9.6.07

Distante do vídeo

Da coluna Francês Press:

De molho
O comunicador Airton Costa (RIC) esperava deixar o Hospital Metropolitano neste
final de semana. Mas o médico não vai deixar. A pneumonia foi grave e ele não
sairá sem pelo menos 15 dias de internamento, curadinho da silva.
Coluna completa.

Continue lendo

Jumana e Patrícia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Dos 28 servidores públicos exonerados por Silvio II, duas chamaram a atenção durante o ato realizado hoje em Maringá: Jumana, auxiliar de enfermagem, mãe de um bebê recém-nascido e de uma filha para criar, e Patrícia, professora mãe de dois filhos e aguardando um filho que nasce nos próximos dias.

Continue lendo

Ato do Sismmar

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os 28 servidores públicos municipais demitidos pelo prefeito Silvio Barros II usaram faixas para informar a população sobre as demissões decorrentes da greve, em atyo realizado hoje pela manhã na avenida Brasil. Segundo o Sismmar, a população de uma forma geral deu apoio ao movimento dos trabalhadores e houve pessoas que se manifestaram muito surpresas ao saber que o prefeito havia demitido uma mulher em licença maternidade e outra grávida.

Continue lendo

Mobilização

Ainda sobre a morte do jovem Tiago: nunca se viu tantos policiais empenhados na solução de um crime - praticamente todos os policiais civis, parte da PM e a P2. A última vez que se viu tal aparato foi na morte do proprietário da Art&Linha, Rubens Orlandine, morto em 2005.
No velório (eu saí do Prever por volta da 1h30 da madrugada e o local estava lotado), para se ter uma idéia, compareceram todas as autoridades imagináveis, entre políticas e policiais - e, com elas, viaturas, inclusive uma transportando cães policiais.

Continue lendo

Momento musical



Deu só Brasil neste clipe de Maxi Priest - cantor de reggae, inglês -, que amanhã completa 45 anos.

Continue lendo

Tiririca no comando

O repórter Paulo César, conhecido como Tiririca, estréia como apresentador de televisão.
Será na próxima sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h, na RTV Canal 2, de Sarandi (agora, TV Metropolitana). Ele vai comandar o programa Notícias Urgentes. Tiririca está na Cultura AM, com Geraldo Irineu, e já foi repórter de televisão na Record, TV Cidade e estava até recentemente no Maringá Urgente, da RTV Canal 10.

Continue lendo

Tristeza

Do publicitário Ricardo Pereira Rennó, nascido em Curitiba mas criado em Maringá, a respeito da intenção de se derrubar o prédio da velha estação rodoviária, em correspondência enviada aos órgãos de comunicação da cidade:

Fico triste em saber que é mais barato demolir e fazer outro do que revitalizar. A nossa Rodoviária Velha, em tempo geográfico de uma cidade, é bem “nova”, década de 70. Mas a nossa cidade é “nova”! 60 anos não são nada dentro dos 500 anos do Brasil.
Mas, se acabar com o que se acha “velho” e “feio” de uma cidade com intenção de deixá-la “arrojada e moderna”, quando podemos pensar que uma determinada construção pode ser um patrimônio histórico?
Carta na íntegra.

Continue lendo

Ainda sem solução

A polícia ainda não conseguiu solucionar o assassinato de Tiago Franchini, 21 anos, morto na madrugada de ontem. Sua morte também é um marco: os homicídios de 2007, até agora, superam os registrados ano passado.
Acredita-se que alguns flanelinhas que atuam na região do Aquaticu´s, de onde o rapaz saiu às 2h59, devem ter visto algo que possa ajudar na investigação. Só que ontem eles não foram ao local, pois, acredite, há rodízio de guardadores de carros ali; hoje à noite a polícia vai ouvi-los.
A história "não fecha", mas está praticamente descartada a hipótese de crime passional. Ontem foi ouvido o casal que teve contato com a vítima (a mulher teria se insinuado para o rapaz como forma de provocar o marido).
Gente experiente da área acredita que foi mesmo latrocínio, apesar da rapidez (às 3h01 o carro de Tiago estava perfurado por três disparos): a arma .38 foi roubada há algumas semanas de dentro de um carro, nas proximidades da delegacia, e pela região da boate costumam agir marginais que moram nas redondezas. Acredita-se que a vítima tentou reagir e foi morta de forma cruel: três tiros na cabeça.

Continue lendo

Vida particular

De Diogo Mainardi:

Lula tem direito a uma vida particular? Renan Calheiros tem direito a uma vida particular? Algum político tem direito a uma vida particular?
Leia mais.

Continue lendo

Final de semana

Trecho do editorial da Veja desta semana:

Há menos de dois anos, Veja publicou uma reportagem contando que Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão mais velho do presidente da República, se oferecia no mercado como facilitador de negócios junto a órgãos do governo federal. Embora calçada em documentos obtidos ao cabo de rigorosa apuração jornalística, a reportagem foi rebatida não com argumentos, mas com as acusações de praxe de encarnar “o preconceito das elites” contra o governo petista. Pois, passados vinte meses da publicação da reportagem, a Polícia Federal vem de indiciar Vavá pelos mesmos motivos apontados por Veja “tráfico de influência junto ao Executivo pela venda de favores a empresários”. Com a agravante de que aparentemente Vavá estendera os serviços ofertados para além das atividades empresariais legais, rumo ao submundo dos jogos de azar.


De Millôr Fernandes, na mesma revista:

Exemplo inútil
Santos Dumont, penitente e amargurado, dizem também que se suicidou quando teve consciência do que faziam com a pacífica aviação que ele ajudara a inventar. Até hoje nenhum diretor de TV tomou a mesma atitude apesar da utilização que se deu ao maravilhoso invento.

Continue lendo

Sol nasce com nova técnica reprodutiva

Está na Folha de Londrina, matéria de Silvana Leão:

O dia 8 de junho de 2007 entrou para a história da medicina reprodutiva. Ontem, às 11h43, nasceu em Maringá o primeiro bebê gerado a partir da técnica de vitrificação de óvulo, descoberta pela equipe do médico e pesquisador Carlos Gilberto Almodin. A técnica é pesquisada há oito anos, teve o protocolo lançado em outubro do ano passado, e deu o primeiro fruto com o nascimento de Sol, uma garotinha tranquila que pesou 2 quilos e 840 gramas. Os pais, Fathia Abderlrahman Mohamed e Mohamed Hamdan vieram do Sudão há 12 anos, e há 18 tentavam ter o primeiro filho.
Leia mais.

Continue lendo

Mandando ver

O deputado federal Ricardo Barros (PP) está fazendo de tudo para colocar o irmão Silvio II no PMDB. Isso o deixaria em situação especialíssima nas eleições do ano que vem.
As peças de seu tabuleiro político começam a ser dispostas para que, em 2008, ele não perca a prefeitura. Além de Bravin - com quem está tendo cuidados especiais, inclusive, oferecendo, ahan!, estímulos - ele planeja colocar Walter Guerlles no DEM, para impedir um eventual crescimento de Marly Martin.

Continue lendo

UTI da Santa Casa

De Verdelírio Barbosa:

Cancelamento
Ontem, o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Cláudio Xavier, e o deputado estadual Dr. Batista, do PMDN, deveriam fazer a entrega de recursos e benefícios para a Santa Casa de Saúde de Maringá. Em razão de problemas de doença na família do secretário a solenidade foi cancelada, devendo ser marcada para uma outra data.
Coluna completa.

Continue lendo

8.6.07

Falta de sinalização

Da coluna Francês Press:

Deficiência de sinalização
O pessoal que transita no trecho Maringá-Paiçandu que está sendo duplicado, é penalizado até com as obras por tanto tempo reivindicadas. É que se antes os acidentes ocorriam por falta de duplicação, hoje ocorrem por falta de sinalização eficiente das obras, desde o seu início. É difícil ou falta competência à empresa que realiza a obra?
Coluna completa.

Continue lendo

Polícia carioca prende Magno Ribeiro

Ex-dono do Studio Quality e da Cidade FM, Wittembergue Magno Ribeiro, de 42 anos, foi preso pela na madrugada de hoje numa churrascaria de São Conrado, na Zona Sul do Rio. Os irmãos Welson, Walmir, Wandembegne e Wilkerson estão sendo procurados pela polícia porque, além de serem usados como “laranjas” por Wittembergue, teriam sido cúmplices nos golpes, que passariam dos R$ 4 milhões. Os 21 denunciados vão responder por estelionato (sete vezes), falsidade ideológica (34 vezes) e formação de quadrilha. O pedido de prisão preventiva do grupo já está com Justiça, mas, segundo o Ministério Público, existem outros integrantes que não conseguiram ser identificados na investigação. Leia extensa mportasl G1, da Globo, com vídeo mostrando a prisão de Magno Ribeiro.
A polícia acredita que com a divulgação da prisão novas denúncias deverão aparecer contra os "W". Magno é muito conhecido em Maringá, onde também mexeu com jornal imobiliário nos anos 80 e, mais recentemente, um estúdio de gravação.

Continue lendo

Passamento

Faleceu hoje Sandra Maria Camargo Gabardo, esposa do meu tio Nicanor Rigon. Está sendo velada no Prever e será sepultada amanhã.

Continue lendo

Comunicação eficiente

Quando comecei a trabalhar na Cultura AM, Maria Cristina Hashimoto auxiliava a parte administrativa da emissora. Descobriram nela, anos depois, uma grande comunicadora - e sertaneja. Tentou ser vereador, chegou perto, desiludiu-se com política. O programa sertanejo que comanda é um barato, sempre que posso escuto. Hoje ela ensinou a receita de rosca doce. Aí, foi inevitável ouvi-la dizer às suas ouvintes:
- Se você quer agradar seu marido, seu namorado, dê a rosca pra ele no Dia dos Namorados...

Continue lendo

Terror

O trânsito central de Maringá continua como sempre: um caos.

Continue lendo

A coisa fede

Um dos passageiros do ônibus assaltado ontem em Mauá da Serra (post abaixo) reconheceu dois dos assaltantes consultando as fotografias mantidas em arquivo pela polícia.
Uma passageira, que saiu de Maringá, viu a foto de um marginal num livro e a de outro, em outro livro. O policial que estava acompanhando o reconhecimento disse que os dois são irmãos e que estavam - ou deveriam estar - presos em Mauá. Foram conferir e os dois estavam lá, presos.
Como conseguiram sair para fazer o assalto e retornar a tempo de ter um álibi?

Continue lendo

Cena de insegurança

Um ônibus da Brasil Sul que saiu de Maringá com destino a Porto Alegre foi assaltado na noite de ontem, nas proximidades de Mauá da Serra. O veículo parou depois de ter sido alvejado. Cinco homens invadiram o ônibus e mantiveram os passageiros sob a mira de revólveres, enquanto levavam seus pertences.
No posto da Polícia Rodoviária Estadual os passageiros ouviram que este já é o quarto assalto semelhante nos últimos dias, naquela região.

Continue lendo

Assunto do dia

A morte de Tiago, filho da secretária municipal Sandra Franchini que estudava Medicina em Blumenau (SC) e residia em Londrina, traz a violência como o assunto do dia em Maringá. A CBN fez matéria (aqui).
A secretária estava no Mato Grosso, num velório.

Continue lendo

Nova tarifa

A tarifa do transporte coletivo urbano em Maringá subirá de R$ 1,70 para R$ 1,85, a partir de domingo, informaram os três jornais da cidade, ontem. Parece que, mantendo a esquisita tradição, quem pagar em dinheiro morrerá com mais de R$ 2,00. No site da prefeitura não há informações a respeito.

Continue lendo

A política como traição

A) Trecho inicial do artigo de Andrés Ortega em El País, via ex-blog do Cesar Maia:

1. Nenhuma outra atividade, como a política, no sentido da luta pelo poder, implica tanta disposição a trair os mentores que se apresentam como companheiros ou amigos.
2. Maquiavel situou a traição dentro da “virtú” política, que pouco tem a ver com a moral e com o ódio.
3. A traição pode plasmar a dialética hegeliana (só que sem a idéia de progresso) na qual se nega o anterior : não se trai para ser igual ao traído. Isso explica que alguém que estava trabalhando com seu predecessor acabe sendo muito diferente ao chegar à cúspide.
4. Para ser traidor deve se ter resistência. As traições ocorrem dentro de uma mesma família (política). Não se trata de se passar ao inimigo, mas de trair o amigo, o companheiro, dentro do próprio grupo. Os desdobramentos nem sempre são pacíficos.

B) Início de legislatura em 1937. Churchill - já deputado veterano - degustava seu charuto, aguardando a primeira sessão. Senta-se a seu lado um jovem e estreante deputado, e puxa conversa, apontando para a bancada da frente, simétrica, dos deputados do outro partido, e diz. - É deputado... ali na frente estão os nossos inimigos. Churchill reagiu de bate-pronto: - Inimigos, não. Ali estão os nossos adversários. Nossos inimigos estão aqui atrás.

Continue lendo

Nova condenação



A reportagem foi ao ar ontem, na RPC/Globo, e informa que o ex-prefeito Jairo Gianoto, o ex-secretárioPaulicchi e o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Enes, terão que devolver R$ 186 mil ao Funrebom, além de uma salgada multa.

Continue lendo

Em Maringá

Esteve em Maringá realizando cirurgia o médico Antônio Loyola, cirurgião especialista em quadril, professor da Universidade Federal e preceptor de residência médica no Hospital XV Fraturas, em pacientes do Santa Rita Saúde.

Continue lendo

Entrega em domicílio

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Saindo do centro de Maringá, subindo a avenida Brasil, Dezenove de Dezembro, Mandacaru, avenida das Palmeiras, Conjunto Herman Moraes de Barros... pronto, o colchão chegou e o frete é por nossa conta.

(Fotos Mosca Branca)

Continue lendo

Lula já empata em viagens com FHC

De Eduardo Scolese, na Folha de S. Paulo:

Em quatro anos e cinco meses de governo, presidente foi a 115 destinos, o mesmo número do antecessor em oito anos. Até agora, Lula passou 218 dias fora do Brasil ou em deslocamentos ao exterior, o equivalente a 13,49% do tempo que está no governo
Leia mais (para assinantes).

Continue lendo

Ocorrências policiais

Em meio às muitas ocorrências de furto, e de mais um cadáver de jovem (que descobriu-se tratar de Tiago Franchini da Costa, 21 anos, filho da secretária de Assistência Social, Sandra Franchini, informa Ronaldo Nezo) encontrado na zona rural, destacou duas do boletim da PM:

  • Às 1h28, no Conjunto Requião, um motorista da TCCC foi assaltado por três homens que levaram um cartão de transporte coletivo e R$ 10,00.
  • Às 15h, a PM prendeu Fernando O., de 19 anos, por ter agredido o árbitro de futebol durante jogo no Estádio Willie Davids.

Continue lendo

Cidadania benemérita

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Padre Julinho e Valter Viana (PHS) ao lado do professor, pesquisador e escritor Luiz Alexandre Solano Rossi, que recebeu no último dia 24 o título de cidadania benemérita da cidade.

Continue lendo

Feira de arte indígena

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Associação Indigenista de Maringá (Assindi) promove amanhã sua Primeira Feira de Arte Indígena Kaingang e Guarani, no Super Muffato, com a presença do grupo de dança guarani Nhandewa. As apresentações acontecerão às 11h30 e 14h. Peças estarâo à venda no local.

Continue lendo

Estreita amizade

De Cláudio Humberto:

Na corte do rei Lula
Apontado como chefe da máfia dos caça-níqueis, o ex-deputado pelo Paraná Nilton Cézar Servo mantinha estreita amizade com o compadre de Lula, Dario Morelli. No aniversário de Nilton, em maio de 2006, Morelli foi a Campo Grande (MS) prestigiar a festa. O evento, que ganhou as colunas sociais da capital, contou com outro amigo do presidente, o empresário e ex-deputado Walter Sâmara, na casa de quem Lula se hospedou em 2002.

Pensando bem...
...nunca antes na história "dessepaís" se viu tantos parentes, amigos, compadres, churrasqueiros e afins do presidente envolvidos em falcatruas.

Continue lendo

7.6.07

Quarteto

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Roberto Sala, Edson Burzega Guitti, Henri Junior e o visitante Marcos Bergamasco (fotógrafo do TJ do Mato Grosso), hoje à tarde no CBT.

Continue lendo

Questões da criança e do adolescente

Torço para que os novos integrantes do Conselho Tutelar de Maringá (gestão 2007/2010) ajam contra os pais que exploram crianças vendendo CDs e DVDs piratas pelas ruas de Maringá - especialmente pelos bares da cidade. A venda acontece normalmente à noite, em locais que vendem bebida alcoólica - sem contar a exploração da mão-de-obra infantil, há o fato de venderem produtos ilegais e originados no crime.
Também gostaria de saber se o Conselho Municipal dso Direitos da Criança e do Adolescente vai formalizar queixa contra a prefeitura e contra o governo do Estado por estarem construindo um estabelecimento para menores infratores numa região proibida - na área do aeroporto regional. O CMDCA vai proteger o direito dos menores de terem a audição preservada?

Continue lendo

Leitura

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Tattá Cabral lamentava hoje à tarde ainda não ter lido o livro Roberto Carlos em Detalhes. Todos concordamos, no CBT, que o Rei é boa gente, mas exagerado e autoritário quando briga contra os que escrevem dele.
Tenho em casa uma relíquia, O Rei e Eu, do seu ex-mordomo Nicholas Mariano. O livro de Paulo Cesar de Araújo tenho em PDF, o que prova a utilidade da internet. Agora Paulo Mathias, que deve se submeter a uma cirurgia cardíaca nesta sexta-feira, passa uma temporada hospitalar lendo o livro quente mesmo.

(Foto Jorge Villalobos)

Continue lendo

Planejamento familiar

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Tio do prefeito Silvio Barros II, Peter Christopher Bueno Netto (dono da primeira empresa de táxci aéreo de Maringá), elogia em artigo o governo Lula pela adoção de uma política de planejamento familiar.
"É com atraso de quarenta e três anos. Esta política permitirá usar o estado para se beneficiar da laqueadura, da vasectomia, dos ensinamentos de como evitar concepções indesejáveis e de como engravidar quando desejado. Fornecerá cartela de anticoncepcionais a R$ 0,30 a R$ 0,40 a cartela. Finalmente os despossuidos podem também ter acesso ao planejamento familiar estatal", escreve.
Artigo completo.

Continue lendo

Sobre viajantes

A propósito de Manoel Firmino, ex-técnico da seleção maringaense de futsal, ele foi vendedor autônomo junto com meu pai. Hoje ele me contou que o Grego, pai de Ulisses Maia, também fazia parte da turma.
Seu Manoel gosta de contar o que levou a turma de vendedores a apelidar meu pai, em meados dos anos 70. Seu José Rigon - que a vida inteira praticamente só trabalhou nas Casas Catarinense e na Alô Brasil - era muito brincalhão, e os vendedores costumavam almoçar no mesmo restaurante, para baratear os custos. À mesa, ele fazia sumir garfos e facas e entortava alguns talheres, uma bagunça. Virou Uri Geller.

Continue lendo

Limite bancário

Quando a moça do banco começa a lhe chamar pelo nome é sinal de que a coisa está complicada. Ou será o programa na televisão, que dá visibilidade? Não sei.
Só sei que gostei da piadinha do seu Manoel Firmino, da Taberna Portuguesa, que há tempos não renovava o estoque de chistes. Diz ele que o gerente do banco telefonou para avisar que aumentou seu limite.
- Pra quanto foi?
- Agora seu limite pra passar longe do banco é de 1.500 metros...

Continue lendo

Um absurdo

Veja como funcionam as coisas em Maringá: a cidade espera sinal verde do BID para empregar milhões na mudança do sistema viário sem que, para a confecção do projeto, tenha se ouvido a Secretaria dos Transportes.
Ora, ora. Pretendem fazer uma mudança radical na avenida Brasil - Maringá pode deixar de ser conhecida como a cidade das avenidas largas - sem que se tenha ouvido a Setran. É um absurdo. Mais um, aliás, para a coleção.

Continue lendo

Televisão

Fui o entrevistado de ontem à noite do programa de Eliel Diniz, na RTV Canal 10. A repercussão do programa é impressionante. Pra variar, eu estava nervoso e o celular tocou no meio da entrevista. Mas foi bom e até seu Antenor Sanches gostou.
No sábado a overdose continua: estarei ao lado de Verdelírio Barbosa no Pensando com a Gente, apresentado por Paulo Azevedo, na mesma emissora, das 17h às 17h45 e das 23h às 23h45.

Continue lendo

Rapidinha

De um petista de grosso calibre, sobre a possibilidade de o prefeito Silvio Barros II ingressar no PMDB, após rápida análise:

- Só se tiver sublegenda, pois o Edmar Arruda já está lá representando a família.

Continue lendo

Xeque-mate

De Janio de Freitas:

Falar ao telefone com um amigo ou conhecido sem saber de seus envolvimentos irregulares pode acontecer a qualquer um, e não é, por si só, comprometedor em nenhum sentido. A inclusão pública de Genival Inácio da Silva no escândalo exigia algo além de um telefonema que, afinal de contas, ficou parecendo menos utilizado para ligar dois amigos do que, depois, para conectar o presidente da República a uma situação embaraçosa.
O desemprego já está tão integrado ao espírito brasileiro que pedidos de emprego comprometem o destinatário com a polícia? Por mim, sei que Paulo Maluf tem ministro no governo, Fernando Collor idem, outros ainda mais, e no entanto não sei que o tal Genival Inácio da Silva tenha empregado sequer uma faxineira. Mas, se empregou, é quase certo que tenha feito muito bem. Melhor do que o irmão presidente, comparados os poderes e promessas de um e de outro.
Leia mais (para assinantes).

Continue lendo

Vendedor de favores

Vavá, irmão do presidente Lula, recebia de R$ 2 a R$ 3 mil de Nilton Servo, mas não conseguia atender aos pedidos feitos pelo esquema de jogatina. Está na Folha de S. Paulo (para assinantes).

Continue lendo

Breve em cartaz

O Carlão especula que as instalações do Cine Horizonte, na avenida Riachuelo, devem dar lugar a mais uma unidade do São Francisco.
No caso, o supermercado e não o filme sobre a vida do santo.

Continue lendo

6.6.07

Tem mais

Depois das gravatas, Henry Sobel é suspeito de ter furtado cachecol e camisa nos Estados Unidos. Detalhes.

Continue lendo

Suspensão

Onaireves Rolim de Moura, presidente da Federação Paranaense de Futebol, foi suspenso por 6 anos e dois meses. Aqui.

Continue lendo

Filie-se, seja atuante

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O texto acima é um cabeçalho que acompanha, a partir de hoje, os emails enviados por Christopher Peter Bueno Netto, que chegou a Maringá em 1947, é tio do prefeito Silvio Barros II e que por duas vezes foi candidato a deputado:

Concidadão - A lei reza: Só os partidos políticos, em suas convenções, podem indicar candidatos à votação popular, para preencher cargos eletivos (aqueles que mandam na nação).
Estou certo que você é um cidadão angustiado com a torpeza dos nossos políticos e que, se apercebendo como poderá atuar, para mudar esta situação, agirá imediatamente.
Você poderá ter o poder de millhares de votos se votar nas convenções partidárias porque você estará apoiando bons candidatos e barrando maus. Se só bons candidatos forem oferecidos ao voto popular, automaticamente teremos bons governantes. Daí seu poder. Pense nisto. Se for muito difícil, escolha o Partido Verde. Este quer cuidar, inclusive de toda sua descendência. Se não o Verde, escolha outro, mas filie-se, seja atuante. Permita que seus coestadanos só tenham candidatos bons em quem votar. Você pode fazer isto.

Continue lendo

Novo imortal

De Verdelírio Barbosa:

Imortal
Paulista da cidade de Assis, o jornalista, escritor, publicitário, empresário e produtor rural, Rogério Recco foi eleito para ocupar uma cadeira na Academia de Letras de Maringá, que é presida por Antonio Facci.
Coluna completa.

Continue lendo

Sem os devidos cuidados

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Já há alguns dias que funcionários do município estão fazendo uso de herbicidas para controle do mato que cresce a cada chuva em Maringá. Hoje à tarde por exemplo estavam trabalhando no Jardim Paris e também num fundo de vale que existe na baixada da avenida Alexandre Rasgulaeff.
Herbicidas são cancerígenos e levados pela chuva contamina o solo e provoca desequilíbrio ambiental. Os funcionários não fazem uso de luvas, botas e roupas impermeáveis conforme amplamente divulgado e sugerido pelos fabricantes como material indispensável para quem trabalha como tal, se fumante nestas condições a contaminação do funcionário pode ser pior.
Além disto existe uma lei municipal que proíbe o uso destas substâncias em locais públicos e urbanos.
(Texto e fotos Mosca Branca)

Continue lendo

Semelhanças

De Gilson Aguiar:

Hoje, Luis Inácio Lula da Silva tem sua família próxima a um drama getulista. Seu filho é apontado como um beneficiário do esquema Telemar, seu irmão, Vavá, acusado de envolvimento com Nilton Servo, ex-deputado, vergonhosamente por Maringá, que chefiava uma quadrilha de jogos ilegais, e foi preso em Uberlândia. Outra proximidade getulista em Lula é o envolvimento de um “compadre” Dario Morelli Filho envolvido na Operação Xeque-Mate, acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha.
Mas, apesar das semelhanças das “famílias metralhas”, o final me parece não ser o mesmo. Não teremos suicídio por parte de Lula. Uma demonstração de novos tempos ou a falta de coragem do postulante ao auto-extermínio?
Leia o post completo.

Continue lendo

Mudo o que disse

Recentemente me manifestei contra o tal Parlamento Metropolitano, alegando que o único ponto positivo poderia ser o fato de eventualmente a Câmara Municipal de Maringá aprender com a de Mandaguari como se abre uma CPI - já que esta havia aberto a do PSF.
Esta semana os vereadores de Mandaguari votaram contra a abertura de uma CPI para investigar a prefeitura, mesmo com recomendação do Tribunal de Contas. Isto me faz mudar de pensamento.
Acho que a câmara de Mandaguari, agora, está aprendendo com a de Mairngá.

Continue lendo

Cristovam Buarque em Maringá

Da coluna Francês Press:

Candidato em Maringá
O senador Cristovam Buarque (PDT) que foi candidato a presidente da República, estará dia 14 em Maringá. Vem participar de encontro, lançar a Revista Educacional e falar com educadores, sua base de apoio para nova candidatura à presidência.
COluna completa.

Continue lendo

Pedido de informações sobre o aeroporto

Está no informativo do vereador:

Através do Requerimento 1341/2007, aprovado na sessão de hoje, o vereador Mário Verri (PT) solicita ao poder Executivo o demonstrativo detalhado de todos os processos, licitados ou não, resultantes de despesas efetuadas pela empresa que administra o Aeroporto Regional de Maringá, a SBMG. Os demonstrativos solicitados referem-se aos anos de 2005 e 2006 e deverão incluir despesas com a aquisição de materiais, serviços e obras, bem como os contratos de locação firmados com todos os prestadores de serviços ligados ao espaço do aeroporto. Segundo Verri, a solicitação deve ser vista como uma praxe, um pedido normal com intenção fiscalizadora.

Continue lendo

Procura-se

Paga-se razoavelmente por uma foto da campanha de 2002 em que apareça um outdoor mostrando uma dobradinha: Aldi Mertz (federal, PDT, 9.922 votos) e Nilton Servo (estadual, PDT, 12.010 votos).

Continue lendo

Big Brother geral...

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Olha quem o Mosca Branca flagrou, correndo, antes que o banco fechasse e não desse pra pagar as prestações atrasadas...

Continue lendo

Boa notícia

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O destaque é da CartaCapital: Coca-Cola e Cargill estudam usar a Stevia rebaudiana, de onde é extraído poderoso adoçante natural.
É Maringá nas paradas.

Continue lendo

APMG tem novo comandante

O coronel Joacyr José da Silva assumiu hoje o comando da Academia Policial Militar do Guatupê, em Curitiba. Ele já trabalhou no 4o BPM de Maringá. Detalhes.

Continue lendo

Publicidade

A Aires Comunicação, de Maringá, contratou novos profissionais: Patrícia Claro (ex-Exclam Norte), para o atendimento; André Azevedo, para o cargo de diretor de criação; Wesley Binatti, arte finalista; e Ariane Fabreti, redatora. Aqui.

Continue lendo

Aos navegantes

Dei uma travada nos comentários de dois posts, que acabaram retirados durante parte da tarde de hoje. Há razões que não gostaria de explicar. Espero que compreendam.

Continue lendo

Música

Dia 9, a partir das 20h, tem Barulho no Teatro Barracão/Banestado. Tikinho, Adorart, 12 Tribos e Attitude farão o som. O ingresso custa R$ 3,00.

Continue lendo

Como se tornar deputado sem fazer muita força

No primeiro dia da Operação Xeque-Mate divulgou-se que Nilton Cezar Servo era ex-deputado federal; a informação foi corrigida hoje na maioria dos jornais: ele foi deputado estadual, por poucos meses.
O outro personagem da história está morto, o ex-deputado José Alves, eleito pelo PDT. Alves contou a amigos que foi abordado por Nilton dentro de seu gabinete, na Assembléia Legislativa, em Curitiba. Ele havia tido problemas na área cafeeira e precisava de imunidade. José Alves, que elegeu-se na esteira do sucesso como animador sertanejo, negou-se a sair para que Servo pudesse assumir a vaga.
Graças a um revólver, foi convencido a se ausentar quatro meses para tratamento de problema de saúde que nunca existiu.

Continue lendo

Recursos estaduais

Maringá recebeu este ano R$ 16.237.927,35 do governo estadual, recursos provenientes do IPVA.
Curitiba recebeu R$ 111.641.251,93 e Londrina, R$ 20.765.132,59.

Continue lendo

Recursos federais

Neste ano, Maringá mantém-se como a terceira cidade paranaense que mais recebeu recursos do governo federal. As cinco primeiras:
Curitiba, R$ 239.216.487,98; Londrina, R$ 52.094.110,53; Maringá, R$ 33.924.920,88; Foz do Iguaçu, R$ 27.443.403,30; e Ponta Grossa, R$ 16.910.948,61.

Continue lendo

Trabalho policial

Mais duas quadrilhas de tráfico e contrabando foram desmanteladas no Paraná.
Aqui.

Continue lendo

Terraplenagem

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Trabalhos de terraplenagem em cinco níveis na área que se transformará no Parque do Japão, um complexo turístico, cultural e esportivo.

(Foto Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Sobre árvores

De Marcos Capellazzi, em artigo publicado em O Diário:

Acredito (...) que a maioria das pessoas acha as árvores bonitas, maravilhosas e que sua sombra e beleza representam uma benção de Deus. Mas boa parte prefere que a árvore seja bela e frondosa defronte a casa do vizinho - desde que ele varra a calçada e as folhas não caiam no seu quintal.
Artigo completo.

Continue lendo

Indiciado

O empresário matogrossense Jamil Name foi indiciado por manter jogos de azar. Seu filho foi preso na segunda-feira na Operação Xeque-Mate. Detalhes.

Continue lendo

Prática

A Comissão de Ética dos Senado abriu processo contra o presidente Renan Calheiros, acusado de ter suas contas particulares pagas pelo lobista da Construtora Mendes Junior.
Um parente de senador me contou certa feita sobre um político da região que, desde que entrou para a vida pública, teria as contras de água, luz e telefone pagas por duas empresas.

Continue lendo

Destino incerto

Diretor do Procon, Valdir Pignata (PP) acredita que o prefeito Silvio Barros II acabará no comando do PMDB maringaense.
Já a vereadora tucana Márcia Socreppa, em seu último retorno de Curitiba, está convencida de que Silvio II assumirá mesmo é o PSDB.

Continue lendo

Sepultamento

Será às 17 horas de hoje, no cemitério municipal, o sepultamento de dona Maria José Gonçalves da Silva, 78 anos, falecida ontem em Maringá. Ela é mãe do radialista Geraldo Irineu, presidente da Associação Maringaense de Imprensa.

Continue lendo

Quanto custa

A prefeitura de Maringá paga mais de R$ 90,00 por árvore cortada por empresas contratadas por ela - como a Líder, a mais conhecida. A empresa ainda fica com a madeira, que vende a R$ 45,00 a tonelada.
Atualizando - A empresa diz que os custos são elevados.

Continue lendo

Ivete Sangalo em Umuarama

A Sociedade Rural de Umuarama certou com a cantora Ivete Sangalo um show no dia 5 de outubro, no parque de exposições. O cachê é de R4 300 mil.
A informação é do bem informado Italo, no Umurama Ilustrado.

Continue lendo

Folha destaca proximidade de Servo e Lula

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A Folha de S. Paulo traz a foto da prisão de Nilton Servo, ontem à tarde em Uberlândia, e a reportagem o coloca como chefe do esquema. O texto traz uma declaração dele feita em 2004: "Sou amigo de Lula, presidente não tem amigos". Há uma foto dos dois juntos e uma entrevista inédita. Trecho dela:

Folha - Fale mais de seu relacionamento com Lula.
Servo -
Tive o prazer de freqüentar a chácara do Lula [em SP]. Já comi coelho com ele. Estive lá três ou quatro vezes.

Folha - O que levou o presidente, na opinião do sr., a tomar essa decisão contra os bingos?
Servo -
Veja bem. Quando tivemos um problema no Paraná, em maio do ano passado [2003], o meu filho me ligou. Então falei com o Lula, e não com o presidente. Liguei. Disse que o Paraná estava atravessando um problema sério, 7.000 desempregados, enquanto o Brasil tinha casas de jogos funcionando.

Aqui, para asssinantes da Folha.

(Foto Muriel Gomes/Correio de Uberlândia)

Continue lendo

Prisões e chácara em Maringá

O Estado do Paraná informa o nome do terceiro detido na Operação Xeque-Mate, no Paraná, além de Nilton Cezar Servo Segundo (em Curitiba) e Paulo do Carmo Sgrinholi (em Umuarama): Adriano Jurado, preso em Maringá. Ex-investigador do Garra de São Paulo, ele é advogado. O esquema arrecada R$ 45 mil por dia.
Já o Campo Grande News informa que o advogado Eldes Rodrigues desconhece se Nilton Cezar Servo (PSB) visitou Lula em Brasília na residência oficial ou em São Bernardo. "Consta que o presidente, ainda candidato, teria estado em uma chácara em Maringá para um evento na qual estavam também o empresário e Dário Morelli", diz o texto.

Continue lendo

A composição

Agora não é mais segredo. Esta é a composição da Comissão Municipal do Patrimônio Histórico de Maringá, cuja maioria - pertencente aos quadros da prefeitura municipal - decidiu que o prédio da antiga estação rodoviária municipal não tem importância histórica e deve ser colocado na chon: José Henrique Rolo (UEM), Francisco Peralta (UEM), Cesar Godoy (Cesumar), Aníbal Verri (Aeam), Walter Progiante, Flor Duarte, Ana Paula Pires, Veroni Friedrich, Sueli Gonçalves, Areli da Silva Correa e Inako Kubota.

Continue lendo

5.6.07

No CH

De Cláudio Humberto:

Alô, alô
O ex-deputado do Paraná Nilton César Servo, preso pela Operação Xeque-Mate, acusado de chefiar a máfia dos caça-níqueis, gabava-se de ser amigo de Lula (até mostrava os supostos números do presidente, em seu celular).

Continue lendo

Divisórias e encadernação

A Câmara Municipal de Maringá contratou a Castro Comércio de Divisórias para fornecimento, instalação e readequação de divisórias, até o final do ano, por R$ 14.400,00.
O prédio tinha instalações, com divisórias, para 21 vereadores. Hoje, são 15.
O Legislativo também contratou serviços de encadernação de documentos junto à Carimbos e Encadernadora Atlântica, por R$ 5.100,00.

Continue lendo

Prisão por pensão alimentícia

O empresário Joaquim Carlos Negri foi conduzido hoje à delegacia de polícia de Maringá, por determinação do juízo da 2a Vara de Família. O mandado de prisão deu-se por não pagamento de pensão alimentícia à sua filha de 12 anos de idade. Ele foi liberado posteriormente, com a quitação de parte do débito.
Negri foi subdelegado do Ministério do Trabalho na cidade e assessor, durante anos, do deputado federal Ricardo Barros (PP). O parlamentar inclusive foi acionado para intervir na liberação do ex-assessor, conhecido como dono da Líder, empresa especializada na terceirização de recursos humanos e serviços, e que, contratada pela prefeitura, realiza a maior parte do corte de árvores da cidade.
Sem citar nomes, o blog já havia noticiado em março último a possibilidade da prisão e da expedição do mandato, sábado passado.

Continue lendo

Tais brincando?!

Palestra sobre drogas em uma escola primária:
- Boa tarde. Vocês são crianças ainda, mas já devem ter visto exemplos de como as drogas fazem mal. Quem conhece alguém que tenha problemas com drogas?
Joãozinho levanta o braço e diz:
- Eu conheço. Meu vizinho tem problemas com drogas. Ele tem um Fiat 147 e uma Elba na garagem….
Coluna completa.

Continue lendo

Audiência pública do Parque do Japão

De Verdelírio Barbosa:

Audiência Pública
Na quarta-feira que vem, dia 13, vai acontecer Audiência Pública, às 19 horas na Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos. Será para a apresentação do Projeto do Parque do Japão.
Coluna completa.

Continue lendo

O "mas" de Lula

A obra neoconcetra é de um poeta mineiro que prefere ficar no anonimato, informa Ancelmo Gois:

Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Waldomiro
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de José Dirceu
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Delubio
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Gushiken
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Palocci
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Freud
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Bargas
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Silas
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Jader
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Newtão
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Quércia
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Renan
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Vavá
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de Morelli
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de...
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de...
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de...
Lula elogia ação da PF, mas não acredita na culpa de... Lula.

Continue lendo

Procon muda de endereço

O Procon de Maringá vai mudar de endereço. Será a quarta vez desde que foi instalado.
Nas próximas semanas ele deixará as instalações da rua Santos Dumont e irá para um prédio com melhores e maior acomodações na rua Arthur Thomas.

Continue lendo

Frescura

Da coluna Francês Press:

Jogo a mais...
Em um país que tem jogo do bicho à vontade, carteado, raspinhas, Lotomania, MegaSena, Dupla Sena, Quina, Loteria Federal, loterias estaduais e muitos outros jogos, é uma frescura ficar correndo atrás de bingos e máquinas caça-níqueis.
Coluna completa.

Continue lendo

Ex-fumante

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O professor Paulo Mathias, ex-secretário de Saúde de Maringá, vai passar por cirurgia cardíaca na próxima quinta-feira. Mathias - que, na foto de Jorge Villalobos, aparece no leito do Hospital Paraná - já assumiu um compromisso perante familiares e amigos: parou de fumar!

Continue lendo

Passamento

Faleceu agora há pouco a senhora Maria José Gonçalves, 78 anos, mãe do radialista Geraldo Irineu, presidente da Associação Maringense de Imprensa. Ela estava internada havia mais de 10 dias, no Hospital Santa Rita.
O corpo será velado no Prever e o sepultamento deve acontecer amanhã.

Continue lendo

Pergunta

Quem tem culpa no cartório?

Continue lendo

Após 45 dias, exonerados podem ter documentos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os 28 servidores públicos exonerados pelo prefeito Silvio Barros II foram recebidos hoje à tarde no paço municipal pelo presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Rogel Barbosa, que é advogado da Procuradoria Geral do município. Além de se prometer verbalmente, a pedido da presidente do sindicato, Ana Pagamunici, ele acabou assinando um documento comprometendo-se a entregar até amanhã à tarde cópia dos processos administrativos referentes às demissões. Os documentos haviam sido solicitados há 45 dias, para que os demitidos pudessem recorrer da decisão do prefeito.
"A retenção dos documentos dificulta o ingresso da ação judicial por parte dos servidores para questionar judicialmente as demissões. Fatos como esse permearam todo o processo administrativo e demonstram dificuldades criadas pela administração para que os servidores demitidos possam exercer o direito à defesa", acrescentou nota do Sismmar.

Continue lendo

Verba indenizatória é suspensa

Atendendo ação popular, uma juíza de Brasília determinou a suspensão do pagamento da verba indenizatória de R$ 15 mil para deputados federais e senadores.
Aqui.

Continue lendo

PF prende Nilton Servo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Nilton Cezar Servo e seu filho Vitor Emanuel foram presos hoje à tarde pela Polícia Federal, em Minas Gerais. Eles estão sendo encaminhados à PF de Campo Grande.
Detalhes.
Atualizado - O Globo o aponta como chefe da máfia dos caça-níqueis.

(Foto: Campo Grande News)

Continue lendo

Ney Braga

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupin (PDT), com o vereador Altamir dos Santos (PR), visita o posto de saúde do Conjunto Ney Braga, onde a farmácia agora funcipna em novo horário.

(Foto Ricardo Lopes/PMM)

Continue lendo

Para informar

O acesso ao blog pelo endereço www.angelorigon.com.br está temporariamente desativado (falaram-me que eram R$ 30,00 anuais e estão me cobrando R$ 50,00). E, sem querer, passei um limpador no meu PC e junto foram alguns comentários que não tinham ido ao ar.

Continue lendo

Asfalto

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Neste fotolog, reclamação sobre a qualidade do reperfilamento.

Continue lendo

Diferença

Saiu concurso das prefeituras de Maringá e Cianorte (aqui). Entre as vagas, chama a atenção as de médico ortopedista: Maringá paga em torno de 1.600,00 + 25% de gratificação por produtividade para uma jornada de 20 horas, enquanto Cianorte paga mais de R$ 7 mil para uma jornada de 40 horas.
Talvez não seja à toa que a ortopedia é um dos setores mais complicados no sistema de saúde de Maringá.

Continue lendo

Contagem

Na última segunda-feira fez 60 dias que o maringaense Wilson de Matos Silva é senador da República.
Faltam, portanto, mais dois meses para o joelho do titular Álvaro Dias sarar.

Continue lendo

Corrida no São Silvestre

Corredores, preparai-vos para enfrentar o frio: no próximo dia 17, domingo, a partir das 10h (depois da missa), acontece a Prova Rústica São Silvestre de Inverno, na Paróquia São Silvestre, que está comemorando 13 anos. Haverá duas categorias: adolescentes, de 14 a 16, e adultos. Troféus e medalhas serão distribuídos aos melhores colocados.
O domingo ainda terá outras atrações, como show de prêmios e procissão. No sábado haverá festival sertanejo.

Continue lendo

Afastado

O superintendente da Copel em Maringá, Antonio Américo Gaion (que em janeiro passou a substituir Edson Sardeto), está temporariamente afastado do cargo.
O afastamento acontece em razão de uma sindicância interna. Acredita-se que ele retorne ao cargo assim que o procedimento for concluído.

Continue lendo

Esperando a volta da cesta básica

Um grupo de cerca de 15 servidores da Câmara Municipal de Maringá não esconde a frustração com o fato de não mais receber cestas básicas. As cestas eram entregues até 2004, graças a uma lei do ex-vereador José Maria dos Santos, mas suspensas por causa da interpretação da mesma lei. Ela citava que não poderiam receber o benefício os ocupantes de CC, FG e os que fazem serviços extraordinários - o que a direção da casa entendeu como sendo hora extra. Como vigias, copeiras e zeladoras - que têm o menor salário do quadro de funcionários do Legislativo - acabam fazendo hora extra, perderam as cestas.
Recentemente, por iniciativa do vereador Humberto Henrique (PT), houve uma alteração na lei para que as cestas voltassem a ser entregues. A direção da casa resiste à idéia e apresentou um parecer contrário do Tribunal de Contas - só que o parecer é de 1997 e é em resposta a uma consulta feita por uma autarquia estadual. Resultado: o pessoal está na expectativa.
Eles não entendem como uma câmara que gasta milhares de reais comprando carro de luxo resiste na hora de conceder cesta básica para os que menos ganham...

Continue lendo

Ulisses Maia recebe o Sismmar

Hoje às 16h o chefe de Gabinete Ulisses Maia receberá representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá e os 28 demitidos por causa da greve do funcionalismo, ano passado.
Segundo o Sismmar, entre outras questões será discutido a atraso no fornecimento das cópias dos processos administrativos por parte da prefeitura. A retenção dos documentos inviabiliza o ingresso da ação judicial questionando a decisão administrativa (demissões), o que corrobora com a ausência de oportunidade de defesa presente em todo processo administrativo.

Continue lendo

Novo endereço

Ronaldo Nezo está de casa nova, no Wordpress.

Continue lendo

Uma história

Atualizado - Em 2000, quando sua mulher perdeu as eleições para a prefeitura de Nova Esperança, Nilton Servo foi para a frente do fórum da cidade e passou a atacar o juiz eleitoral da cidade, fazendo inclusive ameaças. O juiz mandou prendê-lo, por causa do forféu. Deu um trabalho, mas a polícia cumpriu o pedido. Servo foi transferido posteriormente para a delegacia de Maringá.
O juiz chama-se Airton Vargas da Silva, hoje responsável pela segunda Vara Cível de Maringá.

Continue lendo

Procon que dá dinheiro

Coisa feia em Umuarama, a prisão do diretor do Procon acusado de extorsão. Foi manchete do Umuarama Ilustrado. Rogério Pinto Pereira foi preso com R$ 3 mil em notas de R$ 50,00 no bolso e, dentro do carro, tinha mais R$ 6,5 mil em cash.

Continue lendo

Horário

Em Paranavaí, comerciantes querem mudar a Lei Seca que está em vigor. Durante a semana os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas fecham às 23h; eles querem mudar para as 2 horas.
A informação é do Diário do Noroeste.

Continue lendo

Ainda internado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Paulo Cezar de Freitas Mathias, ex-secretário de Saúde, permanece internado no Hospital Paraná por mais uns dias, depois de sofrer problemas cardíacos. Doutor em Ciências pela USP, ele já publicou 59 artigos em periódicos especializados e 150 trabalhos em anais de eventos, que apresentam um total de 582 citações na literatura, segundo o Science Citation Index, ISI, EUA. Participou de 24 eventos no Brasil. Orientou 15 dissertações de mestrado e co-orientou 2, orientou 8 teses de doutorado, além de ter orientado 42 trabalhos de iniciação científica e 8 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Fisiologia, Medicina e Bioquímica, segundo dados disponíveis no CNPq.
Se bem que muita gente lembra dele por ter presidido o PT e por ter sido agredido pelo ex-promotor Joel Coimbra durante um debate na TV Cidade - com imagens mostradas na Globo, à época.

Continue lendo

Velocidade

A Polícia Civil de Maringá abriu há cerca de um ano e meio inquérito para investigar a realização de bingos irregulares (sem autorização do Ministério da Fazenda) numa instituição local.
De lá para cá o principal suspeito realizou mais dois bingos e estaria prestes a realizar o terceiro.

Continue lendo

Tremendão



Quando entrevistei Erasmo Carlos me impressionei com sua altura. O Tremendão faz 66 anos hoje. O vídeo acima é cena do filme O Diamante Cor de Rosa.

Continue lendo

Memorex

Essa não é qualquer um que lembra: Nilton Servo, notícia nos jornais de hoje, socou um político maringaense numa casa noturna, no final dos anos 80.
Também foi atrás de dois donos de jornal de Maringá e de um colunista que tem um blog chamado Blog do Rigon. Qualquer hora eu conto.

Continue lendo

Duas internacionais

Do ex-blog de Cesar Maia:

  • Nenhum instituto de pesquisa na Argentina deu mais que 35% das intenções de voto para Macri, candidato a prefeito de Buenos Aires. Aliás, 35% só um e uma vez. Em geral Macri tinha um pouco menos de 30% das intenções de voto em todos os institutos. Abertas as urnas Macri obteve 45,6%. Com a palavra os institutos para explicar. Se é que dá para explicar.
  • Sobre a polêmica do aborto -dizeres de uma faixa no centro histórico da cidade do México: “Para o estuprador não haverá pena de morte como querem para o embrião?”

Continue lendo

Aventura no Chile

Do Bar do Bulga:

Em julho, estaremos embarcando para uma aventura no Chile, passando por Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Isla Negra, etc. Serão dez dias de viagem by bus, com saída de Maringá. Ao todo, seremos cerca de 45 aventureiros. Ainda há vagas.

Continue lendo

A entrevista

Trecho de uma história muito bem escrita no blog de uma garota de Criciúma:

- Você! E apontou o dedo pra mim.
- Eu sou Leticia Singer (ah, tinha que dizer o sobrenome, como se isso significasse alguma coisa), tenho 23 anos, Me formei em publicidade e propaganda no Cesumar em Maringá, meu...
- Maringá fica onde? - Interrompeu o gerente da agência que acompanhava a seleção.
- Paraná. Meu último emprego foi em uma clínica de terapias complementares, fazia o material publicitário e também o atendimento interno.
Leia mais.

Continue lendo

Sai ou não sai?

Está um comentário danado sobre a saída de Luiz Fernando Delazari da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Ele estaria sujeito a responder a ação se não sair do governo, já que há incompatibilidade com o Ministério PúblicoA saída seria anunciada hoje, na escolinha do governador Requião.
Link para acompanhar a Paraná Educativa, aqui.

Continue lendo

Vereadores decidem não abrir CPI

Por 4 votos a 3 a Câmara Municipal de Mandaguari rejeitou ontem à noite a abertura de uma CPI para apontar os responsáveis pela contratação irregular de funcionários comissionados na prefeitura e pedir a devolução do dinheiro. As irregularidades foram descobertas em 2005 e a investigação havia sido solicitada pelo Tribunal de Contas do Estado, que emitiu um parecer dando prazo de 120 dias para que o Legislativo tomasse as providências.
Votaram pelo arquivamento do caso: Alécio Bento da Silva Filho (PR), Jair Alípio Costa (PMDB), José Ricardo Deoldoto (PP) e Luiz Carlos Garcia (PPS). Votaram a favor Elídio Donizete Rodrigues (PDT), Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado (PPS) e Manoel Loureiro dos Santos (PTB).
Entretanto o resultado da votação deverá resultar num embate jurídico. O vereador Jair Alípio Costa não havia assinado a lista de presença e ausentou-se da Câmara antes que os demais requerimentos da pauta fossem votados. Ele retornou à Casa só depois que vereador Elídio Donizete Rodrigues havia invocado o Regimento Interno e solicitado a anulação do voto de Alípio. A solicitação foi acatada pelo presidente Romoaldo Pereira Velasco (DEM), o que deixa a votação empatada. Como naquela altura da sessão não era mais possível o voto de Minerva do presidente para desempatar a votação, o requerimento deverá entrar em pauta novamente nas próximas sessões. Os vereadores Alécio Bento e Jair Alípio declararam que, se necessário, vão recorrer à Justiça para fazer valer a votação de ontem. As informações são da assessoria daquele Legislativo,.

Continue lendo

Mesmo bordão

A apresentadora Márcia Goldschmidt voltará à tela da Band.
O novo programa traz um slogan conhecido - utilizado pelo radialista maringaense Geraldo Irineu: "Mexeu com você, mexeu comigo!".

Continue lendo

Alguém se lembra?

Leitor questiona:
De todas as viagens que os prefeitos de Maringá fizeram ao exterior (de JP a Silvio II) , alguém se lembra de algum benefício trazido para a cidade que foi fruto da viagem?
Alguma coisa? Qualquer coisa? Até fábrica de meias vale.

(Acrescento que um dos objetivos desta viagem de Silvio II à Alemanha, sobre o sistema de transporte urbano, foi a mesma justificativa para uma viagem realizada para lá 16 anos atrás, pelo irmão dele, quando prefeito. Daí, acho que as perguntas realmente cabem)

Continue lendo

Nilton Servo está foragido

Ex-presidente do Grêmio e ex-candidato a prefeito de Maringá (seu vice era João Cioffi), Nilton Cezar Servo está foragido. Segundo o De Brasília, a polícia investiga um suposto pagamento ao irmão de Lula, Vavá, pelo candidato derrotado a Nilton Cézar Servo (PSB-MS).
Cheguei a publicar que Nilton vivia se gabando que era amigo do presidente Lula, e costumava mostrar o telefone da casa do presidente em seu celular.

Continue lendo

Duas de política

De O Estado do Paraná:

Esticada
Luiz Nishimori, líder do PSDB na Assembléia, viajou para o Japão com Requião e ficou por lá. Deve permanecer na terra do Sol nascente até a semana que vem.

Candidatos
O PT já escalou os seus candidatos: “São João Ivo Caleffi e Ênio Verri, em Maringá; Gleisi Hoffmann, em Curitiba; Péricles Holleben, em Ponta Grossa, e Elton Welter, em Toledo”, diz André Vargas, presidente estadual da legenda.

Continue lendo

TJ é pela manutenção do nepotismo

O Tribunal de Justiça do Paraná abriu um precedente ao permitir que o prefeito de Itaguajé, que pertence à região de Maringá, possa praticar o nepotismo. Justo no estado que vinha avançando nessa área.
O Jornal do Estado, de Curitiba, fez uma reportagem a respeito e ouviu Rubens Bueno (PPS) e o promotor José Aparecido da Cruz, de Maringá, que diz: “Esta decisão está na contramão da luta contra o nepotismo. A contratação de parentes até 3º grau viola os princípios da impessoalidade e moralidade, que estão expressos nas constituições federal e estadual. Aos gestores municipais cabe apenas seguir os preceitos constitucionais. Se o Conselho da Magistratura definiu que os membros dos tribunais não podem praticar o nepotismo, como dão este precedente para um chefe de Executivo?”.

Continue lendo

4.6.07

Ex-candidata foi presa na Operação Xeque-Mate

A Operação Xeque-Mate prendeu três empresários no Paraná - em Curitiba, Umuarama e Maringá. No entanto, a lista da PF divulgada até agora traz apenas os de dois: Nilton Cezar Servo II, filho do ex-candidato a prefeito de Maringá Nilton Servo, e Paulo do Carmo Sgrinholi.
Foi presa no Mato Grosso do Sul Maria Dalva Cristina Martins, conhecido por Tuco Servo, que foi candidata a prefeita de Nova Esperança em 2000 (fez 2.303 votos, a quarta mais votada). Ela é mulher de Nilton Servo, ex-presidente do Grêmio Maringá. A relação traz ainda as prisões de Ayres Eduardo Servo Rauen (RO), José Lázaro Servo (MS) e Jamil Name Filho (MS), que tem parentes em Maringá.
A PF também realizou busca na casa de um irmão do presidente Lula, Genival Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo. Dos 77 presos, 56 são do Mato Grosso do Sul, entre eles 14 policiais civis e militares.

Continue lendo

Parando

O site NoMínimo pode deixar de ser atualizado a partir de julho próximo. Perdeu o principal patrocinador. O portal tem 24 colaboradores, entre eles Tutty Vasques, e perto de 3 milhões de visitas/mês.

Continue lendo

Cena de insegurança - complemento

De Verdelírio Barbosa:

Assalto
Ontem, na hora do almoço, uma senhora foi assaltada por um ciclista, na rua Joaquim Nabuco, defronte o Edifício Green Ville. Neste edíficio, que é chamado também de Eveready, moram grandes personalidades maringaense, como o deputado federal Ricardo Barros, a deputada estadual Cida Borghetti, os ex-deputados federais Valdomiro Megger e José Borba, o jornalista, empresário e fazendeiro Frank Silva; o fazendeiro Manoel Piveta, a ex-primeira dama Branca de Jesus Camargo Vieira, a senhora Helena Lima, viúva do saudoso deputado federal Ary de Lima, e outras personalidades.
Coluna completa.

Continue lendo

Mais uma semana

Da coluna Francês Press:

Sem TV
Internado desde a semana passada no Hospital Metropolitano, o apresentador Airton Costa (RIC TV) esperava voltar ontem para casa. Por precaução médica, devido pneumonia grave, deverá ficar mais esta semana hospitalizado.
Coluna completa.

Continue lendo

Comissão de Orçamento

A nova composição da Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados traz dois deputados paranaenses como titulares: Giacobo (PR) e Nelson Meurer (PP).
Ricardo Barros (PP) e Alex Canziani (PTB) estão na suplência.

Continue lendo

Momento musical


Lembra de Nikka Costa, On My Own? Faz 35 anos hoje.

Continue lendo

Obstáculos

Especialista da área diz que existem problemas insolúveis no projeto para a implantação das canaletas da avenida Brasil, realizado pela Logitrans.
"Em alguns trechos não cabe a canaleta central e na praça do Fim da Picada não tem como fazer uma estação", constatou.

Continue lendo

Menos uma quadrilha no Paraná

Um advogado de Santo Antonio do Sudoeste e o presidente da Câmara Municipal de Realeza estão ente os presos por operação policial, acusados de roubo de cargas e de caminhões, financiamentos fraudulentos, desmanche e remontagem ilegal dos veículos. Aqui.

Continue lendo

Adap versus Palmeiras B

O Palmeiras B fará amistoso contra a Adap Galo Maringá no próximo dia 13, às 20h30, no Estádio Willie Davids. O jogo foi confirmado hoje à tarde pelo clube maringaense.

Continue lendo

Xeque-Mate

O Campo Grande News traz os nomes de 56 presos na mais recente operação da Polícia Federal (Xeque-Mate), ainda em cima dos jogos caça-níqueis. Confira a lista aqui.
Dois nomes me parecem familiar; um deles seria primo de empresário que já residiu em Maringá; o outro, filho de um ex-político da região.
Atualizando - O Terra confirma as prisões de Jamil Name Filho, filho da ex-vereadora Tereza Name, e Nilton Cezar Servo II, filho do ex-deputado Nilton Servo, que já disputou a prefeitura de Maringá

Continue lendo

Blogosfera

A ATI Bosque tem trazido muitos benefícios aos usuários daquela região. Utilizada durante o dia todo, ela tem trazido saúde aqueles que têm o privilégio de pertencerem à melhor idade. Tenho certeza que todas as outras ATI's ao redor da cidade tem tido o mesmo sucesso... Parabéns à administração atual e parceiros pela iniciativa.
Este é um dos posts do estudante de Letras Michel Queiroz, que é mais um maringaense a ter seu blog.

Continue lendo

Movimento Viva Mandaguari

Mandaguari vive um conturbado momento político-administrativo. As denúncias envolvem a câmara municipal, que teria emitido 26 cheques sem fundo. Uma mensagem do autointitulado Movimento Viva Mandaguari dá uma geral no que vem acontecendo - aqui.

Continue lendo

A mídia e o golpe

Um documentário, feito por irlandeses, mostra como a mídia atuou na tentativa de golpe contra Hugo Chavez, em 2002.
Para assistir, clique aqui.

Continue lendo

Todos acreditamos em blogs

Retirei do blog o selinho "I want to believe in blogs", criado pelo Andye Iore, à época do Factorama, por causa de uma declaração do prefeito Silvio Barros II a respeito de uma nota publicada por Ronaldo Nezo. Hoje o conceito de blog, ou de alguns blogs de notícias, está consolidado em Maringá. O selinho já cumpriu a missão dele.

Continue lendo

Tumulto em concurso

Em Brasília, um concurso de nível médio para o Ministério da Agricultura deu problemas e acabou na Polícia Federal, informa o site da Globo.
A empresa que realizou o concurso é a AOCP, de Maringá, formada em 1999 por quatro ex-funcionários da UEM.

Continue lendo

Ex-secretário sofre infarto

O professor Paulo Mathias, ex-secretário de Saúde de Maringá, está internado desde a última sexta-feira no Hospital Paraná, vítima de infarto. Ele sentiu dores no peito, na quarta-feira, foi medicado, liberado na quinta e voltou a passar mal no dia seguinte. Ex-presidente do diretório municipal do PT, ele recupera-se no quarto 113.
Mathias é fumante.

Continue lendo

Cadeia!

Aqui, um site com todas as informações sobre o ex-deputado Luiz Carlos Alborghetti. Citam até seu ex-repórter Geraldo Irineu.

Continue lendo

Sacerdote defende benefícios sociais para prostitutas

A Associação Civil de Trabalhadoras Sexuais “Miluska Vida e Dignidade” e organizações defensoras dos direitos dos trabalhadores sexuais apoiaram a proposta do congressista peruano José Macedo, que salvaguarda benefícios sociais para os trabalhadores sexuais naquele país, e refutaram o projeto de lei que proíbe a difusão de anúncios desses serviços. Limo esclareceu que sua posição quanto ao tema é meramente pessoal e que fala do lugar de “um pastor que acompanha homens e mulheres que realizam serviços sexuais e que é confidente de histórias que de nenhum modo podem ser reduzidas a histórias de mulheres vítimas, más ou libertinas”.
Quando se fala de “prostituição”, disse Limo, parece difícil reconhecer que por trás de um serviço sexual existem pessoas com histórias próprias, com filhos e netos que vivem numa situação de abandono social.
O clérigo ressaltou que os e as trabalhadoras sexuais são seres humanos com direitos que devem ser resguardados pelo Estado. “Nosso Estado é um estado de direitos, e portanto, não podemos tolerar que existam cidadãos de segunda categoria. Esta é sua obrigação e estamos aqui para demandá-las”, enfatizou. Aqui.

Continue lendo

Fundo de solidariedade

O Sismmar enviou hoje ofício aos servidores comunicando que os 28 exonerados pelo prefeito Silvio II não aceitam as demissões e continuam organizados para reverter o processo e garantir a reincorporação. "Para tanto, foi deliberado em assembléia a criação de um fundo de solidariedade para garantir o salário dos demitidos, enquanto recorrem à justiça. Este fundo será formado pela contribuição solidária e voluntária de todos aqueles que não compartilham desta injustiça", diz o texto assinado por Ana Pagamunici.
Aqui.

Continue lendo

CPI vai apurar contratações em Mandaguari

O tempo deve esquentar, apesar do frio, na Câmara Municipal de Mandaguari, hoje a partir das 20h: seguindo orientação do Tribunal de Contas os vereadores votarão o pedido de abertura de uma CPI para apontar responsabilidades na contratação de pessoas para cargos comissionados na prefeitura.
O fato foi descoberto em 2005, logo no início da atual administração. Na época uma Comissão Especial da Câmara apurou as denúncias e comprovou uma série de irregularidades. Contratação de dois funcionários para a mesma função, pessoas que mesmo desempenhando atividades fora da administração pública recebiam adicional por dedicação exclusiva, secretário que trabalhava apenas um dia por semana e uma irmã do prefeito que recebia como diretora de secretaria, mas que trabalhava como estagiária em outro departamento, são algumas das irregularidades constatadas na época. Um relatório sobre esses fatos foi encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. Este último determinou que a Câmara tomasse as providências administrativas e judiciais cabíveis, identificando os responsáveis e solicitando a devolução aos cofres públicos do dinheiro pago indevidamente aos servidores contratados irregularmente.
O requerimento pedindo abertura de CPI para apontar as responsabilidades é assinado por três vereadores: Romoaldo Pereira Velasco (DEM), Manoel Loureiro dos Santos (PTB) e Elídio Donizete Rodrigues (PDT).

Continue lendo

Cena de insegurança

Por volta das 11h40 de hoje um ciclista agrediu uma senhora para roubar sua bolsa. E levou embora.
Foi defronte o Edifício Green Ville, área central da cidade e onde moram personalidades conhecidas da cidade.

Continue lendo

Cortar, cortar, cortar

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Complementando o post "Agora aos sábados", um reparo: o corte começou na sexta-feira, como mostram estas fotos do Mosca Branca.

Continue lendo

Linha auxiliar

O PMDB de Sarandi está sendo preparado para fornecer o candidato a vice-prefeito do PT, em 2008. Esta é a explicação que adversários e peemedebistas encontram para a qualidade da comissão provisória; não há nenhum nome de expressão e que possa eventualmente encabeçar uma chapa - mais ou menos o que acontece em Maringá.
Com a diferença de que por lá vai ser difícil fechar uma chapa de candidatos a vereador.

Continue lendo

Somos devastadores

Do deputado paulista José Augusto:

Há um devastador dentro de cada um de nós produzindo lixo, desperdiçando recursos naturais, poluindo; nenhuma ação será completamente efetiva se não se produzir uma revolução nesta mentalidade predadora na cabeça de cada um.
Artigo completo.

Continue lendo

De coração

Adesivo numa S-10 prateada, que vi agora há pouco na avenida PEdro Taques: "Sou Zebrão de coração".

Continue lendo

Memória

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Veja na coluna de Nemécio Müller (para assinantes) a foto da vereadora curitibana Nelly Almeida e de Lylian Vargas (dir.). Lylian é mulher do ex-deputado maringaense Túlio Vargas, presidente da Academia de Letras do Paraná. Guardo na memória o dia em que ela foi em casa e participou de meu aniversário de 12 ou 13 anos.

Continue lendo

Centenária

A imprensa matogrossense repercutiu o caso de uma maringaense, de 100 anos de idade, que freqüenta sala de aula em Maringá. Aqui.

Continue lendo

MP entra com ação contra ex-secretário

O Ministério Público de Maringá ajuizou na última sexta-feira ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-secretário municipal de Serviços Públicos, Sidnei Telles (PPS), contra o servidor público municipal Antonio Luiz Camurci, gerente de Viação da SSP, e contra o comerciante Marcelino Machado Portela, proprietário do Sítio Rancho Alegre, na Estrada Romeirinha. Além da devolução do equivalente gasto com o uso de máquinas e operários públicos numa propriedade particular (estimado em mais de R$ 15 mil), a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público pede a perda de cargo público e o pagamento de multa.
A Secretaria de Serviços Públicos, como se recorda, redalizou serviços numa propriedade particular durante dois dias. O flagrante do uso irregular foi confirmado por dois servidores públicos da própria secretaria, entre eles o diretor Vagner Mússio.

Continue lendo

Agora, aos sábados

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Os cortes de árvores - muitas delas, sãs - para beneficiar fachadas comerciais agora estão sendo feitas de modo a não chamar a atenção. No sábado passado foram retiradas árvores no entorno do Parque do Ingá, para liberar a nova fachada da Escola Creare.
A Secretaria de Serviços Públicos, que corta, e a Secretaria de Meio Ambiente, que analisa e determina os cortes, definitivamente estão conseguindo revoltar os maringaenses que defendem uma cidade verde.

Continue lendo

"Arquitetura aventureira"

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Em Oakland, cidade da Califórnia, Estados Unidos, a construção de uma catedral tem chamado a atenção de todos que passam pela Grande Avenida e Harrison Street.
Segundo a jornalista Rebecca Rose Lum, do jornal ContraCosta Times, "pode não ser a arquitetura de catedral mais aventureira no mundo. Aquela honra pode pertencer à Catedral de Maringá, no Brasil, cujas torre cônica e protrusões geométricas cercando estavam inspiradas através de satélites de esputinique russos".

Continue lendo

Gerente perde a vaga

O secretário de Administração de Maringá, Gilton Boneau, tirou a vaga de estacionamento que era usada pelo gerente de Defesa Social (ligado à sua pasta), o ex-vereador Paulo Mantovani. A vaga ficava no estacionamento localizado no subsolo do paço municipal; agora, ele tem que ocupar o estacionamento externo.
Dizem que o que mais deixou o gerente de Defesa Social não foi perder a vaga no principal estacionamento da prefeitura, mas o fato de perder a pedido de Boneau, a quem elogiou na última edição de seu jornal, Paraná Ilustrado. Se arrependimento matasse...

Continue lendo

Comprometimento

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Angeli, hoje na Folha de S. Paulo.

Continue lendo

3.6.07

Terra Nativa

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A cantora maringaense Márcia Mara no programa Terra Nativa, da Band, na sexta-feira passada. Outras fotos do programa estão aqui.

Continue lendo

Questão de ponto de vista

- Do ponto de vista da maconha, a humanidade deve parecer muito louca.
A frase é do deputado Fernando Gabeira no livro "A Maconha", lançado este ano.

Continue lendo

No interior do Brasil

Niquelândia, em Goiás, vive uma situação incomum e revoltante. A matéria está hoje no Correio Braziliense e deveria ser lida também pelos que são contra a Lei Seca.
Aqui.

Continue lendo

Blogosfera

Professor de História e acadêmico de Direito, Wilson Rezende é mais um blogueiro maringaense.
Aqui.

Continue lendo

Eleição

Terça-feira é dia de eleição para a nova diretoria do Sinteemar.
As três chapas do primeiro turno estão na parada.

Continue lendo

Obras da gestão passada - a reação

A respeito do post "Obras da gestão passada", feito com dados de um ex-integrante da administração anterior, a atual explica:

Em primeiro lugar, a administração não resolveu capitalizar nada, simplesmente está dando ciência do que está fazendo, até porque a utilização dos apartamentos e casas populares precisam da presença das pessoas que estão na lista de inscritos - elas devem comparecer à Diretoria de Habitação, na avenida Duque de Caxias, 73. Quem precisa de casa própria e ainda não fez a sua inscrição, pode aproveitar para fazê-lo.
Agora é importante destacar: o Villagio Treviso foi totalmente viabilizado pela administração Silvio Barros, tanto que a legislação a respeito, licitações e contratos são de 2005.
O que importa, realmente, é que o prefeito Silvio Barros não está discuntindo rampas e projetos, está fazenda obras.
O projeto habitacional de Maringá, nessa gestão, completará 1.600 unidades em 2007 e 2000 entregues até o final do ano que vem. Isso é mais do que foi feito nos últimos 10 anos. A administração anterior fez 148 casas populares. Aliás, a administração passada não tinha sequer a certidão negativa do Tribunal de Contas.

Continue lendo

Citação

A prefeita de Boa Vista (Roraima), Teresa Jucá, enviou correspondência à Folha de Boa Vista comentando sobre um artigo do jornalista Jessé Souza. Ela destaca ações de seu governo na área de trânsito e o jornalista cita a importância da valorização da faixa de pedestres feita por Luis Miura, ex-diretor de Trânsito de lá e de Maringá.

Leia mais.

Continue lendo

Edição outono/inverno

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O novo encontro de blogueiros, realizado ontem, teve música de Roberto Balestra. Garanto que não esquecerei de ir no próximo.

Continue lendo

Mais um

Mais um secretário da administração Silvio Barros II subiu no telhado.
Não por conta própria, nem por intenção do prefeito.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima