12.9.07

Ofensa

“Secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Nardi, vai à Câmara Municipal fazer a prestação de contas do 2º trimestre - Ao comentar sobre a epidemia de dengue, o secretário disse que a previsão é que 2008 seja um ano negro. Outra questão que tem preocupado a saúde pública são os gastos com o tratamento de dependentes químicos”. A chamada, na CBN Maringá, gerou protesto de Luiz Fernando Rodrigues, da Pastoral da Juventude, que escreveu:

- Muito infeliz o comentário “2008 seja um ano negro”. Sou negro e me sinto ofendido com esta fala. Aliás não é a primeira vez que o secretário se refere aos problemas e dificuldades de sua pasta como sendo “negras(os)”.

29 pitacos:

Anônimo,  23:01  

Cadê o tal promotor que está procurando o outro do seu blog, com comentários racistas, Rigon?
Não seria o caso, senhor promotor?

Anônimo,  23:37  

Não é só olofote que eles procuram, deu mais hibop, e promover mais o comentario anterior que as famosas 10 horas que ficou no AR, e diga-se de passagem quem fez o comentário com certeza não tinha a intenção e também não queria que tais comentário tomassem tais dimenções, eu já sofri varios preconceitos nem por iso fiz hibop com tais comentarios eles só fazem crescer os comentarios e sugir mais lenha na fogueira, Fassa sem hibop senhor Promotor, voce não precisa disto nós sabemos que é gente boa.

Anônimo,  00:33  

Se o cidadão que auto afirma ser negro procurar no dicionário ou enciclopédia verá que para a palavra "negro(a)" existem vários significados, como também poderá verificar que para "branco(a)" existem outros inúmeros significados.
Lamento que pessoas negras, tendo em vista que o racismo, verdadeiro racismo já está quase erradicado, fiquem procurando "pelo em ovo" para poderem justificar algo que não existe.
Quando alguem faz uma referência tal como "buraco negro" ou "ano negro", está se referindo a escuridão onde se está sujeito ao desconhecido ou pouco se pode fazer.
Amigo negro, por favor, reveja suas posições.

Anônimo,  01:58  

Maria Newnum disse:

Não tenho dúvidas que o secretário nem de longe quis ofender os negros.

O Fato é que ele como tantos/as outros/as do poder público não estão preparados para a linguagem correta.

Isso, em parte, é reflexo da ausência de inserções mais efetivas dos movimentos ligados a "igualdade racial" na cidade. Em especial da própria Assessoria pela igualdade do Município; timida, reclusa; mas muito comprometida; o III seminário das mulheres negras em parceria com a Secretária da Mulher é prova disso.

Penso que esses deslizes servem para reflexões educativas. Um secretário tem que se atualizar. Todos/as representantes públicos devem ter esse "escurescimento" em suas falas.

A Fala do secretário, seguindo essa lógica, é entendida; mas, não se justifica. Ele, por sua posição, tem o dever de deter uma linguagem politicamente correta.

A regra vale para todos/as representantes públicos de brancos e negros da cidade.

Anônimo,  07:06  

O preconceito está na cabeça de quem só pensa nele.


A seleção brasileira teve aplicação tática, boa movimentação e inspiração de alguns dos seus principais nomes. Com essa receita, conseguiu superar uma de suas "asas negras", o México, por 3 a 1.

Anônimo,  07:23  

Como dar essa notícia???

Maringá vai receber Teatro Negro de Praga

Maringá vai receber o “Teatro Negro de Praga”, criado por Jirí Srnec,que mistura teatro e magia com elementos de mímica e cartoon

Anônimo,  08:02  

academia das agulhas negras, coitadas das agulhas heinm, a quanto tempo sofrem por discriminação.........huashuashuahus.......vão achar oquê fazer

Anônimo,  08:16  

Com todo respeito ao colega negro, o preconceito está na cabeça dele. Ele deve sentir-se inferior. Onde já se viu pensar desse jeito? É ter a cabeça muito pequena... Desde quando o clima de incertezas, de dúvidas, de possibilidade de caos (caracterizado pelo negro, neste caso) tem a ver com a cor da pele da pessoa?

Anônimo,  08:16  

Que imbecilidade. Idiotice sem tamanho. A palavra negro pode significar: escuro, sombrio, onde não há luz, tenebroso e até está relacionada a algo fúnebre. Mas daqui há pouco não poderemos mais usar a palavra negro. Quanta gente idiota. Racista é quem acha que o secretario foi racista...

Anônimo,  08:35  

Será que na opinião do ofendido as expressões "deu um branco" e "passou em branco" são etnicamente corretas ou representam manifestações de racismo?

Anônimo,  09:06  

DEU UM BRANCO
- não deve ser coisa boa.

O CAMARADA AMARELOU
- epa, ofendeu a raça amarela.

TRABALHEI O ANO TODO NO VERMELHO
- preciso consultar o estatuto do índio.

Anônimo,  09:10  

Se o secretário tem esta previsão, que aliás não precisa ser medium para tanto, porque será que nenhuma campanha efetiva não está sendo desenvolvida na cidade???
A única coisa que se vê em alguns bairros é o pessoal pintando o meio fio... será que é para agradar algum edil???

Caroline Rocha 09:11  

Discordo do anônimo das 00:33 horas quando ele fala que o racismo esta erradicado. Uma verdadeira hipocrisia falar assim. Talvez este (esta) não viva mais no mundo real. Ontem eu li em uma Revista que os negros voltaram á ser perseguidos nos Estados Unidos da mesma forma que há um século atrás, só com métodos diferentes e mais sofisticados. Lá eles são revistados mais que as pessoas de cor branca, têm seus telefones gradeados, contas bancárias fiscalizadas pelo Pentágono, ... assim por diante! Tá certo que isso não acontece apenas com negros, árabes e latino também. Mas ainda continuamos na mesma onda de 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel sancionou a famosa Lei Áurea. Claro que não tão declarado, com agressão física em praça pública e chibatada naqueles não segue a risca os comprimentos delegados pelo patrão e pelo capitão-do-mato.
Mas que tem preconceito, tem!
Para mim o pior racismo é aquele encalacrado no modo de vida, no subconsciente e no cotidiano das pessoas. Aqui no Brasil não é difícil ver pessoas negra desempregada ou não contratada em determinado emprego simplesmente pela cor. Dificilmente vamos ver alguém negra em cargos altos no setor público e privado. Sempre temos as exceções, mas são poucas.
Não acredito também que os negros fiquem arrumando “ ‘pêlo em ovo’ para poderem justificar algo que não existe”, só queria ver se este, ou esta, fosse um negro, pobre.. melhor ainda, mulher, negra e pobre. Pensar-se-ia da mesma forma que pensa agora. É fácil falar por trás de computador, escrevendo meia dúzia de palavras que suavizam o preconceito em palavras irreais. “A gente não vê o que quer, vê o que pode”. Uma coisa é viver longe disso e achar que tudo é lindo e maravilhoso, outra e viver todos os dias aquele mundo de discriminação pessoal, profissional...
Neste caso do Secretário, acredito que não tenha sido de propósito. Infelizmente palavras de preconceitos, ou que levam á tal, faz parte do linguajar cotidiano, á exemplo, “isso é coisa de preto”, ou este “sujeito faz trabalho como preto”, “agora está tudo preto”, "todo negro é adepto de feitiçaria"....


Leia mais:
MOURA, Clóvis. O Preconceito de Cor na Literatura de Cordel. São Paulo, Resenha Universitária, 1975; SANTOS, Olga de Jesus, e VIANNA, Marilena. O Negro na Literatura de Cordel. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1989.
Barbujani, Guido. Invenção das raças, A. São Paulo: Contexto, 2007.
CAVALLI-SFORZA, Luigi Luca. Genes, Povos e Línguas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Sites
http://www.sobresites.com/alexcastro/prisoes/preconceito.htm

http://www.campanhaglbt.com/sites/

Anônimo,  09:50  

isso eh um bando de idiota q fica pensando em racismo, essa faze jah foi, passou, claro q ainda existe pessoas racistas, mas jah eh mto dificil elas expor seu racismo, naum estamos mais no mundo de ADOLF HITLER, intaum larga a mao de serem mesquinhos e intolerantes e fica colocanto lenha ondi naum tem fogueira !

Anônimo,  10:40  

Com uma provável epidemia de Dengue... com a situação sendo quase caótica na saúde, me vem um cidadão reclamar do termo "negro" usado achando q é racismo.

Acho q nossa preocupação maior deve ser cobrar das autoridades medidas urgentes para q essa epidemia não tire a vida de nossos amigos e familiares, não importando serem brancos, negros, amarelos, vermelhos, etc...

A dengue ataca a todos, então deixemos de lado o uso de um termo q não foi usado em tom pejorativo e vamos nos preocupar com nossa saude.

Anônimo,  10:46  

Deixando o racismo de lado, o que o secretário desse é que na verdade, a turma dele é um grupo de incompetentes. Na campanha eleitoral o Sh. prefeito dizia que na equipe dele não haveria vaga para incompetentes - pois taí, e agora? Os incompetentes continuaram porque o grupo não são formados porincompetentes, os incompetentes são seus eleitores, mais efetivamente aqueles que estão mais interessados na morte da personagem da novela do que no mundo real. É isso.

Anônimo,  11:09  

Ah, não... aí já é demais. E a peste negra? E o papa negro? Negro, de obscuro... não sejam malas, não sejam hipócritas, pelo amor de Deus. O comentário não tem absolutamente nada de racista. Sejamos razoáveis, por favor.

Anônimo,  11:18  

na minha opinião,
os mais racistas,
são os negros....

eles veem racismo em tudo...

ou querem se aproveitar desta falha da lei, cuja identidade dela, só quiz proteger àqueles recém saídos da escravidão perto 1.900.....

daí prá cá, virou moda....

ontem num cursinho preperatório onde minha esposa está estudando,
uma aluna morena,
disse a ela,
que vai passar na moleza para o curso de medicina,
usando as vagas destinadas aos negros.....

e veja o absurdo...

ela propôs para minha esposa,
postular o mesmo,
porque minha mulher é morena, e que é só ela "arrumar" um atestado dizendo que um ascendente seu era negro, que a vaga está garantida........

é isso aí...

já tá virando picaretagem !!!

Anônimo,  11:25  

Vcs perceberam que enquanto todos questionam se a palavra "negro" foi objeto de racismo, o tema mais importante da fala do secretário passou em branco (desculpem o trocadilho): A DENGUE VEM COM TUDO NO ANO QUE VEM PORQUE ESSA ADMINISTRAÇÃO, ESSE SECRETÁRIO E SEUS ANTECESSORES, FORAM INCOMPETENTES E NÃO FIZERAM O COMBATE À DOENÇA QUE TODOS AS OUTRAS ADMINISTRAÇÔES FAZIAM. ATÉ O JAIRO PREVENIU A DENGUE.
Quem vai se reponsabilizar pelas mortes e sofrimento??????
Vamos continuar discutindo o racismo e deixando nossa população à mercê da dengue.

Anônimo,  11:29  

Rigon, você sabe se o promotor Cruz também fora convidado para participar da famigerada sala de licitações?
Se não foi, fatos como esse podem ser considerados como discriminação?

Anônimo,  12:05  

Piores racistas são aqueles que não tem coragem de se identificar, como muitos aqui.
Muito pior é ficar calado diante de falas como essas. Por muitos anos, negros e outros tantos excluídos vem sendo expostos e, muitas vezes não tem a coragem de se pronunciar, com medo destes "ANONIMOS" que não sabem o que dizem, provavelmente nunca sofreram qualquer tipo de preconceito e são os primeiros a usas falas como a do Secretário.
Tenho consciência de que a fala não foi no sentido de ofender, mas esse tipo de fala deve e, se depender de mim, sempre será combatida, pois os pré-conceitos estão enraizados e como tal devem ser arrancados pela raiz.
Acredito, como Luther King, num mundo isgualitário, sem preconceitos e onde as pessoas não precisem se passar por "ANONIMAS" para expressar sua opinião.
Obrigado Rigon pela postagem e aos colegas, mesmo os que não se identificaram, pela discussão.

Anônimo,  12:06  

A palavra "negro", segundo o Aurélio, também quer dizer:
Muito triste; lúgubre, melancólico, funesto, lutuoso,
maldito, sinistro.
Ou seja, nem de longe o secretário Nardi fez qualquer alusão à raça negra. Ele usou a palavra no sentido de que o ano poderá ser muito complicado em relação a dengue se a população - ou seja, cada um de nós - não fizer a sua parte.

Anônimo,  13:55  

a tá então ele deveira falar "vai ser um ano preto" gente boa o secretário não se referiu a nenhuma pessoa" forma de expressão não é rascismo....

Anônimo,  14:07  

Luis Fernando, infelizmente é essa a elite "BRANCA" que governa maringá, e diz que a culpa da dengue é só da população,e todo aquele lero lero que o sr silvio (minusculo mesmo) falou na pose do Conselho, pensando que estava falando no programa do foguinho para enganar a população, e que os conselheiros não entende nada de saude e Controle Social e SUS.
Como diz o ditado "É melhor ouvir certas coisa do que ser surdo". só falta 15 meses, graças a Deus prece ome e a gangue ser expulsa da prefeitura.

Anônimo,  14:08  

Não surpreende nem um pouco uma delcaração viciosa dessas provenientes da elite branca, rica e racista. O que é surpreendente é que o movimento negro de Maringá não abra a boca pra nada. Deveriam, no mínimo, cobrar uma retratação pública desse secretário.

Anônimo,  16:34  

Embora atrasado, gostaria de dizer que o problema do preconceito racial está na cultura implementada ao longo de muitas gerações tanto nos povos brancos quanto nos negros. Daí que colocam problema onde não há! Também utilizo-me de termos como este. Gostaria de dizer que a raiz do termo origina-se das forças antagônicas como bem e mal, luzes e trevas. Aqui vê-se que o "lado negro" é contrário ao "lado da luz", nada a ver com "lado branco" referindo-se à cor de quem comporia tais "lados". Nunca referi-me a tal termo imaginando "coisa de branco" ou "coisa de negro" pois não há o menor sentido nisso, daí a irracionalidade do preconceito. Tenho vários amigos negros e nunca tive problema com nenhum deles que me conhecem bem. Acho que a preocupação que muitas pessoas tem em não referir-se ao termo é que é altamente preconceituosa pois coloca o fato de que não devemos falar esses "nomes"! Pena que essa cultura do preconceito ainda é muito comum.

Anônimo,  21:42  

ÉH! depois de tudo isso só posso dizer que a coisa ficou preta para o Secretário. Isto não vai passar em brancas nuvens. Como diria aquele apresentador.' É boca escura'

Anônimo,  00:40  

Esse secretário, alem de confessar a sua incompetencia e a do prefeito, o faz da pior forma possível....
Sua frase racista jamais poderia ser pronunciada por um homem que se diz publico.
Ele comparou a raça negra com coisa ruim.
Ruim é a cabeça desse senhor, ruim é a cabeça de quem o convidou para ser secretário.

Anônimo,  11:51  

Mudando um pouco a frase do secretário, e tendo em vista o próprio secretário, poderíamos então afirmar que a epidemia de dengue seria um problema "pesado" para a administração no verão que se aproxima.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima