É preciso explicar
Uma análise que me foi enviada por email:
Os cientistas políticos estão discutindo um fenômeno novo no Brasil, motivado pelo acesso instantâneo e universal à informação e, no caso do Brasil, ao Bolsa Família: os chamados formadores de opinião não formam mais opinião de massa, ao menos como antes. Nas eleições presidenciais passadas, por várias vezes ocorreu o inverso: os segmentos menos abastados e com baixa instrução fizeram um “arrastão” nas intenções de voto que acabaram influenciando muitos segmentos de classe média e com alta instrução formal.
A imprensa nacional parece não ter percebido este fenômeno ou não consegue vincular com sua profissão e função. Não basta televisionar o julgamento do mensalão pelo STF para que a população compreenda e acompanhe o que está ocorrendo. A questão é: qual opinião pública? Aquela formada pelos antigos formadores de opinião (jornalistas, técnicos especializados, advogados, professores universitários)? Mas qual o impacto deste segmento sobre a opinião pública de massas? A imprensa deveria ser mais didática e ir além da simples socialização de informações. Não basta, no caso, captar o sinal do julgamento do STF. É preciso explicar, traduzir os termos técnicos, como já se faz na transmissão das Olimpíadas ou Jogos Panamericanos.
Há um vício do século XX que impede o jornalista do século XXI emergir.
7 pitacos:
o rigon qrua q vc comenta-se, esses dias em uma acao plocial na UEM quinta feira passa q tinha varios policiais, de moto e carro, um policial de moto que estava cheio de gracas, e jogando a moto em cima do pessoal, ele foi faze um retorno na rua e sai derrubando um monte de motos e naum teve corage nem de desce da sua moto e levantar as q derrubou, simplesmente acelerou e saiu fora, tah feio o negocio em, acho q alguns tinha q passa pela auto-escola dinovo !
A maioria da população já percebeu que a imprensa potencializa fatos e noticias de acordo com seus interesses políticos e econômicos. A maioria das críticas que se faz ao governo são fruto desse interesse. O povo já percebeu que os "problemas" do Brasil, explorados pela imprensa, não interferem no seu dia a dia. O que faz a diferença para o povo é que seu nivel de vida está melhorando. Isso é facil de observar pelo aumento na venda de bens de uso familiar, pelo aumento da construção civil etc.
Pra mim, essa tal grande imprensa é ruim de trabalho ou é muito bem paga pra ser como é! veja o caso do acidente de Congonhas: cadê as notícias sobre atraso dos voôs? um avião detona 200 mortes e acabam os atrasos? Ninguém questiona? esquece-se do assunto dos atrasos e só se fala do "caos aéreo" sem citar os atrasos? Ué?...
alguém me explique! será que o fim dos atrasos se deve ao fim dos "overbookings" e os excessos de embarques que, nem a Anac nem as Cias aéreas combatiam?
Alguem explique!!!
Como explicar se todos eles fazem parte dos mesmos esquemas de poder? São considerados por eles mesmos como homens de bem. Quem detém a maioria das rádios, jornais e canais de televisão? Os políticos. E seus laranjas. Dos que detém os empregos da maioria dos profissionais da imprensa e da mídia.
Apenas alguns blogs têm escapado de suas mãos. Menos mal.
A IMPRENSA EH NOSSA
Esse texto contem eh claro meias verdades. De nada adiantaria ser didatica, pois ateh o que ensinar poderia ser manipulado o que seria pior. Bom para nos da nossa quade.. digo governo que temos toda a imprensa na mao, neh? Os formadores de opiniao perderam espaco, nao so por causo da bolsa familia, uma invnecao do FHC copiada pelo OME; mas pelo fato de que nos compramos muitos "pseudos-intelectuasi" que estao agora a nossa servico, ai o povao desconfia, neh? Como eh que este bando de "intelectuais" estao cercados por criminossos conhecidos como sao a maioria dos elementos da nossa quadr.. digo governo.
Servo
Pode-se perceber claramente que a grande imprensa está perdida em suas divagações cotidianas. Vejam as incongruências das sua notícias: Enquanto continua na sua campanha para manchar e afastar Lula do poder, utilizando-se de todos os meios imagináveis e inimagináveis, ao mesmo tempo é obrigada a veicular a realidade que não pode manipular, mostrando o progresso e o bem estar da população brasileira. O poder de compra aumentou, a classe menos favorecida está consumindo mais, o transporte não dá conta, os mercados estão cheios, os preços baixaram, temos fartura de tudo, nada falta. E, tudo está melhorando! Tanto que, só cego que não quer sentir ou ouvir é que não acredita.
Poww
Alem de pseudo-intelectuais arrivistas nos compramos humoristas tambem, como o anonimo da (18:41). Tu eh o cara, que piada sensacional, voce usa contar esta piada em mesa de bar?
Cervo™ para ouvir piadas
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.