Maringá em Sarandi
Avenida Maringá, na vizinha Sarandi.
De Verdelírio Barbosa:
Força tucana
O prefeito de Curitiba, Beto Richa, do PSDB, chega hoje em Londrina para fazer campanha para o deputado federal Luiz Carlos Hauly, que disputa a Prefeitura daquela cidade pelo PSDB em segundo turno. Beto ficará em Londrina até amanhã, quando recepcionará o governador paulista, José Serra, que também virá para a campanha do tucano.
Coluna completa.
Águas de São Pedro, em São Paulo, e Maringá, Paraná, vistas pelo Google Earth. O que une as duas é o engenheiro Jorge Macedo de Vieira, que desenhou as duas cidades nos anos 40.
Fala-se que o prefeito Silvio Barros II poderá criar a Secretária de Combate às Drogas. Isto resolve? Claro que não. Se fosse assim bastava criar a secretaria que combate ao fim das filas para consultas. De combate aos flanelinhas. De combate a roubos e assaltos. Da falta de vagas nas creches e tantas outras. Sou contra, por exemplo, a Secretaria da Mulher. Por que da mulher e não do homem? Acho que para ajudar a resolver os problemas, em Maringá, é preciso reduzir e não criar novas secretarias. Quanto mais secretárias, mas gastos, mas empregos, mais dificuldades para controlar e menos recursos para investir no que é prioritário. Compromissos políticos devem ser pagos prestando bons serviços ao todo da população. Quem ajudou na eleição deve ter o desprendimento de saber que o que importa são os interesses coletivos.
Helio Ribeiro II, bloguista
Nasceu ontem em Nova Iorque o primeiro neto do maringaense Paulo Badan (Badan Marcas & Patentes): Ben Badan Franco, filho de Natalie e Eduardo. Ele segue para os Estados Unidos em novembro para conhecer o garoto.
Continue lendoAtualizado 2 - Será sepultado amanhã às 9h, no Cemitério Municipal de Maringá, Gilmar de Oliveira Xavier, 51, que havia muitos anos atuava como tecladista do pastor Nilton Tuller, presidente do Molivi. Ele teve uma parada cardio-respiratória.
Continue lendo
Centro de Maringá, avenida Getúlio Vargas, 18/10, 12 horas (como diria o saudoso Hélio Ribeiro, “quando os ponteiros apontam para o infinito” ), primavera, apesar dos pesares a vida segue...
(Foto Roberto Borotta)
Não conheço o dr.Paulo Soni, a não ser pela televisão, no horário político, e de uma carta que peguei junto com um jornal de campanha de Quinteiro. Na televisão não é possível fazer uma análise mais profunda, mas confesso que sua fala não me empolgou. Na carta foi mais direto e sensibilizou-me pelo drama pessoal que passou e a doença que enfrentou e venceu. Fiz críticas construtivas, e só com o objetivo de alertá-lo e a seus assessores e amigos que é preciso que se prepare melhor para enfrentar o mandato. Ter Ricardo Barros com espelho, com todo respeito, não é uma boa, mesmo porque se depender dele a Câmara será meramente um órgão de homologação de projetos e não exercerá o papel de fiscalização. Compreendo que o dr. Paulo estivesse nervoso ao dar as entrevistas, mas demonstrou total desconhecimento do funcionamento do Legislativo. Há tempo para se preparar. Converse com Quinteiro, com Humberto Henrique, Marli, Mário Verri e tenho certeza que não se furtarão a explicar o básico. Aos pitacos falando de inveja, que estamos tentando desqualificar, citando até que poderia ter candidatos derrotados por trás das criticas, nada disso. Repito nossas críticas são construtivas, com a intenção de alertar, para que os novos vereadores não sejam ‘vaquinhas de presépio’, ‘comendo na mão do executivo e das ‘velhas raposas’ do legislativo, que todos sabem quem são.
Helio Ribeiro II, ‘bloguista’
John Lennon foi baleado ontem à noite em Sarandi. O atirador, que disparou várias vezes, estava num veículo preto. John Lennon de Oliveira está internado no Hospital Metropolitano.
Continue lendoAos prefeitos e governadores: gastar mal o dinheiro público e de uma maneira irresponsável é uma irregularidade insanável, o que acarreta a inelegibilidade. Detalhes.
Continue lendoDa coluna Radar, na Veja:
Sem alarde, aproveitando o período eleitoral, a executiva nacional do PMDB reuniu-se no dia 2 de setembro em Brasília e decidiu prorrogar em um ano o mandato dos integrantes dos diretórios nacional, estaduais e municipais. Isso inclui o presidente do partido, Michel Temer, que se mantém, portanto, no cargo até março de 2010. É um trunfo sem tamanho para sua candidatura à presidência da Câmara. A executiva que ele dirige conduzirá as conversas sobre alianças para 2010 e com certeza PT e PSDB farão o que for necessário para atrair o PMDB, o que significa dar a Temer os votos de que ele precisa para dirigir a casa.
A pedagiadora Viapar retoma hoje à noite a cobrança de pedágio de motocicletas. O STF decidiu quarta-feira que motos voltarão a pagar pedágio.
Continue lendoWalter Tenan, prefeito eleito de Porecatu, preso desde 11 de setembro acusado de receptação de mercadorias, formação de quadrilha e posse irregular de munição, deixou a prisão por decisão de juiz do STJ. Detalhes.
Continue lendoDa Veja:
Na semana passada, Paulo Coelho foi homenageado na Feira de Frankfurt – o mais importante evento da indústria livreira mundial – pelo marco de 100 milhões de livros vendidos no mundo todo. Também recebeu um diploma do Guinness, o livro dos recordes, como o autor vivo traduzido para o maior número de línguas (67). (...) Em seu país natal, porém, Paulo Coelho já não é o mesmo fenômeno. Lançado em agosto, O Vencedor Está Só ainda não esgotou a tiragem inicial de 200.000 exemplares e foi o romance do autor que menos tempo ficou na lista de mais vendidos de Veja – apenas oito semanas. A editora do livro, a Agir, prepara uma nova investida promocional com base na comemoração dos 100 milhões. O Vencedor Está Só tem chance de reaparecer entre os dez mais vendidos (nesta semana, ficou em 11º), mas dificilmente chegará ao topo. E esse é o dado mais significativo: tanto o novo livro quanto o título anterior, A Bruxa de Portobello, não emplacaram o primeiro lugar nenhuma vez. Isso não ocorria com um romance de Paulo Coelho desde O Alquimista.
Observação de leitor: todo o pessoal que deu a morte da garota Eloá, ontem em São Paulo, tem diploma de jornalista.
Continue lendoO delegado-chefe da 9ª SDP, Márcio Amaro, ofereceu um carneiro assado a alguns integrantes da imprensa policial, na noite da última quarta-feira, nas dependências da delegacia. O ex-deputado federal Pinga Fogo foi um dos convidados.
Enquanto isso, Maringá se destaca pelo crescente número de roubos a malotes.
Do blog de Willy Taguchi:
Reiteramos publicamente que o SER se posicione junto ao TSE pela manutenção do entendimento da Justiça, o que consolidaria a eleição de João Borri. Esperamos, com ansiedade democrática e visão ética que isto ocorra.
Do ex-presidente norte-americano John Adams:
- Nestes muitos anos, cheguei à conclusão de que um homem inútil é uma vergonha, dois são uma firma de advocacia, e três ou mais são um congresso.
A prefeitura de Maringá perdeu mais uma no Tribunal de Justiça. Desta vez, a Boutique do Papel - empresa em cima da qual foi feito um forféu por causa de uma licitação supostamente superfaturada - venceu o município, que não queria pagar despesa efetuada junto à empresa pela administração anterior. A ementa.
Continue lendoMessias Mendes escreve sobre a visita de Joel Malucelli, um dos empresários mais ricos do Paraná, ao prefeito Silvio Barros II (PP). A TV Maringá (Band), que pertence a ele, cancelou o segundo debate dos candidatos a prefeito sem maiores explicações. Dizem agora que ele vencerá a licitação para construir o Contorno Norte. Tinha ouvido falar que ele iria explorar a coleta de lixo, que deverá ser privatizada.
De qualquer forma, resta esperar para ver se o cancelamento deu-se gratuitamente.
Assinado pelo desembargador Ruy Fernando de Oliveira, foi publicado o acórdão da condenação em segunda instância do prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), por improbidade administrativa. Diz que ao se utilizar de veículo oficial e motorista para o transporte de seu filho à escola, ou seja, trato de assunto de interesse evidentemente pessoal, ofendeu aos princípios que regem a administração pública, configurando ato de improbidade administrativa."Como a eficácia da Administração está condicionada ao atendimento da lei, a atuação do agente público deve se pautar na norma legal, não se admitindo a prática de ato administrativo sem prévia e expressa permissão legal. A utilização de veículo e servidor público para o transporte de particular caracteriza a ofensa, independentemente de se comprovar o dolo do agente, eis que sua atitude afrontou aos princípios orientadores da administração pública".
Na íntegra.
A maringaense Ana Karina Abrão, filha de Abrão Manoel, da Casa Santa Terezinha, que recentemente foi homenageado Guerreiro do Comércio, foi uma das aprovadas no concurso para o Ministério Público.
Uma mãe chamou o Conselho Tutelar de Maringá, na noite desta sexta-feira, para denunciar que descobriu cerca de 130 gramas de maconha debaixo do travesseiro do filho.
Continue lendoFazia tempo que não visitava o site da prefeitura. Nem parece que a campanha acabou.
Olha o título de uma matéria de ontem: "Sinceridade e atenção do prefeito Silvio Barros são elogiados pela população".
O ex-PM Marcelo Luiz dos Santos, 37 anos, foi morto hoje à noite, com 8 tiros, na rua Quintino Bocaiúva, em Maringá. Ele foi atingido no peito, cabeça e abdômen por dois ocupantes de uma motocicleta. Ele foi expulso da PM em 2005, depois de ser considerado culpado por participação em um assalto a uma farmácia. Marcelo Luiz deixou a Penitenciária Estadual de Maringá há seis meses.
A suspeita é de que ele traficava drogas.
O Ministério Público do Paraná divulgou agora à tarde em seu site a lista de aprovados na prova oral e, consequentemente, no concurso para promotor substituto. A prova, realizada segunda-feira e finalizada hoje, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, teve 58 aprovados.
Continue lendoA garota que ficou quatro dias como refém morreu há pouco.
PS - Ela não morreu. As duas informações constam do UOL.
PS2 - O governo paulista pediu desculpas por ter anunciado a morte da garota. Todos os veículos deram a primeira notícia.
PS3 - Roberto Ortega faz, a propósito, uma análise interessante sobre a "barriga".
A polícia invadiu o apartamento onde um rapaz mantinha a ex-namorada e uma amiga como reféns, em São Paulo.
Continue lendoA 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, no último dia 7, reformou sentença da 4ª Vara Cível de Maringá, que em dezembro de 2006 havia condenado este jornalista numa ação de danos morais movida pela Câmara Municipal de Maringá. Hoje, no Diário da Justiça, foi publicada a ementa.
Segundo o relator Augusto Côrtes, nas notícias e comentários que o Legislativo coletou de minhas colunas, logo depois da denúncia da compra dos laptops, "não há ataque excessivo ao ente público, mas sim jornalismo crítico, escrito por colunista que tem por função a apresentação das matérias de forma crítica, sendo que (...) verifica-se que as críticas referem-se a matérias verídicas, não fantasiadas pelo profissional". Acrescenta: "Dessa forma, está claro o exercício regular de direito, não havendo que se falar em ocorrência de dano indenizável, até mesmo porque não há nexo de causalidade entre a mácula à imagem da Câmara e as notícias veiculadas no jornal, vez que, se há situação de descrédito e desprestígio, esta decorreu dos fatos cometidos pelos representantes do Poder Legislativo municipal, não se podendo imputar ao apelante".
Agradeço publicamente a advogada Vanda de Oliveira Cardoso pelo êxito na apelação cível.
PS - Além de Vanda, agradeço ainda as advogadas Cláudia Caldeira Leite Smak e Amanda Imai da Silva Polotto.
Atualizado - O recurso do vereador João Alves Correa (PMDB) no TSE, contra o indeferimento de sua candidatura, está pronto para receber o parecer do relator. Acredita-se que irá a julgamento na terça ou quinta-feira da próxima semana.
Agora às 16h15 ele foi enviado para o gabinete do ministro Joaquim Barbosa, concluso ao relator. O TSE realiza sessão neste momento, com transmissão pela internet.
O cantor Moacyr Franco fazendo propaganda de sabão em pó, nos anos 70.
No livro dos recordes brasileiros, o Rank Brasil, um texto sobre a mulher mais velha do país, que mora num distrito de Astorga.
Continue lendoPara atender ao Restaurante Popular, cuja reforma e adaptação custará R$ 913.959,64 (faltam 29 dias para vencer o prazo de construção, a cargo da Construtora Projeto Novo Tempo), a Prefeitura Municipal de Maringá realizará pregão eletrônico no próximo dia 30.
Serão adquiridas máquinas e equipamentos em geral para cozinha industrial. Detalhes.
Não acontecerá mais na próxima terça-feira, como previsto inicialmente em edital, a abertura das propostas para a selecionar empresa especializada para supervisão das obras de implantação e pavimentação do Contorno Norte de Maringá (extensão de 17,6 km). A superintendência regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes comunicou hoje o adiamento da licitação para 10 de novembro. Confira o aviso.
Continue lendoO superintendente de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil, Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, assinou portaria aprovando a renovação do curso de Piloto Privado de Avião, partes teórica e prática, e homologou o curso de Certificado de Vôo por Instrumento, parte teórica, pelo período de 5 anos, a contar do dia 5 de setembro de 2008, do Aeroclube Regional de Maringá.
Continue lendoDe segunda a sexta-feira da semana que vem acontece o VIII Fórum de Tecnologia e Informática de Maringá e a XI Mostra de Trabalhos de Informática. A abertura será no Auditório do Centro de Tecnologia, Bloco C67, campus da UEM, às 19h. Após a abertura haverá um painel “Mercado de trabalho em Tecnologia da Informação”. Detalhes.
Continue lendo
Já que temos a avenida São Paulo em Maringá, São Paulo também tem a rua Maringá. Curtinha, fica próximo ao Palestra Itália, estádio do maior time de futebol do país.
Pode até que a festa "Me Chupa!" só tenha o nome assustador para os conservadores, mas o fato é que avolumam-se as queixas feitas na delegacia de Maringá relacionadas a sexo. Ontem houve a de um garoto de 14 anos, que teria pago antecipadamente para que uma mulher lhe fizesse sexo oral, nas proximidades do Jardim São Silvestre, e buscava reaver o dinheiro porque o "serviço" acabou não sendo prestado.
Dias atrás o escrivão Ivan recusou-se a registrar uma ocorrência em que um homem reclamava de um amigo que foi flagrado masturbando seu cavalo (do queixoso).
No Orkut (ainda) há uma página anunciando para 22 de novembro a segunda edição de uma festa chamada "Me Chupa!". Há o telefone para contato, mas a garota que atendeu já não garante mais que haverá a festa. Parece que deu zebra.
Até ontem a página trazia o endereço da festa, um salão que costuma ser alugado para festas na avenida Gastão Vidigal. Só o que o dono do salão não sabia; irritado, fez queixa na delegacia. Acredito que isso tenha feito os idealizadores da festa - que seriam Três adolescentes de Sarandi - mudarem a página, que já não traz mais as atrações - três DJs. Percebe-se que está, ou estava, programada a saída de vans de Apucarana, Curitiba, Londrina, Ivaiporã, Camboriú e Itajaí (SC) trazendo gente pra festa. Há o menu: electro, new rave, 80’s, indie/rock/pop, funk, putarias e afins. O pai de uma das organizadoras teria ficado horrorizado ao saber do evento - que, pelo jeito, vai gorar.
PS - Leitor achou o flyer da festa.
Um acidente ontem a noite no viaduto da entrada da cidade de Mandaguari teve um grande número de vítimas. O caminhão capotou na pista superior e a carga viva - galinhas -, caiu sobre a pista inferior. No momento passava pelo local uma carreta que atropelou e foi atropelada pelas caixas com galinha. Leitor conta que "foi de dar dó, pena para todos os lados, galinhas esmagadas, feridas e outras dando um baile nos funcionários que as retiravam da pista".
PS - Eram cerca de 10 mil galinhas, segundo o Salsicha, de onde tirei a foto do que sobrou do caminhão.
Desde 1º de setembro, mês de data-base, o piso de costureira para jornada de 44 horas semanais é de R$ 550,00. O reajuste, de 12,3%, é maior aumento conseguido este ano no Estado, segundo o Sinconfemar. O setor emprega, de forma direta, cerca de 18 mil trabalhadores entre costureiras, auxiliares de produção, passadeiras e chefes de produção em indústrias de Maringá e em outros 69 municípios da região. O piso de outras funções: auxiliar de produção: 460,00 (10,9%); passadeira: R$ 480,00 (15,70%); chefe de produção: R$ 700,00 (9,40%); para trabalhadores que recebem acima do piso o reajuste foi de 8%.
Continue lendo
É, Léo de Paula e Silva está lançando disco novo.
PS - Aqui, pra baixar e ouvir.
O Tribunal de Justiça do Paraná cassou o mandato do prefeito de Rio Branco do Sul, por desvio de verbas.
Continue lendoEstou bastante preocupado com o novo vereador dr. Paulo Soni. Eleito pelo PSB, partido de oposição, teoricamente, disse em entrevista a Ronaldo Nezo na CBN que vai ter o melhor relacionamento com o prefeito Silvio Barros II, pois é amigo do Ricardo, com quem aprendeu muito de política. Perguntado sobre projetos autorizativos disse que pretende fazê-los. Sobre a Câmara atual disse que o seu desempenho foi bom. Que apesar de algumas brigas o pessoal trabalhou bem. E outras questões em que demonstrou um total desconhecimento. Lembro que na campanha ele dizia: 'Sou da área da saúde, conheço os problemas, farei projetos'. O pessoal do PSB deveria promover um curso de preparação para vereador, pois se chegar assim à Câmara poderá ser um zero à esquerda e mais um como tantos que hoje lá estão só para dizer ‘amém’, ganhar os salários, e empregar ‘assessores’.
Hélio Ribeiro II, ’ bloguista’
Em seu ex-blog, Cesar Maia revela o acordo secreto entre o senador Crivella, a Igreja Universal do Reino de Deus, o PMDB e o candidato à prefeitura do Rio Eduardo Paes. Pelo acordo, a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro será entregue à Igreja Universal.
Continue lendoA OAB Maringá homenageará na próxima segunda-feira os ex-presidentes da Subseção, em comemoração aos 50 anos de fundação da instituição.
O ato ocorrerá na abertura do III Congresso Internacional de Direito Eletrônico, que reúne autoridades no assunto, no Teatro Marista, de 20 a 22 deste mês.
Fui procurar nos STF informações sobre os processos contra o deputado Ricardo Barros e encontrei 13 inquéritos dos anos de 1995 a 2000, todos por crimes que teriam sido cometidos no exercício do mandato de prefeito e de deputado e que se encontram parados no supremo, em virtude da prerrogativa de foro especial. Quase todos os eventuais crimes já estão prescritos, o que leva à impunidade. Coisas da época em que o deputado era da base de FHC. De concreto há o RE 574217, em que já foi condenado em 1ª e 2ª instâncias que trata sobre redução de impostos, o que além da devolução aos cofres públicos caracteriza improbidade administrativa. Outro processo, o 796/2002, da 2ª Vara Cível, que no TJ recebeu o nº 351.489-6, já em fase de execução, e trata da contratação irregular de servidores sem concurso, cuja devolução seria da ordem de R$ 1.400.000,00, não encontrei no STF. Houve um recurso, provavelmente, meramente protelatório, para não permitir o trânsito em julgado, o que deve ocorrer nos próximos 2 anos. Esta, aliás, seria a razão da preferência pela candidatura ao Senado, onde o mandato é de 8 anos, pois, num mandato de 4 anos, no máximo conseguiria mais um, isto se a justiça continuar a passos de tartaruga, o que está mudando. Espera-se que até 2010 a vida pregressa não permita o registro da candidatura.
Rábula do Ivaí, autodidata em direito
Na última terça-feira, por volta das 16h, uma mulher que dirigia um carro foi assaltada enquanto esperava o semáforo abrir, no início da avenida Cerro Azul, defronte a Câmara Municipal de Maringá. O bandido aproveitou que o vidro da porta do passageiro estava aberto e deu voz de assalto, levando uma bolsa que estava cheia de documentos. A mulher ficou muito preocupada, pois no banco de trás estava seu filho, de 5 anos de idade.
Em agosto do ano passado um assalto na frente do mesmo prédio rendeu R$ 40 mil aos ladrões, que até hoje não foram identificados.
O prefeito de Nova Maringá (MT), Gilmar Fagundes, foi afastado do cargo pela justiça comum por improbidade administrativa. O problema seria com licitações e superfaturamento. Detalhes.
Continue lendoDo leitor:
Não é irregular usar advogados da Câmara para a defesa particular de um candidato? Moribe e Alaor são concursados ou cargos de confiança? A Câmara não precisa fazer concurso para o jurídico, segundo determinou o TCE? E na Procuradoria da Prefeitura? Quantos são os cargos de confiança? Quantos são os concursados para outros cargos que exercem cargos de advogados? Não é o mesmo caso? Tem muitos aprovados em concurso que esperando. Será que Silvio vai esperar mais uma ação do MP?
Um leitor comentou há pouco que os novos vereadores vão comer na mão "das novas e velhas raposas" mais cedo do que se imagina. É, pode ser.
Ontem ouvi o vereador eleito Paulo Soni (PSB) na Atalaia e me passou a impressão de não fazer idéia de como funciona o Legislativo. Parecia nunca ter passado perto do prédio, inclusive. Soni disse, entre outras coisas, que era contra fazer uma limpeza total nos cargos de confiança no Legislativo porque aí faltaria quem fizesse os projetos. Ora, alguém deveria ter lhe contado que a câmara possui uma estrutura para isso, formada por servidores de carreira.
Corrrigido - No próximo dia 20 completa-se um ano da morte da garota Márcia Constantino. Natanael Bufalo cumpre pena na Penitenciária Estadual de Maringá. A polícia não conseguiu (o verbo deveria ser outro) punir quem vazou suas fotos pela internet.
Julio Cezar criou uma comunidade no Orkut, com 252 membros. Há ainda a comunidade Eu Odeio Natanael Bufalo, com 147 membros. O caso teve pelo menos uma descoberta curiosa.
Um - Sindicato dos Feirantes de Maringá estaria com a papelada irregular.
Dois - O vereador eleito Sabóia promete não denunciar o colega infrator.
Três - Que tal o concurso Mister Bunda em Maringá?
Quatro - Sabemos quem é Barack Obama e não conhecemos o vizinho do lado, filosofa JJ.
Cinco - Em Sarandi, presidência da câmara deve ficar na mão de um veterano.
Montezuma Cruz conta em reportagem que o assassino de Chico Mendes, Darly Alves, conhecido na região de Umuarama, voltou para casa. Aqui.
Continue lendoAcabo de assistir a sessão do TSE, pela TV Justiça, e o recurso de Belinati, provido inicialmente, poderá ser rejeitado. Ao julgar embargos apresentados pelo MPE, rejeitados pelo relator, o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas e pela intervenção de outro ministro e do presidente Ayres Brito, o assunto não está pacificado. Pelo que entendi a defesa se baseou em liminar contra rejeição de contas pelo TCE, concedida pelo próprio TCE, e isto gerou a desconfiança que a medida foi política e contrária a uma lei estadual que não prevê efeito suspensivo.
Minha opinião: Os registros de candidaturas, como as de Belinati e de John podem até ser legal, se consideradas e decisão do STF, mas que contrariam os princípios da moralidade, se analisada a vida pregressa do postulante, não restam dúvidas. Já pensaram Jairo Gianoto sendo candidato em Maringá?
