Orquídeas enfeitarão praças de Maringá
O projeto de extensão universitária As Orquídeas, Bromélias e Plantas Medicinais como Ferramentas para a Preservação Ambiental e Cidadania, coordenado pela professora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre, do Departamento de Biologia da UEM, convida os interessados a participarem do plantio de mudas de orquídeas em praças da cidade. No dia 15 deste mês o plantio será na praça da Catedral; no dia 18, na entrada principal do Parque do Ingá; no dia 25, no entorno do Estádio Willie Davis; no dia 2 de maio, na praça Napoleão Moreira da Silva; e no dia 9 de maio, na praça Rocha Pombo. No primeiro dia, o horário é às 15 horas; nas demais datas, a partir das 8h30.
A atividade faz parte de um convênio entre a UEM e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Maringá, que custeou as 550 mudas das espécies de Dendrobium (asiática). Segundo a professora, “embora as orquídeas pouco contribuam diretamente para melhorar a qualidade de vida nas cidades, ao incentivarmos os cidadãos a cuidarem destas pequenas preciosidades, retomaremos conceitos valiosos de cidadania, como o respeito aos seres da natureza e aos bens alheios”. A informação é da Asc/UEM.
12 pitacos:
Bromélia num pode, junta Dengue!!!
Tem passarinho na imagem.
Essa orquídea da foto é uma Phalaenopsis, também de origem asiática. O Dendrobium que o pessoal da UEM quer plantar é diferente, apesar de muito bonita tb.
Com a situação difícil que o povo de Maringá estão vivendo é possível arrancá-las para vender. Principalmente Servidor Público Municipal. Um perigo!
Quando seu Ivo Calefetado era o prefeito,encaminhamos ofício solicitando permissão para plantarmos orquideas nas árvores da área central de Maringá.Acontece que eu havia ganho 1.300 mudas da cidade de Maripá - Capital das Orquídeas (perto de Palotina).Não consegui em tempo hábil a autorização e doei as mudas para várias pessoas e em alguma árvores,mesmo sem autorização,fiz o plantio.A variedade Dendobium,tem cerca de 70 espécies e se aclimata muito bem em nossa região e árvores.Parabenizo o pessoal da UEM pela iniciativa e comprometo-me a conseguir novas mudas e a ajudar planta-las.
CEZAR LIMA
Engraçado...
e as iucas da catedral?
Não eram seres da natureza ? ^Não mereciam respeito ?
Esta administração é uma piada !!!
nem o prefeito perfeito tem internalizados conceitos de cidadania, porém este é o seu jargão: crescendo com cidadania...
na verdade é: crescendo com tirania !!!
à natali:
"yucas" é uma espécie que geralmente brota, ao ser cortada.Se vc observar,as Yucas cortadas ao lado da catedral já brotaram,tornando-as mais belas.Pelo porte avantajado,outras Yucas,estão precisando de corte,como por exemplo é o caso da pracinha defronte à Praça Pio XII nas proximidades do Mc Donalds.
e que pt não gosta orquideso negocio delel e grave e reunião e não trabalhar alias agora eles estão trabalhando a boquinha e grande ahahahaha
esse vila lobo e daqueles que tudo ta ruim para ele so o chile e que esta bom porque elel não volta parala
Nem toda bromelia acumula agua ou favorece o aedes. O bacaxi por exemplo é uma bromelia e nao acumula agua.
Alem das orquideas exitem mutas outras especies saprofitas que podem compor um jardim vertical tropical em pouquissimo espaço. Mas é preciso manter as arvores, senao...
Adorei a idéia! As dendobriuns são de fácil cultivo e são lindas.
ola cezar lima o recado e pra vc .. poxa eu quase morro pra conseguir uma mudinha e vc com tantas doa umas pra min ...amo as orquideas mas nao posso compra las sao carrissimas so os adubos ja sao caros ne ...obrigada espero ansiosa ate mais.. meu email e cir.polaca@hotmail.com
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.