27.12.06

Só caridade?

Por VALCIR JOSÉ MARTINS:

É louvável a iniciativa e o sentimento de caridade de muitas pessoas que nesta época do ano promovem a arrecadação, compra e distribuição de brinquedos, além da organização de festas, com lanches, refrigerantes e sorvetes para crianças e pessoas carentes.
O que não parece normal é a publicidade que alguns fazem de tais eventos. Por princípio a caridade recomendada por Jesus Cristo não deve ter divulgação: “Não saiba a mão direita o que a esquerda faz” e vice versa. Mas temos assistido, já há alguns anos, em programas de rádio de televisão, matérias sobre eventos dessa natureza, com destaque exagerado para as pessoas promotoras.
A princípio poderíamos pensar que isso é natural. Que é apenas uma questão de orgulho e vaidade, vícios que afetam a maioria dos seres humanos, e que em nada prejudicariam a sociedade como todo. Se o bem está sendo praticado, o que há de mal em divulgá-lo?
Ocorre que como sabemos é feita uma seleção prévia dos que se inscreveram, através de cartas, para se apurar os que realmente são carentes e daí surge um cadastro dessas pessoas, geralmente com pouca instrução, facilmente influenciáveis e a utilização de tais cadastros para o envio de cartas e visitas, em época de eleições, pode se constituir em uma sutil pressão para o direcionamento de votos para este ou aquele candidato. As pessoas que foram assistidas no Natal estarão muito mais propensas a seguir as sugestões do seu’ bem feitor’, o que caracterizaria uma burla da legislação eleitoral que proíbe a ‘compra de votos’.
Isto está ocorrendo? Não se pode acusar sem provas. O que sabemos é que o rádio e a televisão são meios de comunicação muito fortes e alguns apresentadores, de origem popular, como Ratinho, por exemplo, e outros, têm um poder de influência extraordinário sobre as camadas menos esclarecidas da população, e os políticos sabem muito bem disso. São comuns as ‘entrevistas’ em seus programas, pedidas por figuras públicas e há quem diga que até o Presidente Lula teria se valido do expediente para tentar melhorar sua popularidade.
Com essas considerações pretendemos dar uma colaboração para o fortalecimento da democracia. É inadmissível que políticos, especialmente os que estão no terceiro, quarto ou mais mandatos, possam ser favorecidos com a exploração, ainda que forma indireta, da miséria humana, e que proprietários e apresentadores ,de meios de comunicação, que são de concessão do poder público, os utilizem para levar vantagem no jogo eleitoral em detrimento de outros candidatos.
Esperamos que o auxilio aos mais carentes, no natal e durante o ano, seja só caridade!
_______________
(*) Valcir José Martins, administrador, Maringá- PR

2 pitacos:

Anônimo,  10:17  

Espero que o autor do texto seja um daqueles que fazem alguma coisa para os carentes e se escondem no anonimato, ou será um dos muitos demagogos que estão por ai, que só sabem criticar e fazer denuncias vazias como os petistas!

Anônimo,  07:48  

Não entendo como um intelectual desse naipe não consegue ser redator chefe de O Diário.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima