24.3.07

Medo de altura

O Carlão já vai avisando que pode não entender nada de dengue, mas tem uma indagação certamente compartilhada por outras pessoas. Escreve ele em seu blog:

O mosquito da dengue só prolifera nos quintais? Gente, como fica os telhados, as calhas, marquizes, coberturas de cimento, onde se armazena á maior quantidade de água de chuva, nunca ví ninguém falar ou anunciar, que é necessário subir nestes locais para escoar a água, será que o mosquito da dengue tem medo de altura.

Continue lendo

Câmara não indicou representante para viagem

A propósito do convite a vereadores por ocasião da viagem à Colômbia, recebi a informação de que o prefeito Silvio Barros II protocolizou sim ofício na Câmara Municipal de Maringá informando da viagem e sugerindo que o Lergislativo indicasse um representante para ir junto.
Pelo jeito, o teor do ofício não chegou aos demais vereadores.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

Surpreendente
A decisão do juiz Airton Vargas da Silva, a respeito do nepotismo praticado por vereadores maringaense, tem o ineditismo de observar fielmente o parâmetro “moralidade” e “impessoalidade” estabelecidos na Constituição.
É, no mínimo, uma decisão corajosa.

“Nada”
O vereador Belino Bravin (PP) comentou que não irá recorrer da sentença, que ele considera que “foi longe demais”.
“Estou com a cabeça tranqüila porque sei que não vai acontecer nada”, declarou em entrevista, na sexta-feira.

Emoção
Emotivo, ao falar sobre o assunto Bravin chegou a chorar numa entrevista de rádio.
O vereador já teve problemas cardíacos e houve quem ficasse preocupado com seu estado emocional.

Saúde
Reginaldo Czezacki ultima os detalhes para o lançamento do Cliniprev, novo plano de saúde do mercado.

No Paraná
Presidente nacional do PPS, Roberto Freire é aguardado esta semana em Maringá.

No PL
O prefeito Silvio Barros II espera a estruturação do novo PL (o “velho” tornou-se PR) para anunciar a mudança partidária.
Há uma semana, com o apoio do irmão e da cunhada, ambos do PP, ele convidou dr. Batista para o novo partido.

Vereador
O PL, se ressuscitado a tempo , terá em seus quadros o vereador licenciado Walter Guerlles.
Internet
O site do Batalhão Policial Militar de Maringá não é atualizado desde novembro de 2005.

Gato escaldado
Desta vez algumas entidades, como a Faep, esperaram a posse do novo ministro da Agricultura antes de manifestar satisfação com o nome.
A Confederação Nacional da Agricultura agiu, de seu lado, para evitar reação da bancada ruralista - que boicotou a solenidade.

Aliança
O PC do B, que até recentemente aparecia como primeiro aliado do Partido dos Trabalhadores, está fechando com o PMDB, para as próximas eleições municipais,

Adesivo
Nem todos os veículos da Câmara Municipal de Maringá foram adesivados, de acordo com as novas regras internas recentemente aprovadas.
Dias atrás tinha vereador investigando o paradeiro de uma S-10, que não era vista na garagem do Legislativo.

Trabalhando
O ex-vereador Paulo Mantovani tem feito bem mais que tratar da Guarda Municipal.
Na administração, ele tem tratado de praticamente todos os assuntos ligados à área da segurança pública.

Ação
O mutirão contra a dengue, realizado ontem, foi uma iniciativa elogiável do poder público municipal.

Sindical
Foi muito bom o comparecimento às eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, que abrange o de Maringá.
Se a seccional não voltar a ter sede, como antes, podem escrever: deverá surgir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Maringá.

Guinness
A atual legislatura da Câmara Municipal de Maringá superou todas as expectativas, bateu todos os recordes negativos que se possa ter na área legislativa.
A renovação na casa também deverá ser recorde.

Dependendo
Há cerca de um mês, por conta da cirurgia no joelho, o senador Álvaro Dias (PSDB) e seu suplente Wilson de Matos Silva definiram para março a posse do maringaense no Senado.
A cirurgia aconteceu na sexta-feira mas, oficialmente, tudo dependerá do período médico para repouso e recuperação

Batalhão
Dr. Batista apresentou indicação na Assembléia Legislativa do Paraná transformando em batalhão o destacamento da Polícia Militar em Sarandi.

Candidatura
O servidor público municipal Pedro Cardoso dos Santos, que já foi candidato a vereador e teve boa votação, ao que tudo indica disputará as eleições do ano que vem.
Vem recebendo estímulo principalmente do funcionalismo público, que se sente mal representado.

Sustos
Daqui a pouco ser vereador em Maringá será considerado esporte – radical e até com certo grau de risco.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Deixando Maringá
A partir de 3 de abril o pastor Raimundo Correia, atendendo convite da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Pinhais, deixará Maringá. O casal Gilda Laurenti e Raimundo Correia e as filhas Karen e Klarelis deixarão saudades entre os muitos amigos e amigos maringaense. Felicidades à família.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Coluna do Verde (domingo)

“Disse Jesus: Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5 – 8)

Último dia
O advogado João Roberto Domingues, que é muito ligado a vereadora Marly Martin, disse que ela continuará no PFL. “Se sair será no último dia”, diz João Roberto.

Prefeitura
Um vereador maringaense disse que a vereadora Marly Martin Silva não disputará reeleição. Disse que ela deverá ser candidata a prefeita de Maringá pelo PCdoB.

Lançamento
Amanhã, em São Paulo, o consultor de estratégia, marketing e recursos humanos, César Souza, vai lançar o seu livro: “Você é o Líder de sua Vida”. É mais uma publicação da Editora Sextante. O autor mescla ficção com não ficção ao narrar a trajetória de um jovem profissional, inspirada na trajetória de importantes empresários e executivos.

Reeleição
Na sexta-feira, aconteceu Assembléia Geral para eleição de nova diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer – Regional de Maringá-. Como já era esperado, e em razão do excelente trabalho realizado, Edina Giannassi foi reeleita presidente, em chapa única.

Assessoria
O jornalista Donizete Oliveira assumiu na última sexta-feira, o cargo de Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Marialva. Donizete é competente e experiente.

Novo fone
Muito conhecido e requisitado em Maringá em razão da qualidade de seu serviço, o Ângelo, da Pinturas Silva, está comunicando que está com novos números de telefones. Quem precisar basta entrar em contato pelos fones: 3255-41285 e 9953-0794.

Menos protestos
Segundo levantamento do Instituto de Protesto de Títulos de São Paulo, no mês de fevereiro registrou-se uma queda considerável na comparação com o mês de janeiro, ambos deste ano. Em Janeiro foram protestados 246.878 títulos contra 191.888 do mês de fevereiro. É preciso lembrar que fevereiro foi um mês muito curto.

Sem licença
O senador Álvaro Dias, do PSDB, que foi operado no joelho na última sexta-feira vai permanecer em São Paulo por mais alguns dias, internado. Álvaro disse que pediu licença por tempo indeterminado, mas deve reassumir antes de 60 dias. Assim, ainda não é a hora de Wilson Mattos assumir.

Censo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE-, vai começar no dia 15 de abril a coleta de informações para o Censo Agropecuário e para a Contagem Populacional, que serão feitos de forma integrada para reduzir custos.

Sertanejo
Na última sexta-feira, o empresário maringaense se dirigiu até a cidade de Londrina, para um compromisso muito importante. Foi participar da gravação do Programa Teodoro & Sampaio. É que João Noma é muito amigo da dupla, tanto que no primeiro CD de Teodoro & Sampaio, aparece um agradecimento pelo apoio que João Noma deu à iniciativa.

Inauguração
Dani Mitu Weffort, que começou sua carreira no jornalismo maringaense através do JORNAL DO POVO, está convidando para a solenidade de inauguração da Estação Wellness, que ocorrerá na terça-feira, dia 27 às 19 horas na Avenida Rio Branco, 155.

Bandeirona
Está sendo confecionada em Maringá uma super bandeira do Galo. Trata-se de uma iniciativa da Torcida Galoucura, que pretende inaugurar a bandeira do Adap-Galo, com 500 metros quadrados, na partida contra o Coritiba Futebol Clube.

Convenção
Será na quarta-feira, em Brasília, a Convenção Nacional do Partido da Frente Liberal, quando serão tratados diversos assuntos, inclusive a alteração do nom PFL para PD-Partido Democrata.

Reunião Mensal
Rosi Ortega, presidente a Associação dos Amigos do Hospital Universitário de Maringá, está convidando para a primeira Reunião Mensal do ano de 2007, que será realizada no dia 29 deste mês de março, a partir de 18 horas no Auditório do Hemocentro Regional de Maringá. Serão tratados diversos assuntos.

Suspensão
O Tribunal Superior Eleitoral informa que 305 mil brasileiros estão com seus direitos políticos supensos, inclusive diversos maringaenses. Informa o TSE que 374 estão condenados.

O sucessor
O prefeito municipal da cidade de Londrina, Nedson Miquele, do Partido dos Trabalhadores, e que não pode disputar mais um mandato, disse que deverá apoiar a candidatura do deputado André Vargas, do PT, para prefeito daquela cidade.

Revista Acim
Está circulando o exemplar referente ao mês de março da Revista Acim – A Revista de Negócios do Paraná-, e que traz como matéria de capa: Crescimento Planejado – Abrir uma filial: riscos e vantagens desta estratégia de expansão.

Cocamar
A Cocamar é o novo cliente da Jump Comunicação, agência que será responsável pela comunicação de varejo, merchandising, ponto de venda, endomarketing e estratégia de internet que envolvam a cooperativa e seus produtos.

Paixão de Cristo
Quase 400 pessoas, entre atores e equipe técnica, participarão da encenação da Paixão de Cristo, que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de abril, ao vivo na Praça da Catedral, em Maringá. Serão montados três palcos, num total de mais de 600 metros quadrados. A organização do evento é da Renovação Carismática Católica.

Federal
O vice prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, do PDT, não esconde de ninguém. Seu grande desejo é se eleger deputado federal. Ele tem um perfil mais de legislador que de executivo.

Negócios
O Instituto Mercosul está organizando uma comitiva que levará empresários à Feira Internacional da Alimentação de Rosário, na Argentina, eu será realizada de 9 a 12 de maio. Uma outra comitiva que está sendo formada tem como destino San Juan, Porto Rico, onde acontecerá nos dias 14 e 15 de abril a Expo-Alimentos.

Pé vermelho
O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá, entrega amanhã, às 20 horas mais um Telecentro, que são computadores interligados à internet para uso da comunidade. Os recursos foram viabilizados através do Ministério das Comunicações. Amanhã a entrega será para o município de Guaíra, mas só para Maringá o deputado federal pé vermelho já entregou 120 computadores.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Francisco Pinto Rabelo Filho, José Cícero de Oliveira, Maria do Carmo Fernandes dos Santos, Adriano Martins, Andréa Carla Horta, Bia Martos Leonel, Giancarlo de Almeida Torres, José Jair Boeira, Julio Azevedo da Rocha, Luciana de Paula Bianchi, Mara Simone Tondelli, Maria do Carmo Santos, Maria Lucia Pino de Jesus, Ney Silva, Nerí Guilherme Vandresen, Robson José da Silva Souza, Sérgio Sábio.
Amanhã estarão aniversariando:
Ana Maria de Jesus Neves de Paula, Carlos Cândido Costa, Cintia Gaio Murad, José Ramil Poppi, Marco André da Silva Correia, Terezino Messias de Paula, Verônica Maria Rodrigues, Leni Matias, Padre Nelson Molina.

Continue lendo

Coluna do Francês (domingo)

Crack se alastra
Depois da campanha contra a dengue, Maringá precisa fazer uma campanha contra o crack. A droga se tornou terrivelmente popular é o motivo da maioria dos arrombamentos, furtos e assaltos que vêm se tornando comuns na cidade.

Tal qual
Por conta do crack, Maringá começa a repetir problemas de Florianópolis, uma cidade onde o excesso de drogados e traficantes - em permanente caça de dinheiro ou objetos para sustentar o vício - amedronta a população que vive ou transita pela área central de prédios comerciais e residenciais..

Perigosos
Segundo o psiquiatra Paulo Collaço, “Em poucos segundos a droga provoca alucinações e o usuário perde a noção da realidade. Ela provoca dependência forte e estimula o comportamento agressivo. O consumidor tem perturbação mental que gera condutas violentas e quadros psiquiátricos agudos bastante graves”.

Associação
A polícia acredita existir relação direta entre o uso do crack e a violência. A droga é tão destrutiva que os usuários deixam de trabalha, produzir. E tão nociva que até acaba de ser proibida, pelos próprios detentos, dentro do presídio da Delegacia de Maringá.

Medo constante
Em alguns casos, para conseguirem se livrar de problemáticos viciados em crack que ameaçam inclusive de morte as famílias, os pais não têm outra solução: expulsam os drogados de casa. Algumas famílias vivem em constante sobressalto por não saberem se os filhos que ficam dias na rua, estão vivos ou mortos.

Palmas para a PC
A Polícia Civil resolveu bisar o trabalho da Polícia Federal. Pela primeira vez efetuou uma operação conjunta quase nacional. Capturou mais de duas mil pessoas, 29 delas no Paraná. Recolheu bandidos de toda espécie, inclusive assassinos. E a PM, vai nessa?

Jornalistas
Sai neste final de semana o resultado da eleição - chapa única - do Sindicato dos Jornalistas baseado em Londrina. Precisamos fundar o sindicato de Maringá e região.

Emagrecimento
Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, quem utiliza fórmula de emagrecimento com anfetamina apresenta ansiedade, agitação, insônia e até síndrome do pânico. Se tudo isso ocorre com quem usa a droga, o médico deve ser responsabilizado por ferir a ética.

Conseqüências
Pesquisa nacional, inédita, diz que só a internação de mulheres por alcoolismo é maior que a internação por uso de remédio para emagrecer com anfetamina. Segundo a Clínica Conviver - referência no Brasil no tratamento da dependência química - 43% das internações de mulheres são por alcoolismo; 10% por anfetamina e 6% por cocaína.

Perigo
O médico Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas explica que a anfetamina em remédio para emagrecer está em cápsulas ou comprimidos. O especialista alerta que 50% do consumo das anfetaminas está nas formulas para emagrecimento.

Idosos
Quarta-feira a partir das 14 horas no Lar dos Velhinhos, “sensacional” bingo.
Com muitos prêmios, será a primeira promoção deste ano para arrecadar fundos para a entidade.

Livro
Arguto, detalhista, o padre Orivaldo Robles lançará amanhã um livro que será documento histórico para Maringá, “A Igreja que brotou da mata”, 300 páginas de depoimentos e documentos sobre a Igreja na Cidade Canção.
Assaltos
Dois investigadores trabalham no caso dos assaltos a taxistas em Maringá. O objetivo é localizar os assaltantes, antes que ocorra alguma violência e profissional do volante seja vitimado.

Negócios
Empresários alemães chegam hoje a Maringá. Vão percorrer usinas da região para conhecer o potencial do nosso álcool combustível, o etanol que só agora o mundo começa a descobrir.

Saúde!
Hoje, a partir das 13 horas, Espaço Saúde para os moradores do conjunto Cidade Alta e bairros próximos. Consultas gratuitas, orientações, exames preliminares e conselhos para que você tenha mais saúde e qualidade de vida.

Crescendo com competência
A rede de Farmácias Nossa inaugurou ontem, no Jardim Alvorada, sua 15ª filial.
Uma conquista para o bairro porque essa rede de melhor atendimento, preço e prazos para pagamento. Parece anúncio, mas não é: quem compra em uma das farmácias Nossa sai satisfeito e se torna cliente.

Jogador farrista
Lembra das fotos do jogador brasileiro Adriano, com cigarro na mão e mulheres em uma buate, depois bêbado, com a cabeça na mesa cheia de um pó branco? Era sal, espalhado a título de “brincadeira”.

Máfia das lentes
Pois a polícia italiana acaba de desbaratar uma quadrilha que utilizava fotógrafos e cinegrafistas para tomar dinheiro de jogadores, artistas, autoridades, milionários, políticos e todo tipo de gente influente, registrando seus comportamentos em festas, orgias e mesmo na rua (provocando encontros com prostitutas, travestis, etc.).

Negou
O jogador Adriano teve as fotos levadas a jornais porque se recusou a pagar caro por elas. Outro jogador, Totti, do Roma, às vésperas do casamento e com a noiva grávida, pagou 50 mil euros. A filha do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi pagou outros 20 mil, e assim por diante.

Ótima idéia
A Prefeitura de Curitiba implantou um serviço de coleta de óleo de fritura, com depósitos em 78 pontos da cidade e 21 terminais de ônibus. Ao invés de ir pelo ralo e contaminar o solo, o óleo usado vai para entidades de assistência social, sendo transformado em sabão, detergente, etc.

Transgênicos
Nem as indicações de Requião para ministro o salvaram de ganhar a briga contra os transgênicos. Mesmo sendo paranaense o ministro da Agricultura, o próprio Lula sancionou projeto de lei liberando o plantio de transgênicos no País.

Calçados
A concorrência desleal dos chineses que invadem o mundo com produtos baratos e de péssima qualidade está prejudicando até o setor coureiro/calçadista, queemprega cerca de um milhão de brasileiros. Nos últimos dois anos foram demitidos 40 mil funcionários nos últimos dois anos. A China produz dez vezes mais calçados que o Brasil e utiliza mão-de-obra 300% mais barata que a brasileira.

Continue lendo

Cena de sábado à tarde

Uma discussão por causa de trânsito mobilizou quatro viaturas policiais e soldados da PM e da Civil, agora há pouco, no cruzamento das avenidas Cerro Azul e Nildo Ribeiro da Rocha. Um policial civil teria colocado o revólver no rosto do filho de um ex-assessor parlamentar, houve discussão e encaminhamento para a delegacia. Um carro teria "fechado" o outro; um deles era dirigido pelo filho de um policial. Populares que viram a ocorrência dizem ter havido abuso por parte de um PM.

Continue lendo

Essa é ótima

O soldado se aproxima do cabo, bate continência e diz:
- Cabo, eu não cabo na guarita!
E o cabo responde:
- Imbecil, burro, não é cabo, é caibo!
E o soldado, incontinenti:
- Caibo, eu não cabo na guarita!

Continue lendo

Belina versus Mercedes

Um acidente que acabou de acontecer na avenida Brasil chamou a atenção dos transeuntes. Uma Belina verde AGA-2769, modelo antigo, bateu na traseira de um automóvel Mercedes-Benz preto, LXO-2440, de propriedade de um empresário de acessórios para caminhões. A pancada fez com que o pará-choques da Mercedez caisse no asfalto; a frente da Belina praticamente acabou. Como quem bate atrás está errado, o pessoal está imaginando: nem vendendo o carro vai se conseguir pagar o conserto do automóvel de luxo.
Conhecido como Grego, o dono da Mercedes falava em acionar o dono da Belina e reclamava: "Só o farol é 5 mil"... A situação lembrava um quadro do programa de Chico Anysio.

Continue lendo

Big Brother e a quase...!

Por VALCIR MARTINS

Quais as semelhanças entre o programa da Rede Globo e a quase nomeação do Deputado Balbinoti para Ministro da Agricultura?
No primeiro caso, poucas vezes um participante foi tão acusado de causar tanto mal a outros quanto Alberto, na edição atual. Para muitos o mineiro foi o articulador,manipulador, do quinteto que acabou com o mais ‘puro amor’ que já se testemunhou em rede nacional , o de Diego e Íris, e de quebra prejudicou outras pessoas.
Alemão,eleito o principal adversário, foi bombardeado de todas as formas, pela “tropa de choque” do caubói. Onde estão os bons costumes? Será que o público não enxerga? Será que estão querendo ver sacanagem? Triangulo amoroso? Foram algumas manifestações ‘indignadas’ do ‘Betão’, todas as vezes que ele voltava dos seguidos ‘paredões’ que lhe impuseram.
Poucas vezes, também, uma indicação para cargo de Ministro foi tão bombardeada pela imprensa quanto a de Odílio Balbinoti. As principais acusações: Responder um processo do STF, por falsidade ideológica, pois teria obtido financiamentos no Banco do Brasil em nome de terceiros, e substancial aumento do patrimônio declarado no imposto de renda nos últimos anos, o que parece contraditório (usaria ‘laranjas’ para esconder atrás de financiamentos, mas não para esconder seu patrimônio perante o fisco, na declaração do imposto de renda que é pública, no caso de Deputados). O que se diz é que muitos políticos usam laranjas para esconder patrimônio obtido de forma pouco ortodoxa.
Sem tomar partido, até porque não tenho nenhuma ligação com o Deputado e nem ao menos sou seu eleitor, acho que ele é inocente nas duas acusações, pois sobre obter financiamentos para determinados empreendimentos agrícolas, via terceiros (esposas, filhos, empregados etc), com apresentação de contratos de parcerias e de anuências, já existem decisões judiciais que dizem que o fato não é crime e, convenhamos, é uma prática muito mais comum do que se imagina. E pelo disse, no caso do aumento do patrimônio houve apenas uma atualização para valores de mercado dos seus bens, o que é plenamente justificável.
Maringá perdeu um Ministro.De quem foi a maior culpa?
Se no caso de Big Brother, Alemão acusou Alberto como o grande articulador de todos os males causados a ele e suas amigas, aqui Odílio disse que houve quem, maquiavelicamente, tenha municiado a grande imprensa nacional no bombardeio que sofreu. Não declinou nome,mas deu a entender que seria um outro Deputado.
Há quem ache que houve manipulação na edição de programa para atender objetivos de audiência. No caso da indicação do Ministro, pode ser que o fato dele ter se declarado a favor de produtos geneticamente modificados, contrariando o Governador, tenha pesado na falta de apoio do seu partido. O discurso do Presidente Lula na posse do Stefanes, falando dos elogios de Requião ao novo Ministro , é sintomático.
Sobre os dois deputados de Maringá é difícil saber quem ganha e quem perde nas futuras eleições. Certamente o episódio será explorado.

Valcir José Martins, administrador, Maringá

Continue lendo

Quarto de despejo

Da coluna de Sebastião Nery deste sábado:

Na véspera da posse, depois do golpe de 64, Castelo Branco pediu ao governador Ademar de Barros que indicasse o ministro da Agricultura. Ademar indicou um amigo. Castelo telefonou e convidou.
- Presidente, agradeço, mas antes tenho que consultar o governador.
- Não precisa consultar não, que agora já decidi convidar outro.
E bateu o telefone. Ademar indicou seu secretário da Agricultura, o agrônomo Oscar Thompson, Castelo nomeou e dois meses depois demitiu “por falta de unidade de pensamento”. E nomeou o paulista Hugo Leme. Em 65, Hugo Leme caiu e foi substituído pelo coronel paranaense Ney Braga.
Feito presidente, Costa e Silva convidou o prefeito de Curitiba Ivo Arzua para o BNH. Foi para Brasília tomar posse, mas foi vetado pelos construtores. O jeito foi Costa e Silva “rebaixá-lo” para o ministério da Agricultura. Arzua não entendia nada. Trancou-se uma semana na Copamar (sic) (Cooperativa Agrícola de Maringá) , fez um curso intensivo e assumiu.

Stephanes
O ministério da Agricultura sempre foi quarto de despejo dos governos no Brasil. O único ministro de que se tem notícia durando um governo inteiro foi o mineiro Alysson Paulinelli, que entrou e saiu com Geisel, cinco anos depois, e também por isso foi o melhor ministro da Agricultura que o país teve.
Lula deu sorte na Agricultura. No primeiro governo, Roberto Rodrigues, excelente ministro. Agora, depois de vários agropicaretas, convidou um veterano e exemplar servidor público, Reinhold Stephanes (PMDB-PR).
Não é fácil, no Brasil, passar por quatro governos (diretor do Incra com Médici, do INPS com Geisel, ministro da Previdência com Collor e Fernando Henrique) e nunca ser acusado, sequer insinuado, de nada. Antes, professor, secretário da Prefeitura de Curitiba e do governo do Paraná, deputado.

Continue lendo

Adolescente em boate

A Polícia Civil de Marília (SP) encontrou uma garota de 17 anos se prostituindo numa boate. Ela é de Londrina e os pais acreditavam que ia estava estudando em Mairngá. Aqui.

Continue lendo

Frase da semana

Leitor elege como frase da semana esta, do deputado estadual Durval Amaral (PFL):

- O PFL governou o Paraná com honestidade e transparência.

Continue lendo

Cinqüentenário da diocese

Padre Orivaldo apresenta “A Igreja que brotou da mata”
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O livro “A Igreja que brotou da mata”, do padre Orivaldo Robles, será lançado na próxima segunda-feira, com as presenças de dom João Braz de Aviz (arcebispo de Brasília), dom Murilo Krieger (arcebispo de Florianópolis) e de dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo de Maringá, às 9h, na Cúria Metropolitana. "São mais de 300 páginas de texto que revelam um grande trabalho em pesquisa de documentos e depoimentos de fontes vivas", diz o convite da arquidiocese à imprensa.
Escrevi sobre a obra na revistra Página 9 destacando que há fotos e documentos até então pouco conhecidos quando se fala da história da cidade.

Continue lendo

Silêncio oficial

Na sessão da Câmara de Maringá da última terça 22, o vereador Mário Verri (PT) reivindicou à mesa e, particularmente, ao líder do prefeito no Legislativo, vereador Mário Hossokawa (PMDB), respostas do Poder Executivo aos requerimentos encaminhados pelos vereadores que pedem informações sobre assuntos relativos à administração municipal. Verri, a propósito, citou especificamente um requerimento de sua autoria, aprovado há quase um mês, em que solicitava ao prefeito informações sobre a aplicação da Lei Municipal de 2003, que determina o uso das cores da bandeira de Maringá na pintura da fachada e parte externa dos próprios públicos municipais que estão sendo construídos ou reformados na atual gestão. Verri não obteve resposta da prefeitura, mas, em compensação, o município já fez aprovar, depois disso, projeto que introduziu modificação na referida lei, permitindo também o uso da cor verde na pintura. Verde que, como já foi dito, vinha sendo utilizado largamente pela prefeitura na pintura dos próprios públicos, à revelia da lei.
Sobre o tratamento – de descaso – que o prefeito Silvio Barros II vem dispensando aos requerimentos encaminhados pelos vereadores, com pedidos de informação dos mais variados acerca dos atos da prefeitura, o vereador Verri registrou em plenário seu entendimento sobre essa atitude negligente: “é a marca dessa administração”, definiu. Hossokawa disse que verificaria o motivo do atraso nas respostas e afirmou que solicitaria pessoalmente ao Gabinete do Prefeito para responder a todos os requerimentos ainda pendentes de esclarecimentos.

Continue lendo

Clube fechado

Da assessoria do vereador Mário Verri (PT):

Nenhum vereador foi chamado para integrar a comitiva do prefeito Silvio Barros II, que viajou à Colômbia para conhecer modelos de transporte coletivo em cidades daquele país. Foram deixados de lado tanto os vereadores da base de apoio do prefeito quanto os da oposição. O prefeito preferiu cercar-se de empresários, inclusive da empresa detentora da concessão em Maringá.

Continue lendo

Estão mangando de nós e merecemos

Por MARIA NEWNUM

O vereador Belino Bravin (PP), em entrevista sobre a condenação que sofreu, juntamente com outros vereadores, incluindo o presidente da Câmara e duas vereadoras, por empregar parentes em seu gabinete afirmou o seguinte:
“Estou com a cabeça tranqüila porque sei que não vai acontecer nada. Eu não vou nem recorrer porque tenho certeza que isso aí vai cair sozinho. Não existe isso aí (...) No Brasil hoje tem muita cidade que está rindo de Maringá”. (23/03/07 http://www.angelorigon.blogspot.com/
O vereador está certo, somos motivo de chacota nacional. Somos uns infelizes por acolhermos na câmara, vereadores que, como ele, não acredita na lei. Prova maior é o caso do próprio presidente da câmara, condenado, agora pela segunda vez; mas que apesar disso, foi reeleito por seus pares, na condição de presidente, pela terceira ou quarta vez; perdi a conta. E o cumprimento da justiça?
Os e as representantes máximos do povo se sabem imunes às leis, o vereador deixa evidente que isso é um fato. Mas que leis mesmo? Quem sãos os responsáveis por seu cumprimento?
O vereador acerta num quesito: “Estão rindo de nós”: munícipes, juizes, líderes de comunidades, OAB, igrejas, partidos políticos, organização de mulheres, rotarys, Lions... E os estudantes? Onde estão “os caras pintadas” de Maringá?
Nós e eles só pintamos a cara de amarelo. Amarelamos, como sempre...
Somos caso de riso; risos patéticos, incrédulos, ingênuos e acomodados.
O vereador e seus pares vão sair ilesos, como ele mesmo diz. Os pobres e toda sociedade, mais uma vez vão pagar a conta.
Se o caso acontecesse numa cidade dessas, que a gente só vê na TV, com a população em peso, exigindo seus direitos, o tal vereador (nobre não!) não se sentiria seguro para afirmações como estas, que traduzindo, diz o seguinte: “Vai ficar por isso mesmo, porque o povo não é de nada; os juízes não são de nada”.
O vereador está mangando de nós e até se prove o contrário, nós merecemos.
Vereador, junte seus e suas pares e dê boas gargalhadas. Sua falta de nobreza merece e nós também merecemos. Maringá é o retrato do Brasil.

Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática e vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá.

Continue lendo

Coluna do Verde (sábado)

“O Senhor é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Sl 91 – 2)

Enxugamento
O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, defende uma nova legislação partidária, via enxugamento dos partidos com atuação no Legislativo, que poderiam ser reduzidos a apenas quatro. Atualmente existem 28 partidos políticos.

Depende
Nereu Vidal Cezar, que foi vereador, presidente da Câmara, candidato a deputado estadual e é o atual Diretor Geral da Câmara Municipal de Maringá, disse que se o vereador John Alves Correa, do PMDB, não disputar reeleição do Legislativo local, ele (Nereu) será candidato.

Transgênicos
O plantio de transgênicos poderá ser realizado em áreas de proteção ambiental e nas faixas que circundam as demais modalidades de unidades de conservação. É o determina projeto aprovado pelo Plenário do Senado, proveniente da Medida Provisória 327/06.

Definição
Já foi definido. O Clube da Justiça de Maringá será realmente vendido, conforme aprovação dos associados em Assembléia Legal. O negócio já está acertando, devendo a Escritura ser assinada nos próximos dias.

Mudança
O deputado federal Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, apresentou projeto de resolução para mudar o prazo de votação dos vetos presidenciais. A intenção é contar o prazo de 30 dias a partir de publicação do veto, com suas razões, e não a partir da leitura da proposição vetada.

Modelo
Na quinta-feira, diversos maringaenses estavam na Colômbia com a finalidade de conhecer o sistema de transporte público naquele país, que se tornou referência mundial. Na mesma data, governadores de estados brasileiros, dentre eles, Aécio Neves, de Minas Gerais; José Roberto Arruda, do Distrito Federal; e Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro; e secretários de Segurança estavam na Colômbia par conhecer o seu programa de segurança.

Riqueza
Tóquio e Nova York, são consideradas as cidades mais ricas do mundo, de acordo com levantamento da consultoria PrincewaterhouseCoopers. Buenos Aires, a capital Argentina está em 13º lugar enquanto que São Paulo aparece como a primeira brasileira, mas em 19º lugar no mundo.

Muito fraca
A atuação da Câmara Municipal de Sarandí, é, decididamente muito fraca. Dos 16 itens da Ordem do Dia para a Reunião Ordinária que será realizada na próxima segunda-feira, às 17h30, existe apenas um Projeto de Lei. E, ainda assim, de autoria do Poder Executivo.

Malandragem
Roberto da Matta, antropólogo reconhecido como um dos que mais contribuíram no sentido de formular uma interpretação para o Brasil, afirmou: “A malandragem é o sintoma de uma sociedade que tem relação ruim com o Estado”.

Bingo da Páscoa
O Lar dos Velhinhos estará realizando na próxima quarta-feira, dia 28, a partir de 14;00 horas no Salão Social da entidade, o sensacional Bingo da Páscoa. Trata-se da primeira promoção que o Lar dos Velhinhos realiza neste ano de 2007.

Casa Cheia
Na quinta-feira, à noite, o Teatro Marista, ficou totalmente lotado quando da palestra de Gilclér Regina, “Motivação Gestão & Vendas – Construindo seu sucesso profissional”. . Muitas pessoas ficaram sem assistir a palestra que foi um show de motivação, e já reservam convites para uma próxima oportunidade.

Assembléia
A Santa Casa de Misericórdia de Maringá, que tem o Irmão Gabriel ( Antonio Martins), na presidência, vai realizar Assembléia Geral Ordinária, na quarta-feira, próxima, dia 28, às 19;30 horas, na Rua Santos Dumont, 535, para Prestação de Contas; Orçamento para 2007; Plano de Atividades e Metas para 2007; e Assuntos Gerais.

Shows
A duipla sertaneja, César Menotti & Fabiano, e que são naturais de Califórnia, alí perto de Apucarana, na atualidade uma das maiores atrações no gênero, tem dois show programados para a região. Hoje, César Menotti & Fabiano se apresentam em Colorado, e amanhã em Ivaiporã.

Páscoa
Cícera Menezes da Silva, da Associação dos Conjuntos Requião e Guaiapó, informa que no dia 7 de abril, às 15;00 horas, será realizada a Páscoa para as crianças pobres do referidos Conjuntos, na Rua Rosa Antonio Rech Rubini, 53, no Conjunto Guaiapó. No total, são 600 crianças. Voce pode colaborar, telefonando para: 3268-2159 ou 9926-2147.

ExpoLondrina
A Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Londrina, que começa no dia 5 de abril, definiu ingressos a R$ 10,00 e já tem os shows contratados. No dia 5 será a apresentação de Edson e Hudson; dias 7 e 8 haverá rodeios; no dia 9 será a apresentação de Cesar Menotti & Fabiano; no dia 10 será a vez de Capital Inicial; no dia 11 o Skank; dia 12 a atração será Daniel; no dia 13 os Inimigos do HP; para o dia 14 a programação marca Guilherme & Santiago e no dia 15 a Banda Tradição.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Berta Khois Carolino, Cristina Yuriko Ikeda Yabiku, João Moacyr Mayo, Manoel Fernandes Domingues, Márcio Ronaldo Gonçalves e Silva, Marcos Paulo Pupulim, Neri Fabre, Noboru Yamamoto, Pedro Sergio da Silva, Tereza Cristina Portioli Oliveira, Vera Jock Piva, Takaji Suzuki, Neire Aparecida Ferrari, Bruno Paschoal Lugoboni, Padre Cícero Dantas de Freitas.

Continue lendo

Coluna do Ronaldo Nezo (sábado)

Descobertas
O Observatório Social continua fazendo boas descobertas no sistema de licitação da prefeitura de Maringá. Se vão possibilitar uma mudança drástica no jeito de fazer compras para o município, essa é uma outra história. Entretanto, é preciso reconhecer que coisas boas estão acontecendo.

Pão caro
Por exemplo, o observatório descobriu que, recentemente, a prefeitura comprou pão francês a R$ 0,45. Isto porque apenas duas empresas participaram do pregão presencial. Apesar do preço elevado, tudo feito dentro da legalidade.

Mercado
O valor pago pela prefeitura chama a atenção, principalmente porque é possível comprar o francês por R$ 0,20 a R$ 0,25. Ou seja, praticamente metade do custo que o município teve com a aquisição do produto.

Responsabilidade
Segundo o empresário Ariovaldo Costa Paulo, presidente do Observatório Social, apesar de ter feito tudo dentro da legalidade, a prefeitura tem sua parcela de culpa no valor pago pelo pãozinho. Na opinião dele, o preço estipulado para a licitação não poderia estar acima dos praticados no mercado.

Banco de dados
Como alternativa para pôr fim a esse tipo de situação, o Observatório Social deverá fazer uma pesquisa, criar um banco de dados com os preços de diferentes mercadorias e disponibilizá-lo para todas as secretarias municipais, a fim de que a prefeitura não estipule valores inflacionados nas licitações.

Atravessadores
Mas os problemas na compra pública não se resumem aos preços pagos acima dos praticados pelo mercado. Conforme Costa Paulo, o observatório identificou outro aspecto. Atualmente os fornecedores da prefeitura são especializados em licitações. Não seriam empresas que atuam no dia-a-dia.

Atravessadores II
Ele conta que, na verdade, os fornecedores seriam espécies de escritórios que vendem o produto, mesmo sem tê-lo para entrega imediata. O presidente do observatório destaca que os vencedores das licitações são intermediários, já que compram o item licitado para depois faturá-lo à prefeitura.

Defesa
Ariovaldo Costa Paulo, que até há poucos meses presidia a Associação Comercial e Empresarial de Maringá, ainda destaca que é importante que a prefeitura incentive a participação de micro e pequenos empresários nas licitações do município.

Marly
Há mais de um ano não acompanho, presencialmente, as sessões da Câmara de Maringá. Entretanto, mesmo à distância, tenho observado alguns aspectos curiosos. Por exemplo, a vereadora Marly Martin apresentou, quinta-feira, três requerimentos solicitando informações ao Executivo.

Conteúdo
No primeiro, queria saber quanto a prefeitura gastou com publicidade em 2006 e quais os veículos de comunicação que divulgaram propaganda da administração pública. No segundo, solicitava informações detalhadas sobre os gastos com a campanha publicitária para arrecadação do IPTU, neste ano. Já no terceiro requerimento, pedia esclarecimentos sobre o corte de árvores em Maringá. A vereadora queria saber quantas foram removidas pela prefeitura.

Rejeitados
Bem, o aspecto curioso é que todos foram rejeitados. Nos três casos, 11 vereadores entenderam que os requerimentos da parlamentar não deveriam chegar até o Executivo.

Prêmio
A repórter Luciana Peña, companheira de trabalho na CBN Maringá, é finalista do Prêmio IGE de Jornalismo, categoria rádio regional. O prêmio reconhece as reportagens que tratam da luta dos brasileiros por uma educação de qualidade. Luciana desbancou todos os concorrentes da região Sul. Agora, concorre com outros três profissionais de estados distintos: São Paulo, Paraíba e Ceará. A matéria finalista tem o título “A escola pública prepara o estudante para a universidade pública?”.

Última
Pra quem gosta de futebol... Hoje tem bons jogos pelos diferentes campeonatos do país. Entretanto, o melhor está reservado para amanhã. Pelo Carioca, tem o clássico entre Flamengo e Vasco, com a possibilidade de Romário chegar ao gol mil. No Paulistão, tem São Paulo e São Caetano (um briga para ser líder; outro para estar na semifinal) e ainda o líder Santos (que também lidera na Libertadores) contra o Rio Claro. E, pelo Paranaense, a torcida é toda para que, em Curitiba, o Adap/Galo Maringá consiga um bom resultado contra o Paraná Clube.

Continue lendo

Coluna do Francês (sábado)

Ministro forte
Com Reinhold Stephanes o Paraná ganhou, ontem, um novo ministro da Agricultura.
Ele provou que tem muito crédito moral. Não é qualquer um que consegue ser ministro de um governo petista, depois de ter sido ministro nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique.

Senador
Embora Álvaro Dias seja considerado de Maringá, ontem o Município ganhou um senador que está morando e trabalhando aqui. Como Álvaro foi operado do joelho direito e ficará quatro meses afastado, assumirá em seu lugar o reitor do Cesumar, Wilson Mattos.

Compromisso
Havia um compromisso de campanha no sentido de que o suplente assumiria por um período no início do ano. Wilson Mattos vai fazer um bom trabalho. Entende de Educação e tem propostas para recursos federais que estão sendo desperdiçados.

Todos juntos
O tempo foi favorável ao mosquito Aedes, o número de pessoas com dengue já se aproximada de 400. Esse quadro provocou uma reunião da comunidade, ontem na Prefeitura. Só arrastões para resolver o problema. Faça a sua parte. Ou você e familiares poderão ser vítimas do seu descaso.


Outdoors
Em São Paulo um novo capítulo na briga do prefeito Gilberto Kassab (PFL) contra as empresas de outdoors, obrigada a tirar seus quadros da paulicéia. Os 66 empresários conseguiram uma liminar, mas a Prefeitura vai recorrer.


Crack
Como ocorre nos morros do Rio de Janeiro, os detentos também decidiram proibir a entrada e o uso do crack no presídio da Subdivisão Policial de Maringá. A lei interna, entre grades, vale e é cumprida.

Degradação
Ocorre que mesmo os profissionais do crime sabem a que degradação o crack conduz o viciado. Por falta de estabelecimentos para recuperação, viajar no crack é praticamente um caminho sem volta.


Para futuros jornalistas
O âncora da CNN Terry Badoo - World Sport e Your World Today - lançará no Brasil
a terceira edição do Concurso Universitário de Jornalismo, que tem como tema O
Esporte como Ação Social.

Inscrições
As inscrições serão abertas na terça-feira no site www.concursocnn.com.br. Podem participar todos os estudantes de jornalismo do País. Os trabalhos devem ter até dois minutos, gravados em formato DVD, Mini-DV ou Beta. O vencedor ganhará uma viagem à sede da CNN, em Atlanta (EUA), e seu trabalho será exibido na CNN International.

Novas do SBT
A partir de segunda-feira o SBT deverá começar estréias e novidades na grade de programação. Algumas: Adriane Galisteu com talk show no fim de noite; Ana Paula Padrão estréia o SBT Realidade, semanal de reportagens, na segunda, após a Hebe; novela “Maria Esperança”, com Bárbara Paz e Nico Puig, às 19h15, a segunda temporada de Ídolos ocorrerá nas noites de quarta e quinta-feira.

Polícia neles.
Como tão muitas as reclamações contra traficantes, drogas e vândalos atormentando professores e alunos da Escola Nadyr Maria Allegretti, o gerente de Gestão Social da Prefeitura de Maringá, Paulo Mantovani, não titubeou.
Convocou as polícias Militar e Civil. Elas vão “conversar” com os desajustados.

Não rendeu
Segundo a publicação O Consultor Jurídico, a “A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar uma indenização de R$ 50 mil por danos morais ao ex-pastor Jenilton Melo dos Santos”. É que em uma reunião em São Paulo, na frente dos colegas, Jenilton foi agredido verbalmente por um bispo que o chamou de “burro, perturbado, vagabundo, preguiçoso, canalha, almofadinha, derrotado e acomodado”.

Produtividade
Para quem não sabe, diversas dessas novas igrejas tem nos seus pastores executivos preparados para lotar igrejas e faturar para expandir o negócio da fé. Eles faturam bem, mas de acordo com o cumprimento de metas.

Descanso
O caso do deputado Odílio Balbinotti no Ministério da Agricultura está encerrado. Já temos outro ministro. Não adianta mandarem e-mails maldosos.
Deixa o homem se recuperar.

Foi de Mandaguari
Em Brasília durante a semana, o prefeito Cileninho acabou se encontrando com o apresentador de TV, estilista e deputado federal Clodovil Hernandes (PTC-SP), que já residiu naquela cidade.


Raiz
O pai de Clodovil, Domingos Hernandes, está sepultado em Mandaguari. O deputado disse que quando tiver oportunidade virá visitar a cidade, também para ajudá-la na Câmara Federal.

Drenagem
A Prefeitura levantou dinheiro em Brasília e o Instituto Ambiental do Paraná - IAP - expediu autorização para a drenagem das águas pluviais do Parque do Ingá e do Horto Florestal. O objetivo é livrar os lagos dos despejos poluidores.

Colheita
Segundo a Cocamar, já passa de 70% do total a colheita da soja - avaliada em R$ 3 milhões - na região de Maringá. O tempo firme tem ajudado a colheita.
Enquanto colhem os agricultores já planta o milho safrinha.

Saúde
Amanhã haverá Espaço Saúde para os moradores do conjunto Cidade Alta e bairros próximos. Entre 13 e 18 horas, com alimentos saudáveis, orientações de saúde, prevenções, informações, pesagem, medição de tamanho e pressão, coletas de sangue, etc.

Autoridade
Em plena Expoingá, no dia 15 de maio, presença do competente ex-ministro da Agricultura Allyson Paulinelli. Virá falar para cerca de 500 pessoas no Restaurante do Chico, sobre o tema integração agricultura-pecuária.

Juntos
Antes inimigo dos usineiros da cana-de-açúcar, Lula hoje é admirador, a ponto de chamá-los de “heróis”, por conta do combustível que produzem. Mas a esquerda radical não admite. Critica ambos como se estivessem aliados.

Continue lendo

23.3.07

Explicando

O Blogger travou durante a tarde.

Continue lendo

A entrevista de Bravin



Durante a entrevista (leia post abaixo), Bravin, que é emotivo, ficou nervoso e chorou.

Continue lendo

Bravin não vai recorrer

Do vereador Belino Bravin (PP), em entrevista a uma emissora de rádio, sobre a condenação por empregar parentes em seu gabinete:

- Estou com a cabeça tranqüila porque sei que não vai acontecer nada. Eu não vou nem recorrer porque tenho certeza que isso aí vai cair sozinho. Não existe isso aí (...) No Brasil hoje tem muita cidade que está rindo de Maringá.

Continue lendo

Renúncia fiscal

Do blog de Lauro Jardim:

Ponta do iceberg 1
Existem hoje no Brasil 5 128 entidades tidas como beneficentes (escolas, hospitais, universidades) que respondem por uma renúncia fiscal de cerca de 2 bilhões de reais anuais. Impressionado com esse montante, o deputado Augusto Carvalho encaminhou uma representação ao TCU para que o tribunal fizesse uma auditoria dos números. Foram descobertas inúmeras irregularidades, que envolvem instituições conhecidas , como a PUC de Campinas e a Fundação Presidente Antônio Carlos, de Barbacena (MG).

Ponta do iceberg 2
Entre as irregularidades mais comuns estão o não cumprimento da cota de 20% de bolsas de estudo e a apresentação, como trabalho assistencial, de clínicas de psicologia, fonoaudiologia ou escritórios de assistência jurídica. Como estes são serviços prestados por estudantes estagiários, orientados por seus professores, o TCU considera que eles estão inseridos na estrutura curricular dos cursos.

Continue lendo

Glauco, na Folha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Senador foi operado

O vice-presidente do Senado, senador Álvaro Dias (PSDB/PR), foi operado na manhã de hoje pelo médico ortopedista René Jorge Abdalla, no Hospital do Coração em São Paulo. A cirurgia para reconstituição de ligamentos do joelho direito demorou cerca de 50 minutos e, de acordo com o ortopedista, transcorreu sem nenhum problema. Alvaro Dias tinha lesões no joelho decorrentes do período em que jogava futebol. Segundo René Abdalla, o mais importante agora é a recuperação, que exige exercícios feitos com acompanhamento médico. Por causa da fisioterapia, que começa ainda nesta sexta, o senador ficará afastado das atividades do Senado Federal. O tempo de licença ainda não foi definido pela equipe médica.
As informações são da assessoria do senador.

Continue lendo

Dose dupla

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Maringá está na capa da Gazeta do Povo desta sexta-feira. Duas vezes. Ambas, de forma negativa: as notícias da dengue e do nepotismo.

Continue lendo

Empossado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Reinhold Stephanes assina o termo de posse como ministro da Agricultura.

(Foto: Roosevelt Pinheiro)

Continue lendo

Novo ministro atuou em favor de empresa

Da Folha de S. Paulo:

Novo ministro da Agricultura, o deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) fez lobby em defesa da Supermax, fabricante de luvas de procedimento hospitalar, junto ao governo em meados do ano passado.
A empresa estava impedida de comercializar seus produtos. Pouco depois, a Supermax fez a maior doação da campanha do deputado: R$ 115 mil.

Continue lendo

PM maringaense é preso com contrabando

A notícia está aqui.:

A Polícia Federal, em Guaíra, prendeu ontem, em uma abordagem de rotina, um cabo da Polícia Militar de Maringá. O policial conduzia o veículo Logus (que não teve a placa divulgada) carregado com produtos de informática contrabandeados do Paraguai.
A prisão aconteceu numa barreira da PF em Ibiporã. Além do cabo, os agentes prenderam outras duas pessoas e apreenderam dois veículos com cigarro.

(O rapaz, que se chamaria Vieira, já está detido no BPM de Maringá)

Continue lendo

Exclusivo - Juiz atualiza sentença

O juiz Airton Vargas da Silva, da Segunda Vara Cível, atualizou hoje a sentença do caso do nepotismo.
Além das penas aplicadas aos 9 vereadores maringaenses que empregaram parentes em seus gabinetes (a demissão dos nomeados, suspensão dos direitos políticos por 3 anos e a devolução de recursos recebidos, cerca de R$ 1 milhão), ele determinou a perda do cargo eletivo para todos eles. Perdem a condição de vereador, portanto, João Alves Correa (PMDB), Altamir Antonio dos Santos (PR), Edith Dias de Carvalho (PP), Zebrão (PP), Chico Caiana (PMDB), Dorival Ferreira Dias (PSDB), Belino Bravin (PP), Odair Fogueteiro (PTB) e Marly Martin Silva (PFL). Eles podem recorrer da decisão.

Continue lendo

Prefeitura paga R$ 0,45 no pão francês

De Ronaldo Nezo:

Que tal comprar pão francês a R$ 0,45? Que tal comprar centenas, talvez alguns milhares de pães, por esse preço?
Pois é. Esse foi o preço pago pela prefeitura de Maringá, porque apenas duas empresas participaram do pregão presencial onde o governo municipal licitou centenas de pães.
A descoberta foi feita pelo Observatório Social. O preço máximo sugerido pela prefeitura nessa licitação era pagar R$ 0,48. Um exagero, não?
Atualmente, o preço médio do francês é de R$ 0,20 a R$ 0,25.

Continue lendo

Assessor

O jornalista Donizete de Oliveira é o novo assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Marialva.
O prefeito Humberto Feltrin acertou em cheio na escolha.

Continue lendo

É, pode ser...

Corre agora, em tom de gozação, que a Câmara Municipal de Maringá mudou o horário das sessões para não poder receber as intimações dos oficiais de justiça, dada a quantidade de ações contra eles.

Continue lendo

Livre pensar

Vereadores, em entrevistas, criticaram a decisão da Justiça maringaense sobre o nepotismo. Dizem que não há lei específica impedindo a nomeação de parentes.
É verdade.
Mas também não existe lei específica que impeça a nomeação de elefante. E ninguém nomeia elefante como assessor.

Continue lendo

Rui Barbosa revira no caixão

No começo do mês a União Maringaense dos estudantes Secundaristas (Umes) enviou ofício aos órgãos de comunicação informando de uma manifestação, programada para ontem. Chama a atenção no ofício assinado por José Luiz Araújo, presidente da entidade, o divórcio do texto com a língua portuguesa.
São coisas tipo "Estará saindo dois ônibus", "estar conquistamdo a sede onde foi conquistada", sem contar a pontuação, um arraso.
Os erros são tão crassos que desanima até transcrever. Alémd e fazer a gente acreditar que, se não existisse, a Umes não faria falta.

Continue lendo

Câmara dos Deputados do Brasil

Do ex-blog de Cesar Maia:

01. Todo início de governo é a mesma coisa no presidencialismo imperial brasileiro. O presidente chega cheio de votos diretos e os deputados se ajustam a este lastro popular. Não há oposição substantiva em início de governo no Brasil.
02. Enquanto isso os deputados vão disputando espaços e verbas no executivo. O presidente fica todo faceiro, pois acha que são suas articulações políticas que produzem a maioria. Não são. São seus votos. O resto é derivado.
03. Esta lógica é que produziu os golpes brancos na Venezuela e depois na Bolívia e agora no Equador. Aproveita-se o lastro do voto e se muda a constituição. No Equador com menos de 30 dias de mandato o presidente conseguiu cassar -"legalmente"- quase a metade dos deputados.
04. Há uma máxima na política latino-americana: "Em início de governo se tem todo o poder e nenhuma experiência administrativa. No final se tem toda experiência administrativa e nenhum poder". Como Lula nada aprendeu no primeiro e "mensalônico" mandato, começa tudo de novo e vale a máxima.
05. Depois as coisas vão se acomodando. As expectativas criadas ajustam a opinião pública à realidade. Deputados da base episódica do governo querem ser prefeitos e disputam entre si. Espaços já não são mais suficientes, pois uns levaram mais que outros. Os recursos liberados nunca são horizontais. E por aí vai.
06. A oposição deveria assistir o premiado documentário da luta de Cassius Clay na África anos atrás. Ou qualquer luta equilibrada entre pesos pesados. Se tentar nocautear o governo de saída pode ser nocauteado. Deve ir tirando a resistência do governo através de golpes sistemáticos no fígado e no baço. Girando em torno do governo e desgastando-o sempre e continuadamente.
07. Com isso acelera o necessário desgaste do governo e o inevitável conflito interno um quadro inorgânico como o brasileiro.
08. O tempo da oposição começa no segundo ano de governo. Aí já poderá levar o governo a lona por alguns segundos. Mas para isso deve tê-lo desgastado nos primeiros rounds. A CPI do Apagão deve ter este foco. Não é a batalha final. E não pode ser tratada assim. A ela vão se somando outras e sucessivas: a emenda número 3, o leque de gastos sem licitação do governo e o TCU está cheio deles auditados, as prorrogações da DRU e da CPMF, etc... e tal... progressivamente.

Continue lendo

Hora de tomar jeito

Do Painel da Folha de S. Paulo:

Manera
Adversário ferrenho do PT no Paraná, o deputado estadual Stephanes Jr. levou um puxão de orelha do governador Roberto Requião (PMDB) depois de sua última performance na tribuna da Assembléia Legislativa: "Seu pai vai virar ministro, garoto, está na hora de tomar jeito".

Continue lendo

Posse

Lula dá posse a três minitros hoje pela manhã, incluindo Reinhold Stephanes, da Agricultura.
Leia mais.

Continue lendo

Tais brincando?! (sexta)

Por TATTA CABRAL

O caipira chega e pede ao vizinho:
- Cumpade, ocê pode me emprestá o seu burro pá eu terminá de ará minha prantação?
- Agora num posso cumpade, meu burro tá pastando.
Mas, no mesmo instante, o burro relincha lá na cocheira.
- Que discurpa! Seu burro acaba de relinchá lá na cocheira!
Ao que o outro responde, todo ofendido:
- E ocê acredita mais na palavra dele do que na minha?
...
A mulher acessa um chat, quando um nick meio estranho lhe pergunta:
- Quer teclar?
- Você é homem ou mulher?
- Você quer ou não quer teclar?
- Depende! Você é homem ou mulher?
- Advinhe!
- Ok... me diz aí cinco marcas de cerveja...
- Brahma, Kaiser, Skol, Antarctica, Bohemia.
- Ótimo... agora me diz 5 marcas de camisinha.
- Jontex... Hummm... Prosex e... é... Hummm....Tá difícil!
- É. Você é homem.
- Sou, sim. Mas...como descobriu?
- Fácil! Bebe mais do que transa...
...
O sujeito bonitão, saradão, todo tatuado e de camiseta regata apertada, entra na farmácia pisando forte e falando alto:
- Me vê aí 30 camisinhas, que é prá eu me prevenir!
- “Baita macho!” - pensou o atendente, dirigindo-se à estante - “Bem... deve ser tamanho grande, mas é bom perguntar...”
- Amigo, o seu tamanho é pequeno, médio ou grande?
E, do alto dos seus um e noventa o saradão responde:
- O meu é pequeno, mas como não sei quem vai usar, me dá dez de cada...
...
Uma anã se apresenta para uma consulta ginecológica. O médico pergunta em que pode ajudar:
- Bem doutor... Na verdade não sei como dizer... Mas cada vez que chove minha grutinha dói.
- Dói? Mas como?
- Ah, doutor, ela dói, arde, fica avermelhada...
- Bem. Suba na maca que examinarei.
O médico observa atentamente e lhe diz:
- Na verdade não encontro nada de anormal... Mas como é a dor?
- É uma dor muito intensa, o interessante é que sinto somente quando chove...
- Bem, lhe recomendaria que venha um dia de chuva, assim posso fazer um diagnóstico mais preciso.
Passam-se 15 dias e uma tarde chuvosa aparece no consultório novamente a anã:
- Ai, doutor. Não agüento mais de dor! Hoje, que está chovendo, está doendo muito novamente!
O médico olha e manda ela se deitar na maca ginecológica. Coloca um lençol entre as pernas, agarra uma tesoura e começa a trabalhar. Depois de cinco minutos lhe diz para descer da maca:
- Como se sente?
A anã caminha um pouco e diz:
- Estou muito bem doutor, não sinto nada. O que o doutor fez?
- Nada. Somente recortei um pouco as botas de borracha...
...
Uma perua semiplastificada na faixa dos 40, passou a noite lançando olhares para um rapaz de 18 anos. O jovem bem que tentou evitar o assédio, mas a mulher - vendo que o flerte não funcionava - foi até a mesa dele, sentou-se numa cadeira ao lado e puxou assunto:
- Quantos anos você me daria?
O rapaz olha a coroa de cima abaixo e responde:
- Para essa perna uns 18, para esse braço uns 17 e para seu bumbum uns 16!
A perua, toda feliz, responde:
- Nossa, como você é simpático! Essa é a idade que você dá pra mim?
- Calma, minha senhora! - diz o cara - ainda não consegui somar pra ver quanto deu...
...
O marido chega à conclusão que já é hora mudar seu comportamento no casamento. Decide ser mais durão. À tarde, ao chegar em casa, mete bronca de macho e vai dando as ordens para a mulher:
- Faça para mim uma refeição digna dos deuses para o jantar, agora! Não esqueça da sobremesa, tem que ser sublime! Depois de meu jantar, você vai me fazer uma massagem e preparar a banheira para que eu consiga relaxar. Sabe de mais uma coisa? Adivinhe quem vai me vestir e me pentear, depois do banho?
Sem se alterar e nem tirar os olhos da novela, a esposa responde:
- O homem da funerária...
...
Um adolescente tira carteira de motorista e vai acertar com o pai, um rabino, como poderia usar o carro da família. O pai estipula as condições:
- Antes de qualquer trato, você tem que trazer boas notas, estudar o Antigo Testamento e cortar o cabelo.
Um mês depois, o jovem volta a conversar com o pai, que lhe diz:
- Estou orgulhoso de suas notas e de seus novos conhecimentos da Bíblia, mas falta cortar o cabelo...
O rapaz argumentou:
- Pai, Sansão tinha cabelos compridos. Abraão tinha cabelos compridos. Até Moisés tinha cabelos compridos!
E o rabino:
- Certíssimo! E todos eles andavam a pé...
...
Dois amigos no boteco:
- Minha mulher me trata como um cachorro! - um deles reclama.
- E como você reage? - o amigo pergunta.
- Eu a trato como um poste!
...
As duas peruas loiras conversam:
- O problema do Babu é que, quando começa a beijar, nunca sabe onde parar!
- A última vez que ele saiu comigo - responde a amiga - Ele encontrou um lugar fantástico!
...
O farmacêutico entra na sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, encostado em uma das paredes. Ele pergunta para o auxiliar:
- Que significa isto? Quem é esse cara encostado naquela parede?
- Ah! É um cliente que queria comprar medicamento para tosse. Ele achou caro, então eu vendi um laxante.
- Você ficou maluco? Desde quando laxante é bom para tosse?
- É excelente. Olha só o medo que ele tem de tossir...

Continue lendo

Tudo a ver

Não é somente aqui que a dengue faz festa.
Em Macaé, Rio de Janeiro, um dos bairros mais infestados pelo mosquito da dengue chama-se Maringá. Aqui.

Continue lendo

Notícia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Primeira página de O Diário desta sexta-feira.

Continue lendo

22.3.07

O novo partido de Silvio II

O Cascudo2007 falou da reunião, domingo passado, entre os Barros e dr. Batista (PMN), na prefeitura. A conversa, fiquei sabendo, na verdade foi um convite.
Ricardo e Cida, que estão no PP, e Silvio II, sem partido, teriam convidado dr. Batista a ingressar no PL. O PL acabou, virou PR, mas está ressurgindo como um partido sem ligações com os antigos donos, a Igreja Universal do Reino de Deus.
Parece que a charada foi desvendada: Silvio não vai entrar no PFL e sim no PL, que ainda está em fase embrionária.

Continue lendo

Coluna do Verde (sexta)

“Já está próximo o fim de todas as coisas. Portanto, sede sóbrios, e vigiai em oração” (1Pe 4 – 7)

Os excluídos
Na matéria de ontem a respeito dos 16 anos do Jornal do Povo, nomes importantes acabaram sendo excluídos, como por exemplo Ângelo Rigon, que respondia por uma Editoria e deixou a equipe para ser redator-chefe do Hoje; Rogério Rico, Joel Cardoso, Nadir Alves, Adhemar Schiavone, Wall Barrionuevo, Amaro Ferigato e o fotógrafo Marco André. Todos foram importantes quando atuavam na equipe, e continuam sendo importantes como colaboradores ou amigos. E, vale um registro para Jorge Tranjan, que foi um extraordinário diretor financeiro; e Deny Leandro Barbosa, na Diretoria de Administração.

Trabalhador
O deputado estadual e médico Dr. Batista, do PMN chegou ontem em Maringá procedente de Curitiba, e já seguiu direto para a Santa Casa de Saúde, onde foi atender e visitar pacientes.

Atacado
Amanhã, o Dr. Batista vai fazer uma palestra no atacado. É que a palestra será realizada na cidade de Santo Antonio do Caiuá, porém outros cinco municípios daquela região estarão participando. E, hoje pela manhã estará falando para os funcionários da Paranaguá Cabines. E hoje ainda estará na Santa Casa no período da tarde fazendo cirurgia.

Retribuição
O primeiro ministro da Itália, Romano Prodi desembarca em São Paulo na próxima segunda-feira, e já confirmou visita à Fiesp –Federação da Indústria do Estado de São Paulo-. Vai retribuir a visita que recebeu do presidente da entidade quando esteve na Itália, e aproveita para tratar de outros assuntos.

Novo livro
Gilcler Regina, consultor de empresas maringaense com prestígio em todo o Brasil e no exterior, acaba de lançar um novo livro. Trata-se de “Idéias Que Nascem do Nada Para o Estrelato”. O livro é um convite para visualizar novos caminhos e desafios. Reserve o seu pelos fones: 3227-0697 ou 9929-9907.

Quem manda
O ex-ministro da Fazenda, e agora deputado federal Antonio Palocci, do Partido dos Trabalhadores é quem disse: “ Não houve uma era Palocci; o que houve desde o primeiro dia de governo, é uma era Lula”.

Tipóia
Pioneiro maringaense, um dos fundadores da Usina de Açúcar e Álcool Santa Terezinha, Felizardo Meneguetti, continua com o braço na tipóia em razão de acidente doméstico ( escorregou na piscina) mas ainda assim, mesmo com um braço imobilizado, não abandonou o computador e continua sempre muito bem informado.

Cartões
A modernidade está chegando pra valer, principalmente em razão da informática. Hoje, a maioria de clientes bancários já não utilizam mais talões de cheques, preferindo o cartão. No total, 78 milhões de cartões estão distribuídos em mãos de brasileiros.

É o amor
Um conhecido maringaense, que no passado brilhou no futebol e que ficou viúvo no ano passado, está vivendo uma grande fase no amor. Está namorando uma catarinense rica, que manda passagens aéreas para que ele passe os finais de semana em companhia da amada em Camboriú.

Maioridade
Entre os principais países do mundo somente Brasil e Estados Unidos em alguns casos estão com maioridade penal aos 18 anos. E, é bom frizar que nos Estados Unidos, é entre 6 a 18 anos. China, Japão, Rússia, Alemanha, ela ocorre aos 14 anos.

Assembléia
O Clube Hípico de Maringá vai realizar Assembléia Geral Ordinária, na quarta-feira que vem, dia 28 a partir de 19h30, para ratificar a venda de 81.770 metros quadrados da área do clube, bem como decidir sobre a destinação do produto da venda, além de tratar de outros assuntos.

Algodão
Um estudo realizado pelo professor Edgard Pereira, da Unicamp, mostra que o Brasil é o terceiro maior produtor de algodão e soja, com 11,5% da produção mundial. O primeiro lugar pertence aos Estados Unidos, e em terceiro lugar está a Argentina, com o Canadá ficando em quarto lugar.

Supervisão
Técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná estão visitando diversas prefeituras municipais, num trabalho de supervisão e orientação. Atualmente, na região, estão visitando as Prefeituras de Maringá, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão e Peabiru.

Convite
O Governo Municipal de Marialva está convidando para as solenidades de Assinatura e Entrega de Projeto de Lei para Premiação ao Expositor Classificado em “Campeã das Campeãs” e do Concurso “Qualidade de Uva” quando da realização da 16ª Edição da Festa da Uva de Marialva, no período de 11 a 20 de janeiro de 2008, cujo prêmio é uma Saveiro VM-OK, que estará em exposição. Será hoje, às 8h30 no Paço Municipal em Marialva.

Maria da Penha
Um cantor sertanejo, integrante de dupla que acaba de gravar um CD não tem condições para fazer a divulgação do trabalho, já que foi preso por culpa da Lei Maria da Penha, ou seja, por ter agredido a esposa. .A saída do parceiro que está em liberdade foi procurar um outro cantor par adotar o mesmo nome do que está preso.

Os vices
Na Câmara Municipal de Maringá, alguns vereadores são cogitados desde já como possíveis candidatos a vice-prefeitura. Márcia Socreppa, Walter Guerlles e Belino Bravim Filho, são os mais cogitados.

Sivamar
Está circulando o exemplar referente ao mês de março do Informativo Sivamar, órgão de divulgação do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região. A principal matéria é: Mercado de usados em Maringá. Uma outra dica importante do Informativo Sivamar: Como fazer uma boa contratação.

Curso de Libras
Cleonice Tavares Alves, diretora da Assumar – Associação dos Surdos de Maringá-, comunica o Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais-, que será realizado na Associação. Informações pelo fone 3267-9980.

Dedicação
Mesmo estando com problemas de saúde, inclusive fazendo consulta médica no dia de ontem, a professora Adelaide Colombari, Chefe do Núcleo Regional de Ensino sediado em Maringá, não deixou de tratar dos assuntos ligados ao ensino maringaense e regional.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Nelson Vicente Moreira, Bárbara Barros (filha), Chinaider Sandoli, Silvestre Alczuk, Marco Aurelio Filipin, Branca Allai Santoro, Diogo Iwata, Edvaldo Campinha, Fumia Horita, Jocelei Menon, Marcelo Santos Oliveira.

Continue lendo

Coluna do Francês (sexta)

Novo horário
Anúncio do presidente John Alves Corrêa, ao final da sessão legislativa de ontem: “A partir da próxima terça-feira, 27, as sessões das terças e quintas-feiras da Câmara Municipal de Maringá passarão a ser noturnas”.

Abertura
Ou seja, serão realizadas entre 18 horas e 20 horas. O objetivo dos vereadores e abrir as sessões para maior participação popular.

Sua opinião
Conforme projeto que voltará ao plenário da Câmara Federal nos próximos dias, o governo terá um ano para realizar - em uma ou mais datas - plebiscito sobre diversos assuntos, entre elas a união civil de homossexuais.

Agenda
O governo quer saber a opinião popular sobre: legalização do aborto, financiamento público de campanha eleitoral, união civil de homossexuais, fim do voto eleitoral obrigatório, redução da maioridade penal, reeleição do presidente da República e de governadores, fim do serviço militar obrigatório.

Contagem regressiva
Dois deputados estaduais pelo PTB do Paraná serão cassados nos próximos dias e o governo perderá dois aliados. Jocelito Canto e Carlos Simões já apelaram das acusações compra de votos até para o Supremo Tribunal Federal. Serão substituídos por Fernando Scanavacca e Neivo Beraldin, ambos do PDT.

Efeito
O conferencista espírita Divaldo Pereira Franco lotou o ginásio Chico Neto na noite de quarta-feira. Várias pessoas que o assistiram, ontem maldiziam a ganância. E também o excesso de dinheiro.

Velório
Alguém muito estimado em Engenheiro Beltrão foi velado anteontem à noite na capela defronte o cemitério de Maringá. Às 21 horas chegou ao local com cinco pessoas, um Uno da Prefeitura daquela cidade. Uma delas atendia por “Bonitinho”.

Para nós
Na próxima semana o governador Roberto Requião enviará à Assembléia, para aprovação, o novo piso salarial a ser aplicado no Estado: R$ 437,80. 8,5% maior que o piso atual.

Para ele
Enquanto disso o líder do governador na Assembléia, Mauro Moraes (PMDB) propõe uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) garantindo até o atual mandatário, aposentadoria mensal e vitalícia. E ainda, que depois de Requião, nenhum governador terá direito à aposentadoria.

Suspeição
Há consenso nacional que Ongs e Oscips, organizações não governamentais, por captarem dinheiro público precisam ser fiscalizadas. E que seus integrantes responsabilizados por quaisquer atos ilegais.

Buscando eleição
Sem igreja e sem o cargo já que não foi reeleito deputado estadual por Sarandi, o padre Paulo Campos faz trabalho de motivação para a prefeitura. Sobre seqüência política, diz que no momento é “candidato a tudo”. E que vai disputar o que for possível, para vereador ou para prefeito.

Campanha
E na próxima campanha, com certeza Paulo Campos será mais técnico. Ele a reeleição por acreditar - sem usar pesquisa - que os deputados Luiz Nishimori e Cida Borghetti teriam perdido eleitores. Ocorreu justamente o contrário.

Forças de cima
O padre poderá até ser o candidato do prefeito Cido Spada. Mas o governo petista de Sarandi precisará mostrar mais obras. Conta, para isso, com o apoio decisivo dos petistas Ênio Verri (secretário estadual do Planejamento) e Paulo Bernardo, ministro. .

O nome
Por enquanto pesquisas indicam que o candidato preferido pelos sarandienses atualmente é um ex-prefeito. Milton Martini é popular e muito trabalhador.
Tanto que conduzia até trator para ajudar operários e terminar obras.

Álcool & menores
Na Assembléia Legislativa, um projeto que merece a atenção dos donos de hotéis, bares e restaurantes. Prevê que aqueles flagrados vendendo bebidas alcoólicas para menores de idade terão inscrições cassadas.

Pré-eleitoral
O PT paranaense promove reuniões microrregionais para discutir assuntos para o encontro nacional em Brasília, em agosto. No próximo fim de semana serão realizados encontros em Umuarama e Campo Mourão.

Detalhes
Em Umuarama a reunião de prefeitos, vereadores e militantes começará às 14 horas. Em Campo Mourão, às 9 horas.

Terceirizados
Ao contrário do discurso em Maringá, em Londrina o governo petista é dado às terceirizações. A Prefeitura de lá gasta 10% (R$ 48,4 milhões) do seu orçamento anual para pagar serviços terceirizados. O maior contrato é o de alimentação de funcionários, merenda escolar e contratação de merendeiras, que consome R$ 10,4 milhões por ano.

Rigor nas ruas
Em Apucarana, funcionários da Prefeitura e polícia estão abordando todos os mendigos e desocupados que perambulam pela cidade. São levados à delegacia e caso não tenham ficha ou residência fixa local, são encaminhados para suas origens.

Criminalidade
O procedimento que é rígido, mas não é ilegal, apresenta bons resultados.
Diminuíram os “guardadores de carros”, os arrombamentos e os assaltos. Com isso os cidadãos vivem menos sobressaltados.

Mão
Tudo indica que os procedimentos têm a mão de Joba Beltrame, ex-vereador em Maringá e ex-prefeito em Iguaraçu. Ele não admitia pessoas nas ruas, esmolando ou pedindo. Se realmente fossem da cidade eram assistidas com cesta básica, atenção de assistente. Se fossem de fora, acabavam encaminhadas.

Lobos
Maringá está violenta e com tantos pequenos crimes por conta desse pessoal que vive nas ruas e praças. Os marginais que se intitulam “guardadores”, pedintes, portadores do HIV, ou acampados em espaços público, vivem e mantém seus vícios através de golpes e investidas contra a população.

Buraqueira
A Secretaria de Serviços Públicos fazia reparos de emergência, ontem, nas vias principais da Vila Esperança e do Conjunto Borba Gato. Enquanto isso, com as ruas esburacadas, reclamam os moradores dos conjuntos Ouro-Cola, Itaipu e Industrial. A SSP também cortou o matagal do canteiro central e “ajeitou” a avenida Nildo Ribeiro da Rocha. Segundo moradores, “ficou linda”.

Continue lendo

A entrevista

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Estou acertando a colocação das edições do programa Contraedição no YouTube (o link está do lado esquerdo desta página), para que quem não viu possa ter acesso. Acabei de colocar o programa de terça-feira com a entrevista de Odílio Balbinotti. Quem não o conhece pode até estranhar, mas ele estava à vontade na entrevista e falou sobre a desistência do convite que recebeu.
Também estou colocando o programa de ontem. Quero deixar o mais atualizado possível, com a ajuda do Paulinho da produtora Rafa e do produtor Rafael.

Continue lendo

Presos decidem: nada de crack na cadeia

Os detentos da cadeia pública de Maringá decidiram hoje que não vão mais tolerar a entrada de crack nas celas. Alguns presos acabam recebendo a droga levada normalmente por mulheres, durante as visitas. A questão é que o viciado em crack dá muitos problemas, inclusive para os companheiros de cela. A nova determinação é de proibir a entrada da droga sob pena de o responsável pagar caro pela "infração".
O delegado-adjunto Nilson Rodrigues da Silva disse desconhecer a existência da "norma".

Continue lendo

Eleições

Dos 71 jornalistas maringaenses com direito a voto nas eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, 60 votaram ontem e hoje. Nenhum voto nulo ou branco foi registrado.
O comparecimento foi gratificante, disse Lígia Leal, que integra a chapa única que disputou o pleito.

Continue lendo

Golpe do seqüestro

(Atualizado)

O golpe do seqüestro, tentativa feita por telefone a partir de uma ligação de um presidiário, continua acontecendo em Maringá e região. Hoje, duas pessoas conhecidas foram vítimas.
O jornalista Luiz Carlos Altoé, que faz o Cheng-Pong, e o engenheiro José Carlos Valêncio, o Cuca, receberam telefonemas hoje com o mesmo teor: o interlocutor, usando truculência verbal, informava que havia seqüestrado o filho, e exigia a compra de créditos telefônicos para libertá-lo. A experiência, afirmam, foi terrível. Felizmente, tudo não passava de um golpe.
Para fechar o dia, um fotógrafo de jornal foi alvo da turma do golpe da premiação. Pelo telefone celular a vítima recebe torpedos dando conta de que ganhou um carro. Para receber o prêmio, tem que repassar códigos de alguns produtos, entre eles os de crédito para celulares.

Continue lendo

Wilson de Matos assume vaga no Senado

A assessoria de Alvaro Dias divulgou nota agora há pouco informando que ele vai se submeter a uma cirurgia, amanhã, para reconstituição de ligamentos do joelho direito. O senador será operado pelo médico ortopedista René Jorge Abdalla, no Hospital do Coração em São Paulo. Com isso, Wilson de Matos Silva, presidente do Codem, como suplente, assume a vaga.
As lesões no joelho são, de acordo com diagnóstico clínico, conseqüência de cirurgias que foram realizadas durante o período em que Alvaro Dias jogava futebol.
"Devido à necessidade de acompanhamento fisioterapêutico, o senador ficará afastado das atividades do Senado Federal. O tempo de licença, necessário à recuperação, ainda será definido pela equipe médica", diz o texto, embora o blog tenha adiantado no começo do ano que Wilson de Matos, reitor do Cesumar e suplente de Álvaro, deve ficar no Senado por até 90 dias.
Em 1982 Silvio Name, suplente de José Richa, também assumiu vaga de suplente.

Continue lendo

Vereadores de Maringá são condenados

Do MP/Paraná:

O Juízo da 2ª Vara Cível de Maringá julgou procedente ação civil pública (nº 121/2006) protocolada pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público da comarca, que questionava a contratação de parentes para cargos em comissão por vereadores do município.
A ação civil pública por improbidade administrativa foi proposta pela Promotoria em fevereiro de 2006. A ação, assinada pelo promotor José Aparecido da Cruz, questionava a contratação de parentes por nove vereadores: João Alves Correa, Altamir Antonio dos Santos, Edith Dias de Carvalho, Aparecido Domingos Regini, Francisco Gomes dos Santos, Dorival Ferreira Dias, Belino Bravin Filho, Odair de Oliveira Lima e Marly Martin Silva.
A decisão, assinada pelo juiz de Direito Airton Vargas da Silva, declarou nulas as nomeações dos parentes, condenando a Câmara Municipal de Maringá a exonerá-los no prazo de máximo de 60 dias. Também condenou os vereadores citados a devolverem todos os valores que a Câmara pagou aos seus respectivos parentes, devidamente atualizados, à suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa civil até dez vezes o valor da última remuneração no cargo de vereador, e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de três anos. Como presidente da Câmara, João Alves Correa também foi condenado a restituir aos cofres públicos os valores pagos a título de vencimentos a todos os funcionários réus (obrigação solidária).
O juiz julgou extinto o processo em relação a alguns dos parentes citados, por terem sido exonerados após o ajuizamento da ação civil pública. Da decisão de primeiro grau, cabe recurso ao Tribunal de Justiça.
Detalhes da denúncia do caso aqui.

Continue lendo

Uma grande bomba

Tem circulado entre os vereadores de Maringá, nos últimos dias, o boato de que uma grande bomba estaria para estourar. Seria um pedido de cassação do prefeito Silvio Barros II, por um motivo ainda não sabido. O autor do pedido seria a vereadora Marly Martin Silva (PFL).
Como Silvio II está a um passo de ingressar no PFL, tudo parece uma grande armação. A própria assessoria da vereadora esclarece que é apenas uma tentativa de indispor Marly com seu futuro colega de partido. A informação carece completamente de procedência.

Continue lendo

Ajudando no combate à dengue

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Alunos da rede municipal de ensino estão reforçando o trabalho de agentes ambientais no combate ao mosquito Aedes aegypti e na prevenção da dengue. Hoje, crianças de 4 e 5 anos, alunos do Centro de Educação Infantil Newton Grein, visitaram residências próximas à escola para orientar os moradores, informou a prefeitura.

(Foto: PMM)

Continue lendo

Lei Seca em debate

O Mandato Participativo do vereador Humberto Henrique realizou ontem um debate com os moradores da Zona 36 sobre a Lei Seca, o projeto de lei 9850/2006 que prevê o fechamento dos bares e similares a partir das 23h. Em Diadema (SP), onde a Lei Seca foi implantada pelo PT, mais de 140 audiências públicas foram realizadas, discutindo e construindo o projeto juntamente com a população.
Matéria completa.

Continue lendo

Da área

Fui votar nas eleições do Sindicato dos Jornalistas. Lígia Leal, Jorge Henrique e o Elói estavam lá cuidando da urna. O pessoal pode votar até as 17h30.
Passei no Jornal do Povo e vi a comemoração da edição 5 mil. Esqueceram de colocar meu nome como ex-editor e ex-colunista do matutino, mas reproduziram o primeiro número do JP com a manchete que eu, mesmo sem estar lá na época (estava em Umuarama),bolei: "Bárbara ataca IPTU".

Continue lendo

Sob vigilância

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Pardais e "caetanos" na avenida Brasil, Vila Operária. Fotos: Mosca Branca.

Continue lendo

Verri visita assentamento

O secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri, visita no próximo sábado o Assentamento Agrosanta, em Alto Paraná. A propriedade, de 58 alqueires, foi adquirida através do Programa de Reordenamento Fundiário, o antigo Banco da Terra, em 2002. A área foi financiada em 20 anos, com três de carência. Os agricultores já quitaram a primeira parcela no ano passado e em outubro deste ano, devem pagar a segunda.
Na fazenda Santa Rosa moram 21 famílias, que antes eram bóias-frias e colhedores de laranja na região. Atualmente eles desenvolvem projetos nas áreas de citricultura, sericicultura e bovinocultura de leite, de forma associativa. As informações são da sua assessoria.

Continue lendo

Jornalista no NRE

O governador Roberto Requião nomeou Saul Bogoni chefe do Núcleo Regional da Educação (DAS-5) em Paranavaí, em substituição a Soeli Alves Batista da Silva. Bogoni é colunista do Diário do Noroeste, de Paranavaí, que pertence ao seu irmão Euclides.

Continue lendo

Manobra radical



O vídeo teria sido filmado pela câmera de uma loja em Maringá. O rapaz tem problemas para frear a moto.

Continue lendo

Onça luta com pitbulls

Lendo o blog do Altino Machado, do Acre, vejo que as coisas por aqui até que estão calmas:

Há mais ou menos três meses, o fazendeiro Edilberto Afonso de Moraes, o Betão, foi autuado pela fiscalização do Ibama por ter colocado onça-pintada para lutar em rinha contra quatro cães da raça pit bull.
Para deleite da platéia, os cães acabaram mortos e a onça saiu gravemente ferida da luta. Mas acabou sobrevivendo e permanece em poder do fazendeiro, que passou a ser o fiel depositário do animal.
Na terça-feira, Eriel Ponche de Lima foi assassinado com um tiro na cabeça, durante a madrugada, porque pescava tambaqui, sem autorização, na fazenda Piracema, a propriedade de Gilberto Afonso de Moraes, irmão do ex-deputado Júnior Betão, ambos filhos do fazendeiro Betão.
Três dias depois, dois jagunços, apresentados à polícia como vigias, foram instruídos de modo cômico pelo advogado Florindo Poersch, presidente da OAB-Acre, a alegarem que o pescador fora assassinado por outros pescadores durante um tiroteio por desentendimento na partilha dos peixes.
Existem centenas de famílias desempregadas e com fome, que foram transferidas de áreas de alagamento para o entorno da fazenda.
A parte mais cômica da história é ter que assistir a defesa que a imprensa faz dos assassinos com a alegação de que o direito sobre a propriedade da família fora violado.
Além de criar bois, peixes, onças e galos de briga, a família Moraes consegue cevar outras crias para a defesa de seus interesses em postos estratégicos da vida pública acreana.
Percebo que a vida volta a não valer nada no Acre. Daqui a pouco começa o desmate para a plantação de cana, soja, a exploração de gás e petróleo...
É a arena da floresta.

Continue lendo

Momento relax

Do Lukas:

É melhor abrir a porta de casa e encontrar a guia do Renavan em cima da mesa do que encontrar o Ricardan em cima da cama.

Continue lendo

Ação popular

Depois do catarinense Valdir Colatto, que responde ação por crime contra a fé pública, falsidade ideológica e peculato, agora o praticamente ministro da Agricultura Reinhold Stephanes é lembrado pela Folha de S. Paulo por ser réu em ação popular por improbidade envolvendo o Banestado.

Continue lendo

Ranking dos jornais populares

Do ex-blog de Cesar Maia: a circulação média diária incluindo sábados e domingos, tirada do Meio e Mensagem deste mês.

1. Extra -RJ- -Globo- 267,2 mil.
2. Diário Gaúcho -RBS- 152,1 mil.
3. SuperNoticia-MG- -Sempre- 135,2 mil.
4. Meia Hora -RJ- - O Dia- 129,9 mil.
5. O Dia -RJ- - O Dia- 122,3 mil.
6. Agora -SP- Folha de SP- 81,0 mil.
7. Expresso -RJ- -Globo- 38,9 mil.
8. Aqui -MG- Diários Associados - 34,8 mil.
9. Hora de Santa Catarina -RBS- 32,1 mil.
10. Noticia Agora -ES- Gazeta- 18,6 mil.
11. Aqui GBH -MG- Diários Associados -15,9 mil.
12. Aqui -DF- Diários Associados- 14,7 mil.

Continue lendo

Os dez mandamentos do populismo

Outra do ex-blog de Cesar Maia, um resumo do artigo do historiador mexicano Enrique Krauze, publicado no Estado de S. Paulo.

O populismo na América Latina adotou um amálgama desconcertante de posições ideológicas. Esquerdas e direitas poderiam reivindicar a paternidade do populismo, todas ao conjuro da palavra mágica “povo”. Proponho dez traços.
1 - O populismo exalta o líder carismático.
2 - O populista não só usa e abusa da palavra: ele se apropria dela. A palavra é o veículo específico de seu carisma. Fala com o povo de modo constante, incita suas paixões, “ilumina o caminho”, e faz isso sem restrições nem intermediários.
3 - O populismo fabrica a verdade. O governo “popular” interpreta a voz do povo, eleva essa versão à condição de verdade oficial, e sonha com decretar a verdade única. Os populistas confundem a crítica com inimizade militante, por isso buscam desprestigiá-la, controlá-la, silenciá-la.
4 - O populista usa de modo discricionário os recursos públicos.
5 - O populista divide diretamente a riqueza. “Vocês têm o dever de pedir!”, exclamava Evita a seus beneficiários. Criou-se assim uma idéia fictícia da realidade econômica e entronizou-se uma mentalidade assistencialista.
6 - O populista alimenta o ódio de classes.
7 - O populista mobiliza permanentemente os grupos sociais. “O povo” mas uma massa seletiva e vociferante que caracterizou outro clássico, Marx - não Karl, mas Groucho: “O poder para os que gritam”.
8 - O populismo fustiga sistematicamente o “inimigo externo”. Precisa desviar a atenção interna para o adversário de fora.
9 - O populismo despreza a ordem legal. Há na cultura política ibero-americana um apego atávico à “lei natural” e uma desconfiança das leis feitas pelo homem.
10 - O populismo mina, domina e, em último recurso, domestica ou cancela as instituições da democracia liberal. Ele abomina os limites a seu poder, considera-os aristocráticos, oligárquicos, contrários à “vontade popular”.
O populismo tem, além disso, uma natureza perversamente “moderada” ou “provisória”: não termina sendo plenamente ditatorial nem totalitária. Por isso alimenta sem cessar a enganosa ilusão de um futuro melhor, mascara os desastres que provoca, posterga o exame objetivo de seus atos, amansa a crítica, adultera a verdade, adormece, corrompe e degrada o espírito público.

Continue lendo

O pão da merenda

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Na foto a embalagem de pão que está sendo servido as crianças das escolas municipais. Nesta embalagem não consta: a procedência/fabricante e endereço, data de fabricação e data de validade do produto. O alimento é de duvidosa qualidade (seco e com a casca muito dura) e as crianças normalmente reclamam, parece alimento com prazo vencido. Alguns estão com a data de fabricação e validade com uma etiqueta de papel colada e as datas são de carimbos, o que foge as normas vigentes pois deixa dúvidas quanto a procedência ou legitimidade da informação.

(Texto e foto: Mosca Branca)

Continue lendo

Doze são candidatos a conselheiros tutelares

Doze candidaturas foram deferidas para a disputa da eleição dos conselheiros tutelares de Maringá, segundo edital assinado pelo presidente da comissão eleitoral, Victor Hugo Marmelo dos Passos. Os candidatos são: Hélio Ghizoni, Noêmia Conceição Pereira, Jaime Correa da Rocha, Adelaide Fereira Sampaio, Aracy Adorno Reis, Paulo Sergio Francisco, Carlos Eduardo Rodrigues Bonfim, Maria Inês Vilchenski, Angela Cecília Medeiros de Rezende Santos, Laércio Aparecido Ribeiro, Célio Emeriquis Moreira e Ademir Passeri.
Doze inscritos não foram homologadas e tiveram as candidaturas indeferidas. Entre eles, Vandré Fernando Faeti Alvarenga, o candidato predileto de Paulo Araújo. Vandré não especificou na declaração de experiência voluntária as ações práticas desenvolvidas na área de defesa dos direitos ou atendimento à criança e ao adolescente de no mínimo 3 anos, como exigia o edital que convocou a eleição.

Continue lendo

Os bonés

O diretor de Trânsito, Gilberto Purpur, explica em comentário que os bonés adquiridos ontem pela prefeitura não são para uso exclusivo dos agentes de trânsito. "Todos os funcionários participantes das blitze que a Setran realiza diariamente utilizam o boné como forma de identificação", informa.
Isso significa, cá entre nós, que até o Vandré vai usar.

Continue lendo

Memorex

Roncador entra na área do biodiesel. Boca Santa, de Campo Mourão, a respeito do assunto, comentou:

Mesmo discurso
O anfitrião Ilizeu Puretz (Roncador) não foi o único prefeito presente à reunião do biodiesel, não. O mourãoense Nelson Tureck também esteve por lá. E olha só o que ele disse sobre o biodiesel: “Este é um projeto real, concreto, consistente e vital para desenvolver a nossa região, principalmente valorizando o que é mais sagrado: o nosso agricultor”. Hummm, esse não era o discurso da Frangobras, não?...

Continue lendo

Caixa dois na Sert?

Do bloz de Zé Beto:

Se as denúncias do secretário de Trabalho Nelson Garcia se confirmarem, com o estranho repasse de capilé entre funcionários e a suposta existência de um caixa dois durante a gestão do Padre Roque e de Edson Nerone (Emerson Nerone, ele quis dizer) no governo anterior, que é o mesmo de agora, essa mancha vem se somar ao escândalo do contrato da Sanepar com a Pavibrás, ainda não explicado, o caso dos televisores laranja e, só para ficar no que a imprensa triscou, a esquisita negociação com o consórcio Elejor, que constrói três hidrelétricas na região de Guarapuava, assunto caprichosamente esquecido. A definição de governo de esquerda talvez não seja a mais correta para a administração de Roberto Requião, apesar de seu esforço e discurso de governar para os pobres com a carta de Puebla nas mãos. Um governo torto seria mais condizente com a verdade dos fatos.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima