27.12.06

Quero ir para o inferno só para ver os canalhas queimando

Por MARIA NEWNUM:

Tenho sentido umas dores estranhas e falta de ar. Nem sei se vale a pena continuar o tratamento dentário que tem levado alguns reais de meu marido. Talvez melhor fosse que ele economizasse para uma futura esposa. Depois das festas vou ao médico para saber quanto tempo me resta.
Mas uma coisa é certa, se morrer em breve, quero fazer um pit stop no inferno. Lá dever ser o melhor lugar para assistir a justiça sendo feita.
Toda podridão que cobre o Brasil e minha cidade, Maringá, me faz lembrar o ditado: "Em terra de cego quem tem um olho é rei".
Maringá reflete uma “nação cansada”, que fecha os olhos por não acreditar mais na existência da justiça e na ética que deveria gerir os poderes públicos do país.
A Câmara de Maringá, por força da maioria dos vereadores e vereadoras, elegeu pela 4ª vez o atual presidente, que teve o mandato cassado e prisão decretada - convertida em serviços comunitários. Imagine essa situação num país sério... E Maringá é a 3ª maior cidade do Paraná.
A sociedade maringaense e brasileira fecha os olhos por "cansaço merecido". É humanamente impossível sobreviver de olhos abertos, assistindo sucessivas canalhices desse nível por esse “Brazil” órfão de justiça e de seriedade política.
É impossível compreender como um sujeito cassado seja reconduzido ao cargo e, pior, pelas mãos dos supostos representantes do povo. Ora, genuínos porta-vozes do povo ecoam seus gritos, suas dores e desejos. É para isso e por isso que são eleitos vereadores, senadores, deputados e presidentes, ou não é?
O que mais irrita é que as canalhices dos que se aproveitam do poder outorgado pelo povo para legislar em causa própria, inclusive aprovando para si salários astronômicos, e poupando seus pares da justiça, não é um problema insolúvel.
Basta um Projeto de Lei Popular garantindo aos eleitores o direito pleno de retirar os votos daqueles que durante o mandato não os representem com fidelidade. Com a avançada tecnologia eleitoral brasileira isso é fácil.
A cada votação abusiva como aconteceu em Maringá ou em Brasília, no caso dos 91% de aumento de salários dos parlamentares, os eleitores pegariam os títulos, iriam ao cartório eleitoral e retirariam os votos daqueles que abusaram da sua confiança. Até o momento que alguns fiquem com o número de votos zerado e caiam fora, cedendo lugar ao suplente que também ficaria sujeito ao mesmo processo de decréscimo de votos. Veja, a coisa pode ser simples assim.
Mas enquanto a nação permanecer cega, por esse cansaço legítimo, resta um consolo: "O bom dos canalhas é que eles morrem". Pinochet morreu. A está hora deve estar ardendo no fogo do inferno. Dinheiro e poder não compra honra nem prestígio no além. Se for para o inferno, minha diversão será assistir os canalhas ardendo. Mas como ainda não sei se essa coisa de inferno é verdadeira, quero vê-los queimando aqui mesmo, perdendo um voto atrás do outro.
Que o Ano Novo deixe para trás os reis de um olho só.
________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria. Para comentar ou ler outros artigos clique aqui e aqui.

10 pitacos:

Anônimo,  23:49  

uma coisa e quase certa o governo Lula so tem mais 4 anos, depois disto a dierita volta a reinar neste pais , como a PTzada e muito esperta pra nao ficar de fora ja corre atlas de alguma s secrataria ou algum cargo de confianca para ficar em paz , ou quem sabe fazer o que devia ter feito a muito tempo se aliar com direita de vez.seu texto esta otima para o momento que estamos vivendo.

Anônimo,  08:03  

NAT/MGA/1950-parabens, a indignação é geral, falta tomarmos atitudes contra o que ai esta, parabens tambem ao cidadão que foi à camara protestar e expulso foi pelo irmão do vereador eleito, como se fosse expulso da casa deles, é o que estão fazendo com nossa camara, parece a casa da mãe joana {joão}, ELES CERTAMENTE IRÃO PARA O INFERNO, como todos os deputados, que com o exemplo do CPMF, aprovam, o governo desvia o recurso e os cidadões morrem sem o minimo de recurso, amontoados a espera de atendimento, enquanto com o tutu do CPMF os canalhas saboreiam vinhos de 8 mil reais, mansões, festa , etc etc, que seja feita JUSTIÇA.

Anônimo,  11:08  

Como eu não sou muito curioso, prefiro comprar um binóculo (talvez um telescópio) e ficar olhando de longe o que acontece. Estes caras que vão para o inferno são du capeta. E acostumados a tirar o deles da reta e colocar o nosso. Por isso a história pode se repetir lá embaixo. Razão pela qual, quanto mais distância, melhor.

Anônimo,  23:33  

Quem acredita em inferno é porque já vive nele.

Anônimo,  00:15  

Viva a inteligência! Esse artigo é porreta, tem a profundidade de um poço artesiano. Será que alguém pode imprimi-lo e distribuir cópias pela cidade, com uma cópia na moldura, especial para o John?
Se ninguém se dispuser a fazer isso, passem a missão para o velho Nerino, que é um mestre nessa arte.

Anônimo,  01:10  

Ao "anônimo" das 23:49: quem se aliou a esta direita foi a própria Maria, andando de braços dados com a tal terezinha, a traidora do irmão-prefeito.
Estive na câmara e não vi a Maria, portanto...

Anônimo,  08:37  

É perda de tempo responder a anominos como o do 01:10. Mas vamos lá, pois o Rigon meu querido amigo, insiste em conceder espaço para esse covarde, que não se identifica. Primeiro, nunca estive na câmara com a Terezinha. As poucas vezes que estive lá ela não estava presente.Ou você é um mentiroso ou viaja... Além do mais não me junto a personagens, me junto à projetos como cidadã, coisa que só pessoas com certo grau de inteligência política pode entender e creio que esse não é o seu caso.
Eu assino meu nome, ao contrário de você que além de mais não se concentrou na essência do texto e deixou de contribuir como fizeram os demais de maneira, brilhante por sinal. É por pessoas essas grandes que ainda encontro sentido de me manifestar com meus artigos. Sem querer ofender, mas por favor se quiser comentar meus textos concentre-se. Tenho pouca tolerância para idiotices, apesar de ter as minhas, como responder a você, por pura falta de ter o que fazer.
Vamos indo, sem mágoas, vou começar o ano zen...
Maria

Anônimo,  10:39  

Minha amiga, me desculpe deixar você chateada mas dizem na boca pequena que no inferno que governa é os politicos, la voc~e vai ver no bembom PC farias, João figueiredo, mussoline, etc...,
Agora tem um lado positivo que o edioma dominante na sessão dos corruptos e português.

Anônimo,  11:24  

Quando disse que estive na câmara, quis dizer, na "reeleição" do joão alves.
Não vi você... ou estou enganado de pessoa?
Já que tens tempo e está sempre informada, deveria estar lá. Faz parte da cidadania. Ou você prefere "crescer com cidadania"?

Anônimo,  13:42  

Como não estarei presente, mandarei representante. Vá lá alguns nomes que possam me representar:

John Alves (o nosso, não o João alves, anão do orçamento que também vai estar lá);

Ricardo Barros, Silvio, ou qualquer um da família, afinal, muitos estarão lá;

Qualquer um dos outros 9 que votaram no Joãozinho lap-top;

O Jairo, o Borba, o Janenne, o Meger, Bárbara, etc... das tranqueiras que nunca fizeram nada por nós;

Etc... Etc... Etc...


Ainda dá tempo de mudar, afinal Deus é justo e perdoa sempre. Eu não sei se tenho esse poder de perdoar, apesar de tentar...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima