4.11.06

Mosaico (domingo)

Furo n´água
Um mês depois que Silvio II anunciou a cura para o Porto Seco, ele volta a anunciar o fim das atividades. A Eadi deve mesmo morrer na gestão do PP.

Tem mais
O Ministério Público, depois de conseguir a condenação de dois ex-prefeitos e três ex-secretários, começou a investigar novamente a Câmara Municipal de Maringá.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um apelo ao prefeito
Cansada de esperar a ação da prefeitura, que prefere cortar árvores sãs e preferencialmente defronte casas e empresas de amigos, uma viúva apela à coluna: a árvore, seca, com a raiz toda comprometida, fica na rua Eldorado 191, Parque Avenida, atrás da Acema. O fato de a moradora - que eu não conheço pessoalmente - ser uma senhora de idade e usar marcapasso ainda não sensibilizou o coração dos nossos governantes. Ela não dorme direito acreditando que a árvore cairá em cima da casa.
Sr. prefeito, por favor, atenda este pedido.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Menos segurança
O distrito de Floriano, que tem até vereador próprio, não tem mais polícia. Embora os crimes continuem a acontecer normalmente, a polícia só aparece uma vez por semana por lá. É um paraíso para marginais. No lugar da cela agora existe uma fábrica de velas.

Nosso presente. O Vinho!
(Por Adeilson Nascimento)
Eu estive pensando no vinho, e lhes pergunto: O que é vinho? E ouviria de 98/99% de vocês (pra não contrariar Nelson Rodrigues) que: - O vinho é uma bebida.
Sim, mas que bebida é essa que nos fascina, que nos une, que nos apaixona?
Que bebida é essa que atravessa a história dos mais longínquos tempo até os nossos dias?
Que bebida é essa que está presente nas ciências.
Na inspiração das artes, que vai da música de Mozart, passando pela pintura de Picasso até a literatura de Pablo Neruda!
O vinho é mais puro, muito mais!
O vinho é um presente que nos é dado por Deus, que tal qual a estalactite. É uma perfeita harmonia da natureza, compreendendo o entendimento.
Entre a terra, o sol, a chuva e o homem com a sabedoria que Deus lhe permitiu. “O Vinho é na verdade uma obra de arte engarrafada”.
Que como toda arte depende da compreensão, do carinho, do respeito e do entendimento de quem o vê, o sente na sua mais pura essência.O vinho respira, tem bouquet, tem corpo, tem brilho, tem persistência... tem vida.
Então eu continuo ... O que é vinho? Talvez agora a resposta venha acompanhada de “maravilhosa”, fantástica”, delícia”, espetáculo...
O vinho é um amigo.
Que nos aproxima dos amigos, que nos integra sempre mais no social, que nos leva cada vez mais pro bom gosto – bons lugares, boa comida, boa companhia.
Então meu amigo, a partir de hoje – para os que ainda não o fazem – sempre que estiver à sua frente uma garrafa ou uma taça de vinho, não a veja como uma simples bebida, e sim como um amigo, como uma arte, com respeito e admiração, veja como: Um presente de Deus!
Saúde!!

Continue lendo

Bem humorados

Hoje a internet voltou ao normal. Separei exemplos do bom humor dos leitores em alguns comentários. Seguem:

Sobre o marco rotário: marcos rotários. marca o romário. marca de otário.
Sobre a CPI dos Laptops: Parece que o Mário vai pedir uma comissão processante, para processar o beatle em questão. O Mário ficou com a arruela do Ênio.
Sobre a Comissão Processante: Eu quero que o John se verri.
Sobre a CPI dos Laptops: o notebu mais pesado é o tip-top, que já vem com internet manga larga
Sobre os laptops: I-legalmente V-ieram A-dquirir N-otebooks

Continue lendo

Teste

Teste para Anderson.

Continue lendo

Verde aqui

A partir deste domingo a coluna de Verdelírio Barbosa passará a ser reproduzida também pelo blog. Mas não estará liberada para comentários.

Continue lendo

A correspondência da Eadi

Confirmando a informação dada ontem pelo blog, reproduzo correspondência enviada por Andréa Barud, da Eadi, ao pessoal da área e que tem relacionamento comercial com o Porto Seco:

Prezados(as) Senhores(as),
Comunico que a Maringá Armazéns Gerais Ltda., deu prosseguimento em 01/11/2006, no processo de desalfandegamento do Recinto.
Estimamos que até 30/11/2006 seja publicado o ADE (Ato Declaratório Executivo) do desalfandegamento, sendo que, a partir desta data conforme a IN 171/2002, em 30 (trinta) dias o encerramento das atividades da Eadi estará concluído.
Aproveito o ensejo, para agradecer a todos os clientes, amigos e colaboradores, pela confiança depositada nesta administração, ao longo destes 10 anos de operações.
Sem mais para o momento, coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Andréa Barud - Gerente Comercial

Continue lendo

Desapareceu

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Há mais de um mês, segundo o site Documento Reservado, o ex-padre Paulo Campos (PT) não aparece na Assembléia Legislativa do Paraná para exercer sua função. Ele não se reelegeu e não há perspectiva de voltar a celebrar missas, ofício do qual foi cassado pela arquidiocese de Maringá.

Continue lendo

Socorrendo

Hoje à tardezinha uma viatura do Siate foi até a Mansão de Pedra, na rua Seminário, no Mandacaru. Calma, acho que o pessoal foi atender uma ocorrência, pois a viatura saiu do portão com o giroflex ligado.

Continue lendo

3.11.06

Noblat em O Globo

Lembro quando descobri o blog do Noblat, logo no começo - não fazia uma semana que estava no ar. Foi o primeiro blog político da internet e competiu comos grandes jornais e agências, dando notícias em primeira mão. O jornalista pernambucano Ricardo Noblat havia saído de algum jornalão - acho que n´O Dia - e achou na internet um jeito de continuar escrevendo. Ele escrevia no IG, depois foi contratado pel´O Estadão, com direito a uma equipe de auxiliares. Hoje foi contratado pel´O Globo.
Quando ele começou a escrever o leitor percebia que estava estava meio chateado com o fim da página que tinha no jornal carioca. Hoje, dois anos e pouco depois, Noblat certamente não tem motivos para reclamar. Afinal, vive do blog.

Continue lendo

Morre João Paulo

Faleceu hoje à tarde João Paulo, 20, filho do cinegrafista João Batista Siqueira, o Foguinho. Ele foi mais uma vítima de acidente com motocicleta. Leia aqui o depoimento de Messias Mendes.

Continue lendo

Porto Seco retoma o processo para encerrar as atividades em Maringá

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

(Atualizado)

Não deram certo as negociações entre o grupo Otto Andrade (Hiper Export Terminais Retroportuários), do Espírito Santo, e o empresário Silvio Name, na última terça-feira. Assim, a Estação Aduaneira do Interior volta à condição anterior e deve encerrar as atividades em Maringá. Um outro grupo, do Sul, estaria disposto a assumir o Porto Seco, mas não há detalhes.
O que é certo até agora é que a Maringá Armazéns Gerais retomou o processo de desalfandegamento da Eadi. Até o dia 30 deste mês será publicado o Ato Declaratório Executivo (ADE) do desalfandegamento; de acordo com legislação, a partir da data de publicação da ADE inicia-se o processo de encerramento das atividades da Eadi - que será concluído em 30 dias.
Silvio II, só para lembrar, divulgou ao pessoal da área de comércio exterior no dia 3 de outubro último que, a partir de 1o de novembro agora, a Eadi seria operada por outra empresa. Considerou isso inclusive "uma grande vitória", na matéria divulgada à imprensa. Mais uma vez o homem colocou o carro na frente dos bois e agora poderá ser o prefeito a carregar para a história o fato de ter permitido o fechamento do Porto Seco em sua gestão.

Continue lendo

Pegadinha do Mução



Acho que muitos têm curiosidade em saber como é o Mução, aquele das pegadinhas, de cuja existência fiquei sabendo através do Paulinho Amadei, muito tempo atrás. O cara é novo, fiquei surpreso. O vídeo acima mostra um pedaço do programa.

Continue lendo

Pesquisas: será que dá pra confiar?

Do blog do professor Josenilton:

Como acompanho há muito tempo pesquisas de todos os tipos, acredito que o resultado das pesquisas mostra uma tendência momentânea, no caso da política, por exemplo, do eleitor em votar num determinado candidato. Essa tendência, porém, pode mudar rapidamente se ocorrer um fato novo. Também é preciso considerar que muitos eleitores alteram o voto quando estão diante da urna eletrônica. Uma amiga minha, por exemplo, me disse que entrou na cabine de votação disposta a votar no Requião, mas que acabou votando em branco.

No pleito eleitoral de 2004, meus alunos estavam muito curiosos pra saber como eram feitas as pesquisas eleitorais. Desenvolvi, então, um pequeno projeto nessa área. A parte prática, não poderia faltar. Por isso, a moçada saiu para saber a intenção de votos de parentes, amigos e vizinhos para o segundo turno das eleições em Maringá. Pela nossa amostra, Silvio Barros, seria eleito.
Ficamos muito felizes por termos acertado, mas todos os alunos estavam cientes de que os seres humanos são complicados e o resultado das urnas poderia ser bem diferente de nossa humilde pesquisa. O importante, ficou claro, é que as pesquisas permitem um monitoramento do comportamento do eleitor, permitindo 'saber' se no momento da pesquisa a estratégia de campanha estava funcionando ou não.

(Meu método particular é perguntar pro meu filho. Até agora, não errei. Nas eleições de 2004, sabedor da mudança, avisei alguns petistas. A maioria, um deles presidente à época do partido, fez troça)

Continue lendo

Só falta!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do jeito que anda a administração municipal, essas três árvores estilizadas da logomarca não agüentam muito tempo. Acho que vão passar a motossera nelas. Silvio II não pode ver árvore em pé...

Continue lendo

Fiscal do IAP registra queixa

Aconteceu na semana passada. Um fiscal do IAP teria sido agredido por um funcionário da Líder, empresa que faz o corte de árvores desta administração. O fato aconteceu quando o fiscal verificava o corte de árvores na avenida Rebouças, onde o verde foi dizimado.
O fiscal fez queixa na delegacia de polícia.

Continue lendo

Humor pós-eleitoral

Um leitor telefona e diz ter descoberto a razão da vitória, apertada, de Requião.
- Eu só queria saber quanto ele pagou pra Edith pedir votos pro Osmar Dias.

Continue lendo

Verdelírio na rede

Leitor pergunta se, com o fim do Maringá News, há onde ler a coluna do Verdelírio Barbosa pela internet.
Tem sido. É o Dois Toques, do Orlandinho Gonzalez, que está na relação de links do lado.
Por falar nisso, o Fábio Linjardi, que gosta de ficar atrás dessas coisas, mostra que 41,27% dos acessos ao Factorama partem de leitores deste blog.

Continue lendo

Providências

Postagens hoje só depois das 12 horas. Tenho que conferir umas denunciazinhas (o serviço aumento nesta gestão) e restabelecer a conexão com a GVT.

Continue lendo

Hostilidade

Do Cláudio Humberto:

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que desistiu de sua reeleição para deputado federal no Paraná a pedido do presidente Lula, segundo os amigos, é o novo alvo da hostilidade da colega Dilma Rousseff (Casa Civil).

Continue lendo

2.11.06

Túnel do tempo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O Jornal do Interior descobriu este jornal de 1977 de Barbosa Feraz. Na foto, o hoje deputado federal Odílio Balbinotti.

Continue lendo

Eu Escorpião

Eu admiro o impossível
Escravizo quem eu gosto
Busco o que não entendo
E não entendo porque busco
Sou perecível ao tempo
Eu trago lixo para dentro
Abro a porta a estranhos
E até os cumprimento
Eu quero o que não tenho
E tenho tanto a fazer
Faço tudo pela metade
Eu omito a verdade
E nem percebo
Sou saudosista
Narcisista
Individualista
Meu próprio analista
Eu desafio
Eu julgo
Sei persuadir
Tenho o dom de iludir
Sei onde ferir
E firo quando preciso
Meu amor é vingativo
Ele nunca é de graça
Meu olhar é possessivo
Eu escorpião
Esnobo a razão
E é contra tudo isso que luto...


(Do blogueiro Neto, que faz Letras na UEM)

Continue lendo

Ética na política

O gaúcho Eliseu Machado comenta em seu blog sobre artigo do professor maringaense Antonio Ozaí da Silva, sobre ética na política. Confira.

Continue lendo

Mais um pra coleção

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Esta a sugestão do Toscorama para a mais nova ação da administração municipal, o concurso para dar nome ao mascote de Natal. Como o blog adiantou, este é o sétimo mascote criado pela administração em menos de dois anos. Daqui a pouco o número de mascotes passará o de casas populares.

Continue lendo

Leve e pesadão

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é o Vaio, da Sony, o laptop mais leve do mundo, pesando 898 gramas. Um doce pra quem adivinhar onde está o laptop mais pesado do mundo...

Continue lendo

1.11.06

Verri quer Comissão Processante

Um dos assuntos de amanhã nos jornais da cidade: o vereador Mário Verri (PT) quer abertura de Comissão Processante. Parece que é para John Alves, presidente da câmara.
Li que recentemente o vereador João Alves Corrêa (PMDB) insinuou uma Comissão Processante contra Marly Martin Silva (PFL).

Continue lendo

Altas ligações

No estacionamento do Fórum de Maringá agora já existe flanelinha.
Ele contava hoje às 16h R$ 42,00 em notas e mais um meio quilo de moedas no bolso. Invejável.
Também pudera: flanelinha que é irmão de desembargador do Tribuinal de Justiça...

Continue lendo

Nova rota

Requião trocou a Argentina pela Bahia. É onde ele foi descansar. Reassume o governo na segunda-feira.

Continue lendo

Faltaram 5.237 votos

Não sei se alguém escreveu, mas é preciso. O senador Osmar Dias (PDT) não perdeu o segundo turno porque lhe faltaram 10.472 votos. Faltaram-lhe 5.237 votos - já que o segundo turno é ganhado por quem faz 50% mais 1 voto. Esse número dá margem a muitas interpretações. Por exemplo, se os apoiadores do primeiro turno tivessem participado mais, aparecido na televisão pedindo voto e tal.
Se bem que, agora, o que não falta é culpado.

Continue lendo

Capitalismo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No centro universitário do suplente de senador (Foto: Mosca Branca)

Continue lendo

Aos navegantes

Amanhã não tem coluna impressa, de novo.

Continue lendo

Conseqüências da CPI

Integrantes da CPI dos Laptos estiveram hoje em O Diário. Foram se manifestar contra a manchete do jornal, na edição desta quarta: "John é inocente, diz a CPI dos Laptops". Em síntese, disseram que, como a CPI apontou irregularidades, é automática a responsabilidade do presidente.
Na Globo o pessoal não foi. Lá o estrago foi maior: o presidente da CPI, Dorival Dias (PSDB), apareceu livrando John das irregularidades e afirmando que os erros, passíveis de perda da função pública, foram cometidos por funcionários. E olha que ele é presidente da AFMM...

Continue lendo

Ocorrência policial

Maringá continua insegura. Hoje uma das vítimas da violência foi Pedro Henrique Taguchi, filho do presidente estadual do PMN, Willy Taguchi. Não foi a primeira vez que ele foi assaltado.
Foi nas proximidades do Country Club, e o delinqüente juvenil que o assaltou acabou levando também comprovantes de inscrição de vestibulares, além de CPF, RG, CNH e título de eleitor. O rapaz tem prova no domingo.
Se alguém encontrar os documentos, por favor entre em contato com o Willy (3224-3175).

Continue lendo

A bandeirada no deputado

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Taí, domingo, dia de eleição, o deputado Ricardo Barros (PP) deixando o Edifício Três Marias. À sua frente, o gente fina Ayres Werner. Barros tinha acabado de levar uma invertida que nunca mais se esquecerá na vida. Do alto de sua conhecida arrogância, debatia com o deputado estadual eleito Enio Verri (PT) e com Luciano Pozza (PPS) sobre a vitória do senador Osmar Dias - que acabou não acontecendo. O baque da mudança dos números foi tão grande que ele puxou o carro - e a foto foi tirada quando ele deixava o prédio enquanto a petezada comemorava a vitória de Lula e começava a comemorar a de Requião, que virou em cima de Dias no final da votação. Inesquecível.
(Percebam o mastro de uma bandeira - do PMDB - aproximando-se da cabeça do parlamentar)

Continue lendo

Morte: Senhora da Justiça!

Por VALCIR JOSÉ MARTINS

A propósito do dia de finados reflitamos sobre a morte:
Parece que se nubla o Sol quando ela chega... Pode chegar de mansinho,em demorados ensaios, ou chega de modo abrupto, como um felino que salta sobre uma presa. Num ou noutro caso, jamais é bem vinda.
Pode ser que ela chegue anunciando renovações, liberdade e crescimentos, contudo, na base dessas bênçãos, há sempre amarguras, dor e saudade.
Servidora de Deus em favor da Grande Vida, costuma ser rejeitada, abominada mesmo, e considerada como poderosa e intransigente inimiga, tudo por causa do pouco entendimento quanto a sua grave quão divina missão.
Parece que neve regelante se abate sobre as coisas quando ela se apresenta... Responsável por larga faixa do progresso do mundo e senhora da impoluta justiça, uma vez que não privilegia condições econômicas, culturais ou sociais, nem se curva a faixas etárias ou a vinculaões quaisquer que sejam, quão poucos já conseguem ter paz perante seus sinais, e pouquíssimos já podem expressar alegrias diante do seu anúncio.
O que lhe confere foros de verdade e caráter de permanência na vida humana é o fato de representar as leis divinas, e as leis de Deus visam sempre o bem de todas as almas, filha do Seu amor.
Se conhecermos os ensinamentos do Mestre de Nazaré, e admitirmos a perfeição da vontade do nosso Criador, devemos seguir aprendendo , ainda que aos poucos, a respeitar esse ser, cuja presença tanto assusta e incomoda, desde tempos imemoriais.
Não necessitamos prestar-lhe culto; nem precisamos temê-la. Basta que vivamos nobremente no mundo, e que ensinemos aos nossos a fazer o mesmo, porque, seja mansamente, como a luz do dia que dilui as sombras da noite, ou rápida e violenta, como o salto de um felino, a morte a todos envolverá com seu véu de narcotizantes essências, a todos transladando dos campos do passageiro aprendizado terrestre, para o Grande Lar da vida imperecível, no seio das estrelas.
Todas as suposições e todos os enganos se desfazem, quando, após superarmos duras pelejas e cumprirmos nossos deveres, saímos do mundo das sensações enganosas e mergulhamos no oceano de realidades que o amortecimento do corpo carnal permite ao Espírito imortal.
Que essas observações do Espírito Rosângela , recebidas através do médium Raul Teixeira, recentemente, sirvam para que nesse dia de “finados”, lembremos com uma “saudade saudável” de todos os entes queridos, parentes ou amigos, que nos precederam no caminho que todos nós faremos mais cedo ou mais tarde, para reencontrá-los.
A morte não é fruto do pecado, na nossa visão. Morte é renascimento para novo estágio no plano espiritual.
____________

(*) Valcir José Martins, administrador, Maringá

Continue lendo

Vai voltar Ednéia?

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Outdoor em Maringá. (Foto: Mosca Branca)

Continue lendo

Quem avisa...

Esse negócio de condenar pessoas que acumulam irregularmnente cargos públicos a devolver dinheiro deveria deixar uma figuraça da cidade com um mínimo de cautela.
O sujeito não pára em sua sala e as reclamações se avolumam. Qualquer hora a casa c ai.

Continue lendo

Abre-te Sésamo!

O apoio do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) ao presidente reeleito, Lula, e à candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (esposa do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo) começou a ter resultado. As emendas e os recursos que estavam parados já começaram a sair.
Na região vários municípios foram beneficiados: R$ 100 mil para o município de Araruna (centro de eventos), R$ 100 mil para Ivatuba (construção da Casa da Cultura), R$ 100 mil para Barbosa Ferraz (reforma do Estádio Municipal), R$ 150 mil para Cruzeiro do Oeste (centro esportivo) e R$ 150 mil para Nova Esperança (praça de esportes). Em todos esses municípios, o deputado federal Odílio Balbinotti foi o mais votado.

Continue lendo

Ex-prefeito de Paiçandu sofre nova condenação

Da assessoria do MP/Paraná:

A 6a Vara Cível de Maringá julgou procedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público e condenou o ex-prefeito de Paiçandu, Jonas Eraldo de Lima, o ex-vice prefeito, Haroldo Françoso, e Maria Aparecida Arrias de Lima, ex-primeira dama e à época presidente da Fundação de Desenvolvimento Social de Paiçandu, por improbidade administrativa. A decisão, de 23 de outubro, foi proferida em ação protocolizada em março de 2005, em função da distribuição à população do município de sete mil bolas plásticas, às vésperas do Natal de 2000, contendo os dizeres “Boas Festas Jonas Lima e Haroldo”, o que caracterizaria promoção pessoal com dinheiro público. A denúncia partiu na época do hoje prefeito Moacyr José de Oliveira. Segundo a decisão do juiz Belchior Soares da Silva, os requeridos devem restituir aos cofres municipais R$ 4.550,00, devidamente corrigidos, e pagar multa de duas vezes o valor da última remuneraão de cada um, além de terem os direitos políticos suspensos por cinco anos. Eles também foram condenados na perda da função pública que desempenhem, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por três anos, além do pagamento das custas e honorários advocatícios no valor de R$ 1 mil para cada um dos réus. Jonas Eraldo de Lima foi eleito em duas gestões (1997/2000 e 2001/2004), sendo que na última gestão foi cassado em 15 de dezembro de 2002 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na decisão, o juiz afirma: “O erário municipal, no caso, foi dilapidado, ainda que não seja quantia altamente relevante, porém, não pode haver confusão entre o dinheiro público e o particular, dos agentes que o administram”.

Continue lendo

O marco rotário

Procurando fotos para ilustrar a condenação de três ex-secretários municipais deparei-me com o tal marco que tanto chama atenção dos maringaenses. Estão nas entradas da cidade e representam três pessoas. Muita gente pensou tratar dos três Barros prefeitos.
Mas são os marcos dos 100 anos do Rotary, inaugurados pelo governador João Marin Mechia, ex-diretor das Faculdades Maringá. O marco rotário é uma criação do acadêmico de engenharia Rafael Alves Pereira, que venceu um concurso.

Continue lendo

Sentença é má notícia para muitos

A notícia abaixo é uma má notícia não só para os sete condenados. É também para a secretária Norma Deffune, de Educação, para o prefeito Silvio II e para os vereadores de Maringá.
Norma e Silvio II enfrentam ação civil pública pelo mesmo motivo: ela recebia do Estado sem trabalhar.
Para os vereadores, a má notícia é que o juiz é o mesmo que cuida da ação cível da compra dos laptops.

Continue lendo

Justiça condena três ex-secretários municipais

O ex-prefeito Jairo Gianoto e três ex-secretários municipais foram condenados a devolver aos cofres públicos mais de R$ 1 milhão recebidos irregularmente como salários. Eles acumulavam cargos na prefeitura e na Universidade Estadual de Maringá, sem compatibilidade de horários. Foram condenados o ex-secretário do Esporte, João Marin Mechia (R$ 365.434,81); o ex-secretário de Saúde, Ivan Murad (que acumulou três funções públicas concomitantes e terá que devolver R$ 314.061,60); e a ex-secretária de Educação, Maria Sperandio Cremm (R$ 189.391,78). Além deles, também foram penalizados Dourivaldo Teixeira (R$ 152.826,62), Dulcinéia Ester Pagani Gianoto (R$ 41.503,64) e Maria Augusta de Lima Araújo (que terá de devolver R$ 120.972,22). Os valores deverão ser corrigidos. A ação foi proposta em 2004.
Além da devolução, o juiz Belchior Soares da Silva, da 6a Vara Cível, determinou a suspensão dos direitos políticos de todos eles por cinco anos, a perda de função pública que desempenhem, proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, e pagamento de multa civil, fixada em duas vezes o valor da última remuneração de cada um. Eles também deverão arcar com custos e honorários advocatícios (R$ 1 mil para cada um dos réus).

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ex-secretário Ivan Murad (esq.), ao lado do atual diretor do HUM, Daoud Nasser

Continue lendo

Bravin na mira

Com a esperada ida de Luiz Nishimori (PSDB) para o PMDB, tem início o esvaziamento do grupo de Ricardo Barros.
E agora há partidos políticos querendo Belino Bravin (PP), cujo sonho é ser vice do próximo prefeito.

Continue lendo

Ninguém vai "entregar" o responsável?

Laptops e tripés foram comprados numa mesma licitação, que já provocou a indisponibilização dos bens de alguns servidores concursados, ações cível e criminal e até uma CPI, falta a assinatura de alguém importante dentro da estrutura funcional da Câmara Municipal de Maringá. É um funcionário que é vizinho da Informar, a empresa que só prestava assistência técnica e acabou sendo a única participante de uma licitação que comprou os laptops. A assinatura dessa pessoaa não aparece no processo licitatório, mas teria sido ela quem fez toda a armação - para que, com dinheiro do povo, se pagasse quase três vezes mais por 20 notebooks.
Essa pessoa já teve pelo menos dois ataques de dor-de-barriga, por conta da coisa. O presidente João Alves Corrêa (PMDB) abraçou a causa dessa pessoa, está protegendo-a. Ela por sinal nem vota nele. Ela, a pessoa, é eleitora de Edith Dias. Na câmara, todos sabem quem é o sujeito.
Se John não a "entregar" numa eventual sentença condenatória da Justiça, outros funcionários da câmara arrolados na ação irão fazê-lo. Ou será que John acha que a Justiça funcionará como a CPI de seus colegas?

Continue lendo

31.10.06

Rapidinha

Do Comentando:

- Opus dei, Geraldo?
- Ops, não deu...

Continue lendo

Um secretário que não é xxrope

O atual secretário de Estado da Comunicação Social é João Benjamin dos Santos, professor universitário, que até o último dia 16 era diretor-geral daquela pasta. Ele substitui ao xxrope do Airton Pisseti, que saiu para a campanha do segundo turno. Fica até "ulterior deliberação", segundo o decreto do governador em exercício.
Benjamin é gente finíssima, e além de não ser xxato como o Pisseti, tem suas ligações com Maringá. Sua esposa, Marinalva, é irmã de Adalton Silva, que foi radialista de sucesso e hoje é comerciante no Jardim Imperial. Marinalva, por sinal, apareceu em dois programas do PMDB no horário eleitoral gratuito.

Continue lendo

Aprígio medalhado

No último dia 17 o governador em exercício, Hermas Brandão, concedeu através de decreto a Medalha de Serviço Policial a Aprígio Paulo de Andrade, delegado de polícia de primeira classe e ex-delegado-chefe de Maringá.

Continue lendo

O blog nas buscas

Quando você digita a palavra "Maringá" no sistema de buscas do Technorati, o melhor em relação aos blogs, é listada uma série de blogs que citaram nossa cidade.
Rotineiramente visito o Technorati atrás das novidades. Agora há pouco, fiquei surpreso. Das 46 primeiras citações à palavra "Maringá", 43 partiram deste blog. Pode parecer bobagem, mas é uma coisa que me orgulha.

Continue lendo

Ainda da CPI dos Laptops

O relatório da CPI dos Laptops ignora um dado interesantíssimo: a de que a Informar, empresa que até então somente prestava assistência técnica e não vendia computadores, não tinha dinheiro em caixa para comprar da Itautec os 20 notebooks para os 15 vereadores e alguns assessores. O dinheiro usado para a compra dos laptops, como levantou a investigação da Promotoria, foi da própria câmara - ela pagou antes de receber o produto, daí a diferença na data de entrega do material.
Além disso, insiste na questão da garantia adicional de dois anos. O blog lembra: em contato com a Itautec, coisa que a CBN também fez, a garantia estendida de três anos custaria apenas de R$ 100 a no máximo R$ 280 por laptop - e não os R$ 2 mil cobrados.
Mais ainda: cada laptop era vendido a R$ 4,6 mil. Foi adquirido por R$ 10.980 - uma diferença de R$ 6.380,00. Se cada laptop tivesse sido comprado com garantia de três anos, e não de dois como foi, o custo total seria de R$ 97.600 - e olha que não tem um centavinho de desconto, que é praxe no poder público, ainda mais quando se compram tantas unidades de uma só vez (aliás, licitação pública vence quem dá o menor preço, o que não houve neste caso escabroso). Como a câmara tinha muito pra gastar, preferiu pagar R$ 220 mil.
Finalizando, o relatório considera que R$ 7.493,00 era o preço de mercado do notebook à época. Como não há anexos provando isso, prefiro ficar com a informação oficial da Itautec, que parcelava o valor em até 10 pagamentos iguais. O equipamento era vendido a R$ 4,6 mil - a câmara considera normal que lhe vendam numa licitação sem concorrente por quase o dobro do preço, pagando antes de receber o produto. É preciso, então, verificar todas as concorrências feitas até hoje no Legislativo. Se o papel higiênico no mercado custar R$ 1,60 o pacote (4 unidades), a câmara achará normal pagar R$ 2,80, mesmo comprando em grande quantidade. Os vereadores agem desta forma na casa deles?
Quem não tiver muito o que fazer e quiser dar uma especulada em mais de 315 posts que o blog já fez sobre o assunto, é só navegar aqui. Vale para vereadores, também.
(Ah: esqueceram dos tripés?)

Continue lendo

Perigo de extinção

Pacu, dourado e jaú podem ser extintos. É o que diz matéria especial de uma página amanhã em O Diário sobre o início da piracema e a suspensão temporária da pesca.

Continue lendo

Sismmar quer negociar com Silvio II

Não é que a presidente do Sismmar enviou ontem ofício ao prefeito Silvio II querendo uma reunião para dialogar o reajuste dos servidores municipais?
Entre outros argumentos ela diz que "o período eleitoral findou-se no último dia 29 de outubro" - como se recorda, o prefeito dizia que a lei eleitoral é que o impedia de dar o aumento pra turma. O Sismmar quer os 16,67% de reajuste e acredita salário digno seria a melhor homenagem ao servidor em seu dia. Leia o texto integral.

Continue lendo

Relatório da CPI já está na rede

Tem 44 páginas o relatório final da Confraria Parlamentar de Inquérito dos Laptops, teatralidade legislativa que estimulou nos edis o sentimento de que somos todos, do lado de cá, manés. Continua me intrigando uma coisa: o prazo final era 5 de dezembro, e eles anteciparam de uma hora para outra o relatório, quando poderiam esperar a sentença do juízo da 6a Vara Cível. Acho que aí tem.
Quem quiser ver o relatório, feito por Walter Guerlles e assinado por todos os membros, em formato PDF, deve clicar aqui (ah, ignorem os erros de concordância existentes no documento).

Continue lendo

Aos navegantes

Amanhã não tem coluna no jornal. Com internet cortada, perdi a vontade hoje.

Continue lendo

Finou-se o Maringá News!

Saiu do ar hoje o Maringá News. Quem acessa o site agora cai no Campo Grande News, a quem pertence o domínio. O Maringá News foi a primeira experiência de jornalismo em tempo real na internet maringaense. Foi um empresário da capital do Mato Grosso do Sul, Pedro, cujo irmão é de Maringá, quem me procurou para lançar o site numa parceria. Foi uma coisa de doido, chamei Fábio Linjardi e o Rafael Bruno (a quem devo mais que obrigação, ainda) e fizemos algo inédito na cidade. Infelizmente pirei no meio do caminho, por questões pessoais, e fui obrigado a deixar o empreendimento, que acabou nas mãos do Rafa e de sua namorada Jéssica Arruda. Ela, por sinal, está embarcando, se é que já não embarcou, para Brasília - será a assessora de imprensa do programa Brasil Sorridente, pilotado pelo camarada Gilberto Pucca.
Qualquer hora conto algumas histórias do site, como aquele dia em que fomos tirados do ar e descobri que havia um grampo telefônico no escritório (se vocês adivinharem quem fez isso...).
Dói um pouquinho o sumiço do Maringá News - que, tomara, deve ser rápido. Há um pessoal tentando recolocá-lo nos trilhos.

Continue lendo

Quebração de cara

Do blog do Lukas:

A CBN teve uma boa audiência durante a cobertura das eleições do último domingo. Seis pessoas me disseram que ouviram o deputado Ricardo Barros contando com o ovo no furingo da galinha, antes de as urnas serem totalmente apuradas.
"Minha mulher tava assistindo aquela p(*) do Faustão e eu fiquei acompanhando a apuração no rádio. Quando o Requião virou eu dei cada grito que quase mato a "veinha" de susto. Quem é que vota nesse povo [nos Barros]?" (Mauro- funcionário de posto de gasolina, gente finíssima e muito politizado)
"O cara já tava fazendo discurso em nome do Osmar : 'com essa vitória NÓS consolidamos...'.
Daí a pouco veio a virada. Se fudeu". (Osvaldo- empresário)

Continue lendo

Falso e verdadeiro

Achei que naquele último debate entre os candidatos a governador, na RPC/Globo, o melhor foi Osmar Dias. E que Osmar ganhou o debate por uma simples razão: porque Requião não compareceu. Ele mandou para o estúdio um sujeito até que bem parecido com ele, mas funcionando numa rotação bem mais lenta, sem elevar o tom da voz, uma verdadeira moça. Era o Requião falso.
O Requião que não compareceu o debate, o verdadeiro Requião, foi o que deu entrevista e foi grosseiro com os jornalistas, ontem, no Palácio Iguaçu.

Continue lendo

Fenaj condena Requião, mas esquece 'Veja'

De Cláudio Humberto:

A Federação Nacional dos Jornalistas, que tentou emplacar o Conselho Nacional de Jornalismo, de inspiração fascista, protesta em seu site contra o tratamento "desrespeitoso, truculento e deselegante" do governador do Paraná, Roberto Requião, que ofendeu profissionais da imprensa, mas "esquece" a denúncia de intimidação aos jornalistas da revista Veja. O mutismo da entidade representativa máxima dos trabalhadores em Comunicação sugere que o tratamento dispensado na PF aos três colegas de Veja segue os mais rigorosos padrões da liberdade de expressão.

Continue lendo

Valeu, Geraldo!

Quem sou eu, quem somos nós
pra contestarmos o povo
Foi muito nítida a voz

Todo mundo está empregado
nosso ensino é nota "mil"
o Lula é um privilegiado
transformou esse Brasil

A saúde hoje é um modelo
já não tenho pesadelo
está do jeito que eu quero!

O número impressionante
que havia, de analfabetos
hoje é um dado irrelevante
existem, mas são discretos!

A realidade denota
somos um grupo de heróis
e elegê deixa cum nóis!

O povo é preso à raiz
joga na Sena e tem fé
pode até não ser feliz
mas sempre pensa que é

E viva a democracia
esse direito fecundo
de escolher quem se queria
numa fração de segundo

Terceiro Mundo Não engula
O País vai muito bem
quem não vai de Aero-Lula
vai de jegue ou vai de trem

Importante é sermos penta
Terceiro Mundo inverdade

Se der fome a gente agüenta
Faltou teto a gente invade!
nos linguajares "normais"
Essa nossa dialética

Geraldo, a tua lição
o povo entendeu errado
mas valeu pela intenção
Passar bem. Muito obrigado!

(Jose Ouverney)

Continue lendo

"Declarações desatinadas, ácidas e infelizes"

O presidente do diretório do PT, Rubem Mariano, divulgou hoje a seguinte nota sobre as declarações de Silvio II na rádio CBN no último domingo, após a reeleição de Lula:

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente as declarações desatinadas, ácidas e infelizes do Prefeito Silvio Barros. Porque enquanto Prefeito tem como dever guardar e defender as instituições e os processos democráticos do nosso país, estado e município. A eleição presidencial já havia terminado e as urnas já tinham sacramentado mais 4 anos de mandado ao Presidente Lula, o qual é e continuará sendo a autoridade máxima do nosso país, segundo o próprio Prefeito Silvio Barros constituída por Deus. Contudo, faltaram ao Prefeito o bom senso e o espírito público daquelas pessoas honradas que apesar de sentir a amarga dor da derrota se curvam à soberania da Democracia, bem maior da nossa nação.
O Partido dos Trabalhadores não concorda em absoluto com as declarações do Prefeito Silvio Barros referente às políticas públicas do Governo Lula.
Em primeiro lugar, revela profundo desconhecimento do Prefeito, de concepção e de impacto na vida do nosso povo. Certamente, sua assessoria informou equivocadamente. O Programa “Bolsa Família” não é esmola. O “Bolsa Família” é resgate da cidadania com inclusão social e distribuição de renda. O “Bolsa Família” tem acompanhamento da sociedade e das esferas de poder, as quais o próprio Prefeito faz parte. “Bolsa Família”: é criança na escola. É criança vacinada com mais saúde. É mãe fazendo pré-natal, que combate a mortalidade materno-infantil. É a família podendo tomar café, almoçar e jantar. É aquecimento da microeconomia familiar, dos pequenos comércios e produtos de primeiríssimas necessidades.
Em segundo lugar, referente à política econômica do governo Lula, o Prefeito revela mais uma vez desconhecimento. O Prefeito não quer admitir e reconhecer que o país está melhor econômica e institucionalmente; hoje, o nosso país goza de respeito internacional e de equilíbrio interno. Os fundamentos da economia estão firmados. Nunca se gerou tanto emprego e possibilitou avanços sociais, como o ganho do poder de compra da população e da elevação de milhões de brasileiras e brasileiros para a classe média.
O Partido dos Trabalhadores lamenta, ainda, a infeliz comparação que o Prefeito Silvio Barros fez entre o Presidente Lula e um bandido chamado Barrabás da história bíblica do Novo Testamento, deixando ver realmente seu lado autoritário e prepotente, típico do grupo político que pertence. Assim como Silvio Barros, ACM também quis salvaguardar a Democracia e cuidar do Estado Brasileiro manipulando o placar eletrônico do Senado. Este teve que renunciar o mandato. O Prefeito desconhece também a citação bíblica porque aquele povo que votou na libertação de Barrabás estava sob a manipulação dos líderes religiosos, denominados Fariseus, muito parecido com o grupo político que governou este país por muito tempo e, nestas eleições, tentou retornar sob o comando do PFL e PSDB e aqui, em nossa cidade, pelo PP, partido do Prefeito, de seu irmão e de sua cunhada.
Por fim, o melhor contexto da Bíblia que retrata este momento eleitoral, na nossa concepção, é aquele que diz que Deus revelou a sua vontade às pessoas simples e humildes de coração e escondeu dos poderosos seus desígnios, por isso Lula foi eleito com a força do povo com mais de 60% dos votos de todo o país. Viva a democracia republicana! Viva o Brasil!

Continue lendo

Tremo em pensar

Chama a atenção a vagareza com que a Confraria Parlamentar de Inquérito dos Laptops andou até agora, de forma secreta e distante do povo.
Se a coisa estava tão devagar, por que, de uma hora para outra, me saiu o relatório? Por que saiu o relatório se todos, há cerca de três semanas, com nota em jornal e tudo, aguardavam a sentença judicial? Por que a CPI dos Laptops não esperou a sentença do juiz se levava tudo em banho maria e de forma secreta? Será que a sentença judicial trará alguma coisa parecida com o relatório?

Continue lendo

Sumiram as cedilhas!

Release distribuído agora à noite pela UEM informa que a instituição pediu para que a Acim coordene o trabalho de ajuda ao Hospital Municipal.
A matéria não traz uma cê cedilha, problema ocasionado, claro, por questões técnicas. É preciso portanto um trabalho para achar a cê cedilha na UEM. Não é possível que a UEM conviva com a associaão comercial, a construão do HM, a solicitaão de apoio, a relaão, a ampliaão e a associaões de bairros.

Continue lendo

Correndo pra não chegar

O relatório da Confraria Parlamentar de Inquérito dos Laptops - ou Comissão Pizzaiola de Inquérito - cita que houve um gasto adicional de R$ 40 mil por causa da garantia estendida. Nenhum dos integrantes da CPI teve o interesse em, por exemplo, pesquisar na internet ou neste blog e verificar que a garantia estendida de dois anos sairia em torno de R$ 80,00, de fábrica, por laptop. Mesmo com a tal da garantia estendida, o notebook custaria menos de R$ 5 mil.
A câmara pagou - com dinheiro do povo, e não do presidente da CPI, Dorival Dias - R$ 11 mil por unidade - sem falar na questão das datas de entrega.
Resumindo: os vereadores continuam achando que quem pensa é trouxa.

Continue lendo

Requião e a imprensa

Leitor diz estranhar o fato de não ter comentado a atitude de Requião ontem com a imprensa. Não comentei porque realmente não deu, mas abomino o jeito que Requião, sendo da área, trata o pessoal. Quer dizer, ele trata grosseiramente pessoas de outras áreas, também, mas deveria ser o mínimo educado ao lidar com gente da imprensa.
Já presenciei Requião maltratar colegas. Foi no primeiro mandato, em Mandaguaçu, num governo itinerante. A jornalista maltratada, por sinal, hoje trabalha no Estado. Repudio isso, mas não posso deixar de ver que, politicamente, ele é melhor que muitos - seu pensamento político está mais perto do meu. Montenzuma Cruz, inclusive, fez um comentário interessante no Factorama.
Um caso: foi este blog que postou o vídeo em que Requião trata rispidamente, para dizer o mínimo, agentes penitenciários que foram lhe fazer reivindicações. Meu filho, de 18 anos, foi cativado pelo jeito requianista de ser e decidiu votar em Requião por causa do que viu no vídeo.

Continue lendo

Justiça condena Pinga Fogo. De novo

O Juizado Especial Cível de Maringá condenou o ex-deputado federal e apresentador de televisão Benedito Cláudio Pinga Fogo de Oliveira, a TV Maringá (Band) e a rádio Nova Ingá em ação de reparação de danos morais movidas por este jornalista. Esta é a segunda condenação de Pinga Fogo em ações em que sou autor. A outra foi em junho último, também em ação de danos morais, e que está em grau de recurso no Tribunal de Justiça.
Em 19 de janeiro do ano passado o ex-deputado chamou-me de "invejoso", "frustrado", "mentiroso", "bobão" e "viadinho" em seu programa de televisão. Tudo por causa de uma notícia no Mosaico dando conta de que a transferência de sua emissora de rádio para Paiçandu, anunciada inclusive em campanha publicitária, era irregular. A notícia era tão verdadeira que até hoje a rádio não se instalou naquela cidade. Pinga Fogo bradava documentos na televisão, dizendo que estava tudo regular e que eu era mentiroso, além dos outros xingamentos.
A sentença, exarada em 26 de setembro e que será publicada na edição 7235 do Diário da Justiça, nesta quarta-feira, condena o ex-deputado e as duas emissoras ao pagamento de R$ 8 mil. Deverei recorrer do valor, já que a audiência de Pinga Fogo, pela qual se mede o tamanho do dano moral, supera a Globo no horário em que é levado ao ar.

Continue lendo

John teme sentença política

O presidente da câmara, João Alves Corrêa (PMDB), confirmou que leu o relatório antes de ele ser lido em plenário. O relatório aponta falhas no processo licitatório. "Eu só espero que a sentença judicial não seja política. Minha preocupação é de que aconteça um julgamento político. Fora isso, estou de consciência tranqüila", afirmou o presidente.
O episódio é aquele conhecido: com dinheiro do povo a câmara comprou laptops de R$ 4,6 mil por R$ 11,9 mil e só os entregou quase um ano depois de licitados. Coisinha simples. Comenta-se que John está acobertando alguém, que seria o autor da idéia que prejudicou os cofres públicos em alguns milhares de reais.

Continue lendo

Pizza em andamento

Neste momento estão lendo o relatório conclusivo da CPI dos Laptops, na Câmara Municipal de Maringá. O presidente Dorival Dias (PSDB) queria ler, mas o presidente e investigado João Alves Corrêa (PMDB) lembrou que tem que ser o relator, Walter Guerlles (PTC).
Acompanhe aqui.

Continue lendo

Para registro

Preparo mudanças para melhorar o blog, que somente ontem registrou 3,5 mil visitas. Antes, no entanto, tenho que acertar as pontas com a GVT, que insiste em cortar a internet só porque não paguei a conta.

Continue lendo

Nishimori mais perto do PMDB

O deputado federal Odílio Balbinotti confirmou hoje que o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) está sendo sondado para ingressar no PMDB do governador reeleito Roberto Requião. Aí perguntaram do João Ivo e ele disse que acredita que não haveria impedimento também sobre sua filiação.

Continue lendo

Barrados no baile

Descobri porque Ricardo Barros (PP) ameaçou sair da campanha de Osmar Dias, no início do segundo turno. Aqui, ele reclamava mais poder. No primeiro turno, queria inclusive exercer influência nos programas de rádio e televisão e não deixaram.
Na reta final, impediram ele e sua mulher de participar de uma reunião do comando da campanha de Osmar, em Curitiba. Ele ficou possesso, mas manteve a fleuma e continuou na lida.
Assessores dizem que ele reclama do vice de Silvio II, Carlos Roberto Pupin, que também trabalhou na coordenação estadual.

Continue lendo

Leoni faz show

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O baixista, compositor e cantor Leoni (motor do Kid Abelha no auge do sucesso) faz show dia 14 em Maringá. Dia 15 vai a Londrina e dia 16 em Curitiba.

Continue lendo

Lorenzetti foi professor em Maringá

Dei a nota na coluna sem detalhes. Agora, outros dados.
Jorge Lorenzetti, o ex-churrasqueiro do presidente Lula apontado como o idealizador da compra do dossiê dos Vedoin contra os tucanos, residiu e trabalhou em Maringá em 1984.
Ele foi professor-colaborador da Universidade Estadual de Maringá. Dois anos antes ele tinha sido candidato a deputado federal em Santa Catarina, fazendo 1.065 votos. Ele foi secretário nacional de formação do PT e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

(Foto: Ailton de Freitas)

Continue lendo

Apoio nas inserções

Os peemedebistas Odílio Balbinotti, Moacyr de Oliveira (prefeito de Paiçandu) e Humberto Feltrin (prefeito de Marialva) e o petista João Ivo apareceram na televisão apoiando a candidatura de Requião e de Lula.
Não foi durante o programa eleitoral, mas foi nas inserções da coligação Paraná Forte (PMDB-PSC), na sexta-feira, último dia de propaganda eleitoral gratuita.

Continue lendo

Eu me amo

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Silvio II agora há pouco no programa do sócio do irmão e da cunhada: "Nós saímos fortalecidos da disputa eleitoral".
É, quem perdeu foi o Requião e o Lula.

Continue lendo

Pagando pra ver

Quando se elegeu deputada, em 2002, Cida Barros (PP) apoiou Álvaro Dias (PSDB). Mas, como havia trabalhado na campanha de Requião a prefeito de Curitiba, nunca chegou a ser oposição na Assembléia Legislativa, e até abraçar a candidatura de Osmar Dias (PDT) era tratada com os mesmos privilégios da bancada governista.
Agora, a própria bancada de situação eleita não quer Cida tendo este tratamento político. Não seria justo com Enio Verri (PT), que apoiou o governador reeleito no primeiro turno, e principalmente não seria justo com Luiz Nishimori (PSDB), que enfrentou sérios problemas no tucanato para apoiar Requião no primeiro e no segundo turno.

Continue lendo

De volta ao trampo

Passei a manhã reunida conversando sobre o programa de televisão com o Antonio Fermenton, o Milton Ravagnani, o Ademar Schiavone (foi a primeira reunião dele com a turma), além do Rogério Fischer, do Flávio Mantovani e do diretor.
O Contradição não estréia na próxima segunda-feira, deve ficar para a outra segunda, 13. Um leitor perguntou o horário: começará sempre às 12h30.

Continue lendo

30.10.06

Tirando racha em Maringá

O vídeo está no Factorama e no YouTube, onde foi colocado há cinco meses por um rapaz identificado como Adilson, de 32 anos. Mostra um racha entre um Marea turbo e um Golf VR6 nas avenidas de Maringá. Dá para identificar a RTV Canal 10 e a Igreja Santa Maria Goretti, na Colombo. Se o pessoal da Setran não ficar preocupado apenas em ir a inauguração de bares, dá pra pegar o vídeo e identificar os infratores. Um dos motoristas é mostrado na filmagem. Rachas em Maringá já mataram muitas pessoas. Naquela avenida, por exemplo, morreu a garota Fabíula.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Mosaico (terça)

Balanço
O resultado do segundo turno em Maringá fortaleceu um PMDB dividido e o PT unido. Em Curitiba a coordenação de campanha de Requião tem ciência de que foi o crescimento de Requião em Maringá (perdeu apenas para Curitiba em termos percentuais) que garantiu sua reeleição.

Magoou
O deputado federal Ricardo Barros (PP) somatizou a derrota de Osmar e Alckmin.
Nas muitas entrevistas que deu para se apresentar como vitorioso aqui (apesar do crescimento de Osmar em relação ao primeiro turno ter sido o mais baixo das grandes cidades), ele não escondia a mágoa com o governador reeleito Requião.

Se achando
Barros informou erradamente que esta foi a primeira derrota de Requião em Maringá - quando foi a segunda (em 2002 ele perdeu o primeiro turno para Álvaro), tentando puxar o crédito para si.
E chegou a dizer que Requião “perdeu (em Maringá) porque não teve nosso apoio”.

Beiço
O deputado acabou revelando que até gostaria de ter apoiado Requião. “Ele sabe porquê (não teve seu apoio)”, alfinetou.
Revelou que Cida Barros foi convidada por Requião e só não assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio porque não teria prerrogativas, seria uma secretária de enfeite.

Business
Ricardo Barros está entrando no ramo de água mineral.

Passou por aqui
Jorge Lorenzetti, ex-churrasqueiro de Lula e apontado como o mentor da desastrada operação de compra do dossiê por R$ 1,7 milhão, viveu em Maringá.

Pragas
Inaugurada há pouco tempo, a avenida Horácio Raccanello já está com suas calçadas infestadas de tiririca e capim-seda.

Desejo
Em Maringá, os resultados das urnas estão fazendo com que filiados do Psol voltem a namorar o PT.

Desamparo
Nenhum dos 15 vereadores maringaenses trabalhou efetivamente para a eleição de Requião.
No segundo turno, apenas três: Humberto Henrique e Mário Verri (PT) e Valter Viana (PHS). Isso talvez explicasse o jeitão de velório vivido pelo Legislativo, ontem.

Culinária 1
Na sexta-feira Renato Cardoso, coordenador da campanha de Requião, promoveu jantar para a imprensa com o vice-governador Orlando Pessuti onde havia de tudo, menos gente da imprensa.
O prato era requintado, para comemorar resultado com larga margem de diferença: salmão.

Culinária 2
No domingo, Miguel Grillo preferiu trocar o trabalho de campo pela cozinha.
Ficou no comitê da Duque de Caxias fazendo hamburger.

Irritação
Requião foi votar brabo.
Picharam no muro do local onde ele vota: “Aqui vota o maior mentiroso do Paraná”.

Será?
Terminada a eleição, resta aguardar os prometidos pedidos de expulsão do PMDB contra João Alves Corrêa, William Gentil, Terezinha Pereira e Chico Caiana.

Culpa
A votação de Osmar Dias no segundo turno em Maringá decepcionou muita gente, inclusive aliados como Willy Taguchi, presidente do PMN.
Este debita à rejeição dos Barros a performance tão frágil.

Deu certo
A criação de comitês descentralizados da campanha Requião ajudou na boa votação obtida em Maringá.
Éder e Gervásio (que junto com Osmar do DER coordenaram um na avenida Gurucaia) chegaram a ser fotografados de joelhos defronte o comitê, quando a reeleição foi confirmada.

Horário
O prefeito de Marialva, Humberto Feltrin, e o deputado Balbinotti gravaram depoimentos para o horário eleitoral gratuito no segundo turno. Mas não foram ao ar.
No último programa, foi veiculado clipe com participação da maringaense Satico Noma Ikeda Rigon.

Gravado
O PT possui esta declaração, gravada em vídeo de um conhecido pepista, da área cultural, sobre as eleições de 2008:
- Se for o Enio Verri, faço campanha para ele sem cobrar nada em troca.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Colhendo maçã
Cerca de 200 sarandienses estão sendo recrutados para colher maçã em São Joaquim, Santa Catarina, com a ajuda do Sine.
Eles terão registro em carteira e devem permanecer por 50 dias naquela cidade, considerada a capital nacional da maçã. Os primeiros ônibus com destino à cidade mais fria do Brasil devem sair ainda esta semana. O retorno será perto do Natal.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Preparativos
O programa Contraedição deve estrear na semana que vem na RTV Canal 10. Os preparativos , por parte da direção e produção, estão em ritmo acelerado. Participarão Milton Ravagnani, Ademar Schiavone e este colunista.
A emissora de Antonio Fermenton deve promover outra estréia em breve: um programa comandado pelo cantor sertanejo Teodoro.

Continue lendo

O embuste de Vila de Rei



Este vídeo foi colcoado no último dia 10 no YouTube. Dá uma geral na situação dos maringaenses que foram a Vila de Rei.

Continue lendo

O xis da questão

Sobre a enquete que pergunta como Maringá será tratada por Requião, o blog Saúde Maringá comenta:
- Acho que o problema está em como Maringá continuará sendo tratada pelos políticos daqui.

Continue lendo

"Não foi no tapetão"

De Silvio II, ontem, em entrevista a uma emissora de rádio:

"Maringá pode atestar que nós conquistamos esse espaço político pela escolha da população e por méritos de serviços prestados. Não foi no tapetão, não foi na estratégia de inventar histórias, nunca criamos personagens nem situações, nunca mentimos em campanha contra outros candidatos(...) Se temos a força que temos em Maringá hoje, ela não foi comprada, não foi tomada, foi conquistada pela nossa determinação de servir a população, e aí tirar isso realmente não vai ser fácil não".

Continue lendo

Osmar diz que vai cobrar promessas

O senador Osmar Dias, durante entrevista coletiva realizada hoje, agradeceu os apoios e os votos recebidos declarou que de volta ao Senado vai fiscalizar o desempenho do governador reeleito. “Do dia 1° de janeiro em diante, vamos funcionar como agência reguladora do governo do Estado, cobrando cada promessa feita pelo governador tanto na campanha anterior como nesta eleição”, afirmou Osmar Dias. “Acompanharemos com muita atenção a atuação do governo, em respeito aos eleitores que votaram em nosso projeto”, acrescentou.
O senador se disse tranqüilo e sereno com o resultado da eleição e, ao contrário do governador reeleito, não vai contestar a apuração do TRE. “Será que ele acha que eu ganhei a eleição?”, questionou Osmar, que enumerou alguns fatos que podem ter influenciado a votação. Entre eles, as pesquisas de intenção de votos. “O Ibope e o Datafolha não apontaram sequer para um segundo turno no Paraná. Então, nem deveriam ter voltado a fazer pesquisas no Estado”, disse.
Ele fez um agradecimento ao prefeito Beto Richa, de Curitiba, graças a quem venceu o pleito na capital.

Continue lendo

Voto facilitado

No Colégio Estadual Ipiranga, a seção 48 (193a Zona Eleitoral) mudou para o térreo.
Para atender a uma eleitora, que no primeiro turno foi transportada por quatro pessoas para votar no primeiro andar. Para evitar novas dificuldades, passaram pra baixo.

Continue lendo

Esconde-esconde

De Geraldo Irineu:

- Quer se esconder do prefeito de Ângulo? Vá a Ângulo!

Continue lendo

Silvio II espalha boato sobre João Ivo

Leitor pergunta se procede a informação de que o ex-prefeito João Ivo Caleffi (PT) irá comandar o PMDB maringaense. É óbvio que não. O boato foi espalhado por Silvio II, ontem, em entrevista a uma emissora de rádio.
João Ivo tem toda uma trajetória no PT e agora que Lula é presidente e Requião foi reeleito o mais provável de acontecer é que ele se prepare para voltar a disputar a prefeitura. Os votos que obteve como candidato a deputado federal são sua credencial. Só que ele vai ter que mostrar habilidade política dentro do PT - e aí é que está o problema a ser resolvido. Ele terá de ter uma boa conversa com Enio Verri, de quem ele ganhou na convenção que o indicou candidato a prefeito em 2004. Sair do PT acho impossível de acontecer.

Continue lendo

Sugestão de cenário

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O programa Contraedição, se tudo der certo, estréia na próxima semana na RTV Canal 10. O desenho acima é uma das propostas de cenário. Aí fizeram uma brincadeira, que, com a devida autorização, torno pública.
Por falar em Ademar Schiavone, o imortal, ontem em seu artigo semanal no Jornal do Povo ele pediu votos para Geraldo Alckmin e Osmar Dias. Eu votei no Lula e no Requião. Quer dizer, acho que contradição não vai faltar no programa.

Continue lendo

Juntos, não!

Peemedebistas e petistas saíram às ruas, ontem à noite, para comemorar a vitória.
Vazou agora que houve uma recomendação de Miguel Grillo, do comitê da avenida Duque de Caxias, para que os peemedebistas não festejassem junto com os petistas. Deveriam ficar separados.
Até que a maioria obedeceu sua sugestão, mas todos - to-dos - repudiaram a postura do diretor do Detran.

Continue lendo

Dica

Tem um comentário do Ualid Rabh no post "Falhou a memória" que é muito bom.

Continue lendo

Falhou a memória

Definitivamente, Ricardo Barros se acha. Ouvi agora uma entrevista que ele deu de manhã e, pra valorizar o passe, além de ter dito que só os Barros se esforçaram na campanha de Osmar, comentou que esta foi a primeira vez que Requião perdeu em Maringá.
Não é verdade. Esta foi a segunda eleição, e a terceira vez, que Requião perde em Maringá.
No primeiro turno, em 2002, Requião recebeu 44.874 votos em Maringá (27,219% dos votos válidos), perdendo para Álvaro Dias (PSDB), que fezm 51.830 votos (31,439%). No segundo turno, Requião recebeu 85.432 votos (54,668%) e Álvaro fez 70.841 votos (45.332%).

Continue lendo

Duas notas

O Mamocos conta que:

  • Uma rádio de Maringá prometia uma camiseta ontem em pleno horário de votação para quem soubesse o nome completo de Geraldo Alckmin.
  • Requião deve sua votação em Maringá muito mais ao trabalho dos petistas do que dos peemedebistas.

Continue lendo

Uma história com Roberto Carlos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Morreu ontem Sergio Eduardo, rapaz de 32 anos, filho da Felismina Dias, irmã da vereadora Edith. Imaginava há tempos fazer uma matéria sobre ele, sou capaz de fazer para a próxima edição da revista, que pretendo retomar agora. Sergio era especial e fui testemunha de uma situação envolvendo ele.
Foi no início dos anos 80. Roberto Carlos chegou no aeroporto de Maringá para fazer um show no Chico Netto e, claro, havia um aparato policial. Do aeroporto até o Maringá Bandeirantes Hotel parecia um cortejo, carros da imprensa, de populares, da polícia, motocicletas. Um Fusquinha se destacava, e foi um dos primeiros a estacionar defronte o hotel.
Houve a coletiva com Roberto, me lembro que participaram o Rizzo, o Joel Cardoso e a Iracy Rodrigues Vieira. Depois do falatório, tiramos fotos. Quem for à casa da minha vai encontrar o pôster em que apareço abraçado com Roberto segurando um puta dum gravador CCE nas mãos (já quem for à casa do Roberto não encontrará tal fotografia). Terminada a coletiva, começamos a sair da sala. Um dos seguranças chegou pro Rei e disse algo que não compreendi, pois também estava saindo da sala.
O segurança falava do Fusquinha que estava lá embaixo, dirigido pela Feliz. Roberto Carlos consentiu, na hora, que ela subisse com o filho, devidamente trazido por auxiliares do cantor. Roberto sempre dispensou tratamento muito bonito a pessoas especiais, e o filho da Felismina foi uma delas. Tornei-me mais fã dele depois deste episódio.

Continue lendo

Aliviado

Uma pessoa em especial suspira aliviada com a derrota de Osmar Dias: seu irmão Álvaro.
Se Osmar ganhasse o governo do Estado, em 4 anos ele certamente siaira à reeleição. Ao final do mandato, Álvaro não poderia pleitear a sucessão do irmão justamente por causa do parentesco.

Continue lendo

Descansando

O governador licenciado Roberto Requião seguiu para a Argentina, onde deve descansar até o final da semana. No retorno ele toma o cargo que Hermas Brandão ocupa interinamente.

Continue lendo

Espírito bem humorado

O blog deve ter alguns leitores novos, que não acompanham seu espírito. Só pode ser isto. Tem muita gente que não entendeu o espírito do post "Bons serviços prestados". Cadê o bom humor dessa turma?

Continue lendo

Uma figuraça esse rapaz

Ouve-se muitos elogios a Ronaldo Nezo pela forma como ele conduziu a cobertura do segundo turno ontem, na CBN. A emissora teve audiência total.
Foi naquele microfone, aliás, que Silvio II revelou-se. Quando ele foi eleito, repetia que todo poder vem de Deus. Ontem, como foram o Requião e o Lula os eleitos, ele disse que o povo também erra - e citou o caso de Barrabás, escolhido para ser libertado aoinvés de Cristo. Silvio II é um pândego.

Continue lendo

Velório

O clima na Câmara Municipal de Maringá é de velório.
Teve gente que perdeu apostas, teve gente que está arrependido.
Requião não teve o trabalho de nenhum vereador maringaense no primeiro turno. Teve de três no segundo: Mário Verri, Humberto Henrique e Valter Viana.

Continue lendo

Vapt-vupt

Hoje os adversários de Requião chegaram a colocar no ar um site chamado Paraná sem Mentiras (http://www.paranasemmentiras.cjb.net), com uma série de documentos e vídeos contra o governador licenciado. Havia até transcrição de conversas telefônicas, supostamente gravadas por Razera. Ontem mesmo saiu do ar, após o resultado das urnas.

Continue lendo

Capas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Primeira página do Diário do Nordeste, de Fortaleza, Ceará, e de O Diário do Norte do Paraná, de Maringá, nesta segunda-feira.

Continue lendo

Bons serviços prestados

Tem gente querendo saber o nome do militante petista que deu com o mastro de uma bandeira na cabeça do deputado federal Ricardo Barros.
A intenção é homenageá-lo com o título do Mérito Comunitário.

Continue lendo

Na Getúlio Vargas

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A foto foi tirada por volta das 18h, assim que começou a apuração, na avenida Getúlio Vargas. Marino Gonçalves e Valter Viana estavam juntos com Enio e Mário Verri, Rubem Mariano, o advogado Marcos Meneghin, entre outros. O clima era de pura expectativa. Enio depois subiu para dar entrevista na CBN (dizem que abteu de frente com Ricardo na questão das pesquisas). Quando a diferença pró-Osmar era de 40 mil votos, Marino comentava com Viana que haveria uma virada.

Continue lendo

Planos frustrados

Em Sarandi, a deputada estadual Cida Barros (PP) já tinha "nomeado" Cido Polícia para a chefia da Ciretran e o peemedebista Carlos de Paula, que apoiou Osmar Dias, já estava certo para, depois das eleições, mudar de partido.

Continue lendo

A preparação no PT

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

No sábado à tarde, no Sinteemar, a militância do PT e voluntários não filiados foram reunidos para recever as instruções para fiscalização de urna. O presidente municipal do PT, Rubem Mariano, assinou os crachás de credenciamento e instruiu ao pessoal o que podia e o que não podia ser feito.

Continue lendo

Constrangimento

O deputado federal Ricardo Barros já tinha loteado alguns cargos estaduais em Maringá. Cantou a vitória antes do tempo.
Ao descer do Três Marias, onde tinha ido falar na CBN, ele teve que desviar da manifestação de petistas e peemedebistas. Levou umas bandeiradas na cabeça.

Continue lendo

Humor pós-eleição

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do Kibeloco.

Continue lendo

Alguns resultados

  • Em Porto Rico, a praia dos maringaenses, freqüentada por muitos políticos que apoiaram Osmar Dias, deu Requião: 67,55% a 32,55%.
  • Em Rolândia, Osmar fez 77,88% contra 22,22% de Requião.
  • Em Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu fez a lição de casa: 73,58% para Requião e 26,42% para Osmar.
  • Em Floresta, dirigida pelo coordenador da campanha de Osmar, José Roberto Ruiz, Osmar ganhou por 61,24% a 38,76%.
  • Paranavaí foi das cidades médias a que deu mais votos a Requião: 62,24% a 37,76%.
  • Em Pitanga, terreiro de Ricardo Barros, Requião fez 62,97% contra 37,03% de Osmar.

Continue lendo

Nova derrota

Em Bandeirantes, onde Osmar Dias estudou e trabalhou, ele tornou a perder no segundo turno. Fez 46,50% dos votos, contra 53,44% dados a Roberto Requião.

Continue lendo

Balanço da cobertura

De ontem para hoje foram 75 posts, a maioria acompanhando a votação do segundo turno. Um ou dois posts foram refeitos, tiveram os números atualizados. Creio que foi uma margem razoável de erro. Não deu pra fazer melhor porque estava com problemas de postagem no Blogger.

Continue lendo

Negócios

O deputado federal Ricardo Barros (PP) dedicou-se muito à campanha de Alckmin e Osmar, não resta dúvidas. Mas poderia ter se empenhado mais.
É que ele andou dividindo tempo para resolver negócios. Está entrando no ramo de água mineral. Como no caso dos semáforos de ciclo visual, através de uma parceria extra-oficial.

Continue lendo

Ele voltou

O advogado Roberto Balestra tinha começado um blog e parou. Ontem voltou - e, tudo indica, pra ficar. Confira.

Continue lendo

Cidade por cidade

Aqui, o resultado cidade por cidade no Paraná.

Continue lendo

Ato falho

Agora pela manhã o repórter Marrom, da Cultura AM, foi entrevistar um tenente da Polícia Militar para fazer um balanço das ocorrências policiais, que começou assim a entrevista:
- Bom dia, meu caro Salsicha...
Marrom ficou roxo, porque nada entre os dois repórteres é igual. Nada.

Continue lendo

Em Ângulo e Marialva

Em Ângulo, administrada pelo peemedebista Zezão, Osmar Dias teve 52,68% dos votos, contra 47,32% dados a Requião. Nem por isso ele deixou de fazer uma festa ontem na cidade.
EM Marialva, terra de Humberto Feltrin e Luiz Nishimori, Requião também perdeu. Foram 59,98% para Osmar e 40,02% para Requião.

Continue lendo

Requião cresceu mais em Curitiba e Maringá

Compare agora o desempenho de Requião em algumas das maiores cidades do Estado. Os melhores crescimentos foram em Curitiba (12,91%) e Maringá (12,81%). Os números referem-se ao primeiro turno e ao segundo turno:
Curitiba: 37,06% - 49,97%
Maringá: 30,10% - 42,91%
Cascavel: 37,89% - 47,24%
Londrina: 23,61% - 28,29%
Ponta Grossa: 31,81% - 37,81%
Foz do Iguaçu: 26,53% - 34,32%

Continue lendo

Carne seca

Os prefeitos Moacyr José de Oliveira e Cido Spada estarão por cima da carne seca. Spada, que foi um dos coordenadores da campanha de Lula no Paraná, deve até assumir um cargho em nível nacional.
Em Sarandi Lula fez 55,78% dos votos; Requião fez 54,91%. Os índices foram melhores em Paiçandu, onde Lula teve 59,01% e Requião 58,57%.
E pensar que algumas pessoas, assessores de Silvio II, já fizeram troça desses dois prefeitos...

Continue lendo

Velho filme

De Cláudio Humberto:

Passadas as eleições, senadores e deputados federais terão aumento salarial. Ganharão mais de 19 mil por mês, fora os penduricalhos.

Continue lendo

"Hoje vou dormir gostoso!"

De um leitor, em comentário abaixo:

O Ricardão tava na CBN, com 76% dos votos apurados, falando grosso e cantando vitória. O Ênio também tava, ressaltando o trabalho do PT maringaense, que possibilitou um aumento considerável de votos para o Requião no segundo turno.
E o Ricardão falando que a vitória do Osmar era uma resposta ao estelionato das pesquisas e da pressão do Requião sobre os prefeitos. E isso e aquilo.
O Ênio falou que a diferença vinha diminuindo e que uma virada ainda era possível.
Saí para trabalhar, e enquanto estava trabalhando vi o Requião virar. Foi bacana.
Queria ver a cara do Ricardão. Aquela arrogância toda deve ter sido difícil de passar pela goela.
E depois veio um amigo e disse que o Ricardão quis peitar uns caras que estavam na festa e acabou levando uns cascudos. Hoje vou dormir gostoso!

Continue lendo

"O governador é vingativo"

Outra de Silvio II:

- Sabemos que o governador é vingativo, mas não acho que ele vá prejudicar uma cidade do porte e da importância de Maringá.

Continue lendo

"Acho que eles vendem o resultado"

Trecho de matéria de Fábio Linjardi em O Diário desta segunda-feira:

Nas primeiras duas horas, o clima era de alegria no comitê central de Osmar, localizado na esquina entre a avenida João Paulino Vieira Filho e a rua Lauro Eduardo Werneck. A vantagem inicial era de cerca de 3% sobre Requião. Nesses primeiros instantes, o deputado federal Ricardo Barros (PP), coordenador regional da campanha de Alckmin, narrava em um microfone cada novo resultado da apuração, que gerava gritos de alegria e aplausos.
Conforme a vantagem foi caindo, a euforia foi sendo substituída por semblantes preocupados.
Ricardo Barros não poupou críticas aos institutos de pesquisa. "Vai ter que ter uma punição. Eles tentam manipular a população com pesquisas. O resultado das eleições é bem diferente do que as pesquisas mostravam", comentou. "Acho que eles vendem o resultado" , disparou.

Continue lendo

"Daqui saiu a vitória"

De Miguel Grillo (PMDB), diretor do Detran, sobre a vitória de Roberto Requião, nesta segunda, em O Diário:
- Daqui saiu a vitória. A diferença que o PMDB de Maringá tirou garantiu a vitória de Roberto Requião no Paraná.

Continue lendo

Cobrança à porta

Terminado o período eleitoral, além de ver seus candidatos perderem a eleição, Silvio II vai ter que se preparar para cumprir uma promessa - e esta não foi feita em campanha.
Ele disse que queria dar aumento para o funcionalismo público municipal de Maringá, mas não podia por causa da legislação eleitoral. Agora, pode.

Continue lendo

Acidentes de moto

Um novo acidente envolvendo motociclista aconteceu hoje à noite em Maringá. O condutor foi internado em estado grave na Santa Casa.
Ontem, João Paulo, filho do cinegrafista JB Siqueira, o Foguinho, caiu da moto e, apesar de estar usando capacete, sofreu traumatismo e está internado na UTI.

Continue lendo

29.10.06

Só festa

Nas imagens, a comemoração da vitória de Requião e Lula em Maringá:

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Ah, ia me esquecendo de mais um

Teve um maringaense que se ferrou neste segundo turno, e seu sobrenome não é Barros nem Battisti. A nota foi colocada há cerca de uma hora na coluna de Cláudio Humberto:

Vidente da vitória de Alckmin se cala
A coluna tentou um contato com o vidente Jucelino da Luz [nascido em Maringá], que em documentos registrados em cartório e em seu site na internet garantiu a vitória de Alckmin com 64% dos votos. Mesmo diante das pesquisas, que indicavam a vitória de Lula - afinal eleito com percentual de votos próximo ao que deu ao tucano - o vidente reiterava sua "premonição", dom que diz ter adquirido na infância. Com agenda cheia de palestras no Rio, ele não retornou as ligações da coluna, que prometeu cobrar dele o resultado, logo após o anúncio oficial. O vidente diz ter previsto o atentado ao World Trade Center em 2003, os atentados em Madri e localizado Saddam Hussein para o governo americano. Desta vez, parece que o coração de eleitor de Jucelino falou mais alto que seu propalado dom da premonição.

Continue lendo

Alckmin fez 50,75% no Paraná

Números finais no Paraná: Alckmin teve 2.744.697 votos (50,75%), contra 2.663.423 (49,25%) de Lula.
O quadro final, em todo o país, foi de 60,81% (58.236.665 votos) para Lula e 39,10% (37.524.204 votos) para Alckmin.

Continue lendo

Osmar cresceu menos em Maringá

Osmar Dias ganhou em 9 dos 10 maiores colégios eleitorais do Paraná. Comparece a evolução de seus votos, percentualmente, do primeiro para o segundo turno (Maringá tem peso na vitória, pois contribuiu com o menor índice de aumento para Osmar. Pesaram ainda as pequenas cidades, do interior e da Região Metropoltiana de Curitiba, e o trabalho do vice Orlando Pessuti) :
Curitiba: 33,55% - 50,03%
Londrina: 56,88% - 71,71%
Ponta Grossa: 45,22% - 62,19%
Guarapuava: 54,73% - 61,53%
Cascavel : 41,81% - 52,76%
Maringá: 47,29% - 57,09%

Continue lendo

Nervos

Requião estressou com esta eleição. Leia.

Continue lendo

Fator determinante

Willy Taguchi, presidente estadual do PMN e como tal membro do Conselho Político de Osmar Dias, lamentou agora à noite que em Maringá o resultado poderia ser melhor e até decidir a eleição a favor de Osmar.
Ele acha que a rejeição da família Barros foi determinante e impediu um maior crescimento de Osmar na cidade e na região.

Continue lendo

A mais acirrada do país

Requião vence a disputada mais acirrada do país, diz o Uol. Confira.

Continue lendo

Requião fez 20.356 votos a mais em Maringá

(Atualizado - de novo!)
Roberto Requião fez 20.356 votos a mais, em Maringá, do que no primeiro turno.
No primeiro turno Requião teve 30,1% dos votos em Maringá (52.687 votos), contra 47,29% de Osmar Dias (82.759 votos).
Agora, ele teve 42,91% dos votos (73.043), enquanto Osmar fez 14.436 votos a mais, chegando a 97.195, o equivalente a 57,09%.
Maringá, portanto, foi fundamental na eleição de Requião porque, ao contrário de Londrina, reduziu a diferença do primeiro turno.

Continue lendo

Na região

Prefeitos da região estão comemorando tudo o que podem. Vários.
Especialmente Moacyr José de Oliveira, de Paiçandu, Cido Spada, de Sarandi, e Zezão, de Ângulo.

Continue lendo

E c´est fini!

Uma palavra para resumir esta eleição aqui no Paraná?
Emoção.

Continue lendo

Acabou de acabar!

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Requião foi reeleito com 10.479 votos de diferença. Requião fez 50,10% dos votos, Osmar fez 49,90%.
Foram 5.326.743 votos válidos (90,74%), 88.774 votos nulos (1,51%) e 455.079 (7,75%) nulos.

Continue lendo

Sobe e desce

Dos deputados eleitos, em relação ao resultado destas eleições:

Sobem - Odílio Balbinotti, Enio Verri e Luiz Nishimori
Descem - Cida Barros e dr. Batista

Continue lendo

A explicação do prefeito

Em entrevista a uma emissora de rádio, Silvo II afirmou que Requião venceu Osmar Dias porque sua campanha tinha mais dinheiro.

Continue lendo

Só 0,02%

Faltam 0,02% a serem computados.
A diferença é de 10.226 votos pró-Requião.

Continue lendo

Circulando

O Diário circula amanhã, com o resultado das eleições.
O Hoje não circula, mas certamente por lá o clima estará uma maravilha.

(Estou tentando acertar o horário)

Continue lendo

Quem ganha e quem perde

Saem ganhando com a vitória de Requião, em Maringá: o PMDB, mesmo rachado, e o PT. Perdem: a família Barros e aliados, como o PPS. A família, duplamente: abraçou Alckmin e Osmar. Maringá é conservadora e os dois poderiam ter ganhado com maior diferença. Não o fizeram por causa dos apoiadores.
Balbinotti, Crispim, Renato Machado, Maly Benatti e Humberto Feltrin ganham mais, porque comparando com Londrina Maringá fez muito por Requião - já este, em relação à cidade...
Minha leitura: há várias eleições o PMDB não emplaca em Londrina e Maringá. Com o PT, venceu em 2002 e amenizou a derrota agora. Acho que nas duas cidades será obrigatória, a partir de agora, uma aliança entre os dois partidos. Isso se quiserem alguma coisa em 2008.
Última forma: tinha esquecido dom Anuar na relação dos que perderam, que defendeu o vice de OSmar de forma nunca antes vista na Igreja Católica de Maringá. E vamos considerar que havia o poder de Executivo e Legislativo trabalhando para Osmar, além das entidades empresariais.

Continue lendo

Mais um pouco

Agora são 99,97% dos votos apurados.
Requião tem 10.441 votos à frente de Osmar.

Continue lendo

Requião oficialmente reeleito

Teve gente que se antecipou e cantou a vitória de Osmar Dias.
Mas agora é oficial, com 99,92% dos votos apurados: Requião é governador reeleito. Faltam menos de 5 mil votos a serem apurados e a diferença se mantém na casa dos 10,3 mil votos.

Continue lendo

E vai...

São 10.463 votos de diferença, com Requião à frente.
São 99,92% das urnas apuradas.

Continue lendo

Terra de ninguém

Nota do blog do Lukas:

Hoje de manhã, por volta de 10 horas, a praça Raposo Tavares estava dominada. Sem ter o que fazer, já tendo votado lá na Vila Esperança e tendo que esperar a circular pra voltar pra casa, parei perto de uma banca de revistas e passei um pano.
Contei 23 usuários de drogas (calculo que 8 deles sejam menores de idade). Após Datalukar do lado de fora, entrei na banca. Como já disse, eu sou meio doido.
Um menino de uns 14 anos entrou pra comprar 4 cigarros "picados" e levou esporro do dono, que alegou não vender cigarros para menores de idade. Depois, um dimaior chegou e comprou os cigarros pra ele. Logo após, durante cinco minutos, entraram mais três garotos pra comprar cigarros "soltos". Aí vem outro e trocou moedas por uma nota de 2 reais.
"O cara que vende droga [crack] não aceita moedas. Moedas no bolso dá rolo, faz barulho, pesa, e se precisar correr da polícia, atrapalha", me disse um rapaz que estava na banca. Minutos depois, um rapaz chega balançando moedas na mão, as troca por uma nota e cai fora. O objetivo era o mesmo: crack na cabeça.

Continue lendo

Quase terminando

Com 99,91% dos votos apurados, a diferença se mantém. Agora são 10.332 votos de diferença pró-Requião.

Continue lendo

Fogos de artifício

Maringá é um barulho só de fogos de artifício. Agora são 10.194 votos de diferença entre Requião e Osmar Dias, com 99,90% dos votos apurados.

Continue lendo

No final, diferença se mantém

A diferença pró-Requião é de 10.304 votos, com 99,87% dos votos válidos apurados. Os índices (50,10% a 49,90%) não mudam.

Continue lendo

Requião passa a barreira dos 10 mil

Eleição apertadíssima no Paraná: a diferença pró-Requião é de 10.167 votos. Requião chegou a 50,10% e Osmar a 49,90%. Foram apurados 99,80% dos votos válidos.

Continue lendo

Diferença de quase 10 mil votos

Os índices se mantêm, mas a diferença agora é de 9.580 votos.
Foram computados 99,73% votos válidos.

Continue lendo

Novos números

São 99,65% dos votos apurados, e Requião amplia a vantagem sobre Osmar para 9.591 votos.
Ele tem 50,09% contra 49,91% de Osmar.

Continue lendo

Alckmin ganha no Paraná

No Paraná, com 99,53% dos votos apurados, Alckmin recebeu 50,76% e Lula, 49,24%

Continue lendo

Diferença pró-Requião aumenta

A diferença é de 8.892 votos, agora. Com 99,3% dos votos apurados, Requião tem 50,08% e Osmar, 49,92%. O pessoal do PMDB e do PT já comemora no Centro.

Continue lendo

Enquanto isso...

O deputado federal Ricardo Barros (PP), o deputado estadual eleito Enio Verri (PT) e Luciano Pozza, ex-presidente do PPS, participaram até agora há pouco de debate na CBN.
Barros, enquanto Osmar estava à frente, detonou Requião, o PMDB e o PT. Assim que anunciaram a virada de Requião, Ricardo se despediu e se mandou para o comitê de Osmar Dias - um dos vários que foram instalados em área nobre do Centro. Silvio II está por lá, também cabisbaixo.

Continue lendo

Chegando ao final

Diferença de Requião para Osmar agora é de 7.373 votos. Requião tem 50,07% e Osmar 49,93%. Foram apurados 99,04% das urnas.

Continue lendo

Sobre o horário

Alguém pergunta do horário. Está uma hora à frente, culpa do Blogger. Como eu não sei mexer, fica assim. Mas considerem sempre uma hora a menos.
Felizmente, o blog está dando as informações à frente até de emissoras de rádio e televisão.

Continue lendo

Requião tem 1.023 votos à frente de Osmar

Com 98,85% dos votos apurados, Requião tem 1.023 votos à frente de Osmar Dias.

Continue lendo

Requião virou!

Requião tem 50,01% e Osmar, 49,99%.

Continue lendo

Está terminando a apuração

Os últimos votos a serem apurados no TRE são de Mandirituba, Região Metropoitana de Curitiba. Lá, Requião liderava as pesquisas de intenção de votos.

Continue lendo

Empatou!

Com 98,57% das urnas apuradas, empate: cada um tem 50%.
Diferença é de 490 votos a favor de Osmar.

Continue lendo

Boca de urna furou

A boca de urna do Ibope deu vitória de Requião com 53% contra 47% de Osmar.
Até aí, o Ibope se ferrou. Faltam 2,24% das urnas a serem apuradas e a diferença é de 0,006%.

Continue lendo

Diferença é de 3,1 mil votos

Com 97,76% do Paraná apurados, diminui a diferença. Osmar Dias tem 50,03% e Requião subiu para 49,97%. A diferença é de 3.112 votos.

Continue lendo

Termina apuração em Maringá

Maringá finalizada.
Osmar Dias teve 97.195 votos (57,09%); Requião, 73.043 (42,91%).

Continue lendo

Haja coração!

A diferença caiu para 4.111 votos. Osmar tem 50,04% e Requião tem 49,96%

Continue lendo

O aperto continua

Osmar Dias tem 50,11% dos votos válidos; Requião, 49,89%. São 11.746 votos de diferença. Foram apurados 96,03% dos votos.

Continue lendo

Coisa de doido 2

Com 94,75% dos votos apurados, Osmar tem 50,14% e Requião, 49,86%.
A diferença entre os dois é de 13.819 votos.

Continue lendo

Osmar ganha em Curitiba

Terminou em Curitiba, onde Osmar Dias ganhou, apertado. Ele obteve 50,03%, contra 49,97% dados a Requião.

Continue lendo

É coisa de doido

Agora são 18.204 votos de diferença e faltam 5,60% dos votos a serem apurados.
Osmar tem 50,18%, Requião tem 49,82%.

Continue lendo

Diferença é de 23.656 votos

A diferença caiu bastante. Agora é de 23.656 votos. Com 92,28% das urnas apuradas, Osmar tem 50,24% contra 49,76% de Requião. A diferença é de menos de meio por cento.

Continue lendo

O resultado se mantém apertado

Com 91,04% dos votos apurados, a diferença se mantém: Osmar Dias tem 30.423 votos a mais que Requião. O candidato do PDT tem 50,31%; Requião tem 49,69%. Faltam 8,96% dos votos para apurar.

Continue lendo

Faltam 11%

Faltam 11% das urnas a serem apuradas. A diferença entre Requião e Osmar caiu pela metade nas últimas urnas. Osmar já teve 58 mil votos à frente. Agora tem 30 mil.

Continue lendo

Aperta ainda mais

Diferença é de 30.268 votos, agora. Osmar tem 50,32% e Requião, 49,68%.

Continue lendo

Diferença é de menos de 1%

Com 85,05% dos votos apurados, diminui a diferença para menos de um ponto: Osmar tem 50,43% e Requião, 49,57%. A diferença, em votos, é de menos de 40 mil votos.

Continue lendo

Diferença cai para 47.703 votos

Com 81,57% das urnas apuradas, Osmar Dias tem 50,54% contra 49,46% de Requião. A diferença é de 47.703 votos.

Continue lendo

Diferença pequena

A diferença entre Osmar e Requião, em favor de Osmar, na última parcial do TRE, é de 58.393 votos.

Continue lendo

E continua

50,70% para Osmar, 49,30% para Requião. 76,37% das urnas foram apuradas.

Continue lendo

Pau a pau

Faltando 29,32% dos votos a serem apurados, Osmar Dias tem 50,75% dos votos, contra 49,25% de Roberto Requião.
Requião está perdendo em Maringá (56,60% contra 43,40% de Requião) e Londrina (71,7% contra 28,3% de Requião). Em Curitiba, com mais de 99% das urnas apuradas, ganha por diferença mínima: 50,4% contra 49,9%.

Continue lendo

Osmar volta a 51%

Voltou a aumentar a diferença. Osmar tem 51,13% contra 48,87% de Requião. São 64,29% dos votos válidos apurados.

Continue lendo

Diferença diminui ainda mais

Reduz ainda mais a diferença: Osmar tem 50,82% dos votos, contra 49,18%.
A diferença, pelo jeito, será bem pequena. Foram apurados quase 60% dos votos.

Continue lendo

Osmar mantém dianteira, mas diferença diminui

Com 53,86% dos votos apurados, diminuiu um pouco a diferença entre Osmar Dias e Requião. Osmar aparece com 51,18% dos votos (1.471.157) contra 48,82% de Requião (1.403.230 votos).

Continue lendo

Quase 30% dos votos

Quase 30% das urnas apuradas (27,43%) e Osmar Dias (PDT) tem 763.859 votos (51,58%), enquanto Requião aparece com 716.997 votos (48,42%).

Continue lendo

Osmar após o voto

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Osmar Dias logo após votar na Escola Rodrigues Alves, hoje pela manhã, em Maringá.

Continue lendo

Osmar amplia, Requião reduz

Com 15,78 dos votos apurados pelo TSE, Osmar Dias amplia para 51,68%. Requião diminuiu um pouco e tem 48,32%.

Continue lendo

Osmar Dias na frente

Com 10,35% dos votos apurados no Paraná, Osmar Dias (PDT) tem 51,41% dos votos contra 48,59% de Requião (PMDB).
Continuo com problemas para postar.

Continue lendo

Cena de eleição

Uma cena bonita, que me tocou neste dia de eleição, aconteceu por volta das 11h35, no Instituto Estadual de Educação. Os advogados Alex Valente e Marco Dutra acompanharam seus respectivos pais, o ex-prefeito Adriano Valente e o pioneiro da comunicação Joaquim Dutra, até o local de votação. Cada um deles, com a atenção exigida, segurando os pais pelas mãos, levava boa parte da história e das realizações de Maringá.

Continue lendo

Dia de eleição

O Blogger ainda não voltou à normalidade.
Um leitor avisa que os crachás de fiscal de Osmar Dias trazem o nome do cxndidato, e não da coligação como seria o correto.
Zero a zero. O do PMDB também traz o nome do Requião.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima