28.12.06

"Ainda é possível voltar a encantar a cidade"

De Luis Riogi Miura:

Encerrando 2006, faço uma ligeira retrospectiva. Pensava comigo mesmo, que diferença entre a virada de 2205 para 2006 e 2006 pra 2007. Nesses mesmos dias na semana da virada de ano em 2005, estava também juntos aos familiares, mas com toda atenção torcendo como nunca para que nenhum óbito ocorresse em Maringá. Se isso acontecesse bateríamos mais um recorde: o de mais dias sem nenhum óbito no trânsito. E aconteceu! O padre Orivaldo, juntos com alguns amigos daí, compartilharam comigo essa alegria!Essa entre várias outras conquistas deixava-me mais sensível o que já chegava às raias do limite por estar também enfrentando outra batalha: a de ter que vencer um câncer! 23 maringaenses (paranaenses brasileiros), no mínimo, estavam vivos porque a cidade assim quis.Porque acreditaram que os responsáveis estavam promovendo o que era bom para a sociedade!
Hoje, neste ano, os resultados não foram os mesmos. A mesma alegria e emoção não pude sentir. Muitas razões existem. Muitas justificativas são apresentadas. Mas o certo é que a sintonia que existia, não se repetiu. Tenho minhas explicações, que nem sempre podem ser as corretas. O prefeito, as autoridades públicas, têm as suas. Não sabemos com objetividade, quem tem razão. Acho que poderia citar por baixo, uma centena delas. Da mesma forma que o Andye desencantou-se com os blogs , a população de Maringá volta a desencantar com trânsito. Que pena, mas ainda é possível voltar a encantar a cidade. E tenho esperança que isso aconteça. A manifestação (publicação num dos blogs mais lidos da cidade) faz com que eu tenha essa certeza.

(Miura se refere a este comentário publicado no último dia 21 no Factorama:
"Espanto. Vinha subindo uma das transversais da Cerro Azul com meu filho.
Ia atravessar direto sem passar pela faixa que esta deslocada para a reta do canteiro central.
Meu filho falou para passarmos pela faixa que os carros paravam. Fiquei com a pulga trás da orelha. Aqui na Cerro Azul aonde passam a 80 por hora. Nunca!
Fui atravessar e não é que pos carros pararam! Parabéns Setran! Viva o Miura!
Paulo)
Uma criança ensinando o pai a crer na esperança!

5 pitacos:

Anônimo,  13:18  

É verdade, os carros param. Os que não param, a população faz parar ou dá a bronca. Ainda há timidez entre os pedestres. neste final de ano, a pé dei o sinal e os carros pararam, os que não pararam a gente rosna alto.

Editor 13:26  

Miura, hoje na hora do almoço parei para que pedestres pudessem passar na faixa, na avenida Brasil, mas um carro da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná não parou. Mais à frente, o motorista parou no semáforo na esquina com a Herval. Eu até ia anotar a placa do carro, pra dar uma nota, quando o motorista virou-se e perguntou onde ficava a Zona 2. Dei-lhe a dica e acrescentei: "Olha, aqui em Maringá a gente costuma parar na faixa. Tome cuidado". Ele agradeceu e seguiu caminho. Lembrei do sr. na hora. Estamos avançando.

Anônimo,  22:54  

Miura,
Você conseguiu um diferencial como Homem Público na sua incansável luta contra as mortes no trânsito, parabéns!!! Muitos passam pela prefeitura, muitos estão na Prefeitura, poucos como você marcará na Prefeitura.

Anônimo,  08:57  

Se o francês agora é vendido por quilo (R$ 6,00), 120 quilos daria apenas R$ 720,00. Tá certa a conta?

Anônimo,  09:41  

Eu, enquanto motorista, sempre me policio para parar na faixa de pedestres e aguardo pacientemente. Às vezes os primeiros carros (do lado esquerdo, ou do direito) não param, mas logo algum pára. Os pedestres têm sido ora tímidos , ora ousados. Concordo que vários deles têm dado lições para os motoristas. É impossível não lembrar do Miura quando a gente ainda tem esperança que o trânsito de Maringá melhore.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima