24.3.07

Estão mangando de nós e merecemos

Por MARIA NEWNUM

O vereador Belino Bravin (PP), em entrevista sobre a condenação que sofreu, juntamente com outros vereadores, incluindo o presidente da Câmara e duas vereadoras, por empregar parentes em seu gabinete afirmou o seguinte:
“Estou com a cabeça tranqüila porque sei que não vai acontecer nada. Eu não vou nem recorrer porque tenho certeza que isso aí vai cair sozinho. Não existe isso aí (...) No Brasil hoje tem muita cidade que está rindo de Maringá”. (23/03/07 http://www.angelorigon.blogspot.com/
O vereador está certo, somos motivo de chacota nacional. Somos uns infelizes por acolhermos na câmara, vereadores que, como ele, não acredita na lei. Prova maior é o caso do próprio presidente da câmara, condenado, agora pela segunda vez; mas que apesar disso, foi reeleito por seus pares, na condição de presidente, pela terceira ou quarta vez; perdi a conta. E o cumprimento da justiça?
Os e as representantes máximos do povo se sabem imunes às leis, o vereador deixa evidente que isso é um fato. Mas que leis mesmo? Quem sãos os responsáveis por seu cumprimento?
O vereador acerta num quesito: “Estão rindo de nós”: munícipes, juizes, líderes de comunidades, OAB, igrejas, partidos políticos, organização de mulheres, rotarys, Lions... E os estudantes? Onde estão “os caras pintadas” de Maringá?
Nós e eles só pintamos a cara de amarelo. Amarelamos, como sempre...
Somos caso de riso; risos patéticos, incrédulos, ingênuos e acomodados.
O vereador e seus pares vão sair ilesos, como ele mesmo diz. Os pobres e toda sociedade, mais uma vez vão pagar a conta.
Se o caso acontecesse numa cidade dessas, que a gente só vê na TV, com a população em peso, exigindo seus direitos, o tal vereador (nobre não!) não se sentiria seguro para afirmações como estas, que traduzindo, diz o seguinte: “Vai ficar por isso mesmo, porque o povo não é de nada; os juízes não são de nada”.
O vereador está mangando de nós e até se prove o contrário, nós merecemos.
Vereador, junte seus e suas pares e dê boas gargalhadas. Sua falta de nobreza merece e nós também merecemos. Maringá é o retrato do Brasil.

Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática e vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá.

13 pitacos:

Anônimo,  07:17  

Realmente,é de deixar qualquer um, que tenha o mínimo de cosnciência política, roxo de vergonha....
Essa atitude do vereador maringaense é apenas a ponta do iceberg da impunidade nesse país....

Anônimo,  07:23  

Essa atitude do vereador maringaense é de deixar qq um com o mínimo de consciência política roxo de raiva...
E pior, essa "arrogância" é só a ponta do iceberg da impunidade nesse país...
E os políticos que buscam mandatos só para se livrar de processos???Esse paísinho já virou piada no mundo inteiro....

Anônimo,  07:56  

FUNDÃO DO ALVORADA - Até que enfim os nobres representantes do JD. ALVORADA , ZEBRÃO e FOGUETEIRO apareceram, juntos, mas não podia ser diferente, fazendo treta em vbez de trabalharem para seus bairros.Topmara que ao contrario do que afirma os vereadores a justiça seja feita e realmente eles tenham cassados seus direitos politicos. e no caso do João e Edith que sejam presos pois não são mais reus primarios.

Anônimo,  08:09  

E alguém acha que quem votou neles não vota de novo? O Brasil é assim. Não muda nem daqui a 300 anos.

Anônimo,  08:57  

Parabens, professora.
Este foi seu melhor texto.

Anônimo,  09:27  

É isso aí Maria! Infelizmente é esta a paisagem triste que pinta a nossa cidade no quadro político!

Não poderia haver nada de tão ruim e pior que um representante do povo de uma cidade ir até a imprensa e afirmar vergonhosamente, descaradamente que podem fazer as lambanças que quiserem e que ninguém será punido!

Povo de Maringá, tenha vergonha na cara! Estes daí não me representam, por isso preferi sair desta cidade pra ter uma vida com mais qualidade, mas com muito orgulho e honra continuo sendo maringaense! Está chegando a hora em que vou esconder este fato dos meus amigos daqui, pois aqui no sul do estado, o maringaense é motivo de chacota por toda esta lambança e baderna na administração política de Maringá!

D.A. Henriques
Guarapuava

Anônimo,  09:59  

Parabéns pelo texto. Apenas uma observação. O Brasil não tem tradição de manifestação popular. O movimento dos tais caras pintadas foi orquestrado e financiado pelas esquerdas para derrubar o Collor, que vamos e venhamos, é ladrão batedor de carteiras, perto do mensalão, cuecão, ongs fantamas, ect etc etc

Anônimo,  11:14  

é verdade más o povo merece sofrer,ano que vem tem eleiçoes...eles irao ao seu bairro pedir voto..os mesmos, john,zebrao,edith,bravin,mario hossokawa barros,marcia socreppa,altamir,dorival dias,chico caiana, e outros faça favor a sim mesmo naõ vote neles...naõ vote mais em vereador..esta camara é a maior vergonha desde a fundaçaõ de maringá.....fazem de tudo para o prefeito naõ cobrao nada,a ladroagem cresce em maringá eles naõ cobrao...de ninguem saõ péssimos.....de uma chance a outros naõ vote neles mais....

Anônimo,  12:09  

Texto interessante desta pedagoga... Mas demonstra total desconhecimento sobre o assunto... Nem poderia ser de outra forma, pois deixada levar pela mídia. Mas o que mais me intriga é a hipocrisia das pessoas, pois, você, senhora pedagoga e demais leitores, não indicaria um parente, um amigo, ou o parente do vizinho que tivesse capacidade e responsabilidade para exercer o cargo público. Ora, ora, ora, claro que sim!!

Anônimo,  13:46  

Parabens professora,concordo plenamente com voce,sou servidora estou respondendo processo administrativo nao por questoes profissionais e sim por perseguissao politica,consequencia da Tirania administrativa que esta sendo imposta em todos seguimentos sociais desta cidade,do poder Judiciario falho que permite que um vereador semi-analfabeto desafie a Lei e dos cidadaos maringaense que assiste a todas estas Maselas de maneira apaticas.

Anônimo,  15:58  

O prefeito perfeito
e seus asseclas estão
deitando e rolando nesta cidade ...

Agora é Sílvio !!!

Anônimo,  02:39  

Anônimos e outros/as
Agradeço o tempo de vocês dedicados ao comentário desse texto.

Espero que no futuro eu e vocês gastemos nosso tempo para comentar e parabenizar os que fizerem cumprir a lei.

E quiça expressar nossa felicidade pela exclusão da inglória lista de que hoje fazemos parte: Lista dos que são motivo de chacota nacional.
Esse título não deve nos pertencer mais.

Façamos um pacto: vamos acompanhar e nos manifestarmos diante de qualquer cheiro de pizza?

Combinado.

Grata,
Maria Newnum

Anônimo,  22:54  

Ô, Cruz, e a Márcia Socrepa? Tem duas filhas adotivas suas "trabalhando" na câmara também. Não vais fazer nada?
Estamos de olho!!!!!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima