14.9.07

Teologia e ética

Do pastor Hermisten Maia Pereira da Costa, professor em Maringá, no blog Vida e Fé:

- O máximo que nós temos hoje, na minha perspectiva, é uma verdade local. E eu não posso criticar a sua verdade e nem você a minha, porque cada um vive num universo valorativo seu. Então quando eu critico você, eu não estou sendo politicamente correto. Daí é muito comum em entrevistas uma pessoa falando: “quem sou eu para julgar...”. Quando alguém diz isso, já emitiu um julgamento. Um julgamento de que ele não é capaz para julgar. Então parece que julgar uma atitude, um comportamento é algo mais grave do que o comportamento em si. Deixa eu me fazer entender. Então alguém matou fulano. Eu não posso julgar. Porque o meu julgamento é mais grave do que o que o outro fez, que foi matar.
Leia a entrevista.

3 pitacos:

Anônimo,  10:12  

Pastor de novo! Que tenham a SANTA PACIÊNCIA esses pastores. Não acredito neles, nem como professores... aí então é que não consigo acreditar mesmo!

Anônimo,  14:04  

Se não fossem os padres, pastores e as igrejas, apesar das caça níqueis e dos pedófilos, esse País estaria incendiando.
Apesar de não concordar com a proliferação de igrejas, mais do que de farmácias e revendas de celulares, e que servem de currais eleitorais facilmente manipuláveis, ensinam melhor do que muitas escolas e faculdades.

UM CANTINHO SÓ MEU 16:50  

Ao autor do blog, muito obrigada pela recomendação. Sou a autora do blog Vida e Fé. De fato foi uma entrevista muito proveitosa a do Rev Hermisten. Mas, o anônimo e o roberto que comentaram acima, parecem não ter nem lido a entrevista. Leiam e vocês terão uma noção real da ligação da teologia com a ética.

E a nossa sociedade tem as bases morais que (ainda) que tem pela formação judaico-cristã que trazemos. Não esqueçam isso, ok? E ao Rigon, novamente, meu muito obrigado pela defeência aqui no seu blog.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima