7.4.07

Tais brincando?!

Aqui, a coluna do Tatta Cabral deste domingo.

Continue lendo

Sonhos

Da coluna de Verdelírio Barbosa deste domingo:

Orações
Márcia, uma conhecida pastora evangélica que é muito querida e respeitada em Maringá, tem feito e pedido orações para o prefeito Silvio Magalhães Barros II. É que ela já sonhou duas vezes que o prefeito de Maringá teria se envolvido em acidente.
Coluna completa.

Continue lendo

Malhando Judas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Segundo a folclórica religiosidade popular brasileira hoje, Sábado de Aleluia, é dia de malhar o Judas. Populares estão querendo saber que nome se daria ao Judas hoje.

Texto e fotos: Mosca Branca

Continue lendo

Tentando se valorizar

Carlos Roberto Pupin, presidente do PDT, quando fala em ser candidato a prefeito está querendo valorizando o passe para continuar vice-prefeito, pois sabe que não poderá usar discurso de oposição na campanha.
A opinião é de um secretário de Silvio II.

Continue lendo

Aviões em casa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ator John Travolta tem um Boeing 707 na garagem de sua mansão. E ainda tem outro menor. Ele pilota ambos. Na falta de do que fazer neste sábado, achei algumas mansões de celebridades. Aqui.

Continue lendo

Passamento

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Foi sepultada ontem em Campo Mourão a pioneira Maria José Beller Figueiredo, 88 anos. Dona Zeca ficou conhecida por causa de um Fusca que possuía desde 1968. A história me faz pensar sobre a relação que algumas pessoas têm com o carro. Aqui.

Continue lendo

Vereador de Maringá bate em mulher: a câmara bateu no fundo do poço ou vai descer mais?

Por MARIA NEWNUM

O vereador Umberto Becker, formado em Direito pela universidade Maringá, foi preso no dia 30 de março ao infringir a Lei Maria da Penha, por agredir a irmã, advogada, no escritório da família. A agressão deixou hematomas e escoriações na vítima, mas isso não bastou para manter o nobre agressor atrás das grandes. No pouco tempo de prisão, ficou em cela especial, pagou fiança de 200 reais e foi solto.
Becker foi eleito em 2004, como informa o site da Câmara, com 3049 votos, é possível que a maior parte advindo das mulheres que, de praxe, votam em rostos masculinos bonitos.
Figura apresentável, não desperta suspeita; transmite simpatia e confiança. Contudo o episódio do espancamento mostrou que quem vê cara, não vê coração; e como a população maringaense está, miseravelmente, refém de uma Câmara que já atingiu todos os limites do inaceitável. Isso só contando o que a imprensa noticia.
Mas ao contrário do que aconteceria noutras cidades do mundo, dotadas de pessoas inconformadas e regime parlamentar sério, mais uma vez “isso não vai dar em nada” como já afirmou o vereador Belino Bravin, sobre a condenação no caso de nepotismo. Ao que completou “No Brasil hoje tem muita cidade que está rindo de Maringá.” Ou seria chorando por nós?
Becker, Bravin e os demais não têm o que temer. Becker menos ainda, a notícia do espancamento não abalou a cidade. Houve nota em dois jornais no dia subseqüente a sua rápida prisão; ao terceiro dia, o fato já havia caído no esquecimento.
Nem as “feministas” da cidade se manifestaram.
A população de Maringá toma dose dupla de anestesia para suportar o caos que reina na cidade. Nem Igrejas, nem os órgãos municipais, nem ONGs de mulheres, conseguem sair do limbo da apatia. Quanto aos partidos políticos, há algum que saia em defesa da causa das mulheres? Lógico que não. Há outros interesses maiores.
Se vivêssemos num país sério, esse parlamentar seria imediatamente destituído de sua cadeira. Se vivêssemos num país sério, os parlamentares reconheceriam o peso “nobre” do exercício do cargo público, da obrigação máxima de zelar com todo critério e ética pelos munícipes. Se vivêssemos num país sério, um parlamentar não bateria em mulher... O Brasil não é sério.
Na canção É Gonzaguinha expressou o desejo das gentes brasileiras:
“É, a gente não tem cara de panaca, a gente não tem jeito de babaca... a gente quer viver pleno direito, a gente quer viver todo respeito, a gente quer viver uma nação,
a gente quer é ser um cidadão.”
Brasil! Chore por Maringá.

Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e conselheira no Conselho Municipal da Mulher.
Para comentar ou ler outros artigos clique aqui.

Continue lendo

Contagem

Hoje, informa Sid Sauer, está fazendo 251 dias que a Prefeitura Municipal de Campo Mourão está autorizada a repassar verba para a terraplenagem da Frangobras. E ainda não repassou.

Continue lendo

6.4.07

Dengue: subnotificação mascara dados

Matéria principal do caderno Paraná da Gazeta do Povo:, informando que 277 municípios do Estado ainda resistem ao avanço da dengue:

O número de casos de dengue confirmados em Maringá pode ser 15% maior devido às subnotificações. O termo caracteriza as pessoas que apresentam sintomas da doença, mas não vão às unidades básicas de saúde (UBS) ou aos hospitais públicos, e ficam em casa esperando melhorar ou se tratando por conta própria.

Continue lendo

Jackie Chan



Jackie Chan é o mais próximo de Bruce Lee, com a capacidade de fazer rir. A primeira vez que o vi no cinema foi em "Cannonball run", com Dean Martin e Sammy Davis Junior. O cara é bom, costuma dispensar dublês, briga superbem e, ao final do filmes, coloca os erros de gravação - quer mais que isso? Neste comercial da Pepsi Chan, que amanhã faz 54 anos, tira um barato da Coca.

Continue lendo

Conceitos

De Tatta Cabral, em Tais Brincando?!:

Entreouvido numa das mesas do restaurante Varanda Mineira:
- O capitalismo é estar com uma gata e não ter apartamento para levá-la. O neo-liberalismo é ter uma casa de playboy e não ter namorada. O comunismo é ter uma namorada, um apartamento, mas uma reunião no partido à mesma hora!
Coluna completa.

Continue lendo

Vereador perde assessor

Da coluna de Verdelírio Barbosa:

Demissão
Comentários que circularam ontem à tarde, davam conta de que Josemar Aparecido de Lima, o “Toco” que é assessor do vereador John Alves Correa, presidente da Câmara Municipal de Maringá, teria formulado o seu pedido de demissão do cargo.
Coluna completa.

Continue lendo

5.4.07

Fórmulas mágicas

Está na coluna do Francês desta sexta-feira:

Quase milagres
Já vi muitas fórmulas “mágicas” para ganhar dinheiro rápido e elas sempre afundam muita gente de boa fé e vontade que pula de cabeça nesses negócios. Vi gente comprando árvores kiri, depois correntes, pirâmides, fanáticos de produtos de limpeza e agora por determinado ervanário emagrecedor.

Excesso
Em corredor entre lojas e outras portas do centro e bairros da cidade tem gente chamando para que você emagreça - ou engorde - e ganhe saúde tomando copos e copos de líquidos naturais. É muito vendedor para a quantidade de público que persiste na ingestão desses líquidos difíceis de beber.
Coluna completa.

Continue lendo

Secretário admite que administração foi negligente

O PT de Maringá divulgou agora há pouco a seguinte nota sobre a questão da dengue:

O Partido dos Trabalhadores - PT - diante da alta incidência de casos de dengue no município de Maringá e das declarações do Secretário da Saúde Antonio Carlos Nardi na sessão desta terça-feira, dia 2 do corrente mês, na Câmara Municipal faz a seguinte declaração:
A atitude dos parlamentares Humberto Henrique e Mário Verri do PT, assinado por mais vereadores, apresentando requerimento de convocação do Secretário da Saúde para comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos sobre o combate a dengue, o qual foi aprovado pela maioria dos vereadores, demonstra a preocupação da população pela situação que passa a Saúde
Pública de Maringá;
O Secretário ao admitiu que o Governo Silvio Barros “deu chance à dengue” conforme declarou no plenário da Câmara e notícia publicada nos jornais locais na quarta-feira, dia 3/4, revelam, na realidade, inúmeras negligências na prevenção da Saúde em Maringá:
  • A desestruturação do PSF, ocorrida em 2005, sendo que até hoje funciona de forma precária - falta de médicos, números reduzidos de agentes comunitários e ainda, agentes comunitários prestando serviços dentro do posto de saúde, em disfunção administrativa;
  • A demora na contratação dos agentes ambientais;
  • A falta de investimento, inclusive com o bloqueio de recursos do Governo Lula para ações na vigilância sanitária;
  • A não realização de campanhas educativas efetivas voltadas para o combate à dengue, mesmo tendo recursos do Governo Lula no caixa;
  • O não cumprimento da pactuação das 6 visitas domiciliares pelos agentes de vigilância ambiental, conforme denunciado no Relatório da Controladoria Geral da União - CGU;
  • E, ainda, a não valorização dos servidores e servidoras, retirando o abono de R$ 50,00 reais dos agentes de vigilância ambiental e reduzindo aproximadamente 30% do piso salarial dos profissionais do PSF demonstra, também, a falta de compromisso desta administração para com a saúde pública;
  • Por fim, preocupa-nos, diante dessa situação formada, a atitude do Prefeito Silvio Barros de retirar aproximadamente 1 milhão de reais do orçamento da Saúde remanejando-o para outras secretarias.

Partido dos Trabalhadores de Maringá
Executiva Municipal

Continue lendo

Teatro

A peça Motel Paradiso, que estreou em Maringá no final de março, será encenada sexta e sábado em Campos do Jordão. O texto é de Juca de Oliveira. Aqui.

Continue lendo

Atipicidade

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Dois veículos "fumacê", da Funasa, que estavam trabalhando em Maringá, já não estão mais na cidade. Segundo técnicos da estatal, a situação por aqui não é considerada alarmante. Extra-oficialmente fala-se que o número de casos confirmados de dengue chegou a 780.
De qualquer forma, esta é a primeira vez que Maringá tem uma epidemia de dengue e já foi constatado o tipo mais letal da doença. As duas mortes por dengue hemorrágica registradas no Estado estão, de uma forma ou outra, ligadas a Maringá. Apesar disso, os postinhos de saúde do município estão fechados, só reabrindo na próxima segunda-feira. Resolveram emendar o feriadão como se Maringá não vivesse uma situação atípica na saúde.

(Foto: Mosca Branca)

Continue lendo

Moral baixa

Um político aposentado maringaense conta que moral de deputado, hoje, não existe. No aeroporto de Brasília ele mostrou a carteirinha de ex-parlamentar, na hora de se identificar na fila, quando uma pessoa do lado, em alto e bom tom, perguntou: "Então o sr. também é ladrão?". À afirmação seguiu-se a aprovação de várias pessoas que estavam nas imediações.
"Não, sou ex-ladrão!", respondeu, entrando no clima da surpreendente interpelação. "Na sua época a coisa era diferente", comentou o outro, amenizando o clima. Ficou patente, no caso, o quanto o povo tem em consideração a classe política.

Continue lendo

As melhores cachaças

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O San Francisco World Spirits Competition, maior concurso de bebidas alcoólicas das Américas, aconteceu em março nos Estados Unidos e reuniu mais de 700 concorrentes, de 52 países, e o resultado da categoria cachaça foi este:

Duplo-Ouro
Leblon
51

Ouro
Água Luca
Cuca Fresca Premium
Fulô Ruby
Fulô Gold
Nêga Fulô
Moleca Gold
Sagatiba Pura

Prata
Cabana
Cuca Fresca Gold
Fulô Prata
Moleca Prata
Rio D Noite Premium

Continue lendo

Duas do Paraná

Do Painel da Folha de S. Paulo:

Bandeira branca
Após declarar guerra a Roberto Requião (PMDB), o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), faz de tudo para que o governador dê incentivos à Yokohama, empresa que vai construir uma fábrica de pneus no país em 2008 para atender ao Mercosul. Também estão na disputa pelos 2.000 empregos Araucária, Campinas e Rio.

Tiroteio
"A função de tesoureiro talvez seja a única que Janene possa desempenhar mesmo aposentado. Ele tem prática no assunto".
Do deputado André Vargas (PT-PR), sobre a reeleição para o cargo de tesoureiro nacional do PP do ex-deputado José Janene (PR), expoente do escândalo do mensalão que acabou obtendo aposentadoria da Câmara sob alegação de ter problemas graves de saúde.

Continue lendo

Orquídeas enfeitarão praças de Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O projeto de extensão universitária As Orquídeas, Bromélias e Plantas Medicinais como Ferramentas para a Preservação Ambiental e Cidadania, coordenado pela professora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre, do Departamento de Biologia da UEM, convida os interessados a participarem do plantio de mudas de orquídeas em praças da cidade. No dia 15 deste mês o plantio será na praça da Catedral; no dia 18, na entrada principal do Parque do Ingá; no dia 25, no entorno do Estádio Willie Davis; no dia 2 de maio, na praça Napoleão Moreira da Silva; e no dia 9 de maio, na praça Rocha Pombo. No primeiro dia, o horário é às 15 horas; nas demais datas, a partir das 8h30.
A atividade faz parte de um convênio entre a UEM e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Maringá, que custeou as 550 mudas das espécies de Dendrobium (asiática). Segundo a professora, “embora as orquídeas pouco contribuam diretamente para melhorar a qualidade de vida nas cidades, ao incentivarmos os cidadãos a cuidarem destas pequenas preciosidades, retomaremos conceitos valiosos de cidadania, como o respeito aos seres da natureza e aos bens alheios”. A informação é da Asc/UEM.

Continue lendo

Ranking mais honesto

Duba fez as contas e publica, em comentário e post abaixo, que um ranking mais honesto da dengue seria assim:
Ubiratã - 22.593 habitantes – 623 casos ou 28 casos para cada 1000 habitantes
Santa Helena 20.491 habitantes - 329 casos ou 16/1000
Paiçandu – 30.764 habitantes - 245 casos ou 8,1/1000
Maringá - 288.653 habitantes – 523 casos ou 1,8/1000
Foz do Iguaçu – 258.543 habitantes - 378 casos ou 1,4/1000

Continue lendo

Frigorífico demite 800 em Maringá

Está fechando em Maringá o Frigorífico Garantia, o que significa menos 800 empregos aqui e em Paiçandu. O Garantia é o antigo Amabai (ex-Parplan) e pertence ao grupo Torlin, de São Paulo. A CBN nacional deu a notícia como o fechamento do maior frigorífico do Brasil, mas não é bem assim. A situação das exportações complicou as atividades num setor que tem enfrentado sérias dificuldades.
Confira reportagem da CBN Maringá.

Continue lendo

Um pra lá, outro pra cá

Uma dupla se desfaz ano que vem.
Silvio Barros II deverá ter como vice, na disputa da reeleição, o vereador Belino Bravin (PP). O atual vice-prefeito, Carlos Roberto Pupin, tenta reestruturar o PDT que preside e deve lançar-se candidato a prefeito.

Continue lendo

Ranking da dengue

Os últimos números da Secretaria de Estado da Saúde de casos confirmados: Ubiratã, 623; Maringá, 523; Santa Helena, 329; Foz do Iguaçu, 278; Paiçandu, 245.
Quanto a casos notificados Maringá é líder estadual: 1.214 contra 1.152 de Ubiratã.

Continue lendo

FHC, não basta ser pai

Pra quem reclamou da nota sobre a neta do senador, segue este de Claudio Humberto:

Fernando Henrique Cardoso nem telefonou para saber que passa bem seu filho Tomás, 15, esfaqueado durante assalto em Barcelona, onde mora com a mãe, jornalista Mirian Dutra, correspondente da Globo. Tomás não herdou a conhecida falta de coragem do pai e encarou os bandidos. A facada foi a um milímetro do rim esquerdo. FHC poderia ao menos fazer gestões junto a autoridades espanholas para garantir ao filho um ambiente mais seguro.

Continue lendo

Sacola em Minas

Uberaba pode ser a primeira cidade mineira a utilizar a sacola ecológica, oxibiodegradável. Projeto de vereador determina a prefeitura de Uberaba a adotar a sacola, inventada em Maringá.
Aqui.

Continue lendo

Biblicismo e bibliatria

De artigo de Derrel H. Santee:

Nós não enxergamos a Bíblia como ela é – nós a enxergamos como somos. A Bíblia não fala por si – manipulamos seu conteúdo de acordo com a nossa ideologia. Não existe nenhum sistema de teologia que aceita a Bíblia na sua totalidade. Todos os sistemas selecionam as partes que convém e ignoram, rejeitam ou manipulam os inconvenientes. Fazemos da Bíblia a nossa imagem.
Leia na íntegra.

Continue lendo

Pra começar o dia

De anônimo, no post "A bolsa da miss desapareceu no Senado":

Na eleição passada um cara me entregou um santinho de um candidato a deputado federal, que por sinal foi eleito. Para não desfazer do rapaz, eu peguei o referido santinho e guardei no bolso da calça, junto com a minha carteira.
Sumiu uma nota de 10 reais que eu tinha.

Continue lendo

4.4.07

Previsão superada

Da coluna Mosaico desta quinta-feira:

Passou
As autoridades da área de saúde pública de Maringá acreditavam que os casos confirmados de dengue não passariam dos 500.
Coluna completa.

Continue lendo

Fortuna em casino

Uma pequena amostra da coluna de Tatta Cabral:

- Como sair do casino com uma pequena fortuna?
- Entrar com uma grande fortuna...
Coluna completa.

Continue lendo

Nada de trampo

Da coluna do Verde desta quinta-feira:

Sem sessão
Como o prefeito Silvio Magalhães Barros II decretou Ponto Facultativo nesta quinta-feira, a costumeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maringá não será realizada. Também no Poder Legislativo, hoje não haverá expediente.
Coluna completa.

Continue lendo

OAB quer mais tempo para discutir Lei Seca

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Maringá, César Augusto Moreno, quer a realização de mais audiências públicas para discutir o projeto da Lei Seca, que regulamenta o fechamento de 871 bares de Maringá às 23h. Ele diz que é preciso avançar nas discussões, uma vez que o assunto é polêmico e de interesse público. É preciso levar em consideração, segundo ele, diversos aspectos. “Temos de nos apoiar em estudos, pesquisas, para sabermos se a aplicação dessa lei realmente irá reduzir a violência, se o álcool é o grande vilão, se há condições para fiscalização”, avalia, em material distribuído hoje à arde.

Continue lendo

Executiva

Apesar de sua assessoria ter divulgado para a imprensa que Ricardo Barros assumiria a segunda vice-presidência do PP nacional, o deputado federal Ricardo Barros ficou com a terceira vice-presidência.
O londrinense José Janene, como o Brasil inteiro divulgou, é o tesoureiro.

Continue lendo

Programação da TV do Lula

Cláudio Humberto deu a nota:

Está na internet a "programação da TV do Lula", a tal rede pública (mais uma) que o governo quer lançar. Às 6h30, MST Rural, apresentação de José Rainha e João Pedro Stédile. Às 7h, Quatro dedos de prosa, um papo-cabeça com o presidente Lula. Às 8h, Moda Brasil, com d. Marisa falando de "bolsas". Às 9h, Turismo Sexual, com a sexóloga-ministra Marta Suplicy. "Apertem os cintos, os controladores de vôo, as companhias aéreas e até o aeroporto sumiram" é o filme de estréia, às 10h, com Waldir Pires e grande elenco. Para as crianças tem PAC man, com o ministro Guido Mantega, logo depois. Roberto Jefferson, José Dirceu, Delúbio Soares, Antônio Palocci e o churrasqueiro Lorenzetti são os convidados de Casos de polícia, às 13h. Educativo é a Escolinha do Professor Luizinho, em seguida, com o próprio, dando aulas de Matemática financeira e outros milagres de sobrevivência para os aposentados do INSS. Para preencher a falta do que colocar na programação e alavancar a audiência-traço, vem um pacote de filmes, como "Querida, estiquei o PIB", com Lula. "Pequenas empresas, grandes negócios", com Lulinha (o Sebrae de Okamoto não pode patrocinar, afinal, a TV é pública). "O gás acabou", estrelado por Evo Morales. Para espantar o sono, às 4h, MST na madrugada - ao vivo do Pontal do Paranapanema.

Continue lendo

Mais uma

Piadinha boa, mas forte.
Para não provocar encrencas, quem quiser ler basta clicar aqui.

Continue lendo

Prédio afundou 18 centímetros

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O anexo do prédio da agência central dos Correios de Maringá afundou 18 centímetros, fazendo com ele houvesse uma inclinação de 7 a 8 centímetros. Uma empresa de Londrina fez o levantamento técnico do ocorrido no prédio, que tem cerca de 450 metros quadrados. Constatou-se que, por causa da construção do edifício de salas comerciais ao lado (entre os Correios e a Junta de Conciliação e Julgamento), inclusive com altura da calçada mais elevada e padronagem de calçamento diferente do da praça, o percurso da água da chuva foi alterado. Por causa da nova inclinação, a água teria atingido (ou "lavado") a fundação do prédio dos Correios, o que provocou as rachaduras.
Pelo que se ouviu falar, se a fundação não for reforçada de forma urgente, o prédio dos Correios corre o risco de ser demolido. A construção não teria os 10% mínimos de área permeável, o que poderia ter influenciado no ocorrido.

(Apesar da seriedade do caso, o bom humor de plantão dás as caras: o prédio fica defronte a prefeitura, tem participação de servidores da prefeitura, e ninguém foi colocar carta no Correio para ver o que estava acontecendo? E dizem que é bom determinados engenheiros não passarem por ali, porque senão acabarão emitindo laudo pedindo a derrubada do prédio, como fizeram com a rodoviária - que por sinal não tem esse tipo de rachadura aparente. Sem contar que o Ministério Público, que costuma cobrar área permeável de todas as obras da cidade, parece não ter visto uma obra que ergueu-se justamente na área do Centro Cívico)

Continue lendo

Audiência

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O presidente Lula (PT) recebeu hoje pela manhã, em audiência, o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA). Na foto, ele ajuda ACM a se levantar.

Continue lendo

Senador e avô

O senador Álvaro Dias é avô. A neta nasceu na Grécia, onde mora a mãe. Especula-se se ele pretende conhecer a neta, aproveitando os quatro meses que ficará de licença médica.

Continue lendo

Hossokawa pisou na bola

Ontem, na audiência pública que discutiu a Lei Seca, o líder do prefeito Silvio II, Mário Hossokawa (PMDB), estava muito nervoso. Tratou rispidamente um pastor, porque esse não sabia o rito burocrático do Legislativo. Pegou muito mal.
Hossokawa já manifestou sua intenção de votar contra a Lei Seca - embora seu liderado, Silvio II, tenha divulgado que é a favor.

Continue lendo

CPI do PSF

A CPI criada para investigar denúncias de irregularidades na gestão do Programa Saúde da Família de Mandaguari está prestes a concluir a primeira etapa dos trabalhos, que é a busca de documentos sobre o caso. O que foi levantado até agora já soma quase 100 páginas. Concluída esta fase, os vereadores que integram a CPI começarão a colher os depoimentos dos envolvidos. Eles têm até o final de maio para apresentar o relatório.

Continue lendo

Rachaduras no prédio dos Correios

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este blog - e só este blog - está falando disso desde maio do ano passado. Passado um ano, verifica-se hoje que o prédio da agência central dos Correios de Maringá, no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, defronte o paço municipal, está parcialmente interditado. O motivo aparente é um abalo estrutural provavelmente ocasionado pelo prédio de salas comerciais construído ao lado, de propriedade do filho de um promotor, e que teve as irregularidades na fase do projeto resolvidas a canetadas pelo prefeito municipal, que mudou a lei para beneficiar a construção.
Com as rachaduras que se abrem no prédio dos Correios, resta saber se alguém nesta cidade irá tomar as providências - e quem irá ser responsabilizado.

(Fotos: Mosca Branca)

Continue lendo

Tranjan no hospital

Ex-presidente do Saop, Jorge Tranjan está se recuperando de cirurgia na bacia. Visitei-o agora pela manhã, com o Verdelírio Barbosa. Deverá estar completamente recuperado nos próximos dias.

Continue lendo

Mesmo time

Na barbearia, o barbeiro pergunta ao novo cliente:
- Então, para qual clube você torce?
- Sou torcedor do seu time...
- Mas eu não lhe disse qual era!
- Pois é, mas está com a navalha na mão...
Mais piadas no Tais Brincando?!, de Tatta Cabral. Aqui.

Continue lendo

Incerteza

De Verdelírio Barbosa:

Profissionais que atuam no ramo farmacêutico em Maringá estão vivendo momentos de incertezas. É que tem rede comprando rede, e algumas farmácias fechando filiais. Tudo poderá redundar em desemprego dos atuais profissionais.
Coluna completa.

Continue lendo

Via aérea

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Não estou muito inspirado hoje. A montagem é sobre a proposta do vereador sobre jogar fumacê de avião para combater a dengue.

Continue lendo

Com 91% dos votos, Alemão vence o BBB

De Laura Mattos, na Folha de S. Paulo:

Sem ter tido nem o trabalho de se inscrever no programa, o paulista Diego Bissolatti Gasques, 26, levou o prêmio de R$ 1 milhão da sétima edição do "Big Brother Brasil", ontem, na Globo.
Alemão, como ficou conhecido, foi convidado a participar do "BBB" 7 por produtores do "reality show", que o encontraram em uma danceteria. Ele venceu com 91% dos 26 milhões votos dos telespectadores, contra 9% da estudante carioca Carollini Honório, 20, que ganhou R$ 50 mil pelo segundo lugar. Ao sair, Alemão deu o primeiro beijo em Íris, 27, com quem flertou durante o programa.
A final do "BBB" 7, com show de Cláudia Leitte, registrou média de 48 pontos de audiência, segundo dados prévios do Ibope. É um resultado inferior ao de edições anteriores. A do "BBB" 6 marcou 51 pontos e a do "BBB" 5, 57. A maior audiência em final do "BBB" foi a da primeira edição, com 59 pontos.

Continue lendo

Duas

De Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo:

Rolimã
Apaixonado por velocidade no céu e na terra, o bilionário Constantino Jr., da Gol, surpreendeu amigos há alguns meses com um outro hobby: descer as ladeiras da USP de carrinho de rolimã.

Sem corte

O cabeleireiro Wanderley Nunes está na Índia. Passará 15 dias fotografando o país para sua primeira exposição.

Continue lendo

Pode não voltar

De Giba Um:

Internado
O deputado Eneás Carneiro, criador do Prona, está internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Sofre de leucemia. Seus médicos já lhe avisaram que, dificilmente, retornará ao Congresso.

Continue lendo

Nonsense

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Ontem foi um daqueles dias que lamentei muito não sair com a minha filmadora. Se estivesse com ela, teria gravado uma comédia com grandes chances de ser premiada em algum festival do riso. A noite foi agitada na Câmara de Vereadores. Primeiro começou com a apresentação do secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Nardi, sobre o trabalho da prefeitura no combate e prevenção à dengue na cidade. Depois, a audiência pública sobre a Lei Seca. Seguiram diversas trapalhadas e cenas surreais que fazem frente ao filme “Um Cão Andaluz” (foto).
Leia o texto completo.

Continue lendo

Padre Zezinho, scj

José Fernandes de Oliveira, o padre Zezinho, vai cantar para o papa Bento XVI durante sua visita a São Paulo. As músicas de padre Zezinho fizeram parte de minha infância e adolescência e um dos momentos recentes mais especiais de minha vida foi a viagem que fiz a Cascavel para uma entrevista com ele, que foi capa da (então) M9. Ele foi bem legal, a matéria rendeu e ajudou de certa forma a divulgar o show que fez posteriormente em Maringá.

Continue lendo

O joelho e o novo senador

Do Caixa Zero, da Gazeta do Povo:

Wilson de Matos é o novo senador do Paraná. Assume a vaga de Alvaro Dias, que pediu licença do cargo para fazer fisioterapia no joelho. Matos, que é reitor da Cesumar, um centro universitário de Maringá, acabou ganhando o presentão de ter um mandato por quatro meses. Suplente de senador, aliás, é um dos únicos tipos de políticos que podem ganhar mandato sem receber um voto sequer. De qualquer maneira, mesmo sem ser votado, Matos teve uma participação importante na campanha. Segundo o TSE, ele colaborou com R$ 50 mil para o caixa do comitê. Do próprio bolso.

Continue lendo

Papelada contra Roque e Nerone

De Celso Nascimento, na Gazeta do Povo:

Caso de polícia 1 – O secretário do Trabalho, Nelson Garcia, entregou ontem ao ouvidor-geral Luiz Carlos Delazari, toda a documentação que incrimina o seu antecessor, padre Roque, e o ainda diretor-geral Emerson Nerone. Tem coisa cabeluda, de convênios com ONGs fantasmas a pagamento irregular de salários.

Caso de polícia 2 – A mesma papelada foi entregue também à Secretaria de Segurança, comandada pelo filho do ouvidor, Luiz Fernando. O que significa que os Delazari terão bastante trabalho pela frente.

Continue lendo

Na política

Do Boca Santa:

Sem programa de TV e com o jornal “O Mourãoense” desativado, o apresentador Ligeirinho resolveu se dedicar à política. Ele diz que assumiu o comando do PSC em Campo Mourão. Mais: que será o coordenador regional do partido. Ontem, por exemplo, Ligeirinho já anunciava a filiação dos vereadores Iranlei Saraiva e Salvador de Souza, de Farol. Viu só, Ligerinho é ligeirinho, uai!...

(Ligeirinho chegou a apresentar um programa de televisão em Maringá, na Band se não me engano. Lembrou-me o Tico Tico, que também era de Campo Mourão)

Continue lendo

A bolsa da miss desapareceu no Senado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Jéssika Pereira, de Assis Chateaubriand, Miss Paraná 2007, foi uma das candidatas a Miss Brasil que visitaram o Senado, ontem, em Brasília.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Tiraram foto até com o presidente da casa.

Depois, ela registrou queixa na delegacia de polícia: sua bolsa sumiu. Dentro dela, um estojo de maquiagem e um telefone celular.

Continue lendo

Livre pensar

O Norte/Noroeste do Paraná é mais ligado a São Paulo que com o Sul do Estado. Isso se reflete praticamente em todas as áreas. Não poderia ser diferente no jornalismo.
O jornalismo curitibano normalmente é mal informado a respeito do que acontece por aqui, embora na maioria das vezes costume ignorar a existência do interior, preferindo a contemplação do próprio umbigo. O Paraná é tão diferente neste setor, e a culpa me parece ser da cultura cultivada na capital, que até recentemente o melhor jornal do Estado era do interior - coisa que não se vê em outros estados.

Continue lendo

Notas paranaenses

De Cláudio Humberto:

Sem opções
O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) tem saído pouco em Brasília, tentando compor a assessoria. Não há bons quadros sobrando na cidade.

Injustiça
A exibição de intermináveis perorações do governador Roberto Requião na "Paraná Educativa", a TV mais chapa-branca do País, fez a oposição apelidar a emissora de "Al-Jazeera". Que injustiça com a rede árabe...

Continue lendo

3.4.07

Nardi responde sobre dengue

Atendendo convocação da Câmara Municipal de Maringá, o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, prestou esclarecimentos aos vereadores sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti desenvolvidas pelo município desde 2005. A participação ocorreu no logo no início da sessão e Nardi respondeu, por quase duas horas, diversas perguntas tentando justificar a epidemia de dengue na cidade, que já tem quase 600 casos confirmados da doença.
Leia matéria.
(Pra quem é curioso, este é o link que referiu-ser ao número de casos notificados)

Continue lendo

Biblioteca não é prioridade

De Ronaldo Nezo em sua coluna de quarta, no Hoje Maringá:

Redução
As bibliotecas de Maringá terão o horário de atendimento reduzido. O público poderá procurá-las entre as 10h e 16h. Isto vai acontecer em função do corte promovido pela prefeitura no número de estagiários e também pela ausência de investimentos públicos.

Vai entender
Cá com meus botões, tento entender a razão de certos setores, como as bibliotecas, por exemplo, nunca aparecerem entre as prioridades de um governo.
Coluna completa.

Continue lendo

O homem é um rochedo

Da coluna Francês Press desta quarta-feira:

Um rochedo
O PT exigiu e tinha como certa a saída do maringaense Emerson Nerone da Diretoria Geral da Secretaria do Trabalho. Um deputado petista inclusive abriu mão de ser o secretário devido a presença de Nerone. Mas não conseguiram derrubá-lo.
Coluna completa.

Continue lendo

Coordenadores regionais tomam posse

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Tomaram posse hoje, em Curitiba, os coordenadores das regiões metropolitanas de Londrina, Elza Correia, e de Maringá, João Ivo Caleffi (foto), além do corodenador das microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e do Litoral. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, é quem deu posse a todos. João Ivo falou da integração do transporte. Aqui.

Continue lendo

Os shows da Expoingá 2007

Oficialmente, a organização da Expoingá 2007 ainda não divulgou a relação de shows que serão realizados na arena coberta. Mas o blog, ajudado pelo e-mail da Barraca Universitária, revela os shows agendados - uma grande mistureba. Segue:

(Maio)
Dia 9: Edson e Hudson
Dia 10: Hugo Pena e Gabriel (deve ser com portões abertos, pois é aniversário da cidade)
Dia 11: CPM 2
Dia 12: Cesar Menotti e Fabiano
Dia 13: Rodeio
Dia 14: Arnaldo e Alexandre e Rhaas (um dos grupos que gravaram "Vuco-vuco")
Dia 15: Banda Garrafão
Dia 16: Almir Sater
Dia 17: Pitty
Dia 18: Roupa Nova
Dia 19: Bruno e Marrone
Dia 20: Padre Reginaldo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
César Menotti e Fabiano

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Almir Sater

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Rhaas

Continue lendo

Parece?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Sinceramente, não estou vendo muita semelhança, como insistem alguns leitores. Não dá pra chegar a um "Separados na maternidade", ainda.

Continue lendo

Piadinha de começo de noite

(Atenção, esta é uma piada que beira o chulo. Ignore este post ou não reclame)

Motoboy é igual a pênis.
Tem cabeça e não pensa, vai e vem o dia todo, quer passar onde não cabe, às vezes se esfola, geralmente anda duro e de quebra ainda f... os outros!

Continue lendo

Senador Wilson de Matos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O 1º suplente Wilson de Matos (PSDB-PR) assumiu hoje à tarde uma cadeira no Senado em substituição ao senador Álvaro Dias, que se encontra licenciado para tratamento de saúde. Na foto, ele lê o compromisso de posse entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o tucano Artur Virgílio (AM).

(Foto: Roosewelt Pinheiro - Agência Senado)

Continue lendo

RTV Sarandi

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Até o final desta semana deverá estar no ar a RTV Sarandi Canal 2. A emissora será reativada, já que a concessão existe há anos. João Cioffi está ultimando os detalhes. Ele trabalha para que a reativação aconteça até a próxima sexta-feira.

Continue lendo

No pique do Senado

A assessoria do senador quadrimestral Wilson de Matos Silva já enviou para os veículos de comunicação material sobre sua posse, inclusive com trechos do discurso. Já tem até página pessoal no site do Senado, embora sem foto.
Seu novo e-mail agora é: wilson. matos@senador.gov.br

Continue lendo

Empossado suplente de Álvaro Dias

Da Agência Senado:

O presidente do Senado, Renan Calheiros, empossou, há pouco, em Plenário, o 1º suplente do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Wilson de Matos Silva (PSDB-PR), que assumiu o mandato em virtude de licença do titular. Renan designou uma comissão, formada pelos senadores Arthur Virgilio (PSDB-AM), Neuto de Conto (PMDB-SC) e Osmar Dias (PDT-PR), que conduziram Mattos à Mesa para a prestação do juramento constitucional. Matos é professor e disse que atuará em defesa da educação no Senado.

Continue lendo

Humor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto foi mandada pelo Kaltoé, do Cheng-Pong. O texto é muito explicativo: mulher, o equilíbrio do homem.

Continue lendo

Expectativa

É aguardado para esta semana o alfandegamento do terminal de cargas do Aeroporto Regional de Maringá.

Continue lendo

Fidelidade

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O PMN de Foz do Iguacu, presidido por Alexandre Freire, protocolizou requerimento de solicitação da cadeira do vereador Beni Rodrigues (foto), único eleito pela sigla nas últimas eleições e que se desfiliou no dia 10 de janeiro de 2005. Ele está sem partido até agora. O suplente é Valdemar Azevedo.

Continue lendo

Descaso com sarandienses deve levar a protesto

A coisa pode pegar. Hoje à noite, na Câmara Municipal de Sarandi, acontece reunião com movimentos de bairros. Vão discutir o que acreditam ser descaso com os passageiros metropolitanos - os de Sarandi e os de Paiçandu. Querem saber quem são os responsáveis por construir os abrigos no Centro de Maringá. Pode haver boicote no uso de ônibus ou então uma manifestação, ou, quem sabe, uma paralisação. Este é um dos efeitos da teimosia da administração de colocar ao chão a rodoviária velha.

Só para apimentar a história, um trecho de entrevista do prefeito Cido Spada (PT), na quarta, 28, a Edna Mendes:
- A que o sr. atribui essa imagem negativa? (de Sarandi)
- Esse estigma de que a violência é maior aqui é fruto da exclusão social, da marginalização, da dificuldade em concentrar renda, que são exemplos típicos do que vive o país inteiro. No entanto, em muitas situações falta preocupação e atenção com o cidadão sarandiense. Recentemente, com a retirada da plataforma da rodoviária velha de Maringá, os trabalhadores de Sarandi e Paiçandu passaram a aguardar o ônibus em pontos sem cobertura, debaixo de sol ou chuva. Provisoriamente, a empresa poderia ter colocado abrigos, mas não fez isso. Os maringaenses precisam valorizar mais tanto o povo de Sarandi como (sic) o de Paiçandu, que vive esse mesmo processo.

Continue lendo

Manutenção corretiva

A Câmara Municipal de Maringá realizará pregão presencial, no próximo dia 11, para contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de manutenção corretiva nos equipamentos de informática (microcomputadores, monitores, notebooks, impressoras, scanners e periféricos). O Legislativo pretende gastar até R$ 12 mil por item.
Detalhes aqui.

Continue lendo

1 milhão a menos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

"Retirar quase 1 milhão de reais do Hospital Municipal quando ele precisa de mais investimentos é, no mínimo, incompreensível".
Trecho de artigo do servidor Paulo Vidigal sobre a notícia de que a prefeitura vai retirar quase R$ 1 milhão do HM para obras no Parque do Ingáe Horto Florestal. Leia o artigo.

Continue lendo

Publicidade



Comercial londrino sobre a prevenção ao câncer de mama.

Continue lendo

Dengue: o número é menor

Matéria divulgada ontem pela Agência Estado informa que Maringá tem registrados 816 casos de dengue (aqui), mas a Secretaria de Saúde diz que houve um erro da agência de notícias.
O correto, até agora, são 591 casos de dengue confirmados e 1.656 notificados.

Continue lendo

Ela está caindo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Enquanto reclama-se que árvores sadias têm sido cortadas sem muita cerimônia por toda a cidade, na avenida Carneiro Leão uma delas reclama o corte. Chegaram a pregar um cartaz avisando que ela pode cair a qualquer momento.

(Fotos: Mister M)

Continue lendo

Jogo do bicho

O delegado Antonio Brandão Neto ouviu hoje pela manhã o jornalista Cezar Lima, que publicou fotos de pontos de jogo do bicho na última edição do Jornal Metropolitano. O inquérito policial para investigar a existência dos locais foi aberto ontem e agora a políc9ia vai averiguar. Todos os supostos banqueiros do jogo, que é contravenção penal, deverão ser chamados a depor.

Continue lendo

E se...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

... o Ingazinho, desaparecido tadinho, ficasse com dengue?

Continue lendo

Posse é hoje

Wilson de Matos Silva assume hoje às 15h uma vaga no Senado, na condição de suplente. Desde o começo do ano, a cada vez que ia a Brasília, ele ficava no gabinete do senador-titular, Álvaro Dias. Tem quatro meses para protocolizar alguns projetos na área da educação e, promete, vai conversar com cada um de seus novos colegas.
Reitor do Cesumar, ele preside o Codem e é uma das vozes do empresariado local. Só não perguntem o que ele acha se um funcionário ficasse de molho por quatro meses por causa de uma cirurgia no joelho.

Continue lendo

Recorrendo

O deputado estadual Fabio Camargo (PTB) vai recorrer à Justiça para tentar garantir a CPI que pretende investigar os repasses do Poder Público para ONGs e Oscips, informa sua assessoria. Em duas reuniões realizadas nesta segunda-feira, o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) orientou à sua bancada que retirasse as assinaturas. Camargo contesta a atitude, uma vez que o requerimento para a instalação da comissão já foi lido e aprovado em plenário.
“Já houve o ato administrativo, A retirada das assinaturas é ilegal”, argumenta Fabio Camargo. O parlamentar levanta suspeita sobre o ato do líder governista. “Se houve a retirada das assinaturas é porque alguém teme a investigação. Resta saber quem estaria comprometido. O governo? Deputados da base do governo? O próprio líder do governo?”, pergunta.

(O caso lembra o vereador Valter Viana, que assinou e depois tentou retirar a assinatura para a CPI dos Laptops, que acabou sendo instalada por decisão judicial)

Continue lendo

Tais brincando?!

De Tatta Cabral:

A Maria entra na sala aos gritos:
- Ó Manel, o nosso filho está a comer o jornal!
- Não faz mal. É de ontem...
Coluna completa.

Continue lendo

Fica mesmo

O secretário de Estado do Trabalho, umuaramaense Nelson Garcia, garantiu hoje pela manhã, após a escolinha do governador Requião, que vai manter o maringaense Emerson Nerone como diretor-geral da pasta, independente de qualquer coisa.

Continue lendo

E Maringá?

De Verdelírio Barbosa:

Lá em Colombo, a Comissão de Ética da Câmara tomou posição com relação ao vereador que espancou o enteado. E, em Maringá, qual será a posição da Comissão de Ética da Câmara com relação ao vereador em exercício Umberto Becker, que espancou a irmã e está sendo acusado também de haver quebrado o braço do pai?
Coluna na íntegra.

Continue lendo

Mágica



Quando surgiu, numa série da HBO, David Blaine ajudou a tirar a magia dos palcos. Ela foi para as ruas. Confira este truque com cartas feito por Blaine, que amanhã completa 34 anos.

Continue lendo

Férias

O fotógrafo Ivan Amorim está de férias de O Diário. Pode ser que volte, pode ser que não. É que ele inscreveu-se em concurso na Itaipu Binacional, onde o salário é em dólar.

Continue lendo

Futuro delegado?

O investigador Milton Santana, da Polícia Civil de Maringá, pode virar delegado.
Ele passou na segunda fase do concurso para delegado em Minas Gerais.

Continue lendo

Despedida

Mensagem do 4o Batalhão Policial Militar de Maringá informa que o tenente Diego foi convidado a compor o quadro de oficiais do Batalhão de Trânsito de Curitiba.

Continue lendo

Volta ao que era antes

Jorge Fregadolli (revista Tradição) voltará com sua coluna Vitrine à edição da próxima quinta-feira de O Diário. A coluna deixou de ser publicada naquele jornal em fevereiro do ano passado. Fazia parte do caderno Mix, projeto que durou alguns meses.
Recentemente o projeto da edição regional também chegou ao fim, voltando ao que era antes, com matérias regionais no primeiro caderno do jornal.

Continue lendo

Em Campo Mourão

O vice-presidente da Frangobras, Reinaldo Morais, informou que agora em 2007, deverão ser instalados 50 aviários, com 2,1 mil metros quadrados cada. Em 2008 serão erguidos mais 100 e a mesma quantidade deve ser construída em 2009. As negociações com os integrados estão em andamento e resultarão na diversificação da renda dos agricultores locais.
Notícia completa.

Continue lendo

Ainda o caso da Sert

De Celso Nascimento, na Gazeta do Povo:

Mãos limpas 1
– Durante a reunião do Mãos Limpas, ontem de manhã, Requião comentou a situação do diretor-geral da Secretaria do Trabalho, Emerson Nerone. O governador disse que se tivesse demitido Nerone ele estaria julgando antecipadamente. Sua decisão foi mantê-lo no cargo até que as investigações policiais, conduzidas pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, sejam encerradas. A partir daí, se ficar estabelecido que Nerone tem culpa, ele demite.
Mãos limpas 2 – Antes, porém, de saber se Roque e Nerone são inocentes, a Agência Estadual de Notícias divulgou nota, na sexta-feira, com elogios de Requião a ambos.
Mãos limpas 3 – O secretário Nelson Garcia, orientado pelo padrinho Hermas Brandão, não pensa como Requião. Acusa seus antecessores de manipular salários de servidores, arranjar notas frias em compra de alimentos e hospedagens em hotéis e usar ongs fantasmas em programas de qualificação.
Mãos limpas 4 – Roque e Nerone não aceitam a idéia de aparecer como beneficiários ou únicos culpados nessa história. Insinuam que alguns recursos teriam sido usados na campanha da reeleição, especialmente os provenientes de convênios na área da Secretaria da Educação.

Continue lendo

Apagões

De um leitor do blog Repiquete:

Ir nos postos de saúde ou no hospital municipal nessa época está pior que a situação dos aeroportos.

Continue lendo

Escolinha

Hoje é dia de escolinha do governador Requião, transmitida pela TV Paraná Educativa.

Continue lendo

Enquete no Orkut

Criada por Vitor Colli, está na maior comunidade maringaense no Orkut - mais de 31 mil membros - uma enquete sobre a preferência dos internautas que fazem parte daquela comunidade de relacionamento em relação às eleições de 2008.
Wilson Quinteiro lidera os primeiros resultados. Aqui.

Continue lendo

Na Sert

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O governador Requião passou parte da segunda-feira na Sert, em Curitiba, onde renovou um programa que repassará R$ 7,5 milhões para escolas e entidades que atendem famílias pobres. Na foto, ele ao lado do secretário Nelson Garcia, do diretor Emerson Nerone e do secretário do Planejamento, Enio Verri.

Continue lendo

2.4.07

Pressão diária

Nota da coluna Francês Press desta terça:

Pressão
Atualmente os vereadores são acionados pela população para ajudar famílias onde a dengue está presente. E o temor do tipo hemorrágico é grande. Os edis sofrem pressão diária da população.
Coluna completa.

Continue lendo

Rodriguianas

De Nelson Rodrigues:

  • Toda autocrítica tem a imodéstia de um necrológio redigido pelo próprio defunto.
  • Considero o bom gosto uma virtude de quinta classe.
  • O brasileiro não está preparado para ser ‘o maior do mundo’ em coisa nenhuma. Ser ‘o maior do mundo’ em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.
  • No Brasil, quem não é canalha na véspera é canalha no dia seguinte.
  • O carioca é um ser encantado. No Rio, dois sujeitos que nunca se viram tornam-se como que súbitos amigos de infância e caem nos braços um do outor aos soluços. É a única cidade em que pode nascer, entre dois desconhecidos, uma intimidade fulminante.
  • Toda coerência e, no mínimo, suspeita.
  • Há coisas que o sujeito não confessa nem ao padre, nem ao psicanalista, nem ao médico e nem ao médium, depois de morto.
  • Meus diálogos são realmente pobres. Só eu sei o trabalho que me dá empobrecê-los.
  • A desgraça de Satã é sua impossibilidade de amar. O abominável Pai da Mentira não gosta de ninguém. Daria a metade de suas trevas por uma única lágrima de amor.
  • As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal-acabado.
  • Na vida, o importante é fracassar.
  • A vida é a arte de não fazer favores. Nada ofende mais do que o benefício, nada agride mais do que o favor.
(Via Leite de Pato)

Continue lendo

Uma armadilha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Em janeiro aconteceu que uma forte chuva arrastou um Passat num trecho de baixada da avenida Morangueira; como o sistema de captação de aáuas pluviais era deficitário os funcionários do município, depois do incidente, buscaram melhorar o sistema de drenagem. O que chama a atenção é a falta de competência técnica, se é que esta obra foi acompanhada por um engenheiro responsável: deixaram as bocas-de-lobo com cerca de um metro de altura. Ora, basta uma simples verificação e podemos concluir que se as chuvas de verão podem arrastar um carro de 500 quilos não arrastariam o corpo de um homem adulto ou de uma criança? As bocas-de-lobo totalmente abertas e sem gradilho de proteção fatalmente farão a dragagem e será como uma armadilha, pois não haverá chance de alguém conseguir parar a velocidade com que as águas entrarão no escoamento. Vamos esperar isso acontecer para se fazer alguma coisa ou darmos explicações das possíveis fatalidades?

(Texto e fotos: Mosca Branca)

Continue lendo

816 casos de dengue

Maringá tem oficialmente 816 casos de dengue, ocupando o segundo lugar em ocorrências no Paraná. Em primeiro lugar continua Ubiratã, com 981 casos. Em todo o país, são 134.909 casos.
O balanço é do Ministério da Saúde. Aqui.

Continue lendo

Inquérito sobre o bicho

O jornalista Cézar Lima, do Jornal Metropolitano, será ouvido amanhã às 9 horas sobre a reportagem que fez sobre o jogo do bicho na cidade, mostrando locais de apostas da contravenção. O delegado-chefe Antonio Brandão Neto abriu o inquérito policial 014/2007 para apurar as denúncias.

Continue lendo

Unimed Maringá escolhe Exclam

A Exclam Norte, de Londrina, venceu a concorrência e terá a conta da Unimed Maringá. Ela tem, entre outras, as contas da Ciavena e Sercomtel.

Continue lendo

Bacarin deixa o Instituto da Árvore

O professor e ex-vereador Basílio Bacarin solicitou demissão da presidência do Instituto da Árvore de Maringá. O pedido, em caráter irrevogável, foi feito na manhã de hoje durante reunião com o Conselho Deliberativo, diretores e associados.
Caberá ao Conselho Deliberativo a escolha sobre seu substituto. O vice-presidente é o engenheiro agrônomo Valdomiro Tormen.

Continue lendo

Traje esporte

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Silvio II reunido, ontem, com moradores do Jardim Paraíso. O que chama a atenção: de camiseta fora da calça, que por sinal é jeans.

Continue lendo

Quinteiro na RTV

O presidente municipal do PSB, advogado Wilson Quinteiro, será o entrevista desta noite no programa Direto ao Assunto, na RTV Canal 10, apresentado por Guilherme Venturini.
Ele, que é virtual candidato a prefeito de Maringá em 2008, falará sobre direito do consumidor. Vai ao ar a partir das 21h30.

Continue lendo

RNP

Cláudio Humberto publicou nota hoje sobre a República Nepotista do Paraná.

Continue lendo

Frentinha 2, a missão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O presidente estadual do PMN, Willy Taguchi, pensa em repetir em 2008 o sucesso da frentinha, que ano passado acabou elegendo o deputado estadual dr. Batista. Na reunião da última sexta-feira, que contou com cerca de 10 pré-candidatos a vereador, ele reafirmou compromisso de não aceitar na legenda vereadores com mandato. Taguchi pensa em fazer 3 cadeiras.
Na foto, Willy e dr. Batista, que tamvém foram lembrados como alternativas do partido para disputar as eleições municipais.

Continue lendo

Lei Seca

A vereadora Marly Martin Silva (DEM) está enviando convite para o acompanhamento da discussão e votação da Lei Seca.
Aqui.

Continue lendo

A saúde pública está doente

De Paulo Vidigal:

A administração alega que a epidemia de dengue é responsável pelo aumento da procura aos serviços públicos de saúde. O que é inegável. Porém, há mais o que se dizer a respeito disso. O que se vê é que nunca houve filas tão grandes e a Saúde Pública de Maringá nunca esteve tão doente como hoje.
Artigo na íntegra.

Continue lendo

O irmão está com o clã

A fala de Edmar Arruda na filiação ao PMDB ("Temos objetivos comuns: acabar com este clã familiar") deve ter deixado chateada a família Barros. Afinal, Edmar, além de uma ligação antiga com Ricardo, foi tesoureiro da campanha de Silvio II em 1996, foi o primeiro a aderir no segundo turno à candidatura do PP, Silvio II encampou sua proposta de tarifa da circular a R$ 1,35 e ainda emplacou alguns empregos na prefeitura para o PPS.
Aliás, o que se comenta agora na administação é que a declaração de Edmar pode resultar na exoneração de seu irmão, Valdeir Arruda de Souza, que ocupa cargo de confiança na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, desde o início da gestão do mais velho do clã. Ele era gerente de Indústria, Comércio e Serviços (CC3) e hoje é gerente de Qualificação Profissional.

Continue lendo

Que será, será



A atriz Doris Day completa 83 anos amanhã. Quando se fala nela, esta música é inevitável.

Continue lendo

Requião despacha da Sert

O maringaense Emerson Nerone, diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho, está bem com o governador Roberto Requião. No sábado, acompanhada da família, ele almoçou na Granja do Canguiri.
Daqui a pouco, por sinal, o governador vai despachar da Sert, ao lado do secretário Nelson Garcia e de Nerone. Isso significa que a ameaça de uma mexida naquela pasta está praticamente descartada.

Continue lendo

"Dividir as responsabilidades"

(Atualizado)

Gostaria de saber porque a CBN e outros órgãos de imprensa não divulgam uma das reais causas da epidemia de dengue: a omissão do poder público municipal quando não foram contratados agentes ambientais em 2005.
Por conta do atraso (por falta de planejamento da prefeitura) na contratação destes agentes, as visitas atingiram somente 39% da meta firmada entre Prefeitura e Ministério da saúde, segundo levantamento da Controladoria Geral da União.
Me desculpem, mas ficar jogando a culpa somente sobre a população não é uma atitute plausível a um órgão de imprensa ou à prefeitura Municipal.
Gostaria que a prefeitura assumisse que também errou e que os órgãos de imprensa também o fizessem desta maneira.
Sei que não é hora de apontar culpados, mas de dividir as responsabilidades e a Secretaria de Saúde não vem fazendo isso!

Luiz Fernando Rodrigues
Membro do Conselho Municipal de Saúde de Maringá

(A CBN abordou o assunto, hoje [aqui], e agora falta outros veículos destacarem o fato)

Continue lendo

O apagão aéreo

Trecho de artigo de Rubens Abrão, ex-superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, sobre o caos aéreo:

Em qualquer país sério, cabeças já teriam rolado, pois chega-se a conclusão que a causa do caos aéreo é a ineficiência, o amadorismo e a incompetência que impera no setor, devido a má gestão dos atuais administradores de cada órgão mencionado.
Leia o artigo.

Continue lendo

OAB discute Lei Seca

O Conselho da OAB-Maringá, juntamente com a diretoria, discute, nesta terça-feira, às 17h30, o Projeto de Lei 9.850/2006 (Lei Seca), que estabelece normas especiais para o funcionamento de bares e similares de Maringá.
Também amanhã, no Plenário Ulisses Bruder, da Câmara Municipal de Maringá, a partir das 20h, acontece audiência pública sobre o tema. A primeira votação do projeto está programada para o próximo dia 10, a partir das 18h.

Continue lendo

Artigo de Rudá Ricci

O presidente Lula bateu um recorde republicano. Demorou quase três meses para anunciar seu novo ministério. Foram negociações difíceis, cujos lances principais revelaram um modo lulista de fazer política.
Artigo completo.

Continue lendo

Maria do Ingá

Mais um blog que fala de Maringá: Maria do Ingá. Está no profile: "Maria é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta. Uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta".

Continue lendo

Policial

Do episódio de violência familiar, na semana passada, ficou o texto escrachado do Diarim. Olha o título da matéria: "Monstro covarde dá porrada em irmã macumbeira". Aqui.

Continue lendo

Café Teológico

O conceito da paz no Islam é o tema do Café Teológico de abril, no Empório Pizza Bar (na avenida Cerro Azul, defronte o Teatro Reviver), a partir das 20 horas. No local há exposição e venda de peças de alguns artistas de Maringá.
Inscrições no "Fale conosco" do Café Teológico.

Continue lendo

Bingos: premiação em dinheiro continua

A proibição de bingos em bares de Maringá, sugerida pelo Ministério Público, acabou com as promoções que sorteavam frangos e costela assada, mas não com os que dão prêmio em dinheiro. Aos poucos, os promotores destes bingos voltam a fazê-lo, e o fato de estarem "proibidos" tem refletido na premiação. Um dos mais conhecidos, num bar da Carneiro Leão, oferecia na semana passada até R$ 800,00 de prêmio, em cerca de duas horas de funcionamento.
Quem prefere os chamados bingos familiares, que oferecem de latas de óleo a potes de azeitona como prêmios, tem se deslocado a Sarandi, onde as promoções não têm sido perseguidas pela Promotoria nem pela polícia.

Continue lendo

1.4.07

Zago queria Silvio II

O ex-vereador Euclides Zago Alexandre da Silva, visceral adversário de Ricardo Barros, deixou a presidência do Partido Verde em Maringá porque o PV não quis receber em seus quadros o prefeito Silvio Barros II. Zago defendia a entrada de Silvio II e de Edmar Arruda, mas dentro do partido sua vontade não foi respeitada.
Agora ele prepara-se para tirar o ex-prefeito Said Ferreira do PV, que, ao que tudo indica, terá João Batista Beltrame, o Joba, como candidato a prefeito em 2008.

Continue lendo

Sábado sem bicho

Ontem, sábado, não houve jogo do bicho em Maringá. A Polícia Militar, baseada na denúncia do Jornal Metropolitano, de Cézar Lima, fez batidas em todos os pontos divulgados como sendo locais do jogo.
Não houve divulgação de eventuais prisões. Mas há muita reclamação de apontadores e banqueiros contra Lima.

Continue lendo

Vinte e nove anos depois...

Um Fusca roubado em Maringá, em 1978, foi encontrado esta semana em Foz do Iguaçu. Reportagem da RPC informa que a polícia planeja devolver o automóvel ao dono nos próximos dias. Aqui.

Continue lendo

Dr. Batista candidato?

O PMN ainda trabalha com a possibilidade de Adelino (Ribeiro) herdar uma vaga na assembléia no próximo ano, com a possibilidade de o deputado Dr. Batista se candidatar à Prefeitura de Maringá.
O próprio Dr. Batista é aguardado no próximo mês em Cascavel para o evento anual do PMN, quando será iniciado o processo de filiação em massa.
Informação do jornal Hoje, de Cascavel. Texto completo.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima