2.5.07

Maringá se prepara para vôos internacionais

Matéria de Giancarlo Franquini na Folha de Londrina:

Um vôo de cargas entre Maringá e Miami deverá operar ainda esse ano. O aeroporto da cidade recebeu a habilitação da Anac para operar com rotas internacionais. As obras para construção de um armazém alfandegário já tiveram início e outras exigências estão sendo cumpridas. A superintendência do aeroporto informou que as negociações para abertura da nova rota estão adiantadas e vários empresários da região se mostraram interessados.
Matéria completa.

11 pitacos:

Anônimo,  00:06  

A questão envolvendo os aeroportos de Maringá e Londrina é antiga e foi alvo de menção em uma dissertação de mestrado defendida na UEM em 2005. Durante décadas, Londrina esteve soberana e geodominante no Norte-Noroeste do Paraná, em relação ao transporte aéreo, sendo mais beneficiada ainda nas décadas de 70 e 80. Porém com o advento do novo aeroporto de Maringá (planejado desde 1988 para no futuro ser ampliado e até receber vôos internacionais), um embate técnico-político passou a ser travado como nunca existira antes (o que não ocorria em outros aspectos). Na dissertação é apontado que uma das alternativas viáveis para o futuro do transporte aéreo na região Norte-Noroeste (e benéfia para toda a região) passaria pela integração e, de certo modo, um resgate (mesmo que modificado) do antigo projeto Metronor, mas agora com o transporte aéreo dividido entre Maringá (polo de transporte internacional de cargas da região - aeroporto tecnicamente melhor localizado e preparado para investimentos e ampliações) e Londrina (pólo de transporte de passageiros, já consolidado há muitos anos), não impedindo, no entanto, que ambos possam atuar (secundariamente) na outra esfera de transporte aéreo e servirem também de alternação para o outro aeroporto (incluido no conceito de "área terminal aeroportuária"). O trem rápido de passageiros em estudo (e também o trem atual de cargas), ligando as duas cidades, seria útil nesta integração, desde que seus trilhos sejam estendidos até os respectivos aeroportos.
Mas ressalta-se: a alternativa da integração Maringá-Londrina neste aspecto só seria viável com a efetiva participação de Londrina neste processo (o que historicamente nunca ocoreu). Por culpa de Londrina (que nunca quis emcampar qualquer projeto de integração regional com Maringá) perderam-se várias oportunidades históricas de forte desenvolvimento do Norte-Noroeste Paranaense. Há pelo menos dois fortes episódios políticos (em 1982 e 1988) resultantes da intervenção política de Londrina que impediram, por exemplo, a viabilização do aeroporto único do Metronor.
Portanto, no atual momento que se passa o sistema (e políticas) de transporte aéreo brasileiro e de infraestrutura aeroportuária, a melhor opção é a internacionalização do aeroporto de Maringá, que demanda urgentes investimentos para consolidação (já mencionada na página 5 da edição impressa do "o Diário" de 19/09/2005)

Anônimo,  00:25  

Opiniões de alguns leitores londrinenses sobre esta reportagem publicada na Folha de Londrina:

"Só em Londrina que estas coisas não acontecem! Já faz muitos anos que estamos ouvindo falar da instalação no aeroporto de Londrina do ILS, na ampliação da pista, e demais benfeitorias, e até agora nada. Enquanto isto o de Maringá, que nem pela INFRAERO é administrado, até vôos internacionais está conseguindo. O que que eles tem que nós não temos, heim prefeito Nedson?"
Maykon Johny - Londrina

"Como sempre, o aeroporto de Londrina fica para atrás, perdendo espaço. Aqui fala-se muito e faz-se pouco, só querem aparecer para a mídia."
Ricardo - Londrina

Anônimo,  12:03  

Também queremos acopanhar as tais investigações do Ministério Público com relação a contratos irregulares no aeroporto, pois corre na boca miuda que tem funcionários sendo ameaçados para não ir a VISITAR O PROMOTOR.

Anônimo,  12:57  

de parabens o prefeito por mais esta conquista..

Anônimo,  17:05  

Maykon Johny e Ricardo - no stress, vocês estão mal informados porque a reportagem da Folha de Londrina não foi conclusiva ou não se comentou ou desconhece o menu deste banquete. E o avião ? Interncionalizado, e as condições operacionais do aeroporto ? As necessidades de Londrina são o espelho de Maringá, que se incompatíveis ou inexistentes ao menos terão o amparo de um game para aviadores virtuais , o " flight simulator " no espaço onde começa e termina uma viagem aérea, que voces sabem onde é. Bem, a relação de necessidades para o sucesso vocês encontram em comentários neste blog feito por gente que parece que conhece um pouco da coisa - dia 25/04 - 5.21 - título - No Aeroporto - comentários de anõnimos das 15:17, 17:00 e 19:02. Leiam.

Anônimo,  19:33  

Eh incrivel essa gentinha que comenta torcendo para que as coisas deem errado para maringa.Se entendem tanto,tao fazendo o que senao trabalhando la?Eh pura briguinha politica,ou pura dor de cotovelo.Maringa esta a frente sim,graças ao esforço e trabalho da administraçao,que como poucas tem erros e acertos,porque a maioria so faz cagada,como a de londrina.E ao anonimo das 17:00,vc eh bem auto-promotor,nao acha?Muda pra londrina,arruma um emprego la,ja que vc entende tanto.Ou entao ajuda a nossa pobre cidade nesse quesito do qual vc eh tao entendido.Eta dor de cotovelo.Eu torço eh pra minha cidade.

Anônimo,  12:03  

O Marcos Valério das 19.30hs
Não tem duvidas que vive nas nuvens.
Sua Arrogancia e prepotencia te condenam., todos sabem quando é voce nos "comentarios", é a tua cidade, o teu aeroporto, a tua posição, a tua logica, e tua ignorancia e prepotencia em conjunto com incompetencia, arrogancia e sarcasmo.
Para calcular 48-29= 60,50%.
só faltam 39,50% ou seja 19 meses.

Anônimo,  13:50  

É REALMENTE O AUTO ELOGIO É VISIVEL, E REALMENTE É ARROGANTE E PREPOTENTE.
MENOS MARQUINHOS MESMO POR FAVOR.

Anônimo,  14:46  

Só a cabeça democrática e aberta do rigon acolhe em seu blog o comentário do anônimo das 19:33, uma peça ridícula, mal escrita, sem contingência técnica e profissional, sem classe, própria daqueles que entram no banquete pela cozinha e o pior, um porta voz que injeta a complascência e o regime "tudo bem" no curso mundial da internet deveria apresentar as notariedades e excelências de maringá - altivez, inteligência, progresso, maio ambiente, modernidade e simpatia aliás a cidade que o brasil conhece. Acreditamos pelos comentários que alguns questionamentos aborrecem, induzem a insonia mas precisamos saber o que é internacionalização, o que vamos ganhar, como vai funcionar, ou seja responder a praxe da impactação de empreendimentos públicos, será que é demais ? Agora será que este anonimo mobralizado entendeu a pergunta ?

Anônimo,  18:48  

""mas precisamos saber o que é internacionalização, o que vamos ganhar, como vai funcionar, ou seja responder a praxe da impactação de empreendimentos públicos, será que é demais ? Agora será que este anonimo mobralizado entendeu a pergunta ?""
14:46 hs
Este comentaria é do anonimo das 14:46 hs, esse sim pergunta algo inteligente., vou tentar dizer algo: O comercio exterior de Maringá e região é quem ganham, os moradores de toda esta região, muitos empregos, muitas divisas, recolimentos de tributos geração de empregos, rendas e serviços de uma forma talvez inesgotavem., é na verdade uma abertura de um mercado fabuloso agil e em pleno desenvolvimento.
Quanto aos comentarios do 'tal do Valencio' , favor desconciderem já esta muito facil saber quando ele se auto elogia e o Valdir Rossi fala mau do cartel dos combustiveis. Suas caracteristicas são bem proximas, quase iguais poderiamos dizem que se gemeos tivessem nascido não seriam TÃO IGUAIS.

Anônimo,  18:50  

o carinha das 19.33 cagada os homi da Policia Federal estão atraz é só falar.
fala.

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