Rábula do Ivaí, autodidata em direito
O vereador Mário Verri (PT) vai realizar no próximo dia 24 o Baile da Vitória, para comemorar com amigos, parentes e eleitores sua reeleição na Câmara Municipal de Maringá. O baile será no Clube Centro Português às 20h. No jantar será servido arroz carreteiro. Os convites estão sendo vendidos a R$ 5,00, não incluindo a bebida. Mais informações: 3027-4099 ou 9919-9970, com Sirley.
Continue lendoEvandro Junior, vereador eleito pelo PSDB, foi citado da tribuna da Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba, onde se encontra desde ontem com o assessor Amilton Vieira. Ele visitou o presidente da AL, Nelson Justus, o primeiro secretário Alexandre Curi, além de outros deputados da região.
Neto do ex-presidente da casa, Hermas Brandão, Evandro tornou-se alvo das atenções.
Alimentos simples convêm à saúde e à longevidade; alegrias simples convêm à felicidade - Paulo de Mantegazza
Continue lendo
No Cemitério Municipal de Maringá, uma casa do joão-de-barro com filhotes, numa árvore seca, foi preservada.
(Fotos Carlos Parolin)
É tida como certa a mudança no comando da Secretaria da Mulher de Maringá. Só não se sabe quem sucederá Terezinha Pereira.
Há quem torça por Cíntia Russi.
A ATI do Bosque das Grevíleas atrai idosos durante a manhã, a tarde e o início da noite. Mas, depois das 22h, vira ponto de referência de jovens consumidores de bebidas alcoólicas e drogas. Ontem a PM recebeu denúncia e ao chegar só viu a molecada dando no pé.
Um fugiu tão rápido ao ver os policiais que esqueceu seu bicicleta no local. A magrela está na delegacia.
Morreu na manhã de hoje a cigana de 66 anos baleada na segunda-feira num acampamento no Jardim Alvorada.
Continue lendoAvaliados em R$ 6.316,69, um lote de 154 livros, entre eles Manual dos Inquisidores e Ajude a Si Mesmo, vai a leilão na tarde do próximo dia 28, no átrio do salão do júri, em Maringá, resultado de execução fiscal da Fazenda Pública do Paraná contra uma conhecida livraria local.
Continue lendoA Justiça Federal vai leiloar, pela Klöckner Leilões, um relógio Rolex e uma caneta Montblanc de um ex-secretário municipal de Maringá. Será no dia 8, em primeira praça, e no dia 22, em segunda. A relação completa ainda não foi disponibilizada no site da empresa.
Continue lendo
Será lançado hoje às 20h em Maringá o livro “Jesus vai ao McDonalds”, do escritor Luiz Alexandre Solano Rossi. Será no Centro Pastoral, na avenida Duque de Caxias, 51, próximo à Catedral.
Atualizado - Lembra dos ovos de Ipanema? Um ano atrás um farmacêutico registrou na delegacia de Maringá uma queixa de que jogaram 12 ovos em seu carro. O arremessador seria do Condomínio Residencial Costa Brava.
Pois ontem um empresário de 53 anos registrou queixa semelhante. Ele reclamou que por volta das 6h jogaram um ovo sobre seu Fiat Palio. O autor seria um estudante moçambicano, de quem teria visto apenas a mão na janela, no edifício Centauro - que fica nas imediações do Costa Brava.
Fui verificar o andamento do processo de John junto ao TSE e fiquei surpreso com o número de advogados que o defendem. Além de Alaor e Moribe, constam: Gabriela Gonçalves Rollemberg, Joleson Costa Dias, Donnie Pisco, Lise Reis Batista Albuquerque e Alex Bahia Ribeiro. Uma verdadeira banca. Não vai ser por falta de advogado que John deixará de conseguir o registro. E o PMN constitui algum advogado para defender a manutenção de João Borri entre os eleitos? Hoje acho que as chances de John aumentaram de 20 para 60%. Só uma curiosidade. Quanto está custando esta defesa? Alaor e Moribe são pagos pelos cofres públicos. E os outros?
Rábula do Ivaí, autodidata em direito
Começa na próxima segunda-feira, no Cesumar, o 1º Congresso de Turismo do Noroeste do Paraná, que tem como foco principal o empreendedorismo e o mercado profissional. Trata-se de parceria entre a Prefeitura Municipal de Maringá e os cursos de Turismo do Cesumar e da PUC-PR e que tem como objetivo unificar e reforçar as ações pelo desenvolvimento do turismo em toda a região.
O evento terá duração de três dias e irá contar com a presença de especialistas de diversos estados para falar sobre os mais variados temas que envolvem políticas públicas, empreendedorismo, gastronomia e gestão turística. A intenção do congresso é proporcionar conhecimento técnico e científico para todas as pessoas, tanto acadêmicos quando profissionais e empresários da área. Informações no site www.cesumar.br.
Hoje, na avenida Colombo, uma equipe de policiais orientava com sinais e gestos os motociclistas que passavam com a viseira levantada. Essa prática contraria o artigo 244, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro e é muito comun de ver nas ruas da cidade.
Num agravo de instrumento, a história do que seria uma extorsão por causa do roubo de uma motocicleta, ocorrido em Maringá.
Continue lendoDe Donizete Oliveira:
Caminhar pela rua Saulo Virmond, que dá acesso ao Cesumar, estã se tornando um desafio em função do mato que toma conta das calçadas. Quem mora na Vila Bosque, é o meu caso, tem de competir com os carros, pois as calçadas estão cheias de mato.
A Prefeitura precisa tomar providência antes que alguém seja atropelado.
Durante todo o período de campanhas havia informações que o Comitê 9840 teria recebido inúmeras denúncias de compra de votos e que essas foram encaminhadas ao Ministério Público. Passadas as eleições nada foi divulgado, o que nos deixa curiosos. Afinal, houve compra de votos? Alguns dos eleitos estão sob investigação? Será em que nenhum dos inúmeros churrascos que teriam sido promovidos ficou provado que o patrocinador era candidato? E a contratação de ‘fiscais’ que muitos candidatos teriam promovido, com a garantia de poder saber quantos votos teve em cada sessão, não caracteriza compra de votos? As prestações de contas já estão sendo feitas? O quadro de eleitos é definitivo ou podemos ter surpresas? Com a palavra, as autoridades competentes e o comitê.
Rábula do Ivaí, autodidata em direito
Maringá passa a exercer influência em Londrina, pelas chances de vitória de Belinati, o que dará fortes poderes a Ricardo Barros. Mas tem outra coisa que Londrina está copiando de Maringã.
Continue lendoO Ministério da Fazenda contratou a Airsil Manutenção de Ar-Condicionado e Elétrica Ltda. para a manutenção predial para a Delegacia da Receita Federal de Maringá e agências jurisdicionadas, por R$ 321.500,00. O contrato vai até maio de 2010.
Continue lendoUm maringaense de 26 anos foi preso pela Polícia Federal, em Guaíra, transportando mais de 3 quilos de crack. Detalhes.
Continue lendoFaleceu ontem à noite, na Santa Casa, em Maringá, Kassen Mohamad Assaf, 74, que era proprietário da extinta Casa Kacim. Seu corpo está sendo velado na mesquita, na rua Itália 26, Jardim Guaporé. O sepultamento acontecerá às 16h, no Cemitério Parque.
Kassen, que realizava tratamento de câncer, era pioneiro na cidade e pai de seis filhos.
A Câmara está levando ‘um pau’, merecido é verdade, do Observatório Social e dos meios de comunicação. Será que não vai reagir? Que tal resolver trabalhar até dezembro como não fez até agora? Instalar as CPIS da Ciclovia da Mandacaru, do PAC Santa Felicidade, do Restaurante Popular, do Codem, apurar aqueles convênios de Ongs, Oscips, ligadas ao pessoal da Acim? Se não der tempo de terminar tudo, levar todas as informações para o MP. Vamos passar tudo a limpo, como diria Boris Casoy.
Rábula do Ivaí, autodidata em direito
Um vídeo no Youtube, mostrando um disco voador em Florianópolis, tenta enganar a turma a partir do anúncio do que foi prometido pra ontem em alguns lugares do mundo. É um fake (fraude), menos trabalhada que o ataque terrorista em Belo Horizonte, este sim caprichado.
Continue lendoLi em um dos jornais de Maringá que o prefeito Silvio Barros II disse que alguns vereadores não eleitos serão, mesmo, convidados para secretários, pois fizeram mais votos que eleitos. Por este critério, deduzo que seriam convidados Márcia Socreppa e Dorival Dias. Apesar dos pesares, acho uma medida de economia. Ambos são funcionários de carreira que acumularam nos últimos anos vencimentos da Prefeitura e da Câmara. Dorival Dias, segundo dizem tem um dos maiores salários. Márcia responde a uma ação que pede a devolução de salários recebidos em duplicidade. Assim, desde que não acumulem os vencimentos, será economicamente melhor que sejam secretários. Só não pode deixar a Socreppa usar a estrutura do SUS para ‘comprar’ votos para a próxima eleição. Pelo mesmo critério Edith Dias estará fora, com os seus pífios 1.350 votos. Já os demais? Quem sabe um CC de menor importância (‘embaixador junto à igreja católica’) para Valter Viana.
Hélio Ribeiro II, ‘bloguista’
Atualizado - Carneiro Neto escreve em sua coluna, na Gazeta do Povo, sobre os zagueiros do futebol paranaense que não davam folga aos atacantes. Ele cita Pinduca, do Grêmio Maringá, entre os que deixaram os seus nomes gravados nas canelas dos adversários.
Nos anos 70 o Sulbrasileiro (que ficava no térreo do Atalaia) entregava a quem abria uma caderneta de poupança algumas revistas contando a história do futebol do Paraná, e Pinduca foi capa de uma delas. Anos depois vim a conhecê-lo, numa visita que fez à rádio Cultura. O que falavam de sua raça e disposição fizeram-no um dos meus primeiros ídolos no futebol.
No início de setembro a Câmara Municipal de Maringá divulgou uma nota dirigida ao presidente do Observatório Social, Ariovaldo Costa Paulo, que trazia em um dos trechos:
Pergunta-se: quem está fiscalizando os interesses da coletividade no caso do terreno? Os vereadores? O prefeito? Algum promotor? Ninguém? Continue lendo“Segundo vários vereadores, se a Câmara agisse maldosamente contra Ariovaldo, mas não vai fazer isso, estaria cobrando, por exemplo, os resultados das viagens custeadas pelo Codem que Ariovaldo e outros empresários realizaram para o exterior, excursão por diversos países, para buscar recursos para gerar empresas tecnológicas e empregos; ou então uma definição para o terreno (seriam 24 mil m2 na rodovia próxima ao aeroporto) que o próprio Ariovaldo teria adquirido com subsídios, pagando apenas cerca de R$ 20 mil na tão denunciada administração do prefeito Jairo Gianoto. Passou o prazo oficial que seria de 5 anos, ele continua com o lote sob o seu poder e ainda não foi construída a empresa prometida para gerar empregos e renda para o município. A Câmara Municipal de Maringá acaba de receber as informações sobre esse terreno e vai fiscalizar em defesa dos interesses da coletividade”.
O próximo administrador de Iguatemi poderá ser um peemedebista: um dos mais cotados hoje é William Gentil, aliado de Silvio II (PMDB), integrante da chapa Manda Barros e que fez 1.252 votos para vereador nas últimas eleições. O lugar já foi ocupado por Gilberto Valentim, que fez 576 votos.
Gentil deve chegar ao cargo por ter aproximado Luizinho Gari, suplente de vereador do PMDB com 1.932 votos, do prefeito. Luizinho foi um dos líderes da greve dos servidores municipais, em 2006, e, dizem, poderá ajudar os irmãos Barros a tomar o controle do Sismmar, onde eles apóiam o motorista Cícero de Souza Lima. As eleições acontecem nos próximos dias 23 e 24.
Um - A audiência da novela Negócio da China preocupa a Globo.
Dois - A vitória da Via Campesina, contada no blog da Lúcia.
Três - Uma história envolvendo dupla sertaneja, dinheiro e um site.
Quatro - Um pedido para que o técnico Dunga fique no comando da seleção.
Cinco -Beligato e Lalau, converseiro em Londrina.
O Observatório Social divulgou os dados que levantou no meio do ano junto à Câmara Municipal de Maringá. É a manchete de O Diário de hoje, e o básico do que está ali já foi tema de muita postagens por aqui, principalmente depois que este blog denunciou a compra dos laptops. O trabalho feito pelo OSM será entregue hoje ao restante da imprensa maringaense.
Quem quiser o relatório na íntegra, com os dados e tabelas, pode baixar aqui.
Na catedral de Maringá, em missa concelebrada por dom Jaime Luiz Coelho e dom Anuar Battisti, foi homenageado o irmão Vidal, da Santa Casa. O religioso alemão recebeu o reconhecimento por 50 anos de vida religiosa e de 35 anos como obreiro benemérito da Irmandadade Maria Auxiliadora. O templo repleto demonstrou o carinho que os maringaenses dispensam ao querido irmão Vidal.
A coluna do Verdelírio não chegou e o nosso Enquanto Você Espera é esta animação.
Um porco-espinho está numa árvore da rua Marcelino Leonardo, no Mandacaru, nas proximidades do número 332. O pessoal não sabe o que fazer. A Força Verde diz que não pode fazer nada, pois o animal provavelmente mora por ali e, a grande pergunta que eles fazem, "onde a gente iria colocá-lo?". A prefeitura, que preferiu desativar o zoológico, não mantém serviço para este tipo de ocorrência - além do bicho estar fora do habitat ele é perigoso.
O negócio é resignar-se que estamos acabando com o mundo?
[Esses dias notei que os sagüis que passeavam em bando na Vila Bosque sumiram. Fiquei sabendo que a administração cidadão colocou-os em jaulas e despachou-os para algum lugar]
PS - Uma turminha despojada, supimpa e legal pegou o animal e soltou-o agora à noite no Bosque Dois.
Em 2006 escrevi muito neste blog sobre o custo dos vereadores para Maringá. Aqui, um exemplo.
Que bom que agora o tema passou a ser interessante para veículos de comunicação e entidades não governamentais.
De Rudá Ricci:
É interessante como o PT vem dominando a condução da campanha de Márcio Lacerda, em BH. Principalmente a ala Fernando Pimentel/Virgílio Guimarães. Não se percebe a presença dos principais operadores políticos do governo Aécio. Um erro grosseiro, já que a derrota de Márcio (que parece uma possibilidade real nesta altura do campeonato) será de Fernando Pimentel, mas também de Aécio Neves. Será que procura evitar uma cobrança ou chantagem política mais dura do PMDB? Será que já estaria negociando com o PMDB? É estranho porque o que aparece nos jornais é a presença dos petistas, mas não dos aecistas.
Ouvi cinco entrevistas que a CBN tem feito com os novos vereadores. De todos os que mais me impressionaram, positivamente, foram Flávio Vicente, dr. Heine Macieira e dr. Manoel, pela ordem. Wellington Andrade e dr. Paulo Soni me pareceram ainda despreparados para ocuparem cargos na mesa diretora, como já disse, ‘verdes’. De todos o que parece reunir melhores condições para a presidência, a ser confirmar a tendência de que seria um dos nove novos, é Flávio Vicente. Ainda não ouvi Luiz do Postinho, dr. Sabóia, Evandro Junior e João Borri, este na expectativa do desenrolar do caso John, mas tenho a impressão de que, com exceção do dr. Sabóia, os outros 3 não reúnem condições para compor a mesa diretora. Acho que Humberto Henrique, Marly e Mário Verri merecem um lugar. Já os demais, inclusive Hossokawa e John, deveriam dar um tempo. Preocupa-nos a postura de dr. Paulo Soni, que, ao ser perguntado como se relacionaria com o Executivo, disse que é muito amigo de Ricardo Barros e já conhece o Silvio. Que teria com eles o melhor relacionamento possível. Ele não pode esquecer que o relacionamento deve ser de independência, pois caso contrário teremos novamente três ou quatro vereadores questionando e 11 ou 12 dizendo amém a tudo, votando quase todos os projetos em regime de urgência, sem a devida análise, e sem o exercício da atribuição de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. Vereadores não podem ser ‘vaquinhas de presépio’ou ‘amigos do rei’.
Hélio Ribeiro II,’ bloguista’
O colarinho do chope deve ser considerado parte integrante do produto. A decisão, tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi publicada na última semana no Diário Eletrônico da Justiça Federal da Região Sul. Uma empresa de comércio de alimentos de Blumenau (SC) foi multada pelo Inmetro, pois a bebida servida pelo estabelecimento incluía a espuma no volume total do produto. Segundo o fiscal do instituto, apenas o líquido poderia ser cobrado, desconsiderando a quantidade de espuma conhecida como “colarinho branco”. A empresa recorreu contra a sentença de 1º grau, que manteve a multa em vigor. No julgamento no TRF4, a 3ª Turma decidiu, por unanimidade, dar provimento à apelação do restaurante. Para a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, relatora do processo no tribunal, “há um desvio na interpretação efetuada pelo fiscal do Inmetro”. Conforme a magistrada, o chope sem colarinho não é chope. Ela considerou ainda que “o colarinho integra a própria bebida” e é o produto na forma de espuma, em função do processo de pressão a que é submetido.
(Da Assessoria)
Essa é a imagem que o trabalhador ganha quando levanta às 5h10 da manha para preparar a bóia e sair pra pegar duro no batente. A imagem é um brinde àqueles que acordam depois das 8.
Clique para ampliar.
Do blog de Zé Beto:
A terra treme
Segue célere na Assembléia Legislativa o projeto que desmembra em quatro circunscrições a comarca de Maringá para efeitos de cartórios de registro de imóveis. Atualmente são três. A mudança fez a terra tremer no Norte e no Centro Cívico, com pedidos, promessas e negativas para que a transformação, já sacramentada, não se realize. Como haverá um redimensionamento do que já existe, tem gente que vai sair perdendo. Quem ganha é o titular do novo cartório. Especula-se que será parente de um político que já foi muito influente.
Depois dos 11 votos que não reelegeram Valter Viana (PHS), logo ele que trocou o 13 (PT) pelo 11 (PP), os números mostram outra coisa incrível ocorrida nestas eleições em Maringá.
É assim: some os votos de todos os vereadores que não se reelegeram - Márcia Socreppa, 2.867; Altamir, 2.672; Chico Caiana, 2.507; Dorival, 2.276; Odair Fogueteiro, 2.041; Valter Viana, 1.953; e Edith Dias, 1.350. Que número deu?
Pois é, é o número da candidatura do presidente da casa, João Alves Correa (PMDB), cuja reeleição está nas mãos do TSE.
Greve de estudantes de Engenharia Agrícola da UEM em Cidade Gaúcha completa um mês hoje. Os estudantes não permitem nem o acesso de funcionários ao campus. Detalhes.
Continue lendoPoliciais da força-tarefa designada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná prenderam, na manhã de hoje, o homem apontado como mentor e executor da maior chacina do Paraná, informou a Agência Estadual de Notícias. Em 22 de setembro, 15 pessoas foram assassinadas em Guaíra. Jair Correia foi preso por volta das 8 horas na cidade de Rosana (SP), quando descia de um barco que vinha de Guaíra. Os detalhes serão apresentados em entrevista coletiva, em Curitiba, com a presença do secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.
Continue lendo
“O caminhão dos ossos” continua trazendo o bom cheiro de carniça e distribuindo ele pelas ruas e avenidas da cidade. Certamente isto não incomoda as autoridades, que nesta época do ano, mais do que nunca, ficam nas suas salas com o ar-condicionado ligado.
Com tanta coisa para o sistema policial fazer, ainda continuam aparecendo situações em que se nota o desperdício de tempo e de trabalho de servidores - do escrivão ao promotor. Dias atrás uma senhora foi à delegacia de polícia de Maringá pedir abertura de inquérito por um motivo incomum.
Ela participava de uma reunião do condomínio do prédio onde mora quando uma mulher, com quem discutia, lhe disse que ela havia "faltado com a verdade". A queixosa considerou esta razão suficiente para pedir que a máquina pública abra investigação contra a vizinha.
Do leitor, que tenta locar um imóvel na área central de Maringá:
Visitei o site de todas as imobiliárias, vi muitos imóveis e constatei um aumento absurdo nos valores que estão cobrando por aqui. Pra você ter uma idéia, uma salinha com cerca de 40m² no Centro sai em média R$ 1.000,00! E ainda cobram IPTU! Em Londrina, a título de comparação, um imóvel desse porte e também em localização central sai por volta de R$ 650,00 a locação, sem IPTU. Ou seja, mesmo que esse valor do IPTU esteja embutido no valor da locação, o custo é muito, muito menor na segunda maior cidade do Paraná. Os proprietários destes imóveis comerciais em Maringá estão cobrando o que querem, virou uma festa.
O candidato a locatário fica de mãos atadas: ou se sujeita a pagar valores incompatíveis com os imóveis oferecidos, ou fica aguardando um pouco, com a esperança desses valores baixarem (devido à falta de lances) e postergando o objetivo de abrir o negócio próprio, tão sonhado e planejado (o meu caso).
O prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz (PP), ex-presidente da Amusep, esteve ontem na 9ª SDP registrando boletim de ocorrência. Tudo por causa de uma página no Orkut (Comunidade Floresta PR, que parece já ter sido deletada), onde ele era chamado de corrupto, ladrão, que havia comprado um veículo com dinheiro de comissão de obra superfaturada e que havia reformado o cemitério para que os defuntos pudessem votar nele. Na página havia uma música (ele levou o CD com a gravação) que também era divulgada num carro de som pelas ruas de Floresta. Ele apontou como autores das ofensas Fausto Paixão e André Gimenes Biz.
O PP de Ruiz coligou-se com o PT de Lula e o PDT de Osmar Dias, mas perdeu a eleição para o ex-prefeito Antonio Fuentes (PMDB).
Requerimento do advogado curitibano Hassan Sohn, entregue no início do mês na 5ª Vara Cível da Comarca de Maringá, dentro de ação civil pública movida desde 2003 pela Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte (Apromac) contra a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, por causa da queima irregular de pneus realizada pela empresa maringaense, traz dados interessantes. Informa, por exemplo, que o IAP é suspeito no processo e não possui condições de assegurar a segurança da população, questiona a manifestação do Ibama, diz que a Cocamar tenta confundir o Juízo e com manobras tenta dificultar e procrastinar o deslinde do processo ("desde o patético episódio da fuga à citação, até as inúmeras petições fora de hora com juntada de grandes volumes de documentos inúteis") e ao final requer o julgamento da ação no estado em que se encontra, com punição exemplar da cooperativa, dado o risco ambiental e de saúde pública que o andamento processoal impõe.
Leia na íntegra.
Quem anda pela avenida Brasil, em Maringá, fica espantado com o número de camelôs e vendedores de DVDs piratas. Numa mesma calçada, entre a Duque de Caxias e a praça Raposo Tavares, havia três bancas de DVDs piratas, agora pela manhã.
Continue lendoDo leitor:
A economia de Maringá baseia-se na prestação de serviços. Certo? Correto. Mas, não podemos esquecer tratar-se de uma péssima prestação de serviços. Talvez a pior do Brasil. Digo isso, com motivos de sobra. Explico: há três dias preparei uma lista de materiais elétricos e enviei-as, como pedido de orçamento, para quatro grandes empresas do ramo. Antes de enviá-las, liguei para as empresas e pedi urgência nas respostas. Todas concordaram em enviar os orçamentos no dia seguinte. Pois bem, passados três dias, apenas uma empresa enviou a resposta. O mesmo ocorreu com outros orçamentos de materiais de construção e acabamento, o que me forçou a fazer as compras em Sarandi (por sinal, com preços bem inferiores a Maringá). E não pára por ai: há uma semana tento comprar uma chácara, mas o dono da imobiliária, responsável pela transação, nunca está na empresa nem retorna as ligações. Sinceramente, tenho dó da pessoa que entregou o imóvel a esta imobiliária. Desisti da compra e agora procuro outro terreno para investir meu dinheiro. Nos supermercados é comum encontrar centenas de produtos sem preços nas gôndolas. Pode reclamar à vontade que ninguém vai corrigir o problema. Nas lojas, que continuam expondo mercadorias sem preços nem a taxa de juros, funcionários te medem dos pés à cabeça antes de te atender (querem ter certeza de que você tem dinheiro para gastar). Quando atendem, querem te empurrar mercadorias goela abaixo, na marra. Pergunto: onde está a Acim que nada faz para melhorar as condições de atendimento ao consumidor? Qual a finalidade deste órgão na cidade? Por que ao invés de fazerem tantas reuniões com os diretores, o órgão não promove cursos de bom atendimento para as empresas? Maringá é realmente uma bela cidade, mas a mentalidade é a pior possível. Não foi à toa que alguém, certo dia, definiu Maringá como sendo uma “cidade de ruas largas e mentes estreitas”. Não há definição melhor para esta cidade. Uma vergonha!
PS: não se esqueça: se for construir ou reformar, pesquise antes os preços praticados em Sarandi. Você economizará entre 20% a 30% no custo final da obra.
A propósito do post ‘Agindo com ética’, lembro que qualquer interessado pode fazer uma petição eletrônica ao TSE, basta se cadastrar no site. Assim, tanto o Observatório Social, quanto o PMN, que é principal interessado, e o PPS, que tem o segundo suplente, através de seus advogados, poderão entrar no processo Resp 34174, se assim o desejarem. Da parte de John, segundo me contou um amigo que ouviu entrevista à CBN, ele deixou nas "mãos de Deus", mas por via das dúvidas constituiu outro advogado em Brasília.
Rábula do Ivaí, autodidata em direito
Uma reação ao estilo "faça o que digo, não o que faço" do Observatório Social.
Continue lendoUma reação ao comentário de Milton Ravagnani sobre deputados estaduais figurantes.
Continue lendoPodemos depreender a campanha do candidato teve o apoio financeiro da coligação Barros, naquilo que alguns chamam de condomínio partidário. Há quem acredite que seja mesmo uma aposta de Ricardo numa liderança da periferia, uma alternativa complementar ao ‘meio desgastado’ Bravin. Então Wellington é um fenômeno eleitoral? Até pode ser, mas não fosse a contribuição dos companheiros de partido não teria chegado. Além do financiador(es) anônimo(s), deve sua eleição a Marquinhos Alves 969 votos, Paulo Mantovani 566, Maurílio Liba 1.305, Ton Schiavone 1.485, Carlos Russo 1.080 e outros que ajudaram a chegar aos 11.841 necessários para que o PRP fizesse uma cadeira.
Pode ser presidente da Câmara? Na entrevista a Ronaldo Nezo, ontem na CBN, demonstrou que ainda é ‘verde’ para um cargo na mesa diretora da Câmara.
Hélio Ribeiro II, ‘bloguista’
João Alves Correa (PMDB) disse que não era lamento nem reclamação, mas disse ontem da tribuna que o tratamento que a Justiça Eleitoral deu a ele foi diferente dos demais candidatos. Citou inclusive três casos que foram retratados neste blog. Aqui.
Continue lendoO Observatório Social - aquele que não é da Acim - marcou reunião para a próxima sexta-feira, às 18h, na Acim, com todos os vereadores eleitos. Vai pedir-lhes para agir com ética no próximo mandato, como se eles não fossem prestar juramento de obediências às leis no dia da posse.
O presidente do PMN, Willy Taguchi, de sua parte, espera que até a próxima sexta-feira às 18h a entidade tenha encaminhado ao TSE documento pedindo pelo ficha limpa João Borri, que corre o risco de perder a vaga em julgamento a ocorrer naquela Corte. Afinal, não foi o OBM que pedia ficha limpa?
PS - O blog voltará ao tema na parte da tarde.
O voto, cada vez mais, não tem cabresto, diz o presidente do PMN. Quer dizer, tem umas cidades do interior...
Continue lendoA Divisão de Apoio ao Conselho da Magistratura publica no Diário da Justiça de hoje decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, J. Vidal Coelho, do último dia 30, cancelando edital de remoção. Diz o teor: “O Edital de Remoção número 19/2006, visava o provimento do 3º Tabelionato de Notas da Comarca de Maringá. Considerando que pela decisão do Conselho da Magistratura, transitada em julgado, Acórdão 10975, efetuou-se o preenchimento do mencionado Ofício de Notas, determino o cancelamento do supracitado Edital e o arquivamento deste procedimento, por perda de objeto. Comuniquem-se os candidatos inscritos".
Continue lendoPaulo Vidigal conta que funcionários de caminhão de recicláveis da Transresíduos (a empresa que ganhou US$ 1 milhão da administração sem licitação) não usam equipamentos de segurança.
Continue lendoConfira o último O Franco Atirador, de Nerino Pacheco, tendo o transporte coletivo urbano como tema.
Continue lendoDo presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi: “Numa eleição onde já era difícil vencer com aliança, o prefeito que tentava a reeleição, imagine o que seria se cada um lançasse seu candidato. E foi o que ocorreu”.
Em O Estado do Paraná, ele citou os casos de Toledo e Maringá, onde também não houve acordo com o PT, que não abriu mão de suas candidaturas.
A presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, desembargadora Dulce Maria Cecconi, convocou sessão extraordinária para o próximo dia 20, às 13h30, para julgamento da apelação cível na ação civil pública sobre publicidade oficial da prefeitura de Maringá, ajuizada em 2000 pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e que recebeu sentença condenatória, em primeira instância, do Juízo da 4ª Vara Cível. Foram condenados o ex-prefeito Jairo Gianoto, ex-secretários e dois jornais da cidade. É a terceira data de julgamento que se marca este ano.
A ação é grande, basta ver pela relação de advogados: André Luis Bovo, Antonio Mansano Neto, Arnaldo Romualdo Martins, Carmino Donato Junior, Daniel Maciel Ribeiro de Campos, Dirceu Galdino Cardin, Fernando Cesar Rocco, Luiz Carlos Sanches, Odair Mario Bordini, Odair Vicente Moreschi, Paulo Roberto Pereira de Souza, Rodrigo Valente Giublin Teixeira, Vladimir Stasiak e Wilson Luiz Darienzo Quinteiro. Os apelantes são: Editora Setentrião Ltda, Verdelírio Aparecido Barbosa, Henri Jean Viana, Jairo Morais Gianoto, Advanir Alves Ferreira, Ézio Coelho Ribeirete, TAO Assessoria em Comunicação Ltda, Arnaldo Romualdo Martins, Editora Central Ltda, Franklin Vieira da Silva, Querino e Querino Ltda e Paulo Sérgio Querino.
A 4ª Mostra Tecnológica de Maringá será aberta hoje às 16h, juntamente com a Feira Metalmecânica, no parque de exposições Francisco Feio Ribeiro. Serão apresentados 38 produtos ou protótipos de inventos, máquinas e equipamentos, softwares, projetos de serviços e processos das mais diversas áreas de empreendimentos de base tecnológica, desenvolvidos por pesquisadores da UEM, do Cesumar, da Incubadora Tecnológica e inventor independente.
De acordo com o coordenador geral da Mostra, Álvaro Gilmar de Araújo, são produtos “prontos para entrar no mercado” e que podem atender a várias necessidades do setor produtivo.
O pôster do filme Up, nova produção da Pixar, é algo pra se pensar.
Continue lendoDa APP-Sindicato/Maringá:
Pesquisas nacionais indicam que milhões de adolescentes brasileiros com idade escolar não são alfabetizados. Isso mostra que a educação deve ser prioridade no país. Quando os números identificam que milhares de jovens são analfabetos, mesmo freqüentando a escola, nossa luta pela implementação do piso salarial nacional profissional se faz ainda mais legítima.
O piso salarial dos professores tem sido alvo de ataques dos governos estaduais e municipais. A matéria foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, depois de um debate de 14 meses com os vários segmentos da sociedade. Depois de tudo consumado, querem mudar a lei.
Na íntegra.
Um - Messias escreve sobre a farsa do desfavelamento na cidade sem favelas.
Dois - Do blog do Biquini Cavadão sobre o show em Maringá: "Estava bem cansado na hora do show e dormi no ônibus que nos levava ao local do show. Todos desceram menos eu".
Três - Assendino Santa acha que Silvio II tem que se benzer.
Quatro - Issamu dá a dica de um bom favorito pra quem gosta de cantar.
Cinco - Pra ler mesmo: blogando e aprendendo.
Correi...minutos de frustração!
Perfazei horas inúteis;
completai dias vazios;
arrastai por meses e anos
minhas angústias, meus desenganos,
até somar eternidades perdidas.
(Armando Bettinardi)
(Da Coletânea de Poetas de Maringá/1966, enviado por JC Cecílio)
Aos que perguntam: não sei o que aconteceu com o horário do Blogger. Sei que desde ontem está tudo errado, e as postagens aparecem com uma hora mais tarde.
Continue lendoDe Verdelírio Barbosa:
Presidência
São muitas as especulações a respeito de quem será o presidente da Câmara Municipal de Maringá, a partir de janeiro do ano que vem. Os nomes em condições para comandar o Legislativo são muitos, mas o certo é que o novo presidente da Câmara de Maringá será quem o prefeito Silvio Magalhães Barros II quiser.
Coluna completa.
A delegacia de polícia de Maringá continua recebendo quilos de queixas contra blogs anônimos criados em Maringá para difamar algumas pessoas - em certos casos, inventam coisas escabrosas (fiquei sabendo que um deles "informou" que fui eu quem enviou anthrax para os congressitas norte-americanos). Não vejo utilidade alguma nesse tipo de coisa, talvez Freud ou Agatha Christie expliquem. Inventar coisas e difamar outros deve ser algo parecido com sexo bizarro, sei lá.
O certo é que, se depender da polícia de Maringá, os difamadores continuarão sem punição. Veja o caso da maconha, que eu apenas reproduzi, sem colocar um adjetivo: ao invés de punir o blog-autor, que cometeu o crime (?) e que continua no ar até hoje, o delegado preferiu denunciar a mim, pisando na liberdade de informação. Não acredito que haja alguém competente por aqui a ponto de punir algum dono de blog evidentemente criminoso.
De quem você se lembra vendo este disco de um grupo italiano dos anos 80:
a) Bravin
b) Urtigão
c) Umbelino
Saiba qual foi a única chapa que disputa o Sismmar a enviar material para divulgação e pedir o apoio de Vandré Fernando clicando aqui.
Continue lendoA polícia maringaense registrou o primeiro caso de "Boa noite Cinderela" de que se tem conhecimento na cidade. Um homem, casado, teria sido dopado por uma mulher, que se disse moradora de Mandaguari, e que colocou sonífero num copo de cerveja. Ele "apagou" no sábado e acordou ontem, sem dinheiro no bolso e no banco - a mulher usou o cartão para fazer saques.
Continue lendoFoi retirado de pauta, por cinco sessões, projeto esquisitão do vereador Dorival Dias (PSDB) querendo mudar o nome da rua Londrina, no Jardim Aclimação, para rua Maria Santini Piovezan. A legislação proibe troca de nomes já consagrados, a Comissão de Constituição e Julgamento deve ter sido bem enrolada deixar o projeto chegar até o plenário.
O vereador poderia fazer como os demais legisladores, respeitar a lei e dar nome às vias que ainda não têm.
Terminou há pouco mais uma sessão do TSE e o caso envolvendo o vereador João Alves Correa (PMDB), assunto dominante hoje na cidade, não foi julgado.
Continue lendo
A Copel registrou boletim de ocorrência, hoje à tarde, na 9ª SDP contra os proprietários do helicóptero que no último sábado deixou bairros sem energia elétrica, depois de voar fora da rota e abaixo do permitido e se chocar contra fios de alta tensão. O aparelho, um Robinson R44 II (como este da foto), prefixo PR-MTB, segundo matéria publicada hoje em O Diário estaria registrado para uso da empresa Indústria e Comércio de Plástico Ltda. No B.O., porém, consta que o aparelho seria do Frigorífico Palmali.
Essa legislatura caminha para terminar do jeito que começou: errando.
A Câmara Municipal de Maringá, que teve uma renovação de 60%, rejeitou por 10 votos o requerimento 2.966/2008, do vereador Humberto Henrique (PT), solicitando que fosse constituída uma Comissão Especial de Estudos, composta de quatro membros, para, no prazo de 60 dias, desenvolver estudos e propor medidas para a organização política daquela casa legislativa, bem como da sua estrutura orgânico-administrativa.
Em assembléia em Foz do Iguaçu, ontem e hoje, foi criada a Federação Interestadual dos Urbanitários dos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Em ato solene tomou posse como presidente da Federação Interestadual dos Urbanitários” a maringaense Vera Lúcia Pedroso Nogueira, funcionária da Sanepar Maringá, diretora do Sindaen e diretora para a Região Sul da Federação Nacional dos Urbanitários.
“Este feito é a confirmação de que o sindicalismo é bandeira histórica de lutas e incansável defesa da classe trabalhadora”, comentou.
Tirei daqui e dei uma limpadinha básica pra melhorar a estampa do sujeito.
Márcia Rodrigues Vieira envia ao blog:
Preciso desesperadamente encontrar a família perdida de meu pai e consegui uma pista que me leva até Sarandi. Preciso localizar um homem de aproximadamente 60 anos e que se chama Rafael. Estou à procura da família de sua finada esposa, Leoster de Souza Vieira (nome de solteira), que viveu grande parte de sua vida em Uniflor e trabalhou numa fazenda chamada Pitanga. Seus pais se chamavam Joao de Souza Vieira e Alma Maria Scarparo (in memorian). Ela era irmã de meu pai (Alceu de Souza Vieira, 58 anos). Meus contatos: marcia.vieira@planus.com.br; tutty_tracy@hotmail.com
Joelson Dias (foto), especialista em direito eleitoral e secretário nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB, é o novo advogado do vereador João Alves Correa (PMDB), que tem recurso contra o indeferimento do registro de sua candidatura prestes a ser julgado no TSE. É o que consta de documento juntado na tarde de hoje ao processo. Antes, os advogados de John Alves eram Orwille Moribe e Alaor Gregório de Oliveira.
O blog do PCdoB paranaense destaca a eleição do primeiro vereador pelo partido em Maringá, o médico Manoel Sobrinho. Os comunistas fizeram 11 vereadores, dois vice-prefeitos e um prefeito no Paraná nestas eleições.
Um escritório político no Jardim Alvorada foi palco de barulho.
Um ex-cabo eleitoral, muito nervoso, fez um pampeiro danado por lá. A vizinhança diz que o homem estava fora de si, reclamando seus direitos contra o candidato derrotado.
De leitor, que deixa registrado seu descontentamento com o movimento de greve que atinge a Caixa Econômica Federal:
É uma falta de respeito absurda à população, pois nestes dias tenho suplicado atendimento à gerência, onde me fazem sentir ter vivido nos anos de ditadura, onde os atos eram feitos à surdina. Ontem, consegui mandar movimento através de uma zeladora, que saiu da agência, foi até as proximidades da avenida Getúlio Vargas (que haja vista não é das mais seguras) me encontrar, e coloquei dinheiro, cheques, documentos no balde que ela faz faxina para então dar uma volta, entrar na agência passando pelos grevistas e fazer então chegar às mãos da minha gerente.
Todo dia ouvimos dicas de todo lado de como se portar nas ruas carregando quantias em dinheiro para não ser surpreendido, e no meu caso, com essa greve tenho arriscado severamente meu pescoço e os valores da empresa. Entendo perfeitamente o lado dos grevistas, mas que sejam maleáveis quanto a este tratamento com quem depende exclusivamente de uma única agência bancária.
Já está no ar o blog esportivo de Ivan Amorim, É Só Esportes.
É um espaço para a discussão do esporte de Maringá e região.
As opiniões discordantes servem para demonstrar que a verdade existe; Deus sabe onde - William Cowper
Continue lendoDe Cláudio Humberto:
Cai fora
Com 87% de rejeição em Londrina (PR) o governador Roberto Requião tentou apoiar o tucano Luis Carlos Hauly (que disputa o segundo turno contra um desafeto em comum, Antônio Bellinati) mas foi rechaçado com uma frase lapidar: “Neste momento, sua ausência é ótima companhia”.
© Blogger templates 2008
Para cima