24.3.07

Big Brother e a quase...!

Por VALCIR MARTINS

Quais as semelhanças entre o programa da Rede Globo e a quase nomeação do Deputado Balbinoti para Ministro da Agricultura?
No primeiro caso, poucas vezes um participante foi tão acusado de causar tanto mal a outros quanto Alberto, na edição atual. Para muitos o mineiro foi o articulador,manipulador, do quinteto que acabou com o mais ‘puro amor’ que já se testemunhou em rede nacional , o de Diego e Íris, e de quebra prejudicou outras pessoas.
Alemão,eleito o principal adversário, foi bombardeado de todas as formas, pela “tropa de choque” do caubói. Onde estão os bons costumes? Será que o público não enxerga? Será que estão querendo ver sacanagem? Triangulo amoroso? Foram algumas manifestações ‘indignadas’ do ‘Betão’, todas as vezes que ele voltava dos seguidos ‘paredões’ que lhe impuseram.
Poucas vezes, também, uma indicação para cargo de Ministro foi tão bombardeada pela imprensa quanto a de Odílio Balbinoti. As principais acusações: Responder um processo do STF, por falsidade ideológica, pois teria obtido financiamentos no Banco do Brasil em nome de terceiros, e substancial aumento do patrimônio declarado no imposto de renda nos últimos anos, o que parece contraditório (usaria ‘laranjas’ para esconder atrás de financiamentos, mas não para esconder seu patrimônio perante o fisco, na declaração do imposto de renda que é pública, no caso de Deputados). O que se diz é que muitos políticos usam laranjas para esconder patrimônio obtido de forma pouco ortodoxa.
Sem tomar partido, até porque não tenho nenhuma ligação com o Deputado e nem ao menos sou seu eleitor, acho que ele é inocente nas duas acusações, pois sobre obter financiamentos para determinados empreendimentos agrícolas, via terceiros (esposas, filhos, empregados etc), com apresentação de contratos de parcerias e de anuências, já existem decisões judiciais que dizem que o fato não é crime e, convenhamos, é uma prática muito mais comum do que se imagina. E pelo disse, no caso do aumento do patrimônio houve apenas uma atualização para valores de mercado dos seus bens, o que é plenamente justificável.
Maringá perdeu um Ministro.De quem foi a maior culpa?
Se no caso de Big Brother, Alemão acusou Alberto como o grande articulador de todos os males causados a ele e suas amigas, aqui Odílio disse que houve quem, maquiavelicamente, tenha municiado a grande imprensa nacional no bombardeio que sofreu. Não declinou nome,mas deu a entender que seria um outro Deputado.
Há quem ache que houve manipulação na edição de programa para atender objetivos de audiência. No caso da indicação do Ministro, pode ser que o fato dele ter se declarado a favor de produtos geneticamente modificados, contrariando o Governador, tenha pesado na falta de apoio do seu partido. O discurso do Presidente Lula na posse do Stefanes, falando dos elogios de Requião ao novo Ministro , é sintomático.
Sobre os dois deputados de Maringá é difícil saber quem ganha e quem perde nas futuras eleições. Certamente o episódio será explorado.

Valcir José Martins, administrador, Maringá

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima