e sim uma MAGEN DAVID. Acho que ele já morreu. Tem um outro hotel que se chama Araucária que tem um site em hebraíco. Fiquei sem entender se são judeus ou não. O site tb. está em outros idiomas. Falei com uma pessoa lá e primeira coisa que ele me perguntou foi ATA YEHUDI? Cidade interessante... Isso tudo no meio do Paraná numa região bem isolada dos centros de concentração judaíca.

Anônimo,  22:52  

Essa história da estrela de David deve ter gerado problemas, pois ela está apontada para a catedral, ou seja, o símbolo máximo do judaísmo contrastando com o a cruz. A Jacob devia ser mesmo um judeu inteligente, para fazer isso e não ter problemas com a igreja da cidade. Cara esperto...

Anônimo,  15:51  

Esperto e rico... Dono de muitas fazendas, muitos prédios, hotéis e comendador. Acho que ele tinha uma amante que trabalhava no hotel Bandeirantes. Diz a lenda que ela ganhou um apartamento de luxo dele. Bonzinho, né?

Anônimo,  11:01  

Shalom;
Sou Luiz Santana. Estou organizando em Maringá um ponto de encontro para que judeus conservadores possam se encontrar, tratar de estudos judaicos (não messiânicos).
email: luiz.novavida@hotmail

Anônimo,  18:15  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  22:02  

judeu messiânico não é judeu...

Anônimo,  22:08  

Sinagoga em Maringá na zona 5 pode ser, mas a mais famosa é realmente a que ficava escondida dentre do Hotel Bandeirantes. Poucos frequentavam, mas a estrela de David está lá até hoje. É só passar na frente do grande hotel para a ver Magen David. Era mais uma sala de reunião judaica. Haviam poucos em Maringá. Segredos que não são tão secretos.

Anônimo,  14:14  

Pousada bom sucesso
Hotel de imigrante húngara marcou época na cidade na década de 40

Praticamente desconhecida da população local, a trajetória dos imigrantes húngaros em Maringá foi pouco documentada. Os únicos relatos foram feitos de forma verbal, de geração em geração. Segundo o jornalista e pesquisador Rogério Recco, muitos pioneiros contam que, na década de 1940, havia uma húngara bastante conhecida porque era proprietária do Hotel Bom Sucesso, o primeiro da região do Maringá Novo – em oposição ao Maringá Velho. Essa mulher era chamada de dona Josefa. “Os pioneiros me contaram que essa húngara buscava água em uma grande carroça para abastecer o hotel”, lembra. “Era também conhecida na cidade por ser muito brava e andar sempre com dois revólveres na cintura.”

Judeus

A comunidade judia tem vários representantes até hoje em Maringá. A Gazeta Maringá tentou contato com alguns deles, que vieram de diferentes países, mas todos preferiram não compartilhar as histórias de pioneirismo. O motivo se deve às feridas causadas pelo preconceito que sofreram no município quando chegaram.

Para fugir da discriminação, muitas famílias judias usam nomes cristãos. “Tanta gente que não gosta de judeus convive conosco tranquilamente. É melhor não saberem quem somos”, confidenciou um judeu que chegou à cidade na década de 1950.

Anônimo,  10:12  

Tiraram a estrela de David da frente do hotel bandeirantes... Uma pena... Um símbolo de décadas que era meio incógnito foi retirado da noite para o dia...

Jeisson M. Pinho 17:47  

Shalom a todos,

Há muitos comentários jóias e alguns discriminadores, a pauta central desta página é o "Judeu".

Cada um tem o livre arbítrio de escolher o que seguir, ou seja, somos o que escolhemos ser até o presente momento. Mas há algo que acho que é maior do que qualquer "religião do homem", o amor ao próximo embasado nas Palavras do Eterno.
Quem crê que o Mashiach (Ungido) indicado por HaShem nas escrituras é Yeshua (o Jesus mesmo com suas características cristãs), respeitem e tenham paciência, pois entendem que Ele é o Mashiach esperado.

Já outros não, entendem que o Mashiach ainda não veio e que logo virá libertar a Terra de Israel (desculpa-me pelo resumo simples).
Entendo que o Judeu em si, tem promessas irrevogáveis e que também há promessas ao Goy (gentios).

Um exemplo do amor ao próximo é Hillel, também conhecido como HaZaken (do hebraico, O Velho), era um sábio que preservava o amor, o humanismo, a bondade, a paciência e a humildade. Ele foi um marco na história do judaísmo em um momento crucial.

As leis de Hillel estão presentes tanto nos ensinamentos de Yeshua quanto na esmagadora maioria da teologia de Paulo. (procurem conhecer melhor quem foi Hillel).
Já Yeshua também falou muitas coisas parecidas com as que Hillel disse, e uma delas esta no texto de Levítico 19:18.

Em Marcos 12:28-34, Yeshua disse:
Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

O que quero dizer é que tanto Hillel como Yeshua usaram a Torah como base de seus ensinamentos, ou seja, toda a Humanidade deve estudar a Tora o Tanach, pois é La que estão todas as respostas para as nossas vidas.
Não podemos esquecer que o Eterno nos disse que a nossa salvação viria de um Judeu – que você crer ou não.

Sendo assim, lanço um desafio para nós que moramos em Maringá e região para aprendermos uns com os outros a respeito da Toráh e Tanach, como temos uma visão completamente romana, algum judeu se habilitaria – com todo respeito e amor – Pois mesmo nós crendo que Yeshua é o Mashiach esperado, e mesmo nos sabendo que o Judeu não crê que Yeshua é o Mashiach.

Parece suicídio, mas não é, nós somos o que somos pelas escolhas que fazemos, sendo assim, lanço este desafio.

Com grande amor e carinho.

Segue abaixo meus dados para que quiser puxar minha orelha ou me ensinar, pois tenho sede, e também tenho água para oferecer.

Jeisson Modesto de Pinho
Tel. (44) 3226-7779
Cel. (44) 8836-0075
E-mail: jeissonpinho@yahoo.com.br

Jeisson M. Pinho 17:51  

Shalom a todos,

Há muitos comentários jóias e alguns discriminadores, a pauta central desta página é o "Judeu".

Cada um tem o livre arbítrio de escolher o que seguir, ou seja, somos o que escolhemos ser até o presente momento. Mas há algo que acho que é maior do que qualquer "religião do homem", o amor ao próximo embasado nas Palavras do Eterno.
Quem crê que o Mashiach (Ungido) indicado por HaShem nas escrituras é Yeshua (o Jesus mesmo com suas características cristãs), respeitem e tenham paciência, pois entendem que Ele é o Mashiach esperado.

Já outros não, entendem que o Mashiach ainda não veio e que logo virá libertar a Terra de Israel (desculpa-me pelo resumo simples).
Entendo que o Judeu em si, tem promessas irrevogáveis e que também há promessas ao Goy (gentios).

Um exemplo do amor ao próximo é Hillel, também conhecido como HaZaken (do hebraico, O Velho), era um sábio que preservava o amor, o humanismo, a bondade, a paciência e a humildade. Ele foi um marco na história do judaísmo em um momento crucial.

As leis de Hillel estão presentes tanto nos ensinamentos de Yeshua quanto na esmagadora maioria da teologia de Paulo. (procurem conhecer melhor quem foi Hillel).
Já Yeshua também falou muitas coisas parecidas com as que Hillel disse, e uma delas esta no texto de Levítico 19:18.

Em Marcos 12:28-34, Yeshua disse:
Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

O que quero dizer é que tanto Hillel como Yeshua usaram a Torah como base de seus ensinamentos, ou seja, toda a Humanidade deve estudar a Tora o Tanach, pois é La que estão todas as respostas para as nossas vidas.
Não podemos esquecer que o Eterno nos disse que a nossa salvação viria de um Judeu – que você crer ou não.

Sendo assim, lanço um desafio para nós que moramos em Maringá e região para aprendermos uns com os outros a respeito da Toráh e Tanach, como temos uma visão completamente romana, algum judeu se habilitaria – com todo respeito e amor – Pois mesmo nós crendo que Yeshua é o Mashiach esperado, e mesmo nos sabendo que o Judeu não crê que Yeshua é o Mashiach.

Parece suicídio, mas não é, nós somos o que somos pelas escolhas que fazemos, sendo assim, lanço este desafio.

Com grande amor e carinho.

Segue abaixo meus dados para que quiser puxar minha orelha ou me ensinar, pois tenho sede, e também tenho água para oferecer.

Jeisson Modesto de Pinho
Tel. (44) 3226-7779
Cel. (44) 8836-0075
E-mail: jeissonpinho@yahoo.com.br

Unknown 22:58  

Aproveitamos a oportunidade para lhe convidar a conhecer melhor os: Nazarenos – Comunidade Israelita. Temos uma proposta de Fé desafiadora, inovadora, empolgante e surpreendente, sempre alinhada com as Grandes Doutrinas das Escrituras. [Estamos em Maringá – Paraná – Brasil], mas atendemos a todos pelas Redes Sociais. – Visite nosso Blog e confira as leituras – Clique na linha a seguir: http://netzarim-nazarenos.blogspot.com.br/ . Desde já somos gratos

Anônimo,  17:40  

o governo e a cupula catolica escondeu o fato do brasil tre recebido varios judeus deis do descobrimento o fato e q esses judeus ou foram espulsos ou mortos pela inquisicao os q ficaram em sua maioria viraram catolicos e se misturaram com outras racas meu sobrenome e furtado sou descendente dos sefarad de portugal mas tenho um avo negro agora entendo porque meus avos sefarad eram voltados para deus e tinham uma grande fe em adonai mas eles nao sabiam agiam como q em estinto e eu estou estudando para imigrar para israel meu olhar se voltou para siao como dis a professia adonai nao se esquece dos seus mesmo depois de varias geracoes

Anônimo,  12:04  

Boa tarde,eu gostaria muito de conhecer o judaísmo,os rituais,os costumes,só que em Maringá é muito difícil de se encontrar judeus.

Anônimo,  16:56  

judeu,nasce em todo o mundo ,Jerusalém está dentro de Israel,pode ver que o holocausto foi por toda europa,

Anônimo,  17:09  

Já ouvi dizer e também acho que a perseguição na segunda guerra mundial era para tomar joias ouro dinheiro dos Judeus,já que eles gostava muito de guardar ouro,o dinheiro que circula nos bancos do mundo a maior parte é capital Judeu...

Jeisson M. Pinho 19:44  

Shalom Rogério, vc está morando em Maringá?
Nós poderíamos se encontrar um dia para conversarmos.

Anônimo,  09:11  

Faço parte de um núcleo de estudos da pós-graduação – UEL/UEM e tivemos um grupo de alunos que pesquisaram sobre o assunto que corroborou com a proposta deles sobre a ciência das religiões. Na pesquisa eles conseguiram catalogar algumas famílias em Rolândia, Londrina e Maringá como: Moser, Carneiro-Leão, Barth, Carvalho, Martins, Galperin, Moier, VillaNueva, Levin, Bruch-Duarte, Hermann, Pinto, Wolff, Perrot, Kosminsky, Israel, Klabin, Gonçalves e Kaphan-Vieira. Segundo os estudantes, a maioria mudou-se para grandes centros como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Obrigada!

Vania Molina de Souza,  18:04  

Em 1992 eu conheci um judeu de Maringá, ele fazia História na UEM. Meu primo estudou com ele e uma vez tomamos café juntos na cantina central. Ele era baixinho, bem divertido e inteligente; se chamava Alexandre, mas não gostava de ser identificado como judeu. Quando a gente perguntava se ele era judeu ele falava que era árabe pra disfarçar hahaha. Mas meu primo foi fazer um trabalho da faculdade na casa dele e disse que viu um monte de livros e um castiçal com a estrela de davi, e na porta da casa tinha aquela caixinha que os judeus usam. Então ele não conseguiu enganar meu primo. Meu primo falava que admirava o jeito que ele tratava a mãe. Depois ele sumir e não soube de nenhum outro judeu por aqui.

Paula Previatti 17:49  

Em Maringá judeus vem e vão, isso porque é uma cidade universitária. Já tive notícias de judeus estudando na UEM, UNINGA e CESUMAR.
Vânia Souza, também conheci esse judeu aí ele namorou uma amiga minha. Ela dizia que ele era muito inteligente realmente. Ele era formado em História e terminou com ela pra ir fazer mestrado fora. Depois fiquei sabendo que ele voltou pra Maringá. Ele era bem conhecido na UEM. Deve estar escondido como os outros que por aqui aportam.

Anônimo,  10:05  

Achei interessante esta matéria da CBN - "Conheça um pouco da trajetória de famílias judaicas em Maringá pelo relato da professora Fátima Peres":

http://www.cbnmaringa.com.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=253264

Paula Previatti 21:48  
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima