22.8.09
22.8.09
Não disputa
De Verdelírio Barbosa:
Fica fora
O vereador Humberto Henrique, do Partido dos Trabalhadores, disse que não será candidato nas eleições do ano que vem. Ele chegou a pensar em disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa, caso Ênio Verri fosse candidato a deputado federal, mas como Ênio deverá disputar reeleição na Assembleia, Humberto Henrique deve ficar fora.
Coluna completa.
22.8.09
Novidade
Um rebuliço estaria em andamento na política local. Um forte candidato a deputado federal estaria desistindo de participar das eleições de 2010 e boa parte de sua estrutura estaria indo parar nas mãos do empreiteiro e ex-vereador Edmar Arruda, atualmente atendendo no PSC do deputado Ratinho Junior.
Continue lendo22.8.09
W. Andrade injustiçado
Não é a primeira vez que uma proposição do vereador é mal interpretada. Primeiro foi a proposta de acabar com os flanelinhas, regulamentando a figura do guardador de carros profissional, onde acabaria o achaque e pagaria quem quisesse o serviço. Agora a proibição de eventos que concorram com a Expoingá. Nos dois casos, as explicações do vereador me pareceram convincentes. Suas intenções são boas.
Akino Maringá, colaborador
22.8.09
Sábado com padre Reginaldo Manzotti
22.8.09
De lenço
22.8.09
Na Câmara de Maringá
22.8.09
Mesa
Definição: Móvel que, além de outras aplicações, serve para sobre ele se porem iguarias, na ocasião da refeição, e se executarem ou prepararem certos trabalhos (...).
Há casos de Mesa com seis assessores (...).
Akino Maringá, colaborador
22.8.09
Transparência
Mais uma sexta feira sem edição do Órgão Oficial do Município, em Maringá. Mais uma lei descumprida.
Akino Maringá, colaborador
22.8.09
Ê Paiçandu...
Depois de períodos turbulentos envolvendo ex-prefeitos, Paiçandu ainda não descansou. O prefeito Vladimir da Silva (PMDB), o Vladão, será denunciado nos próximos dias. A principal acusação é de fraude em certame licitatório.
Continue lendo22.8.09
Juventude: comitê faz nova reunião
Acontecerá na próxima segunda-feira, às 16h15, a segunda reunião do Comitê contra a Criminalização da Juventude, que surgiu em virtude da proposta do toque de recolher com a vereadora Marly Martin Silva (DEM). O comitê havia entregue documentos aos vereadores, que votaram contra o requerimento da vereadora no último dia 18, e agora vai debater políticas públicas para a juventude.
O encontro será no plenarinho da Câmara Municipal de Maringá e já estão confirmadas a UJS, PCdoB, PJ, UMES, DCE-UEM, JPT, CMJ, Conselho Tutelar, Assessoria da Juventude, Observatório das Mestrópoles, a vereadora Marly Martin Silva, entre outros.
22.8.09
Nova data e local
O espetáculo contará a história do Fusca, do início até os dias de hoje. Continue lendo
22.8.09
Maratona concorrida
A Maratona de Revezamento contra o Tabagismo (que, no contrato de patrocínio com a CEF, de quem recebeu R$ 10 mil, aparece como sendo Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima), que acontece amanhã em Maringá, vai reunir 1,6 mil atletas em 200 equipes, o limite de inscritos. A largada será às 9h, em frente a prefeitura. A prova será disputada por equipes compostas por 8 atletas, que percorrerão a distância da maratona (42km195) na forma de revezamento, compreendendo um trecho de 6km194 para o primeiro atleta e 5km143 para os demais componentes da equipe.
No ano passado, poucos sabem, um dos maratonistas sofreu um infarto durante a prova.
22.8.09
O dia em Maringá
Maringá às 9h40 deste sábado. O Simepar prevê céu com poucas nuvens e temperatura entre 9ºC e 22ºC.
22.8.09
Cezar Lima assume o Paraná Jornal
O jornalista Cezar Lima bateu o martelo ontem e adquiriu o controle do Paraná Jornal, de Astorga. Ele conta que em setembro inicia a nova etapa do semanário, saindo das oito páginas atuais para 12 doze, só que totalmente em cores, no formato standard. A nova fase do Paraná Jornal contará com uma inauguração das novas instalações em Astorga.
Continue lendo22.8.09
Ele voltou
22.8.09
Explicando a lei
Na última quinta-feira, Amauri Piragibe de Morais foi convidado a ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Maringá para falar sobre os aspectos tributários da lei municipal 8.372, que tem validade até dezembro próximo e autoriza que as obras construídas até 2007 sejam regularizadas, desde que obedecendo outras exigências, como atender as leis ambientais, o acesso de pessoas com necessidades especiais e não causem prejuízos a terceiro. A lei ainda cria uma comissão, presidida pelo secretário de Controle Urbano, para julgar quem tem ou não direito ao benefício. Piragibe explicou que leis como esta já existem no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, como forma de permitir que pessoas que cometeram pequenos erros de edificação possam regularizá-las.
22.8.09
22.8.09
Vapt-vupt
Vapt - O fim de um relacionamento pode ter impacto direto sobre a saúde.
Vupt - Messias Mendes, o coco de Parreiras Rodrigues e as reminiscências da revista Pois É.
22.8.09
Reunião do CEEDH
Acontece até as 11h desta manhã a reunião do Coletivo de Estudos e Educação em Direitos Humanos, realizada a cada 45 dias. É na avenida Mário Clapier Urbinatti, 724, Zona, salão do Condomínio Habitacional Maringá. Na pauta estão a definição do coordenador do Coletivo; informe sobre os delegados no Provita-PR; formação da assessoria no MNDH-PR, netre outros.
Continue lendo22.8.09
Noel Rosa e suas canções
Rigon, Noel Rosa (1910-1937) utilizou a linguagem do povo, relatou episódios do dia-a-dia, retratou personagens de sua cidade, falou do governo, da falta de dinheiro, da fome, do crime, da mendicância, da marginalidade e da boêmia. Fez isso em canções com humor e irreverência. A música “Gago Apaixonado” revela os sortilégios do amor: ele, gago de amor, e ela corcunda, segundo seu desejo.
Ivana Veraldo
Gago apaixonado (1930) Noel Rosa
Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago
Tem tem pe-pena deste mo-moribundo
Que que já virou va-va-va-va-ga-gabundo
Só só só só por ter so-so-sofri-frido
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu tens um co-coração fi-fi-fingido
Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago
Teu teu co-coração me entregaste
De-de-pois-pois de mim tu to-toma-maste
Tu-tua falsi-si-sidade é pro-profunda
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu vais fi-fi-ficar corcunda!
22.8.09
Produzir por imposição, não!
Valdir Edemar Fries, produtor rural em Itambé, enviou esta semana a Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário, correspondêwncia a respeito do anúncio de alteração dos índices de produtividade agropecuária no acordo firmado entre o governo federal e os MSTs, e se disse coagido com a medida, "uma vez que sempre investimos em aumento da produtividade com o objetivo de garantir a viabilidade social e econômica da propriedade rural a que nos pertence de direito adquirido". Ele ficou particularmente revoltado com a declaração do ministro de que que “terra não é uma joia, não é um carro de luxo, não é reserva de valor, não pode servir para especulação. Terra tem que servir para produzir alimentos, é isso que o índice de produtividade determina”.
Em resposta ao ministro, ele escreveu este artigo.
22.8.09
De Mandaguaçu para o mundo
De Verdelírio Barbosa:
Assessoria
Rômulo Ceccon Barreiros, que foi prefeito municipal de Mandaguaçu pelo Partido dos Trabalhadores, continua residindo naquela cidade, e espera no ano que vem concluir o seu curso universitário. Ele está assessorando a Prefeitura Municipal de Itambé e a Prefeitura Municipal de Santa Mônica, ambas administradas pelo PT.
Coluna completa.
21.8.09
Coletiva do padre Reginaldo
O padre Reginaldo Manzotti vai conceder entrevista coletiva amanhã, sábado, às 18h30 no centro pastoral ao lado da Paróquia São Judas Tadeu, em Maringá. O arcebispo metropolitano dom Anuar Battisti e o padre Reginaldo Manzotti abrirão o Cerco de Jericó promovido pelas paróquias Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu no início da noite de amanhã na avenida São Judas Tadeu, no Parque das Palmeiras, região do Hermann Moraes Barros.
Continue lendo21.8.09
Constatações
Como presidente e, na condução dos trabalhos na sessão da última quinta-feira, notamos que o vereador Zebrão tem bastante dificuldade. Falta-lhe articulação.
Não entendi as razões pelas W. Andrade tem feito inscrições para discutir as matérias e logo em seguida declinado, ao notar que era o único a falar.
Akino Maringá, colaborador
21.8.09
Matemática revisada
A administração do prefeito Silvio Barros II (PP) não reduziu (por conta própria, já que o boletim estadual traz outros dados) apenas o número de mortos pela gripe suína no site da cidade: está produzindo material para tranquilizar a comunidade. Título de matéria feita agora à tarde com o secretário Antonio Carlos Nardi (que, dizem, é pré-candidato a deputado e, quem sabe, a prefeito): "Saúde reafirma controle da gripe A, com redução do número de casos".
No mesmo site, percebe-se que o número de casos suspeitos, na segunda-feira, era de 1.050, com 37 positivos e 67 hospitalizados. No boletim de hoje, os casos notificados chegavam a 1.339, com 64 positivos e 84 hospitalizados. Se isso é redução...
21.8.09
Gripe: Estado confirma 8ª morte em Maringá
Confirmada a oitava morte em virtude da gripe suína em Maringá, no boletim emitido pela saúde estadual. No Paraná, são 2.480 casos confirmados, com 142 mortes - 23 a mais que no boletim anterior.
No site da prefeitura de Maringá, as mortes baixaram de sete (do último informe) para cinco - alegando que um dos óbitos é de Palmital (aquele vendedor que não apresentou quadro febril e morreu no Hospital Santa Lúcia) e outro é de Sarandi. Os casos suspeitos em Maringá passaram de 1.294 para 1.339; os confirmados passaram de 62 para 64; os hospitalizados, de 87 para 84, sendo 8 em UTI.
21.8.09
Bode expiatório da gripe
Do Boca Santa:
O prefeito Cláudio Pol (Luiziana) aproveitou a reunião que a Comcam realizou ontem sobre a nova gripe para dizer que seu município virou “bode expiatório” da doença. A primeira morte na região causada pelo vírus da Influenza A foi de um morador de Luiziana. Pol chegou a anunciar que vai processar o grupo Integrado por discriminação. Segundo ele a instituição estaria barrando alunos do município. “Ligaram para nossos alunos dizendo que não deveriam vir estudar porque seriam barrados”frisouganhando o apoio dos colegas. “Não podemos aceitar uma coisa dessas”disse o presidente da Comcam, Nelson Tureck, que já foi prefeito de Luiziana. O Integrado informou ontem que não comentaria as afirmações de Pol. Ai-aiai-aiai! Agora até “crise diplomática” essa gripe está provocando...
21.8.09
21.8.09
Bolo
Funcionários da Secretaria de Educação de Maringá pararam suas atividades há pouco. Reuniram-se para bater palmas e cantar "Parabéns a você" para a secretária Márcia Socreppa, que aniversaria hoje.
Não deu para saber se estão usando máscaras e álcool-gel, ou seja, se utilizando algum tipo de protegimento.
21.8.09
21.8.09
21.8.09
Livre pensar
De Millôr Fernandes:
- É curioso. Com tanta anta em nosso Congresso não vi, durante os últimos aumentos salariais da moçada, qualquer antagonismo.
21.8.09
Vacinação adiada
A Secretaria de Saúde de Maringá transferiu a segunda etapa da campanha de vacinação da paralisia infantil, que aconteceria amanhã, 22, para o próximo dia 19. A mudança deu-se em virtude da prevenção à gripe suína. Devem ser vacinadas todas as crianças de 0 a 5 anos.
Continue lendo21.8.09
21.8.09
‘Salafrário e Justiceiro’
Salafrário significa sujeito sem cotação moral e justiceiro quer dizer íntegro, incorruptível, justo.
Temos recebido ofensas de um leitor que se identifica como ‘O Justiceiro’, em função das análises feitas da Lei 8.334, a Sabóia, que foi aprovada como sendo uma ‘reforma administrativa’ na Câmara de Maringá. Estudando a descrição das atribuições dos cargos encontramos diversas ‘prováveis’ irregularidades e a quase certeza de que as pessoas nomeadas não estão exercendo as funções, executando as atribuições previstas na lei, ou por não terem capacidade para tal, ou pela fato de não ser aplicável.
Um exemplo está no Gabinete do Presidente e no cargo de assessor de Cerimonial, em que a pessoa nomeada, segundo informações, não tem condições exercer as atribuições e estaria executando funções que na realidade seriam de um ‘contínuo’ e recebendo um salário totalmente incompatível R$ 2.740,90. Isto é justo? O leitor ‘justiceiro’’ afirma que trata-se de pessoa de idade, que não teria outra fonte de renda, com problemas com uma filha, etc. Por isso acusa-me de ser um ‘salafrário’, por estar ‘tentando tirar o emprego do sr. Manoel’.
Fica a pergunta: quem está sendo salafrário e quem é justiceiro? Que defende a legalidade, a boa aplicação do dinheiro público ou quem acha normal uma pessoa ganhar R$ 2.740,90 sem ter qualificação profissional para tal, quando no concurso para servidor efetivo, para um cargo que exige nível superior o salário é de R$ 2.200,00?
Acho que há um inversão e justiceiro é quem aponta as injustiças e imoralidades.
Akino Maringá, colaborador
21.8.09
Golpe do seguro é frustrado em Maringá
Um agricultor de Jussara tentou aplicar o golpe do seguro ontem em Maringá. Ele chamou a PM para dizer que sua F250 2008/2009, a diesel, havia sido furtada quando foi a um supermercado no Maringá Velho, e foi orientado a fazer queixa na 9ª SDP. Foi lá que policiais desconfiaram da história e ele acabou entregando: Laércio Edmundo Borean, que é dono do Pesqueiro Jundiá, disse que financiou o veículo no Itaú (deu R$ 10 mil de entrada e assumiu 60 parcelas de R$ 2.357,00), mas como teve perdas na lavoura passou a ter dificuldades em saldar a dívida. Foi quando entrou em contato com algumas pessoas de Cianorte - ele não revelou os nomes, com medo de represália - e decidiram aplicar o golpe do seguro, levando a F250 para vender no Paraguai. Ficou pior que antes: continua com as dívidas e agora está sem a camionete.
O "furto", por sinal, chegou a ser divulgado ontem pela rádio Nova Ingá antes da trama ser revelada.
21.8.09
21.8.09
Mercado
De Marcelo Tas:
- O chato da política brasileira é ser previsível demais. Mercadante "mercadou".
21.8.09
Paz adiada, de novo
Última forma: o enterro do cantor Michael Jackson foi adiado de 31 de agosto (...) para 3 de setembro. Detalhes.
PS - Gozado, me lembra a inauguração do Restaurante Popular de Maringá: não acontece nunca...
21.8.09
21.8.09
Uma ameaça ao produtor rural
Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá, comenta a respeito da atualização dos índices agropecuários usados para medir a produtividade de propriedades rurais passíveis de desapropriação para a reforma agrária. "Na prática, caso esses números sejam mesmo atualizados, mais uma vez o produtor rural será penalizado e poderá ter o seu imóvel desapropriado", diz em artigo. Aqui.
Continue lendo21.8.09
21.8.09
21.8.09
Vapt-vupt
Vapt - E Ângulo, município da mciro-região de Maringá, continua sem prefeito.
Vupt - Grupo do vice-governador pressiona pela expulsão do ministro Reinhold Stephanes.
21.8.09
O trânsito da Má-ringá
21.8.09
Migalhas
... nunca escrevi, nem autorizei publicações anônimas contra quem quer que seja. Especialmente no que respeita ao exercício de minha profissão, acrescentarei, uma vez por todas, que não discuto senão nos autos, ou na imprensa consagrada à ciência do direito - Rui Barbosa
Continue lendo21.8.09
Sepultamento às 15h30
(Foto Maringá Histórica) Continue lendo
21.8.09
Mensalão: mais 150 testemunhas
O ex-ministro José Dirceu arrolou 40, entre as quais o vice-presidente José Alencar, ministros e deputados, para prestarem depoimentos a partir da semana que vem. A juíza Pollyanna Kelly pede “compreensão” a parlamentares para apressar oitivas, informa o Congresso em Foco.
Continue lendo21.8.09
Frequência escolar
A frequência de alunos nas escolas da rede municipal de ensino, em Maringá, não chega a 50%. A maioria dos pais, com a cabeça no lugar, prefere esperar mais um pouco para mandar os filhos de volta às escolas, por conta da gripe suína.
Já na rede estadual de ensino, cerca de 30% não estão comparecendo às aulas.
21.8.09
'O diferente do rádio'
Já estão no ar as chamadas para a estreia do novo programa A Marcha do Esporte, na Cultura AM, a partir da próxima segunda-feira. A Equipe de Ouro passa a ser comandada por Luiz Carlos Zinho, "o diferente do rádio", que destacou-se como repórter de pista.
A possibildidade de o narrador da equipe esportiva ser Ananias Rodrigues, o Garotinho, é remota: ele é diretor artístico e comercial da Ingamar, em Marialva.
21.8.09
Vapt-vupt
Vapt - Flagrante armado pelo SBT e policiais gera danos morais.
Vupt - Pense num vereador brabo.
21.8.09
Vapt-vupt
Vapt - Flagrante armado pelo SBT e policiais gera danos morais.
Vupt - O vereador estava brabo=.
21.8.09
Marina: na origem de tudo, a candidatura de Dilma
Do ex-blog de Cesar Maia:
1. Só a enorme popularidade de Lula viabilizou a candidatura de Dilma, pelo PT. Cristão novo no PT não tem vez. Dilma era do PDT, e como tal, ocupou a Secretaria de Minas e Energia no governo Olívio Dutra, no RS. A desintegração do PDT local, com a adesão do filho de Brizola, ex-deputado federal, e suas entrevistas, terminaram por gerar uma migração ao PT (que além de estar no governo do RS, ainda detinha uma hegemonia de anos em Porto Alegre). Nessa leva, Dilma entrou.
2. Com a surpreendente ausência de quadros na formação do primeiro governo Lula, Dilma acabou indicada por Olivio e o PT-RS para ministra de Minas e Energia. Sua passagem foi, no depoimento dos especialistas, medíocre. E o PT viu sacrificar-se seu principal quadro no setor de energia (Pingueli Rosa), que tendo assumido a Eletrobrás, foi demitido por Lula, dizendo que “ele não tem votos”, na verdade a pedido do PMDB. Dilma foi salva pelo “mensalão” e a queda de José Dirceu. Lula, que trabalha com símbolos, nomeou-a no lugar de Dirceu, pelo jeito de executiva vertical com que ela vendia a sua imagem (encobrindo o despreparo técnico), e pela condição feminina. Lula produzia com isso, expectativas de mudança de referência.
3. Não foi por sua performance, sempre criticada (vide o escândalo em Furnas, empresa de sua área, onde toda a diretoria caiu). E a transição do ministério se deu, para controle total do PMDB de Sarney. Os conflitos entre Meio Ambiente (Marina) e Energia (Dilma) (hidroelétricas, etc.) começaram aí e só se ampliaram quando o campo de influências de Dilma foi ampliado, com maiores interferências na área ambiental. Lula, provavelmente para proteger Dilma, lançou Mangabeira no conflito, indicando-o como coordenador das estratégias econômico-ambientais.
4. Quando Lula designou Dilma para candidata ad referendum do PT, as reações internas dos históricos do PT foram sentidas. Marina, Tarso Genro, etc. No caso de Marina, com intensidade dupla, pois a vitória eleitoral de Dilma significaria sua completa exclusão do processo decisório na questão ambiental. A saída de Marina do ministério, com a assunção de um ecologista urbano, foi apenas a indicação que a ruptura estava dada e que era questão de tempo e de momento. E assim foi.
5. Marina, espertamente, escolheu o melhor dia: a sustentação de Sarney pelo PT. Mas seria hipocrisia destacar a questão ética para sua decisão. Afinal de contas, não se leu, viu ou ouviu qualquer indignação da ministra Marina Silva no caso “mensalão”. Onde estava, ficou. O fato novo, fermentado pelos confltos com a ex-ministra de minas e energia foi a escolha de Dilma para candidata. Nesse momento, o futuro se somava ao passado e ao presente, e era insuportável a convivência. Por isso, ela diz na carta de saída do PT que o PT deixou de sinalizar compromisso de fato com o desenvolvimento sustentável. Na verdade, com Dilma (e não com o PT) é que esse descompromisso ficou caracterizado, e com firma reconhecida.
21.8.09
Subliminar
Leitor vê na capa da Folha de S. Paulo de hoje a tentativa de ligar o PT ao talibã (a foto abaixo da dobra refere-se às eleições no Afeganistão).
21.8.09
Escolas municipais devem suspender aulas
A administração cidadã de Maringá expôs os alunos da rede municipal de ensino aos riscos da gripe suína ao não assumir a necessidade de suspensão das aulas no momento certo. Chegou a jogar a responsabilidade nas costas dos pais, como se a ações de saúde não dependessem mais das autoridades sanitárias. Ontem, para variar, Maringá votou contra a suspensão das aulas até o final do mês, medida adotada felizmente pela maioria dos municípios da micro-região.
Agora, porém, a administração do álcool vencido prepara-se para capitular - como aconteceu no caso da licença-maternidade. Feito esterco de cabrito, as aulas deverão ser paralisadas por uma semana (na semana passada foram apenas três dias). O anúncio deve ser feito hoje à tarde, após a volta do prefeito de mais uma de suas constantes viagens. Parece que o que falta nesta gestão Barros, mais que planejamento, é responsabilidade.
21.8.09
Estádio WD: juiz quer saber das obras
Em 2004 o Ministério Público ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura Municipal de Maringá por causa do Estádio Regional Willie Davids, que não oferecia as condições adequadas para a realização de jogos e eventos com garantia de segurança. De lá para cá até shows foram liberados naquela praça esportiva, já que futebol... Por causa das eleições municipais, a prefeitura iniciou obras no local que se arrastam em velocidade tartarugal. Na semana passada, o juiz Siladelfo Rodrigues da Silva, da 5ª Vara Civel, atendendo o MP, informou à prefeitura que a demanda não pode ficar sem solução por tempo indeterminado e mandou intimar o município para que apresente aos autos a comprovação das obras até então levadas a efeito e o cronograma para a finalização, sob pena de prosseguimento da ação.
Continue lendo21.8.09
Caso Vizivali
O caso dos certificados não entregues da Vizivali: amanhã tem reunião na Câmara Municipal de Maringá. Detalhes.
Continue lendo21.8.09
Cartões magnéticos
Sobre a polêmica envolvendo a licitação da Prefeitura de Maringá para a contratação de empresa que forneça cartões magnéticos e a explicação de que o objetivo era controlar a margem de comprometimento dos salários dos servidores, entendo que a medida é totalmente desnecessária, já que o banco responsável pela folha de pagamento e as empresas de cartões de crédito realizam este serviço quando da análise do crédito.
Óbvio que com a média salarial dos funcionários públicos municipais, a grande maioria está com toda a sua capacidade de endividamento comprometida e já tem cartões, empréstimos consignados e tudo o que tem direito. Mais um serviço, seria, ao contrário do que foi dito, comprometer ainda mais o servidor. Há outros interesses que não ficaram muito claro.
Akino Maringá, colaborador
21.8.09
Viajandão
Esta semana, o prefeito Silvio Barros II (PP) não chegou a ficar 24 horas em Maringá, cidade que deveria, em tese, administrar.
Continue lendo21.8.09
Falecimento
Atualizado - Faleceu ontem à noite em Maringá o pioneiro Ubirajara de Araújo Pismel, 80, que foi proprietário da Concessionária Ford Pismel, e presidiu a Acim. O corpo está sendo velado na capela 5 do Prever, e o enterro ocorrerá às 15h30 de hoje no Cemitério Parque.
Continue lendo21.8.09
Vapt-vupt
Vapt -Moradores de Sarandi reuniram-se ontem à noite para discutir o Contorno Norte (ou Transtorno Norte)?
Vupt - Quem tem medo da doutora Dilma?
21.8.09
Noel Rosa, grande cancioneiro popular brasileiro
Música não pode faltar! Principalmente, a boa música.
Noel Rosa (1910-1937), compositor e cantor carioca, legitimou o samba do morro no asfalto. Foi um grande cronista do cotidiano e fez mais de 300 composições. Como seu parto foi muito difícil, os médicos usaram o fórceps para ajudar, o que causou uma fratura da mandíbula (“sem queixo”), marca que sempre o distinguiu, como pode ser visto no desenho ao lado. Morreu muito jovem, aos 26 anos, de tuberculose.
A partir de hoje, vou apresentar aos leitores do blog algumas músicas de sua autoria, brindando-os com um pedacinho da criatividade desse grande cancioneiro popular brasileiro.
Ivana Veraldo
Com Que Roupa? (1929) Noel Rosa
Agora vou mudar minha conduta, eu vou pra luta pois eu quero me aprumar
Vou tratar você com a força bru.....ta, pra poder me reabilitar
Pois esta vida não está sopa e eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Agora, eu não ando mais fagueiro, pois o dinheiro não é fácil de ganhar
Mesmo eu sendo um cabra trapacei.....ro, não consigo ter nem pra gastar
Eu já corri de vento em popa, mas agora com que roupa?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando como sapo, pra ver se escapo desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo, eu vou acabar ficando nu
Meu paletó virou estopa e eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
21.8.09
O dia em Maringá
20.8.09
O chá de bebê da Valentina
O chá de bebê da Valentina, realizado domingo passado, foi bem diferente. A mãe, Vanda Dantas, recebeu uma recomendação do médico: por causa da gripe suína era melhor não aparecer no chá de bebê que as amigas prepararam. Precavida, ela cancelou sua participação, mas, devido ao curto espaço de tempo para o cancelamento, resolveram substituir a mãe pelo pai, o subtenente da reserva Mário. "Substituimos por quem tem 50% de participação da chegada da Valentina, ou seja, “o pai!", explica Eliane Gomes, autora das fotos (que estão no Orkut) sobrinha do casal, que reside no Conjunto Ney Braga, em Maringá. A festinha teve direito a barriga falsa e às brincadeiras tradicionais; a mãe acabou aparecendo no final da festa, depois que todas as medidas preventivas foram tomadas.
O fato só reforçou a máxima popular: não basta ser pai, tem que participar!
20.8.09
Definição
De Verdelírio Barbosa:
Ficha suja
O que é um político “ficha suja”? A definição é do deputado Moreira Mendes, do PPS do Rio de Janeiro: “É um bandido, traficante, quem teve prestação de contas rejeitada por causa de caixa dois. Quem foi condenado por crimes como esses não pode recorrer interminavelmente à Justiça para concorrer à eleição”.
Coluna completa.
20.8.09
20.8.09
Costela no domingo
O Espaço Nelson Verri realiza no próximo domingo uma Costela Fogo de Chão no CTG de Maringá para arrecadar fundos para a manutenção da entidade, que oferece aulas gratuitas de diversas modalidades no bairro Tuiuti. Os convites para a costelada podem ser adquiridos por R$ 130 para oito pessoas, pelos telefones 3026-7113 ou 9806-8670. A promoção está sendo realizada em parceria com a Associação da Agroindústria Familiar.
Continue lendo20.8.09
Teimou, teimou e capitulou
Depois de brigar na justiça contra o Sismmar para não conceder licença-maternidade de 180 dias, a administração cidadã capitula e envia projeto regulamentando o tema em regime de urgência.
Continue lendo20.8.09
Vapt-vupt
Vapt - Para Lula, oposição sem argumento é pior do que doença que não tem cura.
Vupt - Em administração pública, se há fumaça pode haver fogo.
20.8.09
Policiais rodoviários são afastados
O juízo da 2ª Vara Federal de Maringá deferiu liminar requerida pelo Ministério Público Federal, em ação civil pública por improbidade administrativa, e decretou o afastamento imediato dos réus dos cargos que exercem na Polícia Rodoviária Federal. O MPF ofereceu denúncia contra quatro policiais por concussão e formação de quadrilha e dois deles respondem ainda por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Leia mais.
Continue lendo20.8.09
Beto elogia Arns
O prefeito Beto Richa (PSDB), de Curitiba, e o senador paranaense Flávio Arns, que está deixando o PT, encontraram-se ontem no Congresso Nacional, em Brasília. Segundo o senador, o PT abandonou suas bandeiras de ética e transparência ao se posicionar favoravelmente ao arquivamento das denúncias, no Conselho de Ética, contra o presidente do Senado, José Sarney.
Em rápida conversa com Arns, Richa elogiou sua postura coerente e a defesa firme da ética na política.
20.8.09
Leopoldo Tamagi
20.8.09
Ainda não chegou a paz
Michael Jackson não será mais sepultado no próximo dia 29, como anunciou-se. Ficou para o dia 31. Aqui.
Continue lendo20.8.09
Gripe: casos positivos são 62
Mais 90 casos suspeitos de gripe suína foram notificados em Maringá, de acordo com o úiltimo boleitm da Secretaria de Saúde. Agora, são 1.294 casos. O número de casos positivos subiu de 55 para 62; os negativos são 32. O número de pacientes hospitalizados voltou a aumentar, voltando a 87 (eram 76), dos quais oito em UTI. 1.200 estão fora do período de transmissão. O número de óbitos permanece sendo sete.
Continue lendo20.8.09
MP investiga o Samu
Já está em mãos do Ministério Público um relatório contendo denúncias contra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Maringá. As denúncias referem-se à falta de médicos, assédio moral no ambiente de trabalho, horas extras, mau uso do patrimônio e até um possível conflito de interesses. É que há indícios de que uma servidora do programa é sócia de uma empresa que presta serviço de transporte de emergências médicas - ou seja, na prática concorre com o próprio Samu.
Continue lendo20.8.09
20.8.09
De 72 para 720 horas
Treze dias antes da realização da licitação dos cartões magnéticos, a Prefeitura Municipal de Maringá alterou um dos principais itens do edital de licitação, cuja impressiona pela falta de clareza em relação ao objeto. O item 9 das observações gerais do Anexo I dizia que a empresa melhor classificada deveria apresentar a relação de estabelecimentos credenciados em até 72 horas (três dias) após o encerramento da reunião ou da notificação. A alteração foi no prazo: de 72 horas passou-se a 30 dias (720 horas). Este é o prazo para que a Sul Card Administradora prove que tem no mínimo 1.000 estabelecimentos credenciados no município de Maringá ou na região com distância de até 50 km, com ramos de atividades diversas, como exige o edital.
20.8.09
Imóvel para o PSF
O Ministério Público devolveu à prefeitura de Sarandi um imóvel da rua Taí que havia sido cedido à instituição. Agora, a casa será destinada ao Programa Saúde da Família. Leia mais.
20.8.09
Pizza na terra do café
Do Café com Pizza:
O vereador Rodrigo Gouveia (PRP) se prepara para enfrentar seu momento mais delicado na política. Após uma denúncia feita ao Ministério Público, promovida pela enfermeira Regina Amâncio, conhecida no meio político como Regininha, alegando que o edil sustentava em seu gabinete a lotação de uma funcionária fantasma, Gouveia tende a se debater e tentar explicar o inexplicável. Tudo porque a direção de seu partido e outro ex-assessor depuseram contra o vereador. Leia mais.
20.8.09
Convidado
O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) está sendo namorado pelo PMN. Seria o segundo da bancada, que já tem o maringaense dr. Batista.
Dificilmente MM aceitará o convite.
20.8.09
O pregão da Fiep
A Sul Card Administradora Ltda., que venceu licitação para "confeccionar e fornecer" cartões magnéticos à Prefeitura Municipal de Maringá, venceu em junho pregão presencial no Sistema Fiep. Vai receber 5% das mensalidades e das operações com os produtos Sesi, e cobrar R$ 2,00 por cartão adicional e segunda via (clique para ampliar). Na Fiep, ao contrário da licitação feita pela administração cidadã, o edital era claro: "Contratação de serviços de gerenciamento de informações - administradora do cartão magnético Sesi PR". Em Maringá, o edital informava que o objetivo era a contratação de "empresa para prestação de serviços técnicos profissionais especializados na confecção e fornecimento de cartões magnéticos, com o objetivo de limitar créditos, vinculados à folha de pagamento, destinados para todos os servidores municipais".
20.8.09
Novo adiamento
Novamente, o Sesc de Maringá adiou a Semana dos Escritores Maringaenses como medida de precaução à gripe suína. Ainda não há data definida para o evento, que teria início na próxima segunda-feira. Aqueles que já adquiriram o convite para o Jantar Cultural poderão receber o dinheiro de volta.
Continue lendo20.8.09
Sarandi reage ao Contorno Norte
Depois da reação de moradores do Hermann Moraes Barros e do Itatiaia, moradores do Jardim Novo Panorama discutem hoje a encrenca que o Contorno Norte provocará em Sarandi. O contorno vai "cercar" os bairros Panorama, Novo Panorama e Alvamar. Para não ficar isolada, aquela comunidade começa a se articular para a construção de uma passagem pela avenida Osires Guimarães, em Maringá. Leia mais.
Continue lendo20.8.09
Sem custos
A primeira Academia da Terceira Idade do Rio de Janeiro, inaugurada ontem em Copacabana, foi resultado de uma parceria entre uma empresa particular e a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Ou seja, a prefeitura carioca não dispendeu um centavo - ao contrário do que costuma acontecer em Maringá.
Continue lendo20.8.09
Prostituição na praça da Catedral
Tempos atrás defendi neste site a profissionalização dos profissionais do sexo, e fui duramente criticado, mas as pessoas que criticaram certamente são as mesmas que frequentam as casas de massagem.
É um absurdo aos olhos de autoridades, como os nossos vereadores, bem na praça da Catedral, inúmeras adolescentes fazendo ponto; pior de tudo é que ninguém faz nada. A Polícia Militar pode muito bem prender essas menores por vadiagem, e o Conselho Tutelar nada de concreto faz, pois se eles quisessem poderia dar fim nesta triste realidade. Sinto-me extorquido pelo Conselho Tutelar.
Certamente que havendo a profissionalização haverá um local determinado. E os hipócritas são contra. Não estou aqui fazendo apologia à prostituição, mas antes de tudo olhar pelo lado social, sabemos que a Aids está se alastrando sem um controle sanitário, a mídia faz verdadeira propaganda do fazer sexo com uso de preservativos, como se fazer sexo é algo imprescindível que nossos adolescentes não podem ficar sem.
É evidente que se fazendo sexo com preservativo os nossos adolescentes correm menos riscos, mas a questão é por que não esperar a hora certa?
Dentre as indústrias que mais crescem no mundo a de sacanagem está em primeiro lugar, ao longo dos tempos não assistimos nenhuma falência de motel, e cada dia se proliferam na cidade, é só olhar para as saídas da cidade que luxuosas instalações estão sendo edificadas. Pelo plano diretor de cada cidade existem normas que determinam uma distância mínima do perímetro urbano para as instalações dos mesmos.
Os donos da cidade não respeitam nem a si mesmos, pois liberam alvarás sem nenhum critério para o futuro. Ou se respeitam o plano diretor ou extingue se de vez? Em um futuro não muito distante os motéis na saída para Astorga estarão dentro do perímetro urbano bem do lado de nossas residências, pois a cidade não tem mais aonde crescer. É um absurdo o desrespeito dos senhores dos motéis de Maringá. Eles mandam e o poder público obedece.
Vicente Lugoboni é jornalista e deficiente físico
lugoboni@gmail.com
20.8.09
A nova Marcha do Esporte
20.8.09
Álvaro Dias em Maringá
O senador Álvaro Dias (PSDB) estará no próximo sábado em Maringá e participará de café da manhã e entrevista coletiva. O senador estará à disposição dos jornalistas para um bate-papo sobre os assuntos mais recentes do Senado, expor posições e prestar esclarecimentos sobre temas em debate, informa sua assessoria, no Hotel Bristol, às 8h30.
Continue lendo20.8.09
Aulas suspensas até final do mês
Vinte dos 30 municípios que compõem a Amusep (micro-região de Maringá), 20 decidiram suspender as aulas até o final do mês, seguindo recomendação do Ministério Público Federal. Da reunião participaram 26 municípios. Decidiram continuar as aulas apenas Astorga, Atalaia, Ivatuba, Marialva e Maringá (Mandaguari não votou). Leia mais.
Continue lendo20.8.09
Cartões: nota da prefeitura
A Assessoria de Imprensa da prefeitura de Maringá envia a seguinte nota:
Edital da Prefeitura - Sobre a postagem intitulada “Licitações, palavreados, táticas”, a Prefeitura de Maringá esclarece que comparar esta licitação à outra é mostrar total desconhecimento da realidade. O cartão magnético que a Prefeitura licitou e quer implantar é somente e exclusivamente para controlar a margem consignada de gastos que o servidor possui em cima de seu salário base. Seria uma antecipação de um percentual (por exemplo, 20%) sobre o salário base do servidor para utilização em casos de emergências ou para compras à vista com descontos. É importante salientar que não se trata de cartão de crédito, não tem custo para a Prefeitura e nem para o servidor e, além disso, é opcional (facultativo). O cartão também visa controlar a margem de gasto do servidor, prevenindo gastos além do permitido e evitando os chamados “folha zero”.
Nota do Blog - A prefeitura só confirma o que foi escrito: a licitação é para contratar uma administradora de cartões e não uma empresa para confeccionar e fornecer cartões, como consta do edital divulgado - como a licitação dos laptops, feita pela câmara, não trazia a palavra "laptop". A administradora, óbvio, recebe comissão das empresas conveniadas. O edital não fala sobre o cartão ser facultativo, pelo contrário, especifica a quantidade: 12 mil unidades. O percentual a ser antecipado é de 30%. Volto ao assunto mais tarde.
20.8.09
Vapt-vupt
Vapt - "O país virou um presidio às avessas, onde os marginais estão à solta e nós, nas celas".
Vupt - Depois de Marina e Arns, Mercadante é o novo descontente do PT de Sarney.
20.8.09
Dica do leitor
Leitor indica esta reportagem de 2006, publicada na revista Veja, sobre o vírus H1N1.
Continue lendo20.8.09
Licitações
20.8.09
Caiu no golpe
O conto do bilhete premiado fez mais uma vítima. Ontem pela manhã, na rua Marcílio Dias, na Vila Operária, a dentista Yokiko Hashimoto Mori, 55, foi abordada por uma mulher magra, cerca de 20 anos, com sotaque mineiro, que lhe pediu ajuda para sacar R4 2 milhões de uma Mega-Sena premiada. Nisso, passa outro golpista, e a cada um a mulher promete R$ 100 mil pela ajuda. A vítima perdeu R$ 4 mil, sacados de sua poupança.
Continue lendo20.8.09
Manual de contratação de assessores
Li no blog do Pedrali, e já tinha assisti na TV, as explicações do vereador Rodrigo Gouveia, de Londrina, para justificar a contratação e substituição de assessores. Primeiro contratou um amigo de 20 anos que pediu para sair, pois mudou para Rondônia. Em seu lugar foi nomeada a mãe. Que precisou sair por motivos particulares e aí nomeou o outro filho, irmão do amigo de 20 anos. Todos foram acusados de serem fantasmas.
E aqui em Maringá, como será que funciona? Tem lugar para 11 trabalharem no Gabinete do Bravin? Todos trabalham mesmo? É verdade que tem uns cargos que são usados como moeda de troca e até em garantia de empréstimos? E em outros gabinetes? Tem fundamento a informação de que em alguns casos parte do dinheiro é devolvido para completar salários e outros assessores e outros para o vereador? Eu não acredito, mas disseram.
Gostei o título da postagem do Pedrali. Baseado na experiência, estou pensando em preparar um manual para contratação de assessores. Material não vai faltar.
Akino Maringá, colaborador
20.8.09
Uvepar: contribuição dá ação
O Centro de Apoio das Promotorias do Patrimônio Público está alertando os promotores de justiça do Paraná para que verifiquem, em suas respectivas comarcas, se câmaras municipais vêm contribuindo com dinheiro público para a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). As câmaras que estiverem fazendo isso responderão a ação civil pública, a exemplo de São João do Triunfo. Leia mais.
Continue lendo20.8.09
20.8.09
Verdades sobre a verba de gabinete de Heine
O vereador, teoricamente, não utilizou o aumento da verba de gabinete e até tem dito que era contra. São meias verdades. Contra o aumento ele não era, apenas disse na época que achava exagerado R$ 11.700,00, concordava com R$ 10.500,00. Quanto a não utilizar é outra meia verdade, pois promoveu o seu assessor parlamentar Adoniran Tavares, que ganhava R$ 1.098,83, para assessor de Gabinete da 1ª Secretaria com salários de R$ 4.762,88. Na prática Adoniran continua atuando da mesma maneira que atuava, Heine sempre disse que ele era de fato o seu único assessor, como vereador e 1º secretário, já que os outros nomeados nunca prestaram serviços efetivos a Heine, inclusive a chefe de Gabinete Elisangela (R$ 5.302,08.)
Em resumo, o Gabinete de Heine gasta com assessores R$ 11.905,23, portanto mais que os R$ 11.700,00 da verba. Ilegal? Não. Mas, de fato, Adoniran presta o mesmo serviço que prestava antes. Heine é muito ‘espeeeerrrrrtttto’, como diriam os ‘cariocas’.
Akino Maringá, colaborador
20.8.09
Migalhas
É difícil proceder de modo a ver-se livre e isento de faltas; e mesmo quando nenhuma se cometa, é difícil não encontrar juízes ineptos - Xenofonte
Continue lendo20.8.09
Sobreposição de atribuições
Analisando os cargos criados pela Lei Sabóia deparamos com o de assessor de Cerimonial, no Gabinete do Presidente, para qual foi nomeado Manoel Roberto Garcia, CCL4, salários de R$ 2.740,90. Já vinculado à Diretoria Geral existe o cargo de Cchefe de Divisão de Protocolo e Cerimonial com atribuições que englobam as do cargo anterior. Que confusão. Por que a Presidência precisaria de um assessor, se na Diretoria Geral já existe o cargo? Está claro que o cargo do sr. Manoel é para inglês ver. Ele de fato é cabo eleitoral de um vereador (seria o Bravin) e suas funções seriam entregar correspondências, fazer jogos para os colegas etc. Será que fica com todo o salário líquido que recebe? Se fica tem, certamente um dos maiores salários de Maringá, pelo que faz.
Não vejo outra saída, a não ser uma CPI ou intervenção do Ministério Público para esclarecer tudo. É muita coisa errada.
Akino Maringá, colaborador
20.8.09
O estrago em vídeo
Vídeo mostra como ficou o Gol que foi atingido por uma árvore, ontem em Maringá.
20.8.09
Canziani no Twitter
O deputado federal Alex Canziani (PTB) também aderiu ao Twitter, através do qual pretende interagir ainda mais com os internautas e prestar contas de suas atividades parlamentares. O endereço é www.twitter.com/canzianialex.
Continue lendo20.8.09
Falecimento
Falceu na manhã de hoje Leopoldo Motoharu Tamagi, pessoa muito conhecida em Maringá e que havia trabalhado no Jornal do Povo. Gente muito boa, ele enfrentava tratamento contra um câncer havia alguns anos. Natural de Uraí, ele tinha 62 anos.
PS - O sepultamento acontecerá nesta sexta-feira às 16h.
20.8.09
Em Maringá
O empresário e apresentador de televisão Silvio Santos está na cidade. Ele participou de um café da manhã (servido pelo Café Cremoso) numa das lojas do Baú da Felicidade, na avenida Brasil.
PS - De acordo com os leitores, foi um cover. O Ronaldo Maia precisa urgentemente usar óculos.
20.8.09
O MDE
De Rosana Hermann:
- Fez alguma k-gada? Use o Método Dissimulado de Explicação: não sei de nada, foi erro técnico, o sistema caiu, não tenho agenda.
20.8.09
Interesse público
“Satisfaça-se, na plenitude maior, o interesse coletivo”. Com essa determinação, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal finalizou decisão na qual concedeu à empresa jornalística Folha da Manhã (Folha de S. Paulo) acesso a dados, que deveriam ser públicos, da Câmara dos Deputados. Os documentos pretendidos revelam de que forma são utilizadas as verbas indenizatórias concedidas aos deputados federais, relativas ao período de setembro a dezembro de 2008. Leia mais.
O caso me lembra o prefeito de uma cidade do Paraná, que briga na justiça há dois anos para não fornecer dados públicos a respeito do que gastou em publicidade e de dados do transporte coletivo. Neste caso, o interesse é pessoal.
20.8.09
Voltando por cima
Aurélio Almeida volta a Maringá, com o seu Grêmio, e o retorno começa pelo microfone. É ele que está por trás (no bom sen tido, claro) do repórter Zinho, que vai comandar a equipe esportiva na Cultura AM nos próximos dias. Uma antiga pendência foi resolvida na semana passada, quasn do AA esteve na cidade.
Continue lendo20.8.09
Três participantes
Na estranha licitação para "confecção e fornecimento de cartões magnéticos" realizada no último dia 13 pela administração cidadã, todas as três empresas participantes apresentaram o mesmo custo: R$ 0,00 (a concorrência previa gastos de até R$ 18.168,00). Aí, houve o sorteio, saindo-se vencedora a Sul Card Administradora, de Santa Catarina, representada pela curitibana Marinice Fiorenza Vieira, especialista em seguros. Participaram (e assinaram a ata) a Expand Cards Technology Ltda, de São Paulo, representada por Clayton Oliveira Barbosa, e a Cooper Cred Administradora (ligada ao atual presidente do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, ex-presidente da Acim), representada na ocasião por Fabíola Meneguette. Fabíola participou de pelo menos outras duas licitações na prefeitura de Maringá, mas, vejam só, na condição de representante da ONG Observatório Social de Maringá, braço da Acim (junto com a SER), cuja tarefa é dar uma espécie de "aval ético" nas licitações da administração cidadã.
Continue lendo20.8.09
Goteiras
Uma pena, tem algumas goteiras na Catedral. Será que foram a aquelas bolas natalinas, monstruosamente pesadas, de metal? Não sei. Mas que é um lamento, é. Irônico, diante de tanta goteira os galões da água benta estão vazios, aliás, nem ali estão. Com certeza, procedimentos pra se evitar a gripe do porco. Imagina, o cristão pega uma gota da água benta e faz o sinal da cruz... cruz credo. Aí a gripe faz a festa.
(Dinor Chagas) Continue lendo
20.8.09
D-Vinyl
Entrou no ar o novo site do D-Vinyl Pub, todo feito em flash. Ficou muito bom. Aqui.
Continue lendo20.8.09
Marcha da Produção
20.8.09
Vapt-vupt
Vapt - Brasil aceita emprestar o equivalente a US$ 1,5 bilhão à Argentina.
Vupt - A permanência de Valdir Rossoni na presidência do PSDB é uma vitória de Beto Richa.
20.8.09
O dia em Maringá
20.8.09
O ranking da gripe
20.8.09
Câmara: escolhida empresa para concurso
A AOCP - Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda. venceu a licitação realizada ontem e deve organizar o concurso público que o Legislativo de Maringá fará neste segundo semestre para o preenchimento de 21 cargos. Damaris Gonçalves Josepetti presidiu o certame, que foi disputado também pelo Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda., que não credenciou representante e foi inabilitado. A AOCP, fundada há 10 anos foi ex-servidores da UEM, foi representada pelo diretor Emerson Pinheli. O presidente Mário Hossokawa fará a homologação do resultado.
Continue lendo20.8.09
Aqui, quase um celular por habitante
A região de Curitiba ultrapassou a barreira de um celular por habitante em julho, segundo a Anatel. São 3,449 milhões de aparelhos habilitados, atingindo teledensidade - indicador utilizado internacionalmente para demonstrar o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes - de 100,64. A segunda maior teledensidade no Paraná é na região de Foz do Iguaçu (são 84,43 aparelhos para cada grupo de 100 habitantes), seguida da região de Maringá, com teledensidade de 81,46. Leia mais.
Continue lendo20.8.09
O cerco policial
20.8.09
Poemas de Brecht
O grande poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), crítico da sociedade com forte humor cínico, apesar de ter escrito no início do século XX, é um clássico! Isso significa que o que ele escreveu tem longevidade, pode ser lido na atualidade e ainda nos toca. Vou aproveitar o blog para mostrar aos seus leitores algumas passagens vigorosamente atuais desse maravilhoso escritor. Veja essa:
A Exceção e a Regra (Bertolt Brecht)
Estranhem o que não for estranho.
Tomem por inexplicável o habitual.
Sintam-se perplexos ante o cotidiano.
Tratem de achar um remédio para o abuso
Mas não se esqueçam de que o abuso é sempre a regra.
Colaboração de Ivana Veraldo
20.8.09
Foto antiga
20.8.09
Posse na Catedral
De Verdelírio Barbosa:
Posse
Amanhã, às 18h30, vai ocorrer a posse do monsenhor Orivaldo Robles, na Catedral Nossa Senhora da Glória. Se dependesse da comunidade católica da Vila Sete, ele ficaria perpetuamente na Igreja Santa Maria Goretti.
Coluna completa.
20.8.09
Estrago
19.8.09
Edital
19.8.09
Sarandi-Joinville
19.8.09
Vapt-vupt
Vapt - Pra se ler: Collor no ventilador!
Vupt - A Viapar lança o Manual do Usuário.
19.8.09
19.8.09
Licitações, palavreados, táticas
O de baixo é uma concorrência realizada pela administração cidadã na semana passada. Diz que o município quer contratar "empresa para prestação de serviços técnicos profissionais especializados na confecção e fornecimento de cartões magnéticos, com o objetivo de limitar créditos, vinculados à folha de pagamento, destinados para todos os servidores municipais". Quem lê pensa que é só isso, mas não é. Por detrás desse palavreado parece estar a mesma tática adotada em 2005 pelo Legislativo, pois a prefeitura está em verdade é contratando uma empresa para gerenciar o sistema de informações e administrar cartões dos funcionários públicos maringaenses - um negócio milionário. Depois eu continuo a história. Continue lendo
19.8.09
Itatiaia quer mudanças no Contorno Norte
19.8.09
ATI chega ao Rio
PS - O prefeito de Maringá quase apareceu na foto d'O Dia.
(Foto Beth Santos) Continue lendo