8.6.07

Assunto do dia

A morte de Tiago, filho da secretária municipal Sandra Franchini que estudava Medicina em Blumenau (SC) e residia em Londrina, traz a violência como o assunto do dia em Maringá. A CBN fez matéria (aqui).
A secretária estava no Mato Grosso, num velório.

29 pitacos:

Anônimo,  11:01  

Esta é a segurança que temos, volto a bater na tecla, andar pelo centro de Maringa, apos as 20,00 hrs, deve ser a mesma sensaçao que o carioca tem ao andar na favela do Alemao, nao se ve policiamento nem preventivo nem ostensivo nem investigativo, pessoas andando armadas sem serem molestada, alias se alguem for molestado sera pelo marginal armado. No começo do ano, de tanto o maringaense reclamar, a policia militar começou a andar a noite no centro, bateu em alguns supostos arrombadores, eles sumiram do centro, mas o bandido perigoso continuou pelas nossas bandas, e infelizmente dao mostra de forma tao cruel do seu "modus operandi", ceifando a vida de um jovem de 21 anos, agora ela trabalhara por uns quinze dias, depois tudo voltara a ser como antes no quartel de abrantes ou de quem quer que seja.

Anônimo,  13:20  

Lastimável! É preciso que a sociedade e, principalmente, o poder público acordem. Maringá não é mais o que era há cinco, dez anos. A "Dallas brasileira" deve, urgentemente, se posicionar e agir contra a violência crescente. O fluxo migratório, que tanto somou ao desenvolvimento da cidade, hoje traz também a bandidagem, que vê uma cidade rica e atraente cada vez mais vulnerável no que tange à segurança pública. Câmeras sim, controle sim, segurança já!

Anônimo,  13:35  

Outra tragédia não comentada pela mídia foi a morte do traveco na colombo... tão importante quanto a do Thiago!

Anônimo,  14:12  

Falta agora os caras falarem que é culpa do prefeito, já que nessa cidade tudo o que acontece é culpa dele.
É perigoso falar que os caras ficam em bar enchendo a cara por causa do prefeito.

Anônimo,  14:14  

Putz, se referir a um ser humano como traveco é muito feio... sR. JOsé andrade. Ma realmente não se pode deixar que esses assassinatos brutais fiquem impunes.

Anônimo,  14:17  

]
A violência anda solta...

enquanto eram mortos os filhos dos pobres nada se fazia...

quem sabe agora que os filhos de papai e mamãe estão sendo atingidos façam alguma coisa...

Anônimo,  14:52  

Ai ai ai ai ai. Esses problemas tem no Brasil inteiro.
Pode entrar o político que for, ninguem vai resolver nada.
Isso sempre foi assim e sempre vai ser.
essa é a dura realidade, pois o politico não tem como prever que um cara louco vai assassinar outra pessoa.
Só DEUS mesmo

Anônimo,  14:54  

Lei Seca até acabar com a onda de violencia. E isso depende dos politicos.

Anônimo,  15:10  

É sempre assim. Enquanto a violência tá atingindo apenas o "baixo clero" o assunto é abordado apenas nos noticiários policiais, ainda assim sem muito alarde, agora, quando a criminalidade bate na porta de algum algum bacana toda a "sociedade" se mobiliza.

Anônimo,  15:35  

Quanta ignorância!
Não interessa de quem o rapaz é filho, se dá mais publicidade, claro, justamente porque a mãe é conhecida da população pelo trabalho que faz.

E, sem querer defender, também não adianta culpar a administração pública; poderia ser qualquer um no comando, ele certamente não iria ficar rondando a cidade toda noite tentando evitar que a violência aconteça! Prefeito não é super-herói minha gente! Nem a polícia, mas quem frequenta a noite maringaense sabe que estão acontecendo blitz e a presença de veículos da polícia no centro está sendo notada com certa frequência. Falta muita coisa melhorar na segurança da cidade pra podermos dizer que dormimos tranquilos, mas do dia pra noite não vai mudar completamente.
No entanto eu acho que está melhorando sim, tanto da parte que compete à Polícia, quanto da relativa à administração pública.

Não está perfeito, tem muito o que melhorar; mas, infelizmente, certas coisas, não dá pra evitar.
Maringá não é mais uma cidade pequena; junto com o desenvolvimento, vêm as mazelas dos grandes centros, é uma realidade.
Já que aconteceu, espero honestamente que achem o bandido que fez isso e que ele pague pela sua barbárie.

Acho que o consumo de alcool realmente é um grande fator do aumento da violência; mas por experiência própria, eu sei que não vai adiantar simplesmente a Lei Seca barrar a liberdade das pessoas. Tenho 20 anos, saio com frequência pra boates e bares de Maringá; vez ou outra até tomo uma cervejinha, tudo sobre controle e, por isso, eu sei que, a não ser em casos de alcoolismo, quem quer, não bebe até cair, pára quando tem vontade. Impedirem a comercialização de bebidas alcoolicas vai só prejudicar um dos maiores atrativos de Maringá, a sua noite.

Não culpem apenas o lugar onde ele estava, a bebida, o roubo...tudo está intimamente ligado, é uma perigosa união de fatores que acarretaram numa tragédia imensa.

Só desejo que esta família encontre a paz e o conforto nos braços de Deus...e que Ele nos livre de todo esse mal!

Anônimo,  15:45  

É uma falta de respeito , dessas pessoas que fazem os comentarios maldosos,foi pela situação que foi o assasinato desse rapaz, acredito que a imprenssa daria a mesma importância se fosse outro cidadão, sendo da forma que foi, é que está chamando a atenção. uma História muito estranha, e um rapaz tão jovem com um grande futuro, quem sabe seria um médico que savaria um dia a vida de um dos filhos desses que fazem esse cometário idiotas. Sentimentos a Familia e amigos.

Anônimo,  15:47  

blá blá blá... mais um como qualquer outro.

Anônimo,  15:47  

CADÊ TODAS AQUELAS VIATURAS QUE O GOVERNADOR REQUIÃO COLOCOU EM SUA CAMPANHA POLITICA EM MARINGÁ?

DUPLA COSME E DAMIÃO QUE ANDAVAM PELAS AVENIDAS DESFILANDO?

AS BASES MÓVEIS QUE ELE PROMETRU NO LUGAR DE MÓDULOS POLICIAIS?

SEGURANÇA PÚBLICA É COISA DO GOVERNO ESTADUAL PAGAMOS IMPOSTOS PARA ISSO, O ICMS DO MUNICIPIO FICA RETIDO NO ESTADO E NÃO RECEBEMOS DE VOLTA EM FORMA DE TRABALHO E SEGURANÇA.

Anônimo,  15:50  

Não interessa se for pobre ou rico, o que importa é que a violência em Maringá cresce sem parar e nada é feito para que isso diminua. Todos somo culpados porque não cobramos com firmeza as autoridades, seja o Prefeito que prometeu a tal guarda ou mesmo o Governo do Estado que não toma nenhuma provídencia.

Anônimo,  16:15  

Concordo com o anônimo acima, das 15:10.

Anônimo,  16:18  

a situação de Maringá nos ultimos dias esta ficando mais complicada.
o policiamento existe, mas esta concentrado nos locais que parecem ser mais violentos e acabam esquecendo do centro...
onde esta se localizando a maior parte das ocorrencias...
eu acredito que se for feito um apelo por parte da mídia maringaense, com uma atitude de conscientização por parte da população de uma maneira geral, pode começar a melhorar...
culpa do prefeito?? quem sabe... a academia de policia esta ae... e pq naum coloca mais na rua...
culpa da policia? pouco provavel... eles estão fazendo o serviço deles... mas a violencia esta crescendo tanto que esta carente de policiais...
culpa da população?? com certeza...
mtas vezes acabamos provocando certos acontecimentos... por exemplo... quando passamos por um lugar onde possivelmente possa ter pessoas suspeitas.. armadas... sei lah... eh dificil a pessoa que faz uma denuncia... justamente por causa do medo de que possa acontecer isso que aconteceu com o Thiago...
intaum eu acredito que existe falta em varios pontos... que podem começar a resolver a situação atual de maringá...
o sonho eh... voltar a ser a cidade maravilhosa... exemplo de cidade mais calma do paraná...

Anônimo,  16:30  

Deveríamos fazer uma pesquisa para ver se o pessoal defensores de bandidos, melhor, dos "direitos humanos" dos bandidos, prestaram ao menos algum tipo de solidariedade às famílias dos assassinados em nossa cidade em 2007.

Ivan Arruda 16:45  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  16:54  

Com todo o respeito à família, mas em no máximo 7 dias irão (o cc mor mais os cczins) puxar uma passeata pela PAZ.
Esta é a "sociedade" maringaense: só se preocupam com os da "elite", enquanto NOSSOS FILHOS (os de TODOS os maringaenses) estão morrendo "as pencas".

Anônimo,  17:11  

oola so pro camarada la que deve se um puta puxa saco do prefeito a cupa ate nao pode ser dele mas que ele só faz cagada isso sim e que ate agora não estamos vendo nenhuma obra isso é verdade....
e tambem não adianta botar a cupa em qualquer um pois tudo indica que quem matou o thiago não era nenhum bandidinho mas sim algum filho de papai pois da cidade pois bandidinho não tem casife pra estar em boate de luxo da cidade
ahhh e eu concordo com nosso amigo ai pois quando morre um traveco as autoridades fazem pouco caso agora morre alguem que tem o poder aquisitivo maior que os dos outro ai a todo mundo ta correndo atraz e tal pode esperar que quem matou o tiago nos saberemos ate segunda no maximo agora quem matou o traveco ai meus amigos pode esquecer......

Anônimo,  18:15  

hauahuahuahuahau,,,... " traveco" .... é feio falar traveco..." "A culpa é do prefeito..." hahahahaha. Eu si divirto Rigon!

Anônimo,  19:29  

Concordo com o anônimo das 16:54!

Em nossa sociedade só a comoção e histerias, desabafos, e discursos inflamados quando morre filhos de bacanas!!!

Anônimo,  19:49  

Calma, gente. Vocês ainda não conhecem violência. Maringá, apesar de tudo, dentro de seu porte populacional, ainda é a mais pacata cidade do interior do Brasil. Cito, como exemplo, Cascavel, que com cerca de 200 habitantes já registra 33 homicídios este ano. Maringá tem 16 mortes violentas em 2007. Violência vocês vão conhecer quando inaugurarem a Colônia Penal Agrícola (CPA)- o chamado Regine Semi-Aberto - ao lado da PEM. Só para vocês saberem, a nossa CPA não terá muros, apenas cercas, e abrigará criminosos da regiáo de Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Guaíra. Os condenados com direito ao regime poderão passar o dia nas ruas (trabalhando) e só retornam para dormir. Como a CPA não tem muros, nada impede que um pé-de-porco dê uma escapadinha à noite para - com uso de capuz - praticar roubos e latrocínios. Depois, basta o preso retornar às escondidas para seu quarto e pedir que seus colegas confirmem que ele estava dormindo a noite toda no quarto. Entenderam o recado? Maringá vai conhecer o inferno. Pasmem, até hoje nenhum político se posicionou contra essa porcaria na nossa cidade. O negócio é tão medonho que até o diretor da PEM, coronel Rodrigues, é contra.

Anônimo,  21:02  

Deus não tem que fazer nada, a situação parece impossível porém pode SIM ser reduzida, e por NÓS.

Sofrimentos como esse sempre foram ocultados por pessoas simples, porém quando uma família renomada sofre uma perda dessa, é no minimo de se esperar que isso atinja as autoridades.

E enquanto isso não acontece, que a justiça venha da forma pior e mais justa possível para esses sangues frios.

Anônimo,  10:48  

CAP PASCHOAL Bom dia a todos, sem querer ser polemico, apenas por não concordar com muito do que esta sendo escrito neste bolg, tenho a dizer que: é muito fácil criticar, tenho consciência disto, contudo não quero ficar aqui discutindo o sexo dos anjos, apenas quero dizer que estamos trabalhando muito, com loucos, para tentar dar as respostas necessárias a segurança pública, se alguém tem duvida, convido a visitar o quartel e conhecer todo o serviço que esta sendo feito. Segurança não é algo fácil.
Para finalizar, realmente foi muito triste e lamentável o ocorrido com o Thiago, primeiramente como pessoal e depois como policial, sinto o dever e a obrigação de esclarecer este caso, apenas como fato de conhecimento, digo que não esta sendo fácil, já tivemos 4 linhas de ação, investigação, e ate agora não conseguimos solucioná-lo. Mas peço a DEUS que ilumine e nós orienta no caminho para alcançarmos o objetivo. Também solicito a todos a ajuda, quem tiver qualquer informação, ligue para a policial, através 190 ou disque denúncia 181. Também, por favor, não conceitue a policia com base nos seus sentimentos, pois nós trabalhamos para a sociedade, e toda vida é fundamental, não fazemos discriminação, penso que o maior defensor dos direitos humanos é a policia. Digo isto, ciente de meu dever como agente público. Ah.... para aqueles mau informado, o autor do homicídio do cidadão na Colombo FOI PRESO.... E ESTA NA CADEIA........ É A POLÍCIA TRABALHANDO PARA DAR AS RESPOSTA

Anônimo,  11:38  

Tenho 25 anos e não saio mas a noite, pois já fui assaltado 3 vezes nos últimos 12 meses no centro, onde moro.
Essa vai ser a realidade do brasileiro, ficar em casa na internet, ficando um bando de sedentários e gordos.
Ninguém brinca mais na rua, nem andam de bicicleta.
Simples é o pessoal ai fica discutindo segurança pública, mostrando-se cada vez mais egoístas e ignorantes, isso o que acontece se chama exclusão social, o país não é feito de polícia, pois todos sabem que esses não pretam, enquanto os brasileiros, principalmente os maringaenses pensar só no seu própio rabo a criminalidade só tende a aumenta, cabe a nós cidadãos comunstentar ajudar as classes menos favorecidas, a desigualdade social em maringá está chegando em um nivel absurdo, isso englobando paiçandú, sarandi, iguatemi e etc., portanto vamos cada qual fazer sua parte e ajudar nosso país, caso contrário vamos ser vítimas desse sistema que nós mesmos estamos criando!!!
Portanto vamos nos ajudar e não pensar que os outros principalmente "policiais" vão nos ajudar, pois nada mais são (nem todos lógico) que bandidos que agem atrás de um poder que serve para nos proteger, trabalham para nós, nós o pagamos!!!!!
Abraço bloguistas!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  14:36  

Caro Capitão Pascoal. Sou admirador do seu trabalho, bem como de muitos outros policiais militares e civis desta cidade. No entanto, apesar de seus esforços em lutar contra a criminalidade, tenho a dizer que a segurança pública do Paraná (Maringá incluída) está o caos. Nunca se viu na história deste Estado situação como a atual. Não culpo as polícias por isso. Responsabilizo o comando geral da Polícia Militar e da Polícia Civil do Paraná. Culpo-os por permitirem a indicação de um Secretário de Segurança sem preparo para a função e por se calarem diante da situação crítica em que se encontram seus organismos policiais. Conheço alguns policiais militares novatos de Maringá - aqueles que passaram por apenas três meses de escola devido à proximidade das eleições - que até hoje não receberam coletes coletes à prova de balas, outros cujos coletes então com validade vencida ou com tamanho errado; policiais sem equipamentos apropriados para o desempenho da função, sistema de registro de boletins de ocorrência unificado completamente confuso, burocrático e errôneo (unificação que só funcionaria caso todas as viaturas da PM tivessem computador de bordo ligado à internet via rádio); falta de investigadores, de PMs, de escrivães e delegados, entre vários outros fatores cuja listagem demandaria tempo e espaço. Não posso me esquecer da Delegacia de Narcóticos (Dinarc), tão anunciada quatro meses atrás pelo Governo do Estado. Até hoje a delegacia não funciona em Maringá. Está sem prédio, sem equipamentos e só conta com uma viatura. Você sabe do que falo, capitão. Também é de seu conhecimento que se seu superior vier a denunciar o descalabro a resposta do governador e do secretário de segurança é rápida e cruel: sindicância e recolhimento ao QG em Curitiba. O mesmo acontece com o delegado que ousar abrir a boca. Não existe democracia neste país. Existe, sim, uma ditadura velada. Esta situação - aliada aos problemas sociais - justifica o caos que passa a segurança pública. Só não é pior graças a pessoas como você e outros policiais que amam essa cidade e a profissão que abraçaram. A vocês, só tenho a agradecer e parabenizar.

Anônimo,  21:02  

Bem, vou resumir a ópera: agora que a violência vitimou o filho de um "grande" muito vai se falar e muito vai se protestar, assim como muito vai se cobrar!

Mas quando morre um "qualquer" num crime "qualquer" pela cidade ninguém está nem ai, o "qualquer" é só mais um número.

Chega a soar ridícula essa indignação momentânea de todos (a maioria "grandes") pela cidade afora.

Maringá é violenta sim e não é de hoje, mas a mídia só dá olhos quando ela fere a cria de algum "grande".

E que venham as passeatas e os chiados o "grandes".

Anônimo,  21:43  

E pensar que há poucos anos atrás estavamos na Revista Época e no Globo Repórter como a cidade menos violenta do Brasil.
Cap. Pachoal: vc deveria ter vergonha de assinar um texto com tantos erros de Português. Vc tá falando igual ao Lula.
Da próxima vez, faça como eu, faça seu comentário anônimo.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima