15.9.07

Estado pedagiador

Da coluna Francês Press:

De inimigo a concorrente
Agora aliado do governo federal, ao invés de combatê-lo pela intenção de instalar novos pedágios em estradas federais paranaenses, o governo Roberto Requião manifesta interesse em que o Estado participe das licitações. E o discurso: quer participar das licitações visando instalação de novas praças de cobrança para propor tarifas menores, justas para os motoristas e com garantia
de serviços nas rodovias.
Coluna completa.

Continue lendo

São Tomé

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Valdecir Pizzolato, o deputado estadual dr. Batista, Mario Scolari e Willy Taguchi, presidente estadual do PMN, ontem, durante reunião de instalação do PMN de São Tomé, presidido por João Valezzi.

Continue lendo

Blitze

O blog do Machado faz o registro: ontem houve blitze em Maringá e muita gente foi pega. Para ele, são ações assim que podem acabar com a impunidade que assola o país.

Continue lendo

Presos com maconha

Dois maringaenses foram presos em Amambai (MS) com quase 7 quilos de maconha. Eles foram denunciados por índios. Aqui.

Continue lendo

Homens encapuzados

Por Ruy Castro:

Na madrugada de terça-feira, um grupo de 20 homens encapuzados (as primeiras notícias falavam em 40) rendeu o vigia de uma marmoraria na Água Branca (zona oeste de São Paulo), armou uma quantidade de explosivos de uso exclusivo do Exército e detonou uma parede para chegar ao interior do prédio ao lado, que abriga uma transportadora de valores.
Os bandidos roubaram cerca de R$ 10 milhões em malotes e, armados de fuzis e metralhadoras, fugiram em dez carros. A explosão disparou um alarme que alertou a PM. Esta os perseguiu pela rodovia dos Bandeirantes, houve troca de tiros e dois bandidos morreram. Parte do dinheiro foi recuperada em quatro carros que eles abandonaram. Foi uma operação espetacular, mas que deu prejuízo.
No dia seguinte, em Brasília, outro grupo de 40 homens (as previsões falavam em apenas dez) rendeu 130 milhões de eleitores e, usando de prerrogativas exclusivas, como a de botar o rabo entre as pernas para votar, explodiu de vez a confiança do brasileiro no Senado ao derrubar o processo de cassação do senador Renan Calheiros.
Suas Excelências não precisaram fugir do local às pressas, nem trocar tiros, nem foram perseguidos pela polícia. Terminada a operação, cada qual voltou tranqüilamente para seu apartamento funcional em Brasília, onde, qualquer que seja o bairro, estão todos a salvo do povo e de cobranças pessoais. Apesar de se terem encapuzado para votar, é possível identificar a maioria desses elementos, embora os mais cínicos estejam simulando repudiar o próprio voto. Outros, que se "abstiveram", estão pulando miudinho para explicar por que cuspiram em seus eleitores. Tecnicamente, todos morreram.
A diferença entre as duas operações é que a dos senadores não se passou por reles R$ 10 milhões.

Continue lendo

Antes da reunião

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto de Joka Madruga aparecem a secretária de Meio Ambiente de Sarandi, Rose Zanardo, o secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri, e o vice-prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzoto, antes do início da reunião do Diretório Estadual do PT, em Curitiba.

Continue lendo

Chances

São expressivas as chances de o deputado estadual dr. Batista trocar o PMN pelo PSDB.
Além de o deputado federal Alfredo Kaefer, de Cascavel, estar empenhado na mudança, Batista tem o aval do prefeito de Curitiba, Beto Richa, com quem conversou esta semana. Indo para o PSDB, dr. Batista seria candidato a prefeito de Maringá.

Continue lendo

Apelido

Os prefeitos da região não perdoaram e colocaram um apelido no prefeito de Paiçandu, Moacyr José de Oliveira (PMDB), por conta da bronca que levou do governador Requião.
Agora só o chamam de "Moacyr Passarela".

Continue lendo

Formas de divulgar uma mesma notícia

Enviado por um colega da área. Se a Branca de Neve tivesse sido envenenada hoje, como a imprensa de Maringá trataria o caso:

CBN: A morte de uma jovem que tinha tudo para ser princesa ressuscita a polêmica sobre a venda de veneno em Maringá.

- Ouça entrevista com especialista do setor de agrotóxico da Cocamar
- Ouça a 2ª parte da entrevista com especialista da Cocamar
- Ouça a 3ª parte da entrevista com especialista da Cocamar
- Ouça a 4ª parte da entrevista com especialista da Cocamar
- Ouça a 5ª parte da entrevista com especialista da Cocamar

- Como é trabalhar numa mina? Ouça entrevista com Zangado.
- Ouça a 2ª parte da entrevista com Zangado
- Ouça a 3ª parte da entrevista com Zangado
- Ouça a 4ª parte da entrevista com Zangado

O Diário: Veneno mata adolescente em Maringá
Zoom: Comércio vende veneno sem prescrição

Jornal do Povo: Cai o preço da cesta básica

Hoje: Adolescente é morta; anões são suspeitos

TV Cultura: Jovem que ajudava grupo de anões é encontrada morta em casa (Fim). Agora vamos a Curitiba pra saber da briga de Requião com o Ministério Público e, em seguida, o prefeito Beto Richa fala de seus projetos para a capital do estado.

Pinga Fogo: Daqui a pouco o Salsicha conta tudo sobre a morte da menina que queria ser rainha; parece que a assassina fugiu para Sarandi, cadê o Índio Maringá pra entrevistar o delegado?; pra mim – e eu tenho experiência, já fui guarda noturno - isso é coisa de uma vagabunda que não tinha o que fazer. Vamos mostrar as ofertas da Casa Gaúcha e daqui a pouco a gente volta com a notícia.

Maringá Urgente: A coisa ta compricada minha gente; parece que o assassino matou uma jovem que morava com uns anões...

Rádio Cultura: Eu sei quem matou e vou falar o nome...vou falar o nome...vou falar sim...eu tenho querosone no sangue e não tenho medo de bruxaria...achou ruim? Achou ruim? Vem aqui falar comigo.

Conexão: Veneno que matou menina era de multinacional

Blog do Rigon: o blog jáhavia alertado na semana passada que alguém seria envenenado - leia aqui - em Maringá.
- Hospital Municipal não tem especialistas para cuidar de ví­timas envenenadas.
- Prefeitura não controla venda de venenos em Maringá!

Continue lendo

Teatro na absolvição

Trecho da reportagem de Otávio Cabral na revista Veja sobre os bastidores da absolvição de Renan Calheiros:

Com os petistas no bolso, bastaram algumas operações laterais para sacramentar a vitória de Calheiros. Sabe-se que Renan e seus aliados conseguiram buscar votos na oposição, à custa de chantagem, cobrança ou promessas de favores. Senadores que se diziam indecisos em público fizeram pacto de sangue com Renan no privado. O tucano Papaléo Paes, por exemplo, chegou a dar entrevistas a favor da cassação. No plenário, ajudou Roseana Sarney a contabilizar votos a favor de Renan. Houve traições mais sórdidas. Um senador da oposição, que zelou como se fosse um xerife pela aprovação do processo de cassação, procurou o presidente do Congresso e lhe confidenciou que sua posição não passava de um teatro para seus eleitores. Ele estava agradecido pelo belo emprego no governo que Renan arrumou para um de seus filhos.

Continue lendo

Operação Cocô 3

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O fato aconteceu dia 24 de agosto, na avenida XV de Novembro, área central de Maringá. Uma socialite saiu como fazia rotineiramente para passear com um de seus vários cachorrinhos. Como sempre, defronte uma escola de inglês, botou o auau para fazer cocô na grama - além de ser politicamente incorreto, o gramado pertence à empresa, e invariavelmente sobra pra zeladora a limpeza da sujeira canina.
Neste dia, porém, ela flagrou o uso irregular do local como WC e chamou o patrão. É claro, estabeleceu-se uma áspera discussão. Logo após o empresário saiu, e a mulher voltou para seu apartamento, que fica nas proximidades. Não deu cinco minutos e duas viaturas da Polícia Federal baixaram na escola espetaculosamente, estacionando sobre a calçada, como se estivessem prestes a prender o maior criminoso do planeta. Como o empresário não estava, deixaram recado de que seria aberto inquérito. E realmente o rapaz já foi ouvido e agora sua funcionária também irá depor. Tudo por causa do cocô de cachorro.
Não se sabe o que levou a Federal tão rapidamente ao local e para atender algo que não está afeto ao seu trabalho rotineiro, mas no prédio onde mora a dona do cachorro reside também uma senhora que tem dois filhos que trabalham na PF. Um deles, por sinal, teria sido o primeiro a descer da viatura para atuar na ocorrência.
Arquivo: Operação Cocô 1 e 2.

Continue lendo

À procura de depoimentos

Vem por aí uma nova etapa da campanha Viva e Deixe Viver, pór um trânsito mais humano em Maringá. O pessoal busca depoimentos de pessoas que perderam um familiar em acidente de trânsito que tivesse até 25 anos ou algum jovem que possua sequelas ate hoje em função de acidente, segundo in forma Vandré.
Contato com Bárbara Marchesini:3221-8500, e-mail: vivadeixeviver@hotmail.com

Continue lendo

O triste papel do PT

De André Petry, na Veja:

- Quem diria que um dia o Partido dos Trabalhadores, essa legenda que empunhou com tanto garbo a bandeira da lisura com a coisa pública, daria seu último adeus à ética justamente para salvar da guilhotina o pescoço do ex-collorido Renan Calheiros?

Continue lendo

O assunto é o Senado

Trechos retirados das revistas semanais:

Depois do julgamento no Supremo Tribunal Federal, eu disse que Lula seria lembrado como o presidente dos mensaleiros. Depois do julgamento no Senado, digo que seu legado será Renan Calheiros. Um evento como o de quarta-feira dá uma canseira danada. A gente acaba achando que nem adianta continuar a espernear. Adianta, sim. Adianta para desfazer um monte de crendices que ainda temos sobre o país. Adianta para consolidar a imagem de uma época. Renan Calheiros passa. Lula passa. A gente fica. (Diogo Mainardi)

Por ser uma casa pequena, onde todos se conhecem bem, o Senado é ambiente propício às cumplicidades, à troca de favores e à venda de lealdades. Não foi outra a causa da absolvição de Renan Calheiros. O clube se fechou em torno dele (ou, pelo menos, a maioria do clube), num processo de escora mútua: eu protejo você hoje e você me protege amanhã, eu finjo que não vejo o que você fez e você finge que não vê o que eu faço, e vamos todos juntos, que o barco soçobra e se um cair ao mar corremos todos o risco de lhe fazer companhia. O clube é uma instituição malsã porque, em vez de ao estado e à nação, tende a servir a si mesmo, a suas trapaças e a suas malfeitorias. (Roberto Pompeu de Toledo)

De onde menos se espera, daí é que não sai nada.” A frase, do jornalista e humorista Apparício Torelly, o Barão de Itararé, descreve com perfeição o comportamento do Senado brasileiro na semana passada. (...) A votação foi um choque negativo no combate à impunidade no Brasil. Aos olhos da sociedade, o Senado ficou menor. Os senadores agiram de modo mesquinho e corporativo. A operação montada para salvar Renan não é nada edificante. (Editorial da Época)

Continue lendo

Duas

  • O Procon vai ter mais problemas com a Brasil Telecom em Maringá. O blog recebeu muitas reclamações contra a empresa, que na conta deste mês resolveu cobrar ligações antigas, inclusive algumas que estava sendo questionadas por não terem sido realizadas. Como resultado, assinantes tiveram a conta dando saltos.
  • Coloquei um widget da Last FM , com uma boa qualidade de som e normalmente boa música. Fica do lado esquerdo, lá embaixo, ideal para gosta de navegar ouvindo música.

Continue lendo

Fim de semana

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Capa da Veja

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Capa da Carta Capital

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Capa da Época

Continue lendo

14.9.07

PMDB pró-nepotismo

De Verdelírio Barbosa:

Outra ameaça
O deputado estadual Reinhold Stephanes, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que tem uma atuação independente, está sofrendo nova ameaça pelo fato de ter apoiado a emenda que coloca um fim no nepotismo no Paraná. O PMDB Jovem do Paraná quer a cassação de Reinhold Stephanes.
Coluna completa.

Continue lendo

O melhor do ano

Da coluna Francês Press:

Sucesso de cidadania
O Espaço de Cidadania realizado anteontem no Jardim Madrid, foi o melhor do ano, segundo o próprio prefeito Silvio Barros. Estiveram presentes mais de 400 moradores e toda a reunião transcorreu em ambiente de muito interesse, perguntas e respostas.
Coluna completa.

Continue lendo

Aproximando


Um embarcou em Braslia, o outro, em São Paulo. Desembarcaram juntos em Maringá e ninguém do PT maringaense quis falar sobre o fato.

Continue lendo

Pupin voltou

O vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PDT), retornou de viagem pela Europa. Foi com a mulher, Luíza, a cidades como Paris e Barcelona.
Pupin não é mais o mesmo, em relação à administração, desde que o deputado Ricardo Barros (PP), que é quem manda na prefeitura, pediu que ele assinasse a demissão dos servidores que participaram da greve no ano passado.
Ele, que até há pouco alimentou o desejo de ser candidato a prefeito em 2008, mudou também em relação ao PDT, partido que preside. Faltando uma quinzena para o encerramento de filiações de pré-candidatos, ele está meio distante das tarefas de buscar novos filiados e organizar a chapa para as eleições do ano que vem. Dizem que Pupin, na prática, desistiu da política.

Continue lendo

Seqüestro

Uma fugitiva de Maringá está envolvida no seqüestro de um casal em Sorocaba. Além de roubar e mantê-los em cárcere privado, um dos criminosos estuprou a mulher (aqui).

Continue lendo

Novo estúdio

A Maringá FM vai inaugurar um dos mais modernos estúdios de rádio do país. Instalado no térreo do Edifício Três Marias, o estúdio recebe a dupla Chitãozinho e Xororó para um show exclusivo. Alguns ouvintes privilegiados vão acompanhar, ao vivo, a apresentação da dupla. Ouça a entrevista com o diretor artístico, Edivaldo Cruz, aqui.

Continue lendo

Ele estava lá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O maringaense Enio Verri estava na Granja do Canguiri, em junho último, quando o governador Requião ouviu o grupo de vitivinicultores de Toledo que sugeriram, ao lado do deputado Elton Welter (PT), a mudança na política para a cultura. Nos próximos dias o governador assinará o decreto isentando os derivados da uva do pagamento de ICMS. Entre os municípios beneficiados está Marialva.

Continue lendo

Muda o PSC de Maringá

O Partido Social Cristão tem nova executiva em Maringá. O deputado federal Ratinho Junior passou hoje à tarde pela cidade e confirmou a nova composição. O PSC era presidido, desde 2004, por Dalton Hoffmeister, ligado ao deputado federal Ricardo Barros.
A nova executiva é presidida pelo empresário Beto Haddad; o apresentador de televisão e radialista Oséas Miranda é o vice-presidente; Guilherme Calijuri, o secretário. A executiva é composta ainda por Sergio Yokoo (tesoureiro), Ademaro Kiohara e Clélia Hildemberg (vogais). Haddad é ligado ao empresário Willy Taguchi, presidente regional do PMN, de quem foi candidato a vice na chapa montada no PFL (que, depois, acabou entrando comn a vice de dr. Batista, do PTB), em 2004, e que não chegou a disputar a convenção.
A posse do novo PSC está marcada para o próximo dia 22, com a presença de Ratinho Junior.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Leilão político



Desculpem, mas este vídeo tem que ser postado aqui.

Continue lendo

Próximo alvo

Pelo menos dois funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Maringá foram denunciados ao Ministério Público por não cumprirem expediente integral.
Um deles não aparece para trabalhar no período da manhã porque estuda numa faculdade particular.

Continue lendo

Pistas exclusivas

No último dia 5 este blog antecipou que a Colombo teria vias exclusivas para caminhões.

Continue lendo

Tempo cassado

Cláudio Humberto conta que o TRE de São Paulo cassou o tempo do PP na televisão porque o partido utilizou o horário eleitoral gratuito para fazer promoção pessoal de Paulo Maluf. Por lei, deveria se ater ao partido, chamando novos filiados.
Aqui na região há muito tempo os comerciais eleitorais são usados para promoção pessoal, mas ninguém - partidos nem promotores eleitorais - se interessou em questionar seu uso.

Continue lendo

Cobrando o contorno

O prefeito de Mandaguari, Cileninho, e o deputado estadual Milton Pupio estiveram na sede da pedagiadora Viapar, cobrando a construção do contorno da cidade, tirando o tráfego pesado da área urbana. Aqui.

Continue lendo

Erro médico

O auxiliar de produção Roberto Antonio Ribeiro, 30 anos, residente no Parque das Laranjeiras, registrou queixa agora à tarde contra uma médica do Hospital Municipal de Maringá, por erro médico. No último dia 9 ele e sua esposa, Valéria, levaram ao HM a filha Rebeca, de 5 meses de idade, que apresentava quadro de febre, vômito e moleira alta. O médico que atendeu a criança suspeitou de meningite e pediu exame de sangue; enquanto o exame era realizado houve mudança de turno. A médica que assumiu, analisando o resultado, disse que era apenas uma virose e recomendou dipirona a cada 8h, se a febre continuasse, e deu alta. Na madrugada seguinte Rebeca foi levada de volta ao HM, em estado grave. Consultada por outra médica, recebeu o diagnóstico: meningite. Depois de muita dificuldade, conseguiram UTI no Hospital Universitário.
Hoje os pais ficaram sabendo que o quadro da criança é irreversível e que ela, com meningite em estágio avançado, dificilmente sobreviverá nas próximas 48h. Não é preciso dizer que os pais estão arrasados.

Continue lendo

Operação Cocô 2

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Lembra da Operação Cocô, feita pela Polícia Federal em Maringá e notícia exclusiva do blog no último dia 26? O inquérito está andando e o empresário - cujo nome continuo preservando - já foi ouvido.
É difícil compreender que a PF deixe peixes graúdos livres, leves e soltos - como os da Operação Campo Fértil, realizada há um ano - e gaste tempo e dinheiro com uma ocorrência provocada por cocô de cachorro.

Continue lendo

Nova contratação

O atacante Fernando Gaúcho, de 27 anos, que estava no Remo (PA) e também já atuou por Paraná Clube, Noroeste e Ituano (SP), será apresentado à imprensa hoje às 15h30, no Estádio Willie Davids. Ele é a nova contratação da Adap Galo e participará do coletivo-apronto.

Continue lendo

Puxem a orelha!

A Faep distribuiu release dizendo ser contra a prorrogação da CPMF. A entidade é presidida por um maringaense e atua como uma espécie de escuderia, defendida por alguns deputados. Um deles, por sinal também daqui, manda lá que é uma beleza.
Por isso, se fosse a Faep puxava a orelha dos Faepboys que trabalham pela prorrogação da CPMF - ou seja, que acendem uma vela pra Deus e outra por demo.

Continue lendo

Integração irreversível

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Da assessoria da Comem:

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, presidiu ontem em Curitiba, mais uma reunião de trabalho sobre a integração do transporte coletivo das regiões metropolitanas de Maringá e de Londrina. Para João Ivo Caleffi, “a reunião foi muito positiva , deixando claro que estamos encaminhando soluções para as questões do transporte coletivo metropolitano. No pé em que as coisas estão, acho que a integração do passe de ônibus entre Maringá, Sarandi e Paiçandu, que defendemos desde a instalação da Coordenação da Região Metropolitana de Maringá, tornou-se irreversível”.

Continue lendo

SER divulga nota de repúdio

Trecho de nota de repúdio do Senado, distribuída hoje pela manhã pela Sociedade Eticamente Responsável, de Maringá:

Depois do triste e deprimente episódio da absolvição do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, reforça-se a assertiva de que realmente a seriedade está em falta neste País. A auto-estima da nação brasileira está em baixa, o sentimento pátrio quase sucumbe diante de acontecimentos como o verificado em Brasília, na última quarta-feira.
Na íntegra.
[Louvo a iniciativa da entidade que me processa. Assim, é capaz de, daqui a pouco, divulgarem nota de repúdio com temas locais, como a compra dos laptops superfaturados pela câmara municipal]

Continue lendo

Apresentação oficial

A nova executiva do Democratas de Maringá - presidida por Rodrigo Sória - será apresentada oficialmente no início da noite da próxima quinta-feira, no Deville. Estarão aqui a executiva estadual e deputados do partido, que terá candidato próprio a prefeito e chapa de candidatos a vereador, sem coligação.
O DEM (ex-PFL) terá sede centrall, a partir da próxima segunda-feira.

Continue lendo

Atentado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Não vi em nenhum dos sites que acesso de Campo Mourão, mas o advogado Ricardo Borges (dir. na foto) que também é apresentador do programa TV em Ação na TV Carajás teve o carro baleado na manhã de hoje. O automóvel levou 12 tiros.

PS - Li no CRN que foram 4 tiros, disparados de madrugada, por uma dupla de motociclistas. [Já vi isso em algum lugar...] De qualquer forma, minha fonte de CM está me devendo 8 tiros.

Continue lendo

PP e PT

Estamos buscando a confirmação de que os deputados federais Ricardo Barros (PP), vice-líder de Lula, e André Vargas, presidente estadual do PT, desembarcaram juntos ontem à noite em Maringá.
Estariam afunilando os entendimentos para a dobradinha PP-PT em 2008, em Maringá. O desembarque também explica algumas dúvidas minhas.

PS - Lembrando que o PT local nega essa possibilidade de união.

Continue lendo

A inspiração

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Valter Dubiela conta no Factorama que descobriu de onde veio a inspiração de Gelson Gubert para construir a antiga estação rodoviária de Maringá: do francês Charles-Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, em 1930, num projeto do Palácio dos Soviets (URSS), que por sinal não foi executado. Corbusier influenciou, por sua vez, gente como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
A informação - leia na íntegra - só reforça a tese de que a sociedade maringaense deve lutar pela preservação do prédio e impedir sua derrubada por motivos mercantis.

Continue lendo

Procura-se!

Do ex-blog de Cesar Maia:

Procura-se um líder de um dos cinco partidos da oposição no Senado que votou com o senador Renan Calheiros. No Senado quase todos dizem que sabem quem é.

Continue lendo

Debatendo a Lei Seca

Estudantes de Jornalismo do Cesumar produziram esta semana um debate sobre a chamada Lei Seca. Participaram a vereadora Marly Martin Silva e o presidente do Sindhotel. O programa vai ao ar no próximo domingo, às 11h, na rádio Cesumar FM 94,3, que pode ser sintonizada na internet (aqui).
Na próxima semana uma outra equipe de alunos grava sobre o Parque do Ingá e já confirmaram as presenças do vereador Humberto Henrique PT), da gerente do parque, a Ana, e do ambientalista Jorge Villalobos.

Continue lendo

Foro

Do blog do Lukas:

- Se o deputado Clodovil Hernandez cometer algum delito vai ter direito a Foro Prigileviado.

Continue lendo

Marque na agenda

Se possível, compre um presentinho: o senador Renan Calheiros (PMDB) completa 52 anos no próximo domingo.

Continue lendo

Manchete

Uma das chamadas de capa do Diarinho, de Santa Catarina:

- Carteiros fazem beicinho e sentamo bundão na calçada.

Continue lendo

Ponta de estoque

Enquanto o pau torava em Brasília, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) prestigiava a abertura da tradicional feira ponta de estoque de Umuarama (blusinhas a partir de R$ 5,00!), que levou 2 mil pessoas ao antigo IBC da cidade. Aqui.

Continue lendo

Novo furto no Municipal

Mais um furto no Hospital Municipal de Maringá (pra quem sabe como o local foi levantado: acho que é vício de origem).
Ontem pela manhã a Polícia Militar atendeu a ocorrência: aproveitando uma janela aberta, entraram na sala de descanso dos médicos e levaram roupas de cama, um espelho e um chuveiro.

Continue lendo

Pressão alta

Luciana Pombo diz que Requião ainda não está bem de saúde, vítima da pressão alta.
Sua crise mais recente elevou a pressão arterial para 22 por 11.

Continue lendo

Teologia e ética

Do pastor Hermisten Maia Pereira da Costa, professor em Maringá, no blog Vida e Fé:

- O máximo que nós temos hoje, na minha perspectiva, é uma verdade local. E eu não posso criticar a sua verdade e nem você a minha, porque cada um vive num universo valorativo seu. Então quando eu critico você, eu não estou sendo politicamente correto. Daí é muito comum em entrevistas uma pessoa falando: “quem sou eu para julgar...”. Quando alguém diz isso, já emitiu um julgamento. Um julgamento de que ele não é capaz para julgar. Então parece que julgar uma atitude, um comportamento é algo mais grave do que o comportamento em si. Deixa eu me fazer entender. Então alguém matou fulano. Eu não posso julgar. Porque o meu julgamento é mais grave do que o que o outro fez, que foi matar.
Leia a entrevista.

Continue lendo

Crime eleitoral

Atualizado - Como se sabe, a vereadora Marly Martin Silva (Democratas) está processando 13 profissionais e veículos de comunicação de Maringá, por calúnia e difamação. A última novidade é que tem promotor entendendo que o que aconteceu é crime eleitoral - e daí, caberia à Polícia Federal investigar.
Se isso prevalecer, a coisa tende a complicar, uma vez que o presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), confirmou ter autorizado a confecção panfleto apócrifo contra a vereadora. Os demais, no caso, entrariam como co-autores.

PS - John Alves entra em contato para esclarecer que, no depoimento à PF, admitiu ter mandado imprimir, mas que o serviço não foi feito. O panfleto que circulou, garante, não foi o que ele havia mandado fazer.

Continue lendo

Dono do time

O cronista curitibano Ayrton Baptista Junior, comentando o imbroglio da Copa Paraná, referiu-se a Adilson Batista Prado como "o dono do time de Maringá". Leia.

Continue lendo

13.9.07

Vergonha nacional

Clique aqui.

Continue lendo

Por que não?

Por que a Acim e/ou o Sivamar não fazem como os sindicatos de trabalhadores e instalam um grande painel com os nomes dos deputados federais paranaenses que votarão pela prorrogação da CPMF?

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa, amanhã, Benedito Georgetto com a esposa, e a cantora Valdirene com Waldemar Bandeira, que pode voltar a apresentar programa noturna no rádio maringaense.

Continue lendo

Esporte amador

De Verdelírio Barbosa:

Revista Bola
Hoje, às 20h, no Restaurante Maia, na avenida Brasil, 3023, Celso Correa, Rouserval Treyman, Sebastião Oliveira e Padilha Alonso, estarão recebendo convidados no coquetel de lançamento da Revista Bola, que marca uma nova jornada na divulgação do esporte amador.
Coluna completa.

Continue lendo

Frankenstein

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O PMDB de Maringá passa uma crise de falta de lideranças que já dura décadas.
Justamente pela falta de nomes para presidente é que o partido é comandado ainda hoje pelo eterno e polêmico Umberto Crispim. É por causa da falta de nomes que, para enfrentar as eleições do ano que vem, o partido teve que importar o candidato a prefeito do PT e, a vice, do PSDB.

Continue lendo

Decibelímetro

Da coluna Francês Press:

Em favor dos ouvidos
Finalmente alguém abriu o olho, ou o ouvido, na prefeitura municipal. Os fiscais vão começar a usar o decibelímetro, aparelho que mede sons de bares, lanchonetes, lojas comerciais, carros e escapamentos de carros e de motocicletas. Têm queixa? Ligue para a Prefeitura.
Coluna completa.

Continue lendo

Dívida coloca vidas humanas em risco

Os vôos da Trip de Curitiba para Maringá estão enfrentando problemas para aterrissar no aeroporto regional. Ontem à noite, pela terceira vez nos últimos dias, o avião ficou 48 minutos voando sem conseguir contato com a torre, tendo iniciado procedimento de retorno à capital do Estado. Oficialmente, foi uma pane no sistema de comunicação, inclusive na iluminação da pista. Na verdade, suspeita-se de retaliação da empresa que opera o rádio, já que a Trip contesta na justiça a cobrança de débitos. Tenho informações antigas de que há irregularidades administrativas na operação dos serviços, que seriam terceirizados sem os procedimentos legais, desde a época da Varig, a quem pertenceriam os equipamentos.
O prefeito Silvio Barros II recebeu reclamações sobre o perigo a que estão expostas vidas humanas por causa de um desacerto comercial, e até manifestou-se preocupado. Na semana passada, dois deputados e um ex-secretário de Estado estavam entre os passageiros do avião que ficou voando em círculos por cerca de meia hora. Ontem, havia pelo menos um deputado, que hoje procurou o prefeito para pedir providências.

Continue lendo

Busto

A prefeitura de Maringá poderá instalar um busto do engenheiro agrônomo Annibal Bianchini da Rocha na praça Farroupilha, no Jardim Alvorada. Projeto neste sentido, do vereador Zebrão (PP), foi aprovado hoje no Legislativo.
Anníbal, que foi candidato a prefeito e nas últimas eleições apoiou Silvio II, é considerado o jardineiro da cidade. Merecia, em minha opinião, ter o nome de algo ligado ao verde.

PS - Não dá pra acreditar muito no Zebrão, porém. Além do NIS 24 Horas, prometido para três anos atrás, ele apareceu na televisão, durante a campanha eleitoral, prometendo banheiros públicos - e não busto - naquela mesma praça. Se não conseguiu colocar um vaso sanitário...

Continue lendo

Máfia júnior

A polícia de Marialva desmantelou uma quadrilha formada por jovens aprendizes de mafiosos. O pessoal tomava dinheiro de estudantes, ameaçando retaliar suas famílias caso não lhe dessem dinheiro.

Continue lendo

Sem parque infantil

Na sessão de hoje a Câmara Municipal de Maringá rejeitou, com seis votos, o projeto de lei 10.469/2007, de autoria dos vereadores Zebrão (PP), Chico Caiana (PTB) e Altamir dos Santos (PR). O projeto rejeitado era mais um autorizativo (palavra que não existe no Aurélio): autorizava a prefeitura a construir parques infantis ao lado das Academias da Terceira Idade.
Até o Bravin subiu na tribuna para criticar o projeto de seus três colegas. O assistencialista classificou a iniciativa de oportunista.

[O presidente da casa, João Alves, passou o dia em Curitiba, onde viu o Tribunal de Justiça anular sentença que o absolveu no caso da Companhia Melhoramentos]

Continue lendo

Isto é incrível!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
(Clique para ampliar)

Confesso que não sei o que houve - embora desconfie. Quando soube da morte de Pedro de Lara, que foi uma figura divertida de minha adolescência, assim como fiz no caso da morte de Ruth Romcy. procurei uma foto. Busquei uma no site da Jovem Pan, por causa de uma entrevista que ele deu ao Pânico (em dezembro de 2003, quase 4 anos atrás), que é um programa que eu gosto e ouço quase todos os dias. No álbum de fotografias disponível haviam 19 fotos e escolhi uma (a primeira, embaixo, que era a quarta na seqüência do álbum). Desprezei, portanto, outras 18, sendo 12 de close dele.
Não é que me dou conta de que a foto que escolhi para ilustrar a nota de Pedro de Lara foi a mesma escolhida pelo site de O Diário e pelo Tudo Paraná, da RPC? Com o detalhes de que todos não deram o devido crédito à Jovem Pan, inclusive este modesto blog - o que está reparado agora, junto com esta história de extrema coincidência.

Continue lendo

Certificado de idiota

O que não é a política brasileira senão a arte de ser malandro? Um dia após a absolvição de Renan Calheiros, e para, de vez, autenticar como idiota o brasileiro, os senadores que declararam ter votado pela cassação chegam a 46 - 11 a mais do que os que efetivamente votaram. Está no G1.

Continue lendo

Reclamando do mar

De Josias de Souza:

O réu José Dirceu acompanha com vivo interesse o desenrolar do Renangate. Nesta quinta-feira (13), o ex-chefão da Casa Civil comentou em seu blog a “absolvição” do Senado. O que mais lhe chamou a atenção não foi a recusa dos senadores de passar o mandato do colega na lâmina. Não, não, claro que não.
O que causa incômodo a Dirceu é a “reação dos grandes jornais e articulistas”. Sim, sim, isso mesmo. É contra os meios de comunicação e os repórteres que se insurge a pena do companheiro-cassado. “Eles não aceitam a decisão soberana do plenário do Senado. Estão indignados”, anota.
Como se sabe, ao transgredir a ética e o decoro parlamentar, Renan Calheiros virou o transatlântico do Senado de ponta-cabeça. E o que faz José Dirceu? O chefe da “quadrilha” reclama do mar.
Leia mais.

Continue lendo

Corpo de ciclista chega amanhã

O corpo de José Estevam dos Santos, 32 anos, campeão sul-brasileiro de bicicross, deve chegar amanhã a Maringá. Ele foi atropelado quando participava da sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross em João Pessoa (Paraíba), no último sábado. Ele morreu ontem. Leia mais.

Continue lendo

Diários

Recebi por email: a diferença entre os diários pessoais de um homem e de uma mulher. Aqui.

Continue lendo

Prefeitura perdia quando pediram vistas

Um pedido de vistas adiou o final do julgamento da contenda entre Prefeitura Municipal de Maringá e Caixa Econômica Federal, em torno de empréstimos da União feitos para o município ao longo dos últimos anos.
A votação da 2ª seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região era favorável à União (3 a 2) quando a desembargadora Marga Inge Barth Tessler pediu vistas.

Continue lendo

Pedro de Lara

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 82 anos, vítima de câncer, o radialista e jurado de televisão Pedro de Lara. Pernambucano, Pedro Ferreira dos Santos era uma figuraça. Ele notabilizou-se no SBT (fez até o programa do Bozo). Detalhes.

Continue lendo

Parque do Ingá

O Parque do Ingá é tema de interessante post do Pimenta Maringá. Um técnico ambiental diz não acreditar que a concessão de uso vá resolver todos os problemas do local. Além disso, há o link de um estudo feito por alunos do Colégio Gastão Vidigal. Aqui.

Continue lendo

Decidido

Osmar Murassaki é pré-candidato a vereador pelo PSB. Está no seu blog.

Continue lendo

Abordagem policial

Elias Brandão inicia série interessante sobre abordagem policial, o que os policiaisl podem ou não podem fazer. Confira.

Continue lendo

Vídeo

A música do Supertramp sempre mexeu comigo, coisa que não consigo explicar. É som bom! It´s Rain ing Again é a canção que mais gosto. Aqui.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Sinaleiro

A avenida Cerro Azul vai ganhar mais um semáforo. Será depois da avenida Perimetral, em direção à Zona Sul.

Continue lendo

Contrato

Atualizada - A Prefeitura Municipal de Maringá adquiriu cota de patrocínio da Brazil Air Fair junto à empresa Aero Business Assessoria & Consultoria, por R$ 45 mil. A feira aconteceu de 23 a 26 de agosto último.

Continue lendo

Com.br

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Gilson Aguiar está de endereço novo - aqui.
Ele cortou o link que havia para o meu blog, mas tudo bem.

Continue lendo

Destombamento: TJ anula absolvição de réus

O Tribunal de Justiça do Paraná anulou agora há pouco a sentença que absolveu os envolvidos no caso do destombamento do prédio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), e o ex-vereador Divanir Moreno (PMDB). Eles haviam sido absolvidos pelo juízo da 1ª Vara Criminal, em julho do ano passado, da acusação formalizada pelo Ministério Público de terem recebido R$ 150 mil da Loteadora Santa Alice, de Arapongas, para garantir o destombamento do prédio; o dinheiro teria sido recebido por um assessor, Josemar Aparecido de Lima. Além dos três a ação arrolava os empresários Aquedemir Pastrelo e José Luiz Jardim, da loteadora. A sentença absolvitória foi do juiz Cláudio Camargo dos Santos, hoje diretor do Fórum de Maringá, por falta de provas (aqui). A denúncia partiu de um corretor de imóveis.
O Ministério Público apelou e no início da tarde de hoje a apelação foi julgada pela 2ª Câmara Criminal do TJ. O parecer do relator, desembargador João Kopytowski, era pela reforma da sentença e pela condenação dos envolvidos. O vogal e o revisor decidiram, porém, não seguir o relator e votar pela anulação de todo o processo, que volta à estaca zero. Aos réus será oportunizada, querendo, a suspensão por dois anos da ação - desde que tenham comportamento regrado.

Continue lendo

Sem dó

Esqueçam aquele discurso contra cargos de confiança do então candidato Silvio Barros II. Hoje, podendo atender um aliado, ele gasta CC sem dó.
É o que aconteceu com uma telefonista, servidora de carreira, que se aposentou recentemente. A pedido do vereador Dorival Dias (PSDB), seu ex-líder na câmara, agora ela acumula a aposentadoria com um CC e ainda trabalha em seção politicamente estratégica da Secretaria de Saúde.

Continue lendo

Retrato

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto, de Nani Goes, mostra a deputada estadual Cida Barros (PP) segurando o bebê de uma funcionária, segundo o site do fotógrafo oficial da Assembléia Legislativa.

Continue lendo

Lourival Santos deixa a Band

O programa Primeira Hora, apresentado por Lourival Santos das 6h30 às 7h, vai deixar a grade da TV Maringá (Band), em outubro. O programa estaria incomodando um outro apresentador da emissora, que teria feito proposta para adquirir o horário. O Primeira Hora, que também realiza trabalho de assistência social, vai ao ar na emissora até o próximo dia 10.
Lourival Santos negocia o programa com outro canal de televisão.

[Fiquei sabendo que a saída foi provocada pelo mesmo apresentador com quem Lourival já teve problemas no passado, quando comandava o Esporte Total]

Continue lendo

Rotina

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Mais uma unidade de farmácia, desta vez na Pedro Taques esquina com Mauá, e mais árvore cortada. Se bem que esta, pelo jeito, estava meio bichada. Mas, mesmo assim, há vazios defronte as duas avenidas, que podem ser preenchidos com árvores.

Continue lendo

Cabala

Aproveitando a idéia de Marcus Vinícius:

40 mensaleiros julgados pelo STF.
40 ‘amigos secretos’ de Renan.
40 ladrões assaltam transportadora de valores.
40 mil reais roubados defronte a câmara de Maringá.

Continue lendo

Álvaro Dias sob suspeita

Do blog de Rudá Ricci, que por sinal está em Maringá:

Faltam quatro
Os senadores Aloízio Mercadante (PT-SP) e João Claudino (PTB-PI) afirmaram que foram duas das seis abstenções que ocorreram (e salvaram Renan Calheiros) ontem, no Senado. Quais seriam os outros quatro? Vários apostam que um deles seria o tucano Álvaro Dias. Líderes do DEM admitem "traições" em seu partido. Enfim, as chantagens de Renan (ameaçando revelar dívidas de senadores, casos extra-conjungais e outros quetais), o rolo compressor dos petistas governistas (cantando as eleições de 2008) e a necessidade do Planalto (em ter Renan frágil, dócil para pagar a fatura, a começar pela CPMF) venceram.

Continue lendo

Vintena

Hoje faz 20 dias que um casal foi assaltado quando estava chegando ao prédio da Câmara Municipal de Maringá. Dois rapazes numa motocicleta roubaram R$ 40 mil que estavam sendo levados numa pasta, que, segundo boletim de ocorrência, seriam usados para saldar uma dívida com o diretor do Detran, Miguel Grillo, identificado no BO como "assessor da câmara".
A Polícia Civil não divulgou nada a respeito das investigações. Nenhum vereador manifestou publicamente a necessidade de se esclarecer o fato.

Continue lendo

Novo superintendente regional

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No início do mês aconteceu mudança na superintendência regional do Departamento de Estradas de Rodagem em Maringá, conforme o blog divulgou.
O substituto de Osmar Lopes é de Campo Mourão, o engenheiro civil Otávio José da Rocha, nomeado no último dia 20. Há informação de que ele foi candidato a deputado estadual em 2002, mas não achei nada, nada no TSE.

(Foto Tribuna do Interior)

Continue lendo

Estacionamento

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atualizado às 12h25 - O largo Jorge Amado - aquele calçadão localizado entre as avenidas Prudente de Morais e João Paulino Vieira Filho, no Novo Centro -, agora vem sendo utilizado como estacionamento de veículos de pessoas que trabalham ou vão fazer negócios naquelas proximidades. Daqui a pouco vira uma Pedra. A foto foi feita meia hora. Falta a Setran baixar lá e multar.

Continue lendo

Fuscas

O juiz Valdemar da Costa Neto não está sozinho na sua paixão por Fusca. Claro, há muita gente que cultua o carro.
Ontem fiquei sabendo que o promotor Maurício Kalache também possui um Fusca vermelho, 96, que tira uma vez por semana da garagem. Tem pouco mais de 50 mil km.

Continue lendo

Sujeira

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Reclamação de leitor conferida pelo blog: calçada muito suja defronte uma construção, na avenida Duque de Caxias, entre a João Paulino e a Prudente de Morais, centro da cidade.

Continue lendo

Plenária discute trimestralidade

O Sismmar realiza hoje às 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, plenária sobre a trimestralidade, quando estarão sendo discutidos a situação atual do processo e as perspectivas para o recebimento deste direito. Segundo a assessoria do sindicato dos servidores municipais de Maringá, o convite é estendido a todos os que têm o direito à ação.

Continue lendo

Renan e Sherlock Holmes

Do ex-blog de Cesar Maia:

A quem interessa a absolvição de Renan? Elementar meu caro Watson. Interessa a quem quer desmoralizar o Senado. E quem quer desmoralizar o Senado? Todos aqueles que querem quebrar o equilíbrio entre os poderes. Quem? Claro, o poder executivo, o PT, Lula.
Na íntegra.

Continue lendo

Vampiros brasileiros

Arnaldo Jabor repetiu hoje a crônica de maio passado. Um trecho:

Malditos sejais, ó mentirosos, negadores, defraudadores, vigaristas, trampistas, intrujões, chupistas, tartufos e embusteiros! Que a peste negra vos cubra de feridas pútridas, que vossas línguas mentirosas sequem e que água alguma vos dessedente, que vossas mentiras, patranhas, marandubas, fraudes, lérias e aldravices se transformem em cobras peçonhentas que se enrosquem em vossos pescoços, que entrem por vossos rabos, rabiotes e fundilhos e lá depositem venenosos ovos que vos depauperem em diarréias torrenciais e devastadoras. Que vossas línguas se atrofiem em asquerosos sapos e bichos pustulentos que vos impedirão de beijar vossas amantes, prostitutas, barregãs e micheteiras que vos recebem nos lupanares de Brasília, nos prostíbulos mentais onde viveis, refocilando-se nas delícias da roubalheira.
Aqui.

Continue lendo

Bulga no Hoje

O botafoguense Marcelo Bulgarelli aceitou convite e começa a trabalhar no Hoje, que a partir de domingo muda o visual. Aqui.

Continue lendo

Dia de julgamento

Está marcado para hoje o julgamento do mérito da dívida entre a Prefeitura Municipal de Maringá e a Caixa Econômica Federal. O prefeito Silvio Barros II e o presidente da câmara, João Alves Correa (PMDB), conversaram com desembargadores do Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, sobre o assunto. O prefeito acredita que eles votarão para reduzir a dívida: a União quer cobrar cerca de R$ 150 milhões, enquanto o município estima em R$ 20 milhões.
O valor a ser estabelecido terá impacto nas finanças municipais. Hoje recolhe-se cerca de R$ 300 mil mensais do empréstimo; dependendo da decisão, o valor pode chegar a R$ 2 milhões/mês.

Continue lendo

Herrar é umano

O pessoal não perdoa quando se erra, como no caso da data da morte de Kurt Cobain (aqui), que aconteceu em 1994 e não em 2004.

Continue lendo

12.9.07

Ex-tucano

De Verdelírio Barbosa:

Desfiliação
Suplente de vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira, o ouvidor geral do Município de Maringá, José Fugii, enviou correspondência ontem à Comissão Provisória do PSDB maringaense solicitando a sua desfiliação.
Coluna completa.

Continue lendo

Ofensa

“Secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Nardi, vai à Câmara Municipal fazer a prestação de contas do 2º trimestre - Ao comentar sobre a epidemia de dengue, o secretário disse que a previsão é que 2008 seja um ano negro. Outra questão que tem preocupado a saúde pública são os gastos com o tratamento de dependentes químicos”. A chamada, na CBN Maringá, gerou protesto de Luiz Fernando Rodrigues, da Pastoral da Juventude, que escreveu:

- Muito infeliz o comentário “2008 seja um ano negro”. Sou negro e me sinto ofendido com esta fala. Aliás não é a primeira vez que o secretário se refere aos problemas e dificuldades de sua pasta como sendo “negras(os)”.

Continue lendo

Fazenda cobra ex-candidatos

Da coluna Francês Press:

Restos a pagar
Eleitos ou não no pleito do ano passado, candidatos à Assembléia Legislativa, Câmara Federal, Senado, de Maringá e possivelmente de todo o Paraná, estão sendo confrontados com uma inesperada espécie de “restos a pagar”, cobrança efetuada pelo Ministério da Fazenda e referente ao período entre julho de 2006 e julho de 2007.
Coluna completa.

Continue lendo

Cena de intervalo

Intervalo do amistoso Brasil x México, a Globo mostra um torcedor brasileiro em Boston segurando um cartaz. De um lado, mandando um alô para Maringá; do outro, confessando ser o autor da morte de Taís, personagem má da novela das oito.

Continue lendo

Está pensando

Marcelo Bulgarelli recebeu convite para voltar ao jornalismo diário.

Continue lendo

Anonimato e racismo

Do blog do Ozaí:

(...) Certas críticas aparentemente inofensivas são postadas porque seus autores sentem-se protegidos. O anonimato oferece a sensação do poder absoluto, acompanhada da certeza da impunidade. Neste caso, o anonimato produz uma inversão de valores. A liberdade de expressão é confundida com licenciosidade; a crítica, necessária para a reflexão e aprimoramento das idéias, dá lugar à ofensa gratuita de desocupados e desequilibrados que pululam pelo espaço internáutico à cata de blogs para lançar torpedos raivosos e testar a paciência dos leitores. Alguns até se consideram críticos e imaginam que através da guerra de palavras fazem a luta de classes – não necessariamente o antagonismo capital versus trabalho, mas a oposição alunos/professores.
Este tipo de anônimo se revela pusilânime. No português claro, é um covarde. Ele se caracteriza pela incapacidade intelectual e moral de assumir responsavelmente suas atitudes. No fundo, se esconde de si mesmo, incapaz de enfrentar a própria insegurança. Às vezes, é um sádico. Será que, nestes casos, a internet funciona como espécie de terapia? Talvez precisem de ajuda psicológica. Mas isso não justifica o comportamento licencioso e, menos ainda, o racismo. O anonimato é inaceitável, nocivo e perigoso. Muito perigoso!
Na íntegra.

Continue lendo

Automatic lover

Dois vídeos de Dee D Jackson, com uma diferença entre eles de quase 30 anos. O post é dedicado a fãs dela, como o imortal Reginaldo Dias. Aqui.

Continue lendo

Press trip

O jornalista Donizete Oliveira também é notícia. Aqui.

Continue lendo

Eu tenho catiguria

Do blog do Carlão:


Nada contra o trabalho que cada pessoa escolhe para sobreviver, mas, o que a Globo está fazendo com a cabeça das meninas, principalmente aquelas com QI de ostra, é difícil de aceitar. Colocar como expoente ou exemplo de vida uma garota de programa, que se dá bem na vida, saindo das ruas para se garantir com figurões, criando até mesmo moda, realmente fica difícil nós sabermos onde tudo isso vai parar.
Leia mais.

Continue lendo

PT salva Renan

Alguém tem dúvida de que foi o PT que salvou Renan Calheiros (PMDB) na votação de hoje, na qual foi absolvido por 40 a 35, com 6 abstenções?

Continue lendo

Vai se filiar

Chefe de Gabinete do prefeito Silvio Barros II, Ulisses Maia continua sem partido desde que deixou o PPS.
O ex-vereador transferiu o domicílio eleitoral de Paiçandu para Maringá e deve se filiar a um partido político até o final do mês.

Continue lendo

Ele está solto

Por decisão da 2ª Vara Criminal de Maringá, o maior ladrão de computadores e periféricos da região vai cumprir a pena em liberdade e isto está colocando policiais e empresários de prontidão. O rapaz, de 27 anos, já roubou cerca de seis lan-houses e dezenas de escritórios e foi preso várias vezes em flagrante. Estima-se que ele furtou, nos últimos cinco anos, 10 computadores por semana, e usando uma tática inovadora de arrombamento, com uma ferramenta de pressão. O ladrão utilizava carros de luxo, como Ranger e BMW, para não despertar a atenção durante os furtos realizados geralmente de madrugada. Ele ainda montou uma empresa em Mandaguaçu, onde fazia a troca dos gabinetes, o que inviabilizava o reconhecimento por parte das vítimas.
Sua primeira prisão ocorreu em 2001 e de lá para cá ferrou com a vida de muita gente, já que os PCs normalmente contém históricos e documentos pessoais e comerciais. Pode parecer prevenção, mas policiais temem que ele volte ao crime, já que precisará arranjar dinheiro para pagar advogado.

PS - O Judiciário não faz as leis, apenas as aplica, observa bem, num comentário, o juiz Devanir Manchini.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Schiavone preside o PR

O Partido da República, resultado da fusão entre o PL e o Prona, tem novo presidente em Maringá, onde possui dois vereadores - Altamir dos Santos e Walter Guerlles.
O presidente é Ademar Schiavone, ex-secretário municipal de Administração, imortal da Academia de Letras de Maringá. O PR faz parte do condomínio partidário do deputado Ricardo Barros (PP).

Continue lendo

Pronto!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Demorou um pouquinho mas o site do PMDB paranaense deu a notícia da filiação do ex-prefeito João Ivo Caleffi. Aqui.

Continue lendo

Explicadinho

A imprensa maringaense agiu corretamente, ontem, numa ocorrência policial envolvendo uma empresa que recolhe lixo hospitalar. Uma equipe da Polícia Civil chegou a deslocar-se até a empresa, diante de denúncia da existência de um feto de 20 dias num freezer - o que foi confirmado. Segundo explicou o proprietário da empresa, o feto pesando cerca de 400 gramas é resultado de aborto espontâneo ocorrido em hospital da região e é praxe legal é estocá-lo por 21 dias até a incineração, que acontecerá em Chapecó (SC). Em Maringá existem oito empresas que atendem resíduos hospitalares.
Tudo explicado e dentro da lei, ninguém fez barulho desnecessário. Por isso, cumprimentos aos que cobrem o setor.

Continue lendo

Brasil

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto de J. Freitas, da Agência Senado, percebe-se que durante o enfrentamento entre deputados e seguranças, hoje no Senado, caiu no chão uma arma que funciona com mira a laser. Segundo especialista, ela estava portanto pronta para disparar. Ela é tida como não-letal, mas cardiopatas podem ter sérios problemas.

Continue lendo

Tempo ao tempo

Para Andye Iore, os blogs anônimos são uma nova etapa na blogosfera maringanse.
"A piada só é engraçada no começo... Basta dar tempo ao tempo", escreveu.

Continue lendo

Futebol

Este é um blog feito por maringaense que torcedor do Grêmio Portoalegresen, como o Diniz Neto, não vai gostar muito: Pé-Vermelho.

Continue lendo

Vereador responde por crime contra a administração pública

Lembram-se do vai-não-vai, da retirada de assinatura e da briga judicial para fazer o presidente da Câmara Municipal de Maringá instalar a CPI dos Laptops? João Alves Correa (PMDB) preferiu não cumprir a determinação judicial de instalar a ComissãoParlamentar de Inquérito e arcou com o ônus.
Acreditando que houve crime contra a administração pública, a Justiça maringaense recorreu ao Ministério Público e ingressou com processo contra John, baseada nos artigos 319, por prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal) e 330, por desobediência (desobedecer a ordem legal de funcionário público) do Código Penal.
A audiência está marcada para as 9h do dia 8 de outubro, no Juizado Especial Criminal de Maringá. O artigo 319 prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção, e multa ; o 330, pena de 15 dias a 6 meses de prisão, e multa.

Continue lendo

É o povo

- Esses deputados, hoje, representam o desejo do povo. Não é um grupinho, não são pessoas isoladas. É o povo.

Do senador Cristovam Buarque, sobre os deputados federais que obtiveram autorização judicial para acompanhar o julgamento do senador Renan Calheiros e foram reprimidos. Aqui.

Continue lendo

Vereadores não querem saber da saúde

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Somente três vereadores apareceram na prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, ontem à tarde no ambiente de trabalho deles, a câmara. Nem o líder do prefeito ousou aparecer. Nenhum outro aliado, da chamada Turma do Amém, mostrou-se curioso em saber dos números da saúde maringaense - afinal, a maioria tem plano de saúde e só quer saber de leitor em 2008. Apareceram Humberto Henrique (PT), que presidiu a sessão e quando abriu os trabalhos estava sozinho; Marly Martin Silva (Democratas) e Mário Verri (PT). Mais ninguém.
Como lembrou um leitor, o que se pode esperar quando até o vereador das listas que prometeu abrir o NIS III do Jardim Alvorada em maio de 2005 nunca participou de uma prestação de contas da Secretaria de Saúde integralmente?

[Ricardo Lopes, fotógrafo da prefeitura, teve o maior trabalho para achar um ângulo para registrar o fato]

Continue lendo

Na posse do CMS

Do prefeito Silvio Barros II, ontem na posse do Conselho Municipal de Saúde:

- Enquanto o indivíduo não tiver consciência de como ele trata a sua saúde individual e de como ele trata o próprio corpo, nós não vamos resolver esse problema... coisas que custam muito caro ao sistema de saúde são decorrência da maneira que o individuo decidiu agir com seu próprio corpo... acontece que o direito dele fazer o que acha que deve, vai custar uma fortuna para a sociedade.
Confira outras declarações no blog do Paulo Vidigal.

Continue lendo

Número 1.000

O Diário do Elias Brandão comemora sua milésima postagem.

Continue lendo

Arns diz que não decepcionará

Uma leitora, seguindo sugestão do blog, enviou email ao senador Flávio Arns (PT). Ele respondeu:

"Acuso o recebimento do seu e mail com o apelo recente pela cassação do mandato do senador Renan Calheiros. Informo que, já há bastante tempo, tenho me manifestado favorável, adotando o mesmo ponto de vista. Após a conclusão dos trabalhos no Conselho de Ética (05/09), já externei este meu posicionamento para os jornais: Gazeta do Povo (06/09), Estado do Paraná (06/09), Folha de São Paulo (11/09), Folha de Londrina(11/09).
Também quero afirmar que subscrevi as iniciativas para que a sessão não fosse secreta, e sim, aberta e que membros da Mesa devem se licenciar dos seus cargos enquanto houver algum tipo de processo de Ética.
Quero transmitir neste e mail a certeza que vocês podem ter de que jamais vou trazer qualquer decepção na construção da ética e do decoro parlamentar".
Os blogs de Josias de Souza e de Ricardo Noblat informam que seu voto não é declaradamente contra Renan.

Continue lendo

Colgate

A Câmara Municipal de Maringá aprovou ontem à noite, em segunda discussão, a nova legislação sobre o serviço funerário da cidade.
Dizem que há um grupo de quatro vereadores muito sorridentes.

Continue lendo

Dr. Batista recebe convite do PSDB

O médico e deputado estadual Manoel Batista da Silva Junior, o dr. Batista, recebeu convite para trocar o PMN pelo PSDB. A cúpula estadual dos tucanos pensa em tê-lo como candidato a prefeito de Maringá, em 2008. Recentemente o tucanato mudou a composição da executiva municipal do partido na cidade, que hoje é presidido pelo professor Wilson de Matos Silva.
Dr. Batista, que foi candidato a prefeito em 2000 e 2004, já havia recebido convites de outros partidos, entre eles o PT.

Continue lendo

Fantástico desmoraliza a história brasileira

Do ex-blog de Cesar Maia:

1. No domingo o Fantástico da TVG iniciou uma série de quadros sobre a história brasileira, começando com a Independência do Brasil. Uma verdadeira chanchada, onde o historiador E. Bueno se prestou a um papel ridículo que o deixa muito mal. Essa chanchada com deformações da história em nome de uma comédia de mau gosto, começou com o filme repulsivo de Carla Camurati sobre Carlota Joaquina e seguiu com uma mini-série da TVG na mesma lógica.
2. Será que nossos irmãos americanos fariam a mesma chanchada no dia de suas independências, com Bolívar, Sucre, Moreno, San Martin, Nariño, Santander, George Washington, Lafayette, Thomas Jefferson, Bernardo O’Higgins... e numa emissora de TV com a audiência e o alcance da TVG? Nesses países um quadro destes de 13 minutos, em programa popular, como seria recebido pela população, pelos professores, pelos historiadores?
3. Qual o objetivo? Um país sem heróis? Um país sem história? O que uma criança, adolescente ou jovem levará como imagem da história de seu país?
4. Triste, muito triste! Espera-se que no próximo domingo esta chanchada termine e se passe a contar a História de Nosso País de forma adequada, mesmo que com uma linguagem suave e não debochada.

Continue lendo

Barros trabalha para absolver Renan

A nota está na coluna de Ruth Bolognese na Folha de Londrina - e mostra como é o Ricardo Barros que conheço:

Primeiro diálogo
No aeroporto de Curitiba, o deputado petista Ângelo Vanhoni encontra o senador Osmar Dias já na sala de embarque para Brasília, às 19 horas desta segunda-feira, e provoca:
-''Osmar, se eu fosse você, votaria pró Renan Calheiros...''
-''Posso divulgar isso?'', pergunta Osmar Dias.
- ''Nããããooo''.

Segundo diálogo
Logo depois chega o deputado Ricardo Barros, do PP, e ao ver o senador Osmar Dias por ali, já vai provocando:
-''Osmar, você tem que votar por Renan e contra a Globo...''
- ''Posso divulgar isso?'', pergunta de novo Osmar Dias.
- ''Nããããooo''.

Continue lendo

Liberou geral

O bingo de frango - e até o que dá dinheiro como prêmio - voltou a ser tolerado pelas autoridades maringaenses, em bares da cidade.
Mas a tolerância está indo bem além: tem vereador promovendo bingo para tocar projeto pessoal.

Continue lendo

Multidão

O Diário do Noroeste, de Paranavaí, destaca que uma multidão se reuniu ontem para a última despedida ao vereador Ady Zacarkin, falecido na tarde de segunda-feira, após dias internado na Santa Casa. Zacarkin faleceu aos 55 anos, devido a um câncer no intestino. A foto de capa mostra realmente que o sepultamento foi concorrido.

Continue lendo

Flanelinhas

"Flanelinhas alugam pontos em Maringá" é a manchete de hoje de O Diário.
Em 30 de julho último este blog (aqui) contou a história da compra de um ponto defronte um restaurante no Centro.

Continue lendo

Não saiu do papel

Em dezembro próximo, vai fazer quatro anos que a Associação Comercial e Empresarial de Maringá anunciou que a cidade iria entrar para a história "como a primeira cidade brasileira onde ao nascer as pessoas receberão uma identificação digital. Ela será convertida no e-mail oficial e vitalício de cada cidadão e vai constar já no registro de nascimento. Batizado com o nome Cidadão Digital o projeto é ousado e acelera a inclusão das pessoas na sociedade cada vez mais informatizada". O projeto, iniciativa da Acim, tinha como parceiros a Receita Federal, prefeitura municipal e os cartórios Maria Regina e Nagib Neme, além do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná.
O site do projeto ainda está no ar (aqui), mas não se tem conhecimento, nesse período de quatro anos, de um maringaense sequer que tenha se tornado um cidadão digital. À época, o lançamento do projeto deu mídia nacional para alguns pessoas de Maringá.

Continue lendo

Frota

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Estas são algumas Kombis, emplacadas em Maringá, Apucarana e Londrina, que estarão circulando por Sarandi, para o transporte de passageiros.

Continue lendo

Dia D

Hoje o Senado decide o futuro do seu presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Dos três senadores pelo Paraná, os irmãos Álvaro (PSDB) e Osmar (PDT) já anunciaram que votarão pela cassação. O puro Flávio Arns (PT) está disposto a votar com o governo Lula e absolver Renan. Quem quiser entrar em contato com ele deve escrever para flavioarns@senador.gov.br

Continue lendo

Os dois burrinhos

Trecho de artigo do bispo de Macapá, dom Pedro José Conti:

Fico pensativo quando vejo ex-cantores, ex-campeões, ex-tudo, mendigar um pouco de luz, porque a estrela deles, ou delas, parece que se apagou. Não sabiam que o sucesso era passageiro, que as modas iam passar e que têm muitas outras coisas que valem na vida, mais do que a fama e a glória dos homens?
Na íntegra.

Continue lendo

Combate aos efeitos da menopausa

Vai cujstar entre R$ 40,00 e R4 50,00 o medicamento derivado da soja pode combater a irritabilidade, insônia, ressecamento da pele e da vagina, estresse e calores na mulher e ajuda a reduzir riscos da osteoporose. A isoflavona aglicona pode ser usada na prevenção dos cânceres de mama e de cólon de útero.
A fabricante, em Maringá, não divulgou o valor do investimento em pesquisa e produção do medicamento. Mas informou que o produto está disponível em farmácias de todo o país. O uso do medicamento é indicado para mulheres na pré-menopausa ou na menopausa. Contudo, é aconselhado só ser condumido com prescrição médica, diz reportagem da Agência Estado. Aqui.

Continue lendo

Grêmio fora do Timemania

O Grêmio Maringá de Aurélio Almeida caiu fora do Timemania, por decisão do ministro Orlando Silva, do Superior Tribunal do Trabalho. Ele vai recorrer, alegando que resolução não pode modificar uma lei. O duro é que vai ganhar.
Está aqui, em O Estado do Paraná (para cadastrados).

Continue lendo

Estrada ruim pesa no bolso

Reportagem da Gazeta Mercantil sobre as condições das estradas brasileiras ouviu Cláudio Adamucho, presidente do G10, de Maringá, que tem 500 caminhões pesados. "Com estradas ruins, a velocidade dos caminhões cai 10% e o consumo de combustível cresce 5%. Isso afeta a produtividade", diz ele. Em conseqüência das deficientes estradas, o custo de manutenção de cada caminhão sobe para R$ 2 mil por mês. Leia mais.

Continue lendo

Nem vem

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

De Paiçandu, dr. Célio pede a a palavra pra dizer que não se acha parecido com Frede, da Adap Galo. A foto não é das melhores, mas o leitor pode conferir.

Continue lendo

11.9.07

Sete instrumentos

Da coluna Francês Press:

Motorista/cantor/apresentador
Motorista do prefeito Silvio Barros, além de afinado cantor gospel, Carlos Moreira abraça outra atividade. Comanda na Rádio Atalaia, aos sábados entre 22h/23h, o programa Talento, uma mescla de entrevistas, música sacra, sorteio de brindes.
Coluna completa.

Continue lendo

Política

Do Casseta&Planeta:

- Muitos políticos chegaram ao ponto de nomear familiares para serem seus parentes.

Continue lendo

Zagueiro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é Frede Milani, 24 anos, zagueiro que estava no América de São José do Rio Preto (SP) e que foi contratado hoje pela Adap Galo Maringá.
O homem é a cara do farmacêutico Célio Natera Pegorari, o dr. Célio de Paiçandu, que foi candidato a deputado federal pelo PPS.

Continue lendo

Acidente fatal

Comenta-se no Jardim Alvorada sobre um acidente, na tarde de hoje, que teria vitimado um motociclista. Só que ninguém tem detalhes sobre o fato.

PS 1 - O rapaz, Alexandre, de 27 anos, morreu logo depois das 18h num hospital. Bateu num ônibus do transporte coletivo urbano. Iria se casar em dezembro.

PS 2 - Nem todos os programas policiais nem jornais, estranhamente, noticiaram o fato. No bairro, comenta-se que o veículo maior foi o culpado do acidente.

Continue lendo

Arroz com feijão resolve

De Giba Um:

Reservas de ouro
É o que se pode chamar de reserva de ouro: Ronald Golias na Escolinha do Golias , de anos atrás, dá uma média de 4 pontos no SBT (quatro vezes mais do que o programa de Adriane Galisteu, que tem audiência abaixo de um ponto), só perdendo para as infindáveis reexibições de Chaves, que, dependendo do dia, pode chegar a 6 pontos. Na Bandeirantes, também o programa Bronco, com o mesmo Golias, está dando 3 pontos, um acima da média da grade. E na Record, o veterano Pica-pau bate na maioria dos concorrentes.

Continue lendo

Por que será?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é o professor Adilson Alves Fernandes, entrevistado hoje no Jornal Estadual 1ª Edição, da RPC/Globo. Não é que na hora que ele estava no ar um sujeito, imortal da Academia de Letras de Maringá, me liga e pergunta o que eu estava fazendo na Globo aquela hora?

Continue lendo

Bagunça

Passei hoje pela rua Fernão Dias, a do Atacadão, e naquelas imediações o trânsito estava travado.
É que caminhões estacionam do lado direito, apesar das placas proibindo. Nessas horas não aparece um agente de trânsito...

Continue lendo

Diálogo

De Marconi Leal:

- Pô, João, mas peraí: o Paraíso existe!
- E daí? Grande coisa! O Maluf também existe e nem por isso a gente acredita nele.

Continue lendo

Pergunta

Quem é Janderson?

Continue lendo

Civismo made in Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Foto de Leandro Simões, de Maringá, enviada ao Jacaré Banguela, mostra um garoto no desfile de 7 de Setembro em plena avenida XV de Novembro fazendo um gesto obsceno. Clique para ampliar.

Continue lendo

Nepotismo

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) reapresentou o projeto que proíbe o nepotismo em todas as esferas públicas, no Paraná.
Dos três deputados estaduais por Maringá, apenas Cida Barros (PP) assinou a proposta para que ela pudesse ser protocolizada.

PS - É bom lembrar: Cida apenas assinou para que o projeto tramitasse, ela ainda não votou. Cida votou a favor da aposentadoria para os deputados paga com dinheiro público.

Continue lendo

Tudo bobagem

O imaginário popular foge a qualquer análise. Tem gente que acha que o ex-vereador Miguelzinho está vivo, por exemplo. Agora, corre que o deputado Balbinotti estaria com problemas de saúde. Tudo bobagem, iniciada certamente por algum desafeto.
Seu único problema continua sendo a incontinência verbal, fala mais que a boca. De resto, o deputado tem uma saúde de ferro.

Continue lendo

STJ vai decidir se União fará parte de ação contra SUS

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai decidir se a União deve fazer parte da ação que discute fornecimento de remédio pelo Sistema Único de Saúde. O caso estava com a 2ª Turma, mas como há divergência na jurisprudência do tribunal, a Seção colocará um ponto final no assunto, que envolve a Prefeitura Municipal de Maringá.
Leia no Consultor Jurídico.

Continue lendo

Últimos momentos

A administração municipal de Maringá ainda não publicou a nova legislação sobre taxas de publicidade. Por causa disso é que ainda se vêem outdoors de propaganda de bebidas alcoólicas pela cidade - principalmente do uísque Natu Nobilis e da cachaça Jamel.
Assim que a nova lei for publicada, este tipo de propaganda passa a ser considerada irregular e fica sujeita à retirada e multa pela prefeitura.

Continue lendo

Pode?

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin estará amanhã à tarde em Camboriú (SC), ao lado do vice-governador, para inaugurar... uma rótatória. Um redondo, no português paranaense.
Confira aqui.

[Não percisa nem falar que eu dormi e só acordei agora]

Continue lendo

Prefeitos não aparecem para apoiar duplicação

Os integrantes do movimento pela duplicação da BR-376 no trecho entre Mandaguari e Apucarana estiveram reunidos hoje pela manhã em Apucarana. A intenção era apresentar aos prefeitos das quatro cidades desse eixo rodoviário as ações já desenvolvidas até o momento e pedir o apoio para a reivindicação, porém nenhum deles compareceu. O prefeito de Cambira, José Aparecido Catâneo foi representado pelo chefe de gabinete. Valter Pegorer, de Apucarana, estava em viagem e foi representado pelo gerente da secretaria de Desenvolvimento econômico. Cylleneo Pessoa Pereira Junior, de Mandaguari, participava de um outro compromisso naquele horário. O prefeito de Jandaia do Sul, Moacir Bruzon, não mandou representante e nem justificou a ausência [este, na minha opinião, a maior decepção política regional dos últimos tempos].
Na reunião ficou decidido que a comissão vai buscar apoio da equipe técnica da Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá para montar o dossiê que será levado ao governador. Embora a pedagiadora Viapar tenha anunciado a duplicação entre Mandaguari e Jandaia do Sul para 2008, a previsão é de que a obra até Apucarana seja concluída somente em 2014. De janeiro a julho deste ano, naquele trecho, foram registrados 78 acidentes, 50 feridos e 10 mortos. As informações são da assessoria do movimento.

Continue lendo

As pombas

Dois partidos voarão das mãos dos seus pretensos donos.

Continue lendo

Fala aí, parceiro!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto foi tirada ontem pela manhã, em Apucarana, e mostra o secretário municipal Joba Beltrame (PV) e o secretário de Estado do Planejamento,Enio Verri (PT). Os dois poderão estar juntos no segundo turno em 2008?

Continue lendo

Seria um shopping?

Um grande empreendimento que deverá se instalar em Maringá entrou em contato com o presidente do Instituto da Árvore, Marcos Capellazzi.
Quer patrocinar todo o canteiro central da avenida São Paulo, que será revitalizado. Incluindo, claro, todo o trecho que fica diante de seu principais concorrentes. Vai ficar bom, hein!?...

Continue lendo

Apuração

O Conselho Regional de Medicina está acompanhando a sindicância aberta pela Prefeitura Municipal de Maringá para apurar o comportamento de um médico do posto de saúde do Conjunto Itataia, que mostrou o pênis a um paciente de 14 anos de idade. Há ainda uma queixa na delegacia de polícia.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Parem as máquinas!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Por determinação médica, desde ontem o filósofo popular Antero Rocha virou franciscano.
Quer dizer, a partir de agora, só anda com sandálias franciscanas.

Continue lendo

Sidnei Teles recusa convite de Silvio II

O engenheiro Sidnei Teles conversou hoje com o prefeito Silvio Barros II e recusou o convite para reassumir a Secretaria de Serviços Públicos de Maringá. Ele havia deixado a pasta no primeiro semestre, depois de uma denúncia que virou ação civil pública no Ministério Público, por usso irregular de servidores e equipamentos da SSP numa propriedade particular. A sindicância interna apontou que Teles não teve culpa no episódio e, por isso, o prefeito chamou-o de volta.
Sidnei Teles, que é do PPS e poderá ser candidato em 2008, preferiu não voltar à prefeitura. Hoje pela manhã ele informou ao prefeito de sua decisão. A secretaria vem sendo comandada interinamente por Diniz Afonso, mas na prática o secretário é Vagner Mússio, considerado homem de confiança de Silvio II, e diretor das duas principais diretorias daquela pasta.

Continue lendo

Duas idéias

Adriano Gato pensa em transformar o seu Click do Gato em portal, com notícias e outras atrações. Ele defende também uma união entre os blogueiros e donos de sites de Maringá.

Continue lendo

Requião que informações sobre pagamento do MP

O governador Roberto Requião determinou à Procuradoria Geral do Estado, na reunião da Escola de Governo de hoje, que entre com uma ação no Poder Judiciário para ter acesso às folhas de pagamento dos últimos anos do Ministério Público. Na reunião da semana passada, o governador já havia solicitado ao MP a folha do último ano, “para entender porque ganham R$ 24 mil e porque tinham recebido uma verba indenizatória sem recolher Imposto de Renda nem INSS”.
Leia mais.

Continue lendo

Empenhado

Ricardo Barros, vice-líder de Lula recém-chegado da Suíça, trabalha para que a prororogação da CPMF transcorra sem maiores problemas, leio em O Globo.
Seus amigos empresários de Maringá devem estar vibrando com o empenho do nobre parlamentar.

Continue lendo

Casal seria de Mandaguaçu

Os corpos de um homem e uma mulher encontrados numa rodovia em Pitanga seriam de Mandaguaçu. Detalhes.

Continue lendo

Saúde presta contas

O secretário da Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, faz prestação de contas referente ao segundo trimestre de 2007, durante audiência pública a partir das 14 horas, no plenário da câmara municipal.

Continue lendo

O golfe nas escolas especiais

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Três anos atrás a professora Fátima Alves da Cruz introduziu o golfe na Escola Especial Fênix, em Curitiba. Aproveitando que a criança especial olha muito pra baixo, ela implantou o esporte que, confirma-se agora, produziu resultados muito grandes nos alunos, comos a melhoria na capacidade de raciocínio. Fátima é irmã do promotor José Aparecido da Cruz, de Maringá, e foi entrevistada em reportagem do Jornal do Estado sobre a chegada do golfe nas escolas especiais. Aqui.

Continue lendo

Ô língua...

Apesar de a vida estar sempre lhe avisando de que deve segurar a língua, a incontinência verbal do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) ainda preocupa.
Ele prova a máxima de que, se lhe dão corda, usa-a para se enforcar.

Continue lendo

Por pouco...

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi um dos que escaparam de levar tiros, ontem, no Rio de Janeiro, quando andava de trem.
Se houvesse uma ocorrência infeliz, adivinhe qual o pepista que seria convidado por Lula para substituí-lo?

Continue lendo

Café Teológico

O Café Teológico marcado para outubro promete ser quente. Mas é preciso que as inscrições sejam antecipadas, pois se promete surpresas aos participantes.
Detalhes.

Continue lendo

Desaparecimento

Leio no Notícias da Província que estão sendo feitas palestras sobre dolomita nas creches da cidade. Há duas semanas sumiu parte do material levado nas palestras, que estava guardado na sala dos motoristas da Secretaria Municipal de Saúde, tomado de almoxarifado improvisado.
Teve gente que ficou brabo com o desaparecimento.

Continue lendo

Investigada

A distribuidora de combustíveis OilPetro, de Londrina, que caiu em operação policial contra cartel, agora será investigada por suspeita de sonegação fiscal. Aqui.

Continue lendo

Diárias, diárias

Os vereadores de Corumbataí do Sul estão sendo vigiados pela sociedade que os mantém. O Jornal do Interior tem publicado matérias sobre os gastos com diárias, cada vez maiores, o que reforça a tese de que dali saia uma espécie de mensalinho. Até parece que a câmara de lá está fazendo curso em outra, conhecida nossa.
Para a eleição da Uvepar (entidade que reúne vereadores, essa laboriosa classe), oito dos nove legisladores da pequena Corumbataí ficaram por Curitiba, cada qual com duas diárias. Aqui.
Aqui em Maringá, a concessão de diárias é uma verdadeira caixa preta.

Continue lendo

Escolinha

Hoje é dia de escolinha do governador Requião. Para acompanhar, clique aqui.

Continue lendo

Senhor de dois amos

De Marcus Vinícius:

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Arlequim de Goldoni, o deputado federal Ricardo Barros (PP) esteve hoje em reunião com os vereadores da bancada de Curitiba, Ângelo Batista e Aldemir Manfron. Quer que os parlamentares reforcem o apoio a Beto Richa, enquanto trabalha em Brasília afinadíssimo com o governo Lula. Nada melhor do que jogar nos dois times.

Continue lendo

Meme

Confira o meme de Marta Bellini, que já repassou a bola.

Continue lendo

Cem por dia

Matéria de Giancarlo Franquini na Folha de Londrina revela que as câmeras instaladas em 10 pontos de Maringá flagram em médias 100 veículos por dia avançando sinal vermelho ou parando sobre a faixa de pedestre.
De acordo com números da Setran, o avanço de sinal é o principal problema identificado pelas câmeras. Em alguns dias da semana o número de infrações chega a 180, mas em outros não passa de 50. O diretor de trânsito, Gilberto Purpur, explica que nos fins de semana o número de infrações tem uma diminuição significativa. Leia mais (para cadastrados).

Continue lendo

Blog evangélico

Jesus, Universal King é mais um blog feito por maringaense.
A responsável é Shirley, que já mantém um outro blog.

Continue lendo

10.9.07

Empresa de Maringá construirá campus da UTF

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Construtora Marluc, de Maringá, vai iniciar a construção do campus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na Estrada dos Pioneiros (Região Leste). A previsão é que o canteiro de obras seja aberto até dezembro. O investimento será de aproximadamente R$ 3,5 milhões e o prazo de execução, de 12 meses. Enquanto isso, a UTF continuará funcionando provisoriamente nas instalações da Funtel/Ipolon, no centro da cidade.
O primeiro bloco (acima) , que atenderá o curso de tecnologia em alimentos, é uma edificação de quatro andares, com aproximadamente 2.700 metros quadrados de área construída, contando com 10 laboratórios específicos, salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e ambientes administrativos. Este primeiro bloco deve atender nos próximos anos aproximadamente 500 alunos nos cursos que serão ofertados futuramente.
As informações são do informativo do gabinete do deputado federal Alex Canziani (PTB).

Continue lendo

Assessor da prefeitura escapa da morte

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O coordenador da Central de Alarmes da Prefeitura Municipal de Maringá, Izaltino Machado Neto, ex-gerente de Defesa Social, foi espancado na noite da última sexta-feira, por desconhecidos. Ele registrou queixa de tentativa de furto de sua Biz. Neto estava, por volta das 21h30, na Estrada São Miguel, perto do lixão, quando aconteceu a agressão. Ele levou quatro tiros, todos de raspão. O capacete salvou-lhe a vida. Ele alega que não teve a moto roubada porque jogou as chaves no mato.
A polícia maringaense acha a história toda muito, mas muito estranha.

Continue lendo

Especula de rodinha

De Verdelírio Barbosa:

Secretariado
Um peemedebista disse que João Ivo Caleffi está tão confiante em sua vitória para prefeito de Maringá, que inclusive já estaria formando o seu secretariado. Os nomes de Umberto Crispim de Araújo e de Miguel Grillo, já estariam certos, ao lado de Manoel Messias Mendes.
Coluna completa.

Continue lendo

Rubem, o blogueiro

O professor Rubem Mariano, presidente do PT de Maringá, vai estrear seu blog no próximo dia 22 - e em alto estilo: com direito a lançamento oficial na AABB, às 20h. Ele diz que abordará temas variados, como música, esporte, comportamento, informação, política, educação, filosofia, religião etc, com destaque para os direitos sociais. A página ainda está em construção.
Os convites por adesão no valor de R$ 10,00 podem ser obtidos com o Narciso (84072292) ou com o Paulinho (91098170).

Continue lendo

Homenagem

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito de Paiçandu, Moacyr José de Oliveira, entregou uma placa ao governador Roberto Requião, por ocasião da inauguração da duplicação do trecho da PR-323.

(Foto Roberto Corradini)

Continue lendo

Os mudos e o velho estilo Requião de ser

  1. Na entrega da duplicação da rodovia em Paiçandu, agora à tarde, falaram os deputados longínquos Cleiton Kielse e Waldyr Pugliesi, além de Luiz Nishimori e Odílio Balbinotti. O secretário de Estado do Planejamento Enio Verri e o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo, que estavam no palanque, não falaram .
  2. O prefeito de Paiçandu, Moacyr José de Oliveira, cobrou do governador as passarelas de pedestres - sua falta é uma relcamação geral. Requião, ao falar, disse que fica pê da vida quando vai entregar uma obra e o prefeito, ao invés de agradecer, vem pedir mais coisas. Disse que ficava acertado que as passarelas serão de responsabilidade do prefeito e dos vereadores. Ao final do discurso ainda comentou: "Olha Moacyr, quero vir aqui para inaugurar esse raio dessas passarelas que você vai construir".

Continue lendo

Telefone novo

Mudou o telefone da 13ª Ciretran de Maringá. Sai o 3266-1016 e entra o (44) 3293-5000.
A mudança ocorreu na semana passada, sem comunicado formal à população.

Continue lendo

Apoio

O PT maringaense vai apoiar a chapa 3 (Universidade Agora), na disputa do DCE da UEM, que acontece no próximo dia 26. A chapa também tem integrantes do PCdoB. Quatro chapas estão na disputa, que começa esta semana, efetivamente, o período de campanha eleitoral.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Paraná em Ação volta a Maringá

O secretário Especial de Relações com a Comunidade do Governo do Estado, Milton Buabssi, acertou hoje em Maringá a volta do Programa Paraná em Ação, feira de serviços gratuitos que tem o objetivo de valorizar o exercício da cidadania e promover a inclusão social, mediante a prestação de serviços públicos ao cidadão. O programa oferece acesso a serviços essenciais como: emissão de documentos, saúde, justiça, programas sociais, cultura e lazer. Ele será realizado em de 15 a 17 de novembro, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio.

Continue lendo

Pós-operatório

O capitão Ideval de Oliveira, chefe da 13ª Ciretran, está se recuperando da cirurgia de vesícula, que sofreu na semana passada. Passa boa parte do dia de repouso, em casa. Deve voltar ao trampo na próxima semana.

Continue lendo

Praca

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Leitor aponta para a forma que escreveram o horário: estilo britânico e plural.

Continue lendo

Suspeita de marmelada

O Londrina suspeita que houve armação entre a Adap Galo Maringá e a CAC/Lusa. O clube chegou a emitir um comunicado. Aqui.

Continue lendo

Comunidade

O Notícias do Oriente, de João Takeo, direto do Japão, já está na relação de links ao lado.

Continue lendo

Ecos de sexta

Ainda da filiação de João Ivo Caleffi no PMDB, sexta-feira passada:

  • Edmar Arruda, que bancou o jantar em que a filiação foi definida, não compareceu.
  • A cerimônia foi comandada por Paulinho Boa Pessoa, de Sarandi. Paulo Nochi, ex-prefeito de Dr. Camargo, também estava lá.
  • Notaram que toda frase do ex-prefeito começa com um "Companheirada!...".
  • Dois ex-secretários da administração petista apareceram: Bráulio (Esportes) e Zumbi (Agricultura e Meio Ambiente)
  • Os prefeitos Moacyr de Oliveira, de Paiçandu, e Humberto Feltrin, de Marialva, compareceram. Feltrin saiu logo.
  • Perceberam que Gervásio Feitosa, o Gervásio da Saúde, estava brabo.
  • Durante a confraternização não cessaram os boatos de que, na hora agá, o candidato do PMDB será o professor Cláudio Ferdinandi, ligado aos Barros.

Continue lendo

Lançamento

Está marcado para a próxima sexta-feira o coquetel de lançamento da revista Bola, voltada para a cobertura do esporte amador de Maringá e região. A revista já circulou com o número zero, e a publicação tem edição de A. Padilha.

Continue lendo

CMS toma posse

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Maringá tomam posse amanhã à noite. Confira os nomes.

Continue lendo

Cadê?

Leio que o presidente da Força Sindical no Paraná, Sérgio Butka, filia-se ao PMDB na próxima segunda-feira, 17. Butka, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba,pretende trazer consigo outros sindicalistas.
Aí me lembrei: cadê o Yuri Guerman?

Continue lendo

Futuro presidente do PMDB aqui

O deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB) estará ao lado do governador Requião, agora à tarde, na inauguração da duplicação do trecho da rodovia que corta Paiçandu. Pugliesi, quando secretário de Estado dos Transportes, foi importante para que a obra saísse. Eu acompanhei, inclusive, uma das audiências. Assim como ele, o deputado Cleiton Kielse (PMDB) também ajudou.
Pugliesi deve assumir a presidência estadual do PMDB, a partir de outubro, com a já anunciada saída de Renato Adur.

Continue lendo

Rádio na web

Hoje, a partir das 16h, tem reapresentação de As Preferidas do DJ, programa comandado por Rafael Bruno (ex-Maringá News) na rádio da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Além de música, tem informações e variedades. Vamos conferir o bom gosto dele aqui.

Continue lendo

Cizânia?

Do blog de Vandré Fernando:

Aos que pensam que o PMDB tem apenas dois prés-candidatos, estão enganados, o vice-governador Orlando Pessuti afirmou em Curitiba que já tem seu candidato a prefeito de Maringá, que não é João Ivo e Edmar Arruda. Destaca ainda que não terá dificuldades em garantir a legenda, pois seu candidato terá o aval do governador e da direção estadual do partido.

Continue lendo

Cidade Luminosa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O blog disponibiliza em PDF a reportagem de Donizete Oliveira sobre o fim da Cidade Luminosa, que foi construída em Colorado e muita gente já visitou. A reportagem está na última edição da revista Página 9.
Para baixar o arquivo, clique aqui.

Continue lendo

Silvio II e John em Porto Alegre

O prefeito Silvio Barros II (sem partido) e o presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), viajaram hoje para Porto Alegre, onde se encontrarão com desembargadores que julgarão o mérito da ação da prefeitura contra Caixa Econômica Federal, por causa da cobrança de financiamentos feitos pela União ao município. A prefeitura contesta o valor da dívida - superior a R$ 150 milhões.

PS - O presidente da Acim, Carlos Tavares, e o advogado Irivaldo Joaquim de Souza foram juntos.

Continue lendo

Akemi deixa o PSDB

Agora pela manhã a mulher do deputado Luiz Nishimori (PSDB), Elizabeth Akemi Ueta Nishimori, oficializou sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira. Ela poderá se filiar ao PSB ou, mais provavelmente, ao PMDB. Akemi havia sido indicada pelo marido para assumir a Coordenação da Região Metropolitana de Maringá e agora poderá ser candidata a vice de João Ivo Caleffi, do PMDB, em 2008.

Continue lendo

Trecho da Tuiuti com pista única

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Por causa da construção do viaduto sobre a linha férrea no cruzamento com a avenida Tuiuti, a partir de hoje foi aberto provisporiamente o canteiro central para desvio do tráfego de veículos da pista oeste – sentido Colombo-Mauá – para a pista leste (centro-bairros), que passa a ter mão dupla em um trecho de aproximadamente 150 metros. Segundo a prefeitura, o compartilhamento de pista única até pouco adiante da passagem em nível da linha férrea é uma das opções adotadas pela administração municipal para minimizar transtornos aos motoristas e para permitir que o tráfego de trens permaneça normal durante a execução da obra.

(Foto Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Blogosfera

Está no ar o Pimenta Maringá. Clique aqui.

Continue lendo

Sem dinheiro para a merenda

Santa Inês, município que integra a microrregião polarizada por Maringá (Amusep), está entre a seis cidades paranaenses que ficaram sem dinheiro para comprar merenda escolar. É que esses municípios não renovaram os Conselhos de Alimentação Escolar. Aqui.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima