4.6.07

"Arquitetura aventureira"

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Em Oakland, cidade da Califórnia, Estados Unidos, a construção de uma catedral tem chamado a atenção de todos que passam pela Grande Avenida e Harrison Street.
Segundo a jornalista Rebecca Rose Lum, do jornal ContraCosta Times, "pode não ser a arquitetura de catedral mais aventureira no mundo. Aquela honra pode pertencer à Catedral de Maringá, no Brasil, cujas torre cônica e protrusões geométricas cercando estavam inspiradas através de satélites de esputinique russos".

9 pitacos:

Valter T. Dubiela 11:19  

Nao é de se estranhar que os cristaos fundamentalistas estao à todo vapor nos EUA. A cruzada contra os mussulmanos esta produzindo adeptos fervorosos, em reaçao e rendendo bons dizimos, inclusive do governo americano. Como a catedral de Maringá, o clero produz obras faraônicas com o suor e o sangue dos oprimidos, inclusive o meio ambiente. Depois cercam, cobram ingresso e vendem o espaço a preço de mercado.
Os EUA retiraram sua participaçao do protocolo de Quioto e produzem 25% de todo o CO2 emitido na atmosfera. A igreja aplaude.

Anônimo,  12:02  

Há controvérsias sobre essa história de esputinique russo. Em uma aula na faculdade de Jornalismo, um professora afirmou que isso seria uma invenção de um tal Dom... , devido a uma briga com o arquiteto (e ela tem fontes para comprovar). Segundo ela, o correto é que o formato da Catedral de Maringá foi inspirado na imagem gerada pela junção das mãos, na posição vertical (gesto de rezar), mas apenas as pontas dos dedos juntas, criando um 'triângulo'. Vale a pena especular!

Editor 13:09  

Dom Jaime rebate firmemente esta história, contada pelo filho do arquiteto. Está no livro do padre Orivaldo e qualquer hora reproduzirei por aqui.

Anônimo,  14:58  

Aos 8,cheguei com familiares em Maringá,hoje tenho 62 e sempre soubre que a catedral Basílica Metropolitana de Maringá, foi inspirada no "Sputinique" e recomendada por Dom Jaime,ao Arquiteto,fazer o projeto nesse estilo.Dom Jaime "não inventou" nada a respeito e essa tal professora de jornalismo,precisa aprender a ensinar verdades a seus alunos.

Anônimo,  17:05  

eu acho que o dom jaime
se inspirou,
como um bom idólatra que é,
no manto da senhora aparecdia ou da senhora da glória.....

o que tem haver o formato do sputinik com a forma da catedral.

a forma do sputinik, era cônica de cima até em baixo,
mais lembrando um bastão redondo, semelhante a um cacetete....

Parece, isto sim,
o manto da senhora aparecida ou até as mãos postas em oração......

agora...................uma pessoa chegar aos 62 com atitudes de 8 , é fora do normal, não é?

Jaymi, o Dom.

Anônimo,  18:53  

E digo mais: segundo ela - a professora de jornalismo, TAMBÉM NA ÁREA HÁ MUITO TEMPO - afirmou que muitos jornalistas, não só de Maringá, quando precisam resgatar alguma informação sobre a Igreja, preferem procurar fontes mais confiáveis que Dom Jaime.

Anônimo,  11:26  

Acho pouco provável que Dom Jaime tenha "recomendado" ao arquiteto que a catedral fosse inspirada numa conquista da União Soviética comunista. Pelo que lí num livro escrito pelo ex-preso político Ildeo Manso Vieira (falecido em 1999) Dom Jaime não simpatiza nem um pouco com essa ideologia.

Anônimo,  13:16  

Esse Valdir...
tem receio do próprio nome e começa a inventar outros.Boçalidade pura!

Anônimo,  16:04  

ao coroa cezar lima....

62 com jeitinho de 8...

você quiz dizer
BOçalidade
ou
BUçalidade.

se foi o primeiro,
é vc se olhando no espelho;

mas,

se foi o segundo,
é o seu adereço preferido de uso constante e eterno...

Pé do Filos Jhaymy.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima