13.10.07

Preocupado com o futebol

De Verdelírio Barbosa:

Copa do Mundo
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, programa marcar presença em Zurique, na Suíça, no dia 30 deste mês para a cerimônia em que será anunciado o país que irá sediar a copa do mundo em 2014. O Brasil é considerado como o favorito para sediar a disputa.
Coluna completa.

Continue lendo

Quem é?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Mais uma da série revival Abba: Anni-Frida ano passado (ela é de 45) ao lado de um monstro sagrado do rock. Tente adivinhar.

Continue lendo

Justiça até na bala perdida!

Trecho de artigo de Valcir Machado:

Por que ocorrem tantas mortes de crianças, jovens e adolescentes, aparentemente inocentes? Em que se transforma a alma de uma criança morta em tenra idade?
Na íntegra.

Continue lendo

Por que 10 mandamentos?



É um texto do humorista George Carlin. Encare-o, portanto, pelo menos, como um texto de humor. Mas é ótimo.

Continue lendo

Beneficente

Hoje tem bingo beneficente na Festa das Nações, que acontece no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio. A barraca do Provopar promove o bingo a partir das 14h.

Continue lendo

Folha Regional então...

De Cláudio Humberto:

Requião internacional
A atendente da banca do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), já sabe: não adianta oferecer jornais brasileiros ao governador Roberto Requião. Ele os abomina. Só lê o francês Le Monde e o espanhol El País.

Continue lendo

Abba

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Estou numa fase revival, desta vez só com Abba na cabeça. Estou vendo e lendo de tudo. Na foto, a loirinha Agnetha Fältskog (no auge e em 2004), responsável pelo início do fim do grupo sueco, comprovando que o tempo é fodal. Algo que me chamava a atenção nos discos do Abba era a qualidade do som, muitíssimo mais forte, encorpado. Descobri o motivo vendo um documentário: eles gravavam várias vezes, sempre "por cima", não simplesmente copiando e colando.

Continue lendo

PT tenta seduzir aliados de Beto Richa

Está na edição de hoje de O Estado do Paraná. O presidente estadual do PT, André Vargas (que dias atrás coloquei n uma brincandeira dançando hula com Ricardo Barros), confirmou que partiu da legenda a iniciativa de conversar com aliados do PSDB, como o PDT e o PP. A união não deve dar certo em três cidades - uma delas, Maringá -, por contas de "dificuldades para uma composição", mas em outras, como Cornélio Procópio, ela deve acontecer.
Leia mais.

Continue lendo

Sugestão

Trecho de nota do Notícias da Província:

Sugiro que o Rubem (Mariano) passe a monitorar as constantes reuniões e telefonemas travados entre o Ênio Verri, André Vargas, Reicardo Barros e Silvio Barros, antes de pagar esse mico. E, pelo próprio comentário do blog dele, transcrito abaixo, dá pra perceber que nem ele acredita que o partido vá ter candidatura própria. Leiam e tirem suas conclusões:
"O Partido dos Trabalhadores de Maringá dá prova de união e de disposição políticas nas eleições internas do PT, que ocorrem no mês de dezembro, nos dias 2 e 16. Por consenso, foi formada uma única chapa que expressa bem o sentimento do conjunto partidário, no momento, chamada "José Claúdio Pereira Neto" e, também, foi reconduzido o atual presidente Rubem Mariano. Pelo jeito, o PT de Maringá já dá provas que está se preparando mesmo para as eleições municipais de 2008".

Continue lendo

Para pastores

Do Radar, da revista Veja:

Crédito evangélico
O Conselho Federal de Teólogos, a entidade de classe dos pastores no Brasil, abriu uma linha de empréstimos para seus associados: 189 milhões de reais estão disponíveis para os pastores que ainda não conseguiram se firmar no mercado. É um dinheiro que pode ser usado na compra de terreno, construção ou reforma de igrejas. O pastor paga o empréstimo ao longo dos anos, à medida que seu negócio prosperar. Qualquer pastor, de qualquer denominação, pode pedir.

Continue lendo

Quase a tragédia

Um evento com o padre Reginaldo Manzotti, nesta sexta-feira no parque de exposições de Maringá, quase virou uma tragédia. O caos foi provocado pela chuva e pela falta de organização. Quem conta é Andye Iore.

Continue lendo

Tropa de Elite

Do blog de Rudá Ricci:

Fui assistir, agora a noite, o filme Tropa de Elite. É excelente e parece um tratado sociológico. De longe, o melhor filme nacional de ação. A frieza do filme revela um mundo paralelo, um Brasil paralelo.

Continue lendo

Troca de informações

Do blog do presidente do PT de Maringá:

Aprendendo com Maquiavel
Qual o objetivo de um determinado blog da cidade em tentar confundir seus leitores sobre o PT de Maringá e seus dirigentes em relação ao PP de Ricardo Barros e Silvio Barros II? A resposta a gente vai ficar sabendo aqui e vai ficar surpreso. Quem me contou foi um passarinho que frequenta a cozinha desse blogueiro.

Refeito - Uma pena. Pelo visto, o futuro parceiro, o PP inspirador, já começou a influenciar o presidente do PT de Maringá. O método de tratar quem não lhe aplaude é o mesmo. Mas vou aguardar "a resposta" e, em troca, talvez passe a ele algumas informações interessantes.

Continue lendo

12.10.07

Millôr

De Millôr Fernandes:

De tudo isso que
acontece por aí,
Lula não só lava as
mãos como ainda
esconde o sabonete.

Continue lendo

Feiúra e beleza nos nomes de cidades

De Roberto Pompeu de Toledo, na Veja desta semana, sobre nomes de cidades:

Feio é o nome de Sinop, no norte de Mato Grosso. Com infelicidade rara, a cidade adotou a sigla da empresa que colonizou a região, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. Sinop não tem nem trinta anos. Dar nome às cidades é uma arte perdida. Na íntegra.

Continue lendo

Polícia para quem precisa

Há menos de um mês leitor informou um dos casos em que a Polícia de Londrina privilegia-se das ações dos “parasitas sociais”; ou seja, quando os bandidos executam a “justiça torpe” eliminando seus pares. Na ocasião, o leitor denunciou o caso de uma adolescente de nome Tatiane, morta com 8 tiros, sendo um na boca, que lhe espafifou o cérebro. Pois bem, o autor, réu confesso que permanecia em liberdade, foi encontrado morto nesse último sábado. Amigos de Tati informam que o o sujeito havia eliminado outro adolescente. O irmão desse, na ausência da ação da “polícia londrinense” fez “justiça” com as próprias mãos.
Resta a pergunta: Londrina precisa de polícia? Maringá precisa de polícia? Quem precisa da “polícia”?

Continue lendo

Atendimento demorado

Ontem pela manhã uma senhora passou mal durante uma série de exercícios na Academia da Terceira Idade localizada no Jardim Iguaçu, caiu e teve que ser socorrida pelo Siate/Samu. O forte calor dos últimos dias deve ter contribuído.
O que o pessoal reclamou foi a demora no atendimento. Foi, por sinal, a segunda reclamação que ouvi sobre o mesmo assunto nesta semana.

Continue lendo

Menores tiveram direitos violados, diz promotora

Trecho de reportagem de Renato Sordi em O Diário sobre as blitze em ônibus do transporte coletivo que levam alunos qeu se utilizam do passe do estudante:

A promotora da Vara da Infância e da Juventude de Maringá, Mônica Louise de Azevedo, disse que abriá um procedimento investigatório para apurar as circunstâncias do recolhimento dos cartões. "Os fiscais não poderiam abordar as crianças dentro dos ônibus sem os responsáveis legais. As ações constituem violação dos direitos dos menores porque os adolescentes foram privados de freqüentarem as aulas. O Conselho Tutelar deveria garantir os direitos dos estudantes, como o transporte escolar".
Para a promotora, a abordagem deveria ser diferente. "Primeiro teria que identificar quem estaria prejudicando os passageiros. Depois, notificar e orientar os pais, para só depois recolher ou não os cartões", advertiu.

Continue lendo

Vamos escolher a Babacolândia, propõe Carlão

Em seu blog, Carlão a escolha da Babacolândia de Maringá. Ele estabelece critérios, como: "O local deve ter o maior números de babacas acelerando e cantando os pneus dos carros" e "O local deve ter o maior número de carros e camionetes com o som alto tocando música sertaneja". Até agora ele selecionou quatro grupos de concoprrentes: os barzinhos da UEM, os barzinhos do Cesumar, a avenida Tiradentes e as chácaras alugadas.
Leia mais.

Continue lendo

O dia que Renan teve um orgasmo quádruplo

Trecho de artigo de Maria Newnum:

Desde o início da crise Renan revelou suas fraquezas políticas e sexuais: Na política partiu para a força bruta; manipulando as investigações do Senado, fazendo toda sorte de intrigas e ameaças veladas e agora surgem denúncias de espionagem encomendada aos opositores. “Ele se acha um Deus...” afirmou um dos Senadores vigiados. No campo da sexual, dispensam-se comentários. Quem dá conta de uma, não precisa de duas, nem de três. Quatro? É o fim...
Na íntegra.

Continue lendo

Projeto Maringá

O Projeto Maringá é um blog sobre arquitetura e que sempre tem novidade sobre a área. Está agora na relação de links ao lado.

Continue lendo

Vereadores preferem não abrir a caixa preta da SBMG

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Com 7 votos contrários, os vereadores maringaenses preferiram não saber o que acontece no Aeroporto Regional de Maringá, que registra ocorrências que têm colocado vidas humanas em perigo. Eles rejeitaram requerimento da vereadora Marly Martin Silva (Democratas) que pedia ao prefeito Silvio Barros II (PP), sobre a Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A., as seguintes informações: 1) cópia do estatuto de constituição da SBMG e alterações, se houver; 2) cópia da ata de eleição da diretoria e da ata que fixa os cargos e salários da superintendência, diretoria e funcionários da SBMG; 3) relação de valores da participação financeira do Município (pagamento de despesas) em relação à SBMG, desde a sua fundação, mês a mês; 4) cópia dos documentos escaneados e exibidos pela superintendência da SBMG na apresentação realizada no Legislativo Municipal no dia 2 de outubro do corrente ano; 5) cópia de documento que autoriza a empresa Varig/Nordeste a prestar serviços para as operações de pouso e decolagem das aeronaves em Maringá; 6) relação constando nome e função dos empregados da Varig/Nordeste que atuam nos serviços de pouso e decolagem das aeronaves no aeroporto de Maringá; 7) relação dos equipamentos do Município/aeroporto que são utilizados pela empresa prestadora de serviços e qual o valor de locação pago pela mesma à Municipalidade; 8) se a empresa Varig/Nordeste tem alvará municipal e qual o valor médio de recolhimento mensal de tributos e há quanto tempo opera em Maringá; 9) se existem estudos para a prestação de tais serviços diretamente pela SBMG ou por licitação através de outra empresa, fornecendo cópia dos estudos já realizados, se houver; 10) se existe outra empresa apta e interessada a prestar tais serviços no aeroporto de Maringá; 11) se os sócios (pessoas físicas) da SBMG têm alguma retirada mensal a título de pro labore e qual o valor, se houver; 12) quais os valores despendidos mês a mês pelo município, através da SBMG, para o pagamento de “alimentação e outros” aos funcionários da Varig/Nordeste “para motivação dos mesmos”, qual a forma de pagamento utilizada e qual a previsão de retorno/ressarcimento, vez que a empresa SBMG é empresa de capital público municipal; 13) cópia do edital de licitação e do contrato efetuado para exploração do estacionamento pela Ingatur, qual o valor pago pela empresa contratada e onde foram aplicados os recursos recebidos; 14) se há previsão para liberação de via pública para acesso ao Terminal de Passageiros/Aeroporto e qual a data prevista para tal.

Continue lendo

Tropa de Elite

Acabou agora há pouco a pré-estréia de Tropa de Elite, no Avenida Center, em Maringá. Até o prefeito Silvio Barros II, acompanhado da mulher, esteve presente.
Quem esperava ver muita coisa da versão pirata, sucumbiu ao dorso eqüino. De qualquer forma, o filme continua valendo - e é, com certeza, o melhor feito nos últimos tempos.

Continue lendo

11.10.07

Microfone

De Verdelírio Barbosa:

Fim do arrendamento
A partir de segunda-feira, dia 15, a Rádio Ingamar da cidade de Marialva voltará ao comando da família Martini, passando a ser dirigida pelo Celso Martins. A emissora estava arrendada para uma igraja evangélica, cujo contrato foi rescindido.
Coluna completa.

Continue lendo

Sobre umidade relativa do ar

Da coluna Francês Press:

Ar que resseca
Ontem a umidade relativa do ar em Maringá estava em 23; a previsão é de que hoje caia para 20% como ocorreu nos últimos dias. Pela escala da OMS (Organização Mundial de Saúde), umidade relativa do ar inferior em percentuais entre 20% e 30% indica estado de atenção; entre 12% a 20%, de alerta.

Mofando
Enquanto isso na gaúcha cidade de Pelotas, ontem o índice de umidade rondava os 98%. É uma das cidades mais úmidas do mundo. Há inclusive um dito local: “Pelotas: de tu ficares parado, tu mofas”.

Coluna completa.

Continue lendo

Mais um

O presidente do PSC, Beto Haddad, está se lançando candidato a prefeito de Maringá.

Continue lendo

Sem terrinha no Guairão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As crianças do MST - chamadas de "sem terrinha" - estiveram na tarde de hoje no Teatro Guaíra, em Curitiba, onde assistiram uma apresentação conjunta da Orquestra Filarmônica do Paraná com o Coral Curumim. Na seqüência viram o espetáculo infantil “Olho d’água”, dirigido por Fátima Ortiz.

(Foto Joka Madruga)

Continue lendo

Desprevenida

A cantora Britney Spears é novamente flagrada sem calcinha. Aqui.

Continue lendo

Apelo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A esperança de Jorge Villalobos é de que Mônica Veloso reduza o desflorestamento em Maringá. Está no Factorama.

Continue lendo

Renan pede licença

Renan Calheiros licencia-se por 45 dias da presidência do Senado. Aqui.

Continue lendo

Capes eleva conceito de 8 programas de pós da UEM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação, elevou o conceito de oito programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais agora está classificado em nível seis, de excelência. A UEM já tinha o curso de Zootecnia com esta classificação, que está mantida na lista da avaliação trienal (2004/2006), recém divulgada pela Capes.
Leia mais.

Continue lendo

Mais plágio da Juventus de Turim

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está no Toscorama. Um é pouco, dois é bom, três é demais! O Legião FC é mais um pra Juventus processar.

Continue lendo

Vignoto pode ser vice de Jacovós

O delegado da Divisão Policial do Interior, Luiz Alberto Cartaxo, chegou a convidar o delegado José Aparecido Jacovós, atualmente chefiando a 4ª SDP em União da Vitória, para retornar a Sarandi.
Jacovós não aceitou, já que existe uma possibilidade de, em 2008, ser candidato a prefeito daquela cidade pelo PMDB, dobrando com José Vignoto, do Democratas.

Continue lendo

Sondagem

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O blog do Vandré (que tem link no blog de Rubem Mariano, ao contrário do de Messias Mendes) faz enquete sobre a possibilidade do PP e PT andarem juntos em Maringá, em 2008. Está dando meio a meio.

Continue lendo

Contas legislativas

O Observatório Social começou a cuidar das contas da Câmara Municipal de Maringá. Se tratarem com carinho, só a questão das diárias rende uma boa diversão.
O engraçado é que já tem gente do Legislativo, que publicamente havia elogiado a necessidade das contas transparentes, ficando de cara amarrada.

Continue lendo

Conferência cancelada

Maringá, terceira maior cidade do Paraná, às vezes avançada no tempo, outras vezes uma verdadeira província.
O especialista em educação Içami Tiba cancelou a palestra que faria hoje a partir das 20h no Teatro Marista. Dos 700 convites colocados à venda antecipadamente, apenas 82 foram vendidos, daí a razão do cancelamento. Custavam de R$ 42,00 a R$ 60,00. Içami Tiba, em pesquisa do Ibope em 2004, foi apontado por profissionais da psicologia com o terceiro principal nome da área, perdendo apenas para Freud e Jung.
Li no Vandré.

Continue lendo

Surge um novo partido

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

É o PPT - Partido Progressista dos Trabalhadores.

Continue lendo

Faz-de-conta

Manchete da página do PT: "Pedágio mais barato faz TCU investigar contratos de concessão da era FHC".
O governo/partido que deseja mostrar que FHC errou feio é o mesmo que contratou a guarda pretoriana do ex-presidente.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Primavera

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um dos pés de primavera localizados no fundo do Café Cremoso. Acredite, tem mais de 20 anos.

Continue lendo

No consultório

Aconteceu hoje pela manhã, num consultório, onde se ouvia uma discussão porque o médico se recusava a atender o paciente. O servidor não seria atendido porque a Capsema não efetua pagamento aos profissionais médicos desde maio último. Segundo ele, todos os médicos vão recusar conveniados da Capsema enquanto os atrasados não forem pagos.
Depois de comentar que um novo convênio está a caminho, o médico confirmou que no governo anterior não havia atraso.

Continue lendo

PT e PP, juntos

A nota está neste site de notícias de Curitiba:

PP vai de Gleisi
O deputado federal Ricardo Barros, presidente do PP no Paraná e vice-líder do governo federal na Camara dos Deputados vem conversando com o ministro Paulo Bernardo (PT), com objetivo de uma aliança dos dois partidos em Curitiba.
Pelas informações correntes em Brasília já está tudo acertado, resta saber como fica o deputado estadual Ney Leprevost (PP), que indicou membros na equipe do prefeito Beto Richa (PSDB).
[Não queria ser petista maringaense nesta hora. Agora entendo porque o presidente do diretório local, outrora atencioso e solícito, até agora não me retornou aquela ligação. O pessoal deve estar envergonhado com o que anda acontecendo. Entendo também porque na chapa única que montaram há uma pessoa que é íntima dos Barros. Faz parte do processo que está em andamento]

Continue lendo

Guatassara: poder público não dialoga com a sociedade

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O coordenador de Políticas Urbanas e Meio Ambiente de Maringá, Jurandir Guatassara Boeira (primeiro à dir.), participou hoje pela manhã do encerramento da 8ª Conferência das Cidades, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Acredite se quiser: ele disse que existe uma cultura geral de rejeição do diálogo do poder público com a sociedade civil, o que complica a participação da sociedade no controle social e impede o avanço democrático. Seria uma mea culpa?
Guatassara só poderia estar falando de sua própria gestão, em Maringá, onde as audiências públicas são feitas praticamente às escondidas e onde o poder público parece querer, mesmo, distância da opinião da sociedade. Basta ver a discussão sobre a revitalização da avenida Brasil, da alteração da lei para o Aspen Park ampliar sua área construída, da mudança da lei para beneficiar o prédio irregular do filho de um promotor, e sem contar o desrespeito geral às infrações na área do planejamento, como a não cobrança da área permeável etc. Leia mais.

PS - Recebo telefonema dizendo que bati muito forte e que Guatassara tem sim ouvido e dialogado com a sociedade maringaense. Respeito a opinião e mais uma vez não entendo a birra que esta administração pegou do prédio da velha rodoviária, um exemplo, pra mim, da falta de diálogo - não com os condôminos, mas com o bom senso.

(Foto Edson Santos)

Continue lendo

Peixes: estoque exaurido

De leitor sobre o post de Porto Rico, lembrando que a UEM tem base de pesquisa por lá:

Nossos estudos mostram que os peixes realmente estão ficando cada vez mais raros. E não adianta aumentar o esforço de pesca (colocar cada vez mais pescadores) que o resultado vai ser o mesmo; o estoque está exaurido. O que é uma pena, pois aí temos que conviver com a tilápia. Esse peixe foi introduzido no Brasil, sendo, portanto exótico, e hoje é a espécie mais cultivada no Paraná; cerca de 90% dos peixes de cativeiro são dessa espécie. Nada contra a tilápia, que é um
peixe resistente, bem aceito pela população, de custo razoável, porém um pais como o nosso que possui espécies nativas como o pintado, pacu, piracanjuba, piraputanga, dourado, piapara, etc não devia ficar “refém” de uma única espécie e que ainda não é do nosso sistema. Hoje nos
supermercados você só encontra tilápia, sardinha, salmão chileno, atum, etc. E os nossos peixes de água doce mencionados acima?. O problema é que não existem pacotes tecnológicos com resultados financeiros concretos para cultivos desses peixes. Aí o preço vai lá em cima. O
Antero foi ver o preço do pintado na Piraju: R$ 23,00. Mais caro que filé mignon, 8 vezes o preço da costela e assim por diante. Se comparar com o frango aí é que a discrepância fica ainda maior. Como exigir que o brasileiro coma proteína de boa qualidade?

Continue lendo

Questão de horário

(Atenção, este post vence às 20h13 de hoje)

Recebi mais de uma queixa de leitores, mas não vou nem entrar no mérito. Hoje é dia 11, certo? Confira o horário no computador e clique aqui. É algo a ver com o sistema de postagem, sei lá.

Continue lendo

No gabinete do governador

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O governador em exercício, Orlando Pessuti, recebeu quatro peemedebistas (Umberto Crispim, João Ivo, Grillo e Azulão) e um tucano (Luiz Nishimori), na última segunda-feira à tarde. Ele esteve aqui, no sábado, para a filiação de Akemi Nishimori ao PMDB. A visita foi uma retribuição. Os peemedebistas aproveitaram e participaram de reunião do diretório estadual. Pessuti ratificou seu apoio à candidatura de João Ivo Caleffi.

Continue lendo

O último intelectual

Trecho de artigo do político e sociólogo espanhol José Vidal-Beneyto:

Apenas por indução, e com apoio da história, podemos entender o que é um intelectual. A função e o termo nasceram em fins do século XIX, por ocasião do caso do oficial Dreyfus, judeu acusado de conivência com o inimigo alemão, rebaixado, expulso do Exército e condenado à prisão perpétua, o que provocou uma profunda divisão da sociedade francesa, a propósito do patriotismo e do anti-semitismo.
Leia mais.

Continue lendo

Sobre as jóias

A PM de Maringá divulgou nota sobre a prisão da quadrilha que roubava jóias e do reeceptador. Há detalhes interessantes. Leia aqui.

Continue lendo

4.706 casos a mais

Este ano, Londrina, que é bem maior que Maringá, registrou 786 casos confirmados de dengue.
A Cidade Canção registrou 5.492 até anteontem.

Continue lendo

Em dezembro

A TV Independência (RIC/Record), de Maringá, estreará em dezembro seu departamento de jornalismo. O novo estúdio ficou muito bom, tem bastante espaço, e a sala para os jornalistas está praticamente montada. A emissora terá duas equipes de externa.
Oficialmente, não há nenhum nome contratado.

Continue lendo

Faixa retirada

Eu ia fotografar, agora pela manhã, uma faixa que colocaram nas proximidades do Bosque das Grevíleas, na Zona 5, ma já me avisaram que ela foi tirada.
A faixa dizia: "Você sabia que o prefeito Silvio Barros irá transformar o Bosque das Grevíleas em terminal de transporte coletivo?".

Continue lendo

Horário eleitoral gratuito

Os candidatos a prefeito e a vereador em Sarandi terão horário eleitoral gratuito em 2008. A última vez que houve emissora de televisão transmitindo horário eleitoral naquela cidade foi há 15 anos.
Ano que vem, além da RTV Canal 2, de João Cioffi, os candidatos poderão usar o espaço na rádio Pé Vermelho AM. Poderão, eventualmente, realizar até debates.

Continue lendo

PF não pode indiciar políticos que têm foro privilegiado

Atualizado - A Polícia Federal não tem competência para indiciar autoridades com foro privilegiado, sem autorização do STF ou pedido do procurador-geral da República. Entre os protegidos estão deputados federais, senadores, ministros, o presidente da República e o vice, que têm o direito de ser investigados pelo Supremo.
A decisão é de ontem, mas aqui no Paraná ela foi antecipada em mais de um ano. Ano passado, na Operação Campo Limpo, que investigou e prendeu duas dezenas de pessoas, acusadas de fraudar a Previdência Social, o deputado federal Ricardo Barros (PP) e o ex-deputado federal José Borba foram fortemente citados nas investigações, mas não foram indiciados. Pelo contrário, ganharam destaque e poder ao passar a defender o governo Lula.

Continue lendo

Mudas de cocô

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Esse caminhão estava parado na avenida Colombo, do lado do Chico Neto, no domingo passado. O autor da foto comenta: "Eu não preciso comprar dessa muda, pois já produzo isso todo dia".

Continue lendo

Aeronáutica investiga incidente

Uma equipe de oficiais do Ministério da Aeronáutica sai agora pela manhã de Brasília em direção a Maringá para investigar o mais recente incidente provocado pela disputa comercial entre a Nordeste e a Trip, com risco à segurança de vôo. Detalhes.

Continue lendo

Nossa praia

A Folha de Londrina publica matéria (para cadastrados) sobre a lotação de lanchas em Porto Rico. São quatro marinas, cada uma guardando de 40 a 60 barcos. A pesca já não é mais o carro-chefe para atrair turistas; os pescadores da cidade tornaram-se pedreiros. O Paranazão já não dá tanto peixe e, por isso, é a tilápia criada em cativeiro que sai mais nos restaurantes e lanchonetes.
A reportagem de Mariana Guerin confirma algo que sempre disse: 80% dos visitantes são de Maringá. Ou seja, Porto Rico é mesmo a praia do maringaense.

Continue lendo

10.10.07

Enquete

A enquete com a pergunta "Quais vereadores devem se reeleger em Maringá" teve o seguinte resultado:

Altamir dos Santos - 10%
Belino Bravin - 24%
Chico Caiana - 4%
Dorival Dias - 6%
Edith Dias - 11%
Humberto Henrique - 35%
João Alves Correa - 13%
Márcia Socreppa - 8%
Marly Martin - 29%
Mário Hossokawa - 13%
Mário Verri - 38%
Norma Deffune - 5%
Odair Fogueteiro - 8%
Umberto Becker - 13%
Valter Viana -12%
Walter Guerlles - 30%
Zebrão - 16%

Continue lendo

Assista este vídeo

Continue lendo

Foto antiga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto antiga da coluna de Verdelírio Barbosa desta quinta-feira mostra Aníbal Vitorino da Silva e o então prefeito Said Ferreira, numa época em que os dois eram aliados - hoje, estão rompidos. Said Ferreira disse que não quer mais nada com política, e Aníbal Victorino da Silva, por insistência de amigos resolveu encarar a militância político-partidária, tanto que é o presidente local do PRTB.

(Foto: Franklin Lima)

Continue lendo

Transporte mais barato

De Verdelírio Barbosa:

Metropolitano
João Ivo Caleffi, chefe da Região Metropolitana de Maringá, informou que a partir de segunda-feira, dia 15, estará funcionando o serviço de transporte metropolitano, ligando Maringá a Santa Fé e Maringá a Munhoz de Melo. Ele disse que o transporte ficará 50% mais barato.
Coluna completa.

Continue lendo

Proteção contra multidão

Da coluna Francês Press:

Incongruências do poder
Depois de deter e devolver para o ditatorial regime cubano os atletas que pediram asilo no Brasil, ato imperdoável para quem foi exilado político, o presidente Lula busca proteção contra multidões em Brasília. Seu staff acaba de alugar 8.000 metros de alambrados ‘’disciplinadores’’, em aço, por R$ 112 mil.
Coluna completa.

Continue lendo

Crise aérea em Maringá

Um avião da Trip arremeteu no aeroporto de Maringá, ontem, em mais um capítulo da contenda entre a Nordeste e a empresa aérea.
O caso vai ganhar repercussão nacional amanhã, informa o Toscorama.

PS - Aqui tem mais detalhes.

Continue lendo

Só elogios

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A maringaense Fernanda Machado, que estará na cidade amanhã para a pré-estréia de Tropa de Elite, é a capa da revista RG Vogue, que destaca os elogios de Gilberto Braga (Paraíso Tropical) e José Padilha ao seu trabalho. Detalhes.

Continue lendo

Pedindo ajuda

A Nordeste, que tem pendenga com a Trip Linhas Aéreas em Maringá e Cascavel, pediu ajuda hoje ao prefeito Lísias Tomé para a aquisição de equipamentos para operação de vôos naquela cidade.
Leia mais.

Continue lendo

Qualidade da pós-graduação

O Ministério da Educação realizou uma avaliação dos cursos de pós-graduação no país. Feita a cada três anos, ela comprovou a excelência dos cursos, incluindo de instituições paranaenses. Leia mais.

Continue lendo

Triste

Leio que o filho de 19 anos do cronista esportivo Vinícius Coelho foi encontrado morto, em Curitiba, depois de uma semana desaparecido. Triste.
Vinícius vinha de vez em quando para Maringá, por causa da amizade com Georges Khouri, recentemente falecido.

Continue lendo

Três

  1. O deputado federal André Vargas (PT-Londrina) será um dos coordenadores da campanha à reeleição do ex-ministro Ricardo Berzoini à presidência do PT nacional. Detalhes.
  2. O Porto Seco Norte do Paraná, de Maringá, firmou acordo com multinacional para armazenar algodão. Detalhes.
  3. O cinegrafista morto naquele terrível acidente automobilístico de ontem à noite, em Santa Catarina, era de Terra Roxa. Detalhes.

Continue lendo

A importância de ler a cartilha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atualizado
- Estagiários da Prefeitura Municipal de Maringá participaram, agora à tarde, de reunião com o prefeito Silvio Barros II (PP) no Cine-Teatro Plaza. Foi uma versão do Espaço da Cidadania. Ele explicou que, para ter o contrato renovado, o pessoal vai ter que ler direito a cartilha.
A palavra foi aberta para questionamentos. Consta que o prefeito estava nervoso em algumas respostas.

(Foto Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Zezinho é candidato ao PT do Paraná

O vice-prefeito de Sarandi, José Aparecido da Silva, o Zezinho, é um dos três candidatos à presidência do PT estadual. Ele lidera a chapa "PT Militante e Socialista", inscrita ontem, em Curitiba. Os outros candidatos são o deputado federal Assis do Couto (Mensagem para mudar o PT) e Gleisi Hoffmann (Construindo um novo Brasil). Uma quarta chapa - Estrela da Gente - disputa o diretório, e irá apoiar Gleisi Hoffmann.

Continue lendo

Rolândia confirmada

Maringá é uma das cidades que disputam a presença dos imperadores japoneses, em 2008. Há inclusive o Parque do Japão em andamento, embora o marco a Akihito, na Vila Operária, tenha sido destruído. E mbora a esperança persista, está cada dia mais difícil trazer o casal pra cá. Leia a nota de Cláudio Humberto:

Festa japonesa em 2008, no Paraná
Os imperadores do Japão, Akihito e Michiko, inauguram ano que vem em Rolândia (PR) o novo Centro Cultural da Imigração Japonesa, no atual Museu da Imigração. É homenagem à colônia que desembarcou no Paraná.

Continue lendo

Blogosfera

A Abiose Maringaense é um dos blogs mais novos da cidade.

Continue lendo

Reavaliação

O jornalista Ronaldo Nezo diz estar reavaliando algumas coisas, entre elas seu blog.

PS - Ele pensa em desistir da página.

Continue lendo

No automático

Tô ficando doido.
Ouvi o som do Outlook informando que acabaram de chegar novos emails e... atendi ao telefone!

Continue lendo

Governo, justiça, moral

De Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), o principal teórico do movimento anarquista:

Ser governado é ser guardado à vista, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, parqueado, endoutrinado, predicado, controlado, calculado, apreciado, censurado, comandado, por seres que não têm nem o título, nem a ciência, nem a virtude (…). Ser governado é ser, a cada operação, a cada transação, a cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, licenciado, autorizado, rotulado, admoestado, impedido, reformado, reenviado, corrigido.
É, sob o pretexto da utilidade pública e em nome do interesse geral, ser submetido à contribuição, utilizado, resgatado, explorado, monopolizado, extorquido, pressionado, mistificado, roubado; e depois, à menor resistência, à primeira palavra de queixa, reprimido, multado, vilipendiado, vexado, acossado, maltratado, espancado, desarmado, garroteado, aprisionado, fuzilado, metralhado, julgado, condenado, deportado, sacrificado, vendido, traído e, no máximo grau, jogado, ridicularizado, ultrajado, desonrado.
Eis o governo, eis a justiça, eis a sua moral!


(Via Omedi)

Continue lendo

Sperandio na França

O reitor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá, viaja na próxima sexta-feira para a França. Ele integrará comitiva liderada pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, que visitará universidades e grandes escolas, laboratórios de pesquisa e incubadoras. Detalhes.

Continue lendo

Bombeiro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito de Marialva, Humberto Feltrin, sorri enquanto o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, faz questão de testar a escada da guarnição do Corpo de Bombeiro Comunitário, no terreno do CSU. Foi durante a última visita de Pessuti a Marialva.

Continue lendo

Pra se conferir depois

Rubem Mariano (presidente), Humberto Henrique e Mário Verri (vereadores). Um dos três poderá ser candidato a prefeito de Maringá, pelo PT, em 2008. As maiores chances são para Mariano.
Por trás da decisão, que precisará de tempo até ser trabalhada junto aos petistas (e tempo é o que não falta daqui até as eleições), estaria um rastro de 600 motivos deixados pela administração anterior.
A história me foi contada por dois passarinhos de alto nível.

Continue lendo

Os 2 reais que valem um microcomputador

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O grupo Azanha Informática, que completa 15 anos em fevereiro de 2008, lançou uma promoção interessante. Numa feira-livre de Maringá soltaram uma nota de R$ 2,00 com número de série A 9422022672 A. Quem encontrá-la ganhará como recompensa um microcomputador completo: Xpert-XP com processador Intel, gravador de DVD, HD 80GB sata, 512 de memória, monitor LCD e kit multimídia.
A promoção será válida até 29 de fevereiro do ano que bem; se até lá ninguém encontrar a nota, o PC será doado a uma instituição beneficente de Maringá.

Continue lendo

Vamos conversar

O advento da decisão do STF, de que o mandato pertence ao partido, está mexendo com cerca de 500 vereadores paranaenses que mudaram a filiação nos últimos meses.
Numa cidade próxima a Maringá um vereador, conhecido como pastor evangélico, decidiu retornar ao antigo partido e, para evitar que lhe peçam na Justiça Eleitoral sua cadeira, fez uma proposta ao presidente da sigla: R$ 5 mil, em parcelas feitas com cheques do Banco do Brasil.

Continue lendo

Dá medo

Todos os partidos - todos - estão com dificuldades para deixar pré-montadas suas chapas de candidatos a vereador.
É um sinal claro do desinteresse, cada vez maior, do eleitor com a política, por causa dos políticos que temos.

Continue lendo

O destino...

A vida dá muitas voltas. Na gestão Milton Martini, em Sarandi, uma pessoa ligada ao então prefeito foi presa, acusada de vender para particulares pedras adquiridas pela administração municipal. Quem prendeu o acusado foi o então delegado da cidade, José Aparecido Jacovós.
Jacovós agora filiou-se ao PMDB, partido pelo qual pode vir a ser candidato a prefeito. Quem preside o PMDB de Sarandi, que o recebeu de braços abertos? Valdemir Amaro, o das pedras.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Total Flex

O deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) é o que se pode chamar de Parlamentar Total Flex.
Recentemente ele foi ameaçado de expulsão do PSDB, mas uma conversa com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, deixou tudo em paz.
Na Assembléia Legislativa, ele continua na bancada que apóia o governador Requião.

Continue lendo

Talento regional

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O apresentador de televisão Hilário Gomes, que também é jornalista, radialista e promotor artístico, deve ser candidato a prefeito de Sarandi, em 2008. Pelo PHS.
Na foto ele aparece atrás do prefeito Cido Spada.

Continue lendo

Empresário preso

Atualizado 2 - O dono de uma joalheria de Maringá (Ramalho Joalheiros, segundo o Salsicha) está preso, acusado de receptação. Ele teria adquirido dois mostruários de prata de Bali, levados em assalto no Jardim Ipiranga. O material foi avaliado em R$ 45 mil.
Nenhum veículo de comunicação divulgou o nome da empresa nem do detido.

Continue lendo

Calçadas particulares

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está no Toscorama mais um exemplo de desprezo que algumas lojas têm com os pedestres: uma cama elástica no meio do passeio público. Também hoje pela manhã, na avenida Independência, um caminhão tomou conta da calçada, de forma absurda, para executar um serviço que poderia ser feito fora do horário de expediente.

Continue lendo

No Peteba

Sabe quem se filiou ao PTB? O ex-vereador Adorno Reis, gente muito boa. Ele deverá ser candidato a vereador.
O interessante é que no PTB já estão três vereadores, e um deles é Umberto Becker. Um dos coordenadores da campanha de Becker, em 2004, chamava-se... Adorno Reis.

Continue lendo

A volta do Show do Esporte

Amanhã vai ao ar pela última vez na TV Maringá (Band) o programa Primeira Hora, apresentado por Lourival Santos. Sai do ar por articulação de um grande apresentador da mesma emissora.
Ele não ficará muito tempo longe do vídeo. No próximo dia 21, na RTV Canal 10, Lourival estréia programa esportivo de uma hora - o Show do Esporte, que será levado do ar aos domingos, das 20h às 21h.

Continue lendo

Há quem acredite

Dizem que o deputado federal Ricardo Barros (PP) dá risadas quando alguém acredita em algumas de suas armações políticas.
Uma das mais recentes foi deixar sobre a mesa de seu escritório a cópia de um ofício assinado por Alex Canziani com a nova executiva provisória do partido em Maringá. Ele não teve influência nenhuma nas indicações, mas o fato de ter uma cópia do documento fez com que muitos acreditassem que o PTB estivesse no seu bolso. Não está.
Tanto não está que ele quis, através do vereador Odair Fogueteiro, empurrar um dos nanicos de seu condomínio partidário para se coligar com o PB. A proposta foi rejeitada de antemão,

Continue lendo

Pupin 100% Silvio II

O vice-prefeito Carlos Roberto Pupin, em entrevista a Fabretti (Band) na manhã de hoje, confirmou que seu PDT deve ir novamente com Silvio Barros II.
Imita, assim, FHC e Lula: esqueçam o que eu disse antes.

Continue lendo

Cidadão benemérito

O padre João Caruana, me informam, recebeu título de cidadania benemérita de Sarandi na semana passada. Uma pena que aquele Legislativo não tenha divulgado o fato como ele merecia.
Caruana, por sinal, conta que dias atrás, num domingo pela manhã, foi visitar quilombos pelos lados de Cornélio Procópio e tomou um susto ao ver o pedágio de R$ 11,00. "E bom que Lula faça o máximo de contratos antes de sair de lá!", espera ele.

Continue lendo

É coisa genética

Corrigido - Leitor que se identifica como Dr. Camarozano explica as origens do PT maringaense, já que outros leitores andaram estranhando algumas informações publicadas em comentários:

Quem fundou o PT foi o José Gil de Almeida, o professor Paulão da UEM e um líder vigilante, chamado sr. João. No entanto, esta fase era de comissão provisória. Depois o Timbó entrou. E, diga-se, era preciso coragem para entrar no PT, que era esculhambado por todo mundo. Em 1982, o candidato a prefeito era o dr. Aiex, psiquiatra e as pessoas diziam: "Como esse sujeito pode ser psiquiatra, se é doido de pedra". O doido de pedra era por conta de ser do PT. O Timbó foi o mais ou um dos candidatos a vereador mais bem votado do partido naquele ano. Ninguém foi eleito.
Naquele tempo era preciso ser doido de pedra para entrar no PT. Hoje precisa apenas ter cara de pau. O que não significa que em matéria de PT de Maringá, naquele tempo, já não havia coisas estranhas: o Gil que foi o primeiro presidente do PT em Maringá, foi para Moreira Salles e lá fundou o PDS Jovem.
Portanto o namoro do PT de Maringá com a direita não é coisa de estranhar. É meio genética.
[Bem lembrado, já que José Cláudio veio da Arena, chegando a presidir a Arena Jovem, e agora essa coisa com os Barros...]

Continue lendo

Desdobramentos

O Ministério Público investiga a denúncia de irregularidade numa ação da Setran e do Conselho Tutelar, num ônibus com alunos da Escola Byington Junior.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente receberá representação nos próximos dias, a respeito do mesmo assunto.

Continue lendo

Brasília resolverá

O caso do deputado paranaense Hidekazu Takamaya será resolvido pela direção nacional do PMDB. Esta semana o diretório estadual chegou a se reunir, mas o mandato é federal. Ninguém aposta se a direção nacional pedirá ou não o mandato de volta.

Continue lendo

Faltou "Nenhum"

Recebi queixas por ter não colocado a opção "Nenhum" na enquete sobre os vereadores que podem se reeleger.
Calma que ainda tem muito tempo pela frente pra gente fazer enquete...

Continue lendo

Normalidade

Os vereadores João Alves Correa e Mário Hossokawa continuam filiadíssimos ao PMDB e vão garantir reeleição.
A informação foi corroborada pelo radialista Geraldo Irineu, agora há pouco, desmentindo boatos de que ambos seriam ou serão expulsos do partido.

Continue lendo

Chapa única

O PT maringaense decidiu hoje que haverá consenso na convenção de 2 de dezembro para renovação do diretório municipal. A chapa única será presidida por Rubem Mariano, tendo Tania Tait como vice e ainda Barba (FInanças), Valquíria (secretaria-geral), professor Ely (Organização), Cristina (Institucional), Renato Bariani (Formação), Reginaldo Dias (Comunicação) e o líder da bancada (Mário Verri).

Continue lendo

Questão de ética nos contratos

Do padre João Caruana:

Prezados e prezadas!
O problema maior não é o país privatizar ou não; mas que tipo de privatizações o país faz! As privatizações anunciadas ontem abrem a discussão sobre os contratos vigentes nas nossas rodovias. E veja bem: eles vão investir uns 6 bilhões de reais aproxidamente em cinco anos. Claro que eles vão ganhar bastante durante os anos! Mas a diferença entre os “uns 20 reais que pagamos até Curitiba” e “o realzinho” que vamos pagar de Curitiba para frente vai ser gritante! Está também é ética! E vai confirmar para toda a população no modo também gritante a diferença dos novos contratos do governo Lula comparados com os contratos que herdemos dos outros governos!
Eu lembro o ex-ministro Mendonça dizendo num debate no Globo News que o governo errou em escolher o indice para a revisão do custo da eletricidade privatizada, no modo que a eletricidade vem subindo 11% ao ano em vez de 8%.... ou algo semelhante! Tem coisas que não deve privatizar, como o Vale Rio Doce e Petrobras! Mas se vai privatizar respeita e representa bem o seu povo! Esta é ética! Que justiça seja feita na nossa avaliação! Chega de ficar vítimas dos jornalistas de plantão dos meios de comunicação nacionais que ainda não engoliram Lula dos Pobres como presidente!

Continue lendo

Chumbo trocado

Não é só Maringá que manda gente da imprensa para Campo Mourão - como Ismael Santos e Paulo César. O radialista Abrão Alves, o Ligeirinho, de Campo Mourão, andou apresentando programa na Band em Maringá tempos atrás e no final de semana, por sinal, trocou o PSC pelo PTC.

Continue lendo

Licitação

A Prefeitura Municipal de Paranavaí põe fim a uma pendência de 40 anos e ontem abriu o processo de licitação para a escolha da nova empresa que prestará o serviço do transporte coletivo urbano naquela cidade. Está no Diário do Noroeste.

Continue lendo

Rumo a 2008, bovinamente

Não sei se mais de uma chapa se inscreveu para disputar o PT de Maringá; acredito que não, pois estava sendo articulada chapa única, de consenso. Telefonei para o presidente do partido, mas desde que noticiei o almoço do deputado Ricardo Barros (PP) com o secretário de Estado e virtual candidato a prefeito Enio Verri (PT), na semana passada, não consigo falar com ninguém do partido fundado por Timbó. Mariano ficou de retornar, mas não o fez. O site do partido está desatualizado e o blog do presidente não trouxe nada a respeito da inscrição de chapas.
Em postagem à tarde, contei que, sendo uma só chapa, eram grandes as chances de um dos cargos mais importantes ficar na mão de uma pessoa muito próxima aos Barros, o que considero mais um passo para um acordo entre os dois partidos, visando as eleições do ano que vem. Decidi não dar mais detalhes a respeito e deixar os incrédulos petistas maringaenses caminharem, bovinamente, para o abate.
Em 2004 algo semelhante aconteceu, mas tinha o João Ivo para jogar a culpa. Quero ver quem vão culpar, em 2008.

Continue lendo

Assassinato

Um ex-detento da cadeia pública de Maringá, de 24 anos de idade, que respondia a processos por tráfico, foi encontrado morto ontem em Umuarama com 18 facadas e seis tiros. Detalhes.

Continue lendo

Noite de autógrafos

De Verdelírio Barbosa:

Lançamento
José Rodrigues do Nascimento e Editora Clichetec, estão convidando para a Noite de Autógrafos, do lançamento do livro: “Do gumex ao laquê”, onde o autor relata, de memória, um importante período do desenvolvimento de Maringá e do Paraná, uma história em fragmentos que alcança todos os aspectos sociais. Será hoje, às 19h30, no Teatro Calil Haddad.
Coluna completa.

Continue lendo

9.10.07

Morre Winnierfredi Ethel Bueno Netto

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Atualizado - Morreu hoje à noite Winnierfredi Ethel Bueno Netto, mulher do seu Odwaldo, um dos pioneiros da área cinematográfica em Maringá. Avó do prefeito Silvio Barros II, ela completaria 101 anos em novembro. Dona Winnie escreveu um livro de memórias em inglês, depois traduzido, e vivia com a filha, dona Bárbara. Ela deixa ainda outros oito filhos: Ana, Carlos, Peter, Délia, Odwaldo, Renato, Waldwin e Silvia. O corpo está sendo velado no Prever.
Dona Winnie nasceu e viveu a infância na ilha de Santa Helena, como contou Aramis Millarch em 1992. Aqui.

Continue lendo

Plantas 6

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Primavera vermelha.

Continue lendo

Urgência

Atualizado - Como é de praxe, a sessão de hoje da Câmara Municipal de Maringá teve um projeto de lei (complementar) apresentado em regime de urgência e aprovado por 11 dos 15 vereadores.
Trata-se de projeto dispondo sobre a concessão de remissão de débitos tributários relativos a impostos e taxas tributárias, aos entes federativos e de utilidade pública que prestam relevantes serviços à comunidade.

PS - Saiu 25 vereadores, ao invés de 15, porque eu errei, já que a tecla "1" fica bem ao lado da tecla "2".

Continue lendo

Mudando o cenário

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A primeira etapa de plantio de 135 mudas de manacá da serra, na avenida Horácio Raccanello, termina amanhã. Eu continuo lembrando a cara de dois sujeitos, num programa de televisão, e uns carinhas por aí, quando se inaugurou a via em regime de urgência, por causa da proximidade da eleição, e ambientalistas cobraram o plantio de verde por ali. Disseram que não dava por causa do túnel (risos!).
Ah, a propósito, Jorge Villalobos - a quem devemos finalmente o início da arborização naquela via doida - começa no Factorama a analisar os diferentes "modelos de árvores".

(Foto Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Silêncio

O PSC de Maringá havia prometido a filiação de alguém peso-pesado.
Se entrou, guardaram a notícia só pra consumo interno.

Continue lendo

Minha parte

Trabalho para daqui a pouco: plantar três mudas de ipê.

Continue lendo

Aliado

O presidente do PMDB de Maringá, Umberto Crispim, ganhou um aliado para reaver o mandato do vereador Chico Caiana (que voltou ao PTB há poucos dias). O secretário-geral do partido no Paraná, João Arruda, voltou a defender hoje a retomnada dos mandatos de vereadores que deixaram a sigla depois de 27 de março. Ele disse que o PMDB não quer cassar ninguém, mas recuperar mandatos que lhe pertencem.

Continue lendo

Plantas 5

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Não sei o nome, mas a cor das folhas é linda.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Som alto

Legislação maringaense serve de modelo para Dourados (MS), que pode adotar as mesmas regras que valem aqui para quem gosta de som alto no carro. Detalhes.

Continue lendo

Plantas 4

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Lágrima-de-cristo.

Continue lendo

Bom padrinho

Não tem nada a ver, mas no Piatã/Champagnat só se fala na moral do tesoureiro da associação de moradores do bairro. Um imóvel dele foi alugado pela prefeitura para ser transformado em posto de saúde.

Continue lendo

Desculpe nossa falha

Tive que republicar a enquete da reeleição dos vereadores, reformulei a pergunta e coloquei todos os nomes.

Continue lendo

Plantas 3

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Orquídea.

Continue lendo

Enquete

Encerrada a enquete com a pergunta: "Quem ganha com a fidelidade partidária, em Maringá?":

PMDB - 17%
PP - 5%
PT - 26%
PSB - 5%
PSOL - 2%
PMN - 10%
PSTU - 27%
PDT - 2%
DEM - 5%
PR - 0%
PT do B - 1%
PSC - 0%
PTN - 1%
PTC - 1%
PRB - 1%
PSDC - 2%
PRTB - 0%
PTB - 3%
PV - 4%
PCdoB - 5%

Continue lendo

Rebelião

Cerca de 40 detentos se rebelaram na cadeia pública de Apucarana. Há feridos entre eles. Está na Tribuna.

Continue lendo

PMDB de Maringá afinado com o PMDB estadual

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quem aposta no enfraquecimento do PMDB de Maringá, em relação ao PMDB estadual, pode tirar o cavalo da chuva. A começar pela foto, tirada na reunião de ontem do diretório regional: nela aparece a executiva estadual, Umberto Crispim e o futuro candidato a prefeito da sigla, João Ivo. Detalhe: Romanelli está abraçando os dois. Segundo, e está no site do partido, a disputa na convenção de Maringá, realizada em julho, foi citada como exemplo da importância da participação dos filiados na escolha dos dirigentes.
Os membros da Executiva Estadual também manifestaram o compromisso do PMDB do Paraná com o princípio da fidelidade partidária - o que revela que o embate entre o diretório municipal e o PMDB do B será inevitável.
Diz o texto ainda que o presidente do PMDB de Maringá, Umberto Crispim, compareceu à reunião da Executiva Estadual acompanhado de outros membros do diretório e do pré-candidato a prefeito, João Ivo, cuja filiação ao PMDB foi possível graças à renovação ocorrida em julho.

Continue lendo

Plantas 2

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Macieira em flor.

Continue lendo

Planejamento é isso

Termina às 18h de hoje o prazo para inscrição de chapas que queiram disputar a convenção para o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Maringá, marcada para 2 de dezembro.
Fala-se muito em consenso, mas ninguém arrisca. Esta chapa de consenso teria a permanência de Rubem Mariano como presidente. Da última vez houve disputa.
Vou aguardar o registro das chapas. Tenho a informação, quente, de que, em caso de chapa única, um dos principais setores do partido será chefiado por uma pessoa muito próxima da família Barros - e, quando digo próxima, é próxima mesmo. Se isso acontecer, será mais um ingrediente para a aproximação de PP e PT em 2008. Não venham dizer que eu não avisei.

Continue lendo

Investimento

Líder em micronutrientes para nutrição animal e vegetal, importante fabricante de químicos industriais, inclusive para indústria sucroalcooleira, e produtos para tratamento de água, o grupo Produquímica inicia operações na cidade de Sertãozinho (SP), com uma unidade de distribuição, e planeja abrir unidade semelhante em Maringá nos próximos anos. Detalhes.

Continue lendo

Plantas 1

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Esta é a flor do boldo, que tem em abundância no quintal. Aprendi a tomar suco da planta, gelado, com Silvio Name Junior. É ótimo.

Continue lendo

Agora, documentos

Depois de solicitar a presença do superintendente do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, Marcos Valêncio, para prestar esclarecimentos aos vereadores a respeito dos problemas enfrentados ali, a vereadora Marly Martin está requerendo ao prefeito Silvio II, para fins de esclarecimento público, informações e cópias de documentos para conhecimento dos fatos ocorridos e suas razões, já que trazem riscos à segurança e à vida dos passageiros.

Continue lendo

Olho gordo

Tem assessor do prefeito de Golf preto novinho em folha.
Alguns não escondem uma pontinha de inveja do todo-poderoso.

Continue lendo

Londrinatal Show

A Acil lança hoje o Londrinatal Show (aqui).

Continue lendo

Denúncia contra prefeito de Cambé

O prefeito de Cambé, Adelino Margonar (PMDB), é acusado de utilizar pelo menos R$ 68 mil de verbas públicas para promoção pessoal. O autor da iniciativa é o ex-diretor da Fundação Cultural do município Benedito Gomes da Silva Filho, um dos quatro funcionários do alto escalão exonerados mês passado, sob a justificativa de corte de despesas com folha de pagamento. Na denúncia, Silva Filho afirma que Margonar ''fez publicar'' no encarte ''Administrações Municipais Bem Avaliadas'', da revista IstoÉ, uma matéria - sob o título ''Mais Transparência: com experiência empresarial, prefeito prioriza a Educação'' - que seria, na realidade, uma espécie de anúncio pago. Conforme a denúncia, que tem anexadas notas fiscais e de emprenho, o material teria sido objeto de um contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Única Propaganda Ltda., de Maringá, sob o argumento de que a veiculação atrairia novas indústrias à cidade. Está na Folha de Londrina de hoje.
Leia mais (para cadastrados).

Continue lendo

TRF4 libera leilão de rodovia

A presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora federal Silvia Goraieb, liberou hoje a realização do leilão, marcado para às 14h em sessão pública na Bovespa, referente à exploração dos trechos de rodovias federais que ligam São Paulo a Curitiba, Curitiba a Florianópolis e Curitiba às divisas entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Ontem, a 3ª Vara Federal da capital paranaense havia determinado a suspensão dos procedimentos administrativos de licitação dos editais de concessão nº 001/2007, 003/2007 e 006/2007, publicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. A ANTT ingressou então no TRF com uma suspensão de execução de liminar. As informações são do TRF4.

Continue lendo

Pastoral da Criança de Maringá, ano 20

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Maringá completa 20 anos de trabalho a serviço da cidadania e no combate a desnutrição e mortalidade infantil. Em 1977, os pioneiros foram oito líderes coordenadas pelo padre Darci Maximiliano e pela coordenadora diocesana Iani Valério, na Paróquia São Francisco de Assis. Hoje a Pastoral da Criança da região de Maringá conta com mais de 3,5 mil líderes voluntários, coordenados por Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz, coordenadora arquidiocesana e assessorados pelo padre Milton Antonio Bossoni, atendendo mais de 19 mil famílias e gestantes em 28 municípios da região.

Continue lendo

Sasc recebe computadores

A Caixa Econômica Federal anunciou a doação de 10 microcomputadores para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá. Os equipamentos serão distribuídos pela rede de atendimento a usuários da assistência social do município. O termo de doação será assinado amanhã às 10h na Sasc pela secretária Sandra de Cássia Franchini da Costa e pelo superintendente Fábio Carnelós.

Continue lendo

Autoria

A foto de Maringá, publicada na revista Exame, é de autoria de Valdir Carniel, fotógrafo e cinegrafista. Tem mais em sua página.

Continue lendo

É assim que eles fazem política

Ao encontrar um amigo, o presidente de uma associação de moradores de bairro de Maringá avisa que será candidato a vereador, em 2008.
- Por qual partido?, pergunta o interlocutor.
- Não sei. Deixei a ficha lá com o Hamilton, no escritório do Ricardo Barros, e eles vão escolher.

Continue lendo

Atrações regionais

A Expocampo, que começa hoje em Campo Mourão, terá essencialmente atrações artísticas regionais, muitas delas de Maringá: Alisson e Ryan e Léo e Giba (9/10), Grupo Minuano (10/10), Banda Biss (11/10), Banda Som do Povo e Anderson & Rodolfo (12/10), Paulo Cezar e Barreto (13/10) e Gauchinhos do Fandango, Cowboys do Asfalto e João Paulo e Diego.

Continue lendo

Pesquisa sobre a família

O ex-blog de Cesar Maia traz alguns dados da pesquisa nacional do DataFolha sobre a família:

1. As pessoas se tornam mais conservadoras em temas críticos, mas absorvem crescentemente os novos hábitos ou -melhor- os antigos que se tornam mais visíveis e freqüentes. Comparação com 1998, quase 10 anos atrás.
2. Hoje 56% acham grave os filhos namorarem uma pessoa do mesmo sexo. Em 1998 eram, 75%.
3. Hoje 55% não acham que é um problema a filha solteira não ser mais virgem. Em 1998 eram 39%.
4. Hoje 93% acham muito grave e grave um filho fumar maconha.
5. Hoje 49% acham que a mulher só deve trabalhar quando seu salário é necessário em casa. 45% discordam.
6. Hoje 97% acham muito grave e grave seus filhos cheirarem cocaína.
7. Hoje 66% acham muito grave um filho abandonar os estudos. Em 1998 eram 58%. Hoje Muito Grave+Grave = 94%.
8. Ter religião é muito importante para 45% das pessoas contra 38% em 1998. Incluindo -Importante- a soma hoje vai a 87%.
9. Família é muito importante hoje para 69%. Em 1998 eram 61%. Somando -Importante- hoje são 98%.
10. A prática do Aborto é considerada muito grave por 71% das pessoas. Em 1998 eram 61%.
11. Hoje 78% consideram muito importante ter proximidade com os pais. Em 1998 eram 74%. Com os irmãos hoje são 67%. Eram 48%. Com os avós são 57%. Eram 39%. Com os tios são 42%, eram 28%. Com os amigos são 38% e eram 25%. Com os primos são 34% e eram 22%.
12. São as Mães que vão: as reuniões na escola dos filhos 78% / acompanhar as refeições 83% / Levar ao médico 89% / Ajudar no dever de casa 72% / Levar a escola 59% / Cuidar quando está doente 90%.
13. Ter pais separados prejudica a formação da criança para 52%. Para 24% prejudica pouco e para 22% não prejudica.
14. Para 53% o mais grave num casamento é a traição. Para 15% a falta de amor. E para 11% os ciúmes.
15. Hoje 67% discordam ficar casado mesmo que a relação tenha acabado. 84% discordam ficar casado com parceiro com amante fixo. 65% discordam mesmo que amante seja eventual.

Continue lendo

A emoção de Joaquim Romero Fontes

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No final de semana o maringaense Joaquim Romero Fontes, presidente da Sociedade Rural de Maringá, recebeu homenagem da Sociedade Rural do Paraná, em Londrina, na condição de maior criador de mangalarga do Estado. O homenageado, de 91 anos, chorou quando lhe entregaram este quadro.

Continue lendo

Passamento

Miroslau Widerski, que faria 91 anos este mês, morreu ontem à tarde em Maringá, onde realizava tratamento médico. Farmacêutico, ele era pioneiro de Campo Mourão e pai do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Widerski.

Continue lendo

O verdadeiro Espaço da Cidadania

A história foi contada num dos comentários do blog, e é engraçada. Andando de bicicleta, o prefeito de Maringá acabou conhecendo de perto o que é um verdadeiro Espaço da Cidadania. Aqui.

Continue lendo

Doação de órgãos



Matéria de Sandro Ivanowski, da TV Cultura (RPC/Globo), sobre a filha de 11 anos que ajudou na doação de órgãos da mãe, vítima de aneurisma cerebral.

Continue lendo

Maringá cover

Lendo o Notícias da Província, não dá pensar diferente: depois de um posto de saúde, o Cesumar de Wilson Matos da Silva ganhará a extensão de um Juizado Especial Cível.
Dá até para brincar de prefeito.

Continue lendo

O tamanho da bronca

A prefeitura de Maringá divulgou que mais de R$ 98 milhões foram investidos em obras nesta administração e que cerca de 40% foram recursos próprios do município. São mais de R$ 39 milhões, ou R$ 13 milhões por ano.
Daí se tem uma idéia do que acontecerá se a dívida do município com a Caixa se mantiver inalterada, perto dos R$ 160 milhões.

Continue lendo

No comando

O capitão Ideval de Oliveira está de volta à chefia da 13ª Ciretran, de onde estava afastado por problemas de saúde.

Continue lendo

Noite de autógrafos

Será lançado hoje no Aquaticu´s Bar, a partir das 21h, "Reflexões sobre o essencial de Santo Agostinho", livro do professor José Beluci Caporalini.
Lá pelas 21h os amigos que desejarem se unirão à mesa como o autor para saborear as especiarias da Casa ( +_ 10,90 por pessoa) e a conversa se estenderá noite adentro. Os organizadores pedem “confirmação” ou “confimação e jantar” pelo e-mail: cafeteologico@pop.com.br

Continue lendo

Reagindo

Quem mora no trecho entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti, na via que se abrirá sobre o túnel ferroviário, também vai ter que pagar asfalto? E o apito do trem?, questiona Carlão.

Continue lendo

Floresta urbana está desaparecendo

Trecho de artigo de Jorge Villalobos:

As árvores do passeio público em Maringá estão desaparecendo e os números estão aí para quem quiser conferir, no entanto, um simples caminhar pelas ruas, nestes dias de intenso calor, não deixa dúvidas: A saudosa e fresca floresta urbana de Maringá está desaparecendo, por ação de uma derrubada desenfreada e sem piedade sob os auspícios do poder público municipal.
Para quem ainda tiver dúvidas pode verificar nas esquinas do comércio, seja, nas principais avenidas ou nos bairros. A marca, da paisagem urbanística na cidade mais verde do Brasil, está prestes a retomar aquele velha lembrança da sua origem, um deserto de poeira e calor.
Leia mais.

Continue lendo

Nossos representantes

Os três deputados estaduais por Maringá - Cida Barros (PP), Luiz Nishimori (PSDB) e dr. Batista (PMN) -, em primeira votação, foram favoráveios ao projeto de lei que proíbe a instauração de procedimentos administrativos contra membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com base em denúncias anônimas. Pelo projeto, todas os procedimentos administrativos precisam ser abertos com a identificação completa do autor, cópia de RG e de CPF, o que dificultará punir os maus servidores e, claro, facilitará a vida deles.
Cida e Nishimori já haviam votado a favor da aposentadoria dos deputaods bancada com dinheiro público.

Continue lendo

8.10.07

Secretária na tevê

DSe Verdelírio Barbosa:

A entrevistada
Sandra Franchini, secretário de Ação Social e Cidadania do Município de Maringá, e que realiza um excelente trabalho, será a entrevista de hoje no Programa Eliel Diniz, a partir de 21 horas pela RTV Maringá – Canal 10. Sandra tem convite para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Maringá.
Coluna completa.

Continue lendo

Rally do Lixo

Da coluna Francês Press:

Limpar o rio
O IAP - Instituto Ambiental do Paraná - realizará no próximo final de semana, dias 13 e 14, o 7º Rally do Lixo nas águas do Rio Paraná. O objetivo é reunir centenas de pessoas para apanhar lixo nas margens e nas águas do rio entre as cidades de Diamante do Norte e Querência do Norte.
Coluna completa.

Continue lendo

A sós

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Willy Taguchi (PMN) e Wilson Quinteiro (PSB) saboreando jabá na moranga, na última sexta-feira.

Continue lendo

Será que?...

Não tinha me tocado - de novo -, mas Rubem Mariano apontou: o vice-governador Orlando Pessuti não veio a Maringá para a filiação do ex-prefeito João Ivo Caleffi ao PMDB, mas veio para a filiação de Akemi Nishimori, cuja única experiência na política foi ter sido vice, em 96, de Silvio Barros II.
Se a ligar os pontinhos de novo...

Continue lendo

Novo mistério

Aonde foram parar as postagens do Cotidiano em Pauta?

Continue lendo

De olho no dinheiro

O deputado federal Ricardo Barros (PP) lança amanhã, em Brasília, o livro “De Olho no Dinheiro do Brasil – Orçamento da União, agora você pode participar”.
Não se tem notícia de que o PT pretenda fazer caravana para prestigiar o evento.

Continue lendo

Elvis entrevistado

Leio no Diário de Notícias uma entrevista em que Edson Galhardi, o Elvis cover de Maringá, informa que imitava o ídolo na adolescência.
Na minha cabeça, a informação não bate.

Continue lendo

Campanha já começou

Ronaldo Nezo dá o toque: Silvio Barros II começou ontem a "Caravana da Cidadania", que irá a um ponto da cidade sempre aos domingos. No primeiro estavam juntos o irmão-deputado e o ex-vice-prefeito-patinho-feio, Carlos Roberto Pupin.
O que significa, juntando os pontinhos, que Pupin renegociou a bronca e permanecerá vice de Silvio II na campanha de 2008.

[Caravana da Cidadania não era aquilo que o Said e o Gianoto faziam aos sábados?]

Continue lendo

Celeiro de vices

Um especulador político-partidário, a partir das observações feitas abaixo, chega à seguinte conclusão: Akemi vice do Silvio Barros, Edmar Arruda vice do Enio, Edmar Arruda vice do Silvio Barros.
"É... o PMDB pode guardar tantas interpretações..."

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Pré-estréia

Na próxima quinta-feira, às 21h, o Avenida Clube (Shopping Avenida Center) promove, para convidados, a pré-estréia do filme Tropa de Elite.
Estará presente a atriz Fernanda Machado, nascida em Maringá. Haverá coquetel no hall de entrada do cinema e sessão especial às 22h.

Continue lendo

Nova Esperança terá ATI

A prefeita Maly Benatti (PMDB), de Nova Esperança, confirmou a instalação de uma Academia da Terceira Idade em parceria com uma empresa privada. A ATI ficará quase em frente ao portão do estádio municipal, no espaço multiuso recentemente inaugurado, perto da prefeitura.

Continue lendo

Gostei

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na internet, afirmam que esta é a limusine comprada pelo governador de São Paulo para fazer visitas ao interior.

Continue lendo

Corônia

A política maringaense sempre reservou um espaço para a comunidade nipo-brasileira, especialmente nas candidaturas a vice-prefeito. Willy Taguchi foi vice de Ricardo Barros e candidato a vice de Gianoto em 2000. Said Ferreira teve como vices Noboru Yamamoto (primeiro mandato) e Mário Hossokawa (no segundo). Para 2008, além das filiações recentes de Akemi no PMDB e de Satico no PCdoB, está colocada a candidatura de Willy Taguchi para prefeito.
Desde 1996 Maringá não elege um vice da chamada colônia. Justamente naquela campanha de 96 Hossokawa tentou ser candidato a prefeito pelo PL e não conseguiu viabilizar a candidatura, perdendo a vez para Ary Jacomossi, que fez 709 votos. Também em 1996, Akemi Nishimori - virtual vice de João Ivo Caleffi, no PMDB - foi candidata a vice de Silvio Barros II, ambos à época filiados no PFL, e a chapa fez 31.081 votos. Jairo Gianoto (PSDB) recebeu 48.888 e foi eleito; na época Maringá não tinha segundo turno.

Continue lendo

Corso

Político de expressão estadual que passou por Maringá na semana passada, ao comentar a mudança radical do deputado federal Ricardo Barros (PP), de Alckmin a Lula em menos de dois meses, durante almoço em fino restaurante da cidade, referiu-se ao ex-prefeito como descendente original dos corsários da Ilha de Santa Helena.
Conhecido intelectual, ainda não entendi a frase do político em questão, já que Córsega e Santa Helena são ilhas diferentes. De todo o modo, tá valendo o chiste.

Continue lendo

Assessoria

Com o ex-prefeito João Ivo Caleffi, o PMDB parece se profissionalizar - ou começar a se organizar. Agora o partido tem assessor de imprensa: Jessé Vidigal, irmão de Paulinho e um dos primeiros diagramadores da cidade.

Continue lendo

Confraternização com a futura vice

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O deputado federal Odílio Balbinotti, o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Caleffi, o vice-governador Orlando Pessuti, a nova filiada do PMDB, Elizabeth Akemi Ueta Nishimori, o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) e o presidente do PMDB local, Umberto Crispim, posam para foto no último sábado. Foi durante a confraternização para comemorar a entrada de Akemi no partido, onde será vice de João Ivo.

Continue lendo

Internet

O domínio O Diário de Maringá, na internet, está registrado ppela Begui On-Line, que seria uma empresa de Pelotas (RS).
Por sinal, este também era o nome de um jornal, que pertenceu ao falecido jornalista Zitão.

Continue lendo

Prefeitura contrata fiscalização nos semáforos

Acontece amanhã a tomada de preços para a contratação, pela Prefeitura Municipal de Maringá, de empresa para prestação de serviço de engenharia de tráfego, visando a locação, instalação, operação, processamento de imagens, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de de controle eletrônico de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres, sendo 20 aparelhos para fiscalização de 40 faixas de rolamento.
A prefeitura está disposto a pagar R$ 97.986,00 por mês - ou R$ 1.175.832,00, pelo prazo total de contrato, de 12 meses.

Continue lendo

´1808´ em primeiro

Há três semanas na relação publicada pela revista Veja dos livros mais vendidos no Brasil, "1808" (Planeta), do jornalista maringaense Laurentino Gomes, assumiu o primeiro lugar dos não-ficção, no ranking veiculado na edição desta semana. Na semana passada o livro estava na segunda colocação.

Continue lendo

Expoingá 2008

Atualizado - A respeito da contratação da Meta Propaganda para a Expoingá 2008, leitor do blog lembra que uma nova agência, a ASB Propaganda, teria sido formada por três diretores da Sociedade Rural Jovem para cuidar da feira-exposição. O "A" seria de Ademir de Morais, o "S" de Sidney e "B" de Adalberto, apelido Beto, (nenhum deles da área), e haveria até banners com a logo do evento assinado pela agência.
O que sei é que a logomarca escolhida através de concurso realizado este ano não será usada e que a Meta, por contrato, tem total liberdade para adaptar a logo.

Continue lendo

Semana de chuvas

O dia será quente, mas a previsão é de semana chuvosa no interior do Paraná.

Continue lendo

Em Engenheiro Beltrão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A cantora Márcia Mara esteve na última sexta-feira em Engenheiro Beltrão. Assediada por fãs, distribuiu autógrafos e tirou foto com o camarada Elias Lima.

Continue lendo

Metropolitana

Um passarim botou no ar e depois tirou:

O secretário de Estado dos Transportes, Rogério Tizzot, vai convocar as empresas Cidade Verde Transporte Rodoviário e Transporte Coletivo Cidade Canção - que operam em Maringá e região - para discutir nos próximos dias a integração das linhas metropolitanas.

Continue lendo

Sujeira

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Servidores da prefeitura de Maringá dedicaram-se a limpar a praça da Catedral, hoje pela manhã. Estava sujíssimo, com um monte de panfletos de estabelecimentos de ensino e tal. Tudo bem que houve um evento ontem, mas o pessoal poderia ser um pouquinho mais limpo. Desse jeito não dá pra exigir que o pessoal limpa caca de cachorro, pois não limpam a sua...

Continue lendo

Privatização ou terceirização

Do servidor público municipal Reynaldo Carrara:

Eu acho que é uma brecha para a sonegação e exploração de mão-de-obra. Eu trabalhei uma semana para os terceirizados na substituição de luminárias das escolas municipais de Maringá. Isso foi no mês de junho e até hoje não me deram satisfação e não vi a cor da grana.

Continue lendo

Foice no escuro

A briga no PP de Maringá para eleger a nova bancada de vereadores será feroz. Hoje há três vereadores (Bravin, Zebrão e Norma Deffune), uma vereadora licenciada (Edith Dias) e suplentes sedentos (como o ex-secretário Heine Macieira). Nas cotass do partido, espera eleger quatro - o que acho muito difícil.
Alguém já disse, e os números provam, que eleição para deputado é uma coisa e para vereadora, outra. Destaco o trabalho do médico Heine Macieira, que fez 1.980 votos em 2004. Agora, além de abrir uma clínica no Jardim Alvorada, ele está investindo no distrito de Iguatemi, onde deverá morar a partir das próximas semanas. Heine, marido da secretária de Cultura, Flor Duarte, também terá uma clínica em Iguatemi.

Continue lendo

Che Guevara

Nathalie Cardone canta Hasta Siempre, outra dica do ex-blog de Cesar Maia. O vídeo é interessante. Aqui.

Continue lendo

Jornais populares fazem a festa

Do ex-blog de Cesar Maia:

O Super Notícia, um tablóide popular lançado em Minas Gerais em 2002, acaba de se tornar o jornal mais vendido do Brasil. Em agosto, o Super Notícia teve uma média de 300 mil exemplares vendidos por dia, segundo dados do IVC. Na lista dos dez maiores, o Super Notícia não é o único que segue a linha mais popular. Outros títulos voltados principalmente para as classes C e D também se destacam, como o Extra e o Meia Hora, do Rio, e o Diário Gaúcho, do Rio Grande do Sul.
Leia mais.

Continue lendo

Movimento

Três pessoas foram assaltadas ontem às 21h na avendia Horácio Raccanello. Perderam celulares, roupas e dinheiro para três adolescentes. Três horas depois (3, 3, 3), dois carros estacionados naquela avenida foram arrombados; os marginais levaram várioos objetos, como uma mala de roupas e um aparelho de mp3.
E depois dizem que aquela avenida não tem lá grande serventia...

Continue lendo

Folha Acadêmica

Che Guevara, aquecimento global, estágio e o artista de rua são temas da nova edição do Folha Acadêmica, que tem Fábio Massalli como professor/orientador

Continue lendo

Música

Aqui, vídeo com trecho de entrevista de Luiz Thunderbird e um trecho do show que fez no final de semana em Maringá.

Continue lendo

Duas caras

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Arte sobre foto de Victor Scherrer.

Continue lendo

Morte na academia

O Notícias da Província conta que uma morte foi registrada numa adademia no centro de Maringá, e que fato semelhante teria ocorrido em outra academia, há cerca de dois anos.

PS - Fiquei sabendo que o proprietário da academia, Itamar, estava doente havia algum tempo e cometeu suicídio.

Continue lendo

Ética e reportagens produzidas

O programa 60 Minutos, da CBS, reproduzido no Domingo Espetacular da Record, contratou dois atores, que se consultaram com um médico, disseram os sintomas de uma suposta doença, até conseguir uma receita para que pudessem adquirir maconha medicinal. Ora, o médico fez sua parte, foi enganado; acredito que caiba, como alertou leitor, uma discussão sobre ética jornalística.
A produção de reportagens, especialmente na televisão, é mais comum do que se pensa. Recordo de um ex-repórter da TV Tibagi que tocou fogo num matagal à beira da rodovia para produzir imagens para sua matéria. Mas, aqui na região, ninguém supera um repórter que já foi da Globo que tirava boi do pasto e botava no rio Paraná para fazer imagens de enchente, jogava pacote de bolacha para alunos de creche para dizer que eles estavam sem merenda e felizmente foi impedido de pagar um pivete para entrar no meio de uma passeata de professores, que estavam em greve, para jogar uma pedra n uma loja do Centro Comercial e aí ter uma reportagem que lhe garantiria vitrine estadual.

Continue lendo

Becker filia-se ao PTB

O PTB agora tem a maior bancada de vereadores na Câmara Municipal de Maringá: três, como a bancada do PP. No último sábado o advogado Umberto Becker, que estava sem partido desde o ano passado, quando deixou o PPS, filiou-se ao PTB, por articulação do vereador Odair Fogueteiro. Chico Caiana é o terceiro nome da bancada.

Continue lendo

7.10.07

Crescimento

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Duas fotos de Maringá aparecem em página dupla na revista Exame deste mês. O texto fala do aumento do número de pessoas que vivem nas cidades - somos 160 milhões! Cita Maringá como exemplo de crescimento em cidades médias, pois em quatro décadas cresceu 600%.

(Obrigado ao Jurandir Oliveira, de Curitiba, pela dica, e a ele e à sua filha pela foto das páginas)

Continue lendo

O almoço do PT

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O PT maringaense realizou almoço (por adesão) neste domingo na Capela Nossa Senhora Aparecida. Apareceram por lá os dois vereadores do partido e o secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri.

Continue lendo

Na Exame

A edição da revista Exame que chegou às bancas cita Maringá em duas páginas (70 e 71). Se alguém tiver para mandar por email, agradecemos, já que os trocos para aquisição de revistas acabaram faz tempo.

Continue lendo

Repreensão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As fotos de Mosca Branca mostran que neste final de semana, com o apoio da PM, fiscais da prefeitura de Maringá repreenderam o comércio ilegal, que proliferou assustadoramente nos últimos anos. Vendedores de redes foram abordados ontem e hoje este caminhão que estava parado vendendo cofres foi alvo da fiscalização, que deveria ser mais constante para proteção do comércio legalmente estabelecido.

Continue lendo

Deputado doa empresa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O vereador Eraldo Teodor de Oliveira (PMDB), de Campo Mourão, comentando sobre uma doação feita pelo ex-prefieto Tauillo Tezelli, no Boca Santa, conta em certo trecho:

“A doença da bondade é peculariedade deles, pois o deputado Douglas Fabrício (PPS) também doou sua empresa a uma empregada doméstica de sua sócia para fugir de uma dívida junto à Receita Federal, que hoje está mais ou menos em R$ 300 mil, porque senão não lhe seria permitido sair candidato, pois não teria certidão negativa. São bonzinhos mesmo, doações e mais doações. Uma simples e humilde mortal recebe uma empresa dessas?
Ela era e é empregada doméstica com salário mínimo registrado em carteira. Jamais poderia administrar uma empresa dessas e com um débito deste? Ora, querem humilhar minha consciência. Mas fiquem tranquilos, vai responder por isso e pode perder o mandato. Vocês verão. Vou publicar a denúncia na imprensa e mandar cópia à Assembléia, Casa Civil, ao Requião e à Receita Federal para tomar as providências e por final ao Ministério Público, pois para mim, aí caracterizou-se crime de estelionato e crime contra a Fazenda entre outros tantos delitos. Tal qual as doações efetivadas pelo ex-prefeito”.

(A foto de Douglas Fabrício é de Nani Gois)

Continue lendo

Cena maringaense

Precisei comprar um colírio, não encontrei nenhuma FN perto, acabei na FSP - aquela que, depois depois de estar envolvivida em superfaturamento em licitação da prefeitura de Maringá, virou figurinha fácil de propaganda (seus comerciais estão em quase todos os lugares). Fizeram um desconto, paguei, mas só na hora de sair me toquei: eles não dão nota fiscal, nenhum comprovante da compra, nem um mísero papel de controle. E sempre foi assim. Quer dizer, até hoje.
A partir de agora vou exigir minha NF de farmácia, que nasce feito praga em Maringá. E o pessoal deve ter sorte, pois parece que fiscal da Receita nem da prefeitura fica doente...

Continue lendo

Novela das oito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Grilagem amazônica faz 30 anos

A maior grilagem de terras do mundo, na Amazônia Brasileira, foi desnudada há 30 anos pela Câmara dos Deputados. Em 30 de setembro de 1977 o Diário do Congresso Nacional publicou o parecer dos relatores, deputados Jerônimo Santana (MDB-RO), Jorge Arbage (Arena-PA) e Walber Guimarães (MDB-PR), com aprovação da maioria dos membros, à exceção de Arbage. Guimarães não mais se reelegeu e desde então é um cidadão comum em Maringá (PR). Santana teve três legislaturas, governou Rondônia (1987-1991), sofreu um derrame em 2005 e está numa cadeira de rodas em casa, no Lago Sul, em Brasília. Leia mais.

O texto é do conhecido Montezuma Cruz e está no Tudo Rondônia.

Continue lendo

Programa de domingo

Hoje à noite tem a última apresentação do Terça Insana, no Teatro Marista.
Quem assistiu, ontem, simplesmente adorou. O espetáculo vai fazer com que você possa começar a segunda-feira em alto astral.

Continue lendo

Três do domingo

  1. Em Curitiba, pais deixaram uma criança de 4 anos de idade trancada dentro de um carro, no estacionamento de um shopping.
  2. Confirmando a aproximação de Maurício Yamakawa, eleito pelo PDT, com o deputado Ricardo Barros, o prefeito de Paranavaí vai se filiar ao PP na próxima semana. Fosse ele, eu esperava a confirmação da fidelidade para os cargos de Executivo, que deve acontecer nos próximos dias. Balbinotti sai perdendo com a mudança. Aqui.
  3. O vereador Milton Siqueira é o Zebrão de Umuarama: quer perdoar mais de 1.400 multas aplicadas a infratores das leis de trânsito. Está no Ilustrado.

Continue lendo

Enquete

Encerrada a enquete com a poergunta "O PMDB de Maringá parece:" apresentou os seguintes resultados:

Uma farra do boi - 30%
Uma casa de intolerância - 14%
Um Titanic - 24%
Um gigante adormecido - 7%
Uma estrutura infiltrada - 16%
Um partido de futuro - 7%

Continue lendo

Em Paranavaí

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um outdoor em Paranavaí anuncia: vêm aí as instalações da Universidade Tecnológica Federal, na área do Jardim Oásis, na saída para Loanda (km 105 da BR-376), loteamento que pertence à Orcello, empresa de Orlando Dias, irmão dos senadores Osmar (PDT) e Álvaro Dias (PSDB), opositores do governo federal. O outdoor traz a logomarca da administração de Paranavaí e da loteadora. O empreendimento é anunciado como sendo "o paraíso perto de você".

Continue lendo

Confirmação

Notícia do blog do último dia 28 (e alguns leitores duvidavam) está confirmada em O Diário de hoje: o vereador Mário Hossokawa e a secretária municipal da Mulher foram notificados pelo PMDB local. O primeiro, para se deixar de ser líder do prefeito Silvio Barros II, que é do PP; e a segunda, para se desligar da administração do PP.
Os dois teriam pedido cópia da ata em que o diretório deliberou a respeito. É apenas para atrasar o processo, já que o procedimento não é este. E, se os partidos já tinham autonomia, agora, depois da decisão sobre a fidelidade e que o mandato não pertence ao político, tudo leva a crer que o final já está escrito. Será que apelar ao deputado Ricardo Barros (PP), que enviou carta à direção do PMDB pedindo por dois filiados, vai adiantar?

Continue lendo

Novos benefícios

De Juarez Firmino:

Negócios
Um novo decreto federal nº. 6.204, que começa a valer a partir da próxima semana, vai trazer mais oportunidades de negócios com o governo para as micro e pequenas empresas. Entre os benefícios, elas terão exclusividade nas contratações públicas de bens, serviços e obras no valor de até R$ 80 mil.
Coluna completa.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima