30.12.06

Carta ao Menino Jesus - Natal 2006

_________________________________________

"É doloroso celebrarmos, em maio próximo, o sexagésimo aniversário de Maringá com a pior câmara de vereadores de toda a nossa história"
_________________________________________

Por PADRE ORIVALDO ROBLES:

Querido Menino Jesus.
As crianças escrevem cartinhas ao Papai Noel. Como não sou criança, achei melhor escrever para ti.
Não venho fazer nenhum pedido. Apenas comentar contigo algumas coisas que andam acontecendo em nosso meio.
Quando nasceste não havia lugar para teus pais na cidade de Davi, o grande rei de outrora. O evangelista Lucas conta que José era da família e da descendência de Davi, mas nasceu pobre. Como ele estava casado com Maria, tua Mãe, nasceste pobre tu também. Azar teu; pobre não tinha lugar na sociedade do teu tempo.
Hoje, mais de dois mil anos passados, continua acontecendo a mesma coisa.
Já te contaram o que alguns deputados federais e senadores nossos fizeram nestes dias? Há anos muitas matérias importantes para o povo dormem nas gavetas do Congresso “ acho que eles não têm tempo para discuti-las. Agora, perto do Natal, acharam tempo para, bem rapidinho, aprovar um aumento de 91% do seu salário nominal. Para o trabalhador comum o salário é de 350,00 que, em abril, passará a 380,00. Como para eles devem ser poucos os 12.847,00 que recebem, aumentaram para 24.500,00. Está certo que não conseguiram. Mas em fevereiro voltarão de novo à carga. Algum bom aumento eles vão se dar, isso vão.
Mas salário é só parte do seu ganho, conforme dados do Datafolha. Como são eles que fazem as leis, foram criando, ao longo do tempo, leis que engordaram seus rendimentos de uma forma espantosa.
São os únicos empregados no Brasil que só trabalham 3ª, 4ª e 5ª feira. Segunda e sexta viajam de avião. Com passagens que nós pagamos, claro, porque o bolso deles só tem boca de entrada, não de saída.
São também os únicos que recebem 15 salários por ano. Inventaram “ com outro nome, claro “ um de encerramento e outro de início de ano legislativo. Se houver sessões extraordinárias em período de recesso, também recebem salário extra.
Têm ainda uma chamada verba de gabinete (50.815,00 para deputados – 87.000,00 para senadores), outra, a verba indenizatória (15.758,00), recebem auxílio moradia, passagens aéreas, telefone, material gráfico e outras coisas que a gente nem fica sabendo. Resultado: quando recebe só o que é divulgado (e considerado legal), um deputado federal custa ao país a média de 103.600,00 reais por mês; um senador, a média de 145.000,00. Como são 513 deputados federais e 81 senadores recebendo 15 salários por ano, é só fazer as contas de quanto nós todos pagamos para essa gente.
O pior, Menino Jesus, é que o esquema se espalha pelo país inteiro. Claro, o exemplo (péssimo, no caso) vem de cima. Começa no nível municipal. Alguém faz tudo para se eleger vereador. Depois, deputado estadual. Depois, federal e senador. E faz tudo para ficar lá para sempre.
No ano em que a Igreja de Maringá está completando seu jubileu de ouro, passamos pela vergonha de ver eleito, mais uma vez em nossa cidade, um presidente da Câmara Municipal sobre quem pesam graves acusações nunca esclarecidas. A maioria dos seus colegas achou a coisa mais normal do mundo reconduzi-lo ao cargo. Os que nele votaram certamente são iguais a ele. É doloroso celebrarmos, em maio próximo, o sexagésimo aniversário de Maringá com a pior câmara de vereadores de toda a nossa história.
Vivemos numa cidade, Menino Jesus, erguida por gente honesta, que trabalhou duro para derrubar mato, plantar café e construir uma comunidade de gente solidária e fraterna. Quando começou a diocese de Maringá, nossa cidade contava dez anos. Havia muita união, muita confiança entre as pessoas, espírito de colaboração e muita alegria. A vida era dura, mas todos se davam as mãos. Ninguém pensava em destruir o outro nem se aproveitar dele. Ninguém queria aparecer nem se considerava mais importante que os outros. Todos sentiam o prazer de ajudar, de abrir o coração para os irmãos. Como numa grande família.
Ainda conservamos alguma coisa desse tempo. Maringá tem um número de entidades beneficentes bem maior do que outras cidades de igual porte. Prova, Menino Jesus, de que este povo é bom, de coração generoso.
Olha as pessoas que estão nesta igreja. Vieram por tua causa. Porque te amam, Menino. Porque querem seguir-te desde o teu nascimento até a tua ressurreição.
Diz o evangelista Lucas que os anjos deram a notícia de tua chegada aos pastores. Não foram ao palácio de Herodes, o Grande. Menos ainda ao imperador de Roma, senhora do mundo. Foram ao campo, procurar aqueles que estavam tomando conta de suas poucas ovelhas. Eram muito pobres: precisavam cuidar do único patrimônio que tinham para sustentar sua família.
Hoje o teu nascimento só tem valor para pessoas humildes como os pastores. Para pessoas como estas que aqui vieram. Pessoas que abrem seu coração ao anúncio dos anjos. Que ouvem com gosto a notícia do teu nascimento. Que, por causa disso, fazem festa e cantam felizes.
Lá nas grandes mansões, nos requintados apartamentos dos que se consideram importantes, dos ricaços e donos do poder, lá ninguém liga para ti, Menino. Estão pouco se lixando para a tua chegada e tua proposta de mudança de vida. Para eles o mundo é o seu quintal, o espaço para ostentar sua riqueza, para mostrar como são poderosos, como dominam tudo e fazem sempre o que bem entendem. E sempre ficam por cima. Por piores barbaridades que cometam.
Falei que não ia pedir nada. Mas dá licença, vou fazer um pedido, Menino.
Peço aquela coragem que os anjos recomendaram aos pastores. Pessoas simples sempre carregam algum tipo de medo. Somos assim, fazer o quê? Ficamos intimidados diante dos poderosos. Por isso os antigos tinham medo de Deus.
Os anjos disseram para os pastores que não temessem. A notícia trazida por eles representava grande alegria para todo o povo.
Precisamos descobrir essa verdade, Menino. Perceber que o teu nascimento traz alegria para nós que, como os pastores, te contemplamos na manjedoura. Que não há razão para ter medo.
Nem de Deus, que nos ama e nos deu o seu Filho unigênito. Tu vives desde sempre junto do Pai na comunhão do Espírito Santo. E nos foste dado como o presente maior de Deus. És a prova do quanto somos amados por Deus.
Também não precisamos ter medo dos poderosos deste mundo, dos que se revestem da autoridade de cargos públicos. Ainda que pareçam gigantes na capacidade de praticar o mal, não conseguem esconder o que sempre foram: pigmeus insignificantes com quem não se pode contar para nada que valha a pena. Gente minúscula que só olha o próprio umbigo. Que só vive para satisfazer sua ganância doentia. Com pessoas desse tipo não se constrói um mundo novo.
Tu vieste para construir esse outro mundo possível, que se faz com gente de coração renovado. Somos frágeis, é certo. Mas aceitamos teu convite, Menino.
Fica conosco para que, imitando os pastores e os magos, nós te reconheçamos como Nosso Senhor.
____________
(*) Orivaldo Robles é pároco na Igreja Santa Maria Goretti, Maringá. Homilia da Missa de Natal.

11 pitacos:

Anônimo,  02:09  

Esse texto deveria ser reproduzido aos milhares e distribuído por toda a cidade. Maravilhoso!

Anônimo,  09:59  

Alguns vereadores deverião ir em programas de televisão (programas regionais) mandar uma menssagem de final de ano para seus eleitores, e também para os demais moradores de Maringá e aproveitar para pedir desculpas para a população,neste ano que está acabando eles fizerão muitas coisas erradas e até desonestas, mas sempre há tempo de se redimir e ajeitar as coisas erradas. Poderiam ir até o padre Orivaldo para uma confissão comunitária (só de vereadores)e contar todos os erros, dosonestidades e falcatruas.Bem coitado do padre o ouvido dele iria virar uma privada.
E para esses vereadores vale aquela bem antiga " eles estão fazendo na vida pública o que fazem na privada".

Anônimo,  11:37  

Padre, esqueceu de dizer ou talvez, para não se alongar mais em seu bonito e verdadeiro texto, que também temos a pior e uma das mais nefastas administrações que já passou pelo nosso executivo. Caos na saúde, na educação, no funcionalismo público, no meio ambiente com podas de árvores sãs, coletas e depósito de lixo a céu aberto, sucateamento dos equipamentos, enfim, parece que está descambando tudo o que já se construiu de bom na cidade. Nesse caso, não há que se falar em herança maldita pois a atual, em campanha política, prometeu e disse que era a mais preparada para resolver todos os problemas e que tinha solução para tudo, portanto, o que está acontecendo é mérito ou ônus somente deles. Claro, sempre, com a conivência e até cumplicidade da mesma câmara a qual o Senhor recomenda ao Nosso Menino Jesus. Assim como Nosso Senhor, o Menino Jesus, foi levado à cruz do calvário pelos governantes à época, talvez aqui em Maringá, também a mesma cruz seja a solução para os maus governantes que temos. No caso, o promotor Cruz...

Anônimo,  17:30  

Bonito comentário, mas não resolverá nada, mas, absolutamente naaaaadaaaaaaaa!!!!!.

E, sabe o que ainda não entendi nestas manifestações gerais da igreja romana, acerca destes aumentos dos deputados?....
Que ela só começou a se manifestar em todas as missas no brazil inteiro, depois que S.T.F. derrubou o aumento pretendido pelos bacanas representantes do "povo" !!!!

Siceramente não consigo entender !?

A Bíblia Sagrada, que é o nosso manual do fabricante, nela, Deus Iavé=(YHWH=Eu sou), narra que nos últimos tempos (e estamos nele) os homens haveriam de piorar tanto, mas tanto, que se, Jesus não voltasse há tempo, tudo seria exterminado da face da terra.

Logo, é só pregar nas missas, o livro do Apocalipse, do capítulo 1 até o 22, e tudo seria entendido pelo povo católico..............

Mas tem um detalhe perigosíssimo para o clérigo católico pregar:

....Como vão explicar os capítulos 17, 18 e 19 do Apocalipse, onde é narrado claramente que a igreja romana, será a líder do ECUMENISMO RELIGIOSO MUNDIAL e parceira e protetora do ANTI CRISTO(=o governante mundial), sendo que o FALSO PROFETA, terá MORADA EM ROMA e nela o SEU TEMPLO; sendo que seu Templo e toda a cidade de Roma será DESTRUÍDA EM CHAMAS pelo antigo parceiro, o governante mundial, que a bíblia chama de anti Cristo....... ?!?!

Anônimo,  17:41  

Já estava na hora de ao menos um homem religiosos (não sei se existe mulheres religiosas, deve existir...)manifesta-se sobre a situação local. Em Brasília o Arcebispo também mandou seu recado, a CNBB também...

Enquanto muitos religiosos batem no peito que são a-políticos a cidade e o Brasil continuará terra de ninguém...

O Padre Robles mostra porque é uma pessoa tão respeitada em Maringá.

A benção padre,

Maria Newnum

Anônimo,  20:47  

Minha cara blogueira acima......

Não é se metendo em política, que os religiosos vão consertar o mundo não..!!!!!

Só podem dar uma "ajeitadinha" no mundo, àqueles religiosos que, pregarem A VERDADE DOA AONDE DOER........................
E a "VERDADE" , É ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A BÍBLIA SAGRADA, QUE É A PALVRA DE DEUS E A SUA BOCA FALANDO CONOSCO..........
...E LÓGICO, SEM TIRAR E NEM POR UMA ÚNICA VÍRGULA DELA...........

ELA SE EXAURE POR SÍ SÓ.......
ELA É PERFEITA E ACABADA POR ELA MESMO...........................

Tudo que diferir dela, é criação dos homens, que nada mais é, do que vãs filosofias humanas, que não resolvem nada e nunca resolverá....!!!!!

Anônimo,  00:55  

Maria Disse:
Que Deus ajude leigos e clerigos, ao menos de nossa cidade, a distiguirem política partidária de política, aquela que zela pelo bem da pólis. Falta entendimento.

Separar religião e Estado trouxe muitas vantagens; a pior desvantagem foi, contudo, deixar o mundo político distante da religião. O que sem dúvida só favoreceu e ainda favorece aos oportunitas.

Aos cristãos vale olhar para o Jesus político, aquele que constestou, denunciou e acabou sendo morto pelos poderosos de seu tempo.

Ao dizer que religião e política devem caminhar distantes, os cristãos se separam de Jesus e renegam o sentido de sua missão que foi exencialmente política, no bom sentido do termo.

Nada mais confortável para os políticos desses dias que saber que os religiosos não se intrometem em política. Rezam para que tudo continue assim e que o povo continue acreditando que política é coisa do diabo.

É preciso dinstiguir ainda a política religiosa, registrada na história e o quanto ela favoreceu aos interesses individuais da Igreja, ou seja, de seus representandes que se banhavam em ouro enquanto o povo comia os restos, sustentando luxo com pesadas indulgências e impostos.

É preciso estudar a história e é preciso animar aos religiosos que ontem e hoje, que queriam e querem contribuir para uma sociedade justa, não num paraiso distante, mas aqui e agora. Essa a essência do ministério politico de Jesus, por isso dizia: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância", isso significa saúde, educação, moradia, educação, comida e isso só se consegue com políticas públicas. Por isso os religiosos devem acompanhar de perto os políticos.

Os que batem no peito dizendo que pol;itica não é coisa de Deus, estão, mesmo que por ingenuidade bondosa, servindo a outro deus.

Maria Newnum

Anônimo,  10:41  

Cara Maria,

Você não entendeu nada do que eu disse.........
É lógico que nesta linha de raciocínio que Você expôs acima, dá a impressão quase real, de que Jesus se entrometeu na política da época, pregando a justiça social dos homens........

Mas Você está enganada.....

Jesus veio ao mundo para mudar o caráter das pessoas..........

Ele não estava preocupado com o cargo ou posição política ou social das pessoas...........

Ele estava e está, preocupado em que as pessoas deixassem e deixem, de ser hipócritas, maléficas, mentirosas, ardilosas, gananciosas, avarentas, intelectualóides, crentes e fiéis em vãs filosofias humanas.........

E para que Ele (Jesus) pregasse esta boa nova, precisou dar de dedo nas "otoridades da época", nos religiosos de então, nos ricos, nos homens e nas mulheres...

A sociedade da época, estava igualzinha á sociedade atual. Totalmente longe da VERDADE DIVINA=Bíblia Sagrada...........

De que adianta, um padre ou um Bispo, dar de dedo nos deputados, e depois rezar uma ave maria, fazer uma procissão com um andor de são sebastião, de nossa senhora aparecida, da senhora de fátima e outros 4.000 ou mais, ídolos existentes na igreja romana.....

De que adianta os clérigos romanos, pregar a moral, enquanto sua casa está cheia de pedófilos, homossexuais, freiras e padres entristecidos por uma lei religiosa anti bíblica cessando os prazeres sexuais instituídos por Deus e consagrado aos homens........................

De que adianta, os líderes católicos romanos, quererem consertar o mundo, sendo que sua igreja vive criando ídolos, erguendo estátuas, esculturas e Imagens de adoração à elas, enganando e iludindo o "povo católico" que não tem oportunidades em conhecer a Verdade Única de Deus Iavé na pessoa de Jesus Cristo.........

Cegos, primeiro tirai a trave que está nos seus olhos, para depois tirar o cisco do olho alheio.(Mt.7:3a5/Lc6:41).

Um cego, não pode conduzir outro cego -( Mt.15:14/Lc6:41)- pois a igreja romana ainda é cega para as verdades essenciais para a salvação das pessoas, pois está impregnada de heresias que conduzem ao inferno............

Como está escrito no livro de II Corintios. 4:4- " nos quais o deus deste século(=satanás)cegou os entendimentos dos incrédulos(=incrédulos pque não creem somente na bíblia), para que não lhes resplandeça a LUZ do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus."

E só para encerrar, Deus nos ensina no livro dos Salmos- 25:14-"o segredo do SENHOR(=revelação da verdade) é para os que O TEMEM(=obedecem só a sua palavra), aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança(=salvação)."

É só deixarem de se basear e confiar em filosofias humanas, que a verdade única de Deus lhes será revelada...................

Anônimo,  22:14  

Não sou de ir à igreja. Nenhuma delas. Já fui católico. Por muito tempo fui à missa.
Deixei de ir por ver a religião dominada por fariseus. Os mesmos de antigamente, só que em nova roupagem.

Agora visualizo esses fariseus nas igrejas pentecostais, batistas, protestantes. Em todas.

Acho legal esse padre ocupar o espaço de que dispõe para puxar a orelha de seus espectadores, muitos dos quais são similares aos edis em questão.

Nos meus tempos de igreja fui a várias missas do padre Orivaldo. Gostava de seus sermões. Ele ia na veia.
Achei porém que sempre lhe faltaram a humildade e a calma que são comuns nas grandes pessoas. Mas, afinal, ninguém é perfeito.

Ele, o padre Julinho, o padre Bento, o padre da nossa senhora de Guadalupe, o padre do aeroporto (não sei se ainda é o mesmo), são bons padres, que se fossem em maior número faríam uma igreja melhor.
Acho que esse bispo que está agora à frente da diocese não concorda muito com o pensamento desses padres, o que é uma pena.

Anônimo,  12:11  

Se aprofundar na igreja católica vamos ver coisas cebeludas além do que escreveu o padre. Na igreja tem muita coisa errada que ele esqueceu de escrever. Cada dia que passa acho que igreja hoje em dia é um grande negócio.Muito dinheiro e mordomia.

Anônimo,  12:14  

Em briga de padre não me meto!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima