30.12.06

Momento musical

Continue lendo

Coluna do Verde (domingo)

"As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8 - 18)

Agradecimentos
Neste final de ano, é preciso agradecer a todos que com incentivo, apoio e colaboração permitiram que mais uma etapa fosse vencida. Esses que são muitos e são verdadeiros amigos estão em uma página que jamais será apagada: estão inscritos no coração. Que todos tenham um 2007 de muitas conquistas.

Banco Itaú
O Banco Itaú inaugurou neste ano mais de 100 agências, contando na atualidade com mais de 2.600 agência, contra as 1.600 agência existentes em 11997. A rede de caixas eletrônicos que em 1997 era de 8.900 unidades, conta agora com 22.800.

Sociedade
O presidente da Câmara de Maringá, John Alves Correa e o diretor do Detran, Miguel Grillo, agora são sócios. Compraram um posto de extração de areia.

Marvada pinga
No período de 11 a 13 de janeiro vai acontecer no Othon Pálace Hotel, no Rio de Janeiro, a I Feira Internalcional da Cachaça. Durante o evento serão debatidos temas como certificação do Inmetro, normatização, qualidade da bebida para exportação, e serão realizados cursos de drinques e degustação.

Retaliação
No ano que se inicia amanhã, a esperança é de que a primeira cunhada e equipe, amenizem a retaliação contra a primeira dama. Que nunca se preocupou com as benesses do cargo, pois sabe que ele é passageiro. Pena que nem todos tenham o mesmo pensamento.

Arquiteta
Daniela Galli, a Marília da nova Páginas da Vida é arquiteta das mais competentes. Durante os três anos em que viveu em Nova Iorque, ela atuou como cenógrafa da Broadway.

Confirmação
A imprensa de Curitiba noticiou no final de semana, que está confirmada a participação do deputado estadual eleito por Maringá, Ênio Verri, do PT na nova equipe do novo governo Roberto Requião.

Família famosa
Tem mais gente famosa na família dos cantores Zezé Di Camargo & Luciano.
Carolina Kotscho que foi roteirista do filme "2 Filhos de Francisco" contando a história dos dois mais famosos da família, acaba de escreve o livro: "A História de Dona Helena" mãe da dupla.

Nova Iorque
Alguns maringaenses não podem reclamar. Lauri Cesar Bittencourt e a esposa Beth estão passando o final de ano em Nova Iorque. Também passam o ano em Nova Iorque, Ágide Meneguette e Rosângela. Outro casal que passa o ano por lá é Waldemar Alegretti e Marília.

Rapidinha
O governador reeleito, Roberto Requião do PMDB paranaense já avisou. Quer que a sua posse amanhã às 9 horas seja bem rapidinha, pois pretende viajar em seguida para Brasília, onde prestigiará às 16 horas, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, reeleito para a Presidência da República.

Camboriú
Devanir Giacopini, a esposa Andressa, a filha Katrine e o filho Étore, desfrutam de longa temporada em Camboriú. Também está em Camboriú, Frank Silva, Patrícia e o Enzo.

Caiobá
O vereador John Alves Correa, do PMDB, presidente do Poder Legislativo de Maringá, está com a família em temporada de descanso, reflexão e praia, em Caiobá. Deve retornar no dia 15.

Pompéia
Depois de muitos anos ausente, Kenzo Nakagawa seguiu com a esposa Anita, para a cidade de Pompéia, no interior paulista, e que é sua cidade natal.

Jornal de Ofertas
Está circulando mais uma edição do excelente Jornal de Ofertas Imobiliárias, que é editado por Claudomiro Venâncio para a Central de Negócios Imobiliários de Maringá. Jornal de Oferta tem as melhores ofertas imobiliárias da cidade.

Compra briga
O deputado estadual eleito, Reinhold Stephanes Júnior, do PMDB de Curitiba, está mesmo disposto a comprar briga. Disse que seu primeiro projeto será propondo a redução dos deputados estaduais paranaenses, de 54 para 40.

Feio na foto
O jornal O Estado do Paraná publicou na sua edição de sexta-feira, na coluna Et Cetera, que a única reivindicação dos servidores do Ibama é para que o maringaense Marino Gonçalves, que foi candidato a deputado federal pelo PT não continue chefiando o órgão. A coluna destaca também que: Marino foi considerado persona non grata pelos servidores.

Descanso
Quem está com dívidas bancárias ou com contas estouradas, terão um período de bom descanso. É que os bancos só voltarão a atender na próxima terça-feira.

Posse ( I )
Amanhã, às 9 horas, acontece na Acema - Associação Cultural e Esportiva Maringá-, a posse da nova diretoria, com Eduardo Suzuki, na presidência.

Posse ( II )
Na terça-feira, às 20 horas no salão social do Centro Social Urbano, estará acontecendo a solenidade de posse da nova diretoria do CSU com Roque Batista dos Santos, na presidência.

Dificuldades
O prefeito Silvio Magalhães Barros II, vai ter sérias dificuldades, inclusive no que se refere a qualidade para proceder mudanças em seu secretariado. Ninguém quer ser secretário para ganhar um baixo salário, estar sujeito a horários, na mira da Promotoria e da oposição e do desgaste natural que o cargo provoca.

Não quer
O nome que a administração Silvio Magalhães Barros II estava aguardando já faz muito tempo para assumir a Secretaria de Administração, já pode ser descartado. William José da Costa, que integrou a equipe de Ricardo Barros, quando foi prefeito, não quer ser secretário.

Desistiu
Umberto Crispim de Araújo, que durante muitos anos presidiu o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, local, disse que desistiu de disputar a Prefeitura Municipal de Maringá.

Fatos ou boatos?
Ontem nos devidos meios, e principalmente entre os políticos, os comentários eram de que o advogado José Buzato seria nomeado Procurador da Câmara Municipal de Maringá em substituição a Orwile Moribe, e que Henri Jean Viana, o "Francês" ao deixar a Assessoria de Imprena da Prefeitura de Maringá, assumiria o mesmo cargo na Câmara Municipal, já que Antonio Roberto de Paula, o atual Assessor de Imprensa do Legislativo disse que não
continuará no cargo.

Tem a ver?
O advogado José Buzato foi secretário e advogado de Ricardo Barros (PP) e Henry Jean Viana, também integrou a equipe de Ricardo, na Prefeitura e como deputado federal. Será que a indicação de dois ex-colaboradores de Barros para o Legislativo tem a ver com o fato de que o PP e demais aliados do deputado federal pepista terem votado em John Alves Correa, do PMDB, para a presidência da Câmara?

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Jaqueline Fátima Rodrigues, Celso de Jesus, Benilson Batista Barbosa, Celia Claudineia Martins Braguim, Aline Capdeboscq, Américo Fernandes, Dulce Carmem Franco Rosa da Silva, Edson Zagalli de Azevedo, Katia Nani Chiuchetta, Natália Maria Martins, Rodrigo Moreira Khouri, Vera Lucia da Silva Gomes Monenti, Waldomiro Capdeboscq.
Amanhã, estarão aniversariando:
Antonio Carlos Moraes Garcia, Danil Agar Rocha Rubio, Lú Niero, Marcio Garcia de Mendonça, Marlene Aparecida Rozada Volponi, Marino Eligio Gonçalves, Natasha Bordini, Norico M Misuta, Sergio Pedroni Júnior.

Continue lendo

Vínculo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As imagens não são novas, mas vale a pena repetir por causa da morte do Saddam.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Cone

O que Ziraldo tem a ver com a catedral de Maringá?
Talvez aqui haja algum tipo de semelhança.

Continue lendo

Skate

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O skatista Rafael Gomes faz uma manobra chamada kickflip bigspin, no monumeno do Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, e está na capa do Retta Skate, site especializado.

Continue lendo

O corpo de Saddam

Continue lendo

Crimes de Saddam

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Pra gente não começar a ficar com dó do enforcado: desaparecidos durante a guerra do Golfo, no Kwait, considerados crimes de Saddam.

Continue lendo

Saddam com Satan

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

A execução 2

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Sob Lula, carga tributária sobe R$ 192 bi

De Marcos Cézari, na Folha de S. Paulo de hoje, explicando que o aumento é real, pois exclui inflação:

O primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que termina amanhã, será marcado no campo econômico por dois fatores negativos: baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e carga tributária recorde.
Toda a sociedade foi prejudicada por pagar mais tributos, mas as pessoas físicas, ou seja, os consumidores, e as empresas importadoras e as prestadoras de serviços foram as mais afetadas. Quando Lula assumiu, a carga estava em 35,84% do PIB; em 2003, houve pequena queda, mas nos anos seguintes só cresceu.
Texto na íntegra, para assinantes.

Continue lendo

A execução

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Está aqui.

Continue lendo

O enforcamento

Continue lendo

Videos

O blog do economiário astorguense João Carlos Passari virou um videoblog. E está na relação de links ao lado.
Confira.

Continue lendo

De araque

De Cláudio Humberto:

A “limpeza” prometida por Roberto Requião em seu governo, no Paraná, suspendeu as festas do secretariado. Os irmãos Maurício e Eduardo, beneficiados pelo nepotismo da família Requião, não entrariam na faxina.

Continue lendo

Saddam morreu!

O UOL deu a oito minutos.
Saddam Hussein foi enforcado!
Leia mais.

Continue lendo

Momento musical espanhol

Continue lendo

Carta ao Menino Jesus - Natal 2006

_________________________________________

"É doloroso celebrarmos, em maio próximo, o sexagésimo aniversário de Maringá com a pior câmara de vereadores de toda a nossa história"
_________________________________________

Por PADRE ORIVALDO ROBLES:

Querido Menino Jesus.
As crianças escrevem cartinhas ao Papai Noel. Como não sou criança, achei melhor escrever para ti.
Não venho fazer nenhum pedido. Apenas comentar contigo algumas coisas que andam acontecendo em nosso meio.
Quando nasceste não havia lugar para teus pais na cidade de Davi, o grande rei de outrora. O evangelista Lucas conta que José era da família e da descendência de Davi, mas nasceu pobre. Como ele estava casado com Maria, tua Mãe, nasceste pobre tu também. Azar teu; pobre não tinha lugar na sociedade do teu tempo.
Hoje, mais de dois mil anos passados, continua acontecendo a mesma coisa.
Já te contaram o que alguns deputados federais e senadores nossos fizeram nestes dias? Há anos muitas matérias importantes para o povo dormem nas gavetas do Congresso “ acho que eles não têm tempo para discuti-las. Agora, perto do Natal, acharam tempo para, bem rapidinho, aprovar um aumento de 91% do seu salário nominal. Para o trabalhador comum o salário é de 350,00 que, em abril, passará a 380,00. Como para eles devem ser poucos os 12.847,00 que recebem, aumentaram para 24.500,00. Está certo que não conseguiram. Mas em fevereiro voltarão de novo à carga. Algum bom aumento eles vão se dar, isso vão.
Mas salário é só parte do seu ganho, conforme dados do Datafolha. Como são eles que fazem as leis, foram criando, ao longo do tempo, leis que engordaram seus rendimentos de uma forma espantosa.
São os únicos empregados no Brasil que só trabalham 3ª, 4ª e 5ª feira. Segunda e sexta viajam de avião. Com passagens que nós pagamos, claro, porque o bolso deles só tem boca de entrada, não de saída.
São também os únicos que recebem 15 salários por ano. Inventaram “ com outro nome, claro “ um de encerramento e outro de início de ano legislativo. Se houver sessões extraordinárias em período de recesso, também recebem salário extra.
Têm ainda uma chamada verba de gabinete (50.815,00 para deputados – 87.000,00 para senadores), outra, a verba indenizatória (15.758,00), recebem auxílio moradia, passagens aéreas, telefone, material gráfico e outras coisas que a gente nem fica sabendo. Resultado: quando recebe só o que é divulgado (e considerado legal), um deputado federal custa ao país a média de 103.600,00 reais por mês; um senador, a média de 145.000,00. Como são 513 deputados federais e 81 senadores recebendo 15 salários por ano, é só fazer as contas de quanto nós todos pagamos para essa gente.
O pior, Menino Jesus, é que o esquema se espalha pelo país inteiro. Claro, o exemplo (péssimo, no caso) vem de cima. Começa no nível municipal. Alguém faz tudo para se eleger vereador. Depois, deputado estadual. Depois, federal e senador. E faz tudo para ficar lá para sempre.
No ano em que a Igreja de Maringá está completando seu jubileu de ouro, passamos pela vergonha de ver eleito, mais uma vez em nossa cidade, um presidente da Câmara Municipal sobre quem pesam graves acusações nunca esclarecidas. A maioria dos seus colegas achou a coisa mais normal do mundo reconduzi-lo ao cargo. Os que nele votaram certamente são iguais a ele. É doloroso celebrarmos, em maio próximo, o sexagésimo aniversário de Maringá com a pior câmara de vereadores de toda a nossa história.
Vivemos numa cidade, Menino Jesus, erguida por gente honesta, que trabalhou duro para derrubar mato, plantar café e construir uma comunidade de gente solidária e fraterna. Quando começou a diocese de Maringá, nossa cidade contava dez anos. Havia muita união, muita confiança entre as pessoas, espírito de colaboração e muita alegria. A vida era dura, mas todos se davam as mãos. Ninguém pensava em destruir o outro nem se aproveitar dele. Ninguém queria aparecer nem se considerava mais importante que os outros. Todos sentiam o prazer de ajudar, de abrir o coração para os irmãos. Como numa grande família.
Ainda conservamos alguma coisa desse tempo. Maringá tem um número de entidades beneficentes bem maior do que outras cidades de igual porte. Prova, Menino Jesus, de que este povo é bom, de coração generoso.
Olha as pessoas que estão nesta igreja. Vieram por tua causa. Porque te amam, Menino. Porque querem seguir-te desde o teu nascimento até a tua ressurreição.
Diz o evangelista Lucas que os anjos deram a notícia de tua chegada aos pastores. Não foram ao palácio de Herodes, o Grande. Menos ainda ao imperador de Roma, senhora do mundo. Foram ao campo, procurar aqueles que estavam tomando conta de suas poucas ovelhas. Eram muito pobres: precisavam cuidar do único patrimônio que tinham para sustentar sua família.
Hoje o teu nascimento só tem valor para pessoas humildes como os pastores. Para pessoas como estas que aqui vieram. Pessoas que abrem seu coração ao anúncio dos anjos. Que ouvem com gosto a notícia do teu nascimento. Que, por causa disso, fazem festa e cantam felizes.
Lá nas grandes mansões, nos requintados apartamentos dos que se consideram importantes, dos ricaços e donos do poder, lá ninguém liga para ti, Menino. Estão pouco se lixando para a tua chegada e tua proposta de mudança de vida. Para eles o mundo é o seu quintal, o espaço para ostentar sua riqueza, para mostrar como são poderosos, como dominam tudo e fazem sempre o que bem entendem. E sempre ficam por cima. Por piores barbaridades que cometam.
Falei que não ia pedir nada. Mas dá licença, vou fazer um pedido, Menino.
Peço aquela coragem que os anjos recomendaram aos pastores. Pessoas simples sempre carregam algum tipo de medo. Somos assim, fazer o quê? Ficamos intimidados diante dos poderosos. Por isso os antigos tinham medo de Deus.
Os anjos disseram para os pastores que não temessem. A notícia trazida por eles representava grande alegria para todo o povo.
Precisamos descobrir essa verdade, Menino. Perceber que o teu nascimento traz alegria para nós que, como os pastores, te contemplamos na manjedoura. Que não há razão para ter medo.
Nem de Deus, que nos ama e nos deu o seu Filho unigênito. Tu vives desde sempre junto do Pai na comunhão do Espírito Santo. E nos foste dado como o presente maior de Deus. És a prova do quanto somos amados por Deus.
Também não precisamos ter medo dos poderosos deste mundo, dos que se revestem da autoridade de cargos públicos. Ainda que pareçam gigantes na capacidade de praticar o mal, não conseguem esconder o que sempre foram: pigmeus insignificantes com quem não se pode contar para nada que valha a pena. Gente minúscula que só olha o próprio umbigo. Que só vive para satisfazer sua ganância doentia. Com pessoas desse tipo não se constrói um mundo novo.
Tu vieste para construir esse outro mundo possível, que se faz com gente de coração renovado. Somos frágeis, é certo. Mas aceitamos teu convite, Menino.
Fica conosco para que, imitando os pastores e os magos, nós te reconheçamos como Nosso Senhor.
____________
(*) Orivaldo Robles é pároco na Igreja Santa Maria Goretti, Maringá. Homilia da Missa de Natal.

Continue lendo

Um Deus que não é Mãe é um Deus sem sentido

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Por MARIA NEWNUM:


Uma imagem fala mais que mil palavras... Sinta essa imagem...
Para uma mulher criada por uma mãe que cumpriu o papel do pai ausente para 4 filhas, essa imagem é de fazer chorar.
Como tantas meninas, meu referencial de pai veio de minha mãe, uma mulher cujo nome também é Maria - Josefa Maria - Maria, como eu e como a mãe de Jesus.
Quando criança, recordo o martírio que era os festejos do "dia dos pais" na escola e na igreja. Com o tempo me chegou Bíblia e com ela o entendimento de Deus, não como Pai, mas como mãe. Na adolescência me lembro do Deus da Bíblia que como uma galinha, acolhia seus pintainhos sob as asas... - Mateus 23:37. Eu adorava quando o padre pregava sobre essa passagem. Saía da igreja me sentindo filha de um Deus que me amava e me cuidada igualzinho minha mãe. Tenho certeza que veio daí minha confiança no Deus do cristianismo. Não poderia confiar num Deus apenas macho, como meu pai. Tinha aprendido que o pai abandonava suas filhas, que não cuidava delas. Antes de conhecer o Deus-mãe, isso com 11 anos, havia decidido não casar, nem ter filhos. Era pé no chão, não iria correr riscos.
Quando vejo a abominação que alguns religiosos têm da imagem de Deus como Mãe, essas lembranças voltam. Felizmente tenho as lembranças do encontro com o Deus-Mãe. Todavia me preocupa as meninas que ainda não o encontraram. Quantas ainda têm a figura do pai violento que as abusam ou abusaram sexualmente? Dos que as abandonaram? Dos que dizem que elas não prestam para nada? Dos que a renegaram no nascimento por serem meninas e não meninos?
Minha mãe, uma mulher simples, sem estudo e que nos criou trabalhando de boa-fria, conta que no nascimento meu e de minhas irmãs, nosso pai ao chegar em casa e constatar que não éramos meninos, diziam que podíamos ter nascido mortas. Ele não era uma pessoa má, era pobre ignorante e machista. O fato é que crescemos com essa carga de rejeição paterna e não fomos as primeiras nem as únicas. O mundo está cheio de meninas cujo sentido de um Deus só significa quando ele se revela na figura de mãe.
Enquanto religiosos insistem na figura exclusivamente masculina de Deus, meninas e mulheres, meninos e homens permanecem órfãos; mesmo que muitos nem tenham consciência disso.
Quer aceitem ou não os religiosos, a essência materna está impregnada na raça humana. Os que renegam esse fato demonstram falência de capacidade de anunciar um Deus que é masculino e feminino. O lado feminino de Deus remete ao afago de mãe que consola, cuida e perdoa até mesmo aos maiores pecados que cometemos.
_______
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria. Para comentar ou ler outros artigos clique aqui e aqui.

Continue lendo

Mosaico (sexta/sábado)

Bioenergia
O Instituto da Árvore de Maringá estuda a implantação de uma geradora de bioenergia, resultado da queima de restos de árvores. Seriam gerados 12 quilowatts/hora.
A entidade, que teria 20% de participação na indústria, movimenta-se para firmar as parcerias. O dinheiro será empregado na arborização da cidade.

Perigo
A Eadi inoperante afetará o crescimento do aeroporto regional e o Tecnoparque, aposta especialista da área.

Transporte
Depois de ganhar título de utilidade pública por cortesia da aliada Márcia Socreppa (PSDB), o Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva (fundado e formado pela família Barros, sendo presidido pela matriarca dona Bárbara) deve receber mais um mimo.
A Polícia Civil de Maringá prepara-se para doar um automóvel, em consignação, para o transporte dos diretores da entidade.

Sem água
O fim de ano só não está sendo mais bonito em Maringá porque os chafarizes da Catedral não estão funcionando – e deveriam estar, cá entre nós, dia e noite, dada a quantidade de visitantes na cidade.
É que os ponteiros de bronze dos chafarizes foram furtados e ainda não foram repostos.

Deu areia
Sociedades é o que não faltam na política maringaense.
Uma delas foi reativada dias atrás, depois de os sócios terem se acusado de traição.

Flagra
Câmeras da prefeitura teriam filmado servidores de uma determinada secretaria retirando fardos de arroz.

Solidariedade
A maringaense Elisabeth Tinello, que está colocando prótese de perna em Sorocaba (SP), vai aparecer andando no programa de Sônia Abrão, na RedeTV!
Ela embarca terça-feira para o interior paulista e não conseguiu que o SUS pagasse o transporte. Quem puder ajudar ligue para 3222-1235 ou 9103-3427.

Bala na agulha
A vereadora Marly Martin Silva (PFL) ingressou com 12 ações por injúria, calúnia e difamação, na semana passada, contra 15 empresas e profissionais liberais maringaenses (como jornalistas e apresentadores de televisão).

Imin
Persiste a desconfiança de que o Parque do Japão vai embicar. Na semana passada a Aliança Cultural Brasil-Japão apresentou o projeto Yume (Sonho, em japonês), que prevê uma megaconstrução em Rolândia, em área de 16 alqueires, para marcar os 100 anos da imigração. Cerca de US$ 4,5 milhões estão sendo viabilizados pela Jica.

Revertério
William José da Costa, convidado há cerca de um ano para assumir a Secretaria Municipal de Administração, pediu um tempo para resolver problemas pessoais e – surpresa! – recusou o convite.
Periga o veteraníssimo Benivaldo Ramos Ferreira permanecer no cargo.

Outra ponta
Enquanto a Administração não acerta, os funcionários públicos municipais padecem.
Há casos de restrição de crédito a alguns deles e, para piorar a situação, muitos estão em dificuldades porque o pagamento de dezembro não saiu no dia programa.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No Piauí
Separados na política, unidos pelo destino no Piauí. A fazenda do deputado Ricardo Barros (PP) chama-se Economiza e fica em Baixa Grande do Ribeiro, a 349 quilômetros de Simplício Mendes, terra natal do peemedebista Umberto Crispim. As terras ficam a 1.869 quilômetros de Maringá.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Farsa de fim de ano
Em 16 de agosto deste ano, através do decreto 795/2006, Silvio II suplementou o orçamento da Câmara Municipal de Maringá em R$ 600 mil. Tirou dinheiro da Secretaria de Assistência Social e Cidadania para, entre outros itens, pagar diárias e material de consumo dos ilustres vereadores. O decreto está reproduzido acima.
O Legislativo, que pela quarta vez será comandado pelo mesmo vereador, teve este ano um orçamento recorde de R$ 9 milhões 842 mil 68. Não bastasse isso, tomou R$ 600 mil a mais da Sasc e agora, no final do ano e com dois integrantes de sua mesa diretora condenados criminalmente, 'devolveu' R$ 500 mil à prefeitura. Embora não tenha produzido um só release, embora possua uma estrutura de imprensa que faz inveja a vários veículos do Estado, a notícia foi divulgada de forma espetaculosa pela direção da casa, que após o cofre arrombado adotou a justificativa do "controle de gastos".
Que controle, que nada - o decreto prova que o Legislativo, que já gasta excessivamente desde que teve o número de vereadores reduzido de 21 para 15, enganou os trouxas. O numerário, na verdade, ao invés de reduzido em R$ 500 mil foi aumentado em R$ 100 mil. O prejuízo só não é maior porque transação de poder público não paga CPMF e sobre a "devolução" não incidiu a contribuição. Aliás a "devolução" é mesmo estranha porque o Executivo costuma repassar os valores mensais (duodécimo) mediante a apresentação de uma planilha de gastos. E, na situação de hoje, cá entre nós, é de se duvidar que Silvio II tenha repassado dinheiro para a câmara além do que ela precisava.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Futebol
Mostre que você é bom de fisionomia. Ache na foto acima, tirada há anos em Marília (SP), um deputado estadual eleito por Maringá. Além de bom médico, mostra que até hoje é bom de bola.

Oração de Fim de Ano 2006
(A idéia original é do engenheiro Hugo Hamann, que o blog do colunista publicou no dia 19. Fiz uma adaptação, mais curta, para nossa realidade)

Pela tetraeleição do vereador João Alves do PMDB
Pelo NIS 24 horas no Alvorada que até hoje ninguém vê
Pelos programas que só têm um lado na TV
Senhor, tende piedade de nós

Pelo aterro controlado feito sem licitação
Pelos outdoors feios que apareceram depois da eleição
Pelas muitas árvores cortadas sem explicação
Senhor, tende piedade de nós

Pelas ações civis públicas do promotor
Pela falta de vergonha daquele vereador
Pelo anunciado fim, aqui, do comércio exterior
Senhor, tende piedade de nós

Pelos caminhões coletores de lixo sucateados
Pelos serviços públicos que serão privatizados
Pelos compromissos que não foram honrados
Senhor, tende piedade de nós

Pelas candidaturas que não decolaram
Pelos servidores em greve que quase apanharam
Pelos arapongas que filmaram e fotografaram
Senhor, tende piedade de nós

Pelo lixo acumulado na frente dos nossos lares
Pelos secretários que empregaram familiares
Pelos projetos de interesse dos nobres pares
Senhor, tende piedade de nós

Pelo tanto de cimento que gastam fazendo "lapidões"
Pelos mascotes criados aos borbotões
Pelos secretários enrolados em confusões
Senhor, tende piedade de nós

Pelo secretariado que nunca é concluído
Pelo povo que não opina nem é ouvido
Pelo "corredor" que não corrige nem é corrigido
Senhor, tende piedade de nós

Pela eleição de deputado que não sabe o beabá
Pelo casamento da Adap com o Galo Maringá
Pela greve que fez a prefeitura parar
Senhor, tende piedade de nós

Pelos juízes que deram sentenças contra vereadores
Pelos telecentros e ATIs sem monitores
Pelo não aumento de salário aos servidores
Senhor, tende piedade de nós

Pela violência que cresce em disparada
Pela falta de consulta especializada
Pela faixa de pedestre ainda não respeitada
Senhor, tende piedade de nós

Pelo trânsito que voltou a matar mais gente
Pela decepção eleitoral de político experiente
Pelos laptops superfaturados fora do batente
Senhor, tende piedade de nós

Pelo curso de oratória do Zebrão e do Caiana no litoral
Pelas caixas de som da UEM na campanha eleitoral
Pelas yucas arrancadas da praça da Catedral
Senhor, tende piedade de nós

Pelos remédios que os postos não têm
Pelos privilégios que o poder aos amigos provém
Pelas CPIs que não culpam ninguém
Senhor, tende piedade de nós

Pelas mangueirinhas enroladas no meio ambiente
Pela prepotência e arrogância nem sempre latente
Pelos homens que não pensam na gente
Senhor, tende piedade de nós

Por fim:
Para que possamos festejar juntos os próximos anos novos,
Senhor, dai-nos a Paz

Continue lendo

Coluna do Verde (sábado)

“Ninguém jamais viu a Deus, mas se amar-mos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é aperfeiçoado o seu amor” (1 Jo 4 - 12

Primeira missa
Já tem data marcada para o Padre Julinho, que voltou de Londrina, celebre a sua primeira missa na Igreja Cristo Ressuscitado. Será no dia 4 de fevereiro.

Sai mesmo
Ao que tudo indica, o prefeito Silvio Magalhães Barros II já decidiu que Henry Jean Viana, o “Francês”, não continuará respondendo pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá. Silvio “jogou limpo” e antes de viajar comunicou “Francês” da decisão tomada. Segundo alguns, por solicitação do PP que segue a liderança do deputado federal Ricardo Barros.

Quem assume?
Falou-se em Sergio Mendes, em Diniz Neto, em Milton Ravagnani, em Ronaldo Nezo, mas até agora ninguém sabe quem irá substituir “Francês” na Secretaria de Comunicação. Tem convidado que não aceitou e tem cogitado que nem mesmo quer ser convidado.

Está pronta
Se o prefeito Silvio Barros II tiver muita dificuldade, e parece que terá, para encontrar o substituto de “Francês” na Assessoria de Comunicação Social, tem uma integrante da equipe protinha para assumir. É só convidar a professora Nilva Cordiolli.

O jantar
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, já decidiu. Vai convidar o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira, para um jantar no Palácio Alvorada, ainda no mês de janeiro.

Brasil Sul
Quem desejar ir para as praias de Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinville, pode contar agora com uma excelente opção. Trata-se da Brasil Sul Express, empresa que tem a frota mais nova e moderna do País, e que tem um ônibus que sai diretamente de Maringá todos os dias às 8;45 horas. Informe-se em Maringá pelos fones: 3222-6134 ou 8816-1706 Também para transportes de encomendas, você pode contar com Brasil Sul Express.

Deixa ela
O deputado federal Fernando Ferro, do PT de Pernambuco, defende a manutenção de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente durante o segundo mandato do presidente Lula. Dentre as ações de Marina Silva no Ministério, ele destaca o programa de combate ao desmatamento da Amazônia e o desenvolvimento de políticas voltadas para a revitalização do rio São Francisco.

Reflexão
Do professor Wilson de Matos Silva, reitor do Cesumar: “Ao findar deste ano e início do próximo, refletimos sobre nossas ações e, principalmente, sobre a maneira que elas repercutem na comunidade. Nossas reflexões devem nos levar a uma busca constante do aprimoramento do conhecimento, da promoção da ética e da cidadania, de modo a contribuirmos para a emancipação do homem enquanto sujeito histórico”.

Despedida
Depois de cumprir seis mandatos como deputado federal, José Thomaz Nonô, do PFL de Alagoas, e que foi secretário de Fazenda daquele estado, fez sua despedida na Câmara Federal, onde detém o cargo de vice-presidente. Querido e respeitado, na sua despedida se emocionou com as homenagens prestadas pelos companheiros.

Acelera...
Integrantes da equipe do deputado federal Ricardo Barros, e até mesmo do quadro de assessores do prefeito Silvio Magalhães Barros II, falam abertamente que: “o prefeito precisa acelerar se quiser ganhar a reeleição. Precisa ser pelo menos metade do trator que foi Ricardo Barros na Prefeitura”.

Quer mais
As atitudes e comentários dos assessores representam o reflexo do que pensam Ricardo Barros e a deputada estadual Cida Borghetti, que afirmam também abertamente que esperam mais de Silvio Barros II nos últimos dois anos de sua administração.

É diferente
Não adianta querer atropelar ou influir nas decisões de Silvio Barros II. Ele é diferente do irmão, como é diferente do que foi seu pai politicamente. Ricardo é mais o Silvio (pai) e Silvio II é mais a mãe (Dona Bárbara). Silvio II é mais pé no chão, pensa mais no futuro que no amanhã. E com certeza, não vai mudar.

A carta
Um assessor do deputado federal Ricardo Barros, por sinal bem próximo do deputado, disse que Ricardo Barros e Cida Borghetti já tomaram uma decisão. Eles estariam pensando em redigir uma carta ao prefeito Silvio Barros II, e para conhecimento da população, fazendo algumas colocações, propondo mudanças no estilo administrativo. Ou, caso contrário ,ficariam com um candidato que atendesse as propostas, anseios e reivindicações do irmão e cunhada.

Férias
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já definiu o seu período de férias, mas não revelou onde irá descansar. Lula disse que se afastará do cargo no período de 5 a 15 de janeiro, quando o vice presidente José Alencar, assumirá a Presidência.

Boa vida
Quem está em fase de boa vida total é o ex-deputado federal e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente. Ele está no Guarujá, onde é proprietário de um excelente apartamento, e só voltará a Maringá no mês de fevereiro.

Paraninfo
O Cesumar - Centro Universitário de Maringá-, programou Sessão Solene de Colação de Grau dos formandos de 2006 para os dias 15 e 16 na Arena coberta do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a partir de 19;00 horas. Pioneiro maringaense, Emílio Germani foi escolhido para Paraninfo Geral.

Cancelamento
Como resolveu tirar 10 dias para descanso total, o presidente Lula decidiu que não fará a viagem a Nicarágua para participar da posse de Daniel Ortega, na presidência daquele país. Lula já comunicou o não comparecimento.

Medicina
Está circulando uma nova edição da Revista Sociedade Médica Maringá, que tem a competente Juliana Daibert como Jornalista Responsável. Traz como principais matérias: Tecnologia ainda não substitui o essencial: O Contato Humano; Cinema & Ciência- Divulgação científica tem no cinema um aliado; Olhos Coloridos - Hospital Universitário busca humanização na arte; Campos das Estrelas- Médicos percorrem Caminho de Santiago de Compostela.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Ágide Meneguette, Adilson Irineu Schiavone Júnior, Antonio Muffa Costa, Cláudio Caniato, Fernanda Silveira Ferreira, Guilherme Tanaka, José Eduardo de Andrade Vieira, Miriam Correia Silvestre Ferreira, Mônica Farias Ferras, Natal Domingos Gianoto, Paola Galina.

Continue lendo

Coluna do Ronaldo Nezo (sábado)

Refletindo
Dia desses meu filho queria saber o motivo de tantos programas infantis falarem em natureza, meio ambiente, necessidade de preservação... Ele lembrou que até músicas infantis abordam o tema.
Não tenho acompanhado essas discussões. Mas fico satisfeito em ver que há iniciativas na tevê que tentam estimular nossas crianças a olhar para a natureza com uma preocupação que hoje não temos. Não fomos formados para defender as questões ambientais. Hoje sofremos as conseqüências.
Contudo, a ausência de formação sobre a causa ambiental não tira de nós a responsabilidade de pensar sobre o assunto. Cá com meus botões, incomodo-me todas as vezes que observo alguém jogar uma bituca de cigarro no asfalto, um papel ou uma latinha de bebida em qualquer canto de nossas ruas e avenidas.
São nessas pequenas coisas que revelamos se estamos ou não preocupados com a causa ambiental. Cuidar da natureza não é coisa apenas das empresas. Temos que nos ligar na necessidade de separar o lixo, de não jogar entulhos – grandes ou pequenos – em locais inadequados, de impedir a contaminação de córregos e rios etc.
Nem sempre fazemos isso. Quase sempre, as pessoas transferem a responsabilidade pelo cuidado com a natureza para os órgãos governamentais. Entretanto, quando uma árvore causa uma rachadura na calçada, o primeiro pensamento é retirá-la.
Há necessidade de uma compreensão coletiva que são os pequenos atos que fazem a diferença. Essa é a única garantia que temos de estabilizar a tendência de elevação das temperaturas e da escassez de água potável.

Discurso
“Dado concreto”, “nunca na história deste país”, “conven-cido”, “mágica na economia” e “revolução na educação”. Essas são algumas expressões co-muns nos discursos do presi-dente Lula.

Levantamento
A Folha de São Paulo foi responsável por identificar que Lula utiliza esses termos em praticamente todas as suas falas. Para isso, estudou mais de 1,1 mil discursos do presidente.

Comum
O discurso do presidente re-lete a linguagem comum do PT. O partido, quando está no poder, sempre prega que está revolucionando esse ou aquele setor.

Salário
O ano termina e cerca de 95% dos municípios do Paraná conseguiram pagar em dia o 13º salário. O dado é positivo, prin-cipalmente se levarmos em con-sideração as limitações de receita dos municípios.

Dinheiro
Na opinião de Luiz Sorvos, presidente da Associação dos Municípios do Paraná, os prefeitos aprenderam a administrar os poucos recursos disponíveis e agora conseguem até “fazer milagre”.

Participação
A principal reclamação do presidente da AMP é a injusta distribuição dos recursos arre-cadados por meio de impostos e contribuições. Atualmente, as prefeituras têm acesso a 14% do total arrecadado. Esse percentual, no passado, já foi superior a 20%.

Dificuldade
A concentração de recursos nas mãos de estados e União torna tudo mais difícil para as prefeituras. A lógica teria que ser inversa: os municípios deveriam gerir a maior parte do bolo orçamentário.

Mendicância
Conforme o senador Flávio Arns, ao manter boa parte dos recursos arrecadados nas mãos da União, os prefeitos são obrigados a mendigar dinheiro junto aos deputados e senadores.

Emendas
Na opinião de Arns, se os municípios tivessem direito a um per-centual maior dos impostos arrecadados, não haveria necessidade de os prefeitos negociarem emendas com os parlamentares.

Corrupção
O senador petista entende que esse tipo de negociação quase sempre é viciado e permite a ma-nutenção de um sistema corrupto, com o desvio de recursos obtidos através das emendas parla-mentares.

Projeto
A mudança na lógica de distribuição orçamentária pode ser feita através de um novo pacto federativo. Outra saída seria a aprovação do projeto do senador Osmar Dias que prevê a dis-tribuição de 10% dos recursos arrecadados pela União através das contribuições – CPMF, por exemplo. Atualmente, tudo fica nas mãos do governo federal.

Milagre
E já que falei em milagre na administração de recursos, que tal o feito do presidente da Câ-mara de Apucarana, João Carlos de Oliveira? Ele conseguiu neste ano economizar 30% do Legisla-tivo daquela cidade.

Orçamento
Oliveira tinha em mãos cerca de R$ 3,5 milhões para gastar. Reformou e ampliou em mais de 200 metros o prédio do Legislativo, pagou funcionários, despesas, o salário de R$ 4.750,00 dos vereadores e ainda devolveu R$ 1 milhão.

Exemplo
Se a Câmara de Maringá conseguisse economizar o mesmo percentual do orçamento, a devolução de recursos para a prefeitura local não teria sido de R$ 520 mil. O tamanho da economia seria bem maior: R$ 2,7 milhões.

Escalado
Contador de profissão, João Carlos de Oliveira deixa a Câmara de Apucarana neste final de ano. Ele foi convidado para assumir a Secretaria de Fazenda.

Joba
E quem volta secretariado de Pegorer é o ex-vereador João Batista Beltrame.

Continue lendo

29.12.06

Justiça volta a negar habeas corpus a Mansur

Do TRF4:

A presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, negou ontem, em regime de plantão, habeas corpus ao empresário Marco Antônio Mansur, preso durante a Operação Dilúvio da Polícia Federal, efetuada em agosto deste ano, e que incluiu Maringá.
Mansur é acusado pela PF de ser o principal líder de uma organização criminosa envolvida com sonegação de tributos em importações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
A defesa impetrou novo hábeas alegando que Mansur já está preso por mais de 138 dias, excedendo o prazo legal da prisão preventiva, e que outros denunciados presos na mesma operação já foram libertados.
Após analisar o recurso, a desembargadora entendeu que o prazo se justifica pela complexidade dos fatos delituosos, que demandam maior tempo de investigação. Para ela, o novo pedido não trouxe nenhum fato novo que possa justificar a soltura do réu, sendo sua prisão uma forma de garantir a ordem pública e o cumprimento da lei penal.

Continue lendo

Miura na GloboNews

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As chamadas estão no ar desde manhã, na GloboNews. O programa Espaço Aberto de hoje, apresentado por Alexandre Garcia, vai entrevistar o professor David Duarte, da UnB, e Luis Riogi Miura, ex-diretor de Trânsito de Maringá.
O tema do programa, que foi gravado e inédito, foi a pesquisa do Ipea para quantificar o custo dos acidentes nas rodovias (federal, estadual e municipal). Miura cita Maringá na entrevista, que vai ao ar hoje às 21h30 e será reprisada amanhã às 8h30 e 15h30 e no domingo às 6h50.
Os leitores do blog podem se dar por bem informados. Quando saiu o custo das mortes nas rodovias, Miura comentou por aqui.

Continue lendo

Golpe para fechar o ano

Para consolidar Maringá como a Capital Nacional dos Lókis, só podia acontecer o que aconteceu, fechando o ano com chave de ouro. Não há queixa na delegacia, mas a história é verdadeira: um senhor de nome Luiz Alberto fez a festa nos últimos dias em Maringá e Santa Fé. Comprou fazendas, apartamentos, casas (de médico, inclusive), um avião e até uma lotérica central, na avenida Getúlio Vargas. Tudo no gogó, sem dar um cheque, tudo 171.
A ficha das vítimas está caindo por essas horas.
O suspeito de ser golpista já sumiu da área.

Continue lendo

Sem dinheiro no bolso

Não saiu o pagamento de dezembro para os servidores municipais. Deve sair na semana que vem. Apenas os professores, por causa do Fundef, é que receberam.
Tem gente passando dificuldades. O Ano Novo será inesquecível para alguns ex-eleitores de Silvio II, que além de tudo reclamam do tratamento dispensado pela administração ao funcionalismo municipal.

Continue lendo

N´O Estado

Da coluna Et Cetera, em O Estado do Paraná:

Enquanto isso...
No lado petista, segue o impasse envolvendo o destino de Gleisi Hoffmann a partir de janeiro. Depois de descartar uma secretaria no governo Requião (o que foi uma decisão acertada), ela aguarda as definições nacionais para saber em que frente vai atuar. A idéia de uma espécie de gabinete executivo do governo Lula no Paraná, que ficaria sob sua gestão, segue como a hipótese mais provável.

Tensão no Ibama
E a demora em fechar o ministério em Brasília repercute no serviço público aqui no Estado. Os funcionários do Ibama, que denunciam uma situação de penúria financeira, ainda não sabem quem vai assumir o comando do órgão no Paraná. A única reivindicação nesse sentido é de que não seja o Marinho do PT (sic), que concorreu a deputado nas últimas eleições. Ele é tido por boa parte dos servidores como persona non grata. O clima é péssimo.

Continue lendo

Cena maringaense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Avenida Paraná, proximidades da Dama, e como tornou-se comum nesta época do ano (e em outras também), uma das várias empresas de fogos de artifício da cidade colocou irregularmente uma faixa no meio do canteiro central. Não seria novidade se a empresa em questão não pertencesse a um vereador - Odair Fogueteiro, do PTB -, que trabalha no local onde se fazem as regras da cidade.

Continue lendo

Maringá no ritmo do Rio

Trecho de comentário sobre o artigo de Domingos Trevizan, "O inferno é aqui":

Maringá já está neste ritmo. É só ver o número de mortes ligadas ao tráfico. Quase todos jovens na faixa de 15 a 25 anos. O perfil é o mesmo.
Uma farmaćia, na esquina da Av. Morangueira com a rua Santo Antônio foi assaltada duas vezes na quarta( 27), às 15 e às 20 horas. Na quinta (28) por volta de 11 horas nova tentativa de assalto nesta mesma farmácia, desta vez não concretizada porque havendo várias pessoas no recinto, a dupla de assaltantes parece ter desistido, mesmo após terem deixado a mostra o revólver.
Pois é 3 vezes em dois dias. Funcionários e o proprietário ficam atônitos, sem saber se vale a pena continuar na lida diária, correndo o risco de ser morto por, digamos, 50 reais.

Continue lendo

Querem mexer no WD

Ainda em O Diário leu que a nova empresa que toca o futebol profissional de Maringá planeja mexer de novo no Estádio Willie Davids - ou Estádio Donisete Busíquia como alguns insistem em chamá-lo depois que a Dudony obteve os direitos exclusivos de pintar seu nome em todos os recônditos do local. Vamos lá:

  • As reformas feitas até agora, na gestão Silvio II, não tiveram base legal à época, já que o estádio continua sendo público e não existia documento aprovado pelo Legislativo permitindo a alteração de sua administração.
  • Transformar o WD em "caldeirão", como anunciou a Adap Galo, significa mexer no primeiro projeto da vida profissional do arquiteto Jaime Lerner, que, queira ou não, tem renome internacional. No mínimo, ele iria se sentir muito ofendido.
  • O convênio permitindo ao Galo administrar o estádio (onde acabou com as cadeiras cativas por conta própria, abrindo brecha para uma série de ações - e uma estou sabendo que está em andamento), feito depois das obras realizadas, era para uma empresa. Agora, pelo menos o que a imprensa noticiou, com a fusão surgiu outra empresa. Teria que se refazer o contrato e passar tudo de novo pela câmara.
  • A Lei Orgânica do Município proibe alterações em obras públicas.
Por que, ao invés de querer mexer numa obra pública, a Adap Galo não inicia um ousado projeto de ter seu próprio estádio?

Continue lendo

Lista esportiva da Acema

Da hilária coluna de Deodato Yoshida, em O Diário:

Destaques do ano
Os departamentos de Veterano e Salonismo da Acema premiaram os atletas destaques nas categorias:

Mala
Concorreram: Milton, Willy, Ademaro, Kiyo, Marcelino e Marcelinho. Vencedor: Willy.

Bravo
Hiroshi Okuda, Airton Keiji, Mário Gondo e o futuro presidente, foram os concorrentes. Vencedor: Hiroshi Okuda.

"Miojo"
É para aqueles que em três minutos de jogo, já estão "cozidos". Concorreram: Hideo, Hélio Sato e Euclides Nakasugui. Vencedor: Hélio Sato.

Frangueiro
Hiroshi Okuda, Paulo Shimano, Issamu Nagano, Carlão e Waldemar Gondo, foram os indicados. Vencedor: Carlão.

O "Bonzinho"
Entraram na disputa: Afonso Shiozaki, Katú, Yudi, Edinho e Paulo Evangelista. Vencedor: Katu.

"Nervosinhos"
Apenas dois na disputa: Paulo Doi e Dolarecio. Vencedor: Paulo Doi.

Violentos
Na disputa: Shuzo Tsukada, Baiano, Fuji e Mário (autoridade). Vencedor: a autoridade.

Cartola
Tazima, Gondo, Shimizu e Mário Hossokawa, foram os indicados. Mas, o Tazima foi o vencedor!

Artilheiro
Marcadores de gol: Marcelo Kawakame, Hugo Minamizaki e João Orita e Rumio Mizuta. Vencedor: Rumio Mizuta, com seus 22 gols!

"Bichados"
Os mais "bichados": Dr. Celso, Takemi, Britinho, Agenor, Licinho e Baiano. Vencedor: Dr. Celso!

Continue lendo

Escola arruinada

Carta publicada hoje em O Diário:

Em setembro foi reinaugurada a Escola Municipal Ruy A. Alegrete, localizada no Parque Industrial Bandeirantes. Hoje, meses após fui visitar a dita escola, confesso que fiquei assustado, para não falar horrorizado com a qualidade da obra. As galerias praticamente todas afundadas, verdadeiras armadilhas para as crianças. Agora o que me chamou a atenção foi à mureta com a placa de reinauguação, ela simplesmente afundou. O melhor de tudo foi o que o Saop fez no pátio, como a escola tem apenas uma quadra esportiva eles resolveram construir uma piscina bem na porta da escola, natural é claro, só com água da chuva. O pára-raios então, só tem a haste em cima da caixa dágua, mais nada. Sugiro que no reinício das aulas seja disponibilizada uma equipe médica para primeiros socorros no local, com certeza vão precisar.
Wilson Bespalhuk - Representante comercial - Maringá

(Isso me lembra uma outra administração, que destacou-se por obras superfaturadas e mal feitas)

Continue lendo

Dengarelli

Continue lendo

Experiência com UFO

Artigo do maringaense Ademar Gevaerd, um dos maiores especialistas em OVNIs do país, foi publicado num blog inglês, onde ele descreve fato acontecido no Jardim Alvorada, em 1979, e que vai se firmando como um dos mais conhecidos casos de abdução do planeta.
O texto está aqui.

Continue lendo

28.12.06

Contato

A quem possa interessar, meus telefones são 3028-1149 e 9962-5391. Estou fazendo a coluna da edição de Ano Novo hoje (pretendo terminar até as 2h).

Continue lendo

Catástrofe!

...ou catastrófe, como diria o Elnio Pohlman. Um monte de vírus invadiu meu computador a partir das 17h e somente agora consegui, acho, me livrar deles. Agora tenho que recuperar minhas mensagens, inclusive a coluna do Verde de amanhã e comentários, que simplesmente sumiram do meu Thunderbird.

Continue lendo

Grilo pulando

Grilos e aranhas estão pulando. Estou cortando grama. Comprei 48 metros de nylon, não vai ter grama que resista. Já suei litros. Também pudera, aqui são cerca de mil metros de grama.
Mais tarde voltaremos à programação normal.

Continue lendo

O inferno é aqui

Por DOMINGOS TREVIZAN:

Foi mais uma madrugada de terror no Rio de Janeiro. Mais uma, porque nos últimos anos a barbárie tem sido incorporada à paisagem da cidade – antes maravilhosa – e a violência assumiu a condição de rotina. É impressionante como a população aceita passivamente os crimes mais chocantes. É como se dissesse: é assim mesmo, ninguém vai dar jeito nisso.
Estou há cinco anos no Rio, onde moro pela segunda vez. Como jornalista, acompanhei nos anos 80 vários casos policiais de repercussão nacional. Nada se compara ao atual momento. Há um ano, bandidos atearam fogo no ônibus 350 e mataram cinco pessoas queimadas, entre elas um bebê. Na noite passada incendiaram um ônibus da Itapemirim que saiu do Espírito Santo para São Paulo. Mataram covardemente sete passageiros, que só serão identificados por exames de DNA.
Em outros pontos, uma mulher foi morta a tiros de fuzil. O filho dela, de seis anos, foi baleado na cabeça. Os dois atravessavam uma rua movimentada de Botafogo, bairro da nobre Zona Sul. Um policial também foi executado no mesmo local. Outro homem morreu no ataque a uma delegacia, na Zona Norte. O cidadão tinha ido fazer boletim de ocorrência, pouco depois de ser assaltado.
É, mas é assim mesmo, tem jeito não... A frase é repetida como se a morte violenta fosse banal, tão rotineira quanto o trabalho dos garis, do caminhão do gás, dos medidores de luz, do trânsito congestionado ou mesmo das enchentes em dias de verão.
Será esse o retrato final do brasileiro? Seremos sempre um povo resignado com o desgoverno, o descumprimento das leis, a falta de ética e o desrespeito à vida, que é nosso bem maior?
Meus amigos perguntam o que faço nesse lugar. Respondo que trabalho. Aliás, não deve haver outro motivo para um “forasteiro” morar no Rio. Só que a preocupação maior não deve ser com o local onde moramos, mas com o que está acontecendo no nosso país. Se em São Paulo e no Rio os moradores são reféns de traficantes-bandidos ou policiais-bandidos, é o resultado catastrófico de uma degradação social que acontece há tempos e nada tem sido feito para estancá-la. Governantes corruptos + cidadãos omissos = terra sem lei.
Não pensem, meus amigos, que nossa querida Maringá não está ameaçada. Como gafanhotos que acabam com plantações inteiras, os criminosos expandem rapidamente suas ações. As principais capitais já sofrem os efeitos. Depois o caos chegará às cidades médias. Será que os maringaenses já não estão sentindo isso? É só dar uma olhada nos índices de criminalidade. Vejam os números dos crimes contra o patrimônio e contra a vida. Crescimento assustador dos assaltos, homicídios, tráfico de drogas, crime organizado etc.
Embora só vejam o caos pela televisão, os brasileiros de todos os Estados deveriam se preocupar. E muito. A raiz do mal está na nossa sociedade apodrecida, na corrupção, na falta de sensibilidade dos governantes, na desinformação e no conformismo. Se não reagirmos, continuaremos como já alertava Raul Seixas: “...com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”.
____________________
(*) Domingos Trevizan é diretor de jornalismo e apresentador da TV JB, no Rio de Janeiro

Continue lendo

Só na propaganda

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A propaganda acima, da prefeitura de Maringá, mostra uma monitora ao lado de uma pessoa usando a Academia da Terceira Idade, grande iniciativa da Unimed. Um leitor e usuário da ATI me garantiu de manhã que isso é só na propaganda, que mesmo com esse calorão as pessoas usam os equipamentos sem nenhum tipo de orientação de profissional da Educação Física. Ele teme inclusive que algum dia possa acontecer algum problema sério.
A monitora da propaganda deve existir, segundo me informaram, na ATI do Parque do Ingá, Centro da cidade, raramente freqüentada por pessoas dos bairros. As ATIs da periferia carecem deste tipo de atenção.
E, já que estamos falando no assunto, a propaganda é a oitava ou nona campanha veiculada na coluna Dia a Dia, de O Diário. O placar da isonomia prometida pela administração cristã de Silvio II aponta ainda a veiculação de uma campanha na coluna de Verdelírio Barbosa e nenhuma na de Ângelo Rigon. E, antes que alguém venha fazer algum comentário: fui processado pelo PT que, apesar disso, veiculou campanhas publicitárias em todas as colunas políticas citadas acima (por sinal, coisa mixuruca).

Continue lendo

Contato

Quem quiser entrar em contato com o blog fora dos comentários pode escrever para rigon@maringa.com.br ou angelorigon@gmail.com

Continue lendo

Saindo

O jornalista Henri Jean Viana, o Francês, não permanecerá na Assessoria de Imprensa da prefeitura. Achei que ele permaneceria, apesar de ter sido avisado do desligamento. Mas sei que ele próprio não acredita mais na hipótese.
Fica aqui o registro: Silvio II demitiu-o antes de saber se a pessoa que ele convidou para substituí-lo (um apresentador de programa da TV Tibagi que fez os programas de sua campanha eleitoral) aceitaria o convite. E não aceitou. A partir daí, especulações sobre pessoas, como Milton Ravagnani e Ronaldo Nezo, que sequer foram contatadas.
Algo que me diz que os dois últimos anos da administração serão mais complicados.

Continue lendo

Cena maringaense

Uma motorista que deixou o carro estacionado nas imediações da avenida Duque de Caxias com Néo Martins procurava agora há pouco um orientador da Zona Verde para adquirir um cartão e não encontrava. Apelou inclusive para o pessoal do Bar do Zé, que fica por ali. Passados alguns minutos um orientador cruza por ali, alegre e faceiro. Além da mulher, outras três pessoas chamaram o rapaz para vender o cartão, mas ele não deu bola. Continuou andando. Eles insistiram, gritaram. Ele continuou andando.
Estava com fone de ouvido, provavelmente ouvindo música.

Continue lendo

Sobre anonimato

Estava lendo a coluna do Francês (que já deveria estar na internet) e ele comentou sobre a atitude do Andye Iore, que se aposentou do Toscorama. Os dois já trombaram diversas vezes, mas desta vez Francês concorda com a banalização dos blogs apontada pelo jornalista do Hoje e da Gazeta do Povo.
E coloca três notas seguidas falando sobre o que consira o maior problema dos blogs, a participação anônima, que considera covarde, pois muitas vezes atacam sem responsabilidade. "Os jornalistas responsáveis por blogs - estes sim identificados - não deveriam permitir os excessos desses aproveitadores anônimos", escreve.
Ainda não tenho opinião formada sobre o assunto, mas hoje pela manhã, por exemplo, cortei todos os comentários com ataques pessoais. Procuro não permitir ataque gratuito, embora ache que comentários bem humorados devam ser liberados.
Mas, voltando ao Henri Jean Viana: na mesma coluna ele publica a seguinte nota:

"Mudou, acabou
Observação de um proprietário de jornal: "Você notou que depois que a... mudou de órgão, acabaram aqueles e-mails maldosos". Relembrando: é verdade. Quem poderia explicar?".
Eu sei a quem a nota, em código, se refere. Mas esse não seria o caso de também não esconder o anonimato do leitor, caro Francês?

Continue lendo

"Ainda é possível voltar a encantar a cidade"

De Luis Riogi Miura:

Encerrando 2006, faço uma ligeira retrospectiva. Pensava comigo mesmo, que diferença entre a virada de 2205 para 2006 e 2006 pra 2007. Nesses mesmos dias na semana da virada de ano em 2005, estava também juntos aos familiares, mas com toda atenção torcendo como nunca para que nenhum óbito ocorresse em Maringá. Se isso acontecesse bateríamos mais um recorde: o de mais dias sem nenhum óbito no trânsito. E aconteceu! O padre Orivaldo, juntos com alguns amigos daí, compartilharam comigo essa alegria!Essa entre várias outras conquistas deixava-me mais sensível o que já chegava às raias do limite por estar também enfrentando outra batalha: a de ter que vencer um câncer! 23 maringaenses (paranaenses brasileiros), no mínimo, estavam vivos porque a cidade assim quis.Porque acreditaram que os responsáveis estavam promovendo o que era bom para a sociedade!
Hoje, neste ano, os resultados não foram os mesmos. A mesma alegria e emoção não pude sentir. Muitas razões existem. Muitas justificativas são apresentadas. Mas o certo é que a sintonia que existia, não se repetiu. Tenho minhas explicações, que nem sempre podem ser as corretas. O prefeito, as autoridades públicas, têm as suas. Não sabemos com objetividade, quem tem razão. Acho que poderia citar por baixo, uma centena delas. Da mesma forma que o Andye desencantou-se com os blogs , a população de Maringá volta a desencantar com trânsito. Que pena, mas ainda é possível voltar a encantar a cidade. E tenho esperança que isso aconteça. A manifestação (publicação num dos blogs mais lidos da cidade) faz com que eu tenha essa certeza.

(Miura se refere a este comentário publicado no último dia 21 no Factorama:
"Espanto. Vinha subindo uma das transversais da Cerro Azul com meu filho.
Ia atravessar direto sem passar pela faixa que esta deslocada para a reta do canteiro central.
Meu filho falou para passarmos pela faixa que os carros paravam. Fiquei com a pulga trás da orelha. Aqui na Cerro Azul aonde passam a 80 por hora. Nunca!
Fui atravessar e não é que pos carros pararam! Parabéns Setran! Viva o Miura!
Paulo)
Uma criança ensinando o pai a crer na esperança!

Continue lendo

Porto secando

(Atualizado)

O Hoje Maringá e a rádio CBN fizeram matéria sobre o fato o Porto Seco, que, em mais uma etapa para seu fechamento (o que será extremamente ruim para a cidade e região), não está recebendo mercadoria.
E o prefeito, que havia prometido resolver a situação até novembro passado? Deve mesmo entrar para a história como o homem que não soube segurar uma das maiores fontes de riqueza e de atração de empresas da região.

Continue lendo

Barros e a política econômica do PT

Do Painel da Folha de S. Paulo:

Tiroteio
- O PT se esquece de que a atual política econômica foi a alavanca da adesão ao Lula. É a velha história de achar que o governo está à disposição do partido e não o contrário.

Do deputado Ricardo Barros (PP-PR), sobre a insistência do partido de Lula em pedir a cabeça do presidente do BC, Henrique Meirelles.

Continue lendo

Duas notas

Da coluna Notas Políticas, hoje na Gazeta do Povo:

Carreira – O deputado estadual eleito Ênio Verri (PT) disse que, em princípio, seu nome não estava à disposição para uma possível composição da equipe do novo governo do estado. Como acaba de ser eleito, pela primeira vez, acreditava que essa atitude seria prejudicial para a sua carreira política. Mas a pressão do partido foi mais forte e hoje ele é o nome mais forte para entrar no governo Requião, na pasta de Planejamento.

Encontro – Os deputados eleitos do PT viajam hoje para Brasília para um encontro com o presidente Lula, que quer iniciar sua política de aproximação com a bancada.

Continue lendo

Acabou a confusão

A fusão da Adap e Galo provocou um tsunami burocrático no futebol paranaense, que, parece, terminou ontem, quando o Engenheiro Beltrão foi confirmado no campeonato. Leia aqui.

Continue lendo

A maior

Bem que eu avisei dias desses.
A rede de farmácias Nissei, de Curitiba, é hoje a maior do Paraná. Ela comprou 11 unidades da Drogamed, em seis cidades, e prepara-se para desembarcar (ou aportar, como gostam de escrever as colunas sociais) em Maringá. Este ano a Nissei deve faturar cerca de R$ 280 milhões.
Texto completo.

Continue lendo

Férias

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Olha quem entrou de férias! Jorge e Vanda já devem estar chegando em Asunción.

Continue lendo

Momento musical

Continue lendo

27.12.06

Quero ir para o inferno só para ver os canalhas queimando

Por MARIA NEWNUM:

Tenho sentido umas dores estranhas e falta de ar. Nem sei se vale a pena continuar o tratamento dentário que tem levado alguns reais de meu marido. Talvez melhor fosse que ele economizasse para uma futura esposa. Depois das festas vou ao médico para saber quanto tempo me resta.
Mas uma coisa é certa, se morrer em breve, quero fazer um pit stop no inferno. Lá dever ser o melhor lugar para assistir a justiça sendo feita.
Toda podridão que cobre o Brasil e minha cidade, Maringá, me faz lembrar o ditado: "Em terra de cego quem tem um olho é rei".
Maringá reflete uma “nação cansada”, que fecha os olhos por não acreditar mais na existência da justiça e na ética que deveria gerir os poderes públicos do país.
A Câmara de Maringá, por força da maioria dos vereadores e vereadoras, elegeu pela 4ª vez o atual presidente, que teve o mandato cassado e prisão decretada - convertida em serviços comunitários. Imagine essa situação num país sério... E Maringá é a 3ª maior cidade do Paraná.
A sociedade maringaense e brasileira fecha os olhos por "cansaço merecido". É humanamente impossível sobreviver de olhos abertos, assistindo sucessivas canalhices desse nível por esse “Brazil” órfão de justiça e de seriedade política.
É impossível compreender como um sujeito cassado seja reconduzido ao cargo e, pior, pelas mãos dos supostos representantes do povo. Ora, genuínos porta-vozes do povo ecoam seus gritos, suas dores e desejos. É para isso e por isso que são eleitos vereadores, senadores, deputados e presidentes, ou não é?
O que mais irrita é que as canalhices dos que se aproveitam do poder outorgado pelo povo para legislar em causa própria, inclusive aprovando para si salários astronômicos, e poupando seus pares da justiça, não é um problema insolúvel.
Basta um Projeto de Lei Popular garantindo aos eleitores o direito pleno de retirar os votos daqueles que durante o mandato não os representem com fidelidade. Com a avançada tecnologia eleitoral brasileira isso é fácil.
A cada votação abusiva como aconteceu em Maringá ou em Brasília, no caso dos 91% de aumento de salários dos parlamentares, os eleitores pegariam os títulos, iriam ao cartório eleitoral e retirariam os votos daqueles que abusaram da sua confiança. Até o momento que alguns fiquem com o número de votos zerado e caiam fora, cedendo lugar ao suplente que também ficaria sujeito ao mesmo processo de decréscimo de votos. Veja, a coisa pode ser simples assim.
Mas enquanto a nação permanecer cega, por esse cansaço legítimo, resta um consolo: "O bom dos canalhas é que eles morrem". Pinochet morreu. A está hora deve estar ardendo no fogo do inferno. Dinheiro e poder não compra honra nem prestígio no além. Se for para o inferno, minha diversão será assistir os canalhas ardendo. Mas como ainda não sei se essa coisa de inferno é verdadeira, quero vê-los queimando aqui mesmo, perdendo um voto atrás do outro.
Que o Ano Novo deixe para trás os reis de um olho só.
________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria. Para comentar ou ler outros artigos clique aqui e aqui.

Continue lendo

Coluna do Verde (quinta)

"O mundo passa e a sua concupisciência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1Jo 2 - 17)

10 mil presentes
Todos os anos, o comunicador Benedito Pinga Fogo de Oliveira, da Rádio Nova Ingá, Nova Era e TV Maringá (Rede Band), faz distribuição de presentes no Natal para as pessoas mais carentes, e já devidamente cadastradas através dos programas que ele apresenta no rádio e televisão. No último Natal, Pinga Fogo distribuiu mais de 10 mil brinquedos entre Maringá, Jandaia do Sul,
Apucarana e outras cidades do Vale do Ivaí.

Rede Ratinho
Carlos Massa, o "Ratinho", disse que no ano de 2007 pretende montar a sua rede de televisão no Paraná. Não promete, mas diz que vai se empenhar para montar também no Mato Grosso do Sul.

Posse
No dia 2 de janeiro, às 20 horas, no salão social do C. S. U., ocorrerá a solenidade de posse da nova diretoria do Centro Social Urbano, com Roque Batista dos Santos, na presidência.

Ineptas
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal disse que são consideradas ineptas 8 em cada 10 denúncias levadas pelo Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal. A noa foi publicada na coluna de Cláudio Humberto.

Mais caro
Promotor de Justiça que atua na região de Maringá propôs ação contra um prefeito pedindo o ressarcimento de R$ 40,00. Para ajuizar a ação foi preciso xerocar a nota fiscal para caracterizar pagamento indevido, foram feitos telefonemas para a empresa que emitiu a nota fiscal, um oficial de justiça teve que ser deslocado para notificar o prefeito, um funcionário teve que atender o prefeito, um escrivão teve que tomar o depoimento do prefeito, e outras tarefas. O ressarcimento fica muito mais caro para o Estado. Quanto é que custa tudo isso? Não importa, quem paga é o contribuinte...

Reeleição
Ao se afastar do cargo de prefeito de Curitiba para um período de descanso nos Estados Unidos, Beto Richa, do Partido da Social Democracia Brasileira, admitiu a possibilidade de ser candidato à reeleição. Coisa que ninguém duvida.

Reeleito
Tulio Vargas, que foi deputado estadual e deputado federal por Maringá, tendo sido também secretário de Estado da Justiça do Paraná e candidato ao Senado, foi reeleito para mais um mandato de dois anos na presidência da Academia Paranaense de Letras, onde está desde 1994. Tulio dará continuidade ao trabalho de fundação de mais Academias no interior e campanha de
incentivo à leitura.

Prefeitura
José Domingos Scarpelini, que não conseguiu garantir sua reeleição para a Assembléia Legislativa do Paraná, não vai abandonar a política. Scarpelini anunciou que vai disputar a Prefeitura de Apucarana em 2008. Ele já foi prefeito daquela cidade.

Cogitado
A imprensa de Curitiba voltou a abordar especulações a respeito do futuro secretariado de Roberto Requião no seu novo governo. O nome do deputado estadual eleito pelo PT de Maringá, Ênio Verri, continua cogitado para assumir a Secretaria de Planejamento. Em Curitiba, ele é tido como secretário.

Anistia
Já teve início o trabalho que visa coletar 1,2 milhão de assinaturas para apresentação do Projeto de Iniciativa Popular que visa conseguir anistia para o ex-deputado federal Roberto Jefferson, do Partido Trabalhista Brasileiro.

Sem faltas
Durante o mês de novembro, a Assembléia Legislativa do Paraná realizou 16 sessões. A deputada estadual Cida Borghetti, do PP de Maringá, e os deputados Jocelito Canto, do PTB, Nelson Garcia e Valdir Rossoni, ambos do PSDB, participaram de todas as sessões realizadas, e também das 16 sessões de votação.

É de direito
Ana Maria, mulher do chanceler Celso Amorim, dispõe de dois motoristas e até gasolina, e também uma secretária que é lotada no gabinete do marido. Tem tudo isso, por direito assegurado.

Quem seria?
Osvaldo Militão publicou na sua respeitável coluna na Folha de Londrina, que, segundo dizem, o piloto Fernando Alonso, campeão mundial de automobilismo, tem um primo que mora em Maringá. Quem seria?

Novo estilo
O senador Arthur Virgílio, do PSDB do Amazonas, e que sempre se constituiu no maior crítico do governo Lula, muitas vezes se mostrando até mesmo agressivo, disse que vai adotar um novo estilo. Vai continuar fazendo oposição e irá procurar mostrar ao presidente Lula, ainda que em tom de críticas, os erros e possíveis soluções.

Garantidos
Em Curitiba, fala-se no Palácio Iguaçu que os maringaenses: Marco Autélio, Umberto Crispim de Araujo e Renato Cardoso Machado estão com presenças garantidas no novo governo Roberto Requião.

Loteria
No dia 10 de janeiro, haverá uma espécie de Loteria na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. É que foi marcada para aquela data, a realização de sorteio de gabinetes para os novos deputados estaduais eleitos. Os que foram reeleitos continuarão com seus gabinetes.

São Silvestre
O corredor maringaense Antonio Amaral Carolino, que é funcionário público municipal, viaja amanhã para São Paulo, onde irá participar mais uma vez da Corrida de São Silvestre, representando Maringá.

Manifestação
Os parlamentares que se elegeram na eleição de 1º de outubro, estão desde já preocupado com a grande manifestação que deverá ocorrer no dia 1º de fevereiro, quando serão empossados. É que a grande manifestação não será pela posse dos parlamentares, e sim contra o aumento de seus salários.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Alcino Valencio de Almeida, Alecsandro Duque de Souza, Carlos Alexandre Populim, Darcy Berbert de Andrade, Dirceu Herrero Gomes, Euclides Machioto, Luiz Grigoli, Maria Penha, Matheus Gomes Assunção, Mauricio Cadamuro, Ralph Jones, Waldemar Guiomar, Celso Guerreiro Alvarenga, Eder Jerry Mocci, Maria Eunice Melegari Angeloto.

Continue lendo

Brasil-Japão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Acontece agora, no hotel Deville, jantar da Câmara de Comércio Brasil-Japão. O ex-deputado federal Antonio Ueno, na foto ao lado de Verdelírio Barbosa, está presente.

Continue lendo

Fora da relação dos filiados

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Silvio II deverá deixar o PP, isso o irmão já deliberou. A primeira razão é porque hoje o PP está aliado a Lula no plano federal e apenas ele e mais um deputado da bancada são oposição, a situação ficará incômoda a qualquer hora e poderá, quem sabe, repetir-se o que aconteceu à época no PFL, em que ele foi convidado a sair antes que fosse expulso.
A segunda é que o PSDB ainda continua de Luiz Nishimori, que não é mais um aliado de primeira hora. Hoje ele aparece em outdoors ao lado de Balbinotti e de Verri. É preciso ter o PSDB nas mãos, para o caso de sair do PP numa evacuação rápida.
Talvez antecipando a saída de Silvio II, ou quem sabe ignorando que ele ainda continua filiado ao PP, o site do partido não traz seu nome entre os prefeitos filiados.

Continue lendo

Recortes

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ao fazer o post dos duendes, e na qualidade de artista gráfico pré-amador que sou, percebi três erros de recorte na campanha de Natal feito em outdoor por um shopping de Maringá. Veja acima, na duende: o que este alaranjado faz aí? É resto de alguma coisa que esqueceram de apagar. Da mesma forma, apesar de mínimos, existem uns pixels brancos na touca dela.
O que mais chama a atenção no entanto é o fundo branco entre a touca e a barba do Papai Noel.

Continue lendo

Alter-ego

Considerando que muita gente tem um alter-ego, por que estranhar que Ricardo Barros seja mestre de bateria em Rio Claro, interior de São Paulo?
Confira ao final do primeiro parágrafo desta matéria aqui.

Continue lendo

Duendes de Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Estes são Teco e Fran, os duendes mais famosos de Maringá. Eles aparecem na propaganda de um shopping. Fran gravou recentemente em São Paulo um curta (não é sacanagem não, é curta de Natal) com a Xuxa. A Francielle já foi o gato da Zaeli, sabe tudo. Os dois artistas estão disponíveis para outros comerciais e eventos.

Continue lendo

Os valores

Jair Morroni, diretor do Shopping Cidade, gentilmente envia dados sobre a entrega da premiação que não constam do release produzido pela prefeitura. Explica que Cuca, motivo de post abaixo, esteve lá representando a Casa do Oleiro, que levou o primeiro lugar (R$ 6,5 m Il). O Marev recebeu R$ 5 mil, a Casa Bezerra de Menezes R$ 4,5 mil e o Abrigo Deus, Cristo e Caridade, outros R$ 4 mil. Foram premiadas ainda a Afim, Lar Betânia, Centro João Paulo II e Núcleo Social Papa João XXIII, cada uma com R$ 1 mil. Foram distribuídos R$ 24 mil, no total.

Continue lendo

A carta do padre Orivaldo

O padre Orivaldo Robles, da Paróquia de Santa Maria Goretti, leu domingo na missa uma carta dirigida não a Papai Noel, mas a Jesus, onde fala dos políticos. Fez um sucesso danado.
Estou tentando conseguir o texto e disponibilizarei no blog assim que tiver em mãos.

Continue lendo

Porto Seco já não recebe mercadorias

A informação, passada por um leitor num dos comentários abaixo, é verdadeira.
A Estação Aduaneira do Interior, a Eadi do empresário Silvio Name, o primeiro Porto Seco do interior do Brasil, está a caminho do fechamento. Desde hoje já não recebe mais mercadorias. É mais um passo para o fim, iniciado com o desalfandegamento, em novembro.
Embora Silvio II tenha prometido que Maringá não perderia o Porto Seco, que chegou a proporcionar o maior volume de ICMS da cidade, é o que parece estar acontecendo. Com o fim da medida provisória que permitia qualquer cidade ter um Porto Seco, Maringá vai perder muito, pois Silvio Name ainda tem 9 anos para exploração da Eadi. Qualquer processo que se inicie agora dificilmente terá resultado positivo em médio prazo.

Continue lendo

Não é bem assim

Não é verdade que o vereador Zebrão (PP) tenha recusado convite de Silvio II para se tornar secretário de Esporte e Lazer, como ele mesmo disse hoje pela manhã a um amigo meu. A história é um pouco diferente.
Zebrão iria ser indicado pelo PP, ou seja, pelo primeiro-irmão Ricardo Barros que, na verdade, é quem está promovendo a reforma do secretariado. O prefeito, que está viajando, nem sabe oficialmente que o vereador seria indicado pelo PP.

Continue lendo

Fechou

Na semana passada percebi que a revenda Sundown (motonetas), na avenida Anchieta, defronte o Parque do Ingá, fechou as portas.
E, nos vidros, nenhuma indicação de que mudou de endereço.

Continue lendo

ATIs

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As Academias da Terceira Idade, patrocinadas pela Unimed e espalhadas nos bairros da cidade, ganharam apelido da população em geral e até dos usuários: Estica-Véio.

Continue lendo

Surpresa

A lista de secretários do governador Roberto Requião poderá trazer surpresa.
Maringá corre o risco de ter dois secretários.

Continue lendo

Perigo na pista

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto foi tirada ontem pela manhã, na saída para Iguaraçu, nas proximidades do Posto Duzentão. Estava chovendo bem. O buraco foi sinalizado porque a coisa era feia.

Continue lendo

Acredite nessa força

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto não está lá essas coisas, mas o outdoor também é feio, graficamente poluído, de mau gosto visual, apesar de ser inteiramente em cromo.

Continue lendo

Cuca! Cuca!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quatro entidades assistenciais receberam recursos (cujos valores não foram divulgados) de campanha feita pelo Shopping Cidade. A entrega foi feita ontem e teve a presença do corredor Vanderlei Cordeiro de Lima (acho que ele é do PP). Mas o blog destaca, na foto da Prefeitura Municipal de Maringá, apenas o engenheiro José Carlos Cuca Valêncio, ex-vereador e gente boa, sempre bem humorado, agora em versão cabelos quase brancos.
Aliás, está perdida nos arquivos do Jornal do Povo uma raridade: a única foto, ainda em preto e branco, do Cuca com vasta cabeleira.

Continue lendo

De volta ao Brasil

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Diógenes Gomes – que me mandou o vídeo do último show de Elvis Presley, me fazendo lembrar que o cara morreu com 42 anos, mais novo que eu (e me lembro o dia em que peguei a Ilustrada com a notícia, a caminho da casa de seu Caetano Merotti) – informa que, para o desconforto dos cervejeiros de carteirinha, Marium Carnelossi, depois de seis anos de Estados Unidos, volta ao Brasil em abril próximo.
E completa: “Mas contentem-se, ele não volta mais a Maringá. Vai morar em Goiânia, com esposa e filhos”. Na foto, Carnelossi e Diógenes “Na Boca da Noite” Gomes.

Continue lendo

Betinho cover

Notei que o Andye, na foto abaixo, está a cara do finado cantor Betinho (de Betinho e Seu Conjunto).

Continue lendo

Andye se despede do mundo blogueiro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O jornalista Andye Iore anunciou hoje sua aposentadoria do blog Toscorama. Fundador do Factorama junto com Fábio Linjardi, Anderson, digo, Andye resolveu se dedicar mais à cultura e ao esporte, além de retomar o plano de montar uma banda e vender zilhões de CDs. Ele diz que o Toscorama será reativado no futuro e avisa que continuará colaborando com outros blogs e sites, ocasionalmente.

Ele escreveu na despedida: “Outro motivo que me levou a dar este tempo foi a banalização que os blogs ganharam em Maringá. Vamos buscar outras coisas na internet, enquanto tem gente achando que blog é uma novidade. Acho que cumpri um bom papel nestes quatro anos fazendo blog (desde o Factorama) e ajudei os blogueiros. O Toscorama teve em apenas quatro meses mais de 30 mil acessos, mais de 900 posts, 2,3 mil comentários e conseguiu levantar boas discussões”.
Isso é verdade, tem gente que descobriu internet agora e se acha o máximo, usando espaço no blog para repetir coisas que a gente vê há trocentos anos, como se fosse novidade. O Andye está na outra ponta, sai tendo realizado um trabalho reconhecido. Uma pena sua saída, pois ele ajudou a construir a blogosfera maringaense.

Continue lendo

Está explicado!

Ouvido em algum lugar sobre o dinheiro que a câmara de Maringá devolveu neste final de ano à prefeitura:

- Devolveram porque é impossível gastar R$ 500 mil em três dias.

Continue lendo

Zebrão diz não

O vereador Zebrão (PP) não aceitou o convite do prefeito Silvio II para ser o novo secretário de Esporte e Lazer. A perda será grande. Era sua chance de revolucionar o esporte maringaense. A pasta deve sobrar mesmo para Umberto Becker.
Silvio II retorna amanhã da segunda parte de suas férias.

Continue lendo

Saudades



Não é concorrência ao blog do Carlão, não. É que me lembrei do National Kid hoje. Aí descobri esta cena inédita na televisão brasileira, que é a despedida do super-herói. O professor Massao revela sua identidade secreta e zarpa.

Continue lendo

Buraco city

Cidadezinha cheia de buracos esta, não?

Continue lendo

Na Folha

Atrasado, mas vale. Saiu no Painel da Folha de S. Paulo do último sábado:

Carona. José Borba, que renunciou ao mandato na esteira do mensalão, é uma das estrelas de anúncio pago pelo colega de partido Odílio Balbinoti num jornal de Maringá (PR). Os peemedebistas anunciam sua "participação" na liberação de uma emenda de R$ 4 milhões para a construção de uma vila olímpica.

Continue lendo

Maringá não é Apucarana

O orçamento da Câmara Municipal de Apucarana representa 30% do orçamento da câmara de Maringá. A de Apucarana sempre devolveu dinheiro ao final do ano (matéria aqui, em O Estado do Paraná, para assinantes). A de Maringá raramente fez isso nos últimos 15 anos.
Este ano, a câmara de Apucarana devolve R$ 1 milhão à prefeitura. Maringá devolve R$ 500 mil. Se a câmara de Maringá fosse administrada igual a de Apucarana, o presidente João Alves Correa (PMDB) deveria devolver cerca de R$ 1,5 milhão.

Continue lendo

Só caridade?

Por VALCIR JOSÉ MARTINS:

É louvável a iniciativa e o sentimento de caridade de muitas pessoas que nesta época do ano promovem a arrecadação, compra e distribuição de brinquedos, além da organização de festas, com lanches, refrigerantes e sorvetes para crianças e pessoas carentes.
O que não parece normal é a publicidade que alguns fazem de tais eventos. Por princípio a caridade recomendada por Jesus Cristo não deve ter divulgação: “Não saiba a mão direita o que a esquerda faz” e vice versa. Mas temos assistido, já há alguns anos, em programas de rádio de televisão, matérias sobre eventos dessa natureza, com destaque exagerado para as pessoas promotoras.
A princípio poderíamos pensar que isso é natural. Que é apenas uma questão de orgulho e vaidade, vícios que afetam a maioria dos seres humanos, e que em nada prejudicariam a sociedade como todo. Se o bem está sendo praticado, o que há de mal em divulgá-lo?
Ocorre que como sabemos é feita uma seleção prévia dos que se inscreveram, através de cartas, para se apurar os que realmente são carentes e daí surge um cadastro dessas pessoas, geralmente com pouca instrução, facilmente influenciáveis e a utilização de tais cadastros para o envio de cartas e visitas, em época de eleições, pode se constituir em uma sutil pressão para o direcionamento de votos para este ou aquele candidato. As pessoas que foram assistidas no Natal estarão muito mais propensas a seguir as sugestões do seu’ bem feitor’, o que caracterizaria uma burla da legislação eleitoral que proíbe a ‘compra de votos’.
Isto está ocorrendo? Não se pode acusar sem provas. O que sabemos é que o rádio e a televisão são meios de comunicação muito fortes e alguns apresentadores, de origem popular, como Ratinho, por exemplo, e outros, têm um poder de influência extraordinário sobre as camadas menos esclarecidas da população, e os políticos sabem muito bem disso. São comuns as ‘entrevistas’ em seus programas, pedidas por figuras públicas e há quem diga que até o Presidente Lula teria se valido do expediente para tentar melhorar sua popularidade.
Com essas considerações pretendemos dar uma colaboração para o fortalecimento da democracia. É inadmissível que políticos, especialmente os que estão no terceiro, quarto ou mais mandatos, possam ser favorecidos com a exploração, ainda que forma indireta, da miséria humana, e que proprietários e apresentadores ,de meios de comunicação, que são de concessão do poder público, os utilizem para levar vantagem no jogo eleitoral em detrimento de outros candidatos.
Esperamos que o auxilio aos mais carentes, no natal e durante o ano, seja só caridade!
_______________
(*) Valcir José Martins, administrador, Maringá- PR

Continue lendo

Juíza mantém reajuste de pedágio

Do Jornal do Estado:

A presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora Maria Lúcia Luz Leiria negou recurso do governo do Paraná contra o reajuste de 3,3% nas tarifas de pedágio, aplicado desde o último dia 1º pelas seis concessionárias que administram rodovias federais no Estado.
A decisão da última sexta-feira impõe nova derrota ao governador Roberto Requião (PMDB), que foi eleito em 2002 graças a promessa não cumprida de abaixar ou acabar com a cobrança de pedágio no Paraná. Somente nestes primeiros quatro anos de governo Requião as tarifas já foram reajustadas em média 42%.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima