Espuma do colarinho faz parte do chope
O colarinho do chope deve ser considerado parte integrante do produto. A decisão, tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi publicada na última semana no Diário Eletrônico da Justiça Federal da Região Sul. Uma empresa de comércio de alimentos de Blumenau (SC) foi multada pelo Inmetro, pois a bebida servida pelo estabelecimento incluía a espuma no volume total do produto. Segundo o fiscal do instituto, apenas o líquido poderia ser cobrado, desconsiderando a quantidade de espuma conhecida como “colarinho branco”. A empresa recorreu contra a sentença de 1º grau, que manteve a multa em vigor. No julgamento no TRF4, a 3ª Turma decidiu, por unanimidade, dar provimento à apelação do restaurante. Para a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, relatora do processo no tribunal, “há um desvio na interpretação efetuada pelo fiscal do Inmetro”. Conforme a magistrada, o chope sem colarinho não é chope. Ela considerou ainda que “o colarinho integra a própria bebida” e é o produto na forma de espuma, em função do processo de pressão a que é submetido.
(Da Assessoria)
6 pitacos:
tribunal tem lá sua razão, mas deveríamos normatizar o tamanho do colarinho de acordo com o copo servido.
Isso aê bulga... a exemplo do tamanho da massa de pizza na nossa velha Itália, heheheee...
Tipo 10% de colarinho, pra manter a bagaça gelada e só...
Peraí, que medida teria esse colarinho arbitrado pela justiça? De no máximo um centímetro ou 3/4 do copo? Até isso tem que ir para eles julgarem? PQP!!! Juiz sofre!!!!
Tem quem goste com colarinho, outros sem o colarinho, que tal satisfazer o gosto do freguês?
Francamente...
Ivan
Na alemanha, a espuma não entra na conta do volume. Os copos para chopp trazem a marca de 300 ml (ou 5000, ou mais) e acima dela é que vai a espuma, que não é cobrada. Aliás um pouco de
cultura inútil: chopp, originalmente, era uma medida de
volume equivalente a 300 ml.
Caramba Rigon
Você coloca este tema aqui só porque você deve ter motorista para levá-lo para casa depois de tomar alguns.
Eu vou em lanchonete e sou obrigado a beber suco de laranja, senão não tem como voltar para casa. rs rs rs
Volta de carro ô viado.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.