Biblicismo e bibliatria
De artigo de Derrel H. Santee:
Nós não enxergamos a Bíblia como ela é – nós a enxergamos como somos. A Bíblia não fala por si – manipulamos seu conteúdo de acordo com a nossa ideologia. Não existe nenhum sistema de teologia que aceita a Bíblia na sua totalidade. Todos os sistemas selecionam as partes que convém e ignoram, rejeitam ou manipulam os inconvenientes. Fazemos da Bíblia a nossa imagem.
Leia na íntegra.
8 pitacos:
Seu que o artigo não é seu Rigon, mas discordo totalmente. Ai daquele que interpreta ou distorce a Palavra para sua conveniência!!!
Um abraço,
Guilherme Venturini
Já pensaram se a Biblia for interpretada à imagem do tresloucado Valdir Rossi?
Até a palavra DEUS ele inventou outro nome...um tal "invejiahhhhhhhh" ou algo parecido
Excelente artigo. Espero que muitos 'Padres','Bispos', e sobretudo, 'pastores', possam lê-lo e refletir sobre o conteúdo.
Há quem não trabalhe àos sábados, quando isto não convém, mas abre mão do 'dia dedicado às coisas espirituais", quando é conviniente na política. ( só para citar uma contradição). Não é Prefeito?
Sempre foi assim e sempre sera. Toda leitura cientifica ou religiosa sempre é ideologica.
esse e ocara, ta certo ver o filme em nome da rosa seus trocha que voces vai ver que patifaria e isso
Valdir Rossi............
responde ao clone do cezar laranja lima das 10:13hs......
e,
comenta o artigo do missionário...
1º- ao clone do cezar laranja lima:
......trêsloucado, são três loucos juntos.....??
2º- inveja é=.........
querer ter ou ser o que o outro tem ou é...(vc é o exemplo vivo da definição)..........
3º- YHWH=YAHWEH=YAVÉ=JAVÉ=JEOVA=EU SOU O QUE SOU= EU SOU =SENHOR.....
..(Gn.2:4/Ex.3:13,14,15/Ex.6:2 a 7/
Lv.11:44,45/Jo.8:58/Ap.1:8/)....
...........é o nome que o Deus do Universo, o Deus Criador, Deu-se a SI mesmo, porque era sabedor, que outros deuses apareceriam na face da terra(=por ex. alá, buda, iris, nossas senhoras, yemanjá, vacas e ratos, universo cósmico, sol, lua,
filosofias do eu-deus-em mim mesmo, e por aí afora), e por ser O Ser supremo do universo, DEIXOU OS TROUXAS DOS HUMANOS "INVENTAR" outro deus, só para serem desmascarados e identificados pelos verdadeiros filhos de Deus Jeová.....para nunca serem enganados por religiões e religiosos espalhados às pencas por este mundão dominado pelas trevas malignas de satanás.......
4º- quanto ao missionário, autor do texto em questão, tenho a dizer duas coisas:......................
......ou a esclerose tomou conta da sua mente pela idade avançada;
......ou ele é amigo da atriz Lucélia Santos, e tomou uma dose exagerada do chá do Santo Daime...
e vamos comer carne hoje meu povo, feriadão de 6a. feira dita "santa" pela religião romana, mas, que nós cristãos evangélicos, estamos aguardando para comemorar o dia Daquele que.....................
"ESTÁ VIVO,
RESSURRETO,
AO NOSSO LADO,
NOS GUARDANDO E PROTEGENDO,
INTERCENDO POR NÓS,
NOS DANDO VIDA,
PAZ,
SAÚDE,
FELICIDADES,
PROSPERIDADES,
FÉ,
E
ESPERANÇA VIVA TANTO NO AMANHÃ TERRENO COMO NO DIVINO ETERNO".....
e, para terminhar uma pergunta:...
Se o seu pai terreno,tivesse morrido e ressuscitado, e estando ao seu lado convivendo com vc diariamente, tú comemorias o aniversário, do dia em que ele houvera morrrido, ou do dia em que ele houvera resnascido, ressuscitado...???
Todo livro ou objetivo da realidade precisa ser interpretado, por uma razão óbvia: somos seres humanos e só conseguimos acessar o mundo objetivo por meio de processos cognitivos-interpretativos.
Mas há um erro sutil porém fundamental no artigo do missionário metodista: ele desconsidera a intenção do leitor. Ou seja, uma coisa é, sabendo que deverei interpretar a bíblia para poder vive-la, ainda assim desejo, delibero intencionalmente vive-la, dentro dos limites que me são dados. Outra coisa é assumir que, uma vez que tudo depende de interpretação, posso abrir mão da intenção de viver o Evangelho. Há uma fonte para esse equívoco, e uma consequência maior. A consequência desse erro é que ele nos lança num subjetivismo onde tudo fica sendo válido, desde que respeitado critérios geralmente apenas externos. A sua fonte principal está, como se nota na própria explicação do que é a Bíblia para aquele missionário (uma coleção de textos, interpretações, invenções, etc): a negação do miraculoso e do divino no Evangelho. Humanizado ao extremo, o Evangelho se torna não mais que ´manual´ para nos tornar mais bonzinhos, tolos saltitantes em busca da felicidade!!! Ai até os livros de Paulo Coelho se tornam mais recomendáveis. Mas para uma leitura sadia sobre o tema, leia-se ´A abolição do homem´, de C.S. Lewis, editado no Brasil pela Martins Fontes.
Estou escrevendo meu comentário no sábado. A sexta passeio o dia vendo filmes do dia da comemoração do espancamento de Cristo até a morte. Muitos analfabetos tem opinião sobre ela sem nunca a terem lido. Não sabem e não querem saber que foi escrita muitos anos após o espancamento. Lembar-se do que fez a semana passada? Apóstolo lembra o que ocorreu 200 anos antes de escrever. Esse é bom, você não.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.