Ética e reportagens produzidas
O programa 60 Minutos, da CBS, reproduzido no Domingo Espetacular da Record, contratou dois atores, que se consultaram com um médico, disseram os sintomas de uma suposta doença, até conseguir uma receita para que pudessem adquirir maconha medicinal. Ora, o médico fez sua parte, foi enganado; acredito que caiba, como alertou leitor, uma discussão sobre ética jornalística.
A produção de reportagens, especialmente na televisão, é mais comum do que se pensa. Recordo de um ex-repórter da TV Tibagi que tocou fogo num matagal à beira da rodovia para produzir imagens para sua matéria. Mas, aqui na região, ninguém supera um repórter que já foi da Globo que tirava boi do pasto e botava no rio Paraná para fazer imagens de enchente, jogava pacote de bolacha para alunos de creche para dizer que eles estavam sem merenda e felizmente foi impedido de pagar um pivete para entrar no meio de uma passeata de professores, que estavam em greve, para jogar uma pedra n uma loja do Centro Comercial e aí ter uma reportagem que lhe garantiria vitrine estadual.
5 pitacos:
Me faz lembrar da manipulação de noticias quando o líder comunista Kim Jong-il assumiu o poder na Coréia do Norte. Toda mídia mundial, sem exceção, acusou Kim Jong de ser um louco varrido, um homem com sérios problemas mentais disposto a desencadear a 3ª Guerra Mundial. A imprensa lambe-botas brasileira seguiu no mesmo caminho, republicando textos acusatórios preparados por agências internacionais manipuladas pelo governo norte-americano. Hoje, Kim Jong se reaproxima da Coréia do Sul e prova que loucos eram os jornalistas e os órgão de imprensa que o difamaram e o acusaram. A manipulação da notícia é um problema mundial e nunca vai acabar. Interesses pessoais, seja da empresa ou do jornalista, sempre vem estarão presentes nos bastidores da notícia.
Os jornaleiros nunca tiveram ética e um número incalculável de jornalistas não têm nem pudor.
Mas que o Cervo é um idiota, isso lá ele é...
Ética no jornalismo?
Que asneira ...
Inventa outra.
xizinho
nenhum jornalismo tem ética pois nem sempre a materias deles são verdadeiras como muitas....
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.