Mosaico (domingo)
Queda de braço
O imbroglio do Porto Seco e a crise na área de comércio exterior em Maringá prometem novos capítulos nesta semana.
Há boatos de que um grande grupo local, aliado a alguns políticos, teriam grande interesse em tomar conta do negócio. Fala-se até em ameaça de desapropriação do local.
Atraso
A frustrada negociação com o grupo do Espírito Santo deixa uma expectativa pessimista para o setor.
É que com o fechamento do Eadi um novo processo de alfandegamento demoraria pelo menos seis meses, o que geraria transtornos.
Moto próprio
Silvio II insinou, na reabertura do Banco Social, que o negócio não andou em sua gestão por questões políticas.
Errou feio. O primeiro indicado para assumir o projeto (que é do governo do Estado) foi vetado pela assessoria de Silvio II por causa de um pecado que a administração considera capital: o indicado tinha um parente filiado ao PMDB.
Pelo gongo
O segundo e o terceiro indicados pelo prefeito para assumir como agentes de microcrédito (é obrigatório pelo menos um curso na área) foram reprovados pelo Sebrae.
Não fosse Olívio Aldo Formaggi, que já foi agente do Banco Social em Mandaguari, nomeado CC6 em setembro, o boteco ainda estaria fechado.
Seria assessora
Na sexta-feira a jornalista Cecília Fraga, ex-assessora de imprensa de Silvio II, deu entrevista coletiva em Portugal e culpou a prefeita de Vila de Rei, Irene Barata, pelo naufrágio do projeto já abortado de levar maringaenses para aquela cidade.
Em depoimento ao blog Toscorama, Fraga apontou a ignição da reclamação: Barata havia garantido a ela que a jornalista seria sua assessora naquela prefeitura (ou câmara, como se diz em Portugal). “Não fosse isso, eu não teria me aventurado a querer vir com meus filhos para Vila de Rei”, explicou.
Culpa
Agora que a poeira baixou, debita-se principalmente à escolha do coordenador regional da campanha do senador Osmar Dias (PDT) o fraco desempenho de sua candidatura em Maringá no segundo turno.
Na cidade onde vota, Dias teve sua campanha coordenada por um filiado do famigerado PP, que era o prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz, e que ainda enfrenta denúncias de improbidade administrativa. Ele foi indicado pelo deputado Ricardo Barros, que chegou a bater na mesa para fazer prevalecer sua indicação.
Trote
Em momento crucial da campanha, por exemplo, o coordenador regional não apareceu numa importante reunião.
Preferiu cavalgar.
Acredite se quiser
Os eleitores mais jovens podem até não acreditar, mas a Câmara Municipal de Maringá já foi formada, em algumas legislaturas, por nomes de grande expressão política e intelectual da cidade.
Despedida
Lindolfo Júnior despediu-se esta semana dos amigos do Hoje, após 148 colunas cobrindo os acontecimentos regionais.
Saiu numa boa, e agradecendo o apoio e colaboração da turma.
Muda tudo
A morte do vereador Gordo influencia a eleição da nova mesa executiva da Câmara Municipal de Sarandi. A entrada de Cilas Morais (PFL) altera o quadro.
No dia 16 de dezembro pelo menos três nomes estarão disputando a presidência da casa: o atual presidente, Antonio da Cunha (PSB), Rafael Psybylski (PP) e Claudionei Aparecido Vitorino da Silva (PT).
Licitação
A prefeitura de Maringá abriu licitação para permissão de uso de uma área de cinco alqueires paulistas, na praça Salgado Filho, para exploração agrícola, limpeza e manutenção da área de segurança e escape que circunda as cabeceiras da pista de pouso e decolagem do antigo Aeroporto Gastão Vidigal.
Encerra-se em 13 de dezembro.
Trabalho
Companheiros de partidos reconhecem que Jadilso Salvador Salesse, assessor do ministro Paulo Bernardo, também teve participação na conquista dos votos obtidos por Enio Verri (PT) fora de Maringá nas últimas eleições.
Saindo
Em Sarandi, o vereador Carlinhos de Paula ensaia a saída do PMDB.
Ele apoiou Osmar Dias porque naquela cidade o PMDB foi entregue ao grupo de Milton Martini, do PP.
Biotônico
Humberto Feltrin, prefeito de Marialva, e o deputado Odílio Balbinotti continuam a tratar politicamente os interesses do PMDB na região.
Convites estão sendo feitos a algumas lideranças, no sentido de fortalecer a sigla para a disputa municipal de 2008.
Curiosidade
O processo de privatização vem sendo defendido publicamente, na prefeitura, pelo chefe de Gabinete Ulisses Maia – e não por Silvio II, que em campanha negava qualquer intenção de.
Maia, vejam só, foi candidato a prefeito do PSB – sucedâneo do PCB, por natureza antiprivatista.
Interesse
O deputado federal reeleito Ricardo Barros (PP) já declarou mais de uma vez que seus adversários agora são os Verri (Mário e Enio).
A polarização política, neste caso, interessa aos dois lados.
Reforma
Com a dispensa de licitação, a Construtora Del Plata foi contratada pela prefeitura, por R$ 30.798,00, para a reforma da cobertura da Escola Municipal Manoel Dias.
Lente
Amanhã acontece pregão para a aquisição de mais uma máquina fotográfica digital pela prefeitura de Maringá.
Desta vez, para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Blog
Estudantes de Jornalismo do Cesumar promovem debate sobre “Blogs – Imprensa alternativa de Maringá” no próximo dia 21 às 10h.
Andye Iore e este colunista participarão.
Festa da Vitória
Acontece no próximo dia 18 a Festa da Vitória, jantar-dançante no Clube Olímpico com a banda Biss.
É para comemorar a eleição de Enio Verri (PT) como deputado estadual. A adesão custa R$ 15,00 (bebidas inclusas), e os convites estão à venda na sede do PT.
É bom
De um petista, sobre as críticas disparadas contra a administração passada pelo prefeito Silvio II e equipe:
- É bom saber onde erramos, que é pra não errar da próxima vez – que vai ser em breve.
Judoca
O delegado Antonio Brandão Neto quase fez carreira no esporte: ele já foi bicampeão brasileiro de judô.
Trova
A esperança, em nossa vida,
começa quando amanhece,
e termina, entristecida,
quando esta vida anoitece...
(Dari Pereira)
Festa à Fantasia em Foz deve reunir 10 mil pessoas
A Festa à Fantasia de Foz do Iguaçu, considerada uma das maiores do Estado do Paraná, entra na 13ª edição e promete movimentar o Oeste paranaense e cidades do Paraguai e Argentina. Promovido pela Tass, o evento vai ser realizado no próximo sábado, 18, no Centro Internacional de Convenções de Foz do Iguaçu (CIC). A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, em busca de música, estilo e descontração.
A primeira edição aconteceu em 98 e foi crescendo; na edição do ano passado reuniu cerca de sete mil pessoas. A festa sempre trouxe nomes consagrados da música eletrônica e este ano vai trazer pela primeira vez bandas de renome nacional.
O Centro de Convenções vai ser dividido em 4 pistas; axé, eletrônico, pop rock e sertanejo. Na pista 1 tocam as bandas Lefigarro, Alkool Mais e Trio Elétrico. A dois foi reservada para a música eletrônica com Angel x Douglas, Thiaguinho x Miro e Michel, Mushroom, Du Serena, Dino Psaras e Jeje. As bandas de pop roch, U2 Cover (São Paulo), Poronga Joke (Foz do Iguaçu) e Banda Nova Noise (Curitiba), tocam na pista três. A quatro entra no estilo sertanejo e vai contar com a dupla Thúlio e Thiago e Amistad.
A Festa à Fantasia ainda terá um trio elétrico de São Paulo, com 50 mil watts de som, e três dias antes da festa, ele vai circular pela cidade. A organização é de Kaká Rafagnin e Névio Rafagnin Jr vMais informações: www.festaafantasia.net