15.10.08

Locação em Maringá

Do leitor, que tenta locar um imóvel na área central de Maringá:

Visitei o site de todas as imobiliárias, vi muitos imóveis e constatei um aumento absurdo nos valores que estão cobrando por aqui. Pra você ter uma idéia, uma salinha com cerca de 40m² no Centro sai em média R$ 1.000,00! E ainda cobram IPTU! Em Londrina, a título de comparação, um imóvel desse porte e também em localização central sai por volta de R$ 650,00 a locação, sem IPTU. Ou seja, mesmo que esse valor do IPTU esteja embutido no valor da locação, o custo é muito, muito menor na segunda maior cidade do Paraná. Os proprietários destes imóveis comerciais em Maringá estão cobrando o que querem, virou uma festa.
O candidato a locatário fica de mãos atadas: ou se sujeita a pagar valores incompatíveis com os imóveis oferecidos, ou fica aguardando um pouco, com a esperança desses valores baixarem (devido à falta de lances) e postergando o objetivo de abrir o negócio próprio, tão sonhado e planejado (o meu caso).

14 pitacos:

Anônimo,  15:45  

O preço do imovel é feito pela velha lei da oferta e da procura, é obvio que ninguem quer alugar em Londrina, basta ver a quantidade de imoveis vazios por la,e mais uma coisa, Londrina é maior sim, mas tamanho não é qualidade.

Anônimo,  16:22  

Já foi no Edifício Rosa, na Av Brasil, entre a Paraná e a Parigot de souza?
Vai lá...Há salas maiores e com preços bem menor que esse.

Anônimo,  16:28  

É isso aí anônimo das 16h45. Morei em Londrina e agora aqui em Maringá. Invisto em imóveis porque são seguros e dão retorno, e nada melhor do que investir onde o retorno é maior. Então, meu filho, alugue aqui antes que suba...

Anônimo,  16:29  

Quando se observa o valor de um alugél, mais condomínio, luz e telefone e os comparamos com o valor dos salários que aqui são pagos, sobra mês no final do salário. Mas, aqui, muitos aluguéis são pagos pelos "papais" que nem contas precisam fazer, a não ser as de quando pedir prorrogação de suas dívidas junto a Bancos Oficiais mesmo com juros subsidiados. O que não deixa de ser uma outra espécie de bolsa família. Nenhuma economia aguenta muitas bolsas famílias. Muito menos o mercado imobiliário. Exemplos não estão nos faltando.
Ivan

Julio 16:54  

É um absurdo realmente e fora de qualquer realidade o que é cobrado de aluguel por aqui. Um exemplo clássico é a Zona 07, ha quatro qdo me mudei para cá, o aluguel dos blocos girava em torno de 300 a 350 reais, hoje vc nao aluga por menos de 500, 550, chegando a absurdos 600 reais.

Qual o motivo disso? Especulaçao imobiliaria e pessoas que aceitam pagar este valor, por necessidade muitas vezes e por inocencia por outras...

Mas sim, daqui um tempo, qdo o crescimento da cidade estabilizar, Mga vai ter uma bolha imobiliaria muito grande...

Anônimo,  16:59  

Que papo furado e esse ai, salinha no centro acho coisa de desocupado po vai chupa manga mano.

Anônimo,  18:37  

Segundo os cadernos municipais do Ipardes, em Maringá a porcentagem de imóveis residenciais desocupados é de 10% e em Londrina é de 15%. Não aparecem os dados sobre ocupaçao dos imóveis comerciais.
Além desta diferença, acho que o pessoal em Maringá dá um jeito de sonegar os ganhos com imóvel alugado e por isto eles não aparecem nas estatísticas ou simplesmente as imobiliárias e donos de imóveis fazem cartel para tabelar o preço la em cima (a mesma coisa que fazem os postos de gasolina).
Imóvel vazio nao da lucro. O lógico seria facilitarem a locação com preços mais baixos e aumentarem o valor apos o estabelecimento do ponto comercial, quando o locatário estiver estabilizado, ou seja, dois anos depois.

Anônimo,  22:42  

Mercado de imóveis daqui é uma máfia, como em todo lugar.
Isso só vai melhorar quando a receita federal tomar providências e começar a "punir" os sonegadores.
Qq um que tente comprar imóvel com dinheiro do fgts por aqui precisa pagar "uns" por fora já que o valor declarado do imóveil geralmente é bem menor do que o valor efetivamente cobrado pelo especulador, ops, quer dizer, pelo proprietário...

Anônimo,  22:50  

é por este motivo que querem derrubar a rodoviária. Lucros, muitos lucros p o mercado imobiliário.

Anônimo,  23:13  

Santa ignorancia falar que tem cartel para locação! Isso é feito com base em um pregão de negócios discutido semanalmente. Procure se informar antes de falar besteira.É uma simples questão de localização, idade do imóvel, pontos de referência, oferta e procura. Vamos parar de ver fantasma onde não tem.

Anônimo,  10:04  

Pregão? Isto não é um cartel com um outro nome? Os imobiliaristas discutem o preço do metro quadrado e pau nos locatários.

Anônimo,  10:10  

Em Londrina a coisa também está feia. Eu já fui ameaçado por telefone porque o fdp do corretor nao achava o cartório onde reconhecer minha assinatura. E eles tentam de tudo pra te tirar uns trocos a mais, nao dao recibo, exigem dinheiro vivo, te fazem pagar o iptu, enfim, o locatário que é pobre, recem-chegado e mal informado sobre seus direitos sempre paga mais caro que alguém que tem conhecidos na cidade.
Os corretores imobiliários em geral merecem o titulo de picaretas, de trambiqueiros e desonestos. É uma classe que precisa ser fiscalizada e controlada com rigor.

Nanda 12:27  

Maringá ta ficando mto cara de se morar. O salário que pagam é baixo e o custo de vida (aluguel, etc) está cada vez mais alto! Ai ai, minha casa própria vai ficar só no sonho?

Anônimo,  15:03  

Não meu amigo. O pregão é algo oficial e aberto ao público. Cartel é algo diferente, feito as escuras, quando não há chance de concorrência e um preço é fixado para produtos iguais. O mercado imobiliário deve-se analisar caso a caso, imóvel por imóvel. Você pode participar se quiser. Procure se informar onde e quando isso acontece. São várias pessoas que participam, nao só do meio imobiliário, para que não haja injustiças quanto ao que está sendo cobrado no mercado tanto para mais quanto para menos. Porque cada imóvel tem suas particularidades. Não é como um produto igual, com as mesmas características, que um cartel de empresas se reúnem para fixar um preço e não ter concorrência. O mercado imobiliário não tem nada a ver com isso. Muitos são os fatores que interferem na locação, não só o preço. Se os valores estão altos, concordo que alguns saem da realidade, agora acusar as imobiliárias de cartele generalizar todos os corretores como mau-intenciondos, já é um pouco demais.Para quem não sabe tem um orgão que se chama Creci. Caso o corretor não haja de acordo, denuncie para esse orgão e ele sofrerá as consequencias. É um bem para a classe dos corretores que hoje é muito bem regularizada e tem regras muito sérias.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima