28.4.07

Tais brincando?!

As piadas selecionadas por Tatta Cabral em sua coluna deste domingo estão aqui.

Continue lendo

Em terra de dengue, quem usa repelente é rei

Por PAULO VIDIGAL

Mirileine da Silvia, que tinha apenas 15 anos, morreu com dengue em Maringá. A cidade, que tem um programa denominado de “Maringá Saudável”, não está tão saudável assim. Afinal é a primeira do estado em número de casos de dengue. São 5376 notificações e mais de mil casos confirmados. Números vergonhosos que tem repercutido em toda mídia.
Ontem começou a ser divulgada em todas as emissoras de televisão, uma nota em que o prefeito Silvio Barros II pede a ajuda da população para combater o mosquito da dengue. Através da mídia a atual administração sempre cobrou da população para que faça a sua parte.
Não tenho dúvidas que a população irá participar dos multirões contra a dengue. Não porque acredita no prefeito que prometeu melhorar a saúde pública, melhorar a coleta de lixo, reduzir o IPTU, e não cumpriu. Mas sim, porque ela entende que a participação de cada cidadão é muito importante para erradicar o mosquito. O maringaense além de ser vítima do mosquito também é vítima de uma política de saúde que foi incapaz de evitar tantos casos de dengue.
Afinal, nem todo cidadão tem condições de comprar repelente como sugeriu e usa o secretário deSaúde.

Paulo Vidigal, servidor da saúde ameaçado de demissão pela atual administração por ter participado da greve dos 31 dias

Continue lendo

Na fita

Em Dourados (MS), a infestação do mosquito Aedes aegypti é muito alta. Foram quase 4 mil notificações até agora.
Um dos 28 bairros mais atingidos chama-se Jardim Maringá. Aqui.

Continue lendo

Martelo batido

Por R$ 100 milhões, Paulo Pimentel vendeu as quatro emissoras de televisão de seu grupo (Curitiba, Apucarana, Foz do Iguaçu e Londrina) ao grupo Monte Cristalina, que apesar de ter sede em São Paulo é de Goias, e pertence ao dono da palha de aço Assolan e da marca Arisco.
O ex-governador confirmou a venda hoje, em seus jornais. As emissroas retransmitem o SBT e a gente espera que, pelo menos em Apucarana/Maringá (a concessão é de lá, mas funciona aqui), o pessoal retome o jornalismo.

Continue lendo

Aparato

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O servidor Paulo Vidigal, diretor do Sismmar, recebeu ontem à tarde a notificação sobre sua demissão, uma das 28 decididas pelo processo administrativo. Procuraram-no no trabalho, embora esteja de férias. O comunicado foi entregue por dois integrantes da Guarda Municipal. Outras entregas foram feitas por Vagner Mússio (Serviços Públicos) e Neto (chefe da guarda). Em alguns casos, a comitiva para a entrega do papel foi composta por cinco pessoas da administração.

Continue lendo

Em maio

A reunião do PMDB para montar a chapa de consenso que irá disputar a convenção municipal em 15 de julho foi marcada para dia 23 de maio.
Há quem aposte, no entanto, que o consenso é pura fachada e que há gente trabalhando para bater chapa.

Continue lendo

Nomeação na Ceasa

De Verdelírio Barbosa:

Nomeação
O ex-vereador maringaense Antonio Santos Soares, que passou também pela Secretaria de Serviços Públicos do Município de Maringá, disse que está aguardando para a próxima quarta-feira, dia 2 de maio, a sua possível nomeação para a gerência da Ceasa de Maringá.
Coluna completa.

Continue lendo

Grandes problemas

Do Fancês Press:

Turbilhão
E a pacata cidade de Floresta acaba de ser atingida por dois grandes problemas.
Primeiro, o vendaval que deitou o milho e descobriu barracões, casas, etc. Segundo a condenação do competente prefeito José Roberto Ruiz.
Coluna completa.

Continue lendo

O mundo não tem jeito

A cada dia aparecem motivos para se perder a fé no mundo. O governador Requião convidou Emília Belinati (que foi vice de Jaime Lerner) para integrar seu governo. Ela recusou.
Aqui.

Continue lendo

Passou batido

Nenhum jornal de Maringá noticiou hoje a quarta vítima fatal por dengue no Paraná.

Continue lendo

Símbolo do progresso

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

1970, um ano antes de a Catedral de Nossa Senhora ser inaugurada e tornar-se símbolo perene de Maringá, era o antigo prédio da estação rodoviária a imagem mais divulgada da cidade. Basta ver neste caneco de uma festa da cerveja: a estação rodoviária era o símbolo de Maringá e a prova de que a cidade vivia intenso progresso.

Continue lendo

Memória apagada

Há um fato envolvendo um ex-assessor de Said Ferreira, em seu primeiro mandato, que o próprio ex-prefeito não comenta com ninguém.
Trata-se da prisão, no interior de São Paulo, de um ex-secretário seu. Flagrado com dinheiro de origem suspeita, o personagem chegou a andar de camburão. A questão foi resolvida, com a passagem foi sepultada - e apagada da memória política da cidade.

Continue lendo

No Pravda

E Maringá, graças a uma criança, acabou sendo notícia no Pravda eletrônico.

Continue lendo

27.4.07

Quarta vítima

Todas as vítimas fatais da dengue no Paraná, este ano, em algum momento, eram ou passaram por Maringá. A Gazeta do Povo dá detalhes da quarta morte.
O pior é que corre um boato de que hoje teria falecido uma senhora, também de dengue.

Continue lendo

Legislativo de Maringá

Sabe o projeto do vereador Mário Verri (PT), extinguindo vias públicas para beneficiar um condomínio fechado de um diretor da Acim? Ontem ele foi aprovado com 11 votos favoráveis.
Hoje cedo, em segunda votação, ele recebeu 13 votos favoráveis.

Continue lendo

Alagoas

Os jornalistas da Tribuna de Alagoas, sem receber há cinco meses, assumiram a redação e estão até produzindo um jornal de greve, a Tribuna Independente. A notícia está no Comunique-se, para cadastrados.
Agora, um pouco de história: o título Tribuna de Alagoas pertencia a dois maringaenses (um deles, o jornalista Zitão, falecido), proprietários da extinta Editora 5 de Abril, que editou o O Jornal de Maringá durante alguns anos. A editora havia comprado a impressora da Tribuna, quando esta fechou, e o título veio junto. Um homem chamado Paulo César Farias - o famoso PC Farias de Collor de Mello - resolveu ressuscitar o jornal e negociou a compra do título com os maringaenses - que eram, na verdade, laranjas de um empresário local. Segundo o INPI, a aquisiçãdo nome é de 1992.

Continue lendo

Mutirão na Zona 7

Do Francês Press:

Mutirão
Os moradores da Zona 7 devem colaborar com o esforço do mutirão comunitário que a Prefeitura promove hoje no bairro. O objetivo é acabar com os criadouros do mosquito transmissor da dengue. Não participar e dar um tiro no pé.
Coluna completa.

Continue lendo

Dengue: mais uma morte

O Toscorama, o blog da dengue, revela: houve mais uma morte por dengue em Maringá.
A vítima é um senhor de 63 anos, internado num hospial da cidade com pneumonia, e que faleceu ontem à tarde.

Continue lendo

Ruim

À vespera do supermutirão contra a dengue, Maringá pode receber outra má notícia nessa área.

Continue lendo

Prefeito de Floresta perde mandato

O prefeito de Floresta e ex-presidente da Amusep, José Roberto Ruiz (PP), foi condenado à perda do cargo e teve os direitos políticos suspensos por três anos, de acordo com sentença do juiz Siladelfo Rodrigues da Silva, da 5a Vara Cível de Maringá, em ação civil pública proposta em 2003. Ruiz disponibilizou máquinas e servidores da prefeitura de Floresta na construção de uma pista de rodeio particular de Francisco Torrecilha. O fato foi denunciado, em 2002, pelo vereador Cláudio Paixão, que fez a denúncia ao promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Aparecido Cruz.
José Roberto Ruiz, que coordenou regionalmente a campanha de Osmar Dias ao governo do Estado, e Torrecilha terão que ressarcir os cofres públicos em cinco vezes o valor bruto dos seus vencimentos, em março de 2002, além de ficarem proibidos de contratar com o poder público pelo prazo de três anos. A Justiça absolveu, na mesma sentença, os servidores e agricultores Darci Blanco, Francisco Pereira Gomes, Manoel Bento da Silva, Roberto Fuentes Campos, Antonio Gesivaldo e Pedro Torrecilha.
Considerado o "prefeito do Ricardo Barros", Ruiz também responde a atos semelhantes de má conduta administrativa, como o fato de ir ao escritório político do deputado federal dirigindo uma viatura da Polícia Civil de sua cidade, num sábado, em Maringá.

Continue lendo

Lavanderia

A Quality Lavandeira, de São Paulo, segundo maior empresa do seu ramo, com 70 lojas, pretende abrir uma ainda este ano em Maringá.
Aqui.

Continue lendo

Blog devagar

Parece que os problemas do final de semana voltaram ao blog. Estou esperando o socorro chegar.

Continue lendo

Os números são mais assustadores

Maringá tem pelo menos 80% a mais casos de dengue do que os números oficiais. Hoje, ao invés dos 1.333 casos confirmados pela prefeitura, são pelo menos 2,4 mil, segundo levantamento do DataAnderson para o Toscorama. São 5.376 notificações.
Quem, hoje, não conhece algum familiar, amigo ou conhecido que não esteja com a doença?

Continue lendo

Tudo pelos amigos

Daqui a 15 minutos tem nova sessão extraordinária na Câmara Municipal de Maringá, convocada ontem à noite pelo presidente João Alves Correa (PMDB).
Terá outros assuntos, mas foi marcada em cima da hora por causa do projeto de Mário Verri (PT), que extingue vias públicas planejadas para beneficiar um empreendimento imobiliário (leia nota abaixo). E teve gente que acreditou quando John e Mário trocaram "gentilezas" sobre pescoços e melancias no plenário tempos atrás...

Continue lendo

26.4.07

Star Wars

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ator Anthony Daniel descansa na "cadeira" que ele mesmo inventou durante as filmagens de Guerra nas Estrelas. Há uma série de imagens inéditas aqui. Assisti ao filme no Cine Plaza e me recordo de ter saído deslumbrado, embora ainda sem noção de ter assistido a uma revolução na ficção científica. Era espetacular a briga das naves no espaço, as explosões, a trama, enfim, o filme continua até hoje sendo muito bomn.

Continue lendo

Câmara aprova reposição salarial

Com atraso de quase um ano, finalmente a prefeitura de Maringá encaminha à câmara de vereadores um projeto de lei repondo parte das perdas salariais dos servidores e funcionários municipais. A reivindicação entregue pela categoria ao prefeito no mês de maio de 2006 não foi atendida e nem avançou no diálogo, resultando na maior greve já registrada na história da cidade e na demissão de 28 funcionários públicos que participaram do movimento.
Leia a matéria completa .

Continue lendo

Máquina de apanhar ladrão

Cientistas testaram em Nova York uma máquina para apanhar ladrões. Com um sistema revolucionário, a invenção apanhou 1.500 ladrões em apenas 5 minutos! Resolveram então levar o aparelho e testá-lo na China. Resultado: em 3 minutos apanhou 2.000 ladrões. Para o próximo teste escolheram a África do Sul, onde a máquina pegou 3.000 ladrões em questão de 2 minutos.
O último e derradeiro teste foi aqui no Brasil. Os cientistas desembarcaram em Brasília. Resultado: em 1 minuto, roubaram a máquina!
Coluna completa.

Continue lendo

Vereador quer extinguir vias públicas

Cinco projetos e um requerimento foram aprovados em regime de urgência, na sessão de hoje da Câmara Municipal de Maringá. O "barulho" que antecedeu a reunião dava conta de que passaria uma matéria que beneficiaria um ex-presidente da Acim.
O projeto aprovado (com 11 votos favoráveis) altera a Lei Complementar 331/1999, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo da cidade. O projeto mexe com o Mapa de Uso e Ocupação do Solo, excluindo dele algumas vias públicas projetadas, na região do Lar Betânia. Trocando em miúdos: o projeto acabou com a reserva planejada de espaço para ruas, mexeu incisivamente no planejamento urbano da cidade. Isso poderá estrangular a infra-estrutura e o sistema viário daquela região, num médio espaço de tempo.
O sumiço de vias públicas da lei, se prejudica o planejamento urbano, beneficia de outro lado a Empreendimentos Imobiliários Cruz de Malta Ltda, de propriedade de Ailson Costa Paulo, vice-presidente para Assuntos de Qualidade da Acim. As ruas extintas estavam localizadas em área de sua propriedade, que brevemente vai se tornar mais um condomínio fechado.
Agora, as coincidências: 1- o projeto foi apresentado por Mário Verri (PT), ex-funcionário da Acim e irmão do secretário de Estado Ênio Verri, virtual candidato a prefeito pelo PT; 2- o projeto beneficia um empresário, Ailson, que é irmão de Ariovaldo Costa Paulo, ex-presidente da Acim.
Resta esperar que o prefeito defenda o espaço público e vete o projeto de Mário Verri.

Continue lendo

Shopping do Automóvel

De Verdelírio Barbosa:

Shopping diferente
Maringá poderá ganhar muito em breve um shopping diferente, e que será construído nas proximidades do futuro Shopping Catuaí. Trata-se do Shopping do Automóvel. As negociações estão bastante avançadas.
Coluna completa.

Continue lendo

Rejeição

Do Francês Press, sobre as demissões:

Protegidos
Um problema que o sindicato também precisará trabalhar junto ao funcionalismo é a rejeição causada pela absolvição de quatro cabeças da greve. Eles comandavam, fugiram quando a polícia deteve grevistas dentro da Prefeitura, e estão por aí, tentando não aparecer muito.
Coluna completa.

Continue lendo

Adap empresta e libera jogadores

A diretoria da Adap Galo Maringá anunciou o empréstimo dos jogadores Barbieri e Warley para o Ceará, até novembro, e a liberação de mais seis jogadores, já que não houve acordo na renovação contratual: César Gaúcho, Elvis, Silvinho, Ramón, Cícero e Alex Paulista.
O técnico Gilberto Pereira, contratado para o lugar de Itamar Bernardes, será apresentado à imprensa na próxima segunda-feira.

Continue lendo

Sobre as demissões

O que está sendo entregue a 28 servidores públicos municipais que responderam a processo administrativo disciplinar na Prefeitura Municipal de Maringá é um comunicado, que informa que o prefeito Silvio Barros II acatará a decisão da comissão que comandou o processo e que é cabível recurso por parte do notificado. O recurso, coletivo, foi entregue hoje no final da tarde ao prefeito, que agora tem cinco dias para decidir se aceita ou não.
Há informações de casos de que a entrega do comunicado foi feita com constrangimento por parte dos superiores.

Continue lendo

Mais um dia de chuva

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Durante a chuva de hoje à tarde, na altura do trevo de Iguatemi, a água invadiu as pistas em grande volume. O sistema de drenagem não se mostrou eficiente, aumentando a possibilidade de veículos aquaplanarem.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Na avenida Sabiá o sistema de captação parece que não funciona.


Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Por pouco a árvore não causa acidente na avenida Alziro Zarur.

(Texto e fotos: Mosca Branca)

Continue lendo

Demissões

Tem servidor municipal que já foi notificado que foi demitido por causa do processo administrativo sobre a greve. O prefeito não voltou atrás e teria mantido as demissões, assinadas na última segunda-feira, conforme adiantou o blog.
O prefeito teria em mãos uma pesquisa (quem será que fez?) mostrando que a maioria da população apóia as demissões.

Continue lendo

Contra a dengue

O prefeito Silvio Barros II vai aparecer em comunicado oficial na televisão, agora à noite, para falar sobre as ações que estão sendo feitas para combater a epidemia de dengue. Há mutirões programados neste final de semana. Ele pede a colaboração de entidades e da c]população.
O comunicado também será publicado nos jornais de amanhã.

Continue lendo

Impressões e ar de superioridade

De Lu Piovezan:

Avenida Brasil 1
Estive ontem, terça-feira, na Associação Comercial na reunião sobre a avenida Brasil. Inclusive, fiz uma pergunta para o Guatassara Boeira, amigo da época em que era professor da UEM. Algumas impressões: 1) a prefeitura fará de tudo para aprovar o seu projeto, sem interferências. Isto é, haverá canaletas de ônibus na avenida Brasil no lugar das espinhas-de-peixe; 2) os comerciantes terão que se adequar ao que for proposto pela prefeitura, uma vez que a revitalização da avenida Brasil é parte secundária do projeto, pois o que é prioritário é o corredor central de ônibus.

Avenida Brasil 2
O consultor da empresa que fez os estudos, a Logitrans, deixou péssima impressão aos presentes. Em alguns momentos chegou a ser sarcástico quando o projeto era criticado e, com um ar de superioridade, desdenhou algumas intervenções de comerciantes revoltados com a proposta. O atual presidente do Codem, Ariovaldo Costa, pediu respeito para o mesmo e a empresária Anália Nasser também ficou indignada com a atitude do consultor.

Continue lendo

Audiência

O prefeito Silvio Barros II vai receber, no final da tarde de hoje, a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, e o vereador Humberto Henrique (PT).
Assunto: as tais demissões de servidores municipais.

Continue lendo

Estranho

A Logitrans (ou Logitran, como está no endereço eletrônico), de Curitiba, é a empresa de consultoria que fez o estudo sobre o sistema viário de Maringá. Teria, entre outras, a experiência de ter ajudado no sistema de transporte público (corredores de transporte massivo) em Bogotá e Pereira, na Colômbia - cidades recentemente visitadas pelo prefeito e autoridades locais.
Uma coisa chama a atenção no site da empresa - tudo ali, todos os links, estão em construção, inclusive o endereço de email.

Continue lendo

A carta do padre João Caruana

O padre João Caruana, da Paróquia São Silvestre, cita trechos bíblicos na carta enviada ao prefeito Silvio II, onde pede que não sejam demitidos os servidores que responderam a inquérito por terem participado da greve do ano passado.
O teor da carta.

Continue lendo

Mais um apelo ao prefeito

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito Silvio Barros II recebeu abaixo-assinado, com cerca de 60 assinaturas de padres, religiosas e diáconos da arquidiocese de Maringá, que pedem a não demissão dos servidores processados administrativamente.

Continue lendo

O poder se mede pela resistência!

Do ex-blog de Cesar Maia, artigo de Natalio Botana - Hegemonias com pés de barro - La Nacion

1. Experimentamos, todos os dias, o contraponto entre as pretensões hegemônicas do Governo e as reações coletivas geradas por tais intenções. Por outro lado, num nível talvez mais profundo, este duelo insistente entre a hegemonia governamental e a contestação de todas as formas de grupos de veto, confronta o ideal de uma sociedade civil representada pelo regime da democracia republicana, vis a vis a agressiva realidade de uma sociedade que, com freqüência, apresenta perfis de incivilidade. Ideais e realidades: o componente civil a que aspiramos e o componente incivil que nos interpela e desnuda nossas incapacidades.
2. Thomas de Quincey escreveu que o poder se mede pela resistência. Se não há resistências visíveis, o poder hegemônico avança sem dificuldades e atua com efetividade sobre os flancos institucionais mais débeis (Partidos, Parlamento, Justiça, Forças Armadas, burocracias, manejo discricionário dos recursos orçamentários e fiscais). Se, ao contrário, há resistências e se essas resistências estouram nas ruas, se contrai, ou melhor, se escolhe como um tecido molhado. Há, então, duas hegemonias em ação: uma, efetiva, outra, virtual, a que se exerce com prepotência e a que se exerce por cálculo ou temor.
3. Embora a hegemonia atual devesse gerar no país sentimentos de governabilidade, ainda que com o preço de diminuir os conteúdos republicanos de nossa democracia, a contestação social, produz a impressão de um governo débil, encerrado em palácio, que não mostra a cara e que não se propõe a reagir. Hegemonias de pés de barro as temos chamado em outra oportunidade. Naturalmente, estes obstáculos poderiam superar-se, caso os partidos logrem recuperar a autoridade e o prestígio que tiveram quando começou nossa democracia e quando a colocamos em marcha.
4. Esta é a tarefa que se impõe hoje. Com efeito, não temos uma democracia com um sistema de partidos, competitivo e diferenciado, mas um sistema montado em torno de um partido presidencialista que, desde essa posição predominante, aumenta sua popularidade (se são confiáveis as pesquisas de opinião que isso indicam) e dispõe de recursos. A popularidade deriva dos resultados econômicos (agora erodidos pela inflação) e dos recursos do abundante superávit fiscal, do controle dos impostos em detrimento das províncias e do aumento do gasto público.

Continue lendo

Percalços

A idéia de construir dois terminais - Oeste e Leste - na avenida Brasil, para o transporte coletivo urbano, começa a encontrar resistência.
Moradores da Zona 5 não querem a construção do terminal de passageiros, inicialmente previsto para a praça 31 de Março (Fim da Picada).

Continue lendo

Objetivo verde

O prefeito de Nova Iorque quer plantar 1 milhão de árvores até o final de seu mandato. Ninguém naquela cidade vai morar a mais de 10 minutos de um parque, conta Lucas Mendes.

Continue lendo

Eu matei Mirileine

Do blog do Carlão:

Eu matei Mirileine, mas não estou só, somos muitos, movidos por nosso egoísmo e pouco caso, o que importa é a nossa vida, dengue só dá nos outros, em nós não, somos imunes a essas coisas, olhar vasos, pneus, calhas, coberturas e outras coisas, não é responsabilidade nossa, é dos governos, afinal nós é que pagamos o salário deles, tenho coisas mais importantes para pensar, afinal o Paranavaí está na final do Paranaense, e como será o final da novela das 7?
Leia mais.

Continue lendo

25.4.07

Servidores deverão aceitar proposta

A assembléia dos servidores públicos municipais, que terminou por volta das 21h30, não chegou a apreciar a proposta de reajuste salarial anunciada no final da tarde pelo prefeito Silvio Barros II. O emissário da Secretaria de Administraão chegou com a proiposta cerca de 10 minutos depois de encerrada a assembléia. Uma outra acontecerá no próximo dia 5.
A proposta de reajuste de 16,67% para os professores é a mesma que os servidores reivindicavam na greve do ano passado. Para os que ganham menos foi oferecido 3% e um abono de R$ 70,00, um reajuste de 30%. Aparentemente o funcionalismo deverá aceitar a proposta, já que contempla a reposição salarial - que era a reivindicação encampada pelo sindicato em 2006.

Continue lendo

Recuperação na Califórnia

De Verdfelírio Barbosa:

Tratamento
O senador Álvaro Dias, do PSDB, que se licenciou do cargo, dando oportunidade para o maringaense Wilson de Matos Silva, assumir uma cadeira no Senado da República, continua em San Diego, na Califórnia (EUA) em tratamento do joelho esquerdo, que foi operado recentemente. Agora é a fase de recuperação.
Coluna completa.

Continue lendo

A descoberta

Encontrada a cura da dengue - pelo menos a de Maringá.
Está no blog do Lukas.

Continue lendo

Busólogo de Maringá

Busólogo é a pessoa que se interessa muuuuuiiiiiiiito por tudo que tem a ver com ônibus. Na internet, há muitos deles, que possuem blogs e sites.
O maringaense Victor Hugo Guedes Pereira é um busólogo de 19 anos, que tinha um site no Fotopic. Talvez seja ele o dono deste blog, o Busólogo de Maringá, que traz interessante material sobre ônibus.

Continue lendo

Vítimas da enchente

Foi o Kaltoé quem enviou as imagens.
Aqui.

Continue lendo

Prefeito anuncia reajuste do funcionalismo

A coletiva com o prefeito Silvio II não era para apresentar proposta aos servidores que correm risco de demissão, e sim para anunciar o reajuste no salário do funcionalismo. O piso passa de R$ 395,00 para R$ 500,00 - aumento de quase 30%, 31% maior que o salário mínimo nacional.
O piso dos professores teráo aumento de 16,67%. Para os funcionários que ganham até R$ 1.200,00 o aumento equivale a reposição integral da inflação referente a dois anos.
O reajuste salarial será concedido na forma de 3% mais um abono de R$ 70,00 para todos os servidores. O abono será integralmente incorporado aos salários quando for concluído o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que está sendo elaborado pela Secretaria da Administração, informou a prefeitura.

Continue lendo

Deslocamento

A administração, assim como outros defensores da (felizmente) temporariamente suspensa vontade de demolir o prédio da rodoviária velha, pode tratar de arranjar outro argumento para fazer a vontade da voracidade imobiliária. A justificativa mais comum é de que esta seria uma forma de extinguir a prostituição e até mesmo tráfico de drogas que grassava no prédio. É um argumento que gente como o engenheiro Pedro Vier, presidente do PPS, considera estúpido.
E ele põe à mesa: na segunda administração de João Paulino Vieira Filho ele queria acabar com a Zona do Baixo Meretrício de Maringá e usava os mesmos pretextos usados atualmente. O que aconteceu? A ZBM apenas deslocou-se, saindo da região da antiga delegacia de polícia (foi inclusive para as imediações da própria rodoviária), e a prostituição jamais diminuiu.

Continue lendo

Expresso

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os 60 anos de Maringá estão na capa do mais recente número do Expresso Paraná.

Continue lendo

Boa notícia

O deputado estadual dr. Batista (PMN) já obteve sinalização de que terá atendida pelo governador Requião uma solicitação muito importante na área da saúde.
Dr. Batista pediu equipamentos e melhorias para a Santa Casa de Misericórdia de Maringá, principalmente para as unidades de terapia intensiva. O governo do Estado deverá atender o mais breve possível.

Continue lendo

Jardim Gabriela

A prefeitura aprovou o loteamento denominado Jardim Gabriela, da Construtora Vicky, nos lotes 400/408, da Gleba Ribeirão Maringá, com 8.642,73 metros quadrados. Do total, 3.233,00 m2 serão destinados a vias e logradouros públicos, 4.544,54 m2 como área líquida de datas e 865,19 m2 para equipamentos urbanos.

Continue lendo

Centenária

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Moradora do Jardim São Silvestre, Antonia Rita de Oliveira, a dona Toninha, fez 100 anos no domingo passado. Amanhã às 15h ela receberá uma homenagem da administração, no anfiteatro da Seduc, na avenida Duque de Caxias.

(Foto: Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Ai ai ai ai ai...

Deve estourar a qualquer momento mais uma bronca envolvendo ocupantes de cargos de confiança da administração municipal.
Desta vez, acusação de envolvimento com venda e porte ilegal de arma. A principal pessoa envolvida também seria sócia "de gaveta" de uma empresa que presta serviços à prefeitura.

Continue lendo

A barra é pesada

A denúncia de fraude no concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Paraná mexeu com a OAB (leia matéria do Correio Braziliense) e com a instituição, que emitiu nota dizendo ter instalado sindicância.

Continue lendo

"Comprei o Maringá"

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ainda no ano de 2002 fui aconselhado a comprar um dos principais clubes do interior do Estado do Paraná, o Grêmio Esporte Maringá, o verdadeiro Galo do Norte, três vezes Campeão Paranaense. Comprei o Maringá, que tem uma das maiores torcidas do Paraná, e tornei um clube empresa que até hoje me pertence.
As muitas dívidas antigas, de outras diretorias, que tive que assumir, sem saber, na compra do Grêmio Maringá eram milionárias. No contrato de compra dizia que os antigos gestores assumiriam estas dívidas, mas não foi o que aconteceu. Entre elas estavam como credores, o INSS, ex-funcionários entre outros. Isso tornou o trabalho difícil, já que freqüentemente tinham oficiais de Justiça que bloqueavam as rendas de jogos e qualquer outra.
Este é trecho de artigo de Aurélio Almeida, que comprou o Grêmio com apoio da administração do PT à época. Se quiser saber o que ele está fazendo com seu novo time, o Real Brasil, é só clicar aqui.

Continue lendo

Mais um tema polêmico

A partir das 18h30 começa a se discutir a revitalização da avenida Brasil. Apesar de a prefeitura ter distribuído material informando que as árvores do canteiro central não seriam retiradas,he, pelo histórico do município, que é tudo papo furado e, na hora agá, serão retiradas pelo menos 70% delas. Difícil, portanto, é acreditar na versão oficial.
O certo é que, para a reunião de hoje, na câmara municipal, tem alguém se mobilizando - e não sou eu. Ônibus já estão de prontidão para levar pessoas dos bairros para dar quorum - alguma coisa parecida com o que houve na segunda-feira pela manhã, quando se tratou do Plano Diretor Especial do Aspen Park.

Continue lendo

Prefeito responde ação criminal no TJ

Ao permitir que um carro da frota oficial do município levasse e buscasse seu filho no Colégio Objetivo (lembram do caso?), o prefeito Silvio Barros II certamente não imaginava que a coisa assumisse as atuais proporções. Na ocasião, ele confirmou a irregularidade num programa de televisão.
O prefeito responde a uma ação civil pública, assinada pelos promotores Rodney Cessel e Maurício Kalache, e - o que poucos sabem - também responde a uma ação criminal no Tribunal de Justiça pelo mesmo motivo. O processo, de dois volumes, deu entrada em setembro do ano passado e está na 2ª Câmara Criminal, tendo o desembargador Noeval de Quadros como relator.
Silvio II foi denunciado pelo Ministério Público que atua em segundo grau no Tribunal de Justiça como incurso no decreto-lei 201/67. A pena para o crime em questão é de 2 a 12 anos de reclusão.

Continue lendo

Enfim...

Do MP/Paraná:

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público informa que foram expedidas ontem as recomendações administrativas que pedem a exoneração de parentes de até 3o grau de agentes políticos em cargos comissionados para o Executivo Estadual (governo, vice e secretários) e para os deputados estaduais. Os documentos estipulam 60 dias para as exonerações, a partir do recebimento da recomendação.
Findo esse prazo, as autoridades têm mais dez dias para a remessa de documentação sobre eventuais exonerações ao Ministério Público. O Caop do Patrimônio Público estima que até sexta-feira todas as recomendações já tenham sido entregues.
As recomendações aos membros da Assembléia Legislativa são assinadas pela promotora de Justiça Terezinha de Jesus de Souza Signorini. As recomendações para o Executivo Estadual são assinadas pelos promotores Terezinha de Jesus de Souza Signorini e Maurício Cirino dos Santos.

Continue lendo

Baú

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Willy Taguchi, atual presidente regional do PMN, quando era vice-prefeito de Maringá. Observem o adesivo no peito.

Continue lendo

Ronaldo nos Simpsons



Adoro os Simpsons, que num episódio levado ao ar este mês tem a participação do brasileiro Ronaldo, que aparece como bom-moço-que-dá-lição-de-moral-nas-crianças.

Continue lendo

O que será?

O prefeito Silvio Barros II vai apresentar uma proposta aos servidores públicos municipais alvo de processo administrativo. Será às 17h30, no Gabinete do Prefeito.
Ontem ele havia prometido que decidiria sobre as demissões amanhã, quinta-feira. A proposta será feita no final da tarde, antes da assembléia do Sismmar com os servidores.

Continue lendo

Puxadinho

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Mosca Branca é o fiscal que toda Seduh gostaria de ter.
Olha o que ele descobriu: uma obra em andamento (anexo do Edifício Três Marias) sem área permeável. A obra ainda não tem placa com o nome do responsável do Crea.

Continue lendo

Candidatos na tevê

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Programa de Edson Marassi (segundo, da esq. p/ dir.) na TV Maringá, com os candidatos a deputado federal, em 1990. São três candidatos - Ramires Pozza, Said Ferreira e Antonio Bárbara -, além do jornalista Verdelírio Barbosa. Ao lado de Ramires há o lugar vago, reservado a Amauri Meneguetti. Naquele pleito foram eleitos Bárbara e Said (este ficou apenas dois anos e veio para a disputa de prefeito).

Continue lendo

De vez

Edmar Arruda está de celular novo. Os quatro últimos números são 1515.
PMDB, partido ao qual se filiou recentemente, é 15.

Continue lendo

Oito anos de Prever

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No último dia 21 Reginaldo Czezacki e Wilson Marques, diretores do Prever, participaram da convenção que marcou os oito anos da empresa. Aqui.

Continue lendo

Mais baú

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O então prefeito Ricardo Barros com quatro vereadores do Grupo dos 13 (Nereu Vidal Cézar, Edith Dias de Carvalho, Victor Hoffmeister e Nilson de Oliveira, com a língua de fora) e a ex-vereadora Lizete Ferreira da Costa (esq.).

Continue lendo

Leilão

Está marcado para o próximo dia 5, no Parque Industrial 2, o leilão de mais dois bens do ex-secretário de Fazenda Luiz Antonio Paolicchi, dentro do processo que o Ministério Público Federal move contra ele.
Serão leiloados um relógio Rolex dourado, avaliado em R$ 28 mil, e uma caneta Montblanc, dourada e verde, avaliada em R$ 2 mil. O leilão foi publicado nos classificados do jornal Hoje.

Continue lendo

Ele era assim

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Voltei a mexer no baú. Encontrei esta foto do jornalista Montezuma Cruz, na época em que trabalhava na sucursal da Folha de Londrina. Monte está voltando pra Brasília ao final deste mês.

Continue lendo

Assembléia à noite

Será hoje às 19h, na biblioteca municipal, a assembléia geral do Sismmar para discutir o que foi tratado ontem pelo sindicato com o prefeito Silvio II.
Falaram-me hoje, por outro lado, que as demissões estão realmente assinadas por Silvio II desde a segunda-feira; que Pupin não quis assinar porque este modesto blog noticiou o plano quando da aprovação da licença do prefeito na câmara; e que o prefeito pode, sim, mudar sua postura e rever as demissões.

Continue lendo

Em 1961

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Foto de Kenji Ueta mostrando a construção da estação rodoviária, em 1961. Está no Factorama.

Continue lendo

Excursão para ver o papa

Você que vai ou já está organizando a sua excursão para Aparecida do Norte, para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, entre em contato com o setor de fretamento de ônibus da Expresso Maringá Ltda.
Além de frota própria para fretamento, você pode contar com toda a estrutura necessária para uma viagem tranqüila e cheia de bons momentos, com profissionais altamente qualificados.
Faça a sua reserva ou orçamentopelo fone 3221-6211 com Marcos Alexandre.
Vá de Expresso Maringá, uma opção segura!

Continue lendo

Maringaense será árbitra no Pan

Informa a UEM que a professora Ieda Parra Barbosa Rinaldi, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, foi convocada pela Confederação Brasileira de Ginática para ser uma das três arbitras das competições de ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Nessa modalidade, cada país compete com duas ginastas no individual e com dois conjuntos, totalizando dez provas.

Continue lendo

Repercussão

Agora é a vez do site ABC Político, de Brasília, fazer referência à demissão da jornalista Lígia Leal da TV Comunitária, mantida pela Faculdade Maringá.

Continue lendo

O retorno

O blog Realidade & Cia voltou, de cara nova.
O pessoal promete atualizações mais constantes.

Continue lendo

Pracas

A iniciativa é do Mosca Branca, autor dessas fotos. Quem quiser pode enviar, mas só vale fotos de placa - ou cartazes, publicidade etc - do Paraná, de preferência da região de Maringá. Quem quiser enviar: angelorigon@gmail.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Tem que suspender a suspensão.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Vidro fumê fez o acento sumir.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Essa já é clássica: as entidades de Maringá minuscularizaram o Senado.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Condicionar com cê cedilha.

Continue lendo

OAB trabalhando

Duas notas da OAB local, cuja assessoria de imprensa vem sendo feita por Reginaldo Elói:

Transferência
O presidente da OAB Maringá, César Augusto Moreno, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da subseção, Alberto Vagner Abraão da Rocha, discutem hoje a transferência de 22 agentes da Penitenciária Estadual de Maringá para Londrina. Eles recebem, às 9h30, na sede da entidade, o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, José Roberto Neves. Para o sindicalista, a redução do quadro compromete a segurança na PEM.

Mediação
A OAB Maringá deve ser a mediação entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Prefeitura na discussão sobre a possível demissão de sindicalistas. A Ordem foi convocada para uma reunião, ocorrida ontem. “Vamos mediar as discussões caso haja a possibilidade de revisão da decisão tomada pela administração”, informa o presidente César Augusto Moreno.

Continue lendo

Turma Ronaldo Nezo

O jornalista Ronaldo Nezo será nome de turma de formandos de Jornalismo da Faculdade Maringá.

Continue lendo

Disco music



Considerado um dos pais da disco music, o italiano Giorgio Moroder completará 67 anos amanhã. Um de seus mais recentes trabalhos foi a trilha sonora do chocante Borat. Para quem gosta, como eu, esta é uma das músicas que foram referência na era disco. Há outro vídeo interessante, mostrando a parafernália que ele utilizava para fazer as canções aqui.

Continue lendo

Para refletir

De Zaniratti, hoje na Secretaria do Planejamento, no final de março no Factorama:

Olho o panorama político de Maringá e creio que:

Desafiar os vencidos é arrogância.
Desafiar os inimigos é demonstração de força.
Vencer a arrogância e os inimigos é sabedoria.

Continue lendo

Toscorama volta pra falar de dengue

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quatro meses depois, Andye Iore volta a fazer o Toscorama. Ele diz que é temporário, e por questão humanista.
Ele trata da terceira morte por dengue na região de Maringá, uma garota de 15 anos (Mireleine da Silva, foto) , e a divergência: o Hospital Municipal diz que a dengue agravou uma doença pré-existente, o que a família nega. A garota, mãe de uma menina de 7 meses, iria completar 16 anos em julho.

Continue lendo

Cerveja, cerveja



Num badalado bar da cidade, estudantes (seriam de Agronomia) conversam com o deputado Odílio Balbinotti (PMDB) e tentam fazê-lo pagar uma cerveja. Parece que conseguiram. Fosse ano de eleição, dava rolo.

Continue lendo

Resumão

A dica é do Rizzo: o blog Arquivo de Artigos traz um resumo do que acontece por aí e, especialmente, artigos dos principais colunistas brasileiros.

Continue lendo

O trailer do filme maringaense



Este é o trailer do filme Escolha Única, rodado com atores amadores em Maringá, dirigido por Érico Alessandro. Aparecem alguns conhecidos, como o diretor administrativo da Urbamar Nestor Ribeiro, o conferencista Gilcler Regina, o radialista Noel Guima e o apresentador de televisão Tom Brasil. O filme, que começou a ser produzido em 2004 e custou cerca de R$ 850 mil, foi habilitado pela Ancine em 2005 mas ficou fora da Lei de Incentivo da Secretaria de Cultura de Maringá. Escolha Única tem Tisley Barbosa como diretor de elenco e foi produzido pela Diamante Filmes (antiga Arts Filmes, que realizoiu Quando o amor decide em parceria com a RTV Canal 10), cujo site está fora do ar. Leia mais.

Continue lendo

Números da dengue

Os últimos números da dengue em Maringá são de segunda-feira passada: 1.142 casos positivos e 4.677 notificações, contra 96 confirmações e 351 notificações do ano passado.
A suspeita de que foi a dengue que morte da adolescente de 15 anos, antecipada no blog, foi confirmada e foi destacada na Gazeta do Povo.

Continue lendo

Tais brincando?!

Uma adolescente chega em casa e diz à mãe, uma tremenda perua:
- Mamãe... Estou grávida!
A mãe, sem saber muito bem como deve reagir, pergunta:
- Menina, mas onde é que você estava com a cabeça?!
- Em cima do volante, mãe... Mas que é que isso interessa?...
Mais aqui.

Continue lendo

Bioética: ação responsável com o futuro

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Essa é a proposta da animadora Maria Alice Dittert Toninato para a noite do Café Teológico de mai.o Maria Alice é graduada e pós-graduada em Biologia pela UEM, graduada em Teologia pelo Cesumar, pós-graduada em Teologia Católica na PUC – Maringá e mestranda em Bioética na Universidade São Camilo em São Paulo.
O Café Teológico será dia 7, às 20h, no Empório Pizza, na avenida Cerro Azul 1.047 (redondo).
Entrada: Um vinho ou suco de uva. Fim de noite : haverá jantar 9 reais por pessoa, refrigerante a parte. Inscrições já no Fale conosco no Blog

Continue lendo

Audiência

De Verdelírio Barbosa:

Só federais
O governador Roberto Requião, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, resolveu reservar às segundas-feiras, para receber em audiência os deputados federais paranaenses, independentemente de partidos. Os estaduais continuam na geladeira.
Coluna completa.

Continue lendo

No aeroporto

Free Image Hosting at allyoucanupload.com


A foto do Mosca Branca sugere cobrança de pedágio, na entrada do aeroporto regional, mas não é. Ali houve uma licitação, no final do ano passado e início deste, em que ampliou-se a área de estacionamento. Antes, havia os 15 minutos de permanência gratuita, que não era fiscalizada. Agora, será implantado um sistema - que já se encontra na cidade para ser colocado - que continuará garantindo os 15 minutos gratuitos, mas que controlará e exigirá o pagamento de quem ultrapassar esse tempo.
Enquanto o equipamento não é instalado (é igual àqueles de shopping), funcionários do estacionamento fazem na mão o cadastro de quem vai até o aeroporto. O desconforto tem feito algumas pessoas reclamarem.

Continue lendo

24.4.07

"Intensamente"

Messias Mendes conta uma passagem da Escolinha de Requião, hoje pela manhã em Curitiba. Ele cutucou Wilson de Matos Silva e Álvaro Dias numa só cutucada.
Leia aqui.

Continue lendo

Novo PMDB

A reunião que vai deliberar sobre a formação do novo diretório municipal do PMDB, a partir de nomes indicados pelos componentes da comissão executiva provisória, ficou para 26 de maio.
Decidiu-se que a convenção municipal será realizada no mesmo dia que as demais no Paraná, ou seja, 15 de julho.

Continue lendo

Mais amarelo intermitente

A partir da próxima quinta-feira, entre 23h30 e 6 horas, a Setran vai operar com mais 48 semáforos em amarelo intermitente instalados em cruzamentos de ruas com avenidas, totalizando 60. A medida, explica a prefeitura, pretende oferecer mais segurança aos condutores que trafegam durante a madrugada, uma vez que com os semáforos programados em amarelo piscante as chances de serem abordados diminuem, especialmente, em cruzamentos mais afastados. Atualmente são 12 semáforos funcionando desta maneira.

Continue lendo

Ainda não

Agora foi o Blogger que resolveu encrespar. Desde o final da tarde tento postar que a reunião entre o prefeito e diretores do Sismmar terminou com a informação de que ainda não foram assinadas as exonerações.
Silvio II pretende decidir a respeito lá por quinta-feira.

Continue lendo

Plano de saúde

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Santa Rita Saúde está fechando a compra de uma operadora de plano de saúde de Maringá.
Ainda faltam alguns detalhes, mas o negócio está bem adiantado.

Continue lendo

Confiou no namorado... caiu na rede!

Veja que coisa indecente.

Continue lendo

Na rede

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Enio Verri está com site na internet (a extensão é .com). A toa é que não é.
João Ivo não tem.

Continue lendo

Ainda a rodoviária

A prefeitura informa, sobre a reunião de ontem com condôminos da estação rodoviária, que apenas dois votaram pelo tombamento e que todos os demais votaram pela realização de novo empreendimento.
Agora outra informação: Hosine Salem, na condição de síndico do prédio, na semana passada assinou a notificação da Coordenadoria do Patrimônio Histórico, dando ciente e manifestando apoio ao tombamento.

Continue lendo

Expectativa

O zunzum é de que da relação de 28 demitidos (32 foram processados) escaparam os servidores ligados ao PT.
Fala-se em acordo político.

Continue lendo

Prestando mais atenção

Estudo norte-americano diz que quem lê notícias pela internet presta mais atenção do que quem lê jornais impressos. Esta no ex-blog de Cesar Maia.
Leia aqui.

Continue lendo

Catando público para a audiência

Além da irregularidade no prazo de convocação - aconteceu com 48 horas de antecedência, enquanto a lei estabelece pelo menos 30 dias -, a audiência pública sobre o Plano Diretor Especial para o Aspen Park, que pretende construir mais uma torre, teve um lance curioso.
Três ônibus da Viação Garcia foram locados (quem será que pagou?) para dar quórum à audiência, já que ela foi convocada em cima da hora, apenas para atender interesses políticos e comerciais. Estima-se que foram levadas cerca de 130 pessoas.
Os motoristas confidenciaram que pegaram o pessoal em três locais: no Aspen Park, no Jardim Alvorada e no Clube do Vovô.

Continue lendo

Enquanto isso, em Sarandi...

Enquanto em Maringá os servidores não têm lá notícias muito boas, cerca de mil servidores de Sarandi estão satisfeitos. É que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná aprovou a regularização dos aprovados nos concursos realizados em dezembro de 1993 e maio de 1994. Informa a prefeitura de Sarandi que na época, ao realizar o concurso o município não seguiu os trâmites exigidos pelo TCE e, por isso, alguns funcionários estavam encontrando dificuldades para conseguir a aposentadoria, pois não constavam cadastrados como funcionários.

Continue lendo

Memorex

Confira a lista de doadores - agora atualizada - da campanha vitoriosa de Silvio Barros II em 2004. Alguns fizeram o melhor investimento de suas vidas, a se considerar o custo-benefício.
Aqui.

Continue lendo

Pressão

Para fazer aprovar o Plano Diretor Especial para o Aspen Park houve uma reunião com vereadores, no domingo passado. A eles foi solicitada especial atenção - e o voto ao projeto, que permite a construção de mais uma torre.
A pressão foi tanta que o clima esquentou num determinado momento.
Não se falou em financiamento de campanha. O Condomínio do Aspen Park Shopping Center, beneficiado pelo projeto, declarou oficialmente ter colaborado com R$ 20 mil na campanha de Silvio II.

Continue lendo

Doe sangue

Na próxima sexta-feira, das 13h às 17h, defronte o Avenida Center, na avenida São Paulo, haverá nova coleta de sangue. Os voluntários poderão comparecer e colaborar com o estoque do Hemocentro. A parceria é com a Associação dos Doadores de Sangue de Maringá (Adosam).

Continue lendo

Mudanças na Brasil

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Clique para ampliar

Este é um material de divulgação do projeto de revitalização da avenida Brasil, “Nova Avenida Brasil - O caminho do progresso de Maringá”. A reunião pública para discutir o assunto será amanhã, 25, às 18h30, no plenário da Câmara Municipal de Maringá.

Continue lendo

Sobrenome

Uma das vias que mais matam no interior de São Paulo é a Rodovia Vicinal João Traficante, que liga Franca a Ibiraci.
Os Traficante formam família tradicional naquela cidade.

Continue lendo

Agenda

Hoje às 16h tem reunião entre o Sismmar e o prefeito Silvio II. Amanhã às 19h, na biblioteca, tem assembléia dos servidores para tomar uma posição sobre a demissão de 28 dos 32 funcionários públicos que estão sendo demitidos.

Continue lendo

Contraventores

Reportagem do Jornal da Globo mostrando que há jogo do bicho pertinho do COngresso Nacional, onde a turma faz leis. Aqui.

Continue lendo

No sábado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Sábado, dia de Prova Tiradentes, o diretor de Serviços Públicos e ex-responsável pela arapongagem na prefeitura conversa com o major Castilho, que ano passado comandou a desocupação do paço municipal, por ocasião da greve dos servidores.

(Foto: Mosca Branca)

Continue lendo

PAC da educação

Informa leitor que, neste momento, o pesidente Lula está lançando o PAC da educação e tanto o representante do Cesumar quanto da Uningá estão em Brasília.
"Quem sabe a Uningá consiga um esforço do Senador de Maringá para reverter a situação e o curso de medicina continuar a funcionar", comenta.

Continue lendo

PT divulga nota pelo diálogo

O PT de Maringá distribuiu nota hoje pela manhã onde prega "diálogo sempre" em relação ao atrito entre adminsitração e servidores municipais. "Não se pode admitir tal radicalismo. Os servidores são pais e mães de famílias, muitos deles com longa folha de serviços prestados ao município. Se houvesse investimento no diálogo, as coisas não teriam chegado a esse ponto".
Na íntegra.

Continue lendo

Resistente

A administração não desistiu de pôr a estação rodoviária velha no chão. Ontem reuniu-se novamente com os condôminos e propôs, para a incorporação, o mesmo espaço que o pessoal tem hoje no prédio. Os condôminos não aceitaram.
Paralelamente, a administração mandou fazer listas de abaixo-assinado a ser enviado às Secretaria de Estado da Cultura pedindo o fim do processo de tombamento do prédio. No documento iriam depoimentos de profissionais - engenheiros e arquitetos - ligados ao prefeito Silvio Barros II.

Continue lendo

Mundo blog

Mais um blog, criado este ano na cidade, por Carlos Cotta.

Continue lendo

Foi Silvio II quem assinou exoneração

A exoneração de 28 servidores públicos municipais foi mesmo assinada pelo prefeito Silvio Barros II. O vice Carlos Roberto Pupin (PDT) manteve sua posição de não assinar a demissão. Hoje tem reunião do Sismmar com o prefeito, convocada na semana passada, antes de ele ausentar-se do cargo por quatro dias.
Aliás, Silvio II ausentou-se mas não saiu da cidade. Dizem que foi a recusa de Pupin em não assinar a demissão e o tombamento da estação rodoviária que fizeram o prefeito ficar por aqui.
Outra coisa: o vice-prefeito garantiu a amigos que não foi pressionado pelo deputado federal Ric Barros (PP) na última sexta-feira e que a conversa entre os dois transcorreu-se de maneira madura.

Continue lendo

Quadro ruim

A nova morte por dengue, da garota de 15 anos, não foi confirmada oficialmente, mas tudo indica que será até amanhã.
Fiquei sabendo também de um caso de dengue hemorrágica, também não oficializado.

Continue lendo

Funcionalismo

O programa Contraedição de hoje (RTV Canal 10) será interessante. Vamos discutir a questão dos servidores municipais de Maringá, demitidos por causa da greve do ano passado. Ademar Schiavone, o outro comentarista, era o secretário de Administração à época e foi ele quem abriu a sindicância interna.

Continue lendo

Medo de morrer

De Giba Um:

A empresária paranaense Silvia Pfeiffer, que acabou expulsa de sua própria empresa, a Aeromidia, após a entrada do então secretário de Desenvolvimento Urbano de Curitiba, Carlos Alberto Carvalho, em 2003, está pedindo garantia de vida, depois de ter denunciado, na nova edição de IstoÉ , a máfia que foi instalada na companhia para desviar dinheiro público para fins privados. Entre esses negócios, polpudos contratos com a Infraero. Ela tem três filhas, está trancada em sua casa, enquanto os deputados Gustavo Fruet (PSDB) e Augusto Carvalho (PPS) acertam seu depoimento na Câmara Federal. Carvalho tinha, segundo a revista, relações com o prefeito Cássio Taniguchi, hoje secretário do Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal que conseguiu uma liminar na 22ª Vara Cível de Curitiba impedindo a circulação de IstoÉ. Mas, quando chegou, a revista já havia sido totalmente distribuída.

Continue lendo

Sujeira no cemitério

Do Mosaico de sábado passado:

Tá dominado
Se deixar o cemitério municipal limpo é respeitar os mortos, então o produto respeito está em falta no mercado.
O mato, o carrapicho e o lixo tomaram conta do campo santo, propiciando inclusive condições de reprodução para o mosquito da dengue.
Coluna completa.

Continue lendo

Manchete sincera

A notícia saiu há alguns dias, mas o que vale é a manchete do jornal a respeito. É o que podemos chamar de direto ao assunto. Trata-se da mulher flagrada no presídio de Japeri (RJ) com dois celulares, duas baterias, dois anéis, carregador, relógio, fone de ouvido e chip - tudo no órgão genital. Aqui.

Continue lendo

Propagando

De Rosana Hermann, começando a terça-feira:

Lula gasta um bilhão em propaganda.
Lula é recordista de popularidade.
Ligue os pontos.
Bom dia.

Continue lendo

Para a Série C

Ex-Adap e Iraty, Gilberto Pereira é o novo técnico da Adap Galo Maringá. Aqui.

Continue lendo

Simples assim

PT, PMDB e PCdoB fecharam um acordo em nível estadual, no Paraná, para constituir uma frente para 2008. Que tem suas ressalvas: em Curitiba, Londrina e Maringá PMDB e PT terão candidaturas próprias e se unirão no segundo turno.
Mais detalhes (para cadastrados em O Estado do Paraná).

Continue lendo

Presente para o papa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O papa Bento XVI recebeu um exemplar do livro do padre Robles. No site da arquidiocese existem mais fotos e uma página só para o livro. Aqui.

Continue lendo

Economia

De leitor, inspirado por uma frase do mourãoense Márcio Nunes:

Se a eleição para prefeito fosse hoje, a oposição nem precisava fazer santinho colorido.

Continue lendo

Quem nos impede de sonhar?

De Maria Newnum:

Vez por outra, em certa altura da vida somos tragados, literalmente, por “recados” que nos mandam parar de lutar, viver e sonhar...
Sair desse poço de areia movediça requer esforço supra-humano aos nossos corpos e mentes fragilizados por sofrimentos e desilusões profundas que atingem a alma. São situações que nos encolhemos na posição fetal, esperando o aconchego materno, que nem sempre chega.
Artigo completo.

Continue lendo

Tais brincando?!

Aquele professor de uma escola rural estava irritado com a burrice de um dos seus alunos. Um dia não agüentou e apelou:
- Diga-me uma coisa: Você quer ser um burro grande ou um burro pequeno?
E o menino:
- Eu... eu quero ser do tamanho do sinhô, fessô...
Coluna completa.

Continue lendo

Garantido

Ex-administrador de Iguatemi, Onivaldo Barris é prova do ditado popular: quem tem padrinho rico não fica pagão. Recentemente, no final de março, ele perdeu o cargo para um indicado do primeiro-irmão Ricardo Barros. Mas agora, no final de março, Barris foi nomeado para o Gabiente do Prefeito. O CC é um pouquinho menor (era CC3 e virou CC4), mas tá tudo bem.

Continue lendo

Ekklesia

A respeito de um comentário feito por um anônimo no post "Livro filé", sobre o livro que acabou de escrever - "A Igreja que brotou da mata" -, o padre Orivaldo Robles envia um esclarecimento, que também está nos comentários e o blog reproduz aqui, destacando inclusive a qualificada audiência:

O livro trata da “gente - especial sob todos os títulos - que veio compor a Igreja de Deus presente em Maringá”, como textualmente esclarece. Pessoas inteligentes não confundem a arte da capa com o conteúdo do texto - O autor

Continue lendo

Sperandio no PMDB?

O reitor da UEM, Décio Sperandio, foi convidado por Umberto Crispim, um dos membros da executiva do PMDB, para se filiar ao partido. Sperandio foi vereador pelo PDT e estava filiado ao PMN até as eleições para a Reitoria da UEM. Sei que ele não pretende filiar-se a nenhum partido político enquanto estiver como reitor. Crispim aposta que Sperandio quebra a promessa.
Quem não gostou de saber foi o grupo político ao qual o reitor pertence - e dele fazem parte o ex-vereador Aldi Mertz, o deputado dr. Batista e o presidente do PMN, Willy Taguchi. Um deles confidenciou que o convite é uma espécie de brincadeira, apenas para provocar o ex-reitor Gilberto Pavanelli, que também faz parte da executiva do PMDB.

Continue lendo

23.4.07

"Lorota de político"

A respeito da internacionalização do aeroporto (aqui), prometida para 30 dias, recebo correspondência dizendo para ir devagar no ufanismo. Motivo: o ato não internacionaliza o terminal de cargas ou de passageiros. "É um ato administrativo da Anac falando que agora existe uma aerovia inernacional em Maringá", diz. E começa a enumerar: falta o SAC - Serviço de Avião Civil (é criado um grupamento de sargentos inspetores, material humano que anda escasso na Aeronáutica), onde a administração paga tudo, menos o salário.
Falta ainda a Anvisa também que receber o laudo do IAP liberando o Rima (e sei que a coisa ali é feia), e vai precisar fazer o tratamento dos dejetos, líquidos e sólidos. Há ainda a questão da construção de um alojamento, com todas as exigências internacionais para abrigar a tripulação, já que quando não tem alfândega e ela não pode dormir no avião, o que é proibido pelas leis internacionais. A Receita Federal precisa ainda autorizar o alfandegamento ou internacionalização do Terminal de Passageiros.
O especialista em questão acha que a conversa é "lorota de político querendo engrupir o povo e os jornalistas".

Continue lendo

Produzindo

Leitor fez a observação ao ver a notícia de que a Uningá perdeu o curso de Medicina: não se pode mais dizer que o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, não fez nada como senador em sua rápida passagem pela casa, graças ao joelho de Álvaro Dias.
Agora, sério: não bastassem os outdoors algumas entidades da área de educação assinam propaganda veiculada nos jornais parabenizando o senador e trazendo a palavra Senado com "s" minúsculo. Tanto educador-dono de escola assinando a homenagem e ninguém pra ver isso? É um péssimo exemplo pros estudantes.

Continue lendo

Sem pudor

Perderam mesmo a timidez (que, no dicionário, tem outros sinônimos, como vergonha). Ano passado, os vereadores Zebrão (PP) e Odair Fogueteiro (PTB) apresentaram projeto, aprovado pelos colegas, dando nomes de parentes (pai e avô, respectivamente) a ruas da cidade. Poderiam pelo menos ter trocado a autoria, mas não, foi sem inversão.
Agora, Zebrão, que chama-se Aparecido Regini, aprovou lei dando nome de uma rua no Jardim Tóquio a Mário Alan Regini.Publicar

Continue lendo

Facinho de anular

A direção do Aspen Park receberá parte da imprensa amanhã, para mostrar seus novos investimentos (o principal deles foi na campanha de 2004). Embora o shopping continue com muitas salas vazias e enfrentando ações na justiça, o pessoal comemora como nunca a audiência pública e a aprovação, hoje à tarde, da mudança no Plano Diretor para que possa aumentar sua área construída. Mas tudo deve cair - calma, nada de Mãe Dinah, deve cair por terra a audiência e a conseqüente votação do Legislativo. Leiam este trecho do Plano Diretor em vigor, lei complementar 632, de 6 de outubro de 2006, aproveitando dica de um leitor:

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A lei fala numa antecedência de 30 dias para se convocar uma audiência pública, e ainda se colocar documentos à disposição da comunidade. A audiência pública relâmpago convocada pelo prefeito Carlos Pupin (que, desse jeito, vai entrar para a história como o Veículo do Ano - bom de se dirigir) foi publicada no sábado, 48 antes de acontecer. O processo, pelo jeito, será completamente derrubado na Justiça.

Continue lendo

Aniversariante

De Verdelírio Barbosa em sua coluna de amanhã:

Sessentão
Dom João Braz de Aviz, que foi Arcebispo Metropolitano de Maringá, e que agora comanda a igreja católica em Brasília, está completando hoje 60 anos de idade.
Coluna completa.

Continue lendo

Pupin assina a demissão de 28

O site da prefeitura não traz nada a respeito, mas a informação que me chegou é que o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (que não está atendendo o celular quando eu ligo) foi mesmo convencido pelo prefeito Silvio e seu irmão Ricardo e teria assinado a demissão de 28 dos 32 servidores que participaram da greve ano passado e que responderam a processo interno na prefeitura.
É o ápice do mau relacionamento entre os Barros e os servidores, coisa que talvez Freud pudesse explicar, se vivo.

Continue lendo

Sem titular

Da coluna Francês Press:

Cartórios
O Paraná teria 197 cartórios esperando concurso para definição de novos titulares. Tem cartório sem titular, inclusive de Maringá. Tem muita gente mexendo os tais “pauzinhos” para que o concurso aconteça.
Coluna completa.

Continue lendo

Audiência pública fora do convencional

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Gelinton Batista voltou a postar no Cotidiano em Pauta. E voltou com tudo. É de lá esta foto que mostra ônibus da Garcia que levaram funcionários do Aspen para a audiência pública cuja convocação foi feita na edição de sábado de um jornal local, na última página do caderno de classificados, e com qualidade baixa, pois foi enviada por fax.
E dlevanta uma questão que vai me aprofundar por esses dias, assim que abaixar a poeira: ultimamente vêm sendo beneficiadas - e sem pejo algum - apenas grupos empresariais e pessoas que colaboraram financeiramente com a campanha de Silvio II.

Continue lendo

Que situação...

A administração tem conseguido colocar Maringá em destaque, em todo o país.
Em Varginha, Minas Gerais, a terra do ET, então, nem se fala. Lá Maringá é notícia esta semana porque um dos moradores está com dengue importada - adquirida na Cidade Canção.
Leia mais.

Continue lendo

Aquisição do ano

A notícia do dia na área empresarial foi a venda do Atacadão, empresa nascida em Maringá, pelo Carrefour, por R4 2,2 bilhões. Está aqui.
O blog já tinha reproduzido nota a respeito aqui.

Continue lendo

Justiça suspende curso da Uningá

O Ministério da Educação derrubou a liminar que permitia à Uningá o funcionamento do curso de Medicina.
A notícia está com destaque no site do MEC. Aqui.

Continue lendo

Ainda não

A coisa não está legal. Continua como antes, vai e volta. Foi trocado o modem e nada...
Desta forma, a liberação dos comentários continuará lenta.

Continue lendo

Habemus internet

Parece que agora vai. Vamos colocar os comentários em dia e alguns posts.

Continue lendo

Goela abaixo

Para não deixar a segunda em branco (o rapaz que ficou se ver o PC para receber depois não veio ainda):
O que a câmara fez hoje, permitindo que uma audiência pública fosse convocada por jornal num sábado, para ali dois dias, só para referendar a coisa pronta feita nos porões da prefeitura, é digno de pena. Prometeram apelar para o Ministério Público, a fim de invalidar a convocação da audiência pública e, port conseguinte, a aprovação do Plano Diretor Especial para o Aspen Park, o prédio com situação jurídica mais bagunçada da cidade (até hoje o dono do terreno não recebeu a parte dele).
Para que a audiência pública não desse chabu, como aconteceu com o prédio da rodoviária, levaram a claque, formada principalmente por funcionários do shopping e pessoas completamente alheias ao que estava se passando. A administração agora pode concorrer com empresas de evento devidamente estabelecidas na cidade. Monta até alteração no Plano Diretor da terceira maior cidade do Paraná como se fosse um mero convescote de final de tarde.
A cada dia, fica mais patente pra mim a forte formação de incapacidade democrática, quase tirânica, desta administração. É tudo goela abaixo - e nem todas as goelas são como as da maioria dos vereadores.

Continue lendo

Segundona

Aguardo para hoje à tarde a solução do problema na internet.
Enquanto isso, sugiro a leitura de dois posts do blog do Carlão, sobre a dengue e sobre a predominância da música sertaneja nas casas noturnas da cidade.

Continue lendo

22.4.07

Dia de audiência pública

Nesta segunda-feira, a partir das 9h, tem audiência pública convocada ontem, com publicação em jornal, pela prefeitura municipal, para tratar sobre o Plano Diretor Especial da ampliação do Aspen Park. O projeto fazendo as mudanças que serão discutidas amanhã, no entanto, já está pronto e será votado pelos vereadores amanhã mesmo e na terça-feira. A audiência pública é apenas para inglês ver e dizer que a legislação foi "respeitada".
A audiência acontecerá na Câmara Municipal de Maringá.

Continue lendo

Dengue: mais uma morte?

Faleceu na madrugada deste domingo a adolescente M.M.S., de 15 anos, que tinha um bebê de 5 meses e estava amamentando. Ela esteve internada esta semana com todos os sintomas de dengue e, apesar de ainda não se ter o resultado oficial do laboratório, teve alta médica na ultima sexta-feira para continuar o tratamento em sua casa. Nesta madrugada M pediu por socorro quando passou mal e foi atendida pelo pai que a levou ao HM (estava com o corpo todo arroxeado), onde foi entubada mas não resistiu e faleceu.
O corpo está sendo velado em uma das capelas do Prever.
Seu sepultamento será na manhã desta segunda-feira.

Continue lendo

Segurança em risco

A manchete de O Diário deste domingo foi a situação da segurança pública em Maringá. "Sobrecarregados com a falta de delegados, investigadores e escrivães, servidores da Polícia Civil de Maringá confirmam quadro de colapso em que a maior parte das queixas não é investigada", diz a chamada para a reportagem de Roberto Silva.
Agora, mais alguns dados para quem ainda não está muito preocupado: Maringá tem hoje 20 assassinados não solucionados; 12 deles foram cometidos em 2006 e 2007. Somente aqui estima-se em 3 mil os mandados de prisão não cumpridos.
Sem contar que há denúncias de que estão descumprindo a determinação do governador Requião, de acabar com o chamado serviço burocrático no período da tarde nos batalhões da PM. Ou seja, tem gente indo pra casa ao invés de ir para as ruas dar segurança.

Continue lendo

Balançou

A conversa entre Ricardo Barros e Pupin parece ter abalado o vice-prefeito em seu propósito de não assinar a demissão dos servidores que participaram da greve do ano passado.
Barros teria prometido algumas coisas no âmbito político para o vice do irmão.

Continue lendo

Caiana deixará o PMDB

Se bem que essa notícia é fraca... Mas vá lá. A notícia ainda não é oficial, porque a comissão municipal ainda não recebeu o comunicado assinado por ele.
O vereador Chico Caiana, que elegeu-se pelo PTB e depois mudou-se para o PMDB à época de Gilberto Pavanelli, vai deixar o partido. Com medo de perder o mandato, por causa da decisão do TSE, voltará ao PTB.
Aguarda-se agora o caminho de João Alves Correa e Mário Hossokawa, vereadores peemdebistas divorciados do partido.

Continue lendo

Calado

Meu computador ainda não quer conversa comigo.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima