7.10.06

Vinheta suspeita

Um leitor levantou esta semana a suspeita de que um comercial da Cultura AM estaria manipulando o eleitor a votar em Osmar Dias e Alckmin, de forma subliminar. O motivo? A vinheta fala em "novo governador" e "novo presidente", apesar do instituto da reeleição em pleno vigor. Para que não vejamos chifre em cabeça de cavalo, cada um pode tirar sua conclusão ouvindo a vinheta.
(Atualizado - Como a vinheta foi retirada por ar, por decisão da emissora, também tirei o link daqui)

Continue lendo

Há uma cidade nos buracos

Do blog de Marta Bellini:

Era uma vez uma cidade chamada Maringá. Ela desapareceu dias atrás, mas ao que tudo indica há sobreviventes. Já chamaram o exército de Brancaleone; chamaram, também, a manteiga Aviação. Os moradores que sobreviveram estão soterrados nos buracos das outrora ruas e avenidas. Há muitos barros sobre os maringaenses. Começou com um buraquinho, depois vieram mais 2 ou 3, depois eles se juntaram e formou-se um buracão. As árvores que sobraram estão enfeitadas com plásticos que no Natal se acenderão. Espera-se que as árvores acesas não caiam e torrem os pobres moradores soterrados.

Continue lendo

Anna Politkovskaia

Informe Abknet:

Há dois anos atrás, setembro de 2004, o abknet divulgou uma notícia que, ao contrário das primeiras informações circuladas na imprensa européia, constatou-se falsa. Tratou-se do anúncio da morte da jornalista russa Anna Politkovskaia, conhecida internacionalmente por seu trabalho corajoso em um país onde a imprensa independente é perseguida e censurada.
Politkovskaia era conhecida por suas reportagens investigativas, onde mostrava o outro lado da história oficial sobre o conflito na Chechênia. Por ocasião da ocupação de uma escola em Beslan, em setembro de 2004, a jornalista foi envenenada em um hotel que hospadara-se, quando estava a caminho da cidade para cobrir os acontecimentos. Embora tenha sobrevivido ao
atentado, as primeiras notícias que chegaram ao ocidente davam conta de sua morte, desmentida depois pelo jornal que trabalhava, o “Novaia Gazeta".
Anna Politkovskaia teve uma vida atribulada e era constatemente ameaçada de morte, segundo ela e outras fontes, pelo serviço secreto e agentes russos. Ela recebeu diversos prêmios internacionais por seu engajamento e reportagens sob um regime autoritário, truculento e censor.
Hoje, sábado, à tarde o corpo de Anna Politkovskaia foi encontrado crivado de balas no elevador do prédio que morava, na cidade de Moscou. Desta vez a notícia foi confirmada pelo Novaia Gazeta e pela agência de notícias Interfax.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

Lixo 1
A área do lixo promete continuar sendo um centro gerador de problemas para a administração.
O processo da privatização do lixo era para ter iniciado na última quinta-feira, mas foi adiado pela prefeitura diante de um mandado de segurança que a MB Engenharia e Meio Ambiente, de São Paulo. Os muitos requisitos do edital forçaram a empresa a buscar na Justiça a chance de participar da licitação. Quando a prefeitura soube, para não passar vergonha, preferiu adiar para novembro a concorrência.

Lixo 2
O juiz Mário Seto Takeguma, da 1ª Vara Cível, que garantiu a participação da empresa na licitação, não seguiu a recomendação do promotor – que, instado a opinar sobre o processo, considerou que a prefeitura tinha razão.
O promotor que ficou ao lado do município foi Francisco José de Souza, cujo filho Fernando é dono de um prédio de salas comerciais no Centro Cívico. A construção estava irregular e foi regularizada graças a um projeto incomum, enviado por Silvio II à câmara, que mexeu na legislação do uso e ocupação do solo e dispensou o recuo de 4 metros na obra.

Na calçada
No dia em que a vereadora Marly Martin Silva (PFL) foi ouvida pelo promotor Cruz, sobre a denúncia anônima de que teria retido dinheiro de ex-assessor, coincidência das coincidências, ao sair do prédio da Promotoria ela trombou com sua colega Edith Dias (PP) passando pela calçada.
“Olá vereadora, bem-vinda ao Ministério Público”, disse Edith. Marly respondeu: “Eu sou sempre bem-vinda no Ministério Público. Quem não é bem-vindo aqui é bandido”.

Contrato
Terminou o contrato entre prefeitura e Transresíduos, ambas denunciadas numa ação civil pública pelo Ministério Público.
Neste período a empresa de Curitiba contratou alguns profissionais – entre eles uma engenheira química que é filha de uma promotora.

Mesada
O presidente da CPI dos Laptops, Dorival Dias, tem parente que é comerciante da área de informática – mas isso não deve ajudá-lo a achar culpados.
É que a mulher de Dorival Dias, Lucinei, é chefe de Gabinete do presidente João Alves Corrêa (PMDB), que é o grande investigado da CPI. Seu filho, Helton, também integra a assessoria de John. Juntos, os dois recebem R$ 6.723,80 de mesada da presidência do Legislativo. Será que esse reforço orçamentário familiar dificultará as investigações da CPI?

Desempenho
Se João Ivo (PT) foi grata surpresa, a votação de Marino Gonçalves, candidato a deputado federal, decepcionou.
Em 2002, Marino fez 23.862 votos – mais da metade, 12.258, obtida em Maringá. Este ano, Mariano fez um total de 13.959 votos, sendo apenas 3.093 em Maringá.

Pois é
Em Maringá, Requião foi melhor que na terra do presidente do PMDB, Dobrandino Silva.
Em Foz do Iguaçu, Osmar Dias (PDT) fez quase 55% dos votos.

Retorno
Em setembro, o advogado Marcos Capellazzi voltou a integrar a equipe de assessor jurídicos da Procuradoria Geral do município (CC3).

Nomeadas
Entre as nomeações mais recentes da administração estão: Francielle de Arruda Satim (CC7), na Secretaria de Saúde; Elizabete Pinho de Assis Gallan (CC5), no Gabinete do Prefeito; Silvia Gonçalves do Monte Muniz (CC3), na Secretaria da Mulher; e Lígia Carvalho Almenara (CC6) no Gabinete do Prefeito.

Animador
No jantar comandado por Roberto Requião semana passada no Madalosso, em Curitiba, uma voz se destacava: a do maringaense José Miguel Grillo.
O governador tossia, Grillo, a la Ciro Ludgero, puxava palmas e vivas.

Oportunismo
Algumas famílias de políticos – como os Alves, em Maringá, e os Martini em Sarandi – dividiram seus votos.
Metade trabalhou para determinados candidatos, e a outra metade, para outros.

Caiu fora
O ex-deputado estadual Ricardo Maia não esquentou banco no PMDB.
Desfiliou-se antes da eleição e apoiou candidatos do PP.

Passamento
Faleceu no último dia 4, em Paranaguá, Rubens Russi, pai de Cíntia Russi.

Karma
O presidente do PMDB maringaense, Gilberto Pavanelli, abriu mão de 6 meses como reitor da UEM, sua saída acabou prejudicando a eleição de Ângelo Priori, aumentou a divisão interna no partido, levou uma multa de R$ 21 mil por ter feito propaganda irregular, como candidato fez uma votação que não o elegeria reitor nem vereador (42º entre 48 candidatos) e agora o acusam injustamente até da derrota de Requião na cidade.
Talvez por tudo isso é que, na primeira visita do vice Orlando Pessuti a Maringá neste segundo turno, ninguém tenha visto o presidente da provisória do partido.

Currículo
Clodovil Hernandez (PTC), que foi eleito deputado federal com quase 500 mil votos, será o parlamentar mais votado a ter residido em Mandaguari.
Foi de onde Clodovil saiu para tentar a sorte em São Paulo. A passagem de avião e as primeiras despesas dele na capital paulista foram pagas por Hélio Duarte Dias, ex-prefeito de Mandaguari.

Convite
Dr. Batista nem assumiu e já está recebendo convites.
PTB e PFL já fizeram chamego.

Plantas
A Câmara Municipal de Maringá contratou, até o final do ano, a Extinpragas – Serviços controle de pragas urbanas para fazer a reposição mensal de plantas na área verde da sede daquele poder.

Desinformação
Na semana passada a assessoria de Silvio II telefonou ao presidente do PMN, Willy Taguchi, para saber o endereço de dr. Batista.
É mais uma prova de que Batista não está no grupo dos Barros, pois ele está no mesmo endereço há mais de 10 anos.

Em 2008
Taguchi, por sinal, conversou bastante com Wilson Quinteiro, do PSB.
Foram os primeiros passos pensando nas eleições de 2008. Na hipótese de assumir como deputado, Quinteiro acenou com a possibilidade de apoiar Taguchi para prefeito.

Pra depois
Perdido como sempre, o PMDB não vai tratar agora da infidelidade de alguns de seus altos filiados em Maringá.

Ex-aliado
Eleito com uma votação fantástica, Paulo Maluf (SP) vai cruzar nos corredores da Câmara Federal com um ex-aliado.
Ricardo Barros era malufista mas, quando isso deixou de ser de bom tom, caiu fora.

Reclamões
Não foi só Balbinotti que andou reclamando da ingratidão popular.
O presidente Lula, em entrevista um dia após as eleições, disse: “Todos os candidatos gostariam de vencer em primeiro turno, mas nem sempre a sabedoria popular permite que isso aconteça”.

Pecados
Pesquisa inglesa comprovou que os sete pecados capitais foram substituídos por outros, mais modernos e atuais. Desta forma, saem a soberba, a inveja, a ira, a gula, avareza, preguiça e a luxúria, e entram a crueldade, adultério, fanatismo, desonestidade, hipocrisia e egoísmo.

Cadeira
Dá até para fazer apostas: fala-se que Wilson Matos, do Cesumar, suplente de Álvaro Dias, assumirá o Senado entre 4 e 12 meses, em 2007.

Esperança
Com câmeras espalhadas por todo o paço municipal, esperam os servidores efetivos que os CCs comecem finalmente a trabalhar...

Investindo
Walter Volpato, presidente da Associação Comercial de Sarandi, está construindo um posto de combustíveis ao lado da rodovia, na entrada da cidade.
Mais exatamente na avenida Antonio Volpato.

Continue lendo

Novo endereço

O comitê da candidatura de Roberto Requião (PMDB) neste segundo turno vai mudar de local.
Sai da avenida Duque de Caxias e vai para a praça 31 de Março, no Fim da Picada, onde funcionou o comitê de Odílio Balbinotti.

Continue lendo

O empate entre Requião e Osmar

Matéria de Mari Tortato hoje na Folha de S. Paulo:

Um empate em 45% das intenções de voto para cada candidato foi o que detectou a primeira pesquisa Datafolha na disputa de segundo turno ao governo do Paraná, entre o governador Roberto Requião (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT). Considerando-se os votos válidos, os dois também largam em igualdade numérica de condições: 50% para um e para outro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Levando-se em conta que na eleição de 1º de outubro Requião fez 42,81% dos votos e Osmar, 38,6%, é possível dizer que o pedetista atraiu o maior número de eleitores de outros candidatos até agora.
A pesquisa foi respondida por 1.683 eleitores de 69 cidades, ontem e anteontem. Dos entrevistados, 7% disseram não saber em quem dos dois votar e 3% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.
O governador -que tenta a reeleição licenciado do cargo- chegou à eleição de domingo em queda nas pesquisas, depois de os índices lhe conferirem percentual suficiente para ganhar no primeiro turno. Ele mantém suspense sobre apoiar ou não um dos candidatos a presidente, mas namora com o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Osmar Dias já anunciou apoio a Alckmin.
A pesquisa Datafolha apurou que 59% dos eleitores que disseram votar em Alckmin também pretendem votar em Osmar, contra 34% em Requião. Dos eleitores de Lula, a preferência é por Requião, quase na mesma proporção: 59% contra 33% para Osmar.
A vantagem do senador do PDT sobre o governador se dá no interior do Estado. Osmar tem 47% desse eleitorado; Requião, 43%. Na região metropolitana de Curitiba, a situação se inverte, mas com vantagem de 10 pontos percentuais para o governador: 49% contra 39%.
Quanto à migração de votos de eleitores de outros candidatos no primeiro turno, o Datafolha detecta empate técnico (44% contra 42%) no redirecionamento de votos dos eleitores de Flávio Arns (PT). A vantagem de dois pontos é de Requião. Entre eleitores de Rubens Bueno (PPS), a migração é mais intensa para Osmar: 46% para o pedetista e 26% para Requião. Há 19% indecisos.
Dos que já têm candidato ao governo, 89% se dizem totalmente decididos em relação ao seu voto. Outros 11% admitem mudar. Também há empate (90% para Osmar e 89% para Requião) na segurança de voto dos eleitores. Dos que acham possível mudar, 38% optariam por Osmar e 28% por Requião.
Para 70% dos eleitores do Estado, os debates entre os dois candidatos são muito importantes. Outros 15% consideram pouco importante. Para 14%, esse tipo de confronto não é nada importante. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 24386/2006.

Continue lendo

Hamlet

Do Painel da Folha de S. Paulo:

Isca. Enquanto Roberto Requião vive momento hamletiano sobre apoiar ou não Lula, seu vice, Orlando Pessuti, e o secretário-geral do PMDB-PR, Luiz Cláudio Romanelli, prometem embarcar na campanha do presidente segunda.

Continue lendo

OAB quer afastar juiz no Paraná

De Cláudio Humberto:

O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, se comprometeu a pedir à presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, uma solução para o afastamento de uma juíza de Laranjeiras do Sul (PR). A juíza Heloisa Gomes Gonçalves está afastada desde agosto de 2002 por responder processos administrativos por questões de conduta incompatível com o cargo da magistratura. O problema é que a não há juiz titular nas Varas Criminal, de Família, Infância e Juventude e o juiz substituto tem que atender também as comarcas que fazem parte da seção judiciária: Cantagalo, Guaraniaçu, Quedas e Catanduvas.

Continue lendo

Heloisa Helena nunca representará as mulheres do Brasil

Por MARIA NEWNUM:

Quase 52% do eleitorado brasileiro constituí-se de mulheres. É, ou deveria ser ultrajante o fato de que apenas duas, tenham concorrido à cadeira da presidência em 2006.
Lastimável, que a candidata de maior destaque tenha sido a raivosa Heloisa Helena; a mesma que foi expulsa do Partido dos Trabalhadores e que ao invés de demonstrar que mulheres não agem com a mesma truculência de certos homens; repetiu a fórmula avisando que quem se manifestar publicamente a favor de Lula ou Alckmin será expulso do minúsculo PSOL.
Por essas e outras, Heloisa Helena deixa evidente sua inaptidão de representar as brasileiras, as quais se quisessem, poderiam definir todos os cargos políticos do país.
Como afirmam alguns, não são os quesitos superficiais de beleza e charme que incapacitam Heloisa Helena de representar as brasileiras, mas o quesito “coerência”.
A primeira oportunidade que poderia demonstrar o contrário foi perdida antes mesmo de laçar-se candidata. Uniu-se a um dos que sempre considerou “espúria da sociedade capitalista, político carreirista e coronel da Bahia”. Isso mesmo, fez conchavo com Antônio Carlos Magalhães e passou a chamá-lo de “Paim”, (traduzindo: paizinho) na tentativa de aprovar um salário mínimo que traria rombo estratosférico ao país, simplesmente pela motivação de colocar Lula numa “saia justa” perante a classe trabalhadora.
Na ocasião que anunciou a expulsão, chegou ao ponto de conceder “liberdade” a seu eleitorado para votar em qualquer um dos candidatos e afirmou que o fato do PSOL não apoiar nenhum deles, não significa que o partido esteja “lavando as mãos” ou “em cima do muro”. Vejam! Ela deu liberdade aos libertos! Vejam! Ela não lavou as mãos!
É verdade que o estereótipo de mulher machona, deselegante e sem chame não traduz o perfil imposto mundialmente sobre as brasileiras, contudo, é a truculência, a incoerência, a arrogância e o discurso vazio, que inabilita Heloisa Helena de representá-las.
Para as próximas eleições, vale relembrar: As mulheres podem decidir “todos” os cargos políticos do Brasil. Que não elejam apenas homens. Que apontem mulheres que representem a mulher brasileira naquilo que é característica fundamental das bonitas e feias, das letradas e analfabetas, donas de casa e empresárias, pobres e ricas, charmosas e menos charmosas: A ética e a coerência.
Heloisa Helena não serve.
__________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria. Para comentar ou ler outros artigos clique aqui.

Continue lendo

6.10.06

A mesma circular, mas sem o cobrador

Crônica de José Neto, no Realidade & Cia:

Lá se iam 20 anos percorrendo o mesmo caminho e na mesma circular. Lá se iam também 20 anos de uma grande amizade, desfrutada enquanto a circular demorava a chegar no ponto em que ele descia. Bem em frente a firma em que já trabalha há 20 anos.
Não havia um dia sequer da semana no qual não se discutia futebol, novela, família e tantos outras coisas com o amigo cobrador. Aos que estavam naquela linha só de passagem, a aparência era de que fossem compadres ou amigos de infância, quem sabe vizinhos. Mas não. Cada um morava de um lado da cidade. Mas todos os dias, com exceção do domingo, se encontravam ali, naquela circular. Por 20 anos seguidos foi assim.
Cada um conhecia a família do outro, nome por nome. Mas nunca haviam estado um na casa do outro. Nunca haviam se encontrado fora daquela circular. Mesmo assim a amizade era grande entre os dois. Era difícil, tanto para um quanto para outro, imaginar atravessar todo aquele caminho sem prosear um pouco, nem que fosse coisa rápida. Geralmente a conversa ia longe e continuava no dia seguinte.
Era entrar na circular e o amigo cobrador estava ali, sentado, com as pernas no meio da catraca e dando o bom dia com um sorriso no rosto.
Por mais que fosse cansativo e o salário não fosse grande coisa, o cobrador gostava daquilo. Principalmente por causa das amizades que fazia. Amizades como do amigo que há 20 anos conhecia e acompanhava todo dia até o serviço.
Era uma segunda quando ele embarcou na circular e percebeu que o amigo cobrador não estava lá. Talvez estivesse doente ou tomou umas a mais. Mas infelizmente não era isso.
Nem mesmo seu assento continuava ali. Uma caixa de metal ocupava seu lugar, com os dizeres “passe o cartão aqui”. Não tinha cartão nenhum. Colocou umas moedas em um buraco, a catraca liberou e ele passou. Nem sequer um bom dia ouviu.
Sentou-se no fundo da circular, abaixou a cabeça como os outros que ali estavam e seguiu calado para o trabalho. Depois de 20 anos seguindo o mesmo caminho, sentia-se como se houvesse pegado a circular errada.

Continue lendo

Crime eleitoral

A nota abaixo está no Cláudio Humberto e lembra Maringá, a revista de Silvio II e seu irmão e cunhada candidatos. A diferença é que em São Paulo o crime foi cometido sem a distribuição das revistas em órgãos públicos municipais, como aconteceu por aqui.

Crime eleitoral
A prefeitura de Guarulhos, do petista Elói Pietá, distribuiu antes das eleições uma revista exaltando seus programas sociais. A prefeitura nega crime eleitoral. A mulher do prefeito foi a deputada mais votada na cidade.

Continue lendo

Juíza aceita ação contra venda de haras

Da assessoria da coligação Paraná da Verdade:


A juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Josely D. Ribas, aceitou a ação popular para anular a transformação, ilegal, do Haras Tamandaré em parque público, em Almirante Tamandaré. A ação foi movida pelo deputado estadual Barbosa Neto. A juíza determinou a imediata citação dos réus: Governo do Estado, Roberto Requião, Luiz Eduardo Cheida, Marcos Antônio Pinto, Rasca Rodrigues, Wilson Lourenço e dos parentes representados no inventário dos falecidos Aníbal Khury e Jorge Khury.
A ação baseia-se na ilegalidade da desapropriação da área, do espólio Aníbal Khury, a preço superfaturado, com a utilização de recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema); e também na inconstitucionalidade do projeto de lei estadual de iniciativa do deputado Hermas Brandão, criando o Parque Municipal Público de Lazer em Almirante Tamandaré.

Continue lendo

Publicidade da prefeitura

  • O primeiro número da revista Maringá Ensina, editada pela Secretaria Municipal de Educação, custou cerca de R$ 100 mil. É que houve uma reedição do primeiro número, que trazia muitas fotos de Silvio II. Só com a reimpressão e a edição eletrônica no site da prefeitura o prefeito gastou R$ 46.250,00.
  • Até 31 de agosto último Silvio II gastou R$ 122.012,68 com a publicação de atos oficiais. A maior parte (R$ 94.012,68) foi com a Editora Central, que edita o maior jornal da cidade, O Diário.
  • A campanha publicitária do IPTU custou R$ 237.333,00.
  • Até agosto, portanto em 8 meses, Silvio II havia gasto R$ 1.454.666,51 com propaganda.

Continue lendo

Cidade policiada

Policiais maringaenses estão na bronca. Cerca de 100 policiais estão circulando, principalmente pelo Centro, em viaturas. Tem tanta viatura que estão andando em duplas, como Cosme e Damião. Esses policiais de fora, informa-se, estão ganhando diárias, o que gera a bronca dos PMs e civis locais.
Além do quê tudo indica que trata-se de uma grande encenação com data marcada para acabar, já que parece ter cunho político.

Continue lendo

Atrás de apoios

O vice-governador Orlando Pessuti acabou de chegar a Maringá. Tem vários encontros agendados. Ele busca apoios para o segundo turno. Pode ter novidade.

Continue lendo

Lembram?

Se alguém precisa de um motivo para recriminar Silvio II como prefeito, eu lembro que partiu deleo empenho para regularizar uma obra irregular, o prédio construído no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio. A obra é do filho de um promotor. Com a autorização, uma iniciativa pessoal do prefeito, ele conseguiu desfigurar o Centro Cívico de Maringá.
Pois a gente vai ter novidades mais tarde sobre o assunto.

Continue lendo

Cidadania benemérita

O imobiliarista Georges Khouri, ex-presidente do PSDB, recebe hoje à noite o título de cidadania benemérita de Maringá. Será na câmara municipal. O título foi proposto por Mário Hossokawa (PMDB).

Continue lendo

Cadê o bônus?

De Ronaldo Nezo:

Estou tentando entender o que acontece... Há duas semanas, comprei um cartão Passe Livre, da TCCC. Por causa da fisioterapia da minha filha, todos os dias, minha mulher precisa levá-la até a clínica. Elas vão naquele horário que, teoricamente, garantiria o bônus de uma passagem a cada 10 viagens. O problema é que as 10 viagens já se foram e o bônus não veio. Será que o tal do bônus é só conversa pra “boi dormir”? Pior é que o motorista não sabe dizer o que acontece...

Continue lendo

Estudo de caso

Free Image Hosting at allyoucanupload.com


Digamos que o motociclista ao fazer uma curva entre com a roda dianteira em algum buraco, como esse da foto que são muitos em Maringá, e sofra um grave acidente. Quem seria o responsável pelos prejuízos materiais, físicos e morais?

Responda a alternativa correta:

A-O responsável é sempre o motociclista que não olha por onde anda

B-O responsável é o povo que vai ter que pagar todos os prejuízos

C-O responsável é o poder Executivo que não faz o seu trabalho como devia


(Texto e foto: Mosca Branca)

Continue lendo

O primeiro debate

Na próxima segunda-feira, às 22 horas, Roberto Requião e Osmar Dias participam do primeiro debate na televisão neste segundo turno. Será na Band, em C uritiba, com mediação de José Wille.

Continue lendo

Deu nisso

Por conta da entrega de viaturas e motocicletas, as polícias Civil e Militar realizaram uma operação conjunta ontem à tarde, em Maringá. Cerca de 100 policiais participaram da operação, que incluiu viaturas sobre o canteiro central - aquela coisa chata.
Enquanto a operação-exibição acontecia, dois rapazes assaltavam um supermercado no Conjunto Porto Seguro. Até agora não há notícias sobre o paradeiro dos marginais.

Continue lendo

Apoio do PV

Melo Viana, presidente do Partido Verde, nauncia hoje à tarde seu apoio a Roberto Requião neste segundo turno. Viana foi assessor do Palácio Iguaçu.

Continue lendo

40 anos de cartório

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O advogado Jair Galina completa hoje 40 anos de trabalho no Cartório de Protesto de Títulos 1º Ofício. O homem de confiança do cartório (que pertence a Pacheco Filho) também é ministro da Igreja Santa Maria Goretti, na Zona 7, e líder do movimento católico familiar de Maringá.

Continue lendo

Justiça suspende licitação do lixo

Depois da contratação da Transresíduos por US$ 1 milhão sem licitação pública, a administração municipal enfrenta novos problemas na áreas do lixo. Ontem a empresa MB Engenharia e Meio Ambiente, de São Paulo, conseguiu medida liminar da 1a Vara Cível de Maringá, suspendendo a licitação que terceirizará a coleta e transporte de 50% do lixo, a coleta seletiva e manutenção e operação do lixão.
A concorrência foi adiada (para novembro) também por decisão da prefeitura, diante das reclamações contra determinadas as exigências do edital. Quando existem exigências mtuito específicas em edital, vocês sabem o que acontece...

Continue lendo

PM flagrado com sobrinha menor de idade em motel

De Roberto Silva em O Diário:

Um sargento do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá, de 35 anos de idade, foi preso quarta-feira, num motel na saída apra Paiçandu, sob acusação de manter relações sexuais com a própria sobrinha, de 15 anos de idade.
A prisão teria sido determinada pelo Ministério Público Estadual, alertado da situação por uma familiar da adolescente. Segundo a Polícia Civil, o sargento foi autuado por corrupção de menor e deverá responder sindicância militar. Ele saía com a sobrinha havia 4 meses.
A polícia alerta que hospedar criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável ou sem autorização deles ou do juiz, em hotel, pensão ou motel resulta em multa de 10 a 50 salários mínimos. Em caso de reincidência, a Justiça pode determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 dias.

Continue lendo

Comerciante do Ano

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Charge do Lukas em O Diário.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

Coordenação
Quem entende o PMDB?
O deputado Odílio Balbinotti, que pensava ficar neutro neste segundo turno, será o coordenador regional da candidatura de Roberto Requião na região.

Regional
Um prefeito da região defendia a coordenação nas mãos de Balbinotti por causa da região.
A tarefa não será fácil, mas ajuda Odílio o fato de ter sido o mais votado na maioria das cidades da Amusep e da Comcam (em quatro cidades ele teve mais de 50% dos votos para deputado federal).

Estilo
Neste final de semana deve ser divulgada a primeira pesquisa sobre o segundo turno no Paraná.
Independentemente do resultado, Requião decidiu adotar seu estilo tradicional. O modelo paz e amor deve ficar no guarda-roupas.

Saideira
A atual greve dos bancários já entre para a história como sendo a última do ex-vereador Aldi Mertz (PMN) na ativa.
Ele está se preparando para se aposentar.

Merenda
Chegam reclamações de há pouca variedade na merenda escolar da rede municipal de ensino.
Crianças do berçário, pré I, II e III estão comendo, em determinados CMEIs, somente arroz, feijão e carne moída. Funcionários desses centros, com dó das crianças, acabam levando verduras e legumes por conta própria.

Mas...
Enquanto há atraso na licitação da merenda, o que estaria ocasionando uma merenda pobre de variedade, sem carne, a administração dará R$ 40 mil para a entidade dirigida pelo seu líder, Dorival Dias, fazer festa para o funcionalismo – e tirar proveito político, claro.

SNI
Arapongas de Silvio II fizeram extra no dia das eleições.
Munidos de câmera (seriam do patrimônio municipal?) fotografaram candidatos, cabos eleitorais e o que mais viam pela frente.

Ah...
Requião estaria arrependido de ter ajudado na desocupação do paço municipal, naquela megaoperação policial para remover trabalhadores públicos.
Fez a pedido de Silvio II e hoje tenta obter o voto dos que foram retirados à força, já que o prefeito, bem este está com Osmar Dias (PDT).

Enfim!
Há algum tempo a coluna denunciou o corte de uma árvore sã defronte a empresa de um parente de um ex-secretário municipal, no centro da cidade.
A boa notícia é que, atendendo a reclamação, plantaram uma árvore no mesmo local. O engraxate Baianinho, por sinal, prometeu cuidar bem dela.

Chances
A votação de dr. Batista no PMN - 26.714 votos - só permitiria sua eleição a deputado estadual pelas coligações Paraná Unido (PT, PHS, PL, PAN, PRB e PC do B) ou pelo Partido Verde.

Queixa
Há queixa na Justiça Eleitoral por infração à legislação cometida pela coligação que apóia Osmar Dias.
Um carro de som que pede votos para o senador está fazendo barulho nas proximidades de prédios públicos, o que é proibido. O veículo teria passado fazendo propaanda inclusive defronte o Fórum Eleitoral.

Na cidade
Orlando Pessuti chega hoje a Maringá como o primeiro candidato majoritário em campanha neste segundo turno.

Pelo PP
A coluna perguntou e já responderam. O ex-deputado estadual Ricardo Maia, que entrou no PMDB pelas mãos da atual executiva municipal, fez campanha para Cida Barros (PP) – que apóia Osmar.]
Entregava panfletos, de mão em mão.

Na região
O peemedebista professor Wilson, que trabalhou para Eduardo Cheida em Maringá, fez campanha também em 21 cidades da região. O ex-secretário teve votos em 18 delas.
Wilson comandou equipe de apoiadores que incluiu outras pessoas.

Reduziu
O deputado estadual Ratinho Júnior (PPS), com show de Ivete Sangalo e tudo, foi o sexto mais votado para deputado federal em Maringá.
Fez 0,62% dos votos – 1.070 no total. Longe dos 1,89% de 2002, quando fez 3.099 pelo PSB, com a campanha coordenada pelo dono de uma casa noturna.

Presidente
O Old Boys Clube Maringá, que reúne 320 homens com mais de 40 anos, tem nova diretoria.
O novo presidente é o engenheiro Eduardo Sakae.

Não desceu
Esta semana um vereador sarandiense matou a charada ao comentar o fato de a cidade ter perdido o único deputado estadual, Paulo Campos (PT), ex-padre, que não se reelegeu.
Ele comentou que padre Paulo, como é chamado, esqueceu de descer do outdoor para conversar com o povo. O deputado priorizou o outdoor como mídia, inclusive fazendo campanha antes do tempo.

Afinando
Prefeito de Marialva, Humberto Feltrin (PMDB) cumprimentou Geraldo Irineu afirmando: “Você está afinando, hein!?”.
Antes que o radialista pudesse agradecer o que seria um elogio, ouviu de Feltrin o complemento: “...a voz!”.

Votos
Em Ângulo, o prefeito Zezão (PMDB) conseguiu fazer de seus candidatos a deputado os mais votados – somados os adversários, inclusive.
Max Rosenmann (federal) e Antonio Anibelli (estadual) foram vitoriosos e, coincidentemente, os mais votados do Paraná – Gustavo Fruet e Alexandre Curi – não tiveram nenhum voto naquela cidade.

Números da eleição
Posição final de candidatos a deputado federal por Maringá em seus partidos e/ou coligações:

PMDB
Balbinotti - 4ª
Bim Bim – 17ª
Maricelma Brégola – 21ª

PPS/PFL
Sidnei Telles – 14ª
Flávio Vicente – 21ª
Miro Falkemback – 29ª
Célio da Farmácia – 38ª

PT / PHS / PL / PAN / PRB / PC do B
João Ivo – 11a
Valter Viana – 16a
Marino – 17ª

PTN / PMN / PTC / PRONA / PT do B
Dr. Sabóia -3ª
Rogério Mello – 25ª

PP
Ricardo Barros - 2ª

PV
Joba – 2ª

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Shaolin aqui - Quem deve baixar em Maringá em novembro é o humorista paraibano Francisco Veloso, o Shaolin. Ele era chargista de jornal e tornou-se um grande imitador (faz Leonardo, Alcione, Lula, Roberta Miranda, Chico Anysio, Simone, Marcelo Rezende e Daniel muito bem). Shaolin vem para fazer show para funcionários de uma rede empresarial maringaense.

Continue lendo

5.10.06

Em cima do canteiro

(Atualizado)
Neste instante há uma viatura da Polícia Militar e soldados fortemente armados em cima do canteiro central da avenida Brasil, quase esquina com avenida Paraná. Parece que alguma grande operação estão em andamento em Maringá.
Mas é provável que só seja exibição, afinal de contas foi anunciado que o secretário de Estado da Segurança Pública estaria na cidade (sem teto, ele não pôde vir).
Tomara que o próximo governador proiba os comandantes da PM de autorizarem viaturas em cima de canteiros centrais.

Continue lendo

Depois da chuva

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O pôr do sol em Maringá, depois da chuva (fotos: Mosca Branca)

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Avisando, de novo

Só permitirei palavrões em comentários quando eles se encaixarem no contexto, quando não forem colocados de forma gratuita como alguns leitores andam fazendo. Como tinha avisado antes, não vou mais fazer xxxx nos comentários, prefiro apagá-los de umavez.

Continue lendo

A vida como ela é

Um apresentador de programa policial, no rádio e na televisão, durante anos teve entre seus anunciantes uma empresa que compra metais. O dono inclusive faleceu há alguns meses, tendo inclusive passagem policial sob acusação de receptação de metais roubados. Seu nome, porém, nunca foi citado no tal programa de mundo cão porque ele era anunciante. Nem mesmo quando ele foi detido acusado de ter comprado os fios roubados no Bosque das Grevíleas, num episódio que chocou Maringá pela ousadia dos ladrões - e dos receptadores.
Pois não é que ontem, enfim, o apresentador soltou os cachorros contra as empresas que receptam metais de criminosos? Motivo: uma empresa sua, na praça dos Sertões, foi invadida e furtada. Levaram toda a fiação, que certamente foi vendida a uma dessas firmas. Ele avisou que não ia dar queixa na polícia e sugeriu que faria justiça com as próprias mãos.
Ah: o apresentador é o Pinga Fogo e a empresa protegida era a Grassioto Metais.

Continue lendo

A chegada



A chegada da chuva, agora em vídeo.

Continue lendo

A chuva

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Foto de Alisson mostra a chuva desta tarde se aproximando.

Continue lendo

Humor eleitoral 6

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Do Kibeloco.

Continue lendo

A força da natureza

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Enviado por leitor-blogueiro.

Continue lendo

Pessuti na cidade

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) estará amanhã em Maringá.
É a primeira visita de um candidato majoritário à cidade neste segundo turno, agora com o PMDB sob nova coordenação regional.

Continue lendo

Fora do ar

Por causa da queda de energia, causada pelas chuvas, ficamos fora do ar.

Continue lendo

"Vai ser um escândalo"

Entrevista de Clodovil Hernandes, o homem de quase 500 mil votos, à IstoÉ Gente,

Continue lendo

Santinho diferente

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Diz que este santinho foi distribuído em Pernambuco, terra de Edmundo Albuquerque. Assim é fácil o Alckmin fazer voto, hein!

Continue lendo

Mais um apoio

Depois de Beto Richa, Rubens Bueno (PPS) anunciou seu apoio a Osmar Dias.

Continue lendo

Professores e há educadores

A história é conhecida mais vale repetir:

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom todos os dias removiam o excesso beijando o espelho do banheiro.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram. O diretor juntou o bando de meninas e o Zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Continue lendo

Povo? Só de madrugada

A prefeitura comemora que Silvio II já atendeu a 1,3 mil pessoas do povo às quintas-feiras de madrugada. Acrescenta que tem gente que levanta às 4h30 para conversar com ele na prefeitura.

Minha modesta opinião: Silvio II deveria tratar o povo com maior consideração. Fazer o trabalhador acordar de madrugada para conversar com SM é desrespeito. Por que ele não dá o mesmo tratamento aos empresários, muitos dos quais ajudam a bancar as campanhas eleitorais da família? É igual aos lotes de 200 metros quadrados, um crime, para casas populares. Ora, só porque a pessoa é pobre tem que morar num terreno pequenoe ser atendido de madrugada? Pô...

Continue lendo

Ponto de atrito

De Mônica Bergamo, hoje na Folha de S. Paulo:

Na coordenação da campanha de Lula a avaliação é de que a ampla cobertura dada pelo "Jornal Nacional" ao escândalo do dossiê, além da indignação explicitada pelo não comparecimento de Lula ao debate, mais do que a ausência em si, ajudaram a empurrar a eleição para o segundo turno. Luis Erlanger, da TV Globo, diz que a isenção da emissora na cobertura das eleições foi reconhecida e elogiada pelo próprio Lula, em carta enviada à TV e divulgada na noite do debate.
(Algumas pessoas que entraram em contato nosúltimos dias têm o mesmo pensamento: a Globo fez tudo para ter o segundo turno)

Continue lendo

Piadinha

No primeiro dia de aula, a professora pergunta:
- Joãozinho, o que seu pai faz?
- Agora é deputado federal - responde o menino.
- E sua mãe?
- Ah! Ela é deputada estadual.
- Hum. Muito bem, Joãzinho, é você?
- Ah! Professora, por enquanto só roubo bola-de-gude, lápis, borracha... essas coisas.

(A piadinha está no Mamocos)

Continue lendo

Viaturas e ação especial

O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, entregará hoje às 16 horas mais sete viaturas e 14 motocicletas para o 4º Batalhão da Polícia Militar. Na mesma solenidade, no 4o BPM, o secretário irá anunciar uma ação especial para a cidade.

Continue lendo

Oficial depõe no paço municipal

O major Castilho vai depor hoje no processo administrativo aberto pela administração Silvio II contra 32 servidores públicos municipais, que o prefeito quer ver na rua. Castilho comandou a desocupação, que mobilizou, com a ajuda do governo Requião, policiais de vários batalhões. O major já comandou outras desocupações, onde houve muito mais cordialidade e diálogo.
O depoimento está marcado para as 9 horas e deve haver manifestação defronte o paço municipal.

Continue lendo

Campana reforça Requião

Da revista Capital, de Curitiba:

A guerra, com todos os seus horrores. É o que espera a trupe de Requião para o segundo turno. Para tanto, a ordem é reforçar o time. E a operação começa em grande estilo, na área de TV, com o esperado ingresso do jornalista e marqueteiro Fábio Campana, atualmente colunista de "O Estado do Paraná". Ele deve dividir o comando criativo do programa eleitoral com Benedito Pires e Almir Feijó. O homem é do ramo. Estrategista. Esteve à frente de campanhas do próprio Requião (1985 e 1990), Alvaro Dias (1986) e em duas eleições presidenciais vitoriosas no Paraguai. Também emprestou seu talento para a conquista dos seis anos de mandato para o então presidente José Sarney, na década de 80. Leitor atento de Sun-Tzu, que apresentou a Requião, Campana costuma dizer que feio mesmo, em eleição, é perdê-la. Ele é apontado, inclusive, como o autor do famoso personagem Ferreirinha, na campanha de 1990. O jornalista nega. Invoca a inveja dos inimigos, que não são poucos. Curiosamente, ele já trabalhou ao lado da criativa de Osmar Dias, Cila Schulmann, em campanhas de Lerner e Taniguchi. A dupla ainda esteve junta em 1996, em Londrina, quando levou Antonio Belinati à vitória no segundo turno da eleição. O duelo promete ser dos bons.

Continue lendo

Petistas propõem acordo

Do Painel da Folha de S. Paulo:

Mão dupla. Em reunião com Roberto Requião, Jorge Samek e Gleisi Hoffmann, coordenadores de Lula no Paraná, ofereceram um acordo: ele apoiaria o presidente, e o PT embarcaria em sua reeleição. O problema do governador é que seu eleitor vota majoritariamente em Alckmin.

Continue lendo

Novo coordenador

Segurem-se nas cadeiras!
A campanha do governador Roberto Requião na região de Maringá tem novo coordenador regional. Trata-se do deputado federal Odílio Balbinotti, que na segunda e na terça-feiras garantia em entrevistas que ficaria neutro neste segundo turno.
Com Balbinotti como corodenador regional, dá-se um tempo na "briga" entre Umberto Crispim e Renato Cardoso.

Continue lendo

Em Pitanga

O deputado federal Ricardo Barros (PP) é, pela segunda vez consecutiva, o mais votado em Pitanga. Em 2002 ele havia recebido 3.682 votos naquela cidade. Agora, fez 5.721 votos, à frente de Rocha Loures (PMDB), com 3.970 (23,1%); Cezar Silvestri (PPS), com 1.497 (8,7%); Micheleto (PMDB), com 850 (4,7%); e André Vargas (PT), com 773 (4,5%).
Quando prefeito de Maringá, Barros propôs mudar poara Pitanga a capital do Estado.

Continue lendo

Redução no faturamento

As Casas Bahia anunciam redução na previsão de faturamento (leia aqui) e a matéria diz que no Paraná o grupo fechou duas lojas, uma em Maringá e outra em Cascavel. Esqueceram de Campo Mourão.

Continue lendo

Irmãos-deputados ficam inelegíveis

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decretou inelegíveis por três anos os deputados Íris Simões (federal) e Carlos Simões (estadual), ambos do PTB. Por unanimidade, a Corte julgou procedente, na tarde desta quarta-feira, a acusação de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
Matéria completa.

Continue lendo

Geraldo Irineu recebe desenhos feitos pelas crianças da LBV

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

As crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade confeccionaram um book contendo vários desenhos em homenagem ao radialista e presidente da Associação Maringaense de Imprensa Geraldo Irineu. A homenagem vem cumprimentar o radialista que inicia uma nova fase da sua carreira profissional, agora com programa matinal na rádio Cultura AM de Maringá.
Geraldo recebeu os desenhos e afirmou que “o futuro do Brasil são as nossas crianças”. Parabenizou a LBV pelo trabalho que vem desenvolvendo junto às crianças e cumprimentou o presidente da LBV, José de Paiva Netto, pelos seus 50 anos de trabalho frente a uma Instituição
tão respeitada como é a LBV. Em Maringá, a Legião da Boa Vontade está localizada na rua Peroíbe, 338, Parque das Grevíleas III. Informações pelo telefone (44) 3263-2316.

Continue lendo

Mosaico (quinta)

Comprador
É de Vitória (ES) o grupo que comprou o Porto Seco de Maringá.

Cálculos
Na região da Amusep, Osmar Dias (PDT) fez 166.518 votos, contra 135.998 de Roberto Requião (PMDB). Flávio Arns (PT) fez 44.908 e Rubens Bueno (PPS), 26.752.
O PMDB está confiante que os votos de Arns se encaminhem para Requião, e os de Bueno se dividam.

Votação
Nos 30 municípios da microrregião 9, Geraldo Alckmin (PSDB) fez 219.904 votos contra 162.335 de Lula (PT).

Verborragia
Silvio II disse em entrevista que dr. Sabóia e dr. Batista são do seu grupo político.
Ele exagerou e, ao contrário do que afirmou, dr. Sabóia não entrou no mundo político este ano. Ele já havia inclusive disputado eleição.

Estreiteza
Em relaçãoao dr. Batista, que se elegeu por estar no PMN, o presidente regional do partido, Willy Taguchi, entende que Silvio II tem uma visão estreita da política quando faz este tipo de comentário.
“Prefeito não pode ter grupo, o grupo tem que ser a cidade”, frisou. E lembrou que Silvio II nunca esteve presente a nenhuma reunião da Frentinha nem ajudou a organizá-la.

Dureza
“É duro ser de partido pequeno. Quando aliamos, estamos comprados. Quando ganhamos, outros tentam tirar nosso mérito”, disse Taguchi.
Em resumo, Silvio II está tentando fazer bonito com o deputado dos outros.

Mais uma
Ah: Silvio II diz que foi ele quem lançou o vereador Bravin candidato a deputado.

Memorex
Só para lembrar, em 2004 dr. Batista apoiou João Ivo (PT) e não Silvio II (PP) no segundo turno.

Esclarecendo
Para encerrar: dr. Batista não afirmou que iria “aprender” com Cida Barros e sim que iria trabalhar em conjunto com ela, em alguns projetos.

Em casa
Depois de um centro cultural que leva o nome do pai do vereador Zebrão, a prefeitura inaugurou uma casa que cuida de idosos que agora leva o nome do pai da secretária de Assistência Social.

Estréia
A professora Maricelma Brégola estreou no mundo dos votos na 21ª colocação entre os candidatos a deputado federal do PMDB.

Erário
O ex-prefeito Paulo Novaes, de Goioerê, terá de devolver R$ 882 mil aos cofres públicos, por atos irregulares cometidos em sua administração, muitos anos atrás. A condenação foi do Tribunal de Contas.
Novaes, que estuda em Maringá, já teve os bens bloqueados há algum tempo.

George Carlin
Os canibais não comem palhaços porque eles têm um gosto meio engraçado.

Murista
O deputado Balbinotti disse que pretende ficar em cima do muro no segundo turno. São atitudes como esta que afastam o parlamentar do eleitorado.
Seu partido, o PMDB, tem candidato a governador neste segundo turno. É sua obrigação apoiar o partido que lhe possibilitou a eleição.

Desaparecidos
A campanha peemedebista em Maringá sentiu a ausência do ex-deputado Ricardo Maia
e da secretária municipal Terezinha Pereira, presidente do PMDB Mulher.

De volta
A nova RTV Canal 10 registrou, na última terça-feira, a volta do programa Fala Região, apresentado por Marcos Florentino.
O entrevistado foi o pecuarista Nilson Santos.

Números da eleição
Votação de candidatos a deputado federal por Maringá nas duas maiores cidades do Paraná:

Curitiba
Ricardo Barros – 2.871
Valter Viana – 2.303
Joba – 1.338
Marino – 683
Sidnei Telles – 650
João Ivo – 244
Balbinotti – 200
Sabóia – 158
Maricelma Brégola - 150
Bim Bim – 91
Flávio Vicente – 90
Miro Falkemback – 70
Cristopher Bueno Netto – 50
Valdir Rossi – 42
Célio da Farmácia – 26

Londrina
Sidnei Telles – 3.142
Ricardo Barros – 199
Flávio Vicente – 180
Joba – 168
João Ivo – 107
Balbinotti – 104
Marino – 102
Valter Viana – 85
Maricelma Brégola – 65
Sabóia – 27
Christopher Bueno Netto – 20
Bim Bim – 17
Valdir Rossi – 14
Miro Falkemback – 10
Célio da Farmácia – 10

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Homenagem - Em dezembro fará um ano da morte do advogado José Plínio Silva (na foto, à esq., conversando com o ex-presidente do Tribunal de Justiça, Oto Sponholz), um dos homens mais cultos que a cidade já teve. Entre um escândalo e outro algum vereador poderia propor uma homenagem a ele, já que estamos cansados de ver homenagens apenas a parentes dos próprios vereadores.

Continue lendo

4.10.06

Interregno

Como hoje tem Clube do Jacaré, volto a postar mais à noite.

Continue lendo

Armadilha tucana

Quem acredita? A história está sendo repassada por e-mail e está na internet:

Comentário que não quer calar aqui em Cuiabá:
1) O Dossiê Serra, o verdadeiro, teria mais de 2.000 páginas. Quem teve acesso a ele, garante: é nitroglicerina pura contra o tucanato!
2) Vedoin, que não é bobo, quis vendê-lo ao PSDB, por 20 milhões. Conseguiu, segundo dizem, vendê-lo por 10 milhões para os tucanos, via Abel Pereira.
3) Montou-se, entre Vedoin e Abel, preposto dos tucanos, um plano genial: abafar o dossiê, o verdadeiro e ainda incriminar o PT. Contando com a participação desastrada dos petistas Gedimar e Valdebran, que quando vieram a Cuiabá, viram o dossiê (o verdadeiro) e se assanharam! Era uma bomba de nêutrons para acabar com a raça do tucanato! Só que, na hora da venda, os Vedoin ofereceram uma isca, um dossiêzinho tabajara, que não continha nada que incriminasse os tucanos, é claro! O resultado está aí, ampliado e secundado pela mídia de aluguel!
Só que parece que algo desandou! Não contavam com a astúcia da Polícia Federal, que já tinha em mãos farta documentação incriminando Barjas Negri e Abel! Pena que esse estouro só se dará após as eleições! Pois se fosse antes, não se elegeria nenhum tucano nesse país! Aqui em Cuiabá, até os carapanãs do Porto já sabem dessa história. Pena que a mídia já está comprada e bem paga contra Lula! Essa mídia parcial fez uma blindagem aos tucanos, que nada os atinge! Isso até a Polícia Federal chegar ao fio do novelo! Alô Blogosfera: divulguem isso, por favor! Não nos deixem isolados aqui em Cuiabá! Não deixem que mentira prevaleça! Não permitam que os tucanos, mais uma vez, saiam impunes! Dessa vez, não!

Continue lendo

Tempestade

Corre em Curitiba que a primeira pesquisa a ser divulgada sobre o segundo turno trará uma diferença de 12 pontos entre os dois candidatos.
E o primeiro não será Requião.

Continue lendo

Propaganda eleitoral

(Atualizado)
Embora os vencedores do primeiro não tenham sido proclamados pelo TRE do Paraná, a propaganda eleitoral do segundo já começou em Maringá. A legislação eleitoral prevê que ela comece 48 horas após a proclamação, mas é específica sobre o horário eleitoral em rádio e televisão.
Em Maringá, carros de som dos deputados reeleitos Ricardo e Cida Barros estão pedindo votos para Osmar Dias. Entendendo que isso é irregular, pois a legislação não é clara a respeito, já houve queixa no Ministério Público Eleitoral.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Beto com Osmar

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, confirmou oa apoio ao senador Osmar Dias no segundo turno, hoje em Curitiba.

Continue lendo

Quem vem

A mulher casou no sábado e vem agora para Maringá.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

A chapa esquentou

Curitiba está lotada. Só do PMDB de Maringá estão por lá Umberto Crispim, Miguel Grillo, João Alves Corrêa, Nereu Vidal Cézar e Odílio Balbinotti - mas não estão juntos como pode se pensar. Imagino que a coisa está fervendo nas hostes peemedebistas,m já que Beto Richa declarou apoio a Osmar Dias, Rubens Bueno fará o mesmo à noite e até Ratinho Junior, que havia se comprometido com Requião, parece que ficará neutro.

Continue lendo

E-mail

Recebo material no rigon@maringa.com.br ou angelorigon@gmail.com

Continue lendo

Atrás de emprego

De Giba Um:

Fernanda Karina Somaggio, a ex-secretária de Marcos Valério, que revelou todos os caminhos do mensalão , conseguiu apenas dois mil votos em sua tentativa de chegar à Câmara Federal, pelo PMDB de São Paulo. Fez uma campanha sem dinheiro, mas acha que a tentativa foi válida do mesmo jeito. Agora, procura emprego: não desmontou totalmente a casa em Belo Horizonte, onde continua pagando (é pré-fabricada) R$ 600 por mês de aluguel. E ainda não decidiu se volta para lá ou permanece em São Paulo.

Continue lendo

Vacas do capitalismo

Não sei o autor:

CAPITALISMO IDEAL (conceito meramente teórico):
Você tem duas vacas.
Vende uma e compra um touro.
Eles se multiplicam, e a economia cresce.
Você vende o rebanho e aposenta-se, rico!

CAPITALISMO AMERICANO:
Você tem duas vacas.
Vende uma e força a outra a produzir leite de quatro vacas.
Fica surpreso quando ela morre.

CAPITALISMO JAPONÊS:
Você tem duas vacas.
Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam 20 vezes mais leite.
Depois cria desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e os vende para o mundo inteiro.

CAPITALISMO BRITÂNICO:
Você tem duas vacas.
As duas são loucas.

CAPITALISMO HOLANDÊS:
Você tem duas vacas.
Elas vivem juntas, não gostam de touros e tudo bem.

CAPITALISMO ALEMÃO:
Você tem duas vacas.
Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de quantidade e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa.
Mas o que você queria mesmo era criar porcos.

CAPITALISMO RUSSO:
Você tem duas vacas.
Conta-as e vê que tem cinco.
Conta de novo e vê que tem 42.
Conta de novo e vê que tem 12 vacas.
Você pára de contar e abre outra garrafa de vodca.

CAPITALISMO SUÍÇO:
Você tem 500 vacas, mas nenhuma é sua.
Você cobra para guardar a vaca dos outros.

CAPITALISMO ESPANHOL:
Você tem muito orgulho de ter duas vacas.

CAPITALISMO PORTUGUÊS:
Você tem duas vacas.
E reclama porque seu rebanho não cresce...

CAPITALISMO HINDU:
Você tem duas vacas.
Ai de quem tocar nelas.

CAPITALISMO ARGENTINO:
Você tem duas vacas.
Você se esforça para ensinar as vacas a mugirem em inglês.
As vacas morrem.
Você entrega a carne delas para o churrasco de fim de ano ao FMI.

CAPITALISMO BRASILEIRO:
Você tem duas vacas. Uma delas é roubada.
O governo cria a CCPV- Contribuição Compulsória pela Posse de Vaca.
Um fiscal vem e te autua, porque embora você tenha recolhido corretamente a CCPV, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais.
A Receita Federal, por meio de dados também presumidos do seu consumo de leite, queijo, sapatos de couro, botões, presume que você tenha 200 vacas e, para se livrar da encrenca, você dá a vaca restante para o fiscal deixar por isso mesmo...

Continue lendo

São todos iguais

De Elio Gaspari, em "A marcha dos palhaços", na Folha de S. Paulo (para assinantes):

O calor que o senador Eduardo Suplicy tomou de Guilherme Afif Domingos mostra que se quebrou a associação da decência ao PT. Se são todos iguais, Lula é igual a Maluf e Fernando Collor. Exagero? Ouça-se Maluf: "Tenho plena consciência de que o presidente Lula é um homem limpo e correto". E Lula: "Collor poderá, se quiser, fazer um trabalho excepcional no Senado".
Lula e o PT associaram-se a práticas indecentes. Fizeram isso porque quiseram. A mistura custou o resultado de domingo.

Continue lendo

Pra começar a quarta-feira

Duas informações dos jornais maringaenses:

  • Silvio II, o da administração com cidadania, está tirando R$ 40 mil dos cofres públicos para patrocinar festa da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá, que é presidida por Dorival Dias (PSDB), seu líder na câmara. Não precisa nem máscara.
  • O Centro Cultural do Jardim Alvorada, inaugurado em meio àquela série de obras e serviços, a toque de caixa por causa das eleições, não tem equipamento de iluminação e som e, por isso, não pode sediar apresentação de produtoções culturais.

Continue lendo

3.10.06

Mosaico (quarta)

Cena de campanha
Renato Cardoso, chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, apareceu domingo de manhã no comitê do PMDB e queria um crachá de delegado.
Miguel Grillo negou, alegando que Cardoso é eleitor em Colorado e, se desse o crachá, estaria cometendo uma fraude. Cardoso saiu tão brabo do comitê que até ontem não havia retornado ao local.

Circuito fechado
A Prefeitura Municipal de Maringá realiza hoje à tarde pregão para adquirir 16 câmeras e um microcomputador para instalar um circuito fechado de televisão na estação rodoviária, a exemplo do que já foi feito no paço.
Pagará, no máximo, R$ 13.471,00.

Expulsão
Peemedebistas ligados a Umberto Crispim anunciam que pedirão a expulsão do vereador Chico Caiana junto ao diretório estadual. Seria a primeira de uma série, que incluiria, lá na frente, João Alves Corrêa, presidente do Legislativo.
Alegam que ele pagou cabo eleitoral (um rapaz chamado Fábio, que teria ganhado R$ 150) para ser delegado da coligação que apóia Osmar Dias.

Não, não
A assessoria de Caiana (PMDB) diz que não, que trabalhou para Requião, mas que não pode mandar no desejo do eleitor.
Confirmou, porém, que o vereador pediu votos para um candidato a deputado do PP, que apóia Osmar Dias.

Pequenos
O vereador Chico Caiana (que foi eleito pelo PTB e ingressou no PMDB pelas mãos de Pavanelli) não acredita na expulsão.
“Eles são muito pequenos para conseguir expulsá-lo”, disse um assessor.

Saúde
Parte dos 218 votos dados ao deputado estadual reeleito Tadeu Veneri (PT), em Maringá, veio de pessoas ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores na Saúde.

Cheida
O ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e ex-prefeito de Londrina Luiz Eduardo Cheida (PMDB) recebeu 199 votos em Maringá.
Teve o trabalho de um único cabo eleitoral, o professor Wilson, que já foi candidato a vereador.

Aumentou
Outro deputado estadual, Caíto Quintana (PMDB), reeleito, teve mais votos que na última eleição.
Graças ao trabalho de alguns peemedebistas, passou de 56 votos (2002) para 174 neste pleito.

Memorex
Em 2002, o primeiro turno terminou com Álvaro Dias com 31,4% e Requião 26,2% - uma diferença de 5,2% pró-Álvaro.
Ao final do segundo turno os números foram: Requião 55,2%, Álvaro Dias 44,8% - diferença de 10,4% pró-Requião.

Voto aberto
O ex-vereador Antenor Sanches, que ingressou no chamado novo PMDB, ano passado, já declarou ser voto.
Vai de Osmar Dias, “porque ele é de Maringá”.

Pretensão
Na vizinha Sarandi até um vereador do PMDB, que apoiou candidatos do PV, já iniciou contatos: ele quer coordenar a campanha de Osmar Dias na cidade.
O problema é que quem coordenou a campanha no primeiro turno, com dificuldades e sem apoio da coordenação regional, não quer deixar.

Tirada 1
De um leitor sobre Wilson Quinteiro:
- Realmente foi uma evolução. Passou de quinteiro para terceiro.

Questão
Por que a cidadania pregada pela administração não passa pela discussão do Plano Diretor?

Tirada 2
Um leitor, vendo a expressiva votação do estilista, observou que o coronel linha dura Jairo Paes de Lira entrou (na Câmara dos Deputados) na rabeira do Clodovil.

Fermento
O PSB de Wilson Quinteiro, que passou pelo teste da cláusula de barreira, tende a crescer.
Ele começa a ser procurado por interessados nas eleições de 2008.

Em baixa
Nenhum vereador de Maringá conseguiu se eleger deputado.
Daqui a dois anos tem outra eleição.

Decisão
O PPS decide hoje, em Curitiba, quem irá apoiar no segundo turno.
A tendência é de ir com Osmar Dias por causa de Geraldo Alckmin.

Secretário
Já defendem o nome de Marcos Jardim para uma secretaria, caso Osmar dias chegue lá.

Números da eleição
Curitiba
Requião 37,06%, Osmar 33,35% (3,71% pró-Requião)
Londrina
Osmar 56,88%, Requião 23,61% (33,27% pró-Osmar)
Foz do Iguaçu
Osmar 54,58%, Requião 26,53% (28,05% pró-Osmar)
Maringá
Requião 30,10%, Osmar 47,29% (16,9% pró-Osmar)
Ponta Grossa
Osmar 45,33%%, Requião 31,81% (13,52% pró-Osmar)
Cascavel
Osmar 45,81%, Requião 37,89% (7,92% pró-Osmar)

Panorama
Como ficou a situação de políticos que moraram em Maringá e disputaram as eleições em outros estados:
Nilton Cezar Servo – Fez 14.851, disputando para deputado federal pelo PSB do Mato Grosso do Sul. Virou suplente.
Valdemir Poppi – Peemedebista, fez 5.447 votos e também ficou na suplência de deputada federal, disputando por Campo Grande (MS).
Ricarte de Freitas – Do PTB de Sinop, Mato Grosso, integrante da bancada dos sanguessugas, recebeu 4.782 votos em sua cidade e 22.672 no geral. Não se elegeu.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Será? - Nos últimos meses o governador Roberto Requião demonstrou pelo PP de Maringá um carinho que não se viu com ninguém do PMDB. Será que ele conquistará o voto dos Barros neste segundo turno?

Continue lendo

Mais um furo na lista telefônica

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A lista Editel Maringá e Região 2006/2007, que tem o apoio oficial da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, traz mais um erro, além daquele apontado em post dias atrás (não existe no mapa da lista telefônica a avenida 19 de Dezembro). Conforme apontou um leitor do blog, também não existe no mapa a rua Luiz Gama, em plena região central, na entrada da Zona 4. Aliás, é a única rua redonda da cidade, sem começo e sem término.
Espera-se que a Editel faça as correções, já que ela fatura uns trocos em cima da lista.

Continue lendo

O cantor-candidato

Anatólio Novaes da Silva foi alfaiate em Maringá e em 1972 foi candidato a vereador, disputando pela Arena, na chapa que apoiava Marco Antonio Lourenço Correia. Ele também cantava - e depois da derrota para vereança mudou-se para Curitiba, onde mora até hoje. Conhecido estadualmente como Natinho, gravou discos (um deles, tenho até hoje, reverenciava o Paraná).
Na capital, ele envolveu-se com a Ordem dos Músicos do Paraná e foi líder da classe musical. Natinho de vez em quando participa de uma campanha eleitoral, como candidato. Nesta, disputou uma cadeira na Câmara Federal. Em Maringá, recebeu apenas 22 votos. Em Curitiba, 382. No total, teve 1.507 votos, estando na 19a suplência da coligação Paraná da Verdade. Natinho tem hoje 67 anos.

Continue lendo

Um crime

A administração cidadã de Silvio II, conforme o blog antecipou, enviou para a câmara um Plano Diretor diferente do que foi elaborado durante o Congresso da Cidade. O ato é praticamente criminoso. Que foi, hoje à tarde, referendado pelos cúmplices, digo, vereadores de nossa cidade. O vereador Humberto Henrique comenta a respeito em seu portal: clique aqui.

Continue lendo

Algumas votações para deputado estadual

  • Carlos Marassi (irmão do maringaense Edson Marassi, ex-secretário de Said Ferreira) teve 138 votos, pelo PDT. O maringaense Adevanil Generoso, da mesma coligação, fez 139 votos.
  • Belino Bravin, vereador em Maringá, e Miquele Caputo, que tem família em Maringá, ocupam a quarta suplência nas coligações do PP e do PSDB, respectivamente.
  • O PSDC de Paulo Mantovnai não conseguiu eleger nenhum deputado. Lá, um tal de Luciano Rigon fez míseros 1.412 votos, o quinto do partido.
  • Germano Viera, filho do ex-senador Zé Eduardo, estreou em política no PSC sendo o terceiro mais votado da legenda, que também não elegeu ninguém. Fez 2.901 votos.
  • O bombeiro Nonato, do PSol, fez 742 votos, foi o segundo mais votado da coligação com o PSTU e PCB, que também não elegeu nenhum deputado estadual.
  • Com 5.274 votos, o ex-prefeito Said Ferreira ficou na nona colocação entre os candidatos do PV.
  • José Serra, do PT do B, apesar do nome, não teve o êxito do homônimo paulista. Fez 395 votos, ficando na 34a colocação dentro da Frentinha.
  • O pastor Eli Rangel, do PFL, que já foi candidato em Maringá e hoje mora em Curitiba, fez 581 votos.

Continue lendo

Cartário enfrenta problemas

Ademir Bier, primeiro suplente de deputado estadual pelo PMDB, pode se preparar. O TRE declarou a inegibilidade do deputado Geraldo Cartário por três anos. Ele é acusado de abuso do poder econômico. A decisão foi tomada por 4 votos a 2.

Continue lendo

Sob nova direção

Silvio II anunciou hoje, com empresários do setor, que a Estação Aduaneira do Interior (Porto Seco) será administrada por outra empresa a partir de novembro. Ele não anunciou o nome da nova empresa.
Por um motivo: a venda não está 100% consumada. Silvio Name está realmente vendendo a Eadi, mas o negócio não foi fechado.

Continue lendo

Nenhuma novidade

A vereadora Marly Martin Silva (PFL) foi ouvida hoje pelo Ministério Público sobre a denúncia feita por um ex-assessor, de que ela teria ficado com parte dos vencimentos. Não há nada de novo. Ela repetiu o que tinha afirmado à imprensa, quando o caso foi tornado público.
O ex-assessor presidiu o PL em Maringá pouco tempo atrás, sendo apeado do cargo recentemente pelo deputado federal Oliveira Filho.

Continue lendo

No estaleiro

Walter Guerlles (sem partido) não participará da sessão de hoje da Câmara Municipal de Maringá. Pela manhã ele sentiu dores no peito, foi atendido por um médico e vai ficar de molho até sexta-feira próxima. Coordenador da campanha de Álvaro Dias na região de Maringá, Guerlles é vítima de esgotamento.

Continue lendo

Não vai durar?

Edmundo Albuquerque dá uma de vidente:
- Considerando o perfil psicologico já bem conhecido do novo deputado Clodovil Hernandez, que não mede as palavras que diz, e isso não tem cura, aposto, que num prazo máximo de tres meses após a diplomação, esse referido senhor terá aberto contra si um processo parlamenter de quebra de decoro e terá seu mandato cassado. O seu suplente já pode ir preparando o terno, pois irá sentar com certeza no Congresso Nacional. Quem viver verá...

Continue lendo

Acima da lei

O novo Plano Diretor de Maringá, que sofreu alterações substanciais nas mãos da administração Silvio II sem que a população fosse consultada e concordasse, vai entrar hoje em regime de urgência na sessão da Câmara Municipal de Maringá. O super-secretário Guatassara Boeira, que é contra consulta popular (ele não gostou nadinha da audiência pública realizada dias atrás), rompeu um acordo que estava escrito em ata e encaminhou o projeto para que os vereadores - a maioria alinhada ao prefeito - sem que as alterações fossem discutidas. É importante lembrar que o Plano Diretor foi resultado de uma série de audiências na gestão passada.
O pessoal que gosta de democracia pretende se mobilizar.

Continue lendo

O velho estilo

De Requião, hoje de manhã:
- O Osmar conhece o Rasera. O meu amigo Osmar tem muita coisa para explicar para mim e para a população. Uma delas, é como ele conseguiu ficar tão rico em tão pouco tempo.

Matéria completa.

Continue lendo

Propaganda ilegal pode prejudicar candidatos no PR

Esta notícia é do site G1, portal de notícias da Globo, e foi publicada domingo:

Dois casos de crime eleitoral foram registrados hoje em Curitiba (PR). De acordo com informações da Secretaria de Segurança, no início da manhã cinco pessoas foram presas. Os detidos estavam em uma Kombi branca distribuindo panfletos do candidato a deputado federal Ricardo Barros. As cinco pessoas foram autuadas por crime eleitoral e encaminhadas para a sede da PF, em Curitiba.
Outro caso registrado foi de um balão com propaganda eleitoral do candidato ao governo do Estado, Roberto Requião, que sobrevoou a capital na manhã deste domingo. A propaganda neste dia de votação não é permitida e por isso o candidato Roberto Requião pode receber punição.

Continue lendo

Repercussão

O último ensaio da maringaense Maria Newnum - "É lastimável ser gerenciado por idiotas" - foi publicado também no Campo Grande News, o site-mãe que gerou, entre outros, o Maringá News.

Continue lendo

O que acontece com o Factorama?

Os posts no Factorama diminuíram na proporção das visitas. Enviei email para o Fábio, mas ele não responde. É uma pena o que está acontecendo com o primeiro blog polêmico da cidade. O Toscorama parece ter reduzido a vontade do pessoal do factorama de produzir e polemizar. Ou será que não foi o Toscorama?
Quando noticiei que havia uma rachadura por lá não achava que iria acabar assim. Uma pena.

Continue lendo

A surpresa de Nezo

De Ronaldo Nezo em seu blog:

Fui surpreendido, de forma negativa, com o número de votos da vereadora Marly Martin. Na luta por uma cadeira na Assembléia Legislativa, Marly obteve 9322 – em Maringá, ela conquistou 5653. Ela foi a oitava mais votada na cidade – ficou atrás até de Marcos Jardim, que não ocupa nenhum cargo eletivo e nem tem história política da cidade. O que será que afetou a votação de Marly?

Acrescentaria: Marly, assim como valter Viana (PHS) e Bravin (PP), pagaram pelos desgastes que envolvem a câmara, coisa nunca vista na história política da cidade. Além disso, ela e Bravin lançaram a campanha em cima da hora. E nisso Ricardo Barros tem razão: ninguém ganha para deputado sem planejamento e saindo de última hora.

Continue lendo

Ele está com disposição

O governador Roberto Requião (PMDB),a gora pela manhã em Curitiba, desafiou o senador Osmar Dias (PDT) a participar de um debate diferente: sem regras.

Continue lendo

Expulsão

Volta a se falar que o PMDB maringaense irá pedir a expulsão do presidente da câmara, João Alves Corrêa, e do vereador Chico Caiana do partido.
Ambos trabalharam para candidatos de outros partidos, inclusive para o governo do Estado.

Continue lendo

Novo partido

PPS, PHS e PV começaram a tratar da fusão. Uma reunião foi marcada para a quarta-feira da próxima semana, no Rio de Janeiro, para tratar do tema.

Continue lendo

Serviço de Atendimento ao Leitor

Um anônimo (sempre ele...) escreve:

Você não vai comentar nada sobre a manchete do Hoje, de sexta-feira, que afirmou que Requião seria eleito com 1 milhão e 200 mil votos a mais que Osmar Dias? Se fosse O Diário, você teria postado uns cinco comentários tirando sarro e aquela turminha de sempre teria metido o cacete no Diário.

O leitor deveria saber que a pesquisa foi encomendada também por outros jornais, como o Umuarama Ilustrado, e a rádio CBN Maringá. Vamos tirar sarro de todos por causa de pesquisa? E o resto do Brasil, como fica? O Diário fez certo este ano, não fez nem encomendou pesquisa.

Continue lendo

Ele poderá ser o governador do Paraná

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Quem alerta é o Guilhobel Camargo. Ele previa que, com segundo turno, o vice de Osmar Dias, Derli Donin (PP), poderá se tornar governador do Paraná. Entre ouros motivos, porque o senador tem "três babilônicas fazendas oara cuidar, quatro mil cabeças de gado, muita soja e madeira para derrubar e quer acumular mais riqueza".

Continue lendo

De fora

A turma que não se reelegeu à Assembléia Legislativa: Ademir Bier (PMDB), Rafael Greca (PMDB), José Maria Ferreira (PMDB), Neivo Beraldin (PDT), Miltinho Puppio (PSDB), Vanderlei Iensen (PMDB), Valdir Leite (PPS), Arlete Caramês (PPS), Elza Correia (PMDB), Natálio Stica (PT), Ailton Araújo (PPS), Hermes da Fonseca (PT), Padre Paulo (PT), Delegado Bradock (PMDB), José Domingos Scarpellini (PSB) e Cesar Seleme (PMDB).

Continue lendo

Quem é quem

Levantamento feito pelo Boca Santa na região de Campo Mourão:
Frangão - Boa Esperança, Farol, Goioerê, Janiópolis, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Rancho Alegre do Oeste e Ubiratã
Balbinotti - Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol e Terra Boa
Ricardo Barros - Campina da Lagoa, Juranda, Peabiru e Roncador
Micheletto - Altamira do Paraná e Quarto Centenário
Renata Bueno - Campo Mourão
Marcos Isfer - Araruna
Stephanes - Fênix
Takayama - Luiziana
Max Rosenmann - Iretama

Continue lendo

É lastimável ser gerenciado por idiotas

Por MARIA NEWNUM:

Não adianta a vasta bibliografia que ensina a conviver com líderes mentecaptos. Isso é de uma violência sem tamanho, destroça a moral e auto-estima adequada de qualquer mortal.
Certa vez uma amiga que buscava colocação há meses, se deparou no primeiro dia de trabalho com a gerente que disse: “Quando tenho dúvida eu mido com a régua”. (sic) Recusou o emprego. Hoje ocupa cargo de gerência de uma grande empresa.
Um dia um gerente contou-me que iria passar férias na Bahia; perguntei em que cidade, respondeu: Na Bahia ué? Foi apenas uma das asneiras que lembro. Que infeliz. Isso foi num banco importante. Perdi a motivação. Como hoje, naquela época, com vinte e poucos anos, reconhecia meus limites e desejava ser liderada por alguém que me tirasse da ignorância ao invés de me empurrar para a burrice. Pedi demissão; lastimo não ter podido processar a empresa por assédio; assédio moral à inteligência. Isso deveria ser crime previsto em lei.
Como teóloga e espiritualista chego a pensar que há algo “demoníaco” no ar. Do contrário, como explicar tantos imbecis em cargos de comando?
Porém, Roberto Shinyashik presidente da Editora Gente, em entrevista a revista Isto é sob título: Cuidado com os burros motivados, aponta teorias mais confiáveis.
Segundo ele “na maioria das vezes, são promovidos aqueles que fazem o jogo do poder.” Ou seja, os que vendem a alma, os que dominam com maestria a “arte” de puxar-saco. Você já viu esse filme?
Outro dado descrito por Shinyashik é que “o mundo corporativo virou um mundo de faz-de-conta, a começar pelo processo de recrutamento. É contratado o sujeito com mais marketing pessoal.” Parecer ser competente é tudo. Mas como permanecem?
Shinyashik destaca que outro grande problema reside no modelo de gestão que premia pessoas ineficientes: “Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e não se preocupam com o conhecimento”. Arrisque perguntar a seu superior pelo último livro ou o curso de aperfeiçoamento que fez. Cuidado! Gente que pára no tempo, faz você estagnar.
Leia, atualize-se, não se deixe paralisar pelo feitiço da ignorância. Mas atenção! Os idiotas sentem-se ameaçados com os avanços de outros…
Por último, não confunda motivação com competência.
Shinyashik aconselha: “Cuidado com os burros motivados. Há muita gente motivada fazendo besteira”. Aqui é preciso humildade para ver que essa regra não se aplica apenas ao outro. Motivação, não deve bastar a quem almeja ser competente.
Em seu artigo, Inúteis e perniciosos, Rubem Alves avisa: “Competência tem a ver com a capacidade de resolver problemas reais,” Se você tem sobrevivido ao comando de um idiota, isso já demonstra que possui competência além dos limites de suas funções. Mas Alves diz que é pernicioso tudo que “deforma a nossa capacidade de pensar”.
Então pense! Qual é o prazo que dará para que o idiota se separe de você ou você dele?
___________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria.
Para comentar ou ler outros artigos clique aqui.

Continue lendo

Boa tirada

De um leitor sobre Wilson Quinteiro, em post abaixo:
- Realmente foi uma evolução. Passou de quinteiro para terceiro.

Continue lendo

2.10.06

PT Records

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Aproveitando sugestão do leitor, e para encerrar um dia de fotomontagens, segue a da nova dupla sertaneja do mercado (justamente por estar fora de mercado): Padre Paulo e Padre Roque.

Continue lendo

Mosaico (terça)

Não ia dar
Os 2.164 votos obtidos pelo presidente do PMDB, Gilberto Pavanelli, em Maringá, não seriam suficientes para elegê-lo vereador.
Em 2004, o último votado do partido foi Mário Hossokawa, que recebeu 3.407 votos.

Se vem...
Geraldo Alckmin venceu em Maringá com uma diferença significativa.
E olha que nenhuma das expressivas lideranças locais conseguiu trazê-lo aqui durante a campanha do primeiro turno...

Com três
Para tornar-se o segundo da coligação e o mais votado do PP (tirou o título de José Janene), Ricardo Barros mudou toda estratégia adotada em anos anteriores, onde entrou na última vaga.
Ele dobrou com três candidatos em Maringá (além da mulher, Cida, dr. Batista e Bravin), o que nunca tinha feito antes.

Redução
Se Barros não tivesse feito as dobradinhas a coisa seria mais complicada. Em 2002 ele fez 29,21% dos votos válidos de Maringá; agora, fez 26,65%.
Ele chegou a dizer que poderia perder 10 mil votos por causa do irmão, Silvio II.

Conjunto
De uma forma geral, Ricardo, Cida, Balbinotti e Batista tiveram menos votos em Maringá do que na última eleição.
Balbinotti foi o que perdeu mais, pois parte de seus votos foi para João Ivo.

Positivo
Na outra ponta, entre os que tiveram mais votos que o pleito anterior, estão Luiz Nishimori (PSDB) e Wilson Quinteiro (PSB).
Este, acredito, será importante nas eleições municipais de 2008 – e poder ser a grande alternativa. Foi o terceiro mais votado em Maringá com uma campanha modesta, e o seu partido passou o perigo da cláusula de barreira.

Razão
Batista tem que agradecer ao pequeno PMN, pois teve menos votos em Maringá que em 2002 e mesmo assim se elegeu.
A sigla foi fundamental.

Honestidade
Balbinotti deve estar ouvindo pouco. Ele esperava fazer mais votos aqui, mas decerto não parou para pensar direito no que aconteceu.
Na televisão, cobrou honestidade do eleitor mas não deu exemplo. Ele chegou a dizer que Amarildo Torres era seu assessor de imprensa “há 15 anos”. É há 4.

Firmeza
A indecisão política de Balbinotti ajudou-o a ficar na terceira colocação, em Maringá. Em 2004 ele abraçou a candidatura de Batista a prefeito, mas com a derrota para Silvio II não quis liderar a oposição.
Preferiu ficar amiguinho de Silvio II até alguns meses atrás, quando voltou a ser oposição. João Ivo, diferentemente, representou oposição a Silvio II o tempo todo.

Afe...
Em mais um trocadilho infame, o imortal petista Reginaldo Dias, comentando o resultado para o Senado, disse que Mussi, candidato do PPS, não tinha “consistência”.

171
Somada, a família Barros recebeu nestas eleições 197.518 votos.
Além de Cida e Ricardo, o tio Christopher Bueno (PL), candidato a deputado federal, colaborou com uma votação estadual de 171 votos.

Vixi!
Dr. Batista (PMN) braço da família Barros?
Numa das primeiras entrevistas ele disse que quer ficar num gabinete ao lado da deputada Cida, para aprender a ser deputado. Como ela estava aprendendo com Severino...

Tríplice coroa
O trio Willy Taguchi, Amauri Meneguetti e Aldi Mertz acertou com a eleição de Décio Sperandio (UEM), Alfredo Kaefer (PSDB) e dr. Batista.

Foi comédia
A RPC errou no domingo à noite ao dar Adelino como deputado estadual eleito pelo PMN e não dr. Batista. A gafe foi consertada em 10 minutos, depois que o blog do colunista atentou para o erro.
Durante um certo tempo, porém, emissoras de rádio entraram juntas no erro da RPC/Globo e o maringaense ficou “deseleito” logo depois de dar entrevistas como deputado.

Se...
Segundo Willy Taguchi, Maringá poderia ter eleito mais um deputado. Bravin foi convidado a participar da Frentinha, trocando o PP pelo PMN, e com os 21.050 votos que fez poderia ser deputado.
Bravin preferiu permanecer no grupo dos Barros, lamentou Taguchi.

Aposta
Houve muita derrota política neste pleito, mas teve também derrotas financeiras.
O diretor-geral da câmara de Maringá, Nereu Vidal Cezar, contou o radialista Rogério Rico, por exemplo, apostou R$ 5 mil que Bravin faria mais votos que dr. Batista.

Internacional
O jornalista Luiz Carlos Rizzo foi entrevistado ontem por uma emissora de televisão da região de Milão, Itália.
Falando em italiano e português, deixou claro que, conforme os números demonstram, os pobres votaram em Lula e a classe média e os ricos, em Alckmin. Falando mais como historiador do que como jornalista, ele abordou também as lambanças de alguns petistas na compra do dossiê e a criminalização, por parte da oposição, de qualquer ato lulista.

Contente
O PTC de Rogério Mello não conseguiu eleger ninguém no Paraná, mas o partido ficou contente com os mais de 400 mil votos dados a Clodovil em São Paulo.

Reclamão
De Silvio II, ontem:
- O PT vem aqui na porta (do paço) e distribui um monte de besteira, fala um monte de bobagem e agride a gente e ninguém faz nada!

Meio a meio
Tudo indica que o segundo turno dividirá os deputados estaduais eleitos por Maringá.
Luiz Nishimori e Ênio Verri devem fechar com Requião, enquanto Cida e Batista continuarão com Osmar Dias.

Votação
O deputado federal reeleito Hidekazu Takayma (PMDB) fez 2.364 votos em Maringá - 110 a mais que em 2002.
Artagão de Mattos Leão, também reeleito, passou de 8 para 492 votos de uma eleição para outra.

Família
A médica Bárbara Barros, irmã do prefeito que reside em Foz do Iguaçu, trabalhou como fiscal do PP em Maringá.

Continue lendo

Saúde

O Conselho Municipal de Saúde agora tem site, bem produzido. Aqui.

Continue lendo

Famosos de fora

Muita gente famosa não se elegeu ou se reelegeu desta vez, além de Severino Cavalcanti (PP-PE). Estão na lista a deputada estadual Havanir (que elegeu-se na cola de Enéas e ficou conhecida por várias plásticas), a vereadora Soninha (ex-MTV), Celso Pitta (PP), Ângela Guadagnin (PT), a da dança da pizza, e, quem diria, o ex-ministro Delfim Netto (PMDB-SP).

Continue lendo

Poppi e Servo na suplência

Nilton Cézar Servo (PSB), que já foi candidato a prefeito de Maringá, foi o sétimo mais votado de sua coligação (que incluiu PT, PHs e PP, entre outros), em Mato Grosso do Sul. Recebeu 14.851 votos.
Já o maringaense Valdemir Poppi (PMDB), ex-vereador de Campo Grande, recebeu 5.447 votos, ficando em oitava em sua coligação. Ambos ficaram na suplência.

Continue lendo

Em Curitiba

O presidente regional do PMN, Willy Taguchi, seguiu para Curitiba. Vai participar da reunião do comando de campanha do senador Osmar Dias (PDT), amanhã às 10h30.

Continue lendo

Agora, o Batistinha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Dr. Batista como Jet Li no filme "Sem medo"

Continue lendo

Pega

O clima pesou ontem à tarde no comitê pró-Roberto Requião, em Maringá. Um dos coordenadores brigou feio com uma contratada como cabo eleitoral. Diz que ele maltratou ela.

Continue lendo

Enio Verri participa de reunião da campanha do Lula

Da assessoria de Enio Verri:

O deputado estadual eleito Enio Verri (PT) segue hoje a Curitiba para participar de reunião da coordenação de campanha do presidente Lula no Paraná. Além de Enio, estará presente o prefeito de Sarandi, Cido Spada. A reunião é às 20h na capital. Amanhã Enio retorna a Maringá.

Continue lendo

Eufóricos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Continue lendo

Dia de telefonemas

Querido por muita gente, dr. Batista, deputado estadual eleito pelo PMN, não cansa de atender o telefone. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o vice Luciano Ducci, foram dois dos que telefonaram e parabenizaram pela eleição. Ducci foi chefe de Batista quando ele era chefe da Regional de Saúde. O senador Álvaro Dias também parabenizou o deputado eleito.

Continue lendo

Falece servidora da prefeitura

Da PMM:

Faleceu hoje a servidora municipal Jaqueline Rodrigues do Nascimento, aos 42 anos. Auxiliar administrativo, atuava como agente fiscal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura. O velório está sendo realizado na capela do Prever e o sepultamento será amanhã, às 9h, no Cemitério Municipal.

Continue lendo

Cena que gostaríamos de ver (?)

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Brincadeira do Kibe Loco.

Continue lendo

Frente cooperativista reelege nove

Do boletim eletrônico da Cocamar:
Todos os deputados federais paranaenses que integram a Frente Parlamentar Cooperativista no Congresso Nacional, conseguiram se reeleger. São eles: Gustavo Fruet, Osmar Serraglio, Moacir Micheletto, Ricardo Barros, Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra, César Silvestre, Dilceu Sperafico e Alex Canziani.

Continue lendo

Duas notas barra pesada

  • Consta que o grampeador Razera gravou depoimento isentando Roberto Requião do episódio dos grampos.
  • Consta também que o candidato que mais bateu em Osmar Dias, Antonio Roberto Forte (PSL), também gravou depoimento. Seria contra Requião.

Continue lendo

Para animar

Rafael Greca, que de contendor passou a defensor de Requião, ficou de fora da Assembléia Legislativa e Íris Simões (PTB), nosso único deputado-sanguessuga, também não voltará à Câmara dos Deputados.

Continue lendo

Macujadim 2

Lembram da história do macujadim (este blog publicou no último dia 26, linkando do blog do Lukas)?
O garotinho, de 2 anos, diz que não quer mais. "Estlagou!", teria dito ao pai.

Continue lendo

Os Gêmeos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Aproveitando dica de leitor, Mário Verri e Lula em Twins, comédia de 1988.

Continue lendo

Nerone diz confiar na reeleição de Requião

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone (PHS), votou ontem no Colégio Gastão Vidigal, onde permaneceu durante todo o domingo trabalhando como fiscal.
Nerone foi um dos coordenadores da campanha Roberto Requião em Maringá. Ele disse que já esperava pelo segundo turno na eleição para governador, mas está confiante na reeleição de Requião no dia 29 de outubro. Nerone retornou para Curitiba ontem mesmo.
O ex-secretário padre Roque (PT), candidato a deputadoestadual, não se elegeu. Fez 14.707 votos em todo o Paraná.

Continue lendo

Já foi melhor

O PMDB maringaense - que está literalmente estraçalhado politicamente -, com o resultado destas eleições, chega a números tristes.
Completou 20 anos sem eleger um deputado estadual sequer. Em 2008 completará 16 anos que elegeu seu último prefeito.

Continue lendo

171

Christopher Peter Bueno Netto (PL), tio de Silvio II e Ricardo, irmão de dona Bárbara, foi candidato a deputado federal.
Em Maringá, fez 33 votos. Em todo o Paraná, chegou a 171 votos.

Continue lendo

O voto do povo

Os deputados federais mais votados de São Paulo foram Maluf, Russomano, Clodovil e Enéas. Às vezes dá um desânimo...

Continue lendo

Performance

Os amigos de Rogério Mello, presidente municipal do PTC, iriam "cumprimentá-lo" agora pela manhã pela sua performance como candidato a deputado federal. É que ele teve a mesma votação de José Borba, tradicional político, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal, e a mesma votação do milionário Valter Samara, de Ponta grossa, o amigo do presidente Lula.
Os três fazem parte da turma de seis candidatos a deputado federal que saíram virgens das urnas. Não receberam nenhum voto.

Continue lendo

Em Sarandi

Candidatos a deputadof ederal mais votados em Sarandi, segundo maior cidade da região: Odílio Balbinotti, 10.198; Ricardo Barros, 8.066; João ivo, 5.173; Marino (PT), 1.068; dr. Sabóia, 894; Joba, 722; Sidnei Telles, 603; Marcos Isfer, 539; Takayama, 539; Oliveira Filho, 526; dr. Rosinha, 485.

Continue lendo

Na Comcam

Na região de Campo Mourão, Frangão (PMDB) foi o mais votado em nove cidades. Odílio Balbinotti (PMDB) ganhou em cinco cidades. Ricardo Barros (PP), em quatro.

Continue lendo

Em Paranavaí

Candidatos a deputado federal mais votados em Paranavaí:
Flávio Antunes (PSDB), 22.011; Odílio Balbinotti (PMDB), 8.118; Rocha Loures (PMDB), 1.319; André Zacharow (PMDB), 1.242; André Vargas (PT), 1.115; Setim (PFL), 661; Frangão (PMDB), 571; Ricardo Barros (PP), 469.

Continue lendo

Campo Mourão

Os cinco mais votados para deputado federal em Campo Mourão: Renata Bueno (PPS), 12.257; Odílio Balbinotti (PMDB), 3.496; Hermes Frangão (PMDB), 3.160; Marcelo Almeida (PMDB), 1.902; Ricardo Barros (PP), 1.489; Takayama (PMDB(, 1.281; Micheletto (PMDB, 1.287 votos.

Continue lendo

Quinteiro é outra boa surpresa

Outro candidato a deputado estadual que fez uma boa votação é Wilson Quinteiro. Na minha opinião, se credencia para as eleições municipais de 2008 como alternativa às tradicionais lideranças políticas.
Quinteiro fez 17.606 em Maringá. No Paraná, foram 24.037. Nas eleições de 2004, quando disputou a prefeitura, Quinteiro fez 10.033 votos.

Continue lendo

Nishimori mais que dobra votação em Maringá

Entre as boas votações destas eleições está o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), pra mim, uma surpresa. Ele mais que dobrou os votos em Maringá.
Em 2002 ele fez 10.513 votos na cidade; agora, fez 25.046 - 14.533 votosa mais. No total, em 2002 Nishimori fez 28.779 votos. Agora, foi para 45.247 votos - 16.468 votos a mais.

Continue lendo

Balbinotti teve maior queda em Maringá

O deputado federal reeleito Odílio Balbinotti (PMDB) aumentou sua votação em relação a 2002 em 3.970 votos, mas em Maringá recebeu 5.729 votos a menos que no último pleito.
Em 2002 Balbinotti recebeu 112.428 votos em todo o Paraná, sendo 25.046 em Maringá. Este ano foram 116.398 votos, sendo 19.317 em Maringá.

Continue lendo

Dr. Batista reduz votação em Maringá

Nestas eleições dr. Batista fez 947 votos a mais que nas eleições de 2002. Em Maringá, no entanto, ele fez 1.305 votos a menos.
Dr. Batista, deputado estadual eleito pelo PMN, teve 20.126 votos em Maringá em 2002 e, agora, 18.821 votos. No geral, fez 25.767 votos em 2002 e 26.714 em 2006.

Continue lendo

Ricardo Barros também fez menos em Maringá

O deputado federal reeleito Ricardo Barros (PP) também teve reduzido o número de votos em Maringá, cidade onde foi prefeito. Ele fez 2.012 a menos que em 2002. Naquele ano ele recebeu 47.750 votos (29,21%). Ontem ele recebeu 45.738 votos (26,65%). Quem gosta de fazer análise política tem nesses dados material para trabalhar.
Ricardo fez 118.036 votos em 2002 e 130.855 nesta. Foram 12.819 votos a mais.

Continue lendo

Diminuiu a votação de Cida em Maringá

A deputada estadual reeleita Cida Barros (PP) fez 2.355 votos a menos em Maringá do que nas eleições de 2002. Naquele ano ela recebeu 21,48% dos votos (35.228). Agora, foram 32.873, correspondente a 18,%.
No geral, no entanto, ela fez 13.267 votos a mais que em 2002. Foi de 53.267 para 66.492 votos.

Continue lendo

‘Vidente’ dá vexame na eleição

De Cláudio Humberto:

O advogado paranaense Jucelino da Luz, que se apresenta como “vidente”, errou feio em suas previsões. Ele “sonhou” com a vitória do tucano Lúcio Alcântara no Ceará, mas o governador eleito no primeiro turno é Cid Gomes (PSB), irmão do ex-ministro Ciro Gomes. O “vidente” também afirmou que o pefelista Paulo Souto venceria a disputa na Bahia, mas o eleito foi Jaques Wagner (PT), de forma espetacular. No Rio Grande do Sul, sua previsão foi outro vexame: disse que Germano Rigotto (PMDB) seria reeleito e o governador nem sequer disputará o segundo turno.

Continue lendo

1.10.06

Alguns saem

Mantendo-se os resultados apresentados até agora, ficarão de fora da próxima legislatura da Assembléia Legislativa gente como Natálio Stica, Elza Correia, Mário Bradock, padre Paulo, Hermes Fonseca, César Seleme, Tadeu Veneri, José Domingos Scarpelini e Arlete Caramês. Entre as dúvidas estão Neivo Beraldin, do PDT, e Miltinho Pupio, do Vale do Ivaí.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima