1.9.07

Um Kruschev para o PT

De Rudá Ricci, sobre o 3º Congresso do PT:

Ora, o momento atual é uma negação de todo este ideário original. A evidente burocratização partidária, a inexistência de peso da militância em todo processo decisório do partido, a prevalência da organização para a disputa eleitoral, a correia de transmissão entre Governo-Direção Partidária-Organizações Sociais, o caminho determinado para a elaboração de programas de centro, a defesa da Razão de Estado sobre mecanismos de gestão participativa e controle social sobre políticas públicas, são algumas das mudanças radicais por que passa o PT e que parecem se transformar em pauta acessória e marginal no seu 3º Congresso Nacional.
Como ocorreu no mundo soviético, cada vez mais próximo do ideário do PT Governista (porque o partido ainda apresenta uma gama imensa de militantes, parlamentares e dirigentes com baixa governabilidade interna que ainda são fiéis a vários dos seus princípios originais), este partido parece necessitar de um Kruschev.
Na íntegra.

13 pitacos:

Anônimo,  03:45  

Me deu trabalho...

Quando li este post, corri para rever a trilogia do poderoso chefao para ver onde este tal de Kruschev aparecia nos filmes, pois pensei que era algum personagem em quem a nossa organizacao criminosa deveria se espelhar. Nao encontrei, deve vir ai a quarta versao do poderoso chefao, agora embutindo a mafia russa, neh? Eu tambem tenho procurado essa gama imensa de militantes e quetais que ainda "sao fieis a varios principios" da criacao do PT. Tambem nao tenho visto, nao. Talvez tenha sido um erro de digitacao e ele esqueceu o "r" o correto deve ser "uma imensa grama". Deve ser uma expressao popular nova que deve significar quase nada. Porque o que eu tenho visto na nossa organizacao criminosa, com rarississimas excecoes, sao: malandros, aproveitadores, lambebotas e vendidos, no bom sentido, neh? E a militancia eh comprada, todos lembram a grana monumental que nos gastamos em todas as nossas campanhas; ou alguns que ainda acreditam no papai noel, em duendes, no coelhinho da pascoa e na Xuxa.
Agora eu acho que entendi.

Humildemente, um Cervo™ da aprendizagem

Anônimo,  09:24  

Rudá é o cara! Se aproveitou dos seus "anos de PT" para agora, ganhar dinheiro ensinando ao Silvinho como fazer um ARREMEDO de democracia para enganar o povo e se reeleger.

Anônimo,  09:25  

Como já esperava a audiência fiel de Cervo, me preparei para suas questões sempre muito pertinentes e que revelam conhecimento de causa.
Quem conhece a história da esquerda mundial conhece Kruschev. Aliás, ele é citado por muitos ex-comunistas brasileiros que se converteram à democracia depois do discurso que cito. É o caso do poeta Ferreira Gullar e de Jorge Amado. Este discurso foi importantíssimo não apenas para a esquerda, mas para história contemporânea e para a democracia no mundo.
Sobre os filiados e militantes que ainda carregam os valores originais do PT, esta questão não tem como ser respondida por quem nunca militou no partido. A ignorância de Cervo não pode ser imputada ao seu desconhecimento geral. É algo muito específico. Vou citar alguns: a gama imensa de agentes pastorais, principalmente do nordeste, que se mantém vinculados ao PT; muitos sindicalistas, principalmente da área educacional, como os do SindUTE; o senador Eduardo Suplicy; o deputado federal de Pernambuco, Paulo Rubem; a historiadora Déa Fenelon. A quantidade é realmente imensa. Eu os conheço em cada evento de militância social que participo. Vou dar um exemplo: na sexta-feira passada, abri a Conferência Municipal de Saúde de Goiânia. Fiz várias críticas à criação, pelo governo Lula, da proposta de gestão de aparelhos públicos por fundações. Muitos militantes petistas me procuraram. A fala deles e os argumentos eram todos aqueles que fundaram o PT. Gente honesta, coerente, mas que não possui nenhum poder no interior do PT. Sumiram, são ignorados pela cúpula partidária. No Paraná há gente assim. Em Maringá conheci vários, inclusive hoje professores da Escola da Cidadania.
Mas Cervo é militante da internet. Não conhece as ruas. Aí seria pedir demais para ele. O que é mais engraçado é que criticando ou não o governo ou o PT, ele não se contém e quer aparecer no vácuo de qualquer assunto. Acho que ele será candidato no próximo ano.
Rudá

Anônimo,  12:48  

Escola da "Cidadania" para os alunos, que não votam, opinam, mas não decidem. Por isso mesmo que o Silvio quer a participação deles
Não é como o Orçamento Participativo (fui várias vezes nas Assembléias) que o PT construiu e funcionou muito bem em Maringá.

Anônimo,  13:00  

Kruschev era um homem do aparelho. fez críticas superficiais para... preservar o aparelho de Estado, que se confundia com o aparelho do Partido Comunista. O debate que Ricci propõe é importante, mas Kruschev não é o melhor emblema.
Ricci deve saber, entretanto, que os partidos de esquerda não promovem autocríticas radicais, sob risco de promover desagregação de quadros, estruturas e obscurecer seus horizontes. Qual organização social, de direita ou de esquerda, faz isso?
Esse debate costuma fazer por quem não tem compromisso com a preservação das estruturas, como acadêmicos.

Anônimo,  15:08  

Querido Ruda

Como ja disse aqui, talvez voce nao tenha lido, eu sou candidato sim a presidencia do PZ (a formalizacao da nossa organizacao criminosa). Talvez voce estivesse nas ruas como Diogenes com uma lantera procurando um Ptista honesto, voce como eh cego ou se faz ou acredita no papai noel, em duendes, no coelhinho da pascoa, na Xuxa e no OME, encontrou um monte, que bom!!! Significa que continuamos enganando ou existe ainda alguem para falar que acredita neh? E eu nao sou militante de internet nao!!! Eu milito nas ruas fazendo como voce usando todo o cinismo e sofismos que um ser possa ter para tentar explicar o inexplicavel, assim eu continuo mantendo a minha boquinha, neh? Eu toh te achando meio rancoroso, moralista e mau humorado. E anda tambem com aquelas maquininhas de supermercado que rotula precos. Eu nao sou "sociologo" mas um capanga meu, mais letrado que eu, me disse que estas formas de acao aparecem quando eles perdem os argumentos, e partem para a "ignorancia propriamente dita" voce nao ta pensando em me bater, neh? Eu ja ando com medo dos companheiros ate quando eles nos abracam, porque normalmente eles tentam te bater a carteira. Agora soh falta um defensor ferrenho da nossa organizacao criminosa, que faz uma critica "suportavel" partir para a porrada. Nao fica bem ta?
Um abracao digital para voce

Cervo™ $ Servo™. Po, querido Ruda, eu sempre esqueco de falar alguma coisa, deve ser porque eu nao sei escrever com comeco, meio e fim, neh? Eu me aproveito de vacuo sim!!! Principalmente aquele que ocorre com a ausencia de uma formulacao bem articulada, como foi a sua analise da conjuntura.

Anônimo,  17:53  

O anônimo das 13h tem toda razão. Primeiro, Kruschev não é o melhor exemplo de liderança democrática. No campo da esquerda, o melhor seria citar Rosa Luxemburgo, para ficar num exemplo clássico. Mas eu tentei relacionar o congresso do PT com o XX Congresso do Partido Comunista da URSS. Apenas para criar um paralelo com algum efeito. Também tem razão quando diz que os partidos dificilmente fazem auto-crítica. É verdade, principalmente porque seus dirigentes acreditam que assumir erros graves é se fragilizar perante seus adversários. Mas o fato é que o PT nasceu assim, meio filho bastardo das histórias de partidos de esquerda. As discussões em diretórios zonais e municipais eram intensas e deputados não tinham muita chance. Lembro a derrota de Airton Soares e Marco Aurélio Ribeiro (dois deputados paulistas) que perderam feio quando desejavam que o PT apoiasse a candidatura indireta de Tancredo Neves à Presidência da República. Lembro de como Suplicy e Paulo Freire tinham que se inscrever como qualquer mortal para falar durante as reuniões ordinárias do Diretório de Perdizes, em São Paulo. Lembro como era difícil produzir um programa de campanha, em 1989, porque todas correntes e diretórios tinham que ser ouvidos. Eu mesmo, que coordenei a campanha de Lula em 89 na área agrária, tive que organizar vários seminários estaduais e regionais e construir uma espécie de colcha de retalhos porque os projetos locais e de vários segmentos sociais tinham que ser acolhidos. Esta era a prática e a filosofia no PT. Tudo parece coisa de criança e hoje o partido governista é exatamente a antítese do que foi. E é neste ponto que o anônimo tem toda razão. Ele se tornou igual aos outros, que combatia quando foi criado.
Rudá Ricci

Anônimo,  18:07  

Fala sério Ruda. Vc deveria ter vergonha na cara. Quem é vc para falar qusalquer coisa de democracia?? O que é aquela falácia da escola da cidadania??? É com um cursinho de 4 horas que vc quer capacitar professores para que re-capacitem os demais??? A quem vc pensa que engana??? Chama militantes do PT para reuniões no Hotel Ello e mete a boca no seu patrão SbII. Pensa que somos idiotas??? Vá cuidar daquilo que está sendo seu ganha pão . Faça seu serviço direito que ele está muito mal feito e deixa a gente trabalhar....

Anônimo,  18:37  

Kruschev? Não achei... achei coca-colev... fantev... pepsev... e até tubaév... mas, kruschev... definitivamente, não achei... acho que saiu de linha a crush...

Anônimo,  18:39  

E Rudá... e você liga pra esse pau no zóio? ... huhauhuahhauaa... é o bobo da corte do site... deixa ele...

Anônimo,  22:44  

Não ligo para críticas descabidas, mas tento responder a todas questões. É um problema de quem é educador: responder a todas dúvidas e expor idéias. É verdade que algumas críticas são rasteiras, como a do tal "militante do PT". Confesso que se ele se apresentar com seu nome eu abriria um processo por calúnia. Seria bem educativo, porque liberdade não é libertinagem e justamente por isto que há leis e regras. Mas já havia citado a covardia do anonimato em outras mensagens. Veja a que ponto alguns militantes petistas chegaram: se escondem no anonimato para caluniar quem trabalha.
Volto a dizer, para finalizar: eu converso com todos que solicitarem e o Prefeito de Maringá nunca, em nenhum momento, patrolhou nossa equipe ou qualquer educador da Escola da Cidadania. Nunca solicitou que fizéssemos politicagem nos cursos ou qualquer outra atividade. E, apenas por utilizar recursos públicos, informo que nunca desenvolvemos cursos de formação de 4 horas de duração. Nunca. Daí a calúnia fácil: parte da ignorância e má fé. Estranho para quem se diz militante. Está mais para candidato da oposição.
Rudá Ricci

Anônimo,  12:24  

Calma compadre. Nem todo aquele que se diz militante, o é de fato e se o faz, é exatamente para que pense que o é...

Anônimo,  13:15  

dizer que o PT mudou pode ser um elogio. queriam que ele ficasse como era na época em que cabia num fusca?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima