Corônia
A política maringaense sempre reservou um espaço para a comunidade nipo-brasileira, especialmente nas candidaturas a vice-prefeito. Willy Taguchi foi vice de Ricardo Barros e candidato a vice de Gianoto em 2000. Said Ferreira teve como vices Noboru Yamamoto (primeiro mandato) e Mário Hossokawa (no segundo). Para 2008, além das filiações recentes de Akemi no PMDB e de Satico no PCdoB, está colocada a candidatura de Willy Taguchi para prefeito.
Desde 1996 Maringá não elege um vice da chamada colônia. Justamente naquela campanha de 96 Hossokawa tentou ser candidato a prefeito pelo PL e não conseguiu viabilizar a candidatura, perdendo a vez para Ary Jacomossi, que fez 709 votos. Também em 1996, Akemi Nishimori - virtual vice de João Ivo Caleffi, no PMDB - foi candidata a vice de Silvio Barros II, ambos à época filiados no PFL, e a chapa fez 31.081 votos. Jairo Gianoto (PSDB) recebeu 48.888 e foi eleito; na época Maringá não tinha segundo turno.
4 pitacos:
Silvio Iwata foi candidato a vice de não sei quem.
Coronia garantidu só serve para vice né.
Foi vice de Annibal Bianchini da Rocha, em 82. Foram os primeiros da Arena, que tinha outros dois candidatos. A eleição foi ganha por Said Ferreira, do MDB.
Estou "endoçando" o que o anônimo disse às 16:00:
"Coronia garantidu só serve para vice né".
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.